Fui a uma entrevista que pediram 8 anos de experiência mínima de trabalho como advogado, sendo que tenho 24 anos. E , pasmem, a vaga era para advogado júnior e o salário não chegava nem a dois salários mínimos. Lembrando que o curso de direito dura 5 anos. Eu deveria ter começado a trabalhar/advogar com 16 anos de idade ?
Claro gastaram o dinheiro que tinham em putas , cachaça , financiamento de carro e casa , formaram família desestruturadas , óbvio que esses velhos vão ter que trabalhar até o último dia da vida deles kkkkkkkkk . O jovens tem que trabalhar sim nem que seja vendendo doce no sinal e entregando comida no ifood pra conseguir dinheiro pra emigrar desse país subdesenvolvido economicamente e intelectualmente .
@@izzy_q Exatamente. Vi minha mãe professora , trabalhando, viajando para o Paraguai, produzindo, conquistando , hoje aposentada , aproveitando a vida , com filhos encaminhados .
Tenho 33 anos trabalho em um mercado , sou operador de caixa , escala 6x1. É ruim de mais, cansativo fisicamente e mentalmente. Os jovens estão certos em não querer isso pra vida deles.
Trabalho na construção civil, com as horas extras e sábados (totalizando 6x1) ganho razoavelmente bem para algm solteiro e sem filhos com um custo de vida baixo q é aq em Salvador, ai penso q trabalhar em supermercados, shoppings e etc com escala forçada 6x1 é bem pior e ainda pra ganhar um salario minimo com descontos. Bizarro.
Mano… eu trabalho na escala 6x1… tenho 25 anos e comecei a trabalhar com 17 anos, esses 8 anos se passaram em 2 anos pra mim… minha vida está indo embora, só trabalho e não tenho dinheiro nem pra dar entrada em um carro pra poder visitar meus pais que moram em outra cidade… O único dia pra descansar (DOMINGO) temos que arrumar a casa e fazer a marmita, ou seja, domingo é o dia de preparação pra poder trabalhar mais 6 dias. Estou estudando sobre cripto moedas e pretendo atingir minha independência financeira no ano que vem. E recomendo que vocês procurem um método pra ganhar dinheiro sem trabalhar tanto, estamos trocando nossas vidas por migalhas… o nosso TEMPO por migalhas.
" estamos trocando nossas vidas por migalhas" = ficando mais pobre, velho e enricando o patrão. Paro e penso... Porque eu nasci no Brasil 😔🤮 ohhh país lixo !
@@Peterbilt_ praticamente é isso, mano… eu acordei dessa matrix ano passado, pensa… tu tem que trabalhar a vida inteira pra conseguir dar uma entrada numa casa ou carro, tem que ficar economizando centavo por centavo enquanto o governo imprime dinheiro infinitamente aumentando a inflação e diminuindo nosso poder de compra fazendo a gente trabalhar cada vez mais e ganhar cada vez menos… Mano… não sei quantos anos você tem, mas procura sobre cripto moedas e finanças descentralizadas! SONEGE IMPOSTO! Saia da Matrix!
@@viajahtur eu trabalho como técnico em manutenção de celulares, quanto esse negócio de agro eu não entendo é nada kkkkk meu negócio agora é Bitcoin. Estou trabalhando com reparo de aparelhos enquanto adquiro conhecimento com cripto moedas o suficiente para a atingir minha independência financeira futuramente. Já trabalhei em fábrica, em destilaria de álcool, colhendo café, em granja catando frango da merda pra encher caminhão… é foda mano…
Requisitos pra trabalhar antes: •Saber efetuar o trabalho 👍 Hoje em dia: •ser fluente em inglês,português,latim,chinês e italiano •ter no mínimo 30 anos de experiência com aquilo(o tal trabalho surgiu a menos de 20 anos e talvez você tenha surgido depois disso) •trabalhar 12 horas por dia •programar em Java,C,Python e portugol •saber fazer café sem usar café •poder voar •ter as ideias no lugar da empresa
Sinceramente, sou de outra geração, mas acho que eles estão certíssimos. Se matar de trabalhar para enriquecer os outros, não é nada agradável e ainda ficar doente por isso.
Empreender, viver com pouco e aceitar o fato incontornável da mor*te. Não temer não ter dinheiro para viver até os 100 anos é a solução contra a maioria dos problemas.
Então a raiz do problema é o capitalismo, que forma uma pirâmide social que obriga milhões de pessoas pobres sustentar meia dúzia de ricos. A geração futura pode e deve lutar para formar um sistema mais justo. O Brasileiro é mais afetado, pois sustentamos vários países ricos com nosso trabalho e recursos naturais.
Essa geracao z nao quer aprender no estagio. Ta acontecendo um femomeno inedito nas selecoes publicas para estagiario ganhar mil reais e trabalhar 4 horas por dia. Esse ano teve duas seleções e poucos candidatos fizeram a prova, era mais de 600 vagas e nao preenche 20.
Sou arquiteta, formada há quase 5 anos, com 2 pós graduações e apenas em 2024 consegui um cargo registrado como assistente, mas com salário de operadora de caixa e com função e carga horária de gerente de projetos; mas infelizmente eu não tenho rede de apoio, pago aluguel e um financiamento estudantil, pois se não fosse isso, eu estaria sim como os nem-nem, buscando um vaga melhor, com melhor salário e mais flexível. Essa romantização de que temos que fazer pela experiência funciona apenas para gerar um bournout.
Vou te dar uma dica, não paga teu financiamento estudantil, espera chegar o mega saldão de renegociação que os leões dão descontos de até 90% para quitar a vista.
@@matheusfelipe7318 Excelente ponto levantado. A indústria é uma grande geradora de empregos, o agro apesar de movimentar muito dinheiro emprega muito pouco.
O mais importante numa pesquisa não e quem faz a pesquisa. Mas sim quem patrocina ela. Toda hora essa conversa que jovens não querem trabalhar. Ninguém quer ser explorado a troco de nada.
vc tocou no ponto chave... não é q a geração Z nao quer trabalhar, a geração Z esta sim trabalhando , porem fora da CLT, como em redes sociais por exemplo. isso é uma luta silenciosa contra o sistema q sempre oprimiu o trabalhador. algo vai ter q ser feito na questão trabalhista caso contrario o patrão nao vai mais ter sua mão de obra na fabrica.
@@wadarellxd3540CLT é inspirada na carta del lavoro do Mussolini na era fascista , ninguém quer ser CLT pra ganhar um salário mínimo , é melhor ser autonomo
Por males da pobreza, eu sofri de profunda depressão dos meus 18 até os 26 anis e só voltei a trabalhar nos 26 anos. De abandono familiar a bullying e doenças físicas eu tive na infância e adolescência. Mirava em favela. Não sou mulher nem negro. Mas um homem branco. Pobre. Tive prejuízos pois perdi tempo e dinheiro que não voltam mais. Demorarei pra me aposentar e atrasei minha formação acadêmica e a compra de uma casa. Ninguém nunca fala sobre: ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO, DISTÂNCIA ENTRE CASA E EMPRESA, EMPREGOS INSALUBRES (E SEM SENTIDO), DOENÇAS MENTAIS, etc. A impressão que eu tenho é que essas análises superficiais sobre os problemas de classe, só revelam interesse de classe. "A pessoa NÃO QUER estudar e trabalhar..." Oh, céus e a vontade vêm da onde? Por que será que não quer ou não quer mais. A desmotivação cai mesmo do céu? É uma mera decisão? Só na cabeça dos ignorantes e desonestos. O meu primeiro emprego foi a pior experiência que eu tive. Os meus anos na escola pública também. E sempre gostei de estudar. Nunca fui preguiçoso. Hoje trabalho há 2 anos numa empresa de home office. Não é o melhor dos trabalhos, mas só o fato de eu não perder 6 horas do meu dia e energia no trajeto entre casa e trabalho e não perder também com conversas paralelas superficiais e em grande parte improdutivas e destrutivas no ambiente de trabalho, não me estressar em ônibus, já é o único fator que me mantém nesse emprego. Só não voltei pra faculdade ainda (que abandonei por não encontrar estágio), por não ter flexibilidade com horário e modelo a distância. E eu nasci em 1988. Não sou da geração que vocês maldizem! E passo por isso. Mas pra quê se preocupar em atender às necessidades de estudantes e trabalhadores de quaisquer gerações, não é mesmo? A intenção é sempre lucrar ao máximo, retirando das entranhas de nós todos os meios possíveis para conseguii-lo. Falar mal é mais fácil e esconde a intenção.
Por isso milhares de brasileiros estao regressando, Lula esta a conduzir o Brasil para o paraiso onde ja la estao, Cuba, Venezuela, Angola, Coreia do Norte, etc...VOTEM NO COMUNISMO! ...REGRESSEM PARA O BRASIL!, SEJAM FELIZES NA MISERIA!!!😂
Perfeito. E por isso que o identitarismo está ruindo: é apenas um mecanismo para aprofundar a exploração e competição. A pessoas que não são beneficiadas por essa política discriminatória estão acordando e batendo de frente, questionando os pilantras que se apoiam nisso.
Soninha martelava nesse assunto da distancia entre casa e trabalho. Mas os controladores do sistema joggaram sujo com ela na campanha pq um dia ela fumou um baseado e a familia tradicional caiu como sempre nos papinhos dos politicos "de bem".
@@gutocsta questão pelo o que entendi é que eles focam muito no pessoal que é explorado em sua maioria da pesquisa mostrada, porém esquecem de falar dos outros 50% que são da outra minoria tão lascada quanto outros
Eu ainda vou assistir de olhos abertos esse país colapsar por falta de mão de obra. Nós do transporte principalmente, empresas ainda vão chorar atrás de motoristas, mas não irão achar bobos igual a nossa geração que aceitam pouco em troca de muito trabalho.
Você mora no país do imposto, onde trabalha 8 meses só para pagar, onde o seu custo para o patrão é de 2x o seu salário, como que vai conseguir ter dinheiro assim? Tudo que o governo te dá, ele te tirou antes.
@@maiadoug Diz isso para quem vive aprovando as últimas reformas trabalhistas no Brasil, porque para eles parece que é sim. Aonde já se viu uma vida no qual você "trabalha" 44 horas semanais durante seis, mas SEIS dias na semana? Distopia, distopia.
Só não aceitar aquilo que vc acha que é exploração ora essa. Tbm ninguém é obrigado a trabalhar/pagar tributos/ser roubado, pra sustentar gente que não contribui com nada.
Estou terminando a faculdade e não vejo perspectiva. Quando estava no CLT passava a maior parte do tempo dentro do ônibus. Eles são donos do nosso tempo e ainda dizem que nós não estamos afim de trabalhar.
Sou muito criticada quando comento isso, mas, os jovens têm que estudar. Eu fui uma jovem muito carente, meu pai era um motorista desempregado e minha uma costureira que não trabalhava fora e eu fui estudar. Eu fazia universidade e trabalhava como faxineira, mas, corri atrás. Fiz concurso publico, fui aprovada, fiz pós graduação, terminei meu mestrado e agora estou entrando no programa do doutorado. O mercado de trabalho é dificil, mas, sonhos podem ser realizados. Corra atrás.
Hj as coisas estão mais difíceis e concorridas. Tem faculdade em tudo que é esquina. Para conseguir os empregos bons tem que estudar bastante e dedicar acima da média. Hj temos muitas redes sociais e gatilhos que nos fazem procrastinar bastante e nos atrapalham no foco de alguma coisa. Tenho amigos mesmo q tão em subemprego e reclamam bastante da vida e trabalho. Eles mesmos nas horas vagas perdem MT tempo com besteira assistindo stream, youtube, jogando desperdiçando dezenas de horas mexendo no Instagram e não conseguem ficar uma hora focado estudando/dedicando pra melhorar de vida.
Na sua época era mais fácil, te garanto. Minha mãe, que provavelmente tem a mesma idade que você, concluiu a graduação e rapidamente passou em seleção simplificada para trabalhar na prefeitura. Eu, com uma graduação, diversas experiências profissionais, inglês fluente e vivência internacional não ganho mais que 2 salários mínimos.
Minha mãe, 59 anos, trabalha até hoje como empregada doméstica e manicure. Chegar na velhice sendo explorado e ainda pobre, lutando pra não ser despejado e ir morar no mangue é o que não queremos. Não tenho medo de trabalhar não, o que eu não quero é ser explorado, luto ao máximo pra sair disso e um dia dar uma vida melhor pra minha mãe. Eu faço websites para empresas como freelancer, de tarde eu passo em negócios oferecendo quando não tem aula da Faculdade. De manhã vendo café no sinaleiro, e de noite quentão. Quero abrir um negócio com o dinheiro que levanto. Trabalhar não é o problema, mas não tem como achar que o jeito que as coisas são hoje vão te levar a algum lugar. Já fui 6x1, é escravidão.
Amigo, estou na faculdade e vou começar um estágio não remunerado, estou pensando em vender salada de fruta no verão, tu que tem experiência, que locais da cidade tu escolheria pra ir?
Parabéns, não está acomodado e nem alienado. Gostaria que todos fossem como você. Meu escape foi concurso público, hoje tenho uma vida digna, mas nunca esqueci o tempo em que gastava metade do meu dia no transporte público. As pessoas quando prosperam tendem a se alienar para a ideologia da elite.
@@FufucaCacildisClarro porra. Vai depender da instabilidade do mercado privado, que a qualquer oportunidade de explorar outro otário te dão um pé na bunda?
Passamos a infância e adolescência estudando para se tornar mão de obra na vida adulta e ainda sermos chamados de preguiçosos por buscar uma melhor qualidade de vida.
Uma geração que não precisa estudar e nem trabalhar e se dão à esse luxo são aqueles que nasceram ricos. Pobre, infelizmente, não tem a oportunidade disso.
Essa geração viu seus pais odiando e adoecendo por causa do trabalho. Eles ouviram seus pais dizerem que detestam o patrão que queriam fazer outra coisa da vida. Eles viram seus pais frustrados e viciados na internet, assim como eles também ficaram, eles viram seus pais idolatrando político imaginando que os políticos vão pagar a conta deles, eles viram seus pais esperando um milagre de Deus para que ouvesse uma melhoria de vida... Eles viram, viram que seus pais não viviam. Não queiram por os problemas só na mão dos mais jovens porque os mais velhos não tem capacidade de resolver os próprios problemas. Se a árvore de nutella frutificou é porque suas raízes foram bem profundas. A geração raíz de pobres alcóolatras e fumantes.
@@canaldiariamente depois vou olhar seu perfil, o nome me chamou a atenção - dia - ria - mente - levar cada dia com bom humor, mentalizar pensamentos frutificante.
@@franciscosousa3368 ver por um ângulo diferente necessita coragem, já escutei muita coisas por defender essa posição. Você parece ser bem analítico e inteligente.
@@soulalma Na verdade, não estava te criticando, mas elogiando o seu posicionamento. Peço desculpas pelo meu comentário confuso. Digo isso porque o seu último comentário me pareceu irônico.
Eu com 26 ano. Estudei pro Enem, passei em 2018 e tive que interromper a faculdade porque não conseguia me manter em uma faculdade de período integral. Só consegui emprego 1 vez, porque para TODAS AS VAGAS que eu me candidatei exigiamexperiência. Não parei de estudar por conta disso, passei novamente no enem e consegui um curso noturno. Agora estou focando em concurso, porque aparentemente somente através de concurso público é possível conseguir uma vida digna no Brasil. Observem todos esses auxílios dado pelo governo, eu também recebo e isso é o que por enquanto paga as contas, mas eu não me conformo com isso, não aceito ser dependente seja quem for. E todos esses auxílios tem um único propósito que é o pobre continuar pobre e o Brasil não ter avanço É UM PROJETO. Não julguem os jovens, não generalize, pois nem todos são encostados.
A real é essa. Ou você passa em concurso, ou tem uma ideia muito fora da caixa de modelo de negócio. Não vale mais a pena emprego convencional. A gente se submete por necessidade, mas você sempre tá numa desvantagem colossal
@Oterrordoscomentariosx Com o avanço desses fundamentalistas que querem chutar e culpar os imigrantes por todas as suas mazelas? Na boa, ainda fico com concurso.
Problema q mtos dessa geração nem estudo tem, a maioria ta terminando a escola por osmose, só vai e passa ou paga e passa, e os q conseguem as melhores vagas sao os q tem Q.I., ja era assim, e agora ta mais ainda, nao, estudam nada e querem trabalhar 4 dias na semana e ganhar 5k por mês, o dia q tiver assim me avisem.
A questão é a seguinte: antigamente, vc jogava sua vida e sua saúde fora de tanto trabalhar, porém recebia um salário que te sustentava ao menos, tanto que nas gerações passadas as pessoas tinham 3, 4 filhos e só o homem empregado!! E hoje em dia, vc perde a saúde e a vida de tanto trabalhar e mesmo assim não paga o básico como moradia, alimentação e saúde... Daí o raciocínio fica simples, pra que fazer isso se mesmo fazendo a dignidade não te acompanha??
Como que o Pobre lascado que mora a 2 h do trabalho vai ter motivação pra acordar 5h da manhã ficar em pé por 2h sendo amassado e jogado de um lado pro outro pra chegar no trabalho, e no final do mês receber salário mínima que mal dá pra pagar as contas. Uma pessoa dessas está apenas sobrevivendo
Eu fiz isso até ter uma oportunidade um pouco melhor em um lugar que trabalhei e que me abriu as portas para a área em que atuo hoje. A diferença é que eram três horas para ir e três para voltar rs... Não desejo isso para ninguém... Era uma época em que eu tinha de vender o almoço para pagar a janta e ainda ter pique para estudar...
Falou tudo... Ônibus é esgotante. Eu cursei uma faculdade, que ficava 50km da minha casa, indo e voltando de ônibus... Gastando 400 reais por mês com passagem... De segunda a sexta eu esperava aproximadamente 3h por ônibus (na ida e volta).. Perdia aproximadamente 2 dias e meio no mês esperando ônibus e lotado.. O Brasil não dá condições básicas pra uma pessoa possuir um simples carro
Parece uma condenação por um crime que o trabalhador não cometeu né cara? o trabalho escravo legalizado parece mais uma execução penal até você ficar velho
Mas entao, o melhor e ficar no sofa, fazendo dancinha, esperando alguém ou um ser supremo, bater a sua porta oferecendo um sal de 10k, 3x na semana ? me explica essa conta jovem
Vou te dar um toque, colocar criança nesse país sem ter condições financeiras deveria ser crime e trabalhar 12 horas por dia para ganhar um salário mínimo, pegando transporte público com 3 horas para ir e mais 3 horas para voltar é muito errado. Se humilhando por um salário mínimo, aceita quem quiser. Fora que o mercado de trabalho só está contratando quem tem experiência comprovado em carteira. Já acabou a época das automobilísticas e das indústrias no Brasil. Agora a única empresa que contrata jovens sem experiência é aquela que vende uns "negócios " Não caíam no conto de que a profissão do futuro é engenharia e TI
Exato! Comecei a aprofundar em IA, programação e essas coisas e o que estou vendo é que o mercado já está saturado e com o maior nivel de automação (a tendencia é mais desemprego e emprego apenas para uma pequena fatia de profissionais de TI). Resultado: nao seguirei essa area, dedicar esforços para ser feito de trouxa novamente. Essa falácia/conto de TI é apenas com o objetivo de aumentar o numero de formandos e oferecer salario de miséria para TI tbm
Bom, a região onde moro (ABC paulista) era forte em indústria, principalmente automobilística, saiu pesquisa recente, que a área se serviços vem crescendo mais, então penso que boa parte desses jovens nem-nem, irão se arriscar no empreendedorismo, afinal alguma forma de ganhar dinheiro eles vão ter que arrumar.
Já vivemos há 10 anos pelo menos em uma recessão econômica, onde o Brasil só retrocedeu, e essa geração inteira está em um país cujas perspectivas não são as melhores. Então geração nem-nem é de fato um termo até chulo, poderíamos chamar esta de geração da "desesperança".
As gerações anteriores fizeram e fazem um monte de besteira e agora estão com "raivinha" dos mais jovens porque esses não querem continuar fazendo papel de palhaço do sistema.
@@franciscosousa3368 o duro é ter de pagar pra sustentar essa geração nova, se eles não querem trabalhar que não o façam mas o ônus de sustentar essa gente cai sobre quem trabalha. É cômodo ser nem nem quando tem gente que paga imposto pra bancar o bolsa alegria desse povo
@@cacophony89896 verdade, se não trabalha alguém trabalha no lugar para sustentar suas despesas, por outro lado, representa uma atitude audaciosa de dizer não a um sistema precarizador.
Tá mais para mimados. Que se contentam com o celular e a wi-fi que o papai dá. Não é nada profundo não. Nem defesas de ideologias contra a exploração. Eh a mera falta de responsabilidade. E pais que bancam tudo isso a vida inteira,acreditando que vai dar tudo pro bebê .
@@marcelorodelgamba4415o problema deles é deles, o nosso é nosso, e isso não muda o fato de pagaram tão pouco pra gente enquanto eles podem fugir com todo lucro da empresa
Traduzindo: capitalismo tá tristinho que os escravos não querem mais as chicotadas no lombo. (Desigualdades, acúmulo de funções, humilhação, exploração, etc)
@@abellsossa3975 A questão é que o brasil hoje é podre, e foi construído assim por gerações passadas, que descontam todas as suas frustações na geração atual. Se os mais velhos tivessem menos preocupados com copa do mundo e banheira do gugu, quem sabe o que brasil não fosse um país um pouco melhor? menos desigual? a ponto de alguém que trabalha e estuda pudesse ter opção de morar sozinho sem passar fome? ou ter outros bens de consumo? Por que é tanta crítica com os de hoje, mas não tem uma autocrítica das gerações passadas? Pensem assim : O Brasil que eu fiz parte na minha época, e o que eu deixei para os outros é bom? eu melhorei ou piorei a situação? Por que malhar os mais novos isso é desde de muito tempo já, mas reconhecer algo é difícil. Se o Brasil fosse os EUA ou Canadá, daria moral e respeito aos mais velhos por reclamar ou cobrar dos outros, mas olhando o país que deixaram, sinceramente chega a ser cômico essa falação toda e críticas a geração atual.
@abellsossa3975, não vou resolver, mas vou deixar você encucado: por que isso não acontece ou acontece muito em países desenvolvidos? Qual o mecanismo que permite explorar tanto aqui e não em outros países?
tristinho kkkk! Isso é oportunidade pra quem quer trabalhar! Tirando que as empresas estão começando a dar preferência para pessoas mais velhas e com responsabilidade. E outra, tem uma onda de jovens preferindo empreender, o que eu considero o ideal! Depender de si mesmo, e não de uma empresa como fonte de sustento.
Esse é o verdadeiro vilão. A grande massa não consegue ascender socialmente e nem conquistar bens materiais por esse motivo. A culpa não é do trabalho e muito menos do patrão. A culpa é do peso do estado nas costas....
@@lucassalesfonseca3303 Justo. Se o miserável do pai que meteu na mamãe querendo apenas virar o zoinho e gerou prole, nada mais justo que ele dê ao seu filho que não pediu para vir ao mundo as condições mínimas para sobreviver. Ou será que esse pai é apenas um canalha que quer capitalizar em cima do próprio cio irresponsável?
Por isso milhares de brasileiros estao regressando, Lula esta a conduzir o Brasil para o paraiso onde ja la estao, Cuba, Venezuela, Angola, Coreia do Norte, etc...VOTEM NO COMUNISMO! ...REGRESSEM PARA O BRASIL!, SEJAM FELIZES NA MISERIA!!!😂
ninguém gosta de trabalhar sem INCENTIVOS para tal. nós humanos somos feitos na base da recompensa, se o valor do trabalho é baixo (q é a maioria salarial brasileira) qual incentivo alguém tm para acordar cedo, pegar ônibus lotado para sustentar essa matrix estatal??
Meu caso, tenho graduação, pós graduação e intercâmbio no exterior, acreditei na fábula da mobilidade social através do ensino superior. Hoje estou com 30 anos, mais de 1 ano fracassando diariamente atrás de emprego, e por fim tive que voltar morar com os pais
Bem vindo ...33 anos...casada..meu esposo até que está no mercado 5 anos...subindo... E eu também formada 8 anos...E correndo atrás.. só aparece vagas salário mínimo e exploração....fod....
@@lobostreetworkout4314 E país subdesenvolvido, amigo. Sempre foi dito q o único caminho é o concurso público. Brasil e um país subdesenvolvido, não tem indústria, e uma porcaria de um país q só tem agronegócio, mercadinho, lojinha e serviços braçais.
Se os salários fossem suficiente para um jovem de 25 anos ter sua própria casa, próximo ao trabalho e com luxos mínimos (beber com os amigos no fds, conseguir pagar um uber, pedir um delivery no fds, etc) ele não seria um nem nem. Baixos salários e sensação de que nunca você vai conquistar, deixa o jovem ansioso e depressivo e isso causa uma desistência dos empregos atuais.
Apocalipse ambiental Decadência social Falência do capitalismo Crises migratórias Inversão da pirâmide etária e quebra da previdência. Dependência tecnológica Não me parece um cenário muito promissor pra se animar com uma carreira.
@@felipenicacio2792 O padeiro NÃO está vendendo pão, o padeiro está FABRICANDO O PÃO. O EMPRESÁRIO QUE ESTÁ VENDENDO O PÃO QUE O PADEIRO ESTÁ FABRICANDO. PUTS, VOCÊS DISTORCEM ATÉ A PROFISSÃO E O LUGAR DE CADA UM PRA CABER DENTRO DE SUAS CONVICÇÕES DOENTIAS. PQP! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Hojesimbr Vc é esquisito demais. Não falei no sentido de quem produz e vende nada. Falei sobre ter que trabalhar, se não for o padeiro A vendendo o pão, vai ser o padeiro B.
Esse vídeo trouxe um tema extremamente sensível e com diversas camadas. Hoje com mais maturidade percebo que mesmo entre os meus amigos existe uma diferença daqueles que tiveram uma família minimamente estruturada financeiramente e psicologicamente dos que não tiveram a mesma chance. Muitos desses "cresceram" um pouco mais focados na vida, com certa "direção" eu diria. Já outros, estão numa luta muito grande pois além do pouco que ganham, ainda ajudam seus familiares (o que não é ruim de maneira nenhuma) com contas, despesas e remédios. Gente, isso faz uma diferença tão grande que não fazem ideia. Esses com a família com um poder aquisitivo um pouco maior já conseguiram viajar pra fora do país pelo menos uma vez, já estão com seus carros quitados e muitos com uma boa casa comprados em seu nome (fico muito feliz por eles). Já os outros, percebo que estão numa velocidade beeeem menor. Gostaria que nosso país fossem menos injusto com essas pessoas.
A geração Z foi a primeira a enxergar que o modo de trabalho tradicional não serve mais. Ver os pais passarem por dificuldades, mesmo tendo "bons" trabalhos fez acionar um gatilho. A falta de presença dos pais na vida corriqueira dessas crianças foi trabalhando na cabeça deles essa percepção, e eles não estão nem de longe errados. Eles são uma geração extremamente inteligente... mas muito, muito mais que qualquer geração que já passou. Tem uma carga de informação absurdamente maior que a nossa dos anos 80 pra trás. Eles querem trabalhar sim, só não querem viver pra trabalhar, e sim trabalhar pra viver!
A verdade é que vários deles se viram como autônomos, bem como uma gigantesca porção do Brasil bem remunerado. O empresariado brasileiro tem alergia a pagar mais de 2 mil. Já recebi quase 3 paus a vários anos atrás, como auxiliar de serviços gerais. Hoje, abrindo um Catho ou um Indeed você vê que a imensa maior parte das vagas está nessa faixa, pra professores de inglês, web designers e outras vagas que exigem ensino superior e sempre pagaram bem. O mercado de trabalho está com salários ridiculamente defasados, tem gente com ensino superior virando uber e entregador de app porque DÁ MAIS dinheiro.
@@sandylima5405Sim, antigamente tinha empresa que pagava quase 3 mil para auxiliar geral (Porém era escala 6x1) A maioria das vagas eram de segunda a sexta. Era comum no domingo praticamente todos os estabelecimentos estarem fechados . Sábado os comércios só funcionavam ate 12:00 . Hoje em dia está normalizado a escala 6x1 pagando apenas um salario mínimo, vaga de serviço para serviços gerais( escravo) pagando mixaria de salário mínimo . Como o colega ali disse, as empresas tem pavor de pagar mais de 2 mil reais de salario mínimo!!!. E estão certos, enquanto houver tr0ux4s para aceitar essas condições , não tem o porque deles mudarem...
Nem sempre a culpa é do empresário, se ele vai te pagar 3 mil, tem que pagar mais 3 mil pro governo, se n tivesse tanto imposto e direito trabalhista provavelmente o empresário poderia dar o dobro do salário pro funcionário, o problema é o governo e não o empresário
@@luizfelipeqwerty exatamente ! Na empresa que eu trabalhava é um exemplo, eles estavam pagando mais de 2 mil(Contando com os beneficios)como call center . Sabe o que fizeram? Abriram uma nova célula que fazia a mesma coisa que a nossa equipe fazia e contrataram novas pessoas pagando a mixaria de um salario mínimo ...
Concordo , eles querem eternanmente caixa de supermercado e não investem em tecnologia e industrialização, ninguém quer mesmo esses trabalho de caixa e vendedor de shopping.
Junta isso com a taxa etária, envelhecimento, tá previsto 15 milhões de idosos ficarem mal financeiramente em 2050 mais ou menos. Vamos fazer renda passiva meus jovens, enquanto temos energia, pq do lado público estamos enrolados.
@@icaropedrosodeoliveira3004kkkkkkkkkkkkk olha o menino achando que vai competir com Pão de Açúcar, Carrefour, etc. O padeiro vai começar a fabricar celular
Trabalho não é pra ser necessariamente prazeroso ou tudo de bom, senão se chamaria lazer, e não viria da palavra "tripalium" (um antigo instrumento de tortura). Mas convenhamos que o sistema atual está demais. Muita exigência pra pouco retorno, as pessoas não se comportam, as pessoas não colaboram, as relações de convivência cada vez piores, pessoas viram simples números. Se você só quer dinheiro, fique só com máquinas. Talvez estejamos começando a entender que as relações humanas importam, pois a empresa é sustentada por pessoas. A geração atual não tem a mesma submissão que as anteriores. Tem muita gente mimada? Sim!!! Mas tem um lado INCRÍVEL que é esse outro olhar menos engessado e disposto a mudanças, e não só baixar a cabeça. Eu aposto que a tecnologia vai botar todo mundo na rua, e só então vamos ver que somos humanos e não podemos ignorar as necessidades uns dos outros. Por enquanto seguimos com atrocidades em nome do lucro.
falou tudo, muito exigência para pouco retorno. Tenho 32 anos e até hoje trabalho como motoboy, tenho CNH D mas não arrumo nada por não ter experiência
Nos EUA está ocorrendo um grande debate atualmente com vários, digamos, "exposeds", sobre como as gerações acima de 50 anos construiram um sistema financeiro baseado na ganância e que, se por um lado deu vida de luxo para muita gente, por outro está fazendo hoje a geração dos millennials para trás estar vivendo uma vida de país subdesenvolvido e sem qualquer perspectiva de alcançarem o antigo padrão chamado de "sonho americano". O negócio é sinistro e ultrapassa teorias da conspiração, aquela ladainha de fazermos um futuro melhor para nossos filhos era total enganação, o sistema desenhado sempre foi previsto que tornaria a vida das gerações futuras muito pior e de fato está consolidando. O custo de vida, salário e trabalho de um jovem americano hoje é absurdamente pior do que foram das gerações antes dos millennials, mas essas mesmas gerações enchem a boca para atacar seus próprios filhos. Os EUA caminha hoje para uma verdadeira batalha de jovens X idosos, é outro tipo de polarização que vai estourar nos próximos anos.
Chega a ser cômico ver minha geração (Millennials) criticando a geração Z. A gente entende muito bem como está difícil gerar riqueza. Que trabalhar os mesmos 8 horas por dia que seus pais trabalhavam, não vai garantir uma boa casa em um lugar digno e com qualidade de vida. Eu consigo compreender muito bem a perspectiva de alguém que está começando no mercado de trabalho, que coloca na balança o alto esforço para se qualificar, para ter uma recompensa tão baixa. A vontade é realmente de ser nem-nem.
Não invistam no outro...invistam em vocês mesmos e dêem seu melhor...E não sejam escravos do dinheiro...A vida passa rápido e deve ser vivida, não gastada.
Estou estudando web design sozinho porque não consigo pagar uma faculdade. Certa vez, ao aplicar para uma vaga de web junior, uma das exigências era saber Python, CSS, JavaScript, PHP e ter projetos. Parece ilógico esperar que um iniciante saiba tudo isso, já que dominar todas essas linguagens leva mais de 5 anos. Além disso, quem já domina essas linguagens não seria considerado um desenvolvedor júnior, mas sim de nível intermediário a profissional
@@alfpoker620😢infelizmente sim... olha, tenho um primo que faz ti e n sei como mas ele conseguiu vaga kkkk, provavelmente n tinha essas exigências absurdas tbm.. mas ele está ganhando provavelmente chuto uns 2k ou 1.800.. resumo: tá tendo q trabalhar de motoboy nos fins de semana.. isso q me deixa triste e preocupada.. a pessoa se dedica 5 anos da sua vida.. achando q vai ganhar um salário pelo menos digno pra se viver.. e na verdade é bem pior.. n entendo essas empresas sinceramente.
Eu só da geração que você tem que trabalhar e trabalhar em qualquer coisa; trabalhar com o que aparecer… Ainda bem que escolhi meu primeiro trabalho e me apaixonei por ele.
@@jonathan_henriques pois é, o problema é que se não trabalham alguém trabalha por eles, ou seja provavelmente os paes vão sustentálos até morrerem, coitados!
Muitos falam da geração atual, querendo comparar com a geração de antigamente, mas esqueceram que hoje as cobranças para essa geração são maiores, exemplos não faltam. No âmbito profissional cobram faculdade, inglês, MBA fora outras coisas, sendo que antigamente um bom trabalho não era cobrado tudo isso. Quando as montadoras chegaram aqui, ate os anos 90 e início dos anos 2000 era muito mais fácil entrar nelas, hoje já pedem muita coisa que não era mandatório antes.
Sem falar no setor imobiliário, meus pais compraram um terreno, construíram uma casa e aumentaram ela mesmo tendo empregos e salários bem humildes, antes de eu nascer já estava tudo quitado. Hoje em dia a nossa geração demora de 10 a 20 anos pra conseguir financiar uma casa, isso apenas se ganhar acima de 4 mil reais. Simplesmente não existe motivação nenhuma pra gente buscar uma "carreira".
@@AlehGeaisso se vc não morar em guarulhos onde vc paga aluguel da sua casa para o estado iptu Minha "casa" é uma garagem com banheiro de 35m² e pago quase 4mil de iptu sendo que já paguei imposto pelo imóvel na hora da compra na hora de transferência na hora de registro na prefeitura
Custo de vida hoje é muito alto e os salários baixos até mesmo para que tem instrução e experiência, conseguir ganhar "bem" para essa geração é raridade, mais comum nas classes altas por terem mais QI ( quem indica), sinceramente, casar e construir família para muitos dessa geração ficará mais difícil, vai ser somente se tiver pais ou avós que banque, se tiver herança, pois como sair da casas dos pais, para construir família sem conseguir prover o mínimo?
Pra estudar ou se qualificar em qualquer coisa você precisa investir muito tempo, dinheiro e também colocar a mente nisso. O problema é o retorno de todo esse esforço que, não vai dar garantia de conseguir um emprego, se é que vai existir tal emprego no futuro. Basicamente é cobrado muito em troca de pouco, ou as vezes nada. Isso sem falar em moradia, aposentadoria e etc... O pessoal olha só a ponta do iceberg dos GenZ e dos Nem-nem ou resume apenas em "ah mas a família banca né", sem olhar o contexto inteiro.
Nos EUA tb, não é só na Europa. Eu acho que trabalhar 8 horas por dia é muita coisa. E ter apenas 2 dias de fim de semana muito pouco. Talvez trabalhar 6 horas por dia, 3 horas almoço e 3 horas sendo que trabalha 3 dias, descansa 1, trabalha 2 dias e depois descansa 2 dias... Algo assim. E quem quiser trabalhar mais, trabalhe ué
Estamos vivenciando uma geração sem esperança, pois sabem que a graduação hoje não trás quase nenhuma segurança, uma geração que sabe que não irá se aposentar, que talvez não terá uma casa, um carro próprio e por aí vai! E o estado? Bom, a cada dia cria impostos, burocratiza tudo e contribue para esse buraco que estamos! Se pudesse dar uma sugestao, faça um curso de idiomas e procure sair desse barco furado
Não temos “ garantia” que se investimos o nosso tempo e dinheiro em tal curso, daqui uns anos teremos retorno.
5 месяцев назад
@@lisandrabeyer5838 Inglês é extremamente necessário hoje em dia. Não venha com essa de garantia. Procure por Mairo Vergara e Erika Belmonte. Aprendi com eles.
Faça um curso de idiomas e descubra que em países estrangeiros também existe esse problema e que, ao invés de contratarem um estrangeiro para uma vaga especializada, eles vão sempre dar prioridade para o nativo.
@@lisandrabeyer5838nem 5 dias eu quero! Pra mim o ideal seria de 4 dias e 24h por semana no máximo, tipo de segunda a sexta. Na segunda seria das 14 às 17h De terça, quarta e quinta, das 8 às 11 e das 14 às 17h, e na sexta das 8 às 11, totalizando 24h semanais, e mesmo trabalhando 5 dias, seria como se fosse 4 dias, pq a segunda e a sexta seria meio período
Os jovens não se ligaram em nada, eles querem o dinheiro sem fazer nada, isso tem nome, espere 10 anos e veremos esses merdas no seu devido lugar hahaha
@@lisandrabeyer5838 perfeito! Eu acho uma boa ideia! Se fizermos igual nos Estados Unidos onde as pessoas recebem por hora, eu acho que resolve isso tudo. Quer trabalhar 3 dias por semana? Beleza! Vai receber 3 dias por semana. Funciona pra essa geração?
Fiz 18 anos esse ano de 2024 e conclui o ensino médio o ano passado, logo que terminei consegui um emprego em uma academia da minha cidade, trabalhando na escala 6x1 e ainda tem que trabalhar no sábado ou no domingo, enfim, ter a “folga” de 1 dia, tem, porém de qualquer forma não tem 4 meses que estou aqui e já tá exaustivo. Alguns acham que é fácil por não me conhecerem e por eu ser jovem, mas não tenho mais os meus pais pra chegar em casa e ter almoço pronto, roupa lavada etc, o que algumas pessoas com mais de 30 anos não precisam se preocupar, para falar “é pouco mas da pra juntar” falar é fácil quando não se tem o que pagar. Desabafos kkkkkk
Enquanto tiver escala 6/1 , salário que só paga comida, os jovens estruturados vão sim bater de frente com o sistema E eu sou um deles, pode ser O QUE FOR, se a empresa está me sobrecarregando de forma surreal, está me fazendo mal mentalmente, eu pulo fora, tenho apenas 21 anos, ja moro sozinho, faço meu dinheiro, eu tenho disposição para fazer O QUE FOR, mas me recuso a ficar trabalhando e enriquecendo gente chefe PODRE!
@@antonioluiz3048 fiz isso mano, é exatamente por isso desisti, tinham trabalhos que eu tirava 5k e só de emissão de nota fiscal era quase 600$, é muito injusto!
Ele não vai abrir empresa nenhuma, ele quer ser sustentado sem ter for de cabeça. Ele acha que a empresa é uma extensão do papai e da mamãe que davam mesadinha sem fazer nada
Expectativa: empresários melhorando as condiçoes de trabalho Realidade: empresários contratando IA para substituir vocês Cuidado com o blefe, as vezes é necessário ter alguma carta na manga
Tenho 45 anos, trabalhei no setor privado como eletrotécnica por mais de 10. Foram os melhores anos da minha vida física e psicologicamente falando sendo sugados por exploração e estresse, assédio de todo tipo, humilhações. Meu sonho era ter feito um intercâmbio, mas não aprendi nem inglês. Sobrevivi e passei em concursos medianos aos 40 para começar a viver um pouco. Senti que minha juventude, força e motivação foram sugados pra um fundo de um poço.
Eu tenho 20 anos, estudo e trabalho, trabalho desde os 14 anos em construção cívil de forma informal, atualmente estou estudando em tempo integral Engenharia numa Federal e trabalho pra me sustentar na facul quando dá, hoje perguntei pro meu chefe se ele preferia trabalhar mais pra ganhar mais, ou ganhar o suficiente pra sobreviver e ter lazer porém trabalhar menos, ele respondeu na hora ganhar mais... isso pra mim é coisa de maluco!! Meu sonho e trabalhar menos ou com menos esforço e ganhar o suficiente pra ter uma vida confortavel e com lazer!! Quem gosta de trabalhar e maluco!
Talvez se a geração passada soubesse votar em pessoas minimamente descentes e também não saissem tendo filhos sem ter condições de se auto-sustentar não estaria essa zona em que precisa de 5 anos de experiencia para pegar estágio para receber R$1.3K em uma cidade onde o aluguel de um quarto é R$ 2K.
Eu não enxergo essa coisa de demitir os jovens não, muito pelo contrário. Os movimentos que eu estou vendo no mercado são de desligamento de colaboradores experientes com salários altos e a contratação de pessoas jovens para exercer a mesma função ganhando 1/5 do salário das pessoas mais velhas.
@@lisandrabeyer5838Já que trabalhar é bom e necessário, até que as máquinas nos permitam descansar. Concordo contigo! O ruim não é trabalhar, é ser escravo de burguês. E 99% de nós somos.
A diferença é que enquanto meus colegas da escola estavam indo em festa funk e bagunça, eu tava fazendo curso e me preparando pro mercado de trabalho. Hj tenho um ótimo emprego e sou dono do meu próprio negócio. Pessoal quer ficar até 5 da manhã na rua fazendo farra e quer que caia tudo do céu. Essa é a diferença!
Trabalho desde os 16 anos em escritório de advocacia. Sou advogado, formado há oito anos, ganho 4k mês, sem registro, nem PJ nem CLT, como acontece em 90% dos escritórios por aí, irregularidade total e sonegação. Às vezes pinga uma participação, 15k, 30k mas tem que suar e só acontece pq estou num grande centro e em um escritório estruturado, se fosse para eu começar do zero com meu escritório, iria pagar para trabalhar. Toda minha grana vai para pagar contas, tenho família, impossível guardar para comprar casa ou trocar de carro. (Casa cedida pelos meus pais e carro popular comprado de meu pai há muito tempo). Tenho 30, sou formado, atualmente estudo TI na Federal e estou concluindo, e minha perspectiva até os 40 é de pura insegurança, estou apostando minhas fichas sem saber se vou alavancar minha vida profissional em algum momento. Sei que nesse brasilzão de meu Deus tem muita gente muito, muito pior. Portanto, não crítico esta geração que exige melhores condições, pelo contrário, tenho inveja e admiração desta geração. Tem seus problemas, como todas, mais diferente da minha, apesar de tão politizada, esta não aceitou as precarizações e tantas reduções sem oferecer resistência. E estão de parabéns, essa geração de 20 anos olha para minha geração é não quer repetir os passos. Força.
Vou falar a percepção que tenho: a geração "boomer" preparou um cenário ideal para que os mais novos não tivessem oportunidades para ingresso no mercado de trabalho, tanto que apenas áreas de tecnologia e de mídias que o profissional jovem se destaca rápido.... indiretamente criam um conjunto de regras para promoções de cargo, requisitos de certificações e etc.
@@OMarinheiroMachopara que os pobres que ganham pouco e trabalham muito não cresçam na vida profissional e continuem escravos da minoria. Essa é a regra geral, salvo as exceções.
@@OMarinheiroMacho Muitos permaneceram nas empresas que entraram quando novos, onde chegaram a passar por processos extremamente burocráticos, manuais e até braçais... chega uma pessoa que nasceu na época em que você estava se ferrando e aprende muito rápido as coisas, por mais que mereça, fica aquele " esse garoto tem que ralar mais "
@@johnwill34 Eles pensam assim mesmo e isso é um pensamento burro e de verme, que a gente não vai aceitar, eles vão se f**der tudo junto e ainda vai tentar jogar a culpa na gente pq a economia vai ir lá em baixo
O que vejo eh que o brasileiro foi se tornando mais e mais ganancioso. Empreendedores querem grana rapida e maximo lucro. Criar empresas duradouras e de alta tecnologia cdemanda muito investimento e retorno lento. Com isso so surgiram nos ultimos 30 anos negocios de giro rapido que nao crescem e, se nao quebram, ficam estagnados. E a gestao baseada na maxima reducao de custos acaba achatando os salarios e reduzindo o interesse da juventude em se qualificar, pq nao veem perspectivas.
Engraçado que a culpa é do jovem e não desse sistema capitalista que está cada vez mais precarizado. Eu e minha esposa ficamos doentes trabalhando, eu com psiriase e ela com ansiedade. Onde isso é normal?
são as contradições desse sistema lixo na nossa cara... mas nego já ta com ideologia da classe dominante enfiada na cabeça... quem sofre somos nós mesmo.
O Sistema tentou nos convencer de que a geração atual seria menos inteligente que a anterior, mas a realidade é exatamente o oposto. A atual geração já se ligou que se matar de trabalhar não é garantia de ter prosperidade, qualidade de vida, ou até mesmo uma aposentadoria.
@@valeriarn6461 a solução é fazer exatamente o que eles vêm fazendo, se recusar a aceitar essas condições precárias e buscar outras formas de ganhar dinheiro. Quando começar a faltar mão de obra no mercado de trabalho, talvez o empresariado comece a rever alguns conceitos...
@@valeriarn6461 renda básica universal. Taxação em cima dos super-ricos. É preciso que sejam taxados, já que eles exploram (costumam chamar de trabalho) pessoas menos abastadas para poderem continuar sendo milionários, bilionários.
Reflexo de décadas de políticas econômicas falhas e corrupção. Eu com 25 anos me sinto desalentada em meio a esse cenário, chegou o momento em que a conta simplesmente não fecha, não da mais para jogar a culpa em quem está embaixo na casta desse país.
Reflexo de décadas de concentração de renda e desindustrialização, somado ao aumento exorbitante da dívida pública. Esse processo teve o auge na década de 70, e não foi possível reverter. Muito disso se deve ao neoiberalismo, e é por isso que essas queixas também explodem nos EUA, Reino Unido, União Europeia, e não somente nos países do sul globa.
@@Thiago-ok8oc Quando os pais morrerem, ai a gente tenta ganhar a vida roubando de rico, roubando dos bancos, roubando de empreiteiras... com os pais mortos não temos mais nada a perder, principalmente se não tiver filhos... fique rico ou morra tentando, quem trabalha para pagar conta, tá colaborando com a máfia opressora, é um robôzinho do estado na coleira.
@ImTheCVL Que preguiçoso mlk, ninguém aqui quer ser sustentado por ninguém não. As pessoas querem dignidade e justiça. Você aceita ser explorado 48h por semana de segunda a sábado ganhando umas patacas? Creio eu que não...
Não sou desta geração atual, mas se não tem empregos para as gerações mais antigas imagina para a geração atual?! É pegar pesado falar que estes jovens não querem trabalhar.
Claro que não querem. Venderam uma receita de bolo de que era estudar e tal. Aí saem e o mercado de trabalho não tem como absorver esse exército de gente com um diploma
Existe um acervo de todas as vezes em séculos que a frase "essa geração não quer trabalhar" foi falada, sempre tem um infeliz que parou no tempo pra repetir ela kkkkk
O senhor que trocou uma geladeira em um terreno 15x20 e trabalhou 30 anos na mesma empresa e se aposentou com 55 anos tá falando que os jovens não querem trabalhar, brincadeira.
Nossa verdade, antigamente eu ficava chateada quando ouvia, mas hoje em dia percebo que é falta de conhecimento e também egoísmo em parte deles de não perceberem que nossa geração fazendo o mesmo esforço que eles décadas atras não consegue mais comprar os mesmos bens, porque sempre temos inflação e não deflação em relação a tudo, fora as mudanças do mercado de trabalho nos últimos anos.
Minha esposa não se encaixa exatamente na geração z, pois tem 30 anos. Mas acordava as 4:30 h fazia as coisas de casa e alimentação, depois andava de moto em estrada de chão por vezes na chuva por 6km, depois pegava um ônibus rural por mais 15 km. Deixava a nossa filha de 1 anos na casa de uma cuidadora e etc. Refazia todos percurso chegando em casa as 17:30 h morta de cansada pois o trabalho era na lavoura, fora todos os tipos de assédios e um salário líquido de 1.200,00. Quando tirava custo de combustível e manutenção e cuidadora sobra uns 800,00 por mês. Fez FACULDADE, nada mudou só achava emprego na lavoura. Hoje recebe 960,00 líquidos de auxílio sociais, e está muito bem cuida de nossa casa e nossos filhos.
E você fazia o que enquanto sua esposa se matava para fazer os deveres de casa sozinha? Acha mesmo que é só culpa da lavoura? Você também é responsável pelo cansaço dela se deixou ela fazer todas as tarefas de casa e cuidar de criança sozinha.
Chega ser vergonhoso um homem que nem você nem ajudar nas tarefas de casa e dos filhos que você participou para fazer e ainda achar que a exaustão é somente culpa do trabalho de lavoura. Detesto homem que fica escorado no casamento achando que esposa é empregada e babá e não tem um pingo de consideração em botar a mão na consciência para entender que tarefa de casa e cuidar de filho todo mundo tem que fazer. Se ela não conseguiu algo melhor na vida a culpa também é sua que não ajuda em casa e acha que trabalhando tá fazendo muito.
As empresas que precisam mudar, não a nova geração. Eles se acostumaram tanto a tratar empregados como menos do que isso e agora que não é uma possibilidade eles além de não admitirem todo o erro, exploração e precarização em todo tipo de ambiente de trabalho, querem colocar a culpa no "adolescente dramático" que quer mais do que merece..
"Jovens que não querem trabalhar" eu estou a 4 anos a procura de um emprego de carteira assinada e até hoje eles só pedem com experiência, já fui em feirões de emprego e até para chamar o seu nome é uma eternidade. Agora me diz : O sistema não quer dar oportunidade ou nós que somos preguiçosos ?
Eu mesmo sou um exemplo disso!!!! Com 18 anos fiz um concurso público super competitivo, passei na primeira fase e desisti na segunda, quase fui deserdado pela família, depois disso, fiz uma faculdade por pura pressão e nunca atuei na área, fui tachado como burrro e fracasssado por todo mundo, e hoje anos depois com computador na mão eu trabalho poucas horas por dia e ganho mais que qualquer um que andou no caminho tradicional, inclusive meus familiares!!!! Deixando bem claro que NÃO nasci em berço de ouro, pelo contrário só optei em fazer algo que eu realmete gostasse na vida, se nunca achasse nada só faria o mínimo necessário para sobreviver, e vida que segue!!!! O futuro, a econômia mundial não é resposabilidade minha!!!!
@@priscilasilva5204 Basicamente é marketing digital (vendas), mas também trabalho em menor escala com trade (cripto e sport), porém meu foco principal é gerar ganhos para investir em renda fixa (CDB, LCI, Tesouro direto) e renda variável (ações nacionais e internacionais, Fiis, criptomoeda e moeda estrangeiras). Mas tento fazer tudo de interessante e realista que aparece na internet. Resumindo eu comecei como todo mundo, pesquisando bastante, buscando conhecimento, comprando curso/mentorias (na minha opinião é melhor pagar por algo já validado do que arriscar por conta própria e fracassar) tendo muito trabalho no início para colher os frutos no futuro. Já estou a uns 6 ou 7 anos nessa luta, mas é isso que eu gosto de fazer.
@@priscilasilva5204 Ele eu não sei, mas me senti muito representada pelo comentário dele, trabalho com 3D para indústria de jogos e atualmente sou estudante de Game Design, no começo me taxaram de burra por sair do ensino médio sem correr pra faculdade, na verdade eu não queria fazer algo que não gostasse, sabia que me subestimavam de "infantil" por gostar de arte e jogos, mesmo assim não me abalei, estudei e estudei mostrando que 3D é plano cartesiano, além de arte é uma questão técnica que exige muito conhecimento para executar. Trabalhei na área e sempre dei meu melhor como profissional e como pessoa, decidi fazer faculdade de Game Design, e sou apaixonada no meu curso, me adiciona muito e nem parece ter fardo de estudar. A família pode me chamar do que quiser, mas sei que tô no caminho certo porque é algo que eu amo e que tem muito crescimento. Mesmo sendo da tecnologia, sei que todo trabalho é válido, por isso me solidarializo pelos jovens da minha idade que passam pela precarizaçao do trabaho e pelas dificuldades nesse sistema ✊ sigam seus corações
Não tenho muitas ambições nem desejo ter muitas coisas. Entao nao preciso trabalhar tanto. A ultima vez que trabalhei, foi no IBGE fazendo o censo demografico. Eu era bom naquilo e fiquei mais de 1 ano. Juntei dinheiro para viver até jul/25 sem trabalhar. Aluguei uma kitnet num lugar agradavel na serra do RJ, tenho uma horta e gasto menos de 1000 por mês incluindo tudo. Vivo bem e em paz. Faco trilhas , tomo banho de cachoeira, as vezes acampo uns dias, leio livros que me interessam e que acho grátis no tlgram, vejo séries, ando de bike por horas sem muito rumo e adoro tudo isso. Já comecei faculdade mas não terminei e nem quero mais. Não gosto. E passei num concurso recentemente, mas tbem não assumi pois era pra trabalhar em Niterói, jornada de 8h p/ ganhar 3.000,00. Acho que não valia a pena por ser muito cansativo e consumir muito tempo de vida, então não assumi. Passei em outro concurso de 6h, de prefeitura de cidade pequena , q paga 1500,00...Esse parece melhor pra mim pois posso ir ao trabalho de bike e pagar 450/500 de aluguel... Se for chamado este ano eu vou lá pra ver no que dá...rsrs
@@gairplane é em outra cidade aqui perto, mas é um lugar bom e tem custo de vida barato. E ainda é perto da praia e da serra que são coisas que gosto. O de Niterói pagava o dobro mas era cidade grande, violenta, eu teria que morar em periferia longe, acordar cedo e pegar ônibus e trânsito todo dia... Definitivamente não quero isso!! KKK
@@ezioh.8398 faço no terreno onde ficam as kitnet onde moro. Aqui tem um quintal grande, ensolarado. Os outros moradores tbem usam a horta, colhem temperos, tomatinhos, alface, couve etc. Alguns até me ajudam com adubo e outros insumos q precise. Em 10m² por pessoa da pra plantar praticamente de tudo o que vc precisa .
Já fui uma nem-nem e foi uó. Tenho 23 anos e nunca trabalhei, na minha "idade de ouro" para buscar o primeiro emprego eu estava com depressão, em uma faculdade e curso que não gostava e de brinde veio a pandemia. Por muitos acasos, não consegui ser contratada em nenhumas das entrevistas que fiz parte, faz um ano que tenho conseguido sair do buraco que eu estava e por um tempo fiquei nessa condição nem-nem. Hoje pelo menos consegui voltar a faculdade, agora num curso que faz sentido para mim e sinto que a minha vida tem voltado aos poucos a ter sentido. Eu sou muito grata a minha família por me dar apoio durante todos esses anos, e reconheço o meu privilégio de ter uma família com condições para me bancar. Mas essa condição, de nunca ter trabalhado, é muito difícil para o emocional. Eu me cobro e me penalizo demais por não conseguir um trabalho até hoje. Eu tento não pensar muito sobre porque fico revoltada, metade das empresas só contratam por contatos (o famoso quem indique - QI) e ainda têm as empresas que preferem contratar homens e pessoas com experiência (mesmo para um cargo de aprendiz e estágio!!!). Com alguma sorte, eu espero conseguir um emprego logo🤞. Enquanto isso eu continuo dona de casa.
@@coolstuffsearcherOs mais velhos precisam de rende extra porque a aposentadoria não cobre todos os gastos. Ou seja, se mataram de trabalhar durante toda a vida para continuar na velhice se matando.
@@coolstuffsearcher não é o caso de não querer largar o osso, é o caso de não poder, pq ainda não podem se aposentar, se fosse antes da reforma da previdência já estariam aposentados.
@@emanuelesloboda9782 Vai num tse da vida, num fórum, cartório, um monte de velho funcionário público que quer insistir em usar tudo em papel, perder dados (igual aconteceu eu POA, perderam dados porque tava tudo em papel) poruqe não quererm contratar jovens ou funcionários publicos jovens pra anotar tudo em sistemas e computadores... acho que o primeiro comentário quer dizer isso, esse tipo de velho, não o tiozinho com uma venda trabalhando, mas os funcionários publicos e a elite judiciária
"A vida na sociedade líquido-moderna é uma versão perniciosa da dança das cadeiras, jogada para valer. O verdadeiro prêmio nessa competição é a garantia (temporária) de ser excluído das fileiras dos destruídos e evitar ser jogado no lixo." Zygmunt Bauman, Vida Liquída.
Na internet a vida é um morango, mas na realidade temos tantos prédios quanto pessoas em situação de rua, tanta comida quanto pessoas passando fome, e pessoas trabalhando com dividas aumentando todo mês... Ninguém sabe se aproveita o que der e o que está ao alcance até seu fim ou se mor*e cansado e nunca aproveita nada
Salario de um faxineiro nos EUA: US$ 4.254 Agora vamos ver o que um trabalhador consegue comprar com esse salario de 1 mês de trabalho... Playstation 5: US$ 450 Carro usado: Chevrolet C/K 1994: US$ 1.000 Compra do mês: US$ 200 Aluguel Mensal em uma boa localização: US$ 1.343 Ainda te sobra US$ 1.261 para vc passar o mes, isso pq inclu coisas nada haver como ps5 e um carro usado, vc nao vai gastar todo mes com isso, apenas usei isso de exemplo para mostar o poder de compra de um trabalhador americano. Agora bora fazer as contas do trabalhador Brasileiro? Salario de um faxineiro no Brasil R$ 1.082,00 Sim é essa a media salarial de um faxineiro no Brasil eu preciso dizer o que vc compra com isso? kkkkkkkkk , agora vcs entenderam pq a geração Z se recusa a trabalhar? vc vai trabalhar dar a sua vida pelo trabalho pra comprar o que?
@@LucasSouza-xq1xe eu nao moro nos EUA, porem pelo q eu sei existe mercados de 1 dolar, onde tudo custa 1 dolar, vejo canais de brasileiro nos eua, com 200 dolares vc enche o carrinho facil facil. então tem gente enganando os brasileiros
@@LucasSouza-xq1xe vc nem deve ter morado nos eua essa é a realidade, br é mt trollzinho, me fala então um americano gastaria qts em media para fazer a compra do mês?
O nome disso é: precarização da força de trabalho, baixos salários, indignidade humana, perda da qualidade vida, identitarismo, falta de políticas públicas, (des)governos sucessivos, alta taxa de juros, retirada de direitos, Reformas Trabalhistas de Temer a Bolsonaro, Reforma da Previdência com retirada dos direitos previdenciário, desigualdade social, impostos altos, políticos corruptos, desvios de verbas do erário público, financeirizacão, rentismo, capital especulativo, cultura do empreendedorismo do "faça você mesmo" o seu bolo de pote ou recicle as tampinhas e faça artesanato para vender, ou seja, o Brasil é uma máquina de moer cérebros. Falta uma politica de Estado para o Brasil de valorização do jovem, do adulto e do idoso. Quanto mais problemas sociais, mais problemas como a violência se estruturam e se perpetuam na sociedade. Culpar os jovens e rotulá-los de geração "nem nem" é culpar a vítima pelo estupro. Faltam políticas públicas como educação, trabalho, saúde e redistribuição de rendas!
Concordo com o que você disse também, pois é o triste cenário que o Brasil e imundo praticamente atravessa nesse século 21 que deveria ao meu ver, ser melhor em todos os aspectos mas não é que está acontecendo infelizmente só mais crise em cima de crise , retrocesso a torto e direito. Quanto a mim estou desempregado já tem quase 5 anos, embora tenha estudado e já fiz outras coisas também nem subemprego não arrumo mais. Pelo menos conto com o meus pais, não sou casado e não tenho filhos o que é vantajoso.
Quem aqui quer trabalhar escala 6x1 para ganhar um salario minimo? quem aqui quer pegar ansiedade por causa do trabalho? depressão? enfim... é esse o mercado de trabalho que esses empresarios querem empurrar goela abaixo na geração Z, porem esses jovens parece que acordaram para a realidade. esse era o maior medo do sistema a rebelião contra essa escravidão morderna. parabens a essa geração que esta conquistando o mundo sem depender do mercado de trabalho, vejos jovens conquistando casa propria, carro, viagens tudo isso graças ao seu esforço proprio , as redes sociais mudaram o jogo. fico feliz que essa geração tenha acordado para a realidade.
Eu já trabalhei 6x1 duas vezes, o primeiro quando tinha 16 anos e o segundo com 20 anos e realmente não é uma boa jornada, mas se tiver objetivos ali é só o início, para quem não nasceu em berço de ouro não tem como começar pelo topo.
O resumo da situação é: querem jovens cada vez mais qualificados para empregos que cada vez pagam menos e tem mais responsabilidades. Ou seja, carregar a empresa nas costas com uma "promessa" de que daqui 15 anos vc tenha um salário maior kkkkk Não, obrigado. O sistema de engana trouxas está colapsando. A previdência já era e só vai piorar.
Fui a uma entrevista que pediram 8 anos de experiência mínima de trabalho como advogado, sendo que tenho 24 anos. E , pasmem, a vaga era para advogado júnior e o salário não chegava nem a dois salários mínimos. Lembrando que o curso de direito dura 5 anos. Eu deveria ter começado a trabalhar/advogar com 16 anos de idade ?
se é cmg eu mando se f0d3r.
quando a pessoa me vem com esse tipo de pergunta na minha visão isso é pra tirar sarro da cara do trabalhador.
Caramba... se a pessoa tem 8 anos de experiência, no mínimo deveria ganhar no mínimo uns 5 salários mínimos... as empresas chegam ser ridículas
Ridículo, é como se eles criassem todos esses requisitos pra não preencherem a vaga msm 🙄
No socialismo 100% das pessoas tem trabalho e dignidade
@Lu-dm7rn e para diminuírem o salário de quem não bate esses requisitos
Essa geração, no Brasil, cresceu vendo pais e avós se matarem de trabalhar e chegar ao fim da vida na pobreza ou quase, sem ter aproveitado a vida.
Claro gastaram o dinheiro que tinham em putas , cachaça , financiamento de carro e casa , formaram família desestruturadas , óbvio que esses velhos vão ter que trabalhar até o último dia da vida deles kkkkkkkkk . O jovens tem que trabalhar sim nem que seja vendendo doce no sinal e entregando comida no ifood pra conseguir dinheiro pra emigrar desse país subdesenvolvido economicamente e intelectualmente .
Exatamente!!!
Não, eu vi minha mãe trabalhando e me dando oportunidades. Oportunidades que eu não desperdicei.
É vdd, chega a ser uma hipocrisia querermos o mesmo pra eles..
@@izzy_q Exatamente. Vi minha mãe professora , trabalhando, viajando para o Paraguai, produzindo, conquistando , hoje aposentada , aproveitando a vida , com filhos encaminhados .
Tenho 33 anos trabalho em um mercado , sou operador de caixa , escala 6x1.
É ruim de mais, cansativo fisicamente e mentalmente.
Os jovens estão certos em não querer isso pra vida deles.
Trabalho na construção civil, com as horas extras e sábados (totalizando 6x1) ganho razoavelmente bem para algm solteiro e sem filhos com um custo de vida baixo q é aq em Salvador, ai penso q trabalhar em supermercados, shoppings e etc com escala forçada 6x1 é bem pior e ainda pra ganhar um salario minimo com descontos. Bizarro.
@@gleisonferres aqui em salvadoe está um caos meu nobre, em tudo!
@@rominho151 Cada dia piorando
Já trabalhei nisso e é dureza
Mas se alguém não trabalha, alguém tá trabalhando pra eles 😂😂
"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria." Machado de Assis.
Perfeito. Faço coro a Machado. Graças a deus não botei filho no mundo pra ser explorado e sugado.
Gênio
Boa! Grande Machado de Assis.👍💓
"Não existe trabalho ruim; ruim é ter que trabalhar" - Madruga, Seu
Só gosta de trabalhar aquele para quem o trabalho é também um hobby.
Kkkkkk 😂😂😂😂
Kkk
@@wintherr3527 Quando o seu hobby se torna o seu trabalho ele automaticamente deixa de ser o seu hobby kkkkk
@@guilhermemartin4739 pior que é mesmo 😂
Mano… eu trabalho na escala 6x1… tenho 25 anos e comecei a trabalhar com 17 anos, esses 8 anos se passaram em 2 anos pra mim… minha vida está indo embora, só trabalho e não tenho dinheiro nem pra dar entrada em um carro pra poder visitar meus pais que moram em outra cidade…
O único dia pra descansar (DOMINGO) temos que arrumar a casa e fazer a marmita, ou seja, domingo é o dia de preparação pra poder trabalhar mais 6 dias.
Estou estudando sobre cripto moedas e pretendo atingir minha independência financeira no ano que vem.
E recomendo que vocês procurem um método pra ganhar dinheiro sem trabalhar tanto, estamos trocando nossas vidas por migalhas… o nosso TEMPO por migalhas.
Pesquise sobre Forex e dividendos
" estamos trocando nossas vidas por migalhas" = ficando mais pobre, velho e enricando o patrão.
Paro e penso... Porque eu nasci no Brasil 😔🤮 ohhh país lixo !
@@Peterbilt_ praticamente é isso, mano… eu acordei dessa matrix ano passado, pensa… tu tem que trabalhar a vida inteira pra conseguir dar uma entrada numa casa ou carro, tem que ficar economizando centavo por centavo enquanto o governo imprime dinheiro infinitamente aumentando a inflação e diminuindo nosso poder de compra fazendo a gente trabalhar cada vez mais e ganhar cada vez menos…
Mano… não sei quantos anos você tem, mas procura sobre cripto moedas e finanças descentralizadas!
SONEGE IMPOSTO! Saia da Matrix!
Qual sua formacao e area de atuacao? Pelo visto vc gosta de tecnologia. Apoia a tal ideologia do Agro?
@@viajahtur eu trabalho como técnico em manutenção de celulares, quanto esse negócio de agro eu não entendo é nada kkkkk meu negócio agora é Bitcoin.
Estou trabalhando com reparo de aparelhos enquanto adquiro conhecimento com cripto moedas o suficiente para a atingir minha independência financeira futuramente.
Já trabalhei em fábrica, em destilaria de álcool, colhendo café, em granja catando frango da merda pra encher caminhão… é foda mano…
Requisitos pra trabalhar antes:
•Saber efetuar o trabalho 👍
Hoje em dia:
•ser fluente em inglês,português,latim,chinês e italiano
•ter no mínimo 30 anos de experiência com aquilo(o tal trabalho surgiu a menos de 20 anos e talvez você tenha surgido depois disso)
•trabalhar 12 horas por dia
•programar em Java,C,Python e portugol
•saber fazer café sem usar café
•poder voar
•ter as ideias no lugar da empresa
RH é a desgraça desse país! No Japão não tem essa de RH, é só ir na empresa e ser contratado, simples assim!
Isso só ocorre porque a economia é uma merda. 16 anos de esquerda no poder, não dá para querer algo melhor mesmo.
Salário: 1250$ + vale refeição
@@pombo4509 vr de 300 reais
saber dançar, filmar e ter carisma também. Já que agora tem a função extra de ser tiktoker
Casa 200k
Carro 75k
Salario 1.4k
200k ta barato ainda, pode jogar 350~400k em regiões mais populosas
@@joaosmaniotto Esse valor é a da mais barata mesmo, morar longe, sem dignidade nenhuma, uma casa razoavel ta na faixa de uns 500k
200k uma casa só se for na periferia.
Valor carro e casa estão defasados aí. Salário ok😂
Mas pode comprar um carro de 30k ou 40k pra começar.
Sinceramente, sou de outra geração, mas acho que eles estão certíssimos. Se matar de trabalhar para enriquecer os outros, não é nada agradável e ainda ficar doente por isso.
❤❤❤❤❤❤
Falou e disse 👍
Empreender, viver com pouco e aceitar o fato incontornável da mor*te. Não temer não ter dinheiro para viver até os 100 anos é a solução contra a maioria dos problemas.
@@wm_wm01 Empreender sem capital?😂😂😂Banco no brasil nao libera nada pra investir na pequena empresa, ou quando libera e no máximo mil reais.
Então a raiz do problema é o capitalismo, que forma uma pirâmide social que obriga milhões de pessoas pobres sustentar meia dúzia de ricos. A geração futura pode e deve lutar para formar um sistema mais justo. O Brasileiro é mais afetado, pois sustentamos vários países ricos com nosso trabalho e recursos naturais.
Enquanto tiver escala 6/1 , salário que só paga comida, os jovens estruturados vão sim bater de frente com o sistema
estão certos mesmo, políticos trabalham de terça e quinta e ganham mais de R$ 40.000 e muitos nem estudo tem
@@Tds789 a maioria mesmo. basta colocar biblia debaixo do braço que já encantou a manada. Ou senão, bolsa disso e daquilo para encantar os parasitas.
@@Tds789 donos de empresas fazendo milhões dormindo .
@@frazyfrog mas nesse caso muitas vezes a pessoa trabalhou muito.
Vdd, até o dinheiro do papai acabar, aí voltam kkkkk
Para trabalhar tem que ter experiência.
Para ter experiência tem que está trabalhando.
Estágio?
Isso não conta como experiência infelizmente@@memeaccount5898
Essa geracao z nao quer aprender no estagio. Ta acontecendo um femomeno inedito nas selecoes publicas para estagiario ganhar mil reais e trabalhar 4 horas por dia. Esse ano teve duas seleções e poucos candidatos fizeram a prova, era mais de 600 vagas e nao preenche 20.
@@memeaccount5898 nem estágio mais. Tem vaga que exige mais coisas.
As vagas hoje em dia pede experiência, mas não dão experiência. Eu fico tipo 🤷♀️
Sou arquiteta, formada há quase 5 anos, com 2 pós graduações e apenas em 2024 consegui um cargo registrado como assistente, mas com salário de operadora de caixa e com função e carga horária de gerente de projetos; mas infelizmente eu não tenho rede de apoio, pago aluguel e um financiamento estudantil, pois se não fosse isso, eu estaria sim como os nem-nem, buscando um vaga melhor, com melhor salário e mais flexível.
Essa romantização de que temos que fazer pela experiência funciona apenas para gerar um bournout.
vaza disso, faz um curso técnico! Qualquer torneiro meu aqui ganha 7k fácil depois de uns 2 anos de experiencia
Você é formada e mesmo assim falta o que? Exatamente, empregos. O Brasil não tem indústria, o dinheiro é caro e a precarização do trabalho é real.
Em um país sério era pra você estar ganhando uns 8k no máximo e com uma vida estável
Vou te dar uma dica, não paga teu financiamento estudantil, espera chegar o mega saldão de renegociação que os leões dão descontos de até 90% para quitar a vista.
@@matheusfelipe7318 Excelente ponto levantado. A indústria é uma grande geradora de empregos, o agro apesar de movimentar muito dinheiro emprega muito pouco.
O mais importante numa pesquisa não e quem faz a pesquisa.
Mas sim quem patrocina ela.
Toda hora essa conversa que jovens não querem trabalhar.
Ninguém quer ser explorado a troco de nada.
vc tocou no ponto chave... não é q a geração Z nao quer trabalhar, a geração Z esta sim trabalhando , porem fora da CLT, como em redes sociais por exemplo.
isso é uma luta silenciosa contra o sistema q sempre oprimiu o trabalhador.
algo vai ter q ser feito na questão trabalhista caso contrario o patrão nao vai mais ter sua mão de obra na fabrica.
sim muito facil pagar reportagem achando que o genz vai ser mao de obra escrava para essas corp, prefiro passar fome.
CLT já era cara, modelo arcaico e engessado.
@@wadarellxd3540CLT é inspirada na carta del lavoro do Mussolini na era fascista , ninguém quer ser CLT pra ganhar um salário mínimo , é melhor ser autonomo
@@wadarellxd3540 Fala isso ate vc ser descartado do seu oficio como lixo ou simplesmente se machucar e ficar desamparado!!!
Por males da pobreza, eu sofri de profunda depressão dos meus 18 até os 26 anis e só voltei a trabalhar nos 26 anos. De abandono familiar a bullying e doenças físicas eu tive na infância e adolescência. Mirava em favela. Não sou mulher nem negro. Mas um homem branco. Pobre.
Tive prejuízos pois perdi tempo e dinheiro que não voltam mais. Demorarei pra me aposentar e atrasei minha formação acadêmica e a compra de uma casa.
Ninguém nunca fala sobre: ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO, DISTÂNCIA ENTRE CASA E EMPRESA, EMPREGOS INSALUBRES (E SEM SENTIDO), DOENÇAS MENTAIS, etc.
A impressão que eu tenho é que essas análises superficiais sobre os problemas de classe, só revelam interesse de classe.
"A pessoa NÃO QUER estudar e trabalhar..."
Oh, céus e a vontade vêm da onde? Por que será que não quer ou não quer mais.
A desmotivação cai mesmo do céu? É uma mera decisão? Só na cabeça dos ignorantes e desonestos.
O meu primeiro emprego foi a pior experiência que eu tive. Os meus anos na escola pública também. E sempre gostei de estudar. Nunca fui preguiçoso.
Hoje trabalho há 2 anos numa empresa de home office. Não é o melhor dos trabalhos, mas só o fato de eu não perder 6 horas do meu dia e energia no trajeto entre casa e trabalho e não perder também com conversas paralelas superficiais e em grande parte improdutivas e destrutivas no ambiente de trabalho, não me estressar em ônibus, já é o único fator que me mantém nesse emprego.
Só não voltei pra faculdade ainda (que abandonei por não encontrar estágio), por não ter flexibilidade com horário e modelo a distância.
E eu nasci em 1988. Não sou da geração que vocês maldizem! E passo por isso.
Mas pra quê se preocupar em atender às necessidades de estudantes e trabalhadores de quaisquer gerações, não é mesmo?
A intenção é sempre lucrar ao máximo, retirando das entranhas de nós todos os meios possíveis para conseguii-lo.
Falar mal é mais fácil e esconde a intenção.
Por isso milhares de brasileiros estao regressando, Lula esta a conduzir o Brasil para o paraiso onde ja la estao, Cuba, Venezuela, Angola, Coreia do Norte, etc...VOTEM NO COMUNISMO! ...REGRESSEM PARA O BRASIL!, SEJAM FELIZES NA MISERIA!!!😂
Perfeito.
E por isso que o identitarismo está ruindo: é apenas um mecanismo para aprofundar a exploração e competição. A pessoas que não são beneficiadas por essa política discriminatória estão acordando e batendo de frente, questionando os pilantras que se apoiam nisso.
totaaaal! amigo total! você falou TUDO nessas últimas frases aí!
Soninha martelava nesse assunto da distancia entre casa e trabalho. Mas os controladores do sistema joggaram sujo com ela na campanha pq um dia ela fumou um baseado e a familia tradicional caiu como sempre nos papinhos dos politicos "de bem".
@@gutocsta questão pelo o que entendi é que eles focam muito no pessoal que é explorado em sua maioria da pesquisa mostrada, porém esquecem de falar dos outros 50% que são da outra minoria tão lascada quanto outros
Educação sozinha não vale nada sem oportunidade para esses jovens.
eles não tem Educação
@@WilliamSantos-cv8rrmesmo se tivessem. Ter educação não serve num país que não valoriza isso
@@golunprecioso6364 disse tudo
Rapaz, é sério que você falou que Educação não vale? Educação é civilização e cidadania independente de qqer coisa.
@@golunprecioso6364 acertou no meio do meio do alvo.
Eu ainda vou assistir de olhos abertos esse país colapsar por falta de mão de obra. Nós do transporte principalmente, empresas ainda vão chorar atrás de motoristas, mas não irão achar bobos igual a nossa geração que aceitam pouco em troca de muito trabalho.
Duvido muito que falte mão de obra. Há um excesso de mão de obra em todas as áreas. Por isso os ganhos são tão ruins.
Trabalhar 6 dias por semana pra ganhar uma mereca !! O cara com quase 30 anos n tem esperança de ter uma casa própria !!
Fato. Se conseguir comprar, vai morrer e nao vai terminar de pagar.
Cada vez mai caro no mercado eu desisto de ir atrás
Ainda criticam quem mora com os pais kk
Você mora no país do imposto, onde trabalha 8 meses só para pagar, onde o seu custo para o patrão é de 2x o seu salário, como que vai conseguir ter dinheiro assim? Tudo que o governo te dá, ele te tirou antes.
@@ricardo6533se esqueceu do 13° que o bostileiro ama, o patrão pega seu salário e entrega sem juros no final do ano
Exploração não é trabalho.
Trabalhar não é necessariamente exploração.
@@maiadoug Diz isso para quem vive aprovando as últimas reformas trabalhistas no Brasil, porque para eles parece que é sim. Aonde já se viu uma vida no qual você "trabalha" 44 horas semanais durante seis, mas SEIS dias na semana? Distopia, distopia.
@@Eric_D_Dias exatamente isso amigo, fora q hj em dia com as redes sociais é possivel trabalhar em casa.
Só não aceitar aquilo que vc acha que é exploração ora essa. Tbm ninguém é obrigado a trabalhar/pagar tributos/ser roubado, pra sustentar gente que não contribui com nada.
@@maiadoug Sempre é, se há extração de mais-valor.
Estou terminando a faculdade e não vejo perspectiva. Quando estava no CLT passava a maior parte do tempo dentro do ônibus. Eles são donos do nosso tempo e ainda dizem que nós não estamos afim de trabalhar.
Se eles no qual você fala se refere ao Governo, eu eis de concordar.
Não tenha filhos. Cuide de você.
@@ocozinheiro ela tava falando da burguesia mesmo.
@@LucasdeCastroPatraonesse caso ela se referiu ao tempo, e isso não é culpa da burguesia, mas sim da ineficiência dos transportes públicos do bostil
Sou muito criticada quando comento isso, mas, os jovens têm que estudar. Eu fui uma jovem muito carente, meu pai era um motorista desempregado e minha uma costureira que não trabalhava fora e eu fui estudar. Eu fazia universidade e trabalhava como faxineira, mas, corri atrás. Fiz concurso publico, fui aprovada, fiz pós graduação, terminei meu mestrado e agora estou entrando no programa do doutorado. O mercado de trabalho é dificil, mas, sonhos podem ser realizados. Corra atrás.
Parabéns❤! Vc é muito lutadora! ❤
@@tatianesantos2088 obrigada ❤️
Hj as coisas estão mais difíceis e concorridas. Tem faculdade em tudo que é esquina. Para conseguir os empregos bons tem que estudar bastante e dedicar acima da média. Hj temos muitas redes sociais e gatilhos que nos fazem procrastinar bastante e nos atrapalham no foco de alguma coisa. Tenho amigos mesmo q tão em subemprego e reclamam bastante da vida e trabalho. Eles mesmos nas horas vagas perdem MT tempo com besteira assistindo stream, youtube, jogando desperdiçando dezenas de horas mexendo no Instagram e não conseguem ficar uma hora focado estudando/dedicando pra melhorar de vida.
Na sua época era mais fácil, te garanto. Minha mãe, que provavelmente tem a mesma idade que você, concluiu a graduação e rapidamente passou em seleção simplificada para trabalhar na prefeitura. Eu, com uma graduação, diversas experiências profissionais, inglês fluente e vivência internacional não ganho mais que 2 salários mínimos.
@@deCarvalhoLucas não era. Eu tenho 53 anos. Entrei no serviço público aos 40 anos. Antes fisso, nunca consegui um emprego, só faxina.
Minha mãe, 59 anos, trabalha até hoje como empregada doméstica e manicure. Chegar na velhice sendo explorado e ainda pobre, lutando pra não ser despejado e ir morar no mangue é o que não queremos. Não tenho medo de trabalhar não, o que eu não quero é ser explorado, luto ao máximo pra sair disso e um dia dar uma vida melhor pra minha mãe.
Eu faço websites para empresas como freelancer, de tarde eu passo em negócios oferecendo quando não tem aula da Faculdade. De manhã vendo café no sinaleiro, e de noite quentão. Quero abrir um negócio com o dinheiro que levanto. Trabalhar não é o problema, mas não tem como achar que o jeito que as coisas são hoje vão te levar a algum lugar. Já fui 6x1, é escravidão.
Amigo, estou na faculdade e vou começar um estágio não remunerado, estou pensando em vender salada de fruta no verão, tu que tem experiência, que locais da cidade tu escolheria pra ir?
Parabéns, não está acomodado e nem alienado.
Gostaria que todos fossem como você.
Meu escape foi concurso público, hoje tenho uma vida digna, mas nunca esqueci o tempo em que gastava metade do meu dia no transporte público.
As pessoas quando prosperam tendem a se alienar para a ideologia da elite.
@@Daniel-xp8ct depois que provamos o melhor é difícil voltar a comer o pior.
@@Daniel-xp8ct Caramba todo mundo quer encostar no serviço público. Malandrinho.
@@FufucaCacildisClarro porra. Vai depender da instabilidade do mercado privado, que a qualquer oportunidade de explorar outro otário te dão um pé na bunda?
"Job hopping", gourmetizando a precarização do trabalho..
FRUTO do ESQUERDISMO COITADISMO pregado pela DW ESQUERDISTA !!!! eita CANALZINHO
olha o nome fastidioso que vossa mercê carrega, complicado
@@Goldxzdkkkkk
e um lixo de midia
@@Goldxzd "vossa mercê" o cara acha formal falar que nem retardado que parou no século 20
Passamos a infância e adolescência estudando para se tornar mão de obra na vida adulta e ainda sermos chamados de preguiçosos por buscar uma melhor qualidade de vida.
Uma geração que não precisa estudar e nem trabalhar e se dão à esse luxo são aqueles que nasceram ricos. Pobre, infelizmente, não tem a oportunidade disso.
né ele falam como se todo mundo ganhasse comida moradia de graça pra ter essa escolha
Essa geração viu seus pais odiando e adoecendo por causa do trabalho. Eles ouviram seus pais dizerem que detestam o patrão que queriam fazer outra coisa da vida. Eles viram seus pais frustrados e viciados na internet, assim como eles também ficaram, eles viram seus pais idolatrando político imaginando que os políticos vão pagar a conta deles, eles viram seus pais esperando um milagre de Deus para que ouvesse uma melhoria de vida... Eles viram, viram que seus pais não viviam. Não queiram por os problemas só na mão dos mais jovens porque os mais velhos não tem capacidade de resolver os próprios problemas. Se a árvore de nutella frutificou é porque suas raízes foram bem profundas. A geração raíz de pobres alcóolatras e fumantes.
Bom comentário!
Uma pena que somente uma parcela irrisória parcela da sociedade consiga analisar os problemas com perspectiva ampla e dinâmica.
👏👏👏👏
@@canaldiariamente depois vou olhar seu perfil, o nome me chamou a atenção - dia - ria - mente - levar cada dia com bom humor, mentalizar pensamentos frutificante.
@@franciscosousa3368 ver por um ângulo diferente necessita coragem, já escutei muita coisas por defender essa posição. Você parece ser bem analítico e inteligente.
@@soulalma Na verdade, não estava te criticando, mas elogiando o seu posicionamento. Peço desculpas pelo meu comentário confuso. Digo isso porque o seu último comentário me pareceu irônico.
Eu com 26 ano. Estudei pro Enem, passei em 2018 e tive que interromper a faculdade porque não conseguia me manter em uma faculdade de período integral. Só consegui emprego 1 vez, porque para TODAS AS VAGAS que eu me candidatei exigiamexperiência. Não parei de estudar por conta disso, passei novamente no enem e consegui um curso noturno. Agora estou focando em concurso, porque aparentemente somente através de concurso público é possível conseguir uma vida digna no Brasil. Observem todos esses auxílios dado pelo governo, eu também recebo e isso é o que por enquanto paga as contas, mas eu não me conformo com isso, não aceito ser dependente seja quem for. E todos esses auxílios tem um único propósito que é o pobre continuar pobre e o Brasil não ter avanço É UM PROJETO. Não julguem os jovens, não generalize, pois nem todos são encostados.
A real é essa. Ou você passa em concurso, ou tem uma ideia muito fora da caixa de modelo de negócio. Não vale mais a pena emprego convencional. A gente se submete por necessidade, mas você sempre tá numa desvantagem colossal
Concurso é uma saída, por enquanto.
@@wadarellxd3540 concurso é a única saída, apesar de ser díficil é a única saída.
@@wadarellxd3540 se possível fazer uma graduação de ensino superior, concurso de nível superior é menos concorrido.
@Oterrordoscomentariosx Com o avanço desses fundamentalistas que querem chutar e culpar os imigrantes por todas as suas mazelas? Na boa, ainda fico com concurso.
Eles estão certos. Nada no Brasil é valorizado como estudos e mão de obra.
Problema q mtos dessa geração nem estudo tem, a maioria ta terminando a escola por osmose, só vai e passa ou paga e passa, e os q conseguem as melhores vagas sao os q tem Q.I., ja era assim, e agora ta mais ainda, nao, estudam nada e querem trabalhar 4 dias na semana e ganhar 5k por mês, o dia q tiver assim me avisem.
fizeram o LLLLL agora chora
Só o juros
@@marlonnoriller6304 Eta , papo furado, hein?
@@marlonnoriller6304 sai dai gado, com bolsonaro seria pior
A questão é a seguinte: antigamente, vc jogava sua vida e sua saúde fora de tanto trabalhar, porém recebia um salário que te sustentava ao menos, tanto que nas gerações passadas as pessoas tinham 3, 4 filhos e só o homem empregado!! E hoje em dia, vc perde a saúde e a vida de tanto trabalhar e mesmo assim não paga o básico como moradia, alimentação e saúde...
Daí o raciocínio fica simples, pra que fazer isso se mesmo fazendo a dignidade não te acompanha??
Antigamente tinha muito menos pessoas no mercado de trabalho.
Como que o
Pobre lascado que mora a 2 h do trabalho vai ter motivação pra acordar 5h da manhã ficar em pé por 2h sendo amassado e jogado de um lado pro outro pra chegar no trabalho, e no final do mês receber salário mínima que mal dá pra pagar as contas. Uma pessoa dessas está apenas sobrevivendo
Eu fiz isso até ter uma oportunidade um pouco melhor em um lugar que trabalhei e que me abriu as portas para a área em que atuo hoje. A diferença é que eram três horas para ir e três para voltar rs... Não desejo isso para ninguém... Era uma época em que eu tinha de vender o almoço para pagar a janta e ainda ter pique para estudar...
Revolução já
Falou tudo... Ônibus é esgotante. Eu cursei uma faculdade, que ficava 50km da minha casa, indo e voltando de ônibus... Gastando 400 reais por mês com passagem... De segunda a sexta eu esperava aproximadamente 3h por ônibus (na ida e volta).. Perdia aproximadamente 2 dias e meio no mês esperando ônibus e lotado..
O Brasil não dá condições básicas pra uma pessoa possuir um simples carro
Parece uma condenação por um crime que o trabalhador não cometeu né cara? o trabalho escravo legalizado parece mais uma execução penal até você ficar velho
Mas entao, o melhor e ficar no sofa, fazendo dancinha, esperando alguém ou um ser supremo, bater a sua porta oferecendo um sal de 10k, 3x na semana ? me explica essa conta jovem
Vou te dar um toque, colocar criança nesse país sem ter condições financeiras deveria ser crime e trabalhar 12 horas por dia para ganhar um salário mínimo, pegando transporte público com 3 horas para ir e mais 3 horas para voltar é muito errado.
Se humilhando por um salário mínimo, aceita quem quiser.
Fora que o mercado de trabalho só está contratando quem tem experiência comprovado em carteira.
Já acabou a época das automobilísticas e das indústrias no Brasil.
Agora a única empresa que contrata jovens sem experiência é aquela que vende uns "negócios "
Não caíam no conto de que a profissão do futuro é engenharia e TI
Exato! Comecei a aprofundar em IA, programação e essas coisas e o que estou vendo é que o mercado já está saturado e com o maior nivel de automação (a tendencia é mais desemprego e emprego apenas para uma pequena fatia de profissionais de TI). Resultado: nao seguirei essa area, dedicar esforços para ser feito de trouxa novamente. Essa falácia/conto de TI é apenas com o objetivo de aumentar o numero de formandos e oferecer salario de miséria para TI tbm
A EXPLORAÇÃO COMEÇA NO JOVENS APRENDIZ E ESTÁGIO
3 horas no ônibus caindo aos pedaços!
Crime deveria ser explorar as pessoas.
Bom, a região onde moro (ABC paulista) era forte em indústria, principalmente automobilística, saiu pesquisa recente, que a área se serviços vem crescendo mais, então penso que boa parte desses jovens nem-nem, irão se arriscar no empreendedorismo, afinal alguma forma de ganhar dinheiro eles vão ter que arrumar.
Já vivemos há 10 anos pelo menos em uma recessão econômica, onde o Brasil só retrocedeu, e essa geração inteira está em um país cujas perspectivas não são as melhores. Então geração nem-nem é de fato um termo até chulo, poderíamos chamar esta de geração da "desesperança".
As gerações anteriores fizeram e fazem um monte de besteira e agora estão com "raivinha" dos mais jovens porque esses não querem continuar fazendo papel de palhaço do sistema.
@@franciscosousa3368 o duro é ter de pagar pra sustentar essa geração nova, se eles não querem trabalhar que não o façam mas o ônus de sustentar essa gente cai sobre quem trabalha.
É cômodo ser nem nem quando tem gente que paga imposto pra bancar o bolsa alegria desse povo
@@cacophony89896 verdade, se não trabalha alguém trabalha no lugar para sustentar suas despesas, por outro lado, representa uma atitude audaciosa de dizer não a um sistema precarizador.
Tá mais para mimados. Que se contentam com o celular e a wi-fi que o papai dá. Não é nada profundo não. Nem defesas de ideologias contra a exploração. Eh a mera falta de responsabilidade. E pais que bancam tudo isso a vida inteira,acreditando que vai dar tudo pro bebê .
@@franciscosousa3368 Não trabalhar e viver a custa dos outros com tudo incluso é ser revolucionário/audacioso? KKKKKKKKKKKK Não é possível.
O sistema precisa reformular as relações de trabalho. Meu filho com 18 anos tem horror a jornada 6x1, por exemplo.
Concentração de renda, falta de boas condições de trabalho, falta de perspectiva para o futuro.
Ainda bem que os chineses pensam bem diferente de nós brasileiros. Talvez por isso que cresceram economicamente 😅😅😅
Sempre foi assim, mas ficar parado não adianta nada.
causa de tudo isso: capitalismo.
@@eduardotoporoski8015 No socialismo é muito bom. Você nasce pobre e morre pobre. Nem tem tempo para pensar em futuro.
@@marcelorodelgamba4415o problema deles é deles, o nosso é nosso, e isso não muda o fato de pagaram tão pouco pra gente enquanto eles podem fugir com todo lucro da empresa
Traduzindo: capitalismo tá tristinho que os escravos não querem mais as chicotadas no lombo. (Desigualdades, acúmulo de funções, humilhação, exploração, etc)
E sua sugestão para resolver isso? qual pais do mundo não depende do capital?
@@abellsossa3975 A questão é que o brasil hoje é podre, e foi construído assim por gerações passadas, que descontam todas as suas frustações na geração atual. Se os mais velhos tivessem menos preocupados com copa do mundo e banheira do gugu, quem sabe o que brasil não fosse um país um pouco melhor? menos desigual? a ponto de alguém que trabalha e estuda pudesse ter opção de morar sozinho sem passar fome? ou ter outros bens de consumo? Por que é tanta crítica com os de hoje, mas não tem uma autocrítica das gerações passadas? Pensem assim : O Brasil que eu fiz parte na minha época, e o que eu deixei para os outros é bom? eu melhorei ou piorei a situação? Por que malhar os mais novos isso é desde de muito tempo já, mas reconhecer algo é difícil. Se o Brasil fosse os EUA ou Canadá, daria moral e respeito aos mais velhos por reclamar ou cobrar dos outros, mas olhando o país que deixaram, sinceramente chega a ser cômico essa falação toda e críticas a geração atual.
Muito bom.
@abellsossa3975, não vou resolver, mas vou deixar você encucado: por que isso não acontece ou acontece muito em países desenvolvidos? Qual o mecanismo que permite explorar tanto aqui e não em outros países?
tristinho kkkk! Isso é oportunidade pra quem quer trabalhar! Tirando que as empresas estão começando a dar preferência para pessoas mais velhas e com responsabilidade. E outra, tem uma onda de jovens preferindo empreender, o que eu considero o ideal! Depender de si mesmo, e não de uma empresa como fonte de sustento.
Trabalhar 6 meses no ano só pra pagar imposto, muito animador!
Cara imposto na COMIDA, o Brasil é uma merda mesmo kkkkkkkkkk triste
E tudo isso para sustentar político e juiz. 😂
Sua pesquisa está desatualizada. Taxad agora são 8 meses.. e 29 dias
mas os nem-nem geralmente votam nas esquerdas.
Esse é o verdadeiro vilão. A grande massa não consegue ascender socialmente e nem conquistar bens materiais por esse motivo. A culpa não é do trabalho e muito menos do patrão. A culpa é do peso do estado nas costas....
Geração Baby Boomers: 1946 - 1964
Geração X: 1965 - 1980
Geração Y: 1981 - 1996
Geração Z: 1997 - 2012
Geração Alpha: 2013 -
Geração Z é 1995-2010
A geração que não quer ser explorada
Querem um país justo.
E por isso exploram os pais! aff
@@lucassalesfonseca3303 Justo.
Se o miserável do pai que meteu na mamãe querendo apenas virar o zoinho e gerou prole, nada mais justo que ele dê ao seu filho que não pediu para vir ao mundo as condições mínimas para sobreviver.
Ou será que esse pai é apenas um canalha que quer capitalizar em cima do próprio cio irresponsável?
A geração que quer ser bancada pelos outros, pensamento de parasita, espere 10 anos, veremos essas pessoas na completa MERDA.
Por isso milhares de brasileiros estao regressando, Lula esta a conduzir o Brasil para o paraiso onde ja la estao, Cuba, Venezuela, Angola, Coreia do Norte, etc...VOTEM NO COMUNISMO! ...REGRESSEM PARA O BRASIL!, SEJAM FELIZES NA MISERIA!!!😂
Ngm gosta de trabalhar, trabalhamos pq precisamos.
ninguém gosta de trabalhar sem INCENTIVOS para tal. nós humanos somos feitos na base da recompensa, se o valor do trabalho é baixo (q é a maioria salarial brasileira) qual incentivo alguém tm para acordar cedo, pegar ônibus lotado para sustentar essa matrix estatal??
Trabalho desde os 9 anos de idade e hoje aos 50 anos só posso dizer pra você uma coisa: fato!!!
Concordo
Quando e algo que gosta , gosta sim.
@@Navassa77 Mas muitos que gostam acabam deixando de gostar com o tempo.
Meu caso, tenho graduação, pós graduação e intercâmbio no exterior, acreditei na fábula da mobilidade social através do ensino superior. Hoje estou com 30 anos, mais de 1 ano fracassando diariamente atrás de emprego, e por fim tive que voltar morar com os pais
:/
Sinto muito por isso. Espero que você consiga achar uma solução logo 🙌
Bem vindo ...33 anos...casada..meu esposo até que está no mercado 5 anos...subindo... E eu também formada 8 anos...E correndo atrás.. só aparece vagas salário mínimo e exploração....fod....
N adianta mn, aqui no bostil ser formado, ter graduacão, saber outras linguas, vai servir para que?? Pra vc virar uber.
@@lobostreetworkout4314 E país subdesenvolvido, amigo.
Sempre foi dito q o único caminho é o concurso público.
Brasil e um país subdesenvolvido, não tem indústria, e uma porcaria de um país q só tem agronegócio, mercadinho, lojinha e serviços braçais.
Se os salários fossem suficiente para um jovem de 25 anos ter sua própria casa, próximo ao trabalho e com luxos mínimos (beber com os amigos no fds, conseguir pagar um uber, pedir um delivery no fds, etc) ele não seria um nem nem. Baixos salários e sensação de que nunca você vai conquistar, deixa o jovem ansioso e depressivo e isso causa uma desistência dos empregos atuais.
Apocalipse ambiental
Decadência social
Falência do capitalismo
Crises migratórias
Inversão da pirâmide etária e quebra da previdência.
Dependência tecnológica
Não me parece um cenário muito promissor pra se animar com uma carreira.
Tudo de acordo com a agenda capitalista.
Exploração não é trabalho.
E Educação é civilização e cidadania independente de qqer coisa.
Vai na padaria comprar pão e fala que vai pagar com "civilização".
@@guto2755 Manda o dono da padaria explorar o padeiro menos que essa sua justificativa ACABA.
@@Hojesimbr E o padeiro continua lá vendendo pão, do contrário estaria em casa passando fome no Brasil de hoje.
@@felipenicacio2792 O padeiro NÃO está vendendo pão, o padeiro está FABRICANDO O PÃO. O EMPRESÁRIO QUE ESTÁ VENDENDO O PÃO QUE O PADEIRO ESTÁ FABRICANDO.
PUTS, VOCÊS DISTORCEM ATÉ A PROFISSÃO E O LUGAR DE CADA UM PRA CABER DENTRO DE SUAS CONVICÇÕES DOENTIAS. PQP! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Hojesimbr Vc é esquisito demais. Não falei no sentido de quem produz e vende nada. Falei sobre ter que trabalhar, se não for o padeiro A vendendo o pão, vai ser o padeiro B.
Esse vídeo trouxe um tema extremamente sensível e com diversas camadas. Hoje com mais maturidade percebo que mesmo entre os meus amigos existe uma diferença daqueles que tiveram uma família minimamente estruturada financeiramente e psicologicamente dos que não tiveram a mesma chance. Muitos desses "cresceram" um pouco mais focados na vida, com certa "direção" eu diria. Já outros, estão numa luta muito grande pois além do pouco que ganham, ainda ajudam seus familiares (o que não é ruim de maneira nenhuma) com contas, despesas e remédios. Gente, isso faz uma diferença tão grande que não fazem ideia. Esses com a família com um poder aquisitivo um pouco maior já conseguiram viajar pra fora do país pelo menos uma vez, já estão com seus carros quitados e muitos com uma boa casa comprados em seu nome (fico muito feliz por eles). Já os outros, percebo que estão numa velocidade beeeem menor. Gostaria que nosso país fossem menos injusto com essas pessoas.
É sobre isso
A geração Z foi a primeira a enxergar que o modo de trabalho tradicional não serve mais. Ver os pais passarem por dificuldades, mesmo tendo "bons" trabalhos fez acionar um gatilho. A falta de presença dos pais na vida corriqueira dessas crianças foi trabalhando na cabeça deles essa percepção, e eles não estão nem de longe errados. Eles são uma geração extremamente inteligente... mas muito, muito mais que qualquer geração que já passou. Tem uma carga de informação absurdamente maior que a nossa dos anos 80 pra trás. Eles querem trabalhar sim, só não querem viver pra trabalhar, e sim trabalhar pra viver!
😂😂😂
😂😂😂
Trabalhar pra que? Pra continuar sem dinheiro?
minha cara quando eu trabalho para "ganhar" um dinheiro que não é meu
É jesus tá difícil aqui embaixo
Kkkkkkkkkkk cara essa foi boa kkkkkkkk@@renatohausberg3892
Então Jesus, nem todo mundo aqui em baixo multiplica pao e vinho. Então aqui ou trabalha ou morre de fome. Ou pede pro papai dar comida.
Ei Jesus nós temos que trabalhar é o jeito,aqui na terra nossas vidas estar muito difícil,só Deus mesmo pra nós ajudar!
A verdade é que vários deles se viram como autônomos, bem como uma gigantesca porção do Brasil bem remunerado. O empresariado brasileiro tem alergia a pagar mais de 2 mil. Já recebi quase 3 paus a vários anos atrás, como auxiliar de serviços gerais. Hoje, abrindo um Catho ou um Indeed você vê que a imensa maior parte das vagas está nessa faixa, pra professores de inglês, web designers e outras vagas que exigem ensino superior e sempre pagaram bem.
O mercado de trabalho está com salários ridiculamente defasados, tem gente com ensino superior virando uber e entregador de app porque DÁ MAIS dinheiro.
3 mil pra um auxiliar de serviços gerais???😂
@@sandylima5405Sim, antigamente tinha empresa que pagava quase 3 mil para auxiliar geral (Porém era escala 6x1)
A maioria das vagas eram de segunda a sexta. Era comum no domingo praticamente todos os estabelecimentos estarem fechados . Sábado os comércios só funcionavam ate 12:00 .
Hoje em dia está normalizado a escala 6x1 pagando apenas um salario mínimo, vaga de serviço para serviços gerais( escravo) pagando mixaria de salário mínimo . Como o colega ali disse, as empresas tem pavor de pagar mais de 2 mil reais de salario mínimo!!!.
E estão certos, enquanto houver tr0ux4s para aceitar essas condições , não tem o porque deles mudarem...
Nem sempre a culpa é do empresário, se ele vai te pagar 3 mil, tem que pagar mais 3 mil pro governo, se n tivesse tanto imposto e direito trabalhista provavelmente o empresário poderia dar o dobro do salário pro funcionário, o problema é o governo e não o empresário
@@MagmaLul1 se não tivesse tanto imposto o empresário continuaria pagando exatamente a mesma coisa pro trabalhador, só lucraria mais
@@luizfelipeqwerty exatamente ! Na empresa que eu trabalhava é um exemplo, eles estavam pagando mais de 2 mil(Contando com os beneficios)como call center . Sabe o que fizeram? Abriram uma nova célula que fazia a mesma coisa que a nossa equipe fazia e contrataram novas pessoas pagando a mixaria de um salario mínimo ...
Geração nem nem: nem aceitam exploração e nem compactuam com esse sistema desigual
E quem paga pelo super iPhone de última geração que eles usam?
E quando não foi desigual??
Concordo , eles querem eternanmente caixa de supermercado e não investem em tecnologia e industrialização, ninguém quer mesmo esses trabalho de caixa e vendedor de shopping.
Os cara que fala que esta geração não trabalha são os que não trabalham mas ganham com o trabalho dos outros
Questão de pouco tempo para a bomba relógio do INSS
explodir por aqui
Verdade quem sustenta o INSS é os jovens se pararem de trabalhar a pirâmide despenca.
Krlh nem pensei nisso
Junta isso com a taxa etária, envelhecimento, tá previsto 15 milhões de idosos ficarem mal financeiramente em 2050 mais ou menos. Vamos fazer renda passiva meus jovens, enquanto temos energia, pq do lado público estamos enrolados.
@@KWilliam-c2i sistema público está falido jovem
tomara que exploda tudo, tenho orgulho de ser da geração z.
Se acordar cedo, trabalhar duro, ter network, economizar fosse fórmula de sucesso absoluta, todo padeiro seria milionário!
pois é, problema é que ele faz pão, se ele fizesse algo de alto valor agregado seria rico em 20 anos de trabalho.
@@icaropedrosodeoliveira3004kkkkkkkkkkkkk olha o menino achando que vai competir com Pão de Açúcar, Carrefour, etc. O padeiro vai começar a fabricar celular
@@andreibig2 o padeiro vai morrer padeiro e isso é problema dele. Só respondi o amigao, se fica rico segundo ela fórmula, mas não vendendo pães.
Parabéns. Uma aula de educação financeira básica te ensinaria isso mas infelizmente o brasileiro tem pouco acesso a esse tipo de conteúdo.
rico talvez nao, mas se ele criar a propria padaria, ter bom atendimento e fazer comida boa certamante probre nao sera.
Trabalho não é pra ser necessariamente prazeroso ou tudo de bom, senão se chamaria lazer, e não viria da palavra "tripalium" (um antigo instrumento de tortura).
Mas convenhamos que o sistema atual está demais. Muita exigência pra pouco retorno, as pessoas não se comportam, as pessoas não colaboram, as relações de convivência cada vez piores, pessoas viram simples números.
Se você só quer dinheiro, fique só com máquinas. Talvez estejamos começando a entender que as relações humanas importam, pois a empresa é sustentada por pessoas. A geração atual não tem a mesma submissão que as anteriores.
Tem muita gente mimada? Sim!!! Mas tem um lado INCRÍVEL que é esse outro olhar menos engessado e disposto a mudanças, e não só baixar a cabeça.
Eu aposto que a tecnologia vai botar todo mundo na rua, e só então vamos ver que somos humanos e não podemos ignorar as necessidades uns dos outros. Por enquanto seguimos com atrocidades em nome do lucro.
falou tudo, muito exigência para pouco retorno. Tenho 32 anos e até hoje trabalho como motoboy, tenho CNH D mas não arrumo nada por não ter experiência
Nos EUA está ocorrendo um grande debate atualmente com vários, digamos, "exposeds", sobre como as gerações acima de 50 anos construiram um sistema financeiro baseado na ganância e que, se por um lado deu vida de luxo para muita gente, por outro está fazendo hoje a geração dos millennials para trás estar vivendo uma vida de país subdesenvolvido e sem qualquer perspectiva de alcançarem o antigo padrão chamado de "sonho americano". O negócio é sinistro e ultrapassa teorias da conspiração, aquela ladainha de fazermos um futuro melhor para nossos filhos era total enganação, o sistema desenhado sempre foi previsto que tornaria a vida das gerações futuras muito pior e de fato está consolidando. O custo de vida, salário e trabalho de um jovem americano hoje é absurdamente pior do que foram das gerações antes dos millennials, mas essas mesmas gerações enchem a boca para atacar seus próprios filhos. Os EUA caminha hoje para uma verdadeira batalha de jovens X idosos, é outro tipo de polarização que vai estourar nos próximos anos.
as pessoas nao estao mais tendo filhos. Hora que faltra mao de obra escrava pra elite eles comecam a valorizar
Melhor comentário. Espero aqui do alto dos meus 46 anos que as gerações que vierem façam a revolução que não tivemos coragem de fazer
@@lucasgambit7248 mas e quando vamos olhar a culpa do próprio povo?
Chega a ser cômico ver minha geração (Millennials) criticando a geração Z. A gente entende muito bem como está difícil gerar riqueza. Que trabalhar os mesmos 8 horas por dia que seus pais trabalhavam, não vai garantir uma boa casa em um lugar digno e com qualidade de vida.
Eu consigo compreender muito bem a perspectiva de alguém que está começando no mercado de trabalho, que coloca na balança o alto esforço para se qualificar, para ter uma recompensa tão baixa. A vontade é realmente de ser nem-nem.
Quem em sã consciência ainda acredita em aposentadoria?
Só idiota iludido
@Oterrordoscomentariosxpoupança do Lula, só se for a cerveja dele😂😂😂
A previdência é uma grande pirâmide fadada ao fracasso.
@TulioDeSilvaDireito a eutanásia é coisa de pais de primeiro mundo, esqueça. No Brasil não autorizam nem aborto de estupro...
Eu. Mas por mim mesmo. Juros compostos e um pouquinhho todo mês, no que me é possível. Façam isso, não esperem governo. Estudem, e façam
Que absurdo. Jovens nao querem estudar por anos para ganhar salarios minimos e ajudar o patrao a trocar de carro todo ano.
Viva na miséria, invejoso.
Salário de miséria nao é emprego. Salário que não significa absolutamente ninguém. Uma vida inútil e cheia de doenças! Quem é que vai querer isso???
Vai cruzar os braços?
@@guto2755até vender paçoca no sinal dà mais de 1 salário minimo
@@babydriver3967 Aqueles que já sabem que viver custa.
@@guto2755a gente vai lutar da nosso forma contra o sistema, procurando uma forma mais humana de trabalho
Não invistam no outro...invistam em vocês mesmos e dêem seu melhor...E não sejam escravos do dinheiro...A vida passa rápido e deve ser vivida, não gastada.
Estou estudando web design sozinho porque não consigo pagar uma faculdade. Certa vez, ao aplicar para uma vaga de web junior, uma das exigências era saber Python, CSS, JavaScript, PHP e ter projetos. Parece ilógico esperar que um iniciante saiba tudo isso, já que dominar todas essas linguagens leva mais de 5 anos. Além disso, quem já domina essas linguagens não seria considerado um desenvolvedor júnior, mas sim de nível intermediário a profissional
E pago como junior.
@@ibfbf6288 sim
Sou programador e essas exigências malucas são quase padrão na área. Desanima.
É porque eles não querem pagar um profissional já bem formado, e coloca "junior" na vaga pra não dizer que paga pouco. 😊
@@alfpoker620😢infelizmente sim... olha, tenho um primo que faz ti e n sei como mas ele conseguiu vaga kkkk, provavelmente n tinha essas exigências absurdas tbm.. mas ele está ganhando provavelmente chuto uns 2k ou 1.800.. resumo: tá tendo q trabalhar de motoboy nos fins de semana.. isso q me deixa triste e preocupada.. a pessoa se dedica 5 anos da sua vida.. achando q vai ganhar um salário pelo menos digno pra se viver.. e na verdade é bem pior.. n entendo essas empresas sinceramente.
Creio que essa geração não caiu na mentira de trabalho e faculdade.
Eu só da geração que você tem que trabalhar e trabalhar em qualquer coisa; trabalhar com o que aparecer… Ainda bem que escolhi meu primeiro trabalho e me apaixonei por ele.
E caíram no que? Se não trabalharem, vão ser sustentados por pessoas que estudaram e trabalham
se são os que tem faculdade e estão desempregados ou trabalhando em coisas completamente diferente do que se especializaram...
@@jonathan_henriques pois é, o problema é que se não trabalham alguém trabalha por eles, ou seja provavelmente os paes vão sustentálos até morrerem, coitados!
Eles não suportam, mas tem quem banque e que suportam por eles vai entender.
Muitos falam da geração atual, querendo comparar com a geração de antigamente, mas esqueceram que hoje as cobranças para essa geração são maiores, exemplos não faltam. No âmbito profissional cobram faculdade, inglês, MBA fora outras coisas, sendo que antigamente um bom trabalho não era cobrado tudo isso. Quando as montadoras chegaram aqui, ate os anos 90 e início dos anos 2000 era muito mais fácil entrar nelas, hoje já pedem muita coisa que não era mandatório antes.
pois é, meu avo era bombeiro hidráulico. A casa que ele fez em 1970 , ele nao faria hoje. MOraria numa kitnet ou favela
Sem falar no setor imobiliário, meus pais compraram um terreno, construíram uma casa e aumentaram ela mesmo tendo empregos e salários bem humildes, antes de eu nascer já estava tudo quitado. Hoje em dia a nossa geração demora de 10 a 20 anos pra conseguir financiar uma casa, isso apenas se ganhar acima de 4 mil reais. Simplesmente não existe motivação nenhuma pra gente buscar uma "carreira".
@@AlehGeaisso se vc não morar em guarulhos onde vc paga aluguel da sua casa para o estado iptu
Minha "casa" é uma garagem com banheiro de 35m² e pago quase 4mil de iptu sendo que já paguei imposto pelo imóvel na hora da compra na hora de transferência na hora de registro na prefeitura
Custo de vida hoje é muito alto e os salários baixos até mesmo para que tem instrução e experiência, conseguir ganhar "bem" para essa geração é raridade, mais comum nas classes altas por terem mais QI ( quem indica), sinceramente, casar e construir família para muitos dessa geração ficará mais difícil, vai ser somente se tiver pais ou avós que banque, se tiver herança, pois como sair da casas dos pais, para construir família sem conseguir prover o mínimo?
Pra estudar ou se qualificar em qualquer coisa você precisa investir muito tempo, dinheiro e também colocar a mente nisso.
O problema é o retorno de todo esse esforço que, não vai dar garantia de conseguir um emprego, se é que vai existir tal emprego no futuro.
Basicamente é cobrado muito em troca de pouco, ou as vezes nada.
Isso sem falar em moradia, aposentadoria e etc...
O pessoal olha só a ponta do iceberg dos GenZ e dos Nem-nem ou resume apenas em "ah mas a família banca né", sem olhar o contexto inteiro.
Nos EUA tb, não é só na Europa. Eu acho que trabalhar 8 horas por dia é muita coisa. E ter apenas 2 dias de fim de semana muito pouco. Talvez trabalhar 6 horas por dia, 3 horas almoço e 3 horas sendo que trabalha 3 dias, descansa 1, trabalha 2 dias e depois descansa 2 dias... Algo assim. E quem quiser trabalhar mais, trabalhe ué
Estamos vivenciando uma geração sem esperança, pois sabem que a graduação hoje não trás quase nenhuma segurança, uma geração que sabe que não irá se aposentar, que talvez não terá uma casa, um carro próprio e por aí vai! E o estado? Bom, a cada dia cria impostos, burocratiza tudo e contribue para esse buraco que estamos!
Se pudesse dar uma sugestao, faça um curso de idiomas e procure sair desse barco furado
Não temos “ garantia” que se investimos o nosso tempo e dinheiro em tal curso, daqui uns anos teremos retorno.
@@lisandrabeyer5838 Inglês é extremamente necessário hoje em dia. Não venha com essa de garantia.
Procure por Mairo Vergara e Erika Belmonte. Aprendi com eles.
sair pra onde amg, a europa e até alguns "hermanos" como argentina estão quase expulsando imigrantes a chutes
Claro! Vocês continuam à votar em canalhas...
Faça um curso de idiomas e descubra que em países estrangeiros também existe esse problema e que, ao invés de contratarem um estrangeiro para uma vaga especializada, eles vão sempre dar prioridade para o nativo.
Pra trabalhar no Brasil: 6x1, 48 horas semanais, 300 dólares de salário. Errado num tão.
Trabalho é só uma escravidão disfarçada e remunerada! Os tempos mudam, e os jovens já se ligaram.
Os Jovens não querem mais trabalhar 6 dias por semana, e sim apenas 5.
E eu concordo com eles!
Tudo em excesso é ruim!
Inclusive escala de Trabalho.
@@lisandrabeyer5838nem 5 dias eu quero! Pra mim o ideal seria de 4 dias e 24h por semana no máximo, tipo de segunda a sexta. Na segunda seria das 14 às 17h
De terça, quarta e quinta, das 8 às 11 e das 14 às 17h, e na sexta das 8 às 11, totalizando 24h semanais, e mesmo trabalhando 5 dias, seria como se fosse 4 dias, pq a segunda e a sexta seria meio período
@@FernandoSilva-cu5yj Monta sua empresa e trabalhe 24 horas por semana, tu vai ver onde vai estar em 10 anos hahaha
Os jovens não se ligaram em nada, eles querem o dinheiro sem fazer nada, isso tem nome, espere 10 anos e veremos esses merdas no seu devido lugar hahaha
@@lisandrabeyer5838 perfeito! Eu acho uma boa ideia! Se fizermos igual nos Estados Unidos onde as pessoas recebem por hora, eu acho que resolve isso tudo. Quer trabalhar 3 dias por semana? Beleza! Vai receber 3 dias por semana. Funciona pra essa geração?
Fiz 18 anos esse ano de 2024 e conclui o ensino médio o ano passado, logo que terminei consegui um emprego em uma academia da minha cidade, trabalhando na escala 6x1 e ainda tem que trabalhar no sábado ou no domingo, enfim, ter a “folga” de 1 dia, tem, porém de qualquer forma não tem 4 meses que estou aqui e já tá exaustivo. Alguns acham que é fácil por não me conhecerem e por eu ser jovem, mas não tenho mais os meus pais pra chegar em casa e ter almoço pronto, roupa lavada etc, o que algumas pessoas com mais de 30 anos não precisam se preocupar, para falar “é pouco mas da pra juntar” falar é fácil quando não se tem o que pagar. Desabafos kkkkkk
Enquanto tiver escala 6/1 , salário que só paga comida, os jovens estruturados vão sim bater de frente com o sistema
E eu sou um deles, pode ser O QUE FOR, se a empresa está me sobrecarregando de forma surreal, está me fazendo mal mentalmente, eu pulo fora, tenho apenas 21 anos, ja moro sozinho, faço meu dinheiro, eu tenho disposição para fazer O QUE FOR, mas me recuso a ficar trabalhando e enriquecendo gente chefe PODRE!
@@marcosthecreator isso jovem. Tem que lutar.
Abre uma empresa para você e veja como o estado explora você mais que qualquer coisa
@@antonioluiz3048 fiz isso mano, é exatamente por isso desisti, tinham trabalhos que eu tirava 5k e só de emissão de nota fiscal era quase 600$, é muito injusto!
Ele não vai abrir empresa nenhuma, ele quer ser sustentado sem ter for de cabeça. Ele acha que a empresa é uma extensão do papai e da mamãe que davam mesadinha sem fazer nada
Expectativa: empresários melhorando as condiçoes de trabalho
Realidade: empresários contratando IA para substituir vocês
Cuidado com o blefe, as vezes é necessário ter alguma carta na manga
Conheço tanta gente com diploma, trabalhando em supermercado.
Sim mano, n tem pq ser fora da curva, e acabar no uber, e mercado.
Minha prima, formada em biologia é operadora de caixa no mercado
@@iTheuzerae eu com esino médio incompleto trabalhando na prefeitura ganhando meus 2500 seg sex sou monitor de obras e seletivo mas estou a 6 anos
Tenho 45 anos, trabalhei no setor privado como eletrotécnica por mais de 10. Foram os melhores anos da minha vida física e psicologicamente falando sendo sugados por exploração e estresse, assédio de todo tipo, humilhações. Meu sonho era ter feito um intercâmbio, mas não aprendi nem inglês. Sobrevivi e passei em concursos medianos aos 40 para começar a viver um pouco. Senti que minha juventude, força e motivação foram sugados pra um fundo de um poço.
Eu tenho 20 anos, estudo e trabalho, trabalho desde os 14 anos em construção cívil de forma informal, atualmente estou estudando em tempo integral Engenharia numa Federal e trabalho pra me sustentar na facul quando dá, hoje perguntei pro meu chefe se ele preferia trabalhar mais pra ganhar mais, ou ganhar o suficiente pra sobreviver e ter lazer porém trabalhar menos, ele respondeu na hora ganhar mais... isso pra mim é coisa de maluco!! Meu sonho e trabalhar menos ou com menos esforço e ganhar o suficiente pra ter uma vida confortavel e com lazer!! Quem gosta de trabalhar e maluco!
Talvez se a geração passada soubesse votar em pessoas minimamente descentes e também não saissem tendo filhos sem ter condições de se auto-sustentar não estaria essa zona em que precisa de 5 anos de experiencia para pegar estágio para receber R$1.3K em uma cidade onde o aluguel de um quarto é R$ 2K.
Verdade
Mas ta ai a oportunidade de sua geração mudar tudo
Boa sorte
E não estou vendo essa geração nova votando em pessoas descentes, infelizmente lula e bolsonaro estão aí como exemplo!
@@EstudoTop😂😂😂
@@EstudoTopou seja, segura essa bomba você kkkkk
Kkk
Eu não enxergo essa coisa de demitir os jovens não, muito pelo contrário. Os movimentos que eu estou vendo no mercado são de desligamento de colaboradores experientes com salários altos e a contratação de pessoas jovens para exercer a mesma função ganhando 1/5 do salário das pessoas mais velhas.
Você acha que as empresas só pensam nelas mesmas?
Trabalhar é uma m3rd4. Se não fosse o dinheiro, ninguém trabalharia.
Verdade 😂
Real msm
Ou talvez… Todas Pessoas seriam mais felizes, sem o A ganhar mais que o B.
Que filosofo
@@lisandrabeyer5838Já que trabalhar é bom e necessário, até que as máquinas nos permitam descansar. Concordo contigo! O ruim não é trabalhar, é ser escravo de burguês. E 99% de nós somos.
A diferença é que enquanto meus colegas da escola estavam indo em festa funk e bagunça, eu tava fazendo curso e me preparando pro mercado de trabalho. Hj tenho um ótimo emprego e sou dono do meu próprio negócio. Pessoal quer ficar até 5 da manhã na rua fazendo farra e quer que caia tudo do céu. Essa é a diferença!
Trabalho desde os 16 anos em escritório de advocacia. Sou advogado, formado há oito anos, ganho 4k mês, sem registro, nem PJ nem CLT, como acontece em 90% dos escritórios por aí, irregularidade total e sonegação. Às vezes pinga uma participação, 15k, 30k mas tem que suar e só acontece pq estou num grande centro e em um escritório estruturado, se fosse para eu começar do zero com meu escritório, iria pagar para trabalhar. Toda minha grana vai para pagar contas, tenho família, impossível guardar para comprar casa ou trocar de carro. (Casa cedida pelos meus pais e carro popular comprado de meu pai há muito tempo). Tenho 30, sou formado, atualmente estudo TI na Federal e estou concluindo, e minha perspectiva até os 40 é de pura insegurança, estou apostando minhas fichas sem saber se vou alavancar minha vida profissional em algum momento. Sei que nesse brasilzão de meu Deus tem muita gente muito, muito pior. Portanto, não crítico esta geração que exige melhores condições, pelo contrário, tenho inveja e admiração desta geração. Tem seus problemas, como todas, mais diferente da minha, apesar de tão politizada, esta não aceitou as precarizações e tantas reduções sem oferecer resistência. E estão de parabéns, essa geração de 20 anos olha para minha geração é não quer repetir os passos. Força.
Muito interessante seu ponto de vista. Obrigado por compartilhar.
Hoje as empresas também não seguram ninguém na vida inteira, o cara fica um pouco mais velho e caro, e trocam por alguém que mal saiu das fraldas.
Exatamente.. pegam alguém que faça pela metade.
Errado.
É fralda não Frauda!
@@suzeterego9449 Obrigado, corrigi aqui
Vou falar a percepção que tenho: a geração "boomer" preparou um cenário ideal para que os mais novos não tivessem oportunidades para ingresso no mercado de trabalho, tanto que apenas áreas de tecnologia e de mídias que o profissional jovem se destaca rápido.... indiretamente criam um conjunto de regras para promoções de cargo, requisitos de certificações e etc.
Gostei da forma como colocou a situação. Na sua opinião, por que os Boomers aumentaram regras, promoções e requisitos para ingressar no mercado?
@@OMarinheiroMachopara que os pobres que ganham pouco e trabalham muito não cresçam na vida profissional e continuem escravos da minoria. Essa é a regra geral, salvo as exceções.
@@OMarinheiroMacho Muitos permaneceram nas empresas que entraram quando novos, onde chegaram a passar por processos extremamente burocráticos, manuais e até braçais... chega uma pessoa que nasceu na época em que você estava se ferrando e aprende muito rápido as coisas, por mais que mereça, fica aquele " esse garoto tem que ralar mais "
@@johnwill34 Eles pensam assim mesmo e isso é um pensamento burro e de verme, que a gente não vai aceitar, eles vão se f**der tudo junto e ainda vai tentar jogar a culpa na gente pq a economia vai ir lá em baixo
O que vejo eh que o brasileiro foi se tornando mais e mais ganancioso. Empreendedores querem grana rapida e maximo lucro. Criar empresas duradouras e de alta tecnologia cdemanda muito investimento e retorno lento. Com isso so surgiram nos ultimos 30 anos negocios de giro rapido que nao crescem e, se nao quebram, ficam estagnados. E a gestao baseada na maxima reducao de custos acaba achatando os salarios e reduzindo o interesse da juventude em se qualificar, pq nao veem perspectivas.
Engraçado que a culpa é do jovem e não desse sistema capitalista que está cada vez mais precarizado. Eu e minha esposa ficamos doentes trabalhando, eu com psiriase e ela com ansiedade. Onde isso é normal?
são as contradições desse sistema lixo na nossa cara... mas nego já ta com ideologia da classe dominante enfiada na cabeça... quem sofre somos nós mesmo.
O Sistema tentou nos convencer de que a geração atual seria menos inteligente que a anterior, mas a realidade é exatamente o oposto. A atual geração já se ligou que se matar de trabalhar não é garantia de ter prosperidade, qualidade de vida, ou até mesmo uma aposentadoria.
E qual seria a "solução"?
@@valeriarn6461 a solução é fazer exatamente o que eles vêm fazendo, se recusar a aceitar essas condições precárias e buscar outras formas de ganhar dinheiro. Quando começar a faltar mão de obra no mercado de trabalho, talvez o empresariado comece a rever alguns conceitos...
@@valeriarn6461 renda básica universal. Taxação em cima dos super-ricos. É preciso que sejam taxados, já que eles exploram (costumam chamar de trabalho) pessoas menos abastadas para poderem continuar sendo milionários, bilionários.
@@valeriarn6461 Trabalho autónomo.
@@valeriarn6461reclamar apenas 😂😂😂
Reflexo de décadas de políticas econômicas falhas e corrupção. Eu com 25 anos me sinto desalentada em meio a esse cenário, chegou o momento em que a conta simplesmente não fecha, não da mais para jogar a culpa em quem está embaixo na casta desse país.
Reflexo de décadas de concentração de renda e desindustrialização, somado ao aumento exorbitante da dívida pública. Esse processo teve o auge na década de 70, e não foi possível reverter. Muito disso se deve ao neoiberalismo, e é por isso que essas queixas também explodem nos EUA, Reino Unido, União Europeia, e não somente nos países do sul globa.
Só vou avisando aos especialistas: isso não tem volta.
Tem sim, quando os pais morrem e as contas comecarem s se acumular
@@Thiago-ok8oc Vamos viver pra ver isso?
@@Thiago-ok8oc Quando os pais morrerem, ai a gente tenta ganhar a vida roubando de rico, roubando dos bancos, roubando de empreiteiras... com os pais mortos não temos mais nada a perder, principalmente se não tiver filhos... fique rico ou morra tentando, quem trabalha para pagar conta, tá colaborando com a máfia opressora, é um robôzinho do estado na coleira.
@@Thiago-ok8oc Nop, teria que ser bem antes, óbvio se o Estado brasileiro estiver preocupado com sua própria falência né?
@ImTheCVL Que preguiçoso mlk, ninguém aqui quer ser sustentado por ninguém não. As pessoas querem dignidade e justiça. Você aceita ser explorado 48h por semana de segunda a sábado ganhando umas patacas? Creio eu que não...
10 Horas de serviço por dia, 2 horas de transporte, salário baixo e moeda desvalorizada não tem nada a ver né?
Taxa e Taxa + impostos
Não sou desta geração atual, mas se não tem empregos para as gerações mais antigas imagina para a geração atual?! É pegar pesado falar que estes jovens não querem trabalhar.
Claro que não querem. Venderam uma receita de bolo de que era estudar e tal. Aí saem e o mercado de trabalho não tem como absorver esse exército de gente com um diploma
@@wadarellxd3540 O mercado não está absorvendo é nada independente de nível de ensino.
@@VagnerJS82 Eles mesmos afirmam que não querem.
@@alfaxgo dependendo da "oferta de emprego" ninguém quer.
Existe um acervo de todas as vezes em séculos que a frase "essa geração não quer trabalhar" foi falada, sempre tem um infeliz que parou no tempo pra repetir ela kkkkk
O senhor que trocou uma geladeira em um terreno 15x20 e trabalhou 30 anos na mesma empresa e se aposentou com 55 anos tá falando que os jovens não querem trabalhar, brincadeira.
KKKKKKKK PIOR QUE É VERDADE.
"Esses jovens não aguentam nada é só se esforçar"
Nossa verdade, antigamente eu ficava chateada quando ouvia, mas hoje em dia percebo que é falta de conhecimento e também egoísmo em parte deles de não perceberem que nossa geração fazendo o mesmo esforço que eles décadas atras não consegue mais comprar os mesmos bens, porque sempre temos inflação e não deflação em relação a tudo, fora as mudanças do mercado de trabalho nos últimos anos.
Minha esposa não se encaixa exatamente na geração z, pois tem 30 anos. Mas acordava as 4:30 h fazia as coisas de casa e alimentação, depois andava de moto em estrada de chão por vezes na chuva por 6km, depois pegava um ônibus rural por mais 15 km. Deixava a nossa filha de 1 anos na casa de uma cuidadora e etc. Refazia todos percurso chegando em casa as 17:30 h morta de cansada pois o trabalho era na lavoura, fora todos os tipos de assédios e um salário líquido de 1.200,00. Quando tirava custo de combustível e manutenção e cuidadora sobra uns 800,00 por mês. Fez FACULDADE, nada mudou só achava emprego na lavoura. Hoje recebe 960,00 líquidos de auxílio sociais, e está muito bem cuida de nossa casa e nossos filhos.
Nossa bem pra caralho viu....
Uma história dessa absurda q país desgraçado
E você fazia o que enquanto sua esposa se matava para fazer os deveres de casa sozinha? Acha mesmo que é só culpa da lavoura? Você também é responsável pelo cansaço dela se deixou ela fazer todas as tarefas de casa e cuidar de criança sozinha.
Chega ser vergonhoso um homem que nem você nem ajudar nas tarefas de casa e dos filhos que você participou para fazer e ainda achar que a exaustão é somente culpa do trabalho de lavoura. Detesto homem que fica escorado no casamento achando que esposa é empregada e babá e não tem um pingo de consideração em botar a mão na consciência para entender que tarefa de casa e cuidar de filho todo mundo tem que fazer. Se ela não conseguiu algo melhor na vida a culpa também é sua que não ajuda em casa e acha que trabalhando tá fazendo muito.
FICÇÃO: Jovens estão pulando de emprego em menos de 3m
REALIDADE: Patrões estão fazendo rotatividade em com menos de 3m para não pagar tudo
As empresas que precisam mudar, não a nova geração. Eles se acostumaram tanto a tratar empregados como menos do que isso e agora que não é uma possibilidade eles além de não admitirem todo o erro, exploração e precarização em todo tipo de ambiente de trabalho, querem colocar a culpa no "adolescente dramático" que quer mais do que merece..
"Jovens que não querem trabalhar" eu estou a 4 anos a procura de um emprego de carteira assinada e até hoje eles só pedem com experiência, já fui em feirões de emprego e até para chamar o seu nome é uma eternidade. Agora me diz : O sistema não quer dar oportunidade ou nós que somos preguiçosos ?
Eu mesmo sou um exemplo disso!!!! Com 18 anos fiz um concurso público super competitivo, passei na primeira fase e desisti na segunda, quase fui deserdado pela família, depois disso, fiz uma faculdade por pura pressão e nunca atuei na área, fui tachado como burrro e fracasssado por todo mundo, e hoje anos depois com computador na mão eu trabalho poucas horas por dia e ganho mais que qualquer um que andou no caminho tradicional, inclusive meus familiares!!!! Deixando bem claro que NÃO nasci em berço de ouro, pelo contrário só optei em fazer algo que eu realmete gostasse na vida, se nunca achasse nada só faria o mínimo necessário para sobreviver, e vida que segue!!!! O futuro, a econômia mundial não é resposabilidade minha!!!!
Uma coroa pro r3i 🎉🎉🎉
Com o que você trabalha ?
@@priscilasilva5204 Basicamente é marketing digital (vendas), mas também trabalho em menor escala com trade (cripto e sport), porém meu foco principal é gerar ganhos para investir em renda fixa (CDB, LCI, Tesouro direto) e renda variável (ações nacionais e internacionais, Fiis, criptomoeda e moeda estrangeiras). Mas tento fazer tudo de interessante e realista que aparece na internet. Resumindo eu comecei como todo mundo, pesquisando bastante, buscando conhecimento, comprando curso/mentorias (na minha opinião é melhor pagar por algo já validado do que arriscar por conta própria e fracassar) tendo muito trabalho no início para colher os frutos no futuro. Já estou a uns 6 ou 7 anos nessa luta, mas é isso que eu gosto de fazer.
@@priscilasilva5204 Ele eu não sei, mas me senti muito representada pelo comentário dele, trabalho com 3D para indústria de jogos e atualmente sou estudante de Game Design, no começo me taxaram de burra por sair do ensino médio sem correr pra faculdade, na verdade eu não queria fazer algo que não gostasse, sabia que me subestimavam de "infantil" por gostar de arte e jogos, mesmo assim não me abalei, estudei e estudei mostrando que 3D é plano cartesiano, além de arte é uma questão técnica que exige muito conhecimento para executar. Trabalhei na área e sempre dei meu melhor como profissional e como pessoa, decidi fazer faculdade de Game Design, e sou apaixonada no meu curso, me adiciona muito e nem parece ter fardo de estudar. A família pode me chamar do que quiser, mas sei que tô no caminho certo porque é algo que eu amo e que tem muito crescimento. Mesmo sendo da tecnologia, sei que todo trabalho é válido, por isso me solidarializo pelos jovens da minha idade que passam pela precarizaçao do trabaho e pelas dificuldades nesse sistema ✊ sigam seus corações
Finalmente , uma geração que viu que a vida nao se resume a trabalhar
Não tenho muitas ambições nem desejo ter muitas coisas.
Entao nao preciso trabalhar tanto.
A ultima vez que trabalhei, foi no IBGE fazendo o censo demografico. Eu era bom naquilo e fiquei mais de 1 ano. Juntei dinheiro para viver até jul/25 sem trabalhar.
Aluguei uma kitnet num lugar agradavel na serra do RJ, tenho uma horta e gasto menos de 1000 por mês incluindo tudo. Vivo bem e em paz. Faco trilhas , tomo banho de cachoeira, as vezes acampo uns dias, leio livros que me interessam e que acho grátis no tlgram, vejo séries, ando de bike por horas sem muito rumo e adoro tudo isso.
Já comecei faculdade mas não terminei e nem quero mais. Não gosto.
E passei num concurso recentemente, mas tbem não assumi pois era pra trabalhar em Niterói, jornada de 8h p/ ganhar 3.000,00. Acho que não valia a pena por ser muito cansativo e consumir muito tempo de vida, então não assumi.
Passei em outro concurso de 6h, de prefeitura de cidade pequena , q paga 1500,00...Esse parece melhor pra mim pois posso ir ao trabalho de bike e pagar 450/500 de aluguel... Se for chamado este ano eu vou lá pra ver no que dá...rsrs
Vida boa. Esse concurso da prefeitura parece ser bom. Se for perto de casa, assuma.
@@gairplane é em outra cidade aqui perto, mas é um lugar bom e tem custo de vida barato. E ainda é perto da praia e da serra que são coisas que gosto.
O de Niterói pagava o dobro mas era cidade grande, violenta, eu teria que morar em periferia longe, acordar cedo e pegar ônibus e trânsito todo dia... Definitivamente não quero isso!! KKK
Bacana isso! Como funciona essa questão da horta? Você tem um terreno separado?
@@ezioh.8398 faço no terreno onde ficam as kitnet onde moro. Aqui tem um quintal grande, ensolarado.
Os outros moradores tbem usam a horta, colhem temperos, tomatinhos, alface, couve etc. Alguns até me ajudam com adubo e outros insumos q precise.
Em 10m² por pessoa da pra plantar praticamente de tudo o que vc precisa .
@@ezioh.8398 Não, é no quintal do terreno onde ficam as quitinetes.
Já fui uma nem-nem e foi uó.
Tenho 23 anos e nunca trabalhei, na minha "idade de ouro" para buscar o primeiro emprego eu estava com depressão, em uma faculdade e curso que não gostava e de brinde veio a pandemia. Por muitos acasos, não consegui ser contratada em nenhumas das entrevistas que fiz parte, faz um ano que tenho conseguido sair do buraco que eu estava e por um tempo fiquei nessa condição nem-nem.
Hoje pelo menos consegui voltar a faculdade, agora num curso que faz sentido para mim e sinto que a minha vida tem voltado aos poucos a ter sentido. Eu sou muito grata a minha família por me dar apoio durante todos esses anos, e reconheço o meu privilégio de ter uma família com condições para me bancar. Mas essa condição, de nunca ter trabalhado, é muito difícil para o emocional. Eu me cobro e me penalizo demais por não conseguir um trabalho até hoje.
Eu tento não pensar muito sobre porque fico revoltada, metade das empresas só contratam por contatos (o famoso quem indique - QI) e ainda têm as empresas que preferem contratar homens e pessoas com experiência (mesmo para um cargo de aprendiz e estágio!!!).
Com alguma sorte, eu espero conseguir um emprego logo🤞. Enquanto isso eu continuo dona de casa.
A playboy branca falando das dificuldades:
@@alexmarsh4226 lacrou mano ✌️😗
Aumentaram a idade para a aposentadoria, isso dificulta ainda mais pois não abre espaço para novas contratações.
Os mais velhos não largam o osso ganhando um dinheiro enorme, então não abre vaga para os mais jovens
@@coolstuffsearcherOs mais velhos precisam de rende extra porque a aposentadoria não cobre todos os gastos. Ou seja, se mataram de trabalhar durante toda a vida para continuar na velhice se matando.
@@coolstuffsearcherLargarei o osso com muito prazer quando ficar mais velha, mas infelizmente acho que não vou poder...
@@coolstuffsearcher não é o caso de não querer largar o osso, é o caso de não poder, pq ainda não podem se aposentar, se fosse antes da reforma da previdência já estariam aposentados.
@@emanuelesloboda9782 Vai num tse da vida, num fórum, cartório, um monte de velho funcionário público que quer insistir em usar tudo em papel, perder dados (igual aconteceu eu POA, perderam dados porque tava tudo em papel) poruqe não quererm contratar jovens ou funcionários publicos jovens pra anotar tudo em sistemas e computadores... acho que o primeiro comentário quer dizer isso, esse tipo de velho, não o tiozinho com uma venda trabalhando, mas os funcionários publicos e a elite judiciária
"A vida na sociedade líquido-moderna é uma versão perniciosa da dança das cadeiras, jogada para valer. O verdadeiro prêmio nessa competição é a garantia (temporária) de ser excluído das fileiras dos destruídos e evitar ser jogado no lixo." Zygmunt Bauman, Vida Liquída.
PERFEITO!
Na internet a vida é um morango, mas na realidade temos tantos prédios quanto pessoas em situação de rua, tanta comida quanto pessoas passando fome, e pessoas trabalhando com dividas aumentando todo mês...
Ninguém sabe se aproveita o que der e o que está ao alcance até seu fim ou se mor*e cansado e nunca aproveita nada
Salario de um faxineiro nos EUA: US$ 4.254
Agora vamos ver o que um trabalhador consegue comprar com esse salario de 1 mês de trabalho...
Playstation 5: US$ 450
Carro usado: Chevrolet C/K 1994: US$ 1.000
Compra do mês: US$ 200
Aluguel Mensal em uma boa localização: US$ 1.343
Ainda te sobra US$ 1.261 para vc passar o mes, isso pq inclu coisas nada haver como ps5 e um carro usado, vc nao vai gastar todo mes com isso, apenas usei isso de exemplo para mostar o poder de compra de um trabalhador americano.
Agora bora fazer as contas do trabalhador Brasileiro?
Salario de um faxineiro no Brasil R$ 1.082,00
Sim é essa a media salarial de um faxineiro no Brasil eu preciso dizer o que vc compra com isso? kkkkkkkkk , agora vcs entenderam pq a geração Z se recusa a trabalhar? vc vai trabalhar dar a sua vida pelo trabalho pra comprar o que?
Morei nos Eua e essa compra do mês ai é fake 😂 200 nao compra nada e se comprar seria tipo uns 40 big mac.
@ImTheCVL pelo jeito vc já aceitou ter nada na vida, vai trabalhar a vida toda pra viver de aluguel.
claramente já esta vivendo no modo automatico.
@@LucasSouza-xq1xe eu nao moro nos EUA, porem pelo q eu sei existe mercados de 1 dolar, onde tudo custa 1 dolar, vejo canais de brasileiro nos eua, com 200 dolares vc enche o carrinho facil facil.
então tem gente enganando os brasileiros
@@LucasSouza-xq1xe vc nem deve ter morado nos eua essa é a realidade, br é mt trollzinho, me fala então um americano gastaria qts em media para fazer a compra do mês?
O nome disso é: precarização da força de trabalho, baixos salários, indignidade humana, perda da qualidade vida, identitarismo, falta de políticas públicas, (des)governos sucessivos, alta taxa de juros, retirada de direitos, Reformas Trabalhistas de Temer a Bolsonaro, Reforma da Previdência com retirada dos direitos previdenciário, desigualdade social, impostos altos, políticos corruptos, desvios de verbas do erário público, financeirizacão, rentismo, capital especulativo, cultura do empreendedorismo do "faça você mesmo" o seu bolo de pote ou recicle as tampinhas e faça artesanato para vender, ou seja, o Brasil é uma máquina de moer cérebros. Falta uma politica de Estado para o Brasil de valorização do jovem, do adulto e do idoso. Quanto mais problemas sociais, mais problemas como a violência se estruturam e se perpetuam na sociedade. Culpar os jovens e rotulá-los de geração "nem nem" é culpar a vítima pelo estupro. Faltam políticas públicas como educação, trabalho, saúde e redistribuição de rendas!
Concordo plenamente
Concordo com o que você disse também, pois é o triste cenário que o Brasil e imundo praticamente atravessa nesse século 21 que deveria ao meu ver, ser melhor em todos os aspectos mas não é que está acontecendo infelizmente só mais crise em cima de crise , retrocesso a torto e direito. Quanto a mim estou desempregado já tem quase 5 anos, embora tenha estudado e já fiz outras coisas também nem subemprego não arrumo mais. Pelo menos conto com o meus pais, não sou casado e não tenho filhos o que é vantajoso.
Feshow comentário de excelência.
Finalmente um comentário decente...
Quem aqui quer trabalhar escala 6x1 para ganhar um salario minimo? quem aqui quer pegar ansiedade por causa do trabalho? depressão? enfim... é esse o mercado de trabalho que esses empresarios querem empurrar goela abaixo na geração Z, porem esses jovens parece que acordaram para a realidade.
esse era o maior medo do sistema a rebelião contra essa escravidão morderna.
parabens a essa geração que esta conquistando o mundo sem depender do mercado de trabalho, vejos jovens conquistando casa propria, carro, viagens tudo isso graças ao seu esforço proprio , as redes sociais mudaram o jogo.
fico feliz que essa geração tenha acordado para a realidade.
Eu já trabalhei 6x1 duas vezes, o primeiro quando tinha 16 anos e o segundo com 20 anos e realmente não é uma boa jornada, mas se tiver objetivos ali é só o início, para quem não nasceu em berço de ouro não tem como começar pelo topo.
Mas nao tem como todo mundo ser patrao ne. Alguem vai ter que botar a mao no laborial
O mundo mudou 🌎 . Qualidade de vida está melhor no interior do que nas grandes capitais .
Pior.
O resumo da situação é: querem jovens cada vez mais qualificados para empregos que cada vez pagam menos e tem mais responsabilidades. Ou seja, carregar a empresa nas costas com uma "promessa" de que daqui 15 anos vc tenha um salário maior kkkkk
Não, obrigado. O sistema de engana trouxas está colapsando. A previdência já era e só vai piorar.
A sociedade cresce com família e trabalho
O suco não vale a espremida!
Essa foi de fude
A espremida não dá o suco!