Eu e a minha esposa (que é sueca) estivemos em Natal-RN em Janeiro e Fevereiro, e posso dizer que pelo menos Natal é uma cidade abandonada no setor do turismo! A qualidade do serviço nos restaurantes é lento demais e muito ruim. Em hotéis de 4 e 5 estrelas muitas vezes não há NINGUÉM que fale inglês ou mesmo espanhol (já que notei que haviam muitos turistas argentinos por lá). Quase todos os dias na orla da praia de Ponta Negra havia assalto de algum turista. A qualidade dos produtos é precária também: muitos bares (obviamente não todos) usam as marcas de bebidas mais baratas que existem no mercado e as vezes alguns ainda “batizam” as bebidas! Eu não sentia segurança de deixar a minha esposa sair sozinha. Nas praias não dá pra ter 1 minuto de sossego sem que os ambulantes abordem. Pouco policiamento, péssimo serviços e relativamente caros (já que estávamos em Ponta Negra). Temos que parar de pensar que só a nossa beleza natural basta! Porque há muitos fatores!
Sou de Natal e moro na Europa a alguns anos. Exceto a questão da violência, que se agravou bastante nos ultimos 5 anos, praticamente tudo q vc falou é uma realidade a MUITOOOS anos (desde que eu era criança), e nunca foi feito nada para mudar. Triste. 😢
@@pe1728, eu sou natural de SP mas minha mãe é do interior do RN, e eu lamento que uma cidade como Natal não tenha vôos acessíveis e barato pra Lisboa por exemplo, lamento também que Natal tem uma secretaria de Turismo sem criatividade e sem empreendedorismo. Lamento até mesmo pela mentalidade dos empresários locais que deveriam fazer uma parceria com o governo do estado pra ensinar inglês e hospitalidade gratuitamente pra em alguns anos puder contar com jovens qualificados pra fazer essa cidade linda avançar no Turismo internacional. Natal é de uma beleza natural incrível, mas só isso não basta!
Quando mais jovem, cheguei a trabalhar em um hotel na cidade onde vivia, que era turística. Antes de lá, tentei em outros hotéis, quase sempre não me chamavam mesmo falando inglês fluente e sempre escolhiam alguém que nem sabia dizer "hello" (provavelmente porque não precisariam pagar um salário melhor). Várias vezes eu fiz o trabalho dos guias, pois nem eles falavam inglês direito (sempre o macarrônico e que não passava do verbo "tóbi") e não foram poucas as vezes também que ouvi dos próprios turistas que eles não voltariam mais ao Brasil, pois não conseguiam sair sem serem abordados por golpistas, vendedores que tentavam passar a perna, pedintes, quando não assaltados na mão grande e ameaçados ou sendo vítimas de violência mesmo. Em resumo, para a pessoa vir para o Brasil, a passagem e a hospedagem têm que estar muito em conta mesmo e só se ficarem em acomodações de luxo com trânsito privado. Se o país não provê o mínimo de segurança e infraestrutura para o visitante, só o argumento da "beleza do país" vai adiantar de nada!
Estão falando sobre o Brasil não explorar o turismo, mas sim o turista, mas esquecem de comentar da exploração com o trabalhador! Morei em Ouro Preto, hoje moro em Salvador. Falo inglês e espanhol fluente, mas nunca consegui um trabalho com um salário digno para atuar no setor. São sempre salários miseráveis e uma exigência de carga horária absurda. Em Ouro Preto, certa vez participei de uma audiência pública com o secretário de turismo e ouvi ele dizer que era necessário "capacitar os trabalhadores que atendem o turista", capacitar pra continuar pagando salário mínimo ? Pra contratar freelancer pra atender em restaurante pagando 100 reais quase 10h de trabalho pra servir um vinho que custa 120??? Nenhum trabalhador que se preze irá fazer um bom atendimento vivendo um situação exploratória como essa. Em Salvador trabalhei em um hotel 5 estrelas, a diária mais barata era 900 reais. Meu salário de chefe de recepção trilíngue, escala 6x1, 8h todo dia, era 1600 reais!!! Saí, obviamente! E assim eles continuarão com péssimo atendimento, porque nenhum profissional capacitado vai ficar vivendo nessa miséria.
Moro na Irlanda e ano passado havia combinado com uma amiga francesa de ir ao Brasil para passar o Natal com a minha família em Fortaleza. Como seria sua primeira vez no Brasil, ela decidiu ir direto de Paris para o Rio antes de me encontrar a Fortaleza, afinal de contas, ir ao Brasil e não ir ao Rio de Janeiro seria o mesmo que não visitar o Brasil para um turista estrangeiro. Nos primeiros dias no Rio, ela percebeu que não conseguia sacar cédulas de reais no caixa eletrônico. Como ela estava hospedada em Copacabana - um dos bairros mais turísticos de todo o país - eu disse pra ela tentar sacar em uma agência que ficava ali na Av. Nossa Senhora de Copacabana, cerca de um quarteirão da praia. Ela precisou fazer uma ligação comigo e me colocar para falar com a gerente da agência e explicar o que estava acontecendo porque a própria gerente do agência sequer sabia falar em inglês. A gerente foi muito bem educada ao telefone, mas sem inglês. Novamente, isso aconteceu no Rio de Janeiro, em Copacabana, a área mais turística da cidade e possivelmente de todo o país. Como fica um turista que passa por um algum perrengue e não consegue resolver nada sozinho por dificuldade de comunicação? O Brasil encanta muita gente e o povo é muito amigável e prestativo na maioria das vezes, porém falta capacitação para receber o turista estrangeiro.
Sou profissional do turismo no exterior. Os altos preços de passagens aéreas e hospedagem do Brasil afugentam sim europeus e americanos. Quando o estrangeiro pensa em conhecer o BR é porque já visitou diversos outros países antes. A necessidade de chegar ao país via Rio e São Paulo apenas também atrapalha. A violência também, mas não é o principal. No exterior raríssimas vezes se vê anúncios divulgando o turismo brasileiro. Profissionais brasileiros de turismo excelentes não faltam.
O principal fator e quase impossível de corrigir, é que o brasileiro não fala inglês. Aprender inglês é difícil e caro. Demanda muito esforço, investimento e tempo. As pessoas que sabem provém na maioria das vezes da classe média alta e não vão se sujeitar a trabalhar em hotelaria, especialmente pelos baixos salários que são pagos no setor.
Moro na Europa e a maioria dos europeus me dizem que adorariam visitar o Brasil, mas não visitam pq tem medo de assaltos e de levarem tiro. Dinheiro pra gastar no Brasil eles tem, mas com o preço das passagens aéreas que triplicaram desde a pandemia, essa possibilidade nem passa pela cabeça deles mais.
Sou brasileiro e moro na Tailandia, um dos paises mais visitados do mundo, minha opiniao morando em um pais que e inundado de turista, posso afirmar facilmente que o Brasil e tao bonito quanto a Tailandia, ou ate mais! Agora eu acho que os maiores impecilhos para o nosso pais sao, seguranca em primeiro lugar, aqui o pais e muito seguro, segundo o CUSTO, o turista no Brasil e EXPLORADO, aqui a gente paga barato em hospedagem, alimentacao, transporte, so pra ser ter uma ideia uma passagem de aviao da cidade que eu moro para a capital Bangkok custa em media 100 reais, um voo de 1 hora, no Brasil seria no minimo 300 ou 350. Quando eu estava vindo pra ca, eu quis comprar uma garrafinha de agua no aeroporto de guarulhos e estavam vendendo a 10 reais, quando cheguei no aeroporto de Bangkok comprei DENTRO do aeroporto garrafa de agua por 1 real. Voce almoca aqui em cidades turisticas com 10, 12 reais e se hospeda em hospedagens confortaveis por 70, 80 reais a diaria do casal. Por fim, acredito que a questao da infraestrutura tbm, aqui muita gente fala ingles, os locais sao bem mais preparados para receber turistas. Brasil tem um longo caminho pela frente, infelizmente.
Sou brasileiro tb, moro na Suíça e ja fui várias vezes na Tailândia vc tem razāo em tudo, segurança, preço etc, todavia, a desvantagem é que fora dos lugares turisticos ninguem fala inglês é complicado em uma dessas viagens conheci uma Filipina em Bangkok casei e estamos juntos até hoje. rs
Amigo, a moeda é desvalorizada para atrair turistas estrangeiros. Mais de 20% do PIB do país vem do turismo. Se a moeda fosse valorizada o país ficaria fechado para investimentos de indústrias estrangeiras e turismo.
O Brasil se transformou em País de Fanatismo Religioso , Moralista e Fascista . Você dizer que o Brasil é mais bonito que a Tailândia morando na Tailândia você desconhece a Imensa História deste País ! Brasileiro detesta História e destrói a sua própria História .
Ramon Xavier, você tem razao, eu moro na Alemanha, e minhas filhas . netos e subrinhos e tenho amigos na Suecia e todos adoram a Tailandia, alem da beleza é um País que oferece seguranca e uma excelente infraestrutura para os turistas que nao se sentem explorados como no Brasil. BOA SORTE PARA VOCÊ
uma malha ferroviária que conecte o Brasil, programas de incentivo a cultura de cada região, passagens mais acessíveis, investimentos massivos em infraestrutura e segurança, programas que incentivem o brasileiro conhecer o próprio país...
Concordo muito sobre a malha ferroviária. Não entra na minha cabeça que o Brasil, um país de dimensão continental, ainda fique refém de aviões e rodovias. Ainda mais a essa altura do campeonato!
Trabalho no centro do RJ e vejo turistas desviando de mendigos e fezes nas calcadas, totalmente degradadas. Aqui está imundo e abandonado, quem é que quer voltar para um lugar desse, e quem vem, qual é a propaganda que fazem daqui? Difícil alguém recomendar um lugar abandonado e perigoso.
Estive em maio de 2023 no Rio. Me impressionou o número de pessoas que fazem xixi na rua e tomam banho tb. Um absurdo, uma cidade que é o cartão postal do Brasil.
Olha, sou de Curitiba e evidentemente aqui não é um super polo turístico, ainda que tenha um bom movimento. Nosso centro também está assim, mesmo sendo uma capital relativamente rica e com bom IDH. A questão é que o empobrecimento das pessoas está muito intenso, muito difícil de represar. E dá pra enxergar esse aumento absurdo da população de rua não só aqui, mas também nas principais cidades da Europa e dos EUA
A grande verdade é que no Brasil nao se explora o turismo, mas sim o turista. Violência, péssima infraestrutura (transporte, aeroportos, rodovias, saneamento básico, trem, metro, etc) e preços é o que afugenta o turista.
O mundo inteiro explora turista fiote. Vai pra Israel pra ver... Lá, se você não compra, eles até te amaldiçoam. A real é que turista é mal visto em todo lugar, desde que tenha dinheiro.
Além da nossa falta de infraestrutura e violência, É MUITO CARO VIAJAR INTERNAMENTE PELO BRASIL. Enquanto na Alemanha criaram um passe mensal de 49 euros para dar a volta no país inteiro, aqui um mero voo entre Curitiba e São Paulo custa na média 500 reais (100 euros). E os ônibus também não são nada baratos, meu primo veio de Foz até Curitiba pagando 250 reais, ou seja, por uma viagem de 9 horas poderia ter rodado o mês inteiro a Alemanha, mesmo que o país tenha o tamanho do MS, era para que viagens fossem com preços decentes e acessíveis para todos
@@no_more_spamplease5121 Eu me equivoquei, mas cabem os 3 maiores países da Europa em apenas o estado de Amazonas e todos da Europa cabem dentro do Brasil.
@@tiagomatos6120 Você não se equivocou, realmente o Brasil é imenso e poderia abrigar boa parte dos países europeus, ele que não tá sabendo é de nada kkkkk
O Brasil é belo e tem turismo diversificado de norte a sul. Sou do interior do Pernambuco e todos os locais que conheci encontrei situações indesejáveis. Porto de Galinhas é apaixonante. As praias são lindas e muito seguras. Quando saia para tomar banho no mar deixava meu celular na mesa, andava pelo centrinho da cidade tirando foto e filmando. Todos falavam que ali não era Recife. Não vi assédio de ambulantes nas praias. A parte ruim era os passeios caros, obrigariedade de comprar um petisco para ter acesso a barraca de praia e a falta de uber para retorno ao hotel a depender da praia que ia. Sendo que o acesso as prais era horrível, precisando urgente de pavimentação na estrada. ĢRAMADO é linda e segura, porém caríssima. Uma refeição para um casal não saia por menos de R$ 90,00. A noite é morta. Não há baladas interessantes e só resta os restantes para curti a noite. SALVADOR tbm é linda e tem uma noite agitada, praias boas para banho e uma gastronomia ímpar. Porém é violenta, o assédio ao turista é em qualquer lugar. Até na rua você não pode andar que te abordam. Ruas sujas e uma sensação de insegurança completa, independentemente do lugar que vá.
Seguras em Porto de Galinhas? Só se mudou muito. Me lembro quando fui. Tínhamos que pegar o carro pra andar 300 m por medo de sermos assaltados. E essa era a recomendação da pousada.
Você fala Isso porquê e Pernambuco e não tem ideia como o turista estrangeiro vê o Brasil, sujeira, lixo, contaminação pela falta de saneamiento básico em tudo Brasil, nem falar da falta de conscientização ecológica, isso não existe no Brasil. Porto de Galinhas é uma das praias mais sujas que já vi...
Se até o brasileiro tem medo de fazer turismo no Brasil, imaginem o estrangeiro. Nosso jornalismo é o maior divulgador da violência do Brasil no estrangeiro. Moro no exterior e fico com medo de ir ao Brasil por conta disso.
Verdade. Saí do Brasil há uma década e das poucas vezes que fui visitar, sempre ficava com medo de ser assaltado. É estranho mas é infelizmente algo que acontece.
Morei no Canadá, voltei pro Brasil há 4 anos e meio. Pense num arrependimento. Mas se Deus quiser um dia eu volto, isso aqui não tem solução, nem Jesus salva o Brasil.
Eu também achava o Brasil insuperável em beleza. Estava equivocada. Suba uma montanha nos alpes marítimos. Vá em Eze, Villefranche sur mer, faça uma viagem de trem pelo Val Roya (agora não tem mais) e olhe do alto a paisagem. Vá ao lago de Lasize, na Itália ou faça uma viagem Milão Zurique e observe a paisagem... e olha q só falei de beleza natural. Se quiser ver beleza arquitetônica Vá a Roma, Palermo,Paris, Florença, Corsica,Mônaco.
Olha , eu curitibana , desci de um navio de cruzeiro em Salvador , ano passado. Fiquei assustada c o q vi . Logo de cara pensei: é sério que os gringos quando chegam se deparam com isso? A cidade é terrível. Descuidada, suja , as pessoas em si precisam de cuidados (guarda de trânsito sem dentes ), vivem de um passado q nao existe mais (quando Michael Jackson esteve la), querem t pintar os braços na obrigação dizendo q aquilo é cultura, uns homens vestidos de baianas , em plena quarta feira , te pedem dinheiro por t “benzer” com uns galhos de plantas (parece q inventam qquer coisa pra t tirar dinheiro. ), fiquei horrorizada com as vielas q passam os tais trios elétricos por 8 dias seguidos na semana de carnaval (pasmem 8 dias), aquele tal elevador não tem nada de turístico, e os prédios ã volta dele, abandonados até com mato crescendo dentro deles, posso citar inumeras coisas do q vi. Mas preferi voltar pro navio, beeeem assustada c o q vi. Esses “artistas” pintam uma Salvador q não existe, já começa por aí. Quanto à população, fiquei com pena deles , e me pareceu q eles não enxergam isso tudo, afinal , é assim q vivem a muito tempo. Eu como brasileira, me senti mal por eles e pelo meu país. Foi como olhar para o um membro do meu próprio corpo que eu não via e não conhecia, mas q ficou abandonado por anos sem atenção . E eu achava normal. Eu não faço questão de voltar lá. E entendo perfeitamente os 10:15 turistas. E os q vão, deve ser como visitar a pobreza em um país africano, acham interessante , curioso,mas serve pra valorizar suas próprias vidas, e ninguém quer aquilo pra si.
Eu sou baiano e e nasci e me criei naquela região do litoral norte 80km de Salvador, sempre falo a todos que Salvador é abandonado, que no máximo é ir uma vez na vida mesmo. Litoral do interior é muito melhor e mais seguro, Sempre falo pra amigos que tomem cuidado e não andem sozinhos, seja dia ou noite. Eu me envergonho daquela cidade, tem uma história muito forte, mas não compensa mesmo. Haaaaaa e eu trabalho em Navio de cruzeiro.
Sou mineiro, e viajar dentro de Minas Gerais é um absurdo! Sem falar da segurança pública, falta de trens de passageiros, rota definidas para ecoturismo.
Pois é. Uma vez, fazendo turismo, saí de Tiradentes para Ouro Preto e tive que passar por BH!! Como assim? Duas cidades turísticas importantes e sem uma rota mais lógica.
Adimilson, a seguranca publica no Brasil tem sido um problema ha muito tempo, chega a ser obvio. A falta de trens no Brasil e historica e nao sei se sera resolvida. Achei interessante que sendo vc mineiro sua referencia e o ecoturismo. O que vc acha do patrimonio historico e cultural de Minas?
Além dos lugares históricos de Minas existe vários pontos fantástico pra o ecoturismo...infelizmente o desleixo e a corrupção conseguem destruir esse potencial... O exemplo do tabuleiro é gritante... Eleita a mais bela Cachoeira do Brasil...porém lá no vilarejo o esgoto inteiro acaba no próprio Rio...Ribeirão do campo e Rio Preto...há mais de 15 anos a comunidade pede pra uma estação de tratamento... O incrível é que atuam as mineradoras na cidade mais perta de Conceição do Mato dentro...recursos financeiros enormes...promessas constantes e continua essa vergonha.... Morei 27 anos lá...antes do turismo chegar em escala consequente e me decepcionei tanto que fui embora.
@@rosanadesouzagomes1206 nos EUA, os parques nacional de preservação ambiental tem cidades ao redor, muito bem servida pra oferecer infraestrutura hoteleira, alimentação, entretenimento, etc. No Brasil isso é muitíssimo mal aproveitado, aqui, as cidades próximas de patrimônios naturais como lençóis maranhenses ou chapada da Diamantina são pobres, com pouca ou nenhuma opção de estadia e lazer, transporte, etc.
Eu queria visitar minha família no Brasil no final desse ano, mas depois que duas brasileiras foram presas com malas trocadas por pessoas trabalhando DENTRO do aeroporto e um funcionário ter sido morto por barrar malas com drogas, cancelei a viagem. É um absurdo que nem dentro do aeroporto, que deveria ser um lugar de alta vigilância e segurança, você está livre de ser acometido de um crime tão horrível.
Faltou acrescentar um fator decisivo: a paisagem urbana! Aqui no Brasil a natureza é maravilhosa, mas a paisagem urbana é um horror! Quem chega do exterior no Rio ou BH e tem que fazer o trajeto do Galeão ou Confins até seu hotel na Zona Sul deve achar que entrou numa fria e deve querer ir embora correndo! Se viajar de carro pelo interior, vai ver um desfile de feiúra construída ao longo das estradas.
Acho que as qualidades do Brasil para turismo são superestimadas. O Brasil tem praias bonitas. Mas em Portugal, Espanha, França, Grecia, Caribe, México e muitos outros lugares as praias também são bonitas. O Brasil tem parques nacionais grandes e bonitos. Mas na África tá lotado de parques do tipo. Ah, temos o Cristo Redentor. Beleza, EUA tem estátua da Liberdade, Paris tem Torre Eiffel, Itália tem o Coliseu etc. Resumindo, tudo que o Brasil tem, outros países tem também. Aí se o cara vai fazer a comparação, ele coloca o Brasil para último na lista de destinos porque poucas pessoas falam inglês, não tem segurança e os preços estão no mesmo patamar que os preços dos outros países. Às vezes as coisas aqui são mais caras até.
Visitei 40 países até agora e discordo totalmente! Já morei no México e nos Estados Unidos! Temos um país muito completo, praias maravilhosas, Rio de Janeiro é um ABSURDO de cidade perto de Cancún, Bahia é um estado fora de todas as curvas de belezas é estar no 40 lugar não cabe em nenhum sentido para nosso país! Praias nordeste, Rio de Janeiro, Amazônia, Cataratas, serra gaúcha, as nossas chapadas, temos muito muito a oferecer! O que pecamos é “em todo o resto” políticas, estrutura, cultura, inglês! Temos margem para ser top 10 fácil dessa lista
@@Curiousclipsenglish eu jamais trocaria essas praias do Caribe por praias do nordeste. Cataratas sao lindas sim...amei la. Rio é imunda, suja, praias nao tem sossego. Nordeste é cada carro d som na praia, um tormento sem fim.
E de longe é o último caso. Roubos violentos tem repercussão internacional. Japonesas que foram assaltadas e mortas na copa, aqui na minha cidade tem 1 evento de atração internacional, um colombiano foi morto por um rolex.
Tem também aquele caso da européia que teve um encontro com um brasileiro e ele literalmente colocou ela em cárcere privado , não queria deixar ela ir embora...
Com os centros históricos abandonados também é difícil atrair o turista estrangeiro, que geralmente se interessa muito pela arquitetura e pela história das cidades. Moro em Portugal e até mesmo as cidades de interior são visitadas frequentemente pela arquitetura e monumentos. A cada casarão histórico derrubado no Brasil, o potencial turístico é derrubado também.
A Europa explora este tipo de turismo e muito bem diga-se a verdade, pq é pobre em atrativos naturais. A grande maioria os europeus que veem ao Brasil. Vem pelas belezas naturais (praias, florestas, parques nacionais) e festas típicas. Lógico muitos tbm se interessam pela cultura e patrimonio.
@@thamiresvaz3 eu amo a Europa.. Eu falo em termos gerais.. Quase ninguem sai daqui digamos do Brasil para ver a parte natureza da Europa. Vão pelo lado histórico, seja arquitetônico, cultural, museus..
@@davidz6614.....a Europa é pobre em termos naturais...??????? Vê se bem de que você não faz ideia do que são os ALPES...... PIRINÉUS...... lógico que que se pensa em termos tropicais, lembra de que a Europa fica no hemisfério norte
A cidade onde moro tem um sítio histórico tombado pela UNESCO, más é maltratada pela má gestão política e também infelizmente pela população local que na grande maioria são negligentes com os espaços públicos, desvalorizando à cidade que tem um potencial se recebesse mais investimos nas mãos de gestores que de fato fossem responsáveis e tivessem visão ao investirem no turismo, talvez tivesse algum progresso, porque parou no tempo igualzinho aos casarios, mal cuidados por sinal.
Com um governo que valoriza a corrupção, invasão de terras e incentiva a ideologia de gênero, jamais vai ter um turismo ascendente. Além.do que tudo é absurdamente caro e os próprios brasileiros, em especial, o governo, não sabe promover o país.
Eu noto uma falta de cuidado das cidades também, com raras exceções, as cidades não se preocupam em deixar um ambiente bonito. Ninguém quer visitar cidade feia, na Europa mesmo cidades pequenas do interior são bem cuidadas e recebem visitantes por conta disso
Eu que sou brasileiro evito viajar por aqui. E não é por causa da violência, mas sim por causa dos custos. Eu acho MUITO CARO viajar no Brasil. Já fui pra Índia, fiquei um tempão lá e , tirando a passagem, gastei MENOS do que gastaria em 1 semana no nordeste...
Moro na Europa, fui pro Brasil esse ano, e fiquei chocada como está tudo caro, vou ficar um tempo sem ir. Aqui na Europa é muito barato pra viajar, e pra Ásia também.
Como viajante, acredito que o idioma e a falta de infraestrutura são os dois piores fatores. Eu viajei diversos locais do mundo, alguns pobres como a Europa Oriental ou partes da Ásia, mas lá as sinalizações, os textos em museus, e muitas pessoas (principalmente os mais jovens) sabem falar em inglês. Na Tailândia mesmo, citado no vídeo, é chamativo as crianças vindo falar com você e, sabendo que você é estrangeiro, vêm conversar em inglês com você. Eu, que tive uma excelente educação privada aqui, ainda engasgo no inglês. Quanto mais a maioria da população que mal português sabem falar. Eu lido muito com viajantes e sempre falo sobre as dificuldades de, apenas falando inglês, "se virar" aqui. Fora que o ~turismo~ no Brasil é muito caro. Muitas vezes o turismo fora pode chegar a ser mais barato do que viajar por aqui. Ainda mais se bem planejado.
Eu moro na Tailândia e quase ninguém fala inglês aqui. Aliás, o inglês deles é pior que o brasileiro. A única diferença é que as placas tem sinalizações em inglês. Só isso. Mas falar mesmo, quase ninguém fala.
@@tiagocarioca Bem, ao menos em Bangkok, não foi essa a experiência que tive. Desde funcionários do aeroporto, cobradores de ônibus, crianças, vi diversos grupos falando comigo em inglês. Não sei se você vive em outra parte do país, mas ao menos lá vi muito mais gente falando em inglês do que aqui.
@@tarcisiorm eu moro na região metropolitana de Bangkok. É difícil achar quem fale inglês direito por aqui. Eu dei aula de inglês aqui e dou aulas em inglês numa universidade daqui. Você disse que contador de ônibus fala inglês? Olha, você teve muita sorte, então, em quatro anos aqui nunca encontrei contador de ônibus que falasse inglês. De qualquer forma, o inglês na Tailândia cresceu por causa dos turistas e não o oposto. Até porque as escolas de inglês são piores que no Brasil. O setor de turismo aprendeu "na marra". No Brasil isso não tem como acontecer porque não tem gringo o suficiente para forçar o setor a investir no inglês. É a demanda que faz crescer o investimento em línguas estrangeiras. O Brasil não tem demanda, então o setor não vai investir nisso.
Faltam pacotes específicos de entes subnacionais. Exemplo: só em Minas Gerais, há roteiros de cidades históricas e museus, parques estaduais e nacionais, turismo gastronômico, cachoeiras, trilhas, eventos urbanos/noturnos/bares, pesca... Roteiros que podem facilmente ser de 5, 7, 10 dias... Mas isso não se oferta nem pro público nacional, e muito menos para o estrangeiro.
fato. ninguém explora esse sorte do turismo historico, muito precarios, entidades atrasadas e com serviços precarios, sistema deficitário. a Bahia é igual. as agencia de turismo é vergonha, principalmente as ligadas ao governo
Conheço várias cidades históricas de Minas Gerais. Apenas uma achei muito bem cuidada, Tiradentes. Mas sair de Belo Horizonte e ir para essas cidades é uma aventura, na qual literalmente quase perdi a vida. estradas em péssimas condições, com um traçado longitudinal e transversal extremamente mal planeado ou adequado ao tráfego que possuem. Todo o turismo é virado apenas para o mercado interno. Achei os guia extremamente mal preparados, sem o conhecimento necessário. E olha que contratei uma guia oficial... mas eu sabia mais de história que ela ...ahaha Na verdade, o Brasil tratou muito mal a sua história, decidiu derrubar tudo o que era colonial, numa tentativa de criar uma identidade própria, deixando as suas cidades feias, sem nada de muito interesse.
I travelled through the north coast of Brazil last September and, although the places are fantastic and there’s so much beauty around, I realised it would have been extremely difficult if I was not accompanied by my Brazilian partner. I am Italian, I don’t speak Portuguese, I kind of understand it, but it was such a hassle for me to go by myself as very few people were able to speak English. I literally fell in love with this amazing country and I dream of moving there one day as I like the vibes, the culture, the habits and the people, that’s why I decided to study Portuguese, but more has to be done to facilitate tourism in Brazil, as well as investments. There’s so many people who would take the chance to buy a flat there of only it was easier to communicate!
Nós brasileiros somos muitos nacionalistas. Nós brasileiros não gostamos de aprender idioma de outros países , nós priorizamos e valorizamos nosso próprio idioma ,(português) ,você que se de o luxo de vim pra cá falando no mínimo português médio ,não somos obrigado a nada
Não adianta, ninguém se sente à vontade de visitar alguém que mantém a própria casa num estado geral de descuido, desmazelo, desorganização, falta de respeito e forte sensação de insegurança. Ou resolve os problemas de casa primeiro, ou continua passando vergonha no mundo.
Segurança e infraestrutura são as principais so meu ver. Fui para Maragogi um dia e fiquei impressionado com a precariedade dos transportes. Nem rodoviária há em Maragogi.
Não tem rodoviária para a população pobre não frequentar esses lugares. Querem só gente com dinheiro para deixar no comércio. Isso é estratégico. Se tem bus, vai ser o pior, porque turista vai com agência.
Trabalhei 23 com turismo e saí da área. Muitas coisas me dava ódio de ver!! como turistas sendo roubados (nos preços) por vendedores nas praias, taxistas, e sendo explorados por mulheres de vida fácil. Sem falar da segurança que é quase zero, nos hospitais ninguém fala Inglês (já fui com um turista que sofreu um acidente na piscina do hotel no qual eu trabalhava, e tive de ser interprete ajudando o hospede na consulta com o médico que não falava Inglês) Os hotéis são absurdamente caros se comparados com outros países e uma série que outras coisas.
Ao meu ver, o maior problema é a falta de segurança mesmo. Tenho alguns poucos amigos estrangeiros que moram aqui e suas famílias e seus amigos dos países de origem morrem de medo de visitá-los aqui. Um deles inclusive foi assaltado à mão armada assim que colocou o pé no chão, saindo do taxi que o trazia do aeroporto, em frente ao seu hotel . É triste, mas sigo na esperança de uma melhora.
mas se esse fosse o problema "crucial", ninguém visitaria o México, que está no TOP 10 do mundo em numero de estrangeiros, ou a África do Sul e Rep Dominicana, que também estavam a nossa frente até um tempo atrás...
O maior problema é a falta de EDUCAÇÃO , CULTURA , ESPÍRITO DEMOCRÁTICO ... os brasileiros foram lobotomizados pelos Fascistas que comandam este país : Bolsonaro , Fanáticos Evangelistas e Católicos , Agrobusiness , e sofrem seriamente de Demência Generalizada achando que MITOS existem ... daqui a pouco vão eleger Papai Noel Presidente do Brasil !
@@casbarbosa37 a diferença é que os principais pontos turísticos do México e África do Sul estão em pontos protegidos. Já os principais pontos turísticos do Brasil estão do lado de favelas com bala perdida a todo tempo
@@jalexsilva8162 .... fui uns 11 anos atrás em J'burg e alguns lugares não me senti nada seguro, e ficavam no centro da cidade perto daquele prédio famoso redondo... O Mexico não posso opinar bem pois nunca fui, mas a famosa Acapulco eu sei que é violentíssima... pra mim é uma soma de coisas: falta de divulgação, exacerbação de estereótipos (lugar de festa, doença tropical, droga, bagunça, etc) e também a violencia ajudam a afastar o turismo de casais, familia, idosos etc....
Concordo com você. O maior problema do Brasil é a falta de segurança e isto impacta no turismo. Os turistas estrangeiros têm medo de virem ao Brasil. Eles têm medo de serem assaltados, sequestrados e mortos. A violência e o crime organizado estão entre os maiores problemas do país
A Torre Eiffel, sozinha, recebe por ano mais turistas que o Brasil inteiro. Trabalhei na EMBRATUR e no Ministério do Turismo por vários anos, inclusive nos preparativos para os grandes jogos, e acho que o maior problema é o Marketing. Investimos pouco em MKT internacional, e ainda expomos cotidianamente ao exterior conflitos internos políticos, corrupção, violência. Não temos ações eficazes para combater a disseminação de imagem negativa no exterior, e o resultado é justamente o baixo interesse dos estrangeiros. Infraestrutura, violência, capacitação... Tudo isso atrapalha menos que o MKT negativo de contar estes problemas todos os anos aos turistas potenciais.
@@averegeyoutuber9133porque o país permite que a notícia negativa saia do país. Na Europa acontece muitas atrocidades e o Brasil não fica sabendo porque a mídia é proibida de divulgar. Essa é a diferença.
Acredito que o país não sabe se vender ,no que tem de bom e positivo, nossos diferenciais. Por outro lado os pontos negativos reinam. Moro em Natal, cidade acolhedora, comida maravilhosa, praias belíssimas. Hoje só temos voo direto para Protugal e Argentina mas de tempos em tempos suspendem. Antigamente tínhamos voos diretos para países nórdicos. Enfim, temos potencial só não temos gerência.
@@pedro.mmm9, quero te informar que já faz um mês que tudo se normalizou. E antes do fato citado aqui por você, o turismo já não era uma prioridade para os nossos governantes, nem a nível estadual e nem federal.
@@wifyst Sim. O Brasil não cansa de aproveitar a oportunidade de perder oportunidades.
Год назад+21
Que vídeo interessante, contudo, ainda triste. Como turismólogo (2009-2011) tinha grandes esperanças para o Brasil. E confesso que tinha expectativas mas também grandes desconfianças para o que viria depois destes eventos. O que via na época, e é o que vejo hoje, o que atrai turistas estrangeiros para o Brasil não é o Brasil como um país, mas um Brasil muito específico. As pessoas vão por determinadas Praias, Cidades, Eventos desportivos (como o Surf, esportes radicais); vão por procedimentos de saúde e estéticos (cirurgias plásticas, tratamentos cosmésticos, dentários, etc). Vão pelo Carnaval, vão pelo Samba, vão pela arquitetura, vão pela arte e tradições. E cada um destes elementos agem sozinhos e conforme as suas capacidades. É mesmo desgastante tentar fazer um destino em conjunto: o Brasil não sabe trabalhar o Poder Público + Comunidade + Iniciativa Privada. O turismo é um setor que só acontece quando bases determinantes são instaladas: Infraestrutura / Serviços de Qualidade / Marketing / Manutenção. Sem isso não adiante. Queria saber QUANTOS destes 6.4mi visitam além do que as principais cidades (seja por serem as mais conhecidas, seja por serem as mais estruturadas) como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Vitória, Brasília ou Fortaleza, por exemplo. Outra coisa: Europeus e Estados-unidenses estão acostumados com um outro padrão de vida e sabem quando são explorados ou não: as duas regiões têm, por exemplos, tantos aeroportos, com imensa conectividade aérea e a preços lowcost, que ao chegar ao Brasil, tamanha dimensão, não ter este serviço no setor faz tudo ficar difícil e continuamos a perder muito potencial.
Mas, esta diversidade q vc descreveu q chama atenção dos turistas. Isto é bom e não um problema. E qto as cidades visitadas vão muito além das q vc citou. Têm, foz do Iguaçu, Florianópolis, todas as capitais e regiões litorâneas do nordeste, Amazonas, Pará, Pantanal..... Assim sendo contraditório o q escreveu, "Um Brasil muito específico". Falta sim uma melhor conectividade para manter o turista por mais tempo.
Год назад+1
@@davidz6614 Olá David! Obrigado pelo teu comentário. Acho que me expressei mal... Vamos lá! O termo "Brasil específico" eu digo quando me refiro à uma razão específica que atrai determinados turistas estrangeiros. Por exemplo: Porque TANTA gente vai para a cidade do Rio de Janeiro? Ou Para Vitória? Ou Salvador de Bahia? Para além das belezas naturais, o turismo de SOL E MAR é o que atrai. O que ajuda mais é que estas cidades estao melhor equipadas para receber estes turistas de fora (tem conectividade, tem estrutura e equipamentos turítisticos, tem pessoal capacitado e que falam idiomas, além de ter maior promoção e marketing lá fora). O mesmo acontece quando se trata do turismo de NATUREZA, como O Pantanal, Amazonas, as Cataratas de Foz do Iguaçu, e etc. "Muito específico" refiro-me também aos gostos pessoais: Tem pessoas que vão para (sei lá... Estados Unidos) para fazer compras, Vão para a neve, vão para conhecer os parques naturais de lá e etc. Fazer turismo é ir para algum lugar fazer ALGO PRINCIPAL, as demais atividades complementam a viagem. De novo, o Brasil é GIGANTESCO é RIQUÍSSIMO em Biodiversidade, Diversidade Cultural, Natural, Gastronómica e etc - e espero que seja algo durável por muito tempo, e sim, os turistas estrangeiros A-DO-RAM isso que temos. Mas, a maior parte dos turistas estrangeiros vem para um ou dois objetivos Específicos. Por isso que, morando fora do Brasil, quando alguém me diz: "Ah, eu já fui para o Brasil". E eu: "Que bom! Espero que tenha gostado. E.. ONDE no Brasil voce foi?" Pois isso faz a diferença na percepção que estas pessoas têm do Brasil. Consegui me expressar? Depois, no mesmo comentário, estava dizendo que, o que ajuda o Brasil a se promover lá fora são estes eventos específicos, que nem sempre estão alinhados ou coordenados junto com o poder público local/regional/nacional. Eventos esportivos, shows, eventos de moda, artes, e etc são coisas mais privadas e específicas, do que outra coisa que o Brasil em termos de "país" tenta promover. Sucesso e vamos torcer para um Brasil com turismo mais potente, por favor! hehehe
Meu marido nasceu em Curitiba pr, quando nos mudamos para recife a minha cidade. Quem ia buscar coco era eu, porque se fosse ele (branco, loiro e olhos azuis) o coco de 2,50 passava para 10 reais na hora. Se não tinha cartaz já com o preço estampado ele não ia. Infelizmente é assim e isso afasta e muito o turista, comunicação, limpeza urbana básica (pela falta de educação da população) é gritante também. 😢
Falta educacao, cultura, boas maneiras, honestidade, limpeza. Nem daqui a cem anos este pais vai ter esses requisitos. Como destino turistico este pais esta fora dos roteiros internacionais. Sei do que estou falando.
Nordeste tem lugares incríveis, mas dentro do próprio Brasil só investem e vendem a imagem do país atrelada ao Rio e sudeste, acho que a descentralização da imagem vendida pelo país é o primeiro passo, poucos estrangeiros sabem que tem um "lençóis maranhenses", Fernando de Noronha, Maragogi, Genipabu dentre outros pontos incríveis para conhecer no país.
Mas a culpa e dos próprios prefeitos e governadores do Nordeste. Ficam esperando pela União. Primeiro deveriam divulgar no âmbito interno. Segundo das próprias empresas de turismo que não investem pesado em marketing . E terceiro dos próprios influenciadores digitais que não mostram os pontos turísticos de onde moram .
Depois de eu mesmo fazer por conta própria, sempre vou recomendar uma road trip pelo Nordeste para os estrangeiros vindo ao Brasil. Mesmo internamente o Nordeste é vendido no famoso pacote CVC: voos, translados, passeios já fechados e apenas uma cidade. De carro é barato e podem explorar praias desertas. É um turismo muito parecido com o Algarve, sul de Portugal, destino de férias de europeus
Alexandre F, Paraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Lugares carissimos para turistas, seja brasileiros ou estrangeiros e o povo nao pensa 2 vezes em cobrar absurdos quando vem que a pessoa eh de fora! Nao existe lugar no Brasil em que se respeite o turista e isso soh conhece quem ja viajou ao exterior!
@@alladinandarilhobrazuca6357 turismo não é pra quem é liso, tem que ter dinheiro pra gastar, em todo canto do mundo é assim, em Paris as coisas são absurdas de caras.
@@alexandref5100 Voce nao deixa de ter razao quando se fala de turistas com moedas fracas, como a nossa, por exemplo e realmente Paris nao eh barato, mas o fato que para um americano, japones e ate chines, eh bem mais barato ir a Europa, do que vir ao Brasil. Em Paris, Londres, Barcelona, e tantas outras cidades europeias tem mais chines e japones turistando, que folha em arvores. Mesmo europeus, em baixa temporada, tem promoçoes de voos a 50 euros....Frankfurt-Barcelona, desde que compre estadias em determinados hoteis. Existem cidades espanholas, que na baixa temporada, pagam a passagem de aviao que quem queira visita-las e isso vale para voos dentro da comunidade. Zona do Euro. A pessoa prova que passara ao menos 10 dias no local, hospedada em hotel e a municipalidade paga a passagem. Uma Passagem NY-Londres, sai por volta de 650 dolares em classe economica, para um americano. Um piao americano que ganha mal, ganha 180 dolares por dia. O fato eh que o Brasil eh longe para esse povo, eh caro e eh inseguro! Praia por praia, os caras vao a Grecia...praias deslumbrantes....Costa Azul Francesa.....Praias do Mediterraneo na Italia, Croacia.....praias de sonho e hoteis com preço atraente ate para nos, por exemplo. Praia nao eh atraçao principal e burro aquele que achar que alguem vai pagar uma fortuna em passagem de aviao, hoteis carissimos e voar mais de 10 horas...as vezes muito mais....para somente ir a praia.
A única coisa que o turista estrangeiro conheço sobre o Brasil é a cidade do Rio de Jeneiro, precisamos investir sim em infraestrutura no país mas acima de tudo devemos tirar essa imagem que o Brasil é apenas uma única cidade. Nosso país é gigante e nossa cultura também, como gaúcho eu eu penso que tens cidades lindas no sul, uma cultura linda no nordeste e muita natureza deslumbrante no norte do país, bora fazer o mundo conhecer o Brasil de verdade.
Sempre achei que dá pra fazer da Amazônia (ou parte dela) em um gigante parque tropical com arquitetura sustentável (claro com restaurantes e etc) e um zoológico de exibição já que as espécies nem sempre são fáceis de serem encontradas, creio que incentivaria o turismo e a preservação da natureza...
deveria fazer igual china arabia saudita dubai construir cidades futuristas aqui ai receberia muitos turista mas com nossos politicos que só pensam usar dinheiro publico para beneficio proprio dificilmente iria acontecer.
Mas, isto já está sendo feito. Aínda esbarra na conectividade. Focar nas estradas e aéreo. Trens como muitos gostariam é mais complexo. Levar linhas férreas para o meio da floresta, catinga ou mesmo para as pequenas cidades históricas a iniciativa privada não tem interesse.
Com exceção da beleza natural da nossa realmente estonteante beleza tropical, o Brasil não é um país bonito. Temos praias e paisagens lindissimas, mas nosso espaço urbano é um terror! As grandes cidades brasileiras são muito feias. As zonas metropolitanas das capitais na maioria das vezes são a definição de caos urbano. E piorou tudo nos ultimos tempos. Até BH que eu considerava uma cidade bonita, qdo retornei a visitá-la em 2021 fiquei apavorada. A cidade parecia um favelão! Na regiao metropolitana de Belém, capital do Pará, existe uma cidade chamada Ananindeua que tem os piores índices de saneamento do Brasil. Lá mais de 90% das residências não está ligada na rede de saneamento...ou seja, a cidade é um esgoto a céu aberto! O Rio de Janeiro nem se fala...a cidade virou uma latrina dominada por criminosos. Porto Alegre é outra cidade que "enfeiou" bastante nos últimos tempos. Turismo não vive só de belezas naturais, mas tbm de cidades com mobilidade, infraestrutura, segurança e alguma beleza urbana tbm. Além de equipamentos culturais como museus, teatros, sedes de orquestras, galerias, etc. O Brasil não consegue prover essas coisas para a população local, mto menos para o turista estrangeiro.
Eu e a minha esposa japonesa viajamos para o Brasil em 2017 e foi uma experiência terrível e traumático. Primeiro a emissão de visto de turismo para o Brasil é bem burocrático e fomos assaltado na porta do hotel em Curitiba logo na primeira noite no Brasil. Foram 30 horas de viagem para chegar no Brasil para ter a bolsa da minha esposa com o passaporte dela e celular com fotos do nosso filho de apenas 2 anos roubados. Foram dois anos de fotos perdidas que nunca vão retornar. Para mim nunca mais iremos voltar para o Brasil. Pessimo lugar para turistas, um país violente, pobre, sem estrutura e longe por falta de aeroportos internacionais.
Fui no ano passado quase fui assaltada, as minhas malas foram abertas colocaram.coisas de outra pessoa na minha bagagem, fomos em são Paulo eu e meu marido, ele.odio e não volta mais .
O Brasil só tem 31 aeroportos internacionais. Não venha mais. Eu também nunca irei ao Japão, pela distância, dificuldade de visto turístico. A cultura japonesa não me atrai também.
Morita você que é burro de não se precaver,pois você sendo BRASILEIRO teria a obrigação de saber como funciona o Brasil.Ficou a vida toda trabalhando em fábrica que acabou ficando abobado igual japones.
O que mais falta no Brasil é acabar com essa mania de eleger um Mito ainda por cima Fascista .... a Demência brasileira está no seu auge e isso faz turista estrangeiros irem ao Brasil como se fossem visitar um Zoológico com o Fanatismo Religioso Evangelista e Católicos Integristas .... faço votos que Lula consiga recolocar o valor do Brasil com a valorização de suas etnias indígenas no lugar ao Mérito Universal , junto com a preservação da Amazônia . Boa Sorte ao Lula !
A reportagem citou rapidamente um dos maiores problemas, que é o baixíssimo percentual de pessoas que falam ingles fluente(em torno de 1%), imagina as dificuldades que o estrangeiro passa para fazer qualquer coisa aqui, os poucos que vêm não querem voltar.
Não é o idioma, países da Ásia, ocidente, por exemplo, tem menos fluentes em inglês do que no brasil. Muitas regiões praticamente não encontra ninguém q fale inglês. O brasil ta sim uma merda, isso é fato. Mas esse complexo de vira-lata por causa de idioma não é o principal motivo, nem de longe.
@@Smok3XD A população geral não precisa falar inglês, mas atendentes de turismo de aeroportos, hotéis, serviços de transportes, etc, sim. Essa é a maior diferença. Na Ásia se você for num ponto de informação ao turista tem alguém que fala inglês. No Brasil, tirando algumas exceções, não.
@@Smok3XD Gostaria que explicasse quais países da Asia que recebem milhares de turistas têm uma percentagem de fluentes em Inglês menor que o Brasil. Explique-me também o que quer dizer com ocidente no meio de duas virgulas. Obrigado.
Não acho que inglês seja uma barreira. O México recebe muito mais turista que o Brasil e ninguém fala inglês, por mais que estejam do lado dos EUA. Eu fiquei perdido no aeroporto da cidade do México e NENHUM funcionário conseguia se comunicar em inglês. O dilema já começou nos voos, nem os profissionais da empresa aérea Aeromexico falavam inglês. O México é lindo, não acredito que ausência de inglês seja uma barreira. O mesmo se repetiu em outras localidades que visitei no México.
Singapura tornou -se a potência que é hj devido ao turismo ! Investiu em segurança; projeto de urbanização e moradia . Outros lugares como Portugal, a gente vê tantas casas antigas mas são tudo conservadas ! Até às casas novas e simples são bem projetadas ! Aqui no Brasil, é um dos países que cobram.impotos super caro e que infelizmente é desviado p/ os políticos daqui que são todos corruptos! Nós temos paisagens lindas ! Se os estados , cidades fossem bem cuidados , todos ganhariam com isso ! Já imaginaram se existissem trens ligando um Estado a outro como é na Espanha , Japão, França? Graças a Deus temos clima e Estados diversificados .
Esqueceu da grandiosa necessidade que o brasil tem de divulgar favelas e criminalidade pro exterior. Inclusive fiquei sabendo que a Record passa em outros países com o programa balança geral. Isso por si só já é horrível pro marketing do país
Estão falando sobre o Brasil não explorar o turismo, mas sim o turista, mas esquecem de comentar da exploração com o trabalhador! Morei em Ouro Preto, hoje moro em Salvador. Falo inglês e espanhol fluente, mas nunca consegui um trabalho com um salário digno para atuar no setor. São sempre salários miseráveis e uma exigência de carga horária absurda. Em Ouro Preto, certa vez participei de uma audiência pública com o secretário de turismo e ouvi ele dizer que era necessário "capacitar os trabalhadores que atendem o turista", capacitar pra continuar pagando salário mínimo ? Pra contratar freelancer pra atender em restaurante pagando 100 reais quase 10h de trabalho pra servir um vinho que custa 120??? Nenhum trabalhador que se preze irá fazer um bom atendimento vivendo um situação exploratória como essa. Em Salvador trabalhei em um hotel 5 estrelas, a diária mais barata era 900 reais. Meu salário de chefe de recepção trilíngue, escala 6x1, 8h todo dia, era 1600 reais!!! Saí, obviamente! E assim eles continuarão com péssimo atendimento, porque nenhum profissional capacitado vai ficar vivendo nessa miséria.
Год назад+16
Posso falar por lugares que já fui e pelo que já vi. Moro nos EUA e fui com amigos ao Morro de São Paulo em 2013 e, simplesmente, nenhum cardápio estava em inglês, tive que traduzir tudo pra eles. E arraial do cabo, onde tenho casa, a poucos anos reformaram o porto. Antes vc ficava em pé e debaixo do sol se queria pegar um barco pra ir pra ilhas. E nem dá pra falar que é pq é longe de EUA, Canadá, Europa, Ásia, pois o Brasil recebe menos turistas que a Colômbia, por exemplo. E tudo é muito caro em relação à maioria das ilhas do Caribe, por exemplo.
A maior renda per capita dos países do Caribe vem do turismo. Posso citar a República Domenicana, a principal fonte de riqueza do país vem do turismo. A principal fonte renda do Brasil vem do agronegócio.
Vou falar apenas minha experiencia. Quando fui a Morro ha uns 15 anos atrás haviam em todo lugar cardápios em inglês sim, mas com tradução literal, completamente sem sentido e ridículo para quem conhece inglês. Isso se repete em todo o nordeste geralmente mas hoje melhorou bastante até.
A imagem do Brasil ainda é muito reduzida ao Rio de Janeiro com seu cristo redentor, bondinho, praias, etc. Essa imagem está esgotada. Turista europeu ou americano não viaja em busca de belezas naturais até porque está cansado de ver isso em outros lugares. E agora vem a ministra falar que vai investir em eventos internacionais. Adivinha qual a cidade brasileira que vai sediar os tais "eventos internacionais"
De Portugal para Itália paga-se 200 Euros de passagem, para o brasil 1.000 Euros se achar muito barato, ou seja o assalto já começa na compra da passagem kkkk. Sou de SP e em turismo nas praias do nordeste só não fui assaltado pois saí correndo ao perceber que o "perigo se aproximava" pensa em uma verdadeira aventura turística. Hoje moro na Europa e a visão que as pessoas tem do Brasil, e dos brasileiros, não é nada boa, já vi diversos comentários em redes sociais, grupos de amigos e mesmo de colegas de trabalho que mostram isso e a verdade é que nossos artistas atuais só alcançam o exterior para exibir conteúdo ridículo e/ou de conotação sexual, por exemplo funk e Anita, se é o que se mostra então é o que o exterior conhece. Deve-se acabar com ministérios relacionados ao turismo e usar esses recursos para melhorar o que realmente interessa, pois imagine uma família sair da França e visitar o Brasil, acostumados com metrô e segurança, chegam aí e se andar de ônibus é velho e passa a hora que quer, de taxi o taxista faz malabarismos para receber 5 vezes mais que a corrida vale, se aluga carro corre o risco de se perder e morrer na favela, vai comprar uma agua de coco é cobrado 10 dólares (pois a visão do brasileiro é que todo gringo é rico então pode ser roubado a vontade). Turismo no brasil é isso, infelizmente não vai melhorar.
Fiquei curioso em saber qual a visão que os europeus tem do Brasil? Se puder compartilhar. Já tive contato com alguns e eles me falaram que não gostaram de ver a grande desigualdade social, cidades feias e muito sujas.
É só não vir pra cá.. Não é só falando mal que se resolveremos os problemas. Assim como na europa existe forte ondas de atentados terroristas, preconceito contra sul-americanos, batedores de carteira......Cada região com seus problemas.
Que bobagem o Brasil investe uma porcaria em diviulgação, e vc quer acabar com os órgãos que fazem isto. Tem que acabar é com o viralatismo dos brasileiros. Temos problemas, sim... Mas não é cuspindo para cima que será resolvido.
Sou de Goiás, mas tem uma cidade totalmente turística aqui com mais de 100 mil habitantes, onde tem uma estância hidrotermal, uma das maiores do mundo, a cidade tenta atrair muitos turistas, a cidade e cheia de hoteis, parques aquáticos com águas quentes, bares noturnos, tem uma serra linda, um dos maiores toboáguas do brasil, mas infelizmente falta muito investimento em atrair turistas, já vi muitos turistas gringos, mas é muito pouco!! Tem muito turistas de Brasília, Minas Gerais e sp. Digamos que o turismo por lá e nível Brasil.
Talysson Krigor, Voce esta falando de Caldas Novas, que eh um lugar que se nao programar tudo 100% e entender todas as artimanhas e pegadinhas, o cidadao deixa 1 rim, 2 corneas e os dois pes, de tanta exploraçao.
@@alladinandarilhobrazuca6357 Kkkkkk pior que é assim mesmo. Lembro que todas as vezes que íamos lá fechávamos a janela do carro no semáforo, por isso eu disse, a cidade é bem turística, mas a nível Brasil!! Em outras cidades turísticas brasileiras essas artimanhas são bem piores.
Além da violência predominante em grande parte do pais, um grande problema é que poucas são as pessoas fluentes em inglês capazes de atenderem bem aos turistas estrangeiros.
Não temos obrigação de falar inglês,eles que aprendam a falar Português. Não somos tapetes para os gringos ,eles que se sujeitam a nós aprendendo a falar português
Ótimo ver a ferida sendo tocada. Muito brasileiro acha que o país é um sucesso lá fora, quando não é. Se ouve falar mais do Peru que do Brasil. Maior sintoma disso é o principal aeroporto da cidade vitrine estar esvaziado.
Uso como exemplo o meu estado. O Pará. Um estado muito lindo. Rico em cultura e gastronomia. Mas às estradas são péssimas. Praticamente impossível viajar de uma cidade a outra dentro do próprio estado. Arrumando as estradas do estado. Já resolveria 90% dos problemas do estado. Mas a corrupção lá é tão gritante. Que eu fui obrigado a ir embora de lá, e buscar qualidade de vida no sul do país.
Morando na América do Norte há mais de dez anos e visitando o Brasil todos os anos, não vale a pena ir ao Brasil. Venho apenas por causa da família. Muito longe, passagens muito caras e não sabe falar inglês. Eu gastaria menos indo pro México, Caribe, Colômbia, Costa Rica, Portugal, Inglaterra, França, Itália, Espanha, e Madeira. Além disso, os serviços são inferiores e os hotéis e resorts estão caindo aos pedaços. O México está ao lado, covardia comparar. O Brasil sofre do mesmo problema que a Austrália. É longe de tudo e caro em comparação com as outras opções. Além disso, temos vizinhos pobres.
Por isso que eu não vou ao Brasil há 9 anos. Prefiro viajar pelos EUA, Caribe e Europa. Gasto bem menos e não tenho que ficar 100% do tempo alerta para não ser roubado. Na minha cidade natal, o Rio, inclusive crianças roubam as suas coisas na praia. É muito estressante.
Conteúdo de alto valor!!Adorei as informações. Cai aqui fazendo pesquisas para encontrar segmentos que tem relação com o meu negócio de planejamento e organização de eventos empresariais, corporativos e sociais e ganhaste mais um inscrito... ...Realmente é muito triste termos tão poucos turistas aqui no nosso país.
Até nas entrevistas vemos pontos de vista discordantes. Um pesquisador disse que "precisamos embrulhar o Brasil e oferecê-lo" e o outro disse que é preciso setorizar e dividir o Brasil em nichos que venham a interessar turistas específicos dentro destes nichos. O Ministério do Turismo é totalmente incompetente. Basta observar o slogan ambíguo de "promoção" do país como destino turístico. Como dizia o sociólogo Darcy Ribeiro, quanto à educação, "A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto", eu diria que a falta de inteligência em fazer do Brasil um dos maiores destinos turísticos do planeta não é um problema, é uma sabotagem muito bem pensada!
Sim o problema do Brasil é sabotagem, porém auto sabotagem, principalmente da nossa elite e lideranças, mas o povo como td também tem sua culpa. Mas ñ é uma sabotagem totalmente intencional ou vilanesca É estrutural, é cultural, é psicológica O Brasil é um país traumatizado q ñ consegue superar seus problemas e dilemas e se alto sabota. E ñ é por falta de oportunidade, de capacidade nem crueldade da vida. A colonização, escravidão, golpes militares e problemas sociais são terríveis, mas tem país q passou por coisa pior está mas bem resolvido q nós.
Já vi um americano falar que custa caro vir ao brasil sim! Os voos para cá são muito caros comparados aos para a Europa! Só por aí não coloquei muita fé nestes especialistas não…
O dinheiro no Brasil vai todo basicamente para duas coisas: 1) para sustentar funcionários públicos (procuradores, juízes, forças armadas, burocratas da administração, etc. etc., além de seus familiares). Salários altos e toda sorte de benefícios. 2) para políticos e para a corrupção. As migalhas que sobram vão para beneficiar a população sendo que muitas obras de infraestrutura consomem milhões e depois são abandonadas inacabadas…
Resumidamente falou o principal problema nacional do país. Todo dinheiro vai para esses departamentos e toda nossa infraestrutura, educação, etc, fica em segundo plano, escassa, negligenciada.
Todo mundo fala de problemas estruturais e de violência, mas gosto de lembrar de uma coisa muito básica que é a falta de informação decente e confiável. De vez em quando eu passo horas atrás de uma informação sobre um ponto turístico como horário de funcionamento, preço, se tem guia, como chegar... E isso em PORTUGUÊS! Agora imagina para um gringo que só fala inglês? Onde vai encontrar informação? Cito um exemplo: Irei fazer um mochilão pelo Nordeste em Junho e uma das paradas é São Raimundo Nonato, no Piauí, onde fica a Serra da Capivara, que é um dos lugares mais importantes do MUNDO com respeito a pinturas rupestres e pré-história. Por um acaso irei para lá num domingo partindo de Teresina e só achei passagem de ônibus por causa de uma recomendação do guia que encontrei, que por sua vez foi recomendação da anfitriã do Airbnb. Será que um gringo iria conseguir essa informação fácil? O Brasil se sabota, é impressionante
Bem isso. O amadorismo na prestação de serviços aos turistas é inacreditável. Em pleno século 21, na Era Digital, só se obtém a informação necessária por conversas informais por meios analógicos. As Prefeituras não disponibilizam na internet a descrição necessária dos pontos turísticos, e de como chegar, valores, etc. O único lugar do Brasil em que vi isso ser feito de forma profissional em nível local foi em Bonito-MS. Ainda assim, chegar lá é penoso, por causa das rodovias lentas e esburacadas devido à negligência do governo estadual.
Eu moro à 17 anos em Londres e visito o Brasil a cada 5 anos. Só com o valor da passagem da pra pegar um pacote de Férias (passagem + hotel 4 estrelas com comida livre) por 7 dias nas Ilhas Canárias, Espanha
Trabalhei numa empresa de cinema, quando vinha um americano aqui no Brasil fazer negócio, precisava mandar uma pessoa daqui andar com o homem senão ele era enganado nos preços das coisas.
Minha ex-namorada é americana. Mesmo quando ela ia comprar uma Longneck os caras cobravam o dobro dela, mesmo ela morando aqui. Ela fica mordida com isso, falava "´Porra, eu moro aqui, não sou daqui, mas sei que o preço não é esse" O Carioca é assim 24/7.
Ótima reportagem, mas para mim, deveria haver uma outra, OUVINDO OS ESPECIALISTAS DE OUTROS PAÍSES. Afinal, são as pessoas de outros países que poderiam apontar porque não escolhem o Brasil para visitar. A autoavaliação é sempre importante, mas nada melhor que uma opinião externa sobre o que estamos fazendo de errado para afugentar as pessoas.
Muito bem colocado. Quem é o cliente e o que ele procura? Internacionalmente os principais países emissores de Turistas são Estados Unidos, China e Alemanha... o que os turistas desses países procuram? Para quais destinos geralmente vão? Esses destinos são concorrentes diretos do Brasil, o que precisamos fazer para mudar a ideia desses turistas em vir para o Brasil? Tem custos... tem distância, disponibilidade de vôos, mas muito é preferência mesmo. Alemães gostam de praia... geralmente tiram férias de verão na Espanha. Opções de voos diretos e pacotes de Resort com preços atrativos poderiam levar mais Alemães ao Nordeste. Chinês gostam de ir para Europa para dizer que foram para a Europa, e comprar artigos de luxo originais para esnobarem para os amigos, ou para viagens de baixo custo ou praia viajam pelo Sudeste Asiático. Uma coisa que Chinês tem interesse em visitar é a Amazônia, porque é única. Desconheço as preferências dos Americanos.
@@r_fh__l Norte-americano gosta de um pacote fechado de atrações, por isso adoram a Disney e Las Vegas e vão tanto aos resorts mexicanos. Faltam programas assim por aqui...
@@ThiagoVerastegui podem mudar a região e a língua do Google e pesquisar como se fosse um turista estrangeiro. O principal que vi ao pesquisar é violência, preços altos, poucas pessoas que falam inglês e também o fato de os pontos interessantes do país serem muito distantes um dos outros. Todos querem conhecer o Rio de Janeiro e também a Amazônia, mas uma viagem dessa distância é cansativa e cara mesmo para eles.
Meu Pai sempre dizia q o turismo é uma indústria sem chaminés, gera dinheiro, fama e popularidade, além de não poluir! Acredito q o problema principal mesmo é a infraestrutura. Meu sôgro que era português também dizia q o Brasil é um mundo a parte! O dia q acordarmos para esta realidade veremos o quão importante isto é para o desenvolvimento e enriquecimento de um país. Moro a quase 30 anos no exterior e sei de muita gente q quer morar, conhecer e investir no Brasil mas em realidade tem medo!
É complicado... por causa do turismo empresarial isto é pessoas de fora que vem para são paulo acabam tendo uma experiência horrível. Aconteceu de ser assaltado, aconteceu de ficarem presos no trânsito por mais de 3 horas, a dificuldade do idioma, preconceito e alguns deles não duvido tiveram a experiência ruins de negócios mal feitos devido o carácter duvidoso de certas pessoas. É complexo, mas deveria se investir profundamente em educação e deveria ter um ministro que de fato entenda a função do cargo e não por questão somente política.
Minha primeira formação superior é em Turismo (bacharel) e trabalhei por alguns anos em agência de viagens. A reportagem é excelente e toca num assunto que deveria se tornar uma das prioridades para a gestão pública: a atividade turística. Temos muito trabalho pela frente se quisermos receber mais turistas estrangeiros: melhorar nossa infraestrutura básica de acesso como rodovias, aeroportos, investir em ferrovias e no transporte hidroviário. Capacitar/qualificar nosso trade turístico para receber turistas estrangeiros é outra necessidade urgente! É inadmissível não termos pessoas fluentes em outras línguas em espaços turísticos! Então, os governos municipais e estaduais (com apoio do governo federal) deveriam oferecer cursos de qualificação e de línguas para quem trabalha no setor turístico - tornar isso uma política pública! Claro que precisamos melhorar nossos índices de segurança pública, de saneamento, de proteção ambiental, de educação como um todo! Além de tantos fatores, devemos apostar no marketing, divulgando a imagem do Brasil no exterior, em agências de viagens e outros espaços de interesse no turismo. Diminuir os custos para quem viaja também é essencial: passagens aéreas mais baratas ou equivalentes àquelas vendidas para outros destinos etc. O caminho para o Brasil se tornar um destino turístico internacional procurado é longo. Mas, precisamos de um ponto de partida para que esse projeto se torne realidade.
A realidade é que o Carnaval e marketing brasileiro dá uma ideia de que o Brasil é um local de turismo sexual, até as propagandas do governo incluem mulheres seminuas, isso só atrai as piores pessoas possíveis
O Brasil 🇧🇷 deveria investir pesado em séries, animações, filmes e produções culturais sobre o nosso país, e mostrar ao Mundo que o Brasil não é só Rio de Janeiro e Amazônia !!! 💯🇧🇷🇧🇷🇧🇷💯
Não adianta investir em propaganda se o produto for uma fraude. O Brasil precisa investir em segurança pública, na formação de profissionais em hospitalidade e turismo, mas principalmente investir na educação do idioma inglês. Em Natal-RN por exemplo, nem em hotéis 4 ou 5 estrela se encontra um funcionário que fale inglês. É uma vergonha. Aliás nem sequer espanhol falam sendo um lugar infestado de turistas argentinos.
O único lugar no Brasil que da pra viajar, é o sul do Brasil. De todas as regiões do Brasil que já visitei, o sul é a única região que me senti seguro e que a infraestrutura era muito boa. Vou bastante pra serra gaúcha, e é maravilhoso. Seguro, organizado, tanto as cidades quanto as paisagens naturais são lindas, as cidades tem uma excelente infra estrutura, são incrivelmente limpas, as pessoas extremamente educadas, e a culinária é maravilhosa. Mas tudo isso tem um preço, é tudo bem caro, mas acredito que a estratégia seja essa, paga-se para vc ter tudo do bom e do melhor que, eu particularmente, não consegui encontrar em nenhuma outra região do Brasil, infelizmente. E ai fica a pergunta: Pq o sul do Brasil consegue ter a parte turística organizada, segura e limpa e o resto do Brasil não? São as pessoas locais? É a administração publica? É a cultura do povo da região? Qual o segredo? Agora eu estou explorando as praias do RS. E estou muito satisfeito. A organização das cidades, a limpeza das cidades e das praias, a educação do povo, a segurança, a mesma coisa que na serra. Com certeza virou meu destino de férias quando quiser ir pra praia dentro do Brasil. O mar pode não ser aquele azul esverdeado do nordeste ou do RJ, mas o fato de eu estar em um lugar onde eu possa descansar sem me preocupar com assaltos, ou levar golpe em algum estabelecimento, o fato de eu ir em um restaurante e a comida vir rápido e certa, a praia limpa... Não tem preço. Queria que o resto do Brasil fosse assim. Mas pela postura de povo e governos... Isso nunca vai acontecer.
La em gramado explorando turista tbm fui visitar meu irmão fomos galeteria mama mia serviram galeto frango requentado comida velha parecia tirada da Lata do lixo triste
o Brasil é maravilhoso, mas sejamos realistas e só quem viajou muito ao exterior sabe, temos opões mais baratas e seguras mundo afora. o turismo brasileiro, mesmo com uma moeda fraca e desvalorizada, frente ao euro ou dolar, continua não sendo competitivo. Exemplos: praias, temos praias belissimas , mas as praias da Espanha não perdem em nada para as nossas, quem foi a Maioca, Ibiza, Toscana, Grecia, Mediterraneo, Maldivas e outras mais sabe do que estou falando, e nem citei o Caribe. Cidades Historicas, temos varias como Ouro Preto, mas a Europa tem mais de 2 mil anos de historia, alem do fato da conservação e logistica para os acervos serem absurdamente melhores. Portugal e Espanha tem no turismo uma das principais fontes de recursos do seu PIB.
Meu marido quer ir no Brasil ,mas ele tem medo da violencia . Aqui sempre que alguem fala comigo diz que o Brasil é perigoso porque é isso que vêem nos noticiários e tambem por causa da corrupção
Fala para seu marido para ver TV brasileira do mostra violência . Tem mostra ele canais RUclips mostra realidade do Brasil. Tal balanço geral pior para ver na TV dá Dátema e demais .🙏🙏🏜🏜🌵🛫🛫🛫🌎🇧🇷🎧2024 BAHIA
Custos altos, falta de infraestrutura e criminalidade assustadora. Pela metade do valor gasto para ir para o Brasil, o turista consegue uma viagem de luxo em países Asiáticos, Africanos e até Europeus. Sai mais em conta turistas na Europa, que no Brasil (por incrível que possa parecer).
o turista estrangeiro bem como o próprio turista brasileiro já não cai mais na pegadinha da conversa de diversidade, culinária, povo gentil e belezas naturais porque, infelizmente, isso está apenas nas fotos e videos. O Brasil é sim um país rico e com muito potencial porém se encontra extremamente sucateado em todas as suas regiões turísticas ou não. Ocorre um abandono geral das autoridades e a sensação que se tem do povo atualmente é de que estamos todos ficando cada vez mais pobres e desanimados, sem fé e horizontes de melhora. O vídeo da ministra mostra bem isso: uma conversa fraca, argumentos vazios, bem típico da situação política que vivemos. Corremos o risco de um dia sermos apresentados como ruínas em meio à violência crescente. Os serviços aqui são lamentáveis, para nós já não funciona bem imagine para um excedente turístico que vem gastar dinheiro. Não tem mais como ficar floreando a situação não, as redes socias denunciam absolutamente tudo. As pessoas não são mais ludibriadas por propagandas.
Aqui não tem estrutura, gente treinada para atender. A visão que infelizmente é certa, de que a maioria dos brasileiros gosta de querer levar vantagens e bancar o esperto, querendo ganhar grana fácil em cima dos outros. Os lugares até famosos não tem a mínima estrutura. Você pode ver nas praias. Não tem água potável , banheiros públicos, tudo muito precário e você é obrigado a consumir dentro de barracas, quiosques ou restaurantes. Os lugares de acomodações e restaurantes uma boa parte atende mal, não tratam bem. Tem lugares que parece que eles estão fazendo um favor pra você ao invés de ver que estamos lá levando dinheiro e ajudando a economia local. É tudo lindo nas propagandas, mas na realidade é horrível, caro e perigoso.
O que também afasta é a falta de adaptação. Muitos lugares faltam acessibilidade para pessoas com deficiências muitos não pode ir e eles alegam um monte de coisas que não nada a ver. Outro ponto é o mal atendimento em alguns locais " turísticos" como por exemplo uma cidade de Salvador que eu fui não lembro o nome, os próprios guias reclamavam dos turistas idosos. Eu não sei qual é o requisito para contratação de guias ou pessoas que atendam porque com certeza não é simpatia e educação.
Eu conheço outros países e sempre tive a impressão que expomos demais nossas mazelas, os outros países também tem as suas, porém a roupa suja, eles lavam em casa...
Eu acho que o problema é que o Brasil tá muito ruim mesmo. País tá feio, infraestrutura ruim, criminalidade, caiu a ficha que as paisagens não estão entre as melhores do mundo... E caro ainda por cima. Não é uma boa opção. Não consigo recomendar com honestidade nada no Brasil. Sempre tem destino melhor pra cada objetivo diferente.
Eu acho que um problema muito forte é que poucas pessoas falam inglês fora de São Paulo e Rio (e mesmo lá eu tive problemas de comunicação). Só quando eu aprendi português me aventurei a conhecer lugares maravilhosos em Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O Brasil tem muito a oferecer! Eu acho que o marketing não é suficiente, a infraestrutura e boa (suficiente). Têm que fazer algo, o mundo precisa conhecer mais do Brasil ❤ 🇧🇷
Tem algumas cidades turísticas de sucesso como Gramado, Ouro Preto, Domingos Martins, etc. mas elas são mais divulgadas para o público interno do que o externo
Os dois problemas que no Brasil inibem o turismo internacional são o social e a falta de infraestrutura. Trazer turistas para o Brasil enquanto houver esses problemas não adianta nada. O país tem que investir em educação, qualificação e segurança por um lado e em estrutura como rede ferroviária, metrôs, etc, por outro. Só depois pode pensar em desenvolver o turismo internacional.
Em 2022 meu marido que é alemão foi visitar o Brasil pela primeira vez e fomos para o Rio de Janeiro, nos hospedando na Barra da Tijuca. Em certo dia, resolvemos mudar um voo que teríamos do aeroporto do Galeão até Guarulhos. Tentamos por horas fazer a alteração do voo através do site da Gol, mas sem sucesso (já percebemos aqui a precariedade das companhias aérea brasileiras). Tivemos então que pegar um Uber e ir até o aeroporto do Galeão para fazermos a alteração direto no guichê, perdendo uma tarde toda. Chegando lá, para nossa surpresa, a atendente da companhia aérea do segundo principal Aeroporto Internacional do país NÃO SABIA FALAR INGLÊS! Eu perguntei a ela como era possível trabalhar num aeroporto internacional sem saber falar o mínimo de inglês. Eu tive que traduzir tudo para o meu marido. Saímos de lá Completamente chocados Com a precariedade de atendimento Que encontramos. Fiquei me perguntando como um turista que não fala português Consegue se movimentar no Brasil. Meu marido não tem um pingo de vontade de voltar para lá novamente e eu concordo com ele. Além disso, quando meus amigos estrangeiros me perguntam se vale a pena ir para o Brasil, com dor no coração eu digo que não vale. Não há segurança, a infraestrutura é precária, a população não sabe falar inglês e uma viagem que deveria ser um momento de diversão, se torna uma incrível dor de cabeça. Enquanto o Brasil não melhorar nesses aspectos, Não vale a pena turistar estar por lá.
Sou portuguesa, já estive no Brasil, em Natal e na Bahia, quero voltar, mas geralmente o que ouço as pessoas que dizem que nunca meteriam os pés no Brasil, infelizmente é pelo medo da violência principalmente, a abaixo disso está a qualidade do sector da saúde. Enfim aspectos a melhorar com o tempo esperemos. Abraço saudoso 😊
Venha para Florianópolis, Bombinhas, Balneário Camboriú, Curitiba e quiçá até Vitória no Espirito Santo. São lugares muito bonitos e sem violência quando comparado ao Rio de Janeiro, São Paulo e nordeste do Brasil.
Extremamente importante focar na atração de turistas estrangeiros, até pelo potencial de impulsionar os investimentos nas outras áreas da economia. Surpreendente descobrir quão pouco visitado é o Brasil, a despeito da nossa singularidade e encanto.
No caso do meu estado, MG, a falta de infraestrutura começa no aeroporto de Confins e segue por estradas mal conservadas sem sinalização internacional e um trânsito violento com acidentes fatais em toda parte. Estradas e cidades mal conservadas serão sempre lembradas e compartilhadas por turistas.
Os filmes de sucesso na gringa são Cidade de Deus e Tropa de Elite. Quem diabos vai querer vir para um cenário como os desses filmes? Minha professora de japonês (japonesa de Tokyo), quando recebeu a proposta de trabalho ela quis conhecer como era o Brasil e viu a Cidade de Deus. Ela pensou que era um filme de paz. Ela ficou chocada, veio para Recife, e demorou um mês para ver que não era aquela relaidade ruim em Pernambuco. Ou seja, esses filmes de merda são a imagem do Brasil em filmes. As imagens do Brasil que são desconectadas dos filmes é que depois da favela é uma floresta com uma anaconda que vai te devorar vivo. Ou seja, selvagem demais. São poucos os gringos que querem saber como é o Brasil de verdade... E quando chegam e vêem nossas cidades feias, é uma decepção enorme. Brasileiros são muito cegos e superestimam o Brasil que é medíocre. Essa é a verdade o Brasil é medíocre e caro!
Artur Rodrigues, você tem razao, pois as cidades sao cheias de lixo o brasileiro nao tem ominimo de educacao, as criancas nao sao educadas para aprenderem a nao jogarem o lixo na rua, um ex A CIDAD DE BELÉM o lixo é tanto que os urubús ajudam os lixeiros, eu sei diso porque meu irmao morou lá e ele mora em Pirapora uma cidade pequena mas ele me contou que os jovens de escola mesmo tendo uma lixerinha na rua eles jogam o lixo no chao; O BRASIL É UM PAÍS DE GENTE SEM EDUCACAO E OS RICOS TRANCADOS EM SEUS CONDOMINIOS DE LUXO VIVEM COMO EM GUETOS DE LUXO E SENDO SERVIDOS PELOS ESCRAVOS QUECALI TRABALHAM POR UMMISERAVEL SALARIO DESDE OS PORTEIROS AS EMPREGADOS E A EMPREGADA ! A IMAGEM DO BRASIL É DE UM PAÍS PERIGOSO E ATRASADO ! E NAO SE PODE CONFIAR DE JEITO NENHUM NA POLICIA ... pois estou vendo exatamente aqui video da TV 247 JOVEM ESTUPRADA E TORTURADA DENTRO DA VIATURA DA POLICIA, SÓ QUEM NAO TIVER AMOR A VIDA VAI DE FERIAS PARA O BRASIL !
Eu e a minha esposa japonesa viajamos para o Brasil em 2017 e foi uma experiência terrível e traumático. Primeiro a emissão de visto de turismo para o Brasil é bem burocrático e fomos assaltado na porta do hotel em Curitiba logo na primeira noite no Brasil. Foram 30 horas de viagem para chegar no Brasil para ter a bolsa da minha esposa com o passaporte dela e celular com fotos do nosso filho de apenas 2 anos roubados. Foram dois anos de fotos perdidas que nunca vão retornar. Para mim nunca mais iremos voltar para o Brasil. Pessimo lugar para turistas, um país violente, pobre, sem estrutura e longe por falta de aeroportos internacionais.
@@vmorita Muito triste o que aconteceu com você. Muito obrigado pelo seu comentário. Infelizmente o Brasil está jogado as traças e os brasileiros não tem a mínima preocupação com isso.
A imagem do Brasil no exterior é 90% o RJ ,até filmes só mostram o RJ,favela, corrupção e carnaval.Tem que trabalhar outra imagem do país,eu moro na Amazônia, aqui o problema eu diria não é tanto a violência,mas sim a infraestrutura, é precária. Não tem as mínimas condições de um turista andar aqui,o único lugar onde ele veria uma infraestrutura seria em um Shopping. É tão ruim que vejo os cruzeiros só passarem pelos Rios Amazônicos e nem atracarem, porque não tem infraestrutura para receber navio de turista, é uma lástima.
Já trabalhei em hotelaria no Brasil e entre outros problemas é horrível ver o assédio sobre o turista em nosso país. Turista tem cara de turista e a população mais pobre e os espertalhões investem sobre eles para tentar conseguir alguma coisa. É uma vergonha. Quando eu vejo isso sinto vergonha de ser brasileiro. (Sim, sei que isso acontece também em muitos países, mesmo europeus. ) Então em primeiro lugar é preciso investir em educação. Em segundo lugar segurança pública. Em terceiro lugar é preciso informar ao turista - antes de vir ao Brasil - que ele não pode andar vestido de turista e nem portar objetos valiosos ou dinheiro, documentos etc quando sair à rua. Turistas do tipo branco-rosado devem sempre andar em grupos com um guia local e segurança.
Vou falar das minhas experiências em mais de 20 anos viajando ao exterior e tocar em um problema, geralmente, louvado pela crítica interna como se fosse um ponto positivo: Um dos grandes problemas do Brasil sempre foi e continua sendo a péssima imagem que os filmes levam para fora. Filmes como Cidade de Deus, Troca de Elite, Central do Brasil, Carandiru e muitos outros levam para fora uma imagem totalmente negativa do Brasil. Ao invés de fazer filmes mostrando as belezas do Brasil, ficam fazendo filmes que mostram a miséria, a favela, a violência, o roubo, etc. Lá no exterior eu já tive a oportunidade de dizer a estrangeiros que o Brasil não é o que os filmes mostram e que no Brasil existem cidades como Gramado, Balneário de Camboriu, Florianópolis, Blumenau, que estão longe de serem o que esses filmes negativistas mostram.
Viajo Muito Pelo Brasil, tenho casa na Praia do Rosa SC, ondas do Havaí, mas infraestrutura zero! Natal amo! Nunca fui assaltada no Brasil, no metro de Barcelona tentaram mas não levaram,sou esperta!🤣🇧🇷🌍
O DW tem ótimas matérias! Gosto de conhecimento e informação. Gosto de curiosidades também. No RUclips, na TV e na internet, eu acompanho muito o DW, BBC Brasil, TV Cultura, UOL, GloboNews, BandNews, CNN Brasil, Fantástico, History, Curta!, National Geographic e Jornal da Band. As matérias são ótimas! Eu sou muito curioso! Parabéns pelas matérias que fazem! Ganhou um inscrito
Sou da Alemanha, casada com brasileira. Visitei 12 paises e nunca fui assaltado. Quando estava apenas um ano aqui ainda com vista de turista um sargento e dois soldados da PM me pararem e tomarem dinheiro. O chefe deles o Coronel da segurança publica me explicou que "isso foi um malentendido " .!!!!!!
O Brasil vive um crise ética muito grande, 0% responsabilidade e 100% futilidade. Vivemos num país desleixado. E já passou da hora de discutirmos o código penal, independente do debate esquerda X direita. O país é violentíssimo!
Concordo com você. Eu amaria um pebliscito onde as pessoas pudessem escolher sobre assuntos polêmicos tipo limite de gastos dos tres poderes, salarios de juízes e promotores e oq não falar daqueles aposentados que ainda continuam ganhando 30 mil, reforma política, loterias( tipo o governo pode ter jogos de azar mas jogo do bicho é errado? Hipocrisia não?) Fundão eleitoral Ai ai se o povo pudesse votar nisso meu deus quanto dinheiro teríamos pra reformar esse país criar empresas, industrias de semicondutores, tecnologia e quem sabe acabar com as Mazelas sociais. Isto é apenas uma ilusão que creio que nunca verei
@@guilhermemariano4475 há 500 anos falamos q educação é solução a longicuo prazo. Daqui 500 anos continuaremos pensando assim. Para as elites quanto menos educação sobra mais gente para mão de obra escravocrata. Mesmo q parte dessa se torne marginais. Lógico q existem crimes hediondos q teriam q ter penas maiores. Inclusive prisão perpétua. Entrar e nunca mais sair. Até pq penitenciárias não recupera ninguém.
Concordo! Televisão com muita futilidade, sem informação útil e com uma programação altamente violenta, justamente para influenciar e emburrecer mais ainda nós brasileiros com essas programações horrorosas na tv.
Começa pelos portos, como o porto de Santos-SP que é nojento. Segundo os aeroportos que nos últimos anos parece que se perderam na hora de traçar rotas, ja que antes a gente ia do ponto A ao ponto B e hoje a gente vai do ponta A, a1, a2, a3 ate chegar ao ponto B. E por último essas estradas que está uma buraqueira só. Em Dezembro fui de SC a MG de carro e la se foi um par de amortecedor e prejuízo de R$ 1700. Fiz isso, pois passagem aerea ta um absurdo de caro. Resumindo, A LOGÍSTICA está sucateada no país. A logística é o coração da economia em todos os setores da economia e o turismo sofre com esses aspectos negativos.
Eu e a minha esposa (que é sueca) estivemos em Natal-RN em Janeiro e Fevereiro, e posso dizer que pelo menos Natal é uma cidade abandonada no setor do turismo! A qualidade do serviço nos restaurantes é lento demais e muito ruim. Em hotéis de 4 e 5 estrelas muitas vezes não há NINGUÉM que fale inglês ou mesmo espanhol (já que notei que haviam muitos turistas argentinos por lá). Quase todos os dias na orla da praia de Ponta Negra havia assalto de algum turista. A qualidade dos produtos é precária também: muitos bares (obviamente não todos) usam as marcas de bebidas mais baratas que existem no mercado e as vezes alguns ainda “batizam” as bebidas! Eu não sentia segurança de deixar a minha esposa sair sozinha. Nas praias não dá pra ter 1 minuto de sossego sem que os ambulantes abordem. Pouco policiamento, péssimo serviços e relativamente caros (já que estávamos em Ponta Negra). Temos que parar de pensar que só a nossa beleza natural basta! Porque há muitos fatores!
Sou de Natal e moro na Europa a alguns anos. Exceto a questão da violência, que se agravou bastante nos ultimos 5 anos, praticamente tudo q vc falou é uma realidade a MUITOOOS anos (desde que eu era criança), e nunca foi feito nada para mudar. Triste. 😢
@@pe1728, eu sou natural de SP mas minha mãe é do interior do RN, e eu lamento que uma cidade como Natal não tenha vôos acessíveis e barato pra Lisboa por exemplo, lamento também que Natal tem uma secretaria de Turismo sem criatividade e sem empreendedorismo. Lamento até mesmo pela mentalidade dos empresários locais que deveriam fazer uma parceria com o governo do estado pra ensinar inglês e hospitalidade gratuitamente pra em alguns anos puder contar com jovens qualificados pra fazer essa cidade linda avançar no Turismo internacional. Natal é de uma beleza natural incrível, mas só isso não basta!
Devia ter vindo pra João Pessoa, mais segura e com ótimo atendimento ao turista.
tudo em comum governados por petistas e aliados e nesse locais o crime reina e infraestrutura ruim
Que bares são esses que batizam bebidas e só tem bebidas baratas? Natal tem seus problemas, mas acho que você ta forçando aí...
O Brasil não perde a oportunidade de perder uma oportunidade
Kkkkkkkkk fato!!!!!
😂😂😂😂😂😂😂😂
O país do futuro. sempre fica pra amanhã.
@@diogolsq5295 Mas o que nos difere é que esse amanhã nunca chega kkkkkkkkkkk
Infelizmente...😔
😂😂😂
Quando mais jovem, cheguei a trabalhar em um hotel na cidade onde vivia, que era turística. Antes de lá, tentei em outros hotéis, quase sempre não me chamavam mesmo falando inglês fluente e sempre escolhiam alguém que nem sabia dizer "hello" (provavelmente porque não precisariam pagar um salário melhor). Várias vezes eu fiz o trabalho dos guias, pois nem eles falavam inglês direito (sempre o macarrônico e que não passava do verbo "tóbi") e não foram poucas as vezes também que ouvi dos próprios turistas que eles não voltariam mais ao Brasil, pois não conseguiam sair sem serem abordados por golpistas, vendedores que tentavam passar a perna, pedintes, quando não assaltados na mão grande e ameaçados ou sendo vítimas de violência mesmo. Em resumo, para a pessoa vir para o Brasil, a passagem e a hospedagem têm que estar muito em conta mesmo e só se ficarem em acomodações de luxo com trânsito privado. Se o país não provê o mínimo de segurança e infraestrutura para o visitante, só o argumento da "beleza do país" vai adiantar de nada!
Estão falando sobre o Brasil não explorar o turismo, mas sim o turista, mas esquecem de comentar da exploração com o trabalhador! Morei em Ouro Preto, hoje moro em Salvador. Falo inglês e espanhol fluente, mas nunca consegui um trabalho com um salário digno para atuar no setor. São sempre salários miseráveis e uma exigência de carga horária absurda. Em Ouro Preto, certa vez participei de uma audiência pública com o secretário de turismo e ouvi ele dizer que era necessário "capacitar os trabalhadores que atendem o turista", capacitar pra continuar pagando salário mínimo ? Pra contratar freelancer pra atender em restaurante pagando 100 reais quase 10h de trabalho pra servir um vinho que custa 120??? Nenhum trabalhador que se preze irá fazer um bom atendimento vivendo um situação exploratória como essa. Em Salvador trabalhei em um hotel 5 estrelas, a diária mais barata era 900 reais. Meu salário de chefe de recepção trilíngue, escala 6x1, 8h todo dia, era 1600 reais!!! Saí, obviamente! E assim eles continuarão com péssimo atendimento, porque nenhum profissional capacitado vai ficar vivendo nessa miséria.
Moro na Irlanda e ano passado havia combinado com uma amiga francesa de ir ao Brasil para passar o Natal com a minha família em Fortaleza. Como seria sua primeira vez no Brasil, ela decidiu ir direto de Paris para o Rio antes de me encontrar a Fortaleza, afinal de contas, ir ao Brasil e não ir ao Rio de Janeiro seria o mesmo que não visitar o Brasil para um turista estrangeiro. Nos primeiros dias no Rio, ela percebeu que não conseguia sacar cédulas de reais no caixa eletrônico. Como ela estava hospedada em Copacabana - um dos bairros mais turísticos de todo o país - eu disse pra ela tentar sacar em uma agência que ficava ali na Av. Nossa Senhora de Copacabana, cerca de um quarteirão da praia. Ela precisou fazer uma ligação comigo e me colocar para falar com a gerente da agência e explicar o que estava acontecendo porque a própria gerente do agência sequer sabia falar em inglês. A gerente foi muito bem educada ao telefone, mas sem inglês. Novamente, isso aconteceu no Rio de Janeiro, em Copacabana, a área mais turística da cidade e possivelmente de todo o país. Como fica um turista que passa por um algum perrengue e não consegue resolver nada sozinho por dificuldade de comunicação? O Brasil encanta muita gente e o povo é muito amigável e prestativo na maioria das vezes, porém falta capacitação para receber o turista estrangeiro.
Eu passei por isso. Vários caixas eletrônicos 24h, mas nenhum funciona em Copacabana
O complicado é que o próprio brasileiro já passa um perrengue danado como turista.
Ue, se eu vou pra França e preciso falar com o gerente do banco e eu não falo francês, o problema é do gerente do banco?
cingapura e xangai muitos comercios nem recebem dinheiro vivo e a china continental maioria dos chineses no interior nao falam ingles tambem
o brasill é um pais bancarizado por maquininha de cartao debito e credito ate morador de rua tem pix
Sou profissional do turismo no exterior. Os altos preços de passagens aéreas e hospedagem do Brasil afugentam sim europeus e americanos. Quando o estrangeiro pensa em conhecer o BR é porque já visitou diversos outros países antes. A necessidade de chegar ao país via Rio e São Paulo apenas também atrapalha. A violência também, mas não é o principal. No exterior raríssimas vezes se vê anúncios divulgando o turismo brasileiro. Profissionais brasileiros de turismo excelentes não faltam.
Não é só isso , Europeus tem pavor de viajar em paises de fanáticos que apoiam presidente fascista e desrespeitam a memória do Mundo
O principal fator e quase impossível de corrigir, é que o brasileiro não fala inglês.
Aprender inglês é difícil e caro. Demanda muito esforço, investimento e tempo.
As pessoas que sabem provém na maioria das vezes da classe média alta e não vão se sujeitar a trabalhar em hotelaria, especialmente pelos baixos salários que são pagos no setor.
@@luckyman5958 tudo tem um começo ! Brasileiro é sim , preguiçoso, ... adora Mitos ( Bolsobosta) e Legendas (Macunaíma)
@@luckyman5958hoje em dia isso está mudando, e rápido, com a internet e a democratização do ensino superior
@ Duvido. Quem vai gastar dinheiro e tempo e esforço para saber inglês e trabalhar de serviçal.
Moro na Europa e a maioria dos europeus me dizem que adorariam visitar o Brasil, mas não visitam pq tem medo de assaltos e de levarem tiro. Dinheiro pra gastar no Brasil eles tem, mas com o preço das passagens aéreas que triplicaram desde a pandemia, essa possibilidade nem passa pela cabeça deles mais.
Ana , BRASIL =TERCEIRO MUNDO
@@sofialencastre2538 existem muitos países de terceiro mundo que são seguros
Todos os Brasileiras que conheço em California me dizem que seu país é perigoso.
@@sofialencastre2538Portugal é literalmente o país mais pobre da Europa ocidental, 😂😂😂.
@@Ana-bi8kdO caso do Brasil é único no mundo, a violência aqui apresenta números de homicídios bizarros.
Sou brasileiro e moro na Tailandia, um dos paises mais visitados do mundo, minha opiniao morando em um pais que e inundado de turista, posso afirmar facilmente que o Brasil e tao bonito quanto a Tailandia, ou ate mais! Agora eu acho que os maiores impecilhos para o nosso pais sao, seguranca em primeiro lugar, aqui o pais e muito seguro, segundo o CUSTO, o turista no Brasil e EXPLORADO, aqui a gente paga barato em hospedagem, alimentacao, transporte, so pra ser ter uma ideia uma passagem de aviao da cidade que eu moro para a capital Bangkok custa em media 100 reais, um voo de 1 hora, no Brasil seria no minimo 300 ou 350. Quando eu estava vindo pra ca, eu quis comprar uma garrafinha de agua no aeroporto de guarulhos e estavam vendendo a 10 reais, quando cheguei no aeroporto de Bangkok comprei DENTRO do aeroporto garrafa de agua por 1 real. Voce almoca aqui em cidades turisticas com 10, 12 reais e se hospeda em hospedagens confortaveis por 70, 80 reais a diaria do casal. Por fim, acredito que a questao da infraestrutura tbm, aqui muita gente fala ingles, os locais sao bem mais preparados para receber turistas. Brasil tem um longo caminho pela frente, infelizmente.
Isso já é verdade
Sou brasileiro tb, moro na Suíça e ja fui várias vezes na Tailândia vc tem razāo em tudo, segurança, preço etc, todavia, a desvantagem é que fora dos lugares turisticos ninguem fala inglês é complicado em uma dessas viagens conheci uma Filipina em Bangkok casei e estamos juntos até hoje. rs
Amigo, a moeda é desvalorizada para atrair turistas estrangeiros. Mais de 20% do PIB do país vem do turismo. Se a moeda fosse valorizada o país ficaria fechado para investimentos de indústrias estrangeiras e turismo.
O Brasil se transformou em
País de Fanatismo Religioso , Moralista e Fascista . Você dizer que o Brasil é mais bonito que a Tailândia morando na Tailândia você desconhece a Imensa História deste País ! Brasileiro detesta História e destrói a sua própria História .
Ramon Xavier, você tem razao, eu moro na Alemanha, e minhas filhas . netos e subrinhos e tenho amigos na Suecia e todos adoram a Tailandia, alem da beleza é um País que oferece seguranca e uma excelente infraestrutura para os turistas que nao se sentem explorados como no Brasil. BOA SORTE PARA VOCÊ
uma malha ferroviária que conecte o Brasil, programas de incentivo a cultura de cada região, passagens mais acessíveis, investimentos massivos em infraestrutura e segurança, programas que incentivem o brasileiro conhecer o próprio país...
Matheus, vc esqueceu do treinamento. Precisa ensinar ingles para os trabalhadores da area.
Concordo muito sobre a malha ferroviária. Não entra na minha cabeça que o Brasil, um país de dimensão continental, ainda fique refém de aviões e rodovias. Ainda mais a essa altura do campeonato!
@@mayanabarbosa1792 o lobby de rodovias é um dos problemas do brasil avançar...
@@mayanabarbosa1792 Já ouviu falar em lobby!? Já ouviu falar em interesses escusos!?
Conheço muito gringo q foi para SC floripa lugar onde tenho 100% q não passa vergonha pela cultura do povo, organização da cidade.
Trabalho no centro do RJ e vejo turistas desviando de mendigos e fezes nas calcadas, totalmente degradadas. Aqui está imundo e abandonado, quem é que quer voltar para um lugar desse, e quem vem, qual é a propaganda que fazem daqui? Difícil alguém recomendar um lugar abandonado e perigoso.
Estive em maio de 2023 no Rio. Me impressionou o número de pessoas que fazem xixi na rua e tomam banho tb. Um absurdo, uma cidade que é o cartão postal do Brasil.
Olha, sou de Curitiba e evidentemente aqui não é um super polo turístico, ainda que tenha um bom movimento. Nosso centro também está assim, mesmo sendo uma capital relativamente rica e com bom IDH. A questão é que o empobrecimento das pessoas está muito intenso, muito difícil de represar. E dá pra enxergar esse aumento absurdo da população de rua não só aqui, mas também nas principais cidades da Europa e dos EUA
@@luizagimenes9985 Califórnia também
A grande verdade é que no Brasil nao se explora o turismo, mas sim o turista. Violência, péssima infraestrutura (transporte, aeroportos, rodovias, saneamento básico, trem, metro, etc) e preços é o que afugenta o turista.
Falou e disse
exato
O país só será bom para o turista quando for bom para seu povo.
O mundo inteiro explora turista fiote. Vai pra Israel pra ver...
Lá, se você não compra, eles até te amaldiçoam.
A real é que turista é mal visto em todo lugar, desde que tenha dinheiro.
Ilhas do Caribe sobrevivem de turismo. Brasil é gigante, não faz diferença turismo
Além da nossa falta de infraestrutura e violência, É MUITO CARO VIAJAR INTERNAMENTE PELO BRASIL. Enquanto na Alemanha criaram um passe mensal de 49 euros para dar a volta no país inteiro, aqui um mero voo entre Curitiba e São Paulo custa na média 500 reais (100 euros). E os ônibus também não são nada baratos, meu primo veio de Foz até Curitiba pagando 250 reais, ou seja, por uma viagem de 9 horas poderia ter rodado o mês inteiro a Alemanha, mesmo que o país tenha o tamanho do MS, era para que viagens fossem com preços decentes e acessíveis para todos
E que aqui na Europa todo es feito para o bem estar do cidadao. Qualidade de vida para todos, nao so para os ricos.
o Brasil cabe varios países em apenas o estado de amazonas.
@@tiagomatos6120 Não. Vá estudar geografia e pare de falar asneiras.
@@no_more_spamplease5121 Eu me equivoquei, mas cabem os 3 maiores países da Europa em apenas o estado de Amazonas e todos da Europa cabem dentro do Brasil.
@@tiagomatos6120 Você não se equivocou, realmente o Brasil é imenso e poderia abrigar boa parte dos países europeus, ele que não tá sabendo é de nada kkkkk
O Brasil é belo e tem turismo diversificado de norte a sul. Sou do interior do Pernambuco e todos os locais que conheci encontrei situações indesejáveis. Porto de Galinhas é apaixonante. As praias são lindas e muito seguras. Quando saia para tomar banho no mar deixava meu celular na mesa, andava pelo centrinho da cidade tirando foto e filmando. Todos falavam que ali não era Recife. Não vi assédio de ambulantes nas praias. A parte ruim era os passeios caros, obrigariedade de comprar um petisco para ter acesso a barraca de praia e a falta de uber para retorno ao hotel a depender da praia que ia. Sendo que o acesso as prais era horrível, precisando urgente de pavimentação na estrada. ĢRAMADO é linda e segura, porém caríssima. Uma refeição para um casal não saia por menos de R$ 90,00. A noite é morta. Não há baladas interessantes e só resta os restantes para curti a noite. SALVADOR tbm é linda e tem uma noite agitada, praias boas para banho e uma gastronomia ímpar. Porém é violenta, o assédio ao turista é em qualquer lugar. Até na rua você não pode andar que te abordam. Ruas sujas e uma sensação de insegurança completa, independentemente do lugar que vá.
Seguras em Porto de Galinhas? Só se mudou muito. Me lembro quando fui. Tínhamos que pegar o carro pra andar 300 m por medo de sermos assaltados. E essa era a recomendação da pousada.
Você fala Isso porquê e Pernambuco e não tem ideia como o turista estrangeiro vê o Brasil, sujeira, lixo, contaminação pela falta de saneamiento básico em tudo Brasil, nem falar da falta de conscientização ecológica, isso não existe no Brasil. Porto de Galinhas é uma das praias mais sujas que já vi...
Realmente, o assédio, a perseguição de pedintes e vendedores loucos e abordagem constante na rua, é insuportável
Se até o brasileiro tem medo de fazer turismo no Brasil, imaginem o estrangeiro.
Nosso jornalismo é o maior divulgador da violência do Brasil no estrangeiro. Moro no exterior e fico com medo de ir ao Brasil por conta disso.
Jornalismo fala oq acontece no dia a dia. Se acha ruim assim, pq vcs só votam em políticos que defendem bandidos? Não percebe a gravidade que é isso?
@@Thainara-r2p
De onde você concluiu que votei em quem apoia político ladrão?
Nunca votei em Lula, Bolsonaro ou Berlusconi.
Verdade. Saí do Brasil há uma década e das poucas vezes que fui visitar, sempre ficava com medo de ser assaltado. É estranho mas é infelizmente algo que acontece.
Morei no Canadá, voltei pro Brasil há 4 anos e meio.
Pense num arrependimento.
Mas se Deus quiser um dia eu volto, isso aqui não tem solução, nem Jesus salva o Brasil.
Junta isso mais o Fascismo de Bolsonaro eleito pelos Brasileiros Dementes turistas veem o Brasil como um Zoológico de Débeis Mentais
Há décadas tem-se a (falsa) ideia de que o Brasil é tão bonito que se vende por si só.
Nem os brasileiros conhecem as belezas do país. Não tem marketing.
A promoção do Brasil é drogas, violência urbana, corrupção, prostituição, lugar de gente fácil e corrupta.
O Brasil é bonito sim, o país mais bonito, e não está a venda.
É bonito, porém mal cuidado!!
Infelizmente!! 🇧🇷
Eu também achava o Brasil insuperável em beleza. Estava equivocada. Suba uma montanha nos alpes marítimos. Vá em Eze, Villefranche sur mer, faça uma viagem de trem pelo Val Roya (agora não tem mais) e olhe do alto a paisagem. Vá ao lago de Lasize, na Itália ou faça uma viagem Milão Zurique e observe a paisagem... e olha q só falei de beleza natural. Se quiser ver beleza arquitetônica Vá a Roma, Palermo,Paris, Florença, Corsica,Mônaco.
Olha , eu curitibana , desci de um navio de cruzeiro em Salvador , ano passado. Fiquei assustada c o q vi . Logo de cara pensei: é sério que os gringos quando chegam se deparam com isso? A cidade é terrível. Descuidada, suja , as pessoas em si precisam de cuidados (guarda de trânsito sem dentes ), vivem de um passado q nao existe mais (quando Michael Jackson esteve la), querem t pintar os braços na obrigação dizendo q aquilo é cultura, uns homens vestidos de baianas , em plena quarta feira , te pedem dinheiro por t “benzer” com uns galhos de plantas (parece q inventam qquer coisa pra t tirar dinheiro. ), fiquei horrorizada com as vielas q passam os tais trios elétricos por 8 dias seguidos na semana de carnaval (pasmem 8 dias), aquele tal elevador não tem nada de turístico, e os prédios ã volta dele, abandonados até com mato crescendo dentro deles, posso citar inumeras coisas do q vi. Mas preferi voltar pro navio, beeeem assustada c o q vi. Esses “artistas” pintam uma Salvador q não existe, já começa por aí. Quanto à população, fiquei com pena deles , e me pareceu q eles não enxergam isso tudo, afinal , é assim q vivem a muito tempo.
Eu como brasileira, me senti mal por eles e pelo meu país. Foi como olhar para o um membro do meu próprio corpo que eu não via e não conhecia, mas q ficou abandonado por anos sem atenção . E eu achava normal.
Eu não faço questão de voltar lá. E entendo perfeitamente os 10:15 turistas.
E os q vão, deve ser como visitar a pobreza em um país africano, acham interessante , curioso,mas serve pra valorizar suas próprias vidas, e ninguém quer aquilo pra si.
Eu sou baiano e e nasci e me criei naquela região do litoral norte 80km de Salvador, sempre falo a todos que Salvador é abandonado, que no máximo é ir uma vez na vida mesmo. Litoral do interior é muito melhor e mais seguro, Sempre falo pra amigos que tomem cuidado e não andem sozinhos, seja dia ou noite. Eu me envergonho daquela cidade, tem uma história muito forte, mas não compensa mesmo. Haaaaaa e eu trabalho em Navio de cruzeiro.
Sou mineiro, e viajar dentro de Minas Gerais é um absurdo! Sem falar da segurança pública, falta de trens de passageiros, rota definidas para ecoturismo.
O Brasil poderia ser a maior potencia turística em ecoturismo.
Pois é. Uma vez, fazendo turismo, saí de Tiradentes para Ouro Preto e tive que passar por BH!! Como assim? Duas cidades turísticas importantes e sem uma rota mais lógica.
Adimilson, a seguranca publica no Brasil tem sido um problema ha muito tempo, chega a ser obvio. A falta de trens no Brasil e historica e nao sei se sera resolvida. Achei interessante que sendo vc mineiro sua referencia e o ecoturismo. O que vc acha do patrimonio historico e cultural de Minas?
Além dos lugares históricos de Minas existe vários pontos fantástico pra o ecoturismo...infelizmente o desleixo e a corrupção conseguem destruir esse potencial...
O exemplo do tabuleiro é gritante...
Eleita a mais bela Cachoeira do Brasil...porém lá no vilarejo o esgoto inteiro acaba no próprio Rio...Ribeirão do campo e Rio Preto...há mais de 15 anos a comunidade pede pra uma estação de tratamento...
O incrível é que atuam as mineradoras na cidade mais perta de Conceição do Mato dentro...recursos financeiros enormes...promessas constantes e continua essa vergonha....
Morei 27 anos lá...antes do turismo chegar em escala consequente e me decepcionei tanto que fui embora.
@@rosanadesouzagomes1206 nos EUA, os parques nacional de preservação ambiental tem cidades ao redor, muito bem servida pra oferecer infraestrutura hoteleira, alimentação, entretenimento, etc. No Brasil isso é muitíssimo mal aproveitado, aqui, as cidades próximas de patrimônios naturais como lençóis maranhenses ou chapada da Diamantina são pobres, com pouca ou nenhuma opção de estadia e lazer, transporte, etc.
Eu queria visitar minha família no Brasil no final desse ano, mas depois que duas brasileiras foram presas com malas trocadas por pessoas trabalhando DENTRO do aeroporto e um funcionário ter sido morto por barrar malas com drogas, cancelei a viagem. É um absurdo que nem dentro do aeroporto, que deveria ser um lugar de alta vigilância e segurança, você está livre de ser acometido de um crime tão horrível.
Isso, fica por aí mesmo ✌️
No ano.fui no Brasil visitar minha família, abriram minha mala e colocaram coisas de outras pessoas dentro dela eu fiquei com medo.
@@willfernandes2723 Todos estrangeiros são bem vindos no Brasil.
kkkkkkk desculpa esfarrapada pra não vistar a FAMÍLIA...😂😂😂
@@sabrynatenorioele não é estrangeiro e brasileiro q mora fora
Faltou acrescentar um fator decisivo: a paisagem urbana!
Aqui no Brasil a natureza é maravilhosa, mas a paisagem urbana é um horror! Quem chega do exterior no Rio ou BH e tem que fazer o trajeto do Galeão ou Confins até seu hotel na Zona Sul deve achar que entrou numa fria e deve querer ir embora correndo! Se viajar de carro pelo interior, vai ver um desfile de feiúra construída ao longo das estradas.
É como fazer Brasília-Goiânia de carro. É cada horrorozidade.
Mas isso as pessoas estão preparadas. Elas vem sabendo que é um país pobre.
É horrível mesmo, dói na alma.
Disse tudo.
@@Felipe-dp6ltPaís pobre não, a nona economia do mundo. País com desigualdades sim.
Acho que as qualidades do Brasil para turismo são superestimadas. O Brasil tem praias bonitas. Mas em Portugal, Espanha, França, Grecia, Caribe, México e muitos outros lugares as praias também são bonitas. O Brasil tem parques nacionais grandes e bonitos. Mas na África tá lotado de parques do tipo. Ah, temos o Cristo Redentor. Beleza, EUA tem estátua da Liberdade, Paris tem Torre Eiffel, Itália tem o Coliseu etc. Resumindo, tudo que o Brasil tem, outros países tem também. Aí se o cara vai fazer a comparação, ele coloca o Brasil para último na lista de destinos porque poucas pessoas falam inglês, não tem segurança e os preços estão no mesmo patamar que os preços dos outros países. Às vezes as coisas aqui são mais caras até.
Totalmente de acordo! Nós superestimos nosso país. Ja viajei a varios países vizinhos e deram show as praias da Colombia, por exemplo.
Visitei 40 países até agora e discordo totalmente! Já morei no México e nos Estados Unidos! Temos um país muito completo, praias maravilhosas, Rio de Janeiro é um ABSURDO de cidade perto de Cancún, Bahia é um estado fora de todas as curvas de belezas é estar no 40 lugar não cabe em nenhum sentido para nosso país!
Praias nordeste, Rio de Janeiro, Amazônia, Cataratas, serra gaúcha, as nossas chapadas, temos muito muito a oferecer! O que pecamos é “em todo o resto” políticas, estrutura, cultura, inglês! Temos margem para ser top 10 fácil dessa lista
@@Curiousclipsenglish eu jamais trocaria essas praias do Caribe por praias do nordeste. Cataratas sao lindas sim...amei la. Rio é imunda, suja, praias nao tem sossego. Nordeste é cada carro d som na praia, um tormento sem fim.
@@Curiousclipsenglish Bahia é um dos piores estados que temos. Nunca vi tao feio e perigoso. Pobreza pra tdo lado
México é um país muito mais violento que o Brasil
Aqueles estrangeiro que foi assassinado na amazonia é um pessimo marketing pra esse país
E de longe é o último caso. Roubos violentos tem repercussão internacional. Japonesas que foram assaltadas e mortas na copa, aqui na minha cidade tem 1 evento de atração internacional, um colombiano foi morto por um rolex.
Só ele?
Tem também aquele caso da européia que teve um encontro com um brasileiro e ele literalmente colocou ela em cárcere privado , não queria deixar ela ir embora...
Tem o caso dos taxistas do RJ que fazem longas rotas pra cobrar mais dos turistas.
E a "Van do Terror " no RJ?
Com os centros históricos abandonados também é difícil atrair o turista estrangeiro, que geralmente se interessa muito pela arquitetura e pela história das cidades. Moro em Portugal e até mesmo as cidades de interior são visitadas frequentemente pela arquitetura e monumentos. A cada casarão histórico derrubado no Brasil, o potencial turístico é derrubado também.
A Europa explora este tipo de turismo e muito bem diga-se a verdade, pq é pobre em atrativos naturais.
A grande maioria os europeus que veem ao Brasil. Vem pelas belezas naturais (praias, florestas, parques nacionais) e festas típicas.
Lógico muitos tbm se interessam pela cultura e patrimonio.
@@davidz6614 pobre em atrativos naturais nada, eh que alem de atrativos naturais AINDA tem toda a historia milenar da Europa
@@thamiresvaz3 eu amo a Europa.. Eu falo em termos gerais.. Quase ninguem sai daqui digamos do Brasil para ver a parte natureza da Europa. Vão pelo lado histórico, seja arquitetônico, cultural, museus..
@@davidz6614.....a Europa é pobre em termos naturais...???????
Vê se bem de que você não faz ideia do que são os ALPES...... PIRINÉUS...... lógico que que se pensa em termos tropicais, lembra de que a Europa fica no hemisfério norte
Em termos de beleza em paisagens naturais a Europa não fica atrás de nenhum país ou continente.
É só deslumbrante
A cidade onde moro tem um sítio histórico tombado pela UNESCO, más é maltratada pela má gestão política e também infelizmente pela população local que na grande maioria são negligentes com os espaços públicos, desvalorizando à cidade que tem um potencial se recebesse mais investimos nas mãos de gestores que de fato fossem responsáveis e tivessem visão ao investirem no turismo, talvez tivesse algum progresso, porque parou no tempo igualzinho aos casarios, mal cuidados por sinal.
onde é esse patrimonio?
Por acaso é Olinda?
Com um governo que valoriza a corrupção, invasão de terras e incentiva a ideologia de gênero, jamais vai ter um turismo ascendente. Além.do que tudo é absurdamente caro e os próprios brasileiros, em especial, o governo, não sabe promover o país.
Dinheiro na mão da iniciativa privada gera dividendos ao país, mas na mão de políticos é superfaturado e na maioria vira propina
Eu noto uma falta de cuidado das cidades também, com raras exceções, as cidades não se preocupam em deixar um ambiente bonito. Ninguém quer visitar cidade feia, na Europa mesmo cidades pequenas do interior são bem cuidadas e recebem visitantes por conta disso
Eu que sou brasileiro evito viajar por aqui. E não é por causa da violência, mas sim por causa dos custos. Eu acho MUITO CARO viajar no Brasil. Já fui pra Índia, fiquei um tempão lá e , tirando a passagem, gastei MENOS do que gastaria em 1 semana no nordeste...
Viajar para fora é mais barato do que viajar dentro do Brasil.
Moro na Europa, fui pro Brasil esse ano, e fiquei chocada como está tudo caro, vou ficar um tempo sem ir. Aqui na Europa é muito barato pra viajar, e pra Ásia também.
Sou Mexicano é gostaria visitar o Brasil, acho que é um pais muito lindo
Seja bem vindo
Será muito bem vindo quando vier, amamos nossos hermanos mexicanos ☺️☺️💕💕
@@anaquinins Verdade
Eu adorei o México quero muito voltar a visitar esse país.
Não venha amigo, aqui é muito perigoso 😢
Como viajante, acredito que o idioma e a falta de infraestrutura são os dois piores fatores. Eu viajei diversos locais do mundo, alguns pobres como a Europa Oriental ou partes da Ásia, mas lá as sinalizações, os textos em museus, e muitas pessoas (principalmente os mais jovens) sabem falar em inglês. Na Tailândia mesmo, citado no vídeo, é chamativo as crianças vindo falar com você e, sabendo que você é estrangeiro, vêm conversar em inglês com você. Eu, que tive uma excelente educação privada aqui, ainda engasgo no inglês. Quanto mais a maioria da população que mal português sabem falar. Eu lido muito com viajantes e sempre falo sobre as dificuldades de, apenas falando inglês, "se virar" aqui. Fora que o ~turismo~ no Brasil é muito caro. Muitas vezes o turismo fora pode chegar a ser mais barato do que viajar por aqui. Ainda mais se bem planejado.
Eu moro na Tailândia e quase ninguém fala inglês aqui. Aliás, o inglês deles é pior que o brasileiro.
A única diferença é que as placas tem sinalizações em inglês. Só isso. Mas falar mesmo, quase ninguém fala.
@@tiagocarioca Bem, ao menos em Bangkok, não foi essa a experiência que tive. Desde funcionários do aeroporto, cobradores de ônibus, crianças, vi diversos grupos falando comigo em inglês. Não sei se você vive em outra parte do país, mas ao menos lá vi muito mais gente falando em inglês do que aqui.
@@tarcisiorm eu moro na região metropolitana de Bangkok. É difícil achar quem fale inglês direito por aqui. Eu dei aula de inglês aqui e dou aulas em inglês numa universidade daqui. Você disse que contador de ônibus fala inglês? Olha, você teve muita sorte, então, em quatro anos aqui nunca encontrei contador de ônibus que falasse inglês.
De qualquer forma, o inglês na Tailândia cresceu por causa dos turistas e não o oposto. Até porque as escolas de inglês são piores que no Brasil. O setor de turismo aprendeu "na marra". No Brasil isso não tem como acontecer porque não tem gringo o suficiente para forçar o setor a investir no inglês.
É a demanda que faz crescer o investimento em línguas estrangeiras. O Brasil não tem demanda, então o setor não vai investir nisso.
Criança brasileira só sabe falar _moni_ pro turista, já escutei mil vezes.
A violência também é um grande problema!
Faltam pacotes específicos de entes subnacionais. Exemplo: só em Minas Gerais, há roteiros de cidades históricas e museus, parques estaduais e nacionais, turismo gastronômico, cachoeiras, trilhas, eventos urbanos/noturnos/bares, pesca... Roteiros que podem facilmente ser de 5, 7, 10 dias... Mas isso não se oferta nem pro público nacional, e muito menos para o estrangeiro.
fato. ninguém explora esse sorte do turismo historico, muito precarios, entidades atrasadas e com serviços precarios, sistema deficitário. a Bahia é igual. as agencia de turismo é vergonha, principalmente as ligadas ao governo
Conheço várias cidades históricas de Minas Gerais. Apenas uma achei muito bem cuidada, Tiradentes. Mas sair de Belo Horizonte e ir para essas cidades é uma aventura, na qual literalmente quase perdi a vida. estradas em péssimas condições, com um traçado longitudinal e transversal extremamente mal planeado ou adequado ao tráfego que possuem. Todo o turismo é virado apenas para o mercado interno. Achei os guia extremamente mal preparados, sem o conhecimento necessário. E olha que contratei uma guia oficial... mas eu sabia mais de história que ela ...ahaha Na verdade, o Brasil tratou muito mal a sua história, decidiu derrubar tudo o que era colonial, numa tentativa de criar uma identidade própria, deixando as suas cidades feias, sem nada de muito interesse.
Nossa,tenho vontade de conhecer várias cidades mineiras,mas sem carro como faço??? Parece não ter linhas frequentes de ônibus 😢
I travelled through the north coast of Brazil last September and, although the places are fantastic and there’s so much beauty around, I realised it would have been extremely difficult if I was not accompanied by my Brazilian partner.
I am Italian, I don’t speak Portuguese, I kind of understand it, but it was such a hassle for me to go by myself as very few people were able to speak English.
I literally fell in love with this amazing country and I dream of moving there one day as I like the vibes, the culture, the habits and the people, that’s why I decided to study Portuguese, but more has to be done to facilitate tourism in Brazil, as well as investments. There’s so many people who would take the chance to buy a flat there of only it was easier to communicate!
Nós brasileiros somos muitos nacionalistas. Nós brasileiros não gostamos de aprender idioma de outros países , nós priorizamos e valorizamos nosso próprio idioma ,(português) ,você que se de o luxo de vim pra cá falando no mínimo português médio ,não somos obrigado a nada
Não adianta, ninguém se sente à vontade de visitar alguém que mantém a própria casa num estado geral de descuido, desmazelo, desorganização, falta de respeito e forte sensação de insegurança. Ou resolve os problemas de casa primeiro, ou continua passando vergonha no mundo.
exatamente
Amigo aqui no trono do rei senta um desc0nden@d0, a casa é toda errada, tão cedo não vai mudar, leia-se séculos
O comentário mais coerente....👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Segurança e infraestrutura são as principais so meu ver. Fui para Maragogi um dia e fiquei impressionado com a precariedade dos transportes. Nem rodoviária há em Maragogi.
Não tem rodoviária para a população pobre não frequentar esses lugares. Querem só gente com dinheiro para deixar no comércio. Isso é estratégico. Se tem bus, vai ser o pior, porque turista vai com agência.
Trabalhei 23 com turismo e saí da área. Muitas coisas me dava ódio de ver!! como turistas sendo roubados (nos preços) por vendedores nas praias, taxistas, e sendo explorados por mulheres de vida fácil. Sem falar da segurança que é quase zero, nos hospitais ninguém fala Inglês (já fui com um turista que sofreu um acidente na piscina do hotel no qual eu trabalhava, e tive de ser interprete ajudando o hospede na consulta com o médico que não falava Inglês) Os hotéis são absurdamente caros se comparados com outros países e uma série que outras coisas.
Brasil: A eterna promessa
Ao meu ver, o maior problema é a falta de segurança mesmo. Tenho alguns poucos amigos estrangeiros que moram aqui e suas famílias e seus amigos dos países de origem morrem de medo de visitá-los aqui. Um deles inclusive foi assaltado à mão armada assim que colocou o pé no chão, saindo do taxi que o trazia do aeroporto, em frente ao seu hotel . É triste, mas sigo na esperança de uma melhora.
mas se esse fosse o problema "crucial", ninguém visitaria o México, que está no TOP 10 do mundo em numero de estrangeiros, ou a África do Sul e Rep Dominicana, que também estavam a nossa frente até um tempo atrás...
O maior problema é a falta de EDUCAÇÃO , CULTURA , ESPÍRITO DEMOCRÁTICO ... os brasileiros foram lobotomizados pelos Fascistas que comandam este país : Bolsonaro , Fanáticos Evangelistas e Católicos , Agrobusiness , e sofrem seriamente de Demência Generalizada achando que MITOS existem ... daqui a pouco vão eleger Papai Noel Presidente do Brasil !
@@casbarbosa37 a diferença é que os principais pontos turísticos do México e África do Sul estão em pontos protegidos.
Já os principais pontos turísticos do Brasil estão do lado de favelas com bala perdida a todo tempo
@@jalexsilva8162 .... fui uns 11 anos atrás em J'burg e alguns lugares não me senti nada seguro, e ficavam no centro da cidade perto daquele prédio famoso redondo... O Mexico não posso opinar bem pois nunca fui, mas a famosa Acapulco eu sei que é violentíssima... pra mim é uma soma de coisas: falta de divulgação, exacerbação de estereótipos (lugar de festa, doença tropical, droga, bagunça, etc) e também a violencia ajudam a afastar o turismo de casais, familia, idosos etc....
Concordo com você. O maior problema do Brasil é a falta de segurança e isto impacta no turismo. Os turistas estrangeiros têm medo de virem ao Brasil. Eles têm medo de serem assaltados, sequestrados e mortos. A violência e o crime organizado estão entre os maiores problemas do país
A Torre Eiffel, sozinha, recebe por ano mais turistas que o Brasil inteiro. Trabalhei na EMBRATUR e no Ministério do Turismo por vários anos, inclusive nos preparativos para os grandes jogos, e acho que o maior problema é o Marketing. Investimos pouco em MKT internacional, e ainda expomos cotidianamente ao exterior conflitos internos políticos, corrupção, violência. Não temos ações eficazes para combater a disseminação de imagem negativa no exterior, e o resultado é justamente o baixo interesse dos estrangeiros. Infraestrutura, violência, capacitação... Tudo isso atrapalha menos que o MKT negativo de contar estes problemas todos os anos aos turistas potenciais.
Nenhuma estratégia de marketing vai mudar o fato que nosso pais é violento. A cada 1 noticia boa tem 10 ruins e é isso que chega pros gringo.
O México também é violento. Logo a violência não é o principal problema e sim um dos problemas.
@@averegeyoutuber9133 o viralatismo espanta mais que a violência. Muito mais...
Se eu morasse em um país rico e tivesse dinheiro nem pisaria aqui, praia bonita tem em tudo que é canto do mundo.
@@averegeyoutuber9133porque o país permite que a notícia negativa saia do país. Na Europa acontece muitas atrocidades e o Brasil não fica sabendo porque a mídia é proibida de divulgar. Essa é a diferença.
Acredito que o país não sabe se vender ,no que tem de bom e positivo, nossos diferenciais. Por outro lado os pontos negativos reinam.
Moro em Natal, cidade acolhedora, comida maravilhosa, praias belíssimas. Hoje só temos voo direto para Protugal e Argentina mas de tempos em tempos suspendem. Antigamente tínhamos voos diretos para países nórdicos.
Enfim, temos potencial só não temos gerência.
Pena que fica no nordeste 💩
a julgar pelas notícias mais recentes de natal, a cidade tá repelindo turistas mesmo
não que isso não seja um problema nacional né
O Brasil sempre foi o país do potencial, do quase lá. No final não chega a lugar nenhum, se perde no meio do caminho.
@@pedro.mmm9, quero te informar que já faz um mês que tudo se normalizou. E antes do fato citado aqui por você, o turismo já não era uma prioridade para os nossos governantes, nem a nível estadual e nem federal.
@@wifyst Sim. O Brasil não cansa de aproveitar a oportunidade de perder oportunidades.
Que vídeo interessante, contudo, ainda triste. Como turismólogo (2009-2011) tinha grandes esperanças para o Brasil. E confesso que tinha expectativas mas também grandes desconfianças para o que viria depois destes eventos.
O que via na época, e é o que vejo hoje, o que atrai turistas estrangeiros para o Brasil não é o Brasil como um país, mas um Brasil muito específico. As pessoas vão por determinadas Praias, Cidades, Eventos desportivos (como o Surf, esportes radicais); vão por procedimentos de saúde e estéticos (cirurgias plásticas, tratamentos cosmésticos, dentários, etc). Vão pelo Carnaval, vão pelo Samba, vão pela arquitetura, vão pela arte e tradições. E cada um destes elementos agem sozinhos e conforme as suas capacidades. É mesmo desgastante tentar fazer um destino em conjunto: o Brasil não sabe trabalhar o Poder Público + Comunidade + Iniciativa Privada.
O turismo é um setor que só acontece quando bases determinantes são instaladas: Infraestrutura / Serviços de Qualidade / Marketing / Manutenção. Sem isso não adiante.
Queria saber QUANTOS destes 6.4mi visitam além do que as principais cidades (seja por serem as mais conhecidas, seja por serem as mais estruturadas) como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Vitória, Brasília ou Fortaleza, por exemplo.
Outra coisa: Europeus e Estados-unidenses estão acostumados com um outro padrão de vida e sabem quando são explorados ou não: as duas regiões têm, por exemplos, tantos aeroportos, com imensa conectividade aérea e a preços lowcost, que ao chegar ao Brasil, tamanha dimensão, não ter este serviço no setor faz tudo ficar difícil e continuamos a perder muito potencial.
Mas, esta diversidade q vc descreveu q chama atenção dos turistas. Isto é bom e não um problema.
E qto as cidades visitadas vão muito além das q vc citou.
Têm, foz do Iguaçu, Florianópolis, todas as capitais e regiões litorâneas do nordeste, Amazonas, Pará, Pantanal.....
Assim sendo contraditório o q escreveu, "Um Brasil muito específico".
Falta sim uma melhor conectividade para manter o turista por mais tempo.
@@davidz6614 Olá David! Obrigado pelo teu comentário. Acho que me expressei mal...
Vamos lá!
O termo "Brasil específico" eu digo quando me refiro à uma razão específica que atrai determinados turistas estrangeiros. Por exemplo: Porque TANTA gente vai para a cidade do Rio de Janeiro? Ou Para Vitória? Ou Salvador de Bahia? Para além das belezas naturais, o turismo de SOL E MAR é o que atrai. O que ajuda mais é que estas cidades estao melhor equipadas para receber estes turistas de fora (tem conectividade, tem estrutura e equipamentos turítisticos, tem pessoal capacitado e que falam idiomas, além de ter maior promoção e marketing lá fora).
O mesmo acontece quando se trata do turismo de NATUREZA, como O Pantanal, Amazonas, as Cataratas de Foz do Iguaçu, e etc.
"Muito específico" refiro-me também aos gostos pessoais: Tem pessoas que vão para (sei lá... Estados Unidos) para fazer compras, Vão para a neve, vão para conhecer os parques naturais de lá e etc. Fazer turismo é ir para algum lugar fazer ALGO PRINCIPAL, as demais atividades complementam a viagem.
De novo, o Brasil é GIGANTESCO é RIQUÍSSIMO em Biodiversidade, Diversidade Cultural, Natural, Gastronómica e etc - e espero que seja algo durável por muito tempo, e sim, os turistas estrangeiros A-DO-RAM isso que temos. Mas, a maior parte dos turistas estrangeiros vem para um ou dois objetivos Específicos.
Por isso que, morando fora do Brasil, quando alguém me diz: "Ah, eu já fui para o Brasil". E eu: "Que bom! Espero que tenha gostado. E.. ONDE no Brasil voce foi?" Pois isso faz a diferença na percepção que estas pessoas têm do Brasil.
Consegui me expressar? Depois, no mesmo comentário, estava dizendo que, o que ajuda o Brasil a se promover lá fora são estes eventos específicos, que nem sempre estão alinhados ou coordenados junto com o poder público local/regional/nacional. Eventos esportivos, shows, eventos de moda, artes, e etc são coisas mais privadas e específicas, do que outra coisa que o Brasil em termos de "país" tenta promover.
Sucesso e vamos torcer para um Brasil com turismo mais potente, por favor! hehehe
Valeu o retorno tbm
Meu marido nasceu em Curitiba pr, quando nos mudamos para recife a minha cidade. Quem ia buscar coco era eu, porque se fosse ele (branco, loiro e olhos azuis) o coco de 2,50 passava para 10 reais na hora. Se não tinha cartaz já com o preço estampado ele não ia. Infelizmente é assim e isso afasta e muito o turista, comunicação, limpeza urbana básica (pela falta de educação da população) é gritante também. 😢
Falta educacao, cultura, boas maneiras, honestidade, limpeza. Nem daqui a cem anos este pais vai ter esses requisitos. Como destino turistico este pais esta fora dos roteiros internacionais. Sei do que estou falando.
@@siriemapantanal6894 Infelizmente é isso mesmo.
Nordeste tem lugares incríveis, mas dentro do próprio Brasil só investem e vendem a imagem do país atrelada ao Rio e sudeste, acho que a descentralização da imagem vendida pelo país é o primeiro passo, poucos estrangeiros sabem que tem um "lençóis maranhenses", Fernando de Noronha, Maragogi, Genipabu dentre outros pontos incríveis para conhecer no país.
Mas a culpa e dos próprios prefeitos e governadores do Nordeste. Ficam esperando pela União. Primeiro deveriam divulgar no âmbito interno. Segundo das próprias empresas de turismo que não investem pesado em marketing . E terceiro dos próprios influenciadores digitais que não mostram os pontos turísticos de onde moram .
Depois de eu mesmo fazer por conta própria, sempre vou recomendar uma road trip pelo Nordeste para os estrangeiros vindo ao Brasil. Mesmo internamente o Nordeste é vendido no famoso pacote CVC: voos, translados, passeios já fechados e apenas uma cidade. De carro é barato e podem explorar praias desertas. É um turismo muito parecido com o Algarve, sul de Portugal, destino de férias de europeus
Alexandre F,
Paraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Lugares carissimos para turistas, seja brasileiros ou estrangeiros e o povo nao pensa 2 vezes em cobrar absurdos quando vem que a pessoa eh de fora!
Nao existe lugar no Brasil em que se respeite o turista e isso soh conhece quem ja viajou ao exterior!
@@alladinandarilhobrazuca6357 turismo não é pra quem é liso, tem que ter dinheiro pra gastar, em todo canto do mundo é assim, em Paris as coisas são absurdas de caras.
@@alexandref5100
Voce nao deixa de ter razao quando se fala de turistas com moedas fracas, como a nossa, por exemplo e realmente Paris nao eh barato, mas o fato que para um americano, japones e ate chines, eh bem mais barato ir a Europa, do que vir ao Brasil.
Em Paris, Londres, Barcelona, e tantas outras cidades europeias tem mais chines e japones turistando, que folha em arvores.
Mesmo europeus, em baixa temporada, tem promoçoes de voos a 50 euros....Frankfurt-Barcelona, desde que compre estadias em determinados hoteis.
Existem cidades espanholas, que na baixa temporada, pagam a passagem de aviao que quem queira visita-las e isso vale para voos dentro da comunidade. Zona do Euro.
A pessoa prova que passara ao menos 10 dias no local, hospedada em hotel e a municipalidade paga a passagem.
Uma Passagem NY-Londres, sai por volta de 650 dolares em classe economica, para um americano. Um piao americano que ganha mal, ganha 180 dolares por dia.
O fato eh que o Brasil eh longe para esse povo, eh caro e eh inseguro!
Praia por praia, os caras vao a Grecia...praias deslumbrantes....Costa Azul Francesa.....Praias do Mediterraneo na Italia, Croacia.....praias de sonho e hoteis com preço atraente ate para nos, por exemplo.
Praia nao eh atraçao principal e burro aquele que achar que alguem vai pagar uma fortuna em passagem de aviao, hoteis carissimos e voar mais de 10 horas...as vezes muito mais....para somente ir a praia.
A única coisa que o turista estrangeiro conheço sobre o Brasil é a cidade do Rio de Jeneiro, precisamos investir sim em infraestrutura no país mas acima de tudo devemos tirar essa imagem que o Brasil é apenas uma única cidade. Nosso país é gigante e nossa cultura também, como gaúcho eu eu penso que tens cidades lindas no sul, uma cultura linda no nordeste e muita natureza deslumbrante no norte do país, bora fazer o mundo conhecer o Brasil de verdade.
Sempre achei que dá pra fazer da Amazônia (ou parte dela) em um gigante parque tropical com arquitetura sustentável (claro com restaurantes e etc) e um zoológico de exibição já que as espécies nem sempre são fáceis de serem encontradas, creio que incentivaria o turismo e a preservação da natureza...
deveria fazer igual china arabia saudita dubai construir cidades futuristas aqui ai receberia muitos turista mas com nossos politicos que só pensam usar dinheiro publico para beneficio proprio dificilmente iria acontecer.
@@Baianoh siempre y cuando no levanten un balneario Camboriú en medio de la selva tudo bien.
Mas, isto já está sendo feito.
Aínda esbarra na conectividade.
Focar nas estradas e aéreo.
Trens como muitos gostariam é mais complexo.
Levar linhas férreas para o meio da floresta, catinga ou mesmo para as pequenas cidades históricas a iniciativa privada não tem interesse.
O Brasil está de marcha a ré em TODAS AS ÁREAS faz anos!!!
Se os locais turísticos no Brasil já metem a faca sendo 93% turistas brasileiros, imagina se aumentar o turismo internacional.
Com exceção da beleza natural da nossa realmente estonteante beleza tropical, o Brasil não é um país bonito. Temos praias e paisagens lindissimas, mas nosso espaço urbano é um terror!
As grandes cidades brasileiras são muito feias. As zonas metropolitanas das capitais na maioria das vezes são a definição de caos urbano. E piorou tudo nos ultimos tempos. Até BH que eu considerava uma cidade bonita, qdo retornei a visitá-la em 2021 fiquei apavorada. A cidade parecia um favelão!
Na regiao metropolitana de Belém, capital do Pará, existe uma cidade chamada Ananindeua que tem os piores índices de saneamento do Brasil. Lá mais de 90% das residências não está ligada na rede de saneamento...ou seja, a cidade é um esgoto a céu aberto!
O Rio de Janeiro nem se fala...a cidade virou uma latrina dominada por criminosos. Porto Alegre é outra cidade que "enfeiou" bastante nos últimos tempos.
Turismo não vive só de belezas naturais, mas tbm de cidades com mobilidade, infraestrutura, segurança e alguma beleza urbana tbm. Além de equipamentos culturais como museus, teatros, sedes de orquestras, galerias, etc.
O Brasil não consegue prover essas coisas para a população local, mto menos para o turista estrangeiro.
Eu e a minha esposa japonesa viajamos para o Brasil em 2017 e foi uma experiência terrível e traumático. Primeiro a emissão de visto de turismo para o Brasil é bem burocrático e fomos assaltado na porta do hotel em Curitiba logo na primeira noite no Brasil. Foram 30 horas de viagem para chegar no Brasil para ter a bolsa da minha esposa com o passaporte dela e celular com fotos do nosso filho de apenas 2 anos roubados. Foram dois anos de fotos perdidas que nunca vão retornar. Para mim nunca mais iremos voltar para o Brasil. Pessimo lugar para turistas, um país violente, pobre, sem estrutura e longe por falta de aeroportos internacionais.
Eu ia te criticar por generalizar o Brasil a isto, mas não vou pois não faço a minima idéia de como é passar por um assalto.
Fui no ano passado quase fui assaltada, as minhas malas foram abertas colocaram.coisas de outra pessoa na minha bagagem, fomos em são Paulo eu e meu marido, ele.odio e não volta mais .
O Brasil só tem 31 aeroportos internacionais. Não venha mais. Eu também nunca irei ao Japão, pela distância, dificuldade de visto turístico. A cultura japonesa não me atrai também.
Azar da porra bicho 😂😂😂😂
Morita você que é burro de não se precaver,pois você sendo BRASILEIRO teria a obrigação de saber como funciona o Brasil.Ficou a vida toda trabalhando em fábrica que acabou ficando abobado igual japones.
O que esperar de um "País Colônia", onde os políticos só usam a máquina pública para si e os seus, parabéns aos envolvidos!! 👏🏽👏🏽👏🏽
Conheci bastante o Brasil do Piaui ate Parana, viajando de avião, carro e onibus. O que mais falta atualmente é segurança ja que belezas tem!
O que mais falta no Brasil é acabar com essa mania de eleger um Mito ainda por cima Fascista .... a Demência brasileira está no seu auge e isso faz turista estrangeiros irem ao Brasil como se fossem visitar um Zoológico com o Fanatismo Religioso Evangelista e Católicos Integristas .... faço votos que Lula consiga recolocar o valor do Brasil com a valorização de suas etnias indígenas no lugar ao Mérito Universal , junto com a preservação da Amazônia . Boa Sorte ao Lula !
@@santos738
Verdade.
Sou estrangeiro e moro en Sao Paulo ha algun anos, fui no RJ, nao tive 5 minutos de paz, assediado o tempo todo por vendedor ambulante
A reportagem citou rapidamente um dos maiores problemas, que é o baixíssimo percentual de pessoas que falam ingles fluente(em torno de 1%), imagina as dificuldades que o estrangeiro passa para fazer qualquer coisa aqui, os poucos que vêm não querem voltar.
Não é o idioma, países da Ásia, ocidente, por exemplo, tem menos fluentes em inglês do que no brasil. Muitas regiões praticamente não encontra ninguém q fale inglês. O brasil ta sim uma merda, isso é fato. Mas esse complexo de vira-lata por causa de idioma não é o principal motivo, nem de longe.
É obrigação deles falar ao menos o básico de português.
@@Smok3XD A população geral não precisa falar inglês, mas atendentes de turismo de aeroportos, hotéis, serviços de transportes, etc, sim. Essa é a maior diferença.
Na Ásia se você for num ponto de informação ao turista tem alguém que fala inglês. No Brasil, tirando algumas exceções, não.
@@Smok3XD Gostaria que explicasse quais países da Asia que recebem milhares de turistas têm uma percentagem de fluentes em Inglês menor que o Brasil.
Explique-me também o que quer dizer com ocidente no meio de duas virgulas.
Obrigado.
Não acho que inglês seja uma barreira. O México recebe muito mais turista que o Brasil e ninguém fala inglês, por mais que estejam do lado dos EUA. Eu fiquei perdido no aeroporto da cidade do México e NENHUM funcionário conseguia se comunicar em inglês. O dilema já começou nos voos, nem os profissionais da empresa aérea Aeromexico falavam inglês. O México é lindo, não acredito que ausência de inglês seja uma barreira. O mesmo se repetiu em outras localidades que visitei no México.
Singapura tornou -se a potência que é hj devido ao turismo ! Investiu em segurança; projeto de urbanização e moradia . Outros lugares como Portugal, a gente vê tantas casas antigas mas são tudo conservadas ! Até às casas novas e simples são bem projetadas ! Aqui no Brasil, é um dos países que cobram.impotos super caro e que infelizmente é desviado p/ os políticos daqui que são todos corruptos! Nós temos paisagens lindas ! Se os estados , cidades fossem bem cuidados , todos ganhariam com isso ! Já imaginaram se existissem trens ligando um Estado a outro como é na Espanha , Japão, França? Graças a Deus temos clima e Estados diversificados .
Esqueceu da grandiosa necessidade que o brasil tem de divulgar favelas e criminalidade pro exterior.
Inclusive fiquei sabendo que a Record passa em outros países com o programa balança geral. Isso por si só já é horrível pro marketing do país
Este canal tem um conteúdo muito bom, parabéns
Moro em UK e meu amigo aqui que é Americano diz q nunca foi no Brasil devido a violência...
Teu amigo não está perdendo nada.
Dependendo da capital que ele for visitar a noite fica proibitivo de sair na rua.
Não faz falta. 🎉
@@usuariodoyoutubeii5487 brasil non faz falta no mundu brasil è una bosta
@@danielechicchini6426 Faz sim.
@@usuariodoyoutubeii5487 Faz sim.
Estão falando sobre o Brasil não explorar o turismo, mas sim o turista, mas esquecem de comentar da exploração com o trabalhador! Morei em Ouro Preto, hoje moro em Salvador. Falo inglês e espanhol fluente, mas nunca consegui um trabalho com um salário digno para atuar no setor. São sempre salários miseráveis e uma exigência de carga horária absurda. Em Ouro Preto, certa vez participei de uma audiência pública com o secretário de turismo e ouvi ele dizer que era necessário "capacitar os trabalhadores que atendem o turista", capacitar pra continuar pagando salário mínimo ? Pra contratar freelancer pra atender em restaurante pagando 100 reais quase 10h de trabalho pra servir um vinho que custa 120??? Nenhum trabalhador que se preze irá fazer um bom atendimento vivendo um situação exploratória como essa. Em Salvador trabalhei em um hotel 5 estrelas, a diária mais barata era 900 reais. Meu salário de chefe de recepção trilíngue, escala 6x1, 8h todo dia, era 1600 reais!!! Saí, obviamente! E assim eles continuarão com péssimo atendimento, porque nenhum profissional capacitado vai ficar vivendo nessa miséria.
Posso falar por lugares que já fui e pelo que já vi. Moro nos EUA e fui com amigos ao Morro de São Paulo em 2013 e, simplesmente, nenhum cardápio estava em inglês, tive que traduzir tudo pra eles. E arraial do cabo, onde tenho casa, a poucos anos reformaram o porto. Antes vc ficava em pé e debaixo do sol se queria pegar um barco pra ir pra ilhas. E nem dá pra falar que é pq é longe de EUA, Canadá, Europa, Ásia, pois o Brasil recebe menos turistas que a Colômbia, por exemplo. E tudo é muito caro em relação à maioria das ilhas do Caribe, por exemplo.
A maior renda per capita dos países do Caribe vem do turismo. Posso citar a República Domenicana, a principal fonte de riqueza do país vem do turismo. A principal fonte renda do Brasil vem do agronegócio.
Gostaria de lembrar a vc o país mais visitado do mundo é a França poucos franceses falam o inglês.
O brasil recebe mais turista que a Colômbia
Vou falar apenas minha experiencia. Quando fui a Morro ha uns 15 anos atrás haviam em todo lugar cardápios em inglês sim, mas com tradução literal, completamente sem sentido e ridículo para quem conhece inglês. Isso se repete em todo o nordeste geralmente mas hoje melhorou bastante até.
@@danielreboucas5717 só se for no seu mundo.
A imagem do Brasil ainda é muito reduzida ao Rio de Janeiro com seu cristo redentor, bondinho, praias, etc. Essa imagem está esgotada. Turista europeu ou americano não viaja em busca de belezas naturais até porque está cansado de ver isso em outros lugares. E agora vem a ministra falar que vai investir em eventos internacionais. Adivinha qual a cidade brasileira que vai sediar os tais "eventos internacionais"
De Portugal para Itália paga-se 200 Euros de passagem, para o brasil 1.000 Euros se achar muito barato, ou seja o assalto já começa na compra da passagem kkkk.
Sou de SP e em turismo nas praias do nordeste só não fui assaltado pois saí correndo ao perceber que o "perigo se aproximava" pensa em uma verdadeira aventura turística.
Hoje moro na Europa e a visão que as pessoas tem do Brasil, e dos brasileiros, não é nada boa, já vi diversos comentários em redes sociais, grupos de amigos e mesmo de colegas de trabalho que mostram isso e a verdade é que nossos artistas atuais só alcançam o exterior para exibir conteúdo ridículo e/ou de conotação sexual, por exemplo funk e Anita, se é o que se mostra então é o que o exterior conhece.
Deve-se acabar com ministérios relacionados ao turismo e usar esses recursos para melhorar o que realmente interessa, pois imagine uma família sair da França e visitar o Brasil, acostumados com metrô e segurança, chegam aí e se andar de ônibus é velho e passa a hora que quer, de taxi o taxista faz malabarismos para receber 5 vezes mais que a corrida vale, se aluga carro corre o risco de se perder e morrer na favela, vai comprar uma agua de coco é cobrado 10 dólares (pois a visão do brasileiro é que todo gringo é rico então pode ser roubado a vontade). Turismo no brasil é isso, infelizmente não vai melhorar.
Fiquei curioso em saber qual a visão que os europeus tem do Brasil? Se puder compartilhar. Já tive contato com alguns e eles me falaram que não gostaram de ver a grande desigualdade social, cidades feias e muito sujas.
É só não vir pra cá.. Não é só falando mal que se resolveremos os problemas. Assim como na europa existe forte ondas de atentados terroristas, preconceito contra sul-americanos, batedores de carteira......Cada região com seus problemas.
Que bobagem o Brasil investe uma porcaria em diviulgação, e vc quer acabar com os órgãos que fazem isto.
Tem que acabar é com o viralatismo dos brasileiros.
Temos problemas, sim... Mas não é cuspindo para cima que será resolvido.
Sou de Goiás, mas tem uma cidade totalmente turística aqui com mais de 100 mil habitantes, onde tem uma estância hidrotermal, uma das maiores do mundo, a cidade tenta atrair muitos turistas, a cidade e cheia de hoteis, parques aquáticos com águas quentes, bares noturnos, tem uma serra linda, um dos maiores toboáguas do brasil, mas infelizmente falta muito investimento em atrair turistas, já vi muitos turistas gringos, mas é muito pouco!! Tem muito turistas de Brasília, Minas Gerais e sp. Digamos que o turismo por lá e nível Brasil.
Talysson Krigor,
Voce esta falando de Caldas Novas, que eh um lugar que se nao programar tudo 100% e entender todas as artimanhas e pegadinhas, o cidadao deixa 1 rim, 2 corneas e os dois pes, de tanta exploraçao.
@@alladinandarilhobrazuca6357 Kkkkkk pior que é assim mesmo. Lembro que todas as vezes que íamos lá fechávamos a janela do carro no semáforo, por isso eu disse, a cidade é bem turística, mas a nível Brasil!! Em outras cidades turísticas brasileiras essas artimanhas são bem piores.
26 anos atrás fui roubado em Caldas Novas... nunca mais...
Além da violência predominante em grande parte do pais, um grande problema é que poucas são as pessoas fluentes em inglês capazes de atenderem bem aos turistas estrangeiros.
Não temos obrigação de falar inglês,eles que aprendam a falar Português. Não somos tapetes para os gringos ,eles que se sujeitam a nós aprendendo a falar português
Ótimo ver a ferida sendo tocada. Muito brasileiro acha que o país é um sucesso lá fora, quando não é. Se ouve falar mais do Peru que do Brasil. Maior sintoma disso é o principal aeroporto da cidade vitrine estar esvaziado.
Saber que o Brasil todo mundo sabe.
Uso como exemplo o meu estado. O Pará. Um estado muito lindo. Rico em cultura e gastronomia. Mas às estradas são péssimas. Praticamente impossível viajar de uma cidade a outra dentro do próprio estado. Arrumando as estradas do estado. Já resolveria 90% dos problemas do estado. Mas a corrupção lá é tão gritante. Que eu fui obrigado a ir embora de lá, e buscar qualidade de vida no sul do país.
Morando na América do Norte há mais de dez anos e visitando o Brasil todos os anos, não vale a pena ir ao Brasil. Venho apenas por causa da família. Muito longe, passagens muito caras e não sabe falar inglês. Eu gastaria menos indo pro México, Caribe, Colômbia, Costa Rica, Portugal, Inglaterra, França, Itália, Espanha, e Madeira. Além disso, os serviços são inferiores e os hotéis e resorts estão caindo aos pedaços. O México está ao lado, covardia comparar. O Brasil sofre do mesmo problema que a Austrália. É longe de tudo e caro em comparação com as outras opções. Além disso, temos vizinhos pobres.
A Austrália ainda recebe mais turistas que o Brasil.
Deveria levar sua família para lá. Não faz falta!
A gente não quer turista gringo. O mercado interno já é grande demais.
Por isso que eu não vou ao Brasil há 9 anos. Prefiro viajar pelos EUA, Caribe e Europa. Gasto bem menos e não tenho que ficar 100% do tempo alerta para não ser roubado. Na minha cidade natal, o Rio, inclusive crianças roubam as suas coisas na praia. É muito estressante.
@@mrcroft2007 Fosse você não vinha nunca mais e nem gastava tempo em RUclips com o tema Brasil.
Conteúdo de alto valor!!Adorei as informações. Cai aqui fazendo pesquisas para encontrar segmentos que tem relação com o meu negócio de planejamento e organização de eventos empresariais, corporativos e sociais e ganhaste mais um inscrito... ...Realmente é muito triste termos tão poucos turistas aqui no nosso país.
Até nas entrevistas vemos pontos de vista discordantes. Um pesquisador disse que "precisamos embrulhar o Brasil e oferecê-lo" e o outro disse que é preciso setorizar e dividir o Brasil em nichos que venham a interessar turistas específicos dentro destes nichos.
O Ministério do Turismo é totalmente incompetente. Basta observar o slogan ambíguo de "promoção" do país como destino turístico.
Como dizia o sociólogo Darcy Ribeiro, quanto à educação, "A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto", eu diria que a falta de inteligência em fazer do Brasil um dos maiores destinos turísticos do planeta não é um problema, é uma sabotagem muito bem pensada!
@@William_3 Na verdade, eu não me coloquei a favor de nenhum dos entrevistados. Escrevi apenas que nem nesse campo existe consenso.
Sim o problema do Brasil é sabotagem, porém auto sabotagem, principalmente da nossa elite e lideranças, mas o povo como td também tem sua culpa.
Mas ñ é uma sabotagem totalmente intencional ou vilanesca
É estrutural, é cultural, é psicológica
O Brasil é um país traumatizado q ñ consegue superar seus problemas e dilemas e se alto sabota. E ñ é por falta de oportunidade, de capacidade nem crueldade da vida. A colonização, escravidão, golpes militares e problemas sociais são terríveis, mas tem país q passou por coisa pior está mas bem resolvido q nós.
Já vi um americano falar que custa caro vir ao brasil sim! Os voos para cá são muito caros comparados aos para a Europa! Só por aí não coloquei muita fé nestes especialistas não…
O dinheiro no Brasil vai todo basicamente para duas coisas: 1) para sustentar funcionários públicos (procuradores, juízes, forças armadas, burocratas da administração, etc. etc., além de seus familiares). Salários altos e toda sorte de benefícios. 2) para políticos e para a corrupção. As migalhas que sobram vão para beneficiar a população sendo que muitas obras de infraestrutura consomem milhões e depois são abandonadas inacabadas…
Resumidamente falou o principal problema nacional do país. Todo dinheiro vai para esses departamentos e toda nossa infraestrutura, educação, etc, fica em segundo plano, escassa, negligenciada.
Violência e péssima infraestrutura.
Brasileiro é falso e selvagem
Falou pouco mas falou tudo👏👏👏👏
Todo mundo fala de problemas estruturais e de violência, mas gosto de lembrar de uma coisa muito básica que é a falta de informação decente e confiável. De vez em quando eu passo horas atrás de uma informação sobre um ponto turístico como horário de funcionamento, preço, se tem guia, como chegar... E isso em PORTUGUÊS! Agora imagina para um gringo que só fala inglês? Onde vai encontrar informação?
Cito um exemplo: Irei fazer um mochilão pelo Nordeste em Junho e uma das paradas é São Raimundo Nonato, no Piauí, onde fica a Serra da Capivara, que é um dos lugares mais importantes do MUNDO com respeito a pinturas rupestres e pré-história. Por um acaso irei para lá num domingo partindo de Teresina e só achei passagem de ônibus por causa de uma recomendação do guia que encontrei, que por sua vez foi recomendação da anfitriã do Airbnb. Será que um gringo iria conseguir essa informação fácil?
O Brasil se sabota, é impressionante
Bem isso. O amadorismo na prestação de serviços aos turistas é inacreditável. Em pleno século 21, na Era Digital, só se obtém a informação necessária por conversas informais por meios analógicos. As Prefeituras não disponibilizam na internet a descrição necessária dos pontos turísticos, e de como chegar, valores, etc.
O único lugar do Brasil em que vi isso ser feito de forma profissional em nível local foi em Bonito-MS. Ainda assim, chegar lá é penoso, por causa das rodovias lentas e esburacadas devido à negligência do governo estadual.
Eu moro à 17 anos em Londres e visito o Brasil a cada 5 anos. Só com o valor da passagem da pra pegar um pacote de Férias (passagem + hotel 4 estrelas com comida livre) por 7 dias nas Ilhas Canárias, Espanha
Trabalhei numa empresa de cinema, quando vinha um americano aqui no Brasil fazer negócio, precisava mandar uma pessoa daqui andar com o homem senão ele era enganado nos preços das coisas.
Minha ex-namorada é americana.
Mesmo quando ela ia comprar uma Longneck os caras cobravam o dobro dela, mesmo ela morando aqui. Ela fica mordida com isso, falava "´Porra, eu moro aqui, não sou daqui, mas sei que o preço não é esse" O Carioca é assim 24/7.
@@Leoterio76 É só chamar a policia e problema resolvido.
@@Tiagocaroleski não resolve.
Ótima reportagem, mas para mim, deveria haver uma outra, OUVINDO OS ESPECIALISTAS DE OUTROS PAÍSES. Afinal, são as pessoas de outros países que poderiam apontar porque não escolhem o Brasil para visitar. A autoavaliação é sempre importante, mas nada melhor que uma opinião externa sobre o que estamos fazendo de errado para afugentar as pessoas.
Muito bem colocado. Quem é o cliente e o que ele procura?
Internacionalmente os principais países emissores de Turistas são Estados Unidos, China e Alemanha... o que os turistas desses países procuram? Para quais destinos geralmente vão? Esses destinos são concorrentes diretos do Brasil, o que precisamos fazer para mudar a ideia desses turistas em vir para o Brasil?
Tem custos... tem distância, disponibilidade de vôos, mas muito é preferência mesmo.
Alemães gostam de praia... geralmente tiram férias de verão na Espanha. Opções de voos diretos e pacotes de Resort com preços atrativos poderiam levar mais Alemães ao Nordeste.
Chinês gostam de ir para Europa para dizer que foram para a Europa, e comprar artigos de luxo originais para esnobarem para os amigos, ou para viagens de baixo custo ou praia viajam pelo Sudeste Asiático. Uma coisa que Chinês tem interesse em visitar é a Amazônia, porque é única.
Desconheço as preferências dos Americanos.
@@r_fh__l Norte-americano gosta de um pacote fechado de atrações, por isso adoram a Disney e Las Vegas e vão tanto aos resorts mexicanos. Faltam programas assim por aqui...
@@ThiagoVerastegui podem mudar a região e a língua do Google e pesquisar como se fosse um turista estrangeiro. O principal que vi ao pesquisar é violência, preços altos, poucas pessoas que falam inglês e também o fato de os pontos interessantes do país serem muito distantes um dos outros. Todos querem conhecer o Rio de Janeiro e também a Amazônia, mas uma viagem dessa distância é cansativa e cara mesmo para eles.
A maioria pensam que é perigoso
Se consultar na internet nenhum site recomenda ou dá preferência para visitas ao país
Meu Pai sempre dizia q o turismo é uma indústria sem chaminés, gera dinheiro, fama e popularidade, além de não poluir! Acredito q o problema principal mesmo é a infraestrutura. Meu sôgro que era português também dizia q o Brasil é um mundo a parte!
O dia q acordarmos para esta realidade veremos o quão importante isto é para o desenvolvimento e enriquecimento de um país.
Moro a quase 30 anos no exterior e sei de muita gente q quer morar, conhecer e investir no Brasil mas em realidade tem medo!
Tem pai é burro...É uma indústria q polui sim..E muito!
É complicado... por causa do turismo empresarial isto é pessoas de fora que vem para são paulo acabam tendo uma experiência horrível.
Aconteceu de ser assaltado, aconteceu de ficarem presos no trânsito por mais de 3 horas, a dificuldade do idioma, preconceito e alguns deles não duvido tiveram a experiência ruins de negócios mal feitos devido o carácter duvidoso de certas pessoas.
É complexo, mas deveria se investir profundamente em educação e deveria ter um ministro que de fato entenda a função do cargo e não por questão somente política.
Preconceito com o que,?
Minha primeira formação superior é em Turismo (bacharel) e trabalhei por alguns anos em agência de viagens. A reportagem é excelente e toca num assunto que deveria se tornar uma das prioridades para a gestão pública: a atividade turística. Temos muito trabalho pela frente se quisermos receber mais turistas estrangeiros: melhorar nossa infraestrutura básica de acesso como rodovias, aeroportos, investir em ferrovias e no transporte hidroviário. Capacitar/qualificar nosso trade turístico para receber turistas estrangeiros é outra necessidade urgente! É inadmissível não termos pessoas fluentes em outras línguas em espaços turísticos! Então, os governos municipais e estaduais (com apoio do governo federal) deveriam oferecer cursos de qualificação e de línguas para quem trabalha no setor turístico - tornar isso uma política pública! Claro que precisamos melhorar nossos índices de segurança pública, de saneamento, de proteção ambiental, de educação como um todo! Além de tantos fatores, devemos apostar no marketing, divulgando a imagem do Brasil no exterior, em agências de viagens e outros espaços de interesse no turismo. Diminuir os custos para quem viaja também é essencial: passagens aéreas mais baratas ou equivalentes àquelas vendidas para outros destinos etc. O caminho para o Brasil se tornar um destino turístico internacional procurado é longo. Mas, precisamos de um ponto de partida para que esse projeto se torne realidade.
"políticas públicas".... Vai nessa.
Não precisamos mais de "cursos" ou "capacitações" de FAZ-DE-CONTA!
A realidade é que o Carnaval e marketing brasileiro dá uma ideia de que o Brasil é um local de turismo sexual, até as propagandas do governo incluem mulheres seminuas, isso só atrai as piores pessoas possíveis
Infraestrutura ruim logística horrível alem da falta de segurança e ate mesmo custo .
O Brasil 🇧🇷 deveria investir pesado em séries, animações, filmes e produções culturais sobre o nosso país, e mostrar ao Mundo que o Brasil não é só Rio de Janeiro e Amazônia !!! 💯🇧🇷🇧🇷🇧🇷💯
Só sabem fazer filme de favela e com péssima fotografia. Só mostram coisa feia.
Verdade 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Igual a Coreia fez com os dorama. São uma vitrine da cultura, culinária e música deles
Verdade
Não adianta investir em propaganda se o produto for uma fraude. O Brasil precisa investir em segurança pública, na formação de profissionais em hospitalidade e turismo, mas principalmente investir na educação do idioma inglês. Em Natal-RN por exemplo, nem em hotéis 4 ou 5 estrela se encontra um funcionário que fale inglês. É uma vergonha. Aliás nem sequer espanhol falam sendo um lugar infestado de turistas argentinos.
O único lugar no Brasil que da pra viajar, é o sul do Brasil. De todas as regiões do Brasil que já visitei, o sul é a única região que me senti seguro e que a infraestrutura era muito boa. Vou bastante pra serra gaúcha, e é maravilhoso. Seguro, organizado, tanto as cidades quanto as paisagens naturais são lindas, as cidades tem uma excelente infra estrutura, são incrivelmente limpas, as pessoas extremamente educadas, e a culinária é maravilhosa.
Mas tudo isso tem um preço, é tudo bem caro, mas acredito que a estratégia seja essa, paga-se para vc ter tudo do bom e do melhor que, eu particularmente, não consegui encontrar em nenhuma outra região do Brasil, infelizmente.
E ai fica a pergunta: Pq o sul do Brasil consegue ter a parte turística organizada, segura e limpa e o resto do Brasil não? São as pessoas locais? É a administração publica? É a cultura do povo da região? Qual o segredo?
Agora eu estou explorando as praias do RS. E estou muito satisfeito. A organização das cidades, a limpeza das cidades e das praias, a educação do povo, a segurança, a mesma coisa que na serra. Com certeza virou meu destino de férias quando quiser ir pra praia dentro do Brasil. O mar pode não ser aquele azul esverdeado do nordeste ou do RJ, mas o fato de eu estar em um lugar onde eu possa descansar sem me preocupar com assaltos, ou levar golpe em algum estabelecimento, o fato de eu ir em um restaurante e a comida vir rápido e certa, a praia limpa... Não tem preço.
Queria que o resto do Brasil fosse assim. Mas pela postura de povo e governos... Isso nunca vai acontecer.
E a cultura das pessoas de lá forma de pensar e de viver o governo faz parte da mesma cultura pena que p viver o clima e muito difícil
La em gramado explorando turista tbm fui visitar meu irmão fomos galeteria mama mia serviram galeto frango requentado comida velha parecia tirada da Lata do lixo triste
o Brasil é maravilhoso, mas sejamos realistas e só quem viajou muito ao exterior sabe, temos opões mais baratas e seguras mundo afora. o turismo brasileiro, mesmo com uma moeda fraca e desvalorizada, frente ao euro ou dolar, continua não sendo competitivo. Exemplos: praias, temos praias belissimas , mas as praias da Espanha não perdem em nada para as nossas, quem foi a Maioca, Ibiza, Toscana, Grecia, Mediterraneo, Maldivas e outras mais sabe do que estou falando, e nem citei o Caribe. Cidades Historicas, temos varias como Ouro Preto, mas a Europa tem mais de 2 mil anos de historia, alem do fato da conservação e logistica para os acervos serem absurdamente melhores. Portugal e Espanha tem no turismo uma das principais fontes de recursos do seu PIB.
Meu marido quer ir no Brasil ,mas ele tem medo da violencia . Aqui sempre que alguem fala comigo diz que o Brasil é perigoso porque é isso que vêem nos noticiários e tambem por causa da corrupção
Fica por aí mesmo ✌️
@@willfernandes2723 Todos estrangeiros são bem vindos no Brasil.
Fala para seu marido para ver TV brasileira do mostra violência . Tem mostra ele canais RUclips mostra realidade do Brasil. Tal balanço geral pior para ver na TV dá Dátema e demais .🙏🙏🏜🏜🌵🛫🛫🛫🌎🇧🇷🎧2024 BAHIA
Custos altos, falta de infraestrutura e criminalidade assustadora. Pela metade do valor gasto para ir para o Brasil, o turista consegue uma viagem de luxo em países Asiáticos, Africanos e até Europeus. Sai mais em conta turistas na Europa, que no Brasil (por incrível que possa parecer).
o turista estrangeiro bem como o próprio turista brasileiro já não cai mais na pegadinha da conversa de diversidade, culinária, povo gentil e belezas naturais porque, infelizmente, isso está apenas nas fotos e videos. O Brasil é sim um país rico e com muito potencial porém se encontra extremamente sucateado em todas as suas regiões turísticas ou não. Ocorre um abandono geral das autoridades e a sensação que se tem do povo atualmente é de que estamos todos ficando cada vez mais pobres e desanimados, sem fé e horizontes de melhora. O vídeo da ministra mostra bem isso: uma conversa fraca, argumentos vazios, bem típico da situação política que vivemos. Corremos o risco de um dia sermos apresentados como ruínas em meio à violência crescente. Os serviços aqui são lamentáveis, para nós já não funciona bem imagine para um excedente turístico que vem gastar dinheiro. Não tem mais como ficar floreando a situação não, as redes socias denunciam absolutamente tudo. As pessoas não são mais ludibriadas por propagandas.
O fato é que só o brasileiro mesmo tanka o Brasil
Aqui não tem estrutura, gente treinada para atender. A visão que infelizmente é certa, de que a maioria dos brasileiros gosta de querer levar vantagens e bancar o esperto, querendo ganhar grana fácil em cima dos outros. Os lugares até famosos não tem a mínima estrutura. Você pode ver nas praias. Não tem água potável , banheiros públicos, tudo muito precário e você é obrigado a consumir dentro de barracas, quiosques ou restaurantes. Os lugares de acomodações e restaurantes uma boa parte atende mal, não tratam bem. Tem lugares que parece que eles estão fazendo um favor pra você ao invés de ver que estamos lá levando dinheiro e ajudando a economia local. É tudo lindo nas propagandas, mas na realidade é horrível, caro e perigoso.
O que também afasta é a falta de adaptação. Muitos lugares faltam acessibilidade para pessoas com deficiências muitos não pode ir e eles alegam um monte de coisas que não nada a ver. Outro ponto é o mal atendimento em alguns locais " turísticos" como por exemplo uma cidade de Salvador que eu fui não lembro o nome, os próprios guias reclamavam dos turistas idosos. Eu não sei qual é o requisito para contratação de guias ou pessoas que atendam porque com certeza não é simpatia e educação.
Eu conheço outros países e sempre tive a impressão que expomos demais nossas mazelas, os outros países também tem as suas, porém a roupa suja, eles lavam em casa...
Verdade
Nós temos a Síndrome do Vira-Lata, infelizmente.
Eu acho que o problema é que o Brasil tá muito ruim mesmo. País tá feio, infraestrutura ruim, criminalidade, caiu a ficha que as paisagens não estão entre as melhores do mundo... E caro ainda por cima. Não é uma boa opção. Não consigo recomendar com honestidade nada no Brasil. Sempre tem destino melhor pra cada objetivo diferente.
Eu acho que um problema muito forte é que poucas pessoas falam inglês fora de São Paulo e Rio (e mesmo lá eu tive problemas de comunicação). Só quando eu aprendi português me aventurei a conhecer lugares maravilhosos em Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O Brasil tem muito a oferecer! Eu acho que o marketing não é suficiente, a infraestrutura e boa (suficiente). Têm que fazer algo, o mundo precisa conhecer mais do Brasil ❤ 🇧🇷
Tem algumas cidades turísticas de sucesso como Gramado, Ouro Preto, Domingos Martins, etc. mas elas são mais divulgadas para o público interno do que o externo
Um jantar simples em Gramado pra dois não sai menos de $100.00 reais... imagina viajar uma família.
Muita exploração ao turista.
Gramado a cidade mais cara do mundo!!! exploração total.
Os dois problemas que no Brasil inibem o turismo internacional são o social e a falta de infraestrutura. Trazer turistas para o Brasil enquanto houver esses problemas não adianta nada. O país tem que investir em educação, qualificação e segurança por um lado e em estrutura como rede ferroviária, metrôs, etc, por outro. Só depois pode pensar em desenvolver o turismo internacional.
Em 2022 meu marido que é alemão foi visitar o Brasil pela primeira vez e fomos para o Rio de Janeiro, nos hospedando na Barra da Tijuca. Em certo dia, resolvemos mudar um voo que teríamos do aeroporto do Galeão até Guarulhos. Tentamos por horas fazer a alteração do voo através do site da Gol, mas sem sucesso (já percebemos aqui a precariedade das companhias aérea brasileiras). Tivemos então que pegar um Uber e ir até o aeroporto do Galeão para fazermos a alteração direto no guichê, perdendo uma tarde toda. Chegando lá, para nossa surpresa, a atendente da companhia aérea do segundo principal Aeroporto Internacional do país NÃO SABIA FALAR INGLÊS! Eu perguntei a ela como era possível trabalhar num aeroporto internacional sem saber falar o mínimo de inglês. Eu tive que traduzir tudo para o meu marido. Saímos de lá Completamente chocados Com a precariedade de atendimento Que encontramos. Fiquei me perguntando como um turista que não fala português Consegue se movimentar no Brasil. Meu marido não tem um pingo de vontade de voltar para lá novamente e eu concordo com ele.
Além disso, quando meus amigos estrangeiros me perguntam se vale a pena ir para o Brasil, com dor no coração eu digo que não vale. Não há segurança, a infraestrutura é precária, a população não sabe falar inglês e uma viagem que deveria ser um momento de diversão, se torna uma incrível dor de cabeça. Enquanto o Brasil não melhorar nesses aspectos, Não vale a pena turistar estar por lá.
Sou portuguesa, já estive no Brasil, em Natal e na Bahia, quero voltar, mas geralmente o que ouço as pessoas que dizem que nunca meteriam os pés no Brasil, infelizmente é pelo medo da violência principalmente, a abaixo disso está a qualidade do sector da saúde. Enfim aspectos a melhorar com o tempo esperemos. Abraço saudoso 😊
Seja bem vinda sempre.
@@sabrynatenorio muito obrigada querida, tudo de bom 😘
@@nahmend6987 De nada querida🥰.
Venha para Florianópolis, Bombinhas, Balneário Camboriú, Curitiba e quiçá até Vitória no Espirito Santo. São lugares muito bonitos e sem violência quando comparado ao Rio de Janeiro, São Paulo e nordeste do Brasil.
@@micheldecarvalho4005 No Rio de Janeiro, São Paulo e o estados do nordeste também tem muitas cidades seguras igual ao sul.
Extremamente importante focar na atração de turistas estrangeiros, até pelo potencial de impulsionar os investimentos nas outras áreas da economia. Surpreendente descobrir quão pouco visitado é o Brasil, a despeito da nossa singularidade e encanto.
No caso do meu estado, MG, a falta de infraestrutura começa no aeroporto de Confins e segue por estradas mal conservadas sem sinalização internacional e um trânsito violento com acidentes fatais em toda parte. Estradas e cidades mal conservadas serão sempre lembradas e compartilhadas por turistas.
Os filmes de sucesso na gringa são Cidade de Deus e Tropa de Elite. Quem diabos vai querer vir para um cenário como os desses filmes? Minha professora de japonês (japonesa de Tokyo), quando recebeu a proposta de trabalho ela quis conhecer como era o Brasil e viu a Cidade de Deus. Ela pensou que era um filme de paz. Ela ficou chocada, veio para Recife, e demorou um mês para ver que não era aquela relaidade ruim em Pernambuco. Ou seja, esses filmes de merda são a imagem do Brasil em filmes. As imagens do Brasil que são desconectadas dos filmes é que depois da favela é uma floresta com uma anaconda que vai te devorar vivo. Ou seja, selvagem demais. São poucos os gringos que querem saber como é o Brasil de verdade... E quando chegam e vêem nossas cidades feias, é uma decepção enorme. Brasileiros são muito cegos e superestimam o Brasil que é medíocre. Essa é a verdade o Brasil é medíocre e caro!
Artur Rodrigues, você tem razao, pois as cidades sao cheias de lixo o brasileiro nao tem ominimo de educacao, as criancas nao sao educadas para aprenderem a nao jogarem o lixo na rua, um ex A CIDAD DE BELÉM o lixo é tanto que os urubús ajudam os lixeiros, eu sei diso porque meu irmao morou lá e ele mora em Pirapora uma cidade pequena mas ele me contou que os jovens de escola mesmo tendo uma lixerinha na rua eles jogam o lixo no chao;
O BRASIL É UM PAÍS DE GENTE SEM EDUCACAO E OS RICOS TRANCADOS EM SEUS CONDOMINIOS DE LUXO VIVEM COMO EM GUETOS DE LUXO E SENDO SERVIDOS PELOS ESCRAVOS QUECALI TRABALHAM POR UMMISERAVEL SALARIO DESDE OS PORTEIROS AS EMPREGADOS E A EMPREGADA ! A IMAGEM DO BRASIL É DE UM PAÍS PERIGOSO E ATRASADO ! E NAO SE PODE CONFIAR DE JEITO NENHUM NA POLICIA ... pois estou vendo exatamente aqui video da TV 247 JOVEM ESTUPRADA E TORTURADA DENTRO DA VIATURA DA POLICIA, SÓ QUEM NAO TIVER AMOR A VIDA VAI DE FERIAS PARA O BRASIL !
Você resumiu bem. O Brasil não sabe se vender para o mundo. Inclusive, foi Hollywood quem vendeu os EUA para o mundo todo.
Eu e a minha esposa japonesa viajamos para o Brasil em 2017 e foi uma experiência terrível e traumático. Primeiro a emissão de visto de turismo para o Brasil é bem burocrático e fomos assaltado na porta do hotel em Curitiba logo na primeira noite no Brasil. Foram 30 horas de viagem para chegar no Brasil para ter a bolsa da minha esposa com o passaporte dela e celular com fotos do nosso filho de apenas 2 anos roubados. Foram dois anos de fotos perdidas que nunca vão retornar. Para mim nunca mais iremos voltar para o Brasil. Pessimo lugar para turistas, um país violente, pobre, sem estrutura e longe por falta de aeroportos internacionais.
@@vmorita Muito triste o que aconteceu com você. Muito obrigado pelo seu comentário. Infelizmente o Brasil está jogado as traças e os brasileiros não tem a mínima preocupação com isso.
Acho que você não viu o vídeo que mostra que o México é o mais visitado da América Latina e também é o mais violento.
A imagem do Brasil no exterior é 90% o RJ ,até filmes só mostram o RJ,favela, corrupção e carnaval.Tem que trabalhar outra imagem do país,eu moro na Amazônia, aqui o problema eu diria não é tanto a violência,mas sim a infraestrutura, é precária. Não tem as mínimas condições de um turista andar aqui,o único lugar onde ele veria uma infraestrutura seria em um Shopping. É tão ruim que vejo os cruzeiros só passarem pelos Rios Amazônicos e nem atracarem, porque não tem infraestrutura para receber navio de turista, é uma lástima.
Já trabalhei em hotelaria no Brasil e entre outros problemas é horrível ver o assédio sobre o turista em nosso país. Turista tem cara de turista e a população mais pobre e os espertalhões investem sobre eles para tentar conseguir alguma coisa. É uma vergonha. Quando eu vejo isso sinto vergonha de ser brasileiro. (Sim, sei que isso acontece também em muitos países, mesmo europeus. )
Então em primeiro lugar é preciso investir em educação. Em segundo lugar segurança pública. Em terceiro lugar é preciso informar ao turista - antes de vir ao Brasil - que ele não pode andar vestido de turista e nem portar objetos valiosos ou dinheiro, documentos etc quando sair à rua. Turistas do tipo branco-rosado devem sempre andar em grupos com um guia local e segurança.
Vou falar das minhas experiências em mais de 20 anos viajando ao exterior e tocar em um problema, geralmente, louvado pela crítica interna como se fosse um ponto positivo: Um dos grandes problemas do Brasil sempre foi e continua sendo a péssima imagem que os filmes levam para fora. Filmes como Cidade de Deus, Troca de Elite, Central do Brasil, Carandiru e muitos outros levam para fora uma imagem totalmente negativa do Brasil. Ao invés de fazer filmes mostrando as belezas do Brasil, ficam fazendo filmes que mostram a miséria, a favela, a violência, o roubo, etc. Lá no exterior eu já tive a oportunidade de dizer a estrangeiros que o Brasil não é o que os filmes mostram e que no Brasil existem cidades como Gramado, Balneário de Camboriu, Florianópolis, Blumenau, que estão longe de serem o que esses filmes negativistas mostram.
Exato, o governo incentiva isso, esses filmes, e na propria intro da copa de 2014, um moleque na favela...
Exato. A maioria daqui não teve a mesma empatia e sabedoria que o senhor.
Verdade
@@viniciusc.p3276 Verdade
Viajo
Muito
Pelo Brasil, tenho casa na Praia do Rosa SC, ondas do Havaí, mas infraestrutura zero! Natal amo! Nunca fui assaltada no Brasil, no metro de Barcelona tentaram mas não levaram,sou esperta!🤣🇧🇷🌍
O DW tem ótimas matérias! Gosto de conhecimento e informação. Gosto de curiosidades também. No RUclips, na TV e na internet, eu acompanho muito o DW, BBC Brasil, TV Cultura, UOL, GloboNews, BandNews, CNN Brasil, Fantástico, History, Curta!, National Geographic e Jornal da Band. As matérias são ótimas! Eu sou muito curioso! Parabéns pelas matérias que fazem! Ganhou um inscrito
Sou da Alemanha, casada com brasileira. Visitei 12 paises e nunca fui assaltado. Quando estava apenas um ano aqui ainda com vista de turista um sargento e dois soldados da PM me pararem e tomarem dinheiro. O chefe deles o Coronel da segurança publica me explicou que "isso foi um malentendido " .!!!!!!
Nossa que horrível, espero que não acontece.
Isso é Brasil!
E vc deu sorte, em outras circunstância, eles te matariam😂
Meu nobre , qual foi o estado que fez isso?
@@malakoidohebraico5688 foi em Curitiba
O Brasil vive um crise ética muito grande, 0% responsabilidade e 100% futilidade. Vivemos num país desleixado. E já passou da hora de discutirmos o código penal, independente do debate esquerda X direita. O país é violentíssimo!
Concordo com você. Eu amaria um pebliscito onde as pessoas pudessem escolher sobre assuntos polêmicos tipo limite de gastos dos tres poderes, salarios de juízes e promotores e oq não falar daqueles aposentados que ainda continuam ganhando 30 mil, reforma política, loterias( tipo o governo pode ter jogos de azar mas jogo do bicho é errado? Hipocrisia não?) Fundão eleitoral
Ai ai se o povo pudesse votar nisso meu deus quanto dinheiro teríamos pra reformar esse país criar empresas, industrias de semicondutores, tecnologia e quem sabe acabar com as Mazelas sociais.
Isto é apenas uma ilusão que creio que nunca verei
Se discutirmos mais educação teríamos menos prisão.
@@davidz6614 mas precisamos de uma solução a curto prazo. Se tratando de Brasil a educação diminui a violência a longuíssimo prazo.
@@guilhermemariano4475 há 500 anos falamos q educação é solução a longicuo prazo.
Daqui 500 anos continuaremos pensando assim.
Para as elites quanto menos educação sobra mais gente para mão de obra escravocrata.
Mesmo q parte dessa se torne marginais.
Lógico q existem crimes hediondos q teriam q ter penas maiores. Inclusive prisão perpétua.
Entrar e nunca mais sair.
Até pq penitenciárias não recupera ninguém.
Concordo! Televisão com muita futilidade, sem informação útil e com uma programação altamente violenta, justamente para influenciar e emburrecer mais ainda nós brasileiros com essas programações horrorosas na tv.
Começa pelos portos, como o porto de Santos-SP que é nojento. Segundo os aeroportos que nos últimos anos parece que se perderam na hora de traçar rotas, ja que antes a gente ia do ponto A ao ponto B e hoje a gente vai do ponta A, a1, a2, a3 ate chegar ao ponto B. E por último essas estradas que está uma buraqueira só. Em Dezembro fui de SC a MG de carro e la se foi um par de amortecedor e prejuízo de R$ 1700. Fiz isso, pois passagem aerea ta um absurdo de caro. Resumindo, A LOGÍSTICA está sucateada no país. A logística é o coração da economia em todos os setores da economia e o turismo sofre com esses aspectos negativos.
Os especialistas do Brasil são tão acertivos quanto as previsões da Mãe Diná.