Moro em Manaus e tô pagando uma casinha num conjunto habitacional um pouco afastado da cidade.Depois de aposentada quero só tranquilidade e plantar plantas ornamentais que gosto muito.Só quero é sossego e paz.😊
Acho que a casa própria é o sonho de 99% da população. Já dividi apartamento com mais 2 amigos, depois só com 1, e o sonho do imóvel próprio parecia muito distante quando me deparava com os valores e taxas. Depois que me casei e me mudei, conseguimos comprar nosso primeiro apartamento, porque juntamos nossas rendas, mas para uma pessoa solteira é cada vez mais difícil.
Esta realidade ja existia em alguns paises da Europa ha 20 anos atras, so que em menor escala.. Uma es colega Brasileira, que imigrou para a Holanda, ha + de 25 anos atras, achava que moraria em Amsterda na Holanda, quebrou a cara, quando se viu por quase 1 ano a procura de um imovel, e nao encontrava nada que pudesse estar aderente a seu bolso. Se viu obrigada a ter que buscar em cidades bem menores, nao turisticas , e nao tao desejadas por jovens Holandeses, cidades suburbios, e la optou dividir uma casa de 2 quartos com 3 pessoas. A cidade praticamente eh so dormitorio., tinha alguma infra estrutura , mas minima, um Supermercado, por outro lado, o transporte publico trem era acessivel e funcionava bem. Isto ha 25 anos atras. Ela na epoca imigrante, obviamente, foi obrigada a ter que fazer sacrificios, para poder permanecer no pais. Na epoca bem + jovem, portanto, + aberta a se adaptar, e ao longo dos anos, sem outra opcao, /escolha , acabou se acostumando. A desvantagem atual eh um numero bem maior de demanda, em que o inquilino ficou sem opcao nenhuma de escolher alguma coisa, e ainda fica a merce de imposicoes do proprietario, correndo risco ate de nao conseguir permanecer.
Me sinto feliz..apesar dos problemas do brasil consegui comprar a minha casa em 2022 sem financiamento, economizei por anos investi num terreno em 2017 depois dei o terreno no valor de 100 mil e mais 100 mil em dinheiro na minha casa num bairro novo com toda a infraestrutura..o restante paguei em parcelas..graças a deus..agora vou ampliar. Hoje ela ja vale o dobro..
Aqui na Austrália é a mesma coisa. Dividir apartamento com desconhecidos é o mais comum porque não é POSSÍVEL pagar o aluguel sozinho. Um apartamento no fim do fundo, velho, sem nada por perto não sai por menos de $400 por semana... Eu, com meus 25 anos, não tenho esperança de ter minha casa aqui, até mesmo no Brasil. É um sentimento de estar correndo, correndo e não sair do lugar
Leia dois livro, PAI RICO PAI POBRE, e OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA. Também veja vídeos do Flávio Augusto, Rick Chester… Também largue o PT, tire esse atraso de vida de vc. Lembre-se que o dinheiro está na mente e não no bolso.
@@geopoliticadeboteco-gs5zs confia! As cidades do interior tão com preços absurdos nos terrenos e imóveis. Terrenos que a 5 anos atrás tava com valor de 80 mil,hoje tá custando 200.
🇧🇷Vender minha casa que está alugada? Nunquinha. É uma mina de ouro fornecendo um pozinho de ouro todo mês. E cobro só 2/3 do valor e a manutenção é minha. Por isso que o inquilino não se muda. O casal a 10 anos comigo.🙏🏻 Deus é bom !
@@celiagarutti5970Está morando onde em SP ? Jardins ? '-' Uma casa aqui na Leste, você compra com 150k na mão e nem é dentro da favela em si. Vila olímpia tb já vi muitas por 600k, e bem localizadas. 200mil de Tatuapé pá trás você tem bastante opções de casas boas pá dar entrada, e uma entrada muito boa.
@@Judgedredd95é um "vendido" da indústria imobiliária !!!! Você tem que MORAR NO QUE É SEU !!!! Ele era um bocó de internet falando lorota !!!! E os otários caíram iguais como um patos !!!!
Tem cidades em que apenas alguns fundos de investimentos são donos da maioria dos imóveis para locação, como é o caso de londres e berlim, eles fazem o que querem com a oferta e o preço dos aluguéis.
@marianosimonetti8444 Maioria dos canais pró mercado jogam isso para debaixo do tapete. O importante é criar um inimigo fictício e não dizer a verdade.
É aquela frase: "Não tá fácil pra ninguém". O problema não é o Brasil, só no Brasil, tem problemas em todo lugar. No mundo todo, com o passar do tempo, as pessoas tem trabalhado bem mais, porém estão ganhando menos
Por isso que eu digo que a melhor geração é a baby boomer ( nascidos entre 45 e 57). Nessa época , bastava ter um bom segundo grau, um curso de datilografia que já se conseguia um bom emprego e comprar casa. Hoje em dia, os jovens estão mega qualificados, tem mestrado, falam várias linguas e não conseguem um emprego que pague o aluguel.
@@bentomiguel2141Mega qualificados, porém emburrecidos. Antigamente uma pessoa com segundo grau tinha mais cultura geral e escrevia muito melhor que muitos universitários e pós-graduados de hoje…
@@bentomiguel2141O problema está aí. As pessoas estudam para procurar emprego e não para abrir sua própria empresa. Quanto menor for o empreendedorismo, menor a oferta de empregos.
Você descrevendo o problema na Europa me lembrou muito o problema que estamos enfrentando aqui no Canada. House affordability é o assunto mais quente aqui no momento e está cada vez mais difícil comprar ou alugar um imóvel por aqui 😔 E aqui em Toronto pelo menos o governo está cada vez mais presente pra dizer o que você pode ou não pode fazer com o seu imóvel (AirBnB mesmo é algo que o governo tem regulado).
@@renatoarchangelo3263 Não é dessa forma que funciona aqui. Aqui, o dono do apartamento alugado e administradora do prédio podem entrar a hora que quiser no imóvel alugado, contanto que eles avisem com 24h de antecedência. A administradora também tem o direito de determinar o que você pode ou não ter na varanda do seu apartamento, porque a varanda na verdade é considerada área comum do prédio e não pertencente ao dono do apartamento. Mas, em relação a aluguel e venda de imóveis, eu acho que precisamos aumentar a regulamentação, pois o aumento do valor dos imóveis, tanto pra aluguel quanto compra, está desenfreado. Aqui, por exemplo, existe um limite dado pela província para aumento do aluguel. Só que esse limite só vale pra imoveis construídos e que foram usados pra aluguel até Nov-2018. Para imóveis construídos após Nov-2018, o dono aumenta quanto quiser. O problema é que grandes corporações, a maioria chinesas, compraram mais da metade de Toronto e com a quantidade de imigrantes que o governo tem trazido (500.000/ano, com a maioria ficando na Grande Toronto) e com a escassez de espaços pra se viver (a grande Toronto hoje tem mais gente do que imóveis disponíveis), o valor está indo parar nas alturas. Você entra num imóvel desses que não são regulados que custa X hoje e dali 1-2 anos o dono coloca o aumento em 700 a 800 dólares canadenses. Então, se hoje você paga $2500 num apê de 1 dormitório, é possível que ano que vem você esteja pagando mais de $3000 no mesmo imóvel. As pessoas simplesmente não estão dando conta de pagar aluguel. Com isso, tem aumentado muito a população de rua. Enfim, o problema é complexo e precisa de várias ações coordenadas dos governos municipal, provincial e federal pra gente começar a ver uma luz no fim do túnel. A restrição do AirBnB nada mais é do que uma tentativa de aumentar o número de imóveis disponíveis no mercado para aluguel a longo prazo. O AirBnB é um serviço muito caro pra se ficar a longo prazo e nós realmente estamos precisando de mais imóveis disponíveis.
O problema nao é o sujeito que tem uma ou duas casas para aluguel. O problema é que fundos de investimentos tem comprado predios inteiros e pressionando o preço da moradia para especulaçao.
@@renatoarchangelo3263Não existe isso, os preços de aluguéis normais são calculados de acordo com o tipo de imóvel ,localização e claro, preços do mercado imobiliário da região.
Está havendo algo silencioso no Prasil , os preços estão aumentando cerca de 30 % a cada mês nos supermercados . As vezes tem alguma promoção para atrair mais as coisas basicas , verduras , frutas , cereais e produtos de higiene e limpezq estão subindo muito . Sem falar em roupas , eletrônicos . O qie esta acontecendo ?? Merece um vodeo ❤❤❤❤
Sim mesma coisa na Austrália você vai para Sydney Bondai Junction ou Mainly Brasileiros dormindo em um quarto com um estranho ou quatro em um quarto…..mas sabe como é estão na internet postando fotos em restaurantes, com uma taça de vinho na mão com um iPhone parcelado em 12 vezes e fingindo serem ricos aí quem está no Brasil acredita
Por isso acho que muita gente vai acabar saindo das cidades e voltando pra " roça". A maioria das pessoas que moram nas cidades grandes não ganham o suficiente nem pra pagar o aluguel.
Já eu percebo que cada vez menos as pessoas querem morar no campo, mesmo com todo esse problema dos preços altos das cidades. Hoje em dia as pessoas preferem morar em 1 quarto compartilhado do que ter que morar numa casa no campo.
Moro na Irlanda ha 7 anos e a cada ano que passa a coisa só piora, o compartilhamento de casa e a apartamentos aqui e bem comum e caro, e se já não bastasse os preços dos aluguéis ainda tem o problema da SUBLOCAÇÃO, onde que ja se paga ate €1,500 pra compartilhar uma casa com mais uns dois ou três quartos….Assim elevando pra muitas vezes mais que o dobro do preço , e muitos acabam pagando por falta de opção e mesmo de não ter onde morar…..
Um dos melhores videos que já vi sobre o assunto e em português. Falou de uma forma neutra sem viés político da super interferência dos governos nos airbnbs, parabéns!
Sim, moro em sc a única coisa que é cara é o aluguel, mas os salário são de 1900 pra cima, comida aqui comparada a manaus é extremamente barato, segurança aqui é extremamente ótima...então não necessito sair do Brasil pra lamber ovo de País
É verdade, é isso que venho notando também kk ainda bem que eles são sinceros e não passam pano por apenas estar em um país mais desenvolvido que o nossoBR.
Geral mesmo, estou em Melbourne, Austrália e outubro de 2023 bateu o recorde de valores de casa. Uma casa em Melbourne e subúrbios próximos chegou no valor de 1 milhão de dólares australianos… Uma casa razoável você não compra por menos de 1 milhão de dólares. Nos brasileiros costumamos idealizar uma vida incrível fora do Brasil por conta da relação salário/poder de compra, mas não é bem assim. A gente sofre tanto pra comprar um iPhone, um carro 0, roupas de marcas, mas se comparar com outros países, a alimentação, moradia, transporte e saúde é basicamente de graça. Sim, eu consigo comprar um iPhone 15 pro Max em 1 mês trabalhando aqui na Austrália, mas eu não consigo comprar uma casa com a mesma facilidade que alguém no Brasil consegue. Sim eu consigo andar na rua usando roupas da gucci, Luis Vuitton, Boss e etc na rua, mas se eu for atropelado e precisar de ambulância eu preciso pagar 5 mil dólares. “Ah mas se vc tem dinheiro pra pagar essas roupas, vc tem dinheiro pra pagar a ambulância”, é aí que você se engana. Você compra roupas assim por 100 dólares, isso você faz em sla, 4 horas trabalhando aqui, mas 5 mil dólares é basicamente teu salário mensal aqui. Coisas básicas como saúde, educação e alimentação boa em países europeus ou nos EUA e Oceania é ridiculamente caro, enquanto no Brasil você consegue ter tudo isso de graça! Não tô dizendo que o Brasil é perfeito, até porque eu sai do Brasil querendo uma vida melhor, mas quebrei a cara e percebi que não é bem assim hehe Reclamamos muito de barriga cheia. Óbvio que não podemos cair no conforto, Brasil precisa melhorar muito, principalmente em relação a segurança e educação (educação eu digo em questão política e etc, somos um país com corrupção impregnada na cultura, e só vamos melhorar quando percebermos isso e mudarmos isso na raiz). Quem tem oportunidade de sair do Brasil, eu apoio, mas não saia achando que irá viver uma vida 1000 melhor que o Brasil, porque essa é a maior mentira que irão te contar. O mundo não é mais o mesmo de 20/30 anos atrás. Quem saiu do Brasil a 20/30 anos atrás não passou e não irá passar por esses problemas que estão acontecendo agora, então irão dizer que é fácil (e na época deles era fácil mesmo, eu mesmo sou filho de imigrante, minha mãe se mudou pro Brasil lá no anos 80). Enfim, babamos muito ovo de gringo e esquecemos das muitas regalias que temos aqui.
Aqui no Brasil em algumas cidades os imóveis atingiram preços que diminuem muito a quantidade de pessoas que conseguem pagar. As vezes acho que é ganância também, as pessoas jogam os preços nas alturas, as construtoras fazem o mesmo, porém uma hora a bolha estoura.
O problema da Europa com moradia é consequência da burocracia e da ganancia em ganhar dinheiro em cima disso. Existem MILHARES de imóveis completamente abandonados em qualquer parte da Europa. Esses imóveis ficam abandonados pelos donos pois é extremamente caro e burocrático reformar. Fora que muitos prédios e casas que pertencem ao governo sequer são contabilizadas corretamente. Com isso, os proprietários de imóveis habitáveis abusam no valor dos aluguéis e o governo não faz nada. O Governo e a população colocam a culpa desse problema na imigração mas a realidade é que esse problema vem da burocracia e ganancia deles mesmo.
Eu moro sozinha num apartamento próprio há anos. Fico pensando no quanto deve ser horrível ter que compartilhar casa com estranhos. Que desconforto!
Год назад+5
Se você estuda e trabalha raramente vê seus colegas inquilinos. Final de semana vai passear. Se todos são estudantes todos se entendem. Repúblicas funcionam assim.
Já dividi apartamento com pessoas estranhas e é a pior experiência de vida. Gente porca, casa podre. Tenho mania de limpeza, organização e decoração, e o povo achava que eu era a babá deles, e mesmo a faxineira semanal não dava conta da porquice, chiqueiro imundície, roubo de comida, música alta. Um inferno. Nunca mais na vida morei e nem vou morar com estranhos ou conhecidos. Prefiro uma kitnet/studio ainda que apertado mas só pra mim. Paz , higiene e limpeza não tem preço!
Aqui na região de Lisboa o aluguel de um quarto e na média de 500 a 700 euros. E salário de Portugal e 820 euros uma pequena porcentagem ganham média de 1.000 a 1.200 euros mas tem que trabalhar em 2 trabalhos. Um trabalho normal de 2° a 6 ° e um slario mínimo.
Os preços que refere são os do CENTRO de Lisboa .Na região metropolitana ( a 20 minutos do centro) encontra quartos por 350 , o problema é querer viver no CENTRO da capital ! É como pretender viver na Paulista SP ou Central park NY ganhando o SALARIO MINIMO Foi um pouco " rastreira "com os números " ...o salário mínimo é auferido por cerca de 20.8% da população.Há mais pessoas no grupo que referiu entre 1000-1200 que segundo as suas palavras é a 'pequena percentagem'! Ademais fala dos números do INE a nivel nacional sendo que Lisboa tem um SALÁRIO MEDIO 300 euros superior à media nacional e é a Região do país com menor prevalência do salário minimo .. E como fala tanto do salário mimimo a minha pergunta é: Fez alguma coisa para qualificar-se ? O setor digital está desesperado procurando pessoas qualificadas e oferece o triplo . Até um pedreiro ou um soldador aufere 70% mais que o SMN
Moro em Florença e realmente é um absurdo. Apartamentos velhos, mofados, sem estruturas básicas como secadora de roupas, por exemplo, são caríssimos. A solução ou é viver em cidades fora do polo urbano e se render a longos trajetos em transporte público ou compartilhar acomodações. Além disso, a Europa de um modo geral tem recebido uma onda imigratória muito alta, o que também agrava a situação. Muitos turistas, imigrantes e estudantes buscando moradia nos polos urbanos a um ritmo que o mercado imobiliário não acompanha.
Bom, neste momento, janeiro de 2024 estou em Portugal, fazem 2 meses exatos. Efetivamente, esta impraticavel, até mesmo para o povo portugues nativo e de economia média, conseguir pagar um apartamento de 1 quarto( aqui chamado de T1), pois o salario minimo é de 820 euros, a maioria do povo recebe entre 820 e 1000 euros brutos, e um (T1) custa na media de 700 euros. Na penúltima semana de janeiro de 2024 ouvi em uma radio portuguesa chamada TFS, na frequencia 104.3 FM, que os jovens portugueses so conseguem sair da casa de seus pais pra sua morada, por vezes alugada(arrendada) a partir dos 35 anos de idade. 1/3 dos jovens ou mais, estao saindo de Portugal pra trabalharem em outros paises pq nao tem conseguido condicoes de pagarem, nem mesmo um arrendamento de um apartamento de 1 quarto apenas. Isso é a pura vdd na pratica que tenho visto aqui nesses 2 meses. Infelizmente é uma péssima realida de Portugal. Isso so vai acabar qdo nos que migramos pra ca, voltarmos pra o brasil, se voltarmos e espero que para um brasil melhor ou para outro pais. Definitivamente o governo portugues nao esta preocupado, na pratica com esta situacao pois o que queria, ja atingiu ou seja, os estrangeiros financiando com seu trabalho a previdencia que sustenta os aposentados portugueses, que sao muitos, assim como o estado de bem estar social daqueles que nao trabalham. Nao ta legal nao, viu.
Aí não tá legal a Segurança Social pagar as pensões e reformas dos aposentados? Hey mano, talvez seja uma solução revolucionária que saiu da tua cabecinha pensadora deixar de pagar as reformas. É uma realidade que os jovens têm dificuldade em comprar ou arrendar uma casa. Ou os imigrantes Já não é verdade que os nativos têm essa mesma dificuldade. É que cerca de 75% das famílias Portuguesas têm casa própria e não pagam rendas ou pagam pequenas prestações aos bancos. Quero também esclarecer que a média mensal líquida do salário mínimo é de cerca de 1060,00 euros mensais . Trabalha-se 11 meses e ganham-se 14 meses mais o subsídio de refeição.
Os governantes portugueses são desonestos: lucram com o trabalho de todos, os locais e os estrangeiros. Está fazendo do país um caos. Eles demonstram uma falsa capacidade para resolver os problemas. Coitado do povo. Aliás, o modelo de Sociedade, Política e Economia brasileiras vieram de Portugal. Boa sorte!
Cara eu tô aqui já fazem 2 anos, não tenho muito que reclamar, eu moro com 4 amigos em um apartamento que não é lá essas coisas, porém não é muito caro. Vou dar uma dica pra quem chega agora: BUSQUE SE ESPECIALIZAR AQUI! Faça algum curso profissionalizante pra indústria, um técnico, sei lá estudem. Eu em 2 anos aqui já consegui tirar minha carta de condução b e me matriculei em um curso de automação industrial pois é uma área que se expande muito e pra fora de Portugal também tem muitas, muitas vagas. Não é atoa que muita gente vem pra Portugal pra estudar e depois saem daqui. O negócio é investir em sua vida profissional, pois os cursos aqui são até baratos para quem consegue investir nisso. E boa sorte irmãos imigrantes 🙏
Aqui em Portugal precisa de uma licença para construir e reformar. Aqui tem muitas casas antigas e abandonadas mas não é possível derrubar e fazer uma nova. Simplesmente é complicado essa situação. Entendo que é pela "imagem" do bairro mas como na crise quem é prejudicado é os "outros" já que políticos são eles por eles é a gente que paga o parto.
Aqui o Brasil também estamos tendo esse tipo de problema. Casas tombadas não pode mudar de aspecto, as famílias que herdaram não tem condições de reformar e ninguém quer vender por preço de banana e ninguém quer comprar para reformar por uma fortuna uma casa que não tem espaço para moradia ou forma ler um comércio. Aí complica demais. Burocracia muito complicada, deveria ao menos poder demolir e construir alguma coisa na mesma estética.
Esse é o problema de toda Europa não permitem construir grandes edifícios e não permite demolir casas em várias localidades. Mas se fizerem uma mudança política nessa área podem virar o deficit habitacional e passar a ter mais acomodações.
@@MrGunnerPunk Roma e toda tombada mas eles permitem reformar completamente preservando apenas a fachada, no bairro do ipiranga um predio não foi reformado porque queriam remover a area de estabulo dos cavalos
Espaço é o que não falta. Na minha Região, que é o Centro Oeste, ainda tem crescido muito o número de casas e prédios construídos, mas os valores são exorbitantes.
Crise imobiliária na Europa, Canadá, Austrália… brasileiro querendo imigrar não tá sobrando muita opção. Eu moro em Chicago (EUA), e o aluguel do nosso apartamento parece que é o mesmo há mais de década.
Realmente aqui no Canadá está bem complicada essa questão, mas com todo respeito, não troco Toronto por Chicago 😂😂😂 O que o Canadá me proporcionou em um pouco mais de 5 anos, como a cidadania, eu não teria conseguido vivendo nos Estados Unidos por mais de uma década. E quem fica aqui no imóvel por muito tempo mantém praticamente o valor que entrou pagando, porque o reajuste em si é baixo (geralmente entre 1-2%/ano). O problema mesmo é entrar em um novo aluguel ou adquirir o imóvel próprio.
Boa noite! Estou indo estudar em Wheaton, IL esse ano. Também estava tentando achar aluguel mas somente encontro casa compartilhada. Você acha que trabalhando 20hrs por semana da conta de pagar um aluguel de quarto assim??
estou precisando de ajuda vou fazer intercâmbio é pra conseguir a residência é melhor ir para o Canadá, europa, ou Austrália e nova Zelândia vi que na Austrália e nova Zelândia tem uma crise imobiliária e é quase impossível comprar uma casa
Moro em Portugal, muitos amigos voltaram pra casa dos pais, fora que pra um salário médio de 800 euros/mês o valor chega a 900 euros o Kitchenette!!!!!
Eu moro em AMSTERDÃ e divido uma casa com mais 4 pessoas e já chegou a ter 6. Quando cheguei aqui achei isso surreal, mas com o tempo vi que é super normal aqui e logo me acostumei, e não é barato tá? Tem quarto aqui chega a custar 1.200 euros! É tenso!
@@thiagobk9266 A inflação do aluguel é outra literalmente falando. Quando se fala de inflação. Eles divulgam a inflação geral e existe outra do aluguel. Pode pesquisar.
Falando em crise Energética, faz um video sobre a crise energética na África do Sul, que vai de mal a pior, ouvi que até existe um Aplicativo lá, para as pessoas saberem em que momento do dia ficarão sem energia (e isso acontece todos os dias)
Moro no Quebec, no Canada e aqui esta bem caro tambem. Nas cidades grandes (Toronto, Montreal, Vancouver) esta quase inacessivel. As casas entao absurdamente caras, apenas para quem eh herdeiro/a.
se cada país cuidasse de seus próprios problemas, com certeza tudo seria diferente, mas hoje existe um inchaço populacional onde não existe espaço para todos, causas humanitárias são muito aplaudidas, mas pouco planejadas.
Na Nova Zelândia é a mesma coisa. Morei por dois anos lá, e sempre tive que dividir casa, porque alugar uma casa ou apartamento é praticamente impossível de tão caro. Até mesmo alugar um quarto individual é bem caro, sempre tive que dividir quartos com diversas pessoas. Tenho amigos que continuaram lá e relatam, que estão vivendo uma crise imobiliária e de empregos também, tem pessoas tendo que morar no carro ou campervan. E as empresas não estão querendo dar vistos de trabalho porque o salário mínimo por hora aumentou.
Outro ponto a ser considerado é a senhorinhagem ou diluição das moedas fiduciárias. Como o dinheiro não tem mais lastro em bens escassos, o papel-moeda está sempre perdendo valor. Por conta disso, muitas pessoas usam os imóveis como reserva de valor para se proteger financeiramente. Funciona como hedge financeiro. Quando o dinheiro voltar a ter lastro, os imóveis voltarão a ter apenas valor utilitário, reduzindo significativamente a especulação imobiliária.
10 месяцев назад+2
Não é simples assim, o próprio valor de coisas como o Ouro já são imaginários (tipo, podem descobrir um elemento amanhã melhor doq o outro para componentes eletrônicos, o peço despencaria)
Eu entendo que a crise é mundial. E está piorando rápido. Aqui no Brasil os aumentos em todas as areas principalmente alimentos está mensal. Uma loucura . Caxias do Sul/ RS
Elementar, faz um mega vídeo falando sobre a crise que TODO O MUNDO vem passando no Século XXI, seja econômica, climatica, o aumento do consumismo, e corrida de fuga para outro planeta, como Marte por exemplo.
Tudo é complexo,nada é simples, mas acho que um dos principais fatores que levou a Europa a essa situação, acho que foi a perda de suas colônias na Africa,Asia, pode estar explodindo agora,mas isso vêm gradativo de longo prazo.
Na mosca meu amigo! Países colonialistas do centro do capitalismo só sobrevivem explorando as suas colônias. Só as custas de muito sofrimento dos explorados é que o primeiro mundo tem a vida boa.
Mostrando que o capitalismo só funciona explorando as outras nações. Enquanto que socialismo todos poderiamos ter uma bosta de uma casa, que nem a união soviética
Eu vivo em Munique na Baviera aqui os preços estão absurdos é quase impossível encontrar um apartamento de 45 m² que não custe menos de €1500 por mês. Há nove anos atrás você pagava pelo mesmo Apenas 750€ ou seja a metade do preço
Essa crise imobiliária, ao que patece, deve ser apenas nos grandes centros urbanos europeus, pois pelo que se vê com freqüência, são videos nas redes dociais mostrando inumeras cidades do interior de toda Europa, praticamente desabitadas, lembrando muito aquelas cidades fantasmas, onde a maioria dos poucos moradores são pessoas com idades avançadas!!,
Acontece que empregos e infraestrutura estão nos grandes centros urbanos. Moro em Toronto 🇨🇦 e aqui também estamos enfrentando esse problema no ramo imobiliário, mas a infraestrutura que eu tenho em Toronto não terei em outras cidades afastadas da Grande Toronto. Eu até teria a opção de ir pra longe porque trabalho 100% remota para os Estados Unidos, mas cidades pequenas tem muito pouca opção de tudo, desde hospitais e médicos até restaurantes e entretenimento.
Essas casas desocupadas são em locais ermos e sem serviços nem infraestrutura moderna. As pessoas preferem passar aperto nas cidades doque morar em uma casa de estrutura centenária e desatualizada em uma vilazinha sem comércio e serviços.
@@arturfer,o que realmente pesa não é a falta de comércio e serviços,mas é assistência médica, farmácias,hospitais....Cidades pequenas e distantes são carentes de socorro médico!
Realmente tem, mas não é como no Brasil onde os transportes passam em todos os lados! Se vc ir no interior de SP vc vai encontrar mercados, trabalho e etc, tem de tudo, no interior de Portugal é impossível viver pq o transporte é péssimo, não tem trabalho, não tem absolutamente nada, sendo assim obrigando as pessoas a viverem nos grandes centros.
Sensacional este canal, sempre com vídeos super informativos sobre temas interessantes. Só teve uma escorregada neste vídeo, que foi utilizar um artigo da Folha de São Paulo, um do vários orgãos de imprensa totalmente não confiáveis no Brasil. Até o merchandise da nomade ficou muito legal e didático. Já estou abrindo minha conta com o cupom.
Lar, teto, casa, habitação... Esse conceito jamais poderia ser enxergado como "investimento", entretanto as coisas são como elas são. Eis a razão pela qual o mundo está virando essa grande merda.
Errado, a razão é a interferência cada vez maior dos governos em tudo, construir tá cada vez mais regulamentado graças a regras de zoneamento cada vez mais restritivas, com menos imóveis sendo construídos o preço disparar é a consequência lógica
@@geopoliticadeboteco-gs5zs então animal, alta procura pq tem pouca oferta, se aumentar a oferta o preço cai, mas vai aumentar como se o estado fica travando construções novas? É bem simples de entender
Imigrantes estão salva do a europa cara, você tá maluco em falar isso! Vários países europeus pagam tudo para um imigrante ir trabalhar lá! Mas não estou falando de empregos subalternos "entregador de Ifood, uber, garçom e etc"
O problema tbm é que aqui na Alemanha o dono dos imóveis passam bastante perrengue ao alugar, pq quem aluga tem muitos direitos. Nem se ficar sem pagar os aluguéis ele pode despejar o indivíduo… muitos nem querem saber de investir em imóveis para este fim. Além de os preços tornarem a construção praticamente impossível. Aqui pra conseguir um terreno vc tem que se candidatar e tem vários requisitos de pontos, fila de espera de mais de 500 pessoas… os Baby Boomers é que se deram bem. Sorte de quem herdou ainda alguma coisa, pq conquistar do zero nos tempos atuais está bem difícil
Aqui na França é exatamente a mesma coisa, os inquilinos são muito protegidos, para conseguir expulsar uma pessoa de um imovel pode levar até um ano, um verdadeiro absurdo, muita gente que financiou o imovel e conta com o aluguel para reembolsar o emprestimo fica sem saber o que fazer, por isso que hoje muitos tiraram seus imoveis do mercado, ou colocaram no airbnb, em Paris a crise de moradia esta enorme, ao mesmo tempo que na cidade existem milhares de imoveis vazios.
O maior problema social é a ganância de ganhar dinheiro sem se preocupar com o próximo. Muitos falam que o salário mínimo no Brasil é muito baixo comparado ao preço exorbitantes de tudo, realmente é, mas se hoje fosse dito que o salário aumentaria 10x, pode ter certeza que amanhã tudo estaria 20x mais caro.
Exato, final de ano o preço de vários alimentos sobe devido a procura... Um exemplo: eu compro água de côco 2l por 8$, chegando próximo do natal subiu para 12 e depois 14!!!! Só em fevereiro que o preço vai cair, pois as pessoas vão deixando de comprar... Todo ano é a mesma coisa.
Claro meu amigo. O que falta ao Brasileiro mesmo é inteligência e pars de votar em política de esquerda. Que só tem discurso bonito, mas no papel te tributar como ninguém, tira oportunidade de emprego e empresas. Obviamente se você aumentar o salário em 10x o custo de produção de bens e serviços irá subir da mesma forma. É matemática básica.
O problema é muito maior que isso, o salário mínimo aumentou 6,97% no ultimo reajuste e os aluguéis aumentaram 16% e assim ocorre todos os anos. Sinal que tem sem vergonhice aí sim e não apenas uma matemática. E se for considerar quem ganha mais de um salário minimo é pior ainda, reajuste de 4%.
Realidade. Morava numa casa cujo aluguel era 400 reais. Após o aumento no salário mínimo, o senhorio disse que o aluguel subiria para 500. Ou seja, continuo com o mesmo dinheiro de antes.
Mas o Salario minimo e em torno de 1400, em Gaspar a media e 1700. Isso não e o cara sendo Ganancioso e sim o Estado interferindo, e pelo que eu vi, na Europa e onde os Globalistas mais se concentram. O Mercado nos EUA e muito Liberal com quase nenhuma interferência estatal com a unica crise sendo os Emigrantes, já China que tem uma interferência bruta esta jogando dinheiro no mercado pra não quebrar empresas, mas ela esta gastando mais que ganhando.
Faltou dizer o motivo dos alugueis em Buenos Aires ou até mesmo Barcelona estarem muito caros. Não é só Airbnb. Tem a questão da justiça nestas localidades estarem dificultando o despejo dos mal pagadores. Proprietários desistem de alugar e a oferta cai!
Muito bom seus vídeos, um dos poucos canais que realmente acompanho hoje em dia. Ideia para um novo vídeo: Estou vendo um movimento de pessoas da minha geração (25 - 30 anos) que cresceram com redes sociais, começarem a abandonar e se tornarem Low Profile. O que acha do tema?
Achou 19% de aumento no aluguel alto? Oque você acha de 40% em Goiânia, capital do estado de Goiás??? 😂😂😂 Não é Europa não, isso é Brasil... se Europeu está sofrendo tendo uma moeda forte, imagine o Brasileiro com o Real e Salário mínimo...
Mas ai vc ta comparando 1 cidade com 1 país, ta de brincadeira ne? A media geral aqui é bem menor que essa, mesma coisa que eu pegar minha cidade aqui no paranazao que ta stagnado ha anos os preços e usar de parametro, Santa ignorância
@@natan63249 Vai para o CONGO lá não tem imposto,mas tenho uma nóticia pra vc, como que lá não tem imposto, não tem nem rua calçada para tu colocar seus pézinhos sem sujar de barro.A e agua tu tera q furar um poço pra beber.
Moro na Bélgica há 23 anos e nunca havia visto tanto aumento como agora, a vida ficou muito cara aqui. Deixei de comprar uma casa de sócio com 1 amigo antes da Pandemia e agora não dá mais mesmo ! Vou voltar para o Brasil.
É verdade, o custo de vida está difícil nos países mais ricos do mundo. Por isso que prefiro ficar no Brasil aqui tá mais barato viver e ganhar bem e ter uma vida pacifica.
@@renatoarchangelo3263Por que o povo Brasileiro, infelizmente, tem mente de colonizado. Somos instruídos desde cedo a idolatrar esses países do Norte.
Eles deveriam construir milhões de casas populares pelo menos 80milhões de casas e 10 milhões de prédios e aí resolve o problema da falta de casas na Europa.
Os velhos que compraram casa aí nos anos 80/90 vão ficar ricos. Meus pais compraram a casa que moram em Curitiba nos anos 2000, pagaram uma mixaria, hoje ela está em torno de 1 milhão de reais, está um pouco menos agora pois está com alguns problemas de infiltração mas estão resolvendo agora e logo deve passar da faixa de 1 milhão. E eu digo, não vale! Eu amo minha casa, até pq vivo nela desde que nasci basicamente, mas nunca na vida que eu hoje pagaria 1 milhão nela, mas nunca.
Tenho atendido muitos brasileiros que trabalham no exterior, todos comentam a mesma coisa, preços absurdamente alto. Uma sugestão é investir aqui no Brasil, em Porto Belo ou Itapema, SC, por exemplo. A moeda de quem trabalha no exterior vale em média 5 vezes mais que o real, isso é excelente para comprar apartamentos na planta, onde terão uma rentabilidade altíssima e ainda poderão colocar para locação por temporada ou Airbnb. Querendo saber mais, me chama, vai ser um prazer passar as informações. Um abração a todos.
coisas baratas na europa: iphone,comida,carro e itens de consumo em geral coisas caras na europa: casas,alugueis, e servicos em geral(corte de cabelo,internet.....)
Eu mesma corto o meu cabelo e aprendi a fazer tudo sozinha. Porém cortar um cabelo não é item de necessidade básica e que você faz todo mês. Em Mato Grosso eu moro sozinha e a minha luz chegou a mais de 600 reais no mês por causa da crise de calor que teve aqui, fazendo a cidade ficar com mais de 40ºC (juntando o clima seco e abaixo do nível do mar). Então luz e internet na Europa eu posso garantir que não é nada caro em comparação ao Brasil. Talvez a única coisa cara seja o gás.
A diferença é que no Brasil com 40% de um salário mínimo que seria 560 reais VC consegue alugar um ktinet no bairro classe média ou classe média baixa tiraram cidades como são Paulo e Rio de janeiro já na Europa até cidades médias precisa de 50% do salário mínimo pra alugar um ktinet e nas grandes cidade é quase um salário
@@Felipecosta-st2qh eu moro em Natal e pago 600 num ktinet de classe média Alta se eu fosse querer mais barato iria pra um de 450 num bairro de classe média baixa
Então o governo desses países europeus deveriam tomar posse e vender as casas com um preço baixo e também pegar uma parte delas e alugar barato, só 100 euros por mês.
Essas casas desocupadas são em locais ermos e sem serviços nem infraestrutura moderna. As pessoas preferem passar aperto nas cidades doque morar em uma casa de estrutura centenária e desatualizada em uma vilazinha sem comércio e serviços.
@@arturfer eles são burros, se tem casas desocupadas em locais mais longe do centro deveriam morar nessas casas e aí seria melhor para eles. MAS Portugal tem que mudar essa política de ñ construir casas e apartamentos. É só construir em áreas próximas das cidades, muitos apartamentos e casas populares baratas e aí resolve o problema da falta de moradia. Se ñ fizerem isso os imigrantes vão invadir essas construir sem autorização igual fazem no Brasil e assim vão resolver o problema da falta de moradia na.
Faltou falar dos aposentados ingleses e franceses comprando imóveis no sul da Europa. Brasileiros buscando o Golden visa em Portugal comprando imóveis de luxo e a massa de imigrantes na Europa concorrendo para alugar imóveis.
Também faltou falar nos Americanos, seniores mas também activos, que foi a comunidade que mais cresceu em Portugal. Ou, nos milhares de nómadas digitais de todo o mundo que aqui se ficaram. Convém fazer um esclarecimento que os brasileiros desconhecem. Cerca de 75% das famílias Portuguesas vivem em casa própria, que é uma das maiores taxas do mundo. Daqui resulta que a grande maioria das famílias Portuguesas não pagam aluguéis ou pagam mensalidades pequenas aos bancos. Só os empréstimos recentes pagarão mensalidades mais elevadas.
Se eu depender de alugar imóvel de forma compartilhada, vou morar debaixo de viaduto, porque, não suporto ter meu espaço junto com outras pessoas e, pior, estranhos. Tô fora. Será que a falta d e moradias vai pelo menos ajudar a espantar os islâmicos?
Vai sim, se duvidar os governos criam programas sociais apenas para favorecer eles (já é meio assim vide a facilitação para residência deles), já quanto a moradia compartilhada, só não concordo no morar debaixo da ponte, de resto assino embaixo, sem condições dividir casa/apartamento com outras pessoas, ainda mais desconhecidos, minhas irmãs já passaram pela experiência e quando ia visitar elas era horrível, isso que também tinham umas primas nossas mas na real isso amenizava pouco o desconforto.
@@eventocriativo6761deveria os países europeus construírem milhões de casas populares e apartamentos populares e aí resolve o problema da falta de moradia na Europa.
Na Itália a estética é de abandono, espaços enormes parados por conta de dois pilares quebrados, tudo por conta duma das coisas mais superestimadas na história do ser humano: turismo. Sinceramente, quando em toda santa cidade é assim, fica difícil.
O mundo é muito grande existem milhões de opções de imóveis baratos pra venda. É lógico que se a pessoa procura preços baixos tem que se desapegar dos grandes centros urbanos. Aqui onde eu moro em Natal/RN a população diminuiu de 800 mil habitantes para 750 mil habitantes, simplesmente porque os preços de imóveis e IPTU em Natal aumentou muito, em compensação as cidades vizinhas a Natal estão em franco crescimento. Em Extremoz por exemplo cidade ao norte de Natal a população aumentou de 24 mil para 61 mil em 10 anos um aumento de 150%. As construtoras constroem casas novinhas e vendem por 160 mil, se for atrás de casas usadas acham mais barato ainda. Praticamente casas novinhas aqui custa o preço de um carro mediano, isso sem falar nas taxas de IPTU mais baratos que os grandes centros urbanos.
O fim da Europa não é o fim do mundo, o Iraque já foi por exemplo o lugar mais desenvolvido do mundo, a Argentina já foi mais rica que muitos países europeus
Cadastre-se na NOMAD com o código "ELEMENTAR" para ganhar até 20 dólares de cashback na primeira operação de câmbio: site.canalelementar.com.br/NDv001
Estamos juntos nessa caminhada
PARABÉNS, VÍDEOS CADA VEZ MELHORES!
A quantidade de imigrantes
Olá bom dia Tales estou tentando baixar o aplicativo, simplesmente mente passa a informação que não esta disponível em meu país
Enquanto não houver controle de natalidade , só tende a piorar. A morte por COVID não fez nem cócegas.
o jeito é fazer como nossos ancestrais faziam, escolher um lugar no meio do nada e 50 anos depois dizer "quando eu cheguei aqui só tinha mato"
Só que o mato já tem dono agora
@@guilhermeodestruidor3143exatamente mano
kkkk ai vamo te q volta a trabalhar na roca. capinar,plantar,criar animais. e ai? ae topa?
Onde vc acha que não tem dono o governo diz é meu
@@peterson.R332tudo que eu quero, to saturado de cidade
Espaço, silêncio e privacidade são o novo ouro da humanidade.
Melhor comentário!
Terra e água... valem mais que ouro 😮
Cazaquistão
vdd viu
Moro em Manaus e tô pagando uma casinha num conjunto habitacional um pouco afastado da cidade.Depois de aposentada quero só tranquilidade e plantar plantas ornamentais que gosto muito.Só quero é sossego e paz.😊
Acho que a casa própria é o sonho de 99% da população. Já dividi apartamento com mais 2 amigos, depois só com 1, e o sonho do imóvel próprio parecia muito distante quando me deparava com os valores e taxas. Depois que me casei e me mudei, conseguimos comprar nosso primeiro apartamento, porque juntamos nossas rendas, mas para uma pessoa solteira é cada vez mais difícil.
E as pessoas estão cada vez mais avessas à relacionamentos duradouros
É quase impossível se não forem duas pessoas juntas
Não só isso, as mulheres hoje em dia não estão dispostas a querer um cara para somar, querem exatamente ja com tudo@@jmdlln
Exatamente! @@Jeffersonkriger
Esta realidade ja existia em alguns paises da Europa ha 20 anos atras, so que em menor escala.. Uma es colega Brasileira, que imigrou para a Holanda, ha + de 25 anos atras, achava que moraria em Amsterda na Holanda, quebrou a cara, quando se viu por quase 1 ano a procura de um imovel, e nao encontrava nada que pudesse estar aderente a seu bolso. Se viu obrigada a ter que buscar em cidades bem menores, nao turisticas , e nao tao desejadas por jovens Holandeses, cidades suburbios, e la optou dividir uma casa de 2 quartos com 3 pessoas. A cidade praticamente eh so dormitorio., tinha alguma infra estrutura , mas minima, um Supermercado, por outro lado, o transporte publico trem era acessivel e funcionava bem. Isto ha 25 anos atras. Ela na epoca imigrante, obviamente, foi obrigada a ter que fazer sacrificios, para poder permanecer no pais. Na epoca bem + jovem, portanto, + aberta a se adaptar, e ao longo dos anos, sem outra opcao, /escolha , acabou se acostumando. A desvantagem atual eh um numero bem maior de demanda, em que o inquilino ficou sem opcao nenhuma de escolher alguma coisa, e ainda fica a merce de imposicoes do proprietario, correndo risco ate de nao conseguir permanecer.
Me sinto feliz..apesar dos problemas do brasil consegui comprar a minha casa em 2022 sem financiamento, economizei por anos investi num terreno em 2017 depois dei o terreno no valor de 100 mil e mais 100 mil em dinheiro na minha casa num bairro novo com toda a infraestrutura..o restante paguei em parcelas..graças a deus..agora vou ampliar. Hoje ela ja vale o dobro..
A GANÂNCIA É UMA DESGRAÇA
VEJAM NA POLÍTICA,O RAÇA MALDITA
Não vale o Dobro não, essa bolha de vcs não existe compra casa em um ano e no outro já vale o dobro.
Aqui na Austrália é a mesma coisa. Dividir apartamento com desconhecidos é o mais comum porque não é POSSÍVEL pagar o aluguel sozinho. Um apartamento no fim do fundo, velho, sem nada por perto não sai por menos de $400 por semana...
Eu, com meus 25 anos, não tenho esperança de ter minha casa aqui, até mesmo no Brasil. É um sentimento de estar correndo, correndo e não sair do lugar
ué mas aí é para os EUA que melhora não é? os staites são a salvação da lavoura não assim que diz os controladores de impostos?
Se vc ajuntar os dólares e depois converter em reais vc consegue comprar uma casa no Brasil.
Só usar a moeda daí para comprar no Brasil onde a moeda não vale nada.
Leia dois livro, PAI RICO PAI POBRE, e OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA. Também veja vídeos do Flávio Augusto, Rick Chester… Também largue o PT, tire esse atraso de vida de vc. Lembre-se que o dinheiro está na mente e não no bolso.
As maravilhas do capitalismo 🥰
Isso já era previsto. Com o lema dessa agenda que diz: Não tenha nda e seja feliz.
Tá acontecendo!
@@geopoliticadeboteco-gs5zs confia! As cidades do interior tão com preços absurdos nos terrenos e imóveis. Terrenos que a 5 anos atrás tava com valor de 80 mil,hoje tá custando 200.
Europeu tem que foder mesmo
Real. Mas alguém vai ter
Sim não tenha nada e seja infeliz na Pca. SE COM OS .....????
Moro na Noruega e aqui a coisa tá feia. O custo de vida está alto pra caramba. Comprar casa aqui é impossível.
Não é só aí. Em Portugal 🇵🇹 também.
Vem pro Brasil está prosperando de amor muito amor kkk
Além dos imigrantes africanos muçulmanos
@@periclesalmeida9219 o amor está vencendo 😂😂😂
Porque tu não volta pro Brasil? Aqui o amor tá demais kkkkk
🇧🇷Vender minha casa que está alugada? Nunquinha. É uma mina de ouro fornecendo um pozinho de ouro todo mês. E cobro só 2/3 do valor e a manutenção é minha. Por isso que o inquilino não se muda. O casal a 10 anos comigo.🙏🏻 Deus é bom !
O problema do mundo é a ganância, e isso está chegando numa situação insustentável.
O incrível é que sempre aumenta o preço, nunca o contrário...
Infelizmente é assim, isso é a inflação 😢😢😢... Nosso dinheiro valendo cada vez menos
relax.
uma hora cai.
@@MiMedicoVirtual numa guerra talvez
Já caiu sim….
Isso que não entendo, o trem não vende e mesmo assim continua subindo o valor.
"A volta ao presencial" foi uma demanda dos investidores de empresas, que também possuem investimentos em fundos imobiliários
morar em são paulo já virou um luxo, imagina em londres. Ta impossivel viver nesse mundo
Só que lá não existe altas taxas de impostos que os políticos roubam!! Qualquer lugar tá sendo melhor que o Brasil
@@dogui6992 A qualidade de vida é melhor, mas o imposto por lá é alto, sim...
No Brasil a construção civil aumentou muito, mas o valor acompanhou tb, onde eu moro uma casa custa 200,300mil das mais simples
Bem barato!! Aqui em SP, casa nesse valor, só em comunidade! Em qualquer bairro periférico as casas são+ de $400.00!
Mão de obra cara
em salvador também
@@celiagarutti5970Está morando onde em SP ? Jardins ? '-' Uma casa aqui na Leste, você compra com 150k na mão e nem é dentro da favela em si. Vila olímpia tb já vi muitas por 600k, e bem localizadas. 200mil de Tatuapé pá trás você tem bastante opções de casas boas pá dar entrada, e uma entrada muito boa.
@@issofoimuitotragico200 mil na zona leste vc compra um apto na Cohab de itaquera…
Aí você lembra do coach que fala: "alugar é melhor que comprar!"
Ele falava isso há 15 anos. E o povo alugou os imóveis que ele comprou, ao mesmo tempo que os imoveis valorizaram. Trouxa quem acreditou.
@@Judgedredd95é um "vendido" da indústria imobiliária !!!!
Você tem que MORAR NO QUE É SEU !!!!
Ele era um bocó de internet falando lorota !!!!
E os otários caíram iguais como um patos !!!!
@@Judgedredd95tipo: o besta fala e o trouxa acredita.
Elementar é o meu canal que mesmo sem notificações eu venho conferir se o vídeo já saiu.
As coisas aqui em Portugal estão ladeira a baixo
Há pois está. A quem o diga xD. Com as crises que está haver! 🙄🤨🤔🧐🧐🇵🇹
Lamento em saber disso.
Então pá, que que tá a correr mal? Só os aluguéis que tão malucos
Fds?
Claro que tá ladeira abaixo olha o tanto de imigrante …
o aluguel de um apto, em Londres, custa R$ 7 mil (média), mas tem que pagar 6 meses adiantados, quase R$ 50 mil.
Serio? Na Australia um quarto em uma casa compartilhada e’ mil dolares por mes
Tem cidades em que apenas alguns fundos de investimentos são donos da maioria dos imóveis para locação, como é o caso de londres e berlim, eles fazem o que querem com a oferta e o preço dos aluguéis.
Errado, isso não é o problema
@@herrboeing e qual é ? como que alguma organização ser dona de uma cidade não é o problema ?
@marianosimonetti8444 Maioria dos canais pró mercado jogam isso para debaixo do tapete. O importante é criar um inimigo fictício e não dizer a verdade.
é parte do problema, simples assim@@herrboeing
@@herrboeingClaro que é problema, mas como vc deve ter um dinheiro em alguma FII, você não vai admitir isso.
É aquela frase: "Não tá fácil pra ninguém".
O problema não é o Brasil, só no Brasil, tem problemas em todo lugar. No mundo todo, com o passar do tempo, as pessoas tem trabalhado bem mais, porém estão ganhando menos
Por isso que eu digo que a melhor geração é a baby boomer ( nascidos entre 45 e 57). Nessa época , bastava ter um bom segundo grau, um curso de datilografia que já se conseguia um bom emprego e comprar casa. Hoje em dia, os jovens estão mega qualificados, tem mestrado, falam várias linguas e não conseguem um emprego que pague o aluguel.
Isso é verdade!
@@bentomiguel2141Mega qualificados, porém emburrecidos. Antigamente uma pessoa com segundo grau tinha mais cultura geral e escrevia muito melhor que muitos universitários e pós-graduados de hoje…
@@micheldolagoamaro8306 uma trágica verdade. Parece que tudo está desvalorizando. Até as pessoas
@@bentomiguel2141O problema está aí. As pessoas estudam para procurar emprego e não para abrir sua própria empresa. Quanto menor for o empreendedorismo, menor a oferta de empregos.
Você descrevendo o problema na Europa me lembrou muito o problema que estamos enfrentando aqui no Canada. House affordability é o assunto mais quente aqui no momento e está cada vez mais difícil comprar ou alugar um imóvel por aqui 😔 E aqui em Toronto pelo menos o governo está cada vez mais presente pra dizer o que você pode ou não pode fazer com o seu imóvel (AirBnB mesmo é algo que o governo tem regulado).
Mas isso é errado. Cada um coloca o preço de aluguel que quiser.
@renatoarchangelo3263 kkkk tu tem dinheiro para pagar?
@@renatoarchangelo3263 Não é dessa forma que funciona aqui. Aqui, o dono do apartamento alugado e administradora do prédio podem entrar a hora que quiser no imóvel alugado, contanto que eles avisem com 24h de antecedência. A administradora também tem o direito de determinar o que você pode ou não ter na varanda do seu apartamento, porque a varanda na verdade é considerada área comum do prédio e não pertencente ao dono do apartamento.
Mas, em relação a aluguel e venda de imóveis, eu acho que precisamos aumentar a regulamentação, pois o aumento do valor dos imóveis, tanto pra aluguel quanto compra, está desenfreado. Aqui, por exemplo, existe um limite dado pela província para aumento do aluguel. Só que esse limite só vale pra imoveis construídos e que foram usados pra aluguel até Nov-2018. Para imóveis construídos após Nov-2018, o dono aumenta quanto quiser. O problema é que grandes corporações, a maioria chinesas, compraram mais da metade de Toronto e com a quantidade de imigrantes que o governo tem trazido (500.000/ano, com a maioria ficando na Grande Toronto) e com a escassez de espaços pra se viver (a grande Toronto hoje tem mais gente do que imóveis disponíveis), o valor está indo parar nas alturas. Você entra num imóvel desses que não são regulados que custa X hoje e dali 1-2 anos o dono coloca o aumento em 700 a 800 dólares canadenses. Então, se hoje você paga $2500 num apê de 1 dormitório, é possível que ano que vem você esteja pagando mais de $3000 no mesmo imóvel. As pessoas simplesmente não estão dando conta de pagar aluguel. Com isso, tem aumentado muito a população de rua. Enfim, o problema é complexo e precisa de várias ações coordenadas dos governos municipal, provincial e federal pra gente começar a ver uma luz no fim do túnel. A restrição do AirBnB nada mais é do que uma tentativa de aumentar o número de imóveis disponíveis no mercado para aluguel a longo prazo. O AirBnB é um serviço muito caro pra se ficar a longo prazo e nós realmente estamos precisando de mais imóveis disponíveis.
O problema nao é o sujeito que tem uma ou duas casas para aluguel. O problema é que fundos de investimentos tem comprado predios inteiros e pressionando o preço da moradia para especulaçao.
@@renatoarchangelo3263Não existe isso, os preços de aluguéis normais são calculados de acordo com o tipo de imóvel ,localização e claro, preços do mercado imobiliário da região.
Melhor canal. Boa dicção, objetivo e com conteúdo relevante. Parabéns.
Está havendo algo silencioso no Prasil , os preços estão aumentando cerca de 30 % a cada mês nos supermercados . As vezes tem alguma promoção para atrair mais as coisas basicas , verduras , frutas , cereais e produtos de higiene e limpezq estão subindo muito . Sem falar em roupas , eletrônicos .
O qie esta acontecendo ??
Merece um vodeo ❤❤❤❤
Cara tem certeza que é vc que faz compras na sua casa??? Aqui em pvh Rondônia não tá assim não viu
resposta: 9 dedos alinhado com a agenda 2030
Aqui eles só choram pela cornoropa só
@@brunoroberto3044Então essa cidade fica na lua! 😂
Só se for na tua cidade.
Na verdade , os preços dos alimentos cairam.
Valeu!
Tá puxado aqui em Londres, viu!!
Londres é e sempre será a cidade mais cara da Europa
Descobri que uma amiga na Espanha está compartilhando casa tbem... mora em 1 quarto do apartamento dividido
Sim mesma coisa na Austrália você vai para Sydney Bondai Junction ou Mainly Brasileiros dormindo em um quarto com um estranho ou quatro em um quarto…..mas sabe como é estão na internet postando fotos em restaurantes, com uma taça de vinho na mão com um iPhone parcelado em 12 vezes e fingindo serem ricos aí quem está no Brasil acredita
Por isso acho que muita gente vai acabar saindo das cidades e voltando pra " roça". A maioria das pessoas que moram nas cidades grandes não ganham o suficiente nem pra pagar o aluguel.
Já eu percebo que cada vez menos as pessoas querem morar no campo, mesmo com todo esse problema dos preços altos das cidades. Hoje em dia as pessoas preferem morar em 1 quarto compartilhado do que ter que morar numa casa no campo.
Moro na Irlanda ha 7 anos e a cada ano que passa a coisa só piora, o compartilhamento de casa e a apartamentos aqui e bem comum e caro, e se já não bastasse os preços dos aluguéis ainda tem o problema da SUBLOCAÇÃO, onde que ja se paga ate €1,500 pra compartilhar uma casa com mais uns dois ou três quartos….Assim elevando pra muitas vezes mais que o dobro do preço , e muitos acabam pagando por falta de opção e mesmo de não ter onde morar…..
é triste, pensei em ir a Irlanda em 2015, era uma outra época, agora não aconselho ninguém
Inflação do Euro, altíssima burocracia pra construção de imóveis, custo dos materiais de construção, nimbyismo...
Na Suíça tem que ter uma aprovação do visual da casa além de um protótipo da casa, fica inviável a construção . Muitas normas.
O gde culpado sem dúvidas é o próprio ser humano, que explora o próximo em um sistema desumano e sem alma ....
Um dos melhores videos que já vi sobre o assunto e em português. Falou de uma forma neutra sem viés político da super interferência dos governos nos airbnbs, parabéns!
Olhando os comentarios de pessoas de fora do Brasil me faz pensar que o problema não ta só em um lugar, geral ta meio ferrado rs
Sim, moro em sc a única coisa que é cara é o aluguel, mas os salário são de 1900 pra cima, comida aqui comparada a manaus é extremamente barato, segurança aqui é extremamente ótima...então não necessito sair do Brasil pra lamber ovo de País
Está geral sim. Moro no Canadá e aqui é o mesmo cenário.
É verdade, é isso que venho notando também kk ainda bem que eles são sinceros e não passam pano por apenas estar em um país mais desenvolvido que o nossoBR.
Geral mesmo, estou em Melbourne, Austrália e outubro de 2023 bateu o recorde de valores de casa. Uma casa em Melbourne e subúrbios próximos chegou no valor de 1 milhão de dólares australianos… Uma casa razoável você não compra por menos de 1 milhão de dólares. Nos brasileiros costumamos idealizar uma vida incrível fora do Brasil por conta da relação salário/poder de compra, mas não é bem assim.
A gente sofre tanto pra comprar um iPhone, um carro 0, roupas de marcas, mas se comparar com outros países, a alimentação, moradia, transporte e saúde é basicamente de graça.
Sim, eu consigo comprar um iPhone 15 pro Max em 1 mês trabalhando aqui na Austrália, mas eu não consigo comprar uma casa com a mesma facilidade que alguém no Brasil consegue.
Sim eu consigo andar na rua usando roupas da gucci, Luis Vuitton, Boss e etc na rua, mas se eu for atropelado e precisar de ambulância eu preciso pagar 5 mil dólares. “Ah mas se vc tem dinheiro pra pagar essas roupas, vc tem dinheiro pra pagar a ambulância”, é aí que você se engana. Você compra roupas assim por 100 dólares, isso você faz em sla, 4 horas trabalhando aqui, mas 5 mil dólares é basicamente teu salário mensal aqui.
Coisas básicas como saúde, educação e alimentação boa em países europeus ou nos EUA e Oceania é ridiculamente caro, enquanto no Brasil você consegue ter tudo isso de graça!
Não tô dizendo que o Brasil é perfeito, até porque eu sai do Brasil querendo uma vida melhor, mas quebrei a cara e percebi que não é bem assim hehe
Reclamamos muito de barriga cheia. Óbvio que não podemos cair no conforto, Brasil precisa melhorar muito, principalmente em relação a segurança e educação (educação eu digo em questão política e etc, somos um país com corrupção impregnada na cultura, e só vamos melhorar quando percebermos isso e mudarmos isso na raiz).
Quem tem oportunidade de sair do Brasil, eu apoio, mas não saia achando que irá viver uma vida 1000 melhor que o Brasil, porque essa é a maior mentira que irão te contar. O mundo não é mais o mesmo de 20/30 anos atrás. Quem saiu do Brasil a 20/30 anos atrás não passou e não irá passar por esses problemas que estão acontecendo agora, então irão dizer que é fácil (e na época deles era fácil mesmo, eu mesmo sou filho de imigrante, minha mãe se mudou pro Brasil lá no anos 80).
Enfim, babamos muito ovo de gringo e esquecemos das muitas regalias que temos aqui.
@@riquejb9838meu sonho e a Austrália acho muito bonito ai
Aqui no Brasil em algumas cidades os imóveis atingiram preços que diminuem muito a quantidade de pessoas que conseguem pagar. As vezes acho que é ganância também, as pessoas jogam os preços nas alturas, as construtoras fazem o mesmo, porém uma hora a bolha estoura.
Parabéns pelo vídeo. E que _merchan_ bem feito. Nem parece.
O problema da Europa com moradia é consequência da burocracia e da ganancia em ganhar dinheiro em cima disso. Existem MILHARES de imóveis completamente abandonados em qualquer parte da Europa. Esses imóveis ficam abandonados pelos donos pois é extremamente caro e burocrático reformar. Fora que muitos prédios e casas que pertencem ao governo sequer são contabilizadas corretamente. Com isso, os proprietários de imóveis habitáveis abusam no valor dos aluguéis e o governo não faz nada. O Governo e a população colocam a culpa desse problema na imigração mas a realidade é que esse problema vem da burocracia e ganancia deles mesmo.
Você disse absolutamente tudo!
Eu moro sozinha num apartamento próprio há anos. Fico pensando no quanto deve ser horrível ter que compartilhar casa com estranhos. Que desconforto!
Se você estuda e trabalha raramente vê seus colegas inquilinos. Final de semana vai passear. Se todos são estudantes todos se entendem. Repúblicas funcionam assim.
Concordo.A gente nunca sabe com quem nosso caminho vai cruzar, ainda mais já dentro de casa...
@@MuriloRossini Exatamente
Já dividi apartamento com pessoas estranhas e é a pior experiência de vida. Gente porca, casa podre. Tenho mania de limpeza, organização e decoração, e o povo achava que eu era a babá deles, e mesmo a faxineira semanal não dava conta da porquice, chiqueiro imundície, roubo de comida, música alta. Um inferno. Nunca mais na vida morei e nem vou morar com estranhos ou conhecidos. Prefiro uma kitnet/studio ainda que apertado mas só pra mim. Paz , higiene e limpeza não tem preço!
@@canaldaluluzinhaofc Nossa! Eu fico pensando nisso. Que barra você passou durante esse tempo. É melhor ficar numa kit sozinho mesmo.
Aqui na região de Lisboa o aluguel de um quarto e na média de 500 a 700 euros. E salário de Portugal e 820 euros uma pequena porcentagem ganham média de 1.000 a 1.200 euros mas tem que trabalhar em 2 trabalhos. Um trabalho normal de 2° a 6 ° e um slario mínimo.
Igual no Brasil.... Kitnet por menos de 900.00 não encontra...se achar é em local de risco ou insalubre... E o saláriooo👎👎👎
Os preços que refere são os do CENTRO de Lisboa .Na região metropolitana ( a 20 minutos do centro) encontra quartos por 350 , o problema é querer viver no CENTRO da capital !
É como pretender viver na Paulista SP ou Central park NY ganhando o SALARIO MINIMO
Foi um pouco " rastreira "com os números " ...o salário mínimo é auferido por cerca de 20.8% da população.Há mais pessoas no grupo que referiu entre 1000-1200 que segundo as suas palavras é a 'pequena percentagem'!
Ademais fala dos números do INE a nivel nacional sendo que Lisboa tem um SALÁRIO MEDIO 300 euros superior à media nacional e é a Região do país com menor prevalência do salário minimo ..
E como fala tanto do salário mimimo a minha pergunta é: Fez alguma coisa para qualificar-se ?
O setor digital está desesperado procurando pessoas qualificadas e oferece o triplo .
Até um pedreiro ou um soldador aufere 70% mais que o SMN
Em portugal anos atrás eles davam cidadania pra quem comprasse imovel em portugal e explodiu os preços dos imoveis.
Moro em Florença e realmente é um absurdo.
Apartamentos velhos, mofados, sem estruturas básicas como secadora de roupas, por exemplo, são caríssimos.
A solução ou é viver em cidades fora do polo urbano e se render a longos trajetos em transporte público ou compartilhar acomodações.
Além disso, a Europa de um modo geral tem recebido uma onda imigratória muito alta, o que também agrava a situação.
Muitos turistas, imigrantes e estudantes buscando moradia nos polos urbanos a um ritmo que o mercado imobiliário não acompanha.
Aff..imagine para quem gosta de privacidade,solitude, sossego … dividir o mesmo ambiente com várias pessoas… nem pensar 😊
Fica ruim até p transar kkkkk
Bom, neste momento, janeiro de 2024 estou em Portugal, fazem 2 meses exatos. Efetivamente, esta impraticavel, até mesmo para o povo portugues nativo e de economia média, conseguir pagar um apartamento de 1 quarto( aqui chamado de T1), pois o salario minimo é de 820 euros, a maioria do povo recebe entre 820 e 1000 euros brutos, e um (T1) custa na media de 700 euros.
Na penúltima semana de janeiro de 2024 ouvi em uma radio portuguesa chamada TFS, na frequencia 104.3 FM, que os jovens portugueses so conseguem sair da casa de seus pais pra sua morada, por vezes alugada(arrendada) a partir dos 35 anos de idade.
1/3 dos jovens ou mais, estao saindo de Portugal pra trabalharem em outros paises pq nao tem conseguido condicoes de pagarem, nem mesmo um arrendamento de um apartamento de 1 quarto apenas.
Isso é a pura vdd na pratica que tenho visto aqui nesses 2 meses. Infelizmente é uma péssima realida de Portugal. Isso so vai acabar qdo nos que migramos pra ca, voltarmos pra o brasil, se voltarmos e espero que para um brasil melhor ou para outro pais. Definitivamente o governo portugues nao esta preocupado, na pratica com esta situacao pois o que queria, ja atingiu ou seja, os estrangeiros financiando com seu trabalho a previdencia que sustenta os aposentados portugueses, que sao muitos, assim como o estado de bem estar social daqueles que nao trabalham. Nao ta legal nao, viu.
Mas então pq não volta pro Brasil ?
Acho que está crise da habilitação é mundial! Não é apenas no Brasil!
Aí não tá legal a Segurança Social pagar as pensões e reformas dos aposentados?
Hey mano, talvez seja uma solução revolucionária que saiu da tua cabecinha pensadora deixar de pagar as reformas.
É uma realidade que os jovens têm dificuldade em comprar ou arrendar uma casa. Ou os imigrantes
Já não é verdade que os nativos têm essa mesma dificuldade.
É que cerca de 75% das famílias Portuguesas têm casa própria e não pagam rendas ou pagam pequenas prestações aos bancos.
Quero também esclarecer que a média mensal líquida do salário mínimo é de cerca de 1060,00 euros mensais .
Trabalha-se 11 meses e ganham-se 14 meses mais o subsídio de refeição.
Os governantes portugueses são desonestos: lucram com o trabalho de todos, os locais e os estrangeiros. Está fazendo do país um caos.
Eles demonstram uma falsa capacidade para resolver os problemas.
Coitado do povo.
Aliás, o modelo de Sociedade, Política e Economia brasileiras vieram de Portugal.
Boa sorte!
Cara eu tô aqui já fazem 2 anos, não tenho muito que reclamar, eu moro com 4 amigos em um apartamento que não é lá essas coisas, porém não é muito caro. Vou dar uma dica pra quem chega agora: BUSQUE SE ESPECIALIZAR AQUI! Faça algum curso profissionalizante pra indústria, um técnico, sei lá estudem. Eu em 2 anos aqui já consegui tirar minha carta de condução b e me matriculei em um curso de automação industrial pois é uma área que se expande muito e pra fora de Portugal também tem muitas, muitas vagas. Não é atoa que muita gente vem pra Portugal pra estudar e depois saem daqui. O negócio é investir em sua vida profissional, pois os cursos aqui são até baratos para quem consegue investir nisso. E boa sorte irmãos imigrantes 🙏
Olá Talles, tudo bem contigo?! Faça por favor um vídeo sobre o mercado de TI e outras tecnologias de Israel. Abraços
Aqui em Portugal precisa de uma licença para construir e reformar.
Aqui tem muitas casas antigas e abandonadas mas não é possível derrubar e fazer uma nova.
Simplesmente é complicado essa situação. Entendo que é pela "imagem" do bairro mas como na crise quem é prejudicado é os "outros" já que políticos são eles por eles é a gente que paga o parto.
Aqui o Brasil também estamos tendo esse tipo de problema. Casas tombadas não pode mudar de aspecto, as famílias que herdaram não tem condições de reformar e ninguém quer vender por preço de banana e ninguém quer comprar para reformar por uma fortuna uma casa que não tem espaço para moradia ou forma ler um comércio. Aí complica demais. Burocracia muito complicada, deveria ao menos poder demolir e construir alguma coisa na mesma estética.
O problema é sempre o Estado e as barreiras que ele cria contra o aumento da oferta.
Esse é o problema de toda Europa não permitem construir grandes edifícios e não permite demolir casas em várias localidades. Mas se fizerem uma mudança política nessa área podem virar o deficit habitacional e passar a ter mais acomodações.
@@MrGunnerPunk Roma e toda tombada mas eles permitem reformar completamente preservando apenas a fachada, no bairro do ipiranga um predio não foi reformado porque queriam remover a area de estabulo dos cavalos
Aqui no Brasil o custo de vida está caro, mais o país não tem problema de espaço para construir, aqui o setor da construção civil cresceu.
O problema é que o salário do brasileiro é uma merda, está entre os piores do mundo. O brasileiro não vive tenta sobreviver.
Espaço é o que não falta. Na minha Região, que é o Centro Oeste, ainda tem crescido muito o número de casas e prédios construídos, mas os valores são exorbitantes.
Verdade na minha cidade mesmo cada vez tá crescendo
É porque os países europeus tem mais de mil anos. Brasil só tem 500, a nossa sociedade veio depois
A minha, aqui no sul, está crescendo como nunca vi.
Está difícil até atravessar a rua em frente a minha casa😮
Era uma vila bem esquecida aqui.
Crise imobiliária na Europa, Canadá, Austrália… brasileiro querendo imigrar não tá sobrando muita opção. Eu moro em Chicago (EUA), e o aluguel do nosso apartamento parece que é o mesmo há mais de década.
Realmente aqui no Canadá está bem complicada essa questão, mas com todo respeito, não troco Toronto por Chicago 😂😂😂 O que o Canadá me proporcionou em um pouco mais de 5 anos, como a cidadania, eu não teria conseguido vivendo nos Estados Unidos por mais de uma década. E quem fica aqui no imóvel por muito tempo mantém praticamente o valor que entrou pagando, porque o reajuste em si é baixo (geralmente entre 1-2%/ano). O problema mesmo é entrar em um novo aluguel ou adquirir o imóvel próprio.
@@Tsukiyomi_se o governo canadense construir 5 milhões de casas populares de até 80 mil dólares todos conseguem comprar.
Boa noite! Estou indo estudar em Wheaton, IL esse ano. Também estava tentando achar aluguel mas somente encontro casa compartilhada. Você acha que trabalhando 20hrs por semana da conta de pagar um aluguel de quarto assim??
@@Tsukiyomi_ Canadá é pior que os EUA...
estou precisando de ajuda vou fazer intercâmbio é pra conseguir a residência é melhor ir para o Canadá, europa, ou Austrália e nova Zelândia vi que na Austrália e nova Zelândia tem uma crise imobiliária e é quase impossível comprar uma casa
Moro em Portugal, muitos amigos voltaram pra casa dos pais, fora que pra um salário médio de 800 euros/mês o valor chega a 900 euros o Kitchenette!!!!!
Pago 350 em um quarto , mesmo assim prefiro ficar aqui do que voltar para o esgoto chamado Brasil .
@@robsonballwill9325então se ferra aí. Brasil é um dos melhores países do mundo.
@@renatoarchangelo3263 Kkkkkkkkk melhor país do mundo a onde?
@@robsonballwill9325então ferra otário
Em qual cidade?@@robsonballwill9325
Eu moro em AMSTERDÃ e divido uma casa com mais 4 pessoas e já chegou a ter 6. Quando cheguei aqui achei isso surreal, mas com o tempo vi que é super normal aqui e logo me acostumei, e não é barato tá? Tem quarto aqui chega a custar 1.200 euros! É tenso!
Em Curitiba, é igual
A Unica cidade da Europa que a habitação é viavel é Viena mas porque a prefeitura tem 20% dos imoveis e aluga a 10% da renda
Aqui em goiania o alugel subiu 30% e os imóveis são tão especulados que só a elite consegue comprar
E o governo dizendo q a inflação é só de 4% por ano... 😅
o problema não é imposto, é a especulação imobiliária e bairros/cidades na mão de imobiliárias.
Não tem grana chora.
@@gusferreira4339 grana eu tenho, estou até comprando minha casa.
@@thiagobk9266 A inflação do aluguel é outra literalmente falando.
Quando se fala de inflação. Eles divulgam a inflação geral e existe outra do aluguel. Pode pesquisar.
Áureo, que trabalho primoroso! Obrigado por ser esse transmissor tão caprichoso!
Falando em crise Energética, faz um video sobre a crise energética na África do Sul, que vai de mal a pior, ouvi que até existe um Aplicativo lá, para as pessoas saberem em que momento do dia ficarão sem energia (e isso acontece todos os dias)
Todos os dias,2 ou 3xs por dia,esse evento è chamado loadshedding. Morei alguns meses em Capetown e isso estragou bastante minha experiencia la.
Moro no Quebec, no Canada e aqui esta bem caro tambem. Nas cidades grandes (Toronto, Montreal, Vancouver) esta quase inacessivel. As casas entao absurdamente caras, apenas para quem eh herdeiro/a.
se cada país cuidasse de seus próprios problemas, com certeza tudo seria diferente, mas hoje existe um inchaço populacional onde não existe espaço para todos, causas humanitárias são muito aplaudidas, mas pouco planejadas.
Melhor canal de documentários!
Na Nova Zelândia é a mesma coisa. Morei por dois anos lá, e sempre tive que dividir casa, porque alugar uma casa ou apartamento é praticamente impossível de tão caro. Até mesmo alugar um quarto individual é bem caro, sempre tive que dividir quartos com diversas pessoas.
Tenho amigos que continuaram lá e relatam, que estão vivendo uma crise imobiliária e de empregos também, tem pessoas tendo que morar no carro ou campervan. E as empresas não estão querendo dar vistos de trabalho porque o salário mínimo por hora aumentou.
😯
Outro ponto a ser considerado é a senhorinhagem ou diluição das moedas fiduciárias. Como o dinheiro não tem mais lastro em bens escassos, o papel-moeda está sempre perdendo valor. Por conta disso, muitas pessoas usam os imóveis como reserva de valor para se proteger financeiramente. Funciona como hedge financeiro. Quando o dinheiro voltar a ter lastro, os imóveis voltarão a ter apenas valor utilitário, reduzindo significativamente a especulação imobiliária.
Não é simples assim, o próprio valor de coisas como o Ouro já são imaginários (tipo, podem descobrir um elemento amanhã melhor doq o outro para componentes eletrônicos, o peço despencaria)
Eu moro na italiano tenho 30
Anos e comprei a minha casa de 120 metros fui muito abençoado
Europa? Nego aqui no brasil paga 1/4 de milhão para morar em uma casa de 55m², isso é surreal
250 mil reais? Onde tá barato assim?
@@gabrielp.262você encontra no interior
@@gabrielp.262 Curitiba comprando na planta ta nessa faixa minha casa minha vida
@gabrielp.262 250 mil sendo no interior ne, pq moro em interior e o preço mais baixo e 200mil
Barato kkkkk aqui em SC um bom 400k cúbico
Eu entendo que a crise é mundial. E está piorando rápido. Aqui no Brasil os aumentos em todas as areas principalmente alimentos está mensal. Uma loucura . Caxias do Sul/ RS
Elementar, faz um mega vídeo falando sobre a crise que TODO O MUNDO vem passando no Século XXI, seja econômica, climatica, o aumento do consumismo, e corrida de fuga para outro planeta, como Marte por exemplo.
Up
Up
Up
Gostaria de ver outras situações da Europa além das altas dos aluguéis.
Achei legal pra caramba o vídeo 😃
so isso mesmo. o resto ta otimo
Aqui na Irlanda tá foda os alugueis, os alimentos estão caros mas não a ponto de ficarmos apertados.
@@meetingwell1018se o governo irlandês construir umas 5 milhões de casas populares ele resolve o problema da falta de moradia na Irlanda.
Na Suíça além dos aluguéis tem o problema da imigração em massa
@@analuciasantana9069 a Suíça tem que construir muitas casas populares para todos morarem e aí resolve o problema da falta de moradia na Suíça.
Tudo é complexo,nada é simples, mas acho que um dos principais fatores que levou a Europa a essa situação, acho que foi a perda de suas colônias na Africa,Asia, pode estar explodindo agora,mas isso vêm gradativo de longo prazo.
Na mosca meu amigo! Países colonialistas do centro do capitalismo só sobrevivem explorando as suas colônias. Só as custas de muito sofrimento dos explorados é que o primeiro mundo tem a vida boa.
Mostrando que o capitalismo só funciona explorando as outras nações. Enquanto que socialismo todos poderiamos ter uma bosta de uma casa, que nem a união soviética
Vem . Isso, Sem falar nas antigas colônias da América , ou seja, nós!
Acredito que tudo parte daquela quebradeira imobiliária nós EUA ..a Europa infelizmente vai no rebote dessa bolha de sabão americana.
Este excelente canal a cada dia se supera. Parabéns Thales!
Eu moro na França a 4 anos está tudo caro msm não dá fácil
No Brasil é imposto para todo lado! Tudo aumentando em função dos impostos e Governo querendo aumentar mais ainda!
A inflação no Brasil tá controlada.
@@lucasmatosaraujo7772 Do jeito que o Governo está gastando sem lastro, em breve a inflação vai disparar!
Eu vivo em Munique na Baviera aqui os preços estão absurdos é quase impossível encontrar um apartamento de 45 m² que não custe menos de €1500 por mês.
Há nove anos atrás você pagava pelo mesmo Apenas 750€ ou seja a metade do preço
E viva o capEtalismo.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Deus nos proteja 🙏🙏🙏🙏
Morar em cidades ficou insalubre. O negócio é sair das cidade e começar do zero.
Canal maravilhoso, namoral. Elementar é um dos melhores.✨️✨️✨️✨️
Essa crise imobiliária, ao que patece, deve ser apenas nos grandes centros urbanos europeus, pois pelo que se vê com freqüência, são videos nas redes dociais mostrando inumeras cidades do interior de toda Europa, praticamente desabitadas, lembrando muito aquelas cidades fantasmas, onde a maioria dos poucos moradores são pessoas com idades avançadas!!,
Acontece que empregos e infraestrutura estão nos grandes centros urbanos. Moro em Toronto 🇨🇦 e aqui também estamos enfrentando esse problema no ramo imobiliário, mas a infraestrutura que eu tenho em Toronto não terei em outras cidades afastadas da Grande Toronto. Eu até teria a opção de ir pra longe porque trabalho 100% remota para os Estados Unidos, mas cidades pequenas tem muito pouca opção de tudo, desde hospitais e médicos até restaurantes e entretenimento.
Essas casas desocupadas são em locais ermos e sem serviços nem infraestrutura moderna. As pessoas preferem passar aperto nas cidades doque morar em uma casa de estrutura centenária e desatualizada em uma vilazinha sem comércio e serviços.
@@arturfer,o que realmente pesa não é a falta de comércio e serviços,mas é assistência médica, farmácias,hospitais....Cidades pequenas e distantes são carentes de socorro médico!
Realmente tem, mas não é como no Brasil onde os transportes passam em todos os lados! Se vc ir no interior de SP vc vai encontrar mercados, trabalho e etc, tem de tudo, no interior de Portugal é impossível viver pq o transporte é péssimo, não tem trabalho, não tem absolutamente nada, sendo assim obrigando as pessoas a viverem nos grandes centros.
Sensacional este canal, sempre com vídeos super informativos sobre temas interessantes. Só teve uma escorregada neste vídeo, que foi utilizar um artigo da Folha de São Paulo, um do vários orgãos de imprensa totalmente não confiáveis no Brasil. Até o merchandise da nomade ficou muito legal e didático. Já estou abrindo minha conta com o cupom.
Lar, teto, casa, habitação... Esse conceito jamais poderia ser enxergado como "investimento", entretanto as coisas são como elas são. Eis a razão pela qual o mundo está virando essa grande merda.
Errado, a razão é a interferência cada vez maior dos governos em tudo, construir tá cada vez mais regulamentado graças a regras de zoneamento cada vez mais restritivas, com menos imóveis sendo construídos o preço disparar é a consequência lógica
@@herrboeing continua na bolha liberalóide aí e seja "feliz"
@@Joao_000 continua nessa bolha socialista de achar que a culpa é sempre do "rico malvadão" e continue sendo um fracassado
Isso é culpa dos governos que cobram imposto em cima de tudo
@@geopoliticadeboteco-gs5zs então animal, alta procura pq tem pouca oferta, se aumentar a oferta o preço cai, mas vai aumentar como se o estado fica travando construções novas? É bem simples de entender
Tem um vídeo desse sobre o Brasil? 🙏🏽
Inflação do Euro, altíssima burocracia pra construção de imóveis, custo dos materiais de construção, nimbyismo, imigração...
Imigrantes estão salva do a europa cara, você tá maluco em falar isso! Vários países europeus pagam tudo para um imigrante ir trabalhar lá! Mas não estou falando de empregos subalternos "entregador de Ifood, uber, garçom e etc"
O problema tbm é que aqui na Alemanha o dono dos imóveis passam bastante perrengue ao alugar, pq quem aluga tem muitos direitos. Nem se ficar sem pagar os aluguéis ele pode despejar o indivíduo… muitos nem querem saber de investir em imóveis para este fim. Além de os preços tornarem a construção praticamente impossível. Aqui pra conseguir um terreno vc tem que se candidatar e tem vários requisitos de pontos, fila de espera de mais de 500 pessoas… os Baby Boomers é que se deram bem. Sorte de quem herdou ainda alguma coisa, pq conquistar do zero nos tempos atuais está bem difícil
Aqui na França é exatamente a mesma coisa, os inquilinos são muito protegidos, para conseguir expulsar uma pessoa de um imovel pode levar até um ano, um verdadeiro absurdo, muita gente que financiou o imovel e conta com o aluguel para reembolsar o emprestimo fica sem saber o que fazer, por isso que hoje muitos tiraram seus imoveis do mercado, ou colocaram no airbnb, em Paris a crise de moradia esta enorme, ao mesmo tempo que na cidade existem milhares de imoveis vazios.
É impressionante o que está acontecendo na Europa
Oh rapaiz eu vivo na Europa e sou Europeu. A vida é boa.
O maior problema social é a ganância de ganhar dinheiro sem se preocupar com o próximo. Muitos falam que o salário mínimo no Brasil é muito baixo comparado ao preço exorbitantes de tudo, realmente é, mas se hoje fosse dito que o salário aumentaria 10x, pode ter certeza que amanhã tudo estaria 20x mais caro.
Exato, final de ano o preço de vários alimentos sobe devido a procura... Um exemplo: eu compro água de côco 2l por 8$, chegando próximo do natal subiu para 12 e depois 14!!!! Só em fevereiro que o preço vai cair, pois as pessoas vão deixando de comprar... Todo ano é a mesma coisa.
Claro meu amigo. O que falta ao Brasileiro mesmo é inteligência e pars de votar em política de esquerda. Que só tem discurso bonito, mas no papel te tributar como ninguém, tira oportunidade de emprego e empresas. Obviamente se você aumentar o salário em 10x o custo de produção de bens e serviços irá subir da mesma forma. É matemática básica.
O problema é muito maior que isso, o salário mínimo aumentou 6,97% no ultimo reajuste e os aluguéis aumentaram 16% e assim ocorre todos os anos. Sinal que tem sem vergonhice aí sim e não apenas uma matemática. E se for considerar quem ganha mais de um salário minimo é pior ainda, reajuste de 4%.
Realidade. Morava numa casa cujo aluguel era 400 reais. Após o aumento no salário mínimo, o senhorio disse que o aluguel subiria para 500. Ou seja, continuo com o mesmo dinheiro de antes.
Mas o Salario minimo e em torno de 1400, em Gaspar a media e 1700. Isso não e o cara sendo Ganancioso e sim o Estado interferindo, e pelo que eu vi, na Europa e onde os Globalistas mais se concentram. O Mercado nos EUA e muito Liberal com quase nenhuma interferência estatal com a unica crise sendo os Emigrantes, já China que tem uma interferência bruta esta jogando dinheiro no mercado pra não quebrar empresas, mas ela esta gastando mais que ganhando.
Essa coisa de “roommate” existe nos EUA desde que ele existe. Cidades grandes as pessoas só vivem assim.
Pse, la eh normalizado morar com pessoas que você não tem muita intimidade, infelizmente isso tá rolando mundo a fora tbm
Faltou falar de imigração e investimento de fundos imobiliários que pressionam os preços também..
Faltou dizer o motivo dos alugueis em Buenos Aires ou até mesmo Barcelona estarem muito caros. Não é só Airbnb. Tem a questão da justiça nestas localidades estarem dificultando o despejo dos mal pagadores. Proprietários desistem de alugar e a oferta cai!
Com as novas leis de aluguel na Argentina, que facilita o despejo dos maus pagadores aumentou a oferta e caiu o valor do aluguel em buenos Aires.
Barcelona não tem mais pra onde crescer pq um lado eh montanha e outro lado eh praia, por isso o espaço que tem eh mto disputado e aumenta o preço
Barcelona tem “ocupas” se alguém deixar de pagar o aluguel, o dono não pode expulsar e o processo pra expulsão do inquilino é de mais ou menos 1 ano.
@@naty_fleschtem sim mano, mas Barcelona não está disposta a criar prédios altos
@@Jeffersonkriger Só dessa forma, mas europeu não curte muito prédios altos...
Uau!!!!
Vídeo de alta qualidade.
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Esses custos vão aumentar muito ainda.
Muito bom seus vídeos, um dos poucos canais que realmente acompanho hoje em dia.
Ideia para um novo vídeo: Estou vendo um movimento de pessoas da minha geração (25 - 30 anos) que cresceram com redes sociais, começarem a abandonar e se tornarem Low Profile. O que acha do tema?
Achou 19% de aumento no aluguel alto? Oque você acha de 40% em Goiânia, capital do estado de Goiás??? 😂😂😂 Não é Europa não, isso é Brasil... se Europeu está sofrendo tendo uma moeda forte, imagine o Brasileiro com o Real e Salário mínimo...
Mas ai vc ta comparando 1 cidade com 1 país, ta de brincadeira ne? A media geral aqui é bem menor que essa, mesma coisa que eu pegar minha cidade aqui no paranazao que ta stagnado ha anos os preços e usar de parametro, Santa ignorância
Agradeça ao Agro
@@natan63249país totalitário? Pqp...
@@natan63249 Vai para o CONGO lá não tem imposto,mas tenho uma nóticia pra vc, como que lá não tem imposto, não tem nem rua calçada para tu colocar seus pézinhos sem sujar de barro.A e agua tu tera q furar um poço pra beber.
@@natan63249 continua sonegando imposto e reclamando de corrupção pra tu ver oq vai rolar kkkkkkkk
Moro na Bélgica há 23 anos e nunca havia visto tanto aumento como agora, a vida ficou muito cara aqui. Deixei de comprar uma casa de sócio com 1 amigo antes da Pandemia e agora não dá mais mesmo !
Vou voltar para o Brasil.
Se para as pessoas que nasceram nesses países não está sendo tão fácil lidar com o valor das coisas, imagina para os brasileiros...
É verdade, o custo de vida está difícil nos países mais ricos do mundo. Por isso que prefiro ficar no Brasil aqui tá mais barato viver e ganhar bem e ter uma vida pacifica.
Realmente não consigo entender a mente de brasileiro q vai pra Europa
@@renatoarchangelo3263Por que o povo Brasileiro, infelizmente, tem mente de colonizado. Somos instruídos desde cedo a idolatrar esses países do Norte.
@@renatoarchangelo3263porquê brasileiro quer pagar rico Europa,estado unidos, trabalha igual escravo
@@DenilsonPaularosano brasil não trabalha? Além de trabalhar como escravo, não come bem, e nem sequer tem o básico, a segurança!
Bah, excelente vídeo. Sempre me perguntei o motivo dos europeus não construírem mais imóveis já que os aluguéis estão absurdos. Show! Valeu!
Eles deveriam construir milhões de casas populares pelo menos 80milhões de casas e 10 milhões de prédios e aí resolve o problema da falta de casas na Europa.
Aqui em Santa Catarina tá o olho da cara, isso e culpa da imigração e especulação imobiliária, aqui valoriza em torno de 30% ao ano, cara tá foda.
Os velhos que compraram casa aí nos anos 80/90 vão ficar ricos.
Meus pais compraram a casa que moram em Curitiba nos anos 2000, pagaram uma mixaria, hoje ela está em torno de 1 milhão de reais, está um pouco menos agora pois está com alguns problemas de infiltração mas estão resolvendo agora e logo deve passar da faixa de 1 milhão. E eu digo, não vale!
Eu amo minha casa, até pq vivo nela desde que nasci basicamente, mas nunca na vida que eu hoje pagaria 1 milhão nela, mas nunca.
No caso de Santa Catarina é a migração né, imigração não
No caso de Santa Catarina é por causa de airbnb e porque os proprietários querem expulsar os inquilinos no verão pra alugar casa pra temporada...
@@lorennsk1814 exatamente isso!
Tenho atendido muitos brasileiros que trabalham no exterior, todos comentam a mesma coisa, preços absurdamente alto.
Uma sugestão é investir aqui no Brasil, em Porto Belo ou Itapema, SC, por exemplo. A moeda de quem trabalha no exterior vale em média 5 vezes mais que o real, isso é excelente para comprar apartamentos na planta, onde terão uma rentabilidade altíssima e ainda poderão colocar para locação por temporada ou Airbnb. Querendo saber mais, me chama, vai ser um prazer passar as informações. Um abração a todos.
coisas baratas na europa: iphone,comida,carro e itens de consumo em geral
coisas caras na europa: casas,alugueis, e servicos em geral(corte de cabelo,internet.....)
Melhor que a gente. Tudo aqui é caro pro cidadao medio...
Pelo menos tem algo barato lá, diferente do bananil onde é tudo caro e ainda tem um imposto fudido e desonesto pro cidadão.
Eu mesma corto o meu cabelo e aprendi a fazer tudo sozinha. Porém cortar um cabelo não é item de necessidade básica e que você faz todo mês. Em Mato Grosso eu moro sozinha e a minha luz chegou a mais de 600 reais no mês por causa da crise de calor que teve aqui, fazendo a cidade ficar com mais de 40ºC (juntando o clima seco e abaixo do nível do mar). Então luz e internet na Europa eu posso garantir que não é nada caro em comparação ao Brasil. Talvez a única coisa cara seja o gás.
@@SecretPesch nao e caro. o salario minimo q e baixo
@@anarquista007 sim.
No Brasil também, nos EUA tbm
Os custos estao aumentando em todos os lugares...
A diferença é que no Brasil com 40% de um salário mínimo que seria 560 reais VC consegue alugar um ktinet no bairro classe média ou classe média baixa tiraram cidades como são Paulo e Rio de janeiro já na Europa até cidades médias precisa de 50% do salário mínimo pra alugar um ktinet e nas grandes cidade é quase um salário
40% nem em favela meu amigo.
Eu moro sozinho, em um
Interior, e meu aluguel é 1500 reais
@@Felipecosta-st2qh caramba não deve ser um ktinet e se for um ktinet deve ser em um lugar bem posicionado na cidade e maior
@@Felipecosta-st2qh eu moro em Natal e pago 600 num ktinet de classe média Alta se eu fosse querer mais barato iria pra um de 450 num bairro de classe média baixa
Tem como fazer falando sobre a necessidade de motorista brasileiro na Europa ou no mundo?
Existem casas suficientes,mas a Europa é o continente com mais casas abandonadas,Espanha e Portugal estão no topo da lista!
Então o governo desses países europeus deveriam tomar posse e vender as casas com um preço baixo e também pegar uma parte delas e alugar barato, só 100 euros por mês.
Essas casas desocupadas são em locais ermos e sem serviços nem infraestrutura moderna. As pessoas preferem passar aperto nas cidades doque morar em uma casa de estrutura centenária e desatualizada em uma vilazinha sem comércio e serviços.
@@arturfer eles são burros, se tem casas desocupadas em locais mais longe do centro deveriam morar nessas casas e aí seria melhor para eles. MAS Portugal tem que mudar essa política de ñ construir casas e apartamentos. É só construir em áreas próximas das cidades, muitos apartamentos e casas populares baratas e aí resolve o problema da falta de moradia. Se ñ fizerem isso os imigrantes vão invadir essas construir sem autorização igual fazem no Brasil e assim vão resolver o problema da falta de moradia na.
mas isso é láaááááá no interiorzão do país, os empregos estão nas cidades, nas grandes cidades.
Casas a cair no fim do mundo com 50 graus a sombra? Vá você viver para lá
O negócio está ficando difícil para o mundo todo.
Faltou falar dos aposentados ingleses e franceses comprando imóveis no sul da Europa. Brasileiros buscando o Golden visa em Portugal comprando imóveis de luxo e a massa de imigrantes na Europa concorrendo para alugar imóveis.
Não deu tempo, teve que falar 4 minutos do patrocínio né cara
Também faltou falar nos Americanos, seniores mas também activos, que foi a comunidade que mais cresceu em Portugal.
Ou, nos milhares de nómadas digitais de todo o mundo que aqui se ficaram.
Convém fazer um esclarecimento que os brasileiros desconhecem.
Cerca de 75% das famílias Portuguesas vivem em casa própria, que é uma das maiores taxas do mundo. Daqui resulta que a grande maioria das famílias Portuguesas não pagam aluguéis ou pagam mensalidades pequenas aos bancos.
Só os empréstimos recentes pagarão mensalidades mais elevadas.
Video E explicativo, onde se pode concluir que a coisa ta feia pra tido lado,....
Se eu depender de alugar imóvel de forma compartilhada, vou morar debaixo de viaduto, porque, não suporto ter meu espaço junto com outras pessoas e, pior, estranhos. Tô fora. Será que a falta d e moradias vai pelo menos ajudar a espantar os islâmicos?
Vai sim, se duvidar os governos criam programas sociais apenas para favorecer eles (já é meio assim vide a facilitação para residência deles), já quanto a moradia compartilhada, só não concordo no morar debaixo da ponte, de resto assino embaixo, sem condições dividir casa/apartamento com outras pessoas, ainda mais desconhecidos, minhas irmãs já passaram pela experiência e quando ia visitar elas era horrível, isso que também tinham umas primas nossas mas na real isso amenizava pouco o desconforto.
Antes fosse...esse povo sai dos bueiros por aqui..e vai piorara já que eles tem uns 10 filhos cada um...
@@eventocriativo6761deveria os países europeus construírem milhões de casas populares e apartamentos populares e aí resolve o problema da falta de moradia na Europa.
Esse canal é tooop demaaaais
Na Itália a estética é de abandono, espaços enormes parados por conta de dois pilares quebrados, tudo por conta duma das coisas mais superestimadas na história do ser humano: turismo. Sinceramente, quando em toda santa cidade é assim, fica difícil.
O mundo é muito grande existem milhões de opções de imóveis baratos pra venda. É lógico que se a pessoa procura preços baixos tem que se desapegar dos grandes centros urbanos. Aqui onde eu moro em Natal/RN a população diminuiu de 800 mil habitantes para 750 mil habitantes, simplesmente porque os preços de imóveis e IPTU em Natal aumentou muito, em compensação as cidades vizinhas a Natal estão em franco crescimento. Em Extremoz por exemplo cidade ao norte de Natal a população aumentou de 24 mil para 61 mil em 10 anos um aumento de 150%. As construtoras constroem casas novinhas e vendem por 160 mil, se for atrás de casas usadas acham mais barato ainda. Praticamente casas novinhas aqui custa o preço de um carro mediano, isso sem falar nas taxas de IPTU mais baratos que os grandes centros urbanos.
Não duvido muito daqui a 10 anos colocarem uma moeda universal
O mundo está caminhando a passos largos pra isso
O fim da Europa não é o fim do mundo, o Iraque já foi por exemplo o lugar mais desenvolvido do mundo, a Argentina já foi mais rica que muitos países europeus
No
Aqui na França também não está fácil! O euro vem desvalorizando...