Os caras estudam a física quântica e DIZEM que a entendem, mas SÓ esse professor se expressou de forma compreensível aos leigos da física. Parabéns, professor!!!
@@re0997878 Olá. Coloquei as explicações num comentário no diretório principal dos comentários. Pra te facilitar, vou reproduzir aqui... @05:15 Nein, nein, nein. Na na ni na não. Não são os fotons emitidos pelos detectores que "perturbam" e interferem no resultado, tanto é que se vc colocar os detectores detectando normalmente, porém se os dados coletados pelos detectores não forem registrados ou, de alguma forma, não forem observados por alguém, então o resultado será o padrão de interferência (ondas) do mesmíssimo jeito. A consciência humana não interfere na resultado. A PRESENÇA da consciência humana, aí sim, interfere nos resultados e não, definitivamente não são os fotons que fazem a diferença. Leia sobre "Quantum Delayed Choice" e vc mudará de ideia. Vai por mim.
É a primeira vez que vejo uma explicação detalhada, plausível e perfeitamente "lógica" para os experimentos da dupla fenda. Agora, também já vi escrito (no livro do prof Jucimar Peruso, Física Quântica, pg 95) que "não é uma perturbação no sistema que destrói a interferência, mas a obtenção da informação". A questão do fóton interferir no sistema, apesar de facilitar a compreensão, estaria errada. Não é necessário apelar para o misticismo, porém: basta admitir que nossa compreensão da natureza, vaidades à parte, ainda são excessivamente rudimentares para explicar a realidade observável.
@@fredericorichter Vc disse 2 coisas muito verdadeiras. 1- Os fótons não atrapalham o comportamento da onda / partícula. Tanto é que se os detectores permanecerem ligados (e detectando) porém sem que os resultados sejam registrados, ainda assim o comportamento vai permanecer o de onda e não de partícula. 2- Falta humildade ao ser humano que não desce do salto pra admitir que sim, pode ter muitas coisas nos bastidores da vida que estão fora do alcance dos nossos olhos.
Niels Bohr disse: "Se a Mecânica Quântica não te assustou, então você não a entendeu ainda.“ Um gênio disse isso. Hoje ainda nem mesmo os professores sabem o assunto. Ainda está obscuro...
Essa fala final de que as entidades quânticas não são ondas nem partículas, mas que a gente as estuda/interpreta dessa forma porque são os conceitos que temos disponíveis dentro da nossa realidade/mundo, foi brilhante e extremamente esclarecedora! Parabéns pelo vídeo, professor!
Tem uma música que se encaixa nesse caso como uma luva. Nada do que foi será De novo do jeito que já foi um dia TUDO PASSA (Pela fenda dupla), tudo sempre passará A vida vem em ONDAS COMO um mar Num indo e vindo infinito Tudo que se vê não é Igual ao que a gente viu há um segundo (o experimento da fenda dupla) Tudo muda o tempo todo no mundo (...) Tudo que se vê não é Igual ao que a gente viu há um segundo (ELÉTRONS) Tudo muda o tempo todo no mundo
rapaz, e eu que sou graduando em fisica, nao tinha uma compreensao tao clara desses fenomenos quanto estou tendo agora, depois de assistir esses dois videos, realmente é quase que uma libertação de paradigmas envolvendo essa noçao de particula e onda. incrivel mesmo
Quando você retira um elétron de sua origem vibratória e o atrai para atravessar as fendas e ser colhido no anteparo , o elétron não sai em linha reta. Ele sai rodando ou , sei lá como melhor expressar isto, navega vibrando até o anteparo. Vai, portanto, se comportar como uma partida vibrando . Se você consegue a proeza de fazer o elétron partir do repouso , então vamos obter o comportamento puro de partícula gerando apenas duas faixas verticais. Genial professor o senhor acordou as mentes preguiçosas e as forçou a sair da caixa. Merece todo o reconhecimento pela luz e brilho desses vídeos.
O cara explicou com tanta consciência sobre o que tava falando e simplificando o máximo possível pra um tema como esse, que respondeu literalmente todas dúvidas que eu ainda tinha sobre o assunto. Parabéns, é raro alguém tão inteligente que ao mesmo tempo saiba expressar tão bem o conhecimento que tem 👏🏻👏🏻
Perfeito o vídeo professor! Me lembro de ter visto uma analogia muito boa. Ela comparava a Interferência do foton sobre a matéria com achar uma bola em um quarto escuro lançando água no quarto. Vc escuta a água tocar na bola, mas ela vai andar. E vai ter sua posição alterada. GENIAL!!!!
MUIIITO OBRIGADO!!! nossa, esse povo que faz video do youtube sobre que o observador magicamente altera a realidade... Parabéns, foi a melhor aula!! Obrigado professor Daniel!
Excelente vídeo sem frases de mágicas ou contexto nem comparações ridículas, sem música de filme de fundo. Parabéns uma classe de noção de física magistral.
Muito bom. O que eu já vi de gente tirando conclusões sem sentido e aquelas pseudociências malucas. Eu sou de biologia mas gosto de todo o conhecimento 😀.
@@armandoribeiro918 neste caso então não poderia ser as duas coisas, ao mesmo tempo? Não estou dizendo que é, seria só uma possibilidade, entretanto, me parece q a maioria não diz isso, joga para o princípio da incerteza e Kabum, tudo resolvido, ninguém sabe o q é mas muitos dizem o que não é, um pouco prepotente talvez.
Utilizamos as equações pois são pq ué conhecemos no mundo das nossas vivências! A nível quântico, como não eh conhecido, não utilizamos! Entendi assim!
Oi, Professor. Eu vim de um vídeo totalmente religioso sobre a teoria da dupla fenda, fiquei muito pensativo e decidi procurar por um físico de verdade para falar sobre. O que tu falaste sobre o observador sendo na verdade a própria interrupção no curso da experiência, por isso altera-se o comportamento da onda respondeu muito bem o que tava martelando na minha cabeça. Eu gostaria de ter visto física dessa maneira simplificada no ensino médio, teria me encantado, com certeza. Por tanto, meu medo da descrença ter sido um erro há uns anos acabou aqui. Kkkk E toda bobeira de Buda (com todo respeito) falar da consciência alterando a realidade foi junto.Haha Obrigado de coração pelos ensinamentos em linguagem acessível! Você é incrível!
Há experimentos que demonstram que o que causa do colapso do vetor de estado não é a transferência de momento entre o ente quântico e o "sensor", mas a informação decorrente dessa interação. Veja, por exemplo: MO Scully, BG Englert, H Walther, Quantum optical tests of complementarity. Nature 351, 111-116 (1991).
Já estudei física clássica e alguma coisa de física quantifica mas esse vídeo sem dúvida,, foi o melhor e mais esclarecedor de todos!!! Parabéns professor!
Eu já ouvi milhares de vezes que "observar interfere....", mas somente agora foi esclarecido porque isso ocorre. Explicação simples e obejtiva, fantástico!
Nossa. Não conhecia esse canal. Muito bom. Sou professor de Física no ensino médio, aposentado. Lembrei-me das aulas de Introdução à Física Quântica na UFMG.
Puuuuuuuuuuuuutz...cara, vc é 1000000... Sua forma de explicar a alguém como eu fora desse mundo científico ajudou muito, muito, muito, muito, gratidão por me ajudar
Muito divertido ver um físico se contradizendo para defender as próprias crenças,. Adorei o canal e vou indicar para muitas pessoas como prova de quanto um indivíduo é capaz de lutar para defender suas crenças, mesmo caindo em contradição a todo momento. Parabéns pela didática.
@Swami_Holland.666 Amigo, como o próprio professor disse, nós só conseguimos pensar sobre o mundo de acordo com as nossas experiências de mundo; provavelmente esse rapaz que não foi capaz de entender o que o professor estava dizendo tenha uma experiência de mundo bastante limitada em relação à física e à interpretação textual (no caso o texto verbal do prof.), agora imagine alguém que tem uma experiência de mundo bastante limitada nesses aspectos terem que lidar com uma aula dessa, não deve ser fácil de fato, e alguns acabam preferindo dissimular do que assumir a própria ignorância e buscar conhecimento.
Muito esclarecedor este vídeo. Os místicos quânticos distorcem a física quântica para explicar certos fenômenos de alteração da realidade. Tais fenômenos existem, porém a física quântica não pode explicá-los e não deve ser usada para tentar explicá-los.
Perfeito!!! A ideia destes vídeos não é discutir a existência ou não de determinados fenômenos, mas discutir sim como que a ciência lida com estes fenômenos e principalmente o que está dentro do discurso científico e o que foge dele. Neste último caso, precisamos desenvolver o olhar crítico para não sermos enganados por um discurso não científico que está sendo "vendido" como discurso científico.
Agora sim me destravou um nó de décadas no meu cérebro. Sempre achei estranho a definição que ouvi da dualidade onda-partícula, onde a explicação simplificada dizia que hora se comportava como onda e hora como partícula dependendo da situação de observação. Mas isso nunca entrou na minha cabeça e sempre pensei que se não souberam explicar como uma coisa ou outra era porque, de fato, não era uma coisa nem outra. Mas é a primeira vez que ouço de forma clara o porquê de explicarem dessa maneira Valeu!
Por isso que eu não conto meus planos para as outras pessoas. Vai que a observação delas altera meus eletrons 🤣🫣🤡 piadas ruins a parte, parabens pela explicação maravilhosa. A melhor que eu ja vi ate agora
SENSACIONAL. Obrigada por esse trabalho incrível! Quero esse canal com 200 milhões de assinantes: a pop toda do Br! Ciência é cultura, é saber, é direito, é dever! Menos ignorância, menos charlatanismo, é o que a gnt tá precisando urgente!
Simplesmente o ÚNICO que encontrei no RUclips brasileiro que explicou direito. Gostaria de ver vídeos falando sobre variações do experimento da dupla fenda. Por exemplo: mais do q duas fendas, mudança no tamanho, formato e distância entre as fendas e etc.
Estou preso nesses vídeos. Simplesmente não dá para parar de assistir. Que série boa. Vejo conteúdos sobre o tema há anos e asseguro que eu nunca vi nada tão bem explicado. Parabéns ao professor Daniel!
Muito boa sua explicação. Trouxe os conceitos tal com o são, cientificamente falando, e conseguiu fazê-lo de forma que um público com variados níveis de entendimento é contemplado. Tudo a ver com divulgação científica. Parabéns!
Daniel, a ciência precisa de professores como você que consigam mastigar a coisa, afinal não foi tão difícil de entender, sou leigo curioso acompanho de longe essa história de onda/partícula há décadas e nunca tinha lido ou ouvido alguém explicar de forma tão clara. Parabéns! E obrigado!
Graças a Deus alguém desmistificando essa mistura de consciência humana interferindo no resultado de experiências. Isso tem tido interpretações muito subjetivas.
Desculpe, mas até onde eu sei até hoje o tema está aberto . A mais famosa tentativa de explicar o curioso fenômeno foi a interpretação de Copenhague. A explicação não é simples como quer fazer crer o vídeo acima .
Professor, um prazer descobrir suas aulas. Sobre dupla fenda... Alguém tentou ter duas fendas mas "apontando" o emissor de eletrons para uma fenda com e sem sensores?
Quando a física começar a explicar os " fenômenos" que acontecem dentro dos centros espíritas espalhados pelo Brasil e pelo mundo, aí começa ficar interessante...
Obrigada 🙏🏻 maravilhosa explicação para uma pessoa q esta estudando mecânica quântica independente, eu estou aprendendo pesquisando e esses vídeos foram incríveis.
Ótima explanação sobre o fenômeno dupla fenda... até então estava preso em uma explicação de paranormalidade onde o observador interfere no resultado apenas pelo fato de observar... Agora é partir para uma boa explicação do fenômeno fantasmagórico de duas partículas
Melhor explicação q já vi até hj. Qto ao elétron talvez sem a observação ele não se mova em linha reta, talvez se mova em zigue zague, ou aspiral, ou sem forma definida, isso justificaria a mudança d comportamento qdo ele atravessa a fenda, talvez ele "esbarre" nas laterais da fenda e se dissipa como onda, e qdo ele é arremessado com o fóton então o comportamento muda pois ele está "agarrado" em algo
Abordagem direta e objetiva, como nunca havia visto antes. Parabéns! Professor Daniel, que tal ir um pouco mais "além" e satisfazer uma curiosidade de um leigo?! Sugiro que faça um vídeo mostrando como são e como funcionam os equipamentos e dispositivos usados no experimento de dupla fenda, inclusive mostrando sua evolução, desde que foram criados até agora.
É incrível como fazem um bagunça e atribuem a pensamento positivo ou negativo ou algum poder mental ou até a mistificação. Não tem nada a ver. Excelente vídeo. Parabéns.
Observar, em qualquer definição, é interferir. Em última instância, linguisticamente falando, um objeto ganhou a qualidade de "ter sido visto por mim". Fisicamente falando, olhar pra qualquer coisa gera novas reflexões e sombras.
Eu só posso te agradecer. Hoje eu vou poder dormir a noite mais tranquilo. Eu sempre desconfiei daqueles divulgadores científicos, que fazem a física quântica parecer algo místico. Dizem querer popularizar a ciência, mas a intenção verdadeira é chamar a atenção, ganhar muitos "likes" e faturar em cima de quem quer aprender ciência.
Então, aí que está a questão: alguns fisicos dizem que o "observador" não interfere no resultado. Quem interfere é o aparato que foi colocado alí para observar. Mas quem colocou o aparato alí para interferir? Foi um humano, ou seja uma consciência. Quem pode desligar o aparato que interfere no experimento? Um humano, ou seja,uma consciência. Por conta disso que outros fisicos dizem que a Consciência interfere diretamente nesta questão quântica sobre a manifestação de ondas e partículas.
@@faustofabianodasilva4667 Este raciocínio é o que muitos outros físicos afirmam ser a interpretação deste experimento, em relação à questão da Consciência e sua interação dentro do experimento.👍
O aparato não interfere. Só existe medição se houver um observador (consciência). Uma régua posicionada sem ter um observador para aferir a medição não está medindo nada. A matéria não colapsa a função de onda, o que colapsa é a consciência, que é um objeto metafísico (para além da matéria).
os fótons continuam influenciando as outras particulas enquanto nao tem ninguém observando, do mesmo jeito. não precisa ter um observador pra esse efeito ocorrer
Obrigado professor por explicar sem essa mística toda em cima da física quântica, feita por gente que nem sabe do que está falando. Eu "quase" entendi essa dualidade. Abc
O melhor vídeo que assisti no you tube sobre o experimento, porém o fato de não ser onda e não ser partícula me deixa quase doido kkkk que assunto em...
Conheci o experimento da Dupla Fenda pelo filme "Quem somos nós" indicado pelo Prof. Hélio Couto e desde então mudou completamente minha forma de enxergar o mundo! Obrigada pelo esclarecimento Prof.!
Olá. Amei o vídeo. Na infância quando eu vi Carl Sgan falando das dimensôes parecia que algo tinha clareado minha mente. Porém o tempo passa..e eu to na mesma. Com dificuldade em entender toda as projeçoes na minha realidade. A quantica pra mim é mas uma dimensão, cheia de incógnitas que podemos colocar pressupostos conhecimdos para delinear algo intangível....mas entender?! agora quero estudar mesmo pra ver se realmente existe um computador quântido. Será que estamos realmente falando de algo quântido?
Parabéns pela série de vídeos sobre o experimento sobre fenda dupla!!! Excelente explicação, desmistificando as "interpretações" de picaretas que se metem a físicos!!! Parabéns pelo trabalho!! Parabéns!!
Adorei sua explicação. Uma das melhores que vi. Parabéns! Toda explicação condiz com a chamada margem de erro da vibração no campo quantico.. É como se precisar de um lazer de raios gamma com frequencia no comprimento de planck para ter precisão de medidas.
E é muito mais fácil encontrar explicações onde o "observar" não é explicado do que como você fez. Demorei um bocado para sanar minhas dúvidas quanto ao experimento da dupla fenda, e consegui com seus vídeos. Foi muito didático!!!
Que vídeo bom!!! Assisti outro de uma PhD em física e tinha muita prepotência, sarcasmo e ironia pra contrastar com as informações equivocadas por aí. Aqui a informação é cirúrgica, profissional e sem discurso ad hominem.
Excelente professor. Sou apenas apreciador da física e demais ciências e tinha essa dúvida quanto a definição do termo "medir" em física. Realmente muita gente define medir como observar. Grato pelo esclarecimento, que faz muito mais sentido. Excelente explicação, em uma linguagem simples e muito objetiva. A propósito, no dia em que Niels Bohr morreu, eu nasci. Queria que ele tivesse me passado um pouco de sua genialidade.
Olá! Poxa, que explicação maraaa!!! Eu nunca me liguei em física, e os seus dois videos me prenderam até o fim. Porém, qdo se fala sobre o misticismo nessa questão, não creio ser totalmente algo infundado. Eu entendi que se usa o termo "observar" apenas como uma metáfora para explicar o poder da nossa vibração, da nossa energia e da nossa mente. "Observar o experimento" seria escolher mentalmente o resultado, sendo assim, interferindo nele. Entendi que no misticismo esse conceito é usado para explicar o nosso poder natural e intrínseco de escolha em nossa vida, na capacidade que temos de mudar nossa realidade atraves da consciência (a escolha e a fé). A propria Biblia fala conosco através de muitas metáforas. Um abração, apreciei bastante seu conteúdo e forma didática de explicar!
Caraca finalmente encontrei alguém que soube explicar de uma forma "entendível" o experimento da dupla fenda. Parabéns professor, adorei sua explicação.
muito boa a explicação, que inclui a epistemologia ou seja nossa forma de explicar o mundo é limitada a nossa linguagem ou convenção linguística sem a qual é impossível ter consenso sobre uma conclusão. O comportamento quântico está além da nossa limitação linguística logo precisamos conceitua-la dentro desses limites como um comportamento dual (onda-particula) pq não temos conceitualmente nada em nossa realidade macroscópica que corresponda a esse comportamento e consequentemente nem conceitos na linguagem que definam adequadamente esse comportamento.
Existem muitas fantasias a respeito da Mecânica Quântica. Mas existem também os físicos que permanecem agarrados aos seus paradigma. Dependemos sempre de dos gênios que pensam além e, ao mesmo tempo, tem humildade pra saber até onde podem ir. Como Max Planck, o próprio Einstein que propuseram a dualidade para as partículas e a luz e os físicos do Concenso de Copenhagen que admitiram as dificuldades de entendimento do Problema da Medição em experimentos como o da Dupla Fenda.
Os caras estudam a física quântica e DIZEM que a entendem, mas SÓ esse professor se expressou de forma compreensível aos leigos da física. Parabéns, professor!!!
Ele se expressou de forma compreensível, só que tem erros, hômi.
@@odairfernandes1912 Quais são os erros?
@@re0997878
Olá.
Coloquei as explicações num comentário no diretório principal dos comentários. Pra te facilitar, vou reproduzir aqui...
@05:15
Nein, nein, nein.
Na na ni na não.
Não são os fotons emitidos pelos detectores que "perturbam" e interferem no resultado, tanto é que se vc colocar os detectores detectando normalmente, porém se os dados coletados pelos detectores não forem registrados ou, de alguma forma, não forem observados por alguém, então o resultado será o padrão de interferência (ondas) do mesmíssimo jeito.
A consciência humana não interfere na resultado. A PRESENÇA da consciência humana, aí sim, interfere nos resultados e não, definitivamente não são os fotons que fazem a diferença.
Leia sobre "Quantum Delayed Choice" e vc mudará de ideia.
Vai por mim.
É a primeira vez que vejo uma explicação detalhada, plausível e perfeitamente "lógica" para os experimentos da dupla fenda. Agora, também já vi escrito (no livro do prof Jucimar Peruso, Física Quântica, pg 95) que "não é uma perturbação no sistema que destrói a interferência, mas a obtenção da informação". A questão do fóton interferir no sistema, apesar de facilitar a compreensão, estaria errada. Não é necessário apelar para o misticismo, porém: basta admitir que nossa compreensão da natureza, vaidades à parte, ainda são excessivamente rudimentares para explicar a realidade observável.
@@fredericorichter
Vc disse 2 coisas muito verdadeiras.
1- Os fótons não atrapalham o comportamento da onda / partícula.
Tanto é que se os detectores permanecerem ligados (e detectando) porém sem que os resultados sejam registrados, ainda assim o comportamento vai permanecer o de onda e não de partícula.
2- Falta humildade ao ser humano que não desce do salto pra admitir que sim, pode ter muitas coisas nos bastidores da vida que estão fora do alcance dos nossos olhos.
Niels Bohr disse: "Se a Mecânica Quântica não te assustou, então você não a entendeu ainda.“
Um gênio disse isso. Hoje ainda nem mesmo os professores sabem o assunto. Ainda está obscuro...
exatamente
Perfeito!
É muito pra cabeça 😂
Daí chega o professor tupiniquim aí, e desbanca todas as grandes mentes..... 🤦
Pois é... mas os coachs quânticos parecem que entenderam muito mais que todo mundo e estão ensinando a solução dos problemas do mundo por aí rsrs.
Essa fala final de que as entidades quânticas não são ondas nem partículas, mas que a gente as estuda/interpreta dessa forma porque são os conceitos que temos disponíveis dentro da nossa realidade/mundo, foi brilhante e extremamente esclarecedora! Parabéns pelo vídeo, professor!
Obrigado Tiago.
Pela primeira vez entendi a frase "observar interfere com o resultado do experimento". Obrigado professor.
Tem uma música que se encaixa nesse caso como uma luva.
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
TUDO PASSA (Pela fenda dupla), tudo sempre passará
A vida vem em ONDAS
COMO um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo (o experimento da fenda dupla)
Tudo muda o tempo todo no mundo
(...)
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo (ELÉTRONS)
Tudo muda o tempo todo no mundo
Há tanta vida lá fora...
Gostaria do professor Helio Couto discutindo com esse físico🙄... Namastê🙏
Estou chocada , finalmente entendi esse conceito 🌞 gratidão por disponibilizar esse conhecimento de forma acessível e gratuita ☀️
Conseguiu me convencer que hélio couto está certo!😅😅😅😅, entendi tudo
ABSURDAMENTE FANTÁSTICO.
Dois vídeos no RUclips e muitas angústia associadas com dúvidas sobre o mundo quântico amenizadas.
Estou em choque.
Parabéns!
Obrigado!
rapaz, e eu que sou graduando em fisica, nao tinha uma compreensao tao clara desses fenomenos quanto estou tendo agora, depois de assistir esses dois videos, realmente é quase que uma libertação de paradigmas envolvendo essa noçao de particula e onda. incrivel mesmo
Quando você retira um elétron de sua origem vibratória e o atrai para atravessar as fendas e ser colhido no anteparo , o elétron não sai em linha reta. Ele sai rodando ou , sei lá como melhor expressar isto, navega vibrando até o anteparo. Vai, portanto, se comportar como uma partida vibrando . Se você consegue a proeza de fazer o elétron partir do repouso , então vamos obter o comportamento puro de partícula gerando apenas duas faixas verticais. Genial professor o senhor acordou as mentes preguiçosas e as forçou a sair da caixa. Merece todo o reconhecimento pela luz e brilho desses vídeos.
Como é extraordinário ouvir gente inteligente e lúcida, porque o que tem de “coach” usando esse experimento para falar besteiras não está no gibi.
Obrigado André
O cara explicou com tanta consciência sobre o que tava falando e simplificando o máximo possível pra um tema como esse, que respondeu literalmente todas dúvidas que eu ainda tinha sobre o assunto. Parabéns, é raro alguém tão inteligente que ao mesmo tempo saiba expressar tão bem o conhecimento que tem 👏🏻👏🏻
Perfeito o vídeo professor! Me lembro de ter visto uma analogia muito boa. Ela comparava a Interferência do foton sobre a matéria com achar uma bola em um quarto escuro lançando água no quarto. Vc escuta a água tocar na bola, mas ela vai andar. E vai ter sua posição alterada. GENIAL!!!!
Olá, Pedro! Tudo bem contigo? Por gentileza, explique-me essa analogia da "bola no escuro e a água"!
MUIIITO OBRIGADO!!! nossa, esse povo que faz video do youtube sobre que o observador magicamente altera a realidade... Parabéns, foi a melhor aula!! Obrigado professor Daniel!
Finalmente ouvi alguém falando sobre isso de forma conciente e clara. Muito obrigado pelo seu trabalho professor. Parabéns!!!
Excelente vídeo sem frases de mágicas ou contexto nem comparações ridículas, sem música de filme de fundo. Parabéns uma classe de noção de física magistral.
Melhor explicação do mundo. Nos sites de noticia só tem "fisico mistico".
Muito bom. O que eu já vi de gente tirando conclusões sem sentido e aquelas pseudociências malucas. Eu sou de biologia mas gosto de todo o conhecimento 😀.
Obrigado Samuell!
As equações dizem onda e partícula mas segundo o prof não é nem onda nem particula, seria outra coisa, ok, as duas equações estão erradas então?
@@danielcaldas9125 ....o professor disse no sentido de não podermos identificar pois o elemento apresenta características das duas situações.
@@armandoribeiro918 neste caso então não poderia ser as duas coisas, ao mesmo tempo? Não estou dizendo que é, seria só uma possibilidade, entretanto, me parece q a maioria não diz isso, joga para o princípio da incerteza e Kabum, tudo resolvido, ninguém sabe o q é mas muitos dizem o que não é, um pouco prepotente talvez.
Utilizamos as equações pois são pq ué conhecemos no mundo das nossas vivências! A nível quântico, como não eh conhecido, não utilizamos! Entendi assim!
Estou descepcionada kkkkk eu era mais feliz acreditando que eu podia modificar a realidade 😂😂😂😂😂
A física realista é fantástica. Parabéns, Professor.
Oi, Professor. Eu vim de um vídeo totalmente religioso sobre a teoria da dupla fenda, fiquei muito pensativo e decidi procurar por um físico de verdade para falar sobre.
O que tu falaste sobre o observador sendo na verdade a própria interrupção no curso da experiência, por isso altera-se o comportamento da onda respondeu muito bem o que tava martelando na minha cabeça.
Eu gostaria de ter visto física dessa maneira simplificada no ensino médio, teria me encantado, com certeza.
Por tanto, meu medo da descrença ter sido um erro há uns anos acabou aqui. Kkkk E toda bobeira de Buda (com todo respeito) falar da consciência alterando a realidade foi junto.Haha
Obrigado de coração pelos ensinamentos em linguagem acessível! Você é incrível!
Relaxa, tanto Buda qnt o professor estão certos, sempre vai depender do "seu" ponto de vista evolutivo.
@@rogerio5224 verdade.
Parabéns, professor, muito bem explicado! Enfim, alguém com consciência e inteligência para derrubar esse mito!
Didático e dismistifoicador. Já vi duas vezes. Muito bom.
Brilhante Professor! Didático e Cirúrgico. Sabe Ensinar Muito. Minha Gratidão.
Há experimentos que demonstram que o que causa do colapso do vetor de estado não é a transferência de momento entre o ente quântico e o "sensor", mas a informação decorrente dessa interação. Veja, por exemplo: MO Scully, BG Englert, H Walther, Quantum optical tests of complementarity. Nature 351, 111-116 (1991).
Já estudei física clássica e alguma coisa de física quantifica mas esse vídeo sem dúvida,, foi o melhor e mais esclarecedor de todos!!! Parabéns professor!
Ótima explicação e didática, se me dissessem que você é um físico famoso eu acreditaria facilmente!
Obrigado Igor. Físico eu sou, só falta ser famoso. hahahaha. Obrigado pelo comentário.
Eu já ouvi milhares de vezes que "observar interfere....", mas somente agora foi esclarecido porque isso ocorre. Explicação simples e obejtiva, fantástico!
Muito bom.professor para nao dizer o melhor. Parabéns prof Daniel
Obrigado!
Bicho. Tu é muito doidooo!!! Hahah tirou o misticismo que existia na minha mente
Nossa. Não conhecia esse canal. Muito bom. Sou professor de Física no ensino médio, aposentado. Lembrei-me das aulas de Introdução à Física Quântica na UFMG.
Muito obrigado Celio!!!
Que video top,sem misticismo sem mimimi,agora sim entendi essa questão muito obrigado.
Puuuuuuuuuuuuutz...cara, vc é 1000000... Sua forma de explicar a alguém como eu fora desse mundo científico ajudou muito, muito, muito, muito, gratidão por me ajudar
Eu que agradeço Luide! Fico muito feliz de ter ajudado a entender esse tema.
Muito divertido ver um físico se contradizendo para defender as próprias crenças,. Adorei o canal e vou indicar para muitas pessoas como prova de quanto um indivíduo é capaz de lutar para defender suas crenças, mesmo caindo em contradição a todo momento. Parabéns pela didática.
@Swami_Holland.666 Amigo, como o próprio professor disse, nós só conseguimos pensar sobre o mundo de acordo com as nossas experiências de mundo; provavelmente esse rapaz que não foi capaz de entender o que o professor estava dizendo tenha uma experiência de mundo bastante limitada em relação à física e à interpretação textual (no caso o texto verbal do prof.), agora imagine alguém que tem uma experiência de mundo bastante limitada nesses aspectos terem que lidar com uma aula dessa, não deve ser fácil de fato, e alguns acabam preferindo dissimular do que assumir a própria ignorância e buscar conhecimento.
Parabens professor Daniel
Muito esclarecedor
Estou gostando muito das aulas; Passei o sábado todo assistindo.Mal me levantei da cama.rs
Muito esclarecedor este vídeo. Os místicos quânticos distorcem a física quântica para explicar certos fenômenos de alteração da realidade. Tais fenômenos existem, porém a física quântica não pode explicá-los e não deve ser usada para tentar explicá-los.
Perfeito!!! A ideia destes vídeos não é discutir a existência ou não de determinados fenômenos, mas discutir sim como que a ciência lida com estes fenômenos e principalmente o que está dentro do discurso científico e o que foge dele. Neste último caso, precisamos desenvolver o olhar crítico para não sermos enganados por um discurso não científico que está sendo "vendido" como discurso científico.
Oi Prof Daniel você é d++
Obrigada pelo seu tempo ❤
Agora sim me destravou um nó de décadas no meu cérebro. Sempre achei estranho a definição que ouvi da dualidade onda-partícula, onde a explicação simplificada dizia que hora se comportava como onda e hora como partícula dependendo da situação de observação. Mas isso nunca entrou na minha cabeça e sempre pensei que se não souberam explicar como uma coisa ou outra era porque, de fato, não era uma coisa nem outra. Mas é a primeira vez que ouço de forma clara o porquê de explicarem dessa maneira Valeu!
Por isso que eu não conto meus planos para as outras pessoas. Vai que a observação delas altera meus eletrons 🤣🫣🤡 piadas ruins a parte, parabens pela explicação maravilhosa. A melhor que eu ja vi ate agora
Aaaaah.. Agora eu entendi! Passei anos tentando entender essa experiência. Mto grata! 🙏
SENSACIONAL. Obrigada por esse trabalho incrível! Quero esse canal com 200 milhões de assinantes: a pop toda do Br! Ciência é cultura, é saber, é direito, é dever! Menos ignorância, menos charlatanismo, é o que a gnt tá precisando urgente!
Muito obrigado Fernanda!
Caraca, que vídeo incrível, não sai com nenhuma dúvida que entrei no vídeo.
Simplesmente o ÚNICO que encontrei no RUclips brasileiro que explicou direito.
Gostaria de ver vídeos falando sobre variações do experimento da dupla fenda. Por exemplo: mais do q duas fendas, mudança no tamanho, formato e distância entre as fendas e etc.
Até que fim uma explicação brasileira sem intencionalismo, parabéns pelo trabalho de divulgação científica
Fantástico! Foi a primeira vez que vi uma explicação realista desse fenômeno. Parabéns professor!!!
Estou preso nesses vídeos. Simplesmente não dá para parar de assistir. Que série boa. Vejo conteúdos sobre o tema há anos e asseguro que eu nunca vi nada tão bem explicado. Parabéns ao professor Daniel!
Muito boa sua explicação. Trouxe os conceitos tal com o são, cientificamente falando, e conseguiu fazê-lo de forma que um público com variados níveis de entendimento é contemplado. Tudo a ver com divulgação científica. Parabéns!
Daniel, a ciência precisa de professores como você que consigam mastigar a coisa, afinal não foi tão difícil de entender, sou leigo curioso acompanho de longe essa história de onda/partícula há décadas e nunca tinha lido ou ouvido alguém explicar de forma tão clara. Parabéns! E obrigado!
Graças a Deus alguém desmistificando essa mistura de consciência humana interferindo no resultado de experiências. Isso tem tido interpretações muito subjetivas.
Desculpe, mas até onde eu sei até hoje o tema está aberto .
A mais famosa tentativa de explicar o curioso fenômeno foi a interpretação de Copenhague.
A explicação não é simples como quer fazer crer o vídeo acima .
Professor, um prazer descobrir suas aulas. Sobre dupla fenda... Alguém tentou ter duas fendas mas "apontando" o emissor de eletrons para uma fenda com e sem sensores?
Acho que é unânime, o seu vídeo é o melhor do RUclips sobre o experimento da dupla fenda. Extremamente bem explicado e acaba com os esoterismos.
Quando a física começar a explicar os " fenômenos" que acontecem dentro dos centros espíritas espalhados pelo Brasil e pelo mundo, aí começa ficar interessante...
@@fisicaprof.daniel Tipo quais ?
Parabéns pela forma objetiva de explicar !!!
Obrigado Jezer
Ai que delícia ouvir alguém explicando decentemente isso.... tá de doer por aí....
O melhor vídeo que vi no RUclips sobre esse assunto. Parabéns,
Obrigada 🙏🏻 maravilhosa explicação para uma pessoa q esta estudando mecânica quântica independente, eu estou aprendendo pesquisando e esses vídeos foram incríveis.
Ótima explanação sobre o fenômeno dupla fenda... até então estava preso em uma explicação de paranormalidade onde o observador interfere no resultado apenas pelo fato de observar... Agora é partir para uma boa explicação do fenômeno fantasmagórico de duas partículas
Melhor explicação q já vi até hj. Qto ao elétron talvez sem a observação ele não se mova em linha reta, talvez se mova em zigue zague, ou aspiral, ou sem forma definida, isso justificaria a mudança d comportamento qdo ele atravessa a fenda, talvez ele "esbarre" nas laterais da fenda e se dissipa como onda, e qdo ele é arremessado com o fóton então o comportamento muda pois ele está "agarrado" em algo
Disparado o melhor vídeo já feito em português sobre o assunto!!!! (Enviando pros meus conhecidos new-agers em 3, 2, 1...)
Professor Daniel , que didática boa , me fez entender agora 0,0000000000000001% da física .. já sai do zero … bacana .
Explicacao consciente e lúcida! Tem canal famoso aí que ta falando abobrinha. Obrigado professor pelo esclarecimento!
Phoda! Muito boa sua explicação!
Abordagem direta e objetiva, como nunca havia visto antes. Parabéns!
Professor Daniel, que tal ir um pouco mais "além" e satisfazer uma curiosidade de um leigo?!
Sugiro que faça um vídeo mostrando como são e como funcionam os equipamentos e dispositivos usados no experimento de dupla fenda, inclusive mostrando sua evolução, desde que foram criados até agora.
Tudo é consciencia! Só existe uma unica onda!
É incrível como fazem um bagunça e atribuem a pensamento positivo ou negativo ou algum poder mental ou até a mistificação. Não tem nada a ver. Excelente vídeo. Parabéns.
Por favor, faz um vídeo mostrando esses aparatos experimentais.
Se eu fosse um elétron com consciência jamais entenderia o mundo clássico kkkk . Parabéns pelas aulas !!!
Você explica super bem. Obrigada por tirar um tempo para compartilhar esse ensinamento tão poderoso. Gratidão
Observar, em qualquer definição, é interferir. Em última instância, linguisticamente falando, um objeto ganhou a qualidade de "ter sido visto por mim". Fisicamente falando, olhar pra qualquer coisa gera novas reflexões e sombras.
Muito esclarecedor professor! Muito obrigado!!!
Finalmente um que explica de uma forma que não é boba, show!
Eu só posso te agradecer. Hoje eu vou poder dormir a noite mais tranquilo. Eu sempre desconfiei daqueles divulgadores científicos, que fazem a física quântica parecer algo místico. Dizem querer popularizar a ciência, mas a intenção verdadeira é chamar a atenção, ganhar muitos "likes" e faturar em cima de quem quer aprender ciência.
Então, aí que está a questão: alguns fisicos dizem que o "observador" não interfere no resultado. Quem interfere é o aparato que foi colocado alí para observar. Mas quem colocou o aparato alí para interferir? Foi um humano, ou seja uma consciência. Quem pode desligar o aparato que interfere no experimento? Um humano, ou seja,uma consciência. Por conta disso que outros fisicos dizem que a Consciência interfere diretamente nesta questão quântica sobre a manifestação de ondas e partículas.
Muito bom raciocínio
@@faustofabianodasilva4667 Este raciocínio é o que muitos outros físicos afirmam ser a interpretação deste experimento, em relação à questão da Consciência e sua interação dentro do experimento.👍
O aparato não interfere. Só existe medição se houver um observador (consciência). Uma régua posicionada sem ter um observador para aferir a medição não está medindo nada. A matéria não colapsa a função de onda, o que colapsa é a consciência, que é um objeto metafísico (para além da matéria).
os fótons continuam influenciando as outras particulas enquanto nao tem ninguém observando, do mesmo jeito. não precisa ter um observador pra esse efeito ocorrer
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻excelente explicação!!!😍
Obrigado Lenise!
Obrigado professor por explicar sem essa mística toda em cima da física quântica, feita por gente que nem sabe do que está falando. Eu "quase" entendi essa dualidade. Abc
O melhor vídeo que assisti no you tube sobre o experimento, porém o fato de não ser onda e não ser partícula me deixa quase doido kkkk que assunto em...
Que homem sincero, q civilização preciso disso mesmo mais sinceridade! Excelente! Amei!
Muito bom o vídeo! Sem querer convencer ninguém sobre nada! Explicou o fenômeno e pronto!
Conheci o experimento da Dupla Fenda pelo filme "Quem somos nós" indicado pelo Prof. Hélio Couto e desde então mudou completamente minha forma de enxergar o mundo! Obrigada pelo esclarecimento Prof.!
Sinistro! Muito foda
Oi abelhinha :3 que prazer te ver aqui
Carai tú aqui?
Dualidade onda partícula é interessante mas gostei da explicação parabéns professor.
Olá. Amei o vídeo. Na infância quando eu vi Carl Sgan falando das dimensôes parecia que algo tinha clareado minha mente. Porém o tempo passa..e eu to na mesma. Com dificuldade em entender toda as projeçoes na minha realidade. A quantica pra mim é mas uma dimensão, cheia de incógnitas que podemos colocar pressupostos conhecimdos para delinear algo intangível....mas entender?! agora quero estudar mesmo pra ver se realmente existe um computador quântido. Será que estamos realmente falando de algo quântido?
Parabéns professor!
Me retirou a maior dúvida que já tive!!
Ótima explicação e ótimo conteúdo!!!!
Parabéns pela série de vídeos sobre o experimento sobre fenda dupla!!! Excelente explicação, desmistificando as "interpretações" de picaretas que se metem a físicos!!! Parabéns pelo trabalho!! Parabéns!!
Incrível sua didatica e paixão pelo o que fala, parabéns professor!
Muito obrigado Ketlen
Adorei sua explicação. Uma das melhores que vi. Parabéns! Toda explicação condiz com a chamada margem de erro da vibração no campo quantico.. É como se precisar de um lazer de raios gamma com frequencia no comprimento de planck para ter precisão de medidas.
Primeira vez que eu entendo esse experimento, obrigado
Que explicação brilhante! Muita gratidão por compartilhar conosco!
E é muito mais fácil encontrar explicações onde o "observar" não é explicado do que como você fez. Demorei um bocado para sanar minhas dúvidas quanto ao experimento da dupla fenda, e consegui com seus vídeos. Foi muito didático!!!
Esse é o (os) vídeo mais esclarecedor q já assisti sobre o assunto, e olha q não foram poucos rsrsrsr
Que vídeo bom!!! Assisti outro de uma PhD em física e tinha muita prepotência, sarcasmo e ironia pra contrastar com as informações equivocadas por aí. Aqui a informação é cirúrgica, profissional e sem discurso ad hominem.
Obrigado Henrique!
A melhor apresentação que eu já assisti da física quântica.
Excelente professor. Sou apenas apreciador da física e demais ciências e tinha essa dúvida quanto a definição do termo "medir" em física. Realmente muita gente define medir como observar. Grato pelo esclarecimento, que faz muito mais sentido. Excelente explicação, em uma linguagem simples e muito objetiva. A propósito, no dia em que Niels Bohr morreu, eu nasci. Queria que ele tivesse me passado um pouco de sua genialidade.
MUITO OBRIGADA POR ESCLARECER QUE NÃO NÃO NÃO TEM NADA A VER COM A CONSCIÊNCIA DO OBSERVADOR E SIM COM O INSTRUMENTAL DA OBSERVAÇÃO!!! UFAAAA!!!!
Olá! Poxa, que explicação maraaa!!! Eu nunca me liguei em física, e os seus dois videos me prenderam até o fim. Porém, qdo se fala sobre o misticismo nessa questão, não creio ser totalmente algo infundado. Eu entendi que se usa o termo "observar" apenas como uma metáfora para explicar o poder da nossa vibração, da nossa energia e da nossa mente. "Observar o experimento" seria escolher mentalmente o resultado, sendo assim, interferindo nele. Entendi que no misticismo esse conceito é usado para explicar o nosso poder natural e intrínseco de escolha em nossa vida, na capacidade que temos de mudar nossa realidade atraves da consciência (a escolha e a fé).
A propria Biblia fala conosco através de muitas metáforas. Um abração, apreciei bastante seu conteúdo e forma didática de explicar!
Caraca finalmente encontrei alguém que soube explicar de uma forma "entendível" o experimento da dupla fenda. Parabéns professor, adorei sua explicação.
muito boa a explicação, que inclui a epistemologia ou seja nossa forma de explicar o mundo é limitada a nossa linguagem ou convenção linguística sem a qual é impossível ter consenso sobre uma conclusão. O comportamento quântico está além da nossa limitação linguística logo precisamos conceitua-la dentro desses limites como um comportamento dual (onda-particula) pq não temos conceitualmente nada em nossa realidade macroscópica que corresponda a esse comportamento e consequentemente nem conceitos na linguagem que definam adequadamente esse comportamento.
Quero e vou repetir: melhor explicação 👏👏👏👏 obrigado professor
Existem muitas fantasias a respeito da Mecânica Quântica. Mas existem também os físicos que permanecem agarrados aos seus paradigma. Dependemos sempre de dos gênios que pensam além e, ao mesmo tempo, tem humildade pra saber até onde podem ir. Como Max Planck, o próprio Einstein que propuseram a dualidade para as partículas e a luz e os físicos do Concenso de Copenhagen que admitiram as dificuldades de entendimento do Problema da Medição em experimentos como o da Dupla Fenda.
Legal! Vou hoje mesmo procurar um terapeuta quântico.