Perfeito, iniciei no ciclismo já fazendo isso, pq venho do remo, onde por ex. os treinos longos são feitos em 18rpm, só que nos dias de remada contra a maré vazante e vento, os remadores aumentam apenas a força, mantendo a rpm, e quando aplicamos a mesma força e rpm na maré parada e vento fraco, o barco anda muito mais e fazendo isso com frequência acostuma o corpo, elegendo essa sua força como novo padrão. isso é treino duro, pra fazer o barco andar em competição. Desvantagem para quem treina em lagoa, só pode usar o vento contra e se for dia de vento forte. Sou do Centro Náutico Potengy em Natal/RN.
Isso é plena verdade. Eu estava falando ontem com um amigo. Eu estou descendo a marcha e achando que estava na mais leve. Mesmo mantendo a cadência. Incrível como desbloqueamos potência no corpo. E não é apenas perna. Pulmões, coração, abdômen e até o cérebro pede.
Eu sou "ciclista" a 35 anos. O conceito está correto, mas eu tive que fazer o caminho inverso. A algum tempo atrás estava nessa programação de aumentar a carga e descobri diversas lesões nos joelhos que se manifestaram com o acréscimo de carga. Após algumas consultas com um ortopedista ele desfez meu bike fita, alterando a posição "ideal" para uma mais adequada ao tipo da lesão e a recomendação foi simples. Menos carga e mais cadência. Levei um ano para me adaptar mas após esse tempo tenho reduzido muito meus tempos que tinha no passado com mais carga.
Meu amigo, você está certíssimo!!! Comecei fazer isso há dois meses e estou tendo bom resultado. Tenho apenas três anos de bike, com algumas falhas devido chuvas intensas e imprevistos diversos. Meu propósito é perder peso e envelhecer com mais saúde, pois tenho cinquenta e quatro primaveras. Tudo depende também, da região, ladeiras etc. Em asfalto é uma coisa, em estradão é bem mais complicado devido ao tipo de terreno... sólido com pedras, com valas, arenoso, lama etc. Mas sempre que percebo que está ficando mais leve em subidas, eu desço um cog. Isso está me fazendo pegar mais resistência e logicamente subir mais rápido, sem perder tempo permanecendo na mesmice usando o mesmo cog até terminar as subidas. Outra coisa é baixar um cog e pedalar contra o vento mantendo a mesma cadência que estava há um cog acima. Tenho melhorado muito com essas técnicas! Não sei se consegui explicar direito, mas entendi perfeitamente o que você falou em seu vídeo. Parabéns pelo vídeo! Abraço!
Concordo plenamente com tudo que foi dito, lembro que aprendi de certa forma um pouco diferente mas tem muita semelhança e senti quando fui fazer uma viagem a Bahia e os pedais que realizei por lá foi em uma barra forte catraca única bem raiz mesmo, e eu acostumado com minha speed 9.5kl, tinha que botar força extrema principalmente em falso plano, fiz uns 6 pedais assim com meus primos incluindo estradoes de terra batida quando voltei logo em seguida fui fazer um pedal com minha bike aqui na Marginal em São Paulo e um pedaço da Dutra até aeroporto rapaz parecia que estava faltando marcha na mina kkkkkkk, força se adquire fazendo força que na bike gera volocidade concordo totalmente video e explicao top
Kkkkk verdade... Sou carteiro e trabalho com uma bike de uns trinta kg... As vezes pego um retão e dou uns sprints... Quando vou pedalar com a minha que tem pouco mais de oito kg... É muito louco kkkk
Haha, que legal! Eu tive uma experiência inversa, quando comprei minha gravel deixei de lado minha bike velha de 20 kg, depois de um tempo percebi que tinha ficado mais fraca! Então voltei a pedalar com a chumbinha, sempre que posso, vou pro trabalho, pro mercado, sempre com ela, devagar mas me mantém forte. 😅
Independente da polêmica, pra mim que sou iniciante essa dica é muito valiosa! É exatamente como você falou: é simples e não vai ser fácil! O interessante é que eu já acabava fazendo isso intuitivamente. Mas é bom ter noção do que está envolvido e fazer de forma consciente!
É algo que a gente percebe quando começa no Pedal, mesmo como lazer, a gente vai melhorando naturalmente e passando a usar marchas mais pesadas e com menos dificuldade. Ao ponto que muitas relações passam a cair em desuso em determinadas situações. No pain, no gain, em resumo! Saúde e sucesso!
Engraçado. Sempre fiz isso. Uso até cogs menores pra subida pra tentar ganhar mais força. Consigo manter muito mais que a maioria dos meus amigos, mas tenho uns amigos que parecem de outro mundo, por mais que eu force, os caras vão embora. Kkkkkkk. Ótimo vídeo!
Esse é o treino raiz, dos grande atletas, creio q quando veio muitos 'treinadores' começou muitos detalhes genéricos receitas de bolo etc, mas o bom e velho treino pegado e uma vez na semana acima da sua zona confortável é um degrau na evolução, e claro fui muito conciso, mas sem exagero para não virar o filme(opinião)35 anos no esporte🥴👍
Exatamente, fazer esforço. Eu tenho outro princípio, é que prefiro treinar em subidas e evito andar em terreno plano. Por isso, cada vez mais sinto mais resistência, e não me custa nada fazer qualquer subida. Tenho 55 anos, e vejo muitos jovens que ao fazer uam pequena subida ficam de rastos. Gostei.
Perfeito, mas, acho que faltou considerar que depende da fisiologia do corpo de cada um. Chris Froome tem uma cadência altíssima em qualquer situação. Ele é um spinner e se sente mais eficiente e confortável desta forma. Por outro lado, lembro de Jan Ulrich que usava marchas pesadíssimas na mesma situação em que Armstrong girava muito. Ele tinha muito mais força e se sentia mais confortável fazendo força do que girando. Abração e obrigado.
Sim. Eu particularmente, tenho essa característica. Giro bastante sem fazer muita força. Então logo vêm uma subida eu consigo manter uma boa velocidade na mesma faixa de giro da pedivela. Meus amigos ficam impressionados. Mas isso é uma característica fisiológica minha. Não consigo aplicar muita força por muito tempo. Fato é que quando a subida é nível 5,4 ou 3 eu subo tudo escalando pra me manter confortável e sempre tenho a certeza que consigo chegar ao topo e retomar com meu perfil de pedalada. Aliás, meio que aprendi a pedalar estudando os estilos de pedalada do Armstrong, Contador e Froome.
Por incrível que pareca comecei isso hj! Entendo a minha bike.. e acompanhando o velocímetro. E deu resultado. Mas cansei mais como vc mencionou. A longo prazo vai dar resultado
Tenho feito o q vídeo ensina, e diminui meu tempo em 5minutos num percurso de 30km de subidas e descidas, isso depois de 4x (duas por semana). Sempre me esforçando numa marcha mais pesada. Vlw pelo vídeo.
Nossa essa era a dica que eu estava precisando!! Eu estava muito focada em aumentar a cadência, mas estava perdendo força... vou praticar isso com certeza! Vaaaleu pela luz Edu!!
Bom demais, Edu! Após alguns anos de pedal eu acabei percebendo isto "naturalmente" e aplico até mesmo nos pedais que faço durante a semana para o trampo. Realmente não é fácil se acostumar a girar fazendo força constantemente, mas os resultados valem a pena.
Sou de Conceicao do Mato Dentro - MG. Regiao de serra kkkkkk to voltando a pedalar, bora aumentar força pq tenho competicao pra participar daqui uns meses
Tô Tô três mês andando assim, jogando na pesada e so subindo macha quando realmente precisa, ajudou a melhorar muito, sempre usei pesada até descendo ladeira pra pegar mais velocidade.
Show! Procuro sempre que vou pedalar toco numa marcha menos pesada e depois na pesada. Só alivio quando a subida é muito forte e começo a sentir o quadril.
Show de dica Edu! Tb percebi que uma maior consciência do giro, tentando fazer a chamada "pedalada redonda" gera um pouco mais de potência, não dependendo somente de socar o pedal.
Eu sempre andava em macha bem decida. Cheguei a competir 2 vezes nos jogos escolares e na primeira prova, os competidores malharam comigo pois eu fui de macha fixa. Eles falaram que na primeira subida eu iria parar. Quando deu a largada, eu fiquei logo pra trás, mas exatamente na subida eu utrapassei todos e como já estava apaixonado por subidas e contra ventos fui embora. Quando eu estava voltando eles ainda estavam uns 800mt. Atrás e aí não adiantava mais, pois eu estava voltando e descendo as ladeiras. Cheguei com uma diferença de uns 2km de diferença do segundo colocado. E a partir daí eu fui descendo machas. Comecei com 52x16 fixo, depois passei pra 52x14 e fiquei pedalando com a mesma cadência usando 54x13 "nas retas" é claro!! Aí eu estava no alge da minha forma física em bikes.
Bom dia Edu! Muito boa a sua dica, e realmente faz a diferença, simples e eficiente. Tive o prazer de conhecer vc aqui no Mobai São José dos Campos, Grande abraço!
antes eu era mais fanatico no pedal,minha bike usa coroa única de 36T 10v 11-42,ja cheguei a fazer váris pedal a 25~27 km/h de média de MTB com pneu 2,40 em estradão de terra,percusos de 70,80,90km ,ganhava va´rios kom e trofeu no strava,mas hj eu pego mais leve,como sempre ando sozinho,não adianta se esforçar demais,hj eu curto mais o caminho,a paisagem... hj pedalo ali na casa dos 15~20km/h de média,um pedal mais tranquilo
Muito boa explicação, e é assim mesmo, qdo a gente desce uma marcha a perna sente no começo, mas com um pouco de esforço a gente consegue vencer o desafio. Já fiz isso duas vezes e funcionou. Boa Edu
Perfeito Edu. Grande dica que muitos esquecem. Vc é mestre e sabe das coisas, sendo que esta fica é primordial, mas entendo que a variação é muito importante também, fazendo séries/exercícios de cadência um pouco mais elevada também de vez em quando. Na verdade, um complementa o outro. Enquanto um fortalece o cárdio (coração/pulmões) e melhora muito a sincronia do movimento (pro giro não ficar "falho"), o outro fortalece o músculo (fibras musculares/força) e educa o corpo a suportar/trabalhar melhor com o ácido lático no músculo (facilitando a retirada também). Quando os dois estiver alinhados, se consegue/alcança uma maior força por um período maior. Se vc observar no treinamento de ciclistas de velódromo (bike fixa), eles também possuem alguma variação no rolo com séries de sustentação por alguns segundos em altíssima cadência (140~180; alguns acima de 200). Mas de fato o principal é trabalhar a força bruta, aumentando gradativamente como vc reforçou bem no vídeo.
quando eu treino cadencia eu faço isso, coloco um valor minimo e maximo de cadencia, nao importa o terreno, tem que ficar nesse valor, geralmente é os treinos mais rapidos fazendo isso, vejo muitas vezes o povo fazendo força e eu consigo seguir sem me matar, se subir uma marcha, pega mais giro e é so ir descendo as marchas a medida que for embalando 😎🤙🏻
PQP. Edu tô fazendo isso sem querer. Agora que vi seu vídeo. Treino de força. Joga na pesada em subida o chamado discão. Tenho feito esses treinos. Outro treino que tenho feito é o de tentar manter uma média X. Coloco a velocidade na meta e tento chegar lá. Pra isso geralmente naquela reta ou falso plano tem que descer uma marcha, pq sei que na ladeira a velocidade vai cair. E tem dado certo. Estou melhorando até na subida. Show seu vídeo. Eu não tenho nada desses equipamentos aí. Só um relógio que marca os batimentos. Me Guio por ele. BPM e a Velocidade Média.
Concordo plenamente. O grande desafio progressivo é justamente manter e se readaptar à nova combinação de força e cadência. Na prática, isso acontece e as pessoas nem percebem. Abçs
Concordo com a sua explicação amigo, porém existem casos que há um buraco muito grande no k7 e torna difícil manter a mesma cadência. Então um k7 bem escalonado é importante para a execução dessa técnica.
Realmente eu sempre fui de fazer força me perguntão como vc anda desse jeito eu sempre falo tem que superar seus limites toda vez que sai pra pedalar e força uso relação 36x9 meu amigo usa 32x12 e eu vejo que ele gosta de pedalar muito leve e eu acabo indo muito na frente dele sou de Minas e aqui tem muito morro gosto demais desse sport e de fazer força.
Não sei se já passou essa dica mas um dia se puder fala sobre questões de relevo, as tecnologias ajudam, como também atrapalham muito, tenho certeza que muitos estão em grupos de Mtb, ou no Strava, gostam de postas suas conquistas, a vezes uma galera faz postagem de altas quilometragem, porém com pouca altimetria, e quem já pedala a algum tempo sabe que o que mato o caboclo é a altimetria, pois cadência, ritmo e muito mais fácil manter do que potência. Exemplo, onde eu moro já saio de casa subindo morro. Tem pedais aqui de menos de 100 km com mais de 2mil de altimetria, tem lugares no Brasil que você consegue andar 400 km e não dá esses dois mil de altimetria, 400 km aqui em Minas no mínimo é entre 4 a 5 mil de altimetria pelas estradas de terra, então vejo que as pessoas acabam ficando desmotivadas, faz um vídeo sobre isso, seu canal tem um ótimo alcança, o meu canal é bem pequeno e mais sobre mecânica, e olha que nem posto nada ultimamente.
Pow edu..... é isso aí .....faz sentido ,tem fundamento, ,,vou aplicar está técnica...e pensar em comorar este potenciômetro aí...valew brother...show e obrigado...
Perfeito, iniciei no ciclismo já fazendo isso, pq venho do remo, onde por ex. os treinos longos são feitos em 18rpm, só que nos dias de remada contra a maré vazante e vento, os remadores aumentam apenas a força, mantendo a rpm, e quando aplicamos a mesma força e rpm na maré parada e vento fraco, o barco anda muito mais e fazendo isso com frequência acostuma o corpo, elegendo essa sua força como novo padrão. isso é treino duro, pra fazer o barco andar em competição. Desvantagem para quem treina em lagoa, só pode usar o vento contra e se for dia de vento forte. Sou do Centro Náutico Potengy em Natal/RN.
Bacana demais Roberto!Valeu mano, tmj 💪💪💪
Rapazzz, isso não é um vídeo..kkkkk. É uma motivação top demais 🤗
Isso é plena verdade. Eu estava falando ontem com um amigo. Eu estou descendo a marcha e achando que estava na mais leve. Mesmo mantendo a cadência. Incrível como desbloqueamos potência no corpo. E não é apenas perna. Pulmões, coração, abdômen e até o cérebro pede.
Eu sou "ciclista" a 35 anos. O conceito está correto, mas eu tive que fazer o caminho inverso. A algum tempo atrás estava nessa programação de aumentar a carga e descobri diversas lesões nos joelhos que se manifestaram com o acréscimo de carga. Após algumas consultas com um ortopedista ele desfez meu bike fita, alterando a posição "ideal" para uma mais adequada ao tipo da lesão e a recomendação foi simples. Menos carga e mais cadência. Levei um ano para me adaptar mas após esse tempo tenho reduzido muito meus tempos que tinha no passado com mais carga.
Meu amigo, você está certíssimo!!! Comecei fazer isso há dois meses e estou tendo bom resultado. Tenho apenas três anos de bike, com algumas falhas devido chuvas intensas e imprevistos diversos. Meu propósito é perder peso e envelhecer com mais saúde, pois tenho cinquenta e quatro primaveras.
Tudo depende também, da região, ladeiras etc. Em asfalto é uma coisa, em estradão é bem mais complicado devido ao tipo de terreno... sólido com pedras, com valas, arenoso, lama etc. Mas sempre que percebo que está ficando mais leve em subidas, eu desço um cog. Isso está me fazendo pegar mais resistência e logicamente subir mais rápido, sem perder tempo permanecendo na mesmice usando o mesmo cog até terminar as subidas.
Outra coisa é baixar um cog e pedalar contra o vento mantendo a mesma cadência que estava há um cog acima.
Tenho melhorado muito com essas técnicas!
Não sei se consegui explicar direito, mas entendi perfeitamente o que você falou em seu vídeo.
Parabéns pelo vídeo! Abraço!
Bacana demais Cezar, obrigado !💪💪💪
Legal! Da para adaptar essa idéia a um treino de intervalos. 3min na 19V e 1min na 11V, por exemplo, na mesma cadência...😁😁😁
Concordo plenamente com tudo que foi dito, lembro que aprendi de certa forma um pouco diferente mas tem muita semelhança e senti quando fui fazer uma viagem a Bahia e os pedais que realizei por lá foi em uma barra forte catraca única bem raiz mesmo, e eu acostumado com minha speed 9.5kl, tinha que botar força extrema principalmente em falso plano, fiz uns 6 pedais assim com meus primos incluindo estradoes de terra batida quando voltei logo em seguida fui fazer um pedal com minha bike aqui na Marginal em São Paulo e um pedaço da Dutra até aeroporto rapaz parecia que estava faltando marcha na mina kkkkkkk, força se adquire fazendo força que na bike gera volocidade concordo totalmente video e explicao top
Kkkkk verdade... Sou carteiro e trabalho com uma bike de uns trinta kg... As vezes pego um retão e dou uns sprints... Quando vou pedalar com a minha que tem pouco mais de oito kg... É muito louco kkkk
Aí Simm hein .. essa é a lógica mesmo..☝️👍🚴👏👏👏
Haha, que legal! Eu tive uma experiência inversa, quando comprei minha gravel deixei de lado minha bike velha de 20 kg, depois de um tempo percebi que tinha ficado mais fraca! Então voltei a pedalar com a chumbinha, sempre que posso, vou pro trabalho, pro mercado, sempre com ela, devagar mas me mantém forte. 😅
Independente da polêmica, pra mim que sou iniciante essa dica é muito valiosa! É exatamente como você falou: é simples e não vai ser fácil! O interessante é que eu já acabava fazendo isso intuitivamente. Mas é bom ter noção do que está envolvido e fazer de forma consciente!
É algo que a gente percebe quando começa no Pedal, mesmo como lazer, a gente vai melhorando naturalmente e passando a usar marchas mais pesadas e com menos dificuldade. Ao ponto que muitas relações passam a cair em desuso em determinadas situações.
No pain, no gain, em resumo!
Saúde e sucesso!
Obrigado Felipe, tmj mano 💪💪💪
Concordo. Eu usava uma corroa 36 e mudei para uma 38 e melhorou minha velocidade.
Engraçado. Sempre fiz isso. Uso até cogs menores pra subida pra tentar ganhar mais força. Consigo manter muito mais que a maioria dos meus amigos, mas tenho uns amigos que parecem de outro mundo, por mais que eu force, os caras vão embora. Kkkkkkk. Ótimo vídeo!
Esse é o treino raiz, dos grande atletas, creio q quando veio muitos 'treinadores' começou muitos detalhes genéricos receitas de bolo etc, mas o bom e velho treino pegado e uma vez na semana acima da sua zona confortável é um degrau na evolução, e claro fui muito conciso, mas sem exagero para não virar o filme(opinião)35 anos no esporte🥴👍
Eu faço, isso realmente aumenta bastante a velocidade
Exatamente, fazer esforço. Eu tenho outro princípio, é que prefiro treinar em subidas e evito andar em terreno plano. Por isso, cada vez mais sinto mais resistência, e não me custa nada fazer qualquer subida. Tenho 55 anos, e vejo muitos jovens que ao fazer uam pequena subida ficam de rastos. Gostei.
Perfeito, mas, acho que faltou considerar que depende da fisiologia do corpo de cada um. Chris Froome tem uma cadência altíssima em qualquer situação. Ele é um spinner e se sente mais eficiente e confortável desta forma. Por outro lado, lembro de Jan Ulrich que usava marchas pesadíssimas na mesma situação em que Armstrong girava muito. Ele tinha muito mais força e se sentia mais confortável fazendo força do que girando. Abração e obrigado.
Sim.
Eu particularmente, tenho essa característica. Giro bastante sem fazer muita força. Então logo vêm uma subida eu consigo manter uma boa velocidade na mesma faixa de giro da pedivela. Meus amigos ficam impressionados. Mas isso é uma característica fisiológica minha. Não consigo aplicar muita força por muito tempo. Fato é que quando a subida é nível 5,4 ou 3 eu subo tudo escalando pra me manter confortável e sempre tenho a certeza que consigo chegar ao topo e retomar com meu perfil de pedalada.
Aliás, meio que aprendi a pedalar estudando os estilos de pedalada do Armstrong, Contador e Froome.
Por incrível que pareca comecei isso hj! Entendo a minha bike.. e acompanhando o velocímetro. E deu resultado. Mas cansei mais como vc mencionou. A longo prazo vai dar resultado
Já estou fazendo a um mês, e a força e residência aumentou ótima dica... valeu parceiro 👌
Eu venho fazendo isso há um bom tempo e só hoje vi o vídeo e como faz sentido, o simples é o melhor.
Edu;você é muito talentoso em seus ensinamentos;Deus o abençoe sempre.
Muito obrigado Gabriel! Tmj mano 💪💪💪
Tenho feito o q vídeo ensina, e diminui meu tempo em 5minutos num percurso de 30km de subidas e descidas, isso depois de 4x (duas por semana). Sempre me esforçando numa marcha mais pesada. Vlw pelo vídeo.
Simples e funciona, valeu
Valeu mano!
Nossa essa era a dica que eu estava precisando!! Eu estava muito focada em aumentar a cadência, mas estava perdendo força... vou praticar isso com certeza! Vaaaleu pela luz Edu!!
Eu faço isso nos treinos solo. As vezes vou no echo. E muito bom e dá resultado
Bom demais, Edu! Após alguns anos de pedal eu acabei percebendo isto "naturalmente" e aplico até mesmo nos pedais que faço durante a semana para o trampo. Realmente não é fácil se acostumar a girar fazendo força constantemente, mas os resultados valem a pena.
Show bola, já venho fazendo isso e percebi evolução no meu pedal de MTB
Sou de Conceicao do Mato Dentro - MG. Regiao de serra kkkkkk to voltando a pedalar, bora aumentar força pq tenho competicao pra participar daqui uns meses
Perfeito Edu, vc foi cirúrgico na dica, os resultados sempre serão positivos!
É isso aí Carlos!!💪💪💪
Tô Tô três mês andando assim, jogando na pesada e so subindo macha quando realmente precisa, ajudou a melhorar muito, sempre usei pesada até descendo ladeira pra pegar mais velocidade.
Muito bom essa dica .
Show! Procuro sempre que vou pedalar toco numa marcha menos pesada e depois na pesada. Só alivio quando a subida é muito forte e começo a sentir o quadril.
Parabéns seus vídeos são ótimos de entender !
Muito obrigado Wilian!
Show de dica Edu! Tb percebi que uma maior consciência do giro, tentando fazer a chamada "pedalada redonda" gera um pouco mais de potência, não dependendo somente de socar o pedal.
"Desce uma marcha e começa fazer força nesse trem"...No pain, no gain kkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu sempre andava em macha bem decida. Cheguei a competir 2 vezes nos jogos escolares e na primeira prova, os competidores malharam comigo pois eu fui de macha fixa.
Eles falaram que na primeira subida eu iria parar.
Quando deu a largada, eu fiquei logo pra trás, mas exatamente na subida eu utrapassei todos e como já estava apaixonado por subidas e contra ventos fui embora.
Quando eu estava voltando eles ainda estavam uns 800mt. Atrás e aí não adiantava mais, pois eu estava voltando e descendo as ladeiras. Cheguei com uma diferença de uns 2km de diferença do segundo colocado.
E a partir daí eu fui descendo machas.
Comecei com 52x16 fixo, depois passei pra 52x14 e fiquei pedalando com a mesma cadência usando 54x13 "nas retas" é claro!! Aí eu estava no alge da minha forma física em bikes.
Bom dia Edu! Muito boa a sua dica, e realmente faz a diferença, simples e eficiente. Tive o prazer de conhecer vc aqui no Mobai São José dos Campos, Grande abraço!
Dica simples mas que funciona de verdade. Parabéns pelos conteúdos 👏👏
excelente gostei da aula show gostei tamo junto.
Ganhou um inscrito com esse vídeo. Vou aplicar o ensinamento.
antes eu era mais fanatico no pedal,minha bike usa coroa única de 36T 10v 11-42,ja cheguei a fazer váris pedal a 25~27 km/h de média de MTB com pneu 2,40 em estradão de terra,percusos de 70,80,90km ,ganhava va´rios kom e trofeu no strava,mas hj eu pego mais leve,como sempre ando sozinho,não adianta se esforçar demais,hj eu curto mais o caminho,a paisagem... hj pedalo ali na casa dos 15~20km/h de média,um pedal mais tranquilo
Mestres e ilustre Edu já vou de like antes de ver o video pq sei que 100% educativo.
Muito boa explicação, e é assim mesmo, qdo a gente desce uma marcha a perna sente no começo, mas com um pouco de esforço a gente consegue vencer o desafio. Já fiz isso duas vezes e funcionou. Boa Edu
Parabéns Edu. Por isso vejo todos seus vídeos. Continue nos ensinando.
Muito obrigado mano, tamo junto💪💪💪
Simples e objetivo muito bom
Vídeo top bem aproveitado coisa mínima que acabamos esquecendo valeu
Valeu Rogério, obrigado!
SHOW E VERDADE BEM ASSIM MESMO 👊👊👊👊👊
Perfeito Edu. Grande dica que muitos esquecem. Vc é mestre e sabe das coisas, sendo que esta fica é primordial, mas entendo que a variação é muito importante também, fazendo séries/exercícios de cadência um pouco mais elevada também de vez em quando. Na verdade, um complementa o outro. Enquanto um fortalece o cárdio (coração/pulmões) e melhora muito a sincronia do movimento (pro giro não ficar "falho"), o outro fortalece o músculo (fibras musculares/força) e educa o corpo a suportar/trabalhar melhor com o ácido lático no músculo (facilitando a retirada também). Quando os dois estiver alinhados, se consegue/alcança uma maior força por um período maior. Se vc observar no treinamento de ciclistas de velódromo (bike fixa), eles também possuem alguma variação no rolo com séries de sustentação por alguns segundos em altíssima cadência (140~180; alguns acima de 200). Mas de fato o principal é trabalhar a força bruta, aumentando gradativamente como vc reforçou bem no vídeo.
quando eu treino cadencia eu faço isso, coloco um valor minimo e maximo de cadencia, nao importa o terreno, tem que ficar nesse valor, geralmente é os treinos mais rapidos fazendo isso, vejo muitas vezes o povo fazendo força e eu consigo seguir sem me matar, se subir uma marcha, pega mais giro e é so ir descendo as marchas a medida que for embalando 😎🤙🏻
perfeito, agora é que vou seguir o seu conselho amigo, eu não gosto muito de pedalar naquela macha maneira não.
PQP. Edu tô fazendo isso sem querer. Agora que vi seu vídeo. Treino de força. Joga na pesada em subida o chamado discão. Tenho feito esses treinos. Outro treino que tenho feito é o de tentar manter uma média X. Coloco a velocidade na meta e tento chegar lá. Pra isso geralmente naquela reta ou falso plano tem que descer uma marcha, pq sei que na ladeira a velocidade vai cair. E tem dado certo. Estou melhorando até na subida. Show seu vídeo. Eu não tenho nada desses equipamentos aí. Só um relógio que marca os batimentos. Me Guio por ele. BPM e a Velocidade Média.
Bacana demais Cristiano, tmj 💪💪💪
muito boa dica e bom vídeo! parabéns 👏👊
Concordo plenamente. O grande desafio progressivo é justamente manter e se readaptar à nova combinação de força e cadência. Na prática, isso acontece e as pessoas nem percebem. Abçs
Excelente orientação.
2022 Trimailovas 🚴♀️ SP 🇧🇷
Excelente Explicações Edu
Parabéns 🥂🍾
Obrigado mano😃💪
Olá....Edu...gostei de mais......
Agora aprendi de vdd!! Valeu, Edu!!!
Concordo com a sua explicação amigo, porém existem casos que há um buraco muito grande no k7 e torna difícil manter a mesma cadência. Então um k7 bem escalonado é importante para a execução dessa técnica.
Muito bom, "simples" e objetivo
Valeu mano 💪💪💪
Show vou começar a colocar em prática
Esse é um conceito básico no treino de musculação, que se utilizado no ciclismo, trás excelentes resultados.
Exato. Progressão. Sobe carga e mantém repetição.
É isso mesmo o corpo acostuma com quaisquer situações, parabéns.
Falou tudo Edu!!!
Parabéns👏👏👏
Muito bom....vamos colocar em prática!!!!!
Q video top tudo q tava precisando
Estou fazendo isto e realmente termino o treino com as pernas bambas e a média subindo 👍🏾
Bacana Edu. Deixar o sofrimento de lado e forçar na pedalada.
Incrível, vídeo excelente. Muito bem explicado, parabéns.👊🔥
São ensinamentos da Velha Escola de treinamento do ciclismo.Valioso.Obrigado por compartilhar
Valeu Sandro!
Show Edu explicação
Melhor vídeo. Perfeito, me ajudou demais!!!
Muito bom o vídeo, gostei!!!
Dica simples mas eficiente parabéns por lembrar do básico que funciona.
Obrigado Marcelo👍
Realmente eu sempre fui de fazer força me perguntão como vc anda desse jeito eu sempre falo tem que superar seus limites toda vez que sai pra pedalar e força uso relação 36x9 meu amigo usa 32x12 e eu vejo que ele gosta de pedalar muito leve e eu acabo indo muito na frente dele sou de Minas e aqui tem muito morro gosto demais desse sport e de fazer força.
Vlw Edu dica SHOW..
Muito boa a lembrança fiz um teste e realmente funciona obrigado
Perfeito professor... É nas coisas simples que está o segredo do sucesso... Era o que eu precisava ouvir...
Bacana demais Manoel, pra cima 💪💪💪
Estou com uns RPs bons com uma bike de 1,600 reias , nas montanhas aqui no RJ eu escalo de boa com 34x23 , as vezes 34x 21 até 34x19
Sim, é o básico mesmo, no pain, no gain, isso vale pra qualquer atividade física.
Muito bom! Tenho feito essa abordagem nos treinos que faço no rolo, seguindo os vídeos do GCN indoor cycling training, no RUclips. Ajuda muito.
Conteúdo muito bom Edu, dicas excelentes, vou tentar aplicar nos meus pedais, Tmj
Pra cima Renato, tmj..💪💪
Dica top!! Pra mim agora só falta voltar a pedalar...
Valeu Edu bom, dimais já me peguei fazendo isso, estou fazendo más força,blz tudo de bom
Muito interessante. Vou praticar.
Sensacional ....muito bom
Muito obrigado Anderson.💪💪
Só de olhar o vídeo, vou ficar em zona de frequência cardíaca 5. O motor vai explodir. 😂😂😂😂. Um treino bom pra força, pode ser os intervalados.
kkkkkkk
Excelente 👏👏👏👏👏
Valeu Wilmar! tmj...💪💪
🔝👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 funciona mesmo!
Obrigado muito Top
Também prefiro medidor de cadência e faço exatamente isso... mantendo cadência com marcha mais pesada para treinar força.
Não sei se já passou essa dica mas um dia se puder fala sobre questões de relevo, as tecnologias ajudam, como também atrapalham muito, tenho certeza que muitos estão em grupos de Mtb, ou no Strava, gostam de postas suas conquistas, a vezes uma galera faz postagem de altas quilometragem, porém com pouca altimetria, e quem já pedala a algum tempo sabe que o que mato o caboclo é a altimetria, pois cadência, ritmo e muito mais fácil manter do que potência. Exemplo, onde eu moro já saio de casa subindo morro. Tem pedais aqui de menos de 100 km com mais de 2mil de altimetria, tem lugares no Brasil que você consegue andar 400 km e não dá esses dois mil de altimetria, 400 km aqui em Minas no mínimo é entre 4 a 5 mil de altimetria pelas estradas de terra, então vejo que as pessoas acabam ficando desmotivadas, faz um vídeo sobre isso, seu canal tem um ótimo alcança, o meu canal é bem pequeno e mais sobre mecânica, e olha que nem posto nada ultimamente.
Adorei as dicas...
A dica simples mais muito funcional. Parabéns!!
valeu vou bota em pratica
Dica simples, mas realmente muito esquecida no dia a dia. Parabéns pelo excelente canal.
Valeu mano, tmj 💪💪💪
Edu é show. Linguagem simples. Parabéns
Valeu mano, tmj 💪💪💪
Pow edu..... é isso aí .....faz sentido ,tem fundamento, ,,vou aplicar está técnica...e pensar em comorar este potenciômetro aí...valew brother...show e obrigado...
Valeu Fábio, tmj 💪💪💪
Avisa quando vc vier pra Bahia, trilhas radicais ! Vc é o cara! 😎
Fala Jackson, pode deixar, Brasil Ride tô aí..rsrs
Boa noite ! Obrigado pelas dicas , tenho melhorado muito e já percebo que estou incomodando .kkk
Excelente dica é faz todo o sentido
Valeu mano, obrigado💪💪💪
Gostei das explicações, faz todo sentido.
Que ótimo Edson, tmj mano💪💪💪
Vou prática pois gosto muito de fazer subida no meu bairro