Mas Edu, existe muitas variantes nessa situação, pq nesse pensamento entra, peso individual, peso da bike, e idade da pessoa. Por ex, meu peso é 64kg, minha bike deve ter uns 12kg, mas tenho 60 anos, ou seja, para resistência ok, agora para acompanhar o pelotão de caras de 25 anos, já não da, falta força.. Valeu...
Bem esclarecedor seu vídeo. Sou "peba profissional". Tenho 52 anos, 1,80m e peso 92kg. Sofro muito na subida, mas a bike é minha academia e o objetivo do pedal é minha saúde em primeiro lugar.
Bem vindo ao clube vcs 2, tenho 1,81 e 103 kg, quando a subida chega o povo vai e eu vou ficando, meu peso ideal seria uns 84 kg, ou seja 20 a menos doque eu tenho hoje, mas a 6 meses atrás eu pesava 115 então era pior ainda kkk, nao tem central e pedevela que aguente comigo kkk
@@curiosidadesbrasilMaravilha que tu encontres o ajuste de peso que procuras. Encontrar prazer na atividade física é fundamental. Quando a pessoa começa a se sentir com mais disposição é mais facil perceber como a atividade física ajuda fisicamente e mentalmente.
Melhorar na subidas é só subindo mesmo. Vai na subida boa perto de sua casa, cadencia baixa força nas pernas e muita concentração. Na região aonde morro em Goiânia tem muitos condomínios fechado com gramado utilizo as subidas na grama para pegar resistência em subidas. Vamos pessoal devagar e sempre
Uma forma de ficar mais forte é manter o mesmo peso corporal e levantar mais peso no agachamento musculação. Se vc pesa 70 kilos e levanta 70 kilos e depois de 1 ano vc levanta 90 kilos pesando ainda os 70 kilos vc com certeza estará mais forte para bicicleta, mas lembre-se vc deve passar isso para a bike pedalando, para ter uma adaptação cardio respiratória e resistência para gerar esta força.
Edu vc é fera de mais. Eu mesmo já desisti de ficar monstro na subida 😂. Me contento em descer bem e manter na reta, tenho 1.80 e 89 kg. Com o meu biotipo e me observando no espelho, o meu mínimo em peso sem perca de massa muscular acredito que será uns 87 kg, não tenho mais tanta gordura assim. Só aquela bendita gordura abdominal que insiste em ficar. Quando comecei a pedalar eu pesava 99 kg estava gordo, comecei e perdi 10 kg muito rápido e me empolguei, entrei na academia e fiz 2 anos de musculação e estacionei nos 88/89 mesmo percebendo as roupas ficando folgadas, minha força e resistência aumentaram muito fazendo academia e pedalando. Hoje pedalo, e pra melhorar na bike faço corrida de rua 1x na semana e alguns exercícios de superior e core na garagem mesmo sem peso nem nada apenas utilizando o peso do corpo, pra braço comprei 4 pesos 1 par de 2 kg e 1 par de 5 kg e é isso. Cara mas o que mais me deu resistência em Mater o giro sem sofrer na subida foi o correr na rua. Comecei com 5 km, hoje consigo fazer 10km sofrendo um pouco, e 8 km confortável com Pace 7:20. O que pra mim está ótimo. Mas é aquilo, só se melhora no pedal, pedalando. Vc passou um treino básico uma vez aqui de 3 pedais por semana eu sigo este até hoje apenas intercalando circuitos mais retos mantendo o giro, circuito truncados com muita subida pra fazer força, e circuitos longos, sem fazer conta eu só vou e volto e vejo a melhora nos seguimentos. É aquilo sempre será eu contra eu mesmo. Estando melhor hoje que ontem já significa uma melhora. 😂😂😂
Percebi que é muito sutil essa relação. Acho que só interessa mesmo para quem compete. Para quem não compete, o mais interessante é se nutrir bem, treinar bem e deixar que o corpo encontre seu ponto de equilíbrio sozinho.
Putz... Fala Cara de Barro! Bão?! Esse conteúdo caiu como luva, perfeito pra minha situação. Tenho um perfil bem parecido com o seu: 49 anos, 1,84 de altura, em torno de 94 quilos... Há um ano e meio resolvi não brigar mais com o peso, manter o que tem e explorar o ponto forte... Desisti de acompanhar os magros na subida kkk. Ow, virou uma chave. Treino tá muito bom, resistência aumentou. E rodo só de speed. Valeu, mais uma vez, Cara de Barro... Forte abraço!
Vc me tranquilizou muito Sou magro e não consigo acompanhar meus amigos que são mais cheinhos por muito tempo nas retas e descidas Mas nas subidas me dou bem, praticamente não canso e tenho muita resistência pra pedais acima de 100 km Eu fico possuído com isso mas agora não más porque entendi o que está acontecendo 😄👍 Agora vou continuar no meu giro sem me importar com eles distanciando
Mto legal o conteúdo. Parabéns. Acho que a galera acaba confundindo um pouco as coisas. Profissional é profissional. Possuem todo suporte para desempenhar em alto nível e na maioria das vezes com perda de saúde, o que acaba sendo um contra senso. É triste ver um monte de atleta de final de semana se dopando tomando um monte de suplemento que nem sabem ao certo pra que funciona só pra andar mais rápido que o coleguinha. Infelizmente acabam perdendo a oportunidade de adquirir saúde física e mental com um esporte maravilhoso quanto o nosso.
Edu , vídeo muito bom , muito interessante ; tenho 59 anos , 102 kg e parei de pedalar em 2000 ; estou voltando agora e devagar vou ajustando meu peso ao meu alvo , que é 90 .
Parabéns pelo conteúdo. Fui ciclista de competição (spd). Ja vivi tudo o que você relatou. Hoje com 60 anos e 70kg com 1.74, me considero privilegiado. Consegui manter quase o mesmo peso de quando eu competia. Abraço.
Edu amigão. O melhor de entender oque você explica. É a tipologia da forma que a sua voz soa. Cara obrigado por tudo e obrigado pelos seus artigos no blog curto muito.
Adorei … falou tudo 👏🏻 performance é muito bom , por isso q treinamos e nos esforçamos , mas saúde e diversão é o q mais importa é o q vai te deixar feliz 😃🙌🏼 Vejo aqui no grupo q participo é muita competição, comparação , um querendo ser melhor q o outro, enfim a pessoa se frustra por bobagens
Vídeo top demais. Entrou numa área já bem instrutiva. Entender como funciona a parte biológica do nosso organismo ajuda a tirar a melhor performance-se do seu corpo. ( AONDE A MÚSCULO NÃO A GORDURA)
Tenho 190cm com 90 kg médios. FTP já chegou em 377w. Isso me dá 4.2 w/kg. Isso me faz subir muito bem ENTRE PEBAS 🤣🤣🤣 Em um pelote Elite não! Me defendo em subidas curtas mas não tem como subir serras longas com Elites. Mas em contra partida se eu andar em um percurso plano eu complico muito a vida dos magrelos 🤣🤣🤣 tudo é cálculo. forte abraço e bons pedais.
Eu som bem magro, para subir é uma beleza, mas as vantagens se limitam a isso e somente a isso. No restante do terreno é só perda, principalmente com vento contrário. Na descida, parece que os caras mais pesados são abduzidos, eles literalmente desaparecem, se eu quiser acompanhar tenho que pedalar o tempo todo enquanto eles descansam e se recuperam para dar uma paulada no plano. Quando eu saía para treinar de speed com um colega que é bem maior que eu e na descida quando tinha vento eu precisava ficar pedalando para conseguir acompanhar, enquanto ele nem sequer mexia as pernas, no plano então. era um deus nos acuda, eu literalmente implorava para chegar uma subida e bem longa de preferencia. Tem uma descida aqui perto de casa que já fiz umas 300 vezes, quando vou sozinho para passar dos 50km/h só pedalando, já indo no vácuo de alguém mais pesado chega fácil aos 65km/h, a diferença é absurda!
Excelente video Edu. Só pra constar, existem características geneticas relacionadas à esses números. Não dá, em condições normais de pressão e temperatura, pra sair de 3.4 w/kg pra 6.2 w/kg. Sua performance melhora dentro daquilo que é sua bagagem estrutural genética permite.
E um assunto muito interessante, quando comecei a pedalar + ou - a uns 7 meses pesava 97/98 kg praticamente hj estou com 85 kg tenho 1,78 alt, ai vc me pergunta ; O que eu fiz e te responda nada de mais apenas mudei munha alimentação e mantive o foco no pedal nao tem segredo evite alcool, frituras,e o maximo açucar hj noto uma boa diferença em tudo que faço peso e disposição quero chegar os 80kg e ainda manter minha massa muscula pois e muito importante de resto tudo e foco e diciplina galera , bom pedal otimo video.
Tenho também exatos 1.78cm e estou pesando 99k. Ao iniciar no pedal estava com 106k. Estou pedalando desde o início do ano. Além do peso diminuido. O maior ganho está nas métricas corporais. Reduzi muito a cintura
Eu gosto da bike, já estou com meus 62, não sou profissional, então curto sem preocupação, apenas mantendo a saúde e controlando o colesterol. kkkkkk bons pedais à todos bikeiros. Obrigado pelo esclarecimento, capichaba.
Adorei sua explicação;desta forma muitas pessoas se sentirão confortáveis e mais saudáveis,obrigado pela força;tenho 62 anos e 115 kg;pedalo há 3 anos;tenho que controlar minha vaidade e sua orientação nos dá humildade .obrigado.
Edu excelente vídeo, que aula véi. Vou compartilhar sim, principalmente para aqueles colegas PEBAS metidos a galáticos. É com diz o velho ditado, na subida você me aperta, na descida nos acerta 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Excelente Edu! Eu queria que tivesse alguém com seu conhecimento em canais de corrida também 😊. Eu sou totalmente leigo nesse assunto de watts, pq não uso essa métrica na bike. Tenho 1,85, com 84 kg. Realmente, rendo muito bem nos estradões, mas me arrasto nas ladeiras. também já assumi minha condição de Master, que quer pedais com certa performance, mas com qualidade de vida. Desencanei sobre baixar peso, como no passado. Parabéns pelo conteúdo 👏!
Legal demais o vídeo! Eu tenho 70kg as vezes 68/69kg desde que comecei com a bike em 2018 nunca sofri em subidas desde então sempre foi minha paixão subir kk
Parabéns pelo vídeo! Atualmente após três anos de treinos estruturados, estou com FTP de 260W e peso 62kg (carcaça de grilo) 😂 forte abraço e bons pedais a todos !
Pow Edu, video excelente cara! Procurava um vídeo com mais esclarecimentos sobre este assunto e vc conseguiu esmiuçar com riquezas de detalhes esse tema. Muito obrigado por compartilhar e mais uma vez parabéns!
Tenho alguns trechos de subidas que uso como referência. Dependendo do cansaço que termino esses trechos, tenho uma ideia de como está meu condicionamento. Existe uma variável que acho que é a que mais influencia no meu rendimento: o sol. Num dia e horário muito quentes, com muito sol, chego destruído no final da subida. Num dia e horário mais frios, chego bem, muito menos cansado. Mas não vejo ninguém considerando essa variável nos comentários sobre performance fisica.
1.82 90kg 39 anos. O "engraçado", engraçado agora me conhecendo kkkk, é que em algumas subidas a sensação é que dei PT. E de repente, nem precisa bater o plano, só de pegar uma subida de 3% as pernas voltam a girar normal como se nada tivesse acontecido. Essa relação da gravidade é brutal! Fiz um treino de subida hoje. Meu tempo foi o 73° geral em uma subida de 12% 9km. Dentro da minha faixa de peso fui o 7°. Então a galera maior e mais pesada tem que ficar esperta nisso para não se frustrar desnecessariamente. Treinar especificamente para subida sim, mas ter consciência que há este limitador.
No último Tour, comentaram que tinha um cara do meio do pelotão que anos atrás tinha 60 e poucos quilos. Ele fez um treinamento, subiu pra 80 e poucos quilos e melhorou na performance total, não especificaram reta x subida
Sempre sofri muito subindo, mas eu só faço subidas tendo 1,87 e 110kg é difícil, com 42 anos meu melhor giro é 40km com 450 de altimetria com 27 de média na MTB. Como para mim é só diversão bora lá passear no final de semana.
Acredito que não esteja ligado somente ao peso corporal, tem varios outros fatores, exemplo, estrutura ossea, e o principal, tipos de fibra muscular, algumas pessoas são mais explosivas (fibra branca tipo II ) mesmo sendo leves, e outras mais resistentes ( fibra vermelha tipo I ), normalmente o cara leve teria menos explosão e mais resistência mas a genetica é complicada kk, Eu mesmo sou magro (70kg 177cm ) não consigo subir tão bem em subidas longas, ja nos sprints e no plano desenvolvo bem mais.
Opa boa noite Cara comecei a pedalar com 118k aí 6anos atrás aí fui pra 106k blz bom dmais mais não conseguia perde mais sempre 106 pra cima ano passado comecei um treinamento mais focado e mudei a alimentação e tô com 91 melhorou muito nas subidas não com tanta diferença de tempo mais deu uma diferença boa e chego mais descansado dos pedais valeu obrigado
Comecei no mtb a 5 meses, início do ano tenho 14 anos, 46kg 1,65 fiz o teste aqui e em uma hora andando em alto ritmo no pelotão gerei 416w, 9w/kg, isso é no plano, já nas subidas é diferente, andando em ritmo moderado gerei 210w 4,60/kg caso tenha feito os cálculos errados me corrigam
@@isaca.8999 bike fit está ok assim como a postura, minha dificuldade é por ter um corpo muito esguio e massa muscular reduzida mesmo com esse peso todo, tô treinando forte pra melhorar isso
Não fecha às contas aí amigão. Ou vc não tá subindo tão bem quanto acha. Pra vc subir com 4W/kg, o que seria subir mais ou menos bem, vc teria que fazer 344w (86x4). E com esses Wats vc andaria MUITO no plano. Nada pessoal, é só matemática 👊👊👊
@@TheSetinho eu entendi seu cálculo amigo, mas falo pelo que vivo subo muito bem e tenho dificuldade no plano simples assim, e não sou o único por aqui tenho um amigo de pedal que tem a mesma dificuldade que eu e ele sobe bem melhor que eu ainda mas no plano não vai de jeito nenhum... Precisamos ser estudados pela NASA 😂😂😂
Mas Edu, existe muitas variantes nessa situação, pq nesse pensamento entra, peso individual, peso da bike, e idade da pessoa.
Por ex, meu peso é 64kg, minha bike deve ter uns 12kg, mas tenho 60 anos, ou seja, para resistência ok, agora para acompanhar o pelotão de caras de 25 anos, já não da, falta força..
Valeu...
Bem esclarecedor seu vídeo. Sou "peba profissional". Tenho 52 anos, 1,80m e peso 92kg. Sofro muito na subida, mas a bike é minha academia e o objetivo do pedal é minha saúde em primeiro lugar.
Kara vc e meu parceiro. Tenho 1m82 peso 105kg . Estou bem acima do peso. Espero ate o final do ano entrar nos 90.. tenho 53 anos.
Bem vindo ao clube vcs 2, tenho 1,81 e 103 kg, quando a subida chega o povo vai e eu vou ficando, meu peso ideal seria uns 84 kg, ou seja 20 a menos doque eu tenho hoje, mas a 6 meses atrás eu pesava 115 então era pior ainda kkk, nao tem central e pedevela que aguente comigo kkk
@@curiosidadesbrasilMaravilha que tu encontres o ajuste de peso que procuras. Encontrar prazer na atividade física é fundamental. Quando a pessoa começa a se sentir com mais disposição é mais facil perceber como a atividade física ajuda fisicamente e mentalmente.
Sensacional, mano!!!
Tenho 51anos, 1,78 altura e peso 104 quilos. Na minha região muita subidas.
Melhorar na subidas é só subindo mesmo. Vai na subida boa perto de sua casa, cadencia baixa força nas pernas e muita concentração.
Na região aonde morro em Goiânia tem muitos condomínios fechado com gramado utilizo as subidas na grama para pegar resistência em subidas. Vamos pessoal devagar e sempre
Uma forma de ficar mais forte é manter o mesmo peso corporal e levantar mais peso no agachamento musculação. Se vc pesa 70 kilos e levanta 70 kilos e depois de 1 ano vc levanta 90 kilos pesando ainda os 70 kilos vc com certeza estará mais forte para bicicleta, mas lembre-se vc deve passar isso para a bike pedalando, para ter uma adaptação cardio respiratória e resistência para gerar esta força.
Edu vc é fera de mais. Eu mesmo já desisti de ficar monstro na subida 😂. Me contento em descer bem e manter na reta, tenho 1.80 e 89 kg. Com o meu biotipo e me observando no espelho, o meu mínimo em peso sem perca de massa muscular acredito que será uns 87 kg, não tenho mais tanta gordura assim. Só aquela bendita gordura abdominal que insiste em ficar. Quando comecei a pedalar eu pesava 99 kg estava gordo, comecei e perdi 10 kg muito rápido e me empolguei, entrei na academia e fiz 2 anos de musculação e estacionei nos 88/89 mesmo percebendo as roupas ficando folgadas, minha força e resistência aumentaram muito fazendo academia e pedalando. Hoje pedalo, e pra melhorar na bike faço corrida de rua 1x na semana e alguns exercícios de superior e core na garagem mesmo sem peso nem nada apenas utilizando o peso do corpo, pra braço comprei 4 pesos 1 par de 2 kg e 1 par de 5 kg e é isso. Cara mas o que mais me deu resistência em Mater o giro sem sofrer na subida foi o correr na rua. Comecei com 5 km, hoje consigo fazer 10km sofrendo um pouco, e 8 km confortável com Pace 7:20. O que pra mim está ótimo. Mas é aquilo, só se melhora no pedal, pedalando. Vc passou um treino básico uma vez aqui de 3 pedais por semana eu sigo este até hoje apenas intercalando circuitos mais retos mantendo o giro, circuito truncados com muita subida pra fazer força, e circuitos longos, sem fazer conta eu só vou e volto e vejo a melhora nos seguimentos. É aquilo sempre será eu contra eu mesmo. Estando melhor hoje que ontem já significa uma melhora. 😂😂😂
O calculo correto seria
290/(70+(peso da bike e equip))
Vs
340/(90+(peso da bike e equip))
Da diferença!
Percebi que é muito sutil essa relação. Acho que só interessa mesmo para quem compete. Para quem não compete, o mais interessante é se nutrir bem, treinar bem e deixar que o corpo encontre seu ponto de equilíbrio sozinho.
Putz... Fala Cara de Barro! Bão?! Esse conteúdo caiu como luva, perfeito pra minha situação. Tenho um perfil bem parecido com o seu: 49 anos, 1,84 de altura, em torno de 94 quilos... Há um ano e meio resolvi não brigar mais com o peso, manter o que tem e explorar o ponto forte... Desisti de acompanhar os magros na subida kkk. Ow, virou uma chave. Treino tá muito bom, resistência aumentou. E rodo só de speed. Valeu, mais uma vez, Cara de Barro... Forte abraço!
UM DOS MELHORES VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO
Vc me tranquilizou muito
Sou magro e não consigo acompanhar meus amigos que são mais cheinhos por muito tempo nas retas e descidas
Mas nas subidas me dou bem, praticamente não canso e tenho muita resistência pra pedais acima de 100 km
Eu fico possuído com isso mas agora não más porque entendi o que está acontecendo 😄👍
Agora vou continuar no meu giro sem me importar com eles distanciando
Mto legal o conteúdo. Parabéns.
Acho que a galera acaba confundindo um pouco as coisas. Profissional é profissional. Possuem todo suporte para desempenhar em alto nível e na maioria das vezes com perda de saúde, o que acaba sendo um contra senso.
É triste ver um monte de atleta de final de semana se dopando tomando um monte de suplemento que nem sabem ao certo pra que funciona só pra andar mais rápido que o coleguinha.
Infelizmente acabam perdendo a oportunidade de adquirir saúde física e mental com um esporte maravilhoso quanto o nosso.
Edu , vídeo muito bom , muito interessante ; tenho 59 anos , 102 kg e parei de pedalar em 2000 ; estou voltando agora e devagar vou ajustando meu peso ao meu alvo , que é 90 .
Parabéns pelo conteúdo. Fui ciclista de competição (spd). Ja vivi tudo o que você relatou. Hoje com 60 anos e 70kg com 1.74, me considero privilegiado. Consegui manter quase o mesmo peso de quando eu competia. Abraço.
Edu amigão. O melhor de entender oque você explica. É a tipologia da forma que a sua voz soa. Cara obrigado por tudo e obrigado pelos seus artigos no blog curto muito.
Adorei … falou tudo 👏🏻 performance é muito bom , por isso q treinamos e nos esforçamos , mas saúde e diversão é o q mais importa é o q vai te deixar feliz 😃🙌🏼
Vejo aqui no grupo q participo é muita competição, comparação , um querendo ser melhor q o outro, enfim a pessoa se frustra por bobagens
Vídeo top demais.
Entrou numa área já bem instrutiva.
Entender como funciona a parte biológica do nosso organismo ajuda a tirar a melhor performance-se do seu corpo.
( AONDE A MÚSCULO NÃO A GORDURA)
Subo que é uma blz com meus 49kg, no estradão não pode bater um vento que eu paro de andar, haha
kkkkkkkkkk
Tenho 190cm com 90 kg médios. FTP já chegou em 377w. Isso me dá 4.2 w/kg. Isso me faz subir muito bem ENTRE PEBAS 🤣🤣🤣 Em um pelote Elite não! Me defendo em subidas curtas mas não tem como subir serras longas com Elites. Mas em contra partida se eu andar em um percurso plano eu complico muito a vida dos magrelos 🤣🤣🤣 tudo é cálculo. forte abraço e bons pedais.
Tmj kkk
Eu som bem magro, para subir é uma beleza, mas as vantagens se limitam a isso e somente a isso. No restante do terreno é só perda, principalmente com vento contrário. Na descida, parece que os caras mais pesados são abduzidos, eles literalmente desaparecem, se eu quiser acompanhar tenho que pedalar o tempo todo enquanto eles descansam e se recuperam para dar uma paulada no plano. Quando eu saía para treinar de speed com um colega que é bem maior que eu e na descida quando tinha vento eu precisava ficar pedalando para conseguir acompanhar, enquanto ele nem sequer mexia as pernas, no plano então. era um deus nos acuda, eu literalmente implorava para chegar uma subida e bem longa de preferencia. Tem uma descida aqui perto de casa que já fiz umas 300 vezes, quando vou sozinho para passar dos 50km/h só pedalando, já indo no vácuo de alguém mais pesado chega fácil aos 65km/h, a diferença é absurda!
Excelente video Edu. Só pra constar, existem características geneticas relacionadas à esses números. Não dá, em condições normais de pressão e temperatura, pra sair de 3.4 w/kg pra 6.2 w/kg. Sua performance melhora dentro daquilo que é sua bagagem estrutural genética permite.
Show! Este vídeo pode ser chamado de...pequena palestra. Foi um prazer acompanhar tuas explicações, obrigado por compartilhar teu conhecimento.
Seu conteúdo é profundo e é incrivelmente fácil de digerir, entender, compreender! Mais uma vez, parabéns Edu!
Parabéns top sabe oque tá falando 🗣️
E um assunto muito interessante, quando comecei a pedalar + ou - a uns 7 meses pesava 97/98 kg praticamente hj estou com 85 kg tenho 1,78 alt, ai vc me pergunta ; O que eu fiz e te responda nada de mais apenas mudei munha alimentação e mantive o foco no pedal nao tem segredo evite alcool, frituras,e o maximo açucar hj noto uma boa diferença em tudo que faço peso e disposição quero chegar os 80kg e ainda manter minha massa muscula pois e muito importante de resto tudo e foco e diciplina galera , bom pedal otimo video.
Tenho também exatos 1.78cm e estou pesando 99k. Ao iniciar no pedal estava com 106k. Estou pedalando desde o início do ano. Além do peso diminuido. O maior ganho está nas métricas corporais. Reduzi muito a cintura
Eu gosto da bike, já estou com meus 62, não sou profissional, então curto sem preocupação, apenas mantendo a saúde e controlando o colesterol. kkkkkk bons pedais à todos bikeiros. Obrigado pelo esclarecimento, capichaba.
Boa!!! O importante é estar bem!!!
Que baita análise nesse vídeo. Foi realmente uma aula.
Adorei sua explicação;desta forma muitas pessoas se sentirão confortáveis e mais saudáveis,obrigado pela força;tenho 62 anos e 115 kg;pedalo há 3 anos;tenho que controlar minha vaidade e sua orientação nos dá humildade .obrigado.
Top Edu muito bem explicado, parabens por explicar de formar mais facil de entender.
Edu excelente vídeo, que aula véi.
Vou compartilhar sim, principalmente para aqueles colegas PEBAS metidos a galáticos.
É com diz o velho ditado, na subida você me aperta, na descida nos acerta
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Era o assunto que procurava!
Show de bola....
Valeuuuuu...
O segredo é pesar de 10 a 12 quilos a menos que a altura.
Depois vem genética e treinamento
Excelente Edu! Eu queria que tivesse alguém com seu conhecimento em canais de corrida também 😊. Eu sou totalmente leigo nesse assunto de watts, pq não uso essa métrica na bike. Tenho 1,85, com 84 kg. Realmente, rendo muito bem nos estradões, mas me arrasto nas ladeiras. também já assumi minha condição de Master, que quer pedais com certa performance, mas com qualidade de vida. Desencanei sobre baixar peso, como no passado. Parabéns pelo conteúdo 👏!
Poxa valeu mesmo por esse seu vídeo, muito esclarecedor e top
Legal demais o vídeo! Eu tenho 70kg as vezes 68/69kg desde que comecei com a bike em 2018 nunca sofri em subidas desde então sempre foi minha paixão subir kk
Muito bom seu expressar, serviu para meu espelho refletir sobre.
MUITO BOM, SIMPLES E OBJETIVO
Sensacional.. Perdi 12 kg em menos de um ano e melhorei nas subidas, mas nao consigo manter o passão no estradão.
Vc e fera, sempre com didática boa
Show de bola Edu Cara de Barro
Parabéns pelo vídeo! Atualmente após três anos de treinos estruturados, estou com FTP de 260W e peso 62kg (carcaça de grilo) 😂 forte abraço e bons pedais a todos !
Tenho 3 meses de pedal peso 50 kilos e gero uma média de 234w, me considero um prodígio pq faço isso cm meus cubos ruins e marcha passando sozinha
Ótimo vídeo Edu! Perdi 10kg e melhorei muito nas subidas. Treinar com medidor de potência é outra realidade.
Ótimo vídeo e ótima forma de se expressar. Parabéns!
Show de bike como sempre. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Pow Edu, video excelente cara! Procurava um vídeo com mais esclarecimentos sobre este assunto e vc conseguiu esmiuçar com riquezas de detalhes esse tema. Muito obrigado por compartilhar e mais uma vez parabéns!
Bom dia Parabéns pelo seu comentário muito bem explicado..
Muito bom o conteúdo. Uma aula de vida na bike e sobre aspectos técnicos para amadores como eu. Parabéns
Tenho alguns trechos de subidas que uso como referência. Dependendo do cansaço que termino esses trechos, tenho uma ideia de como está meu condicionamento.
Existe uma variável que acho que é a que mais influencia no meu rendimento: o sol.
Num dia e horário muito quentes, com muito sol, chego destruído no final da subida. Num dia e horário mais frios, chego bem, muito menos cansado.
Mas não vejo ninguém considerando essa variável nos comentários sobre performance fisica.
Show de bola. Eu precisava saber disso (mesmo antes sem saber disso). Valeu!
Muito esclarecedor seu vídeo.
Cara, que vídeo TOP 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Show. Bem explicado.
Excelente video, parece que estava prevendo o que eu estava pensando. Muito esclarecedor. Obrigado!
Muito interessante e esclarecedor! Não sabia de tantos detalhes. Obrigado!
Bela explicação, parabéns.
Excelente vídeo Edu 👏👏👏
Temos a mesma idade e cheguei a mesma conclusão que vc.
Abraço!
Boas dicas, obrigado.
Muito boa explicação 👏👏👏👏👏 Top
Mano, parabéns! Que explicação simples e top!!!
Muito bom! Obrigado!
Vídeo top professor 💪😎
1.82 90kg 39 anos. O "engraçado", engraçado agora me conhecendo kkkk, é que em algumas subidas a sensação é que dei PT. E de repente, nem precisa bater o plano, só de pegar uma subida de 3% as pernas voltam a girar normal como se nada tivesse acontecido. Essa relação da gravidade é brutal! Fiz um treino de subida hoje. Meu tempo foi o 73° geral em uma subida de 12% 9km. Dentro da minha faixa de peso fui o 7°. Então a galera maior e mais pesada tem que ficar esperta nisso para não se frustrar desnecessariamente. Treinar especificamente para subida sim, mas ter consciência que há este limitador.
Parabéns pelo vídeo explicativo
Parabéns Edu, excelente vídeo. 1️⃣0️⃣👏👏👏
Parabéns pelo ensinamento
muito boa explicação.valeu
Ganhou um inscrito! 🤝🏾
No último Tour, comentaram que tinha um cara do meio do pelotão que anos atrás tinha 60 e poucos quilos. Ele fez um treinamento, subiu pra 80 e poucos quilos e melhorou na performance total, não especificaram reta x subida
Edu vc é o cara , parabéns pelo conteúdo
Esse vídeo me esclareceu muita coisa
show material Edu! eu tenho medidor de potencia e consigo enxergar os numeros de forma mais ampla.
é muito interessante saber onde nós estamos.
Parabéns pelo conteúdo bem proveitoso valeu edu
Obrigado pelo vídeo!!!
Ótimo vídeo!
Sensacional Edu. Obrigado por compartilhar conosco.
Muito bom!! Conteúdo excelente.
Legal demais o vídeo! Então não estou tão mal tenho 50 anos 1,70m, 71kg FTP estava 320 atualmente 315.
show, gostei muito do video
Otimas dicas🎉
Muito bom!!!!
Sem problemas.... Sou do clube dos cheinhos......😂. Sem mimimi... Show de bola o conteúdo.
Conteúdo muito informativo, Top demais Edu, Tmj
Edu o bom é pedalar na resenha eu vou pela zoada mais se vacilar eu dou tiro pra atiça a turma.
Sempre sofri muito subindo, mas eu só faço subidas tendo 1,87 e 110kg é difícil, com 42 anos meu melhor giro é 40km com 450 de altimetria com 27 de média na MTB. Como para mim é só diversão bora lá passear no final de semana.
Acredito que não esteja ligado somente ao peso corporal, tem varios outros fatores, exemplo, estrutura ossea, e o principal, tipos de fibra muscular, algumas pessoas são mais explosivas (fibra branca tipo II ) mesmo sendo leves, e outras mais resistentes ( fibra vermelha tipo I ), normalmente o cara leve teria menos explosão e mais resistência mas a genetica é complicada kk, Eu mesmo sou magro (70kg 177cm ) não consigo subir tão bem em subidas longas, ja nos sprints e no plano desenvolvo bem mais.
Opa boa noite
Cara comecei a pedalar com 118k aí 6anos atrás aí fui pra 106k blz bom dmais mais não conseguia perde mais sempre 106 pra cima ano passado comecei um treinamento mais focado e mudei a alimentação e tô com 91 melhorou muito nas subidas não com tanta diferença de tempo mais deu uma diferença boa e chego mais descansado dos pedais valeu obrigado
Ótimo conteúdo cara de barro
muito verdade! obrigado pelo video. Eu fico me matando para poder subir, rolar bem,mas nao consigo nem uma nem outra....
Uma dúvida? A idade também influi? Parabéns! Mais um vídeo sensacional.
Video TOP Edu, obrigado!!!
Comecei no mtb a 5 meses, início do ano tenho 14 anos, 46kg 1,65 fiz o teste aqui e em uma hora andando em alto ritmo no pelotão gerei 416w, 9w/kg, isso é no plano, já nas subidas é diferente, andando em ritmo moderado gerei 210w 4,60/kg caso tenha feito os cálculos errados me corrigam
Muito bom 😃
🤔 PROFESSOR, só mim vem uma coisa na cabeça, que e que eu tô fazendo aqui com minha Rino everest kkkk
Muito bom!
Eu tenho 1,90 e peso 86kg subo muito bem mas tenho enorme dificuldade no plano...
Bike fit e/ou postura
@@isaca.8999 bike fit está ok assim como a postura, minha dificuldade é por ter um corpo muito esguio e massa muscular reduzida mesmo com esse peso todo, tô treinando forte pra melhorar isso
Não fecha às contas aí amigão. Ou vc não tá subindo tão bem quanto acha. Pra vc subir com 4W/kg, o que seria subir mais ou menos bem, vc teria que fazer 344w (86x4). E com esses Wats vc andaria MUITO no plano. Nada pessoal, é só matemática 👊👊👊
@@TheSetinho eu entendi seu cálculo amigo, mas falo pelo que vivo subo muito bem e tenho dificuldade no plano simples assim, e não sou o único por aqui tenho um amigo de pedal que tem a mesma dificuldade que eu e ele sobe bem melhor que eu ainda mas no plano não vai de jeito nenhum... Precisamos ser estudados pela NASA 😂😂😂
O cara vai andar de bike pra fugir da física e dos números, mas aí os cálculos perseguem ele kkkkkk Parabéns pelos conhecimentos passados no vídeo!
Conteúdo top
Explicação top
Top mano
Fiquei triste, to com 2 whatts por kg kkkkkk, vou dobrar a academia agora kkk