Sou muito grato por viver numa era onde posso ouvir divulgadores cientificos como o Pedro enquanto dirijo para o trabalho ou quando estou lavando a louça rs.
Sou viciada nesse programa! até pra dormir eu ouço!Vcs são fodaaaaaa!Assisto ciência todo dia repetidamente!E ultimamente faço essa maratona quando estou só em casa...pra o povo não pensar que eu tô ficando doida!😂😂😂😂😂💞💗💓♥️💜💜Amo vcs desesperadamente! Há...Sou leonina 👽💀💋💋💋💋💋💋💋💋🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤
No exemplo do Vilela o experimento de Schrodinger faz sentido, ele realmente pode estar broxa e não estar ao mesmo tempo, num estado conhecido como "meia-bomba".
Eu tenho afeto por Schrödinger e Hawking, porque li primeiro as publicações publicações de ambos. Schrödinger tem uma biografia cinematográfica. Entre as duas grandes guerras: ora fugitivo ora cientista. Hawking teve o fim da vida decretado, porém - superando as estimativas - ele se viu reintroduzido aos compromissos sociais. Eu gosto do que ambos publicaram para pessoas não especialistas. P.s.: por exemplo, eu me sentiria agradecido se novos especialistas fizessem algo semelhante aos livros: "O que é a vida?" ; "Uma breve história sobre o tempo" e "Universo numa casca de noz". --- Não sei se permanece válida a observação, no entanto, justo lembrar que Hawking dizia existir um tempo transcorrido de quase cem anos para tornar público um evento laboratorial na época que o antecedia e contemporânea a ele. E que no século XX pela quantidade de experimentos e publicações, ficaria ainda mais difícil as conquistas 'não-coorporativas' e também as publicações direcionadas à população (não-especialistas).
O Pedro é simplesmente um genio, as vezes não entendo um A do que ele fala no canal dele, mas vejo todos os videos. Agora imagina ele e o Super Xandão num debate, ia ser loko demais
Pelo que li na faculdade, o átomo radioativo decai quando há desequilíbrio no seu núcleo ou seja o número de prótons e nêutrons são diferentes, então ele emite radiação alfa, beta ou gama, para retornar ao equilíbrio. Resumindo só seria possível prever a reação de um átomo se você souber quantos prótons e nêutrons possui em seu núcleo, dessa forma você consegue dizer se o átomo irá decair ou não.
Teorias são ferramentas que nos ajudam a resolver problemas. A qualquer momento pode surgir uma "ferramenta" mais eficiente para resolver os problemas.
@@LuizSilva-dm1hg Explico sim. Podemos por exemplo tomar a mecânica clássica desenvolvida por Newton no séc. 17. Descrevia os sistemas a partir de equações diferenciais de segunda ordem nas 3 variáveis espaciais parametrizadas pelo tempo. A mecânica clássica funcionava muito bem mas infelizmente era incompatível com as equações de Maxwell que norteava a teoria eletromagnética, as transformações de coordenadas de Galileu funcionavam bem no espaço vetorial da mecânica clássica mas tornava os campos elétrico e magnético invariantes sob transformações de coordenadas em sistemas inerciais. Isso foi resolvido as as Transformações de Lorentz que abarcam as duas teorias muito bem. O curioso é que as transformações de Lorentz não só resolvem esse problema mas abarcam as equações de Galileu como um caso particular quando a velocidade dos sistemas é muito menor do que a velocidade da luz, oq que faz com que o fator de Lorentz tenda a unidade caindo assim das transformações de Galileu. Entendeu?.... Ah sim, e nem adianta falar que eu copiei isso da internet, tenta pegar meu texto e buscar no google, vc nao vai achar esse texto pq fui eu quem acabou de construir com base em 4 anos de faculdade e 9 anos de docência. Agora vai ali no canto e chora escondidinho por ter sido jantado por um aleatório na internet ; )
@davi3789 você reforçou o que ele disse e, pior ainda, não rebateu o que ele disse. A transformação de Lorentz trata-se de uma ferramenta melhor que, particularizando t=t', volta à mecânica newtoniana. E tá patético encher o texto de terminhos físicos para o cara não entender nada, fora este último parágrafo todo vergonhoso para amaciar seu ego. Se tu der aula que nem emite opiniões na internet, tu é um péssimo docente kkkkkkkk
@@matheusgomes9529 entao, na verdade eu respondi sim oq ele colocou mas entendo que nao seja tao simples para o individuo comum enxergar isso. Sua observação sobre t=t' não é a causa mas sim a consequencia, no meu comentario anterior expliquei sobre isso, mas como eu disse, entendo que nao seja tao facil para vc entender. E que curioso nao e? Para falar sobre fisica eu usei "terminhos" de fisica, que coisa mais esquisita usar termos de fisica para falar sobre fisica rsrs
O gato de schrodinger não passa de um exercício imaginário muito útil ,inclusive, para guiar o entendimento para mais além, o universo progride e "arrasta o pensamento" para esse progresso demonstrado pelo progresso da ciência como decorrente e derivados uns dos outros. Isso está também demonstrado pelos assuntos. Antes era-se idiotizado qualquer pessoa que se atrevesse a querer pensar melhor ou evoluir. Ridiculariza-se essa atitude que serve para todo indivíduo, de querer se algo melhor e, diga-se de passagem, observável e portanto auto compensador. A isso se referiram as profissionais da psicanálise que estiveram num ou noutro dos podcasts, quando foram muito claros ao falarem das pequenas metas ou "metas ridículas", ali sim tem sabedoria que expresso minha Gratidão por essas verdadeiras terapias coletivas. Enfim entendemos que podemos e iremos fazer cada vez mais por nossos. Cada um no seu próprio ritmo, nem é preciso dizer.
Eu acho que o gato estar" vivo e morto" ao mesmo tempo é uma alusão a realidade gerando uma bifurcação no multiverso onde o nosso livre arbitrio faça sentido independente do nosso caminho
Não tem a ver com o livre arbítrio, pq da perspectiva desse exercício mental, nós somos somente observadores, e não agentes. Tudo o que a gente faz é quebrar a continuidade de onda abrindo a caixa, e nesse momento vai ser determinado se o átomo dentro da caixa decaiu ou não.
Disse tudo. Nada é absoluto. Átomo = indivisível Sabemos hoje que o átomo é divisível. E tudo é assim, conhecimento é ilimitado nunca o absoluto imutável.
Creio que Pedro não entendeu direito o decaimento quântico em questão, temos um problema a respeito de não conseguimos identificar se no mundo quântico, nos observarmos como onda ou como partícula determinado elemento, e lá , cada vez que "olhamos" ou ele é onda ou é particula, não existe padrão, ou seja, é onda e partícula ao mesmo tempo, esse é o problema.
Sempre achei a ideia do gato de Schrodinger muito ruim. Me achava burro por causa disso, mas acabei de descobrir que até Einstein concordava comigo. Me acho menos burro agora 😂
Vamos supor que você tem um parente que mora num lugar isolado, bem distante de você e a única maneira de você saber como a pessoa tá é visitando ela. Enquanto você não tiver nenhuma informação dele ou contato com ele, você não poderá afirmar se ele ta vivo ou morto, se ta bem ou se ta ruim. Você só poderá afirmar isso na hora que você chegar e visitar essa pessoa. Ou seja é correto afirmar que até você visitar esse parente, existem 50% de chance dela estar viva e 50% de chance dela estar morta, isso na sua realidade. Nossa realidade é construida através dessas probabilidades. Enquanto você não observa algo, aquela coisa/paisagem/pessoa pode estar de diversas maneiras/posições diferentes e essas probabilidades só se firmam como fatos quando observados.
@@giselaandrade5627 é o msm lance do vírus. Alguns cientistas dizem q o vírus é vivo, e outros dizem q o vírus é morto. A verdade é, fora de um corpo vivo o vírus é morto, mas quando ele entra em um corpo vivo aí ele fica vivo. Então deveria ter um nome pra isso. Quem sabe zumbi😂🤣🤣
Quem faz aposta ou joga na loteria entende bem o que significa a superposição quântica. Você só sabe se ganhou quando o resultado é divulgado. Até lá não se pode dizer que você perdeu ou ganhou (ou seja não se pode afirmar que nenhum dos estados de PERDA ou GANHO é falso, ambos podem ser verdade ou mentira, mesmo um anulando o outro) sua sorte (ou melhor dizendo as PROBABILIDADES) que vai determinar se você lucrou ou teve prejuizo. O fato dessas probabilidades existirem é o que constrói o conceito de superposição. Pois diferentes de fatos, probabilidades não são finitas. A superposição é o estado onde todas as probabilidades são possiveis, o estado que antecede o "fato".
NESSE CASO DEVERÍAMOS SAIR À CATA DO VERDADEIRO ESTADO FÍSICO DA ALMA EM CONDIÇÕES NORMAIS DE TEMOERATURA E PRESSÃO, POIS A TEORIA DO HOMEM COM ALMA POR ENQUANTO É A MELHOR TEORIA QUE TEMOS.
O fator X Que levaria a existência a um nivel jamais alcançado pelo homem. Seria a dominação completa da materia seja ela quântica, atômica ou o que for! Pois agindo com o poder de mando de tais forças o impossível já não existiria mais, ainda que a força de continuar existindo fosse contraria.
Eu não consigo entender, tipo, o gato tá vivo e morto ao Meo tempo, mas se deixar ele dentro da caixa e vai apodrecer mas, se ele tá vivo como ele vai apodrecer ? E se ele tá morto como tá vivo ? Kkjsj
Então, falar que está vivo e morto ao mesmo tempo é meio exagero. Não é uma coisa palpável, que da para imaginar, mas o gato estaria em uma superposição de 50% vivo 50%e morto. O que isso quer dizer? Quer dizer que o a vida dele não é algo bem definido, mas assim que você abre a caixa e olha, vai ser 50% de chances dele passar a estar morto e 50% de chance dele passar a estar vivo.
Infelizmente eu não gosto muito dos vídeos desse entrevistado. Algumas vezes ele tenta falar algumas coisas de forma muito romântica e acaba misturando muita coisa e fazendo muito "pavão" onde uma explicação mais simples bastava.
8:46 - pelo menos a ciência é sobre preencher as lacunas do conhecimento com mais pesquisa, mais conhecimento, mais ciência (método científico), e não simplesmente preencher todas as lacunas com "se isso a ciência não explica, só pode ser deus" kkkkkkkkk.
E é justamente essa humildade que faz a ciência progredir constantemente. Como sempre podemos descobrir algo que corrija o que sabemos hoje, há sempre mais oportunidades de pesquisa pela frente.
Eu concordo com Einstein, o spin da particula já não esta definido e você descobre na hora que vê? Eu acho que o modelo da mecânica quântica é uma justificava provisória até encontrarmos a verdade.
@@SaullMourao fizeram man, esse é literalmente o conceito do negócio, a ideia quântica... A ideia normal geralmente é ou é uma coisa ou outra, da física quântica não dá para saber pode ser uma ou outra ou as duas juntas.
Sempre tem que ter um animal pra falar disso, impressionante. Os caras não sabem nem como era o rosto do personagem, e querem realmente acreditar que sabem algo a respeito de quem foi ele, ou se ele ao menos existiu.
O gato dentro da caixa sabe, se está vivo ou morto, ou seja ele não estará fisicamente em sobreposição, mas a pra quem está fora só é possível Saber o que aconteceu abrindo a caixa. O interior da caixa não fica esperando vc abri-la para continuar o tempo. Sagitário A sempre esteve lá, mesmo quando ninguém olhava pra ele, ele não se materializou na hora que vimos ele.
Só observar as partículas subatômicas já altera elas ou nem dá para observar dependendo do comprimento das ondas eletromagnéticas. Teoria das cordas é outra coisa estranha... Matemáticamente ok mas na vida real...
A observação do observador altera a realidade mediante a sua própria percepção que está subjugada pela capacidade do seu cérebro, sentidos e experiências consideradas reais e “plausíveis” para o mesmo.
A observação não altera a realidade, ela somente causa uma quebra na continuidade de onda. Basicamente nada pode existir em um estado de superposição enquanto nós observamos essa coisa.
Sem ouvir UM MINUTO do vídeo. A teoria do gato é muito simples: o gato tem exatamente a mesma probabilidade de 50% de estar morto ou vivo. NÃO é a observação que faz isso. Ela é só a constatação do que já aconteceu. Me parece tão óbvio...
alguem pode me dizer se o fóton obedece as forças nucleares fraca e forte ? seria possivel dentro de um buraco negro ter tantas particulas de fótons condensadas em uma esfera onde a superficie de cada fóton estivesse prensada contra outros fótons ?
A presença do homem no mundo? Necessariamente passaremos pelo conceito de existência, vida e morte, ser e não-ser, em sua etimologia temos a ideia de movimento para fora. Sem esquecer que a vida do animal humano é plenamente mundana, e a sua morte é o nada. No entanto pouco sabemos do nada, se é bom ou é mau, provavelmente, é bom. A ideia racional do nada é a do zero absoluto, e este constitui um ente matemático, ao menos na teoria dos conjuntos, unidade, mesmo sem ser, pois se trata de um elemento, por outro lado, é dele que procedem todas as unidades, todos os entes, quer dados no mundo, quer dados fora do mundo (fora do mundo, traz ideia do nada). Aqui estão pensamentos do existencialismo de Heidegger e outros, inclusive, mitológicos.
O efeito de sobreposição de estados só ocorre em nínel quântico. O Gato de Schrödinger é só um exemplo simbólico para tentar mostrar o quanto a ideia de sobreposição é absurda, quando comparada ao que ocorre no mundo macroscópico. Um gato nunca será um objeto quântico, então, na prática, não existe sobreposição de gatos vivo e morto.
ASSISTA a este episódio completo:
ruclips.net/user/liveMKzOAOu8Zes
Sou muito grato por viver numa era onde posso ouvir divulgadores cientificos como o Pedro enquanto dirijo para o trabalho ou quando estou lavando a louça rs.
Fino senhores.
🍷🗿
O Pedro Loss consegue explicar assuntos complexos de forma simples e prática.
ele com certeza é um dos cientistas do mundo.
@@HERTZ7 Definitivamente não. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso é só saber explicar, cientista é descobrir.
@@victorproducoes7359 ele com certeza é um dos cientistas do mundo.
@@victorproducoes7359 Você, com certeza, não sabe o que é um cientista.
@@HERTZ7 vc com certeza é um dos doentes do mundo
A voz do pedro loos é maravilhosa. Calmo, simpatico e super didatico. Amei
"O PINTO DE SCHRODINGER" PERDI FOI TUDO KKKKKKKKKK
Vilela tirou o melhor dos exemplos do nada KKKKKKKKKK
Ele foi bem especifico
Kkkkkkkkkkk vilela broxou.
😅🥺😢😭
Não, ele só é boboca mesmo.
Se não dá de ver volume na cueca é micro penis kkkk
do nada não, por experiência própria
Sou viciada nesse programa! até pra dormir eu ouço!Vcs são fodaaaaaa!Assisto ciência todo dia repetidamente!E ultimamente faço essa maratona quando estou só em casa...pra o povo não pensar que eu tô ficando doida!😂😂😂😂😂💞💗💓♥️💜💜Amo vcs desesperadamente! Há...Sou leonina 👽💀💋💋💋💋💋💋💋💋🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤
No exemplo do Vilela o experimento de Schrodinger faz sentido, ele realmente pode estar broxa e não estar ao mesmo tempo, num estado conhecido como "meia-bomba".
Kkkkk "meio-broxa" é foda
Gosto Muito de Vilela. Ele consegue extrair o melhor de quem vai. Sempre valoriza a conversa. O melhor que tem para conduzir podcast!
Como é bom ouvir o podcast do Vilela. Esse ep com o Pedro Loos é bom demais.
De longe uma das melhores resenhas que já vi na internet, parabéns.
Eu tenho afeto por Schrödinger e Hawking, porque li primeiro as publicações publicações de ambos.
Schrödinger tem uma biografia cinematográfica. Entre as duas grandes guerras: ora fugitivo ora cientista.
Hawking teve o fim da vida decretado, porém - superando as estimativas - ele se viu reintroduzido aos compromissos sociais.
Eu gosto do que ambos publicaram para pessoas não especialistas.
P.s.: por exemplo, eu me sentiria agradecido se novos especialistas fizessem algo semelhante aos livros: "O que é a vida?" ; "Uma breve história sobre o tempo" e "Universo numa casca de noz".
---
Não sei se permanece válida a observação, no entanto, justo lembrar que Hawking dizia existir um tempo transcorrido de quase cem anos para tornar público um evento laboratorial na época que o antecedia e contemporânea a ele. E que no século XX pela quantidade de experimentos e publicações, ficaria ainda mais difícil as conquistas 'não-coorporativas' e também as publicações direcionadas à população (não-especialistas).
O Pedro é simplesmente um genio, as vezes não entendo um A do que ele fala no canal dele, mas vejo todos os videos. Agora imagina ele e o Super Xandão num debate, ia ser loko demais
Esse cara é muito bom professor ,entendo sempre o q ele fala
Como é bom um podcast de alto nível.
vcs sempre se ajoelham assim
Olá Vilela, sobre esse estado da física quântica leia o livro Ball Lighting do mesmo autor de O Problema dos Três Corpos, o Cixin Liu.
Todo movimento reto é no espaço uma trajetória curva com a expansão do universo seria isso uma característica similar a uma ondulatória.
Exatamente tudo é mutável quando necessário e a decisão de mudar nada mais é que a constância em continuar existindo seja o objeto real ou abstrato!
Pelo que li na faculdade, o átomo radioativo decai quando há desequilíbrio no seu núcleo ou seja o número de prótons e nêutrons são diferentes, então ele emite radiação alfa, beta ou gama, para retornar ao equilíbrio.
Resumindo só seria possível prever a reação de um átomo se você souber quantos prótons e nêutrons possui em seu núcleo, dessa forma você consegue dizer se o átomo irá decair ou não.
Teorias são ferramentas que nos ajudam a resolver problemas. A qualquer momento pode surgir uma "ferramenta" mais eficiente para resolver os problemas.
Nao é assim que funciona
@@davi3789 Explica aí então " Alberto Astain "
@@LuizSilva-dm1hg Explico sim. Podemos por exemplo tomar a mecânica clássica desenvolvida por Newton no séc. 17. Descrevia os sistemas a partir de equações diferenciais de segunda ordem nas 3 variáveis espaciais parametrizadas pelo tempo. A mecânica clássica funcionava muito bem mas infelizmente era incompatível com as equações de Maxwell que norteava a teoria eletromagnética, as transformações de coordenadas de Galileu funcionavam bem no espaço vetorial da mecânica clássica mas tornava os campos elétrico e magnético invariantes sob transformações de coordenadas em sistemas inerciais. Isso foi resolvido as as Transformações de Lorentz que abarcam as duas teorias muito bem. O curioso é que as transformações de Lorentz não só resolvem esse problema mas abarcam as equações de Galileu como um caso particular quando a velocidade dos sistemas é muito menor do que a velocidade da luz, oq que faz com que o fator de Lorentz tenda a unidade caindo assim das transformações de Galileu. Entendeu?....
Ah sim, e nem adianta falar que eu copiei isso da internet, tenta pegar meu texto e buscar no google, vc nao vai achar esse texto pq fui eu quem acabou de construir com base em 4 anos de faculdade e 9 anos de docência.
Agora vai ali no canto e chora escondidinho por ter sido jantado por um aleatório na internet ; )
@davi3789 você reforçou o que ele disse e, pior ainda, não rebateu o que ele disse. A transformação de Lorentz trata-se de uma ferramenta melhor que, particularizando t=t', volta à mecânica newtoniana.
E tá patético encher o texto de terminhos físicos para o cara não entender nada, fora este último parágrafo todo vergonhoso para amaciar seu ego.
Se tu der aula que nem emite opiniões na internet, tu é um péssimo docente kkkkkkkk
@@matheusgomes9529 entao, na verdade eu respondi sim oq ele colocou mas entendo que nao seja tao simples para o individuo comum enxergar isso. Sua observação sobre t=t' não é a causa mas sim a consequencia, no meu comentario anterior expliquei sobre isso, mas como eu disse, entendo que nao seja tao facil para vc entender. E que curioso nao e? Para falar sobre fisica eu usei "terminhos" de fisica, que coisa mais esquisita usar termos de fisica para falar sobre fisica rsrs
Vilela mais perdido que cego em tiroteio 😂
Aprendi sobre o gato de schrodinger na série The Big Bang Theory (obrigada Sheldon)😊
Gente, a voz do Pedro no fone de ouvido é algo que nem a fisica explica!
"Quem somos nós " Além de lindo é génio ❤
Eu entendi que tem um pouco haver com probabilidades,assim relativamente
Os filmes do Homem Formiga explicam bem direitinho Vilela. É só maratonar kkkk
Bom vídeo. Valew
Bate papo inteligente. Abraço.
Nossa to apaixonada nesse homem meu deus
O gato de schrodinger não passa de um exercício imaginário muito útil ,inclusive, para guiar o entendimento para mais além, o universo progride e "arrasta o pensamento" para esse progresso demonstrado pelo progresso da ciência como decorrente e derivados uns dos outros. Isso está também demonstrado pelos assuntos. Antes era-se idiotizado qualquer pessoa que se atrevesse a querer pensar melhor ou evoluir. Ridiculariza-se essa atitude que serve para todo indivíduo, de querer se algo melhor e, diga-se de passagem, observável e portanto auto compensador. A isso se referiram as profissionais da psicanálise que estiveram num ou noutro dos podcasts, quando foram muito claros ao falarem das pequenas metas ou "metas ridículas", ali sim tem sabedoria que expresso minha Gratidão por essas verdadeiras terapias coletivas. Enfim entendemos que podemos e iremos fazer cada vez mais por nossos. Cada um no seu próprio ritmo, nem é preciso dizer.
7:42 Estava vazia e cheia 👍
Eu acho que o gato estar" vivo e morto" ao mesmo tempo é uma alusão a realidade gerando uma bifurcação no multiverso onde o nosso livre arbitrio faça sentido independente do nosso caminho
Não tem a ver com o livre arbítrio, pq da perspectiva desse exercício mental, nós somos somente observadores, e não agentes.
Tudo o que a gente faz é quebrar a continuidade de onda abrindo a caixa, e nesse momento vai ser determinado se o átomo dentro da caixa decaiu ou não.
Eh só meter uma gopro na caixa kkkk
Disse tudo.
Nada é absoluto.
Átomo = indivisível
Sabemos hoje que o átomo é divisível.
E tudo é assim, conhecimento é ilimitado nunca o absoluto imutável.
tadinho do gato vei
Ninguém se preocupa com o gato 😢
@@dandegemeos9491 é foda 😪
Creio que Pedro não entendeu direito o decaimento quântico em questão, temos um problema a respeito de não conseguimos identificar se no mundo quântico, nos observarmos como onda ou como partícula determinado elemento, e lá , cada vez que "olhamos" ou ele é onda ou é particula, não existe padrão, ou seja, é onda e partícula ao mesmo tempo, esse é o problema.
Sempre achei a ideia do gato de Schrodinger muito ruim. Me achava burro por causa disso, mas acabei de descobrir que até Einstein concordava comigo. Me acho menos burro agora 😂
🤣🤣🤣😂
Eu também sempre achei uma idéia tola. Gato vivo e morto ao mesmo tempo? Não faz nenhum sentido.
@@giselaandrade5627 eu sempre levei como uma brincadeira... creio que todos pensávamos QUASE igual kkkkkkkk
Vamos supor que você tem um parente que mora num lugar isolado, bem distante de você e a única maneira de você saber como a pessoa tá é visitando ela. Enquanto você não tiver nenhuma informação dele ou contato com ele, você não poderá afirmar se ele ta vivo ou morto, se ta bem ou se ta ruim. Você só poderá afirmar isso na hora que você chegar e visitar essa pessoa. Ou seja é correto afirmar que até você visitar esse parente, existem 50% de chance dela estar viva e 50% de chance dela estar morta, isso na sua realidade. Nossa realidade é construida através dessas probabilidades. Enquanto você não observa algo, aquela coisa/paisagem/pessoa pode estar de diversas maneiras/posições diferentes e essas probabilidades só se firmam como fatos quando observados.
@@giselaandrade5627 é o msm lance do vírus. Alguns cientistas dizem q o vírus é vivo, e outros dizem q o vírus é morto. A verdade é, fora de um corpo vivo o vírus é morto, mas quando ele entra em um corpo vivo aí ele fica vivo. Então deveria ter um nome pra isso. Quem sabe zumbi😂🤣🤣
Quem faz aposta ou joga na loteria entende bem o que significa a superposição quântica. Você só sabe se ganhou quando o resultado é divulgado. Até lá não se pode dizer que você perdeu ou ganhou (ou seja não se pode afirmar que nenhum dos estados de PERDA ou GANHO é falso, ambos podem ser verdade ou mentira, mesmo um anulando o outro) sua sorte (ou melhor dizendo as PROBABILIDADES) que vai determinar se você lucrou ou teve prejuizo. O fato dessas probabilidades existirem é o que constrói o conceito de superposição. Pois diferentes de fatos, probabilidades não são finitas. A superposição é o estado onde todas as probabilidades são possiveis, o estado que antecede o "fato".
NESSE CASO DEVERÍAMOS SAIR À CATA DO VERDADEIRO ESTADO FÍSICO DA ALMA EM CONDIÇÕES NORMAIS DE TEMOERATURA E PRESSÃO, POIS A TEORIA DO HOMEM COM ALMA POR ENQUANTO É A MELHOR TEORIA QUE TEMOS.
Gato de Schrödinger, vc esta vivo?
Gato dentro da caixa: MIAU MIAU CARALHO!
kkkkkkkkkkk
Schrödinger acabou com o problema da superposição colocando em superposição toda a mecânica quântica
Essa super posição não é a mesma utilizada na computação quântica onde o bit é 0 e 1 ao mesmo tempo?2:21
É sim
Infinitas possibilidades
Esse exemplo do vilela 🤣🤣
ISSO TA COMPLICADO
Bazinga!!!
Pode ser uma história boba, mas rendeu uma excelentes histórias de ficção científica essa história do gato.
💪💪💪💪😾💪💪💪💪💪: diga ao schrodinger, diga a este maldito que eu sobrevivi
Basicamente o gato virou meme e ganhou a internet, agora todo mundo paga de sabichão pq arrota "Gato de Schrodinger" pra todo lado kkkkkkkkkkkkk
Muito legal a camisa ' you are here '
Broxar e física e quântica
O fator X
Que levaria a existência a um nivel jamais alcançado pelo homem.
Seria a dominação completa da materia seja ela quântica, atômica ou o que for!
Pois agindo com o poder de mando de tais forças o impossível já não existiria mais, ainda que a força de continuar existindo fosse contraria.
Ou seja a gente não sabe de nada
Belíssima tatuagem hummmm danadinha isso foi uma mensagem subliminar intergalática pro boyzão
e quando vc vai voltar pro angra mesmo hien ?
Gato de scrolldingayr
Eu não consigo entender, tipo, o gato tá vivo e morto ao Meo tempo, mas se deixar ele dentro da caixa e vai apodrecer mas, se ele tá vivo como ele vai apodrecer ? E se ele tá morto como tá vivo ? Kkjsj
Então, falar que está vivo e morto ao mesmo tempo é meio exagero. Não é uma coisa palpável, que da para imaginar, mas o gato estaria em uma superposição de 50% vivo 50%e morto. O que isso quer dizer? Quer dizer que o a vida dele não é algo bem definido, mas assim que você abre a caixa e olha, vai ser 50% de chances dele passar a estar morto e 50% de chance dele passar a estar vivo.
e se você gravá-lo quando vai quebrar a superposição quando você assistir ou antes?
Se gravar você já quebrou a função de onda.
O pinto de schrodinger sem dúvidas foi o melhor kkkkk
alguém sabe porque o carneiro caga aquelas bolinhas pretas?
Infelizmente eu não gosto muito dos vídeos desse entrevistado. Algumas vezes ele tenta falar algumas coisas de forma muito romântica e acaba misturando muita coisa e fazendo muito "pavão" onde uma explicação mais simples bastava.
8:46 - pelo menos a ciência é sobre preencher as lacunas do conhecimento com mais pesquisa, mais conhecimento, mais ciência (método científico), e não simplesmente preencher todas as lacunas com "se isso a ciência não explica, só pode ser deus" kkkkkkkkk.
Muito boa colocação, kakskska
E é justamente essa humildade que faz a ciência progredir constantemente. Como sempre podemos descobrir algo que corrija o que sabemos hoje, há sempre mais oportunidades de pesquisa pela frente.
A ciência é mais humilde do que a religião
Eu concordo com Einstein, o spin da particula já não esta definido e você descobre na hora que vê? Eu acho que o modelo da mecânica quântica é uma justificava provisória até encontrarmos a verdade.
PELO QUE EU SEI, UM GATO NÃO TEM AS DIMENSÕES POSSÍVEIS DE OCORRER OS FENÔMENOS QUÂNTICOS, CREIO QUE PARTÍCULAS SUB ATÔMICAS SÃO BEM MENORES QUE ELE.
e o grito do gato? quão alto ele vai ter que gritar para quebrar a superposição?
Deixe o gato dentro da caixa durante uma semana, se ele miar está vivo se o corpo dele feder ele morreu
Eu gostava mais desse cara quando ele cantava no angra.
O pior é alguem achar que está explicando, e outros acharem que estão entendendo...
mas e a tatuagem? Tem que mostrar caraio. Agora fiquei curioso. É sobre o gato?
bota uma câmera na caixa !
Não funciona. A própria observação do fenômeno quântico colapsa o evento.
@@bergson10 O QUE IA APARECER NA FILMAGEM ?
@@SaullMourao o gato morto ou vivo, mas se fossem duas câmeras, uma poderia mostrar vivo e outra morto.
@@goldenfreeza6271 é pq não fizeram isso ainda ? 🤣🤣
@@SaullMourao fizeram man, esse é literalmente o conceito do negócio, a ideia quântica...
A ideia normal geralmente é ou é uma coisa ou outra, da física quântica não dá para saber pode ser uma ou outra ou as duas juntas.
Aprendi essa teoria com o Sheldon do TBBT.
Interessante ver tanto esforço para explicar algo que já foi explicado a mais de 2 mil anos com apenas uma palavra.
Sempre tem que ter um animal pra falar disso, impressionante.
Os caras não sabem nem como era o rosto do personagem, e querem realmente acreditar que sabem algo a respeito de quem foi ele, ou se ele ao menos existiu.
👏🏻👏🏻 👏🏻
Mostra a tatuagem fiquei curioso
O gato de Schrodinger é igual chifre, vc so descobre se for curioso.
é só uma gigantesca colcha de retalhos com um monte de buracos pra colocar mais retalhos!
Pra aceitar isso,tem considerar o todo como o todo .
Eita lasqueira
A quinta série não sai do Vilela nunca 😂
O gato dentro da caixa sabe, se está vivo ou morto, ou seja ele não estará fisicamente em sobreposição, mas a pra quem está fora só é possível Saber o que aconteceu abrindo a caixa. O interior da caixa não fica esperando vc abri-la para continuar o tempo. Sagitário A sempre esteve lá, mesmo quando ninguém olhava pra ele, ele não se materializou na hora que vimos ele.
Só observar as partículas subatômicas já altera elas ou nem dá para observar dependendo do comprimento das ondas eletromagnéticas.
Teoria das cordas é outra coisa estranha... Matemáticamente ok mas na vida real...
O vilela, entendeu tudo igual eu entendi ✈️
É se essa caixa tivesse um buraco na caixa🤔, que a gnt pudesse ver
Se vc ver dentro da caixa, não importa como e quando, vc vai quebrar a função de onda e vai determinar um resultado.
Realidade: o gato morre sufocado
A observação do observador altera a realidade mediante a sua própria percepção que está subjugada pela capacidade do seu cérebro, sentidos e experiências consideradas reais e “plausíveis” para o mesmo.
A observação não altera a realidade, ela somente causa uma quebra na continuidade de onda.
Basicamente nada pode existir em um estado de superposição enquanto nós observamos essa coisa.
Sem ouvir UM MINUTO do vídeo. A teoria do gato é muito simples: o gato tem exatamente a mesma probabilidade de 50% de estar morto ou vivo. NÃO é a observação que faz isso. Ela é só a constatação do que já aconteceu. Me parece tão óbvio...
E se o gato miá ? Hahahaha
alguem pode me dizer se o fóton obedece as forças nucleares fraca e forte ? seria possivel dentro de um buraco negro ter tantas particulas de fótons condensadas em uma esfera onde a superficie de cada fóton estivesse prensada contra outros fótons ?
Que exemplo AKAKAKAKAKAAAKAKAKAAKAKAKAKAKAK
Só na pandemia que a "ciência" eram dogmas absolutos
Eu tenho uma teoria que explica tudo isso. E muito mais simples do que se imagina.
Coitado do gato
RESILIENTE, DISRRUPTIVO, PROATIVO, QUÂNTICO: O DICIONÁRIO COMPLETO DOS PORTADORES DAQUILO A QUE A NATUREZA TEM HORROR.
É sem lógica o gato tá vivo e morto ao mesmo tempo.
A última teoria é Deus que criou galáxias formadas por átomos
fml, vamo abrir uma vaquinha pra fzr uma camisa do pinto de schrodinger kkkkkkkkkkkk
porque o gato estava vivo e morto ao mesmo tempo.Por isso Albert Einstein falou que odiava essa teoria.
O Teorema de Bell permitiu mostrar q a teoria de Bohr funcionava melhor q a de Einstein com relação a descrição da física quântica.
A presença do homem no mundo? Necessariamente passaremos pelo conceito de existência, vida e morte, ser e não-ser, em sua etimologia temos a ideia de movimento para fora.
Sem esquecer que a vida do animal humano é plenamente mundana, e a sua morte é o nada.
No entanto pouco sabemos do nada, se é bom ou é mau, provavelmente, é bom.
A ideia racional do nada é a do zero absoluto, e este constitui um ente matemático, ao menos na teoria dos conjuntos, unidade, mesmo sem ser, pois se trata de um elemento, por outro lado, é dele que procedem todas as unidades, todos os entes, quer dados no mundo, quer dados fora do mundo (fora do mundo, traz ideia do nada).
Aqui estão pensamentos do existencialismo de Heidegger e outros, inclusive, mitológicos.
O efeito de sobreposição de estados só ocorre em nínel quântico. O Gato de Schrödinger é só um exemplo simbólico para tentar mostrar o quanto a ideia de sobreposição é absurda, quando comparada ao que ocorre no mundo macroscópico. Um gato nunca será um objeto quântico, então, na prática, não existe sobreposição de gatos vivo e morto.
Shrodinger: ninguém sabe se o gato está vivo e morto😎
O gato: miauuuu
Shrodinger:😐
"outro gaaaato"