Aqui no Nordeste tem uma planta chamada de favela que ajuda a reverter processos de desertificação. Ela é chamada de planta enfermeira. Ela é adaptada e com pouca chuva fica verdinha.
@@nii1714 Na bahia tem, pq tinha essa planta em Canudos na época da Guerra de Canudos. Havia um morro la chamado morro da favela. Quando as tropas voltaram pro Rio de Janeiro, o nome pegou para as comunidades que estavam surgindo nos morros cariocas, pq elas pareciam em aparência com o morro da favela em Canudos.
Minha família é nordestina, lá do interior do Piauí, sertão mesmo... lembro de visitar em 2015 e a seca tava tão intensa que todos os hectares de caju que meu avô tinha desde muito antes d'eu nascer haviam morrido... e não tinha mais nada de verde perto. Era só areia, pedra, barro e serra cinzenta ao horizonte. Um cenário desolador. Nunca mais voltei lá. Uma tristeza pq minhas memórias mais marcantes de infância são justamente no meio daqueles cajueiros... era muita sombra, abelha, sabiá e muitas outras espécies independente da época do ano... e na época de colheita eram várias sacas de castanha e cajú, sem falar das plantações normais de tubérculos e leguminosas que a gente colhia pra vender e passar o ano... um tempo que não volta mais :(
Sinto muito! Precisamos aumentar muito nossa mobilização para cobrar dis governos ações preservacionistas e reparadoras e também fazer nossa parte com muito mais empenho e determinação.
Triste demais. A primeira vez que vi o sertão do Nordeste fiquei impressionado com a adversidade da vida de quem mora ali. Sou do Maranhão e aqui não existe seca, então pra mim era um cenário desconhecido.
@Mabel-jk8ux Quando vcs vão aprender que regulação e o estado só atrapalha, tem que ser muito inocente acreditar que o estado é capas de resolver um problema que ele criou!😀
Parabéns pela pesquisa e reportagem! Na Bahia, Ernst Gostch transformou uma região degradada através da agricultura sintrópica, mais conhecida como agroecologia. E seu trabalho tem sido tão reconhecido que tem sido convidado para reflorestar o deserto de outros paises. E muitos brasileiros têm se inspirado e se dedicado a trabalhar com agroecologia. Precisamos valorizar os recursos naturais e humanos com os quais temos sido abençoados no Brasil.
Exatamente! A tecnologia, o conhecimento e o esforço conjunto permitem transformar áreas desérticas em florestas. A China vem fazendo isso há décadas, os árabes também.
Os chineses não tiveram muito sucesso em suas campanhas de reflorestamento. É só muito marketing do governo deles, e dos socialistas aqui. As tempestades de areia pioraram muito na capital(seriam resolvidas pelo reflorestamento), as regiões reflorestadas estão ainda mais secas, pq as árvores plantadas demandam muita água, e a biodiversidade diminui pois plantaram poucas espécies. A Índia tem projetos menos faraônicos, menos marketing, mas mais resultados. Recomendo ver o trabalho da Paani Foundation e sua "copa da água".
Fui aí no fim de 2022, tive problemas respiratórios como pneumonia por conta do ar seco... Gosto muito de Petrolina e Juazeiro (minha terra natal), mas tá ficando difícil morar nessa região, tive noites que fazia 30 graus, tenso demais.
Blá blá blá blá... sempre a mesma conversa de mudança climática. Como se isso não fizesse parte do ciclo natural. "A culpa é dos homens"... mas eles que acusam, fecham os olhos para os ciclos lunar e solar. Basta uma rápida pesquisa sobre a órbita lunar e as grandes tempestades solar. Mas... culpar os homens tem maiores vantagens econômicas e políticas 🤷♂️
Acredito que se for feito um trabalho sério de implantação de sistemas agroflorestais na área, em poucos anos a area terá uma cobertura vegetal suficiente para mudar o microclima da região, além de produzir. Nelson Araújo tem um modelo de sistema agroflorestal muito eficiente. Minha sugestão é uma força tarefa da Bahia, para juntar os melhores nomes na atualidade como Ernest, Nelson Araújo, Jurandi Anunciação, Antonio Gomides, Henrique Sousa, Vilmar Lerner, etc.
Trabalho bacana do Seu Nelson. Agrofloresta é o futuro, num entanto esse é um trabalho político tbm. JuaPetro fica no maior polo de fruticultura do Brasil, é preciso lidar com isso tbm.
Não dá amigo, as árvores aqui secam por conta do calor. A geografia mesmo explica que o único motivo do nordeste não ser um deserto e por conta da grande corrente de humildade do Amazonas. E daí que vemos a grande importância da floresta Amazonas, se ela acabar não só o nordeste vai se ferrar como haverá consequências para todo o país . Enfim existem muitos outros motivos para isso acontecer.
10 месяцев назад+4
@@wpinformatica7349 entendo, mas existem arranjos florestais para locais como esse, mas requer mais estudo e persistência, cada local exige plantas adaptadas àquelas condições, acredito que se houver vontade, existe a possibilidade real de reversão do quadro mostrado.
Muito preocupante. Moro no agreste paraibano, Campina Grande. Aqui é semiárido também, mas com temperaturas amenas devido a altitude do Planalto da Borborema, 500-550 metros em média; com índice pluviométrico 700 a 800 mm. Aqui as temperaturas subiram muito. Em período de inverno, antes chegava a atingir 14 c. Hoje o mínimo é 17 ou 18 c. Nos períodos mais quentes, as temperatura atingiam um média máxima de 28 a 30 c. Hoje a temperatura média máxima atinge 35 c. Nas regiões sertanejas, as temperaturas são maiores, com máximas médias de 38 e 40 c.
Pois sim, Lincon. Mas eu digo, Campina Grande ainda está longe de ser uma grande referência no "eita quentura". Eu saí do Piauí, passei por Petrolina e por fim vim estudar aqui, e vos digo: Campina Grande é maravilhosa, faz jús demais ao seu título: rainha da borborema.
Não pegou muitos cientistas de surpresa. Pegou muitos jornalistas de surpresa. Eu tenho avisado há décadas e muitos colegas também, o desmatamento acaba com a retenção de chuvas fazendo o território perder chuva e depender apenas da evaporação de águas marinhas. Basta acompanhar os mapas de precipitação e comparar com os mapas de desmatamento dos últimos 20 anos. Disso ninguém fala.
E se dizer o óbvio, tem muitos que caem em cima xingando e falando que não tem nada a ver. É simplesmente comparar o tanto que chovia de maneira contínua e ordenada antes e agora.
Moro aqui no noroeste de SP e tenho notado que tem chovido cada ano menos por aqui e as ondas de calor ultimamente tem sido cada vez mais frequentes é um caminho sem volta se não for tomado severas atitudes e tem mais o centro oeste já tá numa situação de quase deserto e logo logo será o Estado de SP 😢😢😢
Exatamente! Áreas onde foram extremamente deterioradas por desmatamento e queimadas.Há lugares já improdutivos, não nasce mais nem capim.Tem que haver uma mudança de mentalidade,mas de forma urgente.
É por isso que o discurso de mudanças "globais" não aterriza onde os problemas acontecem. Quem falou foi a senhora trabalhadora rural, ela fala em recaatingacao, ou seja muito mais conhecimento sobre o meio ambiente em que vive.
Nada prova seu ponto. O planeta vive sempre em constantes mudanças climáticas. Já tivemos épocas de baixas temperaturas como de altas temperaturas. Estamos só em mais um processo natural do planeta. A "mao" do homem q tanto culpam é só um uso político pra nos manipular e ganhar dinheiro através de "políticas públicas "
Então um zézinho brasileiro de casaco gastando energia pra se manter aquecido na alemanha (terra da DW) e vem falar que o Brasil está esquentando. Que tal os americanos e europeus usarem carros elétricos, e pararem de consumir tanto lixo ao invés de mentir sobre emissões como a Volks fez e depois vir vender mais uma parafernalha neo colonialista aqui? Lembrando que tinhamos uma bela fábrica no nordeste 100% brasileira (a troller) que foi comprada e destruída pela ford
eu moro na pampa gaúcha, no rs, em alegrete. é uma região altamente produtora de arroz, agora também soja e sempre foi de pecuária, mais bovina que ovina. desde há alguns anos, tenho notado o aumento fortíssimo do calor por aqui, e a redução cada vez maior de chuvas. agora mesmo, em pleno el niño, tivemos quase nenhum episódio de grandes chuvas. sequer enchentes no rio ibirapuitã, que é grande, e margeia a cidade, houve. ao contrário, durante quase todo janeiro, e até agora, 18FEV, estamos quase que em seca, sem exagero. já temos, aqui por perto, o deserto do são joão ... a cousa está feíssima
@@jhonatanvasconcelos, até tivemos enchente, mas nem de longe na proporção das maiores que já houve por aqui. alguns problemas nessas enchentes: a grande quantidade de barragens para retenção de água para a lavoura de arroz, e a infusão dos incalculáveis venenos das lavouras nos manancias subterrâneos, sobremodo o Aqüífero Guarani. só espero que depois desse caos no entorno de Porto Alegre medidas importantes sejam tomadas, e estes governantes que só pensam em vender tudo sejam BRECADOS. prefeito de porto alegre e governado do rs praticamente SUMIRAM
O que mais me deixa intrigada é que, já tenho 41 anos e desde de que me entendo por gente, sempre, sempre soube dessa situação de seca e degradação do meio ambiente aqui no Nordeste, o que faz sentido esse processo vir desde muito antes dos anos 50. E é só piorando até chegar em um ponto de não retorno 😢
Primeiro: nenhum ser humano é capaz de detectar qualquer mudança de clima. Isto leva milhares de anos. Segundo: estes cientistas, com todo respeito, estão apenas conjecturando, são opiniões baseadas em poucos anos de observação, não traz nenhuma garantia real Terceiro: as manchas observadas indicam efeito da má utilização do solo, que pode ser recuperado. Quarto: isto pode representar apenas uma desertificação RELATIVA.
@@joseantoniojose3551 Você já estudou sobre o clima do planeta? Já houveram épocas mais quentes e úmidas, mais frias e secas, e isso foi mudando muito ao longo das eras, já houveram várias extinções em massa, 5 bastante severas. Se for analisar bem, tudo isso é parte do ciclo natural da terra. Da mesma forma que "do nada" um meteoro cai na terra e extingue tudo, ou uma série de vulcões entram em erupção sem avisar e também eliminam boa parte da vida na terra, a própria natureza nos trouxe aqui e nos fez o motivo da próxima extinção em massa. É isso.
É um milagre que este material jornalístico sequer esteja DIVULGADO! E é graças aos alemães da Deutsche Welle que estamos tendo algum dado. Porque, aqui no Brasil, até perguntar sobre a realidade ao redor pode gerar processo e outros problemas. Nós vemos que o povo brasileiro não tem voz e isso graças aos "coronéis" e aos políticos ingratos do Brasil.
Me lembro do ano de 2004, quando eu tinha apenas 10 de idade, e já se falava de aquecimento global, as projeções eram um pouco preocupantes. Pois bem, 20 anos depois, essas projeções preocupantes estão aí... São uma realidade! Eu sinceramente tenho muito medo de como será as coisas daqui 20 anos, em 2044...
Aqui no RJ tbm esta um calor infernal e os infelizes cortando as arvores todas. Tem que proibir corte de arvores urbanas e incentivar o plantio de mais árvores.
Faço isso aqui na minha cidade, Aracaju/SE. Comecei na pandemia e vou plantando na cidade toda pés de manga rosa, minha fruta predileta. Recomendo que plante primeiro a mudinha em casa e, após certo crescimento, faça o transplante para as ruas. Boa sorte e bom trabalho!
Algumas áreas do nordeste já são propícia a esses acontecimentos e as pessoas ainda insiste em desmatar e usar de forma inadequada do solo e o governo também não faz nada , sou nordestina e é muito triste ver isso apesar de que nunca sofri por falta de água AL tem bastante água, mas meu sonho é poder estudar e ajudar essas regiões
Com bancada do agro no congresso e os negacionistas e pessoas com dinheiro que fomentam o negacionismos, fica difícil. Existe um jogo político pra não se fazer nada.
Os três últimos meses de 2023 foram os mais quentes de todos os tempos aqui no Nordeste, moro na Chapada Diamantina na Bahia que é uma região um pouco mais fria por conta das montanhas, mesmo assim o calor foi sufocante nesses meses, que haja um estudo bem aprofundado para que não deixe o Sertão e a Caatinga virar deserto, pois a biodiversidade da região é unicamente Brasileira
Aqui no sul do Piauí, ao redor de Gilbués, também temos um processo parecido. Tivemos um ótimo programa chamado Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas (NUPERADE), que, por algum motivo, reduziu a atuação. Triste demais, mas fazer o que, se até as árvores frondosas que tínhamos dentro da cidade foram arrancadas para construção de praças mortas cheias de concreto e só com palmeiras, sem um pingo de sombra? Quem dirá árvores da zona rural... A tendência é aumentar o calor mesmo, retroalimentando o ciclo de menos chuvas.
Um tema que não tá recebendo a relevância que deveria, isso impacta na vida de todos. Deveria existir um esforço coletivo de todos os setores para que isso se resolva ou seja amenizado.
Ana Paula Cunha aponta um aspecto crucial. A aridez fora do semi-árido nordestino se dá sobre plantas e animais que NÃO evoluíram sob essas condições. Em comparação, a biota do semi-árido teria maior resiliência. Mas tudo tem limite.
Aqui em santos o tempo mudou muito, ficou mais quente e com chuvas acumuladas, muito diferente de antes, que não era tão quente e chovia sempre um pouquinho e parava
Moro no litoral de Sergipe e, mesmo aqui, o calor beira o insuportável. Antigamente, à noite, próximo à praia, fazia um friozinho, e as pessoas usavam agasalhos. Agora, nem pensar!
Parabéns pela reportagem, as mídias corporativas brasileiras estão com conteúdo péssimo. Triste realidade, o povo não tem consciência, o norte do Paraná está cada primavera/verão mais seco e quente.
Em Curitiba PR. a geada fazia parte da paisagem no inverno 🧣 hoje ela não existe mais e até agora ninguém quis resolver esse fenômeno natural tão lindo que tínhamos no município 11:35 .
Querido isso só seria resolvido se os governantes tomassem a atitude de começar a reflorestar o planeta imediatamente para daqui a 50 ou 60 anos começarmos a colhermos esses frutos do replantio. É verdade sim que a natureza tem a capacidade de se regenerar, mas a questão é que no ritmo que o homem está destruindo a natureza não dá tempo hábil para que a mesma possa se regenerar pelo espalhamento de sementes que os Animais fazem naturalmente na natureza você compreende isso ? Cientistas já afirmaram que para que a temperatura mundial diminuísse 1 grau e meio seria preciso que o homem plante nada menos que 1 trilhão de árvores espalhadas pelo mundo inteiro, você é capaz de compreender essa tarefa e compromisso mundial ? Aí eu te pergunto os governos mundiais estão realmente preocupados com o meio ambiente ? Bom, não posso eu afirmar que outros países não está nem aí para meio ambiente, mas posso afirmar com certeza que aqui no Brasil o governo tá cagando para o meio ambiente. Estão destruindo nossa maior riqueza que é a natureza e esses governantes lixo não fazem nada para punir quem faz isso covardes. Mas pode deixar colega, porque a mãe natureza vai se vingar na melhor hora pode ter certeza disso.
Onde moro no interior de SP porta de entrada pro MS e próximo ao Triangulo Minero, temos a umidade do ar mais baixa que no deserto 10% - 12%, as chuvas que sumiram nas águas de março ainda não voltaram, ironicamente temos os maiores lagos artificiais tanto da antiga CESP como da CEMIG! O clima mudou muito nos últimos 20 anos, vimos culturas como do café, laranja e banana sumirem para dar espaço ao deserto verde da cana de açúcar, e nessa seca basta uma pequena centelha para vermos o inferno na Terra!
Conteúdo do DW sempre muito informativo. Parabéns pelo trabalho de vocês e que possam obter cada vez mais sucesso! Infelizmente o desmatamento não está reduzindo... esse deserto não será o primeiro se as coisas não melhorarem logo
Muito boa reportagem! Ouviram os cientistas e os agricultores familiares. Precisamos cada vez mais incluir esses setores sociais com o poder público na luta pela mitigação e adaptação das mudanças climáticas.
@@HGoyas é quente, mas não é insuportável - eu me adaptei…o PA é quente e úmido, n tem vento rsrs…mas , na época das chuvas como agora a temperatura é mais agradável. Tem muita gente inclusive que veio do sul, que diz que gosta, pois por ser úmido e quente é mais saudável…eu curto o frio, mas como disse me adaptei.
Quando fui de Goiânia para Fortaleza passei por.bahia, e precisava ligar o Google mãos para eu vê algumas cidades próximas fiquei impressionado com o deserto que eu percebi no meio da Bahia isto em 2021
@@gabriel.alencarr discordo, a 12 anos atrás a seca era bem pior aqui no semiárido. Secas de 2012-2013 foram extremas. Chovia 5 dias e ficava 60 dias sem nenhuma chuva . Falo isso por que Ainda moro aqui até hoje e vivir as secas de 2012-2013-2016
Moro no norte de Minas e as chuvas aqui estão muito boas poucos anos choveram igual ao fim de 2023 e início de 2024, inclusive estou digitando e está chovendo 😅
Será que se usar lixo orgânico ou restos orgânicos de safras de grandes fazendas para enriquecer o solo e usar a técnica de "semear nuvens" para provocar chuvas na região séria uma boa solução para recuperar o solo para reflorestar e melhorar o clima?
Sem a Amazonia, não existe o fluxo de umidade que faz chover na zona da mata, portanto ela seria menor ou talvez se tornasse cerrado/savana@@JoseSilva_
Ela falou sobre o Oeste Baiano, lugar onde fazendeiros do Sul se estabeleceram e começaram a fazer um estrago no meio ambiente para plantar milho e soja
Venho comentando isso desde 2010, aqui em Mato Grosso, as culturas de mamão que é essencial para a produção do "furrundu" doce típico, o pequi, a taioba entre outras PANCs, já sofrem com o excesso de temperatura e a falta de chuvas em alguns lugares, ou seja, dentro do próprio estado já temos pequenas alterações, que a longo prazo podem se estender. Temos que agir com urgência, ou então as próximas gerações, pagarão bem caro pela nossa inação.
Em teoria, como são regiões com forte incidência solar, pode ser que usinas solares estimulem o desenvolvimento dessas regiões, o que poderia trazer capital, população e investimento contra essa desertificação. Em paralelo a isso, o Executivo municipal poderia dar assistência à agricultura familiar dessas famílias.
Isso já existe desde os anos 2010, Juazeiro é o maior produtor de energia solar do Brasil e vende sua energia para todo o pais. O incentivo a agriculta familiar também é algo que já acontece. O problema é ambiental mesmo
Aqui na região de Irecê é fato a desertificação, muito triste.... Já teve prefeito com projeto de "fazer chuva artificial" As lideranças da região de Irecê deve URGENTE, criar projetos e meios, de reflorestamento, cuidados com o solo, entre outros, para lidar com a desertificação, que já é realidade. Caso contrário, veremos novamente a migração de muitos para as diversas partes do país.
E vdd ninguém fala nada mais a uma área muito grande que não serve para nada nem batata e cebola nasce além disso vc olhando o satélite vc tem noção do tamanho do deserto 🏜 está sendo formado só é coloca no maps irece bahia
Um parente meu negou que a onda de calor e aridez estava relacionada ao desmatamento. Com o passar dos anos, ele vivenciou esse desmatamento nas redondezas e um dia ele disse que reconhecia que estava errado. Hoje ele sente o desconforto da elevação das temperaturas.
combater isso seria como combater áreas sendo desmatadas para a plantação ou criação de animais basicamente combater os latifundios e grilagem de terras, ou seja boa sorte, até o momento n é o que se tem em visto em nosso tipo de produção, provavelmente isto continuara até a criação real de um deserto, afinal o lucro em curto prazo é muito mais estimado do que a manutenção de um recurso para que ele continue existindo;
@@renanrizh7286 Documentos em poder do senador mostram que a ONG Opção Verde foi criada por holandeses e que, desde 2008, compra terras na região de Coari, no Amazonas. Cópias de documentos de cartórios mostram a aquisição deliberada das terras. O senador Plínio relata que, na Amazônia, existem milhares de ONGs com atividades suspeitas. “Eu não saberia dizer o número exato de ONGs na Amazônia, falam em dez mil, mas se tivesse mil já era muita, mas tem milhares de ONGs na Amazônia, em contraste com o nordeste, por exemplo, que não deve ter dez ONGs dessas. Tem umas que não recebem verba pública, mas recebem de governos estrangeiros”, tentei por um link da CPI das ongs mas, o dono do canal apaga, leia e esqueça a Rede Bobo !!
É triste demais...tem muita gente, bicho e planta sofrendo. Galera, vamos resolver esse problema? Bora criar uma solução? Algo que retire esse carbono da atmosfera. Porque a galera não vai reduzir as emissões, infelizmente disso tenho certeza. Enquanto a gente não descola uma boa solução, vamos plantando árvores. Vamos todos nessa luta. Plantem árvores, seja na cidade, em praças, sítios, etc.
Precisamos de adaptação, tecnologia, estudo e dinheiro bem aplicado para compensar e transformar tudo isso.... Quantas regiões áridas nesse mundo conseguem produzir e viver bem? Muitas.. Aí temos o mais importante...o povo. Os ajustes só precisam de educação e vontade política
Moro em Caruaru-PE e confesso que cada dia mais estou assustado com o clima da região. Os dias estão insuportavelmente quentes e as terras estão cada vez mais secas. Nasci e me criei aqui, então dá para se ter uma boa noção da mudança progressiva que ocorreu nessas áreas. Pra completar, o índice de queimadas nessa época do ano dispara. É necessário que isso seja falado. Tantas outras pautas são criadas para resolver o problema, mas ninguém se atenta à causa.
Esse período mais seco sempre existiu há cada 110 anos. Meu avô dizia que de 1901 a1910 ocorreu esse fenômeno. Agora foi de 2010... 2012, até os dias de hoje. Há muito tempo que isso acontece e a prova são carnaúbas que cresceram no leite de uma lagoa em Jaguaretama -ce. Isso mostra que houveram períodos mais secos que o do momento. Pois esse de agora só escaparam duas e na parte mais alta da lagoa.
Riscos que on vídeo nao contempla: Dependendo da extensão dessa desertificação, a produção de energia hidroelétrica pode ficar inviável no Brasil comprometendo toda a indústria. Dependendo da extensão da desertificação pode comprometer grande parte das safras agrícolas. Sem indústria e sem agricultura, não sobra muito no PIB do pais.
Isto é pra poucos. Requer muito planejamento e uma condição financeira ou por baixo, um salário mínimo mensal. Já tem muitos no trecho e maioria dependendo de ajuda dos outros e sendo discriminados. Já viajei muito de motorhome e vi de perto muitos que eram mochileiros sem renda e pagam um preço altíssimo. Tem que dá sorte ou muita garra, como o Eliezer, do canal via infinda.
@@Pastorsemdizimo Que seja para poucos, qualquer escolha que desvie dos padrões convencionais sempre será para poucos. Mas cair na estrada está bem longe de ser algo que requeira "muito planejamento e uma condição financeira ou por baixo, um salário mínimo mensal". Vai depender mais do que a pessoa está disposta a encarar no percurso. Acompanho quatro nômades brasileiros de longa data, dois homens e duas mulheres, que viajam de bicicleta pelo país e estrangeiro, todos com mais de 10 anos ininterrutos de estrada. Nenhum dos quatro fez qualquer grande planejamento prévio, nem tinham guardado somas consideráveis. A mulher mais jovem saiu de casa com menos de 50 reais; um dos homens, decidiu fazer um bate-volta de bike para o litoral de São Paulo e só voltou meses depois para vender as coisas, entregar a casa e partir para sempre - está há mais de 20 anos na estrada. O mais velho já passou dos 60 e está na estrada desde antes dos 50. Todos viajando de bike, todos bem sucedidos em termos daquilo que querem para si, nenhum tem o menor desejo de largar essa vida. Tenho uma prima, também viajante, que está a um passo de se tornar nômade. Ela só não o faz por enquanto por ter uma empresa de courrier de bike em São Paulo, um negócio que está crescendo. Há muitos outros fazendo a escolha de abandonar as grandes cidades e levar uma vida de baixo orçamento na estrada. Esse movimento só cresce, e sim, não é para todos, e vai continuar sendo para poucos ainda nas próximas décadas. Mas o que impede milhares de seguir o mesmo caminho hoje é essa ideia engessada de que precisa ter "muito planejamento e uma condição financeira ou por baixo, um salário mínimo mensal". Precisa apenas saber o que você quer para a sua vida.
Aqui na Chapada Diamantina no centro da Bahia, vai contra tudo q foi falado no vídeo. Chove o ano todo e por ser um lugar de Chapada, é mais fresco. Enquanto o centro oeste, sudeste batia 37° graus no inverno, aqui não passava de 24 ! Vai muito de região, a galera tem q pensar em plantar mais árvores.
É incrível o nível da irresponsabilidade dos seres humanos! Somos nojentos ao ponto de saber que iremos morrer, não plantamos uma árvore, não separamos nosso lixo. O básico não conseguimos fazer pra nós mesmos
exatamente isso... dá raiva de ver o pessoal nem se preocupando com a propria limpeza ao redor de sua casa...jogam entulho em tudo... quando dá enchente nos arroios, perdem o que tem e aparecem choromingando em reportagens....
Eu fiz um trabalho na escola sobre a possibilidade de desertificação dessa mesma área há cerca de uns 17 anos. Ver isso se tornando realidade a ponto de fazerem uma matéria em tão pouco tempo é assustador.
Nada muda enquanto se não afetar o bolso dos ricos, é assim que as coisas funcionam, infelizmente. E não estou falando só de pessoas mais ricas, mas de cidades mais ricas, regiões mais ricas, empresas mais ricas, países mais ricos.
O nordeste já tendo suas dificuldades sociais e geográficas e ainda tendo que lidar com o agravamento desta última... Essa notícia me fez lembrar daquele ambicioso plano de "acabar" com o deserto ou a desertificação do norte da África, através de uma "muralha verde". Os caras sugerem que é possível. O mesmo não poderia ser aplicado no nordeste? Sendo que as condições atuais ainda nem são equivalentes a um Saara... Em tese seria menos difícil, não? Inclusive pq boa parte daquela região é banhada pelo São Francisco🤔
Tu tá achando que o nordeste é a amazônia ou o quintal da tua casa onde água não falta? O buraco é muito mais embaixo... não adianta plantar se a árvore morre por falta de chuva... ou vc acha que tem água pra um projeto de reflorestamento em grande escala? Não tem água nem pras pessoas, seu palestrinha de condomínio '-'
O semiárido é assim mesmo as chuvas são irregulares. Tem anos q chove 200 mm e ano q chove 1000. Mm. Em muitos locais desse a pecuária é o melhor investimento e n precisa desmatar tudo . Plantar palma bem manejada. Uma área de capins resistentes a seca como buffel e andropogon entre outras alternativas. Animais adaptados como sindi, guzerá e Curraleiro pé duro. Animais de dupla aptidão. Procurem conhecer a fazenda carnaúba na Paraíba é um exemplo de sucesso em uma região seca. No RUclips tem o canal fazenda carnaúba.
Não poder plantar a mandioca é triste, é a planta civilizatória dos nativos do nordeste, o carboidrato que permitiu que grupos humanos maiores se organizassem na região e até hoje é um dos principais alimentos.
Tá, um deserto grande no sertão... Eu sou de Pernambuco e sou da capital. O deserto vai ser criado, e o pobre, já lascado, vai se lascar ainda mais... Nenhuma novidade. O que é um peido para quem está cagado?
@@terezinhaterezinha9250 Exato, mas se Deus já nos deu a inteligência para observar locais ruins por que insistir em ser agricultor numa terra árida e infértil? Burrice do cacildes !
Essas regiões em tempo de seca fica deserto mesmo,mas basta chover que mesmo no local mais árido resurge a vida, a região de Irecê tem solo muito fértil só tem aridez em época de seca, em minha cidade olhando pelo satélite tbm da impressão de deserto, mas quando é época de chuva tudo fica verde.
@@DavidGuesswhatmeu amigo se vc entrar no Google earth na região de Irecê, onde eles dizem que é o suposto deserto e aproximar vc vai ver Q não tem nada de deserto, é uma região de agricultura intensa, inclusive se aproximar bem vc vai ver que tem até matas gigante dentro dessa região árida, eu entendi muito bem,já havia assistido outras reportagem a respeito, creio haver verdades exageradaz isso não é negacionismo é a minha percepção
@@deidimarazevedo8893estive recentemente no deserto do Atacama o mais árido do mundo, e lá tbm tem vegetação, isso não é o único indicador de desertificação
Sou nordestino, morei na regiao do seminárido durante 11 anos, posso assegurar como é difícil conviver com as secas prolongadas e cada vez mais imtensas, quando chove, nao é o suficiente, chamamos de seca verde, pq a garoa é suficiente pra deixar a vegetação verdinha, mas nao é o bastante para reabastecer os reservatórios e manter a produção agrícola. Atualmente resito no leste alagoano, aqui chove bastante, mas wuando a seca no sertão é intensa, reflete aqui também, só que com menos intensidade.
Aqui no Nordeste tem uma planta chamada de favela que ajuda a reverter processos de desertificação. Ela é chamada de planta enfermeira. Ela é adaptada e com pouca chuva fica verdinha.
Onde exatamente, qual estado?
Agora fiquei curiosa, tem na Net? Procura e posta o link
@@nii1714
Na bahia tem, pq tinha essa planta em Canudos na época da Guerra de Canudos. Havia um morro la chamado morro da favela. Quando as tropas voltaram pro Rio de Janeiro, o nome pegou para as comunidades que estavam surgindo nos morros cariocas, pq elas pareciam em aparência com o morro da favela em Canudos.
BAHIA!
Sabe o nome científico??
Minha família é nordestina, lá do interior do Piauí, sertão mesmo... lembro de visitar em 2015 e a seca tava tão intensa que todos os hectares de caju que meu avô tinha desde muito antes d'eu nascer haviam morrido... e não tinha mais nada de verde perto. Era só areia, pedra, barro e serra cinzenta ao horizonte. Um cenário desolador. Nunca mais voltei lá.
Uma tristeza pq minhas memórias mais marcantes de infância são justamente no meio daqueles cajueiros... era muita sombra, abelha, sabiá e muitas outras espécies independente da época do ano... e na época de colheita eram várias sacas de castanha e cajú, sem falar das plantações normais de tubérculos e leguminosas que a gente colhia pra vender e passar o ano... um tempo que não volta mais :(
Sinto muito! Precisamos aumentar muito nossa mobilização para cobrar dis governos ações preservacionistas e reparadoras e também fazer nossa parte com muito mais empenho e determinação.
Que triste! Compartilho de sua dor.
Triste demais. A primeira vez que vi o sertão do Nordeste fiquei impressionado com a adversidade da vida de quem mora ali. Sou do Maranhão e aqui não existe seca, então pra mim era um cenário desconhecido.
Fico triste pelo ocorrido , porem o problema da galera ai é votar em político picareta.
@Mabel-jk8ux Quando vcs vão aprender que regulação e o estado só atrapalha, tem que ser muito inocente acreditar que o estado é capas de resolver um problema que ele criou!😀
Parabéns pela pesquisa e reportagem!
Na Bahia, Ernst Gostch transformou uma região degradada através da agricultura sintrópica, mais conhecida como agroecologia. E seu trabalho tem sido tão reconhecido que tem sido convidado para reflorestar o deserto de outros paises. E muitos brasileiros têm se inspirado e se dedicado a trabalhar com agroecologia. Precisamos valorizar os recursos naturais e humanos com os quais temos sido abençoados no Brasil.
Exatamente! A tecnologia, o conhecimento e o esforço conjunto permitem transformar áreas desérticas em florestas. A China vem fazendo isso há décadas, os árabes também.
Ernest está provando que é possível sim recuperar áreas degradadas e produzir alimento sem veneno!
@@RohaMaximus
A esposa desse homem abandonou ele voltou para a Europa 😢😢😢😅
Os chineses não tiveram muito sucesso em suas campanhas de reflorestamento. É só muito marketing do governo deles, e dos socialistas aqui.
As tempestades de areia pioraram muito na capital(seriam resolvidas pelo reflorestamento), as regiões reflorestadas estão ainda mais secas, pq as árvores plantadas demandam muita água, e a biodiversidade diminui pois plantaram poucas espécies.
A Índia tem projetos menos faraônicos, menos marketing, mas mais resultados. Recomendo ver o trabalho da Paani Foundation e sua "copa da água".
Agrofloresta é a solução e propósito da humanidade....
Moro em Petrolina-PE e posso afirmar, a cada dia o calor nessa região está se tornando cada vez mais insuportável.
Aqui no Rio de Janeiro já tá brabo no verão, já imagino como tá por aí.
😂😂😂😂😂😂
Fui aí no fim de 2022, tive problemas respiratórios como pneumonia por conta do ar seco... Gosto muito de Petrolina e Juazeiro (minha terra natal), mas tá ficando difícil morar nessa região, tive noites que fazia 30 graus, tenso demais.
Blá blá blá blá... sempre a mesma conversa de mudança climática.
Como se isso não fizesse parte do ciclo natural.
"A culpa é dos homens"... mas eles que acusam, fecham os olhos para os ciclos lunar e solar.
Basta uma rápida pesquisa sobre a órbita lunar e as grandes tempestades solar.
Mas... culpar os homens tem maiores vantagens econômicas e políticas 🤷♂️
@@DanteLevinci30 graus a noite é o normal no Amazonas
O problema não é o calor, e a falta de chuva
Acredito que se for feito um trabalho sério de implantação de sistemas agroflorestais na área, em poucos anos a area terá uma cobertura vegetal suficiente para mudar o microclima da região, além de produzir. Nelson Araújo tem um modelo de sistema agroflorestal muito eficiente. Minha sugestão é uma força tarefa da Bahia, para juntar os melhores nomes na atualidade como Ernest, Nelson Araújo, Jurandi Anunciação, Antonio Gomides, Henrique Sousa, Vilmar Lerner, etc.
O PROBLEMA E FALTA DE CHUVA ☔
@@gabrieljesus1991 e a falta de chuva é falta de árvores.
Trabalho bacana do Seu Nelson. Agrofloresta é o futuro, num entanto esse é um trabalho político tbm. JuaPetro fica no maior polo de fruticultura do Brasil, é preciso lidar com isso tbm.
Não dá amigo, as árvores aqui secam por conta do calor.
A geografia mesmo explica que o único motivo do nordeste não ser um deserto e por conta da grande corrente de humildade do Amazonas.
E daí que vemos a grande importância da floresta Amazonas, se ela acabar não só o nordeste vai se ferrar como haverá consequências para todo o país .
Enfim existem muitos outros motivos para isso acontecer.
@@wpinformatica7349 entendo, mas existem arranjos florestais para locais como esse, mas requer mais estudo e persistência, cada local exige plantas adaptadas àquelas condições, acredito que se houver vontade, existe a possibilidade real de reversão do quadro mostrado.
Obrigado por terem disponibilizado esse conteúdo aqui no RUclips.
De nada.
Muito preocupante. Moro no agreste paraibano, Campina Grande. Aqui é semiárido também, mas com temperaturas amenas devido a altitude do Planalto da Borborema, 500-550 metros em média; com índice pluviométrico 700 a 800 mm. Aqui as temperaturas subiram muito. Em período de inverno, antes chegava a atingir 14 c. Hoje o mínimo é 17 ou 18 c. Nos períodos mais quentes, as temperatura atingiam um média máxima de 28 a 30 c. Hoje a temperatura média máxima atinge 35 c. Nas regiões sertanejas, as temperaturas são maiores, com máximas médias de 38 e 40 c.
Pois sim, Lincon. Mas eu digo, Campina Grande ainda está longe de ser uma grande referência no "eita quentura".
Eu saí do Piauí, passei por Petrolina e por fim vim estudar aqui, e vos digo: Campina Grande é maravilhosa, faz jús demais ao seu título: rainha da borborema.
Eu já fui ao Piauí e era muito quente, sou de Aracaju SE
@@messiasjose3651 concordo!
Segundo a Ministra do Meio Ambiente Marina da Silva a culpa é do Bolsonaro.
Não pegou muitos cientistas de surpresa. Pegou muitos jornalistas de surpresa.
Eu tenho avisado há décadas e muitos colegas também, o desmatamento acaba com a retenção de chuvas fazendo o território perder chuva e depender apenas da evaporação de águas marinhas.
Basta acompanhar os mapas de precipitação e comparar com os mapas de desmatamento dos últimos 20 anos.
Disso ninguém fala.
Perfeita colocação..
Desmata e queima mais que ajuda!
@@1981user Talvez as nuvens de fumaça possam fazer chover... haha
E se dizer o óbvio, tem muitos que caem em cima xingando e falando que não tem nada a ver. É simplesmente comparar o tanto que chovia de maneira contínua e ordenada antes e agora.
Moro aqui no noroeste de SP e tenho notado que tem chovido cada ano menos por aqui e as ondas de calor ultimamente tem sido cada vez mais frequentes é um caminho sem volta se não for tomado severas atitudes e tem mais o centro oeste já tá numa situação de quase deserto e logo logo será o Estado de SP 😢😢😢
Se não está conseguindo cultivar macaxeira, então é bem grave mesmo.
Pior kk que macaxeira gosta de calor
@@MarcosPaixão-b3d mas precisa de agua tb
Me impressiona não citar o principal fator da desertificação: desflorestamento da caatinga.
O Cerrado é o próximo na fila...
pois é neh, achei estranho também.
Exatamente! Áreas onde foram extremamente deterioradas por desmatamento e queimadas.Há lugares já improdutivos, não nasce mais nem capim.Tem que haver uma mudança de mentalidade,mas de forma urgente.
É por isso que o discurso de mudanças "globais" não aterriza onde os problemas acontecem. Quem falou foi a senhora trabalhadora rural, ela fala em recaatingacao, ou seja muito mais conhecimento sobre o meio ambiente em que vive.
Cerrado é o próximo. Desmatamento infinitamente maior que dá Amazônia e é um silêncio total, da caatinga nem se fala...
O aumento das temperaturas está relacionado às emissões de gases mas também pelo desflorestamento.
Nada prova seu ponto. O planeta vive sempre em constantes mudanças climáticas. Já tivemos épocas de baixas temperaturas como de altas temperaturas. Estamos só em mais um processo natural do planeta. A "mao" do homem q tanto culpam é só um uso político pra nos manipular e ganhar dinheiro através de "políticas públicas "
Ninguém fala do desmatamento da Caatinga...
@@marcelorodelgamba4415 ninguém?? tem certeza que NINGUÉM fala do desmatamento da caatinga?
Então um zézinho brasileiro de casaco gastando energia pra se manter aquecido na alemanha (terra da DW) e vem falar que o Brasil está esquentando. Que tal os americanos e europeus usarem carros elétricos, e pararem de consumir tanto lixo ao invés de mentir sobre emissões como a Volks fez e depois vir vender mais uma parafernalha neo colonialista aqui? Lembrando que tinhamos uma bela fábrica no nordeste 100% brasileira (a troller) que foi comprada e destruída pela ford
ah vááá temos um xeroque rolmes
Pra quem quiser ver no Google Maps, é soh buscar pela região entre São Saité e Penedo, na Bahia
Meu herói não usa capa, me dá informações!
eu moro na pampa gaúcha, no rs, em alegrete. é uma região altamente produtora de arroz, agora também soja e sempre foi de pecuária, mais bovina que ovina. desde há alguns anos, tenho notado o aumento fortíssimo do calor por aqui, e a redução cada vez maior de chuvas. agora mesmo, em pleno el niño, tivemos quase nenhum episódio de grandes chuvas. sequer enchentes no rio ibirapuitã, que é grande, e margeia a cidade, houve. ao contrário, durante quase todo janeiro, e até agora, 18FEV, estamos quase que em seca, sem exagero. já temos, aqui por perto, o deserto do são joão ... a cousa está feíssima
Espero que estejam bem atualmente, pós-enchentes...
@@jhonatanvasconcelos, até tivemos enchente, mas nem de longe na proporção das maiores que já houve por aqui. alguns problemas nessas enchentes: a grande quantidade de barragens para retenção de água para a lavoura de arroz, e a infusão dos incalculáveis venenos das lavouras nos manancias subterrâneos, sobremodo o Aqüífero Guarani. só espero que depois desse caos no entorno de Porto Alegre medidas importantes sejam tomadas, e estes governantes que só pensam em vender tudo sejam BRECADOS. prefeito de porto alegre e governado do rs praticamente SUMIRAM
Segundo a Ministra do Meio Ambiente Marina da Silva a culpa é do Bolsonaro.
Obrigado pelo mini documentário de alta qualidade!
Alta Qualidade? kkk Segundo a Ministra do Meio Ambiente Marina da Silva a culpa é do Bolsonaro.
O que mais me deixa intrigada é que, já tenho 41 anos e desde de que me entendo por gente, sempre, sempre soube dessa situação de seca e degradação do meio ambiente aqui no Nordeste, o que faz sentido esse processo vir desde muito antes dos anos 50. E é só piorando até chegar em um ponto de não retorno 😢
Primeiro: nenhum ser humano é capaz de detectar qualquer mudança de clima. Isto leva milhares de anos.
Segundo: estes cientistas, com todo respeito, estão apenas conjecturando, são opiniões baseadas em poucos anos de observação, não traz nenhuma garantia real
Terceiro: as manchas observadas indicam efeito da má utilização do solo, que pode ser recuperado.
Quarto: isto pode representar apenas uma desertificação RELATIVA.
A questão é o desmatamento, sem a mata não tem chuva!!
@@amanda2__7Há controvérsias. Baseado em qual estudo você alega isso ?
@@lucasdireDesmatamento somado a emissão de gases que causam o efeito estufa. Caminhamos para mudanças irreversíveis.
@@joseantoniojose3551 Você já estudou sobre o clima do planeta? Já houveram épocas mais quentes e úmidas, mais frias e secas, e isso foi mudando muito ao longo das eras, já houveram várias extinções em massa, 5 bastante severas. Se for analisar bem, tudo isso é parte do ciclo natural da terra. Da mesma forma que "do nada" um meteoro cai na terra e extingue tudo, ou uma série de vulcões entram em erupção sem avisar e também eliminam boa parte da vida na terra, a própria natureza nos trouxe aqui e nos fez o motivo da próxima extinção em massa. É isso.
Uma tristeza saber que esse material tão rico não seja divulgado em massa no nosso país para alertar nossa população
Só saber, não adianta. Precisamos nos mover, plantando. Todos nós
É um milagre que este material jornalístico sequer esteja DIVULGADO!
E é graças aos alemães da Deutsche Welle que estamos tendo algum dado.
Porque, aqui no Brasil, até perguntar sobre a realidade ao redor pode gerar processo e outros problemas.
Nós vemos que o povo brasileiro não tem voz e isso graças aos "coronéis" e aos políticos ingratos do Brasil.
O Sul já sofre um processo de arenização na região da fronteira com a Argentina, na região sudoeste do Rio Grande do Sul.
Nessa região o problema tem menos a ver com o clima e mais a ver com a má utilização do solo.
Me lembro do ano de 2004, quando eu tinha apenas 10 de idade, e já se falava de aquecimento global, as projeções eram um pouco preocupantes. Pois bem, 20 anos depois, essas projeções preocupantes estão aí... São uma realidade! Eu sinceramente tenho muito medo de como será as coisas daqui 20 anos, em 2044...
Acho que vai ser pior
mad max nunca fez tanto sentido.... parece o futuro
muitos doidos e deserto pra todo lado
O Brasil todo virou um deserto? Morar no sitio ainda é melhor para todos
@@salatielneto1244 aí sim e outra história, um sitio...lugar com árvores e tal e outra qualidade de vida (quem dera) 🙂
A especulação imobiliária implacável está crescendo a passos largos de forma legal e os rios sufocados e sujos estão agonizando!!!
Estou na roça e peguei umas sementes de árvore que fluia pelo rio e ja vou levar para a capital para plantar por lá me desejem sorte 👍
Aqui no RJ tbm esta um calor infernal e os infelizes cortando as arvores todas.
Tem que proibir corte de arvores urbanas e incentivar o plantio de mais árvores.
Faço isso aqui na minha cidade, Aracaju/SE. Comecei na pandemia e vou plantando na cidade toda pés de manga rosa, minha fruta predileta. Recomendo que plante primeiro a mudinha em casa e, após certo crescimento, faça o transplante para as ruas. Boa sorte e bom trabalho!
@@amadomauro1plante vegetação de Mata Atlântica tbm😢
Boa sorte.... 💚🍀
@@EngenheirUbernão só árvores nas áreas urbanas, mas em todo e qualquer lugar, já estamos em uma situação muito grave😮
Parabéns pelo conteúdo deste e de outros tantos vídeos que vcs tem produzido! Parabéns!!!
Algumas áreas do nordeste já são propícia a esses acontecimentos e as pessoas ainda insiste em desmatar e usar de forma inadequada do solo e o governo também não faz nada , sou nordestina e é muito triste ver isso apesar de que nunca sofri por falta de água AL tem bastante água, mas meu sonho é poder estudar e ajudar essas regiões
Com bancada do agro no congresso e os negacionistas e pessoas com dinheiro que fomentam o negacionismos, fica difícil. Existe um jogo político pra não se fazer nada.
Que pessoas? Onde? Deixa de lorota cite nomes
Excelente matéria! É de utilidade pública. Parabéns a equipe da DW Brasil 👏🏻.
Os três últimos meses de 2023 foram os mais quentes de todos os tempos aqui no Nordeste, moro na Chapada Diamantina na Bahia que é uma região um pouco mais fria por conta das montanhas, mesmo assim o calor foi sufocante nesses meses, que haja um estudo bem aprofundado para que não deixe o Sertão e a Caatinga virar deserto, pois a biodiversidade da região é unicamente Brasileira
eu moro nessa região e hoje o calor foi tão estremo de forma que os animais não estão aguentando o calor!
Aqui no sul do Piauí, ao redor de Gilbués, também temos um processo parecido. Tivemos um ótimo programa chamado Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas (NUPERADE), que, por algum motivo, reduziu a atuação. Triste demais, mas fazer o que, se até as árvores frondosas que tínhamos dentro da cidade foram arrancadas para construção de praças mortas cheias de concreto e só com palmeiras, sem um pingo de sombra? Quem dirá árvores da zona rural... A tendência é aumentar o calor mesmo, retroalimentando o ciclo de menos chuvas.
Um tema que não tá recebendo a relevância que deveria, isso impacta na vida de todos. Deveria existir um esforço coletivo de todos os setores para que isso se resolva ou seja amenizado.
Pois é! Principalmente dos políticos que estão inertes em relação a essa situação.
kkk começa com ops paises que estao distruindo o mudo e alemanha e um deles inclisive esse tv aqu e do governo alemao
Os políticos são eleitos por pessoas do agro e tem claramente um conflito de interesse. Pra mudar isso, a população deveria eleger ambientalistas.
Ana Paula Cunha aponta um aspecto crucial. A aridez fora do semi-árido nordestino se dá sobre plantas e animais que NÃO evoluíram sob essas condições. Em comparação, a biota do semi-árido teria maior resiliência. Mas tudo tem limite.
Vambora divulgar e compartilhar o estudo!
Aqui em santos o tempo mudou muito, ficou mais quente e com chuvas acumuladas, muito diferente de antes, que não era tão quente e chovia sempre um pouquinho e parava
Já ouviu falar de El ninho???
É verdade, Santos mudou bastante nos últimos anos tenho percebido, acredito que não vai demorar tempo pra ficar inundado só não vê quem não quer.
Excelente reportagem, muito informativa e bem feita, parabéns a agricultura de Juazeiro BA. Vamos lutar pelo nosso nordeste.
Que surpresa! Estou chocado!
Moro no litoral de Sergipe e, mesmo aqui, o calor beira o insuportável. Antigamente, à noite, próximo à praia, fazia um friozinho, e as pessoas usavam agasalhos. Agora, nem pensar!
Parabéns pela reportagem, as mídias corporativas brasileiras estão com conteúdo péssimo.
Triste realidade, o povo não tem consciência, o norte do Paraná está cada primavera/verão mais seco e quente.
🎉🎉🎉PARABÉNS 🎉🎉🎉por essa belíssima revista🎉🎉🎉🌹
Em Curitiba PR. a geada fazia parte da paisagem no inverno 🧣 hoje ela não existe mais e até agora ninguém quis resolver esse fenômeno natural tão lindo que tínhamos no município 11:35 .
Querido isso só seria resolvido se os governantes tomassem a atitude de começar a reflorestar o planeta imediatamente para daqui a 50 ou 60 anos começarmos a colhermos esses frutos do replantio.
É verdade sim que a natureza tem a capacidade de se regenerar, mas a questão é que no ritmo que o homem está destruindo a natureza não dá tempo hábil para que a mesma possa se regenerar pelo espalhamento de sementes que os
Animais fazem naturalmente na natureza você compreende isso ?
Cientistas já afirmaram que para que a temperatura mundial diminuísse 1 grau e meio seria preciso que o homem plante nada menos que 1 trilhão de árvores espalhadas pelo mundo inteiro, você é capaz de compreender essa tarefa e compromisso mundial ?
Aí eu te pergunto os governos mundiais estão realmente preocupados com o meio ambiente ?
Bom, não posso eu afirmar que outros países não está nem aí para meio ambiente, mas posso afirmar com certeza que aqui no Brasil o governo tá cagando para o meio ambiente.
Estão destruindo nossa maior riqueza que é a natureza e esses governantes lixo não fazem nada para punir quem faz isso covardes.
Mas pode deixar colega, porque a mãe natureza vai se vingar na melhor hora pode ter certeza disso.
Muito triste na minha terra também as plantações que se plantavam a 30 40 anos atrás hoje já não nasce mais
Onde moro no interior de SP porta de entrada pro MS e próximo ao Triangulo Minero, temos a umidade do ar mais baixa que no deserto 10% - 12%, as chuvas que sumiram nas águas de março ainda não voltaram, ironicamente temos os maiores lagos artificiais tanto da antiga CESP como da CEMIG! O clima mudou muito nos últimos 20 anos, vimos culturas como do café, laranja e banana sumirem para dar espaço ao deserto verde da cana de açúcar, e nessa seca basta uma pequena centelha para vermos o inferno na Terra!
Conteúdo do DW sempre muito informativo.
Parabéns pelo trabalho de vocês e que possam obter cada vez mais sucesso!
Infelizmente o desmatamento não está reduzindo... esse deserto não será o primeiro se as coisas não melhorarem logo
Muito boa reportagem! Ouviram os cientistas e os agricultores familiares. Precisamos cada vez mais incluir esses setores sociais com o poder público na luta pela mitigação e adaptação das mudanças climáticas.
Moro em Marabá no Pará, se aqui o calor aumentar mais e a água acabar ou reduzir em 40% - se tornará um lugar inabitável ! É TRISTE !
40% ? Isso em qualquer parte do planeta 😅😂
Acredito que o Pará vai estar inabitável em 5 ou 6 décadas. Talvez menos. Então se você tem filhos, pense em mudar de lugar.
@@ia8018 Vc mora no Pará? Se sim, é assim tão quente lá?
@@HGoyas é quente, mas não é insuportável - eu me adaptei…o PA é quente e úmido, n tem vento rsrs…mas , na época das chuvas como agora a temperatura é mais agradável. Tem muita gente inclusive que veio do sul, que diz que gosta, pois por ser úmido e quente é mais saudável…eu curto o frio, mas como disse me adaptei.
Quando fui de Goiânia para Fortaleza passei por.bahia, e precisava ligar o Google mãos para eu vê algumas cidades próximas fiquei impressionado com o deserto que eu percebi no meio da Bahia isto em 2021
Norte de Minas tb já é deserto.
Quando eu falo isso pras pessoas, elas ficam em choque, mas simm, morei até os 27 anos no norte de minas, e ta cada vez pior!
@@gabriel.alencarr discordo, a 12 anos atrás a seca era bem pior aqui no semiárido.
Secas de 2012-2013 foram extremas.
Chovia 5 dias e ficava 60 dias sem nenhuma chuva .
Falo isso por que Ainda moro aqui até hoje e vivir as secas de 2012-2013-2016
@@tomwc9bg Então me parece que são periodos sazionais
Moro no norte de Minas e aqui tá chovendo pra caramba @@gabriel.alencarr
Moro no norte de Minas e as chuvas aqui estão muito boas poucos anos choveram igual ao fim de 2023 e início de 2024, inclusive estou digitando e está chovendo 😅
Muito esclarecedor. Obrigada, uma verdadeira aula
Será que se usar lixo orgânico ou restos orgânicos de safras de grandes fazendas para enriquecer o solo e usar a técnica de "semear nuvens" para provocar chuvas na região séria uma boa solução para recuperar o solo para reflorestar e melhorar o clima?
Não, não seria!
A única saída é a agrofloresta
Reflorestar plantas locais
É por isso que eu não troco a DW por nada, notícias claras e de qualidade sempre. Parabéns equipe da DW Brasil e obrigado pelo excelente serviço.
Kkkkkkkkkkkk
KKKKKKKKK
confie sempre naquele jornal que fala mal da esquerda, esse é o mais confiável
Cientistas já falaram que o Brasil sem Amazônia é deserto !!!
Zona da mata disse para você não faltar mais as aulas.
@@JoseSilva_ É o que macho?
Sem a Amazonia, não existe o fluxo de umidade que faz chover na zona da mata, portanto ela seria menor ou talvez se tornasse cerrado/savana@@JoseSilva_
E os outros países são oq ??
@@bruno16625 Não seja imbecil amigo. A mata não cria chuva. É a chuva que cria a mata.
Ela falou sobre o Oeste Baiano, lugar onde fazendeiros do Sul se estabeleceram e começaram a fazer um estrago no meio ambiente para plantar milho e soja
Sou de Juazeiro. Obrigado pelo conteúdo informativo!
Ótimo conteúdo ✌
Excelente vídeo!👏👏👏👏
Uma entrevista com o Dr Ricardo Felício seria bom para explicar esse fenômeno.
Ele tem autoridade para esclarecer de uma forma verdadeira.
Aqui na minha cidade, Caruaru, tá chovendo bastante, graças ao meu prefeito Rodrigo Pinheiro, teve até eclipse no ano passado
Kkkkkk não é um prefeito, é um pai 😂
Que meu prefeito seja eterno kkkkkkkk
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Fez um ritual da chuva kkk
5:01 "É um processo irreversível porque é uma mudança de clima, e é uma mudança de clima em razão das mudanças climáticas" 😅
Produzirá muitos impactos
Na economia dessa região
0:55 Que coisa triste ter que dizer que extrapola as fronteiras do nordeste para ver se as pessoas e o poder público se interessam. 😵
Venho comentando isso desde 2010, aqui em Mato Grosso, as culturas de mamão que é essencial para a produção do "furrundu" doce típico, o pequi, a taioba entre outras PANCs, já sofrem com o excesso de temperatura e a falta de chuvas em alguns lugares, ou seja, dentro do próprio estado já temos pequenas alterações, que a longo prazo podem se estender.
Temos que agir com urgência, ou então as próximas gerações, pagarão bem caro pela nossa inação.
Em teoria, como são regiões com forte incidência solar, pode ser que usinas solares estimulem o desenvolvimento dessas regiões, o que poderia trazer capital, população e investimento contra essa desertificação. Em paralelo a isso, o Executivo municipal poderia dar assistência à agricultura familiar dessas famílias.
Como é bom ser inocente 😅😅😅
Isso já existe desde os anos 2010, Juazeiro é o maior produtor de energia solar do Brasil e vende sua energia para todo o pais. O incentivo a agriculta familiar também é algo que já acontece. O problema é ambiental mesmo
Aqui na região de Irecê é fato a desertificação, muito triste....
Já teve prefeito com projeto de "fazer chuva artificial"
As lideranças da região de Irecê deve URGENTE, criar projetos e meios, de reflorestamento, cuidados com o solo, entre outros, para lidar com a desertificação, que já é realidade.
Caso contrário, veremos novamente a migração de muitos para as diversas partes do país.
O problema maior de Irecê foi as monoculturas e o uso intensivo de agrotóxicos durante décadas. Empobreceu o solo
Verdade! Quando se olha a região de Irecê pelo Google maps é impressionante o "clarão" em relação a outras regiões!
E vdd ninguém fala nada mais a uma área muito grande que não serve para nada nem batata e cebola nasce além disso vc olhando o satélite vc tem noção do tamanho do deserto 🏜 está sendo formado só é coloca no maps irece bahia
Um parente meu negou que a onda de calor e aridez estava relacionada ao desmatamento. Com o passar dos anos, ele vivenciou esse desmatamento nas redondezas e um dia ele disse que reconhecia que estava errado. Hoje ele sente o desconforto da elevação das temperaturas.
combater isso seria como combater áreas sendo desmatadas para a plantação ou criação de animais basicamente combater os latifundios e grilagem de terras, ou seja boa sorte, até o momento n é o que se tem em visto em nosso tipo de produção, provavelmente isto continuara até a criação real de um deserto, afinal o lucro em curto prazo é muito mais estimado do que a manutenção de um recurso para que ele continue existindo;
Moro na cidade de Paulo Afonso, quando não é a falta de emprego é o clima tentando nos eliminar.... a vida não é para os fracos mesmo 😔
O estranho é que todas as ONG's internacionais estão na Amazônia e nenhuma no semi árido nordestino, por que será ???
Nomeie pelo menos 5 ONGs internacionais que estão na Amazônia e não estão na caatinga.
@@renanrizh7286 Documentos em poder do senador mostram que a ONG Opção Verde foi criada por holandeses e que, desde 2008, compra terras na região de Coari, no Amazonas. Cópias de documentos de cartórios mostram a aquisição deliberada das terras. O senador Plínio relata que, na Amazônia, existem milhares de ONGs com atividades suspeitas. “Eu não saberia dizer o número exato de ONGs na Amazônia, falam em dez mil, mas se tivesse mil já era muita, mas tem milhares de ONGs na Amazônia, em contraste com o nordeste, por exemplo, que não deve ter dez ONGs dessas. Tem umas que não recebem verba pública, mas recebem de governos estrangeiros”, tentei por um link da CPI das ongs mas, o dono do canal apaga, leia e esqueça a Rede Bobo !!
Verdade 😂
Tu deu uma volta por lá pra saber?
@@apoenaferraz3512 digita no Google, sobre a CPI das ONGs e tu vai ver as barbaridades que esses sangue sugas fazem, se informa vale a pena
É triste demais...tem muita gente, bicho e planta sofrendo. Galera, vamos resolver esse problema? Bora criar uma solução? Algo que retire esse carbono da atmosfera. Porque a galera não vai reduzir as emissões, infelizmente disso tenho certeza. Enquanto a gente não descola uma boa solução, vamos plantando árvores. Vamos todos nessa luta. Plantem árvores, seja na cidade, em praças, sítios, etc.
O tema do meu TCC é esse, tenho que fazer o referencial teórico até o final do mês 😢
Boa sorte estou na torcida amigo, vai dá tudo certo!
Incrível! Boa sorte! Vc cursa o quê?
Boa sorte
Joga os dados no chat gpt Tiago RS . ..
Boa sorte amigo!
Existe um laboratório de estudos de recuperação de áreas degradadas muito eficiente na UNIVASF de Petrolina
Precisamos de adaptação, tecnologia, estudo e dinheiro bem aplicado para compensar e transformar tudo isso.... Quantas regiões áridas nesse mundo conseguem produzir e viver bem? Muitas..
Aí temos o mais importante...o povo. Os ajustes só precisam de educação e vontade política
Precisamos do fim do dinheiro e do lucro...
Moro em Caruaru-PE e confesso que cada dia mais estou assustado com o clima da região. Os dias estão insuportavelmente quentes e as terras estão cada vez mais secas. Nasci e me criei aqui, então dá para se ter uma boa noção da mudança progressiva que ocorreu nessas áreas. Pra completar, o índice de queimadas nessa época do ano dispara. É necessário que isso seja falado. Tantas outras pautas são criadas para resolver o problema, mas ninguém se atenta à causa.
O problema é ver essa situação e ninguém faz nada
Esse período mais seco sempre existiu há cada 110 anos. Meu avô dizia que de 1901 a1910 ocorreu esse fenômeno. Agora foi de 2010... 2012, até os dias de hoje. Há muito tempo que isso acontece e a prova são carnaúbas que cresceram no leite de uma lagoa em Jaguaretama -ce. Isso mostra que houveram períodos mais secos que o do momento. Pois esse de agora só escaparam duas e na parte mais alta da lagoa.
Fiquei surpreso com Petrolina no mapa. Grande região produtora de uva.
Mas é de irrigação, as frutas tem disponibilidade agua do Rio São Francisco e bastante luz solar o ano todo...
Os parreirais nas margens do rio. Quem adivinharia q isso seria um problema? 🤔
@@rafaelcerqueira3476a irrigação vai acelerar o processo de desertificação por meio da salinização do solo.
Riscos que on vídeo nao contempla: Dependendo da extensão dessa desertificação, a produção de energia hidroelétrica pode ficar inviável no Brasil comprometendo toda a indústria.
Dependendo da extensão da desertificação pode comprometer grande parte das safras agrícolas.
Sem indústria e sem agricultura, não sobra muito no PIB do pais.
Muitos anos desmatando as florestas, em consequência, estão aumentando as áreas secas, o Brasil precisa plantar para minimizar os impactos extremos
E aqui no extremo sul do Rio grande do sul, praticamente não fez calor durante esse verão, muito estranho.
Foi dito no vídeo que o Sul é o único lugar que tá imune a esse fenômeno
Largar tudo, colocar uma mochila nas costas e cair no trecho, que esse mundo já se lascou e não é de hoje
Isto é pra poucos.
Requer muito planejamento e uma condição financeira ou por baixo, um salário mínimo mensal.
Já tem muitos no trecho e maioria dependendo de ajuda dos outros e sendo discriminados.
Já viajei muito de motorhome e vi de perto muitos que eram mochileiros sem renda e pagam um preço altíssimo.
Tem que dá sorte ou muita garra, como o Eliezer, do canal via infinda.
@@Pastorsemdizimo Que seja para poucos, qualquer escolha que desvie dos padrões convencionais sempre será para poucos. Mas cair na estrada está bem longe de ser algo que requeira "muito planejamento e uma condição financeira ou por baixo, um salário mínimo mensal". Vai depender mais do que a pessoa está disposta a encarar no percurso. Acompanho quatro nômades brasileiros de longa data, dois homens e duas mulheres, que viajam de bicicleta pelo país e estrangeiro, todos com mais de 10 anos ininterrutos de estrada. Nenhum dos quatro fez qualquer grande planejamento prévio, nem tinham guardado somas consideráveis. A mulher mais jovem saiu de casa com menos de 50 reais; um dos homens, decidiu fazer um bate-volta de bike para o litoral de São Paulo e só voltou meses depois para vender as coisas, entregar a casa e partir para sempre - está há mais de 20 anos na estrada. O mais velho já passou dos 60 e está na estrada desde antes dos 50. Todos viajando de bike, todos bem sucedidos em termos daquilo que querem para si, nenhum tem o menor desejo de largar essa vida. Tenho uma prima, também viajante, que está a um passo de se tornar nômade. Ela só não o faz por enquanto por ter uma empresa de courrier de bike em São Paulo, um negócio que está crescendo. Há muitos outros fazendo a escolha de abandonar as grandes cidades e levar uma vida de baixo orçamento na estrada. Esse movimento só cresce, e sim, não é para todos, e vai continuar sendo para poucos ainda nas próximas décadas. Mas o que impede milhares de seguir o mesmo caminho hoje é essa ideia engessada de que precisa ter "muito planejamento e uma condição financeira ou por baixo, um salário mínimo mensal". Precisa apenas saber o que você quer para a sua vida.
Aqui na Chapada Diamantina no centro da Bahia, vai contra tudo q foi falado no vídeo. Chove o ano todo e por ser um lugar de Chapada, é mais fresco. Enquanto o centro oeste, sudeste batia 37° graus no inverno, aqui não passava de 24 !
Vai muito de região, a galera tem q pensar em plantar mais árvores.
Temos que parar de desmatar e tentar resgatar terras arrasadas pela seca através da agrofloresta.
Sou do sertão do PE, quando fui no mês de outubro o sol estava tão, quente a amdar na cidade os pés ficava pegando fogo.
É incrível o nível da irresponsabilidade dos seres humanos! Somos nojentos ao ponto de saber que iremos morrer, não plantamos uma árvore, não separamos nosso lixo. O básico não conseguimos fazer pra nós mesmos
exatamente isso... dá raiva de ver o pessoal nem se preocupando com a propria limpeza ao redor de sua casa...jogam entulho em tudo... quando dá enchente nos arroios, perdem o que tem e aparecem choromingando em reportagens....
Eu fiz um trabalho na escola sobre a possibilidade de desertificação dessa mesma área há cerca de uns 17 anos. Ver isso se tornando realidade a ponto de fazerem uma matéria em tão pouco tempo é assustador.
Bem boa a reportagem🎉
Sou de Juazeiro/BA e estou literalmente sentindo na pele.
Nada muda enquanto se não afetar o bolso dos ricos, é assim que as coisas funcionam, infelizmente. E não estou falando só de pessoas mais ricas, mas de cidades mais ricas, regiões mais ricas, empresas mais ricas, países mais ricos.
Ricos, a realidade no Sul (que não faz diferença nenhuma)
Tem uma música de Belchior que ele diz: " o Nordeste não é gente, o Nordeste nunca houve".
São os ricos que estão bombando essas narrativas...para você, bobinho, consumir o que eles querem.
Moro em Patos Paraíba, aqui esse ano já bateu 42C em dias consecutivos
O nordeste já tendo suas dificuldades sociais e geográficas e ainda tendo que lidar com o agravamento desta última...
Essa notícia me fez lembrar daquele ambicioso plano de "acabar" com o deserto ou a desertificação do norte da África, através de uma "muralha verde". Os caras sugerem que é possível. O mesmo não poderia ser aplicado no nordeste? Sendo que as condições atuais ainda nem são equivalentes a um Saara... Em tese seria menos difícil, não? Inclusive pq boa parte daquela região é banhada pelo São Francisco🤔
O que aconteceria se houvesse o plantio de arvores que armazenam água (juazeiro, umbuzeiro) nessas áreas ou nas bordas dessas áreas?
Existe floresta porque chove, e não o contrário!
Evapotranspiração: oi
Jênio, argumento nível Einstein,
A mudança de vegetação eh bem nítida quando se sai de Sr do Bonfim ainda perto da Chapada para Juazeiro/Petrolina. Muito seco e bode na BR 407.
Povo gosta de reclamar e fazer filho, pergunta se apenas um do estado inteiro já plantou uma única árvore .
Você já plantou?
Tu tá achando que o nordeste é a amazônia ou o quintal da tua casa onde água não falta? O buraco é muito mais embaixo... não adianta plantar se a árvore morre por falta de chuva... ou vc acha que tem água pra um projeto de reflorestamento em grande escala? Não tem água nem pras pessoas, seu palestrinha de condomínio '-'
Sim… o problema é “o pessoal fazer filho” 😂 tu já nasceu demente assim ou fez algum curso?
O semiárido é assim mesmo as chuvas são irregulares. Tem anos q chove 200 mm e ano q chove 1000. Mm. Em muitos locais desse a pecuária é o melhor investimento e n precisa desmatar tudo . Plantar palma bem manejada. Uma área de capins resistentes a seca como buffel e andropogon entre outras alternativas. Animais adaptados como sindi, guzerá e Curraleiro pé duro. Animais de dupla aptidão. Procurem conhecer a fazenda carnaúba na Paraíba é um exemplo de sucesso em uma região seca. No RUclips tem o canal fazenda carnaúba.
Estudo de desertificação
Não poder plantar a mandioca é triste, é a planta civilizatória dos nativos do nordeste, o carboidrato que permitiu que grupos humanos maiores se organizassem na região e até hoje é um dos principais alimentos.
Tá, um deserto grande no sertão... Eu sou de Pernambuco e sou da capital. O deserto vai ser criado, e o pobre, já lascado, vai se lascar ainda mais... Nenhuma novidade. O que é um peido para quem está cagado?
Só Deus na causa,pois Ele é dono de tudo!!!
@@terezinhaterezinha9250 Exato, mas se Deus já nos deu a inteligência para observar locais ruins por que insistir em ser agricultor numa terra árida e infértil? Burrice do cacildes !
Eu sei resolver essa situação aí!
Essas regiões em tempo de seca fica deserto mesmo,mas basta chover que mesmo no local mais árido resurge a vida, a região de Irecê tem solo muito fértil só tem aridez em época de seca, em minha cidade olhando pelo satélite tbm da impressão de deserto, mas quando é época de chuva tudo fica verde.
Vc n entendeu nada
Essa região em específico, não " essas regiões". Mas se vc falou então tá falado. Podem rever o estudo então.
@@DavidGuesswhatmeu amigo se vc entrar no Google earth na região de Irecê, onde eles dizem que é o suposto deserto e aproximar vc vai ver Q não tem nada de deserto, é uma região de agricultura intensa, inclusive se aproximar bem vc vai ver que tem até matas gigante dentro dessa região árida, eu entendi muito bem,já havia assistido outras reportagem a respeito, creio haver verdades exageradaz isso não é negacionismo é a minha percepção
Ufa, ainda bem que temos um leigo aqui pra desmentir os cientistas
@@deidimarazevedo8893estive recentemente no deserto do Atacama o mais árido do mundo, e lá tbm tem vegetação, isso não é o único indicador de desertificação
Por qual razão o ser humano só quer agir sobre assuntos importantes quando o sofrimento é um problema de todos?
parece exatamente a mesma notícia de 20 anos atrás 😂😂😂😂.
Sou nordestino, morei na regiao do seminárido durante 11 anos, posso assegurar como é difícil conviver com as secas prolongadas e cada vez mais imtensas, quando chove, nao é o suficiente, chamamos de seca verde, pq a garoa é suficiente pra deixar a vegetação verdinha, mas nao é o bastante para reabastecer os reservatórios e manter a produção agrícola. Atualmente resito no leste alagoano, aqui chove bastante, mas wuando a seca no sertão é intensa, reflete aqui também, só que com menos intensidade.
Mas não tem pq regular pra frear os efeitos do aquecimento global não, confia nas grandes empresas e nos super ricos 👍🏽
Aquela região nunca foi vista de forma diferente. Sempre foi considerada uma região extremamente sofrida quente e sem chuvas.