Treinamento Intervalado - Como elaborar sessões de treinamento?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 фев 2025

Комментарии • 78

  • @willianoliveira9680
    @willianoliveira9680 7 лет назад +2

    Cara, muito boa a aula. Porém tenho uma indagação: A técnica de corrida e a estrutura física da pessoa (força, massa, etc) não influencia muito nestes resultados? Acho que o teste para um atleta profissional teria um VO2 máximo maior do que o VO2 máximo real, e em um corredor amador o contrário. Um VO2 máximo menor do que o VO2 máximo real por conta de sua inexperiência em corridas.

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад +5

      Willian Oliveira concordo, todo teste de predição de VO2 já apresenta um erro padrão, e além disso, pode ser influênciado pelo nível de experiê cia do indivíduo, familiarização com o teste, especificidade do teste/prova entre outros. O ideal é verificar qual a amostra foi originalmente utilizada no teste e que geriu a equação de predição, isso ajuda a diminuir o erro. Existemnuma infinidade de testes, todos eles podem de alguma maneira subestimar ou superestimar o VO2max, por isso, sempre veirifico com o atleta através da PSE se o treino atingiu o que eu esperava para as intensidades prescrita e por vezes faço algumas alterações. Porém, como base são extemamente válidos.

    • @nunnobre
      @nunnobre 7 лет назад +2

      Perfeito...tirei muitas referencias ...parabéns

  • @RenatoRiemer
    @RenatoRiemer 6 лет назад

    Olá professor, parabéns pelo canal. Muito bem explicado, como em todos vídeos!!! Estou fazendo o treino intervalado extensivo e já está dando ótimos resultados.
    Parabéns e continue com os excelentes trabalhos.

  • @p5parker
    @p5parker 6 лет назад +2

    Adoraria ver uma aula dessas para o ciclismo.

  • @waldsonsouzatreinador3394
    @waldsonsouzatreinador3394 5 лет назад +1

    Aulão top em professor!

  • @Will-yj9vf
    @Will-yj9vf 6 лет назад

    Parabéns. Muito didático.

  • @jaderkm
    @jaderkm 6 лет назад

    Excelente aula.

  • @joaocatalao4084
    @joaocatalao4084 5 лет назад +1

    Muito bom o vídeo! Pena que a unidade considerada não é aquela que todo corredor usa : O PACE!! mas podemos fazer a correlação. Parabéns mestre!

  • @emanuelsenacpd
    @emanuelsenacpd 7 лет назад +1

    pode dar um exemplo com vvo2 pra ciclismo

  • @brenneraraujo7577
    @brenneraraujo7577 7 лет назад

    Este metodo é indireto e é VO2max de pico. Muito bom os testes, mas da pra prescrever os exercicios com metodos indiretos, muito bom!!

  • @rafaelcunha4947
    @rafaelcunha4947 5 лет назад

    gostaria da referência desta formula da ACSM, não consegui encontra-la em nenhum artigo

  • @rafaelmarianonutri
    @rafaelmarianonutri 7 лет назад

    Olá professor. Primeiramente parabéns pela excelente aula. Foi a mais bem explicada de todas que já vi no youtube.
    Observando os comentários do vídeo, vi que vc falou do protocolo de Swain 2004.
    Minhas esteiras não tem inclinação, teria alguma forma de adaptar este teste para minha esteira?
    se não tiver, teria algum protocolo que o senhor pode indicar em esteira sem inclinação?

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад

      Olá meu amigo, tudo bom? Fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo deste vídeo, isso me motiva a cada dia estudar mais, e principalmente compartilhar o conhecimento. Bem, existem diversas fórmulas de predição do VO2 máx, para esteira, o uso de cada uma delas segue a necessidade e a especificidade do avaliado, sendo assim, fica difícil no momento dizer qual o "melhor" protocolo. Particularmente, eu gosto do teste adaptado de Swain para esteira, e você pode fazê-lo mesmo sem inclinação, a diferença que p fator de ajuste (0,9 x velocidade x inclinação) será = 0, sendo assim, use a fórmula 0,2 x velocidade / [(Fcarga - Fc repouso)/ Fc máxima - Fc repouso)] + 3,5. Após obter esse VO2máx vc pode novamente usar a equação do ACSM onde o com um determinado % VO2 você determinará a intensidade dos estímulos e da recuperação, para isso, não precisa de inclinação. Lembrando que a velocidade estará em m/min, depois terá que converter para km/h ou min/km.
      Protocolo de Swain:
      1 - Determinar FC máx de reserva = (FC máx - FC repouso)
      2 - Aquecer o indivíduo a 5km/h fazendo incrementos de 1km/h até alcançar 65% da FC de reserva (todo o teste a 1% de inclinação)
      3 - Manter 6 minutos o indivíduo nesta intensidade, fazendo a medida da FC a ao final de cada minuto.
      4 - Fazer a média da FC do 5 e 6 minuto (FC da carga) normalmente entre 65 a 85 % da FC máxima de reserva
      O VO2 máx será = [(0,2 x velocidade) + (0,9 x velocidade x inclinação)] ÷ [(FCCarga - FCRepouso) ÷ (FCMáxima -
      FCRepouso)] + 3,5
      Fico à disposição para maiores esclarecimentos
      Grande abraço
      Fabrício

    • @rafaelmarianonutri
      @rafaelmarianonutri 7 лет назад

      Professor, mesmo eu desconsiderando a inclinação na fórmula, o valor do vo2 na conta irá dar o mesmo. Pois 0,9xVelocidade (retirei a inclinação) é a mesma coisa que 0,9 x Velocidade x 1 (1 seria a inclinação caso minha esteira tivesse essa funçaõ). Todo numero multiplicado x 1 é igual a ele mesmo. Sendo assim, o resultado do vo2 daria igual para os dois casos.

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад

      Personal Trainer de Resultado Olá, eu não entedi bem sua explicação, mas o fator de correção ocorre em 1% de inclinação ou mais, caso não tenha inclinação, o valor é zero, todo número multiplicado por zero é zero (0,9 x vel x 0=0), sendo assim, pode desconsiderar o fator de correção caso não use a inclinação. Fico à vontade para maiores esclarecimentos.

  • @titocreis222
    @titocreis222 8 лет назад +1

    Excelente aula, professor!
    Um trabalho na esteira usando inclinação, como acrescento a inclinação trabalhada na formula?

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  8 лет назад +3

      Everton Reis olá, obrigado pela pergunta. Bem, existem outras fórmulas para predição do VO2 para serem feitas na esteira, são menos específicas para o trabalho em pista e como qualquer outra equação de predição pode apresentar erros. Porém, vc pode sim fazer uma "adaptação" do 3200m na esteira. Coloque 1% de inclinação, marque a distância de 3200 na esteira e tente realizá-la na melhor(mais forte) velocidade possível, podendo manipulá-la para permitir concluir o teste. O tempo que fizer na mais é do que uma média da sua velocidade para 3200, o qual será utilizada na fórmula original de Weltman, e ser utilizado como parâmetro na prescrição dos intervalados, conforme o vídeo, mas lembre, isso é apenas uma "adaptação do teste". Se quiser algo mais específico para esteira me mande um email fabriciomiranda09@gmail.com Abraço

  • @andremcarvalhal
    @andremcarvalhal 9 лет назад +1

    Parabéns pela aula professor. Assisti ela pelo periscope e foi muito bom relembrar aqui no youtube. Gostaria de saber qual protocolo de teste de Vo2máx você indica para ser realizado em uma academia, mais precisamente em uma esteira? Obrigado, abraço

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  9 лет назад +1

      +André Carvalhal Olá André, obrigado pelas palavras. Bem, existem vários protocolos submáximos para determinação do VO2máx em ciclos ergômetros. Porém, gosto bastante do protocolo para esteira adaptado de Swain 2004. Segue o protocolo:
      1 - Determinar FC máx de reserva = (FC máx - FC repouso)
      2 - Aquecer o indivíduo a 5km/h fazendo incrementos de 1km/h até alcançar 65% da FC de reserva (todo o teste a 1% de inclinação)
      3 - Manter 6 minutos o indivíduo nesta intensidade, fazendo a medida da FC a ao final de cada minuto.
      4 - Fazer a média da FC do 5 e 6 minuto (FC da carga) normalmente entre 65 a 85 % da FC máxima de reserva
      O VO2 máx será = [(0,2 x velocidade) + (0,9 x velocidade x inclinação)] ÷ [(FCCarga - FCRepouso) ÷ (FCMáxima -
      FCRepouso)] + 3,5
      Este é uma excelente ferramenta para para determinação do VO2 máx de forma submáxima.
      A equação original foi desenvolvida para ergômetros, porém, são ergômetros de testes (Monark), o que não é a realidade das academias.
      Espero ter ajudado
      Grande abraço

  • @profdani34
    @profdani34 6 лет назад

    Oi prof. Tudo bem? Fiz o teste dos 3200m e deu um tempo de 16'44". Gostaria de saber se posso arredondar para 16'? Abraços

  • @thiagocae1
    @thiagocae1 7 лет назад +1

    Muito bom o conteúdo do vídeo, demorei muito para encontrar algo assim.
    Fiquei só com uma dúvida, devemos elaborar a planilha começando pelos intervalos em menores distância e mais intensidade e ao longo das semanas aumentando para os de maiores distancia e menor intensidade ou o inverso?

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад +1

      Thiago Obrigado pelo contato. Apesar de existirem alguns modelos de periodização, a distribuição dos aspectos relacionados ao volume e a intensidade do treinamento dependerão de alguns fatores como: Objetivo (estético, prova, desempenho, saúde, etc), nível de treinabilidade do indivíduo, tempo disponível, interação com.outras atividades. Sendo assim, o estudo fas necessidades do cliente/aluno devem preceder a escolha de qualquer planejamento na elaboração de uma planilha de treinamento.

    • @thiagocae1
      @thiagocae1 7 лет назад +1

      Boa noite, obrigado pela resposta. Esse ano estou fazendo tentando fazer a periodização corretamente, sendo que nesses primeiros dois meses estou fazendo a base com volume sem focar tanto na intensidade, sou um atleta amador e não tenho planos de vencer provas, mas tenho um bom condicionamento físico e meu objetivo até a metade do ano é unicamente diminuir tempo nas provas que irei participar, a distancia delas não são mais um desafio, nesses próximos 4 meses irei trabalhar nesses intervalos. Tenho tempo para treinar todos os dias até se for necessário.
      Vou montar minha planilha para isso só fiquei na dúvida que devo começar com os intervalos em distancia e tempo menor ou começo com os longos e ir diminuindo ao longo das semanas.

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад +2

      Legal, imagina que essa distância a qual você objetiva é o seu foco, sendo assim, como me parece uma pessoa treinada, eu sugiro, fazer o inverso. Comece com uma intensidade mais alta, e depois vá acrescentando volume ao treino, pois o objetivo é diminuir o tempo, a acada ciclo de treinamento tente manter um pace mais forte para um volume maior, respeitando sempre períodos de regeneração. Bom treino e grande abraço

    • @thiagocae1
      @thiagocae1 7 лет назад +1

      Show, valeu pela ajuda. Na metade do ano digo se deu certo. Abs.

  • @MarcioTasinafoJr
    @MarcioTasinafoJr 6 лет назад +2

    Professor, para achar a Vvo2máx não é mais fácil converter Vo2máx em mets e depois comparar quantos mets cada velocidade utiliza? para nossa sorte quando estamos no padrão motor de corrida cada 1 km/h equivale em média a 1 met.... Ou seja, 9 mets = Vvo2máx 9 km/h, 14 mets = Vvo2 14 km/h

    • @MarcioTasinafoJr
      @MarcioTasinafoJr 6 лет назад

      o que acha professor?

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  6 лет назад +1

      Muito obrigado pelo comentário, foi muito relevante. Você está correto, de fato essa equação de custo energético foi proposto por PUGH, 1970 (Pugh, L.G.CE.: Oxygen intake in track and treadmill running
      with observations on the effect of air resistance. Journal of
      Physiology 207: 823-835 (1970) e pode ser aplicada para velocidades entre 8 e 25km/h seja na esteira ou corrida de rua. Existem consideráveis fatores de ajuste em relação ao nível de treino, sexo, idade, porém, pode ser muito bem aplicado em qualquer teste de predição e porque não, em um teste incremental na esteira. A proposta do meu vídeo foi de maneira didática demonstrar o passo a passo do cálculo do VO2 predito, vVO2, e dar uma direção para a prescrição do treinamento intervalado baseado nestes parâmetros, aproximando o profissional do uso destas fórmulas na sua realidade. Obrigado pela participação, estou à disposição. Abraço

  • @maikmoura8586
    @maikmoura8586 8 лет назад

    boa tarde próxima parabéns pelo seu trabalho está me ajudando bastante, fiquei com uma dúvida. como o vo2 Max, chegou a 240 m/min ? a formula é (0,2 x vel. m/min) + 3,5 qual seria a VEL.M/MIN nesse exemplo aí ? agradeço desde de já

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  8 лет назад

      Sim, você está correto na fórmula, agora é encontrar a VVO2 para o VO2max predita (51,2 ml). Ou seja, 51,2 = (0,2 x vel m/min) + 3,5. No caso, o valor encontrado foi 240 metros por minuto (m/min) ou 14,4 km/h. Se não ficou claro, pode perguntar. Obrigado

  • @victormarcolino7897
    @victormarcolino7897 6 лет назад +1

    Boa noite, faz planilha de treino para corrida de 12 minutos?, estou me preparando concurso da PF

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  6 лет назад

      Olá, tudo bom? Sim, eu faço assessoria para TAF e planilhas de corrida. Entre em contato pelo e-mail: contato@fm.assessoria.org que te explico como funciona. Grande abraço

    • @victormarcolino7897
      @victormarcolino7897 6 лет назад

      FM - Assessoria em saúde e rendimento esportivo
      Ok e qual assunto coloco no email para saber que sou eu?

  • @jfpersonalfitt7134
    @jfpersonalfitt7134 6 лет назад +2

    OLÁ . ESTÁ FORMULA É CITADA PELA ACMS, SÓ QUE ESTÁ VO² MÁX . = D - 504,9/ 44,73. DESEJO SOMENTE ENTENDER OU FOI U ERRO.

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  6 лет назад

      Jfpersonalfitt Olá a equação a que se refere não é do ACSM e sim do teste de COOPER para predição do vo2 max baseado na distância percorrida em 12 minutos.

    • @jfpersonalfitt7134
      @jfpersonalfitt7134 6 лет назад

      FM - Assessoria em saúde e rendimento esportivo sim. Do cooper , citado pelo acsm no livro diretrizes do acsm para teste de esforço e sua prescrição

  • @mesiassoares156
    @mesiassoares156 6 лет назад +3

    prof como vc chegou nesse resultado de vvo2max 240m/min pela equação ACSM

    • @Pedromendesbento
      @Pedromendesbento 4 года назад

      Tbem quero saber como vc chegou a esse valor. Não entendi

    • @LUCASHENRIQUE-nb9rg
      @LUCASHENRIQUE-nb9rg 4 года назад

      @@Pedromendesbento vo2max que foi calculado antes vale 51,5
      Vo2max = (0,2x vel ) + 3,5
      51,5 -3,5 =0,2vel
      48= 0,2 vel
      Vel = 0,2 / 48
      Vel = 24

  • @ctzero1331
    @ctzero1331 8 лет назад +3

    Professor, material bem feito e boa iniciativa
    Mas, eu não entendi bem como se chegou àquela velocidade.
    Qual a variável utilizada?

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  8 лет назад +2

      Olá, obrigado pelo contato. Bem vou resumir aqui, caso a dúvida permaneça fique à vontade para perguntar.
      Primeiro você deve determinar o VO2máx, que "apenas" como exemplo, usei um teste de predição de campo de Weltman (3200 metros), mas poderia ter sido qualquer outro, lembrando que a escolha do teste também influencia o resultado (super ou subestima o VO2máx). Após isso, temos a equação do Colégio Americano que na verdade nos possibilita identificar qual seria a possível "intensidade" no caso a velocidade responsável por esse VO2 máx. Lembrando que isso é uma estimativa, poi o ideal que o teste fosse realizado de forma máxima e não apenas estimada. Uma vez identificada a velocidade do VO2 máx, você pode estipular percentuais desta velocidade do VO2 para estabelecer as intensidade dos estímulo e da recuperação nos intervalados. Os percentuais foram baseados em % do consumo, os quais foram transferidos para %da velocidade do VO2 máx, Isso foi uma forma didática de direcionar a prescrição do treinamento intervalado. Fico à disposição. Grande abraço

  • @marceliomontini1313
    @marceliomontini1313 7 лет назад +3

    Ótima aula professor mas como vc chegou no valor 240m/mim. Acho que faltou uma explicação.

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад +3

      Marcelio Montini Olá, talvez possa não ter detalhado a conta, mas é simples. Uma vez encontrado o VO2 max predito, vc deve apenas substituir na fórmula do ACSM (Colegio Americano) Vo2 = 0,2 x velocidade em metros/min) + 3,5. Que será 51,5 - 3,5 / 0,2 = 240m/min, agora é só transformar em km/h. Essa é a vel do VO2 max predita. Espero ter ajudado, fico à disposicao. Grande abraço

    • @marceliomontini1313
      @marceliomontini1313 7 лет назад +2

      Obrigado pela rápida ajuda FM - Assessoria em saúde e rendimento esportivo, fico feliz em contar com pessoas interessadas em compartilhar o conhecimento. Obrigado.

  • @enzogamepaigame4068
    @enzogamepaigame4068 7 лет назад

    bom dia meu amigo vc pode ser específico se não for te importunar não consegui achar seu 240 gostaria muito de entender mais não achei se puder explicar passo a passo desde já agradeço

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад

      Olá, claro, posso fazer o passo a passo sim:
      - Tempo do 3200 em minutos + fração decimal, caso ocorra.
      - Utilizar a fórmula da equação de Weltman para encontrar o VO2 máx:
      VO2max = 118,4 - (4,774 x tempo), eu sugeri o tempo de 14 minutos, sendo assim:
      118,4 - (4,774 x 14) - 118, 4 - 66,83= 51,5 (esse é o VO2máx predito)
      - Calcular a velocidade do VO2max pela equação do ACSM:
      vVO2 = 0,2 X velocidade em metros por minuto + 3,5, ou seja, vVO2 = (51,5- 3,5) = 0,2 x vel m/min
      vVO2 = 240 m/min
      - Agora transforme esta velocidade em km/h = (240 x 60)/1000 = 14,4 (que arredondei para 14km/h no vídeo)
      Espero ter ajudado.
      Fico à vontade para esclarecimentos.
      Grande abraço
      Fabrício

    • @enzogamepaigame4068
      @enzogamepaigame4068 7 лет назад +1

      Assim agora eu vi o time da parada , para achar o 240 entendi obrigado mesmo se precisar de algo puder ajudar tbm

  • @youfranzoi
    @youfranzoi 7 лет назад +1

    Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com todos, montei os cálculos em uma planilha para facilitar minha vida aqui, mas disponibilizo para quem quiser usar, só colocar o VO2 Máx, ai cada um encontra a melhor forma de achar esse parâmetro. Eu uso o relógio Garmin XT920 ele dá uma estimativa do VO2 Máx, comparei com um teste realizado em laboratório e valor fica muito próximo se não igual, bom espero ter ajudado.
    Segue o link da planilha -> we.tl/01l2BpEsXF

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад

      Thiago Franzoi Ok, muito obrigado. Toda fórmula de predição terá algum "erro", cabe ao treinador escolher de fotma correta o teste para determinada população e aplicar o teste corretamente. Planilhas são de fato uma excelente ferramenta para controle e prescrição do volume e intensidade do treinamento. Grande abraço

    • @personalmonikieveny6783
      @personalmonikieveny6783 7 лет назад

      puxa quebrei a cabeça pra fazer aqui, agora que li q vc montou uma. '(

  • @mrjosuelito
    @mrjosuelito 6 лет назад

    Boa tarde, estou treinando para o TAF, preciso correr 2.350 metros em 12 min. isso dá mais ou menos 12km/h....faz uns 4 meses que corro, no começo não conseguia nem com 7,5km/h, mas ontem consegui correr com 10 km/h. Porém corria apenas uma vez por semana...enfim, sempre corri numa mesma velocidade durante os 12 minutos, porém hoje fui pesquisar e creio que essa variação entre corrida de alta intensidade e baixa intensidade me proporcionará uma melhora mais rápida no meu v02 máx, certo?

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  6 лет назад +1

      Olá obrigado pela pergunta. Segundo sua necessidade, a exigência é que corra 12 minutos em 2400 metros (TAF normalmente aplicado na FFA), o que dará um ritmo médio de 12kmh ou 5 min/km. Bem vamos chamar essa velocidade de 100% para 12 minutos (meta). Para trabalhar intervalos a sugestão é que use percentuais entre 90 e 115% desta velocidade em distâncias que variem de 200 a 500 metros, mantendo uma relação inversamente proporcionou entre volume e intensidade, e alterne esses estímulos com períodos de recuperação com velocidade entre 65 a 85% da meta, para um tempo 1 ou 2 vezes maior da utilizado no estímulo. Essa é um direcionamento BEM GERAL de como poderia otimizar seus treinamento. O volume total destes estímulo x recuperação não precisa ultrapassar o do prova, no caso 2400 metros. E durante essa preparação, faça, simulados e verifique se seus desempenho está se aproximando da meta. Sugiro correr para um tempo abaixo, ou seja mais forte, tudo pode acontecer no dia, e é melhor que esteja sobrando do que na risca. Espero ter ajudado. Grande abraço

    • @mrjosuelito
      @mrjosuelito 6 лет назад +1

      Muito obrigado!!!

  • @alissonsantana8601
    @alissonsantana8601 8 лет назад

    Muito boa a aula, parabéns!!! Só tenho uma dúvida: no Intervalado Extensivo, depois do estímulo de 2 a 5 min na velocidade de 80 - 100% da VVO2máx, quer dizer que no tempo de recuperação a pessoa continua correndo... só que na intensidade de 65 - 75% da VVO2máx. é isso? Sem parar de correr não é?

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  8 лет назад

      +Alisson Santana Obrigado pelo elogio, fico feliz de compartilhar conhecimento. Em relação a sua pergunta, a resposta é sim, a recuperação é de forma ativa, e a sugestão é que seja nas intensidades e parâmetros sugeridos, nas relações 1/0,5; 1/1 e 1/2 dependendo do objetivo da sessão. Grande abraço

  • @henriquebibas13
    @henriquebibas13 7 лет назад +1

    Boa Tarde mestre!! Pra treino continuo o ideal seria abaixo de 85% do V02 Max?

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад

      Isso acaba sendo muito individual, pois a intensidade do limiar anaeróbio por exemplo pode variar muito em relação ao % de consumo de oxigênio, inclusive a capacidade do indivíduo em sustentar essa intensidade por muito tempo. Sendo assim, as recomendações para trabalhos contínuos (os quais possam ser realizados sub limiar) ficam em torno de 55 a 85% do VO2 max, com uma margem considerável de mudança de indivíduo para indivíduo. Espero ter ajudado

    • @henriquebibas13
      @henriquebibas13 7 лет назад +1

      FM - Assessoria em saúde e rendimento esportivo show ajudou muito!

  • @jefersonferrari6662
    @jefersonferrari6662 7 лет назад +1

    Boa tarde
    Tentei de todo jeito e não cheguei ao resultado de 240 no vvo2max.
    A matematica não esta fechando. Podes explicar melhor?
    Busquei essa explicação nos outros comentarios mas ainda assim não sei de onde saiu o 240.

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад

      FM - Assessoria em saúde e rendimento esportivo
      4 meses atrás
      Marcelio Montini Retirei esse comentário de uma pergunta similar abaixo, caso ainda esteja com dúvida, não exite em perguntar novamente. Uma vez encontrado o VO2 max predito, vc deve apenas substituir na fórmula do ACSM (Colegio Americano) VO2 = (0,2 x velocidade em metros/min) + 3,5. Que será 51,5 - 3,5 / 0,2 = 240m/min, agora é só transformar em km/h. Essa é a vel do VO2 max predita. Espero ter ajudado, fico à disposição. Vamos lá: 51,5 = (0,2 x velocidade em metros/min) + 3,5, logo: 51,5 - 3,5 = 0,2 x velocidade em metros/min, logo: 48 = 0,2 x velocidade em metros/min, logo: velocidade em metros/min= 48 / 0,2, logo vVO2 em metros/min = 240, agora deve transformar em km/h , para isso multiplique or 60 e divida por 1000, vai encontrar o valor de 14km/h. Fico à disposição. Grande abraço

    • @eduardocapeletto3790
      @eduardocapeletto3790 7 лет назад

      Boa tarde professor, sua explicação para a aplicação da fórmula está muito confusa, peço gentilmente que disponibilize o link do artigo da fórmula da determinação de velocidade do ACMS.

    • @UnsocialGeek
      @UnsocialGeek 6 лет назад

      Realmente, uma hora eh multiplicação, depois é subtração e em nenhuma delas, a conta fecha, tmb nao sei de onde saiu esse 240

  • @marcosdias9128
    @marcosdias9128 7 лет назад +1

    Fabricio, boa noite, explica de forma mais didatica o calculo da ACSM, fiquei meio perdido

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад

      Bem, vamos lá. A fórmula é baseado em atividades realizadas a princípio sem inclinação. Uma vez achado o VO2 predito (o qual pode ser feito através de qualquer teste, neste vídeo eu sugeri o teste de Weltman 3200m), a fórmula a ser utilizada será VO2 =0,2 x velocidade em metros por minuto + 3,5. Como a variável que vc quer encontrar é a velocidade do referido VO2, você terá que apenas fazer as substituições, onde: Velocidade do VO2 será VO2 encontrado - 3,5 / 0,2. Lembrando que o resultado será a velocidade do possível VO2 estimado, porém, em metros por minuto, sendo necessário transformar em Km/h. Caso ainda esteja com dúvidas, fico à disposição. Grande abraço

  • @filipecampos5123
    @filipecampos5123 7 лет назад +1

    Em todo o youtube o único a trazer essa informação é você. Por isso para bens.
    Porém a uma dúvida quanto a como chegou no valor. A equação está incompleta.
    Você deu o valor de 51 ml do vo2max do inividuuo depois veio com essa equação: =(0,2 x velocidade (NÃO SE SABE)) - 3,5.
    Depois chegou no valor de 240 m. Quadro foi adicionado o valor de velocidade na equação?????

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад +1

      Obrigado pelo comentário Felipe, vamos lá: Uma vez encontrado o VO2 max predito, vc deve apenas substituir na fórmula do ACSM (Colegio Americano) VO2 = (0,2 x velocidade em metros/min) + 3,5. Que será 51,5 - 3,5 / 0,2 = 240m/min, agora é só transformar em km/h. Essa é a vel do VO2 max predita. Espero ter ajudado, fico à disposição. Vamos lá: 51,5 = (0,2 x velocidade em metros/min) + 3,5, logo: 51,5 - 3,5 = 0,2 x velocidade em metros/min, logo: 48 = 0,2 x velocidade em metros/min, logo: velocidade em metros/min= 48 / 0,2, logo vVO2 em metros/min = 240, agora deve transformar em km/h , para isso multiplique or 60 e divida por 1000, vai encontrar o valor de 14km/h. Fico à disposição. Grande abraço

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  7 лет назад +1

      Caso ainda esteja com dúvida, estou à disposição para lhe ajudar. Grande abraço

    • @correwagnerducci
      @correwagnerducci 5 лет назад

      @@professorfabriciomiranda4366 agora entendi, precisei vir nos comentários

  • @RobertoSilva-pz4sy
    @RobertoSilva-pz4sy 6 лет назад

    É melhor usar FC como referência.

  • @thaoliveira9567
    @thaoliveira9567 6 лет назад +1

    Isso não da certo, usei com minha aluna e ela completou 3.200 metros em 24 minutos, ao final de todo o meu cálculo, cheguei ao resultado de 1,53 km/hora. Impossivel, não tem como a pessoa usar essa velocidade de tartaruga para treino intervalado. Fiz o cálculo exatamente como ele ensinou. Usei a fórmula de Weltman e o VO2 deu 8,6 ml.

    • @thaoliveira9567
      @thaoliveira9567 6 лет назад +1

      Provavelmente só dá certo se o tempo que a pessoa concluir os 3.200 mts for pouco...porque em 24 minutos como foi o caso da minha aluna, o resultado da muito baixo. E olha que ela deu o melhor que podia. Ou seja, só da certo com atletas amadores ou profissionais que ja estão acostumados a correr em altas velocidades.

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  6 лет назад +1

      Olá. A escolha do protocolo de teste é uma das primeira coisas que devemos nos atentar ao buscar a predição do VO2 máx. O teste de Weltman NÃO é para indivíduos DESTREINADOS. Sua aluno correu a uma média de 8km/h, o que demonstra sua falta de condicionamento, se fizermos uma pequena correlação para este caso, poderíamos usar de forma mais aplicável um teste com menor distância. Vamos tentar com o Cooper (12 minutos ou o adaptado 2400 metros), com esse ritmo médio ela completaria a distância de 1600 metros em 12 min, claro que poderia fazer melhor pois trata-se de um teste com menor tempo. Com essa distância pela fórmula teríamos o seguinte VO2 max predito: (1600 - 509,4) / 44,73 = 24,3 ml.kg.min. Com esse VO2 podemos calcular a Vvo2MAX: 24,3 = [(0,2 X vvo2m/min) + 3,5] = [20,8 = 0,2 x vvo2 (m/min)] = 104 m/min - transformar em km/h (x 60 /1000) = 6,2 km/h aproximadamente. Se fizer no Cooper adaptado vai superestimar um pouco mais a vvo2, pois trata-se um mesmo ritmo aplicado a uma distância maior. Entenda o protocolo a ser utilizado depende do nível de condicionamento do aluno e do objetivo da prova em sise houver essas disparidades, o erro de predição é MUITO grande por vezes incalculável. Espero ter ajudado. Abraço

    • @professorfabriciomiranda4366
      @professorfabriciomiranda4366  6 лет назад +1

      Tha Oliveira Sim, o teste de Weltman não é para destreinados, mesmo ela dando o melhor (o que é uma caracteristica do teste), a predição falha ao se determinar um tempo muito alto para complementar essa distância determinada.

    • @thaoliveira9567
      @thaoliveira9567 6 лет назад +1

      Obrigada Professor! Excelente aula. Abraço

  • @genivalpapillepapille8486
    @genivalpapillepapille8486 7 лет назад

    Genivalpapille

  • @Will-yj9vf
    @Will-yj9vf 6 лет назад

    Parabéns. Muito didático.