Pessoal, se consegui agregar conhecimento, não deixe de curtir e compartilhar o vídeo. Deixo aqui minha #gratidão E quem quiser saber referente a tabela SAC, segue outro vídeo: ruclips.net/video/arhQ7xh9gPE/видео.html
Os vídeos como ele diz é para a gente chegar por caminhos de quem percorreu o mesmo. Então os vídeos que assisti para mim fez muito sentido já que não sabia nem que com a opção de amortizar poderia conseguir tão rápido quitar meu Ap. Quando diz que as pessoas que compraram não pensaram bem, discordo, nem todos vem de berço de ouro ou tem ajuda dos pais etc... E para pessoas que vieram de escolas públicas sem noção nenhuma de educação financeira, imagina de investimentos. Mais entendo que a matemática sempre é exata, mais não faz sentido a realidade da maioria dos brasileiros que estão apurados pagando suas contas... A realidade das pessoas que compram casas financiadas e que muitas vezes não tiveram opção de guardar e se planejar tão bem ou falta de conhecimento mesmo. Agora para quem tem muito entendimento show! Quem não tem é perigo fazer investimento errado e perder dinheiro. Já pagando seu financiamento talvez consiga ficar mais tranquilo, ainda mais no cenário que se encontra o nosso País instabilidade total. Não considero um erro financiar e nem um erro amortizar , considero um erro não saber a realidade da maioria das pessoas. Comprar um apartamento e quitar em menos de 10 anos talvez não seja um negócio tão ruim assim.
Bom, provavelmente desconheça minha história. Provavelmente deva desconhecer que vim de família pobre. Provavelmente deva desconhecer que estudei 100% em escola pública. Provavelmente deva desconhecer que me formei em universidade pública. Provavelmente deva desconhecer que fiz financiamento no passado. Provavelmente deva desconhecer que quebrei financeiramente, mesmo tendo um imóvel financiado. Provavelmente deva desconhecer que concretizei minha liberdade financeira investindo o máximo que podia e conclui com a venda do meu imóvel financiado. Provavelmente deva desconhecer que, tudo isso fiz, estudando e melhorando. Colocar culpa e desculpas na pobreza, na falta de oportunidade, desculpe, é mentalidade pobre. Afirmo e ratifico tudo que foi dito no vídeo. E como diz Nassim Taleb: A maldição da modernidade é que estamos cercados por uma classe de pessoas que são melhores para explicar do que para aprender. Lhe desejo todo sucesso e prosperidade.
@@Sabbius é a triste realidade, pessoa quer defender aquilo que não tem certeza contra aquilo que não sabe. Parabéns pela resposta. Também desconhecia sua história. Fiquei ainda mais impressionado com sua humildade e prestação de serviço por meio da educação financeira. Infelizmente, haverão pessoas que continuarão a não querer enxergar. Tmj!
Entendi que tanto faz ser tabela price ou sac em comparação de investimento, pq depende do momento. Mais em comparação a tabela price em relação a sac, somente em análise financiamento habitacional. A price sería melhor do que SAC, pq juros são fixos e amortização seria muito mais rentável ?
Interessante sua colocação, mas também devemos lembrar que amortizando o financiamento, será diminuído o valor do financiamento, não incluindo os juros. Então, acredito que deve ser feito os dois na mesma proporção para assim conseguir diminuir a quantidade de anos pagos e também ter money no futuro.
A comparação é justamente levando isso em consideração. Desconto por antecipação (menos juros) vs investir (mais capital). Se quiser veja o outro que falo da SAC que você entenderá melhor.
Quem o aumento salarial não acompanha a inflação, vai perdendo o poder de compra na passagem do tempo, (como hoje), vale a pena não perder o SONO, portanto usar FGTS e ferias para abater as parcelas no TODO, reduzindo as parcelas de forma linear.
Uma coisa que eu queria ver seria o cara quitar o imóvel antecipando as parcelas (tabela price) e, ao finalizar a divida, investir a parcela que seria do financiamento + valor de amortização.
Queria saber onde eu invisto dinheiro onde os juros seria superior ao do empréstimo que hoje tá na faixa de 10% pra compensar investir que pagar a dívida. Fora as outras taxas que incidem na dívida seguros e correções.
Conceitualmente é até aceitável, mas uma vez que você amortiza por prazo, você está diminuindo a sua dívida, a fim de quitar logo e não somente pensando nos juros. Ou seja, se alguém deve 50mil e todo mês conseguir pagar 1 prestação normal e amortizar 1mil reais, em menos de 50 meses ele mata a dívida toda.
Considerando um financiamento de 30 anos que vc quita em 10, e os proximos 20 anos vc usando esse valor que pagaria das parcelas pra investir, não seria mais rentável?
Olá Boni. Caí de paraquedas no seu canal e achei bem interessante sua explicação. É sempre bom ter outros pontos de vista para tomar as melhores decisões ;)
Pensando na possibilidade de aportar um determinado valor mensal para investir ao invés de amortizar, não seria interessante optar pelo modelo PRICE já que as parcelas iniciais são menores do que as parcelas da modalidade SAC, e com isso o efeito bola de neve dos juros compostos começam a atuar mais cedo?
Ótimo conteúdo parabéns. Mas os números não batem ... A renda fixa não está dando quase nada. E pra conseguir uma taxa de 9 a 10 % a.a só em ações e a maioria aqui não está preparado pra essa conversa. Então amortizar e a melhor opção. Até pq vc consegue amortizar em 5 anos se quiser. Depois começar a investir fazer uma reserva de emergência e partir pra renda variável.
Isso mesmo só que ações é um negócio meio complicado eu mesmo invisto em ações nesse ano triplique meu capital e fiz a retirada dos lucros e quero até o final do ano retirar todo meu capital pois ano que vem vai ser ainda mais especulação do que já está tendo nesse ano já passou o tempo onde nós aplicavamos em ações para ter um rendimento uma segurança e liquidez melhor hj em dia se alguém do governa espirrar já faz uma reviravolta nos papéis está pior que o dólar kkkk
@@deniocerqueira8436 Então você está vendo pepo lado errado. Quando as ações cai são oportunidades. Tem que ter uma visão micro e macro do mercado. Se o governo fala asneira e oportunidade de compra.
rapaz vc está de parabens nos dois videos sobre a tabela sac e price, porem no caso da price não ficou claro quanto eu teria que aportar. tipo na sac a ultima parcela é um terço da regular, mas na price também é um terço? estou falando de números hipotéticos pois sei que não é exatamente um terço.
Tenho duvida em relação a utilizar o FGTS na amortização.. poderia fazer um video comparando se é melhor amortizar no valor da prestaçao ou diminuir o numero de parcelas.. trabalho em banco e a maioria das pessoas utilizam para diminuir o numero de parcelas e uma discussao que sempre tenho com meu marido é que na minha opinião vale mais a pena amortizar o valor da prestação, pois essa diferença vc pode utilizar para investir, fora que vc deve considerar o valor do dinheiro no tempo, ou seja, 100 reais hj valem mais do que esses 100 reais daqui a 10 anos certo? Por favor.. faz esse video comparativo.. 🙏 preciso mandar pra muitos colegas que acham q diminuir o numero de parcelas é melhor.. acho q seria bom até por uma questão de orientação aos clientes por falta de conhecimento mesmo.
Isso na tabela SAC, na Price vale a pena pois quando antecipa você não paga o juros. Se a parcela for 1500,00 ela será até o final esse valor. Quando antecipa ela vai cair pra uns 350,00 500,00 onde se pagar antecipado sim você vai deixar de pagar juros. Logo os mesmo 1500,00 você antecipa umas 4 parcelas.
Porém,tem pessoas como eu que não gosta de dever. O referido canal que todos estão bombardeando viralizou um vídeo porém,ficou claro que é para quitar mais rápido e não para ganhar mais,tudo depende do perfil. Eu não me sinto bem em dever e investir.
Antecipar financiamento já feito é sempre melhor por exemplo tenho um financiamento habitacional price 560 por mes 360 meses = total 201mil e 600 no final. se antecipar a cada 5.000 mil você diminiu 26 parcelas o que significa um ganho de 15.000 parcela + juros + seguro+ taxas TR.
E quanto esse capital que você antecipa se valorizaria no longo prazo se estivesse investido? Vamos calcular somente para os primeiros R$ 5 mil amortizados. Esse montante, investido a uma taxa de 10% ao ano (nem precisamos comparar a taxas ainda melhores), ao final dos 30 anos seria o equivalente a R$ 87 mil. Mesmo com juros + seguros + o que vier incluso (até porque tudo isso já é considerado no C.E.T), o que importa, financeiramente falando, é a diferença de taxas. Bom, agora projete isso para todas as outras amortizações com relação a seus respectivos tempos. Sucesso e prosperidade.
Obrigado pelo vídeo , você não tem ideia como me ajudou ... Tenho um financiamento com uma taxa de 5,5% e nos últimos dois meses tive uma renda de 35% com renda variável ... Pretendia usar essa renda na amortização mais estava com dúvida no que era mais viável , obrigado
Fala Fernando! Você pegou a essência! E vá estudando, busque por conhecimento para mitigar o risco, investindo também em outras classes de ativos, inclusive lá fora. Tem vídeo para tudo isso no canal. Abs Boni
Vídeo muito bom! Como o valor do meu financiamento é maior do que alguns investimentos que vi, resolvi usar uma parte do meu dinheiro para investir e a outra parte amortizar, já que tenho propósitos para médio e longo prazo!
Em um cenário de hiperinflação o banco não pode reajustar as taxas via TR? Ou seja, o valor que poderia ter antecipado aumentaria muito. Acredito que antecipando você se livra dessa variável, considerando que o banco nunca joga para perder, não faz sentido para eles manter as parcelas desajustadas.
Não poderíamos ter parte da carteira em ativos que se beneficiem de um cenário de hiperinflação? E qual o histórico da taxa referencial vs taxa selic? Dá uma olhada nos vídeos que falo sobre composição de carteira.
Perfeito Jaques Pereira. Não chega a ser hiperinflação, mas desde dez/21 a TR deixou de ser zero. E por menor que seja o percentual referente a TR, ela incide sobre um montante considerável, que é o Saldo Devedor.
Nem sempre compensa amortizar e nem sempre compensa não amortizar. Tem que fazer a conta e ver cada individualidade e objetivos. Uma questão semelhante é: devo financiar ou pagar aluguel? A resposta é depende. Pra mim compensou. Pude reformar minha casa pra mim (pleonasmo proposital). Comprei uma casa mt abaixo do mercado... e outros motivos. Então, não é simples. Tem que pesquisar e fazer as contas.
Amigo estou com uma dúvida danada eu quero fazer um financiamento eu pago 1.100 de aluguel achei uma kitnet aqui na asa norte para comprar já fiz as simulações o valor das parcelas vão ficar na price em 990.00 e na sac 1.250 ambas em 360 meses só que eu quero quitar antes no máximo em 5 anos qual seria a melhor tabela a SAC ou price no meu caso a minha renda mensal é em torno de 6.500 só que eu fico pensando se eu perder o emprego amanhã? Por isso quero com as parcelas baixa tipo no mesmo valor do meu aluguel e além de pagar a parcela gostaria de antecipar todo mês uns 2.000 a 2.500... tipo eu estava pensando em juntar o $$$$ para comprar a vista mais como aluguel acho q sai mais barato eu financiar um apto e amortizar o saldo devedor
Excelente vídeo! E realmente se a taxa não for tão alta vale mais investirmos. No meu caso acabei de entrar em um financiamento de 30 anos, mas vou quitar antes porque me sinto mais seguro investir sem ter dúvidas... Vou perder um pouco de dinheiro, mas faz parte do jogo.
Acho importante considerar que toda parcela tem pelo menos R$100,00 a mais de taxas. Isso em 360 meses dá R$36.000. Além disso, a inflação reduz o poder de compra mas por outro lado sobe o valor do imóvel. Então a planilha poderia prever campos para inclusão desses itens e assim ficar mais realista.
As taxas efetivas considerando seguro, Adm etc… geralmente são acima de 9.00%, dificilmente vc vai conseguir no longo prazo bater essa taxa, a não ser que vc tome risco que não seria recomendado! É possível sim fazer o investimento ao invés de amortizar as prestações porém você deve conhecer bem os investimentos financeiros. Outra coisa investir tudo em um cdb não é recomendado principalmente que estás taxas altas são de bancos digamos não muito confiáveis e com Basiléia baixa. Cuidado com cdb com taxas muito alta sem verificar a solvência da instituição. Se pudesse dar uma opinião recomendaria amortizar a dívida. Grande abraço
Eu nunca antecipei parcelas, sempre abati no saldo devedor, assim no mês seguinte os juros serão calculados sobre um montante menor e tua parcela diminuí. Aí você quita o financiamento antes e consegue guardar muito mais dinheiro por não ter prestação pra pagar
Acho que faltou uma parte da conta na amortização: Quando amortizamos, além de matar o juros lá no final a parcela atual também diminui, já que o juros é calculado sob o valor financiado restante, ou seja, eliminamos o juros do final e também do começo. Quanto mais amortiza, mais a parcela atual diminui.
Na price a soma de amortização + juros é constante. Ao amortizar, você tem duas opções: diminuir o juros e aumentar a amortização, mantendo o valor da prestação constante e reduzindo o prazo, ou optar por manter o prazo, e diminuir o valor da parcela. A 1a opção acaba sendo mais interessante.
Usando o FGTS no financiamento SAC to em dúvida se amortizo do tempo ou do valor das parcelas. Pensei em baixar o valor da parcela e investir mais em renda variável. O que tu achas?
Quando a pessoa não pensa direito ao realizar um financiamento, seja do que for, tanto faz se ela vai amortizar ou investir, ta lascada de qualquer jeito. Estou estudando, a muito tempo, todo tipo de investimento, quanto devo amortizar meu financiamento, e bem simples, se vc realmente estudou, antes realizar seu financiamento, o ideal e vc, nos dois ou três primeiros anos, garantindo assim um capital que te traga uma rentabilidade boa alem de você ter capital no caixa. A partir dai, com o retorno do seu investimento você pode pegar o retorno, alem de um capital proprio, e começar a amortizar as parcelas até certo ponto o financiamento, pois vai abater bastante o tempo do financiamento porem, até certo ponto, não vale mais a pena abater o saldo devedor pois, o aporte que você fara, não irá reduzir as parcelas como no início, ai você retorna ao investimento. Lembrando que, investimentos, para ter um retorno parecido com o juros do financiamento, ou terá risco ou deverá ser a longo prazo. Cuidado a afirmar que amortizar não e bom, considerando que, grande parte da população que financia imóvel, tem pouco conhecimento de investimentos, rentabilidades, taxas de adm, dedução de IR, etc etc
Lembrando que o Santander também tem um portal que você pode amortizar no momento que quiser. Eu me preocupo mais em tirar da frente o valor pois não sei oque pode acontecer no futuro! Posso não ter a mesma força e renda anos para frente pensando em ter lucros com este valor. Pago logo, e após isso, com cabeça fresca eu início aportes nos investimentos pois com ou não $ eu posso parar os aportes em qualquer eventual necessidade. Fiz isso recentemente (amortizar) e não me arrependi, melhores noites de sono, isso vai de cada um. Valeu pela planilha é bem bacana.
Melhor investir. Pq caso vc venha a falecer antes de quitar seu financiamento, o seguro cobre kkkk aí seus familiares irão ficar com sua grana q investiu + o ap quitado pelo seguro
Para quem tem pretensão de liquidar o saldo devedor em 5 anos, vale a pena SAC ou PRICE, já que PRICE teriam parcelas menores (juros divididos em todas as parcelas), essa seria a melhor opção?
Olá, estou prestes a começar um financiamento, e gostaria de saber se logo no primeiro mês já poderei amortizar. Ou se só pode começar a amortizar depois de um certo tempo de contrato. E também se existe limite de valor de amortização. Pode me tirar essas dúvidas? Pois pretendo começar a amortizar logo que começar o financiamento.
Eu fiz a simulação do meu financiamento e como saldo devedor ainda é alto, o melhor foi anticipar. Acredito que cada um deve fazer a simulação conforme a realidade da sua dívida.
Estou indo assinar meu contrato de financiamento com a Caixa, juros de 5.5% ao ano, mas como odeio dívidas, vou amortizar o mais rápido possível para deitar a cabeça no travesseiro tranquilo, após quitar, vou investir pesado em FIIs e Açoes pagadoras de bons dividendos.
Oi Sylvana! Gratidão! Já tomei muita decisão equivocada no passado, algumas nos fizeram quebrar (falei disso na live2 dessa última semana), e aprendemos. O que trago faz ou fez parte de minha vida e gosto de me colocar na posição do próximo. Gratidão novamente! Forte abs Boni
Pq quitar a dívida vai fazer inclusive que o valor que era pra dívida fique pra vc, não gostei pq o foco é ficar sem dívida como forma de investir em outros projetos não necessariamente financeiros
Boa tarde paulo...tenho uma duvida...no meu finaciamento price...se eu amortizar 700,00 hoje.. no prazo eu diminuo 5 meses (parcelas), minha duvida é se a cada 700 reais sepre diminuira 5 parcelas ou a medida que vai reduzindo o prazo muda a quantidade de parcelas pelo valor (700,00).
Mestre, tenho uma dúvida , o juros do financiamento incide sobre o valor total do imóvel , enquanto investindo 300 ao mês , o juros da aplicação seria em cima disto . Esta vantagem ao investir mesmo com % maior não ficou claro .
Fala Bruno, Imagino que você não quis dizer que o juros incide sobre o valor total do imóvel, mas sim sobre o total do contrato de financiamento. Sua dúvida é bastante corriqueira. O benefício que você tem amortizando, justamente pelo motivo que você citou, vem perdendo efeito com o decorrer do tempo, uma vez que o saldo vem ficando menor. Do outro lado, o poder do juro sobre juro em um investimento, chamado de juro composto ganha maior tração. - Uma coisa é amortizar sobre 300 mil (início de contrato), outra coisa é amortizar sobre 1 mil (fim de contrato). - Uma coisa é juro de investimento sobre 1 mil (início de contrato), outra coisa é juro de investimento sobre um patrimônio acumulado investido de 300 mil (fim de contrato). Acredito que se você baixar a planilha verá de maneira mais clara esta evolução. De outro modo, veja os vídeos ao qual já falei sobre o poder do juro composto. Sucesso e prosperidade, Boni
Eu me arrependo muito de ter entrado nessa roubada..... não tive assistência um gerente nojento que não me explicou nada...... Vou tomar decisões posteriormente...
Price so vale a pena investir se tiver número de parcelas abaixo de 200, acima disso esqueça investir nos primeiros 5 anos, porq price é juros sobre sobre juros e ainda tem a correção monetária q fará sua divida subir e isso é devastador pra saúde mental, em outras palavras vc ira perde o sono. Por outro lado, ja pro final da price quando juros baixa, ai sim considere investir. Apesar do vídeo me da outras pespectiva, n condiz com minha realidade de assalariado!
@@Sabbius eu quero usar o sistema a meu favor, como tu descreveu no vídeo. Pretendo financiar uma casa daqui 5 anos. Estou juntando uma grana pra isso, vou usar FGTS pra entrada, já que ele agoniza sem render nada! Tenho uma carteira de investimentos que rendem o dobro da taxa cobrada pela caixa no financiamento. Provavelmente estarei ganhando no mínimo a metade da parcela de uma boa casa só em juros nos próximos 5 anos. Daí é só deixar rolar...
@@andersonbelisario8193 nesse teu caso, usando o FGTS, você poderá utilizar seu saldo do FGTS (não sei se a cada ano ou a cada dois anos) pra abater no financiamento. Como o FGTS rende pouco, melhor utilizar para abater. E você pode escolher abater nas parcelas ou no saldo devedor. A melhor opção é no saldo devedor, assim recalcula as parcelas e diminuem bastante.
Boni, para quem se programou para pagar, por exemplo, 2 parcelas por mês. A parcela normal, mais uma parcela do fim. Como calcular o que é mais vantajoso, uma vez que não se pode (a meu ver) ficar investindo mês a mês em CDB, já que o resgate está condicionado ao tempo. Obrigado
Fala Leandro. O mais vantajoso é sempre ponderar pela maior taxa: - Se essa for do seu financiamento, a opção é antecipar. - Se for do investimento, a opção é investir. CDBs realmente, geralmente não se podem investir, no mesmo, mensalmente. Mas, mensalmente você tem opções. E não somente em Renda Fixa (não gosto de concentrar), mas em Renda Variável também. O importante é sempre ponderar para a maior taxa. 👍👍
Estava com planos de usar um valor que tenho totalmente para amortizar. Diante do cenário, resolvi dividir esse valor ao meio e usar uma parte para amortizar e a outra irei escolher uma forma de investir. Como nunca fiz investimento, vou estudar para poder tomar a melhor decisão para esse investimento.
Beleza, entendi e concordo maaas: E se eu puder amortizar, por exemplo 20 mil reais do saldo devedor e isso diminuir o valor da parcela e eu pegar essa diferença do valor da parcela e investir todo mês, isso não se torna mais vantajoso ao longo do tempo ?
Financeiramente falando não, pois parte do capital estará amortizando a dívida de menor juro. Contudo, psicologicamente falando, talvez, pois terá o efeito de ter uma dívida menor.
Entendi seu ponto, mas ao invés de por exemplo eu investir R$500 por mês (que eu estaria usando para amortozar) durante 30 anos. Não seria melhor usar ele para amortizar e ficar livre da dívida em 6 anos por exemplo e depois investir por 24 anos esse valor mais o da parcela que eu pagava? O que daria por exemplo algo em torno de R$1500 por mês para investir
Nesse caso acredito que perderia o efeito de juros composto nesses 6 anos que passou sem investir, juros composto quanto antes começar melhor. O problema é que CDB temos que ficar atentos que não se pode ir aportando mensalmente, o faz que vc tenha que ficar sempre procurando um CDB novo. Talvez no Tesouro Direto, mas ai a ficar no prefixado pode ser um tiro no pé, e manter na Selic tbm. 5mil a mais que "lucrou" ao investir talvez não faça sentido dependendo da inflação. Na dúvida, antecipar e ficar com menos uma despesa fixa na renda se torna a opção mais segura. Pelo menos pra mim
Meu financiamento é tabela PRICE e investi no CDB a 12,50% do banco máxima, vou resgatar em 2030 e quitar o meu apartamento em 9 anos, fiz este investimento com a intensão de quitar e dormir em paz
Boa noite, Paulo. Parabéns pelo vídeo e excelente conteúdo! Vim até o seu vídeo pq estou estudando qual a melhor forma de financiar uma moto. Se é amortizando as últimas prestações ou investindo esse valor. Então, quero usar a sua calculadora para comparar, saberia me dizer se ela vai cumprir bem essa função? Desde já, excelente trabalho e fica a sugestão de conteúdo para um vídeo, poderia comparar esse tipo de financiamento, pq tem bastante gente que compra veículo e vai pagando sempre a prestação do mês e a última parcela. Será que é um bom negócio? Novamente, parabéns!
Fala Sérgio. Obrigado pelo feedback. A lógica é semelhante ao exposto no vídeo. Um financiamento de moto pode facilmente superar os 2% ao mês, equivalente a 26,82% ao ano (se considerarmos o regime de juro composto). Nesse sentido, será muito difícil conseguir investimento a uma taxa tão alta e superior a isso. Por isso que, nesse caso, e a depender da taxa do financiamento, vale a pena fazer as antecipações. Abs, Boni
Parabéns pelos vídeos. Entendi. Mais vi que pelos juros altos optei por adiantar o pagamento... Qual seria melhor PRICE ou SAC?? Exemplo: PRICE 600$ todo mês e tenho condições de adiantar uns 300$ todo mês. SAC os primeiros meses é uns 850$ e não teria condições de antecipar, somente quando estiver mais baixo as parcelas.
na price só vale a pena se você conseguir amortizar muita grana. se for pouca, melhor a sac. mas com a selic atualmente em 13% ao ano. ta valendo mais a pena guardar o dinheiro.
Muito bom o video, mas uma coisa que eu queria entender é o seguinte. Eu vi em um video falando sobre inflação. Quem faz um financiamento antes de ter um caso de uma alta muito grande da inflação se da bem por que ele financia o imóvel por um valor e quando a inflação bate forte, ou hiperinflação, você consegue quitar esse financiamento com o preço de uma bola de gude. Eu não consegui entender essa lógica, no caso o valor do financiamento não aumentaria junto com a inflação ou a hiperinflação?
Video totalmente tendencioso vc mostra que investir é melhor do que antecipar ? Cara nada ver vc fez um gráfico que compara rentabilidade com antecipação com o mesmo valor de 100 mil reais e ninguém se tocou ? Se a pessoa tem 100 mil a pessoa irá quitar a dívida e nao antecipar, quer dizer q eu tendo 277 reais sobrando é melhor investir ? Me diga q investimento fará eu lucrar mais de 400 reais por mês ? Pois esse é o valor de desconto se eu antecipar cada prestação. Abs!!
Boa tarde , então nesse caso a taxa do meu financiamento é de 5,55% e meu investimento em cdb na Nubank rende 10,65% , nesse caso é melhor investir o valor que iria amortizar certo?
Fala Gean! Gratidão pelo feedback! É uma ótima alternativa sim! E claro, pondere se não consegue rentabilizar ainda melhor esses dividendos, se conseguir, talvez possa investí-los também. Mas sem dúvida, sua opção é sábia sim. Abs Boni
E nessa nova modalidade de financiamento da Caixa, pela poupança... me mandaram duas simulações baseadas nela.. uma PRICE Poupança e outra SAC Poupança... Sabe-se que a SAC Poupança pode aumentar se a SELIC subir... e no caso dessa PRICE poupança??? Também subiria?? Se a PRICE é fixa, não deveria subir né? mesmo sendo atrelada a poupança... se é fixa é fixa... rs... Estou em duvida para fechar uma compra de imóvel por conta disso... A SAC TR a prestação inicial ficaria alta para mim, mas sabemos que ela sempre vai dimimnuir.. já a PRICE poupança, que na simulação tem fixas, ficaria um valor bom para mim... Mas não sei se essa PRICE poupança também poderia subir muito...
Fala Tiago. Desconheço os detalhes dessa modalidade. Sugiro confirmar com o gerente que lhe enviou a proposta qual o teto para essas taxas. Vi gente comentando que fez contrato amarrado ao IGPM. Bom, já dá para saber o que ocorreu. Abs, Boni
Isso não seria pagar as últimas parcelas? Se ao invés de antecipar uns 10mil de parcela, colocar num investimento por 300 meses e aí sim, quitar as 60 parcelas restantes. 10mi em 300 meses rende muito
Boni, obrigada pelos vídeos são muito bons, mas tenho uma dúvida. Digamos que eu vá quitar as 3 últimas prestações. Cada uma seja 300,00. Eu amortizo 1.000,00. O que a Caixa fará com os 100,00 que paguei a mais? Fico pensando... não seria melhor se eu multiplicasse exatamente o valor da prestação sem o juros pela quantidade de prestações que eu quero abater?
Paulo , parabéns pelo trabalho , apenas um detalhe que a aplicação que você menciona ela tem um prazo de resgate para 3602 dias., e quanto maior o prazo de aplicação em tese maior a rentabilidade paga . Boa Sorte.
@@Sabbius e que vai que as pessoas vão achar que todos títulos de renda fixa terão esta mesma rentabilidade. e 10 anos , na minha opinião é muito tempo para o nosso pais (infelizmente)
Vc sabe me dizer ,se eu amortizar no dia do vencimento da parcela eu preciso pagar a parcela tbm? Financiamento caixa, exemplo: no dia do vencimento eu vou e amortizo um valor acima da parcela,preciso pagar a parcela tbm
Não sei se ainda tem dúvida, mas precisa pagar sim. Mesmo realizando a amortização você precisa pagar a parcela atual, pois a amortização considera abatimento das últimas parcelas. Se você amortizar no dia do vencimento da parcela e não paga-la, ela continuará pendente, correndo juros e etc.
Tenho uma dúvida em relação ao cálculo. Por exemplo quando eu faço amortização e diminuo o número de parcelas, eu não deixo de pagar mais parcelas do seguro do imóvel? Se sim, esse valor economizado no seguro, entra no cálculo?
Fala Vinícius, Você deve considerar tudo no momento de realizar a comparação: todos os custos vs todas as possbilidades de investimentos, e ponderar o que lhe trará maior retorno. Pode, e deve, incluir os custos junto com a taxa efetiva. Abs, Boni
Se o financiamento for SAC com prestações fixas até o final do financiamento, tem que correr pra amortizar. Você pagar 35 anos o mesmo valor é complicado.
Verdade! Mais fiquei 5 anos pra juntar 55 mil e comprei um lote com valor que conquistei. Agora pra construir /levantar uma casa no mínimo uns 80 a 100 mil. Já tem 2 anos depois do lote e tenho 25 mil. Desse jeito vou ter casa nunca srs então infelizmente é financiar mesmo.😐 Juntar dinheiro com salário baixo realmente não dá.
Pessoal, se consegui agregar conhecimento, não deixe de curtir e compartilhar o vídeo.
Deixo aqui minha #gratidão
E quem quiser saber referente a tabela SAC, segue outro vídeo: ruclips.net/video/arhQ7xh9gPE/видео.html
pra mim melhor explicação até agora,
Os vídeos como ele diz é para a gente chegar por caminhos de quem percorreu o mesmo. Então os vídeos que assisti para mim fez muito sentido já que não sabia nem que com a opção de amortizar poderia conseguir tão rápido quitar meu Ap. Quando diz que as pessoas que compraram não pensaram bem, discordo, nem todos vem de berço de ouro ou tem ajuda dos pais etc... E para pessoas que vieram de escolas públicas sem noção nenhuma de educação financeira, imagina de investimentos. Mais entendo que a matemática sempre é exata, mais não faz sentido a realidade da maioria dos brasileiros que estão apurados pagando suas contas... A realidade das pessoas que compram casas financiadas e que muitas vezes não tiveram opção de guardar e se planejar tão bem ou falta de conhecimento mesmo.
Agora para quem tem muito entendimento show! Quem não tem é perigo fazer investimento errado e perder dinheiro. Já pagando seu financiamento talvez consiga ficar mais tranquilo, ainda mais no cenário que se encontra o nosso País instabilidade total.
Não considero um erro financiar e nem um erro amortizar , considero um erro não saber a realidade da maioria das pessoas. Comprar um apartamento e quitar em menos de 10 anos talvez não seja um negócio tão ruim assim.
Bom, provavelmente desconheça minha história. Provavelmente deva desconhecer que vim de família pobre. Provavelmente deva desconhecer que estudei 100% em escola pública. Provavelmente deva desconhecer que me formei em universidade pública. Provavelmente deva desconhecer que fiz financiamento no passado. Provavelmente deva desconhecer que quebrei financeiramente, mesmo tendo um imóvel financiado. Provavelmente deva desconhecer que concretizei minha liberdade financeira investindo o máximo que podia e conclui com a venda do meu imóvel financiado. Provavelmente deva desconhecer que, tudo isso fiz, estudando e melhorando. Colocar culpa e desculpas na pobreza, na falta de oportunidade, desculpe, é mentalidade pobre.
Afirmo e ratifico tudo que foi dito no vídeo. E como diz Nassim Taleb: A maldição da modernidade é que estamos cercados por uma classe de pessoas que são melhores para explicar do que para aprender.
Lhe desejo todo sucesso e prosperidade.
@@Sabbius sensacional sua resposta!
@@Sabbius é a triste realidade, pessoa quer defender aquilo que não tem certeza contra aquilo que não sabe. Parabéns pela resposta. Também desconhecia sua história. Fiquei ainda mais impressionado com sua humildade e prestação de serviço por meio da educação financeira. Infelizmente, haverão pessoas que continuarão a não querer enxergar. Tmj!
Entendi que tanto faz ser tabela price ou sac em comparação de investimento, pq depende do momento. Mais em comparação a tabela price em relação a sac, somente em análise financiamento habitacional. A price sería melhor do que SAC, pq juros são fixos e amortização seria muito mais rentável ?
A questão é que é bom ter outros pontos de vista . O objetivo é sempre aprender .
Meu Deus! Preciso de vc na minha vida! Qta lucidez! #obrigada.
Interessante sua colocação, mas também devemos lembrar que amortizando o financiamento, será diminuído o valor do financiamento, não incluindo os juros. Então, acredito que deve ser feito os dois na mesma proporção para assim conseguir diminuir a quantidade de anos pagos e também ter money no futuro.
A comparação é justamente levando isso em consideração. Desconto por antecipação (menos juros) vs investir (mais capital). Se quiser veja o outro que falo da SAC que você entenderá melhor.
10:54 - Então vale a pena antecipar quando a taxa contratada do banco for maior que a taxa de investimento?
Quem o aumento salarial não acompanha a inflação, vai perdendo o poder de compra na passagem do tempo, (como hoje), vale a pena não perder o SONO, portanto usar FGTS e ferias para abater as parcelas no TODO, reduzindo as parcelas de forma linear.
Melhor explicação que encontrei, super valorizo 🤜🤛😘
Não ter dívida ainda é o melhor investimento.
Uma coisa que eu queria ver seria o cara quitar o imóvel antecipando as parcelas (tabela price) e, ao finalizar a divida, investir a parcela que seria do financiamento + valor de amortização.
Top! Valeu por repassar o conhecimento 🤝
Muito claro!! Obrigada. 😍😍
Oi Estela!
Gratidão pelo comentário.
Abs,
Boni
No caso eu quero vender meu imóvel e oque eu preciso saber fazer ou ter para que este meu imóvel de financiamento para quem quiser comprar ?
Queria saber onde eu invisto dinheiro onde os juros seria superior ao do empréstimo que hoje tá na faixa de 10% pra compensar investir que pagar a dívida. Fora as outras taxas que incidem na dívida seguros e correções.
Conceitualmente é até aceitável, mas uma vez que você amortiza por prazo, você está diminuindo a sua dívida, a fim de quitar logo e não somente pensando nos juros. Ou seja, se alguém deve 50mil e todo mês conseguir pagar 1 prestação normal e amortizar 1mil reais, em menos de 50 meses ele mata a dívida toda.
Boa colocação, parece que difícil de entender esse pessoal que faz vídeos ...
quando coloco para amortizar ,o valor nao abaixa,,sera que por causa do subisidio,?
Muito bom. Obrigado pelo vídeo!
Parabéns pelo vídeo e pelo conteúdo. Conheci hoje o canal e gostei muito.
Considerando um financiamento de 30 anos que vc quita em 10, e os proximos 20 anos vc usando esse valor que pagaria das parcelas pra investir, não seria mais rentável?
Olá Boni. Caí de paraquedas no seu canal e achei bem interessante sua explicação. É sempre bom ter outros pontos de vista para tomar as melhores decisões ;)
Exatamente! A vida não é feita de um único caminho ou uma única escolha. E, seja bem-vindo!
Pensando na possibilidade de aportar um determinado valor mensal para investir ao invés de amortizar, não seria interessante optar pelo modelo PRICE já que as parcelas iniciais são menores do que as parcelas da modalidade SAC, e com isso o efeito bola de neve dos juros compostos começam a atuar mais cedo?
Ótimo conteúdo parabéns. Mas os números não batem ... A renda fixa não está dando quase nada. E pra conseguir uma taxa de 9 a 10 % a.a só em ações e a maioria aqui não está preparado pra essa conversa. Então amortizar e a melhor opção. Até pq vc consegue amortizar em 5 anos se quiser. Depois começar a investir fazer uma reserva de emergência e partir pra renda variável.
Isso mesmo só que ações é um negócio meio complicado eu mesmo invisto em ações nesse ano triplique meu capital e fiz a retirada dos lucros e quero até o final do ano retirar todo meu capital pois ano que vem vai ser ainda mais especulação do que já está tendo nesse ano já passou o tempo onde nós aplicavamos em ações para ter um rendimento uma segurança e liquidez melhor hj em dia se alguém do governa espirrar já faz uma reviravolta nos papéis está pior que o dólar kkkk
Selic aumentou.. agora vc ja encontra cdbs a 12% ao ano no longo prazo
@@deniocerqueira8436 Então você está vendo pepo lado errado. Quando as ações cai são oportunidades. Tem que ter uma visão micro e macro do mercado. Se o governo fala asneira e oportunidade de compra.
@@caiorhad9571 longo prazo é mais de 10 anos. Antes disso é médio prazo.
@@ConstruirRiqueza então, era para estarmos rico de tanta merda que ele fala
rapaz vc está de parabens nos dois videos sobre a tabela sac e price, porem no caso da price não ficou claro quanto eu teria que aportar. tipo na sac a ultima parcela é um terço da regular, mas na price também é um terço? estou falando de números hipotéticos pois sei que não é exatamente um terço.
Eu queria saber qual o valor mínimo eu preciso ter para poder amortizar na price
@@mairaviana2824 Você pode amortizar qualquer valor. Não existe valor mínimo para amortizar, independente do sistema de amortização escolhido!
Como saber qual é minha taxa efetiva de juros?
bom dia, tem planilha para amortizar emprestimos consignados?
Fala Mauro, está não tenho ;-)
Tenho duvida em relação a utilizar o FGTS na amortização.. poderia fazer um video comparando se é melhor amortizar no valor da prestaçao ou diminuir o numero de parcelas.. trabalho em banco e a maioria das pessoas utilizam para diminuir o numero de parcelas e uma discussao que sempre tenho com meu marido é que na minha opinião vale mais a pena amortizar o valor da prestação, pois essa diferença vc pode utilizar para investir, fora que vc deve considerar o valor do dinheiro no tempo, ou seja, 100 reais hj valem mais do que esses 100 reais daqui a 10 anos certo?
Por favor.. faz esse video comparativo.. 🙏 preciso mandar pra muitos colegas que acham q diminuir o numero de parcelas é melhor.. acho q seria bom até por uma questão de orientação aos clientes por falta de conhecimento mesmo.
Que vídeo incrível! Ótimo conteúdo e muito bem produzido. Parabéns, muito sucesso no canal!
Fala Raul!
Gratidão pelo feedback a EUquipe agradece 🤣🤣🤣
Abs
Boni
Isso na tabela SAC, na Price vale a pena pois quando antecipa você não paga o juros. Se a parcela for 1500,00 ela será até o final esse valor. Quando antecipa ela vai cair pra uns 350,00 500,00 onde se pagar antecipado sim você vai deixar de pagar juros. Logo os mesmo 1500,00 você antecipa umas 4 parcelas.
Porém,tem pessoas como eu que não gosta de dever. O referido canal que todos estão bombardeando viralizou um vídeo porém,ficou claro que é para quitar mais rápido e não para ganhar mais,tudo depende do perfil. Eu não me sinto bem em dever e investir.
sem sentido, assim perde dinheiro.
EXATAMENTE
Antecipar financiamento já feito é sempre melhor por exemplo tenho um financiamento habitacional price 560 por mes 360 meses = total 201mil e 600 no final. se antecipar a cada 5.000 mil você diminiu 26 parcelas o que significa um ganho de 15.000 parcela + juros + seguro+ taxas TR.
E quanto esse capital que você antecipa se valorizaria no longo prazo se estivesse investido?
Vamos calcular somente para os primeiros R$ 5 mil amortizados. Esse montante, investido a uma taxa de 10% ao ano (nem precisamos comparar a taxas ainda melhores), ao final dos 30 anos seria o equivalente a R$ 87 mil.
Mesmo com juros + seguros + o que vier incluso (até porque tudo isso já é considerado no C.E.T), o que importa, financeiramente falando, é a diferença de taxas.
Bom, agora projete isso para todas as outras amortizações com relação a seus respectivos tempos.
Sucesso e prosperidade.
Obrigado pelo vídeo , você não tem ideia como me ajudou ... Tenho um financiamento com uma taxa de 5,5% e nos últimos dois meses tive uma renda de 35% com renda variável ... Pretendia usar essa renda na amortização mais estava com dúvida no que era mais viável , obrigado
Fala Fernando!
Você pegou a essência!
E vá estudando, busque por conhecimento para mitigar o risco, investindo também em outras classes de ativos, inclusive lá fora.
Tem vídeo para tudo isso no canal.
Abs
Boni
Qual banco vc conseguiu essa taxa de 5.5?
Vídeo muito bom! Como o valor do meu financiamento é maior do que alguns investimentos que vi, resolvi usar uma parte do meu dinheiro para investir e a outra parte amortizar, já que tenho propósitos para médio e longo prazo!
👏👏👏
Se os juros do seu financiamento é alto, renegocie no banco pq os juros atualmente estão relativamente baixos.
Meu financeiamento está crescendo o saldo devedor a cada mês, devido ao TR estar acima de 0. E aí?
No meu financiamento tem dois tipo de juros, nominal e efetivo.... eles somos essas duas txs será? É do banco BB
Em um cenário de hiperinflação o banco não pode reajustar as taxas via TR? Ou seja, o valor que poderia ter antecipado aumentaria muito. Acredito que antecipando você se livra dessa variável, considerando que o banco nunca joga para perder, não faz sentido para eles manter as parcelas desajustadas.
Não poderíamos ter parte da carteira em ativos que se beneficiem de um cenário de hiperinflação? E qual o histórico da taxa referencial vs taxa selic? Dá uma olhada nos vídeos que falo sobre composição de carteira.
Perfeito Jaques Pereira. Não chega a ser hiperinflação, mas desde dez/21 a TR deixou de ser zero. E por menor que seja o percentual referente a TR, ela incide sobre um montante considerável, que é o Saldo Devedor.
Nem sempre compensa amortizar e nem sempre compensa não amortizar. Tem que fazer a conta e ver cada individualidade e objetivos.
Uma questão semelhante é: devo financiar ou pagar aluguel?
A resposta é depende.
Pra mim compensou. Pude reformar minha casa pra mim (pleonasmo proposital). Comprei uma casa mt abaixo do mercado... e outros motivos.
Então, não é simples. Tem que pesquisar e fazer as contas.
Tenho percebido RUclipsr falando em alguém porém comprando casa. Kkkk
Amigo estou com uma dúvida danada eu quero fazer um financiamento eu pago 1.100 de aluguel achei uma kitnet aqui na asa norte para comprar já fiz as simulações o valor das parcelas vão ficar na price em 990.00 e na sac 1.250 ambas em 360 meses só que eu quero quitar antes no máximo em 5 anos qual seria a melhor tabela a SAC ou price no meu caso a minha renda mensal é em torno de 6.500 só que eu fico pensando se eu perder o emprego amanhã? Por isso quero com as parcelas baixa tipo no mesmo valor do meu aluguel e além de pagar a parcela gostaria de antecipar todo mês uns 2.000 a 2.500... tipo eu estava pensando em juntar o $$$$ para comprar a vista mais como aluguel acho q sai mais barato eu financiar um apto e amortizar o saldo devedor
Financiar 80 mil em 120 vezes na price ou em 180 meses na sac
Excelente vídeo! E realmente se a taxa não for tão alta vale mais investirmos. No meu caso acabei de entrar em um financiamento de 30 anos, mas vou quitar antes porque me sinto mais seguro investir sem ter dúvidas... Vou perder um pouco de dinheiro, mas faz parte do jogo.
Acho importante considerar que toda parcela tem pelo menos R$100,00 a mais de taxas. Isso em 360 meses dá R$36.000. Além disso, a inflação reduz o poder de compra mas por outro lado sobe o valor do imóvel. Então a planilha poderia prever campos para inclusão desses itens e assim ficar mais realista.
Um vídeo melhor que o outro. Aprendendo muito! 👏👏👏
Fala Júlio! Muito obrigado pelo seu comentário e feedback.
Gratidão!
Abs
Boni
Muito bom!
As taxas efetivas considerando seguro, Adm etc… geralmente são acima de 9.00%, dificilmente vc vai conseguir no longo prazo bater essa taxa, a não ser que vc tome risco que não seria recomendado!
É possível sim fazer o investimento ao invés de amortizar as prestações porém você deve conhecer bem os investimentos financeiros.
Outra coisa investir tudo em um cdb não é recomendado principalmente que estás taxas altas são de bancos digamos não muito confiáveis e com Basiléia baixa. Cuidado com cdb com taxas muito alta sem verificar a solvência da instituição.
Se pudesse dar uma opinião recomendaria amortizar a dívida.
Grande abraço
Eu nunca antecipei parcelas, sempre abati no saldo devedor, assim no mês seguinte os juros serão calculados sobre um montante menor e tua parcela diminuí. Aí você quita o financiamento antes e consegue guardar muito mais dinheiro por não ter prestação pra pagar
Acho que faltou uma parte da conta na amortização: Quando amortizamos, além de matar o juros lá no final a parcela atual também diminui, já que o juros é calculado sob o valor financiado restante, ou seja, eliminamos o juros do final e também do começo. Quanto mais amortiza, mais a parcela atual diminui.
na price não muda.
@@JeanFernandes muda sim estou fazendo e percebi sim que os juros diminuiram
Na price a soma de amortização + juros é constante. Ao amortizar, você tem duas opções: diminuir o juros e aumentar a amortização, mantendo o valor da prestação constante e reduzindo o prazo, ou optar por manter o prazo, e diminuir o valor da parcela. A 1a opção acaba sendo mais interessante.
Maravilha de conteúdo!
Oi Luciana!
Gratidão pelo feedback!
Abs,
Boni
Usando o FGTS no financiamento SAC to em dúvida se amortizo do tempo ou do valor das parcelas. Pensei em baixar o valor da parcela e investir mais em renda variável. O que tu achas?
Quando a pessoa não pensa direito ao realizar um financiamento, seja do que for, tanto faz se ela vai amortizar ou investir, ta lascada de qualquer jeito.
Estou estudando, a muito tempo, todo tipo de investimento, quanto devo amortizar meu financiamento, e bem simples, se vc realmente estudou, antes realizar seu financiamento, o ideal e vc, nos dois ou três primeiros anos, garantindo assim um capital que te traga uma rentabilidade boa alem de você ter capital no caixa. A partir dai, com o retorno do seu investimento você pode pegar o retorno, alem de um capital proprio, e começar a amortizar as parcelas até certo ponto o financiamento, pois vai abater bastante o tempo do financiamento porem, até certo ponto, não vale mais a pena abater o saldo devedor pois, o aporte que você fara, não irá reduzir as parcelas como no início, ai você retorna ao investimento.
Lembrando que, investimentos, para ter um retorno parecido com o juros do financiamento, ou terá risco ou deverá ser a longo prazo.
Cuidado a afirmar que amortizar não e bom, considerando que, grande parte da população que financia imóvel, tem pouco conhecimento de investimentos, rentabilidades, taxas de adm, dedução de IR, etc etc
Lembrando que o Santander também tem um portal que você pode amortizar no momento que quiser. Eu me preocupo mais em tirar da frente o valor pois não sei oque pode acontecer no futuro! Posso não ter a mesma força e renda anos para frente pensando em ter lucros com este valor. Pago logo, e após isso, com cabeça fresca eu início aportes nos investimentos pois com ou não $ eu posso parar os aportes em qualquer eventual necessidade. Fiz isso recentemente (amortizar) e não me arrependi, melhores noites de sono, isso vai de cada um. Valeu pela planilha é bem bacana.
Qual investimento cobre os juros do financiamento? Atualmente não vejo.
Qualquer um que tenha uma taxa de rentabilidade acima do seu financiamento. Existem N opções nas corretoras de valores.
@@Sabbius pode listar quais acima de 8%? 🤔
@@erickrodrigues2260 pela sua pergunta, não acessou as corretoras (conforme já respondi no comentário anterior) 🤷♂️
Melhor investir. Pq caso vc venha a falecer antes de quitar seu financiamento, o seguro cobre kkkk aí seus familiares irão ficar com sua grana q investiu + o ap quitado pelo seguro
Para quem tem pretensão de liquidar o saldo devedor em 5 anos, vale a pena SAC ou PRICE, já que PRICE teriam parcelas menores (juros divididos em todas as parcelas), essa seria a melhor opção?
Olá, estou prestes a começar um financiamento, e gostaria de saber se logo no primeiro mês já poderei amortizar. Ou se só pode começar a amortizar depois de um certo tempo de contrato. E também se existe limite de valor de amortização. Pode me tirar essas dúvidas? Pois pretendo começar a amortizar logo que começar o financiamento.
Eu fiz a simulação do meu financiamento e como saldo devedor ainda é alto, o melhor foi anticipar. Acredito que cada um deve fazer a simulação conforme a realidade da sua dívida.
Estou indo assinar meu contrato de financiamento com a Caixa, juros de 5.5% ao ano, mas como odeio dívidas, vou amortizar o mais rápido possível para deitar a cabeça no travesseiro tranquilo, após quitar, vou investir pesado em FIIs e Açoes pagadoras de bons dividendos.
Fala Ismael! Gratidão pelo seu testemunho. Lhe desejo muito sucesso! Abs, Boni
Qual banco vc conseguiu essa taxa de 5.5?
@@MrZynk Caixa Econômica, financiamento atrelado a poupança.
Então quando a taxa de juros es baixa não vale a pena amortiza (e sim investir) e quando esta taxa esta alta vale a pena amortizar?
Gosto da sua colocação sobre as questões de sobrevivência. Raro de se ver. Parabéns!
Oi Sylvana! Gratidão!
Já tomei muita decisão equivocada no passado, algumas nos fizeram quebrar (falei disso na live2 dessa última semana), e aprendemos.
O que trago faz ou fez parte de minha vida e gosto de me colocar na posição do próximo.
Gratidão novamente!
Forte abs
Boni
Não localizei a tabela
O financiamento do meu veículo foi cm a taxa de 29% ao ano, quase impossível achar um investimento que supere kkkkkk..
Este é difícil mesmo! rs
Pq quitar a dívida vai fazer inclusive que o valor que era pra dívida fique pra vc, não gostei pq o foco é ficar sem dívida como forma de investir em outros projetos não necessariamente financeiros
Boa tarde paulo...tenho uma duvida...no meu finaciamento price...se eu amortizar 700,00 hoje.. no prazo eu diminuo 5 meses (parcelas), minha duvida é se a cada 700 reais sepre diminuira 5 parcelas ou a medida que vai reduzindo o prazo muda a quantidade de parcelas pelo valor (700,00).
Muda sim. No começo com mil reais eu amortizava 9 parcelas, há um ano atrás. Hj em dia com 1000 reais amortizo apenas 5.
Obrigado por responder.
Mestre, tenho uma dúvida , o juros do financiamento incide sobre o valor total do imóvel , enquanto investindo 300 ao mês , o juros da aplicação seria em cima disto . Esta vantagem ao investir mesmo com % maior não ficou claro .
Fala Bruno,
Imagino que você não quis dizer que o juros incide sobre o valor total do imóvel, mas sim sobre o total do contrato de financiamento.
Sua dúvida é bastante corriqueira.
O benefício que você tem amortizando, justamente pelo motivo que você citou, vem perdendo efeito com o decorrer do tempo, uma vez que o saldo vem ficando menor.
Do outro lado, o poder do juro sobre juro em um investimento, chamado de juro composto ganha maior tração.
- Uma coisa é amortizar sobre 300 mil (início de contrato), outra coisa é amortizar sobre 1 mil (fim de contrato).
- Uma coisa é juro de investimento sobre 1 mil (início de contrato), outra coisa é juro de investimento sobre um patrimônio acumulado investido de 300 mil (fim de contrato).
Acredito que se você baixar a planilha verá de maneira mais clara esta evolução.
De outro modo, veja os vídeos ao qual já falei sobre o poder do juro composto.
Sucesso e prosperidade,
Boni
Muito obrigado 🙏👏👏👍🏼
Eu me arrependo muito de ter entrado nessa roubada..... não tive assistência um gerente nojento que não me explicou nada......
Vou tomar decisões posteriormente...
Price so vale a pena investir se tiver número de parcelas abaixo de 200, acima disso esqueça investir nos primeiros 5 anos, porq price é juros sobre sobre juros e ainda tem a correção monetária q fará sua divida subir e isso é devastador pra saúde mental, em outras palavras vc ira perde o sono.
Por outro lado, ja pro final da price quando juros baixa, ai sim considere investir.
Apesar do vídeo me da outras pespectiva, n condiz com minha realidade de assalariado!
Show de bola =)
Ganhou um inscrito! Tu tem um vídeo que explique qual a melhor tabela de financiamento? PRICE ou SAC?
Obrigado Anderson! Seja muito bem-vindo!
Respondendo, não tenho. Mas, anotei aqui para um futuro vídeo.
Abs
@@Sabbius eu quero usar o sistema a meu favor, como tu descreveu no vídeo. Pretendo financiar uma casa daqui 5 anos. Estou juntando uma grana pra isso, vou usar FGTS pra entrada, já que ele agoniza sem render nada! Tenho uma carteira de investimentos que rendem o dobro da taxa cobrada pela caixa no financiamento. Provavelmente estarei ganhando no mínimo a metade da parcela de uma boa casa só em juros nos próximos 5 anos. Daí é só deixar rolar...
@@andersonbelisario8193 show de bola!
@@andersonbelisario8193 nesse teu caso, usando o FGTS, você poderá utilizar seu saldo do FGTS (não sei se a cada ano ou a cada dois anos) pra abater no financiamento. Como o FGTS rende pouco, melhor utilizar para abater. E você pode escolher abater nas parcelas ou no saldo devedor. A melhor opção é no saldo devedor, assim recalcula as parcelas e diminuem bastante.
Boni, para quem se programou para pagar, por exemplo, 2 parcelas por mês. A parcela normal, mais uma parcela do fim. Como calcular o que é mais vantajoso, uma vez que não se pode (a meu ver) ficar investindo mês a mês em CDB, já que o resgate está condicionado ao tempo.
Obrigado
Fala Leandro.
O mais vantajoso é sempre ponderar pela maior taxa:
- Se essa for do seu financiamento, a opção é antecipar.
- Se for do investimento, a opção é investir.
CDBs realmente, geralmente não se podem investir, no mesmo, mensalmente. Mas, mensalmente você tem opções. E não somente em Renda Fixa (não gosto de concentrar), mas em Renda Variável também.
O importante é sempre ponderar para a maior taxa.
👍👍
Estava com planos de usar um valor que tenho totalmente para amortizar. Diante do cenário, resolvi dividir esse valor ao meio e usar uma parte para amortizar e a outra irei escolher uma forma de investir. Como nunca fiz investimento, vou estudar para poder tomar a melhor decisão para esse investimento.
Fala Thiago! Show de bola!
Tem uma playlist que montei exatamente para quem está começando. Dá um look lá:
ruclips.net/video/rwumIIdzaP4/видео.html
Ótimo video
Fala meu amigo!
Eu ia justamente responder você no vídeo da SAC sobre esse vídeo aqui. Que bom que pude ajudar.
Abs,
Boni
É melhor investir e antecipar ao mesmo tempo.
Beleza, entendi e concordo maaas: E se eu puder amortizar, por exemplo 20 mil reais do saldo devedor e isso diminuir o valor da parcela e eu pegar essa diferença do valor da parcela e investir todo mês, isso não se torna mais vantajoso ao longo do tempo ?
Financeiramente falando não, pois parte do capital estará amortizando a dívida de menor juro. Contudo, psicologicamente falando, talvez, pois terá o efeito de ter uma dívida menor.
Entendi seu ponto, mas ao invés de por exemplo eu investir R$500 por mês (que eu estaria usando para amortozar) durante 30 anos.
Não seria melhor usar ele para amortizar e ficar livre da dívida em 6 anos por exemplo e depois investir por 24 anos esse valor mais o da parcela que eu pagava? O que daria por exemplo algo em torno de R$1500 por mês para investir
Nesse caso acredito que perderia o efeito de juros composto nesses 6 anos que passou sem investir, juros composto quanto antes começar melhor. O problema é que CDB temos que ficar atentos que não se pode ir aportando mensalmente, o faz que vc tenha que ficar sempre procurando um CDB novo. Talvez no Tesouro Direto, mas ai a ficar no prefixado pode ser um tiro no pé, e manter na Selic tbm. 5mil a mais que "lucrou" ao investir talvez não faça sentido dependendo da inflação. Na dúvida, antecipar e ficar com menos uma despesa fixa na renda se torna a opção mais segura. Pelo menos pra mim
Meu financiamento é tabela PRICE e investi no CDB a 12,50% do banco máxima, vou resgatar em 2030 e quitar o meu apartamento em 9 anos, fiz este investimento com a intensão de quitar e dormir em paz
Banco Máxima é um dos piores emissores. E se seu financiamento for atrelado ao CDI, fez um mal negócio.
@@daniellemonique2817 tenho a proteção do FGC e meu financiamento não é atrelado ao CDI
Complicado. Um banco desse será que tem realmente segurança de que estará por aqui daqui 9 anos?
Boa noite, Paulo. Parabéns pelo vídeo e excelente conteúdo!
Vim até o seu vídeo pq estou estudando qual a melhor forma de financiar uma moto. Se é amortizando as últimas prestações ou investindo esse valor. Então, quero usar a sua calculadora para comparar, saberia me dizer se ela vai cumprir bem essa função?
Desde já, excelente trabalho e fica a sugestão de conteúdo para um vídeo, poderia comparar esse tipo de financiamento, pq tem bastante gente que compra veículo e vai pagando sempre a prestação do mês e a última parcela. Será que é um bom negócio?
Novamente, parabéns!
Fala Sérgio. Obrigado pelo feedback.
A lógica é semelhante ao exposto no vídeo. Um financiamento de moto pode facilmente superar os 2% ao mês, equivalente a 26,82% ao ano (se considerarmos o regime de juro composto).
Nesse sentido, será muito difícil conseguir investimento a uma taxa tão alta e superior a isso.
Por isso que, nesse caso, e a depender da taxa do financiamento, vale a pena fazer as antecipações.
Abs,
Boni
Parabéns pelos vídeos. Entendi. Mais vi que pelos juros altos optei por adiantar o pagamento... Qual seria melhor PRICE ou SAC?? Exemplo: PRICE 600$ todo mês e tenho condições de adiantar uns 300$ todo mês. SAC os primeiros meses é uns 850$ e não teria condições de antecipar, somente quando estiver mais baixo as parcelas.
na price só vale a pena se você conseguir amortizar muita grana. se for pouca, melhor a sac. mas com a selic atualmente em 13% ao ano. ta valendo mais a pena guardar o dinheiro.
Ótimo conteúdo, link da planilha?
saldozero.com.br/downloads/
Muito bom o video, mas uma coisa que eu queria entender é o seguinte.
Eu vi em um video falando sobre inflação. Quem faz um financiamento antes de ter um caso de uma alta muito grande da inflação se da bem por que ele financia o imóvel por um valor e quando a inflação bate forte, ou hiperinflação, você consegue quitar esse financiamento com o preço de uma bola de gude.
Eu não consegui entender essa lógica, no caso o valor do financiamento não aumentaria junto com a inflação ou a hiperinflação?
Video totalmente tendencioso vc mostra que investir é melhor do que antecipar ? Cara nada ver vc fez um gráfico que compara rentabilidade com antecipação com o mesmo valor de 100 mil reais e ninguém se tocou ? Se a pessoa tem 100 mil a pessoa irá quitar a dívida e nao antecipar, quer dizer q eu tendo 277 reais sobrando é melhor investir ? Me diga q investimento fará eu lucrar mais de 400 reais por mês ? Pois esse é o valor de desconto se eu antecipar cada prestação. Abs!!
Melhor opção é amortizar à dívida que os juros são muitos autos
E no caso de financiamentos imobiliários atrelados ao IPCA?
Também gostaria de saber
Boa tarde , então nesse caso a taxa do meu financiamento é de 5,55% e meu investimento em cdb na Nubank rende 10,65% , nesse caso é melhor investir o valor que iria amortizar certo?
bem melhor investir.
Vídeo espetacular!! . Escolhi investir e usar os dividendos/rendimentos pra amortizar . O que vc acha Paulo ?? Abraço 👍🏻
Fala Gean! Gratidão pelo feedback!
É uma ótima alternativa sim! E claro, pondere se não consegue rentabilizar ainda melhor esses dividendos, se conseguir, talvez possa investí-los também.
Mas sem dúvida, sua opção é sábia sim.
Abs
Boni
@@Sabbius #Gratidão
O segredo é sempre investir. Quanto mais investimento com juros maiores mais lucrativo será.
E nessa nova modalidade de financiamento da Caixa, pela poupança... me mandaram duas simulações baseadas nela.. uma PRICE Poupança e outra SAC Poupança... Sabe-se que a SAC Poupança pode aumentar se a SELIC subir... e no caso dessa PRICE poupança??? Também subiria?? Se a PRICE é fixa, não deveria subir né? mesmo sendo atrelada a poupança... se é fixa é fixa... rs... Estou em duvida para fechar uma compra de imóvel por conta disso... A SAC TR a prestação inicial ficaria alta para mim, mas sabemos que ela sempre vai dimimnuir.. já a PRICE poupança, que na simulação tem fixas, ficaria um valor bom para mim... Mas não sei se essa PRICE poupança também poderia subir muito...
Fala Tiago.
Desconheço os detalhes dessa modalidade. Sugiro confirmar com o gerente que lhe enviou a proposta qual o teto para essas taxas.
Vi gente comentando que fez contrato amarrado ao IGPM. Bom, já dá para saber o que ocorreu.
Abs,
Boni
Isso não seria pagar as últimas parcelas? Se ao invés de antecipar uns 10mil de parcela, colocar num investimento por 300 meses e aí sim, quitar as 60 parcelas restantes.
10mi em 300 meses rende muito
Essa easyinveste presta?
Boni, obrigada pelos vídeos são muito bons, mas tenho uma dúvida. Digamos que eu vá quitar as 3 últimas prestações. Cada uma seja 300,00. Eu amortizo 1.000,00. O que a Caixa fará com os 100,00 que paguei a mais?
Fico pensando... não seria melhor se eu multiplicasse exatamente o valor da prestação sem o juros pela quantidade de prestações que eu quero abater?
Ela vai abater o máximo possível com esse valor de trás pra frente fiz isso com um empréstimo
Ola boa tarde!
Qual o melhor investimento para 40 mil hj?
Uma dúvida: CDB, eu consigo fazer aportes mensais ou somente um único aporte?
Vai depender do CDB...geralmente uma única vez...👍
Paulo , parabéns pelo trabalho , apenas um detalhe que a aplicação que você menciona ela tem um prazo de resgate para 3602 dias., e quanto maior o prazo de aplicação em tese maior a rentabilidade paga . Boa Sorte.
Fala Pedro!
Justamente, foi um exemplo.
Gratidão pelo feedback
Abs
@@Sabbius e que vai que as pessoas vão achar que todos títulos de renda fixa terão esta mesma rentabilidade. e 10 anos , na minha opinião é muito tempo para o nosso pais (infelizmente)
Muito bom......
👏👏👏
Vc sabe me dizer ,se eu amortizar no dia do vencimento da parcela eu preciso pagar a parcela tbm? Financiamento caixa, exemplo: no dia do vencimento eu vou e amortizo um valor acima da parcela,preciso pagar a parcela tbm
Não sei se ainda tem dúvida, mas precisa pagar sim. Mesmo realizando a amortização você precisa pagar a parcela atual, pois a amortização considera abatimento das últimas parcelas.
Se você amortizar no dia do vencimento da parcela e não paga-la, ela continuará pendente, correndo juros e etc.
Já ouvi que quando amortiza são as parcelas seguintes e não as últimas, isso procede? Nesse caso se for verdade compensa mais amortizar?
Não procede
Boa tarde Paulo, vc teria algum contato para lhe enviar uma dúvida?
Pode ser como consultoria mesmo.
Fala assferr1, vi que já conseguiu entrar em contato pelo contato@saldozero.com.br ;-)
Muitíssimo obrigado ,vc é 10.
@@aasferr1 tmj..abs
#gratidão
👏👏👏👏👏
#gratidão Fernando!
Tenho uma dúvida em relação ao cálculo. Por exemplo quando eu faço amortização e diminuo o número de parcelas, eu não deixo de pagar mais parcelas do seguro do imóvel? Se sim, esse valor economizado no seguro, entra no cálculo?
Fala Vinícius,
Você deve considerar tudo no momento de realizar a comparação: todos os custos vs todas as possbilidades de investimentos, e ponderar o que lhe trará maior retorno.
Pode, e deve, incluir os custos junto com a taxa efetiva.
Abs,
Boni
Tanto faz se for fazer os aportes mensalmente, fiquei na dúvida se é só pra quem tem o dinheiro todo ou mensalmente
Certo, mas também temos que considerar a inflação que hoje está 8,06%. Acredito que com essa inflação compensa amortizar.
Se o financiamento for SAC com prestações fixas até o final do financiamento, tem que correr pra amortizar. Você pagar 35 anos o mesmo valor é complicado.
Faz sentido hahahha
O segredo é não financiar, assim sobra mais dinheiro para investir 😎
Verdade! Mais fiquei 5 anos pra juntar 55 mil e comprei um lote com valor que conquistei. Agora pra construir /levantar uma casa no mínimo uns 80 a 100 mil. Já tem 2 anos depois do lote e tenho 25 mil. Desse jeito vou ter casa nunca srs então infelizmente é financiar mesmo.😐 Juntar dinheiro com salário baixo realmente não dá.