Uma década de crises fez o Brasil perder uma geração?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 окт 2024

Комментарии • 3,2 тыс.

  • @hugo-garcia
    @hugo-garcia Год назад +2748

    Tenho 27 anos, sempre notas altas na escola, elogiado, sai do ensino médio já com curso técnico em mecatrônica, fiz especialização para profissional em CLP, curso profissionalizante de eletromecânica, resultado: fiquei 3 anos buscando algum emprego e nada existia. Aos 21 entrei para faculdade de engenharia, devido a pandemia minha mãe faleceu, eu era filho único sem pai fiquei sozinho no mundo, tive que parar o curso, procurei muito por um estágio, mais uma vez nada encontrei, durante a pandemia também fui fazer serviços de eletricista e dar aulas de reforço para sobreviver. Com esse dinheiro voltei para faculdade, mas para evitar me tornar mais um engenheiro que dirige Uber resolvi mudar para curso de TI em ciência da computação. Continuo ai na luta num futuro incerto. Falo inglês fluente, por isso atualmente estou juntando dinheiro para desaparecer do Brasil pra sempre assim que possível

    • @niekbiancci1119
      @niekbiancci1119 Год назад +407

      Praticamente na mesma, na primeira oportunidade, sair do Brasil é a opção, o Brasil é um verdadeiro lixo, não valoriza a juventude, não existe oportunidades, apenas para aqueles que já vêm com certas vantagens.

    • @vinih732
      @vinih732 Год назад +355

      Hugo, sinto muito por tudo. Temos a mesma idade e lendo o que escreveu senti como se fosse comigo. Não consigo nem imaginar a dor de perder a mãe. Admiro sua força, que Deus te abençoe sempre. Eu tenho certeza que alcançará seus objetivos. Nós jovens brasileiros podemos ser muitas coisas, mas ser fracos não é uma delas.

    • @fernandosantosguimaraes6204
      @fernandosantosguimaraes6204 Год назад +308

      É a verdade, o Brasil criou um conglomerado de universidades (deixando os donos das universidades bilionários), porém não criou infraestrutura para abraçar essa mão de obra qualificada, resultado, diversas pessoas formadas tendo que se submeter a subempregos. O que não vale a pena. Realmente a saída do Brasil é o aeroporto. Falo para todos os meus amigos, temos que juntar dinheiro e dar o fora daqui, pq a cada ano que passa a situação fica cada vez pior.

    • @macleunin
      @macleunin Год назад +301

      O inglês ser diferencial é uma grande balela, tenho inglês fluente quase nativo, e nunca me ajudou a garantir um bom emprego, oq importa mesmo é saber passar no RH e as infames dinâmicas de grupo.

    • @benhurrosa
      @benhurrosa Год назад +144

      Eu compartilho dessa péssima experiência que é a de ser filho único e perder os pais. Acho acertadas as tuas decisões de que optar por TI e sair do Brasil. O nosso país é marcado pela criminalidade, pobreza e subemprego. Te desejo muito sucesso na tua caminhada.

  • @wagnerlima2494
    @wagnerlima2494 Год назад +869

    Sou professor de escola pública e noto a falta de perspectivas dos estudantes, principalmente daqueles que cursam o ensino médio. Esta situação inclusive impacta a prática docente, uma vez que os alunos não enxergam na educação uma ponte para uma vida melhor! São os reflexos dessas continuas crises, que infelizmente afetam os mais jovens pobres de modo mais intenso.

    • @tiagogomes3807
      @tiagogomes3807 Год назад +52

      O Bolsonarismo deixou marcas.

    • @masoliveira
      @masoliveira Год назад +107

      E o petismo tb. Q inclusive ficou mto mais tempo no poder. Enquanto não tivermos politicas de estado e não de governo, vai ser isso aí sempre

    • @soudepernambuco
      @soudepernambuco Год назад +90

      Antigamente, a educação gerava uma melhora de vida (melhor renda). Hoje isso não está mais acontecendo. Você estuda, estuda, estuda e não sai do lugar. Fica desempregado. Não tem mais emprego. Simplesmente isso.

    • @tiagogomes3807
      @tiagogomes3807 Год назад

      @@masoliveira o Petismo levou à universidade milhões de brasileiros filhos de analfabetos...
      Elevou da pobreza extrema metade da população do Brasil mas pronto, memória curta...

    • @N73B60
      @N73B60 Год назад

      O futuro do país do PT é a Venezuela ou Cuba.

  • @saberesemconexao
    @saberesemconexao Год назад +874

    Eu sou de 86. Não existe "geração perdida". Existe país perdido. Aqui todas as gerações estão perdidas.

  • @artur2819
    @artur2819 Год назад +1140

    Imagina viver num país que o salario mínimo é 1.320 reais e "carro popular" é 60 mil. Maioria da população se virando ai para manter o básico do básico.

    • @sergioalbertoriverajimenez4293
      @sergioalbertoriverajimenez4293 Год назад +157

      O Brasil é um país recorde em desigualdade social, uma distância infinita entre salários. O Capeta manda aqui e o gado aceita.

    • @helenavicentini8383
      @helenavicentini8383 Год назад +67

      Daí faz o L e acaba de se lascar. Acho bem feito pra muita gente.

    • @Daniel-os5so
      @Daniel-os5so Год назад +34

      Salário que não dar nem pro "básico do básico"

    • @helenavicentini8383
      @helenavicentini8383 Год назад +29

      @@Daniel-os5so , mas o amor venceu… Do que vc está reclamando?

    • @presuntoequeijo
      @presuntoequeijo Год назад

      @@helenavicentini8383 Isso na época do Bolsonaro era maravilhoso, tudo barato, salário mínimo era 4mil, gasolina barata, pandemia nem bateu, fomos os primeiro a vacinar toda a população, quase ninguém morreu! Que saudades! SAI DA BOLHA VÓ, TA NA HORA DE TOMAR O TARJA PRETA!

  • @henri191
    @henri191 Год назад +1314

    O Brasil sempre foi assim na verdade , pobre e perdido , e a fulga de cerébro é simples : Em terra de ignorantes , ter inteligência é uma ofensa

    • @caocheranofarinha
      @caocheranofarinha Год назад +114

      verdade, o povao do brasil infelizmente e mt ignorante

    • @crashmultiplecombat3830
      @crashmultiplecombat3830 Год назад +60

      ​@@caocheranofarinhaÉ, não sabem nem escrever

    • @ener891
      @ener891 Год назад

      Inteligente no Brasil = bullying

    • @canseidesersexy308
      @canseidesersexy308 Год назад +85

      "Fulga de cérebro..."
      O cara escreve "fulga de cérebro " e tem coragem de criticar os ignorantes!

    • @Noah_ol11
      @Noah_ol11 Год назад +54

      @@canseidesersexy308 não há nada de errado no que ele escreveu , fulga de cérebro é Real , acho que o mais errado é você que coloca "Cansei de ser ..." no nome e vem falar do outros 🤣

  • @wanderluiz334
    @wanderluiz334 Год назад +491

    Eu digo que sou filho da crise. Me formei num curso técnico bem conceituado justamente no 2º semestre de 2015. Nunca tive oportunidade no mercado de trabalho porque na época as empresas estavam demitindo ao invés de contratar. Insisti até 2020, até eu me dar conta que o mercado de trabalho estava prostituído, ou seja, pessoas com mais de 5 anos de experiência aceitando salário de iniciante. Eu jamais teria espaço nessas condições. Veio a pandemia, que leva ao fundo do poço uma situação que já estava caótica. A melhor fase da minha vida (dos 20 aos 30 anos) eu passei desempregado, desiludido, sem esperança e assim continuo. Tento buscar forças no empreendedorismo para eu ter uma vida digna longe do salário mínino que é o valor que as empresas estão disposta a pagar, explorando a classe mais baixa. Até hoje eu fico me perguntando como eu não entrei em depressão. E quando eu olho pro futuro, não vejo esperança. Sinto muito pelas gerações que estão por vir.
    edit: estou planejando sair do Brasil até 2025.

    • @cristianedefariahenrique1815
      @cristianedefariahenrique1815 Год назад +39

      Dias melhores virão. Não desanime. Pense nos países que viveram as inúmeras guerras e das pessoas que conseguiram se reerguer. Com vc não será diferente. Acredite fortemente nisso! Muita luz e properidade para vc.

    • @qapsuporte
      @qapsuporte Год назад

      a sim pq tu fez faculdade e tem diploma já queria ganhar como engenheiro 😅😅😅😅 amigo a enxada e o melhor amigo do homem, pq e obrigado a olhar pra baixo para depois de algum tempo olhar para cima e ver os frutos, tu nao foi humilde , e so mais um dessa geração fru fru metida besta ,baixa s bola, tu nao e a cereja do bolo do universo

    • @wanderluiz334
      @wanderluiz334 Год назад +1

      @@cristianedefariahenrique1815 obrigado pelas palavras ✨

    • @neigomes2275
      @neigomes2275 Год назад +11

      ​@@wanderluiz334entendo vc TB não vejo luz no final do túnel nao

    • @JulioCesar-ob6bo
      @JulioCesar-ob6bo Год назад +13

      Está complicado! Mas sobre a questão das empresas sempre querer pagar o menor preço para o profissional mais qualificado, a culpa disso é do próprio estado brasileiro que, por conta de toda tributação, burocracia e risco que a CLT proporciona, ficaria dispendioso demais valorizar corretamente um profissional qualificado. E sim, Brasil tem um péssimo hábito de não valorizar o trabalho das pessoas e valorizar coisas banais, mas em grande parte da péssima remuneração se dá por conta dessa política socialista brasileira extremamente retrógrada.

  • @carlosalves4054
    @carlosalves4054 Год назад +848

    Carteira assinada no Brasil virou artigo de luxo,apenas 20% dos jovens vão aposentar. Eu vejo gente satirizando o jovem que nao estuda e nem trabalha como se fosse culpa dele,eu também estou nessa e para arrumar serviço é a maior humilhação para ter um não como resposta.

    • @fernandosantosguimaraes6204
      @fernandosantosguimaraes6204 Год назад +189

      só falou verdades. Mercado de trabalho exigências absurdas e salários super baixos.

    • @lidiaoliveira2257
      @lidiaoliveira2257 Год назад +76

      ​@@fernandosantosguimaraes6204
      Apoiaram o neoliberalismo.
      O resultado esta ai.

    • @tatianaromanov7689
      @tatianaromanov7689 Год назад +143

      Sem contar com o nepotismo que existe em muitas empresas, principalmente as empresas familiares, muita panelinha, inveja e sabotagem dos antigos funcionários em cima dos novatos

    • @another87
      @another87 Год назад +40

      consegui passar em um concurso e trabalho apenas seis horas, ganhando um pouco mais do que na iniciativa privada, pq basicamente lá tinha que trabalhar mais de 9hrs de domingo á domingo e com esse maldito banco de horas passava mais que isso, estudo enfermagem e depois que me formar vou fazer inglês pra ver se fujo do bananil.

    • @Andre-iy2ob
      @Andre-iy2ob Год назад +11

      ​@@another87 já intercala o inglês com o curso e mete bala

  • @Daniel-wd2ir
    @Daniel-wd2ir Год назад +697

    Decidi há alguns anos que sairia do Brasil, e a pandemia só foi a gota d’água. Moro há uma ano e meio no Canadá e já conquistei mais aqui do tinha conquistado após 12 anos trabalhando 10 horas por dia no Brasil. Meu emprego aqui é melhor, mesmo tendo sido funcionário público no Brasil, minha filha estuda numa escola melhor e pública, e minha qualidade de vida é incomparável. Infelizmente o Brasil trata seu povo mal.

    • @AP_2000
      @AP_2000 Год назад +129

      Eu era concursado no Brasil. Tinha também meu trabalho autônomo. Larguei tudo e vim para Portugal. Não é tão bom comparado aos EUA e CAN mas vamos tentar uma vida melhor. Quando saímos do nosso país, enxergamos ele com outros olhos. O Brasil tinha tudo para ser um dos melhores do mundo. O câncer do Brasil são os gestores. Que conseguem manter a mentalidade e a perspectiva da maioria como eles querem. De acordo com o jogo que eles sabem que dá certo. E da. Tanto é que até hoje o mesmo perfil continua no poder.

    • @Samanta-ws7yv
      @Samanta-ws7yv Год назад +40

      Eu também decidi deixar o Brasil em 2017 e não me arrependo.

    • @alexsandrosilva4799
      @alexsandrosilva4799 Год назад +37

      Vc limpa banheiro aí ??
      Infelizmente isso é uma realidade pra maioria das pessoas q vão morar fora, aí vc vai falar ah limpar banheiro ganha bem e tal, mas vc sempre vai ser um imigrante para os nativos aí, ser tratado igual o brasileiro trata os bolivianos/haitianos aqui, uma realidade dura.

    • @primary157
      @primary157 Год назад +71

      @@alexsandrosilva4799 não sei sobre o colega ali, mas por experiência própria o Canadá não é como EUA (e creio que Portugal). Canadá (não só o governo, mas a população também) recebe imigrantes de braços abertos. Nunca fui visto ou tratado como "apenas um imigrante latino" igual eu costumava ser tratado nos EUA. Imigrantes estão por todo lado e em todos níveis hierárquicos de empresas.
      Eu entendo sua insegurança, mas o Canadá é diferente irmão. Não é perfeito, porque está passando por uma crise econômica fudida também com a pandemia e a guerra na Ucrânia. O custo de vida é muito mais alto que nos EUA, mas o Estado é mais assistencialista.

    • @robertao7564
      @robertao7564 Год назад +63

      Cara, se vc saiu deste puteiro para o Canadá é porque o seu nível educacional já se diferenciava do básico que o povão tem no Brasa. O Canadá é exigente em tudo para migrar.

  • @vimpraleroscomentarios4618
    @vimpraleroscomentarios4618 Год назад +354

    Estudei a vida inteira em escola particular, sou dentista formada em universidade federal, nunca consegui exercer em 7 anos. Trabalho como tradutora trilingue de indústria terceirizada e pra complementar a renda, dou aulas de inglês freelancer. Ganho pouco mais que dois salários.
    É frustrante saber que não consigo financiar um apartamento de 50 M2 e nem ter um carro.

    • @luzdacamera
      @luzdacamera Год назад +22

      Está saindo muito concurso bom para dentista, você pode fazer um concurso para prefeituras, depois com o salário de dentista abrir um consultório, se especializar em facetas de porcelana, harmonização facial e outros procedimentos estéticos. Eu conheço dentista que está tirando fácil 100 mil reais por mês com procedimentos estéticos no consultório deles, logo, com esse money você consegue comprar seu Ap e até mesmo uma Ferrari. Não perca a fé em si mesmo.

    • @Cosmo.1993
      @Cosmo.1993 Год назад +13

      ​@@luzdacamera aqui na minha cidade e tenho certeza que em outra. Que faz concurso público nunca ganha nada!

    • @Cosmo.1993
      @Cosmo.1993 Год назад +21

      ​@@luzdacamera os prefeito só colocaram familiares em cargo de concurso público

    • @Cosmo.1993
      @Cosmo.1993 Год назад +5

      ​@@luzdacamera isso é o Brasil

    • @hbbstn
      @hbbstn Год назад +5

      Com diploma e inglês, pq vc não tenta o Canadá?

  • @franciscosousa1907
    @franciscosousa1907 Год назад +327

    A crise é um projeto e ele está em pleno vapor.

    • @alguemmeugla8777
      @alguemmeugla8777 Год назад +7

      Tudo é cíclico, sempre foi assim há uma época de bonança alternada com um período de desesperança.

    • @franciscosousa1907
      @franciscosousa1907 Год назад +48

      @@alguemmeugla8777 que época de bonança foi essa? bonança para quem?

    • @pedrocavalcante5822
      @pedrocavalcante5822 Год назад +54

      ​@@alguemmeugla8777 Não é bem assim, o ciclo de bonanças foi apenas para a alta burguesia brasileira. O povo do Brasil só ficou com as migalhas que caiam do banquete dos ricos.

    • @edramos9337
      @edramos9337 Год назад

      Exatamente, basta o brasileiro aprender a roubar países ricos q as coisas melhoram.

    • @alguemmeugla8777
      @alguemmeugla8777 Год назад +3

      @@franciscosousa1907 no mundo todo é assim depois da quebra da bolsa de valores de nova York, os Estados Unidos viveu um dos melhores períodos econômicos da história deles.

  • @emersonfreire1971
    @emersonfreire1971 Год назад +592

    Enchemos estádios de futebol todas às quartas-feiras e aos finais de semana e lotamos ruas no carnaval, mas não saímos às ruas para solicitar menos mordomias aos nobres entes do quadro político e jurídico desse país. Parabéns, povo brasileiro.

    • @DionisoBaco.
      @DionisoBaco. Год назад +14

      Era disso que (era) pra se tratar o carnaval.

    • @edramos9337
      @edramos9337 Год назад +12

      Vdd, poderíamos alienar nossos cidadãos para pilhar outros países, assim como faz os Estados Unidos, França e Inglaterra.

    • @rogeriogoncalves1253
      @rogeriogoncalves1253 Год назад +5

      Eu trabalho com mao de obra e sempre ganhei muito dinheiro . Profissao de talento e mao de obra da muito dinheiro e retorno mais rápido que profissao de estudos

    • @felipperohling2255
      @felipperohling2255 Год назад +21

      Nós lotamos as ruas nos carnavais e enchemos os estádios pois esse é o circo moderno.
      Outros limitam-se a passar o dia em redes sociais postando fotos, contando os likes.
      Hoje, é cada vez mais amedrontador praticar a política. É todos contra todos.

    • @mayahetoreg9845
      @mayahetoreg9845 Год назад +14

      O problema é não saberem cobrar, não a toa a filha de Eduardo Cunha é parlamentar e Brocho e outros fizeram da política um negócio de família

  • @renanfernandes1950
    @renanfernandes1950 Год назад +301

    Não ter filhos será minha maior vingança contra esse país no qual NÃO escolhi nascer, e isso me faz sentir-me vingado.

    • @hflx
      @hflx Год назад +67

      Ninguém escolheu nascer em lugar nenhum, de nenhuma cor, sexo, etc. Acho que você tem o seu direito mas eu ainda acho triste que isso seja algo que nos foi imposto, nascer nunca foi escolha, mas infelizmente num mundo meio sem futuro é triste colocar alguém apenas para viver algo pior que não conseguimos superar.

    • @naiara1122
      @naiara1122 Год назад +69

      esse comentário pareceu uma paráfrase do final de "Memórias póstuma de Brás Cubas" do Machado de Assis kkkk

    • @kity80800
      @kity80800 Год назад +32

      O meu tbm, esse país vai ir a decadência, ou aprende a valorizar o trabalhador, ou terá grandes consequências no futuro

    • @marimoma4466
      @marimoma4466 Год назад +10

      Toda vingança contra o seu país volta para todos os cidadãos, inclusive você.

    • @humbledude5529
      @humbledude5529 Год назад +43

      Enquanto você escolhe não ter filhos por conta da situação que estamos vivendo, nesse momento tem gente sem condição nenhuma com 4, 5 filhos que vão crescer na pobreza e vão roubar, traficar e se prostituir para ter dinheiro, pois foram criados por pessoas sem noção da vida, sem estudo e em areas que você cresce cercado de tudo que há de errado. Então dito isso, você faz um bem a você mesmo escolhendo não ter filho nesse país. Mas não faz diferença para o país em si, sendo que milhares de famílias carentes tendo 4,5,6 filhos so vão continuar piorando a situação. É muito sad, mas essa é a realidade em que vivemos no Brasil. Ou seria melhor chamar (BOSTIL).

  • @deividmiguel
    @deividmiguel Год назад +315

    Em um país onde o grande lema é “O Agro é pop, o agro é tech, o agro é tudo" ..
    Mas e a Indústria ??
    A Indústria NÃO É NADA NO BRASIL!!!
    Logo a indústria que gera os melhores cargos em função do nível técnico e profissional dos empregos.
    Somos o "País das Comodities" vedendo soja, minérido de ferro, entre outros grãos e minerais a "preço de banana" para os Chineses, Europeus, Norte Amercianos, etc.. enquanto compramos alta tecnologia como Notebooks, peças automotivas importadas.. Não inovamos, não projetamos, não planejamos, não construímos, não fazemos enegenharia reversa para aprender como se faz para construir nossos próprios carros, celulares, eletrodomésticos como projetos nacionais feitos por indústrias nacionais.. estamos num país em que a única tentativa de se ter uma montadora nacional, a Gurgel, foi sabotada pelo governo.. Uma lástima, uma falta de visão e incentivo às ideias e projetos nacionais .. enquanto isso a bancada ruralista, comandada pelos grande latifundiários (ou seria os "senhores de engenho" com seus "capitães do mato" ?) no Congresso está rolando de rir de tudo isso.. pegando verbas gigantestcas e créditos rurais a perderem de vista para investirem cada vez mais no "Agro Brasileiro".. afinal o "AGRO É TUDO".

    • @VBvb447
      @VBvb447 Год назад +60

      E o q há de bom no agro, ta na mão de poucos

    • @carlosartur8628
      @carlosartur8628 Год назад +51

      A situação é tão trágica que pagamos impostos homéricos (em relação à baixíssima renda), para tal arrecadação ser redirecionada para o bolso dos fazendeiros, não eram 300 bilhões os "incentivos" fiscais ao agro? Enquanto para saúde e educação nunca temos dinheiro?

    • @davidz6614
      @davidz6614 Год назад

      O grande agro só da dinheiro pro dono da fazenda e do navio que é chines.
      Precisamos investir em industrias, tecnologia e ciência.
      Pais que o carro chefe é comodities será eternamente 3ºmundo.

    • @kowalski296
      @kowalski296 Год назад

      O Brasil não pode crescer, pois se o país der certo, vai dar errado para uma faixa da população oligarquica que vive sobre muitos benefícios nesse país, basta ver como foi o caso da Gurgel, puxarão o tapeta.

    • @deividmiguel
      @deividmiguel Год назад +22

      @@marcio4177 Acredito que a mão de obra especializada é justamente essa que estã saindo do país e buscando oportunidades no exterior. No campo da engenharia e da tecnologia da informação é o que está mais acontencendo.

  • @marcelobrito554
    @marcelobrito554 Год назад +116

    Geração perdida???? É exatamente o que o sistema político quis.

    • @sournois90
      @sournois90 Год назад +20

      E XA TA MEN TE. POR FAVOR, ISSO. é interesse político não só do Brasil mas também do sistema como um todo manter o brasil um mero país emergente.

    • @no_more_spamplease5121
      @no_more_spamplease5121 Год назад +13

      E tem besta que ainda fica idolatrando políticos. 🤦🏻‍♂️ Vá entender. Gente que paga impostos altos, recebe serviços públicos que são um lixo e ainda batem palmas aos "gestores".

    • @jakechan7375
      @jakechan7375 Год назад

      Sistema político americano

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 Год назад +2

      @@no_more_spamplease5121 Tem gente que bate palma para desgestores. Lembra que destruíram o Ministério da Saúde, Ibama, ICMBio, Capes, CNPq, etc?

    • @josefreire2391
      @josefreire2391 Год назад

      Exatamente! E tudo piorou desde o golpe em 2016! Fim dos direitos trabalhistas, diminuição de carga-tributária para os bilionários do Brasil, e sucateamento da indústria nacional. Mas se alguém acha que o país melhorou desde então, nem vou perder tempo discutindo...

  • @cintiasantos557
    @cintiasantos557 Год назад +144

    Tenho 25 anos, fiz uma excelente escola e uma excelente faculdade. Sei falar 3 línguas. Não sofri tanto durante a pandemia, consegui terminar meu curso e fui efetivada numa empresa incrível. Finalmente senti que tava colhendo os frutos de tantos anos me esforçando, apesar da ansiedade e da depressão que enfrentei por tanto tempo. No início desse ano, fui demitida por conta da crise econômica, a empresa estava cortando gastos. Agora sinto que voltei à estaca zero, tendo que gastar dinheiro em curso atrás de curso, atrás de especialização, de novo com ansiedade e depressão. Sinto que todo o trabalho até aqui de nada adiantou e de nada adiantará. Minha vida inteira vai ser essa ansiedade pra me atualizar a cada instante e viver com medo do desemprego sempre? Ainda mais com a Inteligência Artificial crescendo e todos falando nos riscos de ela tomar nossos empregos, não importa a área. Eu me sinto tão desesperançosa e tão deprimida, tão cansada, eu não sinto vontade de fazer nada, não sinto vontade de sair da cama, sinto que nada faz sentido e que esse país e o mundo tão condenados. Eu não sei o que fazer.

    • @LoúTert-e4n
      @LoúTert-e4n Год назад +11

      Primeiro lugar calma. Em segundo lugar tem muita gente na mesma posição em vários lugares do mundo. Não existe receita para o sucesso e nem ideia única do que seja o sucesso.

    • @marccellovieira
      @marccellovieira Год назад +11

      Volte-se para Deus, pois nada sem Ele fsz sentido.

    • @arslcer
      @arslcer Год назад +11

      Tô na mesma. Parecia que as coisas estavam dando certo e aí tô na estaca zero tbm. A pior parte é me sentir um fracassado que só dá vergonha para os pais (ou algo nesse sentido)

    • @starvosxant4348
      @starvosxant4348 Год назад +5

      Aí meu Deus. Tenho a mesma idade, fiz uma excelente escola, uma faculdade mais ou menos. Sei falar 2 línguas. Pouco sofri na pandemia em relação a outras pessoas. Terminei meu curso e fui efetivado em uma empresa boa... mesmo caminho que o seu.
      Lendo isso senti como se fosse comigo 😢 não sei o que faria nessa situação, o que vc fez?

    • @mordecai806
      @mordecai806 11 месяцев назад +1

      Estou EXATEMENTE ASSIM neste momento que leio seu comentario. Não faço IDÉIA do que fazer.Mas me matar eu não vou

  • @Rodrigodias-il6dq
    @Rodrigodias-il6dq Год назад +168

    Me vejo nesse relato, pois fui um dos jovens dessa década perdida. Lembro depois de 2010 que meu objetivo era iniciar uma graduação, e seguir todo o percurso tradicional do jovem que está passando dos 20 anos, que era conciliar trabalho mais estudo pensando em uma carreira profissional sólida. Quando eu vi, já tinha passado 10 anos trabalhando na mesma empresa, todo meu dinheiro indo em graduação, pós-graduação e cursos complementares para não ganhar nem R$ 2,800 no mês após quase uma década vivendo do planejamento profissional. Nesse mesmo período trabalhei em uma grande empresa do setor automotivo, que consequentemente se falava apenas em crise no setor todo ano, fazendo cada funcionário ter um sentimento de tristeza e desesperança. Quando cheguei aos 28 anos, esperei passar a pandemia, e decidi sair da empresa, após isso resolvi investir em um intercâmbio na França que me permitia trabalhar até 40 horas por semana, vivendo na Europa, ganhando em um moeda forte, e com toda uma estrutura do Estado de bem-estar social que a Europa oferece para o jovem, digo que arrumei meu lugar e me fez eu ter uma outra objetividade de projeto de vida, realidade diferente de 12 anos atrás. Quando me perguntam o que mais me arrependo dessa última década em que vive, digo que não deveria ter investido tempo e dinheiro em sala de aula, pois não colhi nenhum fruto além da frustração. Em breve volto ao Brasil para realizar alguns cursos técnicos no Senac,e logo volto ao exterior aproveitas as oportunidades em aberto que existe. E sim, sou mais um jovem chegando nos 30 anos que o Brasil fez de brinquedo.

    • @EderCarlos
      @EderCarlos Год назад

      FACA TI! e com Ingles fluente voce ganhara no minimo 10k por mes!

    • @dynamicsports8047
      @dynamicsports8047 Год назад +18

      Tenho 30
      Curso tec.
      Curso superior
      Vim para europa, é árduo, bem dificil a vida fora do Bostil, mas nunca mais volto, olhe la se iriei para visitar alguém.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Год назад +8

      No seu caso eu não voltaria para cá não. Já aproveita que está aí e tenta Alemanha, Irlanda etc. Invista em idiomas e profissões por aí. Sucesso e felicidades para você.

    • @dynamicsports8047
      @dynamicsports8047 Год назад +2

      @@tygoufaynanchal3903 Tava escrevendo um grade texto mas apaguei, tem gente que é apegado demais com um pedacinho de terra que me chamaria de sindrome de vira lata. Mas enfim, aqui vivo o nunca iria viver se continuasse no bostil. Obrigado pelo apoio.

    • @AnaMariaMontardo
      @AnaMariaMontardo 11 месяцев назад

      Quando diz que não deveria ter investido em sala de aula, isso inclui também a graduação, ou só os cursos de pós?
      A propósito, qual graduação você fez? E você trabalha em quê aí na Europa?
      Desculpe encher de perguntas, é que seu relato despertou minha curiosidade.

  • @saronphilippi2023
    @saronphilippi2023 Год назад +72

    'Quando o barco começar afundar não reze. Abandone-o', Max Gunther.

  • @gilibrasil
    @gilibrasil Год назад +75

    Eu perdi a esperança no Brasil há muitos anos. Estou fora há 5 anos e não consigo imaginar voltar, nem a visita. Sei que vou envelhecer e não vou ver uma melhora significativa. Mas onde vivo hoje consigo ter uma vida digna.

    • @Lucas-dm1ix
      @Lucas-dm1ix Год назад +27

      Voltei pra visitar semana passada, nada mudou 👍🏻 nem perca o seu tempo e dinheiro.

    • @Lvcy1
      @Lvcy1 Год назад +4

      ​@@Lucas-dm1ix 😂😂😂😂

    • @PatriaeNatureza
      @PatriaeNatureza Год назад +16

      O problema do BR é a criminalidade e insegurança. Dinheiro a gente ganhar e perde, mas a vida não.

    • @tonykt
      @tonykt Год назад +1

      eu estou fora há 4 anos e meio e fui para visitar no começo do ano. Senti a mesma coisa! É isso aí

    • @maryguimaraes1816
      @maryguimaraes1816 7 месяцев назад

      Onde cê mora homi

  • @techdimaria
    @techdimaria Год назад +52

    Tenho 46 anos
    Este pais não tem mais jeito.
    Como aos meus 16 anos de idade eu disse para o meu pai que um dia o Brasil seria grande .... e que ele estava pensando errado em deixar de ter esperança.
    Hoje eu vejo que ele estava certo.

    • @alfredobeda2406
      @alfredobeda2406 Год назад

      Puxa q historia triste... f0da-se vc e ele.

    • @eududa23
      @eududa23 Год назад +2

      Com 20 e poucos anos, penso o mesmo.

    • @nathan_408
      @nathan_408 7 месяцев назад

      tinha jeito se no pós ditadura tivessem feito uma constituição e com partidos de direita, mas os militares deixaram a esquerda tocar o país, agora todos nos f#demos

  • @designbookInc
    @designbookInc Год назад +231

    A frase “Isso aqui é Brasil!”, recitada por 100% dos brasileiros, mostra o que nós pensamos do nosso país: um país planejado para não funcionar. E está errado?

    • @anaaraujo7597
      @anaaraujo7597 Год назад

      Não sei se o brasileiro quer ver o seu país funcionar. Porque parece que sucesso, para o brasileiro, é ir morar fora, ainda que trabalhando em sub empregos, aquém de sua formação ou ambição. Complicado complexo de vira latas

    • @hugo-garcia
      @hugo-garcia Год назад +36

      Para o 1% mais rico que foi quem planejou está dando muito certo. Nos ultimos 30 anos a taxa media de juros anual foi mais de 20%. É comprar 1 bilhaozinho em títulos de dívida e não fazer absolutamente nada enquanto o povo trabalha para pagar os juros para você

    • @alexandremartins7103
      @alexandremartins7103 Год назад

      @@hugo-garcia Exato, elite historicamente escravocrata, até hoje... Muito triste.

    • @douglaspereira8518
      @douglaspereira8518 Год назад +1

      O BRAZIL fomentado pela iniciativa filantrópica exterior, também tem parte nessa cultura.

    • @Ljounieh
      @Ljounieh Год назад +1

      Parem de reclamar do Brasil

  • @seriedrive550
    @seriedrive550 7 месяцев назад +32

    na maioria dessas reportagens eu passo mais tempo lendo os comentários do que prestando atenção.

  • @Embuscadodeadliftperfeito
    @Embuscadodeadliftperfeito Год назад +190

    Quando terminei meu mestrado, em 2021, na área de História Social, me senti em uma crise de escolhas, como se tivesse tomado todas as decisões erradas até ali. Sempre tive notas excelentes na escola e na faculdade, sendo apaixonado por essa área desde a adolescência. O julgamento para quem segue uma carreira (se é que podemos chamar assim com o mercado atual do Brasil) na área de humanas, é de que você escolheu uma profissão "inútil", sendo que na verdade é apenas uma rica mão de obra que poderia ser usada de formas mais amplas do que simplesmente (quando um luxo) conseguindo dar aulas para o secundário.
    Resumo disso tudo, consegui uma vaga como investigador em uma universidade europeia e agora vejo uma ressignificação de toda uma trajetória de escolhas associadas à decepções, mas que agora toma a faceta de que fiz a escolha certa e estou onde realmente sonhei estar quando entrei no meu curso aos 17 anos.
    Acho que o Brasil tem coisas lindas, sinto muita falta de diversas coisas quotidianas, mas como permanecer em um país que você se sente punido por tomar decisões que não sejam o status quo, ainda por cima culpabilizando pessoas que são capacitadas, mas que não conseguem emprego por falta das primeiras portas ao menos existirem? No final das contas, estamos em uma geração que é difícil dizer que haja uma escolha viável, no Brasil, de você ter garantia de algo, mesmo sendo um ou uma das melhores de sua geração de formação.
    O Brasil expulsa muita gente. No final vejo minha saída do Brasil mais como uma fuga do que como uma migração, mas não troco mais ter uma vida digna, mesmo que longe da maior parte da minha rede de apoio, por estar numa constante crise de inseguranças com o futuro. Força a quem continua e que seja possível construir um futuro com o mínimo de dignidade.

    • @tiagogomes3807
      @tiagogomes3807 Год назад +3

      O que raio é história social?
      Não é sociologia nem é história, é o quê então?

    • @Embuscadodeadliftperfeito
      @Embuscadodeadliftperfeito Год назад +24

      ​@@tiagogomes3807 Faz mais sentido se entendida no contexto de surgimento, em oposição à História Militar ou História política do século XX. De forma bem simples, é a abordagem que começou, na historigrafia a se preocupar com temas de sociedade como um todo, ao contrário da vertente anterior que se focava em "grandes herois' ou pessoas que representavam as "elites" de determinada sociedade. Dessa forma se compreender a importância da agência de pessoas marginalizadas 'história vista de baixo para cima" na compreensão dos eventos históricos.
      Mas ainda assim não é sociologia por questões de metódo e epistemologia. Mas as áreas dialogam e para construir o conhecimento de forma mais complexa, é importante mesmo que tenha esse diálogo.
      O Edward Palmer Thompson é um dos nomes bastante representativos dessa historiografia, que tem grande desenvolvimento na Inglaterra do séc. XX. Caso tenha curiosidade, o livro "A Miséria da Teoria' que pode facilmente ser encontrado em pdf vai falar dos conceitos básicos como "experiência", que fundam essa abordagem historiográfica.
      Mas aqui em Portugal eu tenho trabalhado com outra historiografia, no caso, a História das Ciências e da Tecnologia, que tem bastante diálogo com as chamadas "ciências duras" como biologia, engenharia etc.
      Não caberia em um resumo escrito pelo celular esclarecer tudo da área, mas espero que tenha servido como um esclarecimento muito breve.

    • @Jeanpierrer148
      @Jeanpierrer148 Год назад +4

      @@Embuscadodeadliftperfeito ou seja, você conscientemente se formou numa graduação que para a iniciativa privada e o grosso da população é inútil

    • @Pixdamerenda
      @Pixdamerenda Год назад +33

      Se sua área de estudo fosse valorizada no Brasil não teríamos nem 1 milésimo dos comentários ignorantes que vi neste vídeo.

    • @tiagogomes3807
      @tiagogomes3807 Год назад +11

      @@Embuscadodeadliftperfeito muito obrigado pela resposta, aprendi alguma coisa hoje.
      Então é uma história mais baseada na arqueologia, na vida do cidadão comum e menos no que a elite reinante escolheu deixar escrito. Deve ser interessante.
      E difícil porque a resistência deve ser grande. As pessoas têm dificuldade em desaprender o que aprenderam, mesmo apresentando-lhes provas concretas e irrefutáveis.

  • @arimadalena6593
    @arimadalena6593 Год назад +177

    Quando criança tive a ingenuidade de acreditar que a vida seria mais fácil que a dos meus pais. Concluí o Ensino Médio, como eles, e achava que seria o suficiente. Pulei de subemprego em subemprego, mal remunerada, cobrada excessivamente, sendo demitida por qualquer motivo banal. Deixei de querer que assinassem minha carteira de trabalho. Tô chegando aos 30 sobrevivendo como autônoma vendendo doces. Consigo pagar minhas contas básicas, meu aluguel e é isso. E eu ainda olho em volta para as pessoas da mesma idade e me sinto abençoada. Poucos saíram da casa dos pais, e muito mais raro ainda ver alguém que construiu uma carreira sólida. E as gerações anteriores ainda nos olham como fracassados, preguiçosos e birrentos.

    • @mvrcosjr256
      @mvrcosjr256 Год назад

      Você vende na rua ?

    • @arimadalena6593
      @arimadalena6593 Год назад +8

      @@mvrcosjr256 Sim. 👍
      Faço encomendas para festas e vendo no delivery também.

    • @saberesemconexao
      @saberesemconexao Год назад

      As gerações "não perdidas" produziram a "geração perdida". Foram os boomers que cagara, digo, pariram a geração Y que gozaram a vida e nos entregaram o mundo como uma camisinha usada.

    • @mw1353
      @mw1353 Год назад +5

      Muito bom, é realmente difícil de entender que, por hora, temos alguma estabilidade, mesmo que agora cremos que está tudo dando errado, olho para o lado e vejo que a pessoa que parece ter uma vida melhor está bem pior que eu, ter bens mesmo com um bom emprego não é nem de longe garantia de renda sobrando no fim do mês! Hoje eu posso me dar os parabéns, estou juntando dinheiro todos os meses. Mesmo em um subemprego, mesmo vindo de outro estado, mesmo flagelado de sentimentos, as coisas estão funcionando! espero que de certo pra ti...

    • @marccellovieira
      @marccellovieira Год назад +11

      Não é que o jovem de hoje seja fracassado, mas sim vítima de um sistema dracônico e predatório que se instaurou na nossa sociedade, que ignora a dignidade humana.

  • @MarcosAntonio-ow1tm
    @MarcosAntonio-ow1tm Год назад +46

    O problema é que o Brasil é um país estritamente AGRÍCOLA. Nossa revolução industrial se deu na década de 50, antes era tudo importado (eletrodomésticos, carros, pasta de dente, etc.). O metrô de Nova York foi inaugurado em 1910. O de Buenos Aires em 1913. O de São Paulo em 1979. Lutamos na Segunda Guerra com aviões americanos e treinados por americanos, o Brasil não tinha Aeronáutica (Força Aérea). A ponte Rio-Niterói foi construída pelos americanos, o Brasil só fez os acessos.
    Por estes fatos, dá para perceber como éramos e somos atrasados. Dependemos de tudo e de todos. Cadê a VACINA contra a COVID? Quem tinha dinheiro no Brasil eram os Barões do café e os Senhores de engenho que não trabalhavam só colhiam os frutos do trabalho escravo. Mandavam os filhos estudar na Europa, USA, etc. O Brasil era só para ficarem cada vez mais ricos. Iam passear na Europa e USA, compravam tudo que tinha de moderno. E o povo continuava olhando e admirando sem poder fazer nada. Daí esse salário miserável(salário mínimo) que é fruto desse tempo no qual o povo não valia nada. A corrupção existe desde essa época. Os abastados colocavam seus peixinhos no seu lugar e iam viajar. Tempo em que trabalhar era humilhante. Era coisa para pobre. Com essa BASE que fomos estruturados. Como esperar que tudo hoje seria como Europa e USA?. Não tem saída. Até acabar com a corrupção (herança) vai ser difícil sair dessa. Como tem o carnaval e o futebol para iludir, tem a política e a religião para domar e obrigar o povo a ser assim. No lugar dos Barões do café e dos Senhores de engenho temos um Senado e Câmera dos deputados cheio de corrupção onde só pensam em levar vantagem e o povo óóóóó!!! Só pensam em se reeleger para continuarem ganhando a fortuna mensal, viajarem de avião e serem tratados como autoridades. Até quando??? Acorda Brasil!!!!
    LEMBRETE: O Japão está preocupado com a estrutura para a futura Geração. O Brasil está preocupado quem vai ganhar a próxima Eleição. Acorda Brasil!!!!

    • @kublaikhan9401
      @kublaikhan9401 Год назад +5

      Fazer o que o agro é pop kkkkkkkkkkkkkk

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Год назад +5

      Resumiu bem a realidade do país. Brasil é um caso perdido. Tudo já foi muito bem orquestrado para um pequeno grupo se favorecer sempre.

  • @hl8176
    @hl8176 Год назад +245

    Década insuportável! Crise atrás de crise… Essa geração de jovens sofreram muito e os velhos falando “geração perdida” sem nem entender todo o contexto! Bem na nossa vez a gente não pode ter a oportunidade de ter uma vida digna, pq a geração passada contribuiu pra tudo isso

    • @helenavicentini8383
      @helenavicentini8383 Год назад +17

      Contribuímos mesmo: criamos uma geração de vagabundos mimados. Quisemos dar o que não tivemos e agora estamos pagando o preço.

    • @jesseJess185
      @jesseJess185 Год назад

      @@helenavicentini8383 quem tava "cuidando" da economia na época que deu essas merdas aí foram vocês, boomers. Outra coisa, se seus filhos se tornaram vagabundos mimados fale por você, a maioria tá lutando pra lidar com a bosta de economia que vocês deixaram pra trás.

    • @presuntoequeijo
      @presuntoequeijo Год назад +88

      @@helenavicentini8383 Tá na hora do remédio vó.

    • @helenavicentini8383
      @helenavicentini8383 Год назад +4

      @@presuntoequeijo , ficou bravinho, menininho mimado? Espero que os seus pais tenham grana, senão vcs estão todos na roça.

    • @helenavicentini8383
      @helenavicentini8383 Год назад +7

      @@sincronicidademental , seu pai e sua mãe podem não ter caráter. Eu e a minha família temos. Não é sem razão que estamos bem. Na minha família ninguém fez o L, por exemplo. Os meus filhos seguem o que eu determino. Infelizmente não é o que vejo nos outros pais.

  • @AI00101
    @AI00101 Год назад +78

    Estive desempregado deste do governo Dilma Rousseff 2015 trabalhei e estudei tanto no governo temer, Bolsonaro e agora Lula em novembro de 2022 recebi minha aprovação em Harvard aos 29 anos!

    • @mateuscumansantos2504
      @mateuscumansantos2504 Год назад +14

      Parabéns, se for verdade isso que você escreveu, que vc tenha um futuro brilhante

    • @mariothibau1070
      @mariothibau1070 Год назад +6

      Hora de fugir amigo

    • @josefreire2391
      @josefreire2391 Год назад

      Parabéns pela aprovação!! 🎉👏🏻👏🏻👏🏻

    • @rosita5652
      @rosita5652 Год назад

      Fugiu na hora certa com este desgoverno!

    • @AI00101
      @AI00101 Год назад

      @@mateuscumansantos2504 Seeloko eu em 2015 eu sentir na alma o socialismo da Dilma Rousseff quebrado o Brasil

  • @nat_andrade
    @nat_andrade Год назад +49

    Terminei o médio em 2019. Não tinha ideia do que fazer de faculdade, veio 2020 e eu fiquei 1 ano inteiro em casa sem fazer nada, não conseguia emprego, vim pra Florianópolis e me fodi mais do que tava fodida. Vou fazer 23 anos e quando falo que não vou ser mãe me chamam de louca. E ainda acham que a geração dos Anos 2000 vai durar até 2050??? Quem tá escolhendo ter filhos agora, é assinar a carta de morte deles. Não vai ter mais futuro, acordem!!!! A geração de bebês de 2020/21 vai ser a última que ainda vai viver alguma coisa decente no planeta. Acordem gente! Já tá no final dessa estrada.

    • @sharkb282
      @sharkb282 Год назад +10

      Mulher ainda tem a opção do Only Fans

    • @eududa23
      @eududa23 Год назад +3

      @@sharkb282 heheh, único meio que não exige experiência e ganha melhor que mtos, assim dizem. kkkk

    • @andressafreitas7316
      @andressafreitas7316 11 месяцев назад +4

      ​@@eududa23 a média de ganho mensal das contas é 940 reais no geral, só quem ganha dinheiro de verdade são os criadores top 1, que são pessoas que já eram influencers, celebridades, a maioria ganha uma merreca mesmo.

    • @andressafreitas7316
      @andressafreitas7316 11 месяцев назад

      ​@@sharkb282homem também ué

    • @eududa23
      @eududa23 11 месяцев назад

      @@andressafreitas7316 aham, mas se fizer uma renda extra por fora ( vendendo qualquer outra coisa, doces, salgados ), é lucro na certa. Melhor que muitos q o mercado exige experiência e vivem só em função daquilo, sem perspectiva de um emprego melhor ou com medo de empreender; se contentando só com o salário mínimo.

  • @RafaelFerreira-13
    @RafaelFerreira-13 Год назад +341

    Difícil mesmo ter esperanças com todo esse cenário politico e social de toda uma década...

    • @Aaaa-mv6yq
      @Aaaa-mv6yq Год назад +16

      Organize-se politicamente e lute contra toda essa institucionalidade funéria que é o capitalismo burocrático brasileiro. O povo unido jamais será vencido.

    • @yourbestsongs
      @yourbestsongs Год назад +2

      Faça a sua parte, porque com cada gota se forma um oceano

    • @betosm3
      @betosm3 Год назад

      @@Aaaa-mv6yq
      Lutar contra gente capaz de matar para manter a boquinha?

    • @betosm3
      @betosm3 Год назад +18

      @@yourbestsongs
      Não em um oceano de merda

    • @yourbestsongs
      @yourbestsongs Год назад +1

      @@betosm3 Ele é a mudança que o Brasil precisa. Nós somos a mudança que o Brasil precisa. Ele deveria está fazendo alguma coisa para o Brasil mudar ao invés de estarem aqui reclamando

  • @Noah_ol11
    @Noah_ol11 Год назад +222

    Há aqueles que perguntam : "Se você não gosta do Brasil , por que você não vai embora ?" A resposta é Falta de dinheiro

    • @carlosartur8628
      @carlosartur8628 Год назад +40

      Muito verdade, 50 mil reais mal pagam a passagem e o sustento para seis meses lá fora, dado que o valor do real é dividido por cinco.

    • @igordf1494
      @igordf1494 Год назад +18

      Se vc tivesse dinheiro, não sairia daqui nunca. Pode ter certeza.

    • @Noah_ol11
      @Noah_ol11 Год назад +38

      @@igordf1494 Ata , ficaria nesse lugar inseguro , cheio de políticos corruptos e seus seguidores alienados , péssima educação e remuneração , claro que ficaria aqui 😂😂

    • @Noah_ol11
      @Noah_ol11 Год назад +7

      @@carlosartur8628 e isso depende do lugar ainda , há lugares / países mais caros do que outros e com moedas mais fortes que outras

    • @igordf1494
      @igordf1494 Год назад +19

      @@Noah_ol11 O Brasil é o melhor país para quem tem grana. Aqui são os impostos mais baixos para quem é rico, no mundo todo. Pode pesquisar ai

  • @josesiqueira6379
    @josesiqueira6379 Год назад +57

    sempre foi assim no Brasil, faz 40 anos que o Brasil não conhece a prosperidade, e falam ainda que o voto muda tudo

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 Год назад

      Bom mesmo era a ditadura, né? Conheço teu papo. O que tinha de bom na ditadura? A Odebrecht construindo a ponte Rio-Niterói e se tornando uma das maiores do Brasil? Angra 2? Ou o Maluf como candidato a presidente? Ou seria as torturas, morte e desaparecimento? Viva a democracia, a pior época do país foi justamente a ditadura militar!

    • @visaoholistica205
      @visaoholistica205 Год назад +4

      De fato, 40 anos de estagnação econômica. O Brasil não viu nenhum avanço na renda per capita real durante o período. A esquerda brasileira não deixa o capitalismo florescer no país, porque isso significa para eles perda de poder político. Esse estado de coisas que vivemos é terreno fértil para o discurso deles. Infelizmente, o povo brasileiro tem dificuldade para perceber isso.

  • @alanbrunosantos4983
    @alanbrunosantos4983 Год назад +212

    Eu enquanto professor q converso com meus alunos diariamente vejo o desalento de uma juventude muito desorientada, ansiosa, adoecida lidando com um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Eu também teria cuidado em usar "juventude perdida" mas é fato que é uma turma que ainda sente na pele todos os recentes acontecimentos. Tento exercitar a escuta pra entender os caminhos dessa galera.

    • @erenyeager1708
      @erenyeager1708 Год назад +33

      Sim entrei no mundo adulto recentemente e vejo que na minha geração a gente tá meio perdido, ultimamente tem muito jovens tomando remédio inclusive eu

    • @none-xh1ib
      @none-xh1ib Год назад +20

      Que professor, incrível! Entendeu realmente o propósito dessa profissão tão importante. Por mais profissionais assim!

    • @qapsuporte
      @qapsuporte Год назад

      tu e responsável por essa merda ao apoiar o progressisno,ao inpwdir jovens de trabalhar aos 15 anos , como educadora ti condenou essa geração ao niilismo progressista, ru vai pro inferno de cabeça pra baixo

    • @rogeriogoncalves1253
      @rogeriogoncalves1253 Год назад +1

      @@erenyeager1708 lemrbando quem recorrer a profissao que exige estudo de faculdade sempre vai ter mais dificuldades. Agora quem ganha dinheiro com talento ou mao de obra estão tranquilos.

    • @magoogam2
      @magoogam2 Год назад +14

      O melhor caminho para esses jovens sem experiencia era a industria, mas o pais está se desindustrializando. Salario minimo também não ajuda. São questões que envolvem "direitos" que todos acham que devem ter.

  • @robertolopes3709
    @robertolopes3709 11 месяцев назад +17

    Sou dessa geração: nascido em 80, adolescência em 90 e vida adulta nos anos 2000 primeira e segunda década... fui o primeiro a me formar da minha família numa universidade federal...hoje ainda não tenho estabilidade financeira (trabalho temporário) tenho 1 filho de 3 anos e uma casa financiada que depende do meu trabalho temporário para ser mantida...orem por mim.

  • @vi2534
    @vi2534 Год назад +140

    Sinto muita empatia pela geração mais nova. São esforçados sim, têm foco, objetivo, têm mais sensibilidade e consciência social do que as gerações mais velhas, mas estão de mãos atadas. Vejo uma galera totalmente bruta e insensível que não poupam humilhações a eles seja no meio familiar ou na internet. Como millennial nascida em 90, torço muito por eles, pois já passei por tudo isso.

    • @pipocaagringa4805
      @pipocaagringa4805 Год назад +13

      Esforçados na preguiça!

    • @vi2534
      @vi2534 Год назад +47

      @@pipocaagringa4805 Cuidado que a soberba precede a queda.

    • @giseledelfiume6931
      @giseledelfiume6931 Год назад +9

      Não é isto que vejo em sala de aula com os anjolescentes.. sem interesse sem empatia sem responsabilidade excesso de preguiça e só aceita as "verdades" do tiktok

    • @med.pauloxavier
      @med.pauloxavier Год назад +12

      Olha, respeitosamente, mas acho que isso é muita poesia. Na prática, pergunte aos professores como é essa "geração esforçada e cheia de foco".

    • @pipocaagringa4805
      @pipocaagringa4805 Год назад +1

      @@vi2534 sai daqui preguiça! Pessoa que trabalha não tem tempo pra choradeira. Mas como esses jovens tem tudo na mão, não querem trabalhar, pra que trabalhar né? Se mamãe da tudo na boca!

  • @dianapappascontarini
    @dianapappascontarini Год назад +101

    Do jeito que está... Está ótimo para o agronegócio e para o extrativismo mineral e vegetal.
    A Educação, a Indústria Nacional estão sucateadas ☠️

    • @michaelojeda6620
      @michaelojeda6620 Год назад +37

      O agronegócio armou bem essa situação, em relação a cultura eles conseguiram, quase 100% das rádios só toca sertanejo , letras sobre bebedeiras, traições e dinheiro é perfeito pra assassinar futuros artistas pensantes, esse é só um dos milhares de situações que estamos.

    • @qapsuporte
      @qapsuporte Год назад +6

      mmimimimimimi falow a menina que passa a vida no quarto sustentada pelo papi

    • @luzdacamera
      @luzdacamera Год назад

      @@qapsuporte falou a menina que tem um mínimo de inteligência aqui. Ela está certa, desde a história do Brasil a elite agrária sempre sabotou a industrialização do país juntamente com os EUA. Estude sobre o Barão de Mauá e para de falar merds.

    • @gabriel-moreira
      @gabriel-moreira Год назад +13

      O Brasil nunca deu a devida atenção a educação, e o pior é que o povo também não. Tinha que ter manifestações por todo Brasil contra as mordomias dos políticos atuais, e mais apoio a educação brasileira.

    • @josefreire2391
      @josefreire2391 Год назад +10

      ​@@michaelojeda6620exatamente! E todo mundo sabe que em média os melhores salários estão na Indústria. Mas o povo brasileiro continua elegendo ruralista que, além de pagar pouquíssimo imposto, emprega cada vez menos gente devido o processo crescente de mecanização das atividades no campo. Os produtores dessas péssimas duplas sertanejas pagam jabá para as rádios tocarem as canções de suas duplas o dia todo, duplas essas que por "coincidência" são as mesmas que cobram cachês milionários da prefeitura Brasil a fora para tocar nos aniversários das cidades. É um círculo vicioso e muito lucrativo...

  • @pedrocavalcante5822
    @pedrocavalcante5822 Год назад +42

    Um casal de conhecidos foi embora do Brasil na semana passada. Eles foram morar na Irlanda.

  • @felipedesaboya471
    @felipedesaboya471 Год назад +41

    Formei em 2014 e dali em diante era ladeira abaixo, não só para mim como para meus colegas de colégio e faculdade. Hoje e após a pandemia, são poucos os “que deram certo”, mesmo sendo engenheiros, advogados, contadores, psicólogos, etc. Uma coisa em comum: ninguém tem fôlego para comprar coisas que são básicas e que todos deveríamos ter acesso: casas, carros, etc. O cenário lá fora parece ser mais animador.

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 Год назад

      E o que teve logo ali em diante de 2014? A elite e a imprensa forçando a barra para mudar o governo à força e a ordem social do país.

  • @ocaminhodomarcello6689
    @ocaminhodomarcello6689 Год назад +164

    Nasci em 1998 e cursei Direito por meio do Prouni, infelizmente não vi perspectiva dentro da profissão e sem falar no salário, tem muita gente, então muitos escritórios pagam pouco. Hoje estou morando nos Estados Unidos e consegui conquistar coisas que no Brasil, infelizmente ,conquistaria em 10 anos ou nunca! Não me vejo morando de volta no Brasil.

    • @fabricio9918
      @fabricio9918 Год назад

      Eua é um país maldito que deu um golpe de estado no Brasil com a lava jato

    • @AiwaLover
      @AiwaLover Год назад +39

      Seu comentário reforça minha percepção.
      A minha geração (nasci em 1988 e vivi a adolescência nos anos 2000) também é perdida, fracassada, etc. Tão tudo endividado, sem diploma universitário ou com diploma e sem emprego na área, desempregada ou em subempregos bem insalubres.
      Inflação alta. Juros altos. Salário nunca acompanha o aumento do custo de vida. Educação e segurança cada vez piores. Tudo morando com os pais ou pagando aluguel ou subsistindo em favelas. Zero perspectiva. Cada vez mais depressão, drogas, violência. Então se analisar bem, a maior parte de todas as gerações foram descartadas pelo sistema que as gerou para serem o ratinho mais substituível mesmo.
      O capitalismo precisa desse exército de reserva. Precisa de gente sem formação. Assim segura os salários e a inflação: enquanto isso, os filhinhos dos ricos que nasceram nos anos 2000 já saem das escolas com inglês fluente e metade do conhecimento de um técnico de TI... Prontos para ocupar os melhores cargos do tal Mercado de Trabalho... Onde serão os objetos menos mal remunerados e tratados.
      Nenhuma geração escapa das garras do capital.

    • @lobodosmares007
      @lobodosmares007 Год назад +3

      Nasci em 87. Estou muito bem empregado, aliás, sou funcionário público há 11 anos! Desde meus 25 anos.
      Isso é desculpa cara.

    • @mariadossantos7755
      @mariadossantos7755 Год назад +16

      ​@@lobodosmares007você será um sortudo em Milhões de pobres 😢então cuidada para levar um tiro ou facada para te roubar olhe bem para os lados antes de tirar seu carro da garagem😊🇧🇫🇧🇪🇪🇦🇧🇷

    • @fernandosantosguimaraes6204
      @fernandosantosguimaraes6204 Год назад +19

      Nasci em 1997, cursei direito também, praticamente os advogados estão virando escravos, principalmente em inicio de carreira (trabalho exaustivo, até altas horas por dias, salário baixo, sem benefício, a maioria nem registrado é, nao tem nenhuma garantia trabalhista, tem que pagar a anuidade da OAB. Concursos tá um absurdo para passar. Por isso tbm acho que a chance de ter uma vida melhor é saindo do Brasil. Pretendo em breve deixar o país.

  • @Emilly325
    @Emilly325 Год назад +22

    Alerta de gatilho neste comentário!
    Estou com uma depressão profunda, seguida de ansiedade, e não consigo mais ter uma noite de sono boa porque simplesmente as preocupações com o meu futuro sempre me atormentam. Várias vezes pensei em tirar a minha vida, porque simplesmente as coisas estão muito difíceis e eu já tenho 25 anos, sem nenhuma formação. Estou desempregada e estudando Letras, e sinto que não serei capaz de disputar uma vaga de emprego na minha aérea simplesmente porque há tantos jovens mais inteligentes do que eu - ainda que maioria esteja na mesma situação. Cheguei aos 25 anos sonhando alto, mas vendo tudo desmoronar. Aos 15 anos achei que quando chegasse aos 25 fosse estar formada e com uma família, mas a realidade é que nem emprego em caixa de supermercado consigo, e ainda moro sob o mesmo teto da minha mãe que trabalha feito uma condenada.

    • @siriusborges6844
      @siriusborges6844 Год назад +3

      Eu também estou assim aos 22 anos, nem para conseguir emprego de ajudante eu consigo. Tenho faculdade e está muito difícil. Mas enquanto houver vida ainda há uma esperança

    • @randomuser66438
      @randomuser66438 Год назад +1

      Talvez seja o caso de deixar um pouco a ideia de emprego e pensar em prestar um serviço ou vender algo que você faça. Não sou conselheiro, mas eu por exemplo mexo com programação desde moleque. Há uns meses estou aprendendo a programar sites e lojas, assim eu posso conseguir serviço aqui e ali, creio eu.
      Meu plano principal é fazer uma lojinha pra mim (estou fazendo), mas o plano B é oferecer o serviço. Sei que tem demanda. O desafio é conseguir o primeiro cliente, mas há de ser mais fácil que conseguir um emprego.
      Eu compartilhei essa ideia com você porque estou numa situação parecida e fez sentido pra mim pensar diferente. Espero que inspire você de alguma forma.
      Não se castigue tanto. Isso é só uma fase.

    • @natirodrigues
      @natirodrigues Год назад +1

      a maioria das pessoas na sua idade estão na mesma situação. te aconselho a procurar um psicólogo

    • @natirodrigues
      @natirodrigues Год назад +3

      a dica do amigo do comentário acima faz sentido, por que não tenta ganhar dinheiro por conta própria? nem que seja seja só uns 200 reais por mês, já é um bom começo, faz uns docinhos ou sei lá e aproveita pra oferecer também aulas particulares de português (já que você faz Letras). eu tenho um emprego mas quando preciso de renda extra faço isso, entrego cartões oferecendo serviço e aparece bastante gente, tem muita gente por aí disposta a pagar alguém q lhe dê algo em troca, é só correr atrás. e terapia sempre em dia.

    • @marcelopeckergoncalves8296
      @marcelopeckergoncalves8296 Год назад

      Hanna, qual a fonte a foto do teu profile?

  • @tiagovitor5381
    @tiagovitor5381 Год назад +101

    O Brasil é um país sem futuro, quem tem condições vai embora, e quem não tem tenta sobreviver.

    • @Diogodigo26
      @Diogodigo26 Год назад +25

      Até porque o Brasil está envelhecendo sem se desenvolver, ou seja, será um país com uma maioria de velhos e pobres.

    • @nilsonazambuja3461
      @nilsonazambuja3461 Год назад

      verdade

    • @nilsonazambuja3461
      @nilsonazambuja3461 Год назад

      @@Diogodigo26 comoaChima

    • @tpampe25
      @tpampe25 Год назад

      É isto. E literalmente só sobrevive mesmo

    • @hflx
      @hflx Год назад +2

      Eu tenho condições e não vou embora, gosto do meu país, mas entendo que pra imensa maioria seria melhor realmente ir embora, mas quem ganharia muito com isso não pode sair, meio paradoxal. Não que eu tenha uma vida melhor que lá fora em termos materiais mas assim nem tudo se troca já que o Brasil tem coisas boas bastava as pessoas terem mais oportunidades, o que vêm sendo retirado ainda mais desde 2015 e 2016 principalmente. As condições que poderiam ajudar o Brasil foram destruídas politica e economicamente, principalmente com o Teto de gastos e as reformas da previdência e trabalhista, que prometiam um país novo. Infelizmente quase ninguém entendeu ou teve oportunidade de entender o que esse processo significava na época e hoje vamos de mal pior. Temos tudo para ser o país do futuro mas como dizem lá fora: Brazil is a country of the future... and always will be! Somos aquele meme do burro amarrado numa cadeira de plástico, criamos nossa própria condição humilhante por não entendermos que o que nos amarra é algo meramente artificial e ideológico criado em nossa mentalidade por aqueles que nos dominam.

  • @thyagomaciel341
    @thyagomaciel341 Год назад +113

    Não existe uma geração perdida, existe uma nação e um país perdido! O Brasil é um país fadado ao fracasso!

    • @fabricio9918
      @fabricio9918 Год назад

      Não fala merda

    • @zila2445
      @zila2445 Год назад +14

      Concordo, existe Crianças, jovens e idosos, uma sociedade sem rumo e perdidos.

    • @luzdacamera
      @luzdacamera Год назад +8

      Discordo completamente, o Brasil tem tudo para dar certo, e tem anos que o Brasil tenta crescer, se industrializar e ser uma potência econômica, mas os EUA nunca deixam isso acontecer, porque eles sempre têm a elite e a direita como quinta coluna dentro do Brasil, para ajudar a sabotar o nosso país. O Brasil estava começando a crescer, se tornou a 5° potência econômica do mundo, mas aí os EUA com medo de perder o Brasil como quintal agrícola e seu fornecedor de matéria prima barata, usou seus agente do FBI juntamente com a Lava Jato, Sergio Moro e Deltan para destruir a nossa economia, soberania, democracia (mais uma vez), e roubar o nosso Pré - Sal. Eu digo mais uma vez, porque no decorrer da história do Brasil, toda vez que o Brasil começa a crescer e se industrializar, os EUA sabotam a nossa economia com golpes. Se os brasileiros tivessem a oportunidade de estudar a história do Brasil, eles iriam entender que até mesmo a Independência do Brasil foi um golpe contra a coroa portuguesa com o apoio dos EUA. Eles apoiaram a independência do Brasil, tiraram o Brasil de Portugal, para ser tornar os novos donos do Brasil, onde eles conseguiram ter um mercado consumidor para os produtos industrializado deles. O Brasil é lindo, o povo brasileiro é lindo, temos problemas, temos sim, mas antes de odiar o Brasil, a gente precisa descobrir quem são nossos inimigos e direcionar esse ódio contra eles, isso sim.
      Estudam sobre o Barão de Mauá, um homem bom que tentou industrializar o Brasil, e vejam o o que a elite agrária e os EUA fizeram com ele. Estudam sobre João Goulart, outro homem que tentou industrializa o Brasil, e vejam o que a elite e os EUA fizeram com ele. Estudem sobre a industrialização do Norte do Brasil, látex, ciclo da borracha, desenvolvimento de Manaus e em como a Inglaterra sabotou a industrialização do Norte do Brasil com o roubo de 70 mil sementes brasileiras de seringueiras. Ou seja, o Brasil só não está como a China hoje, porque nós temos muitos inimigos e infelizmente, eles estão dentro do Brasil, vulgo, Sergio Moro quebrando a Odebrecht a pedido do FBI. Tudo de ruim que aconteceu contra o povo mais pobre do Brasil desde a sua fundação é culpa da elite econômica brasileira juntamente com os países imperialistas, tais como, os EUA, Inglaterra e Portugal. Então, nessa guerra entre a Rússia e Ucrânia, fiquem do lado da Rússia, apoiem a Rússia, porque essa é a única chance do mundo ter de alguma maneira um pouco de justiça, porque os EUA vêm ferindo e machucando não somente o Brasil ao longo das últimas décadas, mas também outros países, como fizeram contra a Palestina, Yemen, Síria, África, Venezuela, Cuba Iraque, Indonésia, Filipinas, Malásia, Ásia e outros países do Oriente Médio.

    • @wesleyfernande
      @wesleyfernande Год назад +8

      @@luzdacamera Culpar os outros pelos nossos problemas é fácil. O difícil é admitir e encarar as mazelas e defeitos dos brasileiros. As pessoas que moram fora e até de outros países mostram como o brasileiro é oportunista e quer se dar bem às custas dos outros. Outra questão que é um traço forte do brasileiro é a incompetência do empresário brasileiro. Não querem competir com os estrangeiros. É só olhar os barões do varejo e a choradeira com a concorrência chinesa da Shein e Aliexpress. Com isso não temos crescimento econômico e nem de produtividade, já que não é o foco dos empresário brasileiros. O foco deles é chorar para garantir medidas que proíbam os consumidores de comprar produtos que não são feitos por eles. O ridículo projeto de lei que os políticos querem aprovar para proibir e punir as pessoas que falarem mal deles. O brasileiro tem uma cultura forte de querer se dar bem às custas dos outros e só olhar o próprio umbigo. É um traço muito forte da nossa cultura. É só olhar a elite brasileira que está nos três poderes. São corruptos, mentirosos e se acham deuses (não importa o partido ou ideologia). Sequer admitem que fale mal deles. Isso é culpa nossa e não dos outros países. Nós que não queremos mudar de cultura. E como consequência, vivemos dando vôos de galinha e entrando em crises econômicas e políticas. Isso é característica não só nossa, mas dos latino americanos em geral. Mudar a cultura não está no radar e sim de se vitimizar.

    • @luzdacamera
      @luzdacamera Год назад +4

      @@wesleyfernande discordo disso também, o Brasil tem problemas, tem sim e muitos, mas é um erro seu achar que a culpa dos problemas desse país é a política, o judiciário e o próprio povo brasileiro, essa sua visão, é a visão que todo fascista adora. Nós temos um passado histórico, e esse passado histórico é o que colocou o Brasil exatamente com ele está hoje, e negar esse passado histórico, esse contexto histórico, para querer jogar toda a culpa no STF ou no Alexandre de Morais, por exemplo, é tudo que os fascistas mais querem, para justificar uma ditadura militar no país. E sobre o projeto de falar mal de políticos, foi colocado em votação por quem? Arthur Lira. Arthur Lira vem de onde? Centrão. É um projeto de quem? Filha do Eduardo cunha. Eduardo Cunha e sua filha vieram de onde? Centrão. A quem o Centrão serve? Elite brasileira e o lobismo dos EUA.

  • @mariadossantos7755
    @mariadossantos7755 Год назад +41

    Eu sai do Brasil 30 anos e quando volto minha família não evolui gente pobre😢 sem oportunidades de crescer enquanto eu dei faculdade para minha unica filha comprei.minha casa própria tenho carro eu e minha filha tudo sendo faxineira na Alemanha minha filha estudou casou na España eu hoje com 60.anos trabalhando e quardando 1000 mil Euros ao mes para minha aposentadoria se chego ir viver na minha casa na España o Pais que me adotou eu agradecida vou deixar meus Euros todos la o Brasileiro pobre como eu.sem o estudo estaria frita no Brasil 😢mas vou sempre que sinto saudades de comer mangas no pé 😊❤❤

    • @Gokugaroto
      @Gokugaroto Год назад +5

      Aqui não te jeito só quem ganha dinheiro são os políticos sem fazer nada , quem trabalha duro nesse país não ganha nada

    • @non5946
      @non5946 Год назад +3

      Manga não é uma fruta típica do Brasil na verdade ela é da asia

  • @mauriciojeronymo
    @mauriciojeronymo Год назад +51

    Não só os jovens perderam. Pois, os profissionais capacitados que em 2013 estavam prontos para entrar em suas melhores fases de carreira e produtividade, tiveram uma interrupção de fluxo, e hoje já entram numa fase de menor oportunidades devido a sua idade mais avançada. Além de sonhos e projetos de vida e familiar interrompidos nesse período. Ao menos 1/3 da vida profissional foi perdida.

    • @qapsuporte
      @qapsuporte Год назад

      geração felipe neto 😅😅😅😅 se tem algo que perderam foi entender que nao existe almoço gratis , fazuele pra pagar a dívida publica de 4.5 trilhoes parte dessa divida foi o tal pobre na faculdade 😅😅

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 Год назад

      @@qapsuporte Burro. A crise foi gestada justamente para derrubar a Dilma. Lembra das pautas-bomba do Eduardo Cunha? Depois veio o neo-liberalismo do Temer e temos quase uma década estagnado. Agora o Lula foi eleito e o Brasil já começa a acelerar.

    • @luanmiranda4921
      @luanmiranda4921 Год назад +6

      @@qapsuporte qual é o problema do pobre fazer faculdade?, faculdade é só para os ricos?

    • @qapsuporte
      @qapsuporte Год назад

      @@luanmiranda4921 Faculdade UNiesquinas ? kkkk perda de tempo e dinheiro , ta cheio de gente con diploma no uber e ainda devendo pro estado , adivinha quem vai oagar os 10 bilhões dessa festa do pobre na facu ? sim ,os próprios com inflacao e desemprego, diploma pelo menos vai servir pra limpar o ku

    • @RyanSoares-zc1sx
      @RyanSoares-zc1sx Год назад +2

      ​@@luanmiranda4921Nenhuma. O que comentou a respeito disso também é pobre. Só que nesse caso, não sei se tem plena capacidade de exerce algum tipo de atividade mental.

  • @matheuslopes4297
    @matheuslopes4297 Год назад +51

    O vídeo é bom, mas não entrevistaram nenhum jovem. Tudo bem usar o argumento de autoridade dos especialistas, mas que tal dar voz também à juventude, sobretudo quando se está falando dela?

    • @caocheranofarinha
      @caocheranofarinha Год назад +7

      vish ia sair cada coisa escabrosa foi melhor msm nao terem dado ouvidos, ou nao ne? justificaría mais ainda o título

    • @wilquer2688
      @wilquer2688 Год назад +6

      Verdade, seria bom saber quais perspectivas os jovens têm do futuro conversando com eles

    • @Juuxr
      @Juuxr Год назад +2

      Verdade.

    • @cavaleirosemlicenca3894
      @cavaleirosemlicenca3894 Год назад +1

      Melhor não, tem muito delinquente kkkk

    • @matheuslopes4297
      @matheuslopes4297 Год назад +5

      Já pararam pra pensar que essa mentalidade de "delinquente", "coisa escabrosa", etc, só desfavorece a retenção da juventude no país? Não é só adulto que possui consciência e experiência. Como diria Chorão, "o jovem no Brasil nunca é levado a sério".

  • @pedrohenriqueantunes7703
    @pedrohenriqueantunes7703 Год назад +55

    A.maioria metendo a cara numa faculdade de depois fica desempregado (a) 😢

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 Год назад +1

      Especialmente pq as faculdades privadas são um lixo. Se for fazer faculdade, melhor gastar com cursinho bom e passar numa faculdade pública de qualidade.

    • @Bandeirath
      @Bandeirath 6 месяцев назад

      Esse negócio de faculdade EAD tá saturando de mais o mercado de trabalho. Hoje qualquer um tem uma curso superior. Quando mais pessoas se formando, menos as empresas querem pagar porque tem muita demanda. Posso estar errado, mas é assim que eu penso.

    • @EmanuelOliveira-dr2ys
      @EmanuelOliveira-dr2ys 4 месяца назад +1

      ​@@BandeirathNão adianta formar se o mercado de trabalho do país não absorve. O Brasil só tem agronegócio e subemprego

  • @karlaakemi
    @karlaakemi Год назад +32

    Fuga de cérebros, conheço vários, incluindo meu esposo, e dificilmente voltam mais morar no Brasil. Essas pessoas foram formadas no Brasil e muitas pode ter certeza que passaram pelas melhores universidades públicas do Brasil, ou seja, parcialmente com investimento de dinheiro público e no final das contas ficou impossível trabalhar no Brasil que não tem um mercado que absorve e valorize profissional especializado e super qualificados. Não tem investimento e desvalorização dessa mão de obra qualificada.
    Fora do Brasil outros países recebem esses profissionais de braços abertos 🤷🏻‍♀️
    Quanto ao termo fuga de cérebros eu entendo que vai além de uma ótima formação, mas estamos falando de talentos que levam décadas para formar. Não é só um resultado de acesso à educação de qualidade, mas um match quase perfeito entre educação, habilidade e talentos.

    • @cavaleirosemlicenca3894
      @cavaleirosemlicenca3894 Год назад +1

      Eu serei mais um contribuindo com essa estatísticas em breve rsrs.

    • @lay3437
      @lay3437 Год назад +2

      Vdd eu estudo na federal e tds que estão se formando estão indo para o exterior

    • @proflai4515
      @proflai4515 Год назад

      Também entendo assim: se há fuga de cérebros, é pq, em algum momento, houve a formação desses cérebros. Mesmo que as condições não tenham sido propícias, algo deu certo para alguns (muitos), vide a quantidade de emigrantes.
      O Estado investe na nova geração, mesmo que porcamente, mas não obtém o lucro prometido pq o investimento é resgatado antes do vencimento, trajetórias brilhantes interrompidas por causa da mesquinhez. Quem lucra com isso? Outros países que não precisaram investir nessa juventude ávida por trabalho. É preocupante e deprimente. No final, a conta não fecha. E o resultado disso é redução de investimentos na juventude, já que o resultado não é satisfatório. Enfim, um sistema cruel moldado pra não dar certo (ou dar).😢

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Год назад +1

      Nossa você definiu muito bem. Parabéns 👏👏👏Cérebros estão relacionados educação + habilidades + talentos + e até força de vontade entra no cálculo. Vai muito além de conhecimento.

  • @VictorOliveira-lv8py
    @VictorOliveira-lv8py Год назад +37

    Ingressei no ensino superior há exatos 10 anos, em 2013, e hoje tenho um ótimo emprego na minha área de formação, um excelente salário e uma ótima qualidade de vida. Porém bem longe do Brasil 🤷🏻‍♂️

    • @josegomes227
      @josegomes227 Год назад

      fez o certo. vc trabalha em que mano?

    • @AnaMariaMontardo
      @AnaMariaMontardo 11 месяцев назад

      Curiosidade: fez universidade pública ou federal? Qual curso?

  • @crixttian8922
    @crixttian8922 Год назад +84

    Lamento meus filhos não terem deixado o Brasil, ainda. Os amigos que foram estão super bem lá fora, nem sendo “cérebros”.

    • @maguxaboladao2837
      @maguxaboladao2837 Год назад +29

      Eu fui embora do Brasil a um ano por falta de oportunidade, percebi que poderia nadar a vida toda aí e ia morrer na praia com um terreno e um celta

  • @mands451
    @mands451 Год назад +95

    Minha esperança no Brasil, para mim, eram os concursos, só que até isso agora precisa de nivel superior. Tenho 23 anos, realmente a sensação é de um futuro imprevisivel.

    • @tatianaromanov7689
      @tatianaromanov7689 Год назад +18

      Ainda tem vagas para ensino médio, foca nos conselhos federais/regionais, PF ADM,INSS ou em bancos como BB e caixa. Outra dica é fazer o Enem e jogar pra um curso tecnólogo EAD de dois anos aí vc fica habilitado pra essas vagas de concurso que estão exigindo nível superior.

    • @RG_lp
      @RG_lp Год назад +9

      Concursos no Brasil devido a burocracia estatal virou cabine de emprego

    • @technoir-1984
      @technoir-1984 Год назад +19

      Um povo que possui como meta de vida profissional ser servidor público merece o país que tem.

    • @EderCarlos
      @EderCarlos Год назад

      FACA TI! e com Ingles fluente voce ganhara no minimo 10k por mes!

    • @eurenatameloo
      @eurenatameloo Год назад +11

      Ainda tem pra ensino médio, também tenho 23 anos, o que resta é estudar e sobreviver até onde der e se não tiver filhos, não faça filhos.

  • @materiaescuraa
    @materiaescuraa Год назад +41

    Eu saí do rio para Curitiba e vi algo comum nos dois, a falta de esperança.
    Eu luto pra sair do submundo , Hades, mundo dos mortos Brasil.
    Tenho esperança e as pessoas percebem isso.

    • @obomevelhomagal
      @obomevelhomagal Год назад +1

      como estar sendo curitiba, melhor que o rio ao menos ?

    • @lay3437
      @lay3437 Год назад +8

      @@obomevelhomagal emprego tem mais vai sobreviver tbm, ganha 1700 e deixa 1200 de aluguel mais 600 no mercado comendo o básico.

    • @materiaescuraa
      @materiaescuraa Год назад +8

      @@obomevelhomagal Tem muita oportunidade de trabalho, concurso, coisa que no rio não tem. O custo de vida aqui é bem alto, então acaba sendo uma ilusão , um jogo de dá muito $ e tirar muito $.

  • @petersonflr
    @petersonflr Год назад +66

    Não é uma geração brasileira perdida, mas global. E não é um fenômeno novo. Sempre que a tecnologia evolui, ela traz junto melhorias e novos problemas. Então não restam muitas esperanças aos jovens: ou ele se muda para o exterior ou acaba dentro de um contexto de fanatismo político e religioso

    • @luzdacamera
      @luzdacamera Год назад +22

      Não aconselho o jovem mudar para o exterior, eu não aconselho ninguém a se mudar para o exterior, a Europa está sofrendo recessão econômica e os EUA estão quebrando, então quando esses países começarem a quebrar, a primeira coisa que vai se acentuar nessas nações em crise é a violência direcionada para raças e etnias, vulgo, xenofobia e racismo, foi exatamente isso com aconteceu com os judeus na Alemanha quando ela entrou em crise econômica.

    • @sergioalbertoriverajimenez4293
      @sergioalbertoriverajimenez4293 Год назад +6

      Não é a tecnologia culpada, é o Orgulho, o Egoísmo e todos os vícios .

    • @petersonflr
      @petersonflr Год назад +4

      @@sergioalbertoriverajimenez4293 A tecologia tem seus prós e contras no sentido de que facilita e revoluciona a comunicação, a saúde e especialmente, o modo de produção. A revolução industrial obrigou várias pessoas a trabalharem nas fábricas. No último século, foi a robotização substituindo a força de trabalho humana. Hoje temos a IA ameaçando outros postos de trabalho e nem todo mundo que vai perder o emprego vai passar a estudar TI. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as pessoas se vêm forçadas a estudar mais e mais, dispensar mais tempo e dinheiro em capacitação e isso não é garantia de emprego certo. Por isso eu comentei que esse não é um problema no Brasil, mas no mundo todo onde a tecnologia conecta pessoas a quilômetros de distância, possibilita o trabalho remoto até mesmo do exterior, ao mesmo tempo que os jovens sofrem mais com ansiedade e depressão, ao mesmo tempo que as taxas de natalidade caem e se aposentar fica cada vez mais difícil... São várias ganhos e perdas ligadas aos avanços tecnológicos que vem ocorrendo sobretudo nos últimos séculos

    • @uchihadgs
      @uchihadgs Год назад +3

      @@petersonflr Os donos das empresas de tecnologias visam o lucro, se tiver que demitir o máximo, vão fazer isso. Tecnologia não tem comprometimento com a causa social, fica a dica.

    • @PedroHenrique-no7so
      @PedroHenrique-no7so Год назад +13

      O desemprego no Brasil não foi causado pelo avanço da tecnologia, mas pela desindustralização que vem ocorrendo deste a decada de 90, tudo que é avançado vem de fora, o neoliberalismo transformou o pais em uma imensa colonia de exploração. Não que tecnologia não tenha agravado a situação, mas a desindustralização é muito mais nociva.

  • @dhiegovieira5819
    @dhiegovieira5819 Год назад +64

    É tanta crise no nosso país e o povo inventa de endeusar político e dividir as família. Parabéns aos envolvidos

  • @lobodosmares007
    @lobodosmares007 Год назад +20

    Enquanto maioria tava reclamando. Eu sentei minha bunda e estudei pra concurso.
    Hj sou um parasita estatal altamente remunerado e amo oq faço

    • @Anne-wm7ms
      @Anne-wm7ms Год назад +3

      KKKKKKK obrigada pelo comentário irônico. Ultimamente só coisas assim me fazem rir... Pois tomei o mesmo rumo de mamar nas teta do governo.

    • @ChrisRafa92
      @ChrisRafa92 Год назад

      Passou em qual?

    • @lobodosmares007
      @lobodosmares007 Год назад

      @@ChrisRafa92 TRT

    • @LuisGustavo-hz4gx
      @LuisGustavo-hz4gx Год назад

      tá certo, cada tem que se agarrar no que puder mesmo, é e ruim pra economia do país, mas entre a economia do país e oque é melhor pra nós, acho que a escolha é bem óbvia.

    • @nathan_408
      @nathan_408 7 месяцев назад

      bem vindo ao socialismo, mas um dia vc vai tentar ir pro seu emprego de 10k e n vai conseguir pois os cracudos tomaram as ruas.

  • @larissacarvalho1748
    @larissacarvalho1748 Год назад +13

    Esse país é uma piada. Eu me matei de estudar a vida toda. Entrei numa federal com muita facilidade, pois desde criancinha estudava muito, e apesar de ter vindo de escolas públicas.
    Me matei na faculdade de engenharia, falo dois idiomas fluentemente, aprendendo o terceiro agora e só acho vaga pagando 1500 reais para assistente de engenharia, isso quando não é PJ. Depois desse 1 ano procurando emprego, me veio a vontade de fazer um mestrado na gringa e nunca mais voltar.
    Esse país nunca terá um futuro. Só tem político latifundiário, lobbista de algum setor como planos de saúde. Eles tão ali para garantir os seus interesses e da elite.

    • @SuperTioBill
      @SuperTioBill Год назад +1

      Você já tá muito na frente pra vazar, pois fala dois idiomas fluente, muitos metem a cara mesmo sem saber direito o próprio idioma, confesso que tem hora que da vontade de fazer o mesmo.

    • @alexsandrodesouzagoncalves3373
      @alexsandrodesouzagoncalves3373 Месяц назад

      Se um dos seus idiomas é o inglês, ainda está no Br? Se está, está perdendo tempo então...

  • @jordsonanderson7108
    @jordsonanderson7108 Год назад +38

    Avalie pessoas que assim como eu ja tem mais de 30 anos na cara,a crise de ansiedade vem com força. Eu com 34 anos nem cogito essa tal de aposentadoria!

    • @hflx
      @hflx Год назад +1

      Isso é um projeto cara, não é uma fatalidade, infelizmente a DW não mostra o cenário real. Tudo que a nossa geração está passando é um projeto local e internacional, não está muito diferente em outros países, a única diferença é que lá a dignidade e as condições sempre estiveram em outro patamar mas também estão sofrendo ataques por parte da elite que manda no mundo.

  • @Ricardo.3
    @Ricardo.3 Год назад +22

    Brasil é só ladeira abaixo. Ter deixado o país a 6 anos atrás foi a melhor decisão da minha vida 🙌🏻

    • @HitmanAgente47-m1m
      @HitmanAgente47-m1m Год назад +3

      parabéns, nem volta pq aqui ta ruim msm. se for voltar algum dia, volta preparado pra ser rentista.

  • @Iniciadotantra
    @Iniciadotantra Год назад +53

    O pior é que essa geração vai pegar o Brasil super inflacionado, eu sou da geração Y e já sofro com a inflamação, tenho mestrado em Federal e sofro para viver com dignidade, enquanto minha vó compou dois terrenos vendendo verduras (gracas a ela tenho minha casa).
    A geração Z vai ter que ralar muito para viver dignamente, ter uma casa hj em dia começando do zero no Brasil é quase impossível.
    É rumo ao abismo.

    • @LaysaBit
      @LaysaBit Год назад +7

      É um abismo de diferença mesmo...parece tão absurdo a pessoa conseguir comprar 2 terrenos só vendendo verdura... Gen Z (eu sou), começando a trabalhar agora, tenho dificuldade pra pagar todas as contas e sobrar alguma coisa, ta dificil nao depender dos pais

    • @otaviorebeque3047
      @otaviorebeque3047 Год назад +8

      só tenha 1 filho e passe a casa para ele... Pobre não pode ter mais que 1 filho

    • @caocheranofarinha
      @caocheranofarinha Год назад +1

      Eh mas se vc tbm escolhe uma profissao q nao se tem salarios valorizados pelo mercado, a culpa é sua nao do "brasil".
      Nao estou dizendo q sua profissao eh pior q qualquer outra mas o mercado é o mercado, e isso tem q ser levando em conta no momento de escolher uma carreira

    • @victormatheus6453
      @victormatheus6453 Год назад +2

      Tu não sabes o que é hiperinflação, a situação atual inflacionária do brasil é ruim não dúvidas. Mas não se compara ao que já foi.

    • @Iniciadotantra
      @Iniciadotantra Год назад

      @@otaviorebeque3047 Não penso em ter filhos, no máximo um e olhe lá.

  • @codonic.
    @codonic. 11 месяцев назад +8

    nasci em 91, me formei em engenharia no auge da maior crise da história.
    abri minha empresa, que me dá rendimentos dignos. Saí da casa dos pais, casei com uma esposa maravilhosa, tenho uma filha de 1 ano e minha esposa está novamente grávida.
    Tenho um carro (usado) que paguei a vista no pix e tenho reserva de emergência no banco para caso aconteça algo eu possa segurar as contas por uns meses. Quero agora juntar algum dinheiro para comprar uma casa, ou apartamento, para ser o lar da minha família.
    A situação do vídeo não é uma condenação, como se não houvesse saída.
    Não se desesperem, não entrem em depressão.

  • @lordgato2155
    @lordgato2155 11 месяцев назад +19

    Li alguns dos comentários de pessoas que estão sofrendo com isso que é Brasil. Eu tenho 46 anos e sou advogado. Desde criança queria ser engenheiro, trabalhar na VW, GM, sei lá, mas queria saber como fazer carros. Em 1995 montei uma oficina mecânica, tinha 18 anos. Foi quando vi o que era Brasil. Tentei trabalhar com oficina até 2002 e desisti, embora não ganhasse tão pouco em relação ao salário mínimo, mas trabalhava bastante, de domingo a domingo. Fui tentar faculdade pública e consegui entrar em engenharia, mas não consegui ficar no curso de tempo integral. Fui fazer direito numa faculdade uni esquina e aqui estou, ganhando pouco e com muitos cursos e pós graduação acumulados.
    O resumo do Brasil é o seguinte. Aqui é uma colônia de exploração dos EUA e Europa. Nós estamos condenados a ser assim não porque existem crises etc, nas porque ser isso é um projeto imposto pelos países ricos ocidentais. Pra ter um cidadão estadunidense ou europeu com bom nível de renda, é preciso ter 20 latinos na pobreza. Então a solução individual é sair do Brasil e ser um cidadão de segunda classe no exterior, e a solução coletiva é nós unirmos pra acabar com nossa elite, pois é ela que vendeu a gente.

  • @allanponce2084
    @allanponce2084 Год назад +77

    A saída do Brasil é sair do Brasil! ✈️✈️✈️✈️✈️

    • @infonset
      @infonset Год назад +2

      Muitos se matem omisso a muito tempo, aí querem abandonar o barco.

    • @anjos87
      @anjos87 Год назад +10

      Infelizmente muitos vêem dessa forma. A vida é curta, não dá pra esperar 300 anos para o Brasil ser um lugar decente. Triste.

    • @allanponce2084
      @allanponce2084 Год назад +8

      @@infonset Tenho muitos conhecidos que sairam do Brasil a anos (e décadas) atrás e ouviram esse tipo de besteira de brasileiros.
      Resultado: hoje eles tem uma vida maravilhosa, enquanto os que ficaram no Brasil tem uma vida de merda. Eu nunca conheci um brasileiro que foi e voltou. E os que voltam é apenas para se organizar melhor pra ir morar fora de novo.
      O barco afundou há muito tempo e já tá no fundo do mar. Tu que não percebeu. Mas é bom que você fique no barco mesmo, assim a fila pra obter o passaporte diminui. Boa sorte, irmão!

    • @allanponce2084
      @allanponce2084 Год назад +7

      @@anjos87 Desde criança eu escuto que o Brasil vai ser o país do futuro. Já tenho 32 anos e nada. Não vou esperar mais 3 décadas. Não sei nem se vou estar vivo daqui a 3 décadas.
      Nada funciona aqui: segurança, saúde, economia, educação, transporte, infraestrutura, cultura. NADA.
      O Brasil tá há uma década sofrendo crises consecutivas e lembro de ter visto uma reportagem que o Brasil só vai se recuperar daqui a 40 anos. Acho que foi um dado da OCDE se não me engano.
      Boa sorte pra quem for ficar! Daqui a 40 anos TALVEZ vocês vivam num país desenvolvido.

    • @anjos87
      @anjos87 Год назад +4

      @@allanponce2084 te entendo. Estou com 36 e escuto o mesmo papo a vida toda. Enfim, eu torço pra dar uma melhorada e não afundar na merda total de vez, mas não acredito que eu viva pra ver o Brasil como um país desenvolvido.

  • @pietro_ferrari
    @pietro_ferrari 8 месяцев назад +8

    Sou formando em Relações Internacionais. Não reprovei nenhuma matéria, meu IRA é 9,1. Meu TCC foi usado como modelo para o curso, e fui aprovado com 10.
    Consegui estágio no Consulado da Itália e depois um emprego temporário, com o total de 2 anos.
    Fora isso, mais nada. Estou, contra minha vontade, estudando para concurso público, não porque eu quero, mas porque eu preciso na minha condição. Mesmo com tudo isso, mesmo falando 4 línguas fluentemente, mesmo com uma carta de recomendação pelo próprio cônsul italiano, não serve pra nada.
    Eu estudo por conta própria em casa, mas porque eu gosto, pois sei que é importante para nós mesmos não sermos massa de manobra de políticos que não fazem nada, mas tenho consciência que isso não fará me dar um emprego decente.
    No final, fui feito de otário, e cai como um patinho. Alguns familiares me disseram para cursar outra faculdade, mas eu recuso pois sei que isso acontecerá de novo.
    Falhamos como educação, enquanto quem dança no TikTok ganha uma bolada. Estou decepcionado com tudo.
    Caso nada de certo aqui, não vou ter outra opção a não ser fazer minhas malas e tentar uma nova vida no exterior. Penso em algumas opções como República Tcheca, Estônia, Hungria ou Luxemburgo. Mas isso depende do tempo.
    Só quero ter uma vida digna.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 7 месяцев назад +4

      Se puder ir para outro país eu te aconselho a ir. Aqui é uma barca furada e sem perspectiva de um futuro melhor. Aproveite que você e fluente em 4 idiomas e tente contato com o Consulado Italiano para conseguir algo na Itália. Sucesso para você.

    • @pietro_ferrari
      @pietro_ferrari 6 месяцев назад

      @@tygoufaynanchal3903Obrigado pelo apoio!

  • @osoriohqs
    @osoriohqs Год назад +8

    Empresa na minha cidade contrata advogado por R$ 2.000,00, regime PJ, sem nenhum direito trabalhista, tendo que trabalhar nos feriados, FDS, e sem férias. Já no concurso público, 20 vagas, para 30 mil inscritos. Difícil.

    • @serfelizeviver
      @serfelizeviver 6 месяцев назад

      Pq o político não recebe por PJ?

  • @pauloantoniopinto3932
    @pauloantoniopinto3932 Год назад +16

    Gostaria que mostrasse uma geração que não foi perdida no Brasil....
    Mostre uma geração que produziu alguma coisa, que recebeu um prêmio internacional.

  • @youngloenoe
    @youngloenoe Год назад +8

    O brasileiro ADORA terceirizar o fracasso do país. A culpa é do COVID, ou dos políticos, ou da Dilma, ou da lava-jato. Não queridos, vocês são os culpados. Enquanto a população não tiver coragem de olhar pra si mesmo e encarar que ela também é responsável pelo sucesso do país, nada vai pra frente.
    Os brasileiros que saem do Brasil entendem que eles são responsáveis pelo seu próprio sucesso. Por isso vão se arriscar em outros lugares.
    Entre 2012 e 2017 eu fiquei basicamente estudando para concurso pois não conseguia emprego. Com formação superior, e inglês fluente eu não quis aceitar as oportunidades que foram oferecidas para ganhar salário mínimo. Saí do Brasil em 2017 e em questão de DIAS já estava ganhando o suficiente para sustentar eu e minha mãe. Em 3 meses eu já havia encontrado um outro emprego na minha área e estava ganhando uma quantidade digna. Hoje estou muito bem e com esperança que as coisas ainda vão melhorar.
    No Brasil todo mundo quer explorar todo mundo, e isso não é de agora. O brasileiro tem que aprender a ter responsabilidade e encontrar o espírito de cooperação.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Год назад +3

      Eu penso que o Brasil não é um país, um povo, uma nação, não tem pátria e não tem identidade. Aqui é um aglomerado de pessoas em um território, então é um furando o olho do outro. Mas, a conta sempre chega.

  • @loganfurenstai7320
    @loganfurenstai7320 Год назад +69

    Nosso futuro está na porta do aeroporto senhores.

  • @ItaloRoberto92
    @ItaloRoberto92 Год назад +29

    Eu mesmo vejo con muito pessimismo o futuro do Brasil. Atualmente me preparo pra cair fora nos próximos anos.

    • @edramos9337
      @edramos9337 Год назад +3

      Me desculpe, mas o futuro não existe. Alguém tinha previsto uma pandemia?

    • @ItaloRoberto92
      @ItaloRoberto92 Год назад

      @@edramos9337 Ou melhor, o Brasil não tem futuro. A maneira como usam a miséria, alienação das massas e criaram castas de intocáveis (judiciário), cada vez mais isso aqui se parece um caminho pro nada. Qualquer força política ou ideológica que vá contra esse establishment é demonizada e sabotada.

    • @glauciogomes33
      @glauciogomes33 Год назад +8

      ​@@edramos9337o futuro pode não existir mas a projeção do futuro existe

    • @edramos9337
      @edramos9337 Год назад

      @@glauciogomes33 onde fica a projeção? Na sua mente?

    • @SuperTioBill
      @SuperTioBill Год назад

      ​@@edramos9337kkk

  • @lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666
    @lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666 Год назад +12

    Para o pobre no Brasil a única saída é concurso público. Fui concurseiro uns 10 anos da minha vida, fui aprovado em 5 ( o primeiro com 20 anos) e hoje com 42 anos estou há 10 anos no meu cargo que escolhi. Depois nao tive mais forças para passar para um cargo melhor, mas esse me da um conforto razoável.
    Vem ai a reforma administrativa que vai tirar essa chance e dar para empresas terceirizadas de políticos.

    • @nathan_408
      @nathan_408 7 месяцев назад

      concurseiro é parasita

    • @pietro_ferrari
      @pietro_ferrari 5 месяцев назад +1

      Emprego público virou hoje em dia cabide de emprego, é certo que tem um salário garantido, mas isso nem garante uma dignidade. Porque o que sustenta cada país é o mercado e a livre iniciativa. Como aqui o mercado é sucateado e controlado pela Estado, sobram poucos recursos para sustentar o governo, que é o que acontece na Argentina. E aí é possível que até o emprego público se torne uma ameaça.

    • @lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666
      @lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666 5 месяцев назад

      @@pietro_ferrari meu caro, você está equivocado. Cabide de emprego são os cargos comissionado de livre nomeação e exoneração. Esses sim são distribuídos para os amigos do rei e agora quem conseguiu votos.
      Por isso é importante defender o concurso público onde não se vê beleza, altura, cor, credo, religião, peso e mutoo menos CEP.
      Ninguém fica rico sendo servidor público, mas dá pra viver com dignidade. Eu fiz por perfil mesmo. Meu pai era bombeiro militar e vários parentes em vários órgãos.
      Agora não é para todo mundo a rotina de uma repartição. Para quem tem espírito empresarial ou empreendedor não serve. Eu gosto do que faço e gosto de ajudar e contribuir um pouquinho nessa imensa engrenagem. Ajudamos muitas pessoas.

    • @lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666
      @lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666 5 месяцев назад

      @@pietro_ferrari de uma remuneração de 8, 10, 15 mil não garante o mínimo de dignidade então você deve ser um empresário muito bem sucedido auferindo milhões de reais líquidos todo mês.
      A função do estado não é gerar lucro não o meu caro. Informe-se melhor.
      Quem tem que dar lucro é uma empresa que sempre tem um fomento do estado. Nenhum país de primeiro mundo se desenvolveu com um estado forte e fomentador. Nenhum.
      Livre inciativa essa é boa. Qual o seu ramo de atuação diz pra gente se é bem sucedido , o nome da sua empresa , quantos funcionários possui.
      Ou você só é mais um trabalhador mal remunerado defensor de bilionários que pagam mal ?
      Não dá pra continuar o debate. Sinto muito , mas sua visão está bem equivocada.

    • @elienaitamara2978
      @elienaitamara2978 5 месяцев назад

      Exatamente, empreendedorismo e concurso público.

  • @abnercarvalho-batista1523
    @abnercarvalho-batista1523 Год назад +53

    Quem viveu como jovem a década anterior, 2002 - 2012, com certeza vai se lembrar do clima de esperança e otimismo que havia (que na verdade, durou até final de 2014, começo de 2015), com várias conquistas sociais e o Brasil ganhando destaque no cenário internacional. O que aconteceu, de 2013 pra frente, foi um grande golpe, da nossa elite do atraso, com apoio total da classe média, que fez se perderem todas as conquistas da década anterior.

    • @feliperibeiro8432
      @feliperibeiro8432 Год назад +11

      Exatamente! Parece que o sonho se tornou um pesadelo!

    • @fernandoboldrini6946
      @fernandoboldrini6946 Год назад +6

      Acredita no que diz ou quer convencer incautos?

    • @mariothibau1070
      @mariothibau1070 Год назад

      Desde o primeiro governo Lula quando ele não cumpriu a promessa da respeitar e continuar o Plano Real o futuro do país foi fadado ao Fracasso. As melhoras e reformas do Governo Itamar e FHC possibilitaram o país a se desenvolver e ter esperança. A incompetência e inépcia do Governo Lula e Dilma destruíram o futuro do país e desde 2013 estávamos tentando consertar. Agora em 2023 o Lula retornou ao poder e toda a esperança morreu. Impossível as coisas melhorarem no futuro agora a única esperança é fugir do país.

    • @quilardo5125
      @quilardo5125 Год назад

      A classe média pagou o pato pelas burrices do governo, que gastou desenfreadamente com migalhas assistencialistas e investiu no ensino superior para angariar massa de manobra, enquanto a educação básica vivia um descalabro e o sistema de saúde idem
      Podem alegar que o Brasil foi palco de uma guerra híbrida e sabotagem internacional (e eu não vou discordar para ser sincero), mas não tem como apagar os erros de quem o liderou durante os tempos de "prosperidade". Isso é desonestidade
      O problema foi que a classe média caiu no papo dos bolsonaristas e o Brasil terminou de afundar-se no brejo. Hoje, o atual presidente continua na mesma lenga-lenga de 2006 e está aí enganando bobo com medidas populistas puramente baseadas em consumo (tão neoliberal quanto o FHC ou até o próprio Bolsonaro) e migalhas assistencialistas que não resolvem os problemas econômicos e sociais do Brasil
      O Brasil continua correndo atrás do próprio rabo, e o resto é conversa para boi dormir

    • @jakechan7375
      @jakechan7375 Год назад +10

      ​@@fernandoboldrini6946 ele só falou verdades.
      Aquela época é a era de ouro do Brasil .
      Ganho 5 dígitos por mês por que vivi ela .
      Era de riqueza

  • @ELSPLELIS
    @ELSPLELIS Год назад +70

    Fique no Brasil, faça bastante filhos e contribuam com mão de obra. Para uma seleta parcela se dar bem.

    • @Di_aeon
      @Di_aeon Год назад +30

      exatamente. Um país que não te dá nem uma casa, a dignidade, e o pobre lá fazendo peão para os outros explorarem.

    • @resolutogamer4859
      @resolutogamer4859 Год назад +7

      @@Di_aeon minha prima do interior se casou a 2 semanas atrás, 14 anos e o marido 16 anos kkkk falo nada, continuo estudando

    • @eududa23
      @eududa23 Год назад

      @@resolutogamer4859 empatia passou longe... 😒

    • @bekaa-
      @bekaa- Год назад

      @@resolutogamer4859 isso por que é sua prima e você sabe dessa informação, imagina se não fosse...

    • @resolutogamer4859
      @resolutogamer4859 Год назад

      @@bekaa- eu faço parte dos homens que nasceram sem o complexo de otário, não sofro da síndrome do cavaleiro encantado, quem quiser se ferrar na vida, boa sorte;
      Muitos fazem filhos porque não conseguem segurar a líbido no meio das calças, enquanto eu tô aqui estudando Raciocínio lógico matemático, aposto que ela tá lá se divertindo num $ex0 bem gostosinho;
      Meus amigos a maior parte já estão ferrados na vida, essa vai ser só +1, contínuo seguindo meu caminho;
      Sou convicto com Meus objetivos e estou treinando para obtê-los: Corpo atlético, dinheiro no bolso e uma vida com tudo q me der vontade, já tirei meu passaporte, agora só passar num concurso público.
      eu sou um MGTOW verdadeiro🍷🗿

  • @manfredm5298
    @manfredm5298 Год назад +15

    É só ver como o número de inscritos no ENEM despencou nos últimos anos. Fazer pra quê? Vai servir pra quê? É isso que as pessoas pensam. De qualquer forma, ainda é melhor se qualificar do que não ter nenhuma qualificação, porque aí sim, se arrumar trabalho, vai ser de salário baixíssimo.

    • @eududa23
      @eududa23 Год назад +2

      Heheheh, hj em dia dá no mesmo; fazer ou não fazer 🤷🏻‍♀️

  • @leandroportugalluzbelem5765
    @leandroportugalluzbelem5765 Год назад +73

    O BRASIL intverte seus valores.
    Vejo esses jovens de 2005 pra cá com um grau de futilidade muito grande.
    Alimentados por excessos de rede social e muitos influnciadores fúteis e sem nada pra oferecer.

    • @nilsomontnove3699
      @nilsomontnove3699 Год назад +10

      Vdd irmão, falou tudo! Essa juventude de hoje, só quer saber de rede social e balada infelizmente.

    • @viniciusfernandes3462
      @viniciusfernandes3462 Год назад +35

      Vcs não veem o obvio, a maioria fica se entorpecendo de besteira pq a realidade é bem decepcpionante, desemprego, trabalhos insalubres, incapacidade de sair da casa dos pais, casas com 10x o valor em relação a 20 anos atras perda de peso de um diploma, até um carro é pelo menos 5 vezes mais caro em relação a pouco tempo atrás, isso sem contar no mercado de trabalho totalmente baseado em QI, como vocês esperam que alguém viva numa boa em um cenário tão distopico ?

    • @hl8176
      @hl8176 Год назад +6

      Não é culpa dessa geração! Quem os criou? ;)

    • @hl8176
      @hl8176 Год назад +6

      @@viniciusfernandes3462 exato!👏🏻

    • @arqrobertopaiva
      @arqrobertopaiva Год назад +8

      E por incrível que pareça, pra essa geração existir, ela precisou ser filha de muitas pessoas que tem comentários como esse. Meio irônico, até! rs

  • @goodboiDEOGIE
    @goodboiDEOGIE Год назад +21

    Tenho 27 anos e irei fazer 28 no mês que vem. Eu me formei no ensino médio em 2012, fiz cursinho em 2013, entrei na universidade em 2014, em 2019/2020 me formei e concluí uma pós-graduação em direito, entrei num escritório como advogado e eu era pago 2 mil reais em dinheiro (sem transferência bancária, sem pix, nada, dinheiro puro em notas de 100, 50 e 20). Pense o meu "ânimo" em ganhar o mesmo valor que certos estágios e outras profissões que não exigem ensino superior pagam, isso após estar formado, pós-graduado e com intercâmbio acadêmico no currículo. O pagamento só denotava que os donos do escritório sonegavam e sonegam imposto, o que aumentou minha desconfiança com uma profissão que passei mais de 10 anos da vida sendo ensinado que "advogado é uma profissão digna, nobre e ganha bem" (ok, talvez 30 ou 40 anos atrás isso fosse verdade). Após uma série de desilusões, descrenças e desânimos vendo como a profissão opera na prática hoje em 2023 e qual está sendo o destino da grande maioria que se forma na área jurídica, decidi por bem e por mal deixar essa profissão. Hoje trabalho como ilustrador profissional, realizando trabalhos para dentro e fora do país sendo pago em moeda estrangeira (geralmente dolar ou euro) e não olho para trás. Lembro bem dos protestos de 2013 enquanto estava no cursinho, as turbulências econômicas pela troca de presidência após o impeachment de 2016 e pela lava-jato em 2017/2018 enquanto estive na faculdade e a pandemia em 2020 com as suas centenas de consequências na saúde, na sociedade, educação e economia, na vida de cada um e no mundo. Se tem uma coisa que eu posso dizer com propriedade e que é a pura verdade que está dita nesse vídeo, é que cada uma dessas crises é uma cicatriz que traz sequelas até hoje na vida de cada um de nós que ainda pode ser chamado de "jovem".

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Год назад +1

      Comentário excelente. Essas crises geram cicatrizes no país todo, principalmente, nos brasileiros. É um custo muito alto para uma geração.

  • @JeanAlves-j9g
    @JeanAlves-j9g Год назад +12

    Tenho 25 anos e sinto que minha vida começou agora!

  • @nic6987
    @nic6987 Год назад +32

    A Educação Pública do Brasil destruiu meus sonhos acadêmicos, graças a ela eu sou ruim em várias matérias, o ensino é um lixo.

    • @mmmmmmmc888881
      @mmmmmmmc888881 Год назад +4

      Os empregadores (ou o concurso público) não se importam se o ensino público é bom ou ruim, eles não se importam se você tem ou não auto-estima. Mas eles vão se importar com suas habilidades (soft e hard) e com sua experiência de trabalho. Tem que ser pragmático na vida. Encarar o mundo focando no que você falou, você tá lascado, cara. Se tiver cursinho de graça na sua cidade, tem que correr atrás disso. Se tiver biblioteca pública na sua cidade, é lá que vc deveria passar maior parte do tempo.

    • @nic6987
      @nic6987 Год назад +4

      @@mmmmmmmc888881 cara, to muito lascado em matemática, até por dia a dia, trabalho como vendedor e não sei fazer contas complexas de cabeça, meu sonho é fazer Programação ou coisa do tipo, mas depende muito de exatas, tem muita lacuna sabe?

    • @nic6987
      @nic6987 Год назад +4

      @@mmmmmmmc888881 Meu professor desse que eu tinha uma sertã base em Matemática Básica, o que muitos não tem, vi muito dos meus colegas chorando na sala porque não entende o assunto, muitos chorando pois não conseguiu entrar na faculdade. Quando fiz o Enem pela primeira vez vi que se tratava de uma prova fácil, o problema foi o conhecimento

    • @mmmmmmmc888881
      @mmmmmmmc888881 Год назад +2

      @@nic6987 Tem que ir a biblioteca ou ver umas boas video-aulas no youtube ou em algum site de material de estudos. Se tiver dinheiro, pegue o melhor cursinho da sua cidade, vai aprender muito em pouco tempo. Eu fiz escola privada e depois fiz intensivo de cursinho. Os professores do cursinho eram muito bons, muito melhores que os do colégio. Depois disso passei em duas federais. Mas sempre fui meio meia boca em matemática também. Para melhorar o português, leia muito, mas muito mesmo e faça muitas questões. Afaste-se de amizades que só fazem perder tempo: galera que só sabe querer saber de beber e festa. Depois vai ter tempo p fazer isso.

    • @mmmmmmmc888881
      @mmmmmmmc888881 Год назад +2

      @@nic6987 Triste isso. Tem que estudar muito, rapaz. Para fazer programação é bom ter um pensamento de lógica e de resolução de problemas. Mas não desista, acredite em si próprio, até pq se vc não acreditar em si, ninguém vai acreditar. Se você não tomar um rumo na vida, alguém vai tomar por você e é muito melhor você escolher o seu rumo do que outra pessoa, já que a pessoa que escolher o rumo p vc certamente vai escolher para proveito próprio.

  • @rd090-e1i
    @rd090-e1i Год назад +21

    O povo é muito ignorante é dividida por imprensa suja , um povo acomodado com coisas ruins

  • @paulambraz9705
    @paulambraz9705 Год назад +13

    Não tendo filhos antes de ter boas condições, todo prejuízo se recupera com o tempo.

  • @robsonlansone
    @robsonlansone Год назад +15

    Olhando a história do nosso país, somos um país perdido, desde meu bisavô as coisas davam errado e estamos vivendo comprando esperanças e acreditando em cupons de meritocracias que basta vc enriquecer alguém e ser um bom subordinado que tudo vai dar certo pra você, só que sabemos que não dá

  • @fernandosantosguimaraes6204
    @fernandosantosguimaraes6204 Год назад +20

    A saída do Brasil é o aeroporto.

  • @endorabrazilnayoumeikarina1280
    @endorabrazilnayoumeikarina1280 Год назад +18

    Normal, nasci em 1976 e já vivi tantas crises que estou como crocodilo😂😂😂 mas as familias precisam preparar o jovem para as frustrações. Hoje percebo que as famílias não prepararam os jovens. E assim, no auge dos meus 46 anos acredito que o Brasil têm muitas possibilidades mas é necessário as famílias prepararem bem seus filhos para a vida. O exterior é bom? Bem sempre quis sair do país mas, não fui. Fui como turista (conheçomuito bem a Europa) e estou flertando com a Ásia e conheço quem foi, quem foi e voltou, quem foi e não se adaptou. Já tive minhas crises por causa disto, mas hoje vejo que ficar foi bom. Optei por ficar porque meu pai morreu e bem, deixar a mamãe sozinha aqui não seria bom. Mas além disto, tenho bom emprego aqui, e meu marido também. E estamos no meio caminho entre trabalhar e aposentar. Logo recomeçar em outro lugar nâo seria uma boa estratégia neste momento. E sinceramente, nem motivos temos para sair. Por pior que seja, aqui sou cidadã. Lá fora, serei estrangeira. Quando tinha 16 anos achava que não teria como atingir estabilidade financeira aqui, passados 3 décadas, consegui . Tenho tanto quanto meus pais tinham, que é uma grata surpresa. Gostaria de sair para conhecer outra cultura, não porque não dei certo no meu país. Recomendo os jovens a estudarem e se prepararem, oportunidades estão abertas sempre mas é preciso estar preparado. O nem-nem é o mais alarmante. Lá fora os jovens estudam, dedicam-se. Este é o diferencial. Há muitas intencionalidades em falar que o Brasil não deu certo. Me pergunto o porquê? Talvez mais um tipo das muitas Ideologia por aí? para refletirmos.😊

    • @tiagomatos6120
      @tiagomatos6120 Год назад +3

      Acho ridículo essa matéria, o Brasil é um país cheio de oportunidades para quem se esforça e não é preguiçoso, por causa de crises a pessoa vai parar ? Não né a crise só nós deixa mais fortes, as pessoas principalmente os jovens precisam ser anti-frágil, hoje só vejo pais que criam seus filhos em baixo da asa o moleque não sabe fazer nada! O ditado ja diz: - "Tempos fáceis fazem pessoas fracas, tempos difíceis fazem pessoas fortes". Concluindo acho ridículo essa matéria e alguém acreditando nisso!!!

    • @Kaipira_k.a.s_91
      @Kaipira_k.a.s_91 Год назад

      ​@@tiagomatos6120 ridículo é seu post, sem saber a profundidade do caos. Sendo que os jovens já sabem todas as merdas que os adultos sofreram, eles querem sofrer? Não há estrutura digna, na maioria dos lugares, e ainda forçarem todos seguirem a regra de começar desde o início, sendo que se houver uma estrutura para quem é mais avançado em uma idade mais novo.

    • @MelquisedequeSalem
      @MelquisedequeSalem Год назад

      ​@@tiagomatos6120engraçado, sempre sofri na vida, desde a infância e posteriormente, então, essa frase deveria está correta pois, eu deveria colher os frutos nas dificuldades, hoje só vivo na ansiedade, já implorei por empregos comuns, e tenho tendências suicidas, as vezes o ódio me consola, e, desculpe-me essa sua explicação não tem prática para mim.

    • @tiagomatos6120
      @tiagomatos6120 Год назад

      @@MelquisedequeSalem Procure um psiquiatra então vai ser mais fácil.

    • @tiagomatos6120
      @tiagomatos6120 Год назад

      @@Kaipira_k.a.s_91 Na verdade tudo é questão de escolha, todos podem ter uma boa vida, só que precisa pagar o preço também, a maioria das pessoas vivem "estacionadas" aonde estão e quando vem um momento ruim colocam a culpa em tudo ao redor...

  • @SouMinasGerais
    @SouMinasGerais Год назад +90

    Boa reportagem ! Agora acho que a pandemia não terá como consequência uma geração perdida, porque ela atingiu a todos. Os dois anos que os alunos ficaram fora da escola poderão ser recuperados aos poucos. Só de ter saído vivos dela já é uma grande vitória. O que decepciona os jovens são as mazelas do serviço público e das classes empresariais que oprimem os trabalhadores e direcionam as riquezas da sociedade para eles mesmos com o apoio do setor financeiro que manipula o dinheiro do país segundo seus interesses.

    • @JusticarAMS13
      @JusticarAMS13 Год назад +8

      Sem falar nas IA e a substituição de civis por robôs 😢😢😢😢

    • @caocheranofarinha
      @caocheranofarinha Год назад +13

      Oprimem sim, a pessoa fica 10 hrs por dia em rede social depois nao tem futuro e porque foi "oprimida" kkkk Quem nao planta nao colhe conheço pessoas q eram sem recursos mas batalhadoras e cresceram na vida.

    • @MoisesAlmeida
      @MoisesAlmeida Год назад

      ​​​@@caocheranofarinhaPessoas viciadas nesse nível em redes sociais muito provavelmente não possuem conhecimento de como as redes, celulares e telas led foram desenvolvidos com base em conhecimento de manipulação biológica através da dopamina no cérebro e que hoje é sabido que causam um vício escravizador semelhante ao de muitas drogas. E por que essas ferramentas não são banidas então? Porque afeta os interesses de muita gente poderosa que estabeleceu esse mercado antes que se soubesse amplamente das consequências e a própria população está iludida com essas drogas.

    • @doutorgamer6747
      @doutorgamer6747 Год назад +5

      Faltou completar sua frase: "porque ela atingiu a todos, porém em diferentes proporções."

    • @helenavicentini8383
      @helenavicentini8383 Год назад

      Faz o L…kkk. Os retardados fizeram o L e agora estão reclamando?

  • @eng.antoniothiago3266
    @eng.antoniothiago3266 Год назад +13

    Me formei em engenharia mecânica em 2021 em uma federal mas mesmo assim não a menor pespectiva de consiguir um emprego na minha area, dessisti do Brasil , vendi tudo que tinha e fui embora do Brasil, Foi dificil mas em 8 meses consegui um emprego na minha area.

  • @alexandrefonseca5340
    @alexandrefonseca5340 25 дней назад +2

    Durante essa década perdida, meu irmão estudou na USP e depois de perder o emprego, ele teve dificuldade de achar outro e teve várias crises com muito tempo desempregado, eu fiquei depressivo e não consegui estudar ou trabalhar.
    Sei que muita gente passou sufoco, nossa geração tinha tudo para se dar bem e ir muito mais longe do que as gerações passadas, mas com tantas crises acontecendo, ficamos pra trás, quem diria que corrupção, má gestão da economia, pandemia, etc impactaria tanta coisa na vida do brasileiro

  • @kaah1384
    @kaah1384 Год назад +59

    Tenho 18 anos, estou na faculdade e sou um jovem que veio dessa "geração perdida" e confirmo que estamos perdidos! Desde a pandemia, ninguém quis realmente estudar, e parece que a partir de então, as próximas gerações continuam com essa perspectiva advinda da pandemia. O problema é que com o fato de terem se acomodado, não terem perspectivas de futuro, e muitas vezes não serem compreendidos pelas gerações anteriores, eles não veem que há uma luz no fim do túnel... É decepcionante, desde que eu percebi isso após a pandemia voltei com meus estudos, sempre fui estudioso, mas decaí muito na pandemia...

    • @wanderluiz334
      @wanderluiz334 Год назад +14

      "desde a pandemia, ninguém quis realmente estudar".
      "o problema é que com o fato de terem se acomodado".
      Causa-me estranheza seu comentário, principalmente por ser jovem. Ninguém se acomodou, parceiro.
      Estudar está caro. O jovem classe baixa trabalha pra sobreviver, não tá sobrando nada pra investir em estudos, que demanda tempo e dinheiro. No mercado de trabalho não há espaço, oportunidade. somente subemprego com salário baixíssimos que mal dá pra pagar um aluguel.
      Dê um Google aí pra você ler as reportagens sobre o FIES. Têm faculdade aumentando mensalidade por trimestre.
      Enfim... é isso.

    • @kaah1384
      @kaah1384 Год назад +4

      @@wanderluiz334 eu falo da minha realidade, a realidade da minha cidade, que é pequena. Aqui a maioria dos jovens estão na escola, mas não estudam porque não querem, porque também, a maioria deles tem condições para estudar.

    • @RyanSoares-zc1sx
      @RyanSoares-zc1sx Год назад +8

      Grande maioria não estuda pelo simples fato de não olharem que esses "estudos" realmente darão frutos em um possível futuro. Inclusive, eu sou um desses jovens. Sempre tive notas altíssimas no EM. Faço os mais variados tipos de curso e estou terminando um técnico atualmente. Adivinha quantas empresas até agora me solicitaram que eu me fizesse presente em alguma entrevista? Apenas 1 de dezenas que eu tentei, que nem a minha área de atuação era. Os jovens têm que aprender uma coisa: nem toda manifestação do "não querer estudar" se faz pelo fato de realmente de não querer estudar. São tantas coisas que eu reparei nos últimos anos que é até uma tristeza eu ver alguém como você ter uma visão dessas. Óbvio, temos muitos que realmente não querem nada com a vida, mas pra cada um desses temos centenas de milhares que querem e estão se frustrando pela alta competitividade do mercado.

    • @visaoholistica205
      @visaoholistica205 Год назад +1

      RH - Desculpe, mas você está qualificado demais para a vaga, não temos como acomodá-lo na empresa no momento.
      Essa é a situação de muita gente que investiu em diploma e qualificação, mas pouco no social. Se você está disposto a investir em educação, não deixe de lado o "network". Faça o máximo de amizade com pessoas capazes de ajudá-lo futuramente com indicações, escolha fazer amizade com filhos de empresários de sucesso (no setor que você pretende atuar é melhor ainda). Ser o melhor aluno da sala não é o suficiente e não é o mais importante no final. Aliás, o mundo tá cheio de burrão! Já viu o vídeo do burrão? Aquilo tem um certo contato com a realidade!

    • @davineverton8332
      @davineverton8332 Год назад

      ​@@wanderluiz334sou do Fies a mais de um ano e meio e minha mensalidade continua a mesma então depende da faculdade

  • @patricialima0702
    @patricialima0702 Год назад +25

    Temos décadas perdidas! Nosso atraso educacional vai além de uma década.

    • @gu0504
      @gu0504 Год назад

      Tenho medo é dessa geração que nasceu em 2010 , quando essa molecada virar adulta .....
      Espero sair do Brasil antes disso

  • @maguxaboladao2837
    @maguxaboladao2837 Год назад +14

    Sai do Brasil a um ano e tenho uma vida melhor como porteiro na europa do que o supervisor da fabrica que eu tralhava no Brasil.

  • @mauriciofonseca2079
    @mauriciofonseca2079 10 месяцев назад +6

    Desde que eu fui criança nos anos 80 somos a geração perdida, isso ja é um clichê no Brasil. Se a gente for ficar pensando nisso fica desanimado e depressivo.

  • @tattianasalles3019
    @tattianasalles3019 Год назад +20

    Nasci no Governo Collor após a geração perdida dos anos 80. Em 2013 eu tinha acabado de sair da Universidade com 23 anos e comecei a trabalhar. Aí em 2015 fui demitida na crise que desembocou no impeachment da Dilma. Fiquei desempregada e me virando até 2018. Então parecia que as coisas iam melhorar. Em 2019 inclusive fiz prova para fazer pós graduação e passei para a turma de 2020. Aí veio a pandemia...Novamente perdi o emprego e tive de trancar o curso. Tive problemas de saúde graves entre 2020 e 2021. Retornei ao mercado de trabalho em 2022.
    Mas ganho pouco e nao vejo futuro...

    • @hflx
      @hflx Год назад

      Em qual área você trabalha? Tenho esperança que melhore e sinto pela sua situação. São poucas áreas que realmente estão pagando bem ou tem estabilidade mas não devemos desistir e entender que o problema não está em você ok? Somos jovens e podemos superar isso se formes inteligentes e persistentes!

    • @HitmanAgente47-m1m
      @HitmanAgente47-m1m Год назад +1

      @@hflx a vida se constrói na juventude, depois de velho quem não conseguiu fazer se lascou, infelizmente pra nós brasileiros é se lascar sonhando com o que não teve e se lamentar pelo que passou.

    • @hflx
      @hflx Год назад +1

      @@HitmanAgente47-m1m a vida é luta, muita gente começa aos 50. Mas no meio tempo vai aprendendo, o sucesso é combinação de esforço, oportunidade, atitude e sorte. Mas assim depende da galera fazer escolhas inteligente, muita gente aqui defende seus próprios algozes, não pode ser só "azar"

  • @arthurkassardjian5172
    @arthurkassardjian5172 Месяц назад +1

    Faço parte das estatísticas. Até quase 30 anos de idade a carreira estava parada, sem perspectiva de ganhar um salário que me permitisse sair da casa dos pais e criar uma vida pra mim. Após trabalhar 6 anos em uma empresa holandesa tive a oportunidade de vir trabalhar na matriz, mas não carreguei comigo esse ódio ao Brasil pois apesar das dificuldades tive uma infância e juventude muito boas e amo meu país e meu povo, então desde que vim pra Holanda sonho com o dia que conseguirei voltar ao Brasil e levar um pouco do que aprendi aqui de volta. Nunca gastei um centavo pela minha educação no Brasil, estudei a vida toda em escola pública, universidade pública, tive a sorte de aprender inglês quando pequeno que me abriu as portas pro mundo, mas eu sinto o dever de voltar e dar minha contribuição mesmo que seja pequena. A maioria dos amigos e familiares hoje têm uma visão muito pessimista da situação do Brasil, o que me deixa na dúvida de voltar, mas depois de assistir este vídeo me reforça a vontade de voltar e dar minha contribuição.

  • @rivaelpl
    @rivaelpl Год назад +17

    Faça uma coisa simples: Bata uma foto e compare o prédio e a infraestrutura do TSE, do Fórum ou do MP da sua região com a escola púbica do seu bairro. Eles são iguais? Tem a mesma infraestrutura? Pois é. A sua resposta do que somos está nessa comparação.

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 Год назад

      Pq vc mirou bem no TSE? Mais um bolsonarista atacando as instituições? Pq vc não compara a sede da PM do seu estado com as escolas públicas? Quanto ganha um sargento da PM e quanto ganha um professor com curso superior e mestrado?

  • @AlanTheBest97
    @AlanTheBest97 Год назад +14

    Tenho curso superior, OAB, falo inglês e espanhol fluente e não arrumo um emprego de jeito nenhum, maior humilhação pra sobreviver. Já desisti de procurar emprego, hoje voltei a morar com meus pais e não pretendo voltar a morar sozinho tão cedo, pois, por mais que ganhe um bom salário se eu morar sozinho mesmo ganhando 4 ou 5 mil reais por mês eu vou passar necessidade morando em SP por exemplo...

  • @barbosadesantana
    @barbosadesantana Год назад +2

    Reportagem muito boa Parabéns.👏👏👏👏 . Sugiro uma continuação, com a parte 2, sobre o que pode ser feito para reverter.

  • @sansm14
    @sansm14 Год назад +17

    Eu já perdi às esperanças nesse país, é cada absurdo que eu vejo e um exemplo é essa classe do judiciário com tantas mordomias, tudo pra eles e nada pro povo

    • @nathan9854
      @nathan9854 Год назад

      *culpa dos brasileiros os políticos não entra lá sozinho não vocês que votaram neles*

  • @larissaiandoli4605
    @larissaiandoli4605 Год назад +8

    Sou de 91 e sinto isso claramente na dificuldade de emprego e de crescer profissionalmente.

  • @anaaraujo7597
    @anaaraujo7597 Год назад +68

    Temos observado dificuldades emocionais e sociais nos jovens. Desesperança também. Sou professora. Sonho com um tempo em que o brasileiro não veja a saída de seu país como sinônimo de prosperidade. Fomos colonizados por europeus com postura predatória. E temo que nós mesmos tenhamos essa visão predatória em relação ao nosso país, de tirar o que se puder e abandonar o restante para trás.

    • @pipocaagringa4805
      @pipocaagringa4805 Год назад +4

      Com professoras assim até eu ficaria pra atrás! 😂😂😂 professora mimimi! Ainda bem q não estudei no Brasil, meus professores me mandavam trabalhar com 12 anos pra me disciplinar, agora nem conheço depressao😅😅

    • @eguinaldosantosnobre
      @eguinaldosantosnobre Год назад

      ​@@pipocaagringa4805 Vc nasceu em que época? 🤔

    • @yusufcalifa9937
      @yusufcalifa9937 Год назад

      É uma visão idiota como a sua que joga esse país na vala. Como alguém irá amar seu país quando pensa que foi "explorado" desde a fundação? São José de Anchieta chegou aqui com uma mão na frente e outra trás e foi ter com índios agressivos e muitos deles canibais, tudo para evangelizar e salvar almas. Um homem como esse veio "explorar" ?. Esse é o verdadeiro espirito do Brasil, não essa narrativa porca que infelizmente você tomou pra si. Se quer ajudar os jovens, primeiro ame seu país.

    • @gabrielsoares6803
      @gabrielsoares6803 Год назад +6

      @@pipocaagringa4805 bait fraquíssimo

    • @josefreire2391
      @josefreire2391 Год назад

      A nossa elite ainda tem essa mentalidade predatória e escravista! Querem tudo pra si, e, vez ou outra, deixam as migalhas para o restante da população...

  • @Parcian-
    @Parcian- Год назад +8

    Enquanto nossa briga for entre Lula e Bolsonaro, pode ter certeza que não teremos futuro

  • @Kkkkkkkk019
    @Kkkkkkkk019 Год назад +9

    Em 2 anos já terei 18, é assustador saber da realidade, ainda mais quando seus pais, todos com estudo completo, fracassaram na vida, e depois dizem "Você tem que estudar para ter um futuro melhor!". Meu pai está completamente individado, e ele não vai pagar isso nunca. Nem dinheiro para alugar uma casa a gente tem, e olha que minha mãe veio da classe média.

    • @marcela4544
      @marcela4544 Год назад +5

      Sou professora e o conselho que mais dou aos meus alunos é: estudem, façam sim faculdade e nunca deixem de estudar. Se hoje a situação está difícil para quem estudou, imagina como está e como vai ficar para aqueles que não estudaram. Então, nunca deixe de buscar conhecimento e esteja sempre preparado para as adversidades da vida, pq elas são muitas e sempre estarão presentes em nossa jornada. E mais um conselho, tenha sempre um plano B, C, D...o alfabeto inteiro se precisar. Comece tbm a estudar um pouco sobre finanças e investimentos e qualquer dinheiro que conseguir com o seu trabalho, reserve sempre uma parte para o se "pé de meia".

    • @LuisGustavo-hz4gx
      @LuisGustavo-hz4gx Год назад +1

      @@marcela4544 o grande dilema dos jovens hoje é, isso que eu estudo vai dar retorno financeiro, será que isso que estou estudando para trabalhar, não vai morrer daqui 3,5 anos ? automação, inteligência artificial, robotização, fim de profissões, surgimento de outras que exigem um alto grau de formação acadêmica e prática no mercado de trabalho, as coisas nunca ficaram tão imprevisíveis quanto estão hoje imprevisíveis.

    • @erikam.6721
      @erikam.6721 10 месяцев назад +1

      Investe em concursos. Se eu pudesse voltar aos meus 18, entraria num concurso que me daria base pra criar perspectivas. Concursado, você consegue conciliar com uma particular de qualidade e não vai sair com um diploma direto pro desemprego. Aliás, vai poder se dar condições de estudar pra concursos ainda melhores (se você for pra uma área voltada pro setor público também).

    • @alexsandrodesouzagoncalves3373
      @alexsandrodesouzagoncalves3373 Месяц назад

      @@erikam.6721 Dominar inglês e exatas (informática) são mais importantes hoje (o que não exclui fazer um bacharelado). E sim, diria também ao/a colega do post acima, tenha moral, sempre respeite seus pais, não pense que quem contrata não repara no caráter do funcionário que vai contratar tbm...

  • @Leoterio76
    @Leoterio76 5 месяцев назад +2

    Tenho quase 50 anos, trabalho desde os 14.
    Olha, lamento muito pelos que estão começando agora ou vão começar se não minha época já era difícil imagine agora.
    Uma coisa que me deixa aliviado: Não tenho/terei fillhos pra esse país maltratar.

  • @Nauhan
    @Nauhan Год назад +10

    Tive e ainda tenho uma vida arrasada pela fome e miséria que tirou praticamente toda minha capacidade de aprendizado e saúde mental. Comecei a procurar emprego em 2015, com 19 anos. Esses que não precisam de experiência, se aprende na prática e a remuneração é 1 salário mínimo. Vários processos seletivos de lá pra cá e aqui estou eu, com 27 anos ainda na busca. Nem me culpo e me cobro mais pois estou prestes a virar morador de rua e já aceitei que o futuro é isso aí que o vídeo diz: imprevisível.

  • @rhafaelcaina2361
    @rhafaelcaina2361 Год назад +9

    Penso muito sobre aposentadoria. Sou engenheiro químico e mestre em química, trabalho num órgão público de controle ambiental. Meu vínculo não é de concurso. Sou uma espécie de terceirizado, associado à instituição de fomento à pesquisa, do Estado. No papel é como se eu fosse um pesquisador. Na prática é uma forma que o estado achou de pagar mal por serviço técnico qualificado. Não tem férias, não recolhe FGTS... É uma espécie de bolsa de pesquisa. Tenho 30 anos e não contribuí um dia sequer com a previdência até aqui.

    • @asuraimperator8551
      @asuraimperator8551 Год назад +1

      rapaz... complicado

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Год назад +3

      O ideal nesse caso é poupar e investir dinheiro, pois até o INSS será uma furada no futuro. Se puder poupar em moeda extrangeira forte (dólar, euro, franco suíço etc) é melhor.

  • @Engli112
    @Engli112 7 месяцев назад +3

    Meu conselho a todos os jovens que estão vendo essa mensagem, VÃO EMBORA DESSE PAÍS MALDITO. hoje moro na europa com minha esposa e temos uma ótima vida. Não é fácil chegar aqui com visto de trabalho, mas é a solução. Tenho pena das pessoas que vivem nesse país miserável.

  • @renato9676
    @renato9676 Год назад +27

    Meu objetivo é juntar o que der para morrer com o mínimo de dignidade. Sem grandes fantasias financeiras ou surto de "só se vive uma vez" e torrar meu trabalho com futilidade

    • @terezazerlottini3410
      @terezazerlottini3410 Год назад +2

      @renato, o seu objetivo é bastante realista e muito sensato. Eu não tiro a sua razão.Porém, considero a coisa mais triste do mundo que um ser humano tenha apenas a perspectiva de ajuntar recursos para a fim da vida 😢 Eu não falei para criticar, é apenas um desabafo.

    • @renato9676
      @renato9676 Год назад +1

      @@terezazerlottini3410 obrigado ! Compreendo sua posição. Tenho outros refúgios, sonhos e desejos. O principal é autoconhecimento e isso vem trazendo paz e respeito próprio. Evito também ficar apenas focado num futuro. Vou racionalizando e sentindo um dia por vez. 🙏🏽

    • @terezazerlottini3410
      @terezazerlottini3410 Год назад +1

      @@renato9676 Te desejo felicidade e boas realizações na sua vida. 🙏🏻

    • @rafa91919
      @rafa91919 Год назад +1

      Tb tô assim,comprar só o básico,gastar um pouco mais com alimentação saudável pra ter futuro,e até tenho sonho,mas sou realista

    • @terezazerlottini3410
      @terezazerlottini3410 Год назад +1

      @@rafa91919 Essa é a estratégia mais adequada aos tempos que estamos vivendo: minimalismo, gastar apenas com o necessário para poder sobreviver. Mas eu te confesso uma coisa: considero muito frustrante ter que viver desse jeito. Eu tenho conversado com muitas pessoas, não só com os jovens, mas gente de todas as faixas etárias, e percebo um grande desalento na maioria. Percebo as pessoas cada vez mais desmotivadas, tristes e sem esperança.