Primeiro vídeo que fala enfim da preferência no tempo!!! Não existe almoço grátis e os bancos sempre lucram...um absurdo ver tanta gente defendendo cegamente uma ou outra opção. A prestação tá suave pra você? Amortiza no prazo! A prestação tá te sufocando? Amortiza na parcela!
Simples assim. Depois que se aliviar vai amortizando no prazo. A parcela da minha casinha vai ser R$1980, na tabela Price. Vou ver sr abaixo para uns 900 reais e depois começo a amortizar no prazo.
Excelente explicação! Na minha primeira casa que financiei como a prestação não era tão alta, eu amortizava no prazo, mas a atual que a prestação é mais alta estou amortizando na prestação para dormir mais tranquilo! Quando chegar numa parcela tranquila eu volto a amortizar no prazo! Abraços
Pra mim no momento vale mais a pena abater na parcela. Se eu abater 10k, vou reduzir 200 na parcela. É como se eu colocasse em um CDB q rende 2% a.m. Mas o vídeo ajudou demais. Só reforçou mais minha estratégia. Pagar menos por mês. Excelente vídeo
Lembrando que em um financiamento não se paga somente juros. Tem taxa e seguros do imóvel. Quando amortizar no prazo automaticamente é eliminado a taxa e o seguro.
Senti falta dessa análise também. Se pelo valor do principal + juros dá na mesma, se descontar todas as taxas, antecipar no prazo faria economizar um pouco mais.
@@michaelrogerio7283 todo financiamento já está embutido o seguro e a taxa administrativa. No meu caso eu pago 100,00 de seguro e 25,00 da taxa todo mês. Esse valor já vem incluso na parcela. Quando amortiza no prazo já economiza o valor do seguro e taxa.
Parabens! Melhor explicação de todas! Difícil a pessoa ter disciplina de investir (ao invés de amortizar) e esperar 2 coisas: a dívida ser paga em 30 anos e os rendimentos de um investimento a longo prazo! Também me parece que investir seria somente pra quem conseguiu boas taxas de financiamento...
parabéns!! já assisti vários vídeos sobre amortização, e o seu me esclareceu mais ainda . eu pago todo mês a prestação e pago obrigatoriamente uma prestação de trás p/ frente, hoje a prestação está 410, e pago a última 125, a cada dois anos eu abati meu FGTS também nas prestações! e aí vai.. Mais é isso aí, cada um tem que analizar a sua condições e o que e mais vantajoso . se a pessoa está passando por um momento apertado? 👉 escolha diminuir o valor nas prestações até vc se organizar. se a pessoa está com a vida financeira de boa: 👉 escolha abater no prazo, pra sair mais rápido da dívida. agora se a pessoa tem uma renda boa e constante, aí precisa analizar com calma, pois as vezes se vc pegar esse valor e investir, é melhor que abater, até por que é isso que vc disse: que o dinheiro perde o valor por causa da inflação, sendo assim vou dar um ex: a pessoa paga 500 reais de prestação, atualmente ela tem condições de amortizar 500 ou 1000 ou mais ... E melhor ela pegar esse valor e investir todo mês em um CDB ou até mesmo no tesouro direto que seja de médio longo prazo, pois aí lá na frente você vai ter mais lucro do que menos juros nas prestações. Eu fiz melhor kkkk eu vi que o aluguel na minha cidade aumentou em 5 anos. então eu fui morar com a mãe kk e aí hoje eu recebo um aluguel do dobro da prestação, e pago a prestação e Amortizo nas últimas. Das minhas rendas eu tiro 50% para meus gastos do dia dia, e 20% eu invisto, e os 30% eu estou construindo por cima.😅 as vezes passo apertado, mais sempre mantendo o foco e administrando .. desculpe o texto longo. espero que minha experiência tenha ajudado alguém. sucesso a todos
Mano vc paga o "boleto" da ultima prestação ou vai no app e faz a amortização do saldo devedor? Pq quando vc faz amortizando direto o saldo devedor, vc "mata" os juros e acaba eliminando mais parcelas com o mesmo valor
Betinho, eu gostaria de saber fazer igual a você, mas não vejo a hora de zerar o financiamento e começar a investir. Parabéns pela tranquilidade e pelas alternativas encontradas , para cuidar das suas finanças.
@@marilzafreire6897 Eu não sabia, mas aprendi assistindo vídeos e tentando fazer na prática, não e difícil.. No começo vc terá dificuldades mais nada que vc não irá conseguir fazer .. O app para amortização da Caixa e super simples .. Todos nós não ver a hora de zerar o financiamento e começar a investir.
Obrigado por dividir seu conhecimento. Penso em quitar meu kitnet e comprar outra casa.depois pensei em alugar meu kinet mas acho que no meu caso não vale a pena pois onde moro não tem condomínio e daí não tem manutenções anuais.Por isso depois que eu pagar ,eu penso em ja vender,até prq quem mora de aluguel não cuida a casa como a gente e muitas vezes acaba destruindo o nosso patrimônio.obs:sou casado e tenho uma filha, daí fica dificil a voltar a morar com a mãe kkkk
Seu vídeo é simplesmente PERFEITO! Abraçou as diferentes realidades. Há quem possa reduzir juros e manter parcelas altas, mas há quem precise reduzir parcelas por dificuldades de mantê- las ou para aproveitar um pouco mais da vida. Estou entrando num financiamento de uma casa de praia e não quero comprar uma casa para não poder nem ir na praia! Rsrs Tou viva hoje, quero curtir o hoje com uma parcela que caiba no meu orçamento e ao mesmo tempo não paralise o tempo que tenho pra viver hoje. O amanhã a Deus pertence. Quando der para amortizar no prazo, farei isso, mas nunca deixando de viver o que a vida tem pra me dar hoje. Para pessoas mais jovens, é até inteligente mexer no prazo,mas para mim que já estou com 46 anos, deixe esse barco navegar aí sei lá pra onde kkkkk
Muito bom o video. Minha opiniao é que amortizar na parcela vale mais a pena porque vc reduz a pressão no caixa. Isso faz com que se possa planejar melhor guardando o valor economizado e sempre amortizando de tempos em tempos. Alem disso, amortizar na parcela, por reduzir a pressão no caixa mensal, abre espaço para que se alguma necessidade especial ocorrer, haverá caixa para paga-la.
Acho que a melhor forma é usar os dois, diminui as parcelas durante um tempinho, assim sobrará mais, quando der pra fazer dobradinha faz, quando tiver apertado financeiramente também não terá problema, mas depois de conseguir uma mensalidade mais tranquila, é bom amortizar pelo tempo mesmo
Obrigado pelo esclarecimento. Financiei na planta (360x - PRICE) e se Deus permitir quando eu começar a pagar as prestações pretendo economizar pra amortizar no valor da prestação e reinvestir a diferença mensal.
Paulo, parabéns pelo vídeo. Achei muito interessante e elucidativo. Fiz minha própria simulação no Excel e ficou muito parecia com a tua. Entretanto, quando simulei NOVAS amortizações, 1 por ano no valor de 20000 reais, já encontrei grande diferença na "economia" de cada método. De fato, a amortização pelo número de parcelas se mostrou quase 10 mil reais mais econômica. Você poderia gravar um vídeo ampliando a simulação, ou seja, imaginando que a pessoas fará vários aportes? Obrigada!
Assisti a muitos vídeos sobre isso....e ninguém comentou sobre o Valor Presente. Essa é uma decisão complexa e que envolve o tipo de financiamento, juros, banco, etc.... Este vídeo ajuda muito na tomada de decisão. Valew Paulo.
Excelente video, sempre pensei nesta questão de valor dos juros vs valor da inflação, que desvaloriza o dinheiro, o poder de compra, lembro de pessoas que fizeram financiamento a muitos anos atrás e hoje pagam cerca de 100 reais a prestação, e o que se faz hoje com 100 reais? Ou seja desvalorizou o dinheiro e hoje o que pagam é um valor pífio. Parabéns pelo conteúdo.
Ótimo vídeo, bastante esclarecedor! Fiz uma amortização no prazo e consegui diminuir 40 parcelas do financiamento, porém notei que o saldo devedor continua alto, ou seja, só abateu o valor que eu amortizei. Minha dúvida é: Se eu for fazendo amortizações no prazo a quantidade das parcelas irão diminuir mas o saldo devedor pouco alterará, gostaria de saber se essa conta vai fechar a medida que forem restando menos prestações e o saldo relativamente alto. Obrigado!
Excelente conteúdo, abordagem, didática e um tema q a maioria das pessoas anda esquecendo, q é o valor presente do dinheiro. Acho q faltou falar mais alguns detalhes, não q vc esteja errado, longe disso, mas num financiamento de longo prazo cada centavo conta. Na minha visão faltou falar os encargos e com isso a diferença aumenta amortizando no prazo/tempo. No mais achei uma excelente aula. Sucesso!
Assistir vários vídeos no youtube,explicação melhor q essa ñ assistir.Tenho um financiamento a minha opção é quitar rapidamente. Mas hj aprendi q ñ é nenhum absurdo levar até o final... Q aula!!!👍👏
Eu posso intercalar amortização por parcela e por prazo? O que seria mais vantajoso? Diminuir o prazo depois as parcelas ou diminuir nas parcelas e depois no prazo? Matematicamente falando.
Interessante esse vídeo abordando os dois tipos de amortização, tanto no prazo como nas parcelas. Se os valores das parcelas do meu financiamento começarem a pesar no orçamento aqui em casa, com certeza eu irei optar pela amortização nas parcelas. Dessa forma, eu irei pagar parcelas menores dando uma folga no orçamento aqui em casa.
Depois desta excelente explicação, vou reduzir o valor da parcela, visto que o meu CET=7,5%, e investir a diferença do valor da prestação no SELIC ganhando os atuais 13,75%. Daqui a dois anos, qdo vou poder amortizar o FGTS novamente, reavalio o valor da SELIC x CET da minha dívida. Obg pelo ensinamento.
Parabéns! O vídeo mais claro que já vi sobre esse assunto. É óbvio que matematicamente não faz diferença, então para mim amortizar a prestação é mais seguro porque você fica com uma sobra financeira para melhorar o seu fluxo de caixa mensal e gerar uma reserva de emergência e depois amortizar mais o financiamento. Se você ficar desempregado e tiver uma prestação menor para pagar é melhor do que ter uma prestação mais alta e ainda ter muitos anos de prestação pela frente. É melhor ter mais liquidez no curto prazo. Taxa de financiamento de imóveis é cara mas ainda é muito mais barata do que qualquer outra linha de financiamento. Então é melhor usar a redução da prestação mensal para evitar de usar o cartão ou crédito pessoal em uma emergência. Isso para mim é tão claro que não sei como esse assunto ainda gera polêmica. O que vai acabar liquidando o financiamento vai ser suas amortizações extraordinárias, caso não faça, vai ser as pequenas amortizações mensais da prestação ao longo do tempo e pagando mais juros.
Excelente análise! Depende da situação no momento de cada um. Na dúvida faça os dois, amortiza no prazo, no valor da prestação e também invista um pouco rs.
Uma excelente opção é utilizar o FGTS (dinheiro parado e rendendo apenas 3% a.a) no valor da parcela dos próximos 12 meses, assim você poderá utilizar o valor que irá sobrar dessas parcelas e amortizar no saldo devedor. Assim você terá as duas opções e consequente caso tenha algum imprevisto poderá se organizar melhor. Tenho uma parcela de 1876 e utilizando 5k do FGTS a parcela baixou para 1.320 e os 500 reais a mais eu amortizo no saldo devedor.
Que doideira é essa mano ??? Eu tenho uma parcela de 1.651 com a caixa e se eu amortizar 5k ela cai para 1.600, ou seja, cai 50 reais por mês. No seu caso caiu mais de 500 reais. Que milagre é esse ?
@@thiagovieiradebarros9926 o prazo do seu finan deve ser muito longo 400 350 meses. Quando o prazo tá curto realmente dá uma diminuída boa. Deve ser isso no caso dele aí. Eu acho.
Bom dia obrigado pelas informações conteúdo que agrega valor. Assim, eu amortizei mais da metade do meu saldo devedor pelo prazo e reduziu vários anos porem a valor da parcela mensal continuou a mesma coisa com aquele juros absurdo. dai vi um vídeo de um o pessoal falando dobre amortizações e um comentário de um deles me intrigou. la ele dizia que amortizar na prestação e melhor por que alem de reduzir a prestação mensal ainda reduziria o saldo devedor. e de fato tirando essa conclusão verifiquei por uma simulação que se amortizar pela prestação o valor e abatido no saldo devedor e a prestação mensal cai. pensado por essa logica não seria mais viável fazer amortizações pelas parcelas em vez de fazer pelo prazo?
Amortizar na parcela é sempre melhor. Se você está na situação que consegue amortizar no prazo, amortize na parcela e depois use a diferença da parcela para amortizar todo mês. Você irá quitar o financiamento no mesmo tempo que se tivesse amortizado no prazo e pagará exatamente o mesmo juros. Mas se você tiver um imprevisto e precisar reduzir os custos, ter uma parcela menor é uma grande vantagem.
Sempre pensei exatamente isso, mas via um monte de "influenciador" falando o contrário... Se vc tem X reais por mês pra gastar com seu financiamento, amortiza na prestação e, se o pior acontecer, mais fácil será...
Deixa de ser burra ou burro !! Vocês acreditam em tudo que esses povo posta !! Tenha pensamento crítico!! Tem que amortizar no prazo porque faço isso e se eu amortizar no prazo um valor de 2000 é como se eu tivesse pagando umas 14 parcelas !!
Exatamente, eu até agora vinha amortizando no prazo, mas comecei a analisar justamente isso e agora vou abater nas parcelas, com o valor q sobra posso aplicar ou pagar a última parcela td mês.
Então amigo faço exatamente isso.. nós que somos assalariados.. se acontecer algo de perder o emprego com uma parcela baixa qualquer bico que for fazer consegue ir segurando... Agora abater no prazo 300 .. abater e cair na metade 150 meses ainda não muitos anos.. pela frente..
Faltou você falar um ponto: amortizando no valor da prestação cada vez mais vai sobrando mais dinheiro, e esse dinheiro você tbm pode usar pra amortizar ainda mais.
Nunca vi ninguém simulando isso. Estou certo que, dispondo de um valor X mensal e amortizando a cada mês seguinte X + sobras, chegarão no mesmo tempo de quitação, só que com mais segurança financeira
Até que enfim alguém que pensa igual a mim. A diff da parcela que irá sobrar vc paga uma de traz pra frente!!!!! Dois em um, no finalzinho sim vc abate na quantidade de parcelas
A confusão acho que é pelo nome que foi dado, na verdade você está "reduzindo o prazo máximo" ou a "reduzindo a parcela mínima". O financiamento termina quando o saldo devedor chega a zero independente da planilha feita pelo banco, nada te impede de reduzir o prazo e quitar ainda antes ou reduzir a parcela e amortizar mais mensalmente. Os vídeos sobre esse assunto são muito rasos, só repetem o que viram outros influencers falar.
Eu e minha esposa financiamos um apartamento , em 36 anos nunca ninguém tinha falado que poderíamos amortizar, nossa depois que amortizamos o saldo está metade do valor, e dá uma sensação de paz , eu entendo em investir uma parte e me livrar logo dessa outra dívida, quem não gosta de ficar devendo é ruim aguardar muitos anos .
não precisa ninguém falar, não é algo óbvio? desde que comprei meu primeiro carro com 20 anos eu já imaginei que daria pra antecipar parcelas e na época era mais díficil, tinha que ligar no banco, pedir o boleto.
Muito bom! A maioria das pessoas se esquecem ou não sabem trazer os fluxos de caixa para valores presentes para poder fazer as comparações certas. Uma consideração que faço é que a alíquota sobre o saldo devedor do seguro MIP aumenta muito com a idade, considerando isso, muitas vezes vale mais reduzir o prazo, pois assim você evita parcelas que aumentam muito o custo efetivo total do financiamento.
Fazendo o cálculo, considerando alguém que tenha condições de quitar rápido, não faz diferença. No fim os juros são sobre a dívida. Pra cada bolada paga, a dívida cai. Chega uma hora que a bolada paga toda a dívida. Se a pessoa pagar tudo em 10 anos ou 5, aparentemente, tanto faz mesmo
Entendo perfeitamente o vídeo. Então farei amortização no valor das parcelas pra aliviar as despesas e depois farei no prazo pra não ter que pagar as taxas.
Eu não antecipo as parcelas do meu financiamento por causa da taxa de juros do meu contrato. Mas essa explicação desse vídeo me fez entender que financeiramente falando tanto faz. É preciso analisar o objetivo de cada família. Parabéns pelo vídeo. Ficou excelente.
Interessante a explicação. No meu caso, será mais importante me livrar da dívida logo já que o preço da parcela estará dentro das minhas possibilidades.
Eu sempre faço amortização pelo valor das parcelas. Comecei o meu financiamento paganda pacelas de 1980. Hoje, 4 anos depois, estou paganda 799. A Cada 3 meses, minhas parcelas diminuem aprox. 120, 00. Então, quando meu saldo devedor estiver em 20mil, eu quito o financiamento. Esse é o meu segundo apto que vou quitar em 5 anos. Nunca dei bola para os analistas que afirmam que o prazo é melhor. Inclusive, esse é o Conselho dos gerentes de banco. Se gerente de banco aconselha assim. Eu faço o contrário. Kkkkk!
@jolima2371 , algumas pessoas estão dizendo que a amortização do valor das parcelas torna as parcelas mais baratas por apenas um ano, depoi o valor volta ao que era antes, isso é verdade? Pretendo usar o FGTS a cada dois anos para quitar o saldo devedor. Por isso a minha dúvida.
@@joaoramosdf usa o FGTS sim ele não rende quase nada e amortiza na prestação ela vai ficando mais suave. Isso que falam de correção deve ser por conta da TR mas não é tanto assim e a forma de pagar menos é amortizando o saldo devedor mesmo.
Excelente explicação, Sabiu!Eu estava amortizando no prazo. Com 27 mil, amortizei 88 parcelas de R$1600, mas depois desta aula, amortizei no valor da prestação . Com o valor que baixou na prestação, vou amortizar no prazo todo mês . Com o meu 13• , vou amortizar na prestação novamente. Eu pretendo alternar até liquidar. A primeira tentativa já funcionou. Com a diferença do valor da prestação e mais um pouquinho, paguei mais 02 prestações no prazo. Minha meta é pagar a parcela do mês e mais 04 no prazo. Assim, liquidarei em 1 ano. Simulei e percebi que depois de um tempo, quando fica próximo de liquidar o valor, não vale mais a pena amortizar no prazo. Imagino que seja porque os juros do tempo já foram pagos. No final do financiamento vale a pena amortizar somente no valor da prestação?
@@francislainygomes9234, sempre faço a simulação no app, vou pagando os boletos de uma parcela por vez, pois meus rendimentos caem em dias diferentes.Sempre pagando a última até completar 4. Ou, cálculo o valor das 04 e pago um único boleto no final do mês. A parcela do mês já debita automaticamente na conta.
@@marilzafreire6897 essas 4 q vc diz não é o valor real né ( 4 x 1600). No caso vc paga uma de 1600 (a última) q paga 4 parcelas certo? Outra dúvida, qual tabela vc fez peixe ou SAC? E qual valor do seu saldo devedor (inicial). Tô perguntando pq estou pra financiar. E pretendo fazer igual vc sabe, tenho essa mesma lógica na cabeça. Seu comentário me animou, mas pelo oq venho pesquisando, tdo influência. A tabela q foi feita, valor do imóvel, quantidade de parcelas e etc.
O meu financiamento ainda está na fase de obras. Estava pensando em amortizar no prazo quando começasse a pagar o financiamento. Mas, como sou aposentado e assalariado, o interessante é abaixar primeiro o valor da prestação. Cada pessoa tem uma realidade de vida. No meu momento agora, fiquei viúvo e tenho um filho para cuidar de 12 anos para cuidar. Não posso sair para trabalhar. Para não passar muito sufoco, vou amortizar primeiro as prestações. Muito obrigado pelo esclarecimento.
Jesus te abençoe, te forças e pode ter certeza que tudo vai dar certo. Olhe para Deus e não para as circunstâncias. Meus sentimentos pela perda da esposa
Cheguei a conclusão de que na parcela l vai sair melhor pois vou diminuir minha prestação, e se eu pretendo quitar em um prazo determinado , tanto faz eu diminuir a parcela como diminuir o tempo, pois o montante final vai dimuir gradualmente de modo que poderei quitar o restante , mesmo que ainda falte 100 prestações, porque essas 100 prestações valerão muito menos que no início 😅
Ganhou uma inscrita! Nunca vi ninguém falando dessa possibilidade aqui na plataforma. A melhor estratégia depende da realidade de vida da pessoa. Eu pretendo amortizar primeiro na parcela e depois de um tempo no prazo.
Prazo X Prestação. Acredito que a melhor opção é a que seja mais adequada para seu momento de vida. Exemplo, para uma pessoa com bons recursos financeiros, tanto faz. Porém para uma pessoa que trabalha no regime de CLT que não tem tanta estabilidade, quanto antes terminar esse financiamento, melhor será. Outro exemplo é para casos onde o valor da prestação está alto, assim seria melhor amortizar na prestação até um momento em que esta esteja confortável no seu orçamento, e após passar a amortizar no prazo. Cada caso é um caso. O importante é pensar bem e tomar a melhor decisão considerando o seu próprio cenário.
Muito bom o vídeo. Obviamente que quem fez financiamento corrigindo pela inflação não teria esse dilema rsrs. E vi muita gente que fez essa loucura nos últimos anos.
Eu particularmente sempre amortizei pelas parcelas até ter 150 meses para quitar mais com uma dívida de R$ 15.000,00 ai já eliminei as taxas e seguros em uma cajadada só. tirando que no sistema SAC na prestação decrescente se você começa o ano por ex. com uma prestação de R$ 600,00 e termina com uma prestação de R$585,00 você deve levar em conta a inflamação que faz esses R$ 585,00 valerem menos que valia no começo do ano.
Parabéns pelo vídeo, recomendo complementar esse cálculo com as taxas cobradas, como seguro, taxa administração e qualquer outra que houver em um financiamento.
Melhor vídeo! Eu amortizo no valor da prestação com FGTS de 2 em 2 anos - valor do juros 8,5%, reduzo o meu custo mensal, se eu quiser quitar o meu financiamento tenho o dinheiro p quitar na Selic hoje a 13,75. Ou seja, estou muito confortável, não me descapitalizo e uso o FGTS. Tranquilin…
Parabéns, ótima análise. Sensato e definou claro a questão do dinheiro no tempo. Particularmente eu pensava que era a mesma coisa mesmo, mas tem tanto conteudo falando que no prazo é melhor que fiquei em dúvida. Agradeço pelas explicações.
Realmente é um assunto bem polêmico, mas depende da condição de pagto de cada pessoa. Tem pessoas que preferem pagar menos por um tempo longo, outros pagar por menos tempo mesmo que seja um valor mensal relativamente alto. O importante é amortizar.
Segredo no início é na prestação. A diff da parcela que irá sobrar vc paga uma de traz pra frente!!!!! Dois em um, no finalzinho sim vc abate na quantidade de parcelas
A diferença é que se tu faz pelo prazo, diminui 5 meses do final por exemplo, e se optar pelas parcelas, diminui 5 reais, principalmente no inicio, porque TODAS as parcelas são diminuídas, então é diluído essa diminuição em muitas parcelas, fazendo com que o valor que abaixa é muito pouco..
Olá, bom dia a todos !!!! Que explicação TOP, muito obrigado, pois tive um esclarecimento importante para tomar decisões futuras. Mas tenho um detalhe ainda e gostaria da sua ajuda, se possível !!!. Estou juntando um valor para quitar meu apartamento, nesse caso é melhor pegar esse valor e investir ou realmente quitar o apartamento ? Fiquei em dúvida neste sentido, poderia nos ajudar ???? Desde já agradeço pelo Canal de informação e fique na PAZ
Fala Antonio! Tem dois outros vídeos que falei sobre. Pela tabela SAC: ruclips.net/video/arhQ7xh9gPE/видео.html Pela tabela PRICE: ruclips.net/video/2v-0QoIpD08/видео.html Sucesso e prosperidade
O meu financiamento é esse atrelado ao IPCA e pelo que entendi nesse caso será melhor amortizar no prazo? Seria um pouco por mês ou juntar uma grana e amortizar de uma vez? Pois já vi vídeos dizendo que o melhor é amortizar aos poucos, poderia me responder essa questão por favor ???? Ou seria melhor investir ao invés de amortizar????
Não é bem assim senão você teria comprado o imóvel a vista e não teria pago juro algum. O que todos queremos é liquidar a dívida, mas uma dívida de 15, 30 ou mais anos muitas adversidades podem acontecer nesse período. Amortizar na prestação te coloca no controle do financiamento porque ele já está aprovado o prazo está garantido para você quitar quando quiser. Se antecipar o prazo e tiver dificuldade para pagar a prestação, vai ser mais difícil esticar o prazo novamente, podendo até perder seu imóvel se não conseguir pagar uma prestação muito alta.
Eu tenho um financiamento com parcelas bem altas, esse vídeo me deixou mais seguro de amortizar na prestação, assim eu livro renda pra poder investir (ou amortizar mais)
Vários fatores podem entrar na conta: custo de oportunidade, aversão à divida, prestação estar atrelada a inflação ou não, saber investir, conseguir um retorno em outra aplicação acima dos juros do financiamento, saldo em FGTS, seguro que se paga, taxa de administração etc.
Primeiro vídeo que fala enfim da preferência no tempo!!! Não existe almoço grátis e os bancos sempre lucram...um absurdo ver tanta gente defendendo cegamente uma ou outra opção. A prestação tá suave pra você? Amortiza no prazo! A prestação tá te sufocando? Amortiza na parcela!
Seu comentário por si só é o melhor resumo de todos.
Simples assim. Depois que se aliviar vai amortizando no prazo. A parcela da minha casinha vai ser R$1980, na tabela Price. Vou ver sr abaixo para uns 900 reais e depois começo a amortizar no prazo.
Na mosca!! 🪰🪰
Perfeitamente,,,,,,,,,no final tudo ficou claro,,,,,,,❤❤❤❤❤
Excelente explicação! Na minha primeira casa que financiei como a prestação não era tão alta, eu amortizava no prazo, mas a atual que a prestação é mais alta estou amortizando na prestação para dormir mais tranquilo! Quando chegar numa parcela tranquila eu volto a amortizar no prazo! Abraços
Perfeito, o mesmo q vou fazer...
Excelente, vou fazer igual voce!
Eu tbm
É isso ai, esse é um comentário muito pertinente.
Estou pensando em fazer o mesmo 🙏🏻
Pra mim no momento vale mais a pena abater na parcela. Se eu abater 10k, vou reduzir 200 na parcela. É como se eu colocasse em um CDB q rende 2% a.m. Mas o vídeo ajudou demais. Só reforçou mais minha estratégia. Pagar menos por mês. Excelente vídeo
Lembrando que em um financiamento não se paga somente juros. Tem taxa e seguros do imóvel. Quando amortizar no prazo automaticamente é eliminado a taxa e o seguro.
Senti falta dessa análise também. Se pelo valor do principal + juros dá na mesma, se descontar todas as taxas, antecipar no prazo faria economizar um pouco mais.
Faz toda diferença esse detalhe.
Como assim?
@@michaelrogerio7283 todo financiamento já está embutido o seguro e a taxa administrativa. No meu caso eu pago 100,00 de seguro e 25,00 da taxa todo mês. Esse valor já vem incluso na parcela. Quando amortiza no prazo já economiza o valor do seguro e taxa.
Então devo amortizar parcelas ?
Parabens! Melhor explicação de todas!
Difícil a pessoa ter disciplina de investir (ao invés de amortizar) e esperar 2 coisas: a dívida ser paga em 30 anos e os rendimentos de um investimento a longo prazo! Também me parece que investir seria somente pra quem conseguiu boas taxas de financiamento...
parabéns!! já assisti vários vídeos sobre amortização, e o seu me esclareceu mais ainda .
eu pago todo mês a prestação e pago obrigatoriamente uma prestação de trás p/ frente, hoje a prestação está 410, e pago a última 125, a cada dois anos eu abati meu FGTS também nas prestações! e aí vai..
Mais é isso aí, cada um tem que analizar a sua condições e o que e mais vantajoso .
se a pessoa está passando por um momento apertado?
👉 escolha diminuir o valor nas prestações até vc se organizar.
se a pessoa está com a vida financeira de boa:
👉 escolha abater no prazo, pra sair mais rápido da dívida.
agora se a pessoa tem uma renda boa e constante, aí precisa analizar com calma, pois as vezes se vc pegar esse valor e investir, é melhor que abater, até por que é isso que vc disse: que o dinheiro perde o valor por causa da inflação, sendo assim vou dar um ex:
a pessoa paga 500 reais de prestação, atualmente ela tem condições de amortizar 500 ou 1000 ou mais ...
E melhor ela pegar esse valor e investir todo mês em um CDB ou até mesmo no tesouro direto que seja de médio longo prazo, pois aí lá na frente você vai ter mais lucro do que menos juros nas prestações.
Eu fiz melhor kkkk
eu vi que o aluguel na minha cidade aumentou em 5 anos.
então eu fui morar com a mãe kk
e aí hoje eu recebo um aluguel do dobro da prestação, e pago a prestação e Amortizo nas últimas.
Das minhas rendas eu tiro 50% para meus gastos do dia dia, e 20% eu invisto, e os 30% eu estou construindo por cima.😅
as vezes passo apertado, mais sempre mantendo o foco e administrando ..
desculpe o texto longo.
espero que minha experiência tenha ajudado alguém.
sucesso a todos
Mano vc paga o "boleto" da ultima prestação ou vai no app e faz a amortização do saldo devedor?
Pq quando vc faz amortizando direto o saldo devedor, vc "mata" os juros e acaba eliminando mais parcelas com o mesmo valor
Betinho, eu gostaria de saber fazer igual a você, mas não vejo a hora de zerar o financiamento e começar a investir. Parabéns pela tranquilidade e pelas alternativas encontradas , para cuidar das suas finanças.
@@marilzafreire6897
Eu não sabia, mas aprendi assistindo vídeos e tentando fazer na prática, não e difícil..
No começo vc terá dificuldades mais nada que vc não irá conseguir fazer ..
O app para amortização da Caixa e super simples ..
Todos nós não ver a hora de zerar o financiamento e começar a investir.
@@betinhosaxofonista8677 obrigada pelo exemplo. Vou me inspirar em você.
Obrigado por dividir seu conhecimento. Penso em quitar meu kitnet e comprar outra casa.depois pensei em alugar meu kinet mas acho que no meu caso não vale a pena pois onde moro não tem condomínio e daí não tem manutenções anuais.Por isso depois que eu pagar ,eu penso em ja vender,até prq quem mora de aluguel não cuida a casa como a gente e muitas vezes acaba destruindo o nosso patrimônio.obs:sou casado e tenho uma filha, daí fica dificil a voltar a morar com a mãe kkkk
Seu vídeo é simplesmente PERFEITO! Abraçou as diferentes realidades. Há quem possa reduzir juros e manter parcelas altas, mas há quem precise reduzir parcelas por dificuldades de mantê- las ou para aproveitar um pouco mais da vida. Estou entrando num financiamento de uma casa de praia e não quero comprar uma casa para não poder nem ir na praia! Rsrs
Tou viva hoje, quero curtir o hoje com uma parcela que caiba no meu orçamento e ao mesmo tempo não paralise o tempo que tenho pra viver hoje. O amanhã a Deus pertence. Quando der para amortizar no prazo, farei isso, mas nunca deixando de viver o que a vida tem pra me dar hoje.
Para pessoas mais jovens, é até inteligente mexer no prazo,mas para mim que já estou com 46 anos, deixe esse barco navegar aí sei lá pra onde kkkkk
E 46 anos ja é velha ? Kkkkkkk ainda vai viver muito minha fia
Finalmente uma explicação inteligente sobre a questão de amortização. Cada família tem um cenário diferente.
Você salvou minha vida!!!!
Eu tenho uma prestação altíssima e estava precisando abaixar o valor da minha prestação.
Muito bom o video. Minha opiniao é que amortizar na parcela vale mais a pena porque vc reduz a pressão no caixa. Isso faz com que se possa planejar melhor guardando o valor economizado e sempre amortizando de tempos em tempos. Alem disso, amortizar na parcela, por reduzir a pressão no caixa mensal, abre espaço para que se alguma necessidade especial ocorrer, haverá caixa para paga-la.
Amortize sempre no prazo!! No prazo vc quebra juros, taxa administrativa e seguro e quebra a inflação durante ao longo do tempo.
Eu entendo as duas possibilidades, ambas fazem sentido dependendo do cenário. Obrigada!
Que perfeito esse vídeo... sempre pensei isso e nunca vi ninguém falar, parabéns!!!
Acho que a melhor forma é usar os dois, diminui as parcelas durante um tempinho, assim sobrará mais, quando der pra fazer dobradinha faz, quando tiver apertado financeiramente também não terá problema, mas depois de conseguir uma mensalidade mais tranquila, é bom amortizar pelo tempo mesmo
Exatamente. Na verdade eu acho que é maneira mais inteligente possível. Principalmente se estivermos falando de uma pessoa que investe.
Até que enfim, uma explicação inteligente de verdade.
Obrigado pelo esclarecimento. Financiei na planta (360x - PRICE) e se Deus permitir quando eu começar a pagar as prestações pretendo economizar pra amortizar no valor da prestação e reinvestir a diferença mensal.
Ótima ideia, assim sobrará mais, e vc pode praticamente dobrar o valor da mensalidade, evitando muito mais juros
Muito bom ter este entendimento!
Paulo, parabéns pelo vídeo. Achei muito interessante e elucidativo. Fiz minha própria simulação no Excel e ficou muito parecia com a tua. Entretanto, quando simulei NOVAS amortizações, 1 por ano no valor de 20000 reais, já encontrei grande diferença na "economia" de cada método. De fato, a amortização pelo número de parcelas se mostrou quase 10 mil reais mais econômica. Você poderia gravar um vídeo ampliando a simulação, ou seja, imaginando que a pessoas fará vários aportes? Obrigada!
Assisti a muitos vídeos sobre isso....e ninguém comentou sobre o Valor Presente. Essa é uma decisão complexa e que envolve o tipo de financiamento, juros, banco, etc.... Este vídeo ajuda muito na tomada de decisão. Valew Paulo.
Excelente video, sempre pensei nesta questão de valor dos juros vs valor da inflação, que desvaloriza o dinheiro, o poder de compra, lembro de pessoas que fizeram financiamento a muitos anos atrás e hoje pagam cerca de 100 reais a prestação, e o que se faz hoje com 100 reais? Ou seja desvalorizou o dinheiro e hoje o que pagam é um valor pífio. Parabéns pelo conteúdo.
Gente...nunca tinha pensado por esse ponto de vista sobre a desvalorização do dinheiro la ns frente. Ótima explicação.
Ótimo vídeo, bastante esclarecedor!
Fiz uma amortização no prazo e consegui diminuir 40 parcelas do financiamento, porém notei que o saldo devedor continua alto, ou seja, só abateu o valor que eu amortizei.
Minha dúvida é: Se eu for fazendo amortizações no prazo a quantidade das parcelas irão diminuir mas o saldo devedor pouco alterará, gostaria de saber se essa conta vai fechar a medida que forem restando menos prestações e o saldo relativamente alto.
Obrigado!
Gostei da explicação, estava em duvidas vai depender do orçamento de cada um.
Finalmente alguém fez uma análise coerente e profunda. Parabéns!
Se a prestação cabe no bolso, amortizar no prazo tem um efeito psicológico absurdo
Excelente explicação!!
Parabéns!
👏👏👏👏
Excelente conteúdo, abordagem, didática e um tema q a maioria das pessoas anda esquecendo, q é o valor presente do dinheiro. Acho q faltou falar mais alguns detalhes, não q vc esteja errado, longe disso, mas num financiamento de longo prazo cada centavo conta. Na minha visão faltou falar os encargos e com isso a diferença aumenta amortizando no prazo/tempo. No mais achei uma excelente aula. Sucesso!
Assistir vários vídeos no youtube,explicação melhor q essa ñ assistir.Tenho um financiamento a minha opção é quitar rapidamente. Mas hj aprendi q ñ é nenhum absurdo levar até o final...
Q aula!!!👍👏
Realmente, nenhum absurdo! Abs
Eu posso intercalar amortização por parcela e por prazo? O que seria mais vantajoso? Diminuir o prazo depois as parcelas ou diminuir nas parcelas e depois no prazo? Matematicamente falando.
@@cpauladosreis folgada
Que aula!!! Que aula!!! Tenho amortizado no prazo, para meus objetivos é a melhor opção
Top Hildo! Que bom que curtiu!
Maravilha perfeito parabéns ajudou muito mesmo obrigado
Interessante esse vídeo abordando os dois tipos de amortização, tanto no prazo como nas parcelas. Se os valores das parcelas do meu financiamento começarem a pesar no orçamento aqui em casa, com certeza eu irei optar pela amortização nas parcelas. Dessa forma, eu irei pagar parcelas menores dando uma folga no orçamento aqui em casa.
Depois desta excelente explicação, vou reduzir o valor da parcela, visto que o meu CET=7,5%, e investir a diferença do valor da prestação no SELIC ganhando os atuais 13,75%. Daqui a dois anos, qdo vou poder amortizar o FGTS novamente, reavalio o valor da SELIC x CET da minha dívida.
Obg pelo ensinamento.
Parabéns! O vídeo mais claro que já vi sobre esse assunto. É óbvio que matematicamente não faz diferença, então para mim amortizar a prestação é mais seguro porque você fica com uma sobra financeira para melhorar o seu fluxo de caixa mensal e gerar uma reserva de emergência e depois amortizar mais o financiamento. Se você ficar desempregado e tiver uma prestação menor para pagar é melhor do que ter uma prestação mais alta e ainda ter muitos anos de prestação pela frente. É melhor ter mais liquidez no curto prazo. Taxa de financiamento de imóveis é cara mas ainda é muito mais barata do que qualquer outra linha de financiamento. Então é melhor usar a redução da prestação mensal para evitar de usar o cartão ou crédito pessoal em uma emergência. Isso para mim é tão claro que não sei como esse assunto ainda gera polêmica. O que vai acabar liquidando o financiamento vai ser suas amortizações extraordinárias, caso não faça, vai ser as pequenas amortizações mensais da prestação ao longo do tempo e pagando mais juros.
Excelente análise! Depende da situação no momento de cada um.
Na dúvida faça os dois, amortiza no prazo, no valor da prestação e também invista um pouco rs.
Baita video! obrigado!
Ótima explicação. Muito bom considerar diversas variáveis.
Explicação rica em detalhes. Obrigado por compartilhar teu conhecimento.
Primeira vez que assisti um vídeo tão completo sobre o assunto. Parabéns pelo trabalho!
Uma excelente opção é utilizar o FGTS (dinheiro parado e rendendo apenas 3% a.a) no valor da parcela dos próximos 12 meses, assim você poderá utilizar o valor que irá sobrar dessas parcelas e amortizar no saldo devedor. Assim você terá as duas opções e consequente caso tenha algum imprevisto poderá se organizar melhor. Tenho uma parcela de 1876 e utilizando 5k do FGTS a parcela baixou para 1.320 e os 500 reais a mais eu amortizo no saldo devedor.
Que doideira é essa mano ??? Eu tenho uma parcela de 1.651 com a caixa e se eu amortizar 5k ela cai para 1.600, ou seja, cai 50 reais por mês. No seu caso caiu mais de 500 reais. Que milagre é esse ?
@@thiagovieiradebarros9926 o prazo do seu finan deve ser muito longo 400 350 meses. Quando o prazo tá curto realmente dá uma diminuída boa. Deve ser isso no caso dele aí. Eu acho.
@@thiagovieiradebarros9926 acho que o dele está perto de acabar .
Excelente explanação, obrigado pela informação.😉
Bom dia obrigado pelas informações conteúdo que agrega valor. Assim, eu amortizei mais da metade do meu saldo devedor pelo prazo e reduziu vários anos porem a valor da parcela mensal continuou a mesma coisa com aquele juros absurdo. dai vi um vídeo de um o pessoal falando dobre amortizações e um comentário de um deles me intrigou. la ele dizia que amortizar na prestação e melhor por que alem de reduzir a prestação mensal ainda reduziria o saldo devedor. e de fato tirando essa conclusão verifiquei por uma simulação que se amortizar pela prestação o valor e abatido no saldo devedor e a prestação mensal cai. pensado por essa logica não seria mais viável fazer amortizações pelas parcelas em vez de fazer pelo prazo?
Sensacional explicação. Nunca tinha visto tal comparação em outros canais.
Amortizar na parcela é sempre melhor. Se você está na situação que consegue amortizar no prazo, amortize na parcela e depois use a diferença da parcela para amortizar todo mês. Você irá quitar o financiamento no mesmo tempo que se tivesse amortizado no prazo e pagará exatamente o mesmo juros.
Mas se você tiver um imprevisto e precisar reduzir os custos, ter uma parcela menor é uma grande vantagem.
Sempre pensei exatamente isso, mas via um monte de "influenciador" falando o contrário... Se vc tem X reais por mês pra gastar com seu financiamento, amortiza na prestação e, se o pior acontecer, mais fácil será...
Deixa de ser burra ou burro !! Vocês acreditam em tudo que esses povo posta !! Tenha pensamento crítico!! Tem que amortizar no prazo porque faço isso e se eu amortizar no prazo um valor de 2000 é como se eu tivesse pagando umas 14 parcelas !!
Exatamente, eu até agora vinha amortizando no prazo, mas comecei a analisar justamente isso e agora vou abater nas parcelas, com o valor q sobra posso aplicar ou pagar a última parcela td mês.
Então amigo faço exatamente isso.. nós que somos assalariados.. se acontecer algo de perder o emprego com uma parcela baixa qualquer bico que for fazer consegue ir segurando... Agora abater no prazo 300 .. abater e cair na metade 150 meses ainda não muitos anos.. pela frente..
tendo disciplina de fazer a amortização mensal é o melhor caminho mesmo, automatcamente você está se protegendo de "riscos", sigo esse caminho também
Faltou você falar um ponto: amortizando no valor da prestação cada vez mais vai sobrando mais dinheiro, e esse dinheiro você tbm pode usar pra amortizar ainda mais.
Nunca vi ninguém simulando isso. Estou certo que, dispondo de um valor X mensal e amortizando a cada mês seguinte X + sobras, chegarão no mesmo tempo de quitação, só que com mais segurança financeira
Até que enfim alguém que pensa igual a mim.
A diff da parcela que irá sobrar vc paga uma de traz pra frente!!!!!
Dois em um, no finalzinho sim vc abate na quantidade de parcelas
@@clodoaldoantunes5709Olá essa questão de pagar de trás pra frente, o Sr usa pra tab SAC. Como funciona isso?
A confusão acho que é pelo nome que foi dado, na verdade você está "reduzindo o prazo máximo" ou a "reduzindo a parcela mínima". O financiamento termina quando o saldo devedor chega a zero independente da planilha feita pelo banco, nada te impede de reduzir o prazo e quitar ainda antes ou reduzir a parcela e amortizar mais mensalmente.
Os vídeos sobre esse assunto são muito rasos, só repetem o que viram outros influencers falar.
Quando você amortiza no prazo, a amortização dentro da parcela sobe. Já no prazo isso não acontece.
Explicação ótima e consistente. Um dos vídeos mais coerentes que já vi sobre o assunto...
explicação perfeita de quem entende , matemática é tudo!
Excelente vídeo. Análise mais profunda sobre o assunto.
Paulo, conteúdo nível ouro!!! Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Eu e minha esposa financiamos um apartamento , em 36 anos nunca ninguém tinha falado que poderíamos amortizar, nossa depois que amortizamos o saldo está metade do valor, e dá uma sensação de paz , eu entendo em investir uma parte e me livrar logo dessa outra dívida, quem não gosta de ficar devendo é ruim aguardar muitos anos .
Poisé o corretor sabe e não fala nada sobre isso 😅 fiz amortização duas vezes no valor de 5 mil e compenso , descobri pela internet na época .😅
Vc amortizou no prazo ou valor
não precisa ninguém falar, não é algo óbvio? desde que comprei meu primeiro carro com 20 anos eu já imaginei que daria pra antecipar parcelas e na época era mais díficil, tinha que ligar no banco, pedir o boleto.
quando se faz uma amortização no tempo, as parcelas subsequentes eh de acordo com o novo saldo devedor ??? Tanto ipca quanto poupança ???
Amortize no prazo !! Na parcela não vale a pena !!
Obrigada, me ajudou muito❤
Cara , parabéns!!!
Consegui entender direitinho qual decisão tomar , excelente explicação .
Feliz ano novo .
Excelente video meu amigo!
Excelente vídeo, sanou uma dúvida que eu tinha. ❤
Ótimo vídeo. Sempre me fiz esse questionamento tbm
Muito bom! A maioria das pessoas se esquecem ou não sabem trazer os fluxos de caixa para valores presentes para poder fazer as comparações certas. Uma consideração que faço é que a alíquota sobre o saldo devedor do seguro MIP aumenta muito com a idade, considerando isso, muitas vezes vale mais reduzir o prazo, pois assim você evita parcelas que aumentam muito o custo efetivo total do financiamento.
Gostei! E o que “sobra” no valor da prestação eu posso aplicar em um bom investimento.
Trabalho bom e útil. São lourenço mg ✍️
Pelo que intendi dependendo da situação financeira uma pode ser melhor que a outra,
Melhor vídeo que vi sobre o tema, parabéns
Primeira vez q vejo um vídeo falar de VPL, parabéns!
Parabéns pela explicação foi ótima, amortizar na parcela parece ser melhor para quem está apertado
Fazendo o cálculo, considerando alguém que tenha condições de quitar rápido, não faz diferença. No fim os juros são sobre a dívida. Pra cada bolada paga, a dívida cai. Chega uma hora que a bolada paga toda a dívida. Se a pessoa pagar tudo em 10 anos ou 5, aparentemente, tanto faz mesmo
Entendo perfeitamente o vídeo. Então farei amortização no valor das parcelas pra aliviar as despesas e depois farei no prazo pra não ter que pagar as taxas.
Fantástico!!! 👏👏👏👏
Eu não antecipo as parcelas do meu financiamento por causa da taxa de juros do meu contrato.
Mas essa explicação desse vídeo me fez entender que financeiramente falando tanto faz.
É preciso analisar o objetivo de cada família.
Parabéns pelo vídeo. Ficou excelente.
Fala Jefferson! Top!
A melhor explicação até agora!
Excelente, minhas dúvidas foram sanadas. Ganhou um seguidor 💰💰💰
Ótimo vídeo, eu já tinha pensado isso, vc me assegurou Q eu estava certo, obrigado!!!
Bem esclarecedor. Valeu!!
Interessante a explicação. No meu caso, será mais importante me livrar da dívida logo já que o preço da parcela estará dentro das minhas possibilidades.
Eu sempre faço amortização pelo valor das parcelas. Comecei o meu financiamento paganda pacelas de 1980. Hoje, 4 anos depois, estou paganda 799. A Cada 3 meses, minhas parcelas diminuem aprox. 120, 00. Então, quando meu saldo devedor estiver em 20mil, eu quito o financiamento. Esse é o meu segundo apto que vou quitar em 5 anos. Nunca dei bola para os analistas que afirmam que o prazo é melhor. Inclusive, esse é o Conselho dos gerentes de banco. Se gerente de banco aconselha assim. Eu faço o contrário. Kkkkk!
A minha parcela é $680,00 cabe tranquilo no meu bolso, mesmo assim será que vale a pena amortizar na parcela?
@jolima2371 , algumas pessoas estão dizendo que a amortização do valor das parcelas torna as parcelas mais baratas por apenas um ano, depoi o valor volta ao que era antes, isso é verdade? Pretendo usar o FGTS a cada dois anos para quitar o saldo devedor. Por isso a minha dúvida.
@@julianasilvapedrotti2239se cabe no bolso compensa muito amortizar prazo
@@julianasilvapedrotti2239 se hoje ela cabe no bolso vai ficar melhor se couber em um porta níquel... kkk pelo visto logo voce quita tudo...
@@joaoramosdf usa o FGTS sim ele não rende quase nada e amortiza na prestação ela vai ficando mais suave. Isso que falam de correção deve ser por conta da TR mas não é tanto assim e a forma de pagar menos é amortizando o saldo devedor mesmo.
Excelente apresentacao!
Forte abraco.
Vídeo muito bom msm! Obrigado!!! Vc falou sobre o SAC, mas e quanto ao PRICE, não consigo ver plenamente a relação, pois são parcelas iguais. 😮
Excelente explicação, Sabiu!Eu estava amortizando no prazo. Com 27 mil, amortizei 88 parcelas de R$1600, mas depois desta aula, amortizei no valor da prestação . Com o valor que baixou na prestação, vou amortizar no prazo todo mês . Com o meu 13• , vou amortizar na prestação novamente. Eu pretendo alternar até liquidar. A primeira tentativa já funcionou. Com a diferença do valor da prestação e mais um pouquinho, paguei mais 02 prestações no prazo. Minha meta é pagar a parcela do mês e mais 04 no prazo. Assim, liquidarei em 1 ano.
Simulei e percebi que depois de um tempo, quando fica próximo de liquidar o valor, não vale mais a pena amortizar no prazo. Imagino que seja porque os juros do tempo já foram pagos. No final do financiamento vale a pena amortizar somente no valor da prestação?
Como vc consegue amortização 4 parcelas de cada mês?trazendo as do final para o presente?
@@francislainygomes9234, sempre faço a simulação no app, vou pagando os boletos de uma parcela por vez, pois meus rendimentos caem em dias diferentes.Sempre pagando a última até completar 4. Ou, cálculo o valor das 04 e pago um único boleto no final do mês. A parcela do mês já debita automaticamente na conta.
@@francislainygomes9234 assim que o banco debita a parcela do mês, eu simulo 4 parcelas no app e emito o boleto.
@@marilzafreire6897 essas 4 q vc diz não é o valor real né ( 4 x 1600). No caso vc paga uma de 1600 (a última) q paga 4 parcelas certo? Outra dúvida, qual tabela vc fez peixe ou SAC? E qual valor do seu saldo devedor (inicial). Tô perguntando pq estou pra financiar. E pretendo fazer igual vc sabe, tenho essa mesma lógica na cabeça. Seu comentário me animou, mas pelo oq venho pesquisando, tdo influência. A tabela q foi feita, valor do imóvel, quantidade de parcelas e etc.
@@marilzafreire6897 Por favor pode me explicar como adiantar as ultimas pelo app??
Melhor conteúdo que achei sobre o assunto. Obrigado.
O meu financiamento ainda está na fase de obras. Estava pensando em amortizar no prazo quando começasse a pagar o financiamento. Mas, como sou aposentado e assalariado, o interessante é abaixar primeiro o valor da prestação. Cada pessoa tem uma realidade de vida. No meu momento agora, fiquei viúvo e tenho um filho para cuidar de 12 anos para cuidar. Não posso sair para trabalhar. Para não passar muito sufoco, vou amortizar primeiro as prestações. Muito obrigado pelo esclarecimento.
Jesus te abençoe, te forças e pode ter certeza que tudo vai dar certo. Olhe para Deus e não para as circunstâncias. Meus sentimentos pela perda da esposa
Conte com as minhas orações.
@@durvalaraujo7539 Amém, Deus abençoe pelo carinho.
Vc vai conseguir sim.
@@edilmamaria6583 Obrigado pela força. Deus abençoe vc também.
Cheguei a conclusão de que na parcela l vai sair melhor pois vou diminuir minha prestação, e se eu pretendo quitar em um prazo determinado , tanto faz eu diminuir a parcela como diminuir o tempo, pois o montante final vai dimuir gradualmente de modo que poderei quitar o restante , mesmo que ainda falte 100 prestações, porque essas 100 prestações valerão muito menos que no início 😅
Ganhou uma inscrita! Nunca vi ninguém falando dessa possibilidade aqui na plataforma. A melhor estratégia depende da realidade de vida da pessoa. Eu pretendo amortizar primeiro na parcela e depois de um tempo no prazo.
Muito legal.. .no final é a mesma coisa financeiramente!
Prazo X Prestação. Acredito que a melhor opção é a que seja mais adequada para seu momento de vida. Exemplo, para uma pessoa com bons recursos financeiros, tanto faz. Porém para uma pessoa que trabalha no regime de CLT que não tem tanta estabilidade, quanto antes terminar esse financiamento, melhor será. Outro exemplo é para casos onde o valor da prestação está alto, assim seria melhor amortizar na prestação até um momento em que esta esteja confortável no seu orçamento, e após passar a amortizar no prazo. Cada caso é um caso. O importante é pensar bem e tomar a melhor decisão considerando o seu próprio cenário.
Muito bom o vídeo. Obviamente que quem fez financiamento corrigindo pela inflação não teria esse dilema rsrs. E vi muita gente que fez essa loucura nos últimos anos.
Excelente, para quem tem mais idade é melhor diminuir as parcelas pra ter resultado atual. Ao diminuir a parcela já posso até fazer um passeio legal.
primeira vez que escuto alguem falando de amortizar na prestação, e fez todo sentido
Eu particularmente sempre amortizei pelas parcelas até ter 150 meses para quitar mais com uma dívida de R$ 15.000,00 ai já eliminei as taxas e seguros em uma cajadada só. tirando que no sistema SAC na prestação decrescente se você começa o ano por ex. com uma prestação de R$ 600,00 e termina com uma prestação de R$585,00 você deve levar em conta a inflamação que faz esses R$ 585,00 valerem menos que valia no começo do ano.
Parabéns pelo vídeo, recomendo complementar esse cálculo com as taxas cobradas, como seguro, taxa administração e qualquer outra que houver em um financiamento.
Legal mais esse e bom pra longo tempo mais quer quer quitar logo o melhor a se fazer e reduzir as parcelas
Melhor vídeo!
Eu amortizo no valor da prestação com FGTS de 2 em 2 anos - valor do juros 8,5%, reduzo o meu custo mensal, se eu quiser quitar o meu financiamento tenho o dinheiro p quitar na Selic hoje a 13,75.
Ou seja, estou muito confortável, não me descapitalizo e uso o FGTS. Tranquilin…
é sobre isso, tbm sou vou usar o fgts e a sobra mensal deixar na selic....
Excepcional. Parabéns pelo conteúdo. Finalmente uma análise aprofundada sobre o tema.
Parabéns, ótima análise. Sensato e definou claro a questão do dinheiro no tempo. Particularmente eu pensava que era a mesma coisa mesmo, mas tem tanto conteudo falando que no prazo é melhor que fiquei em dúvida. Agradeço pelas explicações.
Vc prefere no prazo ou na prestação
Realmente é um assunto bem polêmico, mas depende da condição de pagto de cada pessoa. Tem pessoas que preferem pagar menos por um tempo longo, outros pagar por menos tempo mesmo que seja um valor mensal relativamente alto. O importante é amortizar.
Que explicação maravilhosa. Grata por tanto
Segredo no início é na prestação.
A diff da parcela que irá sobrar vc paga uma de traz pra frente!!!!!
Dois em um, no finalzinho sim vc abate na quantidade de parcelas
A diferença é que se tu faz pelo prazo, diminui 5 meses do final por exemplo, e se optar pelas parcelas, diminui 5 reais, principalmente no inicio, porque TODAS as parcelas são diminuídas, então é diluído essa diminuição em muitas parcelas, fazendo com que o valor que abaixa é muito pouco..
Olá, bom dia a todos !!!! Que explicação TOP, muito obrigado, pois tive um esclarecimento importante para tomar decisões futuras. Mas tenho um detalhe ainda e gostaria da sua ajuda, se possível !!!. Estou juntando um valor para quitar meu apartamento, nesse caso é melhor pegar esse valor e investir ou realmente quitar o apartamento ? Fiquei em dúvida neste sentido, poderia nos ajudar ???? Desde já agradeço pelo Canal de informação e fique na PAZ
Fala Antonio!
Tem dois outros vídeos que falei sobre.
Pela tabela SAC: ruclips.net/video/arhQ7xh9gPE/видео.html
Pela tabela PRICE: ruclips.net/video/2v-0QoIpD08/видео.html
Sucesso e prosperidade
O meu financiamento é esse atrelado ao IPCA e pelo que entendi nesse caso será melhor amortizar no prazo? Seria um pouco por mês ou juntar uma grana e amortizar de uma vez? Pois já vi vídeos dizendo que o melhor é amortizar aos poucos, poderia me responder essa questão por favor ???? Ou seria melhor investir ao invés de amortizar????
Muito melhor no prazo tenho esta experiência pelo segundo imovel que faço amortecimento
Entendi.
Mas se não há diferença, opto por aquela q me livrará da dívida mais rápido, ou seja, Amortização do prazo!
Não é bem assim senão você teria comprado o imóvel a vista e não teria pago juro algum. O que todos queremos é liquidar a dívida, mas uma dívida de 15, 30 ou mais anos muitas adversidades podem acontecer nesse período. Amortizar na prestação te coloca no controle do financiamento porque ele já está aprovado o prazo está garantido para você quitar quando quiser. Se antecipar o prazo e tiver dificuldade para pagar a prestação, vai ser mais difícil esticar o prazo novamente, podendo até perder seu imóvel se não conseguir pagar uma prestação muito alta.
Prazo ou parcela tanto faz,vc amortizando pela parcela tanto diminui no prazo como na parcela
Perfeita explicação. Nota 10 👏
Eu tenho um financiamento com parcelas bem altas, esse vídeo me deixou mais seguro de amortizar na prestação, assim eu livro renda pra poder investir (ou amortizar mais)
Legal, foi esclarecedor este vídeo para mim. Obrigada!
Eu irei usar o FGTS para amortizar na parcela. Assim, diminuindo meu custo fixo mensal e usarei a diferença para aumentar meu aporte em investimentos.
Isso aí, bola de neve!! Rumo à quitação. Desejo muito sucesso nessa jornada, André!
Vários fatores podem entrar na conta: custo de oportunidade, aversão à divida, prestação estar atrelada a inflação ou não, saber investir, conseguir um retorno em outra aplicação acima dos juros do financiamento, saldo em FGTS, seguro que se paga, taxa de administração etc.
Obrigado, este vídeo é valido para financiamento indexado ao ipca? Ou somente tr?
Parabéns pelo vídeo!