A FÍSICA QUÂNTICA E O EXPERIMENTO DA DUPLA FENDA (Parte 1)
HTML-код
- Опубликовано: 20 ноя 2024
- ALGUNS LIVROS E TEXTOS USADOS COMO BASE PARA ESTE VÍDEO:
"Física Quântica: Entenda as diversas interpretações da física quântica" - Osvaldo Pessoa Jr.
"Física Quântica - Átomos Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas" - Eiseberg e Resnick - Ed. Campus
"Física Quântica - Entenda de uma vez - ou não" - Bruno Vaiano - Revista Super Interessante
"Convite à Física" - Yoav Ben-Dov - Ed. Zahar
"Física - Volume 3 - Eletromagnetismo e Física Moderna" - Alberto Gaspar - Ed. Ática
"The double-slit experiment" - Peter Rodgers em Physics World disponível em: physicsworld.c...
Este é o primeiro de 2 vídeos que tratarão desse assunto.
O experimento da dupla fenda é um dos mais usados pelos místicos pra falar bobagem. Neste vídeo vamos discutir a experiência da dupla fenda em profundidade relacionando com o que já sabemos sobre física quântica. Você vai finalmente compreender a questão da dupla fenda e principalmente não cair nas bobagens que são ditas por aí por coachs quânticos e afins.
De forma muito resumida: até o final do século XVIII dois modelos debatiam sobre a natureza da luz. Isaac Newton (partícula) e Christiaan Huygens físico Holandes ( defendia que a luz era onda). Em 1801, o físico britânico Thomas Young “resolve” esse problema realizando um experimento relativamente simples chamado de experimento de Young ou experimento da dupla fenda.
Em 1924, Louis de Broglie propõe que os elétrons (a matéria) tinha comportamento ondulatório.
Na segunda metade do século XX, este experimento foi pensado para estudar a difração dos elétrons (que, assim como a luz, deveriam se comportar também como onda). Obtendo assim uma percepção melhor da questão da dualidade onda-partícula.
Este experimento foi idealizado no início dos anos 60 pelo físico estadunidense Richard Feynman como um experimento de pensamento porque era absolutamente difícil realizá-lo (por conta do comprimento de onda do elétron). Trata-se do mesmo experimento descrito anteriormente (com a luz), porém usando elétrons ao invés de luz. Como de Broglie já tinha previsto, os e- se comportam como ondas, portanto, espera-se encontrar um padrão de interferência. Porém o comprimento de onda do elétron é muito pequeno...então é muitíssimo mais difícil fazer esse experimento com elétrons que com luz. Mas foi realizado pela primeira vez em 1961, pelo físico alemão Claus Jönsson.
Até aí, os resultados obtidos estão de acordo com a previsão de de Broglie (ondas de matéria), então não causaram grande impacto filosófico. Porém, em 1989, o físico japonês Akira Tonomura e sua equipe, na Hitachi em 1989 conseguiram realizar esse experimento usando um elétron por vez. Os resultados obtidos deram um nó na cabeça de todos. É isso que vamos discutir.
#fisicaquantica
#duplafenda
#dualidadeondaparticula
Conheci esse tema através do professor Hélio Couto. Obrigada pelo vídeo
Fica com o Hélio pois ele entende melhor
Hélio Couto = pseudagem
Pq pseudagem? O que HC, fala que os físicos nao diz?@@novaluz7324
@@fylfr5105 pessoas como o professor Daniel descobriram a mecanica quântica,
@@fylfr5105Você querer acreditar no que o Hélio Couto diz,não vai alterar a realidade(desculpe o trocadilho)do que a Física quântica realmente é!Hahahahaha
Esse vídeo é tão incrível que Bill Gates se baseou no reflexo da tela/monitor ao fundo do professor para criar o logotipo do Windows.
Billllgates ahhhhhhh
kkkkk nao consegui presta atenção na aula mas no win95no monitor kkkkkk
Caraca, achei que só eu tinha percebido isso kkkkkkkkkkkkkkk
O Windows é plágio do Mac. Foi na cara de Pau.
Kkkkk
Vizualiza a onda, e depois vira realidade material. Manifestação da realidade é algo incrível.
Gosto muito de aprender sobre física quântica, e finalmente encontrei aqui, uma explicação "decente" sobre este fenômeno tão comentado! Muito obrigada por explicar com clareza e didática esse assunto que até recentemente só era de interesse dos físicos. Parabéns! Agora vou assistir à parte 2! 😊 🙌
Esse foi a melhor explicação que eu ja escutei sobre o experimento da dupla fenda, a maioria dos professores dizem que o eletron interage com ele mesmo, agora aprendi que não, que é tudo probabilidde, muito bom, perfeito.
Essa condição de não se poder dizer o que vai acontecer com um elétron, mas ser possível fazer com uma amostra, me lembrou a psicohistória de Assimov, em A fundação! Onde não se pode prever o futuro de um único indivíduo, mas sim de nações ou grandes grupos sociais!
Obrigado pela ótima aula, o interessante é que são necessários muitos anos de pesquisas para mudar algo que está estabelecido, a Física Quântica é maravilhosa
universo auto consciente, e esta conciente da nossa conciencia e reage, nosa conciencia afeta realidade materia. 97% do DNA é foton fonon luz son telepatia .
As mentiras estabelecidas, você quer dizer, é isso que o sistema faz, quer o povo sem conhecimento, burro.
Excepcionalmente incrível sua explicação mestre, é de uma explicação formalizada com o contato natural de compreensão pela naturiralidade, além de promover a simplicidade da absorção desse conteúdo que é tão complicado pra ser entendido. Didática incrível, meu parabéns pelos ótimos conteúdos que propôs a ajudar a muitos, continue esse maravilhoso trabalho mestre.❤❤❤
Parabéns!! A melhor explicação sobre o experimento que tive a oportunidade de assistir!!! A utilização das imagens foi fundamental para entender. Muito bom!!
Estou fascinado com estes vídeos. Ensina física, ensina a história da física e ensina como o conhecimento científico é criado, um passo de cada vez, tanto os acertos e erros ajudando a construir uma compreensão maior. Excelente.
Professor você é muito fera. Claro e tem uma ótima didática. Assuntos difíceis de se entender se tornam possíveis, parabéns e obrigado pelo trabalho ! 👏
Simplesmente fantásticos os esclarecimentos dados pelo Dr. Daniel.
Há alguns anos venho coletando material na tentativa de ter uma compreensão mínima a respeito da física quântica (por pura satisfação - sou apenas um pequeno entusiasta).
Já vi muito material que absolutamente não contribui em nada, ou mesmo desconstrói, mas o que é colocado aqui nesse vídeo, e como é colocado (a linha do tempo que foi relatada colocado tudo no devido lugar) é FANTÁSTICO.
Claro que não está ao alcance de um completo leigo no assunto, mas acredito que a proposta desse material não tenha esse objetivo.
Agradeço profundamente pela luz que aqui foi colocada.
Parabéns!
Professor Daniel. Quero aqui parabenizá-lo pelo seu trabalho, um trabalho honesto, sem sensacionalismos, sem truques baratos, com bastante conteúdo e com didática extraordinária!
universo auto consciente, e esta conciente da nossa conciencia e reage, nosa conciencia afeta realidade materia. 97% do DNA é foton fonon luz son telepatia .
Graças a Deus! Primeiro professor que sabe explicar de modo objetivo e claro. Minha eterna Gratidão. Sou seu seguidor em Fisica.
Muito obrigado Silezio!
@@fisicaprof.daniel você é incrível, professor. Cansei de ouvir RUclipsr contando essa história do elétron dividir em dois
Parabéns, Professor, Daniel, simples, claro, didático e objetivo!
Obrigado!!!
Esse professor Daniel é muito show, até quem não gosta de ciência passa a gostar.❤
Quem não gosta de ciências é louco. Tudo na vida é ciência, tudo é devido à física e aos físicos, celulares, computadores, aviões, medicina moderna, etc, ou seja, tudo.
Esse vídeo é excelente. A física quântica é muito desafiadora, complexa e excitante. Eu que não sou da área de exatas gosto muito das suas explicações e entendo e me apaixono pela física. Parabéns por mais esse trabalho.👏😘
Muito bom.
Realmente poucos conseguem explicar esse fenomeno com tanta clareza, possivelmente por nao entende-tao profundamente.
Espetacular.
Que vídeo show!!! 😮Vou voltar aqui para ver diversas vezes 😍
Essa foi a melhor explicação da dupla fenda que eu assisti. Muito obrigada!
Eu que agradeço Cristina!
Parabéns professor pelo video. Muito esclarecedor e bem explicado, dentro do possível!! Fisica quantica requer mente aberta. MAs o senho r não falou sobre a intenção do observador. A Fisica com viés de classica refuta a ideia de o observador influenciar o resultado, mas as bases para isso ainda estão em cima de "Probabilidades", "Possibilidades", "Incertezas", "inexatidão" e etc, por isso, talvez, haja espaço para tantas teses que rolam por ai e que as vezes tem mais sentido do que a tese oficial.
Obrigado Marcos. O vídeo posterior a esse: ruclips.net/video/E7EsHajyyro/видео.html aprofunda no esclarecimento dessas questões.
Excelente aula, professor! Cara, vc tem uma clareza e didática incríveis. Parabéns!
universo auto consciente, e esta conciente da nossa conciencia e reage, nosa conciencia afeta realidade materia. 97% do DNA é foton fonon luz son telepatia .
Cada vez mais que se estuda o átomo e as "subparticulas" menos partícula encontramos ali. Tudo é vazio e onda. Mas a influência ideológica do ocidente, do materialismo científico, ainda insistem com essa coisa de partícula e matéria. Que são apenas estados particulares do que em essência é onda ou energia
Vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgivvvivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvgvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvgvvvvvvvvvgvvvvvvvgvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv7vvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvivivvivvivvvvvvvvvvvvgvvvgvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvgvgvgvvvvvvgvviv9vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvivvivvvvivvvvvivvgvvvvvvivivvcvvvivvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvgvvvgvivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvivvivvvvvvvvvvvvivvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvgv7vvivvvvvvgcivccvvvvvvivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvv7vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvcgvvvvivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgggvgvgvvgvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvcvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvcvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvgvvvvvvivvvvvvvvvvvvcvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvvvvvvvggvvvvvvvivvvcvvcvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvggvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvvvvcvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvcgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvivvgvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvgvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvgvvvgvvvivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvcvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvcvvvvvgvvvvvvvvvgvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvivvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvcvvvvvvvvvvvvcvvvvcccvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvcvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvcvvvvvvvcvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvgvvvvvvvvgvgvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvigvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvcvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvivcccccvvvvvcvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvcvvvvvvvvccvvcvvcvvccccgvvccccccccccccccvvvcvvvvvvvvvcvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvvvvvvvvggvvvvcvvvvvvvvcv6vvcvccvvcvvvcvvcvcccvcvccccccvcvvvvvcvvvvvvvvvvvvvvvvgvvvgvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvcvvcvvvvvcvvccvvcvcvvccvccccvccccccccvcvcccccvcvccccvvvvcvvcvvvvvvvgvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvcvvvcccvccvccvcccccccccccvvvvcvvcvccccvccvcccvcvvvcvvvvccvvvvvvvvvvvvvvvv7vvvvvvvvvvvvvccvvvvccvvvcccccccvvvccccccvvvvccccccccccccvvcvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvcccvvvvvcvvvvvvcccccvcvcccccccccccccccccccccccccccccccccccccccvvcyvcvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv6cvccvvccccccccccccccccccccccccccccccccccccvccvvcvvvvvvvvvvvcv7vvvvvvvvvvv6vvvvvvvgvvvvvvvccvcccvcccccicvccccvccvcvvvcccccvcccccccvvvccccccccvcvvvcvvccvvvvvvvcvvvvvvvvvvvvvvvccvvcvvvcviccccvviccccccvvccccccccvccccccccvcccccccccccccbuffet 7vvg7gggggggggggi6gggggcgggggcgccccggyggg76gcggggggggggggggggggggccggcggcccggccccgcggggvg6cc6cccgccgccgcccccgccgcccggc6cgcccggggvvg7gggggggggggi6gggggcgggggcgccccggyggg76gcggggggggggggggggggggccggcggcccggccccgcggggvg6cc6cccgccgccgcccccgccgcccggc6cgcccg 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 ccccuccvcccccycccccccccccccccc6ccycc6ccccccccccccc7cccccc6ycccccccccccccccccccccccccccccccccc67c7c76cccccccccccccccccccccc6ccgc7cccccccccccccccccccycccycccccccccccccccccccccccccccccgccccccccctccgcccccccccccccc6c6cccccccc7cccccccccc6cccccc6cccccccccccccccccccccccccccccccccccc6cc6ccctcccccccccc77ccccgcccciccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc6ccccccccccccccccc7c6ccccccc
Pois é você fez a mesma coisa: levou tudo para o lado metafísico. Ninguém na Física afirmou que particula não existe. Sua conclusão está equivocada.
Energia é trabalho, não é uma força, mais sim o resultado de uma força, ou o trabalho causado pela força.... e acho que você não entendeu o materialismo, se a essência do átomo é uma onda, ainda é materialismo, afinal estamos trabalhando com o concreto e não com o metafísico hipotético ou até fantasioso, ainda estaríamos partindo da realidade para entender o mundo e não de ideias.
@El dissidente onda não é a mesma coisa que oco.
Queria saber onde tão ministrando esse Marxismo quântico aí
Achei muito interessante e gentil o Sr apontar livros sobre o tema. Muito grata!❤
Muito obrigado! Sua explicação me permitiu perceber com clareza este fenômeno! Parabéns pelo seu trabalho!
universo auto consciente, e esta conciente da nossa conciencia e reage, nosa conciencia afeta realidade materia. 97% do DNA é foton fonon luz son telepatia .
Sensacional, a melhor explicação até agora 😊
Tô passada, chocada!! 😮😮😮 que explicação maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!❤
Maravilha de explicação!!! Parabéns
Resumindo: o mistério continua 😂😂😂
Muito bem explicado. Mas realmente quanto mais testes... Mais a coisa fica interessante
Gratidão, impecável explicação
Finalmente um professor que explica quântica com lucidez. Sem viagem na maionese de o elétron interferir nele mesmo ou estar simultaneamente aqui e ali. Fora os que dizem que ele viaja pro passado e pro futuro
Excelente explicação. Eu como professor e pesquisador, confesso que sempre senti dificuldades em explicar a MQ. A sua sequência didática e com referências históricas, foi soberba.
Obrigado. Explicar física quântica é sempre um desafio.
Muito bom o vídeo, curso química ⚗️
Maravilhoso...assisti tantos vídeos mas só aqui entendi !!! Gratidão
Eu que agradeço!
Boa Noite professor . Gostaria que tivéssemos mais aulas pois faz ja algum tempo que não vejo no RUclips. Abraço.
Vídeo muito satisfatório.. obrigado!
Primeira vez que entendo essa questão da dualidade onda particula. Obrigado pela explicação.
Bela explicação. Parabéns
Obrigado!
Excelente vídeo. Parabéns!
Obrigado!
Muito bom, foi a melhor explicação que já vi.
Das duas, uma: ou o experimento da dupla fenda revela que a natureza subatômica seja inacessível à física clássica ou simplesmente mostra que o modo usado para enxergar os elétrons seja inadequado e esteja contaminando o resultado da mensuração. Eu aposto na primeira hipótese.
Eu já conhecia o tema, porém sua explicação foi a melhor que já vi
Muito obrigado Fe
Inscrito, até que enfim alguém que explicou de forma que finalmente o ANTA aqui entendesse.
Obrigado Ricardo. Fico feliz em saber que vc compreendeu a ideia.
Parabéns mesmo. Realmente explicou sem picaretagem. O melhor, ou entre os melhores aqui no YT.
Existem algumas dúvidas de física que eu tenho e gostaria de perguntar a um físico capacitado assim. Se tivesse como seria muito bom...
obrigado professor
Muito bom. Teoria complexa explicada de forma a entendermos como leigo.
Mais didático que isso é impossível... Ganhou mais um inscrito.
Fantástico Daniel! Muito boa sua abordagem, excelente explicação, generosa sua contribuição. 🎉
Vídeo essencial, muito importante ainda mais com a linguagem acessível.
Primeira vez que entendi esse experimento. Já tinha visto outro vídeo e lido sobre mas não ficou claro como agora!
O mal dessa aula é que ela acaba...topppp
Obrigado Denize!
Melhor explicação Hélio couto
Faltou explicitar que o comportamento da Luz ao passar pela dupla fenda é um quando em observação direta, e outro quando não há observação.
No final ele deixou uma mensagem, será no próx vídeo.
vei qual a lógica diss?
As vezes a intromissão do Google faz bem. Comentei sobre este assunto a uns dias atras, não sabia o nome do experimento ai vem o youtube e me indica o canal.
Que doideira.
Professor, mais um inscrito.
Otimo conteudo e didatica. Parabens.
Muito obrigado Armando! O Google às vezes dá uma dentro. hahahaha
Meu irmão ,vc e uma das pessoas mais inteligentes ,sinceras ,óbvias ,etc............
Gostei de vc .real não dá pra ter certeza de absolutamente nada .
Minha opinião .1 : partícula .
2 : comunhão . Ondas elétricas imensuráveis
Obrigado Wanderson!
Foi muito instrutivo, obrigado. Vou para a parte 2 agora.
Professor, escrevi em 2018 um artigo sobre um motor com base na mecânica quântica. (por enquanto fictício). Já apresentei para duas "universidades particulares" e cagaram. Vou ter que entrar na federal para ter meu artigo analisando.
Recomendei para meus alunos! Obrigado.
Nossa! Enfim um vídeo honesto sobre isso!!! Parabéns!
Excelente trabalho professor! Gratidão 4ever!
Eu fiquei curioso a respeito desse assunto porque em 2023 eu vi um tik tok sobre isso e fiquei muito confuso.
Obrigado professor pela excelente explicação.
universo auto consciente, e esta conciente da nossa conciencia e reage, nosa conciencia afeta realidade materia. 97% do DNA é foton fonon luz son telepatia .
Traz a parte dois,vídeo muito explicativo e fácil de se entender
Melhor explicação que encontrei, muito devido ao fato de vc ter explicado separadamente as variações do experimento. Acho q seria de igual valor fazer uma explicação cronológica colocando experimentos e teorias. Por exemplo: você mencionou a teoria da incerteza. Ela surgiu antes ou depois do experimento de young? Quando a gente não sabe essa ordem fica difícil acompanhar de maneira mais precisa o raciocínio.
o experimento de young foi realizado em 1801 e o Werner Heisenberg nasceu 100 anos depois.
Excelente explicação.
Excelente very good!.
Muito obrigado professor Daniel. Excelente explicação.
Resultado individual com cada partícula. Ele separa a vida da experiência, ou seja, somos atômicos, mas quando se vai para o laboratório tudo modifica ao bel prazer do cientista.
Facilidade pra entender sobre elétrons ❤🙏🏻
Esse video ta dificil, vou assistir ateeeeeeeeé entender tudinho. Obrigada
Excelente aula❤
Muito bom. Excelente qualidade do vídeo e explicações.
Muito obrigada!
Parabéns pela excelente aula. E o mais incrível, que é verdadeiramente sem picaretagem e muito acessível e didática. Forte Abraço!
cada vez mais confuso, mas é maravilhoso como a natureza tem seus mistérios...e alguns sensacionalistas dizem que já foi executado o tele transporte, se não se sabe nem mesmo onde está a partícula básica que é o eletron, imagine as outras! ouvi em documentários que o fotos e o elétron assustadoramente assume as duas formas...mas suponho que entendi a dualidade registrada no anteparo, grato prof
Parabéns a sabedoria do professor, mas no entanto nao provou porque é onda algumas vezes e outra é partícula, pois existe o observador 😂, mas blz se ele acha que provou .
Muito bom Professor
Parabéns pelo vídeo.
Vou ter que assistir de novo 😄
Muito obrigada
Diga se faz sentido (desculpe meu grosso modo de dizer).
O campo em que o eletron interage no ambiente tem algumas "ranhuras", ou o eletron ao percorrer o campo deixa essas ranhuras por algum tempo, com distancias minimas pre determinadas, como um rio se formando, gota por gota, que se dividem em algum momento criando caminhos diferentes "aleatoriamente", mas que quando possui um fluxo maior formam padrões de acordo com a topografia.
Sendo a interação do eletron com o campo o responsavel pelo padrão de interferencia.
Se o campo for igual em todo lugar, então o padrão vai sempre se repetir.
Não entendo de física quântica, nem de formações de rios. Isso é só um experimento mental para tentar explicar algo que imaginei aqui.
Excepcional
Obrigada aprendendo,👋
Eu que agradeço Maga!
Excelente 👏👏👏👏
Obrigado Alisson
muito elucidativo,grato
Professor Daniel, não pare com seus vídeos 🦋
Parabéns 🎈🎊🎉🍾
Esses vídeos são maravilhosos demais... Entendi algumas coisas, mas não tudo pq enfim, física quântica né... Se nem schrodinger e os outros entendeu imagina eu!!
Entendi agora melhor explicação
Como se exclui a possibilidade de o elétron/fóton estar sofrendo interferência do material que compõe a fenda?
Imaginando que o material poderia atrair ou repelir, ou interagir de qq forma, afetando o resultado do experimento de dupla fenda.
Valeu!
Legal a sacada do logo do Windows no monitor atrás, no cenário. Independente de ser proposital é legal.
Vídeo fodástico, só duvido que os caras consegue manipular eletrons individualmente.
Parabéns Daniel, sempre inovando e com uma didática nota mil!!!
;)
Esse professor eu tinha que ter conhecido na 7° série, eu iria encher ele de perguntas todos os dias .😊
Um dos homens mais sábio disse só sei que nada sei. Porque sabe que o sim de hoje na ciência poderá ser o não de amanhã.
Verdade, Sócrates disse isso.
Que vídeo maravilhoso 🧡
universo auto consciente, e esta conciente da nossa conciencia e reage, nosa conciencia afeta realidade materia. 97% do DNA é foton fonon luz son telepatia .
excelente. só um reparo: Huygens e Newton polemizaram no século XVII, não no XVIII
Gostei muito da explicação, não sabia que tinha sido feita a experiência de 3 formas diferentes. Gostaria de aproveitar e perguntar uma coisa que me intriga, como descobriram o número atômico dos elementos? Creio eu que não é possível enxergar nem protons muito menos elétrons. Foi feita uma medida matemática? E como saber quantos elétrons existem em cada camada? Ou tudo isso é uma suposição? Nunca vi uma resposta pra isso.
Ansioso para ver este vídeo inteiro!
Já vou marcar aqui e não perder.
Um ponto de vista dentre infinita possibilidades.