Professor, a sua didática é incrível! A forma q vc passa o conteúdo com tanta clareza e objetividade, faz com q se torne muito mais fácil o aprendizado. Obrigada!
Isso explica o pq a musculação ou outra atividade de alta intensidade acaba produzindo um melhor resultado quanto à composição corporal, pois o metabolismo ficando acelerado por mais tempo acaba tendo maior uso proporcional da gordura (devido a uma maior taxa metabólica quando em repouso)?
Eu acredito que sim ! Se você analisar o físico de determinados atletas que possuem uma quantidade elevada de massa magra, não só por esse motivo, mas pelo fato de que praticam atividade física constantemente, a porcentagem de gordura corporal é relativamente baixa, pois todo esses fatores colaboram para que o ambiente de consumo de gordura como uma fonte de energia no organismo, seja ainda mais favorecido. Eu posso afirmar isso por experiencia própria ! Desde quando comecei a ter um bom condicionamento físico na musculação, conforme o meu físico vai melhorando, o meu percentual de gordura permanece relativamente baixo por conta de todo o contexto. Rafael Alves, estou aberto a críticas e questionamentos. tamo junto meu caro !!
Na verdade não. Pois o que conta é o gasto calórico diário total. Ou seja, gastar mais. Em relação ao consumo. Alem disso, o músculo vai precisar do alimento consumido para reconstrução, evitando estocar gordura, Mas o metabolismo pós-exercícios (chama-se EPOC) que não é tao alto assim, e depois disso volta-se ao normal. Inclusive ele fez um video explicando EPOC. Mas após 1 ano de comentário, vc ja deve saber disso né
Excelente, só faltou explicar que a relação de CHO e Gordura, é inversamente proporcional ao longo dos exercícios aeróbios de longa duração, ou seja consumo do CHO está sempre baixando e da gordura sempre aumentando. Após os primeiros 30 min eles se cruzam no gráfico, e cerca de 90min o CHO chega no mínimo de consumo.
Como é bom buscar conhecimento com quem realmente sabe o que está falando! Sempre escutei por aí, inclusive de pessoas do meio da educação física, a falácia de que precisava de X minutos para o corpo começar a queimar gordura e que exercícios aeróbios de pouco volume não serviam pra nada! Muito obrigado pelo conhecimento adquirido professor!
E se não como carbo e faço maratona por exemplo...de onde ele vai tirar as energias... Sendo que nossos ancestrais deviam comer pouquíssimo de carbo... brigaduuuu... abraços...parabéns pelo trabalho
Professor, parabéns pelas aulas... valem minha vida!❤❤❤ Pode nos revelar em um próximo vídeo como o triglicérides é metabolisado no fígado, quando não os demandamos por necessidades musculares, digo: através de exercícios?? E a PROGESTERONA, fala de sua relação com o nosso metabolismo e com o desenvolvimento muscular! Gratidão eterna do seu amigo e novo inscrito!
Professor faltou suas aulas para min na universidade se eu tivesse saído com aulas como as suas eu seria um profissional muito mais avançado hoje, mas vc está salvando muitos ao longo desses 6 anos que eu o acompanho 🔥👏🏻👏🏻👏🏻🚀🚀🚀
Princípio da predominância importa, o tipo de treino importa pois a fonte de energia para o determinado tipo de treino será determinante para o desenvolvimento dessa atividade.
Professor, e os fisiocuturistas... como conseguem desenvolver tanta massa muscular e tão pouca gordura? Têem alto consumo de gorduras e carbohidratos e baixo consumo de proteínas (aminoácidos)? Parabéns sempre o Sr. é incrivelmente didático!!!
Professor antes estamos perdidos, nas aulas de condicionamento físico aprendamos que só usava gordura com 20 minutos após o treino . Que situação professsor . Ajuda nóis. Obrigado.
Professor, essas proporções se mantém na atividade em jejum? No exercício em jejum ou durante a baixa ingestão de alimentos, no caso principalmente de carboidratos?
Professor porque quando fazemos um treino intenso de musculação, depois de dormir e acordar no meio da noite, ou ciclo de sono, parece que fomos atropelado, a dor na musculatura trabalhada é as vezes absurda, mas se dormir todo o ciclo acordo normal com poucas dores normais pos treino. Agradeceria imensamente se respondesse aqui ou num video. Me inscrevi no seu canal no primeiro video que vi seu. Forte abraço e desde já lhe agradeço muito.
Top! Sou ciclista de estrada e percebo exatamente isto! Inclusive, quando eu esgoto o glicogênio sinto-me bem desgatado, o desempenho cai e surgem caimbras.
Denilson Moura, as caimbras também estão relacionadas ao equilibrio de água, sódio e potássio intra e extracelular. Uma vez fui treinar e não havia me alimentado bem e muito menos bebido água. Confesso que tive uma caimbra que não sentia a muito tempo kk... Por isso é bom manter a ingesta desses 3 componentes moleculares.
O cérebro consome só glicose, se seu estoque de glicose é próximo de 2000kcal ela terá que ser complementada na digestão. Sem ingestão a pessoa fica debilitada e não prossegue no exercício por fatiga! Colocar que a aula foi capenga é se declarar um "terraplanista" intelectual.
É meia verdade. Pois também haverá dificuldade de queima de gordura pois "as gorduras queimam na cham dos CHO" e a continuidade da atividade ficará totalmente comprometida. É quando o atleta quebra.
Professor, muito boa a aula! Como fica no caso de alguém que faz a dieta cetogênica, já que ela consome muito pouco carboidrato e produz corpos cetônicos para usá-la como combustível?
Nao sou professor, mas e outros estudos entendi que: A dieta cetogenica ira estimular a cetogêneses , o produto da cetogenes é o corpo cetônico betahidroxibuterato, que sera sintetizado em acetil-Coa, que ira fazer parte do ciclo de krebs, cadeia respiratória e produzir ATP.
De proteínas não, pelo quadro... Mas de carbos e gorduras eu também entendi que sim. No entanto, como a intensidade aumenta muito no momento do exercício, entendi que a queima calórica das três fontes de energia supera o repouso.
@@ulysses_grant O consumo de proteína também aumenta ! A proteína serve como manutenção para várias áreas no nosso organismo, porem, se a quantidade de massa magra aumentar, o seu consumo de proteína também aumenta.
Muito bom! Queria saber se quando há disponibilidade de aminoácidos na corrente sanguínea seria "preferencialmente" utilizado como fonte de energia no exercício, preservando assim o catabolismo muscular.
Professor, fiquei com uma dúvida: e no caso de aeróbico em jejum (digamos, um HIIT em jejum)? A predominância é a mesma apresentada no quadro para alta intensidade e baixo volume? Ou muda algo devido ao praticante não ter ingerido carbos há mais de 8 horas, por exemplo? Muito obrigado pelo vídeo, aprendo muito com suas aulas!
@@ulysses_grant talvez para um atleta de alta performance, que cuida a risca um excelente nutrition timing, um aeróbico em jejum vai fazer uma diferença de 1 à 4%. Na real a maioria faz em jejum pelo fato de respeitar o nutrition timing e para não influenciar em perda de performance durante o treino de musculação. Para perder gordura, a base é musculação+aeróbico, e o segredo está no déficit calórico primeiramente e uma base correta de macronutrientes. Demais estratégias somente um bom coach para decidir pois é muito individual.
Professor, o treino de musculação de mais ou menos 1 hora e 10 minutos, seguido de 20 min de esteira (caminhando moderadamente), consumiria, predominantemente no início, carboidratos em relação aos demais componentes e depois passaria a consumir predominantemente carboidratos e gorduras? Apesar de não utilizar nenhum exclusivamente, como o senhor havia falado.
Analisando seu gráfico, poderia fazer uma estratégia de HIIT primeiro para queimar o máximo doa carboidratos antes de um treino de intensidade moderada, para aumentar o gasto de gordura no treino moderado? Por falta de carboidrato na hora do treino moderado... Ou não afetaria em nada isso?
É muito simples. O consumo de gordura vai aumentando ao longo do tempo por outro lado o consumo de CHO vai diminuindo. Após cerca de 30 minutos de treino o gráfico se cruza e o consumo de gordura passa a predominar na produção de energia. Então treine forte na primeira meia hora, depois diminua a intensidade e continue pelo tempo que tiver disponível. 45, 60, 75 minutos totais por dia devem ser o suficiente. Quanto mais, melhor para queima de gordura
Perae...então para mim perder uma maior porcentagem de gordura (55 á 60%) eu teria que ficar em repouso (Sedentarismo ???) ou praticar uma atividade no maximo moderada ? É isso mesmo ?
Professor, a sua didática é incrível! A forma q vc passa o conteúdo com tanta clareza e objetividade, faz com q se torne muito mais fácil o aprendizado. Obrigada!
Isso explica o pq a musculação ou outra atividade de alta intensidade acaba produzindo um melhor resultado quanto à composição corporal, pois o metabolismo ficando acelerado por mais tempo acaba tendo maior uso proporcional da gordura (devido a uma maior taxa metabólica quando em repouso)?
Eu acredito que sim ! Se você analisar o físico de determinados atletas que possuem uma quantidade elevada de massa magra, não só por esse motivo, mas pelo fato de que praticam atividade física constantemente, a porcentagem de gordura corporal é relativamente baixa, pois todo esses fatores colaboram para que o ambiente de consumo de gordura como uma fonte de energia no organismo, seja ainda mais favorecido. Eu posso afirmar isso por experiencia própria ! Desde quando comecei a ter um bom condicionamento físico na musculação, conforme o meu físico vai melhorando, o meu percentual de gordura permanece relativamente baixo por conta de todo o contexto.
Rafael Alves, estou aberto a críticas e questionamentos. tamo junto meu caro !!
Na verdade não. Pois o que conta é o gasto calórico diário total. Ou seja, gastar mais. Em relação ao consumo. Alem disso, o músculo vai precisar do alimento consumido para reconstrução, evitando estocar gordura,
Mas o metabolismo pós-exercícios (chama-se EPOC) que não é tao alto assim, e depois disso volta-se ao normal. Inclusive ele fez um video explicando EPOC.
Mas após 1 ano de comentário, vc ja deve saber disso né
Excelente, só faltou explicar que a relação de CHO e Gordura, é inversamente proporcional ao longo dos exercícios aeróbios de longa duração, ou seja consumo do CHO está sempre baixando e da gordura sempre aumentando. Após os primeiros 30 min eles se cruzam no gráfico, e cerca de 90min o CHO chega no mínimo de consumo.
Em 3 anos de faculdade, não aprendi em 10 minutos da aula dele...top👏👏👏
Como é bom buscar conhecimento com quem realmente sabe o que está falando!
Sempre escutei por aí, inclusive de pessoas do meio da educação física, a falácia de que precisava de X minutos
para o corpo começar a queimar gordura e que exercícios aeróbios de pouco volume não serviam pra nada!
Muito obrigado pelo conhecimento adquirido professor!
E se não como carbo e faço maratona por exemplo...de onde ele vai tirar as energias... Sendo que nossos ancestrais deviam comer pouquíssimo de carbo... brigaduuuu... abraços...parabéns pelo trabalho
Treino intenso com curta duração não é treino fraco não !!
Simplesmente outro protocolo ,com bastante resultados bons
Professor, parabéns pelas aulas... valem minha vida!❤❤❤
Pode nos revelar em um próximo vídeo como o triglicérides é metabolisado no fígado, quando não os demandamos por necessidades musculares, digo: através de exercícios??
E a PROGESTERONA, fala de sua relação com o nosso metabolismo e com o desenvolvimento muscular! Gratidão eterna do seu amigo e novo inscrito!
O final é a chave que eu buscava! 🎉
Vc é o melhor no RUclips. Tenho aprendido muiiito c vc
Professor faltou suas aulas para min na universidade se eu tivesse saído com aulas como as suas eu seria um profissional muito mais avançado hoje, mas vc está salvando muitos ao longo desses 6 anos que eu o acompanho 🔥👏🏻👏🏻👏🏻🚀🚀🚀
Grato professor,muito claro suas aulas
Princípio da predominância importa, o tipo de treino importa pois a fonte de energia para o determinado tipo de treino será determinante para o desenvolvimento dessa atividade.
Ue aula !!!😊😊😊
Sem ofensas mas simplesmente fodastico!!!
Que aula !!! 😊😊
Muito legal teu trabalho 😃👏
Espetacular seu ensinamento
Gratidão em segui- lo
Professor, e os fisiocuturistas... como conseguem desenvolver tanta massa muscular e tão pouca gordura? Têem alto consumo de gorduras e carbohidratos e baixo consumo de proteínas (aminoácidos)? Parabéns sempre o Sr. é incrivelmente didático!!!
Anabolizantes
@@sidney905 Exato kkkk
ÓTIMA AULA PROFESSOR!
Sempre ouvia dizer que o Corpo utilizava primeiro à Gordura como fonte de Energia. E depois o Carboidrato.
Obrigada Prof pela explicação...
Esse cara é FODA PA CARALHO!!💪😡🤘
👍👍👍👍show!!!!
Que loucura essa explicação👏👏👏👏
É apaixonante a fisiologia do exercício!!!!
Aula top
Cara, vc é top demais!
Perfeita explicação!
Excelente conteúdo
O que acontece se faço um treino de alta intensidade mas tenho comido pouca carbo?
Professor antes estamos perdidos, nas aulas de condicionamento físico aprendamos que só usava gordura com 20 minutos após o treino . Que situação professsor . Ajuda nóis. Obrigado.
Sensacional
Excelentes informações
Esse vídeo é um achado raríssimo
Muito bom!!
nota 1000. Gratidao
Prof, vc é o melhor do mundo da fisiologia!! Obrigado pelo video !
E se a pessoa tiver fazendo regime de restrição calórica e não tiver carboidratos para ser queimado em exercícios de intensidade maiores?
Fisiologicamente seu corpo irá usar um monte de massa muscular, pra gerar energia pro seu corpo realizar exercícios
Por isso cardio em jejum é uma alternativa interessante pra perda de gordura?
Fenomenal
Que aula top! Parabéns 👏🏼👏🏼
Professor, essas proporções se mantém na atividade em jejum? No exercício em jejum ou durante a baixa ingestão de alimentos, no caso principalmente de carboidratos?
quero muito saber também!
Professor porque quando fazemos um treino intenso de musculação, depois de dormir e acordar no meio da noite, ou ciclo de sono, parece que fomos atropelado, a dor na musculatura trabalhada é as vezes absurda, mas se dormir todo o ciclo acordo normal com poucas dores normais pos treino. Agradeceria imensamente se respondesse aqui ou num video. Me inscrevi no seu canal no primeiro video que vi seu. Forte abraço e desde já lhe agradeço muito.
Top! Sou ciclista de estrada e percebo exatamente isto! Inclusive, quando eu esgoto o glicogênio sinto-me bem desgatado, o desempenho cai e surgem caimbras.
Denilson Moura, as caimbras também estão relacionadas ao equilibrio de água, sódio e potássio intra e extracelular. Uma vez fui treinar e não havia me alimentado bem e muito menos bebido água. Confesso que tive uma caimbra que não sentia a muito tempo kk... Por isso é bom manter a ingesta desses 3 componentes moleculares.
Sabe muito este jovem Professor Dr
Otimos.videos
O que comprova que o corpo utiliza exatamente os trilhos.das fontes.energeticas .Durante exercicios.de musculacao .
Adorooo. Professor tu és 1000
Se estiver numa low carb aumenta o consumo de lipideos, já que tem pouco carboidrato no organismo?
O brabo
Obrigada por compartilhar o seu conhecimento
Melhor professor
Perfeito! Já faço parte do Master Class mas sempre venho aqui ver os vídeos do canal
Fantástica essa aula!!!
Na ausência do carboidrato, como ficaria essas porcentagens? em um estado de jejum por exemplo
Boa pergunta show
Qualidade. Parabens
Professor Fábio é fera demais na explicação 👏
Impecável
Show de conhecimento!
E quando vai acabando o carbo??!!! Consome ar???? Energia nuclear??? Vídeo capenga.
O cérebro consome só glicose, se seu estoque de glicose é próximo de 2000kcal ela terá que ser complementada na digestão. Sem ingestão a pessoa fica debilitada e não prossegue no exercício por fatiga! Colocar que a aula foi capenga é se declarar um "terraplanista" intelectual.
Obrigada professor pelo conhecimento compartilhado. Estou amando suas aulas, beijos no coração.
Se a pessoa estiver em cetose, esses percentuais se alteram?
Esse cara é bom!!! Parabéns!
Se vc fizer exercício até sua fonte de carbo esgotar, a partir daí, o músculo só consome gordura e proteína
É meia verdade. Pois também haverá dificuldade de queima de gordura pois "as gorduras queimam na cham dos CHO" e a continuidade da atividade ficará totalmente comprometida. É quando o atleta quebra.
Professor, muito boa a aula! Como fica no caso de alguém que faz a dieta cetogênica, já que ela consome muito pouco carboidrato e produz corpos cetônicos para usá-la como combustível?
Nao sou professor, mas e outros estudos entendi que: A dieta cetogenica ira estimular a cetogêneses , o produto da cetogenes é o corpo cetônico betahidroxibuterato, que sera sintetizado em acetil-Coa, que ira fazer parte do ciclo de krebs, cadeia respiratória e produzir ATP.
Espetacular, Prof. Fábio !!!! Show !!!
Boa noite 🙏
Excelente
O senhor e o melhor
Vc é ótimo. Parabéns 👏
Parabéns pela aula 👏👏👏
Muito bom.parabens
Mais e no caso de ultramaratonistas q treinam em baixa intensidade e altos volumes, a gordura não seria a principal fonte de substrato energético?
Boa pergunta
Top demais!!! Parabéns professor
Top!!!
Muito bom👍
Parabéns, amei
Aula perfeita
Então como que o HIIT queima mais calorias?
Aula exelente.
Espetacular!
professor estou com duvida como e processo de metabolismo energetico em um exercicios fisico? pode explicar esse processo. obrigado vc e fera!!!!!
Mais um vídeo sensacional! Muito esclarecedor.
Mais uma aula genial !!!
sexo HIIT KKKKKKKKKKKKKKKK rachei. Excelente conteúdo
Com isso podemos concluir que com o aumento da massa muscular, o consumo energético de carboidratos, gorduras, e proteínas, serão maiores em repouso ?
De proteínas não, pelo quadro... Mas de carbos e gorduras eu também entendi que sim. No entanto, como a intensidade aumenta muito no momento do exercício, entendi que a queima calórica das três fontes de energia supera o repouso.
@@ulysses_grant O consumo de proteína também aumenta ! A proteína serve como manutenção para várias áreas no nosso organismo, porem, se a quantidade de massa magra aumentar, o seu consumo de proteína também aumenta.
Muito bom! Queria saber se quando há disponibilidade de aminoácidos na corrente sanguínea seria "preferencialmente" utilizado como fonte de energia no exercício, preservando assim o catabolismo muscular.
Excelente professor, informações valiosíssima 👏👏
Excelente Mestre!Parabéns!
Professor, fiquei com uma dúvida: e no caso de aeróbico em jejum (digamos, um HIIT em jejum)? A predominância é a mesma apresentada no quadro para alta intensidade e baixo volume? Ou muda algo devido ao praticante não ter ingerido carbos há mais de 8 horas, por exemplo? Muito obrigado pelo vídeo, aprendo muito com suas aulas!
Creio que mantém a lógica, até pq o glicogênio guardado da última refeição seria o Carboidrato utilizado na queima do exercício intenso.
@@macaco068069 Entendo... Mas após acordar o glicogênio estaria baixo, pela lógica... Foi isso na real que me gerou a dúvida, rs.
@@ulysses_grant somente o glicogênio hepático vai estar menor pela manhã, o muscular quase intocado.
@@josimarmartins1922 Legal! Então isso quer dizer na real que o aeróbico em jejum não faz tanta diferença né? =/
@@ulysses_grant talvez para um atleta de alta performance, que cuida a risca um excelente nutrition timing, um aeróbico em jejum vai fazer uma diferença de 1 à 4%. Na real a maioria faz em jejum pelo fato de respeitar o nutrition timing e para não influenciar em perda de performance durante o treino de musculação. Para perder gordura, a base é musculação+aeróbico, e o segredo está no déficit calórico primeiramente e uma base correta de macronutrientes. Demais estratégias somente um bom coach para decidir pois é muito individual.
Então o músculo cataboliza no treino?
Obrigada professor, vc nos auxilia muito.
na pratica quando usa mais lipidos em um exercicios vc usará mais glicogenio na recuperação pos treino e vice versa Paoli et al. (2011),
Professor, o treino de musculação de mais ou menos 1 hora e 10 minutos, seguido de 20 min de esteira (caminhando moderadamente), consumiria, predominantemente no início, carboidratos em relação aos demais componentes e depois passaria a consumir predominantemente carboidratos e gorduras? Apesar de não utilizar nenhum exclusivamente, como o senhor havia falado.
A gente poderia falar que uma pessoa com 70kg gasta por voltar de 70 calorias hora em repouso?
Analisando seu gráfico, poderia fazer uma estratégia de HIIT primeiro para queimar o máximo doa carboidratos antes de um treino de intensidade moderada, para aumentar o gasto de gordura no treino moderado? Por falta de carboidrato na hora do treino moderado... Ou não afetaria em nada isso?
É muito simples. O consumo de gordura vai aumentando ao longo do tempo por outro lado o consumo de CHO vai diminuindo. Após cerca de 30 minutos de treino o gráfico se cruza e o consumo de gordura passa a predominar na produção de energia. Então treine forte na primeira meia hora, depois diminua a intensidade e continue pelo tempo que tiver disponível. 45, 60, 75 minutos totais por dia devem ser o suficiente. Quanto mais, melhor para queima de gordura
Conclui-se então que a melhor coisa para emagrecer, queimar gordura é ficar dormindo. 🤣
Se estiver em cetose?
UP
Se tiver em cetose e passar da medida, entra em acidose metabólica kkk
Perae...então para mim perder uma maior porcentagem de gordura (55 á 60%) eu teria que ficar em repouso (Sedentarismo ???) ou praticar uma atividade no maximo moderada ? É isso mesmo ?
Não! Você precisa praticar exercícios físic, principalmente de intensidade, já que alguns hormônios só são ativados com exercios de entinsidade...
5:50 Se não fosse assim, não seria relativamente fácil emagrecer apenas com dieta.
Vou considerar consumo de FFA, com "I" e "V" elevados, na faixa de 25%! Para o total ser 100%.
👏🏻👏🏻🙌🏻👏🏻