Minha experiência pessoal em Stuttgart: sou engenheira e fui para um tempo de adaptação estudando Alemão. Meu inglês é fluente, com vivência nos EUA. O plano era atingir um nível intermediário da língua alemã e em seguida buscar um emprego na área de energias renováveis. Porém, a hostilidade dos alemães, tanto em relação ao idioma (mesmo você tentando se comunicar na língua deles) quanto em relação ao suporte do próprio governo com os requisitos legais, me desanimaram. Aparentemente todos tem orgulho de processos extremamente burocráticos que demandam visitas pessoais (falando em alemão), ligações (também falando em alemão) e cartas (as vezes fax) mesmo em serviços para imigrantes não falantes de alemão. Basicamente não há atendimento ou vagas de emprego em inglês. Mas não foram esses obstáculos ou a dificuldade em arrumar moradia que me fizeram mudar de planos e voltar pro Brasil. Eu não consegui me adaptar a ser tratada o tempo inteiro, em todos os ambientes, como um ser humano de segunda classe. Pesou muito estar deslocada e excluída da sociedade, que é como tratam qualquer pessoa que não seja (e se pareça) do norte europeu. Voltei pro Brasil, tenho um bom emprego e estou utilizando minha capacidade para enriquecer o meu país. Como disse no início, essa foi minha experiência. Conheço pessoas que estão alcançando sucesso e sendo felizes na Alemanha. Caso seja o desejo de alguém aqui fazer essa mudança em sua vida, sugiro muita pesquisa e conversa com brasileiros de diferentes cidades e profissões que já vivam lá. Há grupos no Facebook por exemplo, que você pode entrar e encontrar todo o tipo de experiência.
Moro na Alemanha há 14 anos. Nunca fui tratada com ser de „segunda classe“. Sou brasileira, pareço brasileira. Quando cheguei na Alemanha fiz questão de aprender a língua em poucos meses, pois afinal estou no país deles e devo me comunicar em alemão. Os brasileiros não estão acostumados com a honestidade dos alemães, afinal a gente não é acostumado a ouvir não! Em quesito a burocracia a Alemanha realmente é extremamente burocrática e exigente, talvez com os anos mude realmente. Para viver aqui tem que ser adaptável e engolir alguns nãos! Porém nada com o tempo para se acostumar! Boa sorte ☺️
Eles sao muito hostis contra estrangeiros. Morei lá por 6 anos e passei por inumeras situacoes de preconceito. Fora que eles estao sempre de mau humor... Outros países sao bem mais amistosos.
Bom, a minha resposta é não. E tem piorado. Minha experiência é: Cheguei aqui na Alemanha no dia 23 de julho de 2018. No dia 24 de julho de 2018 eu comecei a trabalhar e nunca parei. A Alemanha não gastou um centavo na minha formação e capacitação, me formei na Unicamp, mestrado no INPE, quase uma década trabalhando para a Embraer, porém abocanha 40% do meu salário todo mês. Nas minhas contas já paguei pelo menos 200 mil euros de impostos nesses 6 anos. E, a quantia de benefício social que usei nesses mesmos 6 anos: 0 euros. Dito isso, meu desabafo é sobre a dificuldade e tristeza de ter que ouvir quase que diariamente dos colegas de trabalho alemães com quem divido sala que o problema da Alemanha hoje são os imigrantes. Que esses estão gastando o dinheiro do governo e sujando as cidades. Que estão aproveitando os benefícios que eles estão pagando.
Mas o problema hoje são exatamente os imigrantes, principalmente os refugiados que são sustentados pelo governo e não fazem o mínimo esforço para integrarem-se e trabalhar. Imagina voce ter que trabalhar que nem louco enquanto um Ucrâniano ou Árabe fumam o dia todo e estão hospedados em um bom Hotel as suas custas. E quando voce reclama eles riem da tua cara e fala que alemão é tudo trouxa mesmo.
Conheço essa estória muito bem. Nós pagamos impostos até a morte mas nós que somos o problema. Uma vez que precisei de um auxilio do seguro saúde, depois de uma cirurgia, ninguém me explicou que eu tinha direito e como acionava. Fui mandada pra casa sem cuidador e me ferrei. Mas pagar a gente pode.
Exatamente, já que o governo da Alemanha é tão ruim cobrando imposto e não gastou nada com a sua formação e capacitação, você pode voltar para o Brasil para contribuir com os impostos que foram gastos contigo na unicamp e no mestrado
Ir pra um lugar onde você não é bem vindo, onde será discriminado e ainda possui uma língua de difícil aprendizado kkkkkk não obrigado. Vão continuar precisando de trabalhadores qualificados.
Eu estasva em Hamburgo. E posso dizer, o que eles te contam sobre você poder trabalhar só com inglês é uma grande mentira. Todas as vagas pediam alemão fluente. Muito porque os funcionários de alta patente eram mais idosos e não falavam inglês, ou porque não estavam interessados em curvas de aprendizado na demanda do trabalho. Trabalho como designer e animador. Como designer a área tem demanda, mas cadê a possibilidade de aprender a falar fluente em alemão em poucos meses. Tempos difíceis.
Eu acho que faz sentido que se você vai trabalhar num pais é esperado no mínimo que você fale o idioma nativo. Imagina um gringo vir trabalhar no brasil so sabendo inglês.
exatamente. A gente vem com visto de trabalho e altamente qualificado, mas o sentimento é "você não é bem vindo aqui e nunca será, só estamos te aturando porque não temos escolha. Então, trabalhe duro, pague seus impostos e não encha nosso saco".
Passei pela Alemanha por poucos dias como turista, e os relatos sobre hostilidade e idioma posso confirmar! Na fila de atendimento da Deutsche Bahn (a ferrovia federal), vi um cara na minha frente sendo atendido em inglês. Fiquei todo contente, mas na minha vez a mulher se recusou a falar comigo em inglês, que tenhho fluente!! Eu insisti e nada, e com muita sorte lembrei de uma frase em alemão que aprendi e ela me indicou um lugar. Loucura. Tinha um amigo alemão, o cara mora no Japão (ele mesmo é imigrante) e assim mesmo o cara detesta imigrante na Alemanha. Quando descobriu que eu queria morar no Japão, foi racista comigo e a amizade acabou. O cara é racista até no Japão... Sinceramente, a Alemanha que se lasque. Há muitos anos imigrei pro Canadá e não tenho motivo pra sair daqui. Um país ótimo com a mesma carência de mão de obra e zero problema de integração. No Québec ainda se fala francês (fácil de aprender) e tem um monte de nativo que fala português, dança samba e joga capoeira. É surreal a conexão.
Já visitei a Alemanha como turista inúmeras vezes, e conheço o país melhor que o Brasil. Sempre fui muito bem tratado, e falo Alemão razoável. Não sei como seria como imigrante, mas é um lugar que eu fico bem a vontade e me sinto em casa.
Morei na Alemanha por 6 anos e posso confirmar que eles sao muito hostis. Principalmente com estrangeiros. Se uma pessoa ou outra deu sorte de ser bem tratada é sorte mesmo. Passei por tanto preconceito que resolvi mudar e hoje em dia moro na Holanda aonde as pessoas sao bem mais tranquilas.
@sumimaind verdade, eu fui mal tratado por alemães na Nova Zelândia ao brincar que os visitaria na Alemanha, eles viraram pra mim e falaram: Não venha, estamos já cheios!
Li alguns relatos aqui de pessoas falando que brasileiro não sabe ouvir não, que brasileiro não aguenta a honestidade dos alemães, que precisa aprender o idioma alemão para se integrar na cultura. Só quem viveu ou vivi aqui na Alemanha sabe que isso não é verdade. Brasileiro nasce ouvindo não, cresce lutando para estudar, para ter um emprego, passa horas dentro do transporte público, faz universidade sem qualquer tipo de subsídio do governo, e ainda assim consegue sorrir, ser alegre, educado e honesto. Sim, é papo furado que todo alemão é honesto, quem vivi aqui sabe do que estou falando. Se a pessoa quiser vir morar aqui, precisa ler muito sobre o país, encontrar pessoas que deem um relato honesto sobre os prós e contras de se viver aqui, e ter um objetivo muito bem definido sobre o que quer para o futuro vivendo aqui, porque dependendo do que a pessoa tem como objetivo, a Alemanha pode ser o pior lugar para isso.
Pra quem acha que todo alemão é honesto, vai ái meu relato. Fui contratada por uma empresa que usava mão de obra de enfermeiras vietnamitas inexperientes em sistema análogo à escravidão. O dono da empresa era rico, branco, bonito. Parecia até um modelo. Muito educado e simpático. Nunca imaginei q existisse isso por aqui, mas acreditem, existe e não é pouco. Muitos alemães não gostam de estrangeiros e querem nos ver pela costas, mas precisam da nossa mão de obra. Foi como li aqui. "Faça seu trabalho e saia, não estamos a fim de contato além do necessário". E digo mais, muitos são bastante invejosos. Invejam a alegria, leveza e espontâneidade. Nossa força e garra para vir pra cá e desbravar um país tão dificil. São pessoa complexas e pra nós que somos dessenrolados é até dificil de entender pq de tanta tristeza, cara amarrada ou depressão.
Vc está certíssima! Mas, imigrar não é pra quem quer e eu não falo isso com orgulho. Que fala que imigrar é fácil não sabe de nada! Tudo é diferente. Mas, aqui eu já entendi que no trabalho não existem amigos, então só vou lá pra ganhar dinheiro. Entre ser humilhada no Br e ser humilhada na Alemanha, escolho Alemanha. Pelo não serei uma doutora desempregada no Br.
@@Carolinepiccoli__ Morar na Alemanhã???? o povo Brasileiro está doido, o país com maior histórico genocída.....Da Europa...Eles querem estrangeiro para ser mão de obra barata....linha de produção, e depois te descartam como uma peça velha....o povo nunca leu sobre Holocausto e o terror que era trablhar como escravo naquelas fábricas
Eu tb acho. Cheguei a me planejar para ir para Europa. Mas a dificuldade em conseguir documentação me desanimou. Hj dou valor ao meu país (que tem muitos defeitos como todos os outros), estou tentando fazer o melhor com o que tenho disponível
Tenho um jovem familiar que foi recrutado na Universidade Federal na área de engenharia por uma grande multinacional alemã. Tinha inglês e alemão fluente (sem ascendência germânica). Recebeu bolsa de 1 ano de estágio nessa grande multi na Alemanha. Finalizado esse período não quis saber de continuar. Após retorno, rapidamente foi contratado por uma grande multi USA. O fator integração pesa muito.
Trabalho em uma multinaciona alemã desde que ingressei na empresa através do estágio. Hoje estou alocado em um time alemão, fui muito bem recebido e os colegas os quais tenho algum problema de relacionamento são a minoria. Acredito que depende muito da empresa e não da nacionalidade da empresa em si.
@@vitorrodrigues378depende da nacionalidade sim. Você deve morar pouco tempo no país. Eles são bem sutis e muita das vezes a pessoa não percebe a hostilidade🙂
@@josepha9147 Alemanha vc tem q pisar em ovos né? Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho! No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
Eu estou aqui a 11 anos. Encontrei muita xenofobia, e quando confrontados eles, óbvio, não adimitem, e tentam mudar um pouco. Sou dentista e a cada ano a prova para revalidação fica difícil. Você normalmente não é bem tratado, eu pelo menos não fui em quase todos os consultórios por onde passei. Várias vezes fui tratada mal, ganhava muito menos do que deveria, e por várias vezes trabalhava sem pausa mesmo. Fim de contas, entrei em depressão profunda, e disse pro meu marido que eu não quero voltar pro consultório, eu limpo até chão ou qualquer coisa, do que ser maltratada e ficar doente de novo. Hoje temos 4 filhos juntos e fico em casa cuidando das crianças, mas pretendo voltar a trabalhar assim que estiverem maiores.
Poxa, que pena que estás passando por isso. Comigo não foi diferente, embora eu não seja da área de odontologia. Aqui ninguém gosta de admitir que sofre preconceito e que alemães são sim de um modo ou de outro xenofóbicos.
Entendo sua colocação. Sou psicóloga com formação excelente, e com alemão bastante bom. Um estrangeiro não europeu, inteligente e muito capaz em uma profissão de status, recebe ainda mais oposição, chega a irritá los profundamente. Pois isto estremece o paradigma de que eles são superiores. Como assim uma m... de um estrangeiro ... ?
Sociedades que foram cunhadas pela imigração, são mais fáceis de integrar pessoas. EUA, Canadá, Brasil, etc. Tem problemas claro, mas o atrito de integração é infinitamente menor e por isso conseguem atrair mais e mais imigrantes. Só pegar o Japão, uma sociedade que não aceita nem os descendentes diretos, mesmo com a sua população definhando ano após ano.
Discordo sobre o Japão, minha irmã caçula está lá há 9 meses e está se dando super bem, Todos gostam dela e demonstram interesse ao saber que ela é do Brasil
@@dovesdu Eu vi uma reportagem do correspondente da BBC, no Japão. Ele era casado com uma japonesa e teve duas filhas. Ele disse que foi numa cidade nos arredores de Tóquio e que só tinham idosos, todos os jovens saíram pra estudar ou trabalhar em outros lugares. Ele perguntou se os moradores se sentiam à vontade dele se mudar pra lá , com as filhas e a esposa e eles falaram que preferiam que não. Sem falar nos sobrenomes, se ele desse o sobrenome inglês dele, para elas, elas seriam descriminadas nos empregos , mesmo sendo japonesas nascidas no Japão
se tiver o documento de ancestralidade consegue ok, o problema é que o JP é uma b0sta para mulheres e jovens em geral, assim como a Alemanha, são grudados em regras e métodos de trabalho obsoleto.
@@luizsantos6518 Falou a mais pura verdade, Luiz! Já lí que trabalhar com japoneses é muito ruim, eles se acham superiores aos extrangeiros e gostam de hostilizá- los.
O mundo muda, as pessoas precisam aceitar esse fato, principalmente se você necessita do outro, ainda que pague por isso. Todos, sem exceção,merecemos ser tratados com respeito e humanidade. Espero que esses profissionais consigam alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos.
Pra galera que tá enchendo o saco dizendo "se quer viver em um país tem que falar a língua local" eu concordo, porém, os alemães são outro nível de chatice. Eu vivo nos Países Baixos (vizinho) e durante o verão enche de alemão aqui na região da praia e eles tem a audácia de querer que VOCÊ fale alemão com eles e insistem em falar alemão quando dizemos que não falamos alemão e que se quiserem se comunicar que o façam em neerlandes ou inglês. Pra mim foi o país mais mal humorado e menos receptivo que já visitei. Gente chata é o tal do alemão.
Sou Brasileira, casada com alemão e fomos no verão para Portugal. Em todos os restaurantes e bares que íamos encontrávamos meia dúzia de alemães falando com garçons e atendentes em ALEMÃO!!! Ficávamos de cara com a folga desse povo. E não foi só em Portugal não! Vimos isso na Croácia, Turquia e principalmente na Espanha. É muita ousadia você achar que o mundo tem que te atender em alemão.
Exatamente!! Muitos não conseguiram em uma longa vida ter fluência nem no inglês, mesmo vivendo no meio da Europa com tantos vizinhos. Viver num país continental, de costas para os vizinhos, que falam espanhol é super diferente.
Morar aqui na Alemanha não é nada fácil, quem pensa em vir morar aqui deve estar bem preparado e principalmente psicologicamente, a sociedade alemã é muito anti social
@@helder2449 Alemanha vc tem q pisar em ovos né? Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho! No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
@@monikeluusmeitli SEMPRE foi assim, fico impressionado como o povo não sabe da história da segunda guerra Mundial. o Holocausto, e todas as guerras da Idade média tinha Germânicos querendo explorar e invadir terras pela Europa toda...São facinados por armas, máquinas, guerras, muito materialistas
@@helder2449 por isso adoro. Só tá dentro quem é amigo de verdade. Nada de oba oba superficial de baladinha. Sossego, silêncio, privacidade. Não vejo a hora de voltar pra Alemanha
Resumidamente, minha experiência no continente europeu foi assim: quem tem interesse em brasileiros são os próprios brasileiros e outros latino-americanos, fazendo-se algumas exceções quando os latinos são argentinos e chilenos, pois alguns deles simplesmente não querem saber de outros latinos, só mudam de postura depois de muita xenofobia. Por ser brasileiro, eu fui reconhecido por inúmeros latinos e africanos em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha, muitos me identificaram e falaram comigo com simpatia. De parte dos europeus, quase nenhum interesse, faço exceção à alguns franceses, tchecos, espanhóis, alemães, italianos, holandeses e ingleses, mas um interesse que apareceu e desapareceu instantaneamente num prazo de meia hora, pouca gente, quase como encontrar uma mosca branca. O que notei foi que o europeu "médio" trata os povos de outros continentes com "estranhamento" e "evitação", notei que fazem "bolhas sociais" nos ambientes que frequentam, bolhas que só incluem os nacionais ou somente europeus, um circuito fechado. Em se tratando de mercado de trabalho, para eles os extra europeus só tem utilidade econômica, "faça o que tem que fazer no seu trabalho e não se aproxime pois não queremos intimidade, não temos curiosidade nenhuma sobre você e sua cultura".
Os africanos na serra gaúcha, especialmente os que não falam português, trabalham muitas vezes em regime semi escravo. E a sociedade local tem 0 interesse sobre eles
Moro há 10 anos nos Estados Unidos, já morei em Chicago, Seattle, Los Angeles e acabei voltando para Boston, Boston é muito bom! Visitei outros tantos estados e cidades aqui e posso dizer nunca me senti discriminado neste país, nunca fui mal tratado por ser brasileiro, muitas vezes que fui em empresas procurando emprego e perceberam que era brasileiro consegui o emprego na mesma hora, pra mim até hoje acho que os Americanos gostam dos brasileiros. Eu amo os Estados Unidos e graças a Deus nos brasileiros estamos muito bem aqui!
Genteee a Thaís (enfermeira da reportagem) é uma pessoa maravilhosa e cheguei a conversar muito com ela e sim foi um fator importante na minha decisão de aceitar ser enfermeira ou não na Alemanha, mas graças à Deus, através da conversa com ela e outros enfermeiros na Alemanha, optei por escolher EUA. Dica: sempreee conversar com quem já está na área e pesquisar muitoo antes ❤
Moro na França atualmente e estou terminando meu doutorado na área de engenharia mecânica. Sou muito grato pelas oportunidades que tive aqui, mas nada seria possível sem um árduo processo de adaptação à cultura e à língua francesas. Em breve pretendo retornar ao Brasil e lá construir minha carreira acadêmica, pois não vejo a possibilidade de formar uma família aqui, a dificuldade de se conhecer pessoas é muito grande.
@@lucasmonteiro9291 Alemanha vc tem q pisar em ovos né? Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho! No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
@@lucasmonteiro9291 Alemanha vc tem q pisar em ovos né? Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho! No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
@@severinofragoso1273 eles são as vezes exagerados e meio burros tbm, não é a toa que lá tá em decadência. Eles tem ao meu ver 0 jogo de cintura, flexibilidade e habilidades de empreendedorismo na geração mais nova. Eles rodam ao meu ver na fórmula de sucesso do passado São muito xaropes tbm colegas, a ponto de vc criticar uma professora sua de uma matéria difícil (estatística), que não te responde na coordenação e eles acionarem o advogado da faculdade pra te ameaçar em expulsão. Eles são ultra desenvolvidos porque seguem as regras na risca, mas não é igual aos EUA e a China que inova mt, que é adaptável, que sabe ter jogo de cintura, que empreende muito e sabe agradar vários públicos.
Oi a todos. Sou da Alemanha e estou a aprender português. Tenho uma pergunta para vos fazer: Se eu fosse para o Brasil para viver e trabalhar, acham que seria bem-vindo? Já estive no Brasil e o país é muito especial. E a todos os brasileiros que vivem na Alemanha e que tiveram más experiências: desculpem, nem todas as pessoas aqui são más. Os brasileiros são sempre bem-vindos na Alemanha. Um abraço e a bênção de Deus para todos.
Eu trabalhei na mercedes benz aqui no brasil por mais de dez anos e muitos alemães que vieram aqui não queriam voltar, dois deles largaram a família alemã e casaram com uma brasileira. Brasileiro adora gringo e fazer amizade no Brasil é muito fácil, somos muito sociáveis. Eu fiquei quase um ano na alemanha fazendo treinamento, em sindelfingen, e não gostei de lá não, ninguém fala com ninguém, é terrível, no final acabava passando os fins de semana em Berna na Suiça com um colega que tinha familia lá.
@@robertodocarmo8717Em que sentido? Tenho formação técnica e falo quatro línguas. Atualmente, estou a aprender português. Imagino-me a viver no Brasil durante algum tempo. Já estive no Brasil e gostei muito.
@@ThiagoGrezO meu pai também trabalha na Mercedes. 😀 Espero que se tenham divertido. Concordo contigo sobre os alemães. São muito frios e parecem robots. Um abraço!
@@apfelstrudelleckerya5406 morei em Bielefeld e Stuttgart. O mesmo tipo de Alemães que você encontra nas cidades do Norte, você encontrará nas cidades do Sul também. Os Alemães que são razoáveis de lidar são Alemães filhos de estrangeiros.
Acreditei nisto depois de morar no sul, fui para Berlin. Não adiantou. Mesmo com anos e anos de alemão, mesmo com profissão altamente qualificada e em falta. Eles aceitam melhor se tiver qualificação média nas profissões que eles NÃO querem exercer e que são de extrema necessidade, como enfermeira, cuidadora de idoso, etc. Afinal quem vai cuidar deles quando estiverem doentes??
Tenho 33 anos e moro na irlanda para mudar de carreira. Estudo design gráfico. É quase que impossivel se aproximar de pessoas mais jovens aqui e criar uma amizade consistente. Oq eu vejo acontecer na minha universidade eh basicamente eles manterem os mesmos grupos da escola (eles vao junto p universidade). E nao existe nenhum tipo de curiosodade deles sobre a cultura alheia.
@@anapaulavieira5630se vc por ser brasileira é "dada", é problema seu. Aliás vc pode dar p quem quiser. Ser dado é diferente de ser simpático. É por isso q é mais fácil fazer amizade com latinoamericanos 😉
Bem vindo à realidade de sair de casa. Isso não é só na Irlanda, é em todo país. Fazer amizade na vida adulta é muito difícil, ainda mais quando não se tem uma cultura em comum.
Fiz minha faculdade em Waterford e sei exatamente o que vc fala pois passei o mesmo. Os meus melhores amigos foram um chinês e uma moça da Eslovakia. Como os próprios irlandeses falam: we stick to our postal code and school friends.
A Alemanha é boa para os alemães... E às vezes, nem para eles... Um país muito frio, agressivo e racista... Mas, pra quem gosta e tolera, vão nessa! Tem gente que gosta...
@@Danielsantos-fn8rlO “olhar de repulsa” é dado à qualquer um. Eu sou branco e recebo o mesmo olhar. Eles só são esquisitos mesmo. Se vc chega pra conversar com eles em alemão fluente, tá tudo certo.
Eu vivo aqui há 24 anos. Desde 2015 a antiga Kanzlerin Ângela Merkel , abriu as portas do país para os refugiados e com isso houve um grande desastre, pois não houve nenhum tipo de controle sobre cada indivíduo. Muitos tornaram-se agressores com facas , andar de trem é perigoso. Na Alemanha 🇩🇪 já não é mais seguro como antes. Milhões de pessoas vivem do Estado, enquanto eu pago impostos altíssimos
@douglas5097 Douglas, meu irmão, eles são racista, eu tenho 1 black power enorme já alguns anos. E eles ñ gostaram tbm dele kkkkk. Ou deve ser p q tenho, 1.95 metros kkkkkk. A alguns anos me mudei para França. Um país receptivo ao imigrante, sem comparação. Querida Leia, concordo com seu comentário. Além de perigoso por " dimais".
Eu vivo na Alemanha há 24 anos. Se você vive no Brasil 🇧🇷 com um salário razoável, posso dizer que você tem trabalho e vive a vida. Na Alemanha 🇩🇪 não é nada fácil ter amigos, ou ter contatos, a não ser que seja durante o período de trabalho. Essa coisa de conviver com a família de um colega de trabalho, você pode esquecer. Os alemães não gostam disso, mesmo achando você simpático, é cada um no seu canto. Se você quiser curtir um pouco, procure os brasileiros. Alemão usa calendário em tudo 😅😂que faz 😅
Diferenças culturais. Eu particularmente gosto disso. Moro no norte da Europa e aqui é a mesma coisa. Não existe mistura da vida profissional com vida pessoal. No Brasil quem é promovido é quem convida o chefe pro churrasquinho no final de semana. Cultura nojenta.
Não faria questão alguma em ter amizade com colegas de trabalho, principalmente com alemon. Aliás nem acho ser muito saudável o hábito. Há a mania do brasileiro em parecer bonzinho. Fora, é cada um por si. Se quer ter amizade, junte-se a latinos (italianos, portugueses, brasileiros, espanhóis) .
Penso totalmente o contrário. Com tudo oq ouço falar de Portugal e os portugueses, não faz sentido abandonar a Alemanha pra ganhar um terço do salário só pq tem o mesmo idioma nativo que eu
@@ryndlps se for solitário e depressivo até faz mesmo sentido... Portugal tem pessoas muito simpáticas, é fácil fazer amigos no trabalho tanto portugueses como brasileiros, a comida de Portugal é top demais e aqui se acha muita comida brasileira (mais top ainda), Portugal é seguro e menos burocrático, tem inúmeros locais turísticos, de montanhas de neve a praias paradisíacas, o custo de vida é bem menor que na Alemanha e o clima então nem se fala...
@@LeinerVitor Portugal pode ser menos burocrático, mas as reportagens que vejo sempre mostram uma demora imensa para obter o visto de residência, enquanto aqui na Alemanha eu consegui o meu em 3 meses. Depende muito da adaptação de cada um, eu não tenho interesse em ter amigos no trabalho (mas tenho colegas) e acho 90% dos ingredientes pra cozinhar tudo o que comia no Brasil. O custo de vida é menor, mas na minha área (pesquisa científica) os salários também são menores.
@@airtonsilva8006 mas a demora aqui é pelo colapso do sistema e não pelos processos. E sim Portugal também tem uma burocracia ridícula e atrasada, mas na Alemanha é muito pior. Nem todos os setores ganham mal em Portugal, tudo depende de como você é contratado. Claro que Portugal tem vários problemas, e que tudo depende de cada um, mas pelos motivos que citei, Alemanha pra mim nem pra turistar...
@@LeinerVitor a única verdadeira vantagem que você citou é o custo de vida (que no final é compensado pelo salário que é maior). Agora quanto a segurança, encontrar comida brasileira, locais turísticos eu poderia falar o mesmo da Alemanha. E quanto as pessoas simpáticas, alemães são muito agradáveis, a cultura de boas vindas citada no vídeo é real, mas para a cultura deles local de trabalho é lugar de trabalhar não pra fazer amizade. A sua experiência em Portugal deve ser muito particular pq até os portugueses reclamam dos salários baixos e os índices de xenofobia contra brasileiros especificamente só aumenta.
Racismo, salários baixos, dificuldade em achar moradia. Dificuldade em fazer amizade e tratamento diferenciado (para pior) quando você é imigrante Povo grosso e mal educado! Alemanha NEVER
Moro a mais de 6 anos na Alemanha e sei exatamente o q muitos falaram aqui, mas o q acho mais importante e aprendi nesses 6 anos é ter paciencia. Nenhum país é perfeito, cada um tem as suas dificuldades, mas acho q a Alemanha é um ótimo país para imigrantes. O alemao é assim mesmo entre eles, mas muitos sao gente boa e tratam imigrantes mt bem, basta vc selecionar as pessoas com quem vai ter interface e ignorar os que nao sao mt amigáveis. Procure praticar esportes, fazer parte de clubes e encontros, assim vai entender melhor como funciona o país e se sentir mais confortavel aqui. Pense nas vantagens, emprego estável, salario razoavel, vida tranquila, tempo livre, facilidade de viajar, saúde boa e um país seguro. Outra dica, nao fique preso a uma cidade, a Alemanha muda mt de uma cidade pra outra, as vzs vc pode fazer mais amizades e se sentir mais confortavel em uma nova cidade dentro da Alemanha, já morei em 4 cidades aqui e todas sao bem diferentes.
Concordo plenamente. Literalmente todo lugar no mundo tem gente ruim e boa, alguns tem mais boas, outros mais ruins, mas todo país tem os dois tipos. Isso não é necessariamente problema do país, mas sim de algumas pessoas em específico
Dificil ignorar os mau humorados quando eles sao seus vizinhos, quando sao seus colegas de trabalho, quando trabalham em orgaos publicos, quando trabalham na padaria da sua rua, quando do nada te param no metro pra dar pitaco no que eles acham da sua vida... Tentei ignorar o maximo que pude mas é dificil pois vc tem de lidar com eles querendo ou nao. Hoje em dia moro na Holanda e estou feliz aqui. Os holandeses sao frios, porem educados e respeitam os outros. Lugar perfeito nao existe mas hostilidade diária é outra coisa..
A Europa não tem saída, terá que aceitar emigrantes para que a economia funcione, os impostos sustente o sistema e as empresas, ou cairá em decadência.
Até agora nada disso aconteceu. Só há esse bla bla bla pro imigrantes. Até há uns tempos atrás a teoria era que ia haver tanta robotização que não havia mais trabalho para ninguém. Agora ninguém mais fala em robôs nem em mecanização e só falam em receber milhares de imigrantes.
Isso tudo é papo furado, um bla bla bla pro' imigrantes. Ainda não faz muito tempo que a teoria era outra. Era que com o uso de máquinas e robôs não ia haver trabalho para todo o mundo. De repente deixaram de falar disso e começaram com essa teoria da necessidade de imigrantes.
As minhas experiências com alemães, desde quando eu nem arriscava sequer um Hallo, sempre foi ótima e superou até mesmo as histórias de descriminação e amizade gélida. Tenho grandes amigos alemães e até mesmo um "pai e mãe" de coração. Adoro a Alemanha, estudei a língua por 4 anos no Brasil e espero um dia morar por lá quando me aposentar.
Eu moro na Alemanha há mais de 10 ANOS. Entre pró e contras, eu optei em morar aqui definitivamente e nao penso em voltar para o Brasil. Racismo? Existe sim, mas vívi muito mais racismo no meu próprio País do que aqui na Alemanha. Aqui Tive mais oportunidades e mais qualidade de vida . Na minha opiniao o clima é minha grande decepcao. O inverno intenso,e a escuridao a partir das 16:00 é meu maior e obstáculo. Jamais vou me adaptar, mas voltar está fora de cogitacao.
Exatamente o que eu digo. Pessoal fala que tem muito alemão racista, mas se esquecem dos inúmeros casos no Brasil tambem. Gente ruim tem em qualquer lugar. Existe xenofobia até entre estados do Brasil
@SulLivre. kkkkk piada sua declaração. Em princípio, 'virarão uma frança' é o correto, aprenda a escrever primeiro antes de querer opiniar em comentário de youtube.
@SulLivre.E outra coisa analfabeto funcional, o certo é 'se não fizerem' e não 'se não fazerem'. kkkkkkk, você é um bostileiro mesmo! Fica em paz 80 Qi.👍👍 Você não sabe nem conjugar um verbo no Imperativo afirmativo kkkkkkk bostileiro 70 Qi kkkkkkkkkkkkk
@SulLivre. Você é um bostileiro mesmo haha, 'se não fazerem' kkkkkk sabe nem conjugar um verbo no afirmativo imperativo e quer digitar asneiras em comentários de youtube. Vou corrigir para você analfabeto funcional, é 'se não fizerem'.👍👍
DW parabéns pela produção, pelo conteúdo bem fundamentado e responsabilidade pela notícia. Seus matérias são muito úteis nas minhas aulas de geografia.
Trabalho com TI e dois ex colegas de trabalho não aguentaram 6 meses lá. Os alemães te excluem, fazem bullying com estrangeiros e dificultam muitos as coisas. Fora que pra alugar algo la a cada 10 lugares 8 não alugma pra imigrantes
Eu sou moçambicano 🇲🇿, estive na Alemanha, Hamburgo para um intercâmbio e sinceramente falando lá eu só conheci pessoas boas e inclusive fiz muitas amizades, acredito que o racismo e outros pontos bem negativos variam de cada cidade, eu amei estar na Alemanha 🇩🇪
@@danielsouza1721 eu me referi No contexto na matéria, porque não especificaram o de saúde e o de desemprego que são descontados também. em termos alemães são os "Sozialversicherungen" que são porções do salário brutto.
Pessoas precisam chegar num país para contribuir para ele, não para mamar Welfare. A Alemanha não cuida direito nem dos próprios aposentados, por que deveria cuidar de pessoas que não contribuem ao sistema, vindo de outros países?
@@notmyname42acho q é exatamente isso que está sendo dito...os qualificados q se preparam pra ir e trabalhar..contribuir são destratada e obrigados a contribuir c tdo e um pouco mais...enquanto um monte de gnt desqualificada chega e fica pra sempre vivendo de graça e tento vários benefícios sem nunca contribuir c nda ...complicado nem...e infelizmente n é apenas na Alemanha ...até aqui no BR isso está acontecendo c refugiados de cuba/ Venezuela/ Haiti/ fora ia milhares de árabes a estão vindo pra cá ...os latinos ainda vá pois são vizinhos...mas gnt de fora c culturas e religiões totalmente diferentes..de difícil adaptação é complicado msm 😒
Moro em UK. Mas considerei a Alemanha 10 anos atrás…Sabe o que não te contam? Que com 11 anos de idade o GOVERNO decide se o seu filho vai para a universidade ou não…e isso baseado em suas notas.e aí mostrei aquele dedo do meio pra Merkel e vim pra UK. Meu filho está no college e daqui 2 anos vai pra universidade…a escolha eh dele. O sistema educacional alemão eh injusto e cruel com os pequenos. Ah, Holanda tem a mesma pegada!
bem isso aí. Só acredita nesse papo de boas escolas e universidade s é quem não conhece. E o pior, já vi muitos relatos de gente falando que os filhos de estrangeiros nem sempre são aprovados para seguir para a Universidade. e os alemão msm, dependendo da nota que tem aos 11 anos, são definitivamente impedidos de cursar uma faculdade. Graças a DEUS que pra nós não é assim. Eu msm tenho colegas que eram Técnicas de Enfermagem e depois de anos de trabalho decidiram fazer Nutrição, Fisioterapia, ed. Física, Medicina ou Enfermagem. O sistema aqui é cruel
@@cilenereginajansen1484 eles nao sao impedidos, teoricamente eles podem estudar depois mais dois anos e se equiparar ao gynasium. Mas muitos acham que nao precisam ir pra universidade pra ganhar dinheiro, muitos acreditam que um ausbldung é o suficiente se contentam, porque no final os salarios nao tem uma grande discrepancia que nem no Br. Mas ai precisam de mao de obra universitaria e muito, mas acabam tendo discriminacao em termos de salario e desenvolvimento dentro da empresa..
Você está escrevendo mentira! Eu moro há 36 Anos aqui e essa do Governo decidir não existe! Aqui você pode escolher Abitur ou Uni e faz o que você decidir e não o Governo! Aqui é Lei ir para a Escola e não pode faltar por causa de chuva ou neve como no Brasil que não vão para Escola porque está chuvendo porque isso não é desculpa, pois para todas as Estações do Ano tem roupas e sapatos adequados! Eu acredito que você entendeu muitas coisas erradas, talvez pela Língua ser difícil!!!
@@vitorcruz9310 sim, é pesado no mundo todo. A diferença é que na legislação alemã o enfermeiro deve assistir 10 pacientes por turno eqto no Brasil, de 5 a 6. Isso na teoria, pois em ambos se extrapolam. Mas na Alemanha vc terá que cobrir Tb o colega que faltou, pois não há quem cubra, faltam enfermeiros.
Pois é. Não entendi a brasileira entrevistada, dizendo que tem boa remuneração, dá para arcar com as despesas, viajar e ainda enviar dinheiro para a família no Brasil. Que salário é este? Porque hoje a Alemanha tem inflação, alimentação, gás, energia elétrica e aluguel caros.
@@fladds Amiga e sinceramente, se a Alemanha continuar no ritmo que está indo.. os brasileiros que moram aqui e se acham muito "bem recebidos", correm o risco de penar na mão desses alemães. A segunda guerra está ai pra lembrar a gente como eles trataram os imigrantes.
Vindo de alguém que morou 3 anos na Alemanha, não migre para Alemanha. Há melhores oportunidades em outros países, menos impostos, inglês como língua padrão ou secundária, salários, etc. A Holanda é muito mais atrativa do que a Alemanha, faça uma pesquisa sobre. Ou seja, se você é um profissional qualificado deve usar seu CV como passaporte para outros países e sinceramente a Alemanha deixa muito, mas muito mesmo, a desejar. Alemanha já foi um grande país, hoje em dia não esta muito bem, muitos problemas internos.
Fui ameaçado de expulsao numa universidade alemã por fazer mt perguntas em estatistica para a professora e dps eles me falaram que eu tava criando mt trabalho pra eles, enfim, eles nao querem trabalhar no pesado nem quando vc tá pagando faculdade
Minha nossa , li vários comentários e algumas dezenas de respostas à esses comentários . Quase todos os que escreveram , incluindo as respostas , são brasileiros que viveram um tempo em algum dos países do Norte europeu , em algum dos principais países , e quase todos com experiência péssima . Os nativos europeus , principalmente na Alemanha e com a França em segundo lugar , não acolhem mínimamente os estrangeiros , ainda que sendo estrangeiros qualificados . O pretexto da discriminação já começa pela chocante exigência de que os imigrantes adquiram alemão ou francês fluente o mais rápidamente , que significa em um ano , no máximo -- sendo que a burocracia pela qual o imigrante , com visto de trabalho na condição de recém-chegado , é obrigado a cumprir , faz parecer que está sendo investigado pela polícia . Além do que , os funcionários , que fazem visita e fazem ligações , só falam em alemão . As pessoas , com experiência de vida na Alemanha , dizem ser mentira a informação de que a maioria dos alemães , ou dos franceses , aceitam se comunicar em inglês . As pessoas dizem que os europeus de países ricos se mantêm afastados dos imigrantes , de modo que a possibilidade de algum nível de amizade é zero . No caso do vídeo , o depoimento mais longo é de uma brasileira que é enfermeira e trabalha num hospital como instrumentadora cirúrgica . Ela é negra e , com isso , ainda tem que enfrentar o racismo , embora seja casada com um alemão -- ela conta que nunca a deixam passar direto pelo departamento de controle , quando está no aeroporto para viajar . O marido passa direto e ela é parada por conta do cabelo crespo , de modo que seu cabelo é revistado para ver se não estaria camuflando algum produto ilegal . Sendo que , alguém escreveu que tem uma amiga que é loira , de olhos azuis , tem sobrenome alemão e foi discriminada trabalhando na Alemanha . Outra pessoa escreveu que o filho de uma amiga foi transferido da empresa multinacional em que era chefe de setor , aqui no Brasil , para a Alemanha e também como chefe de setor . Ele é alguém super qualificado e ainda assim sofre maus-tratos horríveis dos funcionários alemães que são subordinados à ele . Os alemães que são subordinados o ofendem e manifestam desprezo por estarem sendo chefiados por alguém que é um estrangeiro de país pobre , país inferior , um latino . Dois brasileiros escreveram a partir de experiência super distintas , mas um e outro com muitos anos vivendo e trabalhando no Norte da Europa . Um é especialista em TI e tem o melhor visto de trabalho da União Européia , o visto Blue Card , um visto que permite que ele transite e trabalhe em qualquer país e , por ele ser da área de tecnologia , as ofertas de trabalho são muitas e de diversos países . No entanto , depois de muito tempo vivendo e trabalhando na Europa , está de volta ao Brasil e não tem mínima saudade dos muitos anos vividos na Europa . O outro é alguém simples , nada qualificado , que trabalha com caminhão fazendo entregas de mercadorias de um país para o outro . Ele também diz que não gosta da vida na França , onde vive há 24 anos , e tem desejo de voltar para o Brasil por conta da ausência de acolhimento , da discriminação permanente . Pelos depoimentos que li , muitos outros além desses , os EUA são ainda o paraíso para imigrantes , entre os países ricos . Não imaginava que os europeus , ao menos do Norte da Europa , fossem tão cruelmente hostis aos estrangeiros imigrantes . Sendo que , não se falou da Inglaterra
Já fiz uma entrevista para trabalhar na Alemã, mas confesso ter muito medo de ir e sofrer rac15m0. Ou pior… se minha esposa (que é negra) ou nossos filhos passarem por isso.
Irmão, acho que existe gente racista em qualquer lugar no mundo, inclusive aqui no Brasil tem bastante. Eu já vi negro sendo racista com outros negros. Acho que todo lugar tem pessoas boas e ruins
@@fenndesign_ mas há diferenças sim, apesar da questão pessoal, certos lugares não são de forma explícita, outros sim. Ele sofreria menos "ataques" e comentários r4cist4s no Japão, por exemplo, do que em alguns lugares da Europa e EUA. Dos RUclipsrs negros que já assisti, nunca vi um dizer que sofreu um ataque racista direto morando no Japão, mesmo eles sendo muito xenofóbicos. Eles podem te odiar, mas dificilmente vão falar alguma coisa pra você.
Trabalho com TI e não passa pela minha cabeça sair daqui. As pessoas pensam que sairão daqui e encontrarão o alecrim dourado em outro país. Posso afirmar que o o Brasil tem muitas oportunidades, e às vezes o que falta é vontade de se mudar dentro do próprio país. Temos muitas oportunidades no centro oeste e no norte. Mas há muita gente que torce o nariz para o próprio país...
Moro aqui e nai tenho medo da direita nao e sim de uma cultura menos sexista q está mudando e se tornando mais por outras culturas machistas q estão chegando. Eu estou aqui pq trabalho muito, pago impostos, mas Ukranianos vivem de boas, etc. Enfim. Esse atual governo está deixando de lado o trabalhador
VW fechando, BASF fechando, BMW mesma coisa, Continental, Siemens, etc... Governo: Precisamos de 400 mil pessoas por ano para trabalhar. Trabalhar onde?
Ja trablhei home office com dois colegas alemães, pra uma empresa alemã no setor de tecnologia. Foi a pior experiencia de trabalho que já tive nos meus 10 anos de carreira.
Oloco. Eu trabalho remoto aqui do Brasil, alocado em um time predominante alemao e nao tenho problemas. Adoro a cultura de trabalho deles e sou respeitado. Qual foi a sua experiencia ?
@@vitorrodrigues378 Essa cultura de trabalho está mudando, tecnologia cada dia mais avançada.....mão de obra não será tão necessária.....trabalho com um descendente alemão aqui no Sul do Brasíl, o cara é viciado em trabalho, deve fumar uma carteira de cigarro por dia...é eficiente sim.....mas para que??? deixar o chefe rico
@@jhonnyd3505 meu amigo, a cultura de trabalho alema a que me refiro, pelo menos no mundo corporativo, é ao fato de que voce é respeitado como um ser humano individual, seu chefe nao espera que voce puxe o saco ou concorde com ele, nao há tanta politicagem como no Brasil. Ninguem espera que voce trabalho aos fins de semana, ou fora do seu horario de trabalho... Na Alemanha há uma divisao muito clara entre trabalho e vida pessoal, a qual no brasil é confundida. Eu acredito que nao consigo mais suportar trabalhar na cultura de trabalho brasileira, depois de conhecer algo diferente. No comeco fui um pouco difícil de entender, mas depois que entendi, a minha saúde mental e qualidade de vida melhorou significativamente.
@@tiagobiker Alemanha vc tem q pisar em ovos né? Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho! No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
@@vitorrodrigues378 Ué, Alemanha é o motor da Europa....alta demanda e não fazem hora extra???? Eu trabalho no Brasil e indústria de motores elétricos e sempre fiz hora extra e trabalho no sábado também.....A WEG é brasileira
Tem alemão narivo não aguentando mais e vindo morar até no Brasil. Eu sei distinguir as coisas, mas mesmo assim kkkkkk prefiro um país com gente mais legal com estrangeiros
Eu sou um deles. Estive no Brasil e gostei muito. Gostaria de experimentar viver e trabalhar no Brasil. Tenho formação técnica e falo quatro línguas. Atualmente, estou a aprender português. Já não aguento mais na Alemanha, só há pessoas negativas em todo o lado, muçulmanos e africanos. Todo o dinheiro dos contribuintes está a ser investido em imigrantes e na Ucrânia. A Alemanha já não existe e não tem futuro.
@@xcmarathonisti3892 Vamos montar um negocio no Brasil, traga a engenharia alemã que temos como aumentar a produtividade de tudo aqui e ficarmos rico. O Brasil é um país que tudo da dinheiro, desde vender frutas até vender start-ups. Eike Batista mesmo é meio alemão
Sinceridade, é melhor ser profissional qualificado no Brasil, analisando a casa da enfermeira brasileira, fica óbvio que não é algo inatingível materialmente de conquistar no Brasil, olha aí as imagens aéreas das capitais, exceptuando-se o RJ e SP, que perderam muito em distribuição de renda e qualidade de vida nos últimos anos, será que é assim tão difícil enxergar um imóvel de classe média nas outras 25 capitais do Brasil-?A reportagem fala de impostos, mas não fala de MULTAS, CONTRIBUIÇÕES e taxas que são cobradas mais no exterior que no Brasil, e tem taxa para tudo.Uma pessoa informando par aum religioso no Brasil que a pessoa ganha 3 mil euros, ele converte logo imediatamente em REAL, ele nãoentende que se a moeda é EURO se consome em EURO. Quanto ao sistema de saúde, fica claro que é muito mais muito melhor um plano privado de saúde no Brasil, que um público na Alemanha, eu tive caxumba mês passado e fui direto par aum infectologista , atendido no dia seguinte, nã Alemanha NÃO É ASSIM. Uma escola privada no Brasil é muito mais descomplciada que uma na Alemanha par ama criança.
Poucos enfermeiros no Brasil ganham mais que 6 mil, contando com VR. Dependendo de onde se mora a questão é maior pela segurança mesmo, porque conseguir juntar 500 Euros por mês não vai te deixar rico nunca, creio que seja o maior fator.
Eu tenho 15 anos de experiência em TI e tô há 6 meses desempregado na Alemanha. As vagas para Engenharia de Software existem, sou chamado para entrevistas, passo nas etapas técnicas, mas quando chega nas entrevistas finais, os entrevistadores homogeneamente brancos decidem que eu não “tenho o perfil”. Sigo na busca mas está cada vez mais desanimador.
Mas a Alemanha é de maioria Branca mesmo, não sei o que isso tem a ver com racismo! Você gala alemão fluentemente? Ouse acha melhor que os outros candidatos? Você viu o currículo deles?
_''Mas a Alemanha é de maioria Branca mesmo, não sei o que isso tem a ver com racismo! Você gala alemão fluentemente? Ouse acha melhor que os outros candidatos? Você viu o currículo deles?''_ O _Bureau of Census_ (aquele que diz que latinos não são brancos) dos Estados Unidos classifica turcos como brancos. Essa pergunta tem que ser feita pros turcos na Alemanha...
Eu moro na província de Quebec no Canadá. Tem problemas, mas é muito melhor na questão de integração. Tenho certeza que com essa mentalidade os alemães não estão atrasados só em questões culturais, mas técnicas também. Provavelmente devem achar que o estrangeiro não tem nada a lhes ensinar, que não é capaz de comandar, etc. Desejo uma boa escassez de mão de obra à Alemanha. 😘
Intermediário para conseguir um emprego? Ainda é pouco. A não ser que tenha um dinheiro de reserva para sobreviver lá até aprender alemão fluente. Mas lidar com alemães mesmo falando alemão fluente já não é uma coisa fácil, imagina só com nível intermediário. Há quem consiga, outros não.
Eu fui por uma segunda vez com alemão fluente e com décadas de conhecimento da cultura, pois já havia vivido no sul, além de familiares alemães nativos. Fora a profissão de nível superior e na área de saúde. Isto tudo não muda a xenofobia, a hostilidade, etc
Sou descendente de alemães, tenho aparência de alemão, engenheiro super qualificado com 25 anos de exp, e fui muito discriminado por ser brasileiro. Infelizmente, não tenho a menor vontade de morar no país de onde meu pai veio.
Resumindo não se iluda com imigração na Europa 🇪🇺 só pagamos altos impostos aqui e somos descriminado todos os dias 🫣 8 anos de Europa e 4 países 🇨🇵FR🇵🇹PT🇧🇪BE🇦🇺 UK tudo igual, só trabalha para pagar impostos e não tem benefícios, não tem seus amigos e famílias próximo ☹️ para mim chega, de malas prontas de volta ao brasil 🇧🇷😍😍
Vc falou a minha lingua! cara moro na Suiça e é a mesma bosta, tenho certificado B2 de alemão, todos me ignoram, tentei muitos anos agora chega. pena que me casei com um nativo e acha que o Pais dele tem tudo, porem não produz nada.
Interessante. Assisti a versão da DW Deutsch e a brasileira (se falou) não tinha a parte do pré-conceito, apenas de que aprender alemão foi importante e de que ela amava a Alemanha.
Também percebi que a DW Deutsch evita tocar nesse assunto do preconceito contra estrangeiros. Vi isso em varias reportagens e documentarios. Esse assunto só é tocado pelos estrangeiros mesmo enquanto que os alemaes continuam perpetuando o comportamento xenofobico.
Na Alemanha existe preconceito linguístico. Eu passei um ano em Baden-Württemberg, e já fui falando alemão, mas eu me dediquei bastante pra isso. Não senti os impactos tão grande ao fazer amizades, principalmente com alemães, mas senti muita dificuldade devido a burocracia, e quanto ao dialeto da região.
Alemanha é bacana, mas há países mais interessantes na Europa para se trabalhar onde o inglês é perfeitamente aceito. A Alemanha infelizmente ainda é um país demasiado burocrático e com impostos absurdamente elevados. Para além disso, viver em grandes cidades na Alemanha não é recomendável visto que os salários não são assim tão elevados e o custo de vida é alto. Ou seja, para mim Alemanha é ótima para visitar como turista, mas para viver prefiro mil vezes onde estou :)
Um país marcado por conflitos bélicos, ser pouco "amistoso", com imigrantes não fluente no idioma local, é normal. São algumas marcas extremas e profundas na sociedade alemã que é externalizada e repassada de pai para filho. Nós brasileiros deveriamos gerar valores e riqueza para nosso próprio povo. Ir para outro país para ganhar dinheiro ou status é escolha livre. Criem riquezas aqui, gerem valor aqui que serão lembrados porém, você é livre para se aventurar.
Vamos por partes::;; 1- Os brasileiros precisam falar e mostrar para os alemães que o Brasil é um país que tem muitos estrangeiros alemães, o Brasil tem estados com maior número de povos alemães, com casas alemães, culturas alemães, clima quase alemão, tudo alemão . 2- Os brasileiros precisam viver nos países estrangeiros sempre se sentindo um turista, afinal de contas, terra 🌎é sempre terra, e ninguém gosta de ver 👀o seu país sendo invadido e ideias 💡💡sendo impostas por isso é necessário que nós possamos respeitar os país alheio ainda que isso custe negociar a nossa liberdade. 3- País alheio não é para viver sempre, País alheio é para visitar, estudar, morar por tempo limitado, viver a vida com limites em tudo, trabalhar. 4- Não troque o seu país, mesmo não sendo um país perfeito, mas é o seu país de origem e terra 🌍é e será sempre a sua terra 🌎. 5- Tudo o que você vai fazer, falar, andar, trabalhar, estudar, morar, casar, pensar, pense bem e repetidamente:::( ESSE NÃO É O MEU PAÍS). 6- Lembre-se, há muitos brasileiros também preconceituosos, mas nós brasileiros mesmo com os nossos defeitos, nós somos pessoas acolhedoras, compreensivos, alegres, receptivos, porém os estrangeiros (europeus, alemães) são pessoas que sabem que durante a guerra e outros problemas deles, eles muito precisaram de nós brasileiros, mas muitos deles são ingratos e até mesmo mal agradecidos. 7- Muitos brasileiros não sabem se comportarem em terras 🌎alheias. 8- Viva em qualquer país estrangeiro ou na Europa (Alemanha) como um brasileiro de responsabilidade, sério e respeitador sabendo como entrar, sair e voltar com dignidade sempre, só assim você será sempre bem vindo em qualquer lugar e até mesmo no Brasil o nosso próprio país. Lembre-se tudo está de acordo com a vontade de DEUS, SEJA INTELIGENTE E FELIZ EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO 🌎.
Eu morei por quase 2 anos na Alemanha e amei. Quero voltar a morar lá.❤ país cheio de oportunidades para quem enxerga as coisas positivas e se introduz na cultura deles. Amo os alemães❤
Toda convivência com culturas diferentes é difícil. Imagino que para esses países europeus seja mais difícil visto que a cultura deles não é nada hospitaleira e tampouco estão acostumados a conviver com pessoas de culturas de fora da Europa do ponto de vista histórico (a imigração é um fenômeno recente). Em mtos países asiáticos a realidade é parecida, especialmente aqueles de cultura extremamente homogênea como o Japão. A verdade é que se vc quer fazer amizade não existe lugar melhor que os países da América Latina. A gente já nasce se socializando. Embora sejamos violentos, mal educados, barulhentos, egoístas e não gostemos de seguir regras, o fato é que temos calor humano, o que contrasta com a racionalidade gélida do Norte da Europa. A Alemanha é boa para processos coletivos porque é burocrática e todos seguem regras, mas para processos pessoais, subjetivos e psicológicos é um desastre. É aquela história: Se no Brasil o perigo é morrer de tiro, na Alemanha o perigo é morrer de depressão.
Reportagem excelente, dá margem a várias reflexões. Como brasileira, meu desejo é que não precisássemos recorrer a outros países em busca de segurança, organização, saúde, educação, afinal viver aqui é uma luta, e vemos pela reportagem que fora também são outros tantos desafios, a resiliência humana está em toda a parte do globo.
e dai? vivo aqui ah 15 anos, 5000 franco se vc trabalha 100%, vc tem aluguel que custa so 1800, plano de saude 300 pra cima, se vc tem carro vai + 1200.. palhaça: o corpo envelhece, mas a mentalidade de uma criança de 12
O mal daqui não é o Salário e sim a aposentadoria que não é nem o Salário que a pessoa ganha por mês! Muitos aposentados trabalharam 45 Anos direto e hoje tem que recorrer ao Governo porque a aposentadoria não é nem um Salário! Venham sabendo que no final não ganharão nem o Salário na Aposentadoria!!! E eles agora querem que a pessoa se aposente com 67 Anos e os aposentados querendo podem continuar a trabalhar. Gente aqui não é o Paraíso não, acabou!!!
Morei muito tempo na Europa e ninguém gostava de atender alemães, são super mal educados, não recebe bem os estrangeiros. Admiro muito quem consegue viver na Alemanha.
Minha experiência : se você for clara e com olhos claros , tolerante , inteligente , da área da saúde , comunica-se bem em alemão, não é russo , sua sorte está lançada . Caso contrário , seus esforços para reconhecimento triplicar- se-á.
Ainda há risco. Se tiver profissão de status, eles não suportam ver um estrangeiro latino muito inteligente e bastante qualificado. Isto os ameaça. Precisam do lugar de superioridade, frente a um estrangeiro.
Nesse caso a Alemanha incentiva a ter filhos se nao tiver iremos tirar 417 Euros do seu salário, fora a previdência que é algo em torno de 21% sobre o ganho salarial, a diferença que pelo menos escola pública é gratuita e fora saúde que funciona tbm muito bem, enquanto no Brasil se paga por tudo e as vezes nem pagando se prestar 😢...
Nada melhor como nossa casa, nossa cultura, vai ser difícil mudar o Brasil, mais começamos pós nos a mudança, também planejei ir embora, hoje não me vejo morando em outro país mais me vejo viajando muito e crescendo no meu trabalho com o que tenho disponível, é difícil, mais sair do país pra lugar onde não conheço ninguém, pode ser mais difícil ainda. - O medo do desconhecido.😢
Os impostos são bem altos, mas tem um excelente retorno. Você não se sente lesado como no Brasil. O problema é o clima, né? Parabéns ao canal. A repórter é excelente, ela prende a nossa atenção.
@@karinnea8561 No vídeo disse que as cidades são organizadas, seguras.... Eu não sei. Se for isso mesmo, está tendo retorno sim. Moro no Rio de Janeiro. IPTU caro pra c@aralho, água, luz.... e não tem retorno. Insegurança,Todos nós saímos na rua com medo. Ruas esburacadas e muito mais. Quase o país todo é uma zona, e vc só mencionou SUS ?
@@PauloJaime-m2p Alemanha vc tem q pisar em ovos né? Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho! No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
@@PauloJaime-m2pem todo lugar tem a suas vantagens e desvantagem não existe lugar perfeito independente do lugar que você mora, prefiro fazer a vida e enfrentar os problemas no meu país doque ir pra outro que nem se quer fala a sua língua e te recebe mal.
Sou professor e gosto de utilizar os vídeos da DW em minhas aulas, pois o conteúdo é sempre muito enriquecedor e didático. No entanto, algo que percebo é que, devido aos especialistas ou entrevistas com pessoas de outras nacionalidades, vocês sempre optam por legendar os vídeos (o que, sem dúvida, é algo muito bacana e acessível para muitos alunos). Contudo, em nossa instituição, temos alguns alunos com deficiência visual, e as legendas acabam não sendo suficientes para garantir a plena acessibilidade a esse público. Por isso, gostaria de sugerir que, além das legendas, houvesse também a dublagem dos vídeos, o que ampliaria ainda mais o alcance e a inclusão dos materiais para todos os alunos, independentemente de suas condições visuais. A iniciativa certamente faria uma grande diferença para a aprendizagem de muitos.
Usa o Subtitle Reader do próprio RUclips. Em relação aos demais alunos há um impasse - ou o material que você está usando não é adequado à faixa etária/escolar ou há sérios problemas de letramento nas turmas.
Gentiii pra mim isso é propaganda enganosa... a a vida aqui é muito difícil, tem que ter muito foco. Tem muitas vantagens e desvantagens como todo lugar, mas para mim ficar longe da família é o maior empecilho, estou planejando minha volta. Daqui 4 anos estou de volta, Deus me abençoe.
Quero saber como vai ser o Brasil, com população que não sabe ingles e sem atrativos internacionais para imigrantes qualificados, como vamos lidar com a crise da redução de nascimentoa, hj é alemanha, em poucos anos o Brasil tbm vai ta do mesmo jeito em envelhecimento populacional
No Brasil há gente a mais. O Canadá e a Austrália que tem mais ou menos o tamanho do Brasil tem muito menos gente. O Canadá tem 40 e a Austrália 30 milhões de pessoas. Já o Brasil tem 220 milhões. O que o Brasil precisa fazer é investir na qualificação do povo.
@@augustoribeiro4791 220 milhões era a previsão, depois do censo, notou-se que o Brasil tem 202 milhões, e só Deus sabe como vai ser o Censo daqui 10 anos. A expectativa é que a população pare de crescer em 2040, diferente dos estados unidos que no fim do século é esperado ter entre 400 a 500 milhões, pelos dados atuais o Brasil vai ter o mesmo número de pessoas, devido ao decrescimento que o ocorrerá, com uma população extremamente envelhecida
Temos os mortos de fome da Venezuela 12 mil tá entrando por mês a maior parte semi analfabetos temos um grande futuro... ironia ok , não tá tão diferente da massa de Africanos e oriente que entram na Alemanha não
Em algum momento será criado o serviço público de su-i-cí-di-o assistido voluntário. É o caminho. Não dá pra viver até os 80 com demência, precisando de fraldas, sem dinheiro e sem alguém para cuidar.
Olá! Eu moro na Alemanha a 12 anos e nunca fui destratada ou me senti excluída. A questão é que o Brasil é dividido por classes sociais e aqui não, a igualdade é para todos. Você não consegue diferenciar uma zeladora de uma médica. Já no Brasil quem tem um pouco mais se sente a última Coca Cola do deserto. Quem pensa que vai chegar aqui e se diferenciar dos demais está muito enganado. Quando a gente encontra o nosso médico da família ele para fala e as vezes aperta a mão. No Brasil se a gente encontrar um médico e for falar é arriscado levar um belo chute no traseiro. Do meu lado esquerdo o vizinho é um juíz e sempre que nos encontra cumprimenta. Além disso a simplicidade das pessoas aqui no modo vida é muito diferente do Brasil. Infelizmente é assim mesmo quem tem um pouco mais no Brasil espera ser tratado como rainhas e quando vem pra cá não se destaca mesmo, porque as pessoas tem um poder de compra igual a todos! É isso aí a verdade!!! Amo viver e trabalhar aqui !!!
Minha experiência pessoal em Stuttgart: sou engenheira e fui para um tempo de adaptação estudando Alemão. Meu inglês é fluente, com vivência nos EUA. O plano era atingir um nível intermediário da língua alemã e em seguida buscar um emprego na área de energias renováveis. Porém, a hostilidade dos alemães, tanto em relação ao idioma (mesmo você tentando se comunicar na língua deles) quanto em relação ao suporte do próprio governo com os requisitos legais, me desanimaram. Aparentemente todos tem orgulho de processos extremamente burocráticos que demandam visitas pessoais (falando em alemão), ligações (também falando em alemão) e cartas (as vezes fax) mesmo em serviços para imigrantes não falantes de alemão. Basicamente não há atendimento ou vagas de emprego em inglês. Mas não foram esses obstáculos ou a dificuldade em arrumar moradia que me fizeram mudar de planos e voltar pro Brasil. Eu não consegui me adaptar a ser tratada o tempo inteiro, em todos os ambientes, como um ser humano de segunda classe. Pesou muito estar deslocada e excluída da sociedade, que é como tratam qualquer pessoa que não seja (e se pareça) do norte europeu.
Voltei pro Brasil, tenho um bom emprego e estou utilizando minha capacidade para enriquecer o meu país.
Como disse no início, essa foi minha experiência. Conheço pessoas que estão alcançando sucesso e sendo felizes na Alemanha. Caso seja o desejo de alguém aqui fazer essa mudança em sua vida, sugiro muita pesquisa e conversa com brasileiros de diferentes cidades e profissões que já vivam lá. Há grupos no Facebook por exemplo, que você pode entrar e encontrar todo o tipo de experiência.
Muito boa sua experiência, obrigado.
Moro na Alemanha há 14 anos. Nunca fui tratada com ser de „segunda classe“. Sou brasileira, pareço brasileira. Quando cheguei na Alemanha fiz questão de aprender a língua em poucos meses, pois afinal estou no país deles e devo me comunicar em alemão. Os brasileiros não estão acostumados com a honestidade dos alemães, afinal a gente não é acostumado a ouvir não! Em quesito a burocracia a Alemanha realmente é extremamente burocrática e exigente, talvez com os anos mude realmente. Para viver aqui tem que ser adaptável e engolir alguns nãos! Porém nada com o tempo para se acostumar! Boa sorte ☺️
tendo inglês fluente em quanto tempo acha q é possível ter um alemão avançado ?
Uau, adorei o seu relato. Obrigada
@@gisr.10 4 to 6 month learning every day there!
Um país que esteja buscando profissionais qualificados e são hostis no tratamento, não é um local que me atraia.
Eles sao muito hostis contra estrangeiros. Morei lá por 6 anos e passei por inumeras situacoes de preconceito. Fora que eles estao sempre de mau humor... Outros países sao bem mais amistosos.
Bom, a minha resposta é não. E tem piorado. Minha experiência é:
Cheguei aqui na Alemanha no dia 23 de julho de 2018.
No dia 24 de julho de 2018 eu comecei a trabalhar e nunca parei. A Alemanha não gastou um centavo na minha formação e capacitação, me formei na Unicamp, mestrado no INPE, quase uma década trabalhando para a Embraer, porém abocanha 40% do meu salário todo mês. Nas minhas contas já paguei pelo menos 200 mil euros de impostos nesses 6 anos.
E, a quantia de benefício social que usei nesses mesmos 6 anos: 0 euros.
Dito isso, meu desabafo é sobre a dificuldade e tristeza de ter que ouvir quase que diariamente dos colegas de trabalho alemães com quem divido sala que o problema da Alemanha hoje são os imigrantes. Que esses estão gastando o dinheiro do governo e sujando as cidades. Que estão aproveitando os benefícios que eles estão pagando.
Mas o problema hoje são exatamente os imigrantes, principalmente os refugiados que são sustentados pelo governo e não fazem o mínimo esforço para integrarem-se e trabalhar. Imagina voce ter que trabalhar que nem louco enquanto um Ucrâniano ou Árabe fumam o dia todo e estão hospedados em um bom Hotel as suas custas. E quando voce reclama eles riem da tua cara e fala que alemão é tudo trouxa mesmo.
Conheço essa estória muito bem. Nós pagamos impostos até a morte mas nós que somos o problema. Uma vez que precisei de um auxilio do seguro saúde, depois de uma cirurgia, ninguém me explicou que eu tinha direito e como acionava. Fui mandada pra casa sem cuidador e me ferrei. Mas pagar a gente pode.
vc sabe que se referem a ilegais, ne ?
Exatamente, já que o governo da Alemanha é tão ruim cobrando imposto e não gastou nada com a sua formação e capacitação, você pode voltar para o Brasil para contribuir com os impostos que foram gastos contigo na unicamp e no mestrado
@@pedrofreitas2546 não se referem não. Quem está ilegalmente na Alemanha não tem como solicitar nenhum auxílio social.
Ir pra um lugar onde você não é bem vindo, onde será discriminado e ainda possui uma língua de difícil aprendizado kkkkkk não obrigado. Vão continuar precisando de trabalhadores qualificados.
😂 tchau.kkkkk
achei interessante a foto de perfil ser de um alemão 😅😅
Nem este alemão que tu falou quis ficar na Alemanhã por causa da descriminação, imagina nós.
Ju deu
@@aroldoladislau3882com muito orgulho.
Eu estasva em Hamburgo. E posso dizer, o que eles te contam sobre você poder trabalhar só com inglês é uma grande mentira. Todas as vagas pediam alemão fluente. Muito porque os funcionários de alta patente eram mais idosos e não falavam inglês, ou porque não estavam interessados em curvas de aprendizado na demanda do trabalho. Trabalho como designer e animador. Como designer a área tem demanda, mas cadê a possibilidade de aprender a falar fluente em alemão em poucos meses. Tempos difíceis.
Vc está dizendo a vdd
O idioma é a primeira barreira de preconceito que a sociedade desses países colocam pra marginalizar o estrangeiro.
Minha experiência foi semelhante. Estou saindo da Alemanha.
Eu acho que faz sentido que se você vai trabalhar num pais é esperado no mínimo que você fale o idioma nativo. Imagina um gringo vir trabalhar no brasil so sabendo inglês.
Deve ser pq o alemão medio sabe no minimo ingles básico. Ê a segunda lingua lá po
Mão de obra barata para ser explorada e discriminada como socialmente subalternizada é sempre bem vinda na Europa
Pelo jeito nunca trabalhou na Europa
Sim. Disse tudo.
Falou tudo
exatamente. A gente vem com visto de trabalho e altamente qualificado, mas o sentimento é "você não é bem vindo aqui e nunca será, só estamos te aturando porque não temos escolha. Então, trabalhe duro, pague seus impostos e não encha nosso saco".
@@elzasantana6492 desculpe, eu moro e acho o comentário dele muito pertinente. Exploração ao máximo.
Passei pela Alemanha por poucos dias como turista, e os relatos sobre hostilidade e idioma posso confirmar! Na fila de atendimento da Deutsche Bahn (a ferrovia federal), vi um cara na minha frente sendo atendido em inglês. Fiquei todo contente, mas na minha vez a mulher se recusou a falar comigo em inglês, que tenhho fluente!! Eu insisti e nada, e com muita sorte lembrei de uma frase em alemão que aprendi e ela me indicou um lugar. Loucura.
Tinha um amigo alemão, o cara mora no Japão (ele mesmo é imigrante) e assim mesmo o cara detesta imigrante na Alemanha. Quando descobriu que eu queria morar no Japão, foi racista comigo e a amizade acabou. O cara é racista até no Japão... Sinceramente, a Alemanha que se lasque. Há muitos anos imigrei pro Canadá e não tenho motivo pra sair daqui. Um país ótimo com a mesma carência de mão de obra e zero problema de integração. No Québec ainda se fala francês (fácil de aprender) e tem um monte de nativo que fala português, dança samba e joga capoeira. É surreal a conexão.
Eu tenho mais vontade de conhecer a Russia que DE
Já visitei a Alemanha como turista inúmeras vezes, e conheço o país melhor que o Brasil. Sempre fui muito bem tratado, e falo Alemão razoável. Não sei como seria como imigrante, mas é um lugar que eu fico bem a vontade e me sinto em casa.
Morei na Alemanha por 6 anos e posso confirmar que eles sao muito hostis. Principalmente com estrangeiros. Se uma pessoa ou outra deu sorte de ser bem tratada é sorte mesmo. Passei por tanto preconceito que resolvi mudar e hoje em dia moro na Holanda aonde as pessoas sao bem mais tranquilas.
@sumimaind verdade, eu fui mal tratado por alemães na Nova Zelândia ao brincar que os visitaria na Alemanha, eles viraram pra mim e falaram:
Não venha, estamos já cheios!
Tive na Alemanha tive colegas de trabalho alemão mas tô fora quero nem saber de Alemanha
Li alguns relatos aqui de pessoas falando que brasileiro não sabe ouvir não, que brasileiro não aguenta a honestidade dos alemães, que precisa aprender o idioma alemão para se integrar na cultura. Só quem viveu ou vivi aqui na Alemanha sabe que isso não é verdade. Brasileiro nasce ouvindo não, cresce lutando para estudar, para ter um emprego, passa horas dentro do transporte público, faz universidade sem qualquer tipo de subsídio do governo, e ainda assim consegue sorrir, ser alegre, educado e honesto. Sim, é papo furado que todo alemão é honesto, quem vivi aqui sabe do que estou falando. Se a pessoa quiser vir morar aqui, precisa ler muito sobre o país, encontrar pessoas que deem um relato honesto sobre os prós e contras de se viver aqui, e ter um objetivo muito bem definido sobre o que quer para o futuro vivendo aqui, porque dependendo do que a pessoa tem como objetivo, a Alemanha pode ser o pior lugar para isso.
Assino embaixo o seu relato. Vivo aqui a 28 e ainda não voltei para o Brasil por que estou esperando meus filhos seguir o caminho deles. Depois tchau!
Pra quem acha que todo alemão é honesto, vai ái meu relato.
Fui contratada por uma empresa que usava mão de obra de enfermeiras vietnamitas inexperientes em sistema análogo à escravidão. O dono da empresa era rico, branco, bonito. Parecia até um modelo. Muito educado e simpático. Nunca imaginei q existisse isso por aqui, mas acreditem, existe e não é pouco.
Muitos alemães não gostam de estrangeiros e querem nos ver pela costas, mas precisam da nossa mão de obra. Foi como li aqui.
"Faça seu trabalho e saia, não estamos a fim de contato além do necessário".
E digo mais, muitos são bastante invejosos. Invejam a alegria, leveza e espontâneidade. Nossa força e garra para vir pra cá e desbravar um país tão dificil. São pessoa complexas e pra nós que somos dessenrolados é até dificil de entender pq de tanta tristeza, cara amarrada ou depressão.
@@cristianedefariahenrique1815 kkkkkkkkkk
Vc está certíssima! Mas, imigrar não é pra quem quer e eu não falo isso com orgulho. Que fala que imigrar é fácil não sabe de nada! Tudo é diferente. Mas, aqui eu já entendi que no trabalho não existem amigos, então só vou lá pra ganhar dinheiro. Entre ser humilhada no Br e ser humilhada na Alemanha, escolho Alemanha. Pelo não serei uma doutora desempregada no Br.
@@Carolinepiccoli__ Morar na Alemanhã???? o povo Brasileiro está doido, o país com maior histórico genocída.....Da Europa...Eles querem estrangeiro para ser mão de obra barata....linha de produção, e depois te descartam como uma peça velha....o povo nunca leu sobre Holocausto e o terror que era trablhar como escravo naquelas fábricas
Povo fechado, cultura superestimada e um mar de burocracia . Bem vindo a Alemanha 🇩🇪
Não sei o que alguém vê na Alemanha, que cultura esse povo tem? Só conheço essa país devido um austríaco com bigode...
@@Hithere-dl2cx Principalmente segurança e estilo de vida.
😂😂😂😂😂@@Hithere-dl2cx
A melhor das opções é fazer o nosso Brasil 🇧🇷 dar certo
vc quis dizer a mais difícil?
Eu tb acho. Cheguei a me planejar para ir para Europa. Mas a dificuldade em conseguir documentação me desanimou. Hj dou valor ao meu país (que tem muitos defeitos como todos os outros), estou tentando fazer o melhor com o que tenho disponível
500 anos kkk
O problema é que o Brasil foi desenhado para não dar certo.
@@gustavomfvieira1349 👏👏
Tenho um jovem familiar que foi recrutado na Universidade Federal na área de engenharia por uma grande multinacional alemã. Tinha inglês e alemão fluente (sem ascendência germânica). Recebeu bolsa de 1 ano de estágio nessa grande multi na Alemanha. Finalizado esse período não quis saber de continuar. Após retorno, rapidamente foi contratado por uma grande multi USA. O fator integração pesa muito.
Trabalho em uma multinaciona alemã desde que ingressei na empresa através do estágio. Hoje estou alocado em um time alemão, fui muito bem recebido e os colegas os quais tenho algum problema de relacionamento são a minoria.
Acredito que depende muito da empresa e não da nacionalidade da empresa em si.
@@vitorrodrigues378depende da nacionalidade sim. Você deve morar pouco tempo no país. Eles são bem sutis e muita das vezes a pessoa não percebe a hostilidade🙂
@@vitorrodrigues378 exato, e depende da sua disponibilidade e esforço, quem tem garra vence tudo isso, como foi o teu caso, parabéns!
Eu morei em Santa Catarina e percebi isso....vc nunca sabe o que eles pensam sobre você, e se acham os mais eficientes em tudo....
@@josepha9147 Alemanha vc tem q pisar em ovos né?
Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho!
No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
Eu estou aqui a 11 anos. Encontrei muita xenofobia, e quando confrontados eles, óbvio, não adimitem, e tentam mudar um pouco. Sou dentista e a cada ano a prova para revalidação fica difícil. Você normalmente não é bem tratado, eu pelo menos não fui em quase todos os consultórios por onde passei. Várias vezes fui tratada mal, ganhava muito menos do que deveria, e por várias vezes trabalhava sem pausa mesmo. Fim de contas, entrei em depressão profunda, e disse pro meu marido que eu não quero voltar pro consultório, eu limpo até chão ou qualquer coisa, do que ser maltratada e ficar doente de novo. Hoje temos 4 filhos juntos e fico em casa cuidando das crianças, mas pretendo voltar a trabalhar assim que estiverem maiores.
Poxa, que pena que estás passando por isso. Comigo não foi diferente, embora eu não seja da área de odontologia. Aqui ninguém gosta de admitir que sofre preconceito e que alemães são sim de um modo ou de outro xenofóbicos.
Entendo sua colocação. Sou psicóloga com formação excelente, e com alemão bastante bom. Um estrangeiro não europeu, inteligente e muito capaz em uma profissão de status, recebe ainda mais oposição, chega a irritá los profundamente. Pois isto estremece o paradigma de que eles são superiores. Como assim uma m... de um estrangeiro ... ?
Espero que dê tudo certo pra você. É isso que eu falo muitos ficam depressivos, ou entram em surto e o pior é quando estão sozinhos.
@@thamiresmayer1073 😢
Como assim prova de reavaliação todo ano depois de 11 anos? Tá certo isso?
Sociedades que foram cunhadas pela imigração, são mais fáceis de integrar pessoas. EUA, Canadá, Brasil, etc. Tem problemas claro, mas o atrito de integração é infinitamente menor e por isso conseguem atrair mais e mais imigrantes. Só pegar o Japão, uma sociedade que não aceita nem os descendentes diretos, mesmo com a sua população definhando ano após ano.
Discordo sobre o Japão, minha irmã caçula está lá há 9 meses e está se dando super bem, Todos gostam dela e demonstram interesse ao saber que ela é do Brasil
@@dovesdu Eu vi uma reportagem do correspondente da BBC, no Japão. Ele era casado com uma japonesa e teve duas filhas. Ele disse que foi numa cidade nos arredores de Tóquio e que só tinham idosos, todos os jovens saíram pra estudar ou trabalhar em outros lugares. Ele perguntou se os moradores se sentiam à vontade dele se mudar pra lá , com as filhas e a esposa e eles falaram que preferiam que não. Sem falar nos sobrenomes, se ele desse o sobrenome inglês dele, para elas, elas seriam descriminadas nos empregos , mesmo sendo japonesas nascidas no Japão
se tiver o documento de ancestralidade consegue ok, o problema é que o JP é uma b0sta para mulheres e jovens em geral, assim como a Alemanha, são grudados em regras e métodos de trabalho obsoleto.
@@dovesdu que bom pra ela! Se ela está dando então óbvio que estão gostando, é um país super misogino
@@luizsantos6518 Falou a mais pura verdade, Luiz! Já lí que trabalhar com japoneses é muito ruim, eles se acham superiores aos extrangeiros e gostam de hostilizá- los.
O mundo muda, as pessoas precisam aceitar esse fato, principalmente se você necessita do outro, ainda que pague por isso. Todos, sem exceção,merecemos ser tratados com respeito e humanidade.
Espero que esses profissionais consigam alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos.
Pra galera que tá enchendo o saco dizendo "se quer viver em um país tem que falar a língua local" eu concordo, porém, os alemães são outro nível de chatice. Eu vivo nos Países Baixos (vizinho) e durante o verão enche de alemão aqui na região da praia e eles tem a audácia de querer que VOCÊ fale alemão com eles e insistem em falar alemão quando dizemos que não falamos alemão e que se quiserem se comunicar que o façam em neerlandes ou inglês. Pra mim foi o país mais mal humorado e menos receptivo que já visitei. Gente chata é o tal do alemão.
Eu amo como diversos países da Europa detestam os alemães kkkk
Audácia é falar no aeroporto que so vai passar uma semana e ficar anos
Quando um Europeu vai no Brasil tem que Falar Brasileiro certo ENTÃO SERVE A CARAPUÇA A VOCÊ 😂
Sou Brasileira, casada com alemão e fomos no verão para Portugal. Em todos os restaurantes e bares que íamos encontrávamos meia dúzia de alemães falando com garçons e atendentes em ALEMÃO!!! Ficávamos de cara com a folga desse povo. E não foi só em Portugal não! Vimos isso na Croácia, Turquia e principalmente na Espanha.
É muita ousadia você achar que o mundo tem que te atender em alemão.
Exatamente!!
Muitos não conseguiram em uma longa vida ter fluência nem no inglês, mesmo vivendo no meio da Europa com tantos vizinhos. Viver num país continental, de costas para os vizinhos, que falam espanhol é super diferente.
Morar aqui na Alemanha não é nada fácil, quem pensa em vir morar aqui deve estar bem preparado e principalmente psicologicamente, a sociedade alemã é muito anti social
@@helder2449 xenofobica, pois eles amam marcar encontro nos restsurantes no verão.
@@helder2449 Alemanha vc tem q pisar em ovos né?
Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho!
No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
@@monikeluusmeitli SEMPRE foi assim, fico impressionado como o povo não sabe da história da segunda guerra Mundial. o Holocausto, e todas as guerras da Idade média tinha Germânicos querendo explorar e invadir terras pela Europa toda...São facinados por armas, máquinas, guerras, muito materialistas
@@monikeluusmeitli entre eles claro
@@helder2449 por isso adoro. Só tá dentro quem é amigo de verdade. Nada de oba oba superficial de baladinha. Sossego, silêncio, privacidade. Não vejo a hora de voltar pra Alemanha
Resumidamente, minha experiência no continente europeu foi assim: quem tem interesse em brasileiros são os próprios brasileiros e outros latino-americanos, fazendo-se algumas exceções quando os latinos são argentinos e chilenos, pois alguns deles simplesmente não querem saber de outros latinos, só mudam de postura depois de muita xenofobia. Por ser brasileiro, eu fui reconhecido por inúmeros latinos e africanos em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha, muitos me identificaram e falaram comigo com simpatia. De parte dos europeus, quase nenhum interesse, faço exceção à alguns franceses, tchecos, espanhóis, alemães, italianos, holandeses e ingleses, mas um interesse que apareceu e desapareceu instantaneamente num prazo de meia hora, pouca gente, quase como encontrar uma mosca branca. O que notei foi que o europeu "médio" trata os povos de outros continentes com "estranhamento" e "evitação", notei que fazem "bolhas sociais" nos ambientes que frequentam, bolhas que só incluem os nacionais ou somente europeus, um circuito fechado. Em se tratando de mercado de trabalho, para eles os extra europeus só tem utilidade econômica, "faça o que tem que fazer no seu trabalho e não se aproxime pois não queremos intimidade, não temos curiosidade nenhuma sobre você e sua cultura".
@@robertodocarmo8717 exatamente isso
resumiu bem
Os africanos na serra gaúcha, especialmente os que não falam português, trabalham muitas vezes em regime semi escravo. E a sociedade local tem 0 interesse sobre eles
Tenho mais vontade de conhecer a Russia q lá sinceramente
Verdade isso! Brasileiro tem a ilusão de que todo mundo vai gostar dele e se interessar pela cultura dele!
Moro há 10 anos nos Estados Unidos, já morei em Chicago, Seattle, Los Angeles e acabei voltando para Boston, Boston é muito bom! Visitei outros tantos estados e cidades aqui e posso dizer nunca me senti discriminado neste país, nunca fui mal tratado por ser brasileiro, muitas vezes que fui em empresas procurando emprego e perceberam que era brasileiro consegui o emprego na mesma hora, pra mim até hoje acho que os Americanos gostam dos brasileiros. Eu amo os Estados Unidos e graças a Deus nos brasileiros estamos muito bem aqui!
Você é a excessão que comprova a regra. Ainda mais vivendo em Boston, uma cidade das cidades mais racistas que coloquei os pés
Eu também moro nos EUA e não troco seatte por nada. Fui muito bem acolhido aqui.
Genteee a Thaís (enfermeira da reportagem) é uma pessoa maravilhosa e cheguei a conversar muito com ela e sim foi um fator importante na minha decisão de aceitar ser enfermeira ou não na Alemanha, mas graças à Deus, através da conversa com ela e outros enfermeiros na Alemanha, optei por escolher EUA. Dica: sempreee conversar com quem já está na área e pesquisar muitoo antes ❤
Depende! Tem muito brasileiro hipócrita.
O que você acha da Itália?
@@mendesraissa168Itália não é menos racista do que a Alemanha.
@@mendesraissa168 procure o blog verdadeiraitalia, leia a materia e os comentarios, la vc vai saber como é a italia.
Por que você gasta tantos "e" no fim das palavras? Idioma novo?
Moro na França atualmente e estou terminando meu doutorado na área de engenharia mecânica. Sou muito grato pelas oportunidades que tive aqui, mas nada seria possível sem um árduo processo de adaptação à cultura e à língua francesas. Em breve pretendo retornar ao Brasil e lá construir minha carreira acadêmica, pois não vejo a possibilidade de formar uma família aqui, a dificuldade de se conhecer pessoas é muito grande.
@@lucasmonteiro9291 Alemanha vc tem q pisar em ovos né?
Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho!
No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
O francês é 10x mais fácil que o alemão. Digo por experiência própria.
@@lucasmonteiro9291 Alemanha vc tem q pisar em ovos né?
Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho!
No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
Verdade. Alemão é duro. Você tem que provar tudo para mostrar ser leal e ter confiança e poder conquistar uma amizade.
@@severinofragoso1273 eles são as vezes exagerados e meio burros tbm, não é a toa que lá tá em decadência. Eles tem ao meu ver 0 jogo de cintura, flexibilidade e habilidades de empreendedorismo na geração mais nova. Eles rodam ao meu ver na fórmula de sucesso do passado
São muito xaropes tbm colegas, a ponto de vc criticar uma professora sua de uma matéria difícil (estatística), que não te responde na coordenação e eles acionarem o advogado da faculdade pra te ameaçar em expulsão. Eles são ultra desenvolvidos porque seguem as regras na risca, mas não é igual aos EUA e a China que inova mt, que é adaptável, que sabe ter jogo de cintura, que empreende muito e sabe agradar vários públicos.
Oi a todos.
Sou da Alemanha e estou a aprender português.
Tenho uma pergunta para vos fazer: Se eu fosse para o Brasil para viver e trabalhar, acham que seria bem-vindo?
Já estive no Brasil e o país é muito especial.
E a todos os brasileiros que vivem na Alemanha e que tiveram más experiências: desculpem, nem todas as pessoas aqui são más.
Os brasileiros são sempre bem-vindos na Alemanha.
Um abraço e a bênção de Deus para todos.
Eu trabalhei na mercedes benz aqui no brasil por mais de dez anos e muitos alemães que vieram aqui não queriam voltar, dois deles largaram a família alemã e casaram com uma brasileira. Brasileiro adora gringo e fazer amizade no Brasil é muito fácil, somos muito sociáveis. Eu fiquei quase um ano na alemanha fazendo treinamento, em sindelfingen, e não gostei de lá não, ninguém fala com ninguém, é terrível, no final acabava passando os fins de semana em Berna na Suiça com um colega que tinha familia lá.
Para um estrangeiro, europeu ou americano, o Brasil é um paraíso.
você sendo europeu, branco, e ganhando em euro, o Brasil será um paraíso
@@robertodocarmo8717Em que sentido?
Tenho formação técnica e falo quatro línguas.
Atualmente, estou a aprender português.
Imagino-me a viver no Brasil durante algum tempo.
Já estive no Brasil e gostei muito.
@@ThiagoGrezO meu pai também trabalha na Mercedes. 😀
Espero que se tenham divertido.
Concordo contigo sobre os alemães.
São muito frios e parecem robots.
Um abraço!
Para morar na Alemanha tem que ser muito apaixonado pelos Alemães ou ser igual a eles.
Morei 6 anos nesse país e não recomendo.
Morou onde na Alemanha? Tem diferença entre norte e sul da Alemanha?
@@apfelstrudelleckerya5406 morei em Bielefeld e Stuttgart. O mesmo tipo de Alemães que você encontra nas cidades do Norte, você encontrará nas cidades do Sul também. Os Alemães que são razoáveis de lidar são Alemães filhos de estrangeiros.
@@binamendes3568 achei os alemães do sul eram menos prussianos .
Acreditei nisto depois de morar no sul, fui para Berlin. Não adiantou. Mesmo com anos e anos de alemão, mesmo com profissão altamente qualificada e em falta.
Eles aceitam melhor se tiver qualificação média nas profissões que eles NÃO querem exercer e que são de extrema necessidade, como enfermeira, cuidadora de idoso, etc. Afinal quem vai cuidar deles quando estiverem doentes??
Eu morei 25 anos. Mas o pesadelo acabou e voltei para o Brasil.
Tenho 33 anos e moro na irlanda para mudar de carreira. Estudo design gráfico. É quase que impossivel se aproximar de pessoas mais jovens aqui e criar uma amizade consistente. Oq eu vejo acontecer na minha universidade eh basicamente eles manterem os mesmos grupos da escola (eles vao junto p universidade). E nao existe nenhum tipo de curiosodade deles sobre a cultura alheia.
O mundo todo é assim, brasileiro que é dado, e você já com 33 anos deveria saber disso
@@anapaulavieira5630se vc por ser brasileira é "dada", é problema seu. Aliás vc pode dar p quem quiser. Ser dado é diferente de ser simpático. É por isso q é mais fácil fazer amizade com latinoamericanos 😉
Bem vindo à realidade de sair de casa. Isso não é só na Irlanda, é em todo país. Fazer amizade na vida adulta é muito difícil, ainda mais quando não se tem uma cultura em comum.
Fiz minha faculdade em Waterford e sei exatamente o que vc fala pois passei o mesmo. Os meus melhores amigos foram um chinês e uma moça da Eslovakia. Como os próprios irlandeses falam: we stick to our postal code and school friends.
@@anapaulavieira5630não faça da sua história a história dos outros carinho.
A Alemanha é boa para os alemães... E às vezes, nem para eles... Um país muito frio, agressivo e racista... Mas, pra quem gosta e tolera, vão nessa! Tem gente que gosta...
Racista MESMO! Conheci lá.
Os olhares de repulsa é nítido em cada esquina que passei. Conheci, mas não pisso lá! Aprendi a lição kkkk
kkkkkk, q viagem….
@@Danielsantos-fn8rlO “olhar de repulsa” é dado à qualquer um. Eu sou branco e recebo o mesmo olhar. Eles só são esquisitos mesmo. Se vc chega pra conversar com eles em alemão fluente, tá tudo certo.
Eu vivo aqui há 24 anos. Desde 2015 a antiga Kanzlerin Ângela Merkel , abriu as portas do país para os refugiados e com isso houve um grande desastre, pois não houve nenhum tipo de controle sobre cada indivíduo. Muitos tornaram-se agressores com facas , andar de trem é perigoso. Na Alemanha 🇩🇪 já não é mais seguro como antes. Milhões de pessoas vivem do Estado, enquanto eu pago impostos altíssimos
@douglas5097 Douglas, meu irmão, eles são racista, eu tenho 1 black power enorme já alguns anos. E eles ñ gostaram tbm dele kkkkk. Ou deve ser p q tenho, 1.95 metros kkkkkk. A alguns anos me mudei para França. Um país receptivo ao imigrante, sem comparação. Querida Leia, concordo com seu comentário. Além de perigoso por " dimais".
Por mim, não vai nenhum migrante p la p ser cidadão de segunda classe e deixa o país morrer sozinho .
Segunda classe e vc sendo tratado no Brasil. Sistema de saúde disponível, medicamento gratuito, comida barata
@@elzasantana6492 que Brasil é esse que vc vive?
Acabará acontecendo se o AFD tomar conta de tudo.
@@elzasantana6492 ser cidadão de 2 classe em seu país e diferente de ser cidadão de 2 parte em outro país
Mandem os queridos descendentes gaúchos e catarinenses pra lá que os alemães vão adorar tê-los de volta, afinal la tem a october fest 😂
Eu vivo na Alemanha há 24 anos. Se você vive no Brasil 🇧🇷 com um salário razoável, posso dizer que você tem trabalho e vive a vida. Na Alemanha 🇩🇪 não é nada fácil ter amigos, ou ter contatos, a não ser que seja durante o período de trabalho. Essa coisa de conviver com a família de um colega de trabalho, você pode esquecer. Os alemães não gostam disso, mesmo achando você simpático, é cada um no seu canto. Se você quiser curtir um pouco, procure os brasileiros. Alemão usa calendário em tudo 😅😂que faz 😅
Diferenças culturais. Eu particularmente gosto disso.
Moro no norte da Europa e aqui é a mesma coisa. Não existe mistura da vida profissional com vida pessoal. No Brasil quem é promovido é quem convida o chefe pro churrasquinho no final de semana. Cultura nojenta.
Não faria questão alguma em ter amizade com colegas de trabalho, principalmente com alemon. Aliás nem acho ser muito saudável o hábito. Há a mania do brasileiro em parecer bonzinho. Fora, é cada um por si.
Se quer ter amizade, junte-se a latinos (italianos, portugueses, brasileiros, espanhóis) .
@@drbulltrader9107Ok, Enzo.
@@drbulltrader9107acha que tu precisa mais ter aulas de português 😂
@@mariolole8261 pq amigo?
Prefiro passar perrengue em casa do que morando de favor
Viva meu Brasil 🇧🇷
É isso aí!
De tudo que ouço e vejo da Alemanha e de alemães, não iria pra lá nem para ganhar o triplo do que ganho com TI aqui em Portugal.
Penso totalmente o contrário. Com tudo oq ouço falar de Portugal e os portugueses, não faz sentido abandonar a Alemanha pra ganhar um terço do salário só pq tem o mesmo idioma nativo que eu
@@ryndlps se for solitário e depressivo até faz mesmo sentido... Portugal tem pessoas muito simpáticas, é fácil fazer amigos no trabalho tanto portugueses como brasileiros, a comida de Portugal é top demais e aqui se acha muita comida brasileira (mais top ainda), Portugal é seguro e menos burocrático, tem inúmeros locais turísticos, de montanhas de neve a praias paradisíacas, o custo de vida é bem menor que na Alemanha e o clima então nem se fala...
@@LeinerVitor Portugal pode ser menos burocrático, mas as reportagens que vejo sempre mostram uma demora imensa para obter o visto de residência, enquanto aqui na Alemanha eu consegui o meu em 3 meses. Depende muito da adaptação de cada um, eu não tenho interesse em ter amigos no trabalho (mas tenho colegas) e acho 90% dos ingredientes pra cozinhar tudo o que comia no Brasil. O custo de vida é menor, mas na minha área (pesquisa científica) os salários também são menores.
@@airtonsilva8006 mas a demora aqui é pelo colapso do sistema e não pelos processos. E sim Portugal também tem uma burocracia ridícula e atrasada, mas na Alemanha é muito pior. Nem todos os setores ganham mal em Portugal, tudo depende de como você é contratado. Claro que Portugal tem vários problemas, e que tudo depende de cada um, mas pelos motivos que citei, Alemanha pra mim nem pra turistar...
@@LeinerVitor a única verdadeira vantagem que você citou é o custo de vida (que no final é compensado pelo salário que é maior). Agora quanto a segurança, encontrar comida brasileira, locais turísticos eu poderia falar o mesmo da Alemanha. E quanto as pessoas simpáticas, alemães são muito agradáveis, a cultura de boas vindas citada no vídeo é real, mas para a cultura deles local de trabalho é lugar de trabalhar não pra fazer amizade. A sua experiência em Portugal deve ser muito particular pq até os portugueses reclamam dos salários baixos e os índices de xenofobia contra brasileiros especificamente só aumenta.
Racismo, salários baixos, dificuldade em achar moradia. Dificuldade em fazer amizade e tratamento diferenciado (para pior) quando você é imigrante Povo grosso e mal educado! Alemanha NEVER
Moro a mais de 6 anos na Alemanha e sei exatamente o q muitos falaram aqui, mas o q acho mais importante e aprendi nesses 6 anos é ter paciencia. Nenhum país é perfeito, cada um tem as suas dificuldades, mas acho q a Alemanha é um ótimo país para imigrantes. O alemao é assim mesmo entre eles, mas muitos sao gente boa e tratam imigrantes mt bem, basta vc selecionar as pessoas com quem vai ter interface e ignorar os que nao sao mt amigáveis. Procure praticar esportes, fazer parte de clubes e encontros, assim vai entender melhor como funciona o país e se sentir mais confortavel aqui.
Pense nas vantagens, emprego estável, salario razoavel, vida tranquila, tempo livre, facilidade de viajar, saúde boa e um país seguro.
Outra dica, nao fique preso a uma cidade, a Alemanha muda mt de uma cidade pra outra, as vzs vc pode fazer mais amizades e se sentir mais confortavel em uma nova cidade dentro da Alemanha, já morei em 4 cidades aqui e todas sao bem diferentes.
Concordo plenamente. Literalmente todo lugar no mundo tem gente ruim e boa, alguns tem mais boas, outros mais ruins, mas todo país tem os dois tipos. Isso não é necessariamente problema do país, mas sim de algumas pessoas em específico
Dificil ignorar os mau humorados quando eles sao seus vizinhos, quando sao seus colegas de trabalho, quando trabalham em orgaos publicos, quando trabalham na padaria da sua rua, quando do nada te param no metro pra dar pitaco no que eles acham da sua vida... Tentei ignorar o maximo que pude mas é dificil pois vc tem de lidar com eles querendo ou nao.
Hoje em dia moro na Holanda e estou feliz aqui. Os holandeses sao frios, porem educados e respeitam os outros. Lugar perfeito nao existe mas hostilidade diária é outra coisa..
A Europa não tem saída, terá que aceitar emigrantes para que a economia funcione, os impostos sustente o sistema e as empresas, ou cairá em decadência.
EUROPA QUE SE FODA !!!
Até agora nada disso aconteceu. Só há esse bla bla bla pro imigrantes. Até há uns tempos atrás a teoria era que ia haver tanta robotização que não havia mais trabalho para ninguém. Agora ninguém mais fala em robôs nem em mecanização e só falam em receber milhares de imigrantes.
Isso tudo é papo furado, um bla bla bla pro' imigrantes. Ainda não faz muito tempo que a teoria era outra. Era que com o uso de máquinas e robôs não ia haver trabalho para todo o mundo. De repente deixaram de falar disso e começaram com essa teoria da necessidade de imigrantes.
Que caia então
@@LeonardoSantos-pc9bfisso
As minhas experiências com alemães, desde quando eu nem arriscava sequer um Hallo, sempre foi ótima e superou até mesmo as histórias de descriminação e amizade gélida.
Tenho grandes amigos alemães e até mesmo um "pai e mãe" de coração.
Adoro a Alemanha, estudei a língua por 4 anos no Brasil e espero um dia morar por lá quando me aposentar.
Eu moro na Alemanha há mais de 10 ANOS. Entre pró e contras, eu optei em morar aqui definitivamente e nao penso em voltar para o Brasil. Racismo? Existe sim, mas vívi muito mais racismo no meu próprio País do que aqui na Alemanha. Aqui Tive mais oportunidades e mais qualidade de vida . Na minha opiniao o clima é minha grande decepcao. O inverno intenso,e a escuridao a partir das 16:00 é meu maior e obstáculo. Jamais vou me adaptar, mas voltar está fora de cogitacao.
então continue
Exatamente o que eu digo. Pessoal fala que tem muito alemão racista, mas se esquecem dos inúmeros casos no Brasil tambem. Gente ruim tem em qualquer lugar. Existe xenofobia até entre estados do Brasil
@@fenndesign_ Existe racismo no Brasil sim mas eu passei mais racismo na Alemanha que no Brasil.
Sair desse país hostil e voltar e ajudar o Brasil a ser melhor foi a melhor decisão que tomei.
Idem!
Parabéns!
Conteúdo excelente! Muito bom conhecer as experiências das pessoas com mais detalhes! 👏🏻👏🏻
Cara de verdade,eu moro aqui a 14 anos,nunca sofri nada aqui🙏Eu amo esse país que me acolheu tão bem🙏🙏Em 3 anos peguei o meu permanente🙏🙏
Não tem como ... O discurso anti imigração, xenófobo e rascista está em ALTA. A extrema direita ganha espaço e é isso ...
Os caras tão ficando velhos e voltando a ser reaça. O britânicos estão sofrendo porque deixaram a velharada decidir o brexit.
@SulLivre. kkkkk piada sua declaração. Em princípio, 'virarão uma frança' é o correto, aprenda a escrever primeiro antes de querer opiniar em comentário de youtube.
@SulLivre. Qual pontuação há erro? Analfabeto funcional.
@SulLivre.E outra coisa analfabeto funcional, o certo é 'se não fizerem' e não 'se não fazerem'. kkkkkkk, você é um bostileiro mesmo! Fica em paz 80 Qi.👍👍 Você não sabe nem conjugar um verbo no Imperativo afirmativo kkkkkkk bostileiro 70 Qi kkkkkkkkkkkkk
@SulLivre. Você é um bostileiro mesmo haha, 'se não fazerem' kkkkkk sabe nem conjugar um verbo no afirmativo imperativo e quer digitar asneiras em comentários de youtube. Vou corrigir para você analfabeto funcional, é 'se não fizerem'.👍👍
DW parabéns pela produção, pelo conteúdo bem fundamentado e responsabilidade pela notícia. Seus matérias são muito úteis nas minhas aulas de geografia.
Trabalho com TI e dois ex colegas de trabalho não aguentaram 6 meses lá. Os alemães te excluem, fazem bullying com estrangeiros e dificultam muitos as coisas. Fora que pra alugar algo la a cada 10 lugares 8 não alugma pra imigrantes
Tenho mais vontade de conhecer a Russia q lá sinceramente
Fazer bullying é da cultura de toda a Europa, é bizarro! Trabalhos, escolas , em todo lugar!
Eu sou moçambicano 🇲🇿, estive na Alemanha, Hamburgo para um intercâmbio e sinceramente falando lá eu só conheci pessoas boas e inclusive fiz muitas amizades, acredito que o racismo e outros pontos bem negativos variam de cada cidade, eu amei estar na Alemanha 🇩🇪
Os verdadeiros alemães não vivem nas grandes cidades.
700 euros pra uma previdência que não vou usufruir? Esse modelo de previdência em forma de pirâmide precisa ser repensado no mundo. Certamente não da.
Previdência social inclui seguro desemprego e seguro saúde além da aposentadoria.
@@die-isabelle aí você ta falando de seguridade social que engloba a previdência.
@@danielsouza1721 eu me referi No contexto na matéria, porque não especificaram o de saúde e o de desemprego que são descontados também. em termos alemães são os "Sozialversicherungen" que são porções do salário brutto.
Se você sair do pais, você consegue o dinheiro de volta.
28 anos moro aqui na Alemanha 🇩🇪,até hoje não foi mal tratada!
Alemanha é malandra, pois quer os qualificados e deixando os desqualificados chegando de barco pra Itália, colocaram até check points nas fronteiras.
E tá errada .?
Normal. Alemanha não é a madre Teresa de Calcutá pra fazer caridade. Um país tem o direito de escolher quem aceita ou não.
Pessoas precisam chegar num país para contribuir para ele, não para mamar Welfare. A Alemanha não cuida direito nem dos próprios aposentados, por que deveria cuidar de pessoas que não contribuem ao sistema, vindo de outros países?
@@notmyname42acho q é exatamente isso que está sendo dito...os qualificados q se preparam pra ir e trabalhar..contribuir são destratada e obrigados a contribuir c tdo e um pouco mais...enquanto um monte de gnt desqualificada chega e fica pra sempre vivendo de graça e tento vários benefícios sem nunca contribuir c nda ...complicado nem...e infelizmente n é apenas na Alemanha ...até aqui no BR isso está acontecendo c refugiados de cuba/ Venezuela/ Haiti/ fora ia milhares de árabes a estão vindo pra cá ...os latinos ainda vá pois são vizinhos...mas gnt de fora c culturas e religiões totalmente diferentes..de difícil adaptação é complicado msm 😒
Sabe que a Alemanha é o país na europa com maior número de refugiados, né? Ou não chegou a pesquisar nada antes de falar besteira?
Obrigado por abordar um tema sensìvel a todos os emigrantes. Temos que falar mais , muito mais sobre .
Moro em UK. Mas considerei a Alemanha 10 anos atrás…Sabe o que não te contam? Que com 11 anos de idade o GOVERNO decide se o seu filho vai para a universidade ou não…e isso baseado em suas notas.e aí mostrei aquele dedo do meio pra Merkel e vim pra UK. Meu filho está no college e daqui 2 anos vai pra universidade…a escolha eh dele. O sistema educacional alemão eh injusto e cruel com os pequenos. Ah, Holanda tem a mesma pegada!
a suiça é a ,mesma bosta
bem isso aí. Só acredita nesse papo de boas escolas e universidade s é quem não conhece. E o pior, já vi muitos relatos de gente falando que os filhos de estrangeiros nem sempre são aprovados para seguir para a Universidade.
e os alemão msm, dependendo da nota que tem aos 11 anos, são definitivamente impedidos de cursar uma faculdade.
Graças a DEUS que pra nós não é assim.
Eu msm tenho colegas que eram Técnicas de Enfermagem e depois de anos de trabalho decidiram fazer Nutrição, Fisioterapia, ed. Física, Medicina ou Enfermagem.
O sistema aqui é cruel
@@cilenereginajansen1484 eles nao sao impedidos, teoricamente eles podem estudar depois mais dois anos e se equiparar ao gynasium. Mas muitos acham que nao precisam ir pra universidade pra ganhar dinheiro, muitos acreditam que um ausbldung é o suficiente se contentam, porque no final os salarios nao tem uma grande discrepancia que nem no Br. Mas ai precisam de mao de obra universitaria e muito, mas acabam tendo discriminacao em termos de salario e desenvolvimento dentro da empresa..
Você está escrevendo mentira!
Eu moro há 36 Anos aqui e essa do Governo decidir não existe!
Aqui você pode escolher Abitur ou Uni e faz o que você decidir e não o Governo!
Aqui é Lei ir para a Escola e não pode faltar por causa de chuva ou neve como no Brasil que não vão para Escola porque está chuvendo porque isso não é desculpa, pois para todas as Estações do Ano tem roupas e sapatos adequados!
Eu acredito que você entendeu muitas coisas erradas, talvez pela Língua ser difícil!!!
@@praiaconcha4453 sim, clero…tou errado 😂😂😂😂🥲🥲🥲😂😂😂😂
Excelente reportagem, Meyre. 👏🏼👏🏼👏🏼
O trabalho de enfermeiro é bem pesado na Alemanha. Junta-se a isso a falta de funcionários, o trabalho se torna extremamente exaustivo.
O trabalho de enfermeiro é pesado em qualquer parte do mundo então tem que se olhar para o salario e tentar em países com boa remuneração
@@vitorcruz9310 sim, é pesado no mundo todo. A diferença é que na legislação alemã o enfermeiro deve assistir 10 pacientes por turno eqto no Brasil, de 5 a 6. Isso na teoria, pois em ambos se extrapolam. Mas na Alemanha vc terá que cobrir Tb o colega que faltou, pois não há quem cubra, faltam enfermeiros.
Pois é. Não entendi a brasileira entrevistada, dizendo que tem boa remuneração, dá para arcar com as despesas, viajar e ainda enviar dinheiro para a família no Brasil. Que salário é este? Porque hoje a Alemanha tem inflação, alimentação, gás, energia elétrica e aluguel caros.
@@margarethmaura773o horário noturno normalmente bem pago e os fins de semana também
@@margarethmaura773Tb não entendi, ainda é muito recomendavel pagar aposentadoria privada, senão tá lascado no futuro
Já estive na Alemanha e foi a pior experiência da minha vida nesse lugar não ponho meus pés nunca mais
Tenho mais vontade de conhecer a Russia q lá sinceramente
@@fladds Amiga e sinceramente, se a Alemanha continuar no ritmo que está indo.. os brasileiros que moram aqui e se acham muito "bem recebidos", correm o risco de penar na mão desses alemães. A segunda guerra está ai pra lembrar a gente como eles trataram os imigrantes.
Vindo de alguém que morou 3 anos na Alemanha, não migre para Alemanha. Há melhores oportunidades em outros países, menos impostos, inglês como língua padrão ou secundária, salários, etc. A Holanda é muito mais atrativa do que a Alemanha, faça uma pesquisa sobre. Ou seja, se você é um profissional qualificado deve usar seu CV como passaporte para outros países e sinceramente a Alemanha deixa muito, mas muito mesmo, a desejar. Alemanha já foi um grande país, hoje em dia não esta muito bem, muitos problemas internos.
Tenho mais vontade de conhecer a Russia q lá sinceramente
Fui ameaçado de expulsao numa universidade alemã por fazer mt perguntas em estatistica para a professora e dps eles me falaram que eu tava criando mt trabalho pra eles, enfim, eles nao querem trabalhar no pesado nem quando vc tá pagando faculdade
Minha nossa , li vários comentários e algumas dezenas de respostas à esses comentários . Quase todos os que escreveram , incluindo as respostas , são brasileiros que viveram um tempo em algum dos países do Norte europeu , em algum dos principais países , e quase todos com experiência péssima . Os nativos europeus , principalmente na Alemanha e com a França em segundo lugar , não acolhem mínimamente os estrangeiros , ainda que sendo estrangeiros qualificados . O pretexto da discriminação já começa pela chocante exigência de que os imigrantes adquiram alemão ou francês fluente o mais rápidamente , que significa em um ano , no máximo -- sendo que a burocracia pela qual o imigrante , com visto de trabalho na condição de recém-chegado , é obrigado a cumprir , faz parecer que está sendo investigado pela polícia . Além do que , os funcionários , que fazem visita e fazem ligações , só falam em alemão . As pessoas , com experiência de vida na Alemanha , dizem ser mentira a informação de que a maioria dos alemães , ou dos franceses , aceitam se comunicar em inglês . As pessoas dizem que os europeus de países ricos se mantêm afastados dos imigrantes , de modo que a possibilidade de algum nível de amizade é zero . No caso do vídeo , o depoimento mais longo é de uma brasileira que é enfermeira e trabalha num hospital como instrumentadora cirúrgica . Ela é negra e , com isso , ainda tem que enfrentar o racismo , embora seja casada com um alemão -- ela conta que nunca a deixam passar direto pelo departamento de controle , quando está no aeroporto para viajar . O marido passa direto e ela é parada por conta do cabelo crespo , de modo que seu cabelo é revistado para ver se não estaria camuflando algum produto ilegal . Sendo que , alguém escreveu que tem uma amiga que é loira , de olhos azuis , tem sobrenome alemão e foi discriminada trabalhando na Alemanha . Outra pessoa escreveu que o filho de uma amiga foi transferido da empresa multinacional em que era chefe de setor , aqui no Brasil , para a Alemanha e também como chefe de setor . Ele é alguém super qualificado e ainda assim sofre maus-tratos horríveis dos funcionários alemães que são subordinados à ele . Os alemães que são subordinados o ofendem e manifestam desprezo por estarem sendo chefiados por alguém que é um estrangeiro de país pobre , país inferior , um latino . Dois brasileiros escreveram a partir de experiência super distintas , mas um e outro com muitos anos vivendo e trabalhando no Norte da Europa . Um é especialista em TI e tem o melhor visto de trabalho da União Européia , o visto Blue Card , um visto que permite que ele transite e trabalhe em qualquer país e , por ele ser da área de tecnologia , as ofertas de trabalho são muitas e de diversos países . No entanto , depois de muito tempo vivendo e trabalhando na Europa , está de volta ao Brasil e não tem mínima saudade dos muitos anos vividos na Europa . O outro é alguém simples , nada qualificado , que trabalha com caminhão fazendo entregas de mercadorias de um país para o outro . Ele também diz que não gosta da vida na França , onde vive há 24 anos , e tem desejo de voltar para o Brasil por conta da ausência de acolhimento , da discriminação permanente . Pelos depoimentos que li , muitos outros além desses , os EUA são ainda o paraíso para imigrantes , entre os países ricos . Não imaginava que os europeus , ao menos do Norte da Europa , fossem tão cruelmente hostis aos estrangeiros imigrantes . Sendo que , não se falou da Inglaterra
Sao hostis, agridem diariamente de forma gratuita, na maioria das vezes sem vc esperar. Terrível!
Já fiz uma entrevista para trabalhar na Alemã, mas confesso ter muito medo de ir e sofrer rac15m0. Ou pior… se minha esposa (que é negra) ou nossos filhos passarem por isso.
vai sofrer racismo, nao se iluda
Vc está certo. Os traumas psicológicos acontecem frequentemente. Muita depressão também.
Irmão, acho que existe gente racista em qualquer lugar no mundo, inclusive aqui no Brasil tem bastante. Eu já vi negro sendo racista com outros negros. Acho que todo lugar tem pessoas boas e ruins
@@fenndesign_ mas há diferenças sim, apesar da questão pessoal, certos lugares não são de forma explícita, outros sim. Ele sofreria menos "ataques" e comentários r4cist4s no Japão, por exemplo, do que em alguns lugares da Europa e EUA. Dos RUclipsrs negros que já assisti, nunca vi um dizer que sofreu um ataque racista direto morando no Japão, mesmo eles sendo muito xenofóbicos. Eles podem te odiar, mas dificilmente vão falar alguma coisa pra você.
Se tem racismo até no próprio Brasil imagine na Alemanha sendo latino americano e negros. Não é fácil.
Trabalho com TI e não passa pela minha cabeça sair daqui. As pessoas pensam que sairão daqui e encontrarão o alecrim dourado em outro país. Posso afirmar que o o Brasil tem muitas oportunidades, e às vezes o que falta é vontade de se mudar dentro do próprio país. Temos muitas oportunidades no centro oeste e no norte. Mas há muita gente que torce o nariz para o próprio país...
Não é facil como muitos pensam. Viver longe da familia, enfrentar xenofobia e viver com medo da direita alemã..
Moro aqui e nai tenho medo da direita nao e sim de uma cultura menos sexista q está mudando e se tornando mais por outras culturas machistas q estão chegando. Eu estou aqui pq trabalho muito, pago impostos, mas Ukranianos vivem de boas, etc. Enfim. Esse atual governo está deixando de lado o trabalhador
Igual aqui na Holanda
Parece que toda Europa é assim!
Alemanha não é Brasil 🇧🇷
Ou seja tem que se adaptar a nova cultura e para de reclamar
Eu moro aqui e tenho medo da esquerda. Estão destruindo o sistema de educação
Tente fazer do seu próprio país um lugar melhor para viver, com segurança e oportunidades 👍
tentar isso no brasil é nadar contra um tsunami, carregando um saco de cimento seco preso nas duas pernas!
@@ygorgomes5202 Existem países na America latina que sao mais tranquilos, como Uruguai e Chile. A cultura é semelhante
VW fechando, BASF fechando, BMW mesma coisa, Continental, Siemens, etc...
Governo: Precisamos de 400 mil pessoas por ano para trabalhar.
Trabalhar onde?
Porquê trabalhar quando há assistência social?
Ja trablhei home office com dois colegas alemães, pra uma empresa alemã no setor de tecnologia. Foi a pior experiencia de trabalho que já tive nos meus 10 anos de carreira.
Oloco. Eu trabalho remoto aqui do Brasil, alocado em um time predominante alemao e nao tenho problemas. Adoro a cultura de trabalho deles e sou respeitado.
Qual foi a sua experiencia ?
@@vitorrodrigues378 Essa cultura de trabalho está mudando, tecnologia cada dia mais avançada.....mão de obra não será tão necessária.....trabalho com um descendente alemão aqui no Sul do Brasíl, o cara é viciado em trabalho, deve fumar uma carteira de cigarro por dia...é eficiente sim.....mas para que??? deixar o chefe rico
@@jhonnyd3505 meu amigo, a cultura de trabalho alema a que me refiro, pelo menos no mundo corporativo, é ao fato de que voce é respeitado como um ser humano individual, seu chefe nao espera que voce puxe o saco ou concorde com ele, nao há tanta politicagem como no Brasil. Ninguem espera que voce trabalho aos fins de semana, ou fora do seu horario de trabalho...
Na Alemanha há uma divisao muito clara entre trabalho e vida pessoal, a qual no brasil é confundida.
Eu acredito que nao consigo mais suportar trabalhar na cultura de trabalho brasileira, depois de conhecer algo diferente. No comeco fui um pouco difícil de entender, mas depois que entendi, a minha saúde mental e qualidade de vida melhorou significativamente.
@@tiagobiker Alemanha vc tem q pisar em ovos né?
Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho!
No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
@@vitorrodrigues378 Ué, Alemanha é o motor da Europa....alta demanda e não fazem hora extra???? Eu trabalho no Brasil e indústria de motores elétricos e sempre fiz hora extra e trabalho no sábado também.....A WEG é brasileira
Tem alemão narivo não aguentando mais e vindo morar até no Brasil. Eu sei distinguir as coisas, mas mesmo assim kkkkkk prefiro um país com gente mais legal com estrangeiros
Eu sou um deles.
Estive no Brasil e gostei muito.
Gostaria de experimentar viver e trabalhar no Brasil.
Tenho formação técnica e falo quatro línguas.
Atualmente, estou a aprender português.
Já não aguento mais na Alemanha, só há pessoas negativas em todo o lado, muçulmanos e africanos.
Todo o dinheiro dos contribuintes está a ser investido em imigrantes e na Ucrânia.
A Alemanha já não existe e não tem futuro.
@@xcmarathonisti3892 Vamos montar um negocio no Brasil, traga a engenharia alemã que temos como aumentar a produtividade de tudo aqui e ficarmos rico. O Brasil é um país que tudo da dinheiro, desde vender frutas até vender start-ups. Eike Batista mesmo é meio alemão
Eu não entendo como pode ser considerado "boa qualidade de vida" um lugar que pessoas ganhando altos sálarios tem dificuldade de alugar uma casa.
E nao e so isso.
E o pior, sendo hostilidade diariamente de forma gratuita! Tendo a auto estima e alegria solapada todos os dias!
Fiquei surpreso com a informação de brasileiros na saúde, nós somos os melhores nisso!! ❤
Eles e os Europeus no geral são difíceis!
Todo imigrante na Alemanha tem um prazo de validade. Uns ficam pouco.. Outros mais tempo, mas eventualmente a gente sai do país..
Eu saí depois de 6 anos. Nao aguentava mais. Foi a melhor decisao que tomei!
Sinceridade, é melhor ser profissional qualificado no Brasil, analisando a casa da enfermeira brasileira, fica óbvio que não é algo inatingível materialmente de conquistar no Brasil, olha aí as imagens aéreas das capitais, exceptuando-se o RJ e SP, que perderam muito em distribuição de renda e qualidade de vida nos últimos anos, será que é assim tão difícil enxergar um imóvel de classe média nas outras 25 capitais do Brasil-?A reportagem fala de impostos, mas não fala de MULTAS, CONTRIBUIÇÕES e taxas que são cobradas mais no exterior que no Brasil, e tem taxa para tudo.Uma pessoa informando par aum religioso no Brasil que a pessoa ganha 3 mil euros, ele converte logo imediatamente em REAL, ele nãoentende que se a moeda é EURO se consome em EURO. Quanto ao sistema de saúde, fica claro que é muito mais muito melhor um plano privado de saúde no Brasil, que um público na Alemanha, eu tive caxumba mês passado e fui direto par aum infectologista , atendido no dia seguinte, nã Alemanha NÃO É ASSIM. Uma escola privada no Brasil é muito mais descomplciada que uma na Alemanha par ama criança.
Poucos enfermeiros no Brasil ganham mais que 6 mil, contando com VR. Dependendo de onde se mora a questão é maior pela segurança mesmo, porque conseguir juntar 500 Euros por mês não vai te deixar rico nunca, creio que seja o maior fator.
Eu tenho 15 anos de experiência em TI e tô há 6 meses desempregado na Alemanha. As vagas para Engenharia de Software existem, sou chamado para entrevistas, passo nas etapas técnicas, mas quando chega nas entrevistas finais, os entrevistadores homogeneamente brancos decidem que eu não “tenho o perfil”. Sigo na busca mas está cada vez mais desanimador.
Melhor voltar para o Brasil então.
Mas a Alemanha é de maioria Branca mesmo, não sei o que isso tem a ver com racismo! Você gala alemão fluentemente? Ouse acha melhor que os outros candidatos? Você viu o currículo deles?
Você sabe q é branco, né? Puro rosto de sul europeu
E no anúncio dessa declinaçao de vaga eles telefonam, mandam carta ou e-mail?
_''Mas a Alemanha é de maioria Branca mesmo, não sei o que isso tem a ver com racismo! Você gala alemão fluentemente? Ouse acha melhor que os outros candidatos? Você viu o currículo deles?''_
O _Bureau of Census_ (aquele que diz que latinos não são brancos) dos Estados Unidos classifica turcos como brancos.
Essa pergunta tem que ser feita pros turcos na Alemanha...
Com o passado que a Alemanha tem vcs ainda têm coragem de morar lá? kkkkkkkk nem fu.....
Não importa o que se faça, pois seremos sempre imigrantes.
Espero que eu nunca precise ir morar na Alemanha
DW obrigado por essa reportagem certeira e repleta de informações necessárias. Já encaminhei para amigos e familiares no Brasil.
Eu moro na província de Quebec no Canadá. Tem problemas, mas é muito melhor na questão de integração. Tenho certeza que com essa mentalidade os alemães não estão atrasados só em questões culturais, mas técnicas também. Provavelmente devem achar que o estrangeiro não tem nada a lhes ensinar, que não é capaz de comandar, etc. Desejo uma boa escassez de mão de obra à Alemanha. 😘
Parece mesmo!
Parabéns pela matéria, está muito bom o vídeo. 👌
Gente a verdade é que nao faz o menor sentido ir ora um país sem no MÍNIMO falar o idioma num nível intermediário.
Exatamente
O intermediário ajuda nas tarefas diárias, não a conseguir emprego
Intermediário para conseguir um emprego? Ainda é pouco. A não ser que tenha um dinheiro de reserva para sobreviver lá até aprender alemão fluente. Mas lidar com alemães mesmo falando alemão fluente já não é uma coisa fácil, imagina só com nível intermediário. Há quem consiga, outros não.
na alemanha eles te criticam se voce tiver o alemao proximo do nativo
e mesmo se falar o alemao nativo vao te tratar como escoria
Eu fui por uma segunda vez com alemão fluente e com décadas de conhecimento da cultura, pois já havia vivido no sul, além de familiares alemães nativos. Fora a profissão de nível superior e na área de saúde.
Isto tudo não muda a xenofobia, a hostilidade, etc
Sou descendente de alemães, tenho aparência de alemão, engenheiro super qualificado com 25 anos de exp, e fui muito discriminado por ser brasileiro. Infelizmente, não tenho a menor vontade de morar no país de onde meu pai veio.
Parabéns por dizer isso, serve de alerta para aqueles que ainda estão iludidos. Ainda bem q hoje tem a internet para que possamos alertar as pessoas!
Resumindo não se iluda com imigração na Europa 🇪🇺 só pagamos altos impostos aqui e somos descriminado todos os dias 🫣 8 anos de Europa e 4 países 🇨🇵FR🇵🇹PT🇧🇪BE🇦🇺 UK tudo igual, só trabalha para pagar impostos e não tem benefícios, não tem seus amigos e famílias próximo ☹️ para mim chega, de malas prontas de volta ao brasil 🇧🇷😍😍
Vc falou a minha lingua! cara moro na Suiça e é a mesma bosta, tenho certificado B2 de alemão, todos me ignoram, tentei muitos anos agora chega. pena que me casei com um nativo e acha que o Pais dele tem tudo, porem não produz nada.
vai pro canada
@@monikeluusmeitli larga esse cara e vai pro canada, la tambem tem homem
Interessante. Assisti a versão da DW Deutsch e a brasileira (se falou) não tinha a parte do pré-conceito, apenas de que aprender alemão foi importante e de que ela amava a Alemanha.
Também notei isso.
E está se tornando rapidamente ainda pior nos tempos atuais.
Também percebi que a DW Deutsch evita tocar nesse assunto do preconceito contra estrangeiros. Vi isso em varias reportagens e documentarios. Esse assunto só é tocado pelos estrangeiros mesmo enquanto que os alemaes continuam perpetuando o comportamento xenofobico.
A questão da Alemanha é a língua.... Não é fácil e nem atrativa aos ouvidos.... Difícil se adaptar....
Para pessoas qualificadas: Se mudem pro Canadá, mil vezes melhor que esse lugar.
Na Alemanha existe preconceito linguístico. Eu passei um ano em Baden-Württemberg, e já fui falando alemão, mas eu me dediquei bastante pra isso. Não senti os impactos tão grande ao fazer amizades, principalmente com alemães, mas senti muita dificuldade devido a burocracia, e quanto ao dialeto da região.
Existe muitos outros preconceitos também.
Eu falo alemao fluente e mesmo assim sofri muito preconceito lá
Alemanha é bacana, mas há países mais interessantes na Europa para se trabalhar onde o inglês é perfeitamente aceito. A Alemanha infelizmente ainda é um país demasiado burocrático e com impostos absurdamente elevados. Para além disso, viver em grandes cidades na Alemanha não é recomendável visto que os salários não são assim tão elevados e o custo de vida é alto. Ou seja, para mim Alemanha é ótima para visitar como turista, mas para viver prefiro mil vezes onde estou :)
@@goldfingerhardcore quais os melhores países?
@@andresoares2110 A Europa é quase toda assim, muita xenofobia, bullying, não caia nessa. É cilada! Ate para visitar esta complicado!
@juliafeguita3420 onde vcs sugerem ir?
Excelente conteúdo ✅
Um país marcado por conflitos bélicos, ser pouco "amistoso", com imigrantes não fluente no idioma local, é normal. São algumas marcas extremas e profundas na sociedade alemã que é externalizada e repassada de pai para filho. Nós brasileiros deveriamos gerar valores e riqueza para nosso próprio povo. Ir para outro país para ganhar dinheiro ou status é escolha livre. Criem riquezas aqui, gerem valor aqui que serão lembrados porém, você é livre para se aventurar.
Vamos por partes::;;
1- Os brasileiros precisam falar e mostrar para os alemães que o Brasil é um país que tem muitos estrangeiros alemães, o Brasil tem estados com maior número de povos alemães, com casas alemães, culturas alemães, clima quase alemão, tudo alemão .
2- Os brasileiros precisam viver nos países estrangeiros sempre se sentindo um turista, afinal de contas, terra 🌎é sempre terra, e ninguém gosta de ver 👀o seu país sendo invadido e ideias 💡💡sendo impostas por isso é necessário que nós possamos respeitar os país alheio ainda que isso custe negociar a nossa liberdade.
3- País alheio não é para viver sempre, País alheio é para visitar, estudar, morar por tempo limitado, viver a vida com limites em tudo, trabalhar.
4- Não troque o seu país, mesmo não sendo um país perfeito, mas é o seu país de origem e terra 🌍é e será sempre a sua terra 🌎.
5- Tudo o que você vai fazer, falar, andar, trabalhar, estudar, morar, casar, pensar, pense bem e repetidamente:::( ESSE NÃO É O MEU PAÍS).
6- Lembre-se, há muitos brasileiros também preconceituosos, mas nós brasileiros mesmo com os nossos defeitos, nós somos pessoas acolhedoras, compreensivos, alegres, receptivos, porém os estrangeiros (europeus, alemães) são pessoas que sabem que durante a guerra e outros problemas deles, eles muito precisaram de nós brasileiros, mas muitos deles são ingratos e até mesmo mal agradecidos.
7- Muitos brasileiros não sabem se comportarem em terras 🌎alheias.
8- Viva em qualquer país estrangeiro ou na Europa (Alemanha) como um brasileiro de responsabilidade, sério e respeitador sabendo como entrar, sair e voltar com dignidade sempre, só assim você será sempre bem vindo em qualquer lugar e até mesmo no Brasil o nosso próprio país. Lembre-se tudo está de acordo com a vontade de DEUS, SEJA INTELIGENTE E FELIZ EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO 🌎.
Eu morei por quase 2 anos na Alemanha e amei. Quero voltar a morar lá.❤ país cheio de oportunidades para quem enxerga as coisas positivas e se introduz na cultura deles. Amo os alemães❤
Toda convivência com culturas diferentes é difícil. Imagino que para esses países europeus seja mais difícil visto que a cultura deles não é nada hospitaleira e tampouco estão acostumados a conviver com pessoas de culturas de fora da Europa do ponto de vista histórico (a imigração é um fenômeno recente). Em mtos países asiáticos a realidade é parecida, especialmente aqueles de cultura extremamente homogênea como o Japão. A verdade é que se vc quer fazer amizade não existe lugar melhor que os países da América Latina. A gente já nasce se socializando. Embora sejamos violentos, mal educados, barulhentos, egoístas e não gostemos de seguir regras, o fato é que temos calor humano, o que contrasta com a racionalidade gélida do Norte da Europa.
A Alemanha é boa para processos coletivos porque é burocrática e todos seguem regras, mas para processos pessoais, subjetivos e psicológicos é um desastre.
É aquela história: Se no Brasil o perigo é morrer de tiro, na Alemanha o perigo é morrer de depressão.
Reportagem excelente, dá margem a várias reflexões. Como brasileira, meu desejo é que não precisássemos recorrer a outros países em busca de segurança, organização, saúde, educação, afinal viver aqui é uma luta, e vemos pela reportagem que fora também são outros tantos desafios, a resiliência humana está em toda a parte do globo.
Se voce é de TI, tem opções melhores que Alemanha.
Adorei a reportagem. Parabens
a 16 anos atras, uma enfermeira, na Suiça, ganhava 5000 fr. Suiços, muito mais do que na Alemanha.
mas tem q lembrar que 5000 francos é basicamente só o custo de vida na suíça
mas pensando melhor, há 16 anos atrás 5000 francos deveriam valer bem mais q atualmente
A Suíça é muuuito superior à Alemanha em relação à qualidade de vida.
e dai? vivo aqui ah 15 anos, 5000 franco se vc trabalha 100%, vc tem aluguel que custa so 1800, plano de saude 300 pra cima, se vc tem carro vai + 1200.. palhaça: o corpo envelhece, mas a mentalidade de uma criança de 12
Vídeo muito bem produzido 👏👏
O mal daqui não é o Salário e sim a aposentadoria que não é nem o Salário que a pessoa ganha por mês!
Muitos aposentados trabalharam 45 Anos direto e hoje tem que recorrer ao Governo porque a aposentadoria não é nem um Salário!
Venham sabendo que no final não ganharão nem o Salário na Aposentadoria!!!
E eles agora querem que a pessoa se aposente com 67 Anos e os aposentados querendo podem continuar a trabalhar. Gente aqui não é o Paraíso não, acabou!!!
Morei muito tempo na Europa e ninguém gostava de atender alemães, são super mal educados, não recebe bem os estrangeiros. Admiro muito quem consegue viver na Alemanha.
Tenho mais vontade de conhecer a Russia q lá sinceramente
Minha experiência : se você for clara e com olhos claros , tolerante , inteligente , da área da saúde , comunica-se bem em alemão, não é russo , sua sorte está lançada . Caso contrário , seus esforços para reconhecimento triplicar- se-á.
Conheço bem o que dizes...
Sou negro, estudei e fui criado na Europa e sei bem disto.
Ainda há risco. Se tiver profissão de status, eles não suportam ver um estrangeiro latino muito inteligente e bastante qualificado. Isto os ameaça. Precisam do lugar de superioridade, frente a um estrangeiro.
Nesse caso a Alemanha incentiva a ter filhos se nao tiver iremos tirar 417 Euros do seu salário, fora a previdência que é algo em torno de 21% sobre o ganho salarial, a diferença que pelo menos escola pública é gratuita e fora saúde que funciona tbm muito bem, enquanto no Brasil se paga por tudo e as vezes nem pagando se prestar 😢...
Muito ruim sair de casa, chegar num lugar e se sentir mal recebido. Pior ainda quando o lugar é um país do outro lado do oceano.
Tenho mais vontade de conhecer a Russia q lá sinceramente
Nada melhor como nossa casa, nossa cultura, vai ser difícil mudar o Brasil, mais começamos pós nos a mudança, também planejei ir embora, hoje não me vejo morando em outro país mais me vejo viajando muito e crescendo no meu trabalho com o que tenho disponível, é difícil, mais sair do país pra lugar onde não conheço ninguém, pode ser mais difícil ainda. - O medo do desconhecido.😢
Os impostos são bem altos, mas tem um excelente retorno. Você não se sente lesado como no Brasil. O problema é o clima, né? Parabéns ao canal. A repórter é excelente, ela prende a nossa atenção.
Retorno de que cara? Não tem sus não rapaz, tudo aqui tem que pagar
@@karinnea8561 No vídeo disse que as cidades são organizadas, seguras.... Eu não sei.
Se for isso mesmo, está tendo retorno sim.
Moro no Rio de Janeiro. IPTU caro pra c@aralho, água, luz.... e não tem retorno. Insegurança,Todos nós saímos na rua com medo. Ruas esburacadas e muito mais.
Quase o país todo é uma zona, e vc só mencionou SUS ?
@@PauloJaime-m2p Alemanha vc tem q pisar em ovos né?
Eu fiz uma critica a uma professora de estatistica da facul alemã, pois ela estava ignorando minhas perguntas (mandei screenshots da situação) e eles acionaram o advogado da faculdade, achei super maluco a escalação. Eles falaram que eu estava violando os codigos de conduta e que deveria mudar para não ser expulso da universidade. Você praticamente precisa andar pisando em ovos ou então ignorar os problemas e estudar sozinho!
No meu caso eu terei q praticamente estudar sozinho e/ou procurar professor particular, slc
@@PauloJaime-m2pem todo lugar tem a suas vantagens e desvantagem não existe lugar perfeito independente do lugar que você mora, prefiro fazer a vida e enfrentar os problemas no meu país doque ir pra outro que nem se quer fala a sua língua e te recebe mal.
@@danilooliveira3355 Vantagens e desvantagens que pesam para mais e para menos. A escolha é sua.
Espero que um dia as pessoas não precisem ir para países como esses que não valorizam todo esforço que elas fazem para estar ali. 😢
Seja prudente!
Nao jogar com a sua Vida acreditando em palavras vazias dos youtubers😮
Seria porque um monte de fábricas estão fechando por causa da energia mais cara depois da guerra?
Sou professor e gosto de utilizar os vídeos da DW em minhas aulas, pois o conteúdo é sempre muito enriquecedor e didático. No entanto, algo que percebo é que, devido aos especialistas ou entrevistas com pessoas de outras nacionalidades, vocês sempre optam por legendar os vídeos (o que, sem dúvida, é algo muito bacana e acessível para muitos alunos). Contudo, em nossa instituição, temos alguns alunos com deficiência visual, e as legendas acabam não sendo suficientes para garantir a plena acessibilidade a esse público. Por isso, gostaria de sugerir que, além das legendas, houvesse também a dublagem dos vídeos, o que ampliaria ainda mais o alcance e a inclusão dos materiais para todos os alunos, independentemente de suas condições visuais. A iniciativa certamente faria uma grande diferença para a aprendizagem de muitos.
Perfeito! Sempre pensei sobre a dublagem das entrevistas como mais inclusiva.
E com IA hoje não é algo tão custoso.
Usa o Subtitle Reader do próprio RUclips.
Em relação aos demais alunos há um impasse - ou o material que você está usando não é adequado à faixa etária/escolar ou há sérios problemas de letramento nas turmas.
Gentiii pra mim isso é propaganda enganosa... a a vida aqui é muito difícil, tem que ter muito foco. Tem muitas vantagens e desvantagens como todo lugar, mas para mim ficar longe da família é o maior empecilho, estou planejando minha volta. Daqui 4 anos estou de volta, Deus me abençoe.
Muito pelo contrário, em momento nenhum da reportagem eles venderam a Alemanha como uma maravilha para estrangeiros.
se esse seu "gentii" ai me irritou imagina um alemao
Quero saber como vai ser o Brasil, com população que não sabe ingles e sem atrativos internacionais para imigrantes qualificados, como vamos lidar com a crise da redução de nascimentoa, hj é alemanha, em poucos anos o Brasil tbm vai ta do mesmo jeito em envelhecimento populacional
No Brasil há gente a mais. O Canadá e a Austrália que tem mais ou menos o tamanho do Brasil tem muito menos gente. O Canadá tem 40 e a Austrália 30 milhões de pessoas. Já o Brasil tem 220 milhões. O que o Brasil precisa fazer é investir na qualificação do povo.
@@augustoribeiro4791 220 milhões era a previsão, depois do censo, notou-se que o Brasil tem 202 milhões, e só Deus sabe como vai ser o Censo daqui 10 anos. A expectativa é que a população pare de crescer em 2040, diferente dos estados unidos que no fim do século é esperado ter entre 400 a 500 milhões, pelos dados atuais o Brasil vai ter o mesmo número de pessoas, devido ao decrescimento que o ocorrerá, com uma população extremamente envelhecida
@@augustoribeiro4791 E sim, estamos numa corrida pela qualificação do povo e reindustrialização... só não sei se vai dar tempo
Temos os mortos de fome da Venezuela 12 mil tá entrando por mês a maior parte semi analfabetos temos um grande futuro... ironia ok , não tá tão diferente da massa de Africanos e oriente que entram na Alemanha não
Em algum momento será criado o serviço público de su-i-cí-di-o assistido voluntário. É o caminho. Não dá pra viver até os 80 com demência, precisando de fraldas, sem dinheiro e sem alguém para cuidar.
Olá! Eu moro na Alemanha a 12 anos e nunca fui destratada ou me senti excluída. A questão é que o Brasil é dividido por classes sociais e aqui não, a igualdade é para todos. Você não consegue diferenciar uma zeladora de uma médica. Já no Brasil quem tem um pouco mais se sente a última Coca Cola do deserto. Quem pensa que vai chegar aqui e se diferenciar dos demais está muito enganado. Quando a gente encontra o nosso médico da família ele para fala e as vezes aperta a mão. No Brasil se a gente encontrar um médico e for falar é arriscado levar um belo chute no traseiro. Do meu lado esquerdo o vizinho é um juíz e sempre que nos encontra cumprimenta. Além disso a simplicidade das pessoas aqui no modo vida é muito diferente do Brasil. Infelizmente é assim mesmo quem tem um pouco mais no Brasil espera ser tratado como rainhas e quando vem pra cá não se destaca mesmo, porque as pessoas tem um poder de compra igual a todos! É isso aí a verdade!!! Amo viver e trabalhar aqui !!!