Sob o ponto de vista da percepção cotidiana normal, o espaço parece ser perfeitamente compreensível, mas o tempo não. No entanto, embora o tempo pareça nos empurrar constantemente para o futuro, só o presente é real. O passado só existe na nossa memória e o futuro, por mais que nos movamos em sua direção, ele jamais chega, pois só conseguimos perceber o presente como real, tal como quando nos movemos em direção ao horizonte, sem jamais chegarmos a ele.
Isso configura um problema não menor a tal "percepção cotidiana normal" de modo que uns poucos segundos no fogo parecem minutos e momentos prazerosos longos tendem a passar rápido, essa subjetividade também entendemos como passado e futuro é a intensidade da atenção focada a cada memória é o que nos permite proximidade ou distância dos fatos reales.
O Tempo também pode ser interpretado de diferentes formas. Veja: alguém que está à 100km/h num carro tem uma percepção diferente do cara que está fazendo uma simples caminhada pelo bairro. O tempo definitivamente não existe
Excelente tema de estudo. Quando eu fiz meu Doutorado em Adesivos no laboratório de Poimeros da UFRJ, ensaiava CP em adesivos Epoxi para construir a Curva de Relaxação da Tensão ao longo com Tempo na Escala Logaritmica do material para vária Temperaturas que transformava em Tempo através do deslocamento (shift) pelo coeficiente WLF ( Willian, Larry & Farry) onde alem da deformação no Espaço Tridimensional eram avaliadas outras duas dimensões fisicas: Tempo e Temperatura. Certa vez a maquina de ensaio parou de funcionar e eu tinha feito para algumas temperaturas de -30 graus até a temperatura limite de 120 graus. De posse dos graficos abandonei o Espaço Dimensional 3D e fiz uma regressão linear para o Epaço Tempo-Temperatura e consegui completar a Curva de Relaxação nos trechos inexistentes. Quando a Maquina voltou a funcionar fiz os ensaios faltantes e comprovei que o calculo da regressão estava correto. Isso prova que os materiais possuem pelo menos mais 2 dimensões além das 3 dimensões espaciais.
Preciso ver os dados da sua tese para afirmar. Mas baseado apenas no seu comentário você mostrou que as dimensões são f(tempo), g(temperatura). Assim como a pressão é função de uma força sobre área. E isso vale para a resina epoxi onde é sabido existir uma relação de deformação X temperatura X tempo. Pois essa relação surge em outros matérias pela própria reorganização atômica influenciada pela alteração da energia via temperatura, por isso a água ferve. Uma prova precisa ser aplicável a qualquer situação.
Se repetir teu experimento com um diamante vai obter uma variação mínima nas dimensões que são descritas pelas leis de dilatação volumétrica da física. Mas a dilatação volumétrica não é uma dimensão, logo sua prova foi falseada e não é uma prova.
@@jcprestes Acho que seria mais prudente denominar essas grandezas que o colega relatou como "domínio" e não como "dimensão". Então ele observou uma dinâmica dentro dos domínios do tempo e temperatura.
Que pena programas, vídeos como este não passarem em canais como a globo. O povo seria outro! Parabéns pela aula que tive aqui... sou matemático... e concordo e estudo tudo no que falaste aqui e MUITO BEM DITO por sinal! Parabéns meu amigo!
@Alysson Costa se o tempo não existisse você teria hoje a mesma idade que tinha quando nasceu. O tempo nada mais é do que: a medida da existência de toda e qualquer coisa.
Isso. Tem vez que sonhamos bastante e parece passar muito rápido, só que foi a noite inteira. Também pode sonhar muitas cenas e ter passado apenas 5min... vária bastante o "tempo" enquanto sonhamos.
@@zupery9588 a noite inteira foi com relação ao tempo dormindo. Tvlz não ficou bem formulado o texto. Uma noite interna dormindo e vários sonhos que se passaram em segundos e a outra citação foi muitos sonhos (tvlz a mesma quantidade do caso anterior) que no tempo real passou apenas 5 min.
Eu mesmo ainda n entendi nada o título diz q o tempo não existe daí ele fala sobre o tempo algo q não existe como assim? Afinal entendi nada alguém me explica
Vê no canal Ciencia todo dia, vai ve a explicação do Pedro te serve melhor. É assim mesmo, tem temas que são difíceis de entender de modo suave. Tentar ve outras explicações e reveja, reveja e reveja que uma hora vai
@@alehcostta6896 Os caras viajam pra enfiar coisas nas nossas cabeças. O que existe é o que conseguimos experienciar em nossa vida. Teorias e explicações sem aplicação real não existem.
@@alehcostta6896 vou tentar explicar de forma bem simples, o tempo nada mais é do que o movimento, até mesmo a forma como a gente contabiliza ele é pelo movimento exemplo o dia é o tempo em que a terra demora pra dar uma volta ao sol, o nosso envelhecimento nada mais é do que um processo físico de desgaste dos nossos cromossomos ( e algumas outras coisas). pq consideramos o tempo como uma quarta dimensão? Vc já jogou batalha naval ? E um jogo de duas dimensões onde vc fala uma coordenada x e outra y de forma que o encontro delas da um determinado ponto, exemplo a coordenada 5B, assim vc tenta acertar um barco, entretanto em vez de pensar que está jogando com barcos agora vc enta tentando acertar um avião, então além das duas cordenadas vc vai precisar dizer a altura dele logo vc vai ter que dar as 3 cordenadas ( dimensões) entretanto o avião está em movimento então vc precisa de uma quarta informação para acertar ele, que seria em qual tempo ele está em determinado lugar, por isso dizemos que o tempo é a quarta dimensão
Eu leio e estudo, dentro das minhas limitações, essa questão do tempo há muitos anos. A sua analogia é inédita para mim, e a achei muito interessante. É uma extrapolação muito bem feita das comparações entre indivíduos num espaço 1D, 2D e 3D. Mas são apenas aproximações, embora valiosas. A mim parece que só temos, realmente, capacidade de introduzir o vetor Tempo matematicamente. Nessa linguagem ele é compreensível e utilizável. Fora dessa linguagem eu acho que é o mesmo que descrever uma maçã para alguém que nasceu cego. E nesse caso o cego ainda tem a enorme vantagem do tato e paladar. Para o Tempo, e vários outros fenômenos, nem isso temos. Mas a sacada do Einstein foi, realmente, inacreditável. A gente não vê, mas conhece sua integração, seus efeitos e como é afetado. Provavelmente é o máximo que poderemos, literalmente, enxergar. Mais além acredito que só com a matemática.
Concordo. Enxergar tais efeitos vão além da capacidade humana, assim como você disse talvez só tenhamos conhecimento destes eventos através da matemática, nem mesmo a tecnologia seria capaz. É um tema muito complexo e intrigante.
A questão do tempo é um tabu. Não acredito na existência empírica do mesmo, acredito na sua existência subjetiva. Cito como exemplo a própria linguagem. Dizer que ela, a linguagem, existe é um erro. Contudo é ela a linguagem fundamental para a nossa compreensão uns com os outros. Mas dizer que ela existe por ser ela um exigência da comunicação não a materializa. Em outras palavras ela é necessária para nossa comunicação mas não se materializa por esta concepção. Digamos que ela é uma exigência do nosso intelecto que busca orientação para se situar. Do mesmo modo é o tempo. Quando há uma interação espacial se torna insignificante nossa compreensão e localização temporal. E digo mais, é justamente esta compreensão a crença limitante que dificulta uma melhor compreensão do espaço. Pois quando algo parece se comportar de forma irregular a nossa compreender criamos uma outra concepção para dar nome à esta nova anomalia de algo que não existe em si mesmo. O que traduzido nada é que um fenômeno derivado de prioridades distintas que não se atem a conceitos que criamos para nossa localização e comunicação.
Eu entendi da seguinte forma: a somatória das velocidades dos vetores das 4 dimensões é igual à velocidade da Luz. Por isso, em caso de deslocamento em maior velocidade em determinado vetor, obrigatoriamente os outros vetores têm de reduzir suas velocidades, para que a somatória continue igual à velocidade da Luz. No mesmo raciocínio, caso se desloque à velocidade da Luz em determinado vetor de espaço, os outros vetores, inclusive o do tempo, têm que ser zero, para que o total continue igual à velocidade da Luz. Por isso o tempo é igual a zero quando nos deslocamos no espaço à velocidade da Luz.
Só de pensar que há uns 17 anos atrás quando era criança hj com 27 anos nunca imaginei que iria aprender coisas que supera a imaginação, virava RUclips ajuda muita gente
Que obra prima!!! Estou de queixo caído!!! Que conteúdo cara, vc não encontra isso nem nos documentário premiados, o melhor de tudo que nunca enxerguei o tempo é o universo dessa forma, Parabéns!!
Caro Denis Ariel, tenho certeza que o tempo é uma outra dimensão. Na adolescência já li o livro de Gamov e sempre tentei entender o que Einstein e muitos outros diziam e mudaram no mundo. Achei sua explicação linda, já não tenho como fazer contra-argumentações e sim admirar e sonhar com o tempo que já passou para mim e sonhar com um vetor em mim e poder viajar bem próxima através da vel. da Luz..
Recomendo a leitura do livro "O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza" de Ilya Prigogine, prêmio Nobel de química e pai da teoria do caos. Nesta obra Prigogine mostra, em discurso sublime da filosofia natural, que fenômenos naturais irreversíveis têm um caráter construtivo na natureza, marcando definitivamente um linha do tempo que caminha apenas para frente. #ficaAdica
Quase isso. Tehom e o deus do caos. E Tudo ciclico. Enquanto nao descobrirmos da a verdade e porque deus ou Tehom esconde o primeiro Espirito. Espirito Yahuah e o verdadeiro.
Do meu ponto de vista, faz sentido o que vovocê diz. Além do mais precisamos nos preocupar em como vamos levar aquelas pessoas que são importante para nós na mesma velocidade que estamos.
Excelente vídeo, minha cabeça vervilhou. Não gosto muito de comemorar os anos de vida porque percebo que o tempo é um vilão (no bom sentido) damos tanta atenção que esquecemos perceber a verdadeira realidade. Viver o presente. Parabéns!
O tempo não existe, voce só acredita que existe porque ver as coisas mudarem como exemplo pela lei da termodinamica, nossos atoms, ficam fracos, eu tenho algumas teorias, do tipo, envelhecemos porque o motor que faz crescer, manter jovem envelhece por causa do atoms que sofrem fusão e conversão.
@@DDIEGOO16 Eu acho que somos oque nos imaginamos ser , eu tenho 26 anos mais me sinto um garoto as pessoas me acham mais novo por isso sempre me dão 10 anos a menos de idade, somos oque queremos ser e sempre seremos
Todo vez que estou desanimado, eu penso comigo, a vida é somente um jogo, e quem esta jogando este jogo acabou de começar e nós que estamos sendo controlados parece uma eternidade...
@@muka_br vc realmente queria encontrar resposta para uma das maiores incógnitas da humanidade, em um vídeo do RUclips? O jovem e sua necessidade incessante de querer resposta fácil pra tudo
Antes que Albert Einstein descobrir a relatividade do tempo, alguém já o tinha relativizado : " Mil anos é como um dia, e um dia como mil anos" a quase 2 mil anos atrás, Pedro era fera!
@@GOIANO_062Goiás Sim! Pedro faz a citação e expressa seu conhecimento a cerca de Deus e em relação ao tempo. -Quem cita e tem o entendimento? Pedro! -A respeito de quem Pedro fala ? De Deus! - Onde isso se revela? Na Bíblia! Porém ! Há algo ainda maior que esse entendimento. Deus não só desdobra o tempo, ele é o próprio tempo. Deus é o principio e o fim, ou seja, tudo começa e termina nele, e é exatamente por isso que ele vai e vem no tempo ( em si mesmo). Quando o homem souber o que é o tempo, saberá quem é Deus, e todo mistério se acaba, a questão é: O homem quer entender Deus usando os métodos errados, a ferramenta cientifica é a própria metodologia cientifica, por essa metodologia você discerne a matéria existente nessa dimensão. A dimensão espiritual de discerne pelas ferramentas espirituais, e a metodologia da espiritualidade se desenvolve pela ferramenta da Fé. Sem Fé você não ultrapassa as menores partículas da matéria, o interessante é que, após a Fé vem os fatos revelados aos sentidos, e um novo degrau acima da Fé se revela, pois quando passamos a observar o espiritual por nossos sentidos, a questão já não é mais subordinada a Fé, vira fato concreto, a Fé é somente o pontapé inicial para que se avance para novos níveis. A máxima evolução da metodologia cientifica esbarra na menor partícula da matéria restrita a nossa dimensão, é exatamente por isso que espirituais experimentam coisas inalcançáveis a ciência comum. Enquanto a ciência não entender que para alcançar um novo nível de conhecimento é preciso trabalhar com novas ferramentas, teremos uma ciência cega palpando somente os objetos dessa dimensão.
"O hoje é apenas um furo no futuro por onde o passado começa a jorrar", disse Raul Seixas em uma de suas músicas. O cara era um gênio e o seu canal também é genial, meu amigo. Adorei o conteúdo, já me inscrevi e vou indicar para os meus filhos. Abraço e bom trabalho.
Cara, fez total sentido pra mim... chego a pensar na "visão" de quem estaria de fora do tempo/espaço.. e assim como enxergamos quão longo é o horizonte, tambem se enxergaria todo o filme do mundo ao passar de eras, Passado e futuro.
Vídeo Sensacional!!! Extraordinariamente bem explicado! Merece muitos, muitos likes! Falar do tempo, fez-me recordar um pequeno verso que li em um de meus livros escolares de Português. De forma poética retrata uma dura verdade, sobre a qual não temos controle. Temos apenas uma superficial compreensão da direção que o tempo nos leva... O Relógio "Diante de coisa tão doida Conservemo-nos serenos Cada minuto da vida Nunca é mais, é sempre menos Ser é apenas uma face Do não ser, e não do ser Desde o instante em que se nasce Já se começa a morrer." Autor: Cassiano Ricardo
Na trabalhosa obra "Critica da Razão Pura" de E. Kant - a explicação de espaço/tempo é algo muito interessante. Segundo o filósofo, o espaço/tempo são propriedades internas que nos possibilitam compreender o exterior. Ela é a função da faculdade sensível. Não existe nem tempo nem espaço porque não são propriedades que a intuição tem conta como algo perceptível. O calendário, o relógio, as horas, minutos e segundos, são criação do homem para se posicionar melhor e se organizar no mundo. Imagine você viver sem um calendário ou noção das horas... Chamamos de espaço, tudo aquilo que está entre dois objetos, duas matérias. Mas se tirarmos todos os objetos, o que podemos chamar de espaço? O tempo, compreendemos como algo que marca todo nosso movimento no mundo. Só que não exterior a mim. Já perceberam que quando criança os anos demoram a passar, e quando mais jovem ou adulto a noção de tempo acelera? Tipo: depois que cheguei nos 28 anos, tudo foi muito rápido... o tempo passou ligeiro. Isso também se deve a aos primeiros anos de atividades das faculdades no desenvolvimento da nossa percepção. Quando a gente é criança, para nossa mente, muita coisa é nova. Já quando adulto, tudo tá meio que codificado. Já houve uma grande adequação das coisas. Por isso achamos que tudo está mais rápido a nós em termos de tempo.
É uma boa visão, mas as horas, dias, semanas, anos nada mais são do que unidades de medida para o tempo. Ou seja, é a maneira que o homem achou de medi-lo, assim como o Metro mede a distância. O tempo existe de fato, só não entendemos direito o que ele é
@@humberto61573como você pode dizer que o tempo existe se você não pode o provar? Animais agem de maneira instintiva, sabem o momento certo de atacar ou fugir devido ao seu rápido trabalho mental em interpretar comportamentos reais, não existe um relógio na cabeça de esses seres. O mesmo passa com nós, simplesmente somos, nascemos, crescemos, morremos devido somente ao comportamento natural de nosso organismo. Porém, para melhor compressão dos fatos e do que passa ao nosso redor, precisamos estabelecer medidas para termos um referencial (famosa frase no campo da física). Sem isso, viveríamos uma completa desorganização.
Canal INCRÍVEL. Sempre soube que na internet existia assuntos interessantes, porém, jamais imaginei que existiria algo tão genial e perfeito como este canal e seus temas abordados. Parabéns completamente incrível! Vou recomendar a todos que se interessam nos assuntos.
A quantidade de visualizações e curtidas denota a quantidade de pessoas que entenderam alguma coisa da teoria. E olhe que essa foi uma das melhores explicações.
Bom dia amigos do canal! 💜 O Universo é todo interligado. Todos nós interagimos (mesmo sem perceber) com todos e tudo o q existe no universo. Muito obrigada ao Canal Astrum Brasil por mais um aprendizado! 🙋🏻♀️
Quando estudamos a física quântica, conseguimos perceber um pouco essa interligação, que vai muito além de um contato físico e sim de alguma força/energia/poder divino que provoca uma interação entre os corpos, mesmo com a humana impressão de uma não provável comunicação.
@@dvaquino1 Que bom q vc gostou do meu comentário. Acho q ainda vai chegar o tempo em q a física quântica nos revelará aquilo q todos nós entendemos hj como "mistérios"! 💜
O filme Interestrelar de 2014, mostra de forma muito interessante o tempo como sendo uma quarta dimensão, para mim o melhor filme de ficção científica já feito até hoje. Teve a consultoria do físico renomado Kip Thorne, ganhador de vários prémios, entre eles o Prêmio Nobel de física em 2017. Quem ainda não assistiu, vale a pena mesmo.
@@waltervidal658, sim, só que em 2001, dentre inúmeros fatos curiosos, ele mostra numa óptica de que o universo, sistemas solares, sistemas celulares são “construídos” num padrão de arquitetura muito semelhante, só mudando as proporções ( dimensões ) . . Mas que a natureza segue uma “fórmula” . .
Estou há anos tentando compreender o mínimo possível desse assunto e seu vídeo me fez entender como se eu tivesse sido atingido por uma magia de sabedoria. Abriu uma chave de raciocínio na minha mente!. Excelente conteúdo. Que o Brasil cresça cada vez mais nos conteúdos de astronomia, pois temos muitas pessoas talentosíssimas! 💛
Estamos viajando no tempo sem nunca sairmos do presente!! No dia que mudarmos essa incógnita, aí sim sairemos do presente e viajaremos para o passado ou futuro, acredito que isso possa ser feito em um futuro próximo...
Perfeita essa explicação! Nunca consegui entender direito a física e suas teorias explicadas através de cálculos complexos a o nível médio de inteligência, porém sempre quis intender a respeito do Tempo, sendo explicado por alguém que simplificasse ao máximo essa hermenêutica. E o próprio tempo trouxe essa explicação até mim. Como nada é por acaso, quero agradecer ao canal por essa maravilhosa explanação, obrigada!🙏🌈💚🤗
*Estudei sobre o tempo à 5 anos, já montei TCC baseado nisso. E após tanto estudo descobri sobre o que é o tempo, e o tempo nada mais do que a alteração perceptível externa e internada do mundo, interligado a nossa capacidade de memorizar e armazenar tudo, através dos 5 sentidos humano* Ou seja, para existir o tempo é necessário haver reação sobre todas as coisas existentes, junto a nossa existências, capaz de captar essa mudança, e armazenar tudo o que houver antes, o que acontece agora, e o que poderá acontecer futuramente depois, através da reação de todas as coisas. Espero que tenham entendidos.
É como se fosse antes um sintoma mais do que uma grandeza mensurável. O primo afastado que todos temos mas nunca o conheceremos. Parece pertencer à biologia inteligente. A uma pedra, uma árvore, golfinho, border colie, elefante, corvo ou supernova não se lhes pede esta consciência. A entropia parece ser uma história filosófica interessantíssima , não procurando objetivamente explicar o tempo, dá-nos ideias como dinâmica, movimento, transformação, vibração ou rotação. Não há aqui nada de estático ou estupidamente vazio nem a caminho disso. Muito antes pelo contrário. Até parece mesmo o tempo que andam para aí a discutir.
Não fosse a porcaria da quântica vir estragar a festa. E a lógica binária da computação atual está tão explorada, tão sobrecarregada, a física dos materiais a aproximar-se dos limites tão depressa, os consumos energéticos tão elevados, que até a própria Lei de Moore parece ter os dias contados. Curiosamente os computadores São Sebastião (perguntem a um português quem foi este santo, anjo, sublimação do éter ou lá o que é), uma evolução do computador português para crianças Magalhães (perguntem a uma criança portuguesa, hoje adulta, quão útil lhe tem sido na vida o bafejar daquela tecnologia sobre suas pessoas. Ou então ao José Sócrates, mas aviso já que ele vai mentir), prometem vir salvar-nos do jejum de conhecimento entretanto instalado. Mas são quânticos, e é sabido que esta coisa quantum tem um diferendo em aberto no tribunal do universo com a gravidade de Einstein. Até que descubramos o embuste, ou inventem outros computadores, jejuaremos de conhecimento. Mas também não deve ser preciso suar muito, pois o Biden, o Putin, o chinês, o iraniano, o indiano, o camano, o catano e o sicrano vão rebentar com isto tudo. E aquilo do nuclear ainda aleija bolas. E deixa um gosto a lâmpadas queimadas na boca. Não deixa assim um cenário ou espaço poéticos para pensar nestas coisas bonitas. E não tá assim por aí nenhuma entidade, força ou bruxedo que nos obrigue a ser estúpidos. Que eu saiba, pelo menos. Parem lá com isso vá lá, deixem a porcaria da PlayStation que provoca epilepsia, que por sua vez empurra o dedo para o gatilho venenoso.
Excelente vídeo. Alguns vão se perguntar: por que acordado o "tempo" passa lentamente e dormindo passa rápido? Mas aí que está, o tempo passará igualmente para quem está acordado e para quem está dormindo, o que vai diferenciar será a precepção do tempo. Da mesma forma quando estamos fazendo algo que gostamos muito e não notamos essa diferença.
Parabéns Denis. Levando em conta que este assunto é muitíssimo carente de meios palpáveis para ser explicado didaticamente para leigos considero que esta explanação ficou perfeita. Considero que o conteúdo do teu vídeo ficou absolutamente compreensível para toda e qualquer pessoa que faça algum esforço para entendê-lo. Lembro de que este tema foi explorado em um episódio da célebre série Cosmos dos anos oitenta mas considero que esta tua explicação preencheu algumas lacunas deixadas pelo saudoso Carl Sagan R.I.P.
Quando você se liberta da ilusão do tempo tudo se esclarece e se eterniza. O tempo só existe numa "bolha" convencional. Isto não explica tudo, mas explica a nós mesmos e é uma delícia. Chama-se Meditação transcendental. Grato!
Que vídeo MARAVILHOSOOOOO!!!! Esse sem dúvida nenhuma é o MELHOR canal de ciência que eu conheço...! Faça uma favor para a humanidade... Continue com a série..!! Obrigado pelo trabalho
Eu já ouvi falar que o tempo é uma ilusão … Recentemente vi um vídeo onde era dito que podíamos controlar o tempo, dando -lhe comandos para que se acelerasse ou ficasse lento, conforme a necessidade. Eu estava em um dia onde tinha muitas tarefas a realizar e, no tempo normal, sabia que seria impossível. Resolvi testar os ensinamentos do vídeo e dei um comando ao tempo que eu queria fazer tudo o que precisava, naquele dia. Foi incrível! Um trajeto que normalmente eu levaria de 20 à 30 minutos (a depender do fluxo do trânsito) fiz em 10 minutos. Eu estava em um Uber e percebia a velocidade passar por mim, em um efeito meio super homem no giro em torno da terra…e o carro estava na velocidade exigida pela via, mal pude acreditar quando cheguei ao meu destino, olhei as horas e vi que se passara apenas 10 minutos. O resto do dia transcorreu como se o tempo se esticasse e no final do dia todas as tarefas estavam realizadas. Foi um lance meio mágico o que vivi! Eu diria que o comando realmente funcionou!
Este vídeo é impressionante! Parabéns pela capacidade de síntese e de analogia. Um conhecimento tão complexo exemplificado de maneira tão simples. Não é para qualquer um. Não pare!
Assunto fascinante. E sim, gostaria de ver o tempo na filosofia. O tempo, já que causa a nossa morte e a morte de tudo, deve ser a coisa mais importante
A Melhor Forma de ver além do Tempo é Exercendo a lei da atração...quando visualizamos algo desejado, e esse ato nos gera uma emoção de realização prévia...a prova disso é que isso vai nos levar a agir em direção do que já foi visto!!! além do tempo podemos afirmar que as demais dimeções ou parte delas estão dentro da mente e das emoções humanas...como se criassemos realidades possíveis...TUDO ESTÀ INTERLIGADO !!! a realidade não se divide!!!!
Brilhante explicação. De certa forma dá para entender o retorno ao tempo. A coletânea dos livros "Operação Cavalo de Tróia" de J.J. Benítez, refere-se ao fator tempo e é difícil de entender essa matéria. Mas o senhor conseguiu resumir muito bem. Obrigada.
Olá amigos do canal! Esse vídeo me lembrou o filme "INTERESTELAR". Acredito q ainda há muito mais mistérios a serem descobertos pela humanidade. Gostei muito desse vídeo! VALEU! 💜
O tempo é mesmo uma dimensão limitada a nossa própria natureza, se pela teoria clássica e suas analogias extraímos tantas possibilidades, imagina pelas quais ainda estamos começando a notar, dimensões e realidades exóticas, forças e leis de naturezas incomuns, espectros; novas mentes se encontram em canais como esse, Parabéns! aguardo os próximos vídeos.
Esse gráfico foi perfeito para explicar o tempo, o tempo é totalmente relativo a pessoa, isso cria mais perguntas do que respostas, ou seja, é excelente...
Penso que dependendo do quão complexo pode ser a consciência de uma mente, é possível a percepção, ainda que em estado experimental, de outras dimensões além das citadas nesse vídeo muito bem produzido e de fácil acesso compreensório. Parabéns aprendi muito!
a primeira explicação que vi para o aparente achatamento quando se move mais rapido se aproximando da velocidade da luz foi com o Sagan em Cosmos, porem, incrivelmente a melhor explicação para esse fenomeno foi a que encontrei nesse video, foi visualmente muito didatica. Parabens!!!
Oieee Henrique boa tarde. Que bacana que você lembrou do Carl Sagan. Justamente esse roteiro teve muita inspiração no trabalho do querido astrônomo na série Cosmos. E fico muito feliz que você gostou. Confesso que esses temas sempre são complicados de explicar, e reviramos muitas vezes o roteiro para melhorar a didática ♥️♥️♥️
quando estiver se sentindo desmotivado ou sentindo que não é bom o suficiente, lembre-se que o fluxo do tempo nunca para ele nao vai te esperar em quanto voce se afoga em tristeza.
Beleza então, passe a vida forçando a barra com o que você sente, e veja você morrer aos 40 anos amargurado, isso se não virar um atirador de escola antes
Estamos caminhando e sempre procurando ampliar nossos conhecimentos parabéns aos senhores fico muito agradecido por poder partilhar com as descobertas de todos vosseis nessa área do Universo , espaço , tempo .Tecnológico adorei ficar sabendo dessas coisas .Deus lhes dê muita saúde e sabedoria pra continuar .Agradecimento.
Uma teorização aqui... Se pudéssemos medir a idade de um fóton que viajou até aqui vindo de uma galáxia à um bilhão de anos luz, qual seria a idade desse fóton, teria milésimos de segundo de idade ?? À velocidade da luz o tempo cessa 100% ?? 🤔
Excelente pergunta Tchelo, e teriam respostas diferentes para quem perguntarmos. Para nós ele teria essa idade relativa avançada. Mas para ele, talvez todo o Universo tenha existido num "piscar de olhos". Esse é inclusive um dos temas que estamos preparando para um vídeo novo aqui no canal...💙💙💙
a resposta é zero, como o tempo nao passa na velocidade da luz, entao o foton, que sempre viaja na velocidade da luz, nunca "viveu" nem um milesimo de segundo
Como não tem como calcular a interferência ou a relatividade da velocidade da luz sobre o tempo ,não tem como medir a idade dele Em tese continuaria a mesma que quando ele começou a viajar ,mas não se sabe se seriam segundos ou minutos o tempo que ele passou viajando
teoricamente a velocidade limite no universo e a da luz e portanto seria teoricamente a velocidade que zeraria o tempo e deformaria o espaço, a gente envelhece e o tempo passa de forma independente mas coincidente, em outras palavras uma coisa nao teria nada a ver com a outra....
Pela relatividade o tempo seria zero. Mas como zeros e infinitos só existem na matemática, creio que existe aí uma evidência de novas teorias a serem descobertas
A relação espaço tempo do ponto de vista matemático. Excelente. Agora de para entender. Ainda não entendo porque em algumas explicações dizem que o tempo não existe.
Faz uns meses estava pensando nessa questão das dimensões. Tentei imaginar a formação do tempo-espaço com o tempo como uma quarta dimensão e não consegui. Peguei o tempo e passei a considerá-lo a primeira dimensão. Aí as coisas fizeram mais sentindo. A partir daí teríamos a segunda dimensão (linha), terceira dimensão, (plano), quarta dimensão (uma esfera). Afinal o movimento para se deslocar em qualquer uma dessas dimensões de espaço só são possíveis se o tempo já existir.
Vendo o tempo como uma dimensão 1d também abre brechas para outros tipos de direção do tempo, todos os objetos vão para uma direção do tempo, nós entendemos essa direção como para frente de nós mas também há grande possibilidade de existir um lugar aonde aonde o tempo corre ao contrário, manipular isso seria como ir para frente ou para trás como bem entendesse, mas estaria muito limitado pois no futuro ou no passado a Terra não estaria debaixo dos nossos pés. Em um tempo 2d os objetos seriam capazes de ir para qualquer região do tempo e do espaço ao mesmo tempo, algo assim seria capaz de desvendar toda a história de todas as coisas do universo. Enquanto isso em um tempo 3d não só haveria o acesso à todo o nosso tempo e espaço mas também como há outros tempos e espaços diferentes, algo como universos onde a história e evolução do cosmos ocorreu diferente, se mover nessa forma é algo inconcebível para nossa mente, não vemos uma aplicação prática disso se você não se estabelecer em um universo, mas a possibilidade disso ser real é assustadora pois se um dia conseguirmos ter acesso à isso, ou pior, se nós conseguimos ou se alguém além de nós já conseguiu estamos completamente vulneráveis
@@AndreLuis-ni4uy Já ouviu falar da teoria de q pra frear os avanços tecnologicos, de tempo em tempo o planeta é resetado? Isso explicaria o aparecimento de objetos q estariam fora do seu tempo, e os q ninguém consegue explicar do q se trata. Lendo o finalzinho do seu texto, eu pensei nisso. E se alguém já manipula o tempo?
@@nynafernandes9238 algo ou alguém com esse tipo de manipulação não causaria apenas objetos fora de lugar ou fora de tempo, caso perdesse o controle poderíamos veríamos partes inteiras do universo aparecerem, desaparecerem ou serem alteradas, e até onde sabemos muitas anomalias astronômicas que não sabemos explicar existem, como os buracos negros gigantes no centro das galáxias que deveriam ter a idade maior que a do universo, ou mesmo aonde está toda antimatéria que deveria compor 50% da matéria do nosso universo primordial, que ao encontrar matéria comum se aniquilaria em radiação resultado num universo quase vazio, e não é isso que vemos, enfim, muitas dúvidas sobre o que há além de nós, acima da dimensão 6d (3 dimensões de espaço e 3 dimensões de tempo) a 7d atinge um nível em que as leis da física são quebradas, e o mais próximo disso que podemos ver é o mundo quântico
Tenho muita dificuldade para absorver essa ideia do tempo. Obrigada por contribuir para o meu conhecimento, com este vídeo. Espero um dia compreender melhor este tema tão complexo para mim.
Sempre tentei entender essa questão da quarta dimensão, este foi o vídeo mais bem explicado e de fácil compreensão que consegui encontrar no youtube. Meus parabéns pelo excelente conteúdo!
Bem explicado e ficou muito fácil de compreender. 👍🏻 Eu acho que a força que nos empurra pelo tempo é a gravidade, visto que o espaço/tempo é distorcido onde há enorme força gravitacional, desacelerando o tempo assim como proposto no exemplo do vídeo.
Cara… a sua voz parece que vem das profundezas do Universo. Gostando muito do canal e ainda não sei pq não era inscrito aqui antes. Parabéns e continue com esse trabalho maravilhoso!
@@AstrumBrasil *🤔😌🙌🤷 O TEMPO ⌛ 🕛SERVE POR O QUE SERVE@@ OU SEJA'..DISTINGUIR O DIA DA NOITE ...E PER TER UM METABOLISMO DI NÃO SOMENTE COISAS CORPOREAS INTERNAS ..COMO SONO👉😴👉😃E VELHA ..MAS UMA INFINIDADES DE COISAS... SAUDE E ETC ETC ETC ETC ETC ETC ETC ETC ETC*
Uma apresentação muito didática e acessível para todos aqueles que querem começar a perceber como o tempo está ligado às dimensões estendidas. A realidade definitivamente não é o que parece, como escreve Carlo Rovelli.
Poderíamos também fazer uma analogia do tempo, como o interior de uma balão de gás que está se expandindo. Os habitantes da superfície, percebem o aumento do espaço ao seu redor, mas não conseguem penetrar o tecido para visualizar o responsável pelo aumento do espaço.
Verdade,pra .mim é o querer e realizar,esse tempo não faz diferença qdo vc conquista o que desejou.Não faz diferenla nenhuma,só que tudo começa na minha mente.
Muito didática essa explicação com o uso dos vetores. Acho q você ainda não fez um vídeo sobre a relatividade geral, ou seja, sobre a gravidade e tempo, especificamente sobre isso . Pelo menos não achei. Aguardo ansioso por esse vídeo.
Aos amigos físicos e entusiastas, prestem atenção neste vídeo. Está absolutamente certo e explica um monte de fenômenos que fazem parte da nossa natureza 4D. Afinal sim, o tempo não é o que parece, algo inerente aos relógios. É a quarta dimensão espacial. Parabéns pela produção.
@@filosofiasagrada2988ideia estranha essa equivalência de tempo com espaço, então o big Bang não faria sentido algum, algo criado do momento 0 só expande trilhões de vezes em existência.
@@filosofiasagrada2988 Então, mas por exemplo, se tivéssemos um super telescópio em alta definição e que alcançasse distâncias absurdas e estivéssemos extremamente longes da terra, poderíamos enxergar o passado da terra, por exemplo a era pré histórica, com esse telescópio poderíamos ver os dinossauros comendo e andando e os seres humanos mais primitivos, só que no presente nosso eles nem existem mais pois já morreram, porém a luz nos trás a informação que no presente eles existem quando na verdade só existem no passado, na verdade as informações chegam desatualizadas pq a luz não acompanha em tempo real, isso é o tempo ou você acha que é apenas a distorção do espaço tempo? Mesmo que vejamos um passado presente, ainda sim o que importa é a nossa percepção ou a percepção do povo da terra? Pois eles com o mesmo telescópio vão enxergar seus atuais observadores no passado também :/ Isso é tão relativo que me deixa louco 🤯
Este vídeo é simplesmente fantástico. Por muito tempo eu buscava conteúdos sobre o espaço-tempo e tinha pouco entendimento teórico sobre o assunto devido à sua complexidade. Apesar de entender um pouco a teoria, mentalmente isso tudo não fazia sentido para mim pois eu não consegua vizualizar tal fenômeno, mas agora a teoria e a visualização ficaram muito mais claras, principalmente por conta desse jogo com as dimensões. Muito obrigado e parabéns ao canal pela excelente didática.
Eu achei a aula sobre o tempo surpreendente. Juro não entendi nada por falta de conhecimento. Achei fascinante. Sempre me preocupei pela evolução de qualquer vertente. Obrigado.mesmo assim vou assistir.minha idade só para ouvir. Preciso saber por vc que não estamos sòs.
Penso que nossa vida ocorre na quarta dimensão, pois envelhecemos. Isso significa que o tempo mudou em relação ao nosso nascimento. Pensamos no passado, mas não o tocamos. No máximo o experimentamos, novamente por repetição de uma experiência. Pensamos no futuro, mas não o alcançamos. Ele só existe em nossos sonhos e teorias. Então, nos resta viver o presente, repetindo de forma melhorada as experiências passadas ou realizando novas experiências, de acordo com nossos sonhos. O mais próximo que podemos chegar do futuro ocorre ao tornar os nossos sonhos uma realidade.
Tudo q foi apresentado é uma idéia. O tempo é uma idéia, assim como o espaço. A realidade só tem a aparencia que tem, por é percebida pelos sentidos e interpretados pela mente.
@@Ex_Spec Essa última frase muda tudo. Na primeira, vc atrela a realidade ao que chega à sua mente (através dos seus sentidos). Na segunda, você conclui que a existência e a realidade são a mesma coisa. A única coisa que resta é a definição de "existência" para você.
Quando eu tinha seis anos de idade, estudava numa escola religiosa (então, era o chamado primário). E como religiosa, havia aula de religião. Uma freita professora nos disse que se fossemos bonzinhos, iríamos para o céu onde adoraríamos para sempre a Deus. Eu saí da aula apavorado. "Não quero ir para o céu!" imaginei passar a eternidade de joelhos me abaixando e levantando, braços estendidos, olhando para Deus e dizendo, "te adoro". Que castigo, talvez pior do que o inferno. Naquela noite, em casa, pela primeira vez, em criança, não pude dormir. Passei horas pensando nisso, e conclui que não queria ir para o céu adorar para sempre um deus narcisista. Não encontrava solução. Até que mudei de foco. Passei a pensar no que seria a eternidade. Um tempo que se estende infinitamente para o furuto e nunca acaba? De imediato conclui que se iria para o futuro e nunca acabaria, o tempo teria de vir de um passado também eterno, que nunca encontraria seu começo. Raciocinei que se fosse assim, o aqui agora nunca chegaria. Não seria possivel sequer existir o Universo, pois se o tempo fosse infinito, jamais chegaria a um tempo presente. Daí comecei a relaxar. "A freira falou bobagem, nem Deus poderia existir num tempo infinito para o passado e futuro". Pela madrugada, fiquei pensando como seria possível o Universo existir, eu existir, etc. Intuí que o tempo jamais poderia ser linear. Deveria ser circular, somente assim poderia haver um momento presente em qualquer parte do tempo. Mais tranquilo, consegui finalmente dormir, quase pela manhã. O dia seguinte foi difícil de ir à escola, rs. E deixei de acreditar na existência de Deus, pelo meu raciocínio o tempo e espaço seriam mais poderosos do que qualquer Deus. Passei a ler tudo o que conseguia sobre o Universo, gravidade, etc. Aos dez anos já lia edições simplificadas sobre as teorias de Einstein, Galileu, Isaac Newton. Uma coisa leva a outra e pedia para minha mãe comprar livros universitários sobre os temas que me interessavam. Aos doze anos declarei que queria ser astrofísico. Para que? Risadas gerais da famíla, ridicularizado, echamado "herege" pela religiosidade de todos. Nunca deixei de ler e pesquisar todas as ciências, livros clássicos (aos 11 anos li "Fausto", de Goethe, Camões no original, Sócrates e Platão, A Odisséia, de Homero, e assim diante. Fiquei totalmente sozinho, sem amigos e a família gozando de minha cara. Então abandonei os estudos (era o primeiro de classe durante todos os anos do primário, nunca tirei uma única nota abaixo da máxima). Em resumo, deixei de estudar porque me desesperei em me socializar, o que melhorou minha vida entre pessoas, fiz amigos (nunca muito próximos), mas nao era mais tão solitário. Mas nunca deixei de ler livros, todos os dias lia um, dois ou até três. Nacionais, internacionais, científicos, tudo. Isso até os 55 anos, quando devo ter lido mais de dezena de milhar de livros importantes, fora os leves. Tornou-se impossível conversar com as pessoas, ouvia gente falando bobagens com tal convicção que me revoltava, e se tentava rebater, era praticamente agredido verbalmente. Me afastei das pessos. Só consegui ser jornalista, pois lendo tanto, possuia um texto excelente. Tornei-me solitário quase por completo. Alguns amigos me admiravam, tinham-me como gênio - o que nunca fui, pois na verdade descobri aos 60 anos ser autista de grau 1 (síndrome de Asperger) e ter dupla excepcionalidade (psiquiatras sugeriram meu QI ultrapassar 130, como há décadas estou em depressão e angústia graves, não dá para fazer tais testes). Tive uma vida totalmente solitária e hoje aos 75 anos de idade, minha diversão é assistir vídeos científicos como este acima, ou ler livros de atualização científica. Sou cético em relação a humanidade dispor de muito tempo de existência. Para mim, estamos num declínio rápido (assim como os impérios declinam, acredito que as próprias espécies tambem declinam, o que está próximo do experimento do Universo 26 - e ainda com complicação de bombas nucleares, Inteligência Artificial e outros fatores. Desculpe o longo texto, mas é bom dizer algo quando não tenho com quem conversar
Pensar demais nisso pode lhe render uma bela dor de cabeça, isso sim. Um singelo raciocínio: somos como barcos à vela em um mar que venta sempre na mesma direção. Erguemos a vela para pegar velocidade e sincronizar com os demais apenas para conseguir vê-los. Quando dormimos ou perdemos a consciência, perdemos também parte do controle sobre a vela, que murcha e saímos de sincronia com o restante dos barqueiros, o que dá a impressão de que o tudo passou mais rápido. Quando envelhecemos a vela vai rasgando e as coisas vão parecendo acontecer cada vez mais rápido e quando morremos, bom, a vela se quebra e o restante avança infinitamente, quase sem resistência. Não sei o que é esse tal de tempo, mas sei que está intimamente relacionado à nossa consciência. Vou pegar uma dipirona ali...
Incrível explicação. Nos faz ao menos compreender que estamos num universo ainda mais cheio de dimensoes e formas e vidas que sequer conseguimos conceber com nossa limitada compreensão. Gostei demais do exemplo do grafico 2D x T. Confesso que me imaginei literalmente viajando na dimensao do tempo enquanto consigo perceber as direcões em que posso me mexer. Seria como viver em um trem todo fechado, sem janelas e correndo num trilho. A vida seria vivida dentro dele sem que sobessemos que ele tambem viaja.
Excelente explicação, principalmente para mim que sou completamente leigo no assunto. O expositor está realmente de parabéns pela forma simples, compreensível e didática da abordagem da matéria. Agora, fico imaginando como Einstein há tanto tempo atrás, foi um dos primeiros ou o primeiro a pensar sobre isso sem os recursos computacionais que aos cientistas hoje em dia dispõem.
🌏 Aproveite esta oferta exclusiva da NordVPN aqui ➼nordvpn.com/astrumbrasil
Sem riscos, com a garantia de reembolso de 30 dias da Nord! ✌
O link está quebrado.
Pensei q só eu pensava isso.
Muito bom
Excelente contribuição!
Muitíssimo obrigado!
O espaço também é uma ilusão! O tempo depende de memória e espaço de movimento.
Sob o ponto de vista da percepção cotidiana normal, o espaço parece ser perfeitamente compreensível, mas o tempo não. No entanto, embora o tempo pareça nos empurrar constantemente para o futuro, só o presente é real. O passado só existe na nossa memória e o futuro, por mais que nos movamos em sua direção, ele jamais chega, pois só conseguimos perceber o presente como real, tal como quando nos movemos em direção ao horizonte, sem jamais chegarmos a ele.
Dessa forma, ao "voltarmos" pro passado, na verdade seria o presente, e isso faz total sentido.
Isso configura um problema não menor a tal "percepção cotidiana normal" de modo que uns poucos segundos no fogo parecem minutos e momentos prazerosos longos tendem a passar rápido, essa subjetividade também entendemos como passado e futuro é a intensidade da atenção focada a cada memória é o que nos permite proximidade ou distância dos fatos reales.
O Tempo também pode ser interpretado de diferentes formas. Veja: alguém que está à 100km/h num carro tem uma percepção diferente do cara que está fazendo uma simples caminhada pelo bairro. O tempo definitivamente não existe
Putz merda eu já sabia mas bora
@@victorhenrique6052 se o tempo não existe pq esse video tem 19 minutos?
Excelente tema de estudo. Quando eu fiz meu Doutorado em Adesivos no laboratório de Poimeros da UFRJ, ensaiava CP em adesivos Epoxi para construir a Curva de Relaxação da Tensão ao longo com Tempo na Escala Logaritmica do material para vária Temperaturas que transformava em Tempo através do deslocamento (shift) pelo coeficiente WLF ( Willian, Larry & Farry) onde alem da deformação no Espaço Tridimensional eram avaliadas outras duas dimensões fisicas: Tempo e Temperatura. Certa vez a maquina de ensaio parou de funcionar e eu tinha feito para algumas temperaturas de -30 graus até a temperatura limite de 120 graus. De posse dos graficos abandonei o Espaço Dimensional 3D e fiz uma regressão linear para o Epaço Tempo-Temperatura e consegui completar a Curva de Relaxação nos trechos inexistentes. Quando a Maquina voltou a funcionar fiz os ensaios faltantes e comprovei que o calculo da regressão estava correto. Isso prova que os materiais possuem pelo menos mais 2 dimensões além das 3 dimensões espaciais.
No caso, temperatura é uma dessas dimensões adicionais?
Uau 😮
Preciso ver os dados da sua tese para afirmar. Mas baseado apenas no seu comentário você mostrou que as dimensões são f(tempo), g(temperatura). Assim como a pressão é função de uma força sobre área. E isso vale para a resina epoxi onde é sabido existir uma relação de deformação X temperatura X tempo. Pois essa relação surge em outros matérias pela própria reorganização atômica influenciada pela alteração da energia via temperatura, por isso a água ferve. Uma prova precisa ser aplicável a qualquer situação.
Se repetir teu experimento com um diamante vai obter uma variação mínima nas dimensões que são descritas pelas leis de dilatação volumétrica da física. Mas a dilatação volumétrica não é uma dimensão, logo sua prova foi falseada e não é uma prova.
@@jcprestes Acho que seria mais prudente denominar essas grandezas que o colega relatou como "domínio" e não como "dimensão". Então ele observou uma dinâmica dentro dos domínios do tempo e temperatura.
Que pena programas, vídeos como este não passarem em canais como a globo. O povo seria outro! Parabéns pela aula que tive aqui... sou matemático... e concordo e estudo tudo no que falaste aqui e MUITO BEM DITO por sinal! Parabéns meu amigo!
sou viado e noa entendi nada kkk, quero homeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeens
@@Eros681 KKKKKKKJJJKKKKKKKKKK WTF
@@rbdchannel123 oakdspoakdpokasdpokasd o cara é "matemático! eu sou viado aposkdpoaspkdas
mimmimimimimimimimimi globo
@@Eros681 KAKAKKKK PQPQ
O cara explicou a teoria da Relatividade em um vídeo. Genial. Merece 1000 likes
@Alysson Costa se o tempo não existisse você teria hoje a mesma idade que tinha quando nasceu.
O tempo nada mais é do que: a medida da existência de toda e qualquer coisa.
@alyssoncosta5267 Pela filosofia posso dizer que a gente nem existe.
Bla bla bla, ninguem sabe explicar.
Mas isto não é a teoria da relatividade.
@@pitekokotepi7717 o tempo é a medida da existência de toda e qualquer coisa.
O tempo é indubitavelmente relativo, basta você estar dormindo e sonhar, o tempo do sonho é sempre diferente de quando estamos “acordados” . .
Isso. Tem vez que sonhamos bastante e parece passar muito rápido, só que foi a noite inteira. Também pode sonhar muitas cenas e ter passado apenas 5min... vária bastante o "tempo" enquanto sonhamos.
wata fuck?
Faz sentinfo
@@sergiohferreira Não foi a noite inteira. Não existe sonhos em horas. Um sonho acontece em segundos. Um conjunto de sonhos acontece em minutos.
@@zupery9588 a noite inteira foi com relação ao tempo dormindo. Tvlz não ficou bem formulado o texto.
Uma noite interna dormindo e vários sonhos que se passaram em segundos e a outra citação foi muitos sonhos (tvlz a mesma quantidade do caso anterior) que no tempo real passou apenas 5 min.
Essa forma que foi explicado foi a melhor forma q vi alguém abordar esse assunto, parabéns ao criador
Eu mesmo ainda n entendi nada o título diz q o tempo não existe daí ele fala sobre o tempo algo q não existe como assim? Afinal entendi nada alguém me explica
Vê no canal Ciencia todo dia, vai ve a explicação do Pedro te serve melhor.
É assim mesmo, tem temas que são difíceis de entender de modo suave. Tentar ve outras explicações e reveja, reveja e reveja que uma hora vai
Cada dia que passa eu fico mais velho.
Na minha concepção o tempo é bem real. Kkkkkkkkk
@@alehcostta6896 Os caras viajam pra enfiar coisas nas nossas cabeças. O que existe é o que conseguimos experienciar em nossa vida. Teorias e explicações sem aplicação real não existem.
@@alehcostta6896 vou tentar explicar de forma bem simples, o tempo nada mais é do que o movimento, até mesmo a forma como a gente contabiliza ele é pelo movimento exemplo o dia é o tempo em que a terra demora pra dar uma volta ao sol, o nosso envelhecimento nada mais é do que um processo físico de desgaste dos nossos cromossomos ( e algumas outras coisas). pq consideramos o tempo como uma quarta dimensão? Vc já jogou batalha naval ? E um jogo de duas dimensões onde vc fala uma coordenada x e outra y de forma que o encontro delas da um determinado ponto, exemplo a coordenada 5B, assim vc tenta acertar um barco, entretanto em vez de pensar que está jogando com barcos agora vc enta tentando acertar um avião, então além das duas cordenadas vc vai precisar dizer a altura dele logo vc vai ter que dar as 3 cordenadas ( dimensões) entretanto o avião está em movimento então vc precisa de uma quarta informação para acertar ele, que seria em qual tempo ele está em determinado lugar, por isso dizemos que o tempo é a quarta dimensão
Eu leio e estudo, dentro das minhas limitações, essa questão do tempo há muitos anos. A sua analogia é inédita para mim, e a achei muito interessante. É uma extrapolação muito bem feita das comparações entre indivíduos num espaço 1D, 2D e 3D. Mas são apenas aproximações, embora valiosas. A mim parece que só temos, realmente, capacidade de introduzir o vetor Tempo matematicamente. Nessa linguagem ele é compreensível e utilizável. Fora dessa linguagem eu acho que é o mesmo que descrever uma maçã para alguém que nasceu cego. E nesse caso o cego ainda tem a enorme vantagem do tato e paladar. Para o Tempo, e vários outros fenômenos, nem isso temos. Mas a sacada do Einstein foi, realmente, inacreditável. A gente não vê, mas conhece sua integração, seus efeitos e como é afetado. Provavelmente é o máximo que poderemos, literalmente, enxergar. Mais além acredito que só com a matemática.
Concordo. Enxergar tais efeitos vão além da capacidade humana, assim como você disse talvez só tenhamos conhecimento destes eventos através da matemática, nem mesmo a tecnologia seria capaz. É um tema muito complexo e intrigante.
Continue seus estudos, você conseguiu passar o assunto (que é tabu para muitos) de forma bem simples e compreensível. Parabéns!
A questão do tempo é um tabu.
Não acredito na existência empírica do mesmo, acredito na sua existência subjetiva.
Cito como exemplo a própria linguagem.
Dizer que ela, a linguagem, existe é um erro.
Contudo é ela a linguagem fundamental para a nossa compreensão uns com os outros.
Mas dizer que ela existe por ser ela um exigência da comunicação não a materializa. Em outras palavras ela é necessária para nossa comunicação mas não se materializa por esta concepção. Digamos que ela é uma exigência do nosso intelecto que busca orientação para se situar. Do mesmo modo é o tempo.
Quando há uma interação espacial se torna insignificante nossa compreensão e localização temporal.
E digo mais, é justamente esta compreensão a crença limitante que dificulta uma melhor compreensão do espaço.
Pois quando algo parece se comportar de forma irregular a nossa compreender criamos uma outra concepção para dar nome à esta nova anomalia de algo que não existe em si mesmo. O que traduzido nada é que um fenômeno derivado de prioridades distintas que não se atem a conceitos que criamos para nossa localização e comunicação.
vc explicou um pouco melhor do que o próprio vídeo rs
Eu entendi da seguinte forma: a somatória das velocidades dos vetores das 4 dimensões é igual à velocidade da Luz. Por isso, em caso de deslocamento em maior velocidade em determinado vetor, obrigatoriamente os outros vetores têm de reduzir suas velocidades, para que a somatória continue igual à velocidade da Luz. No mesmo raciocínio, caso se desloque à velocidade da Luz em determinado vetor de espaço, os outros vetores, inclusive o do tempo, têm que ser zero, para que o total continue igual à velocidade da Luz. Por isso o tempo é igual a zero quando nos deslocamos no espaço à velocidade da Luz.
Nunca soube como explicar isso de uma forma didática para meus filhos.. este vídeo era exatamente o que eu precisava! Excelente! Parabéns!
Tem um vídeo de Karl Segan que explica essa matéria. Achei mais simples e fácil de entender.
estude neville godard....
uma criança tem que ser superinteligente... eu pirei kkkk
@@washingtonsilva680 Tava pensando nisso, esse tipo de vídeo e aqueles que mesmo sendo bem didático você precisa passar pra assimilar kkkkk
@@MauricioPeregrinno Qual EP?
Só de pensar que há uns 17 anos atrás quando era criança hj com 27 anos nunca imaginei que iria aprender coisas que supera a imaginação, virava RUclips ajuda muita gente
Que obra prima!!! Estou de queixo caído!!! Que conteúdo cara, vc não encontra isso nem nos documentário premiados, o melhor de tudo que nunca enxerguei o tempo é o universo dessa forma, Parabéns!!
Caro Denis Ariel, tenho certeza que o tempo é uma outra dimensão. Na adolescência já li o livro de Gamov e sempre tentei entender o que Einstein e muitos outros diziam e mudaram no mundo. Achei sua explicação linda, já não tenho como fazer contra-argumentações e sim admirar e sonhar com o tempo que já passou para mim e sonhar com um vetor em mim e poder viajar bem próxima através da vel. da Luz..
Recomendo a leitura do livro "O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza" de Ilya Prigogine, prêmio Nobel de química e pai da teoria do caos. Nesta obra Prigogine mostra, em discurso sublime da filosofia natural, que fenômenos naturais irreversíveis têm um caráter construtivo na natureza, marcando definitivamente um linha do tempo que caminha apenas para frente. #ficaAdica
Boa indicação!
Quase isso. Tehom e o deus do caos. E Tudo ciclico. Enquanto nao descobrirmos da a verdade e porque deus ou Tehom esconde o primeiro Espirito. Espirito Yahuah e o verdadeiro.
Achei muito interessante! Vou comentar pra mim lembrar do livro
Isto não é Trigonometria?
Este livro estrangeiro tem tradução para o português?
Do meu ponto de vista, faz sentido o que vovocê diz. Além do mais precisamos nos preocupar em como vamos levar aquelas pessoas que são importante para nós na mesma velocidade que estamos.
Mas sem obriga-las ou forçando....
@@ronald-eusouoeusou5578 Se elas nos amar, vão querer.
Eu preciso do seus dados para a minha conta bancária do meu pai tá aqui na prova de que eu tenho um pouco do tempo
Não vamos leva-las,elas irão sozinhas assim como vc!
Excelente vídeo, minha cabeça vervilhou.
Não gosto muito de comemorar os anos de vida porque percebo que o tempo é um vilão (no bom sentido) damos tanta atenção que esquecemos perceber a verdadeira realidade. Viver o presente.
Parabéns!
Mas não é o tempo que nos envelhecem, somos nós que relacionamos o tempo com o nosso envelhecimento.
Idem.
O tempo não existe, voce só acredita que existe porque ver as coisas mudarem como exemplo pela lei da termodinamica, nossos atoms, ficam fracos, eu tenho algumas teorias, do tipo, envelhecemos porque o motor que faz crescer, manter jovem envelhece por causa do atoms que sofrem fusão e conversão.
@@DDIEGOO16
Eu acho que somos oque nos imaginamos ser , eu tenho 26 anos mais me sinto um garoto as pessoas me acham mais novo por isso sempre me dão 10 anos a menos de idade, somos oque queremos ser e sempre seremos
Isso aí não é passagem do tempo e sim a lei de entropia
Todo vez que estou desanimado, eu penso comigo, a vida é somente um jogo, e quem esta jogando este jogo acabou de começar e nós que estamos sendo controlados parece uma eternidade...
@@aln456( se )quiser se aprofunde no canal yeshuaAA e relógio do criador..e descobrirá que estamos em um teste...entre outras coisas incríveis..
Cara, uma das melhores explicações para não físicos que assisti, parabéns...
Nem Carl Sagan consegui demonstrar esse alcance...show
Esse canal é apenas a tradução do canal original que é em inglês, chamado apenas de ASTRUM.
Sagan explicou muito bem
Não explicou nada além do que o carl disse. Ficamos sem resposta no final
Mais do mesmo e só existe na mente de quem se propõe a acreditar nisso.
@@muka_br vc realmente queria encontrar resposta para uma das maiores incógnitas da humanidade, em um vídeo do RUclips?
O jovem e sua necessidade incessante de querer resposta fácil pra tudo
Eu voto pela continuação na exploração do assunto, meus parabéns pelo vídeo!
Antes que Albert Einstein descobrir a relatividade do tempo, alguém já o tinha relativizado : " Mil anos é como um dia, e um dia como mil anos" a quase 2 mil anos atrás, Pedro era fera!
É com certeza.
(!)
você tá falando de DEUS pois isso que você escreveu tá escrito na blibia como o tempo e os dias são para ele
@@GOIANO_062Goiás Sim!
Pedro faz a citação e expressa seu conhecimento a cerca de Deus e em relação ao tempo.
-Quem cita e tem o entendimento? Pedro!
-A respeito de quem Pedro fala ? De Deus!
- Onde isso se revela? Na Bíblia!
Porém ! Há algo ainda maior que esse entendimento. Deus não só desdobra o tempo, ele é o próprio tempo.
Deus é o principio e o fim, ou seja, tudo começa e termina nele, e é exatamente por isso que ele vai e vem no tempo ( em si mesmo).
Quando o homem souber o que é o tempo, saberá quem é Deus, e todo mistério se acaba, a questão é: O homem quer entender Deus usando os métodos errados, a ferramenta cientifica é a própria metodologia cientifica, por essa metodologia você discerne a matéria existente nessa dimensão. A dimensão espiritual de discerne pelas ferramentas espirituais, e a metodologia da espiritualidade se desenvolve pela ferramenta da Fé. Sem Fé você não ultrapassa as menores partículas da matéria, o interessante é que, após a Fé vem os fatos revelados aos sentidos, e um novo degrau acima da Fé se revela, pois quando passamos a observar o espiritual por nossos sentidos, a questão já não é mais subordinada a Fé, vira fato concreto, a Fé é somente o pontapé inicial para que se avance para novos níveis.
A máxima evolução da metodologia cientifica esbarra na menor partícula da matéria restrita a nossa dimensão, é exatamente por isso que espirituais experimentam coisas inalcançáveis a ciência comum. Enquanto a ciência não entender que para alcançar um novo nível de conhecimento é preciso trabalhar com novas ferramentas, teremos uma ciência cega palpando somente os objetos dessa dimensão.
@@suzanalepeso6111 isso foi magnífico senhor 👏👏
Mecânica quântica ⚛️
"O hoje é apenas um furo no futuro por onde o passado começa a jorrar", disse Raul Seixas em uma de suas músicas. O cara era um gênio e o seu canal também é genial, meu amigo. Adorei o conteúdo, já me inscrevi e vou indicar para os meus filhos. Abraço e bom trabalho.
Em qual música?
@@monalisacareca4427 Não me lembro do álbum, mas o nome da música é BANQUETE DE LIXO. 👍
@@CompositorLuFerreira obrigado
somente o presente é o que importa, nada mais
Cara, fez total sentido pra mim... chego a pensar na "visão" de quem estaria de fora do tempo/espaço.. e assim como enxergamos quão longo é o horizonte, tambem se enxergaria todo o filme do mundo ao passar de eras, Passado e futuro.
Vídeo Sensacional!!! Extraordinariamente bem explicado! Merece muitos, muitos likes!
Falar do tempo, fez-me recordar um pequeno verso que li em um de meus livros escolares de Português. De forma poética retrata uma dura verdade, sobre a qual não temos controle. Temos apenas uma superficial compreensão da direção que o tempo nos leva...
O Relógio
"Diante de coisa tão doida
Conservemo-nos serenos
Cada minuto da vida
Nunca é mais, é sempre menos
Ser é apenas uma face
Do não ser, e não do ser
Desde o instante em que se nasce
Já se começa a morrer."
Autor: Cassiano Ricardo
Que honra imensa Anderson! Muitíssimo obrigado.
E que verso maravilhoso! 💙💙💙
Na trabalhosa obra "Critica da Razão Pura" de E. Kant - a explicação de espaço/tempo é algo muito interessante. Segundo o filósofo, o espaço/tempo são propriedades internas que nos possibilitam compreender o exterior. Ela é a função da faculdade sensível. Não existe nem tempo nem espaço porque não são propriedades que a intuição tem conta como algo perceptível.
O calendário, o relógio, as horas, minutos e segundos, são criação do homem para se posicionar melhor e se organizar no mundo. Imagine você viver sem um calendário ou noção das horas...
Chamamos de espaço, tudo aquilo que está entre dois objetos, duas matérias. Mas se tirarmos todos os objetos, o que podemos chamar de espaço?
O tempo, compreendemos como algo que marca todo nosso movimento no mundo. Só que não exterior a mim.
Já perceberam que quando criança os anos demoram a passar, e quando mais jovem ou adulto a noção de tempo acelera? Tipo: depois que cheguei nos 28 anos, tudo foi muito rápido... o tempo passou ligeiro. Isso também se deve a aos primeiros anos de atividades das faculdades no desenvolvimento da nossa percepção. Quando a gente é criança, para nossa mente, muita coisa é nova. Já quando adulto, tudo tá meio que codificado. Já houve uma grande adequação das coisas. Por isso achamos que tudo está mais rápido a nós em termos de tempo.
É uma boa visão, mas as horas, dias, semanas, anos nada mais são do que unidades de medida para o tempo. Ou seja, é a maneira que o homem achou de medi-lo, assim como o Metro mede a distância. O tempo existe de fato, só não entendemos direito o que ele é
@@humberto61573como você pode dizer que o tempo existe se você não pode o provar? Animais agem de maneira instintiva, sabem o momento certo de atacar ou fugir devido ao seu rápido trabalho mental em interpretar comportamentos reais, não existe um relógio na cabeça de esses seres. O mesmo passa com nós, simplesmente somos, nascemos, crescemos, morremos devido somente ao comportamento natural de nosso organismo. Porém, para melhor compressão dos fatos e do que passa ao nosso redor, precisamos estabelecer medidas para termos um referencial (famosa frase no campo da física). Sem isso, viveríamos uma completa desorganização.
O relógio na cabeça deles pode ser o sol, a Lua, a gravidade, qualquer outra variável que os faça perceber a passagem do tempo.
Canal INCRÍVEL.
Sempre soube que na internet existia assuntos interessantes, porém, jamais imaginei que existiria algo tão genial e perfeito como este canal e seus temas abordados.
Parabéns completamente incrível!
Vou recomendar a todos que se interessam nos assuntos.
A quantidade de visualizações e curtidas denota a quantidade de pessoas que entenderam alguma coisa da teoria.
E olhe que essa foi uma das melhores explicações.
Pqp. Que vídeo incrível! Te amo, cara. Difícil achar um conteúdo tão elaborado em português. Toca a mente e o coração.
Esse canal é apenas a tradução do canal original que é em inglês, chamado apenas de ASTRUM.
Bom dia amigos do canal! 💜
O Universo é todo interligado. Todos nós interagimos (mesmo sem perceber) com todos e tudo o q existe no universo.
Muito obrigada ao Canal Astrum Brasil por mais um aprendizado! 🙋🏻♀️
Oieee Márcia boa tarde ♥️ Poxa que maravilha, que honra. Fico muito feliz em saber que você gostou ♥️♥️♥️
Quando estudamos a física quântica, conseguimos perceber um pouco essa interligação, que vai muito além de um contato físico e sim de alguma força/energia/poder divino que provoca uma interação entre os corpos, mesmo com a humana impressão de uma não provável comunicação.
@@dvaquino1 Que bom q vc gostou do meu comentário. Acho q ainda vai chegar o tempo em q a física quântica nos revelará aquilo q todos nós entendemos hj como "mistérios"! 💜
Emocionei …
As vezes eu me pergunto o que estamos fazendo aqui,se o tempo é ilusão o futuro nem existe 🤫
O filme Interestrelar de 2014, mostra de forma muito interessante o tempo como sendo uma quarta dimensão, para mim o melhor filme de ficção científica já feito até hoje. Teve a consultoria do físico renomado Kip Thorne, ganhador de vários prémios, entre eles o Prêmio Nobel de física em 2017. Quem ainda não assistiu, vale a pena mesmo.
Assisti hoje, muito bom mesmo
Eu estava assistindo este vídeo pensando justamente em Interestelar . .
Vc já assistiu 2001: Uma odisseia no espaço? Que inclusive é visível as referências em interestelar.
@@waltervidal658, sim, só que em 2001, dentre inúmeros fatos curiosos, ele mostra numa óptica de que o universo, sistemas solares, sistemas celulares são “construídos” num padrão de arquitetura muito semelhante, só mudando as proporções ( dimensões ) . .
Mas que a natureza segue uma “fórmula” . .
@@Eddejr Meu comentário foi em relação a ele afirmar que pra ele Interestelar é o maior filme de ficção científica já feito.
Estou há anos tentando compreender o mínimo possível desse assunto e seu vídeo me fez entender como se eu tivesse sido atingido por uma magia de sabedoria. Abriu uma chave de raciocínio na minha mente!. Excelente conteúdo. Que o Brasil cresça cada vez mais nos conteúdos de astronomia, pois temos muitas pessoas talentosíssimas! 💛
Esse vídeo também destravou minha mente! Pela primeira vez na vida consegui compreender! Achei que era impossível.
Eu também transcendi kkk
Mano! Eu senti a mesma coisa! Vídeo sensacional!
Estamos viajando no tempo sem nunca sairmos do presente!! No dia que mudarmos essa incógnita, aí sim sairemos do presente e viajaremos para o passado ou futuro, acredito que isso possa ser feito em um futuro próximo...
então por que não existe nada vindo do futuro?
Que vídeo sensacional. 33 anos de existência, e eu achava que sabia a teoria do Espaço-Tempo. Simplesmente obrigado!
Perfeita essa explicação!
Nunca consegui entender direito a física e suas teorias explicadas através de cálculos complexos a o nível médio de inteligência, porém sempre quis intender a respeito do Tempo, sendo explicado por alguém que simplificasse ao máximo essa hermenêutica. E o próprio tempo trouxe essa explicação até mim. Como nada é por acaso, quero agradecer ao canal por essa maravilhosa explanação, obrigada!🙏🌈💚🤗
Não há condição de se entender o Tempo na 3D, pois aqui o Tempo está preso num Relógio. O que o torna linear. Muito interessante a explicação.
Tenho o mesmo pensamento!
*Estudei sobre o tempo à 5 anos, já montei TCC baseado nisso. E após tanto estudo descobri sobre o que é o tempo, e o tempo nada mais do que a alteração perceptível externa e internada do mundo, interligado a nossa capacidade de memorizar e armazenar tudo, através dos 5 sentidos humano*
Ou seja, para existir o tempo é necessário haver reação sobre todas as coisas existentes, junto a nossa existências, capaz de captar essa mudança, e armazenar tudo o que houver antes, o que acontece agora, e o que poderá acontecer futuramente depois, através da reação de todas as coisas.
Espero que tenham entendidos.
Então tempo = Deus?🤔
É como se fosse antes um sintoma mais do que uma grandeza mensurável. O primo afastado que todos temos mas nunca o conheceremos. Parece pertencer à biologia inteligente. A uma pedra, uma árvore, golfinho, border colie, elefante, corvo ou supernova não se lhes pede esta consciência. A entropia parece ser uma história filosófica interessantíssima , não procurando objetivamente explicar o tempo, dá-nos ideias como dinâmica, movimento, transformação, vibração ou rotação. Não há aqui nada de estático ou estupidamente vazio nem a caminho disso. Muito antes pelo contrário. Até parece mesmo o tempo que andam para aí a discutir.
Não fosse a porcaria da quântica vir estragar a festa. E a lógica binária da computação atual está tão explorada, tão sobrecarregada, a física dos materiais a aproximar-se dos limites tão depressa, os consumos energéticos tão elevados, que até a própria Lei de Moore parece ter os dias contados. Curiosamente os computadores São Sebastião (perguntem a um português quem foi este santo, anjo, sublimação do éter ou lá o que é), uma evolução do computador português para crianças Magalhães (perguntem a uma criança portuguesa, hoje adulta, quão útil lhe tem sido na vida o bafejar daquela tecnologia sobre suas pessoas. Ou então ao José Sócrates, mas aviso já que ele vai mentir), prometem vir salvar-nos do jejum de conhecimento entretanto instalado. Mas são quânticos, e é sabido que esta coisa quantum tem um diferendo em aberto no tribunal do universo com a gravidade de Einstein. Até que descubramos o embuste, ou inventem outros computadores, jejuaremos de conhecimento. Mas também não deve ser preciso suar muito, pois o Biden, o Putin, o chinês, o iraniano, o indiano, o camano, o catano e o sicrano vão rebentar com isto tudo. E aquilo do nuclear ainda aleija bolas. E deixa um gosto a lâmpadas queimadas na boca. Não deixa assim um cenário ou espaço poéticos para pensar nestas coisas bonitas. E não tá assim por aí nenhuma entidade, força ou bruxedo que nos obrigue a ser estúpidos. Que eu saiba, pelo menos.
Parem lá com isso vá lá, deixem a porcaria da PlayStation que provoca epilepsia, que por sua vez empurra o dedo para o gatilho venenoso.
Esse assunto merece muito uma série!
Já existe, assista DARK... é a melhor sobre o assunto tempo.
A série dark buga sua mente de um jeito diferente 😅😅
@@Glads_Lima_ Por isso ela é a melhor assunto tempo é bem complexo difícil de entender e DARK é tão bem feita q não é qualquer um q entenda.
@@warleyleoli7497 Vou assistir essas serie'
@@douglas12345624 Legal, espero q vc entenda, repetindo o comentário acima, não é qualquer um q entende.
Excelente vídeo. Alguns vão se perguntar: por que acordado o "tempo" passa lentamente e dormindo passa rápido?
Mas aí que está, o tempo passará igualmente para quem está acordado e para quem está dormindo, o que vai diferenciar será a precepção do tempo. Da mesma forma quando estamos fazendo algo que gostamos muito e não notamos essa diferença.
Muito bom.
O tempo biológico é diferente do tempo mecânico. O tempo biológico se chama entropia.
Gostaria de ver está série mundos invisíveis.
Parabéns Denis.
Levando em conta que este assunto é muitíssimo carente de meios palpáveis para ser explicado didaticamente para leigos considero que esta explanação ficou perfeita.
Considero que o conteúdo do teu vídeo ficou absolutamente compreensível para toda e qualquer pessoa que faça algum esforço para entendê-lo.
Lembro de que este tema foi explorado em um episódio da célebre série Cosmos dos anos oitenta mas considero que esta tua explicação preencheu algumas lacunas deixadas pelo saudoso Carl Sagan R.I.P.
Qual episódio ele fala sobre isso, Carl Sagan?
Quando você se liberta da ilusão do tempo tudo se esclarece e se eterniza. O tempo só existe numa "bolha" convencional. Isto não explica tudo, mas explica a nós mesmos e é uma delícia. Chama-se Meditação transcendental. Grato!
Que vídeo MARAVILHOSOOOOO!!!!
Esse sem dúvida nenhuma é o MELHOR canal de ciência que eu conheço...!
Faça uma favor para a humanidade... Continue com a série..!!
Obrigado pelo trabalho
Oiee Hudson boa tarde. Poxa vida, que honra! Obrigado de coração ♥️♥️♥️♥️
Adoro teus vídeos! Como alguém de "humanas", fica muito mais fácil compreender conceitos complexos com as tuas explicações. Parabéns!
Que honra Caroline, fico muito feliz em poder ajudar 💙
Duas!
Eu já ouvi falar que o tempo é uma ilusão …
Recentemente vi um vídeo onde era dito que podíamos controlar o tempo, dando -lhe comandos para que se acelerasse ou ficasse lento, conforme a necessidade.
Eu estava em um dia onde tinha muitas tarefas a realizar e, no tempo normal, sabia que seria impossível.
Resolvi testar os ensinamentos do vídeo e dei um comando ao tempo que eu queria fazer tudo o que precisava, naquele dia.
Foi incrível!
Um trajeto que normalmente eu levaria de 20 à 30 minutos (a depender do fluxo do trânsito) fiz em 10 minutos.
Eu estava em um Uber e percebia a velocidade passar por mim, em um efeito meio super homem no giro em torno da terra…e o carro estava na velocidade exigida pela via, mal pude acreditar quando cheguei ao meu destino, olhei as horas e vi que se passara apenas 10 minutos.
O resto do dia transcorreu como se o tempo se esticasse e no final do dia todas as tarefas estavam realizadas. Foi um lance meio mágico o que vivi!
Eu diria que o comando realmente funcionou!
E qual é o comando? Ensina pa nois rs
@@luispaulojustino6079 "Parece cocaína..." 🎶
Na verdade, você não entendeu patavina do vídeo...
@@josenunes4622 me explique, por favor.
Este vídeo é impressionante! Parabéns pela capacidade de síntese e de analogia. Um conhecimento tão complexo exemplificado de maneira tão simples. Não é para qualquer um. Não pare!
Assunto fascinante. E sim, gostaria de ver o tempo na filosofia. O tempo, já que causa a nossa morte e a morte de tudo, deve ser a coisa mais importante
não acho que o tempo cause a morte, ela é só um acontecimento dentro do tempo
Eu só sei falar dele na filosofia mesmo, física n rola ☠️
O tempo não existe
A Melhor Forma de ver além do Tempo é Exercendo a lei da atração...quando visualizamos algo desejado, e esse ato nos gera uma emoção de realização prévia...a prova disso é que isso vai nos levar a agir em direção do que já foi visto!!! além do tempo podemos afirmar que as demais dimeções ou parte delas estão dentro da mente e das emoções humanas...como se criassemos realidades possíveis...TUDO ESTÀ INTERLIGADO !!! a realidade não se divide!!!!
Brilhante explicação. De certa forma dá para entender o retorno ao tempo. A coletânea dos livros "Operação Cavalo de Tróia" de J.J. Benítez, refere-se ao fator tempo e é difícil de entender essa matéria. Mas o senhor conseguiu resumir muito bem. Obrigada.
Excelente vídeo. O Tempo não existe. O que existe é uma infindável eternidade.
Que vídeo instrutivo é maravilhoso eu nunca entendi o tempo e agora cheguei pertinho ...obrigada
Olá amigos do canal!
Esse vídeo me lembrou o filme "INTERESTELAR".
Acredito q ainda há muito mais mistérios a serem descobertos pela humanidade.
Gostei muito desse vídeo!
VALEU! 💜
Na verdade, eu só Estou compreendendo o filme de verdade após ter visto esse vídeo 😮
O tempo é mesmo uma dimensão limitada a nossa própria natureza, se pela teoria clássica e suas analogias extraímos tantas possibilidades, imagina pelas quais ainda estamos começando a notar, dimensões e realidades exóticas, forças e leis de naturezas incomuns, espectros; novas mentes se encontram em canais como esse, Parabéns! aguardo os próximos vídeos.
Esse gráfico foi perfeito para explicar o tempo, o tempo é totalmente relativo a pessoa, isso cria mais perguntas do que respostas, ou seja, é excelente...
Penso que dependendo do quão complexo pode ser a consciência de uma mente, é possível a percepção, ainda que em estado experimental, de outras dimensões além das citadas nesse vídeo muito bem produzido e de fácil acesso compreensório. Parabéns aprendi muito!
a primeira explicação que vi para o aparente achatamento quando se move mais rapido se aproximando da velocidade da luz foi com o Sagan em Cosmos, porem, incrivelmente a melhor explicação para esse fenomeno foi a que encontrei nesse video, foi visualmente muito didatica. Parabens!!!
Oieee Henrique boa tarde. Que bacana que você lembrou do Carl Sagan. Justamente esse roteiro teve muita inspiração no trabalho do querido astrônomo na série Cosmos. E fico muito feliz que você gostou. Confesso que esses temas sempre são complicados de explicar, e reviramos muitas vezes o roteiro para melhorar a didática ♥️♥️♥️
Tenho muita curiosidade sobre essas questões de tempo. Difícil de pensar, difícil de visualizar. Esse vídeo ajuda muito.
quando estiver se sentindo desmotivado ou sentindo que não é bom o suficiente, lembre-se que o fluxo do tempo nunca para ele nao vai te esperar em quanto voce se afoga em tristeza.
É?
@@EnzoGabriel-fx6ix O tempo nunca para e nunca anda ao contrário, uma vida por mais rara, é folha de calendário.
Beleza então, passe a vida forçando a barra com o que você sente, e veja você morrer aos 40 anos amargurado, isso se não virar um atirador de escola antes
E a cerveja não fica gelada sozinha kkkkk
@@FILMEAMADOR ??????????????????????????????????????????????
SEM PALAVRAS, excelente vídeo, deveria estar na Netflix ou no Prime... Assinei o canal e quero ver mais. PARABÉNS
Felicidade é onde a dor não é presente, e o presente é para sempre.....
Um professor de Física me disse:
"O tempo é uma função linear constante. Teoricamente, só podemos avançar, jamais regredir no tempo".
seu professor não sabe de porra nenhuma.
Mas podemos ver o passado.
Realmente intrigante.
@@paulomariocruzdefreitas4562 , todos temos nossa Máquina do Tempo: a do futuro, nossos sonhos; a do passado, nossas lembranças.
Abraço.🙂👍
Estamos caminhando e sempre procurando ampliar nossos conhecimentos parabéns aos senhores fico muito agradecido por poder partilhar com as descobertas de todos vosseis nessa área do Universo , espaço , tempo .Tecnológico adorei ficar sabendo dessas coisas .Deus lhes dê muita saúde e sabedoria pra continuar .Agradecimento.
Simplesmente amei a didática para explicar a questão!!!!! 🥰🥰🥰🥰
Esse canal é simplesmente INCRÍVEL! Parabéns amigos!
Uma teorização aqui... Se pudéssemos medir a idade de um fóton que viajou até aqui vindo de uma galáxia à um bilhão de anos luz, qual seria a idade desse fóton, teria milésimos de segundo de idade ?? À velocidade da luz o tempo cessa 100% ?? 🤔
Excelente pergunta Tchelo, e teriam respostas diferentes para quem perguntarmos. Para nós ele teria essa idade relativa avançada. Mas para ele, talvez todo o Universo tenha existido num "piscar de olhos". Esse é inclusive um dos temas que estamos preparando para um vídeo novo aqui no canal...💙💙💙
a resposta é zero, como o tempo nao passa na velocidade da luz, entao o foton, que sempre viaja na velocidade da luz, nunca "viveu" nem um milesimo de segundo
Como não tem como calcular a interferência ou a relatividade da velocidade da luz sobre o tempo ,não tem como medir a idade dele
Em tese continuaria a mesma que quando ele começou a viajar ,mas não se sabe se seriam segundos ou minutos o tempo que ele passou viajando
teoricamente a velocidade limite no universo e a da luz e portanto seria teoricamente a velocidade que zeraria o tempo e deformaria o espaço, a gente envelhece e o tempo passa de forma independente mas coincidente, em outras palavras uma coisa nao teria nada a ver com a outra....
Pela relatividade o tempo seria zero. Mas como zeros e infinitos só existem na matemática, creio que existe aí uma evidência de novas teorias a serem descobertas
A relação espaço tempo do ponto de vista matemático. Excelente. Agora de para entender. Ainda não entendo porque em algumas explicações dizem que o tempo não existe.
Faz uns meses estava pensando nessa questão das dimensões. Tentei imaginar a formação do tempo-espaço com o tempo como uma quarta dimensão e não consegui. Peguei o tempo e passei a considerá-lo a primeira dimensão. Aí as coisas fizeram mais sentindo. A partir daí teríamos a segunda dimensão (linha), terceira dimensão, (plano), quarta dimensão (uma esfera). Afinal o movimento para se deslocar em qualquer uma dessas dimensões de espaço só são possíveis se o tempo já existir.
Vendo o tempo como uma dimensão 1d também abre brechas para outros tipos de direção do tempo, todos os objetos vão para uma direção do tempo, nós entendemos essa direção como para frente de nós mas também há grande possibilidade de existir um lugar aonde aonde o tempo corre ao contrário, manipular isso seria como ir para frente ou para trás como bem entendesse, mas estaria muito limitado pois no futuro ou no passado a Terra não estaria debaixo dos nossos pés. Em um tempo 2d os objetos seriam capazes de ir para qualquer região do tempo e do espaço ao mesmo tempo, algo assim seria capaz de desvendar toda a história de todas as coisas do universo. Enquanto isso em um tempo 3d não só haveria o acesso à todo o nosso tempo e espaço mas também como há outros tempos e espaços diferentes, algo como universos onde a história e evolução do cosmos ocorreu diferente, se mover nessa forma é algo inconcebível para nossa mente, não vemos uma aplicação prática disso se você não se estabelecer em um universo, mas a possibilidade disso ser real é assustadora pois se um dia conseguirmos ter acesso à isso, ou pior, se nós conseguimos ou se alguém além de nós já conseguiu estamos completamente vulneráveis
@@AndreLuis-ni4uy Já ouviu falar da teoria de q pra frear os avanços tecnologicos, de tempo em tempo o planeta é resetado? Isso explicaria o aparecimento de objetos q estariam fora do seu tempo, e os q ninguém consegue explicar do q se trata. Lendo o finalzinho do seu texto, eu pensei nisso. E se alguém já manipula o tempo?
@@nynafernandes9238 algo ou alguém com esse tipo de manipulação não causaria apenas objetos fora de lugar ou fora de tempo, caso perdesse o controle poderíamos veríamos partes inteiras do universo aparecerem, desaparecerem ou serem alteradas, e até onde sabemos muitas anomalias astronômicas que não sabemos explicar existem, como os buracos negros gigantes no centro das galáxias que deveriam ter a idade maior que a do universo, ou mesmo aonde está toda antimatéria que deveria compor 50% da matéria do nosso universo primordial, que ao encontrar matéria comum se aniquilaria em radiação resultado num universo quase vazio, e não é isso que vemos, enfim, muitas dúvidas sobre o que há além de nós, acima da dimensão 6d (3 dimensões de espaço e 3 dimensões de tempo) a 7d atinge um nível em que as leis da física são quebradas, e o mais próximo disso que podemos ver é o mundo quântico
Muito bem explicado com a sensação de que ainda é tempo de fazer melhor uso do tempo em nossas vidas
Tenho muita dificuldade para absorver essa ideia do tempo.
Obrigada por contribuir para o meu conhecimento, com este vídeo. Espero um dia compreender melhor este tema tão complexo para mim.
Sempre tentei entender essa questão da quarta dimensão, este foi o vídeo mais bem explicado e de fácil compreensão que consegui encontrar no youtube.
Meus parabéns pelo excelente conteúdo!
Adorei a explicação didática para um assunto super complexo.
Bem explicado e ficou muito fácil de compreender. 👍🏻
Eu acho que a força que nos empurra pelo tempo é a gravidade, visto que o espaço/tempo é distorcido onde há enorme força gravitacional, desacelerando o tempo assim como proposto no exemplo do vídeo.
Cara… a sua voz parece que vem das profundezas do Universo. Gostando muito do canal e ainda não sei pq não era inscrito aqui antes. Parabéns e continue com esse trabalho maravilhoso!
Uma das melhores explicações sobre a relatividade que já vi. Meus parabéns!
Muito obrigado Cleber :)
@@AstrumBrasil *🤔😌🙌🤷 O TEMPO ⌛ 🕛SERVE POR O QUE SERVE@@ OU SEJA'..DISTINGUIR O DIA DA NOITE ...E PER TER UM METABOLISMO DI NÃO SOMENTE COISAS CORPOREAS INTERNAS ..COMO SONO👉😴👉😃E VELHA ..MAS UMA INFINIDADES DE COISAS... SAUDE E ETC ETC ETC ETC ETC ETC ETC ETC ETC*
É maravilhoso ver o qto é lindo o Universo. De acordo com a Shell Y Ann, do planeta Imparian, canalizada pela Dra. Mônica da Casa do Consolador.
Uma das melhores explicações que já achei sobre o assunto. Muito obrigado.
Nossa, esse video foi muito legal. Primeiro video canal que assisti e já adorei!❤
Muito obrigado Ivanice 💙 é uma honra!
Maravilhosa essa explicação gráfica com vetores. Da pra entender de forma direta e simples um assunto tao complexo e abstrato
Obrigada por mais um excelente vídeo Dennis!
Imagina Aline, eu que agradeço pelo enorme carinho 💙💙💙💙
O melhor canal do youtube, sem dúvidas.
Ow Fernanda, obrigado de coração 💙💙
Não supera Paulo Kogos .
Uma apresentação muito didática e acessível para todos aqueles que querem começar a perceber como o tempo está ligado às dimensões estendidas. A realidade definitivamente não é o que parece, como escreve Carlo Rovelli.
Tudo está sempre em movimento, isso é obra do tempo.
Poderíamos também fazer uma analogia do tempo, como o interior de uma balão de gás que está se expandindo. Os habitantes da superfície, percebem o aumento do espaço ao seu redor, mas não conseguem penetrar o tecido para visualizar o responsável pelo aumento do espaço.
Verdade,pra .mim é o querer e realizar,esse tempo não faz diferença qdo vc conquista o que desejou.Não faz diferenla nenhuma,só que tudo começa na minha mente.
Ao longo de décadas, poucas explicações e ilustrações me pareceram tão didáticas. Parabéns!
Muito didática essa explicação com o uso dos vetores. Acho q você ainda não fez um vídeo sobre a relatividade geral, ou seja, sobre a gravidade e tempo, especificamente sobre isso . Pelo menos não achei. Aguardo ansioso por esse vídeo.
Aos amigos físicos e entusiastas, prestem atenção neste vídeo. Está absolutamente certo e explica um monte de fenômenos que fazem parte da nossa natureza 4D. Afinal sim, o tempo não é o que parece, algo inerente aos relógios. É a quarta dimensão espacial. Parabéns pela produção.
Admiro quem entende estes temas. Tenho profundo respeito.
Claramente explica o tempo como quarta direção ou dimensão
O Tempo não existe!
O que existe é apenas movimento e espaço!
@@filosofiasagrada2988 exatamente. No fundo, é mais simples do que parece.
@@filosofiasagrada2988ideia estranha essa equivalência de tempo com espaço, então o big Bang não faria sentido algum, algo criado do momento 0 só expande trilhões de vezes em existência.
@@filosofiasagrada2988 Então, mas por exemplo, se tivéssemos um super telescópio em alta definição e que alcançasse distâncias absurdas e estivéssemos extremamente longes da terra, poderíamos enxergar o passado da terra, por exemplo a era pré histórica, com esse telescópio poderíamos ver os dinossauros comendo e andando e os seres humanos mais primitivos, só que no presente nosso eles nem existem mais pois já morreram, porém a luz nos trás a informação que no presente eles existem quando na verdade só existem no passado, na verdade as informações chegam desatualizadas pq a luz não acompanha em tempo real, isso é o tempo ou você acha que é apenas a distorção do espaço tempo?
Mesmo que vejamos um passado presente, ainda sim o que importa é a nossa percepção ou a percepção do povo da terra? Pois eles com o mesmo telescópio vão enxergar seus atuais observadores no passado também :/
Isso é tão relativo que me deixa louco 🤯
Nada aver
Fantástica sua explicação! minha cabea deu um nó nma abstração! rsrsrs realmente o melhor que ja assisti, fiquei com gostinho de quero mais
Este vídeo é simplesmente fantástico. Por muito tempo eu buscava conteúdos sobre o espaço-tempo e tinha pouco entendimento teórico sobre o assunto devido à sua complexidade. Apesar de entender um pouco a teoria, mentalmente isso tudo não fazia sentido para mim pois eu não consegua vizualizar tal fenômeno, mas agora a teoria e a visualização ficaram muito mais claras, principalmente por conta desse jogo com as dimensões.
Muito obrigado e parabéns ao canal pela excelente didática.
Ganhou mais um inscrito. Uma das melhores explicações que já vi sobre a natureza do tempo.
Muito obrigado Wesley, e seja muito bem vindo ao Astrum Brasil
Pode falar com suas letras ?
Eu achei a aula sobre o tempo surpreendente. Juro não entendi nada por falta de conhecimento. Achei fascinante. Sempre me preocupei pela evolução de qualquer vertente. Obrigado.mesmo assim vou assistir.minha idade só para ouvir. Preciso saber por vc que não estamos sòs.
Penso que nossa vida ocorre na quarta dimensão, pois envelhecemos. Isso significa que o tempo mudou em relação ao nosso nascimento. Pensamos no passado, mas não o tocamos. No máximo o experimentamos, novamente por repetição de uma experiência. Pensamos no futuro, mas não o alcançamos. Ele só existe em nossos sonhos e teorias. Então, nos resta viver o presente, repetindo de forma melhorada as experiências passadas ou realizando novas experiências, de acordo com nossos sonhos. O mais próximo que podemos chegar do futuro ocorre ao tornar os nossos sonhos uma realidade.
Tudo q foi apresentado é uma idéia. O tempo é uma idéia, assim como o espaço. A realidade só tem a aparencia que tem, por é percebida pelos sentidos e interpretados pela mente.
A realidade é a existência, tudo o que sentimos existe de fato.
@@Ex_Spec tudo ao seu tempo... rsrs
A realidade é a existência e a existência é a realidade.
@@Ex_Spec Essa última frase muda tudo.
Na primeira, vc atrela a realidade ao que chega à sua mente (através dos seus sentidos).
Na segunda, você conclui que a existência e a realidade são a mesma coisa.
A única coisa que resta é a definição de "existência" para você.
A Existência é a Matéria e o Metafísico
O tempo é a vida, o espaço é a eternidade, permitindo assim participarmos do tempo através da vida, Ivandel Pr
O tempo realmente é intrigante, nós não vemos, mas percebemos, nós não o controlamos e somos controlados pelo tempo. É difícil descrever.
É só dizer que o tempo é o tempo.
O PASSADO JÁ PASSOU O PRESENTE SEMPRE EXISTIRÁ E O FUTURO AINDA NÃO CHEGOU ...
@@fernandocapllonch5926 👍
Dá para descrever assim: Agora…
O “agora” que você leu é do passado, o do presente vem: Agora
Quando eu tinha seis anos de idade, estudava numa escola religiosa (então, era o chamado primário). E como religiosa, havia aula de religião. Uma freita professora nos disse que se fossemos bonzinhos, iríamos para o céu onde adoraríamos para sempre a Deus. Eu saí da aula apavorado. "Não quero ir para o céu!" imaginei passar a eternidade de joelhos me abaixando e levantando, braços estendidos, olhando para Deus e dizendo, "te adoro". Que castigo, talvez pior do que o inferno. Naquela noite, em casa, pela primeira vez, em criança, não pude dormir. Passei horas pensando nisso, e conclui que não queria ir para o céu adorar para sempre um deus narcisista. Não encontrava solução. Até que mudei de foco. Passei a pensar no que seria a eternidade. Um tempo que se estende infinitamente para o furuto e nunca acaba? De imediato conclui que se iria para o futuro e nunca acabaria, o tempo teria de vir de um passado também eterno, que nunca encontraria seu começo. Raciocinei que se fosse assim, o aqui agora nunca chegaria. Não seria possivel sequer existir o Universo, pois se o tempo fosse infinito, jamais chegaria a um tempo presente. Daí comecei a relaxar. "A freira falou bobagem, nem Deus poderia existir num tempo infinito para o passado e futuro". Pela madrugada, fiquei pensando como seria possível o Universo existir, eu existir, etc. Intuí que o tempo jamais poderia ser linear. Deveria ser circular, somente assim poderia haver um momento presente em qualquer parte do tempo. Mais tranquilo, consegui finalmente dormir, quase pela manhã. O dia seguinte foi difícil de ir à escola, rs. E deixei de acreditar na existência de Deus, pelo meu raciocínio o tempo e espaço seriam mais poderosos do que qualquer Deus. Passei a ler tudo o que conseguia sobre o Universo, gravidade, etc. Aos dez anos já lia edições simplificadas sobre as teorias de Einstein, Galileu, Isaac Newton. Uma coisa leva a outra e pedia para minha mãe comprar livros universitários sobre os temas que me interessavam. Aos doze anos declarei que queria ser astrofísico. Para que? Risadas gerais da famíla, ridicularizado, echamado "herege" pela religiosidade de todos. Nunca deixei de ler e pesquisar todas as ciências, livros clássicos (aos 11 anos li "Fausto", de Goethe, Camões no original, Sócrates e Platão, A Odisséia, de Homero, e assim diante. Fiquei totalmente sozinho, sem amigos e a família gozando de minha cara. Então abandonei os estudos (era o primeiro de classe durante todos os anos do primário, nunca tirei uma única nota abaixo da máxima). Em resumo, deixei de estudar porque me desesperei em me socializar, o que melhorou minha vida entre pessoas, fiz amigos (nunca muito próximos), mas nao era mais tão solitário. Mas nunca deixei de ler livros, todos os dias lia um, dois ou até três. Nacionais, internacionais, científicos, tudo. Isso até os 55 anos, quando devo ter lido mais de dezena de milhar de livros importantes, fora os leves. Tornou-se impossível conversar com as pessoas, ouvia gente falando bobagens com tal convicção que me revoltava, e se tentava rebater, era praticamente agredido verbalmente. Me afastei das pessos. Só consegui ser jornalista, pois lendo tanto, possuia um texto excelente. Tornei-me solitário quase por completo. Alguns amigos me admiravam, tinham-me como gênio - o que nunca fui, pois na verdade descobri aos 60 anos ser autista de grau 1 (síndrome de Asperger) e ter dupla excepcionalidade (psiquiatras sugeriram meu QI ultrapassar 130, como há décadas estou em depressão e angústia graves, não dá para fazer tais testes). Tive uma vida totalmente solitária e hoje aos 75 anos de idade, minha diversão é assistir vídeos científicos como este acima, ou ler livros de atualização científica. Sou cético em relação a humanidade dispor de muito tempo de existência. Para mim, estamos num declínio rápido (assim como os impérios declinam, acredito que as próprias espécies tambem declinam, o que está próximo do experimento do Universo 26 - e ainda com complicação de bombas nucleares, Inteligência Artificial e outros fatores. Desculpe o longo texto, mas é bom dizer algo quando não tenho com quem conversar
Pensar demais nisso pode lhe render uma bela dor de cabeça, isso sim. Um singelo raciocínio: somos como barcos à vela em um mar que venta sempre na mesma direção. Erguemos a vela para pegar velocidade e sincronizar com os demais apenas para conseguir vê-los. Quando dormimos ou perdemos a consciência, perdemos também parte do controle sobre a vela, que murcha e saímos de sincronia com o restante dos barqueiros, o que dá a impressão de que o tudo passou mais rápido. Quando envelhecemos a vela vai rasgando e as coisas vão parecendo acontecer cada vez mais rápido e quando morremos, bom, a vela se quebra e o restante avança infinitamente, quase sem resistência. Não sei o que é esse tal de tempo, mas sei que está intimamente relacionado à nossa consciência. Vou pegar uma dipirona ali...
Incrível explicação. Nos faz ao menos compreender que estamos num universo ainda mais cheio de dimensoes e formas e vidas que sequer conseguimos conceber com nossa limitada compreensão. Gostei demais do exemplo do grafico 2D x T. Confesso que me imaginei literalmente viajando na dimensao do tempo enquanto consigo perceber as direcões em que posso me mexer. Seria como viver em um trem todo fechado, sem janelas e correndo num trilho. A vida seria vivida dentro dele sem que sobessemos que ele tambem viaja.
Q forma interessante de explicar espaço-tempo
Excelente explicação, principalmente para mim que sou completamente leigo no assunto. O expositor está realmente de parabéns pela forma simples, compreensível e didática da abordagem da matéria.
Agora, fico imaginando como Einstein há tanto tempo atrás, foi um dos primeiros ou o primeiro a pensar sobre isso sem os recursos computacionais que aos cientistas hoje em dia dispõem.