"Já cometeram esse erro?" Claro que sim, de forma inconsciente mas agora depois dessa explicação "mastigadinha" fica muito mais fácil se policiar para não perder os tiros, como sempre uma excelente aula com fundamentos acessíveis, de fácil entendimento, obrigado Professor por mais esta partilha valorosa, um enorme muito obrigado!!!!!
Margem de tolerância muito pequena de apenas 3segundos, em se tratanto para corredores amadores. Acho muito bom na teoria, mas colocar na pratica fica muito dificil.
👏👏👏👏👏👏👏👏 Muito bom prof. Pena que a maioria dos desportistas se deixam dominar pela "ansiedade" ou imediatismo e fazem o trabalho de forma "errada", penso que isto seja "falta de disciplina" e nada mais além....
Estava parado de treinar e com vo2 de 46, voltei a treinar e com 6 meses meu vo2 foi para 55. Tenho 39 anos . E faço os tiros de 1km cm margem de 5seg. Tipo de 3:55 a 4;05 mas tento manter em 4:00
Olá, @cp31_. Eu também coloco margem de 5 s no pace alvo de cada tipo de treino que eu faço! Como você mediu o seu VO2máx? Pergunto, pois eu tenho um Polar M430, cujo GPS é excelente, mas suspeito que a medida de VO2máx deixa a desejar. O meu é de apenas 44 mL/(kg.min).
@@cardunesp tou colocando o vo2 na referência do Garmin , tenho o Garmin 255. Como o professor falou aew, faço os tiros de acordo cm a planilha . Sinto que dá pra fz mais forte , mais tenho feito o planejado do treino . Bons treinos amigos e seguimos evoluindo 🏃✅
@@cardunespVo2 Máximo de relógio serve como referencial. Serve para ter uma ideia de se está melhorando comparando os próprios números ao longo do tempo. Pelo que percebi os algoritmos correlacionam velocidade e frequência cardíaca (e talvez até ponderem capacidade de retorno dos batimentos) para valores mais acurados acho que ergoespirometria. Amazfit e Garmin possuem essa simulação bem próximos (são os modelos que eu tenho). Tic watch deu meu Vo2 melhor que elite kkkkkk dei embora. (Não é de esporte).
Já cometi esse erro sim, tanto para mais quanto para menos. O meu problema maior é estipular o tempo em treinos de tiro em subidas, porque eu não consigo calcular quanto de inclinação tem nessas subidas.
@@Doguinho_falante procure uma subida não muito inclinada "Falsa subida". Se seu pace é 4 por km... Na subida vc tem que aumentar 10 segundos ou seja vc tem que subir a 4'10
Cometi este erro diversas vezes. Algumas vezes pelo equipamento está des calibrado. Outras vezes por pura Falta de atenção. E realmente Quando quebramos durante o treino é porque Fizemos errado.
Cometi este erro diversas vezes. Algumas vezes pelo equipamento está des calibrado. Outras vezes por pura Falta de atenção. E realmente Quando quebramos durante o treino é porque Fizemos errado. E também quando não temos experiência Para sentir que estamos no pace correto.
Ótimo vídeo, bastante claro. Apenas trocaria a margem de tolerância para algo baseado em porcentagem, algo como 2% para cima ou para baixo. Assim, num tiro de 4 minutos a margem ficaria aproximadamente de 5s (que acho mais realista para quem ainda não tenha anos e anos de tiros). Sobre errar a intensidade, quem já não errou? Minha prática, quando treinava mais forte do que faço hoje, era dividir o tempo previsto em trechos de 100m e (na pista) dar uma olhada se estava dentro do pace previsto. Com isso conseguia manter os tiros praticamente no mesmo tempo. Hoje em dia acabo sempre fazendo o primeiro mais fraco e subindo para o ritmo ideal nos tiros seguintes, depois de ter sentido qual seria o pace correto.
Obrigado pelo vídeo, prof. Valdir, admiro muito o seu trabalho e ensinamentos. As curvas que o senhor traçou nos exemplos correspondem ao pace ou a FC? Pergunto, pois esse é um gráfico com duas grandezas nos eixos verticais. Se a curva fosse para o pace, provavelmente não começaria tão baixo, pois no tiro, mantemos o pace mais ou menos constante. Imagino que o senhor tenha traçado a curva para a FC, mas, nesse caso ela não continuaria subindo no último tiro. Mesmo quando não atingimos o pace alvo, a exaustão/desgaste faz a FC aumentar (o que não está expresso na curva traçada). A minha sugestão, para efeitos didáticos, é que o senhor fizesse duas curvas para cada tiro, ambas no mesmo gráfico, uma para o pace e outra para a FC, mantendo a coerência das cores (azul para o eixo traçado em azul e vermelho para o outro). Nesse caso, seria um gráfico duplo (pace e FC) para cada um dos 3 tiros (3 gráficos).
VDOT não funciona para todo mundo, algumas pessoas simplesmente são melhores em distâncias menores e anaeróbicas (speed demon) e outras em distâncias maiores (endurance monster). Por exemplo, eu acho mais fácil fazer uma milha sub 5:30 ou 1km sub 3:00 do que fazer 5K sub 21 mins, embora o VDOT (53.6) diga que esse tempo equivale a 18:48 no 5K (impossível para mim por enquanto). Tanto é que não sinto muito o ácido láctico (e muito menos dores) se for acima do VO2Max e meus batimentos ficam um pouco longe do máximo nesse caso.
Dr., eu quero correr um sub 4. Corro já faz mtos anos e meus batimentos passam de 145 bpm estando num pace que corro bem tranquilo. Não quero entrar em "junk miles". Corro em 6:30 por minuto e já começo a entrar em Z3, tipo 149 bpm. Não quero correr mais lento ainda, pois será mto devagar.
Professor Valdir, nos treinos de VO2 para um mesmo pace nos tiros de 5 min, percebo que o bpm é bem influenciado pela qualidade de sono na véspera e pelo uso de cafeina no pré treino. Para o VO2 mais importante é manter o pace ou tentar controlar o bpm?
Entendo, a gente vai aprendendo com os erros. Mas correr tomando o relógio como parâmetro as vezes é complicado pq a marcação as vezes não é fidedigna… Quando vc vê fez a mais ou a menos, o ideal seria correr observando a percepção de esforço?
Professor o que fazer quando quebramos no tiro? Ex: eram 10 tiros no 5 tiro já subiu 10s do planejado, é melhor parar o treino ou terminar do jeito que conseguir mesmo? Digo em um treino especifico mesmo, pq se quebrar todos os treinos de tiro é obvio que a intensidade está errada...
Eu não consegui entender direito como é que dá pra alcançar uma frequência máxima cardiaca acima de 100%... é por causa de uma tabela fixa padronizada que tem que se basear? Aí dependendo da pessoa, ela consegue atingir mais do que os 100%?
Tenho feito semanalmente visando uma maratona treinos ode 8x800 com FC a 85 a 95% do máximo. Estou treinado lactato ou VO2 nesses treinos? Obrigado e parabéns.
Como eu meço a intensidade dos tiros sem ser pela frequência cardíaca? Nos primeiros minutos de qualquer corrida (tiro, rodagem, longao, prova, etc), minha FC fica baixa.
Uso o VDot, mas como tenho dificuldades de "ler" se estou na intensidade desejada ou não, os tiros eu faço na esteira. Pelo menos cada tiro sai exatamente na mesma velocidade. Algum problema de fazer os tiro na esteira?
Pessoal acha que tiro é no máximo, por isso não aguenta terminar um treino completo. Tiro não é confortável, muitos treinos exigem determinação, nunca arreguei pra um treino de tiro. Confiança também é necessário.
Dúvida, no terceiro tiro, mesmo não chegando no ritmo proposto, pelo exemplo ele forçou o máximo, assim, a frequência cardíaca não ficaria no máximo ou próximo?
essa fórmula não funciona para muita gente. Na verdade, acho que não funciona para quase ninguém. Duas pessoas da mesma idade podem ter batimentos diferentes.
Então os tiros não deveriam ser regressivos? Porque mesmo mantendo todos no mesmo pace, nos primeiros tiros o bpm fica longe do máximo e, conforme se avança o treino, alcanca a fc max até que chega a passá-la bastante nos últimos.
@@naycord se vc não consegue pace de 4min, a intenção era se basear na intensidade de frequência cardiaca 180max. Se vc tem dificuldade em chegar 180 , foque treinos de intensivo 135max
Curiosidade... Domimgo fiz 10k leve (78% Z2 e 10% em Z3) e 1k forte/moderado (Z4): meu vo2max subiu de 48 pra 49. Hoje fiz 10k forte (68% Z4 e 20% Z5): vo2max voltou pra 48. Por quê?
E no caso de fazer o contrário? Fez 3 tiros na intensidade pedida e o último tá sobrando? Pode fazer mais forte? Acho que meu treinador me subestimou e toda vez que fiz os tiros abaixo do previsto, consegui entregar todos na mesma velocidade sem quebrar...
@@CorridaePerformance isso aconteceu no meu ciclo pra maratona do Rio. Quando fiz esse questionamento o treinador ajustou as minhas zonas de FC. Adotei Arrependimento como sobrenome. Tô brincando. Os treinos ficaram mais puxados, mas foi bom.
Valdir, com todo respeito, esse método que você está utilizando está totalmente ultrapassado, a sessão de tiros está ligada a o seu "TEMPO RUN" da prova que você vai fazer, vou dar um exemplo: Digamos que eu corro uma prova de 10km com o PACE de 3:20 , e o meu intuito é correr uma prova de 10km com o PACE abaixo de 3:20 em busca do meu recorde pessoal, sendo assim, somente "UMA VEZ NA SEMANA, MÁXIMO DUAS", você deverá realizar os tiros de 200, 400, 800 e 1.000 , seja qual for o intervalado que escolher, fazer com o ritmo sempre abaixo de 3:20, com o objetivo de criar uma adaptação ao seu corpo nessas séries com que seja transferido para os 10km que é a prova que pretendo fazer, e é por isso que fazemos 80% leve na semana, pois no dia que tem que ser forte estar inteiro para entregar o treino de intensidade! Eu tenho 15:45 nos 5km e 33:15 nos 10km e 1h13 nos 21km, dependente da prova/distância que vou fazer é que monto o ritmo que devo fazer na minha sessão de tiros, mas via de regra, sempre abaixo do seu "TEMPO DE PROVA / R.P." Abrçs!
Você precisa entender que nem sempre o treino é para prova e outro cada um tem seu tempo... Abraços O professor Valdir dá dicas para iniciantes Talvez você seja um atleta de elite pelos seus tempos...
@@janiocarmo1333 pior que não , eu sou um atleta lento, elite corre 14' nos 5km e 30 nos 10km , estou fazendo esses tiros uma vez na semana só pra melhorar mais!
Fiz isso por duas semanas, e meu tempo dos 10km desceram para 35:02. Sou triatleta, mas vim dos 100m rasos e sempre quero correr muito rápido. No entanto, aprendi que devo controlar o pace de maneira correta, não sair a 32km/h, KKKKK. Muito boa sua explicação.
@@vegetaprincipedossayajins tem um dia da semana que faço 30 "sprints máximo de 100m" , sendo esses 30 x 100m ativo na recuperação, ou seja, eu corro 300m a 4min por km e os 100m finais sprinto máximo em 32 segundos, assim que fecha os 400m na pista sigo pra 300m a 4min de pace, faço isso 30 vezes sem parar , até dar 12km (30 sprints de 100m - 32seg)!
"Já cometeram esse erro?" Claro que sim, de forma inconsciente mas agora depois dessa explicação "mastigadinha" fica muito mais fácil se policiar para não perder os tiros, como sempre uma excelente aula com fundamentos acessíveis, de fácil entendimento, obrigado Professor por mais esta partilha valorosa, um enorme muito obrigado!!!!!
Conte comigo!!!
A grande enciclopédia dos grandes treinamentos, obrigado pelos grandes ensinamentos professor, o Sr é o melhor 🔥🔥🔥
4:20 já seria uma vitória pra mim
Margem de tolerância muito pequena de apenas 3segundos, em se tratanto para corredores amadores. Acho muito bom na teoria, mas colocar na pratica fica muito dificil.
Ótimo vídeo, poderia fazer um vídeo orientativo pra usar o app VDOT para corredores de 5km
Eu estou conhecendo meus parâmetros e um vídeo desses, pra mim que não tenho assessoria de corrida, é fundamental.
Parabéns pelo conteúdo! 👏👏👏
Antigamente errava de maneira inconsciente. De uns tempos pra cá, tenho errado de maneira consciente 😅 (mas em menor frequência)
Já é uma super evolução 👏🏼👏🏼👏🏼
👏👏👏👏👏👏👏👏 Muito bom prof. Pena que a maioria dos desportistas se deixam dominar pela "ansiedade" ou imediatismo e fazem o trabalho de forma "errada", penso que isto seja "falta de disciplina" e nada mais além....
Sim, cometi muito esse erro, 😊😊.
Treinava com atletas mais rápidos e acabava saindo da minha intensidade; aí demorei, mas aprendi.
Abraço, professor!
Com certeza já 😅
Poderia fazer um vídeo falando sobre o teu peso e tua altura. O quanto emagreceu e qual seria o peso ideal para a corrida.
Já tem video aqui no canal. Procure pelas maratonas de Toquio e Londres de 2023 😊
@@CorridaePerformance, vou procurar. Muito obrigado. 🙂🙂
Já chego dando like, porque é impossível não gostar do conteúdo,e sim cometo muito esse erro 😢
Muito obrigadoooo!!!!
Poderia fazer um vídeo sobre treinos híbridos?, musculação + corrida, mantendo um nível bom de massa muscular
Parabéns explicação top demais!! Tem que vigiar mesmo controlar a empolgação kkkk otima aula!!
Conteúdo de primeira qualidade! Já cheguei dando o like. Parabéns, Dr. Valdir.
Obrigado, Prof Waslow!
Parabéns professor
Adorei sua explicação. Super didático! Parabéns!!!♡♡♡
Que bom que gostou
Parabéns mais uma vez pelo conteúdo. Sempre aprendo muito aqui com você mestre
Muito obrigado!
Estava parado de treinar e com vo2 de 46, voltei a treinar e com 6 meses meu vo2 foi para 55. Tenho 39 anos . E faço os tiros de 1km cm margem de 5seg. Tipo de 3:55 a 4;05 mas tento manter em 4:00
Está ótimo!
Olá, @cp31_.
Eu também coloco margem de 5 s no pace alvo de cada tipo de treino que eu faço!
Como você mediu o seu VO2máx?
Pergunto, pois eu tenho um Polar M430, cujo GPS é excelente, mas suspeito que a medida de VO2máx deixa a desejar. O meu é de apenas 44 mL/(kg.min).
@@cardunesp tou colocando o vo2 na referência do Garmin , tenho o Garmin 255. Como o professor falou aew, faço os tiros de acordo cm a planilha . Sinto que dá pra fz mais forte , mais tenho feito o planejado do treino . Bons treinos amigos e seguimos evoluindo 🏃✅
@@cardunespVo2 Máximo de relógio serve como referencial. Serve para ter uma ideia de se está melhorando comparando os próprios números ao longo do tempo. Pelo que percebi os algoritmos correlacionam velocidade e frequência cardíaca (e talvez até ponderem capacidade de retorno dos batimentos) para valores mais acurados acho que ergoespirometria. Amazfit e Garmin possuem essa simulação bem próximos (são os modelos que eu tenho). Tic watch deu meu Vo2 melhor que elite kkkkkk dei embora. (Não é de esporte).
Excelente explicação, como sempre 👏🏻
Excelente conteúdo.
Obrigado pelo elogio
Seu canal é show
Muito obrigado
Já estou inscrito por que o cara é fera❤
Que ótimo que esse canal apareceu pra mim! 🙏🏻🤜🏻
Parabéns pelo conteúdo e pela explicação, fantástica. Como sei qual o meu pace de tiro pra trabalhar o VO2?
Mais uma excelente aula Dr.
obrigado!!!!
Show de conteúdo, ajustando meus tiros.
Show
Já cometi esse erro sim, tanto para mais quanto para menos. O meu problema maior é estipular o tempo em treinos de tiro em subidas, porque eu não consigo calcular quanto de inclinação tem nessas subidas.
@@Doguinho_falante procure uma subida não muito inclinada "Falsa subida". Se seu pace é 4 por km... Na subida vc tem que aumentar 10 segundos ou seja vc tem que subir a 4'10
Excelente conteúdo
Obrigado pelo elogio
Dica de milhões....💪
Como sempre, obrigado professor!
TMJ!!!!
Cometi este erro diversas vezes. Algumas vezes pelo equipamento está des calibrado. Outras vezes por pura Falta de atenção. E realmente Quando quebramos durante o treino é porque Fizemos errado.
Excelente video
Cometi este erro diversas vezes. Algumas vezes pelo equipamento está des calibrado. Outras vezes por pura Falta de atenção. E realmente Quando quebramos durante o treino é porque Fizemos errado. E também quando não temos experiência Para sentir que estamos no pace correto.
Excelente explicação!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado, Veridiana!!!
Ótimo vídeo, bastante claro. Apenas trocaria a margem de tolerância para algo baseado em porcentagem, algo como 2% para cima ou para baixo. Assim, num tiro de 4 minutos a margem ficaria aproximadamente de 5s (que acho mais realista para quem ainda não tenha anos e anos de tiros).
Sobre errar a intensidade, quem já não errou? Minha prática, quando treinava mais forte do que faço hoje, era dividir o tempo previsto em trechos de 100m e (na pista) dar uma olhada se estava dentro do pace previsto. Com isso conseguia manter os tiros praticamente no mesmo tempo. Hoje em dia acabo sempre fazendo o primeiro mais fraco e subindo para o ritmo ideal nos tiros seguintes, depois de ter sentido qual seria o pace correto.
Parabéns e obrigado pelo conteúdo!!
Excelente explicação
Espetacular @corrida& performance. Eu estive parada 1ano e agora está difícil 😢
Tenho 62 anos. Algumas dicas. Tenho um treinador 🏃♀️ obrigado
Valeu obrigado pelas aulas importante abraço
Obrigado pelo vídeo, prof. Valdir, admiro muito o seu trabalho e ensinamentos.
As curvas que o senhor traçou nos exemplos correspondem ao pace ou a FC?
Pergunto, pois esse é um gráfico com duas grandezas nos eixos verticais. Se a curva fosse para o pace, provavelmente não começaria tão baixo, pois no tiro, mantemos o pace mais ou menos constante. Imagino que o senhor tenha traçado a curva para a FC, mas, nesse caso ela não continuaria subindo no último tiro. Mesmo quando não atingimos o pace alvo, a exaustão/desgaste faz a FC aumentar (o que não está expresso na curva traçada).
A minha sugestão, para efeitos didáticos, é que o senhor fizesse duas curvas para cada tiro, ambas no mesmo gráfico, uma para o pace e outra para a FC, mantendo a coerência das cores (azul para o eixo traçado em azul e vermelho para o outro). Nesse caso, seria um gráfico duplo (pace e FC) para cada um dos 3 tiros (3 gráficos).
obrigado pela sugestão.
O tipo de vídeo pelo qual eu pago internet hehe. Obrigado Dr.
😃
Eh muito foda esse canal 👊🏻
Baita conteúdo! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Boa Dr. Obrigado.
Perfeito
Muito bom 👏🏾👏🏾👏🏾
Eu sou o empolgado do exemplo 😅
kkkkkkkk
Ótimo conteúdo ❤
VDOT não funciona para todo mundo, algumas pessoas simplesmente são melhores em distâncias menores e anaeróbicas (speed demon) e outras em distâncias maiores (endurance monster). Por exemplo, eu acho mais fácil fazer uma milha sub 5:30 ou 1km sub 3:00 do que fazer 5K sub 21 mins, embora o VDOT (53.6) diga que esse tempo equivale a 18:48 no 5K (impossível para mim por enquanto). Tanto é que não sinto muito o ácido láctico (e muito menos dores) se for acima do VO2Max e meus batimentos ficam um pouco longe do máximo nesse caso.
já, kkkkk hoje seguro a canela e no final da certinho
Dr., eu quero correr um sub 4. Corro já faz mtos anos e meus batimentos passam de 145 bpm estando num pace que corro bem tranquilo. Não quero entrar em "junk miles". Corro em 6:30 por minuto e já começo a entrar em Z3, tipo 149 bpm. Não quero correr mais lento ainda, pois será mto devagar.
Venha treinar na assessoria Corrida & Performance que treinará na intensidade correta para o seu sub-4!
Professor Valdir, nos treinos de VO2 para um mesmo pace nos tiros de 5 min, percebo que o bpm é bem influenciado pela qualidade de sono na véspera e pelo uso de cafeina no pré treino. Para o VO2 mais importante é manter o pace ou tentar controlar o bpm?
Tentar controlar a FC
Eu faço isso em todos os treinos🤷♂️🤷♂️🤣🤣🤣
Entendo, a gente vai aprendendo com os erros. Mas correr tomando o relógio como parâmetro as vezes é complicado pq a marcação as vezes não é fidedigna… Quando vc vê fez a mais ou a menos, o ideal seria correr observando a percepção de esforço?
Ensina a usar o VDot.😊
mas entao o problema é quebrar, e nao fazer um ou outro tiro com pace abaixo, certo?
Errei pra caramba!!!
Professor o que fazer quando quebramos no tiro? Ex: eram 10 tiros no 5 tiro já subiu 10s do planejado, é melhor parar o treino ou terminar do jeito que conseguir mesmo? Digo em um treino especifico mesmo, pq se quebrar todos os treinos de tiro é obvio que a intensidade está errada...
Primeiro é importante avaliar se a intensidade está muito forte ou se foi apenas um dia ruim. Se a intensidade estiver errada, é melhor parar.
Eu não consegui entender direito como é que dá pra alcançar uma frequência máxima cardiaca acima de 100%... é por causa de uma tabela fixa padronizada que tem que se basear? Aí dependendo da pessoa, ela consegue atingir mais do que os 100%?
Tenho feito semanalmente visando uma maratona treinos ode 8x800 com FC a 85 a 95% do máximo. Estou treinado lactato ou VO2 nesses treinos? Obrigado e parabéns.
Como eu meço a intensidade dos tiros sem ser pela frequência cardíaca? Nos primeiros minutos de qualquer corrida (tiro, rodagem, longao, prova, etc), minha FC fica baixa.
Professor Valdir, não seria mais fácil controlar diretamente a FC com o relógio?
Infelizmente não Sirlon, porque você pode atingir a FC e avançar na intensidade, entrando em zona anaerobica.
Eu tenho uma dúvida amigos; e o intervalo entre os tiros? pode influenciar? qual intervalo ideal visando aumentar o Vo2?
Influencia sim. Tente ficar num intervalo entre 75% e 100% da duração do tiro. Ex. 400 m em 2 minutos. Intervalo ideal 1:30-2:00 min
E o lance de correr em Z2 não é a mais indicada para aumento de VO2 max?
Toppp
Professor, mas o ideal não é realizar os treinos baseado na velocidade PACE, ao invés de usar a FC ?
Sim! Entretanto, o pace deve ser ajustado para atingir seus objetivos. Não adianta treinar mais forte que o proposto e sair da zona de VO2
Problema como manter? sempre passo cima ou pra baixo.....
Como fazer esse treino certo tenho 60 anos.
Uso o VDot, mas como tenho dificuldades de "ler" se estou na intensidade desejada ou não, os tiros eu faço na esteira.
Pelo menos cada tiro sai exatamente na mesma velocidade.
Algum problema de fazer os tiro na esteira?
Problema nenhum!
👏 👏 👏
O meu tava 60 comecei a forçar nos tiros e realmente caiu pra 56 🤦🏾♂️
E quando eu consigo negativar, professor?
desde que a variação entre os tiros esteja dentro da faixa de VO2 máx, não há problema
Mas não existe acima de 100% da FC máxima… até pq a máxima seria o 100%. Professor, poderia explicar? Obrigado!!
Frequência acima da FC máxima não existe, mas pace sim. Sua FC fica máxima, mas você deixa de usar energia aeróbia e passa para a via anaeróbia.
@@CorridaePerformance excelente, professor. Claríssimo, muito obrigado pela rapidíssima resposta. Grande abraço!!
Pessoal acha que tiro é no máximo, por isso não aguenta terminar um treino completo. Tiro não é confortável, muitos treinos exigem determinação, nunca arreguei pra um treino de tiro. Confiança também é necessário.
Dúvida, no terceiro tiro, mesmo não chegando no ritmo proposto, pelo exemplo ele forçou o máximo, assim, a frequência cardíaca não ficaria no máximo ou próximo?
A FC não chegou no máximo (180) porque não tinha mais pernas para isso. As pernas fadigaram, o coração não.
Para saber a minha frequência cardíaca máxima, eu subtraio 220 menos a minha idade? Por exemplo, 220-31= 189 bpm?
Acredito que o melhor jeito de descobrir seja na prática com algum tiro muito forte. Depois confere no gráfico da frequência cardíaca.
essa fórmula não funciona para muita gente. Na verdade, acho que não funciona para quase ninguém. Duas pessoas da mesma idade podem ter batimentos diferentes.
Dr o medidor de vO2 do Garmin é confiável?
Infelizmente não
o gps nem consegue marcar direito
Então os tiros não deveriam ser regressivos? Porque mesmo mantendo todos no mesmo pace, nos primeiros tiros o bpm fica longe do máximo e, conforme se avança o treino, alcanca a fc max até que chega a passá-la bastante nos últimos.
A FC pode chegar no VO2 max já no primeiro tiro. Depende da duração e da itensidade.
Em vez de tiros, posso estimular o VO2max mantendo 95% a 100% FCmax em subidas?
Pode
@@CorridaePerformance obrigado
Professor, e o que fazer quando as pernas não chegam a um pace 4:00, por 4min, com a frequência máxima de 180bpm?
@@naycord se vc não consegue pace de 4min, a intenção era se basear na intensidade de frequência cardiaca 180max. Se vc tem dificuldade em chegar 180 , foque treinos de intensivo 135max
E vai ficar menos tempo na zona de VO2Max, ou seja, além de quebrado o treino é menos eficaz.
isso!
E como descobrir qual o meu Vo2 máximo?
Teste Ergométrico
É possível aumentar o VO2MAX apenas com longões e em Z2 e Z3?
aumenta marginalmente.
👏👏👏
Muito complexo treino de tiro. Pq a chance de vc perder é muito grande 😢
Curiosidade...
Domimgo fiz 10k leve (78% Z2 e 10% em Z3) e 1k forte/moderado (Z4): meu vo2max subiu de 48 pra 49.
Hoje fiz 10k forte (68% Z4 e 20% Z5): vo2max voltou pra 48.
Por quê?
Todos cometeram kkk
quem nunca... kkkk
E no caso de fazer o contrário? Fez 3 tiros na intensidade pedida e o último tá sobrando? Pode fazer mais forte?
Acho que meu treinador me subestimou e toda vez que fiz os tiros abaixo do previsto, consegui entregar todos na mesma velocidade sem quebrar...
Converse com ele para vocês ajustarem suas intensidades. Veja que o tiro quem que fazer você atingir 95-100% da sua FC máxima para VO2 máximo.
@@CorridaePerformance isso aconteceu no meu ciclo pra maratona do Rio. Quando fiz esse questionamento o treinador ajustou as minhas zonas de FC. Adotei Arrependimento como sobrenome. Tô brincando. Os treinos ficaram mais puxados, mas foi bom.
Caramba... Acima da FC máxima... Perigoso morrer até... Por que exagerar tanto?
Valdir, com todo respeito, esse método que você está utilizando está totalmente ultrapassado, a sessão de tiros está ligada a o seu "TEMPO RUN" da prova que você vai fazer, vou dar um exemplo:
Digamos que eu corro uma prova de 10km com o PACE de 3:20 , e o meu intuito é correr uma prova de 10km com o PACE abaixo de 3:20 em busca do meu recorde pessoal, sendo assim, somente "UMA VEZ NA SEMANA, MÁXIMO DUAS", você deverá realizar os tiros de 200, 400, 800 e 1.000 , seja qual for o intervalado que escolher, fazer com o ritmo sempre abaixo de 3:20, com o objetivo de criar uma adaptação ao seu corpo nessas séries com que seja transferido para os 10km que é a prova que pretendo fazer, e é por isso que fazemos 80% leve na semana, pois no dia que tem que ser forte estar inteiro para entregar o treino de intensidade! Eu tenho 15:45 nos 5km e 33:15 nos 10km e 1h13 nos 21km, dependente da prova/distância que vou fazer é que monto o ritmo que devo fazer na minha sessão de tiros, mas via de regra, sempre abaixo do seu "TEMPO DE PROVA / R.P." Abrçs!
Você precisa entender que nem sempre o treino é para prova e outro cada um tem seu tempo...
Abraços
O professor Valdir dá dicas para iniciantes
Talvez você seja um atleta de elite pelos seus tempos...
@@janiocarmo1333 pior que não , eu sou um atleta lento, elite corre 14' nos 5km e 30 nos 10km , estou fazendo esses tiros uma vez na semana só pra melhorar mais!
Fiz isso por duas semanas, e meu tempo dos 10km desceram para 35:02. Sou triatleta, mas vim dos 100m rasos e sempre quero correr muito rápido. No entanto, aprendi que devo controlar o pace de maneira correta, não sair a 32km/h, KKKKK. Muito boa sua explicação.
@@viniciusb.alvares Você pode não ser elite, mas está num nível muito acima dos demais, irmão.
@@vegetaprincipedossayajins tem um dia da semana que faço 30 "sprints máximo de 100m" , sendo esses 30 x 100m ativo na recuperação, ou seja, eu corro 300m a 4min por km e os 100m finais sprinto máximo em 32 segundos, assim que fecha os 400m na pista sigo pra 300m a 4min de pace, faço isso 30 vezes sem parar , até dar 12km (30 sprints de 100m - 32seg)!