A DW produz semanalmente o podcast DW Revista. Ele é publicado às sextas-feiras pela manhã e coloca em perspectiva assuntos importantes para o debate público. É possível ouvir o podcast pelo Spotify (bit.ly/3Dfw0tz), Deezer (bit.ly/2VD6iw2), iTunes (apple.co/3vyQ1tO), Google Podcasts (bit.ly/3jh7tHy), Google Assistente (bit.ly/41Pd53z) e Alexa (bit.ly/41MxfeB). Os episódios também podem ser acessados por celulares ou tablets com sistema Android ou iOS por meio do Google Assistente.
No Brasil somos 8 milhões de miseráveis, desempregados + 42 milhões de escravos com carteira assinada (inscritos no PIS e cadUnico) 200.000 pessoas que não precisam trabalhar e vivem neste nível de 4 por 3 de escala semanal
Fala um segredo, mesmo se você se aposenta com 3 ou 4 salários mínimos o governo faz míngua, tipo ele reajusta quem ganha até um salário é que ganha mais fica desfasado até cair, minha mãe se aposentou com 2,5 salários e em 10 anos já recebe 1,5 salários pq não teve reajuste e já conheci quem se aposentou com 5 salários e hoje recebe 2.
@@droswanhattan8669 e ainda acontece isso kkkk. Se a pessoa investir mensalmente e ajustar pela inflação, durante 35 anos no tesouro IPCA, ela vai ter uma renda mensal muito maior do que seria se fosse pelo INSS.
Ninguém que nasceu pós 90 vai se aposentar. INSS è maior pirâmide financeira da história, só otario acredita em político.
8 месяцев назад+545
Isso deveria ser o futuro da humanidade, não só na Europa. E a reportagem o tempo todo questionando "Como mudar isto?". Eu é que pergunto: Pra que mudar isso? Como se trabalhar mais fosse um valor em si mesmo, fosse melhor. As pessoas querem viver, estar com a familia, descansar. Num mundo ideal todos teriam acesso a isso.
A Angústia deles é que o fato de trabalharem menos está fazendo com que a Europa fique pra trás em produtividade, em relação ao sudeste asiático, onde se trabalha muito mais. O que no capitalismo global, onde os países competem entre si, ironicamente põe em risco a qualidade de vida que eles conquistaram. Certamente, esse equilíbrio entre trabalho e vida deveria ser a regra no mundo todo, porém a necessidade de realização de lucro e crescimento econômico não permitem.
@@brunogci A problemática é a insatisfação com o universo laboral, ou seja, a mentalidade que não muda de empresários e empresas, forma de tratar o próximo que profissionais da própria Alemanha não aceitam por saberem que se trata de grosseria, além de um retorno baixo em comparação ao que se paga de impostos. Quanto aos países Asiáticos, a automação de processos lá está ancorada aos altos níveis de escolarização.
Concordo porque eu depois que comecei a trabalhar 12 horas Não tive mais tempo de me exercitar e ganhei 30 kilos meu sono ficou péssimo e vida social um horror
@danielguimaraes1815 como as pessoas guardarão dinheiro se a inflação está avançando no mundo todo e o Capitalismo sempre gera a necessidade de você comprar mais coisas?
na maioria das realidades financeiras n é possível contar com sobras, ainda mais com a economia global em crise, guerras e tudo, principalmente alimentos cada vez mais escassos e caros.@danielguimaraes1815
Meu mundo caiu... brasileiro trabalhando 1900 horas/ano, estadunidenses 1800 horas e europeus 1300h/ano, e ainda reclamam dos feriadinhos que temos aqui.
Brasileiro pode ter certeza que é parelho com Asiático, e o que vcs vão esperar de um povo que escravizou os negros pra terem mão de obra KKK que são os verdadeiros vagabundos da história ksksksks.
Trabalhar 8 horas por dia, 6 vezes por semana e passar 04 horas ou mais dentro de transporte público não é vida. E o pior, na maioria das vezes o trabalho não paga o suficiente nem pra bancar o básico.
Eu trabalhei bastante quando Nova,para ter a minha casa e as coisas que preciso para sobreviver, agora eu e meu esposo trabalhamos pouco para comer, queremos qualidade de vida, porque quando morremos não levamos nada,sou a favor que a pessoa trabalha bem em quanto novo depois só viver.
Concurso público não deveria existir deveria ser igual nos EUA onde funcionários públicos são como trabalhadores do setor privado, setor público no brasil ém câncer em metástase que afunda o pais um pouco todos os dias, funcionalismo público é o setor menos produtivo e mais caro paro o país, setor parasitário sem tamanho.
Por que a pergunta que está sendo feita é: "como mudar o pensamento do europeu?"? O que deveria ser perguntado é: "por que isso não veio antes e não está no mundo inteiro?"
A pergunta poderia ser: pq trabalhar tanto, ficar sem ver amigos, família, pra no final receber um valor nem sempre compensador e gastar depois tudo em bens de consumo que muitas vezes são desnecessários pra uma vida feliz ?? Mesmo que cada um tenha sua ideia de felicidades vemos que no final da vida poucos falam do dinheiro e dos bens de consumo que adquiriu durante a vida como a coisa que mais o fazia feliz.
Ta vindo ai uma revolução trabalhistas, a nova geração não vai mais perder tempo vida e saúde para empresas enriquecer, eu boto fé nessa nova ideia, ter um sustento é bom mas não deve sugar sua vida.
eu ia digitar isso, não vai demorar muito para que essa noção atual de trabalho mude, estão abrindo mais os olhos em relação a essa ideia de dar a vida pela empresa (que na maioria das vezes caga para o funcionário).
Moro na França há 13 anos. Na empresa em que eu trabalho o sindicato teve que se mobilizar pq a diretoria fez corpo mole para pôr 2 sofás na sala de pausa. Para vcs verem o quanto os grandes patrões tão cagando. E detalhe : europeu não tem babá e empregada não. Então chegando em casa é uma outra rotina laboral que começa. Queremos tempo pra passar com a família, para viver. Depuis do covid ninguém mais quer enriquecer acionista. Esse papo de "trabalhe mais pra ganhar mais" é típico americano. Não adianta ter dinheiro com a saúde metal ferrada.
1% dos brasileiros tem empregada, acorde pra vida kkkkkkk e essa questão de ter mais tempo pra família e mundial ,aqui no Brasil tbm e o mesmo discurso , todos querem ter tempo para ócio e família kkkkk nada novo , só que os europeus correm mais atrás disso que o restante
Nem no feudalismo trabalhava-se tanto quanto hoje, e hoje temos tecnologia, internet, pra facilitar o trabalho, mas o que importa é o lucro sempre aumentar pros bilionarios.
Épocas diferentes, necesidades diferentes. No feudalismo eles trabalhavam apenas para o básico, que era comer. Tinham muito tempo para ficar coçando o saco, mas não tinham dinheiro para bancar luxos. Fora que naquela época não existiam shoppings, centro comercial, entretenimento e tudo mais que a época atual oferece. Falando assim, até parece que sou consumista, mas o que eu digo, é que tudo nessa vida tem um custo: viajar, estudar, se preparar para o futuro, coisa que no feudalismo não existia.
Não enxergo como algo cultural da Europa e sim como uma tendência que se iniciou lá e se espalhará por outros lugares, principalmente com o ingresso da geração Z ao mercado de trabalho. Hoje em dia as pessoas não querem ser exploradas e trabalhar 12 horas por dia, querem qualidade de vida e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e enxergam o trabalho como uma PEQUENA parte da sua vida e não como a PRINCIPAL parte da sua vida.
E outra: muita gente se matava de trabalhar por conta da família, principalmente filhos. Como as novas gerações têm cada vez menos filhos, ou até mesmo não têm ou não se casam, não tem essa preocupação toda.
@@tiagoflsantos86isso é verdade eu moro na Suíça a 7 anos e semana passada um imigrante português foi preso por roubar um Suíço geralmente esse povo português comete muito crime aqui
Eu trabalhava numa cafeteria aqui na Irlanda, nenhum irlandês trabalhava lá, só latinos, gente do leste europeu e ásia. Os latinos como os brasileiros e argentinos, achavam um absurdo ter apenas 15 minutos de descanso num trabalho de 6 horas, já os indianos, chineses e romenos, tavam nem aí, já estão acostumados a serem explorados nos países deles e não reclamam de nenhum abuso. Por isso é um problema trabalhar em locais onde a cultura é diferente da sua, europeus e americanos não costumam aceitar abusos tão grandes.
Quem olha os EUA são os latino-americanos. A Europa toca a vida dela sem se espelhar nos EUA, tem sua cultura, seus hábitos, é muito diferente do estilo de vida americano.
Trabalho é diferente de emprego, o trabalho te mantém independente de receber um salário, emprego é gerar renda para outro em troca de pagamento. O que os europeus e muitos no mundo desejam é poder ter tempo fora do emprego para usufruir da própria vida
@@ronaldgonzalez5767não dá não,você está ciente sobre os preços de aluguel e comida lá?até para quem tem casa própria lá tem que pagar altos impostos para manter
E o certo,não pode se viver só trabalhando,temos q ter vida saudável para todos, um emprego para cada turno menores e assim por diante....e difícil isso ,,,porém seria o mais saudável..,.
Eu trabalho frequentemente com europeus e vejo que eles sao tao insatisfeitos com o trabalho como nos brasileiros. Mas la a oferta de emprego e muito maior. Se eles saem do emprego, arrumam outro de forma relativamente mais facil e nas mesmas condições do que o anterior. Nos aqui dificilmente temos essa situacao, entao somos pressionados a suportar situacoes e condicoes que eles simplesmente nao precisam tolerar.
@@Mypianoanme claro que não quero. Pra mim aqui é o paraíso em termos de trabalho, mas sendo a única realidade que eles conheceram eles estao certos de ficarem insatisfeitos. Daqui uns anos provavelmente vou estar tbm.
@@diegodasilvamartins6787você disse bem: ninguém se mexe. Estão muito cômodos fazendo o que fazem, pois são poucos que têm uma mentalidade empreendedora. Parece clichê, mas tive um patrão que um dia soltou uma frase que nunca saiu da minha cabeça: ou você é prego, ou você é martelo. Muitos escolhem ser pregos, porque é mais fácil e cômodo, já ser o martelo ninguém quer. Já fui empregado, já fui patrão e em muitos tipos de trabalho ser empregado é bem mais fácil e cômodo, pois a única preocupação é cumprir sua carga horária e ir embora para no fim do mês receber o salário. Quando se é patrão, aqui estou falando das médias e micro empresas, pois estás são a maioria em comparação com multinacionais, o patrão continua trabalhando depois do expediente, pensando em como vai pagar as contas, cumprir com os compromissos da empresa, correr atrás de novos clientes, investimentos e por aí vai. Hoje eu sou apenas autônomo, trabalho 4 horas por dia, escolho meus contratos e não me mato de trabalhar, mas para isso foram muitos anos trabalhando de domingo a domingo. Meu último emprego de carteira assinada foi a 10 anos atrás, sendo que eu larguei recebendo um bom salário. Muitos me chamaram de louco por deixar algo estável, é o que eu falo do comodismo, para abraçar um futuro incerto, mas que no fim deu muito certo. "Ah, mas você é privilegiado!" Nunca fui, pois venho de família, aliás, mãe solteira que sempre trabalhou muito para dar o básico para os filhos. Hoje tenho muito tempo livre e faço muitas coisas que amo, inclusive estudar confeitaria pela internet. Atualmente é extremamente fácil se dedicar a um negócio próprio, mas novamente eu digo que muita gente está cômoda onde está. No meu tempo livre, faço doces, bolos, tortas e outras coisas relacionadas, posto da internet e já tem surgido interesse de gente que quer comprar, ainda mais que os doces que faço são sem glúten e sem lactose. Enfim, atualmente não tem desculpas, a menos que a pessoa esteja numa situação muito fud***, qualquer um pode ser dono do próprio negócio investindo muito pouco.
@@vandersonnogueira6742 Tá querendo justificar exploração extrema de mão de obra? Nada justifica. Precisamos trabalhar, trabalho é o sentido da vida, mas somos extremamente explorados esse é o ponto retardado mongolóide
Não, não querem ter uma vida além do trabalho, mas sim ser sustentados pelos pais ou avós. São coisas completamente distintas, tanto é que tem até um documentário feito aqui na Europa dos jovens que não querem trabalhar. São pessoas na casa dos 30, com mulher e filhos, mas que vivem ainda na casa dos pais ou avós. Não adianta o pai, a mãe , o avô ou avó reclamarem, pois não irão "passar pelo mesmo que seus pais passaram", no entanto não querem sair e ir plantar a própria comida, costurar a própria roupa, mas sim viver daquilo que seus pais e avós podem oferecer. Querer ter qualidade de vida com o dinheiro dos outros é fácil demais, um fenômeno bem crescente no Brasil, porque quem realmente precisa vai trabalhar, pois não tem pai e nem mãe para por comida na mesa.
@@Mypianoanme Exato, entretanto... Não dá para nós trabalharmos igual escravos também. Precisa haver um equilíbrio entre trabalho e descanso, aqui no Brasil trabalhamos demais por pouco, e lá eles trabalham pouco por muito, tem algo errado nessa conta! E não é mimimi, meus filhos precisam de atenção, eu preciso de descanso, como que eu faço? Não tenho tempo cara! Precisamos de um equilíbrio nessa merda toda!
@@Mypianoanme Esse molecada de hoje em dia fica enchendo a cabeça com essa merda capitalista e comunista, esquece da realidade, querer melhor remuneração pelo trabalho árduo agora é comunismo? E querer trabalhar é capitalismo? Pelo amor de deus, só sou um homem comum que quer ter uma vida tranquila... Trabalhar, pagar minhas contas, criar meus filhos com dignidade
Isso mesmo! Que está acontecendo todo mundo sabe que o não vai ter jeito de resolver o problemas climáticos e não quren passar o resto da vida pra gente rica ficar na boa no fim da humanidade. O cerro é eles passarem o mesmo perrengue que todo resto da humanidade.
Total apoio aos europeus nesse sentido, inclusive pq atualmente não cabe mais rotinas estafantes do passado, a tecnologia está aí para nos auxiliar e muito da carga horária total é ociosa, então é até melhor para as empresas e órgãos públicos essa carga horária reduzida pq as metas são mantidas e os trabalhadores ficam mais motivados por estarem mais descansados. Trabalho 40h semanais e a partir de Maio estará chegando a possibilidade de 36h onde trabalho e estarei aderindo.
O professor francês da FGV está nervoso porque a mentalidade neoliberal está se diluindo. Depois da Covid muita gente descobriu que pode trabalhar de qualquer lugar, que pode reduzir sua jornada, mesmo ganhando menos, e viver um pouco mais a sua própria vida. Não tem volta.
Pois é amigo, foi o Temer e o Bolsonaro, liberais e de direita que fizeram a reforma da previdência e trabalhista que escravizou o povo no Brasil, só com a volta do Lula que o salário mínimo aumentou um pouco, e a Dilma também, antes de levar o golpe queria muito colocar a jornada de trabalho para 6 horas. Então, o brasileiro precisa acordar e entender de uma vez por todas que o liberal e a direita brasileira sempre vai defender os interesses da galera que vive de renda, de famílias ricas e pessoas que não precisam se matar trabalhando para pagar as contas e para colocar um pouco comida em casa. Ou seja, o povo precisa tirar a direita brasileira e esses liberais do cenário político de uma vez por todas, porque se na Europa, as pessoas já estão discutindo trabalhar apenas 4 dias por semana, aqui, o Bolsonaro ganhou as eleições e o apoio das elites fazendo campanha contra os direitos trabalhistas, então, só aí, você consegue ver que a nossa elite tem sim, uma mentalidade escravista herdado de seus tataravós, que construíram riquezas na escravidão indigéna, negra e roubo de terras indíegenas.
Sim, antes da pandemia nós só nos dávamos por conta de que iremos morrer, quando tínhamos um CÂNCER. Aí descobríamos que dinheiro NÃO COMPRA SAÚDE. Começamos olhar para o DURANTE e não somente para o DEPOIS(aposentadoria).
O professor Gerhard Bosch publicou vários estudos sobre as tendências de redução de jornada em vários países. Já em 1998, no artigo "Working time: tendencies and emerging issues", ele apontou a *maturidade econômica* dos países onde os trabalhadores conseguiam viver bem com apenas um emprego (no Brasil muita gente tem 2 empregos para fechar as contas do mês). Além disso, é um sinal importante da maturidade econômica essa tendência de, tendo apenas um emprego, conseguir manter um padrão de vida satisfatório e, assim, poder trabalhar menos horas. É positivo que as pessoas tenham mais tempo livre, especialmente se as suas necessidades estejam sendo satisfeitas. Que mais países amadureçam assim. "Contra Cronos" é um livro que trata disso sobre a forma de ficção.
Mas a preocupação desse povo é lucro, então não é positivo pra eles as pessoas trabalharem menos e estarem mais saudáveis, pois gastam menos com saúde e comprando coisas inúteis.
Nem todos querem ficar rico, apenas querem conforto, qualidade de vida e propósito. Mas se a divisão dos lucros fosse justa, talvez algumas pessoas até iriam querer trabalhar mais para juntar um montante durante um tempo e depois entrariam num ritmo mais tranquilo. Mas atualmente se trabalha para concentrar renda nas mãos de gestores e acionistas.
@@ronaldgonzalez5767 'mentira' são os subsídios, incentivos fiscais e empréstimos financiados com dinheiro público, e que ajudam lucros exorbitantes de muitos empresários em diversos setores. Muitos setores recebem muito mais do que deveriam, pagam pouco, sonegam, e depois ainda reclamam! Querendo mais! Para esses, eles querem muito Estado, para os outros é livre mercado/mercado-minimo.
Não me importo de trabalhar, porém com o assédio moral que sofremos ao trabalhar e a dificuldade no transporte até o trabalho, eu também não quero trabalhar, pelo menos não dessa forma. E se formos ver, você sai no escuro e volta no escuro, mal vê a luz do dia, se parar para refletir, todo esse esforço muitas vezes só para garantir o mínimo, como pagar um aluguel, luz, água, internet e comida. Nada de ócio, diversão, realização de sonhos, etc. Então sim, algo está errado, não sei a solução mas é preciso pensar nessas questões sim.
Pois é, e quando a pessoa faz faculdade a noite, porque precisa trabalhar, quando ela se forma, as empresas não contratam porque o cara não tem experiência. Fica pior ainda, quando o cara não tem experiência porque não pôde fazer estágio, porque não era remunerado, e ele precisava pagar o curso. Mas imagina, só Estado que é o vilão.
Eu trabalho na Holanda e na minha empresa eu sou a unica pessoa que trabalha de segunda a sexta, todas a outras pessoas folgam pelo menos um dia da semana (Nao remunerado, obviamente). Acredito que o primeito pais europeu que oficializar a semana de 4 dias de trabalho, vai sugar como um buraco negro o talento de ponta de todo o mundo, o que tem se tornado prioridade dos paises europeus ante uma queda brusca de natalidade. Espero que esse pais seja a Holanda!
@@rafaelhenriqueoliveira5271 Sim, vai... Mas depende do serviço, se for um em que vc consegue adiantar e fazer 5 ou 6 dias de trabalho em 4, blz, mas muitos serviços mais simples e presenciais que necessitam todos os dias de alguém, nesses nos dias que a pessoa estiver de folga, vão ter que contratar outra pessoa, ai pode ter certeza que vão dar um jeito do seu salário diminuir, a menos que vc receba o mínimo
@@pedroarthurbarbosaItália é uma país bem fechado se você notar, é procurado mais para o turismos, vide a xenofobia o racismo enfim, imigrantes que vão pra lá devem ter muito psicológico.
@@pedroarthurbarbosaEu moro na Itália e posso falar que aqui os empregos pra imigrantes é na restauração, limpeza.e etc, é exploração pura, onde se trabalha 6 vezes por semana, é explorado mais de 8 horas e ganha um salário medíocre, isso fica pros imigrantes, a Itália é exemplo de NADA, o país é um dos piores da UE. Já os empregos de escritório que são pouquíssimos só ficam entre eles e eles fazem de tudo pra tirar o imigrante dos empregos de escritório pra colocar um italiano nato no lugar.
Concordo contigo@@M.Robespierre , cá em Portugal é o mesmo, o serviço pesado e/ou que demanda baixa qualificação é feito por imigrantes explorados que desconhecem regras mínimas de tempo máximo de jornada, subsídio noturno, subsidio extra de trabalho por turnos e etc. Os nativos com bom nivel educacional costumam emigrara para França, Reino Unido e EUA.
@@M.Robespierre Sabe a diferença entre emprego para imgrantes, e "empregos que só imigrante faz" segundo a sua fala? 6% da população de imigrantes não preenche nem a metade desses empregos! A maioria desses empregos ainda são feitas por italianos!
Depois que me mudei para Irlanda em 2019 percebi que trabalhar mais e ganhar mais é ok por um curto período, mas no longo prazo, isso não é sustentável. A vida é feita para ser vivida, com as pessoas que amamos.
Vejo cada vez mais notícias sobre essa temática. Não é que as pessoas não querem trabalhar. O problema é que você trabalha, trabalha, trabalha e não conquista nada. Não consegue constituir uma família, não consegue comprar um carro ou uma casa e vive endividado. Se você literalmente paga para trabalhar, então por que trabalhar? Ah! Claro. Porque uma pessoa sem trabalho não paga as dívidas. E vive-se apenas para isso. Eis o sentido da vida.
A pergunta é “o que é ser rico?” Depois da pandemia o ser humano começou a entender a sua própria realidade e iniciou um novo processo de desenvolvimento e crescimento pessoal.
"É de lamentar que a sociedade, construída nessas bases, force o homem a uma rotina que o impede de desenvolver livremente o que nele há de maravilhoso, fascinante e agradável - rotina em que, de fato, perde o prazer verdadeiro e a alegria de viver." Oscar Wilde
Hoje eu ganho por volta de 3,5 a 7 mil mês! Mas trabalho muito. Minha mente cansa dms. Horário comercial durante a semana e ainda trabalhar 4 hrs no sábado é exaustivo. Tô pensando em abrir meu próprio negócio, amo meu atual emprego, mas quero ser meu patrão! Apoio 100% a diminuição da carga de trabalho!
_Reverter_ por quê e para quê, cara-pálida? Isso é uma questão de _evolução_ ! As pessoas precisam trabalhar para viver e NÃO viver para trabalhar. Esse assunto trata de melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Deveria ser tratado no âmbito de políticas de bem-estar social e saúde pública. Outras adaptações também precisam ser discutidas em relação a férias, como considerar apenas dias úteis e excluir fins de semana e feriados desse período. Se é necessário aumentar o tempo de contribuição para aposentadoria, uma vez que a expectativa de vida aumenta, outro tema URGENTE trata de que ao menos se conceda uma redução da jornada de trabalho semanal e aumento do período de férias após 60 anos, em 50% (p.ex. em vez de 30 DIAS ÚTEIS passar para 45) - *SEM REDUÇÃO da remuneração dos indivíduos* .
A semana de 4 dias tinha que acontecer logo, tem muitas funções que você termina de fazer o que precisa e depois fica la boiando, se for homeoffice ainda ok pq vc ta em casa e pode abrir um jogo, mas e quem vai presencial? é mt ultrapassado
@@davi3789 ele nao dosse que trabalhar é ultrapassado, disse que a necessidade de ir presencial se faz desnecessária, fica implícito que para cargos administrativos, uma vez que de casa você pode ter a mesma estrutura em casa hj em dia. Pra que vou pegar trânsito me estressar para executar uma atividade que posso fazer de casa? Isso tb tem impacto ambiental positivo. N é malandragem, basta usar conceitos corretos para se medir produtividade.
Caramba, sério? Que sonho... Vi que a Finlândia não tem salário mínimo, mas em média a maioria aí ganha quanto por mês ? E o custo de vida + ou - tá quanto ? Se puder responder agradeço
@@eduardos2s Apesar de não existir base de salário mínimo pelo governo, aqui não se paga menos que 2000€ mensais. Obviamente eles pagam um pouco acima desse valor, entre 2500€ para pessoas que não possui nenhuma formação profissional. Os contratos de trabalho são feitos com base de horas trabalhadas, de 0 hrs, 4 hrs, 6hrs e no máximo 8hrs trabalhadas. O contrato de 0 hrs é para trabalhos que só se trabalha quando precisar. Custo de vida é cara, mas acompanha com a base de salário pago mensal. Aqui também possui subsídio de renda básica para pessoas desempregadas e estudantes, e o estado paga seu aluguel, água, luz, dentista, remédios, médico e ainda deposita 860€ mensais para comprar coisas básicas como produtos de higiene e alimento. Qualquer tipo de educação registrada no governo, seja pública ou privada, melhores escolas ou as menos piores são pagas do dinheiro do estado, então significa que qualquer pessoa tem acesso a educação, independente onde você queira estudar um dia certamente poderá estudar também.
@@eduardos2s Complementando mais uma coisa, aqui não existe morador de rua. E caso encontrar alguém jogado, pode ter certeza que não é Finlandês, pois o Estado fornece casa para moradores de rua para seus residentes legais.
@@annyeylamylly Vlw pelas informações. Bacana essa assistência para pessoas desempregadas e estudantes, principalmente pra mim q ainda sou novo e pretendo retomar os estudos. Estou tirando minha dupla cidadania e de início pretendo morar um tempo na Espanha ou Itália, mas com certeza vou ficar um período na Finlândia pra conhecer melhor, a princípio parece bom. Apenas com inglês dá pra se virar ? Ou é necessário o finlandês ? Creio que esses moradores de rua tb uma parte possam ser pessoas com problemas como depressão, que já desistiram da vida, é comum no mundo inteiro infelizmente
@@eduardos2s Os moradores de ruas Finlandeses, na maioria são pessoas com problemas de alcoolismo, então o governo nem fica insistindo muito. Em geral o inglês é mais aceito na Capital, por ter uma certa concentração de extrangeiros, mas isso limita um pouco já que a língua oficial é o Finlandês ou Suéco. Certamente não vale a pena arriscar.
os imigrantes tb servem para ajudar na natalidade, pq os europeus não têm mais filhos. De todo modo, não os culpo, pq nenhum imigrante é obrigado a ir pra Europa. Se for, é bom q vá com boa qualificação profissional para que possa ter um bom horário. Se for só com a força das mãos, vai ser escravizado mesmo, não tem jeito.
Não necessariamente, aqui na Europa o que se pretende é trabalhar mais em menos tempo. Várias empresas estão a aderir à semana de 4 dias (32 horas), o que se verifica é que a produtividade não só não caiu como até aumentou. O trabalhador esforça-se mais durante 4 dias porque depois vai ter 3 dias livres para usufruir.
Fora que eles tem muitos beneficios sociais, muitos tem heranças dos pais. Não existe tanto essa cultura de conquistar bens materiais na cultura europeia.
@@LucianoMMatiasmeu bem, pesquise sobre áreas específicas, exemplo de medicina na Alemanha - onde faltam profissionais desde muitos anos antes da pandemia. Tente marcar qualquer procedimento mesmo do tipo ambulatório e vc verá imediatamente no tempo de espera mínimo de 5 a 9 meses pra um procedimento simples. Tem gente que viaja a outros paises so pra poder resolver problemas simples de saúde antes que vire algo pior. (Tô falando de alemães mesmo) Sem falar que todo ano há tentativas de reduzir a burocracia em vistos de mão de obra especializada, em facilitar a obtenção desse tipo de visto, no próprio site de aplicação dos mesmos tem uma lista resumida de inúmeras áreas em déficit de mão de obra especializada no mercado alemão, em outros países da Europa também há esse déficit. Pra vc ter uma noção, chegou ao ponto que até no requerimento chamado piso mínimo salarial estão mexendo, o requerimento está exigindo um valor cada vez menor. Estude e se informe. Acho que você não procurou se informar ainda.
Eu moro no Canadá e trabalho de 2a a 5a fazendo 10h por dia e cumprindo as 40h de jornada semanal. Aqui tá se tornando bem comum. Outros da minha equipe trabalham de 3a a 6a. Mesmo esquema.
Com a direita que nós temos? A direita, MBL, e os liberais que temos no Brasil quase lincharam a Dilma quando ela propôs uma redução de jornada para 6 horas. Enquanto isso, o Bolsonaro e o Guedes fizeram quatros anos de governo tirando direitos trabalhistas do povo. Aqui no Brasil, você entra 7 horas na empresa e saí 17:30, você fica duas horas no ônibus, e chega em casa 20:00h, e ainda sim, a direita brasileira, acha que tá bom, acha que os brasileiros têm direitos trabalhistas demais. Então, se a agente quiser, ao menos, acabar com a reforma trabalhista e ter uma jornada de 6 horas por dia, o povo tem que tacar PT em tudo, nessas eleições e nas próximas, pois foram o Temer e Bolsonaro, caras de direta e liberais, que fizeram a reforma da previdência e trabalhista que praticamente escravizou o povo, e o salário mínimo mesmo, só aumentou agora, com o Lula. Então, o povo brasieliro, se quiser um dia ter esse tipo de jornada aqui no Brasil, tem que tirar a direita do cenário político brasileiro de uma vez por todas.
VAT? Isso deve estar mal divulgado! Nunca ouvi falar desse assunto. Trabalho na escala 6:1, 44 horas semanais, já seria ótimo mudar para 40 horas semanais que daí daria para ter um fim de semana livre a cada duas semanas. Já trabalhei assim e era ótimo.
Em países ricos, tem tanta fatura de dinheiro, que a pessoa simplesmente não precisa trabalhar muito para ter uma vida boa. Não é uma realidade que a gente possa comparar com a dos países mais pobres. Em países em desenvolvimento, com trabalhos de meio período, não dá pra se sustentar em situações normais.
Deveríamos ter isso aqui porque no Brasil se trabalha em excesso muito além do que poderia se considerar saudável o que causa doenças cardíacas além de psiquiátricas .
Prefiro ganhar menos e focar em coisas que realmente são importantes pra mim, ganhar um pouco a mais ou menos, não vai mudar em nada minha vida mesmo, prefiro o equilíbrio.
Não queremos que reverta... Queremos que essa tendencia chegue no Brasil!! Por favor, façam uma reportagen em que um especialista nos ensine como fazer isso aqui também!
Buscando qualidade de vida? Se muitos que tem algum tempo livre não aproveitam esse tempo, pois o gastam com coisas inúteis. Imagina se tiverem muito tempo? Imagino que tempo extra significa buscar crescimento pessoal, aprender novas habilidades, se preparar para o futuro. Até mesmo aprender a plantar, costurar, cultivar alimentos, porque num futuro próximo, quando a maioria dos subempregos for tomado pela inteligência artificial e automação, vamos precisar dessas habilidades. Agora o que eu vejo é muita gente com muito tempo livre com a bunda no sofá assistindo televisão o dia inteiro. Como isso é qualidade de vida? 😂😂😂😂
Não é surpreendente que as pessoas prefiram mais tempo do que mais trabalho e, portanto, dinheiro. Afinal o tempo é a coisa mais importante que nós temos na vida, mais do que dinheiro. Falta dizer qual é o sentido do trabalho que um gestor pode imprimir sendo que o trabalho se torna cada vez mais vazio e menos criativo
Criem um podcast sobre a rivalidade/ preconceito e relacionamento entre imigrantes portugueses e brasileiros no Reino Unido. Também sobre o preconceito entre imigrantes brasileiros: preconceito de quem fala melhor inglês contra os que falam menos, dos que tem origem europeia contra os que chegaram aqui de uma outra forma
Ninguém quer ser escravo mais desse sistema no Brasil já iniciou essa tendência, o correto seria a pessoa trabalhar no máximo 5 horas por dia ou seja um turno na parte da manhã outro a tarde e o da noite aí sim as pessoas teriam tempo pra si fora que haveria mais vagas de trabalho para as pessoas mas do jeito que está isso não passa de uma escravidão para as pessoas
@@marcelogomespereira.7685 Não tem como igualar salários cada pessoa tem a sua função e sua produtividade, etc aí é nivelar tudo por baixo assim todo mundo sai perdendo principalmente quem faz a diferença. Valeu.
dificil ne,se eles podem escolher,melhor pra eles.Mas tem alguma coisa estranha.Ja vi muitos documentarios de jovens europeus reclamando que ganham pouco e nao conseguem morar sozinho.So se for emprego em areas muito especificas.
Já tive a experiência de trabalhar numa empresa que fazia o formato de 4 dias + parte da manhã, sem descontar salário. Essas horas a mais na sexta eram uma maravilha e num geral os times ficaram bem mais produtivos e muito mais sociais até. Agora falando sobre Europa, aqui vejo que num geral se paga muito imposto pelo seu esforço, 1 dia a menos de trabalho vira muito atrativo pra conseguir aproveitar o retorno desse dinheiro também. (Claro que tem vários outros motivos)
No caso do Imposto de Renda é o real motivo desestimulador de trabalho, quanto mais o trabalhador trabalha mais ele é extorquido pelo Estado e assim muitos procuram trabalhar o suficiente para viver tranquilamente sem carregar demais o Estado nas costas
É isso aí! Trabalhar menos e viver mais com os filhos, ter mais lazer, atividade física, bem estar, etc. Chega de ficar enchendo o rabo de empresas com $$$
Com o avanço na área de IA, a humanidade pode ter dois caminhos: 1: Nós criamos máquinas cada vez mais inteligentes sem nenhum controle que no futuro se tornarão uma raça superior, que irá acabar ou tentar acabar com a humanidade. 2: Podemos criar maquinas cada vez mais inteligentes com algum tipo de controle que poderão substituir os seres humanos no trabalho para estes poderem curtir a vida. Mas é claro que na segunda hipótese, a humanidade terá que repensar uma nova forma de economia em que os seres humanos irão receber uma quantia de dinheiro por mês para sobreviver. Pode parecer loucura, mas se fomos refletir as IAS podem e irão mudar a humanidade seja para o bem ou para o mal. Cabe a nós, seres humanos, sabermos conduzir.
Vc bateu em um ponto chave. A tecnologia deveria nos emancipar do trabalho, não nos deixar SEM trabalho. Se a nossa sociedade produz cada vez mais e tem crise de EXCESSO de produção, pq cada vez mais as coisas estão mais caras? Pq cada vez que a sociedade consegue produzir mais, a gente só ganha mais trabalho? Realmente, na nossa economia de hoje, ou melhor dizendo, na nossa forma de produção, como isso seria possível reverter essa lógica?
Trabalho 44 horas semanais em um emprego CLT normal. Não tenho nenhum luxo mas consigo pagar as contas. Me sinto privilegiado, pois levo 20 minutos pra chegar no serviço. Ainda assim, é cansativo às vezes porque faço um serviço de 2 ou 3 pessoas.
Paguem mais! Bem simples, nao? Quando vem com essa historia de "naoi querem trabalhar" a traducao correta eh " nao querem trabalhar pela mixaria que mal paga aluguel e contas e querem um salario de vida digna". O governo imprimee dinheiro, o valor dos salarios das pessoas vira insignificante e depois se perguntam por que.
Trabalho na Suécia. Meu contrato é de 40h/semanais. Mas desde que eu entregue o serviço pronto e bem feito, não importa quantas horas eu trabalhe. Se eu fizer em 20h, tudo bem - sorte minha! E ainda tenho 40 dias úteis de férias 😂 trabalhar “muito” não é sinal de eficiência, na verdade pode significar exatamente o contrário.
Eu trabalho 10 horas de segunda a sexta, ganho o mesmo salário medíocre e ainda falta dinheiro para pagar contas que só aumentam a cada mês! Sou jovem e não me arrependdo nem por um milésimo de segundo de sacrificar todo e qualquer tempo livre apenas para estudar.
Isso é o futuro, e digo mais, 4 dias de trabalho por semana e jornadas reduzidas, 8 horas de trabalho acaba com o dia inteiro de quem mora longe do trabalho!
Europa son no solo conquistadores... Hay muchos paises dodne se trabajar mas que en America y no hay tanta delicuencia, ademas muchos paises de america, africa quieren solo dinero de Europeos, no quieren hacer nada con su vida, cidades, construir, siempre Blanco esta malo por la historia... Hasta van a pensar a si nada va cambiar się re vais a estar pobre...conocida latinos y muchos de 8 h trabajaba 5/6 y otros tenian que hacer resto de trabajo, eso fue en camping...
Trabalhar mais que 6h/d não é saudável. Não sobra tempo para viver. Pense que há o tempo de vida perdida com o traslado casa/trabalho e trabalho/casa.
8 месяцев назад+2
De acordo com o entrevistado, bom gestor tem que manipular o empregado para que ele se sinta feliz enriquecendo o patrão enquanto perde a única coisa que tem, tempo de vida .
Mas não adianta se fazer como se fez na pandemia, que foram estabelecidas metas intensas, que para se atingir, tinha-se que trabalhar muitas mais horas do que as 8 horas diárias em gabinete. Pra muita gente foi exaustivo e ameacador. Não se pegava covid, mas entrava-se em stress grave.
Enquanto tem um europeu reclamando, tem um chinês trabalhando. Eu não sou nem europeu nem chinês, mas Brasil né, acho que tô mais pra chinês ... se derem trampo 7 dias por semana, tamo dentro ... taxímetro ligado 24 horas se preciso, e vamos pra cima. Pagando bem, que mal tem. Só que não quero ser escravo pra sempre, então as primeiras 8 horas de trabalho são pra me manter, as demais horas do dia são pra acumular capital pra eu um dia parar de me prostituir tanto. Por isso não entendo quem se prostitui no mercado de emprego, vendendo as horas pra depois gastar com bobagem (casino virtual, festas, drogas, grife, namorada cara, carro, etc). Trabalhar acho que sempre, mas quando o elemento tiver capital poderá escolher seu trabalho, seu sócio, trabalhar com gente que vc ache construtiva, poder demitir um chefe limitado ou tóxico, etc. Só conteúdo instrutivo na internet, que nem o DW, estudar nas horas vagas, estoicismo, vida é guerra mesmo, tomar porrada e ficar de pé, e assim vamos na progressão da sobrevivência e crescimento.
Quanto maior seu salario menos voce trabalha e trabalho duro é recompensado com mais trabalho ! Acho que a geração Z despertou os milênios para os lazy job Quando começarão entrar no mercado de trabalho com exigências que milênios jamais teria coragem de falar !
Eu entendo que as pessoas querem viver mais em vez de "enriquecer" patrão. Não obstante o patrão, nem sempre seja dono do "grande capital" e invariavelmente está disposto a correr um risco que o empregado não quer (ok, cada um na sua) no Brasil particularmente há desafios, muitas vezes intransponíveis, para que o empresário possa retribuir (veja não me refiro só a salário) melhor seus funcionários. O que eu quero dizer com isso é que, a demanda dos empregados é bem simples, mas tanto quanto ouvi-la é preciso entender o que pode ser feito para que arranjos possam ser realizados para equalizar os interesses e como o poder público de todas as esferas devem contribuir para que isso avance.
Todo depende das sua competências eu recebo no email e no linkdin várias propostas por mês com novas oportunidades na minha área profissional, não frequentei universidade, unicamente sou um profissional que sempre procurou acompanhar a evolução na minha área profissional, fazendo muita formação por conta própria e alguma nas empresas por onde tenho passado.
Na minha opinião o máximo da jornada de trabalho deveria ser 20h por semana, seria muito melhor, ai todos teriam mais tempo para cuidarem de si mesmo, da família e ter atividades de lazer e etc.. teriam mais empregos visto que as empresas teriam que contratar o dobro de pessoas pra suprir a demanda.. acho que seria bom demais, só teria que ver como iria ajustar a questão financeira
Eles querem trabalhar... Não querem é que tirem seu couro... 6 horas por dia tá muito bom... Pessoas com mais de 50 anos conseguem cumprir a carga horária... Redução na emissões de carbono.. mais vagas... Só tem vantagem A vontade do povo é soberana na democracia, vcs não têm que quer mudar isso.. pretensiosos
Europeu medio tem uma vida muito facil e um estado de bem estar social muito forte. Os jovens de la nao querem trabalhar nem estudar e só a imigracao vem tentando solucionar o problema
Precisamos urgentemente da semana de 4 dias de trabalho, ou 7h de trabalho corridos ou algo assim. Eu moro relativamente perto do meu trabalho, e trabalho 8h por dia. O é que eu fico a disposição do meu trabalho por 12h. Acordo 7h pra estar no trabalho às 9h, saio às 18h e só chego em casa 19h. Ou seja, de 7h da manhã até às 19h eu fiquei por conta do trabalho, 12 horas do meu dia, apesar de efetivamente só trabalhar de 9h às 18h. 7 horas corridas significaria 2 hora a menos por dia no trabalho (1 a hora a menos de trabalho e 1 hora a menos por conta do horário de almoço). 2 horas livres a mais por dia já melhoraria bastante a vida das pessoas.
O entrevistado focou no que as empresas deveriam fazer para que os seus funcionários trabalhassem mais. Porém, ele poderia dizer que as empresas poderiam criar mais um turno de trabalho, gerar mais empregos, em consequência aumentaria sua produtividade.
E no Brasil, entidades de classe apontam o dedo para todos e acham bonito não pagar e exigir o piso ético, sair no horário é visto como privilégio e trabalhar de 10 a 12 horas dia ser sinônimo de dedicação, responsabilidade, vestir a camisa e ser colaborador....
Gente, mas que emprego é esse? Todos que eu tive, apesar de trabalhar muito, dava o horário de ir embora, a gente ia embora. 😂😂😂😂😂 Tudo que passa do horário é hora extra e caso a empresa não esteja pagando existe o ministério do trabalho para que essa empresa seja denunciada.
@@Mypianoanme está te faltando entender que nem tudo é do jeito que aconteceu com você e nem tudo é tão simples assim de resolver. "Ah, é só denunciar, tá na lei." Tá na lei as definições de trabalho escravo e mesmo assim tem casos de gente sendo resgatado desse tipo de trabalho.
Falar em colaborador e motivação por parte dos gestores é um discurso bastante ideológico. Discutir redução da jornada de trabalho de forma profunda, honesta e crítica exige compreender a essência do capital que é expropriar mais-valia do trabalho vivo. Sem aprofundar por aí, não creio que consigamos compreender o fenômeno. É o capitalismo, gente! É o capitalismo!
Eu concordo. Por exemplo, o trabalhador esforçado ganha 1 salário mínimo, já o puxa saco e fuxiqueiro da empresa ganha o mesmo salário mínimo e ainda é o primeiro da lista para uma eventual promoção.
A DW produz semanalmente o podcast DW Revista. Ele é publicado às sextas-feiras pela manhã e coloca em perspectiva assuntos importantes para o debate público.
É possível ouvir o podcast pelo Spotify (bit.ly/3Dfw0tz), Deezer (bit.ly/2VD6iw2), iTunes (apple.co/3vyQ1tO), Google Podcasts (bit.ly/3jh7tHy), Google Assistente (bit.ly/41Pd53z) e Alexa (bit.ly/41MxfeB).
Os episódios também podem ser acessados por celulares ou tablets com sistema Android ou iOS por meio do Google Assistente.
No Brasil somos 8 milhões de miseráveis, desempregados + 42 milhões de escravos com carteira assinada (inscritos no PIS e cadUnico) 200.000 pessoas que não precisam trabalhar e vivem neste nível de 4 por 3 de escala semanal
O trabalhador ja deveria mesmo ter acordado, ao invez de levar o mundo nas costas 😢, eu mesmo estou cansado
Se a carga tributária não fosse tão gorda, não precisaria trabalhar por 2, uma vida que esvai sem ter vivido.
Passar 44 horas semanais trabalhando (aqui no Brasil) durante 35 anos pra ganhar 1 ou 2 salários, não é brincadeira.
Fala um segredo, mesmo se você se aposenta com 3 ou 4 salários mínimos o governo faz míngua, tipo ele reajusta quem ganha até um salário é que ganha mais fica desfasado até cair, minha mãe se aposentou com 2,5 salários e em 10 anos já recebe 1,5 salários pq não teve reajuste e já conheci quem se aposentou com 5 salários e hoje recebe 2.
@@droswanhattan8669 e ainda acontece isso kkkk. Se a pessoa investir mensalmente e ajustar pela inflação, durante 35 anos no tesouro IPCA, ela vai ter uma renda mensal muito maior do que seria se fosse pelo INSS.
É escravo, quer ser escravo vem para o Brasil.😃😃😃😃
Na Europa não é diferente
Ninguém que nasceu pós 90 vai se aposentar. INSS è maior pirâmide financeira da história, só otario acredita em político.
Isso deveria ser o futuro da humanidade, não só na Europa. E a reportagem o tempo todo questionando "Como mudar isto?". Eu é que pergunto: Pra que mudar isso? Como se trabalhar mais fosse um valor em si mesmo, fosse melhor. As pessoas querem viver, estar com a familia, descansar. Num mundo ideal todos teriam acesso a isso.
Faz sentido, para que voltar a trabalhar mais?
Exatamente, Clara. As reportagens sobre este tema têm sempre esses pressupostos
Concordo clara
A Angústia deles é que o fato de trabalharem menos está fazendo com que a Europa fique pra trás em produtividade, em relação ao sudeste asiático, onde se trabalha muito mais. O que no capitalismo global, onde os países competem entre si, ironicamente põe em risco a qualidade de vida que eles conquistaram.
Certamente, esse equilíbrio entre trabalho e vida deveria ser a regra no mundo todo, porém a necessidade de realização de lucro e crescimento econômico não permitem.
@@brunogci A problemática é a insatisfação com o universo laboral, ou seja, a mentalidade que não muda de empresários e empresas, forma de tratar o próximo que profissionais da própria Alemanha não aceitam por saberem que se trata de grosseria, além de um retorno baixo em comparação ao que se paga de impostos. Quanto aos países Asiáticos, a automação de processos lá está ancorada aos altos níveis de escolarização.
Dedicar-se 12h ou mais para o trabalho não é saudável. Isso não é viver.
Na Europa se trabalham 8 horas é muito, Brasileiros e povos asiáticos trabalham muito mais.
Europeus se trabalham 8 horas ja é muito, Brasileiros e povos Asiáticos trabalham muito mais.
Concordo porque eu depois que comecei a trabalhar 12 horas Não tive mais tempo de me exercitar e ganhei 30 kilos meu sono ficou péssimo e vida social um horror
@@IgorACode porque somos trouxas.
Cala bca vc é misevl vc nao sb o q dz @@IgorACode
Dinheiro compra coisas, mas nao compra tempo de vida
E o europeu é preguiçoso, querem vida fácil com o mínimo esforço
@danielguimaraes1815 como as pessoas guardarão dinheiro se a inflação está avançando no mundo todo e o Capitalismo sempre gera a necessidade de você comprar mais coisas?
na maioria das realidades financeiras n é possível contar com sobras, ainda mais com a economia global em crise, guerras e tudo, principalmente alimentos cada vez mais escassos e caros.@danielguimaraes1815
Eu sempre falo isso
Como diz Pepe Mujica: "trabalho é tempo de vida". Então dinheiro compra tempo de vida, sim. Não que a gente queira vender.
É impressionante que a matéria tem um tom crítico ao fato de as pessoas poderem ter maior tempo livre.
Impressionante.
Meu mundo caiu... brasileiro trabalhando 1900 horas/ano, estadunidenses 1800 horas e europeus 1300h/ano, e ainda reclamam dos feriadinhos que temos aqui.
Mas o problema está no retorno financeiro né cara, chineses, japonese e sul-coreanos trabalham bem mais, entretando, ganham de acordo...
Isso é papinho de vampiros exploradores pra sugar ainda mais o sangue do trabalhador brasileiro, precarizar ainda mais o trabalho
Brasileiro pode ter certeza que é parelho com Asiático, e o que vcs vão esperar de um povo que escravizou os negros pra terem mão de obra KKK que são os verdadeiros vagabundos da história ksksksks.
Assina a petição do movimento vat tem mais de 600 mil assinaturas pra acabar com a escola 6x1 no país
1900? Tem gente trabalhando ate 2400 ganhando salario minimo.
Trabalhar 8 horas por dia, 6 vezes por semana e passar 04 horas ou mais dentro de transporte público não é vida. E o pior, na maioria das vezes o trabalho não paga o suficiente nem pra bancar o básico.
Tem 20 anos que decidi ganhar menos e ter mais tempo pra mim mesma,, tenho paz, boa noite de sono, vivo minha vida com menos stress
Amiga....CONCURSO!!! Se esforce pra passar em um, pouco stress e salário bom dependendo do cargo
Tomou a decisão certa
Eu trabalhei bastante quando Nova,para ter a minha casa e as coisas que preciso para sobreviver, agora eu e meu esposo trabalhamos pouco para comer, queremos qualidade de vida, porque quando morremos não levamos nada,sou a favor que a pessoa trabalha bem em quanto novo depois só viver.
Deixa de falar mentira😂😂😂😂😂😂😂
Concurso público não deveria existir deveria ser igual nos EUA onde funcionários públicos são como trabalhadores do setor privado, setor público no brasil ém câncer em metástase que afunda o pais um pouco todos os dias, funcionalismo público é o setor menos produtivo e mais caro paro o país, setor parasitário sem tamanho.
Por que a pergunta que está sendo feita é: "como mudar o pensamento do europeu?"?
O que deveria ser perguntado é: "por que isso não veio antes e não está no mundo inteiro?"
porque fora desse conto de fadas, as pessoas mal conseguem se sustentar mesmo trabalhando muito
Porque para o estado de bem estar social de alto padrão da Europa funcionar, é necessário que muitos africanos sejam explorados. 😢
@@pomarfilmes1453 africanos vão lá trabalhar porque querem
A pergunta poderia ser: pq trabalhar tanto, ficar sem ver amigos, família, pra no final receber um valor nem sempre compensador e gastar depois tudo em bens de consumo que muitas vezes são desnecessários pra uma vida feliz ?? Mesmo que cada um tenha sua ideia de felicidades vemos que no final da vida poucos falam do dinheiro e dos bens de consumo que adquiriu durante a vida como a coisa que mais o fazia feliz.
Ta vindo ai uma revolução trabalhistas, a nova geração não vai mais perder tempo vida e saúde para empresas enriquecer, eu boto fé nessa nova ideia, ter um sustento é bom mas não deve sugar sua vida.
eu ia digitar isso, não vai demorar muito para que essa noção atual de trabalho mude, estão abrindo mais os olhos em relação a essa ideia de dar a vida pela empresa (que na maioria das vezes caga para o funcionário).
Moro na França há 13 anos. Na empresa em que eu trabalho o sindicato teve que se mobilizar pq a diretoria fez corpo mole para pôr 2 sofás na sala de pausa. Para vcs verem o quanto os grandes patrões tão cagando. E detalhe : europeu não tem babá e empregada não. Então chegando em casa é uma outra rotina laboral que começa. Queremos tempo pra passar com a família, para viver. Depuis do covid ninguém mais quer enriquecer acionista. Esse papo de "trabalhe mais pra ganhar mais" é típico americano. Não adianta ter dinheiro com a saúde metal ferrada.
Mas a maioria dos brasileiros não não empregada! 😂😂😂
1% dos brasileiros tem empregada, acorde pra vida kkkkkkk e essa questão de ter mais tempo pra família e mundial ,aqui no Brasil tbm e o mesmo discurso , todos querem ter tempo para ócio e família kkkkk nada novo , só que os europeus correm mais atrás disso que o restante
Ao menos EUA tem bandeira na Lua.
Cuidado, vão te chamar de comunista
Verdade!
Nem no feudalismo trabalhava-se tanto quanto hoje, e hoje temos tecnologia, internet, pra facilitar o trabalho, mas o que importa é o lucro sempre aumentar pros bilionarios.
Verdade amigo , no feudalismo se trabalha apenas 6 meses do ano .
errado. se trabalha para pagar impostos. impostos nunca foram tão altos quanto hoje.
A Internet vai fazer a faxina na sua casa 😂😂😂😂😂😂
Épocas diferentes, necesidades diferentes. No feudalismo eles trabalhavam apenas para o básico, que era comer. Tinham muito tempo para ficar coçando o saco, mas não tinham dinheiro para bancar luxos. Fora que naquela época não existiam shoppings, centro comercial, entretenimento e tudo mais que a época atual oferece. Falando assim, até parece que sou consumista, mas o que eu digo, é que tudo nessa vida tem um custo: viajar, estudar, se preparar para o futuro, coisa que no feudalismo não existia.
eh a impressao de moeda, inflacao comem os ganhos de produtividade por tecnologia... principalmente em paises pobres onde os avancos demoram a chegar
Não enxergo como algo cultural da Europa e sim como uma tendência que se iniciou lá e se espalhará por outros lugares, principalmente com o ingresso da geração Z ao mercado de trabalho. Hoje em dia as pessoas não querem ser exploradas e trabalhar 12 horas por dia, querem qualidade de vida e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e enxergam o trabalho como uma PEQUENA parte da sua vida e não como a PRINCIPAL parte da sua vida.
EXATAMENTE
Eu sou millenial desviada 😅 penso assim há 20 anos. Nunca abdiquei da minha vida por trabalho nenhum.
E outra: muita gente se matava de trabalhar por conta da família, principalmente filhos. Como as novas gerações têm cada vez menos filhos, ou até mesmo não têm ou não se casam, não tem essa preocupação toda.
Muitos não querem imigrantes, pois os imigrantes costumam aceitar o trabalho excessivo, o que os empresários exploradores amam❤.
Para nao falar de roubos e assaltos cometidos por imigrantes
Para não falar que a maior máfia criminosa na europa é de próprios europeus. @@tiagoflsantos86
@@tiagoflsantos86como se europeus não pudessem roubar outra pessoa também
@@tiagoflsantos86isso é verdade eu moro na Suíça a 7 anos e semana passada um imigrante português foi preso por roubar um Suíço geralmente esse povo português comete muito crime aqui
Eu trabalhava numa cafeteria aqui na Irlanda, nenhum irlandês trabalhava lá, só latinos, gente do leste europeu e ásia. Os latinos como os brasileiros e argentinos, achavam um absurdo ter apenas 15 minutos de descanso num trabalho de 6 horas, já os indianos, chineses e romenos, tavam nem aí, já estão acostumados a serem explorados nos países deles e não reclamam de nenhum abuso. Por isso é um problema trabalhar em locais onde a cultura é diferente da sua, europeus e americanos não costumam aceitar abusos tão grandes.
O mundo tá acabando (ou no mínimo ficando inabitável). Eu também quero curtir a vida e não ficar gerando riqueza pra gente gananciosa.
Tomara que acabe mesmo
Cara, quem disse que tem que trabalhar mais?!! Tem que ter mais qualidade de vida, isso sim. O mundo é que devia ver a Europa e não os EUA
Mas são os EUA que ditam as regras do mercado de trabalho na América Latrina, sobretudo para os empresários viralatas do Brasil.
Quem olha os EUA são os latino-americanos. A Europa toca a vida dela sem se espelhar nos EUA, tem sua cultura, seus hábitos, é muito diferente do estilo de vida americano.
Trabalho é diferente de emprego, o trabalho te mantém independente de receber um salário, emprego é gerar renda para outro em troca de pagamento. O que os europeus e muitos no mundo desejam é poder ter tempo fora do emprego para usufruir da própria vida
EXATO
e com o salário que eles recebem, da para conciliar isso.
Boa colocação
@@ronaldgonzalez5767não dá não,você está ciente sobre os preços de aluguel e comida lá?até para quem tem casa própria lá tem que pagar altos impostos para manter
o "Especialista" só faltou pegar um chicote e falar que todo mundo tem que trabalhar mais e reclamar menos...
Agora, pergunte a ele quantas horas ele trabalha por dia! Kkkkkkkk
@@nosmile0123 enfim a hipocrisia
Exatamente, quero só ver se os donos das empresas querem trabalhar mais...
E o certo,não pode se viver só trabalhando,temos q ter vida saudável para todos, um emprego para cada turno menores e assim por diante....e difícil isso ,,,porém seria o mais saudável..,.
Trabalhe para viver, não viva para trabalhar.
Eu trabalho frequentemente com europeus e vejo que eles sao tao insatisfeitos com o trabalho como nos brasileiros. Mas la a oferta de emprego e muito maior. Se eles saem do emprego, arrumam outro de forma relativamente mais facil e nas mesmas condições do que o anterior. Nos aqui dificilmente temos essa situacao, entao somos pressionados a suportar situacoes e condicoes que eles simplesmente nao precisam tolerar.
Porque a luta de classes de lá esta se igualando, no Brasil existe dono de escravo ainda, estamos na zenzala e ninguém se mexe pra sair.
Moro e trabalho aqui na Belgica e é assim mesmo!
@@aanasoarez"moro e trabalho na Bélgica " e é assim mesmo... Agora pergunta se quer voltar para o Brasil. 😂😂😂😂😂
@@Mypianoanme claro que não quero. Pra mim aqui é o paraíso em termos de trabalho, mas sendo a única realidade que eles conheceram eles estao certos de ficarem insatisfeitos. Daqui uns anos provavelmente vou estar tbm.
@@diegodasilvamartins6787você disse bem: ninguém se mexe. Estão muito cômodos fazendo o que fazem, pois são poucos que têm uma mentalidade empreendedora.
Parece clichê, mas tive um patrão que um dia soltou uma frase que nunca saiu da minha cabeça: ou você é prego, ou você é martelo. Muitos escolhem ser pregos, porque é mais fácil e cômodo, já ser o martelo ninguém quer. Já fui empregado, já fui patrão e em muitos tipos de trabalho ser empregado é bem mais fácil e cômodo, pois a única preocupação é cumprir sua carga horária e ir embora para no fim do mês receber o salário. Quando se é patrão, aqui estou falando das médias e micro empresas, pois estás são a maioria em comparação com multinacionais, o patrão continua trabalhando depois do expediente, pensando em como vai pagar as contas, cumprir com os compromissos da empresa, correr atrás de novos clientes, investimentos e por aí vai.
Hoje eu sou apenas autônomo, trabalho 4 horas por dia, escolho meus contratos e não me mato de trabalhar, mas para isso foram muitos anos trabalhando de domingo a domingo.
Meu último emprego de carteira assinada foi a 10 anos atrás, sendo que eu larguei recebendo um bom salário. Muitos me chamaram de louco por deixar algo estável, é o que eu falo do comodismo, para abraçar um futuro incerto, mas que no fim deu muito certo. "Ah, mas você é privilegiado!" Nunca fui, pois venho de família, aliás, mãe solteira que sempre trabalhou muito para dar o básico para os filhos.
Hoje tenho muito tempo livre e faço muitas coisas que amo, inclusive estudar confeitaria pela internet. Atualmente é extremamente fácil se dedicar a um negócio próprio, mas novamente eu digo que muita gente está cômoda onde está. No meu tempo livre, faço doces, bolos, tortas e outras coisas relacionadas, posto da internet e já tem surgido interesse de gente que quer comprar, ainda mais que os doces que faço são sem glúten e sem lactose. Enfim, atualmente não tem desculpas, a menos que a pessoa esteja numa situação muito fud***, qualquer um pode ser dono do próprio negócio investindo muito pouco.
Que curioso, as pessoas querem ter uma vida além do trabalho. Que triste para os donos do capital.
Por que tu não planta seu próprio alimento, assim não seria explorado pelos patrões malvadões.
@@vandersonnogueira6742 Tá querendo justificar exploração extrema de mão de obra? Nada justifica. Precisamos trabalhar, trabalho é o sentido da vida, mas somos extremamente explorados esse é o ponto retardado mongolóide
Não, não querem ter uma vida além do trabalho, mas sim ser sustentados pelos pais ou avós. São coisas completamente distintas, tanto é que tem até um documentário feito aqui na Europa dos jovens que não querem trabalhar. São pessoas na casa dos 30, com mulher e filhos, mas que vivem ainda na casa dos pais ou avós. Não adianta o pai, a mãe , o avô ou avó reclamarem, pois não irão "passar pelo mesmo que seus pais passaram", no entanto não querem sair e ir plantar a própria comida, costurar a própria roupa, mas sim viver daquilo que seus pais e avós podem oferecer.
Querer ter qualidade de vida com o dinheiro dos outros é fácil demais, um fenômeno bem crescente no Brasil, porque quem realmente precisa vai trabalhar, pois não tem pai e nem mãe para por comida na mesa.
@@Mypianoanme
Exato, entretanto... Não dá para nós trabalharmos igual escravos também.
Precisa haver um equilíbrio entre trabalho e descanso, aqui no Brasil trabalhamos demais por pouco, e lá eles trabalham pouco por muito, tem algo errado nessa conta!
E não é mimimi, meus filhos precisam de atenção, eu preciso de descanso, como que eu faço? Não tenho tempo cara! Precisamos de um equilíbrio nessa merda toda!
@@Mypianoanme
Esse molecada de hoje em dia fica enchendo a cabeça com essa merda capitalista e comunista, esquece da realidade, querer melhor remuneração pelo trabalho árduo agora é comunismo? E querer trabalhar é capitalismo? Pelo amor de deus, só sou um homem comum que quer ter uma vida tranquila... Trabalhar, pagar minhas contas, criar meus filhos com dignidade
Todo mundo vendo que o mundo tá pra acabar e que não vai dar pra viver a vida… atitude correta.
Mundo capitalista
Isso mesmo! Que está acontecendo todo mundo sabe que o não vai ter jeito de resolver o problemas climáticos e não quren passar o resto da vida pra gente rica ficar na boa no fim da humanidade. O cerro é eles passarem o mesmo perrengue que todo resto da humanidade.
Total apoio aos europeus nesse sentido, inclusive pq atualmente não cabe mais rotinas estafantes do passado, a tecnologia está aí para nos auxiliar e muito da carga horária total é ociosa, então é até melhor para as empresas e órgãos públicos essa carga horária reduzida pq as metas são mantidas e os trabalhadores ficam mais motivados por estarem mais descansados. Trabalho 40h semanais e a partir de Maio estará chegando a possibilidade de 36h onde trabalho e estarei aderindo.
Legal! E então quem sabe te sobrará tempo para estudar a gramática portuguesa.
O professor francês da FGV está nervoso porque a mentalidade neoliberal está se diluindo. Depois da Covid muita gente descobriu que pode trabalhar de qualquer lugar, que pode reduzir sua jornada, mesmo ganhando menos, e viver um pouco mais a sua própria vida. Não tem volta.
todo mundo dos países de primeiro mundo
Para o europeu que joga nas costas dos imigrantes todo trabalho merda é fácil msm.
Pede para a tua faxineira fazer a faxina na tua casa, estando na casa dela. 😂😂😂😂😂😂
Pois é amigo, foi o Temer e o Bolsonaro, liberais e de direita que fizeram a reforma da previdência e trabalhista que escravizou o povo no Brasil, só com a volta do Lula que o salário mínimo aumentou um pouco, e a Dilma também, antes de levar o golpe queria muito colocar a jornada de trabalho para 6 horas. Então, o brasileiro precisa acordar e entender de uma vez por todas que o liberal e a direita brasileira sempre vai defender os interesses da galera que vive de renda, de famílias ricas e pessoas que não precisam se matar trabalhando para pagar as contas e para colocar um pouco comida em casa. Ou seja, o povo precisa tirar a direita brasileira e esses liberais do cenário político de uma vez por todas, porque se na Europa, as pessoas já estão discutindo trabalhar apenas 4 dias por semana, aqui, o Bolsonaro ganhou as eleições e o apoio das elites fazendo campanha contra os direitos trabalhistas, então, só aí, você consegue ver que a nossa elite tem sim, uma mentalidade escravista herdado de seus tataravós, que construíram riquezas na escravidão indigéna, negra e roubo de terras indíegenas.
Sim, antes da pandemia nós só nos dávamos por conta de que iremos morrer, quando tínhamos um CÂNCER. Aí descobríamos que dinheiro NÃO COMPRA SAÚDE. Começamos olhar para o DURANTE e não somente para o DEPOIS(aposentadoria).
O professor Gerhard Bosch publicou vários estudos sobre as tendências de redução de jornada em vários países. Já em 1998, no artigo "Working time: tendencies and emerging issues", ele apontou a *maturidade econômica* dos países onde os trabalhadores conseguiam viver bem com apenas um emprego (no Brasil muita gente tem 2 empregos para fechar as contas do mês). Além disso, é um sinal importante da maturidade econômica essa tendência de, tendo apenas um emprego, conseguir manter um padrão de vida satisfatório e, assim, poder trabalhar menos horas. É positivo que as pessoas tenham mais tempo livre, especialmente se as suas necessidades estejam sendo satisfeitas. Que mais países amadureçam assim. "Contra Cronos" é um livro que trata disso sobre a forma de ficção.
Isso só acontece para uma minoria. Não vai rolar...
Mas a preocupação desse povo é lucro, então não é positivo pra eles as pessoas trabalharem menos e estarem mais saudáveis, pois gastam menos com saúde e comprando coisas inúteis.
Nem todos querem ficar rico, apenas querem conforto, qualidade de vida e propósito. Mas se a divisão dos lucros fosse justa, talvez algumas pessoas até iriam querer trabalhar mais para juntar um montante durante um tempo e depois entrariam num ritmo mais tranquilo. Mas atualmente se trabalha para concentrar renda nas mãos de gestores e acionistas.
no alvo
isso é mentira. Lucros são uma porcentagem pequena, infinitamente menor que os impostos que o estado cobra pra sustentar luxos.
@@ronaldgonzalez5767 e os estado trabalha pra quem?
Dica: grandes empresarios/empresas que trazem seus lucros para o estado não quebrar.
@@ronaldgonzalez5767 'mentira' são os subsídios, incentivos fiscais e empréstimos financiados com dinheiro público, e que ajudam lucros exorbitantes de muitos empresários em diversos setores. Muitos setores recebem muito mais do que deveriam, pagam pouco, sonegam, e depois ainda reclamam! Querendo mais! Para esses, eles querem muito Estado, para os outros é livre mercado/mercado-minimo.
@@ronaldgonzalez5767 vai nessa sabichão kkkkk,
Enquanto aqui no Brasil e 6x1 com bicos na folga kkk triste...
Há homens a fazer bicos nas folgas mesmo os que não são gays?
@@arturpires532somente os portugueses, ora pois
@@shadowplaysgameplaystm8437Cá só os larilas!
é esse 6x1 que mal garante a comida na mesa. Brasil não é país rico pra se dar ao luxo de trabalhar menos.
@@e2ef43fwfdg😯👍
Não me importo de trabalhar, porém com o assédio moral que sofremos ao trabalhar e a dificuldade no transporte até o trabalho, eu também não quero trabalhar, pelo menos não dessa forma. E se formos ver, você sai no escuro e volta no escuro, mal vê a luz do dia, se parar para refletir, todo esse esforço muitas vezes só para garantir o mínimo, como pagar um aluguel, luz, água, internet e comida. Nada de ócio, diversão, realização de sonhos, etc. Então sim, algo está errado, não sei a solução mas é preciso pensar nessas questões sim.
Pois é, e quando a pessoa faz faculdade a noite, porque precisa trabalhar, quando ela se forma, as empresas não contratam porque o cara não tem experiência. Fica pior ainda, quando o cara não tem experiência porque não pôde fazer estágio, porque não era remunerado, e ele precisava pagar o curso. Mas imagina, só Estado que é o vilão.
Falou tudo, já tive trabalhos que até gostei da demissão, era cada encarregado tóxico lá dentro...
Entre vencer na vida é viver a vida, opte por viver a vida.
pra mim o conceito d vencer na vida e totalmente incorreto vencer na vida nao e ter dinheiro nem casa e sim paz de espirito
@@lamborghiniph7840 exato.
Eu trabalho na Holanda e na minha empresa eu sou a unica pessoa que trabalha de segunda a sexta, todas a outras pessoas folgam pelo menos um dia da semana (Nao remunerado, obviamente). Acredito que o primeito pais europeu que oficializar a semana de 4 dias de trabalho, vai sugar como um buraco negro o talento de ponta de todo o mundo, o que tem se tornado prioridade dos paises europeus ante uma queda brusca de natalidade. Espero que esse pais seja a Holanda!
Deveria ser remunerado.
@@rafaelhenriqueoliveira5271 não,aí já tá querendo demais
@@Pazparahumanidade4560 não vai não
@@rafaelhenriqueoliveira5271
Sim, vai...
Mas depende do serviço, se for um em que vc consegue adiantar e fazer 5 ou 6 dias de trabalho em 4, blz, mas muitos serviços mais simples e presenciais que necessitam todos os dias de alguém, nesses nos dias que a pessoa estiver de folga, vão ter que contratar outra pessoa, ai pode ter certeza que vão dar um jeito do seu salário diminuir, a menos que vc receba o mínimo
Todos países desenvolvidos são assim, nativos trabalharam apenas o mínimo para viver, o serviço duro fica para os imigrantes.
Onde isso? Na Itália apenas 6% são imigrantes! Grande parte dos empregos são ocupadas por nativos!
@@pedroarthurbarbosaItália é uma país bem fechado se você notar, é procurado mais para o turismos, vide a xenofobia o racismo enfim, imigrantes que vão pra lá devem ter muito psicológico.
@@pedroarthurbarbosaEu moro na Itália e posso falar que aqui os empregos pra imigrantes é na restauração, limpeza.e etc, é exploração pura, onde se trabalha 6 vezes por semana, é explorado mais de 8 horas e ganha um salário medíocre, isso fica pros imigrantes, a Itália é exemplo de NADA, o país é um dos piores da UE. Já os empregos de escritório que são pouquíssimos só ficam entre eles e eles fazem de tudo pra tirar o imigrante dos empregos de escritório pra colocar um italiano nato no lugar.
Concordo contigo@@M.Robespierre , cá em Portugal é o mesmo, o serviço pesado e/ou que demanda baixa qualificação é feito por imigrantes explorados que desconhecem regras mínimas de tempo máximo de jornada, subsídio noturno, subsidio extra de trabalho por turnos e etc. Os nativos com bom nivel educacional costumam emigrara para França, Reino Unido e EUA.
@@M.Robespierre Sabe a diferença entre emprego para imgrantes, e "empregos que só imigrante faz" segundo a sua fala? 6% da população de imigrantes não preenche nem a metade desses empregos! A maioria desses empregos ainda são feitas por italianos!
Depois que me mudei para Irlanda em 2019 percebi que trabalhar mais e ganhar mais é ok por um curto período, mas no longo prazo, isso não é sustentável. A vida é feita para ser vivida, com as pessoas que amamos.
Vejo cada vez mais notícias sobre essa temática. Não é que as pessoas não querem trabalhar. O problema é que você trabalha, trabalha, trabalha e não conquista nada. Não consegue constituir uma família, não consegue comprar um carro ou uma casa e vive endividado. Se você literalmente paga para trabalhar, então por que trabalhar? Ah! Claro. Porque uma pessoa sem trabalho não paga as dívidas. E vive-se apenas para isso. Eis o sentido da vida.
A pergunta é “o que é ser rico?” Depois da pandemia o ser humano começou a entender a sua própria realidade e iniciou um novo processo de desenvolvimento e crescimento pessoal.
Exatamente, eu faço parte desse grupo. Curei todas minhas doenças na natureza, ao abrir mão dessa mecânica pesada e gananciosa da cidade grande.
@@edsrochacn que alegria ler o seu comentário. Parabéns amigo! Que Deus abençoe imensamente na sua nova jornada!
@@edsrochacnvoce trabalha com o que da roça?
@@edsrochacnpor isso ta comentando no youtube? Ta usando um abacate pra teclar?
É impressionante como continuam confundindo ser produtivo com estar ocupado.
"É de lamentar que a sociedade, construída nessas bases,
force o homem a uma rotina que o impede de desenvolver livremente o que nele há de
maravilhoso, fascinante e agradável - rotina em que, de fato, perde o prazer verdadeiro e a
alegria de viver." Oscar Wilde
Rotina mata a inovação
Hoje eu ganho por volta de 3,5 a 7 mil mês! Mas trabalho muito. Minha mente cansa dms. Horário comercial durante a semana e ainda trabalhar 4 hrs no sábado é exaustivo. Tô pensando em abrir meu próprio negócio, amo meu atual emprego, mas quero ser meu patrão! Apoio 100% a diminuição da carga de trabalho!
_Reverter_ por quê e para quê, cara-pálida?
Isso é uma questão de _evolução_ !
As pessoas precisam trabalhar para viver e NÃO viver para trabalhar.
Esse assunto trata de melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Deveria ser tratado no âmbito de políticas de bem-estar social e saúde pública.
Outras adaptações também precisam ser discutidas em relação a férias, como considerar apenas dias úteis e excluir fins de semana e feriados desse período.
Se é necessário aumentar o tempo de contribuição para aposentadoria, uma vez que a expectativa de vida aumenta, outro tema URGENTE trata de que ao menos se conceda uma redução da jornada de trabalho semanal e aumento do período de férias após 60 anos, em 50% (p.ex. em vez de 30 DIAS ÚTEIS passar para 45) - *SEM REDUÇÃO da remuneração dos indivíduos* .
A semana de 4 dias tinha que acontecer logo, tem muitas funções que você termina de fazer o que precisa e depois fica la boiando, se for homeoffice ainda ok pq vc ta em casa e pode abrir um jogo, mas e quem vai presencial? é mt ultrapassado
MUITO ULTRAPASSADO
Trabalhar é ultrapassado... kkk que geraçao de merda
@@davi3789 ele nao dosse que trabalhar é ultrapassado, disse que a necessidade de ir presencial se faz desnecessária, fica implícito que para cargos administrativos, uma vez que de casa você pode ter a mesma estrutura em casa hj em dia.
Pra que vou pegar trânsito me estressar para executar uma atividade que posso fazer de casa?
Isso tb tem impacto ambiental positivo.
N é malandragem, basta usar conceitos corretos para se medir produtividade.
O povo europeu entendeu que qualidade de vida está em primeiro lugar. No Brasil trabalha- se muito e o povo ta doente
Aqui na Finlândia isso já é realidade ❤️
Caramba, sério?
Que sonho...
Vi que a Finlândia não tem salário mínimo, mas em média a maioria aí ganha quanto por mês ?
E o custo de vida + ou - tá quanto ?
Se puder responder agradeço
@@eduardos2s Apesar de não existir base de salário mínimo pelo governo, aqui não se paga menos que 2000€ mensais. Obviamente eles pagam um pouco acima desse valor, entre 2500€ para pessoas que não possui nenhuma formação profissional.
Os contratos de trabalho são feitos com base de horas trabalhadas, de 0 hrs, 4 hrs, 6hrs e no máximo 8hrs trabalhadas. O contrato de 0 hrs é para trabalhos que só se trabalha quando precisar.
Custo de vida é cara, mas acompanha com a base de salário pago mensal. Aqui também possui subsídio de renda básica para pessoas desempregadas e estudantes, e o estado paga seu aluguel, água, luz, dentista, remédios, médico e ainda deposita 860€ mensais para comprar coisas básicas como produtos de higiene e alimento.
Qualquer tipo de educação registrada no governo, seja pública ou privada, melhores escolas ou as menos piores são pagas do dinheiro do estado, então significa que qualquer pessoa tem acesso a educação, independente onde você queira estudar um dia certamente poderá estudar também.
@@eduardos2s Complementando mais uma coisa, aqui não existe morador de rua. E caso encontrar alguém jogado, pode ter certeza que não é Finlandês, pois o Estado fornece casa para moradores de rua para seus residentes legais.
@@annyeylamylly
Vlw pelas informações.
Bacana essa assistência para pessoas desempregadas e estudantes, principalmente pra mim q ainda sou novo e pretendo retomar os estudos.
Estou tirando minha dupla cidadania e de início pretendo morar um tempo na Espanha ou Itália, mas com certeza vou ficar um período na Finlândia pra conhecer melhor, a princípio parece bom.
Apenas com inglês dá pra se virar ? Ou é necessário o finlandês ?
Creio que esses moradores de rua tb uma parte possam ser pessoas com problemas como depressão, que já desistiram da vida, é comum no mundo inteiro infelizmente
@@eduardos2s Os moradores de ruas Finlandeses, na maioria são pessoas com problemas de alcoolismo, então o governo nem fica insistindo muito.
Em geral o inglês é mais aceito na Capital, por ter uma certa concentração de extrangeiros, mas isso limita um pouco já que a língua oficial é o Finlandês ou Suéco. Certamente não vale a pena arriscar.
É aquilo, se não tivesse imigrantes para ser explorado na Europa, a economia deles acabava.
os imigrantes tb servem para ajudar na natalidade, pq os europeus não têm mais filhos. De todo modo, não os culpo, pq nenhum imigrante é obrigado a ir pra Europa. Se for, é bom q vá com boa qualificação profissional para que possa ter um bom horário. Se for só com a força das mãos, vai ser escravizado mesmo, não tem jeito.
Não necessariamente, aqui na Europa o que se pretende é trabalhar mais em menos tempo. Várias empresas estão a aderir à semana de 4 dias (32 horas), o que se verifica é que a produtividade não só não caiu como até aumentou. O trabalhador esforça-se mais durante 4 dias porque depois vai ter 3 dias livres para usufruir.
Fora que eles tem muitos beneficios sociais, muitos tem heranças dos pais. Não existe tanto essa cultura de conquistar bens materiais na cultura europeia.
@@danielguimaraes1815 Quais colônias tiveram países como Irlanda, Suiça, Itália, Alemanha, Áustria, Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca?
@@LucianoMMatiasmeu bem, pesquise sobre áreas específicas, exemplo de medicina na Alemanha - onde faltam profissionais desde muitos anos antes da pandemia. Tente marcar qualquer procedimento mesmo do tipo ambulatório e vc verá imediatamente no tempo de espera mínimo de 5 a 9 meses pra um procedimento simples. Tem gente que viaja a outros paises so pra poder resolver problemas simples de saúde antes que vire algo pior. (Tô falando de alemães mesmo) Sem falar que todo ano há tentativas de reduzir a burocracia em vistos de mão de obra especializada, em facilitar a obtenção desse tipo de visto, no próprio site de aplicação dos mesmos tem uma lista resumida de inúmeras áreas em déficit de mão de obra especializada no mercado alemão, em outros países da Europa também há esse déficit. Pra vc ter uma noção, chegou ao ponto que até no requerimento chamado piso mínimo salarial estão mexendo, o requerimento está exigindo um valor cada vez menor. Estude e se informe. Acho que você não procurou se informar ainda.
Eu moro no Canadá e trabalho de 2a a 5a fazendo 10h por dia e cumprindo as 40h de jornada semanal. Aqui tá se tornando bem comum. Outros da minha equipe trabalham de 3a a 6a. Mesmo esquema.
Espero que essa tendência se consolide por lá rápido, e cheguei aqui mais rápido ainda kkkk
Com a direita que nós temos? A direita, MBL, e os liberais que temos no Brasil quase lincharam a Dilma quando ela propôs uma redução de jornada para 6 horas. Enquanto isso, o Bolsonaro e o Guedes fizeram quatros anos de governo tirando direitos trabalhistas do povo. Aqui no Brasil, você entra 7 horas na empresa e saí 17:30, você fica duas horas no ônibus, e chega em casa 20:00h, e ainda sim, a direita brasileira, acha que tá bom, acha que os brasileiros têm direitos trabalhistas demais. Então, se a agente quiser, ao menos, acabar com a reforma trabalhista e ter uma jornada de 6 horas por dia, o povo tem que tacar PT em tudo, nessas eleições e nas próximas, pois foram o Temer e Bolsonaro, caras de direta e liberais, que fizeram a reforma da previdência e trabalhista que praticamente escravizou o povo, e o salário mínimo mesmo, só aumentou agora, com o Lula. Então, o povo brasieliro, se quiser um dia ter esse tipo de jornada aqui no Brasil, tem que tirar a direita do cenário político brasileiro de uma vez por todas.
Que nada, no Br só chega rápido as coisas ruins
Se o brasileiro quer trabalhar menos é preguiçoso, se o europeu quer trabalhar menos é exigente.
Falem sobre o Vida Alem do Trabalho (VAT), que visa derrubar a escala 6x1.
VAT? Isso deve estar mal divulgado! Nunca ouvi falar desse assunto. Trabalho na escala 6:1, 44 horas semanais, já seria ótimo mudar para 40 horas semanais que daí daria para ter um fim de semana livre a cada duas semanas. Já trabalhei assim e era ótimo.
não sei como tem gente que aguenta trabalhar 6 dias por semana... vida de corno
@@ReiherAllendi Porque são os únicos empregos que pessoas sem experiência ou/e sem indicação conseguem.
@@lucas-amaral6 triste
Na vdd deveriam reduzir a jornada de trabalho para 30h semanais
Que francês para falar bem o português. Muito melhor que muitos brasileiros. E o conteúdo da discussão é excelente!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
um monte de gestor tóxico na Europa e querem que o trabalhador ame ir pra o trabalho.
Obrigado DW! Matéria mto pertinente no momento atual
Todos estao dispostos a trabalhar... desde q paguem salarios dignos.
Em países ricos, tem tanta fatura de dinheiro, que a pessoa simplesmente não precisa trabalhar muito para ter uma vida boa. Não é uma realidade que a gente possa comparar com a dos países mais pobres. Em países em desenvolvimento, com trabalhos de meio período, não dá pra se sustentar em situações normais.
Deveríamos ter isso aqui porque no Brasil se trabalha em excesso muito além do que poderia se considerar saudável o que causa doenças cardíacas além de psiquiátricas .
Prefiro ganhar menos e focar em coisas que realmente são importantes pra mim, ganhar um pouco a mais ou menos, não vai mudar em nada minha vida mesmo, prefiro o equilíbrio.
Eu também estou nesse mesmo pensamento, porém aqui no Brasil é fod ou eu trabalho ou morro de fome
Não queremos que reverta... Queremos que essa tendencia chegue no Brasil!! Por favor, façam uma reportagen em que um especialista nos ensine como fazer isso aqui também!
Já podemos importar isso para o Brasil. A gente está buscando qualidade de vida. Estão certos.
Valeu naruto
Já importamos, recentemente foi aprovado a jornada de 4 dias para os políticos de Brasília.
@@lucas-amaral6 haha, poxa mas tinha que pra gente também.
Buscando qualidade de vida? Se muitos que tem algum tempo livre não aproveitam esse tempo, pois o gastam com coisas inúteis. Imagina se tiverem muito tempo? Imagino que tempo extra significa buscar crescimento pessoal, aprender novas habilidades, se preparar para o futuro. Até mesmo aprender a plantar, costurar, cultivar alimentos, porque num futuro próximo, quando a maioria dos subempregos for tomado pela inteligência artificial e automação, vamos precisar dessas habilidades. Agora o que eu vejo é muita gente com muito tempo livre com a bunda no sofá assistindo televisão o dia inteiro. Como isso é qualidade de vida? 😂😂😂😂
@@Mypianoanmequal a sugestão para superar a inteligência artificial
Sugestão de pauta: mercado de trabalho para sexagenários saudáveis e bem-dispostos na Europa, nos EUA e no Japão.
Não é surpreendente que as pessoas prefiram mais tempo do que mais trabalho e, portanto, dinheiro. Afinal o tempo é a coisa mais importante que nós temos na vida, mais do que dinheiro. Falta dizer qual é o sentido do trabalho que um gestor pode imprimir sendo que o trabalho se torna cada vez mais vazio e menos criativo
Criem um podcast sobre a rivalidade/ preconceito e relacionamento entre imigrantes portugueses e brasileiros no Reino Unido. Também sobre o preconceito entre imigrantes brasileiros: preconceito de quem fala melhor inglês contra os que falam menos, dos que tem origem europeia contra os que chegaram aqui de uma outra forma
Ninguém quer ser escravo mais desse sistema no Brasil já iniciou essa tendência, o correto seria a pessoa trabalhar no máximo 5 horas por dia ou seja um turno na parte da manhã outro a tarde e o da noite aí sim as pessoas teriam tempo pra si fora que haveria mais vagas de trabalho para as pessoas mas do jeito que está isso não passa de uma escravidão para as pessoas
se a pessoa conseguir sobreviver com 500 reais por mês, pode trabalhar menos mesmo
@@ronaldgonzalez5767 Cada um sabe o que é melhor pra si ou pelo menos deveria saber, e está tudo bem.
@@danielmax3327 não quando querem passar lei para limitar o quanto as pessoas podem trabalhar.
Sim! Eu acredito na igualdade salarial e no tempo de trabalho reduzido.
@@marcelogomespereira.7685 Não tem como igualar salários cada pessoa tem a sua função e sua produtividade, etc aí é nivelar tudo por baixo assim todo mundo sai perdendo principalmente quem faz a diferença. Valeu.
dificil ne,se eles podem escolher,melhor pra eles.Mas tem alguma coisa estranha.Ja vi muitos documentarios de jovens europeus reclamando que ganham pouco e nao conseguem morar sozinho.So se for emprego em areas muito especificas.
Já tive a experiência de trabalhar numa empresa que fazia o formato de 4 dias + parte da manhã, sem descontar salário.
Essas horas a mais na sexta eram uma maravilha e num geral os times ficaram bem mais produtivos e muito mais sociais até.
Agora falando sobre Europa, aqui vejo que num geral se paga muito imposto pelo seu esforço, 1 dia a menos de trabalho vira muito atrativo pra conseguir aproveitar o retorno desse dinheiro também. (Claro que tem vários outros motivos)
No caso do Imposto de Renda é o real motivo desestimulador de trabalho, quanto mais o trabalhador trabalha mais ele é extorquido pelo Estado e assim muitos procuram trabalhar o suficiente para viver tranquilamente sem carregar demais o Estado nas costas
É isso aí! Trabalhar menos e viver mais com os filhos, ter mais lazer, atividade física, bem estar, etc.
Chega de ficar enchendo o rabo de empresas com $$$
Com o avanço na área de IA, a humanidade pode ter dois caminhos: 1: Nós criamos máquinas cada vez mais inteligentes sem nenhum controle que no futuro se tornarão uma raça superior, que irá acabar ou tentar acabar com a humanidade. 2: Podemos criar maquinas cada vez mais inteligentes com algum tipo de controle que poderão substituir os seres humanos no trabalho para estes poderem curtir a vida. Mas é claro que na segunda hipótese, a humanidade terá que repensar uma nova forma de economia em que os seres humanos irão receber uma quantia de dinheiro por mês para sobreviver. Pode parecer loucura, mas se fomos refletir as IAS podem e irão mudar a humanidade seja para o bem ou para o mal. Cabe a nós, seres humanos, sabermos conduzir.
Agora a IA vai resolver tudo, não trabalha para ver se a IA vai resolver os problemas do Brasil. 😂😂😂😂😂😂
Vc bateu em um ponto chave. A tecnologia deveria nos emancipar do trabalho, não nos deixar SEM trabalho. Se a nossa sociedade produz cada vez mais e tem crise de EXCESSO de produção, pq cada vez mais as coisas estão mais caras? Pq cada vez que a sociedade consegue produzir mais, a gente só ganha mais trabalho?
Realmente, na nossa economia de hoje, ou melhor dizendo, na nossa forma de produção, como isso seria possível reverter essa lógica?
DW sendo DW nas sua "elaboradíssimas críticas"
Trabalho 44 horas semanais em um emprego CLT normal. Não tenho nenhum luxo mas consigo pagar as contas. Me sinto privilegiado, pois levo 20 minutos pra chegar no serviço. Ainda assim, é cansativo às vezes porque faço um serviço de 2 ou 3 pessoas.
Muito bom o programa!
Paguem mais! Bem simples, nao?
Quando vem com essa historia de "naoi querem trabalhar" a traducao correta eh " nao querem trabalhar pela mixaria que mal paga aluguel e contas e querem um salario de vida digna".
O governo imprimee dinheiro, o valor dos salarios das pessoas vira insignificante e depois se perguntam por que.
Isso é uma tendência Mundial,muitos aqui no Brasil já estão virando a chave e vendo que ter qualidade de vida também é importante.
Os donos do capital tem q entender, não dá pra explorar o trabalhador tanto... Se não o capitalismo vai acabar
Trabalho na Suécia. Meu contrato é de 40h/semanais. Mas desde que eu entregue o serviço pronto e bem feito, não importa quantas horas eu trabalhe. Se eu fizer em 20h, tudo bem - sorte minha! E ainda tenho 40 dias úteis de férias 😂 trabalhar “muito” não é sinal de eficiência, na verdade pode significar exatamente o contrário.
Eu trabalho 10 horas de segunda a sexta, ganho o mesmo salário medíocre e ainda falta dinheiro para pagar contas que só aumentam a cada mês!
Sou jovem e não me arrependdo nem por um milésimo de segundo de sacrificar todo e qualquer tempo livre apenas para estudar.
Isso é o futuro, e digo mais, 4 dias de trabalho por semana e jornadas reduzidas, 8 horas de trabalho acaba com o dia inteiro de quem mora longe do trabalho!
Historicamente, Europeus sempre gostaram que os outros trabalhassem por eles. Não tem novidade nenhuma nisso.
Quer mudar isso , corte as mordomias que o governo dá.
Cala bc seu misevl tem pssoas aqui q trabalham q nem um desgracds vc nao sb e mrd q fala
@@pauloantoniopinto3932 aumenta o salário e não vai precisar de mordomia do governo
Europa son no solo conquistadores... Hay muchos paises dodne se trabajar mas que en America y no hay tanta delicuencia, ademas muchos paises de america, africa quieren solo dinero de Europeos, no quieren hacer nada con su vida, cidades, construir, siempre Blanco esta malo por la historia... Hasta van a pensar a si nada va cambiar się re vais a estar pobre...conocida latinos y muchos de 8 h trabajaba 5/6 y otros tenian que hacer resto de trabajo, eso fue en camping...
@@danielguimaraes1815 muita gente dependendo de esmolas dos governos.
Muito auxílio.
Isso vai chegar no Brasil tbm. É tendência mundial
Trabalhar mais que 6h/d não é saudável. Não sobra tempo para viver. Pense que há o tempo de vida perdida com o traslado casa/trabalho e trabalho/casa.
De acordo com o entrevistado, bom gestor tem que manipular o empregado para que ele se sinta feliz enriquecendo o patrão enquanto perde a única coisa que tem, tempo de vida .
Existe uma vida maravilhosa para viver, não para trabalhar. Que as máquinas trabalhem para nós vivermos uma vida utópica.
Haverá guerra camarada tem muito Ouro na Venezuela camarada 😮😅
Acho mais provável que nós não conseguiremos empregos e vamos sobreviver com migalhas do governo
Mas não adianta se fazer como se fez na pandemia, que foram estabelecidas metas intensas, que para se atingir, tinha-se que trabalhar muitas mais horas do que as 8 horas diárias em gabinete. Pra muita gente foi exaustivo e ameacador. Não se pegava covid, mas entrava-se em stress grave.
Com a inteligência artificial, a mecanização do esforço laboral, o natural seria o ser humano trabalhar menos, se não pra quê tudo isso.
Enquanto tem um europeu reclamando, tem um chinês trabalhando. Eu não sou nem europeu nem chinês, mas Brasil né, acho que tô mais pra chinês ... se derem trampo 7 dias por semana, tamo dentro ... taxímetro ligado 24 horas se preciso, e vamos pra cima. Pagando bem, que mal tem. Só que não quero ser escravo pra sempre, então as primeiras 8 horas de trabalho são pra me manter, as demais horas do dia são pra acumular capital pra eu um dia parar de me prostituir tanto. Por isso não entendo quem se prostitui no mercado de emprego, vendendo as horas pra depois gastar com bobagem (casino virtual, festas, drogas, grife, namorada cara, carro, etc). Trabalhar acho que sempre, mas quando o elemento tiver capital poderá escolher seu trabalho, seu sócio, trabalhar com gente que vc ache construtiva, poder demitir um chefe limitado ou tóxico, etc. Só conteúdo instrutivo na internet, que nem o DW, estudar nas horas vagas, estoicismo, vida é guerra mesmo, tomar porrada e ficar de pé, e assim vamos na progressão da sobrevivência e crescimento.
Quanto maior seu salario menos voce trabalha e trabalho duro é recompensado com mais trabalho !
Acho que a geração Z despertou os milênios para os lazy job
Quando começarão entrar no mercado de trabalho com exigências que milênios jamais teria coragem de falar !
Eu entendo que as pessoas querem viver mais em vez de "enriquecer" patrão. Não obstante o patrão, nem sempre seja dono do "grande capital" e invariavelmente está disposto a correr um risco que o empregado não quer (ok, cada um na sua) no Brasil particularmente há desafios, muitas vezes intransponíveis, para que o empresário possa retribuir (veja não me refiro só a salário) melhor seus funcionários. O que eu quero dizer com isso é que, a demanda dos empregados é bem simples, mas tanto quanto ouvi-la é preciso entender o que pode ser feito para que arranjos possam ser realizados para equalizar os interesses e como o poder público de todas as esferas devem contribuir para que isso avance.
Depende, em Portugal levei dois meses pra conseguir trabalho... Mandando uns 10 currículos por dia. Portugal é outros 500
Todo depende das sua competências eu recebo no email e no linkdin várias propostas por mês com novas oportunidades na minha área profissional, não frequentei universidade, unicamente sou um profissional que sempre procurou acompanhar a evolução na minha área profissional, fazendo muita formação por conta própria e alguma nas empresas por onde tenho passado.
Nem todo trabalha na sua área alecrim dourado
A ignorância é um estado de felicidade.
Na minha opinião o máximo da jornada de trabalho deveria ser 20h por semana, seria muito melhor, ai todos teriam mais tempo para cuidarem de si mesmo, da família e ter atividades de lazer e etc.. teriam mais empregos visto que as empresas teriam que contratar o dobro de pessoas pra suprir a demanda.. acho que seria bom demais, só teria que ver como iria ajustar a questão financeira
Trabalhadores do mundo, uni-vos!
O trabalhador ja deveria mesmo ter acordado, ao invez de levar o mundo nas costas 😢, eu mesmo estou cansado
Eles querem trabalhar... Não querem é que tirem seu couro... 6 horas por dia tá muito bom... Pessoas com mais de 50 anos conseguem cumprir a carga horária... Redução na emissões de carbono.. mais vagas... Só tem vantagem
A vontade do povo é soberana na democracia, vcs não têm que quer mudar isso.. pretensiosos
Nem 8 nem 80 é preciso critério isso vai levar a um inflaciomento dos preços dos bens e serviços
Os países desenvolvidos são os que reduzem o trabalho. Se você for rico, viva de renda.
Europeu medio tem uma vida muito facil e um estado de bem estar social muito forte. Os jovens de la nao querem trabalhar nem estudar e só a imigracao vem tentando solucionar o problema
Isso não existe! Aqui tá uma dificuldade danada.
Precisamos urgentemente da semana de 4 dias de trabalho, ou 7h de trabalho corridos ou algo assim. Eu moro relativamente perto do meu trabalho, e trabalho 8h por dia. O é que eu fico a disposição do meu trabalho por 12h. Acordo 7h pra estar no trabalho às 9h, saio às 18h e só chego em casa 19h. Ou seja, de 7h da manhã até às 19h eu fiquei por conta do trabalho, 12 horas do meu dia, apesar de efetivamente só trabalhar de 9h às 18h.
7 horas corridas significaria 2 hora a menos por dia no trabalho (1 a hora a menos de trabalho e 1 hora a menos por conta do horário de almoço). 2 horas livres a mais por dia já melhoraria bastante a vida das pessoas.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A pessoa dizer numa sondagem que é feliz é muito subjetivo.
Os europeus não querem mais trabalhar. Tremenda mentira, pois é por trabalhar duro que Europa Ocidental é uma potência econômica.
O Homem Descobriu que Dinheiro não garante Segurança.
( SALMO 127 )
É interessante destacar q lá o delivery só cresce pq as pessoas optam por comprar comida pronta pois estão cansadas ou não gostam de fazer comida.
O entrevistado focou no que as empresas deveriam fazer para que os seus funcionários trabalhassem mais. Porém, ele poderia dizer que as empresas poderiam criar mais um turno de trabalho, gerar mais empregos, em consequência aumentaria sua produtividade.
E no Brasil, entidades de classe apontam o dedo para todos e acham bonito não pagar e exigir o piso ético, sair no horário é visto como privilégio e trabalhar de 10 a 12 horas dia ser sinônimo de dedicação, responsabilidade, vestir a camisa e ser colaborador....
segundo a direita brasileira é assim mesmo
@@lan4634 A atual direita brasileira jamais teria aprovado a Lei Áurea.
Gente, mas que emprego é esse? Todos que eu tive, apesar de trabalhar muito, dava o horário de ir embora, a gente ia embora. 😂😂😂😂😂
Tudo que passa do horário é hora extra e caso a empresa não esteja pagando existe o ministério do trabalho para que essa empresa seja denunciada.
@@Mypianoanme está te faltando entender que nem tudo é do jeito que aconteceu com você e nem tudo é tão simples assim de resolver. "Ah, é só denunciar, tá na lei." Tá na lei as definições de trabalho escravo e mesmo assim tem casos de gente sendo resgatado desse tipo de trabalho.
Falar em colaborador e motivação por parte dos gestores é um discurso bastante ideológico. Discutir redução da jornada de trabalho de forma profunda, honesta e crítica exige compreender a essência do capital que é expropriar mais-valia do trabalho vivo. Sem aprofundar por aí, não creio que consigamos compreender o fenômeno. É o capitalismo, gente! É o capitalismo!
O problema não é a pessoa querer trabalhar mais ou menos! O problema é o que trabalha menos querer as mesmas coisas que o que o que trabalha mais tem!
Precisamos querer muito mais do que os que trabalham mais tem.
Eu concordo. Por exemplo, o trabalhador esforçado ganha 1 salário mínimo, já o puxa saco e fuxiqueiro da empresa ganha o mesmo salário mínimo e ainda é o primeiro da lista para uma eventual promoção.
@@franciscosousa1907 o trabalhador esforçado é trouxa
Parabéns pelos temas abordados!