@@princegustav os europeus conservam bem seus prédios históricos e tão sempre restaurando. A arquitetura moderna é problemática mesmo, parece que não pensa no futuro mas apenas no agora e no lucro máximo. É triste. Não temos mais arquitetura monumental é funcional.
@@albertosousa4217 a questão não é como se escreve, é o conteúdo do assunto porém o Google corrigiu errado, mas deu pra entender, gostei de Lisboa mas tem muita malandragem os policiais não sabem lidar com bandidos, eles são pressionados as vezes os bandidos empurram eles viatura adentro e eles vão embora, eu vi isto acontecer no metrô da pontinha ops corrigir o Google "métro"
Já tive o prazer de morar em Lisboa. Na Europa o cidadão entende que a rua é uma extensão de sua casa, pois se sente seguro, e tem prazer em viver a cidade organizada( bares, cafés, teatros, cinemas, restaurantes, shows, praias...) excelente reportagem, parabéns!
Se as ruas fossem uma extensão da casa, por mim, VCS brasileiros nunca teriam entrado em Portugal São tão animais que até em cima dos comboios viajam para Lisboa, para não pagarem a viagem , há vários vídeos no RUclips, pode procurar e ver
Eu, como morador de Lisboa, que vim para essa cidade por de fato amar o urbanismo e a maneira que as coisas aqui estão a se desenvolver, já tive o desprazer de ouvir de um grupo de colegas brasileiros que Lisboa tinha que "desligar" o bondinho/tram (uma das maiores atrações da cidade e também meio de transporte de alguns trabalhadores) para desafogar o transito. Percebo hoje que tem muita gente que vive bem numa cidade sem notar os motivos que a fazem se sentir bem... Enfim, sigo indo de bicicleta pro meu trabalho e espero que a cidade se desenvolva para dar essa opção para mais pessoas também. E eu disse "opção", ninguém quer obrigar ninguém a ficar sem seu "carrinho" pra ir no shopping .
Estes brasileiros estão mal acostumados com uso de carro até para comprar o pão. Morei em São Paulo e só usava o carro para sair da cidade. Aqui no Brasil fez-se tudo ao contrário. Especialmente na minha cidade Rio de Janeiro.
Podemos todos opinar. Mas felizmente que grande parte das vezes são apenas palavras que saem boca fora. Nos anos 1950 haviam muitos mais eléctricos em Lisboa do que hoje. Pena que não expandam a rede novamente
@@reinhardt2002não acho que o rio seja um caso em especial, é na verdade um dos poucos lugares que seguem um padrão mais próximo ao da Europa, principalmente na zona sul
@@Caligo92 É verdade o Rio tem esses prédios colados uns nos outros em quase toda a zona sul, é totalmente diferente de SP nesse sentido. Inclusive cidades próximas do Rio de Janeiro como Niterói, Petrópolis e Juiz de Fora também apresentam muito esse urbanismo de prédios residenciais colados uns nos outros com comércio no térreo.
Porquê pobre ao sair pra trabalhar encontra com o vizinho e quando volta reencontra o vizinho. Os ricos saem em seus SUV's blindados e mau dá bom dia pra porteiro de seu condomínio.
@@rogeriotavares8312 Tolice acreditar nessa superioridade de convivência entre os pobres. O que mais tem é favela com pessoas com mínimo de educação e péssimo respeito com o próximo. Mas o que o rapaz acima falou está certo, os ricos tem mais poder de influência que os pobres.
Saudades que tenho do Rio de Janeiro, hoje moro em Lisboa, e muitas vezes questiono sobre como estamos perdendo o tempo do século XXI no Brasil. Lisboa está em transformação e no fundo é isso que impulsiona a população de cá a querer sempre o melhor PARA TODOS.
Lisbon is has become one of the best if not the best city to visit in Europe. Its a mix between local friendly people, affordable prices, beautiful city with hills and all infrastructure you can imagine, loads of events going on, city that never sleeps whatever time youre awake theres people everywhere all the time, very little law very little crime or almost no crime no matter when you walk down the street, etc etc.. lisbon is gem in todays standard.
Nasci e vivi em Lisboa durante os meus 32 anos de vida e dou-lhe os parabéns pelo grande esforço de pesquisa por trás deste vídeo. Em particular o exemplo do Largo do Intendente, e de Campo de Ourique. Muitos vídeos no RUclips sobre o urbanismo em Lisboa, em particular feitos por pessoas de realidades urbanas muito diferentes, como as do Brasil ou dos EUA estão repletas de erros e estimações grosseiras com base no olhar para a cidade de Lisboa através da lente urbanística dos seus países de origem. Se puder fazer uma pequena observação, os "dealers" que oferecem drogas nas ruas do Centro Histórico (em particular na Baixa Lisboeta) vendem produto falso, o haxixe normalmente é folha de louro prensada. Por este motivo o que fazem explora um vazio legal, a polícia ao prendê-los não encontra qualquer substância controlada na sua posse. E o turista burlado não irá reclamar à polícia que a droga que comprou é falsa... Obrigado pelo seu comentário, aprendi imenso com este vídeo!
Sei que não é bom, mas ao mesmo tempo, é de uma esperteza fantástica, quase inocente! Estou aqui rindo. Imagino que a tal cocaína seja amido de milho ou batata.
@@josealmeida3231 Que comentário mais desadequado e desnecessário !... Seria bem mais adequado naqueles canais em que tentam denegrir Portugal só porque sim ...
seria muito interessante um episódio no parque das nações ( lisboa ) . e mostrar como uma area degradada da cidade se transformou . hoje é considerado uma das zonas mais nobres de lisboa , com vários museus , espaços culturais , jardins , parques , comércio , etc.
Meu bisavô era português.Graduado em letras veio para o Brasil e não retornou.Educado ,amoroso e responsável.Não o conheci porém meu pai sempre falava elogiando o seu caráter e responsabilidade com a família e muitos amigos.😂😂😂😂😂😂
Tem um fundo genético isso, os habitantes daqui são descendentes de povos que vivem em países miseráveis em constante guerra, extremamente religiosos e ignorantes (árabes, negros, aborígenes, ...). Não somos os mesmos que ainda vivem em Portugal pois prisoneiros eram deportados para cá, colonizadores, escravos (que eram vendidos pelos próprios africanos aos europeus) e ainda haviam indígenas bem primitivos.
E um dos pilares da mentalidade subdesenvolvida é o excesso de normas e regras para tudo. Somos muitos barrocos e detalhistas e insistimos em pautar a realidade com ideologismos e utopias "bonitinhas".
@@VaginaldoAromatico mas isso é um paradoxo, pois a Alemanha é a Meca do Excesso de normas e regras pra tudo..... e não são subdesenvolvidos.... o excesso de burocracia lá era tal que eu quase enlouqueci, e olha que eu sou bem metódico para os padrões brasileiros...
*O Brasil precisa de prisão perpétua, assim as pessoas terão liberdade de sair às ruas, deixar de fazer muros em casas, mostrar a beleza, como nos EUA. Tbm concordo com sua colocação. Muitas cidades e bairros no Brasil é feio e precisa urgentemente de melhorias, como nos países desenvolvidos.*
@@PatriaeNaturezaBrasil precisa é de deixar de ser um grande produtor de bandido.!🤔 Porque prisão perpétua, mas continuar a produzir tanto bandido, não há espaço e dinheiro para tanta prisão e sustentar tanta gente e não acaba a bandidagem. Os problemas se resolvem indo à raiz do problema, não a fazer remendos. Sem politicas que eduquem as pessoas, acabar com tanta ignorância e atraso, mais moral, melhor qualidade de vida, mais justiça social. Sem isso tudo junto, a violência e os bandidos continuam a crescer como cogumelos no Brasil. Posso te dar uma lista de paises sem prisao perpétua e com leis brandas, mas são pacíficos e pouca bandidagem. 🤔🤔🤔
Meu sonho é morar num lugar onde tem barzinhos, cafeterias, lojas e mercados na calçada. Hj eu moro nos eua e aqui é tudo MUITO dividido, existe até um índex de quão walkable uma certa área é, por conta de simplesmente não haver calçadas.
Entrega o plano diretor de São Paulo nas mãos do Raul e falo se esperava ou não kkkkkkk Socorrooo, seus vídeos são muito bons e o plano diretor não pode passar sem que algumas delas esteja nele!!! Sou do interior de SP e vim morar na capital recentemente, confesso que gosto muito da arquitetura da cidade, mas me corrói ver a quantidade absurda de prédios sem uso pq a região virou um local perigoso, ver prédios caindo aos pedaços pq alguém decidiu tombá-lo e a reforma ficou inviável, ver bairros estruturados terem moradias precárias e valores exorbitantes, ver lugares incríveis que não são cuidados, ver áreas que deveriam ser preservadas estarem sendo invadidas por moradias, etc. Enfim, são milhares de problemas que eu visualizo no meu dia a dia que precisam ser resolvidos através de um plano diretor eficiente pensado para pessoas!!!
Excelente apontamento e ótimas imagens da cidade de Lisboa. Vou usar nas aulas do 11º ano de Geografia Urbana. Creio que os meus alunos brasileiros também vão gostar. Obrigado.
Gostaria de ver vc em Tokyo, uma cidade gigantesca, uma mistura de cidade de interior com megalopole. La se constroi viadutos com ate 5 andares, e se aproveita o espaço embaixo. Uma cidade segura. Uma cidade com muitos parques,, calçadas maravilhosas, onde trens bala cruzam os edificios, com uma mega rede de trens, metrô, trens bala e monotrilho, com direito a ilhas artificiais, limpa, moderna e segura. Alias as cidades asiaticas sao unicas.
Pra mim Tokyo é a cidade mais linda e mais incrível do mundo, amo ver vídeos de urbanismo de Tokyo e uma das coisas mais incríveis são as ruas onde não tem calçada e as pessoas aproveitam para andar e os carros respeitam os pedestres.
Tokyo deveria ser a maior inspiração para urbanizarmos as favelas do Brasil, quem disse que vielas estreitas não dá pra aproveitar bem, sendo que o modelo de Tokyo se aproveita cada centímetro e muitas cidades turísticas da Europa tem como características vários becos, vielas e ruas estreitas com muitas lojas casas e vida vibrante.
@@gabrielsilva-pl3dx os becos é o que sobrou da cidade antiga, nenhuma relação com favelas. As favelas do Brasil são totalmente desordenadas, nenhuma relação com a cidades antigas japonesas.
passei agora um mês em Tokyo no Verão de 2023 e o aconchego, o amor aos detalhes, a bela luz de Lisboa são incomparáveis. Já para n falar que os japoneses n gostam de estrangeiros, eles só os suportam educadamente, mas são uma sociedade super fria - vi uma senhora de idade a cair ao chão num dos corredores do metro, com bolsa para um lado, óculos para o outro etc...e n houve uma alminha que se desse ao trabalho sequer de parar de andar (e passavam quase por cima dela) quanto mais ajudar! lá fui eu, a portuguesa, recolher os pertences e ajudar a senhora a levantar-se.@@niniasemira2269
Eu amo Portugal, Lisboa é um charme da Europa e Cintra Porto Braga Coimbra e todo algarve eu amo , Portugal é toda linda , suas ilhas seus casarios e seu povo .❤
@@vascomiguelalbuquerque1534 Eu como morador de uma das freguesias, não sei se você o é!!! para nós que vivemos e fomos criados aqui estamos habituados ao nome Sintra, mas para quem é turista ao chegar a vila depara-se com algumas placa antiga a dizer Cintra, talvez venha dai a confusão.
Excelente vídeo! Vivo na grande Lisboa há décadas ( sou do RJ) e presenciei essas mudanças para melhor, que foram acontecendo ao longo dos anos. Parabéns pelo profissionalismo e competência!
Grande vídeo, precisamos de comparativos como esse. Analisando Lisboa, fica claro que o urbanismo brasileiro é desumanizante. Nós basicamente estamos em um processo isolacionista. As construtoras vendem seus edifícios como castelos à prova de povo, gaiolas com varandas gourmet. Abandonando as ruas, as deixamos para quem quiser. Estamos fugindo da sociedade, há condomínios onde a única coisa que o morador não pode é ser enterrado. Se for cremado, pode até passar a vida inteira sem pisar uma calçada. É sombrio. Lisboa é orgânica, esteve na UTI mas renasceu, com louvor. Estive na cidade há pouco, haja pernas… só discordo em relação aos carros. Automóveis não são inimigos, são ferramentas. Estão sendo superutilizados, mas bani-los também traz problemas. Viajei com meus pais idosos, eles não tinham saúde para andar o tempo todo a pé ou de ônibus. O automóvel é de longe a melhor solução para essa situação. Os ganhos de conforto e tempo são imbatíveis. E mesmo nesse quesito Lisboa ganha de lavada das cidades brasileiras - o trânsito é bem direcionado, consegue concatenar de forma harmoniosa ônibus e automóveis e tem um sistema de estacionamentos públicos invejável, a maior parte subterrânea. Bem diferente dos entornos de uma das maiores atrações do mundo, o Cristo Redentor - onde paguei 40 reais para espremer meu carro num espaço caótico. Resumindo: Lisboa ensina que fugir da rua só vai trazer os problemas para a calçada da frente, a solução é fazermos o caminho de volta para a cidade.
Voltei de Lisboa a menos de 30 dias e só posso dizer que a cidade, assim como, tantas outras de Portugal que estive, são maravilhosas. Muitas vezes consegui imaginar o Brasil igual… porém……….😢
Amei o video Raul, vivo cá vai fazer 6 anos e sou simplesmente apaixonada por essa cidade. Portugal é um encanto, e Lisboa tem qualquer coisa que não se explica, muito mais que sexy, é mesmo magnética, por isso tanta gente a vir pra cá. Um beijinho
Eu sou português, morei 22 anos junto desse Largo da Intendente na época em que ele era um puteiro a céu aberto e mais tarde um supermercado de droga. Depois vim morar para pertinho da Torre de Belém onde estou há 20 anos. Quero fazer um esclarecimento em relação à oferta de "drogas" no centro de Lisboa. As pessoas normalmente se questionam por que razão a polícia não faz nada, visto fazerem isso à vista de todo mundo. Bom, a razão de a polícia não intervir é porque os vendedores da suposta droga, de raça cigana, vendem tudo menos droga. O que eles oferecem é farinha ou oregano ou uma misturas para imitar o aspecto da droga. O cliente mais desavisado, não tendo tempo para verificar a qualidade da "droga", visto ser tudo muito rápido e dissimulado, compra aquilo e é bem enganado porque de droga, nem vestígios. A polícia não atua porque não é proibido vender nem farinha, nem oregano. Todo mundo sabe menos os 19 milhões de turistas que por aqui passam.
Uma coisa que me chama atenção de vocês portugueses é o quanto escrevem bem. Aqui no Brasil, há os que sabem, claro... Mas, se você observar os comentários, verá que a maioria não sabe coisas básicas como Há/a e afins Quando leio os comentários daí, noto como dominam questões da gramática que por aqui pouquíssimos sequer percebem que existe
@enginner-ti7lu, não. O consumo não é penalizado e os dependentes de drogas têm o apoio de equipes especializadas. Essas equipes fazem rondas pelos locais mais frequentados por eles e procuram sensibilizá-los para recorrerem às drogas de substituição (metadona) administradas sob vigilância em espaços dedicados a essa função que são chamadas de "salas de chute". O tráfico é penalizado, claro.
@@davidsantossilvadavid6706 Muito obrigado pelo seu gentil comentário. Eu sou apaixonado pela nossa língua e faço os possíveis para tratá-la com o devido respeito. Compreendo que quem escreve de forma errada muitas vezes não tem culpa da pouca e má formação académica que recebe. Felizmente em Portugal a situação, a esse nível, não é tão alarmante quanto no Brasil. Embora com as dificuldades normais para um país pobre como Portugal, as escolas ainda conseguem cumprir a sua função e os alunos ainda se interessam em aprender alguma coisa. No Brasil a falta de educação escolar é um câncer que está alastrado pelo país todo e, quiçá, essa situação talvez sirva o interesse das elites. Afinal, é sabido, um povo pouco instruído é um povo fácil de dominar e submeter. O Brasil, se quisesse resolver esse problema, teria recursos mais do que suficientes para o fazer, mas ninguém parece querer fazê-lo. Tudo por uma questão de medo, na minha opinião. As elites temem que a classe média alta lhes invada o espaço, a classe média alta abomina a ideia de se misturar com a classe média baixa e a classe média baixa faz todos os possíveis e impossíveis para não ser confundida com os pobres. Então a ideia é não dar escolaridade de qualidade aos mais pobres para que estes não sonhem, sequer, subir um único degrau na escala social. A classe média baixa faz o impossível para conseguir pagar um colégio privado para que os filhos se formem, normalmente numa universidade mixuruca e sem prestígio que lhes dá um curso, mas que não premite grandes carreiras. Carreiras grandes essas que estão reservadas para os filhos da classe média alta que podem pagar colégios caros para adquirirem conhecimentos suficientes para entrarem nas universidades prestigiadas e, assim, terem lugares de topo garantidos em grandes empresas. As elites, é claro, mandam os filhos estudar na Suíça, nos EUA ou no Reino Unido e, logicamente, assegurarão o seu espaço no alto da pirâmide social. Aos filhos dos pobres restam as escolas públicas mal equipadas, degradadas e com professores desmotivados pelos salários reduzidos e pelas más condições de trabalho. Esses professores são, regra geral, pouco preparados porque, também eles, saíram de universidades de duvidosa qualidade. E, neste sistema de segregação escolar, se perpétua a divisão clara de classes e se assegura que o filho de um pedreiro ou de uma faxineira jamais chegue ao conselho de administração de nenhuma empresa. Isto é um desabafo porque tenho laços muito fortes com o Brasil (sou casado com um brasileiro) e me dói na alma constatar que um país que tem recursos e inteligência para ser um dos principais países do mundo continue com uma taxa de literacia das mais baixas do mundo. Tudo começa por investir fortemente no sistema escolar e arranjar maneira de as famílias terem recursos suficientes para que as crianças não precisem de trabalhar no lugar de estarem nas escolas. Em Portugal, no tempo da ditadura, até 1974, era assim também. Felizmente, 50 anos passados, a situação é completamente diferente e hoje em dia não se vêm crianças trabalhando (nem uma só) nem vendendo balinha na rua ou lavando vidro de carro nos semáforos. Na hora da escola estão absolutamente todos nas salas de aula aprendendo alguma coisa. A excepção são as crianças de etnia cigana cujos pais fazem muita resistência ao envio dos filhos para as escolas, especialmente as meninas, mas, ainda assim, o estado exerce pressão através do corte da nossa "bolsa família". Se as crianças não frequentarem a escola a bolsa não é paga. Desculpe o longo texto, mas é um tema que mexe bastante comigo e foi uma forma de desabafar. Bem haja!
@@davidsantossilvadavid6706 Sou portuguesa e reconheço a diferença também, e fico um pouco chocada ao ouvir tantos brasileiros falar tão mal e escrever pior ainda. Há vídeos menos bons em que os comentários são tão mal escritos que só penso" será que os brasileiros não foram á escola:...", é o que parece.
Baita serviço que vc faz, Raul. Parabéns pelos vídeos. Brasileiro precisa acordar pra realidade, nosso país é uma tragédia e não podemos manter essa realidade. É imoral.
Raul, como sempre uma aula de urbanismo e cidadania! Tive a oportunidade de ficar uns dias num apartamento em Paris, meu receio era o barulho de frente a uma avenida bem movimentada. Para minha surpresa o quarto ficava voltado para o átrio interno do edificio e o silêncio tornou a estadia muito agradável. E nessa avenida a poucos passos você vai à farmacia, supermercado, banca de jornal, praças, metrô... Um edifício antigo com uma arquitetura mais eficiente que os recentes lançamentos em SP...(que insistem em batizar com nomes franceses)
Excelente comparativo e tapa na cara de uma galera que não valoriza o chão que pisa, o potencial de seu próprio povo, preferem viver acastelados e assim seguem com seus egos inflados e pouca urbanidade.
Parabéns Raul por esse novo capítulo do São Paulo nas Alturas - como sempre, objetivo e instrutivo - Lisboa é um belo exemplo do que poderia ser feito nas grandes cidades brasileiras e do potencial turistico desperdiçado - 19 milhões de visitantes em Lisboa... 3 milhões no BRASIL ... inacreditável - quando as politicas públicas brasileiras começarem priorizar os interesses da população, talvez consigamos virar esse jogo.
Adorei. Q evolução para o canal essa conexao internacional, ainda mais em um país tão parecido com o Brasil. Acabou as desculpas para não ter uma cidade caminhavel.
Lisboa cidade, menina e moça, tu Lisboa, és sempre bela, aqui nasci há 72 anos, andei por todo lado e sempre amei a minha cidade! Claro, sempre amamos o que é nosso, mas ela é linda! Lisboa sempre se transformou e tenta resolver problemas onde os há! Gostei muito de Luanda no tempo que fui militar lá, mas depois da Independência, os chineses com os Mamarrachos, destruíram toda a arquitetura da bela cidade de Luanda! Anda por aí uns vídeos de Luanda antes de 1974/75! Vejam..... Forte Abraço
Amigo, escrevo-lhe de Luanda. O casco urbano que existia até 1975, no geral está bem preservado. O Miramar, o Cruzeiro junto ao cemitério do Alto das Cruzes, a Maianga, a fortaleza de São Miguel continuam a ser zonas nobres e bem tratadas de Luanda. A marginal foi renovada a uns 10 anos e na minha opinião, ficou melhor do que a original, sendo que não perdeu o carácter original da mesma. É uma versão melhor da marginal original. Tem muitas empresas, serviços administrativos, os correios e também muitos residentes. Foram de facto cometidos erros ao longo destes quase 50 anos. Luanda hoje tem quase o mesmo tamanho da Lisboa actual, mas há zonas em que se construiu sem regras. Há musseques enormes em certas zonas. Existem também núcleos urbanísticos novos um pouco por toda a Luanda, em que praticamente se construíram urbanizações completas de raíz com tipologias como vivendas simples, prédios pequenos, médios e com pouco mais de 10 andares. Estas urbanizações também têm escolas, centros de saúde, parques de lazer e desportivos supermercados ou centros comerciais, serviços administrativos, etc. A qualidade de vida nestas urbanizações é a mesma que teria se vivesse em uma urbanização em Portugal. Vai também ser inaugurado o novo aeroporto de Luanda no fim do ano e vai ter ligação de comboio com o centro da cidade. A realidade da Luanda actual é uma mistura de bons exemplos e erros grosseiros feitos principalmente nas 3 décadas após a independência. Continua a ser uma cidade bonita no seu núcleo original, tem um problema dos musseques que são grandes e com problemas. A realidade não é tão má como muitos pensam mas existem de facto problemas. Esta é Luanda a 7 meses : ruclips.net/video/yc8IfT-L4cw/видео.htmlsi=C_WBMX-iGRiO1kZj
Meu caro, você atravessou o Atlântico para fazer, com simplicidade e clareza, uma excelente análise comparativa sobre a dinâmica urbana de duas cidades que, apesar dos laços históricos, têm mais diferenças que similitudes. Se o Rio de Janeiro fosse o foco, talvez se encontrassem mais semelhanças, dado que a matriz da antiga capital, da colônia, no quadrilátero baizado pelos morros do Castelo, de São Benta, da Conceição e de Santo Antônio, era Lisboa, sede do Império Português. Como sugestão, creio que talvez seja interessante cotejar alguns dados do perfil de ambas as cidades. Certamente, o fato de a Grande São Paulo comportar duas vezes a população de Portugal inteiro implica algumas situações incomparáveis, da mesma forma que nossa extrema desigualdade socioeconômica também concorre para que, entre nós, opções de uso mais democrático do espaço público sejam ainda exceções. Aguardo ansioso os próximos episódios. Muito obrigado por mais esse trabalho sério e caprichado. E quero muito ver um "Rio de Janeiro nas Alturas"!!! Grande abraço. Miguel, Rio de Janeiro.
@mig13brasil No Rio de Janeiro que era a capital do Brasil colónia, muito foi demolido, talvez para tentar apagar a herança portuguesa?! veja-se como era o Rio essencialmente construido pelos portuguess e seus descendentes, com semelhanças com as avenidas do Porto www. youtube. com/watch?v =IrpyzlAVTtE no rio antigo essencialmente avenida Rio Branco comparando com Porto em Portugal
www. youtube. com/watch?v= YGLWOmT_QMke no Porto e muito foi edificado em altura para imitar os arranha-céus dos EUA assim tantos comentaristas a escrever que as capitais das ex-colónias espanholas são mais bonitas do que o Rio, no entanto nesses países eles demoliram muito menos (os cortes dos links devem ser agregados para que se possam ver!)
@@marie3587 Boa tarde, Marie. Sim, o Rio, aos poucos, após a vinda da família real portuguesa, quando se torna a única capital de uma corte europeia fora do Velho Mundo, vai, gradativamente, passar por um processo de "afrancesamento" (Giovanna Rosso del Brenna em Rio: Uma capital nos trópicos e seu modelo Europeu - Revista do Patrimônio, 1984), como passaram outras capitais da América. Pereira Passos foi o artífice principal desse processo, tentando apagar o perfil da cidade colonial... O Porto, me parece, está mais presente na velha Salvador. Obrigado! Abraço!
Como portuguesa vivendo em Lisboa mas tendo já viajado pelos 5 continentes, tenho 2 coisas a dizer. Uma é que aprendi nas minhas viagens que Portugal é um Paraíso. Outra é que achei muito interessante ter mencionado aquilo que sempre me chocou no Brasil. "As pessoas mais top " seja por que razão seja, não se misturam, não utilizam transportes públicos nem passeiam nas ruas.... É pena. Porque pela Europa e nomeadamente Portugal e neste caso, em Lisboa, é normal , vulgar, usual encontrar no Metro ou num Bus confortável, ou no passeio andando a pé, seja um Vip, ou um Ministro do Governo, seja um Primeiro Ministro ou ate um Presidente da República, ou um escritor famoso, ou actores , musicos, cineastas famosos sejam portugueses ou estrangeiros...E não, não estão com seguranças a volta, afastando as pessoas! E não ninguém fica olhando... 😊
@@joaov.m.oliveira9903 Não sei quem é esse de que fala nem me interessa. Realmente a Europa em geral e claro Portugal, não tem muita paciência para essas excentricidades. Os mais ricos gostam de um low profile. O mais natural possível.
@@mporto1926Sim, entendi bem. A excentricidade de que eu falava, consiste justamente na excentricidade de manter o low profile. Mas talvez eu exagere também. A propósito, eu acho que o normal, no Brasil, é que os muito ricos mantenham um perfil baixo e muitas vezes quase invísivel -- e os semi-ricos ou novos ricos ostentem. (Embora essa também não seja regra absoluta, é claro.)
@@joaov.m.oliveira9903 Em todo o lado quem é verdadeiramente "superior" seja pelo que for, é sempre mais simples na sua atitude e gosta de um low profile. Tem uma genuína Grandeza em si. E esses novo- ricos acham excêntrico brincarem a serem iguais aos outros...ao Povo normal. Por vezes é tão patético que até dói... 😆
Excelente ponto de vista! Demonstra muito conhecimento das características da cidade de Lisboa e estilo de vida local, assim como do país, Portugal. Muito bom!
Sinceros parabéns pelo video Lisboa Nas Alturas, pelas belas imagens aéreas e especialmente, pelo texto e conteúdo abordado! Muito interessante esta reflexão por parte de alguem que "olha e observa" a transformação de Lisboa, comparando-a com outras realidades de outras cidades. Os numeros e a estatistica do turismo em Lisboa até a mim, "Alfacinha de Gema", me surpreenderam. Forte abraço.
Tem de fazer a parte dois e três. Faltou falar no saneamento básico como a cidade se alimenta e o que faz com os esgotos até ao aproveitamento das aguas tratadas dos esgotos para fazer rega e lavagem das ruas. E o moderno e o antigo ver a zona historia em contradição das zonas modernas da Expo ou da alta de Lisboa
Adorei o conteúdo, tive oportunidade de visita Lisboa e gostei muito. Queria que esse conteúdo chegasse a cada vez mais gente no Brasil pra aprendermos um pouco mais
GKR...com a recomendação que não devem vir para Portugal...porque residindo em Portugal cerca de 3 milhões de brasileiros....já não há lugar para mais brasileiros !!!
Cara, não é fácil encontrar canais que conseguem alcançar uma qualidade tão grande de conteúdo com tão pouco como o seu. Parabéns demais! Continue nos proporcionando conteúdo de qualidade, por favor
Parabéns pelo documentário. Um retrato real da cidade. Claro que existe ainda muita coisa por fazer, melhorar e evoluir. A insatisfação constante está-nos no sangue e vamos sempre queixa-nos faça chuva ou faça sol Acho que como somos um povo mais pacato, mais reservado esta “invasão” que vimos e vemos pelo país todo sobretudo em Lisboa e Porto foi de início um choque. Muitos de nós sentimo-nos sufocados porque aconteceu tudo muito depressa. Felizmente também temos uma boa capacidade de adaptação e soubemos assimilar a “nova” cidade. Espero que o país não morra do próprio sucesso e que possa inspirar outras cidade a serem melhores cidades. Um abraço de Lisboa
MARCO...os portugueses continuam chocados.... sufocados... quiçá revoltados com a invasão de brasileiros !!!...Ao contrário do que diz...ainda não assimilamos a presença dos 3 milhões de brasileiros...daí a revolta dos portugueses !!!
@@josealmeida3231 parece-me um pouco redutor da sua parte essa “revolta” contra os brasileiros. Sim é a maior comunidade estrangeira que vive cá mas também temos muitos franceses e Americanos e por aí adiante. Os tempos modernos são estes e há que saber aceitar e aprender a contornar. As coisas não acontecem de um dia para o outro mas as mudanças estão aí e há que aceita-las. Não vamos ser aqueles velhos do Restelo de que ninguém gosta…
Espetacular. Muito bom! Muitos brasileiros culpam o colonialismo de Portugal do seu insucesso. Será mesmo assim? Este vídeo de certa forma responde. Parabéns!
Muitosssssss brasileiros culpam os portugueses por tudo, nao tendo o caracter de culparem se pelo seu insucesso, é sempre mais facil culpar os outros pelos nossos insucessos.
Como Portuguesa e Lisboeta e como viajo muito em trabalho por vários países do mundo principalmente pelo Brasil, as impressões que me são dadas do meu país pelos vários estrangeiros que vou conhecendo é que se sentem fascinados pela mescla e fusão do Moderno com o Antigo que Portugal apresenta. Os seus castelos, muralhas, edifícios antigos, arquitectura árabe, calçada de pedra desenhada, os costumes culturais antigos que perduram no tempo juntamente com novos edifícios modernos, prédios coloridos ou muito brancos e toda uma juventude muito aberta e globalizada que antes não existia! Basicamente, um Portugal menos conservador e muito mais aberto ao mundo! Se por um lado sinto orgulho e me sinto lisonjeada com tanto turista querer conhecer e viver no meu país por outro lado a vida dos portugueses veio sofrer muito com esta exacerbada procura. A inflação das casas e arrendamentos aumentou drasticamente e está a criar um caos social entre os Portugueses nunca visto no nosso país! O que sentimos e vemos actualmente é que daqui a nada seremos nós que teremos que emigrar para virem os estrangeiros viver para o nosso país! Os nossos ordenados não são compatíveis com a inflação que o nosso país sofreu com tanta procura de fora! Por isso, não levem a mal algum comentário menos agradável que oiçam de um Português, estamos a ser escorraçados indirectamente do nosso país e a ser invadidos com tanto turista, nómadas digitais que se estão a apoderar de todo o imobiliário em Portugal e a inflacionar os preços outrora praticados. Serve apenas para conhecerem a nossa verdadeira realidade social actual. Saudações!
O Brasil está ficando o oposto de Portugal, cada vez mais com cultura reacionária e provinciana e além disso isolado do mundo, no vídeo mesmo se menciona que enquanto Portugal recebeu 22 milhões de turistas em 2022, o Brasil com seu tamanho colossal só recebeu 3 milhões e meio de visitantes internacionais no mesmo período!
Optímo comentário, bem explicado, realista , sincero. Concordei com tudo. Como portuguesa também ( não lisboeta) reconheço estas novas realidades que de facto são menos boas para nós, talvez consigamos aprender um equilíbrio num futuro próximo. Moro em Leiria, uma cidade no centro litoral, ( não muito grande) mas para mim muito bonita ( é a minha) e juro que quando ando na cidade quase só ouço falar brasileiro, é um pouco estranho, desculpem, não tenho nada contra mas tenho alguma pena de ser assim.
Assim como a de Floripa, muito boa essa nova série. A respeito do pessoal que fica oferecendo drogas nas ruas, geralmente é um tipo de golpe, em que eles vendem alguma substância legal como se fosse droga, se aproveitando que os usuários não terão a quem reclamar, os verdadeiros traficantes não ficam oferecendo na rua.
Um vídeo como esse era o que eu precisava. O exemplo que cidades portuguesas nos dão, consegue aniquilar o encanto modernista pelo "ville radieuse" e seu rodoviarísmo excessivo. Acredito que acertamos em Ipanema no Rio, basta acabarmos com leis limitantes de construção.
Vídeo muito bom. No bairro onde vivo, Campo de Ourique, também é habitado por Brasileiros e Norte-Americanos ultimamente. Como Lisboeta deixei de ir à Baixa há uns anos, tem turistas a mais o que descaracteriza o local.
Subscrito, natural e residente de Lisboa, chocado com a sua presenca...acompanho o seu ttanalho ha anos. Seja bem vindo. Lisboa nao e perfeita, mas ha bons exemplos pelo pais. Um abraco.a todos.
A questão de segurança no Brasil é dado histórico. Muitos entraram na marginalização pois não teve chance de viver uma vida digna humana. Fora jogados nas margens. Os Europeus Vieram aqui, então aboliram a escravidão depois de três séculos, e não deram direitos e oportunidades de inclusão social. Hoje ainda temos o reflexo desse dado junto à desigualdade social. Acredito que ninguém rouba porque quer, porque gosta, há muitos pontos a serem considerados, claro, são questões não só históricas, mas também governamentais e quando se trata de polícias de direita/extrema direita. Excelente vídeo sobre Lisboa, espero um dia poder conhecer de perto e é ótimo poder ver um pouco através de seus olhos e conhecimento, Raul. E entender que a rua é uma extensão de casa é uma ação governamental, como você mostra muito bem. Quando vivemos em sociedade não somos individuais, e decisões urbanísticas e intelectuais nos atingem e moldam nossa forma de viver. Que venha mais!
Excelente trabalho! Parabens. Como sugestão, o que me surpreendeu depois de mudar para Lisboa, a paixão do Portugues por carros de marca, apesar do lado discreto, da simplicidade portuga, o carro é motivo de orgulho e até exibido. E tambem ha uma surpreendente desburocratização do dia a dia, tudo funciona, rapido, desde que fique dentro do padrão, nao busque solução diferente, criativa, use a solução habitual, como todos, e tudo se resolve em poucos minutos...
Olá meu grande amigo tudo bem com você olhem só to gostando dessas istorias incríveis sobre as capitais e países ótimo trabalho sucesso prá você saúde felicidades muita pazzzzzzzzzzz
Morei em Portugal entre 1997 a 2000. Vi Lisboa decadente e a construção do parque das Nações. Depois voltei de férias todos os anos até 2017. Uma Lisboa progressivamente ampliada, moderna e sempre diferente . A cada ano tinha novidades e expansão. Vivi os museus gratuitos até os atuais preços improbitivos para ver todos que gosto. Até tempo de permanência cobram Affe como ir num museu e ter limite de tempo? Amo Lisboa, desejo retornar em breve, e redescobrir suas ruas e encantos.
Todos os museus nacionais e municipais em Lisboa e em Portugal são gratuitos aos domingos. O museu da Gulbenkian também. O limite de tempo é o do horário do museu, geralmente das 10h às 18h.
Obrigado por estar falando mais sobre walkabilidade. Todos os outros assuntos da arquitetura minguam comparados à ela! A maioria dos brasileiros não têm noção da importância da walkabilidade, ou o quê isso signifique.
Sou apaixonada por Lisboa, já trabalhei por lá durante 2 anos e morava numa cidade bem pertinho...pena que Lisboa está tão cara para se viver ( falo dos arrendamentos) que não tem mais como se viver por lá, ganhando o salário de Portugal. Só para quem ganha 3 ou 4 salários mesmo e olhe la😢
@@edooardo83 Sou de Santos, da Zona Noroeste. Todas as prefeituras desde que me lembro, umas mais, outras menos, deram quase que nenhuma importancia a essa parte da cidade que tem uma população gigante. Problemas com enchentes de 40 anos atras que ainda persistem. O centro de Santos esta largado e poderia ser povoado com a construcao de moradias. Tb gostaria de ver um video sobre a cidade.
@@manuelgoncalves5853 a parte mais bem cuidada continua sendo a da praia. eu acho o centro de santos muito bonito (assim como o de sp) mas realmente largado (assim como o de sp). mas tem uns planos de retrofit no centro de santos, né. vamos ver se vai pra frente.
Que maravilha de reportagem Raul. Como sempre você perfeito nas suas observações. Show começando com Lisboa. Esperando as próximas cidades. Amo seu canal ❤
Parabéns pelo canal! Muito importante para as nossas cidades cada vez mais regularas e cujas regras só creiam mais problemas dos que elas diziam combater 😊
Ótimo vídeo! Morei em Lisboa por 3 anos e concordo com tudo o que você falou, há muito para nós brasileiros aprendermos em relação a urbanismo e a burocracia é igual senão pior aqui em Portugal rsrs O grande ponto negativo de lisboa é o aluguel, então hoje em dia é uma cidade praticamente gentrificada por estrangeiros ricos que podem pagar valores muito acima da média nacional para a compra de casas ou aluguel. Para quem ganha a média do país, fica muito difícil viver bem nela ou Porto
sou lisboeta, moro em alvalade (bairro d lsboa), foi uma agradavel surpresa o seu video sobre a cidade. parabéns e obrigada pela bonita e linda descrição desta cidade maravilhosa, subescrevo!!!!
Os bons exemplos existem e precisam ser inspiradores para mudarmos as nossas realidades, acredito que nos acostumamos a frase "é assim mesmo" quando deveríamos lutar para mudar pelo bem coletivo. Enquanto nossos governantes apenas olham para os seus bolsos, continuaremos a ser um País subdesenvolvido. Gostei deste vídeo principalmente porque foca nas pessoas, não esconde os problemas e nos apresenta soluções de sucesso. Parabéns !
Posso ter todo tipo de problemas em Portugal, mas nunca falta segurança! Moro em um bairro que não é nobre, classe media trabalhadora e no verão passeio com meu cão as 23:00 horas ao lado de um bairro social (que é tido por muitos locais como bairro perigoso) e nada acontece, inclusive vou zapeando minhas redes sociais no celular, caminhando sem medo nenhum. Sim, oferecem drogas em locais turísticos, são vendedores educados e sempre digo não, com educação, eles entendem e a vida segue!
É interessante que você citou que quem tá perto do metrô não o utiliza e não há uma pressão nisso para que ele melhore. É triste. O metrô em SP passa em bairros ricos, tem estações que não se vê uma alma viva (Vila Sônia, por ex sempre está vazia aos fins de semana) e não vejo projeto para essas linhas chegarem mais aos extremos. Adoro Lisboa e já fui duas vezes e pretendo voltar (só que não no verão, que é insuportável! haha).
Adorei o q vc falou da evolucao recente de lisboa....deixou de ser uma havana cheia de predios lindos decadentes pra virar uma miami humanizada....eh isso mesmo!!!!
Nao todos, mas muitos Brasileiros, esqueceremce das suas raizes Portuguesas. Os Portugueses foram e sao um povo honesto, trabalhador, com muito respeito , nao so para si mas todos os seres humanos. O bom Portugues ama e respeita o Brasil como pais irmao. Pois os seus cidadaoes tambem tenham o mesmo sangue e herdarem a mesma lingua e cultura. Ser Brasileiro e nao gostar de Portugal e o mesmo como uma pessoa nao gostar de si mesmo. Quem nao gosta de si nao pode gostar de ningem. Pois somos todos humanos. Nos todos falham. Que beleza e prazer e ser Portugues, descendente de uma nacao pequena que sempre teve poucos habitantes,. Mas sempre um povo grande de espirito, corajoso, aventureiro, sem medo de confrontar a vida e melhorala, nao so para si mas todos seus irmaos. As a Portuguese -American my love for Portugal runs deep. It's a source of both pride and accomplishments
Portugueses saquearam o Brasil e não aportou nada para a mentalidade do Brasileiro, pior, ajudou a criar um dos piores e mais falidos estado do Brasil, Rio de Janeiro.
Os portugueses, diferente dos Ingleses não davam educação para os nativos mas ao contrário traziam gente da corte de Portugal. Importavam massivamente escravos ficando só atrás dos EUA.
@@vascomiguelalbuquerque1534 E ninguém no BR faz a menor questão disto. Pode engolir seu orgulho tranquilo que de vocês não queremos nem a língua, que em breve chamaremos de "Lingua Brasileira".
@@MrRikoliveira @MrRikoliveira @MrRikoliveira @MrRikoliveira e mínimo Portugal pelo menos é país desenvolvido enquanto o vosso é um país.desenvolvimento e sabe o mais engraçado ⁉️⁉️⁉️ Portugal país tão minúsculo em 2022 teve 19 milhões de turistas estrangeiros, o Brasil que é tão grande com os seus 5500 municípios teve 3 milhões e 600 mil turistas estrangeiros, isto é, Portugal tão pequeno em 2022 teve quase 16 milhões de turistas estrangeiros a mais do que o seu país 😃😆😆😆 Ó meu senhor, quem dera a qualquer cidade brasileira ser como Lisboa oh outra cidade portuguesa, se não compara a organização portuguesa com o abandono e desorganização das cidades brasileiras Então se visse a nossa cidade berço, Guimarães é um museu a céu aberto , o património histórico de Portugal é de outro universo comparado com o Brasil, eu moro numa vila que se chama Mafra e fica a 30 KMS norte de Lisboa mas trabalho em Lisboa, vá ao Google e coloque PALACIO NACIONAL DE MAFRA e veja a fotos do palácio/basílica) convento, só a frente do palácio tem 250 metros de comprimento, veja as fotos A biblioteca do palácio nacional de Mafra tem um valor incalculável em € e história, há livros que valem autênticas fortunas e tem.uma importancia história impressionante, Acho engraçado quando dizem que Lisboa faz lembrar ( cruz credo coitada de Lisboa) mas o engraçado é que Lisboa tem mais de 3000 anos, que idade tem a cidade do Rio⁉️⁉️⁉️😆😃😆
Amaria ver esse grau de civilidade de Lisboa aqui em Fortaleza ! A sensação de insegurança está nas alturas, e esta, podem ter certeza, é bem maior q os casos de roubo, é que já temos essa paranoia, q está misturada à sensação de impunidade. Uma cidade tão desigual, ricos x pobres, nunca vai dar certo ! Infelizmente.
MORENA...o Porto continua sempre igual !!!...O Porto...granítico que é...será sempre imutável....indestrutível !!!...Sempre foi...e continuará a ser belo !!! O Porto...é uma nação !!!!
Baixo Chiado é uma Dádiva do urbanismo europeu, o Cais do Sodré a margem do Tejo está sempre dinâmico e diversificado em serviços comerciais e de locomoção à oferecer. Ao menos no Brasil o Porto Maravilha do Rio é uma caso semelhante de urbanismo, que talvez tenha funcionado.
Só uma correção: Não existe "Baixo-Chiado", existe a Baixa e o Chiado, dois bairros diferentes, apesar de servidos pela mesma estação de Metro (Baixa-Chiado).
O futuro das cidades Europeias, é sem carros, cidades para as pessoas
Cidade belíssima, como envelheceu bem e que tem melhorado cada dia mais. Parabéns aos irmãos portugueses por sua bela capital ❤🇧🇷.
❤ abraços de Portugal
Aquele abraço irmão 😊
@@princegustav os europeus conservam bem seus prédios históricos e tão sempre restaurando. A arquitetura moderna é problemática mesmo, parece que não pensa no futuro mas apenas no agora e no lucro máximo. É triste. Não temos mais arquitetura monumental é funcional.
Bonita Lisboa mas discordo da segurança 5 anos q morei em Lisboa e região, pontinha, alfornelos, amadora, bem fica, tem ladrões a rodo
@@albertosousa4217 a questão não é como se escreve, é o conteúdo do assunto porém o Google corrigiu errado, mas deu pra entender, gostei de Lisboa mas tem muita malandragem os policiais não sabem lidar com bandidos, eles são pressionados as vezes os bandidos empurram eles viatura adentro e eles vão embora, eu vi isto acontecer no metrô da pontinha ops corrigir o Google "métro"
Já tive o prazer de morar em Lisboa. Na Europa o cidadão entende que a rua é uma extensão de sua casa, pois se sente seguro, e tem prazer em viver a cidade organizada( bares, cafés, teatros, cinemas, restaurantes, shows, praias...) excelente reportagem, parabéns!
Sim, lá bandido vai preso ...
Encarceramento não é a resposta
Se as ruas fossem uma extensão da casa, por mim, VCS brasileiros nunca teriam entrado em Portugal
São tão animais que até em cima dos comboios viajam para Lisboa, para não pagarem a viagem , há vários vídeos no RUclips, pode procurar e ver
@@andremoraes5595 qual seria a forma de castigo? Crime sem castigo não incentiva o primeiro?
@@quest_edward o ANDRÉ deve pertencer ao Comando Vermelho !!!
Eu, como morador de Lisboa, que vim para essa cidade por de fato amar o urbanismo e a maneira que as coisas aqui estão a se desenvolver, já tive o desprazer de ouvir de um grupo de colegas brasileiros que Lisboa tinha que "desligar" o bondinho/tram (uma das maiores atrações da cidade e também meio de transporte de alguns trabalhadores) para desafogar o transito. Percebo hoje que tem muita gente que vive bem numa cidade sem notar os motivos que a fazem se sentir bem... Enfim, sigo indo de bicicleta pro meu trabalho e espero que a cidade se desenvolva para dar essa opção para mais pessoas também. E eu disse "opção", ninguém quer obrigar ninguém a ficar sem seu "carrinho" pra ir no shopping .
Imagino esse “choque cultural”, querendo matar o que faz a cidade ser especial…
Estes brasileiros estão mal acostumados com uso de carro até para comprar o pão. Morei em São Paulo e só usava o carro para sair da cidade.
Aqui no Brasil fez-se tudo ao contrário. Especialmente na minha cidade Rio de Janeiro.
Podemos todos opinar. Mas felizmente que grande parte das vezes são apenas palavras que saem boca fora. Nos anos 1950 haviam muitos mais eléctricos em Lisboa do que hoje. Pena que não expandam a rede novamente
@@reinhardt2002não acho que o rio seja um caso em especial, é na verdade um dos poucos lugares que seguem um padrão mais próximo ao da Europa, principalmente na zona sul
@@Caligo92 É verdade o Rio tem esses prédios colados uns nos outros em quase toda a zona sul, é totalmente diferente de SP nesse sentido. Inclusive cidades próximas do Rio de Janeiro como Niterói, Petrópolis e Juiz de Fora também apresentam muito esse urbanismo de prédios residenciais colados uns nos outros com comércio no térreo.
Obrigado por esse tapa de luva na cara da elite de Alphaville, barra da tijuca e tantos outros lugares do Brasil
Pq só fala de bairros "ricos" e não menciona nenhum bairro popular?
@@bumble.bee22 Talvez porque os pobres não tem o poder de escolha nem a influência que os ricos têm.
Porquê pobre ao sair pra trabalhar encontra com o vizinho e quando volta reencontra o vizinho.
Os ricos saem em seus SUV's blindados e mau dá bom dia pra porteiro de seu condomínio.
@@rogeriotavares8312 Tolice acreditar nessa superioridade de convivência entre os pobres. O que mais tem é favela com pessoas com mínimo de educação e péssimo respeito com o próximo. Mas o que o rapaz acima falou está certo, os ricos tem mais poder de influência que os pobres.
@@libniteles😂😂😂😂😂😂
Saudades que tenho do Rio de Janeiro, hoje moro em Lisboa, e muitas vezes questiono sobre como estamos perdendo o tempo do século XXI no Brasil. Lisboa está em transformação e no fundo é isso que impulsiona a população de cá a querer sempre o melhor PARA TODOS.
Lisbon is has become one of the best if not the best city to visit in Europe.
Its a mix between local friendly people, affordable prices, beautiful city with hills and all infrastructure you can imagine, loads of events going on, city that never sleeps whatever time youre awake theres people everywhere all the time, very little law very little crime or almost no crime no matter when you walk down the street, etc etc.. lisbon is gem in todays standard.
Thank you ♥️🇵🇹
Concerteza a cidade mais bonita que já visitei foi Lisboa, adoro a urbanização da cidade😊
Atrás do Porto claro.
@@josesousa9402😂😂😂
@@josesousa9402Claro que não...
@@adolforeis3966 O Porto é diferente. Mas muito bonito e com muita História.
O norte é genuíno. Direto e sem rodeios. Povo que se entreajuda e sem preconceitos. O nortenho é do norte independentemente da cidade onde vive.
Nasci e vivi em Lisboa durante os meus 32 anos de vida e dou-lhe os parabéns pelo grande esforço de pesquisa por trás deste vídeo. Em particular o exemplo do Largo do Intendente, e de Campo de Ourique.
Muitos vídeos no RUclips sobre o urbanismo em Lisboa, em particular feitos por pessoas de realidades urbanas muito diferentes, como as do Brasil ou dos EUA estão repletas de erros e estimações grosseiras com base no olhar para a cidade de Lisboa através da lente urbanística dos seus países de origem.
Se puder fazer uma pequena observação, os "dealers" que oferecem drogas nas ruas do Centro Histórico (em particular na Baixa Lisboeta) vendem produto falso, o haxixe normalmente é folha de louro prensada. Por este motivo o que fazem explora um vazio legal, a polícia ao prendê-los não encontra qualquer substância controlada na sua posse. E o turista burlado não irá reclamar à polícia que a droga que comprou é falsa...
Obrigado pelo seu comentário, aprendi imenso com este vídeo!
Sei que não é bom, mas ao mesmo tempo, é de uma esperteza fantástica, quase inocente! Estou aqui rindo. Imagino que a tal cocaína seja amido de milho ou batata.
@@mandysberi Em dias iria se espalhar o fuxico que o pó na verdade é bicarbonato e ninguém mais iria comprar.
@@mandysberi nem mais!!!!
@@mandysbericocaína- farinha Maizena😅
E falta afirmar que é uma determinada etnia que maioritariamente faz esse "negocio" no centro da baixa de Lisboa.
Lisboa e Portugal é um pais magnifico
Foi um país magnífico...mas com a invasão dos zucas...está a diminuir imenso a qualidade de vida !!!
@@josealmeida3231 não seja André Ventura e não misture as coisas.
O fascínio em Portugal está a surgir novamente através desses comentários xenófobos.
@@josealmeida3231
Que comentário mais desadequado e desnecessário !...
Seria bem mais adequado naqueles canais em que tentam denegrir Portugal só porque sim ...
@@josealmeida3231 Eh pá, cale-se. Só diz é merda. Peço desculpa aos amigos brasileiros por este comentário ridiculo.
O que está diminuindo é a população de míseros 10 milhões de habitantes, visto que só há idosos e os jovens fogem para Luxemburgo. @@josealmeida3231
seria muito interessante um episódio no parque das nações ( lisboa ) .
e mostrar como uma area degradada da cidade se transformou .
hoje é considerado uma das zonas mais nobres de lisboa , com vários museus , espaços culturais , jardins , parques , comércio , etc.
Meu bisavô era português.Graduado em letras veio para o Brasil e não retornou.Educado ,amoroso e responsável.Não o conheci porém meu pai sempre falava elogiando o seu caráter e responsabilidade com a família e muitos amigos.😂😂😂😂😂😂
Buen país Portugal. Nuestros vecinos de toda la vida
@@robertodeus9074 muy bien. Has tenido la idea de contestar en español 😃😃🇵🇹🇪🇦
abrazo desde portugal hermanos . Viva Espana, Viva Portugal
A questão no Brasil não é só burocrática, mas tbm a mentalidade sub desenvolvida.
Tem um fundo genético isso, os habitantes daqui são descendentes de povos que vivem em países miseráveis em constante guerra, extremamente religiosos e ignorantes (árabes, negros, aborígenes, ...). Não somos os mesmos que ainda vivem em Portugal pois prisoneiros eram deportados para cá, colonizadores, escravos (que eram vendidos pelos próprios africanos aos europeus) e ainda haviam indígenas bem primitivos.
Os brasileiros têm que virar o azimute para a Europa...e afastarem-se dos USA !!!
É uma retroalimentação
E um dos pilares da mentalidade subdesenvolvida é o excesso de normas e regras para tudo. Somos muitos barrocos e detalhistas e insistimos em pautar a realidade com ideologismos e utopias "bonitinhas".
@@VaginaldoAromatico mas isso é um paradoxo, pois a Alemanha é a Meca do Excesso de normas e regras pra tudo..... e não são subdesenvolvidos.... o excesso de burocracia lá era tal que eu quase enlouqueci, e olha que eu sou bem metódico para os padrões brasileiros...
Sensacional! Tinha que esfregar o teu canal na cara dos prefeitos de todas as cidades do Brasil. Comentarios perfeitos!
*O Brasil precisa de prisão perpétua, assim as pessoas terão liberdade de sair às ruas, deixar de fazer muros em casas, mostrar a beleza, como nos EUA. Tbm concordo com sua colocação. Muitas cidades e bairros no Brasil é feio e precisa urgentemente de melhorias, como nos países desenvolvidos.*
@@PatriaeNaturezaBrasil precisa é de deixar de ser um grande produtor de bandido.!🤔 Porque prisão perpétua, mas continuar a produzir tanto bandido, não há espaço e dinheiro para tanta prisão e sustentar tanta gente e não acaba a bandidagem.
Os problemas se resolvem indo à raiz do problema, não a fazer remendos.
Sem politicas que eduquem as pessoas, acabar com tanta ignorância e atraso, mais moral, melhor qualidade de vida, mais justiça social. Sem isso tudo junto, a violência e os bandidos continuam a crescer como cogumelos no Brasil. Posso te dar uma lista de paises sem prisao perpétua e com leis brandas, mas são pacíficos e pouca bandidagem. 🤔🤔🤔
@@PatriaeNaturezaMuitas cidades e bairros no Brasil é feio⁉️⁉️⁉️ Que raio de português é este ⁉️⁉️⁉️
Meu sonho é morar num lugar onde tem barzinhos, cafeterias, lojas e mercados na calçada.
Hj eu moro nos eua e aqui é tudo MUITO dividido, existe até um índex de quão walkable uma certa área é, por conta de simplesmente não haver calçadas.
Entrega o plano diretor de São Paulo nas mãos do Raul e falo se esperava ou não kkkkkkk
Socorrooo, seus vídeos são muito bons e o plano diretor não pode passar sem que algumas delas esteja nele!!!
Sou do interior de SP e vim morar na capital recentemente, confesso que gosto muito da arquitetura da cidade, mas me corrói ver a quantidade absurda de prédios sem uso pq a região virou um local perigoso, ver prédios caindo aos pedaços pq alguém decidiu tombá-lo e a reforma ficou inviável, ver bairros estruturados terem moradias precárias e valores exorbitantes, ver lugares incríveis que não são cuidados, ver áreas que deveriam ser preservadas estarem sendo invadidas por moradias, etc. Enfim, são milhares de problemas que eu visualizo no meu dia a dia que precisam ser resolvidos através de um plano diretor eficiente pensado para pessoas!!!
Excelente apontamento e ótimas imagens da cidade de Lisboa. Vou usar nas aulas do 11º ano de Geografia Urbana. Creio que os meus alunos brasileiros também vão gostar. Obrigado.
Aproveite, e veja o vídeo "10 LINDAS CIDADES PORTUGUESAS NO BRASIL", do canal "BRASIL URBANO".
Gostaria de ver vc em Tokyo, uma cidade gigantesca, uma mistura de cidade de interior com megalopole. La se constroi viadutos com ate 5 andares, e se aproveita o espaço embaixo. Uma cidade segura. Uma cidade com muitos parques,, calçadas maravilhosas, onde trens bala cruzam os edificios, com uma mega rede de trens, metrô, trens bala e monotrilho, com direito a ilhas artificiais, limpa, moderna e segura. Alias as cidades asiaticas sao unicas.
Pra mim Tokyo é a cidade mais linda e mais incrível do mundo, amo ver vídeos de urbanismo de Tokyo e uma das coisas mais incríveis são as ruas onde não tem calçada e as pessoas aproveitam para andar e os carros respeitam os pedestres.
Tokyo deveria ser a maior inspiração para urbanizarmos as favelas do Brasil, quem disse que vielas estreitas não dá pra aproveitar bem, sendo que o modelo de Tokyo se aproveita cada centímetro e muitas cidades turísticas da Europa tem como características vários becos, vielas e ruas estreitas com muitas lojas casas e vida vibrante.
@@gabrielsilva-pl3dx os becos é o que sobrou da cidade antiga, nenhuma relação com favelas. As favelas do Brasil são totalmente desordenadas, nenhuma relação com a cidades antigas japonesas.
@@gabrielsilva-pl3dx Perdão mas Tóquio é muito feia na comparação com cidades europeias.
passei agora um mês em Tokyo no Verão de 2023 e o aconchego, o amor aos detalhes, a bela luz de Lisboa são incomparáveis. Já para n falar que os japoneses n gostam de estrangeiros, eles só os suportam educadamente, mas são uma sociedade super fria - vi uma senhora de idade a cair ao chão num dos corredores do metro, com bolsa para um lado, óculos para o outro etc...e n houve uma alminha que se desse ao trabalho sequer de parar de andar (e passavam quase por cima dela) quanto mais ajudar! lá fui eu, a portuguesa, recolher os pertences e ajudar a senhora a levantar-se.@@niniasemira2269
Lisboa é como uma caixa de jóias.
Eu amo Portugal, Lisboa é um charme da Europa e Cintra Porto Braga Coimbra e todo algarve eu amo , Portugal é toda linda , suas ilhas seus casarios e seu povo .❤
Sintra
Cintra⁉️⁉️
Se eu chamar Rio de Outobro, gosta⁉️⁉️⁉️
@@vascomiguelalbuquerque1534 Eu como morador de uma das freguesias, não sei se você o é!!! para nós que vivemos e fomos criados aqui estamos habituados ao nome Sintra, mas para quem é turista ao chegar a vila depara-se com algumas placa antiga a dizer Cintra, talvez venha dai a confusão.
E convenhamos que usar o feminino para designar Portugal também é bizarro... 🤪
@@RuiBuck1973skate Sintra
Excelente vídeo! Vivo na grande Lisboa há décadas ( sou do RJ) e presenciei essas mudanças para melhor, que foram acontecendo ao longo dos anos. Parabéns pelo profissionalismo e competência!
Quem concorda q é o melhor canal de urbanismo?😊
Muitíssimo obrigado!! Se puder, compartilhe o vídeo com os amigos!
Eu concordo!
O melhor disparado!!!!!
Um soco bem dado nos nossos governantes! Valeu Raul!!!
Grande vídeo, precisamos de comparativos como esse. Analisando Lisboa, fica claro que o urbanismo brasileiro é desumanizante.
Nós basicamente estamos em um processo isolacionista. As construtoras vendem seus edifícios como castelos à prova de povo, gaiolas com varandas gourmet. Abandonando as ruas, as deixamos para quem quiser. Estamos fugindo da sociedade, há condomínios onde a única coisa que o morador não pode é ser enterrado. Se for cremado, pode até passar a vida inteira sem pisar uma calçada. É sombrio. Lisboa é orgânica, esteve na UTI mas renasceu, com louvor. Estive na cidade há pouco, haja pernas… só discordo em relação aos carros. Automóveis não são inimigos, são ferramentas. Estão sendo superutilizados, mas bani-los também traz problemas. Viajei com meus pais idosos, eles não tinham saúde para andar o tempo todo a pé ou de ônibus. O automóvel é de longe a melhor solução para essa situação. Os ganhos de conforto e tempo são imbatíveis. E mesmo nesse quesito Lisboa ganha de lavada das cidades brasileiras - o trânsito é bem direcionado, consegue concatenar de forma harmoniosa ônibus e automóveis e tem um sistema de estacionamentos públicos invejável, a maior parte subterrânea. Bem diferente dos entornos de uma das maiores atrações do mundo, o Cristo Redentor - onde paguei 40 reais para espremer meu carro num espaço caótico. Resumindo: Lisboa ensina que fugir da rua só vai trazer os problemas para a calçada da frente, a solução é fazermos o caminho de volta para a cidade.
Voltei de Lisboa a menos de 30 dias e só posso dizer que a cidade, assim como, tantas outras de Portugal que estive, são maravilhosas. Muitas vezes consegui imaginar o Brasil igual… porém……….😢
Florianópolis e Curitiba estão cá perto.
Amei o video Raul, vivo cá vai fazer 6 anos e sou simplesmente apaixonada por essa cidade. Portugal é um encanto, e Lisboa tem qualquer coisa que não se explica, muito mais que sexy, é mesmo magnética, por isso tanta gente a vir pra cá. Um beijinho
Lindo vídeo. Lisboa, umma das 3 melhores cidades que já estive na vida.
Quais foram as outras duas?
Eu sou português, morei 22 anos junto desse Largo da Intendente na época em que ele era um puteiro a céu aberto e mais tarde um supermercado de droga.
Depois vim morar para pertinho da Torre de Belém onde estou há 20 anos.
Quero fazer um esclarecimento em relação à oferta de "drogas" no centro de Lisboa.
As pessoas normalmente se questionam por que razão a polícia não faz nada, visto fazerem isso à vista de todo mundo.
Bom, a razão de a polícia não intervir é porque os vendedores da suposta droga, de raça cigana, vendem tudo menos droga.
O que eles oferecem é farinha ou oregano ou uma misturas para imitar o aspecto da droga.
O cliente mais desavisado, não tendo tempo para verificar a qualidade da "droga", visto ser tudo muito rápido e dissimulado, compra aquilo e é bem enganado porque de droga, nem vestígios.
A polícia não atua porque não é proibido vender nem farinha, nem oregano.
Todo mundo sabe menos os 19 milhões de turistas que por aqui passam.
* orégãos seu DesRaçado
Uma coisa que me chama atenção de vocês portugueses é o quanto escrevem bem.
Aqui no Brasil, há os que sabem, claro...
Mas, se você observar os comentários, verá que a maioria não sabe coisas básicas como Há/a e afins
Quando leio os comentários daí, noto como dominam questões da gramática que por aqui pouquíssimos sequer percebem que existe
@enginner-ti7lu, não.
O consumo não é penalizado e os dependentes de drogas têm o apoio de equipes especializadas.
Essas equipes fazem rondas pelos locais mais frequentados por eles e procuram sensibilizá-los para recorrerem às drogas de substituição (metadona) administradas sob vigilância em espaços dedicados a essa função que são chamadas de "salas de chute".
O tráfico é penalizado, claro.
@@davidsantossilvadavid6706 Muito obrigado pelo seu gentil comentário.
Eu sou apaixonado pela nossa língua e faço os possíveis para tratá-la com o devido respeito.
Compreendo que quem escreve de forma errada muitas vezes não tem culpa da pouca e má formação académica que recebe.
Felizmente em Portugal a situação, a esse nível, não é tão alarmante quanto no Brasil.
Embora com as dificuldades normais para um país pobre como Portugal, as escolas ainda conseguem cumprir a sua função e os alunos ainda se interessam em aprender alguma coisa.
No Brasil a falta de educação escolar é um câncer que está alastrado pelo país todo e, quiçá, essa situação talvez sirva o interesse das elites.
Afinal, é sabido, um povo pouco instruído é um povo fácil de dominar e submeter.
O Brasil, se quisesse resolver esse problema, teria recursos mais do que suficientes para o fazer, mas ninguém parece querer fazê-lo.
Tudo por uma questão de medo, na minha opinião.
As elites temem que a classe média alta lhes invada o espaço, a classe média alta abomina a ideia de se misturar com a classe média baixa e a classe média baixa faz todos os possíveis e impossíveis para não ser confundida com os pobres.
Então a ideia é não dar escolaridade de qualidade aos mais pobres para que estes não sonhem, sequer, subir um único degrau na escala social.
A classe média baixa faz o impossível para conseguir pagar um colégio privado para que os filhos se formem, normalmente numa universidade mixuruca e sem prestígio que lhes dá um curso, mas que não premite grandes carreiras.
Carreiras grandes essas que estão reservadas para os filhos da classe média alta que podem pagar colégios caros para adquirirem conhecimentos suficientes para entrarem nas universidades prestigiadas e, assim, terem lugares de topo garantidos em grandes empresas.
As elites, é claro, mandam os filhos estudar na Suíça, nos EUA ou no Reino Unido e, logicamente, assegurarão o seu espaço no alto da pirâmide social.
Aos filhos dos pobres restam as escolas públicas mal equipadas, degradadas e com professores desmotivados pelos salários reduzidos e pelas más condições de trabalho.
Esses professores são, regra geral, pouco preparados porque, também eles, saíram de universidades de duvidosa qualidade.
E, neste sistema de segregação escolar, se perpétua a divisão clara de classes e se assegura que o filho de um pedreiro ou de uma faxineira jamais chegue ao conselho de administração de nenhuma empresa.
Isto é um desabafo porque tenho laços muito fortes com o Brasil (sou casado com um brasileiro) e me dói na alma constatar que um país que tem recursos e inteligência para ser um dos principais países do mundo continue com uma taxa de literacia das mais baixas do mundo.
Tudo começa por investir fortemente no sistema escolar e arranjar maneira de as famílias terem recursos suficientes para que as crianças não precisem de trabalhar no lugar de estarem nas escolas.
Em Portugal, no tempo da ditadura, até 1974, era assim também. Felizmente, 50 anos passados, a situação é completamente diferente e hoje em dia não se vêm crianças trabalhando (nem uma só) nem vendendo balinha na rua ou lavando vidro de carro nos semáforos.
Na hora da escola estão absolutamente todos nas salas de aula aprendendo alguma coisa.
A excepção são as crianças de etnia cigana cujos pais fazem muita resistência ao envio dos filhos para as escolas, especialmente as meninas, mas, ainda assim, o estado exerce pressão através do corte da nossa "bolsa família".
Se as crianças não frequentarem a escola a bolsa não é paga.
Desculpe o longo texto, mas é um tema que mexe bastante comigo e foi uma forma de desabafar.
Bem haja!
@@davidsantossilvadavid6706 Sou portuguesa e reconheço a diferença também, e fico um pouco chocada ao ouvir tantos brasileiros falar tão mal e escrever pior ainda. Há vídeos menos bons em que os comentários são tão mal escritos que só penso" será que os brasileiros não foram á escola:...", é o que parece.
Baita serviço que vc faz, Raul. Parabéns pelos vídeos. Brasileiro precisa acordar pra realidade, nosso país é uma tragédia e não podemos manter essa realidade. É imoral.
Lisboa é bonito d+, impressionante!
Bonita, é uma cidade não um país. Portugal é bonito, mas Lisboa é bonita.
Raul, como sempre uma aula de urbanismo e cidadania! Tive a oportunidade de ficar uns dias num apartamento em Paris, meu receio era o barulho de frente a uma avenida bem movimentada. Para minha surpresa o quarto ficava voltado para o átrio interno do edificio e o silêncio tornou a estadia muito agradável. E nessa avenida a poucos passos você vai à farmacia, supermercado, banca de jornal, praças, metrô... Um edifício antigo com uma arquitetura mais eficiente que os recentes lançamentos em SP...(que insistem em batizar com nomes franceses)
Como sempre, um espetáculo de post, educativo, inteligente e instigador.....parabéns. Fernando de São Paulo
Excelente comparativo e tapa na cara de uma galera que não valoriza o chão que pisa, o potencial de seu próprio povo, preferem viver acastelados e assim seguem com seus egos inflados e pouca urbanidade.
Parabéns Raul por esse novo capítulo do São Paulo nas Alturas - como sempre, objetivo e instrutivo - Lisboa é um belo exemplo do que poderia ser feito nas grandes cidades brasileiras e do potencial turistico desperdiçado - 19 milhões de visitantes em Lisboa... 3 milhões no BRASIL ... inacreditável - quando as politicas públicas brasileiras começarem priorizar os interesses da população, talvez consigamos virar esse jogo.
Governo socialista 😅
@@sandrasanchesraymundo6382
Sabia que em Portugal, têm governo socialista desde 2015?
@@sandrasanchesraymundo6382 Sim, graças a Deus, governos socialistas, com os outros só desgraças.
Adorei. Q evolução para o canal essa conexao internacional, ainda mais em um país tão parecido com o Brasil. Acabou as desculpas para não ter uma cidade caminhavel.
Que cidade maravilhosa, essa é a função de um órgão público, organizar e tornar o espaço público prazeroso de se viver!
Você no minimo merece uma série de documentarios no Netflix ou Prime Video, são videos muito sofisticados para os padrões que vemos no youtube.
Lisboa cidade, menina e moça, tu Lisboa, és sempre bela, aqui nasci há 72 anos, andei por todo lado e sempre amei a minha cidade!
Claro, sempre amamos o que é nosso, mas ela é linda! Lisboa sempre se transformou e tenta resolver problemas onde os há!
Gostei muito de Luanda no tempo que fui militar lá, mas depois da Independência, os chineses com os Mamarrachos, destruíram toda a arquitetura da bela cidade de Luanda! Anda por aí uns vídeos de Luanda antes de 1974/75! Vejam.....
Forte Abraço
Amigo, escrevo-lhe de Luanda.
O casco urbano que existia até 1975, no geral está bem preservado.
O Miramar, o Cruzeiro junto ao cemitério do Alto das Cruzes, a Maianga, a fortaleza de São Miguel continuam a ser zonas nobres e bem tratadas de Luanda.
A marginal foi renovada a uns 10 anos e na minha opinião, ficou melhor do que a original, sendo que não perdeu o carácter original da mesma.
É uma versão melhor da marginal original.
Tem muitas empresas, serviços administrativos, os correios e também muitos residentes.
Foram de facto cometidos erros ao longo destes quase 50 anos.
Luanda hoje tem quase o mesmo tamanho da Lisboa actual, mas há zonas em que se construiu sem regras. Há musseques enormes em certas zonas.
Existem também núcleos urbanísticos novos um pouco por toda a Luanda, em que praticamente se construíram urbanizações completas de raíz com tipologias como vivendas simples, prédios pequenos, médios e com pouco mais de 10 andares.
Estas urbanizações também têm escolas, centros de saúde, parques de lazer e desportivos supermercados ou centros comerciais, serviços administrativos, etc.
A qualidade de vida nestas urbanizações é a mesma que teria se vivesse em uma urbanização em Portugal.
Vai também ser inaugurado o novo aeroporto de Luanda no fim do ano e vai ter ligação de comboio com o centro da cidade.
A realidade da Luanda actual é uma mistura de bons exemplos e erros grosseiros feitos principalmente nas 3 décadas após a independência.
Continua a ser uma cidade bonita no seu núcleo original, tem um problema dos musseques que são grandes e com problemas.
A realidade não é tão má como muitos pensam mas existem de facto problemas.
Esta é Luanda a 7 meses :
ruclips.net/video/yc8IfT-L4cw/видео.htmlsi=C_WBMX-iGRiO1kZj
Meu caro, você atravessou o Atlântico para fazer, com simplicidade e clareza, uma excelente análise comparativa sobre a dinâmica urbana de duas cidades que, apesar dos laços históricos, têm mais diferenças que similitudes. Se o Rio de Janeiro fosse o foco, talvez se encontrassem mais semelhanças, dado que a matriz da antiga capital, da colônia, no quadrilátero baizado pelos morros do Castelo, de São Benta, da Conceição e de Santo Antônio, era Lisboa, sede do Império Português.
Como sugestão, creio que talvez seja interessante cotejar alguns dados do perfil de ambas as cidades. Certamente, o fato de a Grande São Paulo comportar duas vezes a população de Portugal inteiro implica algumas situações incomparáveis, da mesma forma que nossa extrema desigualdade socioeconômica também concorre para que, entre nós, opções de uso mais democrático do espaço público sejam ainda exceções.
Aguardo ansioso os próximos episódios. Muito obrigado por mais esse trabalho sério e caprichado. E quero muito ver um "Rio de Janeiro nas Alturas"!!! Grande abraço. Miguel, Rio de Janeiro.
@mig13brasil
No Rio de Janeiro que era a capital do Brasil colónia, muito foi demolido, talvez para tentar apagar a herança portuguesa?!
veja-se como era o Rio essencialmente construido pelos portuguess e seus descendentes, com semelhanças com as avenidas do Porto
www.
youtube.
com/watch?v
=IrpyzlAVTtE
no rio antigo essencialmente avenida Rio Branco
comparando com Porto em Portugal
www.
youtube.
com/watch?v=
YGLWOmT_QMke
no Porto
e muito foi edificado em altura para imitar os arranha-céus dos EUA
assim tantos comentaristas a escrever que as capitais das ex-colónias espanholas são mais bonitas do que o Rio, no entanto nesses países eles demoliram muito menos
(os cortes dos links devem ser agregados para que se possam ver!)
@@marie3587 Boa tarde, Marie. Sim, o Rio, aos poucos, após a vinda da família real portuguesa, quando se torna a única capital de uma corte europeia fora do Velho Mundo, vai, gradativamente, passar por um processo de "afrancesamento" (Giovanna Rosso del Brenna em Rio: Uma capital nos trópicos e seu modelo Europeu - Revista do Patrimônio, 1984), como passaram outras capitais da América. Pereira Passos foi o artífice principal desse processo, tentando apagar o perfil da cidade colonial... O Porto, me parece, está mais presente na velha Salvador. Obrigado! Abraço!
Como portuguesa vivendo em Lisboa mas tendo já viajado pelos 5 continentes, tenho 2 coisas a dizer. Uma é que aprendi nas minhas viagens que Portugal é um Paraíso. Outra é que achei muito interessante ter mencionado aquilo que sempre me chocou no Brasil. "As pessoas mais top " seja por que razão seja, não se misturam, não utilizam transportes públicos nem passeiam nas ruas.... É pena. Porque pela Europa e nomeadamente Portugal e neste caso, em Lisboa, é normal , vulgar, usual encontrar no Metro ou num Bus confortável, ou no passeio andando a pé, seja um Vip, ou um Ministro do Governo, seja um Primeiro Ministro ou ate um Presidente da República, ou um escritor famoso, ou actores , musicos, cineastas famosos sejam portugueses ou estrangeiros...E não, não estão com seguranças a volta, afastando as pessoas! E não ninguém fica olhando... 😊
Sim. No Brasil, um rico (sobretudo os bilionários/milionários) só anda de metrô por excentricidade. Tipo o Luiz Barsi. 😂
@@joaov.m.oliveira9903 Não sei quem é esse de que fala nem me interessa. Realmente a Europa em geral e claro Portugal, não tem muita paciência para essas excentricidades. Os mais ricos gostam de um low profile. O mais natural possível.
@@mporto1926Sim, entendi bem. A excentricidade de que eu falava, consiste justamente na excentricidade de manter o low profile. Mas talvez eu exagere também.
A propósito, eu acho que o normal, no Brasil, é que os muito ricos mantenham um perfil baixo e muitas vezes quase invísivel -- e os semi-ricos ou novos ricos ostentem. (Embora essa também não seja regra absoluta, é claro.)
@@joaov.m.oliveira9903 Em todo o lado quem é verdadeiramente "superior" seja pelo que for, é sempre mais simples na sua atitude e gosta de um low profile. Tem uma genuína Grandeza em si. E esses novo- ricos acham excêntrico brincarem a serem iguais aos outros...ao Povo normal. Por vezes é tão patético que até dói... 😆
No Brasil até classe media pensa que é rico.
Q espetáculo esse vídeo!!! Fascinante como a cidade tá cd vez mais, se tornando receptiva p pessoas!! Ruas lindas, calçadas largas e bem cuidadas...
Excelente ponto de vista! Demonstra muito conhecimento das características da cidade de Lisboa e estilo de vida local, assim como do país, Portugal. Muito bom!
Sinceros parabéns pelo video Lisboa Nas Alturas, pelas belas imagens aéreas e especialmente, pelo texto e conteúdo abordado! Muito interessante esta reflexão por parte de alguem que "olha e observa" a transformação de Lisboa, comparando-a com outras realidades de outras cidades. Os numeros e a estatistica do turismo em Lisboa até a mim, "Alfacinha de Gema", me surpreenderam. Forte abraço.
Tem de fazer a parte dois e três.
Faltou falar no saneamento básico como a cidade se alimenta e o que faz com os esgotos até ao aproveitamento das aguas tratadas dos esgotos para fazer rega e lavagem das ruas.
E o moderno e o antigo ver a zona historia em contradição das zonas modernas da Expo ou da alta de Lisboa
Adorei o conteúdo, tive oportunidade de visita Lisboa e gostei muito. Queria que esse conteúdo chegasse a cada vez mais gente no Brasil pra aprendermos um pouco mais
GKR...com a recomendação que não devem vir para Portugal...porque residindo em Portugal cerca de 3 milhões de brasileiros....já não há lugar para mais brasileiros !!!
@@josealmeida3231 está com receio de perder oportunidades por conta dos brasileiros em seu país ? Kkkk
Realmente é uma cidade fantástica. Mesmo com a burocracia portuguesa, continua "menina e moça"😍
Você tem uma dicção maravilhosa. ❤ Dá gosto de ouvir ..
Cara, não é fácil encontrar canais que conseguem alcançar uma qualidade tão grande de conteúdo com tão pouco como o seu. Parabéns demais! Continue nos proporcionando conteúdo de qualidade, por favor
Esse canal é um espetáculo. Não temos mais desculpas, a transformação precisa começar já. Quero ver mais vídeos em diferentes cidades do Brasil
Parabéns pelo documentário. Um retrato real da cidade. Claro que existe ainda muita coisa por fazer, melhorar e evoluir. A insatisfação constante está-nos no sangue e vamos sempre queixa-nos faça chuva ou faça sol
Acho que como somos um povo mais pacato, mais reservado esta “invasão” que vimos e vemos pelo país todo sobretudo em Lisboa e Porto foi de início um choque. Muitos de nós sentimo-nos sufocados porque aconteceu tudo muito depressa. Felizmente também temos uma boa capacidade de adaptação e soubemos assimilar a “nova” cidade. Espero que o país não morra do próprio sucesso e que possa inspirar outras cidade a serem melhores cidades. Um abraço de Lisboa
MARCO...os portugueses continuam chocados.... sufocados... quiçá revoltados com a invasão de brasileiros !!!...Ao contrário do que diz...ainda não assimilamos a presença dos 3 milhões de brasileiros...daí a revolta dos portugueses !!!
@@josealmeida3231 parece-me um pouco redutor da sua parte essa “revolta” contra os brasileiros. Sim é a maior comunidade estrangeira que vive cá mas também temos muitos franceses e Americanos e por aí adiante. Os tempos modernos são estes e há que saber aceitar e aprender a contornar. As coisas não acontecem de um dia para o outro mas as mudanças estão aí e há que aceita-las. Não vamos ser aqueles velhos do Restelo de que ninguém gosta…
Obrigada pelo seu comentário, concordo com tudo o que disse.
Espetacular. Muito bom!
Muitos brasileiros culpam o colonialismo de Portugal do seu insucesso. Será mesmo assim?
Este vídeo de certa forma responde.
Parabéns!
Os ignorantes em história é que culpam
Muitosssssss brasileiros culpam os portugueses por tudo, nao tendo o caracter de culparem se pelo seu insucesso, é sempre mais facil culpar os outros pelos nossos insucessos.
Como Portuguesa e Lisboeta e como viajo muito em trabalho por vários países do mundo principalmente pelo Brasil, as impressões que me são dadas do meu país pelos vários estrangeiros que vou conhecendo é que se sentem fascinados pela mescla e fusão do Moderno com o Antigo que Portugal apresenta. Os seus castelos, muralhas, edifícios antigos, arquitectura árabe, calçada de pedra desenhada, os costumes culturais antigos que perduram no tempo juntamente com novos edifícios modernos, prédios coloridos ou muito brancos e toda uma juventude muito aberta e globalizada que antes não existia! Basicamente, um Portugal menos conservador e muito mais aberto ao mundo! Se por um lado sinto orgulho e me sinto lisonjeada com tanto turista querer conhecer e viver no meu país por outro lado a vida dos portugueses veio sofrer muito com esta exacerbada procura. A inflação das casas e arrendamentos aumentou drasticamente e está a criar um caos social entre os Portugueses nunca visto no nosso país! O que sentimos e vemos actualmente é que daqui a nada seremos nós que teremos que emigrar para virem os estrangeiros viver para o nosso país! Os nossos ordenados não são compatíveis com a inflação que o nosso país sofreu com tanta procura de fora! Por isso, não levem a mal algum comentário menos agradável que oiçam de um Português, estamos a ser escorraçados indirectamente do nosso país e a ser invadidos com tanto turista, nómadas digitais que se estão a apoderar de todo o imobiliário em Portugal e a inflacionar os preços outrora praticados. Serve apenas para conhecerem a nossa verdadeira realidade social actual. Saudações!
O Brasil está ficando o oposto de Portugal, cada vez mais com cultura reacionária e provinciana e além disso isolado do mundo, no vídeo mesmo se menciona que enquanto Portugal recebeu 22 milhões de turistas em 2022, o Brasil com seu tamanho colossal só recebeu 3 milhões e meio de visitantes internacionais no mesmo período!
Digo isso para comparar enquanto Portugal esta sendo muito procurado, ninguém quer saber do Brasil!
Optímo comentário, bem explicado, realista , sincero. Concordei com tudo. Como portuguesa também ( não lisboeta) reconheço estas novas realidades que de facto são menos boas para nós, talvez consigamos aprender um equilíbrio num futuro próximo. Moro em Leiria, uma cidade no centro litoral, ( não muito grande) mas para mim muito bonita ( é a minha) e juro que quando ando na cidade quase só ouço falar brasileiro, é um pouco estranho, desculpem, não tenho nada contra mas tenho alguma pena de ser assim.
Q lugar lindo 😍
Assim como a de Floripa, muito boa essa nova série. A respeito do pessoal que fica oferecendo drogas nas ruas, geralmente é um tipo de golpe, em que eles vendem alguma substância legal como se fosse droga, se aproveitando que os usuários não terão a quem reclamar, os verdadeiros traficantes não ficam oferecendo na rua.
Maravilhoso!!! Linda cidade é você sempre propiciando cultura ! Um sonho São Paulo assim
Um vídeo como esse era o que eu precisava. O exemplo que cidades portuguesas nos dão, consegue aniquilar o encanto modernista pelo "ville radieuse" e seu rodoviarísmo excessivo. Acredito que acertamos em Ipanema no Rio, basta acabarmos com leis limitantes de construção.
Vídeo muito bom. No bairro onde vivo, Campo de Ourique, também é habitado por Brasileiros e Norte-Americanos ultimamente. Como Lisboeta deixei de ir à Baixa há uns anos, tem turistas a mais o que descaracteriza o local.
Subscrito, natural e residente de Lisboa, chocado com a sua presenca...acompanho o seu ttanalho ha anos. Seja bem vindo. Lisboa nao e perfeita, mas ha bons exemplos pelo pais. Um abraco.a todos.
A questão de segurança no Brasil é dado histórico. Muitos entraram na marginalização pois não teve chance de viver uma vida digna humana. Fora jogados nas margens. Os Europeus Vieram aqui, então aboliram a escravidão depois de três séculos, e não deram direitos e oportunidades de inclusão social. Hoje ainda temos o reflexo desse dado junto à desigualdade social. Acredito que ninguém rouba porque quer, porque gosta, há muitos pontos a serem considerados, claro, são questões não só históricas, mas também governamentais e quando se trata de polícias de direita/extrema direita. Excelente vídeo sobre Lisboa, espero um dia poder conhecer de perto e é ótimo poder ver um pouco através de seus olhos e conhecimento, Raul. E entender que a rua é uma extensão de casa é uma ação governamental, como você mostra muito bem. Quando vivemos em sociedade não somos individuais, e decisões urbanísticas e intelectuais nos atingem e moldam nossa forma de viver. Que venha mais!
O pior é que não vejo perspectiva de mudança estrutural. A América Latina simplesmente não consegue sair desse labirinto.
Excelente trabalho! Parabens. Como sugestão, o que me surpreendeu depois de mudar para Lisboa, a paixão do Portugues por carros de marca, apesar do lado discreto, da simplicidade portuga, o carro é motivo de orgulho e até exibido. E tambem ha uma surpreendente desburocratização do dia a dia, tudo funciona, rapido, desde que fique dentro do padrão, nao busque solução diferente, criativa, use a solução habitual, como todos, e tudo se resolve em poucos minutos...
Outro vídeo incrível ❤ Raul deveria ser ministro urbanismo no Brasil. Haha parabéns pelo vídeo, maravilhoso!
Olá meu grande amigo tudo bem com você olhem só to gostando dessas istorias incríveis sobre as capitais e países ótimo trabalho sucesso prá você saúde felicidades muita pazzzzzzzzzzz
As esplanadas dos cafés e restaurantes que ocupam o espaço público têm que pagar uma taxa ao município.
Canal excelente. Será um dos maiores do RUclips. ❤
Isso sim Lisboa é que deveria ser cidade modelo para o Brasil, nada de Florianópolis ou Curitiba!
Morei em Portugal entre 1997 a 2000. Vi Lisboa decadente e a construção do parque das Nações.
Depois voltei de férias todos os anos até 2017.
Uma Lisboa progressivamente ampliada, moderna e sempre diferente . A cada ano tinha novidades e expansão.
Vivi os museus gratuitos até os atuais preços improbitivos para ver todos que gosto. Até tempo de permanência cobram
Affe como ir num museu e ter limite de tempo?
Amo Lisboa, desejo retornar em breve, e redescobrir suas ruas e encantos.
Todos os museus nacionais e municipais em Lisboa e em Portugal são gratuitos aos domingos. O museu da Gulbenkian também. O limite de tempo é o do horário do museu, geralmente das 10h às 18h.
Espetacular este episódio Raul, parabéns a você e as belas imagens do Daniel Frias 👏🏻👏🏻👏🏻
🥰🥰 Obrigado, amigo!
Adorei seu conteúdo!!! Comentários excelentes!!
E nasci em uma e moro na outra!
Obrigado por estar falando mais sobre walkabilidade. Todos os outros assuntos da arquitetura minguam comparados à ela! A maioria dos brasileiros não têm noção da importância da walkabilidade, ou o quê isso signifique.
Sou apaixonada por Lisboa, já trabalhei por lá durante 2 anos e morava numa cidade bem pertinho...pena que Lisboa está tão cara para se viver ( falo dos arrendamentos) que não tem mais como se viver por lá, ganhando o salário de Portugal. Só para quem ganha 3 ou 4 salários mesmo e olhe la😢
Como em todas as capitais turísticas.
raul, quando vc estiver no brasil, faça um nas alturas em santos, litoral de sp. gostaria de saber sua opinião sobre a cidade.
Santos é um lugar com bastante potencial, também fiquei interessado em ver um vídeo do Raul por lá agora kkkkk
@@lucadipaolo1997 né! tem vários problemas mas creio que tenha muitas coisas boas tb. rs
@@edooardo83 Sou de Santos, da Zona Noroeste. Todas as prefeituras desde que me lembro, umas mais, outras menos, deram quase que nenhuma importancia a essa parte da cidade que tem uma população gigante. Problemas com enchentes de 40 anos atras que ainda persistem. O centro de Santos esta largado e poderia ser povoado com a construcao de moradias. Tb gostaria de ver um video sobre a cidade.
@@manuelgoncalves5853 a parte mais bem cuidada continua sendo a da praia. eu acho o centro de santos muito bonito (assim como o de sp) mas realmente largado (assim como o de sp). mas tem uns planos de retrofit no centro de santos, né. vamos ver se vai pra frente.
Obrigado pelas palavras e como mostrou Lisboa. Um abraço!
Que maravilha de reportagem Raul. Como sempre você perfeito nas suas observações. Show começando com Lisboa. Esperando as próximas cidades. Amo seu canal ❤
Parabéns pelo canal! Muito importante para as nossas cidades cada vez mais regularas e cujas regras só creiam mais problemas dos que elas diziam combater 😊
Ótimo vídeo! Morei em Lisboa por 3 anos e concordo com tudo o que você falou, há muito para nós brasileiros aprendermos em relação a urbanismo e a burocracia é igual senão pior aqui em Portugal rsrs
O grande ponto negativo de lisboa é o aluguel, então hoje em dia é uma cidade praticamente gentrificada por estrangeiros ricos que podem pagar valores muito acima da média nacional para a compra de casas ou aluguel. Para quem ganha a média do país, fica muito difícil viver bem nela ou Porto
Muito obrigado!! Aluguéis serão tema de um próximo vídeo desta série ! Abração
Muito lindo mesmo parabéns 💖 💝
Raul, você me fez sentir vontade de voltar em Lisboa.
Bjs querido
Amei o teu video. Um tuga em Londres, que ama o Brasil 🇵🇹
Veja o vídeo, "10 LINDAS CIDADES PORTUGUESAS NO BRASIL", do canal "BRASIL URBANO".
sou lisboeta, moro em alvalade (bairro d lsboa), foi uma agradavel surpresa o seu video sobre a cidade. parabéns e obrigada pela bonita e linda descrição desta cidade maravilhosa, subescrevo!!!!
Os bons exemplos existem e precisam ser inspiradores para mudarmos as nossas realidades, acredito que nos acostumamos a frase "é assim mesmo" quando deveríamos lutar para mudar pelo bem coletivo. Enquanto nossos governantes apenas olham para os seus bolsos, continuaremos a ser um País subdesenvolvido. Gostei deste vídeo principalmente porque foca nas pessoas, não esconde os problemas e nos apresenta soluções de sucesso. Parabéns !
Posso ter todo tipo de problemas em Portugal, mas nunca falta segurança! Moro em um bairro que não é nobre, classe media trabalhadora e no verão passeio com meu cão as 23:00 horas ao lado de um bairro social (que é tido por muitos locais como bairro perigoso) e nada acontece, inclusive vou zapeando minhas redes sociais no celular, caminhando sem medo nenhum. Sim, oferecem drogas em locais turísticos, são vendedores educados e sempre digo não, com educação, eles entendem e a vida segue!
Quem oferece drogas ! Não está a oferecer droga ! Está a oferecer produto parecido com a droga mas não é! Em Portugal se diz dar banhada ! Enganar !
A "droga" em geral é louro moído....kkkkk!
Muito lindo
Poxa! Queria tanto te encontrar aqui em Lisboa 😢, sou fã do canal
Nao conhecia seu canal.
Que maravilha de video e apresentação.
Abraços
É interessante que você citou que quem tá perto do metrô não o utiliza e não há uma pressão nisso para que ele melhore. É triste. O metrô em SP passa em bairros ricos, tem estações que não se vê uma alma viva (Vila Sônia, por ex sempre está vazia aos fins de semana) e não vejo projeto para essas linhas chegarem mais aos extremos. Adoro Lisboa e já fui duas vezes e pretendo voltar (só que não no verão, que é insuportável! haha).
Trabalho fantastico este seu video! Obrigada!!! Canal assinado❤
Adorei o q vc falou da evolucao recente de lisboa....deixou de ser uma havana cheia de predios lindos decadentes pra virar uma miami humanizada....eh isso mesmo!!!!
Raul você é incrível, amo a forma com a qual você aborda o conteúdo. Por mais pessoas como você na mídia.
Que saudade desse lugar.
Terça feira estarei aí novamente ❤️🇵🇹
Obrigada! Adoro a sua visão sobre arquitetura e sociedade.
Nao todos, mas muitos Brasileiros, esqueceremce das suas raizes Portuguesas. Os Portugueses foram e sao um povo honesto, trabalhador, com muito respeito , nao so para si mas todos os seres humanos. O bom Portugues ama e respeita o Brasil como pais irmao. Pois os seus cidadaoes tambem tenham o mesmo sangue e herdarem a mesma lingua e cultura. Ser Brasileiro e nao gostar de Portugal e o mesmo como uma pessoa nao gostar de si mesmo. Quem nao gosta de si nao pode gostar de ningem. Pois somos todos humanos. Nos todos falham. Que beleza e prazer e ser Portugues, descendente de uma nacao pequena que sempre teve poucos habitantes,. Mas sempre um povo grande de espirito, corajoso, aventureiro, sem medo de confrontar a vida e melhorala, nao so para si mas todos seus irmaos.
As a Portuguese -American my love for Portugal runs deep. It's a source of both pride and accomplishments
Portugueses saquearam o Brasil e não aportou nada para a mentalidade do Brasileiro, pior, ajudou a criar um dos piores e mais falidos estado do Brasil, Rio de Janeiro.
Os portugueses, diferente dos Ingleses não davam educação para os nativos mas ao contrário traziam gente da corte de Portugal. Importavam massivamente escravos ficando só atrás dos EUA.
Sou 🇵🇹 e o Brasil nunca foi e não é o nosso povo irmão
@@vascomiguelalbuquerque1534 E ninguém no BR faz a menor questão disto. Pode engolir seu orgulho tranquilo que de vocês não queremos nem a língua, que em breve chamaremos de "Lingua Brasileira".
@@MrRikoliveira @MrRikoliveira @MrRikoliveira @MrRikoliveira e mínimo Portugal pelo menos é país desenvolvido enquanto o vosso é um país.desenvolvimento e sabe o mais engraçado ⁉️⁉️⁉️
Portugal país tão minúsculo em 2022 teve 19 milhões de turistas estrangeiros, o Brasil que é tão grande com os seus 5500 municípios teve 3 milhões e 600 mil turistas estrangeiros, isto é, Portugal tão pequeno em 2022 teve quase 16 milhões de turistas estrangeiros a mais do que o seu país 😃😆😆😆
Ó meu senhor, quem dera a qualquer cidade brasileira ser como Lisboa oh outra cidade portuguesa, se não compara a organização portuguesa com o abandono e desorganização das cidades brasileiras
Então se visse a nossa cidade berço, Guimarães é um museu a céu aberto , o património histórico de Portugal é de outro universo comparado com o Brasil, eu moro numa vila que se chama Mafra e fica a 30 KMS norte de Lisboa mas trabalho em Lisboa, vá ao Google e coloque PALACIO NACIONAL DE MAFRA e veja a fotos do palácio/basílica) convento, só a frente do palácio tem 250 metros de comprimento, veja as fotos
A biblioteca do palácio nacional de Mafra tem um valor incalculável em € e história, há livros que valem autênticas fortunas e tem.uma importancia história impressionante,
Acho engraçado quando dizem que Lisboa faz lembrar ( cruz credo coitada de Lisboa) mas o engraçado é que Lisboa tem mais de 3000 anos, que idade tem a cidade do Rio⁉️⁉️⁉️😆😃😆
Sou geógrafo e grato pelo urbanismo estar no nosso campo de estudos. Que coisa linda!
Amaria ver esse grau de civilidade de Lisboa aqui em Fortaleza ! A sensação de insegurança está nas alturas, e esta, podem ter certeza, é bem maior q os casos de roubo, é que já temos essa paranoia, q está misturada à sensação de impunidade. Uma cidade tão desigual, ricos x pobres, nunca vai dar certo ! Infelizmente.
Enquanto formos esse país nada muda
Que triste realidade parece ser essa.
Maravilhosa Lisboa nos amamos bello Love Brasil 🇧🇷🙌
qm sabe um dia conheço essa cidade rs
parabens pelo seu trabalho Raul e equipe!
Amei, Raul. Espero que venha um episódio sobre o Porto. Adoro como a cidade se revolucionou em 10 anos.
MORENA...o Porto continua sempre igual !!!...O Porto...granítico que é...será sempre imutável....indestrutível !!!...Sempre foi...e continuará a ser belo !!!
O Porto...é uma nação !!!!
@@josealmeida3231 ??? A cidade está muito mais viva e colorida do que dantes.
Baixo Chiado é uma Dádiva do urbanismo europeu, o Cais do Sodré a margem do Tejo está sempre dinâmico e diversificado em serviços comerciais e de locomoção à oferecer. Ao menos no Brasil o Porto Maravilha do Rio é uma caso semelhante de urbanismo, que talvez tenha funcionado.
Só uma correção: Não existe "Baixo-Chiado", existe a Baixa e o Chiado, dois bairros diferentes, apesar de servidos pela mesma estação de Metro (Baixa-Chiado).
Gostei muito desse vídeo parabéns meu amigo
Vídeo incrível! Parabéns
Muito obrigado 😁
Seu conteúdo é enriquecedor!