Pode ver que nas eleições isso sequer é tema que sensibiliza o eleitorado. Os únicos que acompanham isso e se importam é o pessoal à esquerda do espectro político. O restante da massa eleitoral parece se importar mais com mamadeira de piroca, o que meninos e meninas devem ou não vestir...
Discordo, o que tornou e está piorando são as leis de zoneamento da cidade de SP são votadas na surdina pelos vereadores e qdo a população vai saber já demoliram metade dos bairros, tudo comprado pelas incorporadoras, que estão construindo torres e mais torres de prédios de luxo. Meu bairro, subdistrito da Saúde está se tornando um paliteiro de luxo.
@@mariajosepersevalli1458discordo... vereadores só votam na surdina porque nos moradores estamos dormindo ou assistindo a cnn vendo assuntos fúteis ...ou olhando os condomínios dos fofos sertanojos ... infelizmente eu me incluo, exceto os sertanojoas .logo vivemos nesse círculo vicioso, sinto dizer já é tarde, nada mudará essa cara horrível de cidade cinza e sem graça ...mas para o qi de 83 médio do Brasil está ótimo . Políticos dao risadas assim como os padres pastores desse país e
@@Marchello495 faz uma porrada de casas para 15 milhões de habitantes sp vai até o Ceará de casas acorda sem prédios pra onde vai as pessoas. Kkkkkk e muito mais ecológico usa mesmo terreno de 1 mil metros pra construir prédio pra 50 famílias 50 casas de 300 meses de terreno faz as contas de quantos terrenos precisa
@@guilhermescorretordaportoe5947O problema é que o urbanismo, tanto sustentável, quanto ecológico, não vem acompanhado com a construção desses palitões.
É tão seguro que roubaram o catalisador do meu carro, estacionado em frente a um desses prédios, com segurança na porta e outro que passeia de moto. Fiquei 1h lá e foi suficiente pra roubarem.
SP, oras....🤷🏻♂️ Nasci e cresci aí e não me identifico com a cidade. O que é valorizado hoje são essas aberrações arquitetônicas, ora não falar dos bregas vidros espelhados. Fui embora, sobreviver a SP é uma relação tóxica demais.
Quem destruir lucra? Estão destruindo nossas cidades, construtoras e fundos imobiliários. Comprando vereadores e prefeitos. Sem vagas para estacionamento, torres de 20 andares com micro apartamentos, caos no trânsito dentro dos bairros, caos em ruas residências que não cabem prédios, praças virando estacionamento, falta de padarias, mercados, farmácia e açougues perto e com bom preço.
aqui no meu bairro, Vila Prudente, as construtoras fazem essa propaganda enganosa sobre a localização e nome dos empreendimentos, como a construtora Plano&Plano, que esta com um lançamento na parte central da Vila Prudente, mas pasmem; com o nome de Mooca; Plano&Mais Mooca, que fica no fim da rua do Oratório, Vila Prudente. O Procon deveria agir nestes casos, pois é um crime contra o consumidor..
@@tube.brasilse houvesse política de esquerda sendo implementada na área habitacional, pode ter certeza que você moraria em um local com outra aparência. Não em meio a paliteiros e a esses bregas vidros espelhados que causam mais calor ainda na já totalmente asfaltada e concertada SP.
Acompanho o Raul e ele disse o que já pensou e falo a anos - não adianta fazer um condomínio fechado com tudo dentro, se o bairro inteiro fica vulnerável. A pessoa para se proteger compra carro blindado, mas ela se esquece que uma hora vai sair dele. Gente, a sua casa não é a sua fortaleza, o país inteiro é a sua fortaleza, o país inteiro é a sua casa. É importante uma mobilização de todos nós, pobres, classe média e os ricos, não vou incluir aqui os super ricos, pois esses tem outro estilo de vida. Não podemos normalizar a insegurança em nosso bairro, cidade, estado e país se protegendo. Eu garanto, se fizéssemos uma pesquisa sobre comportamento, os problemas da falta de segurança vamos ver uma queda gigantesca no comércio do país. As pessoas estão saindo menos, ficando mais em casa, as pessoas não frequentam mais restaurantes, bares, lojas com medo de ser assaltado. A população está sofrendo mais de ansiedade, pânico e estresse.
Quem tá falando partido político? O pessoal tá cada vez mais fanáticos, doentes e egoístas. @moreirasp só falou q devemos nos unir independente de quem está no governo( população ricos,pobres,etc) tem pessoas q pedi pra fazer o L meu Deus. A pessoa não entendeu nada do que ele escreveu.
Concordo, mas em curto prazo, qual a solução? Ficar refém e não buscar algo que te faça sentir seguro? Não da pra ser utópico que em curto prazo a segurança mudará radicalmente, é uma longa jornada e até lá, que cada um possa comprar o que te faz sentir melhor!
Que ótimo que esse debate está ganhando maiores proporções!! A especulação imobiliária está destruindo as cidades e o meio ambiente, criando essas caixas de sabão em pó gigantes e sem graça.
Eu moro em Amsterdam e aqui quando se constroi um novo bairro os projetos incluiem moradia e comercio .Os apartamentos são construidos ,mas em baixo tem lojas , supermercados , restaurantes para que os moradores possam usufruir . Alem disso são criadas novas linha de transportes para atender essa nova população .
Sim, é um pouco assim por quase todas as cidades da Europa, e mesmo os bairros novos dormitório, têm sempre comércio e pelo menos 2 ou 3 pontos de transportes públicos. Vejo isso aqui em Lisboa tb.
Bom Saber. Pois é exatamente assim no Península da Barra da Tijuca aqui no Rio. Sendo que pelo o fato do condomínio ter sido construído beirando a lagoa, com chuvas intensas a água retorna pro subsolo além de um outro problema que com o futuro poderá acontecer. Afundamento do Condomínio, assim como já acontece com Nova York devido ao Peso das Construções.
O que observo cá na Europa, é que todos os bairros residenciais, há comércios logo ao lado, quando não são exatamente embaixo dos prédios residenciais. em vez de portarias, há lojas comerciais diversas logo à entrada do condomínio. Acho que falta essa cultura no Brasil. Já morei num bairro que, além dos cafés e restaurantes, há quatro supermercados a poucos metros do meu antigo prédio. Eu só não ia a pé ao supermercado, quando fazia a compra do mês, mas quando fazia apenas reposição, era um prazer poder caminhar...
@@moska7ia comentar justamente isso. O RJ tem mais apreço pela arquitetura e a preserva nos bairros de igual classe econômica. Andando por Botafogo, por exemplo se nota muito sobre seu comentário.
Aqui em SP o plano diretor tbem exige a construção de lojas no térreo. Só que são lojas sem estacionamento, as vezes em ruas de pouco movimento de pedestres e as lojas ficam vazias, ninguém aluga!!!
Moro no centro do Rio de Janeiro, Estácio de Sá. Aqui no Rio é assim! Na zona sul, na norte... Aqui as pessoas andam a pé o tempo todo, o mercado é perto, padaria, o barzinho e etc. Excetuando os bairros da Barra da Tijuca e Recreio que também são as "Dubai da shoope".
Vejam na internet a chamada Dubai brasileira,buscando Balneário Camboriu- SC (não confundir com Camboriu-SC - que é outro Município ) - Só que em Balneário não existe rede de esgoto , pequeno detalhe esquecido, e os banhistas mergulham em seus dejetos ..........
É pra se proteger da violência porque a cidade de SP é perigosa pra caralho. Eu fui assaltado três vezes antes de mudar pro interior e não volto nunca mais. "Elitismo" é um resposta burra pra um problema complexo.
@@PatriciaSantos-kf7pbchequei essa informação em outras fontes, ela não procede. Há cobertura quase total de rede de esgoto nesse município. Você está reproduzindo fakenews.
Excelente artigo! É de uma pobreza arquitetônica gritante esses prédios. Nem pra mini Dubai servem de comparação, pois pesquisem as jóias arquitetônicas que existem por lá perto desses pombais feitos para classe média com algum dinheiro e nenhuma cultura. 90% dos empreendimentos criados são essas zerdas medriocr**. É tudo pensado em custo por m2, nínguem (prefeitura, investidores, construtoras, incorporadoras, compradores) parece se importar com beleza, originalidade, criatividade, são só mais areia no deserto arquitetônico e urbanístico que se transformou São Paulo. Com tantos jovens arquitetos talentosos, é duro ter que engolir esses prédios genéricos, sem alma, sem vida.
Procurem na internet a chamada Dubai brasileira,buscando Balneário Camboriu- SC (não confundir com Camboriu-SC - que é outro Município ) - Só que em Balneário não existe rede de esgoto , pequeno detalhe esquecido, e os banhistas mergulham em seus dejetos .......... Esqueci , e os prédios bloqueiam o sol , impedindo banhos de sol .........
Pedes para não confundirmos quando tu mesmo confunde, por ignorância ou má-fé. Balneário Camboriú trata mais de 95% de seu esgoto, chegando, muito em breve, aos 100% do esgoto tratado. Camboriú, a cidade que pedes para não confundirmos, é quem não trata o esgoto, é quem polui o rio homônimo, que, eventualmente, chega à praia.
Que coincidência, porque a Dubai original também tem problemas com a rede de esgoto, ou no caso, com a falta dela, já que todos dias saem centenas de caminhões pipa com o esgoto doméstico da população de lá para ser despejado em local inapropriado. Não precisa acreditar em mim. Tem alguns vídeos aqui mesmo no RUclips explicando essa situação.
O trabalho do Raul deveria ser visto pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, pois ele sabe o que é urbanismo de verdade e não falta videos onde ele sugere ótimas soluções para mudar e melhorar nossa cidade, inclusive adoraria ver ele na frente de grandes projetos de mudança de nossa cidade. Inclusive todo Paulistano PRECISA e DEVE acompanhar o São Paulo nas Alturas.
Eu posso falar com propriedade pq fui visitar pra comprar, o que é vendido ali é a segurança e a praticidade de ter um parque na frente de casa, claro que vão existir exceções mas ali realmente é seguro, basta ir ali 21:00 e vai ter muita gente andando e curtindo o parque (que é público), se vc ficar 10min parado dentro di carro, os seguranças já te abordam pois estao vendo na câmeras. Por outro lado, o fato de nao ter 1 unico comercio (Diferente do que a Fabiola falou - seria legal ela pesquisar antes de afirmar algo errado) e também o fato de ter um preco M2 absurdamente alto para uma localização antes da ponte,, nao condiz com o projeto. Acho que nao devemos ser ingênuos, existe comprador pq SIM Sp é insegura, onde tem falta do estado, a iniciativa privada vai criar uma solução. Criar bairros privados nao é o caminho ideal mas é a solução quando o estado falha e a população acoberta. PS: Sou inscrito do canal do Raul faz uns 2-3 anos
Como paulista, penso que. carecemos de conteúdos como esse, com discussão sobre o assunto e foco no morador. Construtoras e investidores têm visão um tantinho diversa. São Paulo merece um estudo sério sobre arquitetura e urbanismo, segurança, planejamento nas construções. Espaços "murados" não resolvem a questão de assaltos e violência. Quando muito isola ainda mais o paulistano, que já carrega a pecha de ser anti social e trabalhador compulsivo, uma verdade apenas parcial. Parabéns pela matéria!
Rico mesmo não mora assim. Viver empilhado? Antes comprar uma casa com quintal em condomínio horizontal mesmo. Porque o valor cobrado nesses apartamentos é muito alto, até mais que uma boa casa em bairros mais verdes.
Mas tem espaço para os moradores dessas torres morar em casas com jardim? Criticam tanto o suburbio americano mas é isso que ocorreria caso o proposito fosse morar em casas. Tem que escolher, morar em paliteiro ou morar 30, 40, 50 km do centro.
É porque você não viu Jabaquara. Moro na zona leste mas mês passado fui para a rodoviária para pegar ônibus para ir para Santos. Antes do ônibus ir para a rodovia passou por algumas ruas não vi nenhum alma viva. Nem cachorro eu vi 😂
Quem destruir lucra? Estão destruindo nossas cidades, construtoras e fundos imobiliários. Comprando vereadores e prefeitos. Sem vagas para estacionamento, torres de 20 andares com micro apartamentos, caos no trânsito dentro dos bairros, caos em ruas residências que não cabem prédios, praças virando estacionamento, falta de padarias, mercados, farmácia e açougues perto e com bom preço.
Quem destruir lucra? Estão destruindo nossas cidades, construtoras e fundos imobiliários. Comprando vereadores e prefeitos. Sem vagas para estacionamento, torres de 20 andares com micro apartamentos, caos no trânsito dentro dos bairros, caos em ruas residências que não cabem prédios, praças virando estacionamento, falta de padarias, mercados, farmácia e açougues perto e com bom preço.
Muito cafona mesmo. Nos EUA pelo menos eles preferem casa mesmo, prédio é mais pra jovens que não tem família grande ou dinheiro pra comprar uma casa com quintal.
A insegurança não está só "nas ruas"...algumas vezes está "dentro" do próprio prédio, convivendo ao lado...conheço casos onde os "ladrões" têm dicas chaves de quem vive nestes prédios...e "invadem" sem medo...não apenas "nas ruas" que está a violência.
Exatamente… quem me dera morar lá também! Haha. Feira livre às quintas e sábados, mercado express, farmácia, praça de alimentação, parque público, próximo ao Allianz Parque, shopping.
SP está largada por isso essas aberarções horrorosas que nem esses prédios existem, para prender os moradores dentro e a bandidagem fica fazendo a festa do lado de fora.
Na última eleição elegeram por pena um cara que estava com o pé na cova. Ou seja, elegeram o vice. Agora a solução também não é o subLula, é preciso ver as outras opções ...
Muito bom ver você na Uol, Raul, cada vez mais sucesso pra você e que o povo dessa cidade entenda o valor dessas discussões sobre arquitetura e urbanismo.
premissa correta mas a conclusão não é. Ora, vejamos…. A cidade tem áreas que podem ser por assim dizer, reaproveitas. Bairros de São José, Santo Antonio, depois do Estado do Arruda seguindo a av Beberibe.. isso pra citar dentro de Recife. Contando com a área metropolitana seriam muito mais. O que não pode é ter um plano diretor permitir excrescências de uma cidade que não tem esgotamento sanitário. Tem um trânsito infernal o que não permitiria, em tese, construir numa pequena rua uma prédio de 30 andares onde antes tinha duas casas. O que se necessita é um governo e profética que respeitem o aspecto técnico de estudo urbanístico. Que não sejam reféns de dinheiro imediato e pensem na qualidade de vida dos que habitam a cidade
@@William_R_S_A pelo visto, urbanismo não é seu forte. Não existe saneamento básico, avenidas que comportem num pequeno pedaço a movimentação. Oi vc já está na era “Jetsons” ?
😮Depois das desastrosas mudanças nas leis do zoneamento, esses prédios enormes que colocam centenas de pessoas em ruas aonde havia casas, sem qualquer melhoria na infraestrutura, estão deixando a cidade mais gentrificada e feia. You co, Even, Zarvos etc são as empreiteiras responsáveis pelo desastre que ocorre na vila Madalena
Acompanho o Lores no canal dele aqui no YT, a definição "amuralhado" realmente diz tudo, ando muito a pé aqui em São Paulo, passo por esses muros intermináveis e que me dão uma sensação de insegurança, essas muralhas criam ruas desertas, quase um corredor polonês.
Que coisa boa ver o Raul aqui no UOL acompanho o canal dele e ele traz reflexões mais do que necessárias, caso queiramos salvar nossas cidades. Boa contratação!!
Vocês conhecem o empreendimento Reserva Raposo que vai abrigar 17.000 unidades de apartamentos com mais de 50.000 pessoas que é mais que os moradores de Vargem Grande Paulista. E o trânsito da Raposo que já está caótico vai piorar muito. E no final da Raposo?? No final da rua Sapetuba, naquele quarteirão são mais de 12 empreendimentos novos....e NADA FOI FEITO NA AMPLIAÇÃO E READEQUAÇÃO VIÁRIA
Em algum lugar essas pessoas moram nesse momento. Logo, não vai causar um impacto maior do que já causam. O resto é choradeira egoista de que o outro não pode morar ali pq eu não quero.
Façam uma reportagem aqui no abc sobre como uma única construtora está erguendo tantos prédios por aqui, estão erguendo uma mini cidade no pé de um viaduto onde o trânsito já é caótico.
Que maravilha, Raul, além de escritor de incomensurável cultura, é uma das vozes mais lúcidas do jornalismo, e que, com certeza, vai agregar muito à esse conceituado portal de notícias. Sempre objetivo e isento, não se deixa influenciar por nenhum espectro politico, seja de esquerda ou de direita.
vão conseguir transformar a cidade em Dubai, um deserto quente e seco, com temperaturas acima de 50 graus no verão e tempestades de areia, sem a energia petrolífica pra ligar ar condicionado
Algumas criticas até são pertinentes, mas a maioria delas é de quem deve ter dado uma passada no jardim das perdizes e já se achou no direito de julgar sem ter se aprofundado no local. Disse muitas bobagens que não condiz com a realidade de quem mora no Jardim das Perdizes. No térreo do Prédio comercial, existem alguns restaurantes, barbearia, farmácia, supermercado, etc... Onde todos os prédios conseguem acessar a pé tranquilamente.
Acho que assim, falar que Balneário Camboriú é uma copia de Dubai, beleza, mas em São Paulo, não tem absolutamente nada a ver. Eu adoro o canal dele, mas muitas criticas eu vejo que está mais voltada para gosto pessoal do que a realidade do que é de fato. Antes de ter o Jardim das Perdizes esse terreno era praticamente uma varzea, hoje tem torres residenciais, comerciais, que inclusive possuem comércio no terreo, um parque que é aberto ao publico e até restaurantes. Sobre a aparência dos edifícios, honestamente tem se construído prédios muito mais feios
Ele só esqueceu de mencionar , Que vai fazer um CDHU em frente . Aos Jardins da Perdizes no Antigo terreno da CET pátio de carros . Ao lado do CT do Palmeiras . Quero ver os preços despencar . 😂 Os caros pedem 19 mil o metro quadrado lá .
Acho que você vai se decepcionar, os preços dificilmente irão cair. Podem até estacionar, mas cair será muito difícil. O Jardim das perdizes pode até ter defeitos, mas a localização é muito boa, próximo ao shopping Bourbon e o Allianz Parque, fácil acesso as marginais. Apartamentos com mais de 200 metros quadrados. Muito difícil achar em sp um lugar novo que lhe proporcione tudo isso. Ele provavelmente não conhece direto o jardim das perdizes, pois fala que não tem farmácia, local para cortar o cabelo, super mercado, etc. sendo que na verdade tem tudo isso lá que da para ira a pé tranquilamente.
@@rodrigoperes8450 , Perdizes proporciona tudo isso e dá pra fazer tudo a pé. No Jardim das Perdizes, que não fica em Perdizes, precisa de carro até pra comprar pão. Todos os lugares que você citou demoram uns 20min (da porta do apto até sair do carro) e tem que pagar estacionamento. É o perto que é longe. Só mané entra nessa barca furada.
@@HipolitoPatriotaB26 Pois tomara que saia. SP precisa de habitação popular e acessível, não de (mais) um monumento à classe média-alta que se esbalda em Romero Britto.
Nossa, quanta desinformação! O pouco que eu conheci do Jardim das Perdizes me encantou multo. As vezes vou lá só para passear com meu cachorro. Acho que esse repórter nunca pisou lá.
Não entendi o motivo da pergunta... Se ela faz xixi na calçada ou na grama de alguém, o que posso fazer? Não dá para controlar a bexiga do animal. Será que eu tinha colocar uma frauda nela? Acho que não... Mas ela é educada, prefere fazer na grama pelo menos. Já o cocô, sempre recolho.
@@FelipeSchwenck Hoje em dia, as calçadas de condomínio viraram privada de cachorro. As pessoas moram em apartamento e querem ter dois ou três cachorros, depois levam para fazer suas necessidades na rua.
@@FelipeSchwenck DP vai na contramão do que se faz em todo o mundo, condominios estilo este de Perdizes estão fadados a virarem guetos em poucos anos, vc se sente inseguro só em colocar o pé na tua própria rua. Se vc tem comércio em todos os baixos dos edificios, acaba criando um ambiente de segurança e tranquilidade.
Realmente é isso, moro na Espanha e aqui todos os bairros tem comércios no térreo dos edifícios, então você mora a 5 minutos a pé de praticamente todos os comércios.
O centro do bairro é um parque municipal aberto, com brinquedos para as crianças, gramados para jogar bola e academia da 3a idade. Lindíssimo por sinal.
Raul é um encanto de pessoa, gostaria de conhecê-lo pessoalmente um dia, já acompanho a anos o canal cidade nas alturas, apesar de não ser da área, o interesse em urbanismo e cidades ajuda muito
Muita coragem do Juste Lores falar a verdade sobre esses condomínios. Provavelmente, tem várias propagandas no próprio site da UOL dessas construtoras.
Raul, estou amando suas ideias. Total verdade. Inclusive, cidades onde de pobres a ricos vivem misturados, são muito menos violentas, têm menos crimes porque não existem bolsões de pobreza sem serviços que facilitam a dominação criminosa. As grandes cidades precisam ter casas para pessoas de baixa renda em todos os locais, estudos mostram que as pessoas se desenvolvem mais e tendem a melhorar de vida quando residem em comunidades com maior poder aquisitivo, além do acesso, da informação que fica disponível via vizinhos. É ainda uma das formas de mitigar (e quem sabe acabar) a desigualdade social.
Bom, eu particularmente gosto de cidades com altos edifícios, e arranha-céus. Mas a crítica não está de toda errada, prezar pela mobilidade e acesso a serviços aumenta exponencialmente a qualidade de vida.
Prédios de qualquer altura (também prefiro os mais altos), colados um nos outros e com comércio no térreo tornam a cidade mais compacta, menos dependente de carro, mais segura e mais viva. Exemplos ao redor do mundo não faltam, inclusive em países mais pobres que o Brasil.
Moro na velha Perdizes, sempre andei muito na rua, o comércio local me atende em tudo, paro na rua pra conversar com as vizinhas, todo mundo leva cachorro pra passear.. nos ultimos anos são tantos os novos empreendimentos que não sei como vai ficar. Muitas das lojinhas de rua já não existem mais.
Bolha, gangue dos mafiosos venceu! Deixar bairros sem segurança e abandonados. Assim construírem edifícios bolhas, assim serem obrigados pagarem condomínios e impostos, caso contrário são expulsos!🤬🤬🤬
São Paulo e um cada um por si urbanístico não poderia mas a mentalidade da população contribui para tal seja na irregularidades em calçadas, nas ocupações irregulares na sensação de falta de segurança pública. Surgem então esses mega condomínios nessa mesma mentalidade individualista
O barrio Jardim das Perdizes, tem câmaras interligadas com a polícia e os moradores circulam pelo Parque e é lindo. Eu faço caminhada lá e nunca vi nenhum assalto. Venha morar no Jardim das Perdizes sem medo. A Barra Funda é barrio em transformação.
Esse parque é uma pobreza estética e uma miséria espiritual. Uns pisos daqueles bloquetes comuns, palmeiras para todos os lados e uns bancos de concreto.
A cidade de São Paulo como um todo é deprimente, é uma cidade extremamente cara, péssima pra locomoção, feia sem lazer descente e tudo extremamente longe.
Nasci e cresci em SP. Conheço a cidade como a palma da minha mão e só vejo a ladeira descer. Não me identifico mais com ela. Custo alto e qualidade de vida baixíssima. Chegar somente de moto e metrô aos locais. Paulistano tem a mente do tamanho da varanda gourmet ou do porta malas do renegade, provincianos demais esse povo que amam sua relação abusiva com a cidade.
Natal/RN é assim. Cara, locomoção péssima nem metrô tem, grandes distâncias e ruas desertas, prefeito querendo imitar Dubai, acabaram com o que a cidade tinha de bom, a cidade é pensada para carros. Provinciana demais lazer só praia tomada de barracas e shoppings.
Adoro assistir São Paulo nas alturas. Acho a narração do Raul nos vídeos, sensacional. Viva! Todos ganhamos com Raul, na UOL.
Mas neste video a voz esta estranha, como se tivesse a se adptar a uma protese dentária
Narração fanha 😂😂😂😂😂
"O desinteresse do paulistano em arquitetura e urbanismo criou esta cidade que a gente vive"
😢
Pode ver que nas eleições isso sequer é tema que sensibiliza o eleitorado. Os únicos que acompanham isso e se importam é o pessoal à esquerda do espectro político.
O restante da massa eleitoral parece se importar mais com mamadeira de piroca, o que meninos e meninas devem ou não vestir...
Discordo, o que tornou e está piorando são as leis de zoneamento da cidade de SP são votadas na surdina pelos vereadores e qdo a população vai saber já demoliram metade dos bairros, tudo comprado pelas incorporadoras, que estão construindo torres e mais torres de prédios de luxo. Meu bairro, subdistrito da Saúde está se tornando um paliteiro de luxo.
O que destrói a cidade é um centro cheio de noia, uma cidade toda suja e cheia de bandido e pichação.
@@mariajosepersevalli1458 Se não fosse o lobby das imobiliárias, talvez as leis de zoneamento e urbanidade, seriam melhores, né?
@@mariajosepersevalli1458discordo... vereadores só votam na surdina porque nos moradores estamos dormindo ou assistindo a cnn vendo assuntos fúteis ...ou olhando os condomínios dos fofos sertanojos ... infelizmente eu me incluo, exceto os sertanojoas .logo vivemos nesse círculo vicioso, sinto dizer já é tarde, nada mudará essa cara horrível de cidade cinza e sem graça ...mas para o qi de 83 médio do Brasil está ótimo . Políticos dao risadas assim como os padres pastores desse país e
Jd das perdizez, a Dubai de baixo orçamento, kkkkkkkk esse Raul é fantástico...Parabéns UOL, pelo presente semanal, grande sacada.
Urbanismo, mobilidade, cidadania
Temas super pertinentes e o Raul vai ser uma excelente adicao a equipo!
As “bolhas” de calor que se formam nessas regiões cheias de prédios são um absurdo de quente.
Consigo imaginar, fora o escoamento de águas durante chuvas nesse mar concretado
@@Marchello495 faz uma porrada de casas para 15 milhões de habitantes sp vai até o Ceará de casas acorda sem prédios pra onde vai as pessoas. Kkkkkk e muito mais ecológico usa mesmo terreno de 1 mil metros pra construir prédio pra 50 famílias 50 casas de 300 meses de terreno faz as contas de quantos terrenos precisa
@@guilhermescorretordaportoe5947O problema é que o urbanismo, tanto sustentável, quanto ecológico, não vem acompanhado com a construção desses palitões.
@Marchello495 disse tudo👏🏻👏🏻👏🏻
@@Marchello495 não. Aqui na Vila Andrade tá cheio de prédios e a temperatura aqui é 9° menor do que a media na ZL.
Grande novidade. Fizeram muito bem em chamar o Raul. Ele é ótimo! Manja muito de urbanismo. Parabéns, UOL.
É tão seguro que roubaram o catalisador do meu carro, estacionado em frente a um desses prédios, com segurança na porta e outro que passeia de moto. Fiquei 1h lá e foi suficiente pra roubarem.
Meu Deus!!!
SP, oras....🤷🏻♂️
Nasci e cresci aí e não me identifico com a cidade. O que é valorizado hoje são essas aberrações arquitetônicas, ora não falar dos bregas vidros espelhados. Fui embora, sobreviver a SP é uma relação tóxica demais.
Ja levaram meu carro nessa região
@@porcvidsoba!Vou deixar meu Ka aí,pra ver se levam.😂😂😂😂😂
Quem destruir lucra? Estão destruindo nossas cidades, construtoras e fundos imobiliários. Comprando vereadores e prefeitos. Sem vagas para estacionamento, torres de 20 andares com micro apartamentos, caos no trânsito dentro dos bairros, caos em ruas residências que não cabem prédios, praças virando estacionamento, falta de padarias, mercados, farmácia e açougues perto e com bom preço.
aqui no meu bairro, Vila Prudente, as construtoras fazem essa propaganda enganosa sobre a localização e nome dos empreendimentos, como a construtora Plano&Plano, que esta com um lançamento na parte central da Vila Prudente, mas pasmem; com o nome de Mooca; Plano&Mais Mooca, que fica no fim da rua do Oratório, Vila Prudente. O Procon deveria agir nestes casos, pois é um crime contra o consumidor..
plano e plano lançou um chamado de mooca q fica no cambuci
@@Marcelo-tz6du eu vi, um absurdo
Daqui a pouco essa construtora vai chamar a Praça da sé de mooca.
@@abraaodebarrossoarespereir4096 pois é, caras de pau
A construtora pega o nome dos bairros mais famosos de cada região, no Jaçanã todas as construções nos bairros em volta leva o nome de Jaçanã.
A condominilização das cidades brasileiras representa seu próprio fracasso, uma volta à feudalização medieval, a morte da vida e do espaço público.
Aposto que vc tem grades nas janelas e um portao inteiro fechando sua porta com um murão. Acho que nem preciso dizer o porque
@@tube.brasilse houvesse política de esquerda sendo implementada na área habitacional, pode ter certeza que você moraria em um local com outra aparência. Não em meio a paliteiros e a esses bregas vidros espelhados que causam mais calor ainda na já totalmente asfaltada e concertada SP.
@@williami7 para não deixar bandidos como vocês me assaltarem.
@@tube.brasil Moro nos EUA amigao. Continia aí vivendo ma prosão
@@marlon9021 você vive em um país onde a esquerda está no poder, gênio. Toda a política brasileira é esquerdista. O Estado manda em tudo.
Acompanho o Raul e ele disse o que já pensou e falo a anos - não adianta fazer um condomínio fechado com tudo dentro, se o bairro inteiro fica vulnerável.
A pessoa para se proteger compra carro blindado, mas ela se esquece que uma hora vai sair dele.
Gente, a sua casa não é a sua fortaleza, o país inteiro é a sua fortaleza, o país inteiro é a sua casa.
É importante uma mobilização de todos nós, pobres, classe média e os ricos, não vou incluir aqui os super ricos, pois esses tem outro estilo de vida.
Não podemos normalizar a insegurança em nosso bairro, cidade, estado e país se protegendo.
Eu garanto, se fizéssemos uma pesquisa sobre comportamento, os problemas da falta de segurança vamos ver uma queda gigantesca no comércio do país. As pessoas estão saindo menos, ficando mais em casa, as pessoas não frequentam mais restaurantes, bares, lojas com medo de ser assaltado.
A população está sofrendo mais de ansiedade, pânico e estresse.
Perfeita sua análise - 👏👏👏👏👏
Fazueli 😂
Quem tá falando partido político? O pessoal tá cada vez mais fanáticos, doentes e egoístas.
@moreirasp só falou q devemos nos unir independente de quem está no governo( população ricos,pobres,etc) tem pessoas q pedi pra fazer o L meu Deus. A pessoa não entendeu nada do que ele escreveu.
Concordo, mas em curto prazo, qual a solução? Ficar refém e não buscar algo que te faça sentir seguro? Não da pra ser utópico que em curto prazo a segurança mudará radicalmente, é uma longa jornada e até lá, que cada um possa comprar o que te faz sentir melhor!
O meu pais é uma fortaleza, mas com saidinha fica dificil, viu.
Que ótimo que esse debate está ganhando maiores proporções!! A especulação imobiliária está destruindo as cidades e o meio ambiente, criando essas caixas de sabão em pó gigantes e sem graça.
Eu moro em Amsterdam e aqui quando se constroi um novo bairro os projetos incluiem moradia e comercio .Os apartamentos são construidos ,mas em baixo tem lojas , supermercados , restaurantes para que os moradores possam usufruir . Alem disso são criadas novas linha de transportes para atender essa nova população .
Sim, é um pouco assim por quase todas as cidades da Europa, e mesmo os bairros novos dormitório, têm sempre comércio e pelo menos 2 ou 3 pontos de transportes públicos. Vejo isso aqui em Lisboa tb.
Aqui eles exigem que os predios tenha um recuo da rua, normalmente plantam uma grama e algumas flores.
Bom Saber.
Pois é exatamente assim no Península da Barra da Tijuca aqui no Rio.
Sendo que pelo o fato do condomínio ter sido construído beirando a lagoa, com chuvas intensas a água retorna pro subsolo além de um outro problema que com o futuro poderá acontecer.
Afundamento do Condomínio, assim como já acontece com Nova York devido ao Peso das Construções.
Quê coisa fofissima, mais quê merda!!!!!! Fodam se.🟥🟥🟥🟥🟥🟥🟥🟥🟩🟩🟨🟨🇧🇷🇧🇷🇧🇷🟩🟩🟩🟩🌴🌴🌴🌴
@@diogocarioca83 na vila do Pan isso já acontece.
Tá mais pra “Jambalaya Ocean Drive” do que qualquer coisa.
LINDO É O CENTRO DE SÃO PAULO 😂😂 LA VOCE CONSEGUE ANDAR TRANQUILAMENTE 😂😂😂
Como disse o Rappa "As grades do condomínio são para trazer proteção
Mas também trazem a dúvida se é você que 'tá nessa prisão"
O que observo cá na Europa, é que todos os bairros residenciais, há comércios logo ao lado, quando não são exatamente embaixo dos prédios residenciais. em vez de portarias, há lojas comerciais diversas logo à entrada do condomínio. Acho que falta essa cultura no Brasil. Já morei num bairro que, além dos cafés e restaurantes, há quatro supermercados a poucos metros do meu antigo prédio. Eu só não ia a pé ao supermercado, quando fazia a compra do mês, mas quando fazia apenas reposição, era um prazer poder caminhar...
São Paulo não é assim, mas o Rio é.
@@moska7ia comentar justamente isso. O RJ tem mais apreço pela arquitetura e a preserva nos bairros de igual classe econômica. Andando por Botafogo, por exemplo se nota muito sobre seu comentário.
Aqui em SP o plano diretor tbem exige a construção de lojas no térreo. Só que são lojas sem estacionamento, as vezes em ruas de pouco movimento de pedestres e as lojas ficam vazias, ninguém aluga!!!
Adoro o bairro do Botafogo.
Moro no centro do Rio de Janeiro, Estácio de Sá. Aqui no Rio é assim! Na zona sul, na norte... Aqui as pessoas andam a pé o tempo todo, o mercado é perto, padaria, o barzinho e etc. Excetuando os bairros da Barra da Tijuca e Recreio que também são as "Dubai da shoope".
Adoro a visão do Raul sobre urbanismo e cidade !!! Ele é Necessário!!!
O "elitismo " no Brasil tá formando vários guetos
Vejam na internet a chamada Dubai brasileira,buscando Balneário Camboriu- SC (não confundir com Camboriu-SC - que é outro Município ) - Só que em Balneário não existe rede de esgoto , pequeno detalhe esquecido, e os banhistas mergulham em seus dejetos ..........
É pra se proteger da violência porque a cidade de SP é perigosa pra caralho. Eu fui assaltado três vezes antes de mudar pro interior e não volto nunca mais. "Elitismo" é um resposta burra pra um problema complexo.
Os pobres formam seus guetos, nichos; os ricos também têm direito a formar os deles.
@@PatriciaSantos-kf7pbchequei essa informação em outras fontes, ela não procede. Há cobertura quase total de rede de esgoto nesse município. Você está reproduzindo fakenews.
Merecia um mini doc tipo aquele famoso de Alphaville
Excelente artigo! É de uma pobreza arquitetônica gritante esses prédios. Nem pra mini Dubai servem de comparação, pois pesquisem as jóias arquitetônicas que existem por lá perto desses pombais feitos para classe média com algum dinheiro e nenhuma cultura. 90% dos empreendimentos criados são essas zerdas medriocr**. É tudo pensado em custo por m2, nínguem (prefeitura, investidores, construtoras, incorporadoras, compradores) parece se importar com beleza, originalidade, criatividade, são só mais areia no deserto arquitetônico e urbanístico que se transformou São Paulo. Com tantos jovens arquitetos talentosos, é duro ter que engolir esses prédios genéricos, sem alma, sem vida.
DEIXA TUDO ABERTO ENTÃO 😂😂 COM A SUA FILHA E MULHER DENTRO E CHAMA OS DROGADOS DO CENTRO DE SÃO PAULO 😂😂😂
Ver o Raul no time Uol é sucesso garantido! Fabíola sempre incrível!
Uma das melhores colunas do UOL atualmente... e não é que as outras sejam ruins não! O Raul Juste Lores tem um olhar afiado para o urbanismo.
Procurem na internet a chamada Dubai brasileira,buscando Balneário Camboriu- SC (não confundir com Camboriu-SC - que é outro Município ) - Só que em Balneário não existe rede de esgoto , pequeno detalhe esquecido, e os banhistas mergulham em seus dejetos .......... Esqueci , e os prédios bloqueiam o sol , impedindo banhos de sol .........
Que triste, eu visitei Balneário Camboriú no início dos anos 2000 era bem diferente. 😢
Perdi o encanto por B. Camboriú em função da sombra na praia.
Pedes para não confundirmos quando tu mesmo confunde, por ignorância ou má-fé. Balneário Camboriú trata mais de 95% de seu esgoto, chegando, muito em breve, aos 100% do esgoto tratado. Camboriú, a cidade que pedes para não confundirmos, é quem não trata o esgoto, é quem polui o rio homônimo, que, eventualmente, chega à praia.
Que coincidência, porque a Dubai original também tem problemas com a rede de esgoto, ou no caso, com a falta dela, já que todos dias saem centenas de caminhões pipa com o esgoto doméstico da população de lá para ser despejado em local inapropriado. Não precisa acreditar em mim. Tem alguns vídeos aqui mesmo no RUclips explicando essa situação.
Vc ja foi lá? B Camboriú é linda ,gostaria de morar lá.
Muito bom ver uma extensão do São Paulo nas Alturas aqui no Uol, sempre ótimo ouvir o Raul!
As pessoas perderam a noção de ridículo.
NORMAL É TER UM MONTE DE USUÁRIOS DE DROGAS NO CENTRO DA CIDADE 😂😂😂
Adorooooo Raul Juste Lores ❤ sempre aprendemos com ele. Gracias 🙏🏻❣️
São Paulo inteira é deprimente, inclusive lugares ditos de ricos. Tipo Alphaville , as casas parecem estacionamento com uma porrinha para entrar.
super inteligente e estimula um debate que pouco desperta o interesse da população e dos governantes
O trabalho do Raul deveria ser visto pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, pois ele sabe o que é urbanismo de verdade e não falta videos onde ele sugere ótimas soluções para mudar e melhorar nossa cidade, inclusive adoraria ver ele na frente de grandes projetos de mudança de nossa cidade.
Inclusive todo Paulistano PRECISA e DEVE acompanhar o São Paulo nas Alturas.
Credo
@@tallesfranco9354 se viu no espelho?! Sinto muito
Eu posso falar com propriedade pq fui visitar pra comprar, o que é vendido ali é a segurança e a praticidade de ter um parque na frente de casa, claro que vão existir exceções mas ali realmente é seguro, basta ir ali 21:00 e vai ter muita gente andando e curtindo o parque (que é público), se vc ficar 10min parado dentro di carro, os seguranças já te abordam pois estao vendo na câmeras. Por outro lado, o fato de nao ter 1 unico comercio (Diferente do que a Fabiola falou - seria legal ela pesquisar antes de afirmar algo errado) e também o fato de ter um preco M2 absurdamente alto para uma localização antes da ponte,, nao condiz com o projeto. Acho que nao devemos ser ingênuos, existe comprador pq SIM Sp é insegura, onde tem falta do estado, a iniciativa privada vai criar uma solução. Criar bairros privados nao é o caminho ideal mas é a solução quando o estado falha e a população acoberta.
PS: Sou inscrito do canal do Raul faz uns 2-3 anos
Como paulista, penso que. carecemos de conteúdos como esse, com discussão sobre o assunto e foco no morador. Construtoras e investidores têm visão um tantinho diversa. São Paulo merece um estudo sério sobre arquitetura e urbanismo, segurança, planejamento nas construções. Espaços "murados" não resolvem a questão de assaltos e violência. Quando muito isola ainda mais o paulistano, que já carrega a pecha de ser anti social e trabalhador compulsivo, uma verdade apenas parcial.
Parabéns pela matéria!
Comece por voce. Vá morar numa casa terrea sem muro.
Arquitetura barata, sem inovação e metem a faca no cliente. Acham que meter 5, 10 torres de 20 andar cada irá transformar o local em mini dubai..rs.
Rico mesmo não mora assim. Viver empilhado? Antes comprar uma casa com quintal em condomínio horizontal mesmo. Porque o valor cobrado nesses apartamentos é muito alto, até mais que uma boa casa em bairros mais verdes.
Mas tem espaço para os moradores dessas torres morar em casas com jardim? Criticam tanto o suburbio americano mas é isso que ocorreria caso o proposito fosse morar em casas. Tem que escolher, morar em paliteiro ou morar 30, 40, 50 km do centro.
Gostei muito do posicionamento e coragem do Raul Juste alémdos comentáriosda Fabíola, sempre coerente com o que diz😊
A Barra Funda já era um bairro pra carro, deve ter ficado pior.... Dependendo da hora não tem uma alma viva na rua 😂
Trabalhei lá 15 anos, e dava até calafrios andar por lá após as 19 horas 😂
É bem isso... SP é uma relação tóxica. Saí ora não voltar mais para morar. Só para visitas a familiares.
É porque você não viu Jabaquara. Moro na zona leste mas mês passado fui para a rodoviária para pegar ônibus para ir para Santos. Antes do ônibus ir para a rodovia passou por algumas ruas não vi nenhum alma viva. Nem cachorro eu vi 😂
Quem destruir lucra? Estão destruindo nossas cidades, construtoras e fundos imobiliários. Comprando vereadores e prefeitos. Sem vagas para estacionamento, torres de 20 andares com micro apartamentos, caos no trânsito dentro dos bairros, caos em ruas residências que não cabem prédios, praças virando estacionamento, falta de padarias, mercados, farmácia e açougues perto e com bom preço.
@@marlon9021não vejo a hora de sair tb! 🤞🤞🤞 cidade maldita, gente desgraçada da cabeça e o rumo sendo só pra piorar!
O ápice do mal gosto esse condomínio. Prédios horríveis
mas deve ser melhor que o "fresquinho" da favela
Quem destruir lucra? Estão destruindo nossas cidades, construtoras e fundos imobiliários. Comprando vereadores e prefeitos. Sem vagas para estacionamento, torres de 20 andares com micro apartamentos, caos no trânsito dentro dos bairros, caos em ruas residências que não cabem prédios, praças virando estacionamento, falta de padarias, mercados, farmácia e açougues perto e com bom preço.
@@evbuzzi6749 A diferença é que quem constrói esses prédios tem condições para melhorar, diferente de grande parte da população das favelas
Muito cafona mesmo. Nos EUA pelo menos eles preferem casa mesmo, prédio é mais pra jovens que não tem família grande ou dinheiro pra comprar uma casa com quintal.
@@JoaoPedroLopes-ry3eh Mas esse cara do video critica os suburbios. No fim, é só a reclamação mesmo. Não oferece nenhuma solução real.
Adoro o olhar crítico do Raul. Quando passo na Faria Lima lembro dele. 🙌🏼
"As grades do condomínio são pra trazer proteção, mas também trazem a dúvida se é você que está nessa prisão. "
Raul, seja bem-vindo! Seu trabalho é necessário!
Excelente! A visão do Raul sobre urbanismo é precisa. Temos que abordar o tema com urgência.
A insegurança não está só "nas ruas"...algumas vezes está "dentro" do próprio prédio, convivendo ao lado...conheço casos onde os "ladrões" têm dicas chaves de quem vive nestes prédios...e "invadem" sem medo...não apenas "nas ruas" que está a violência.
Muito feliz em assistir mais pessoas falando de arquitetura e urbanismo. Parabéns UOL, para aos jornalistas!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Quem me dera morar no deprimente Jardim das Perdizes. É o tipo de coisa que na teoria todos criticam, mas na prática são muito felizes morando lá.
Exatamente… quem me dera morar lá também! Haha. Feira livre às quintas e sábados, mercado express, farmácia, praça de alimentação, parque público, próximo ao Allianz Parque, shopping.
Este Raul é um gênio ! Pensa numa pessoa inteligente!
SP está largada…
Se o prefeito fosse do PT era ladrão comunista, como é da direita tá tudo certo
SP está largada por isso essas aberarções horrorosas que nem esses prédios existem, para prender os moradores dentro e a bandidagem fica fazendo a festa do lado de fora.
Na última eleição elegeram por pena um cara que estava com o pé na cova. Ou seja, elegeram o vice. Agora a solução também não é o subLula, é preciso ver as outras opções ...
@@fabioferreira5640 quais as outras opções?
O Brasil todo tá abandonado 😢
#VaiPraDubai Bem vindo, Raul. Amo seus textos. Parabéns, Uol, por ter trazido alguém de altíssima qualidade para o debate público.
Grande colaboração do Raul Justres. Trazendo uma visão critica do urbanismo nas grandes cidades.
Muito bom ver você na Uol, Raul, cada vez mais sucesso pra você e que o povo dessa cidade entenda o valor dessas discussões sobre arquitetura e urbanismo.
Cafona sao os prédios espelhados, as varandas sendo fechadas, do contrário de terem folhagens.
Esses condomínios estão no grito da moda. Pavorosos.
Prefiro os vidros do que fachada toda mofada dos predios tipicos brasileiros.
Que delícia voltarmos a reconhecer nossas múltiplas origens!
As construtoras estão acabando com Recife... predio e mais predio...uma tristeza
E, em Salvador? Não tem praticamente nemhuma área verde. Ou é viaduto ou prédios altíssimos.
Recife não tem mais para onde crescer horizontalmente, então a tendência é essa mesmo.
premissa correta mas a conclusão não é. Ora, vejamos…. A cidade tem áreas que podem ser por assim dizer, reaproveitas. Bairros de São José, Santo Antonio, depois do Estado do Arruda seguindo a av Beberibe.. isso pra citar dentro de Recife. Contando com a área metropolitana seriam muito mais. O que não pode é ter um plano diretor permitir excrescências de uma cidade que não tem esgotamento sanitário. Tem um trânsito infernal o que não permitiria, em tese, construir numa pequena rua uma prédio de 30 andares onde antes tinha duas casas.
O que se necessita é um governo e profética que respeitem o aspecto técnico de estudo urbanístico. Que não sejam reféns de dinheiro imediato e pensem na qualidade de vida dos que habitam a cidade
@@debora5711 Tem que construir, quanto mais alto, melhor. Sobra mais area para a cidade.
@@William_R_S_A pelo visto, urbanismo não é seu forte. Não existe saneamento básico, avenidas que comportem num pequeno pedaço a movimentação.
Oi vc já está na era “Jetsons” ?
Pessoas que edificam o mundo. Parabéns
Parabéns ao UOL por mais esse excelente profissional!!
Isso está também começando a acontecer na Vila Mariana, um absurdo!!
😮Depois das desastrosas mudanças nas leis do zoneamento, esses prédios enormes que colocam centenas de pessoas em ruas aonde havia casas, sem qualquer melhoria na infraestrutura, estão deixando a cidade mais gentrificada e feia. You co, Even, Zarvos etc são as empreiteiras responsáveis pelo desastre que ocorre na vila Madalena
Sim amigo, o certo é deixar meia duzia de ricos morando na vila Madalena e deixar os pobres bem longe né?
Acompanho o Lores no canal dele aqui no YT, a definição "amuralhado" realmente diz tudo, ando muito a pé aqui em São Paulo, passo por esses muros intermináveis e que me dão uma sensação de insegurança, essas muralhas criam ruas desertas, quase um corredor polonês.
Brasília não tem igual.. pra quem não sabe os prédios das asas norte e sul são proibidos de ter muro ou cerca para a passagem das pessoas
Brasília é um horror. Nunca vi cidade mais mal planejada.
Raul é o Cara! Comentários excelentes e a verdade nua e crua dita de uma forma elegante e incontestável!
Doa a quem doer!
Parabéns UOL pelo Raul... Show!!!!
Que coisa boa ver o Raul aqui no UOL acompanho o canal dele e ele traz reflexões mais do que necessárias, caso queiramos salvar nossas cidades. Boa contratação!!
Grande acréscimo ao time do UOL. Raul é 10!
Excelente Raul!
Seus comentários no Urbanismo são necessários.
Parabéns UOL.
Oba, acompanhava o Raul na CBN. Quando ouvi que ele ia sair, imediatamente me veio na mente a uol, dito e feito.
Parabéns pela nova casa
parabéns ao uol ter a coragem de debater a cidade
e o Raul é fantastico!
A reportagem não diz qual seria a semelhança com Dubai. Eu mesmo não vi nenhuma.
Ele nem deve conhecer Dubai mkkk, é o povo dos comentários também não porque concordavam com ele chamando até Alphaville de mini Dubai (???kkk)
A falta de conexão com a rua. Vira uma cidade para carros.
Raul Lores, um brilhante professor! Espero assistir, sempre que possa, às suas aulas.
Acho esses condomínios fantásticos, me pareceu mais inveja do que algo construtivo mesmo
Eles tinham muito potencial pra desenvolver a região e dar ainda mais qualidade de vida a quem mora neles. Mas não fizeram isso.
Vocês conhecem o empreendimento Reserva Raposo que vai abrigar 17.000 unidades de apartamentos com mais de 50.000 pessoas que é mais que os moradores de Vargem Grande Paulista. E o trânsito da Raposo que já está caótico vai piorar muito. E no final da Raposo?? No final da rua Sapetuba, naquele quarteirão são mais de 12 empreendimentos novos....e NADA FOI FEITO NA AMPLIAÇÃO E READEQUAÇÃO VIÁRIA
CARACA, caótico
Um desastre
Em algum lugar essas pessoas moram nesse momento. Logo, não vai causar um impacto maior do que já causam. O resto é choradeira egoista de que o outro não pode morar ali pq eu não quero.
Parabéns ao Uol por ter contratado o Raul, ele é ótimo, adoro o canal dele.
Façam uma reportagem aqui no abc sobre como uma única construtora está erguendo tantos prédios por aqui, estão erguendo uma mini cidade no pé de um viaduto onde o trânsito já é caótico.
Maravilha. Se estão construindo é pq pessoas estão conseguindo comprar. Logo, que todos tenham um teto para morar.
Acho o Raul muito competente e amigavel. Boa contratacao Uol.
ESSE CARA É MUITO BACANA. PARABÉNS UOL!!!!!!
Que maravilha, Raul, além de escritor de incomensurável cultura, é uma das vozes mais lúcidas do jornalismo, e que, com certeza, vai agregar muito à esse conceituado portal de notícias.
Sempre objetivo e isento, não se deixa influenciar por nenhum espectro politico, seja de esquerda ou de direita.
vão conseguir transformar a cidade em Dubai, um deserto quente e seco, com temperaturas acima de 50 graus no verão e tempestades de areia, sem a energia petrolífica pra ligar ar condicionado
Bem vindo Raul Juste, vc muito importante pra nós, para que no futuro a gente , ou agora consiga mudar essa mentalidade da elite paulistana.
Não tem mais comércio de rua. Acabou.
Acabaram com o comércio de rua por todo país e desertificaram as ruas. Chamam de bairros nobres o nada no meio do nada.
Raul chegou muito bem, trazendo questão muito relevante!
Algumas criticas até são pertinentes, mas a maioria delas é de quem deve ter dado uma passada no jardim das perdizes e já se achou no direito de julgar sem ter se aprofundado no local. Disse muitas bobagens que não condiz com a realidade de quem mora no Jardim das Perdizes. No térreo do Prédio comercial, existem alguns restaurantes, barbearia, farmácia, supermercado, etc... Onde todos os prédios conseguem acessar a pé tranquilamente.
O principal ponto desses mega condomínios é a segurança que se tem, pelo menos dentro...
Ta precisando ver o vídeo de novo...
Me poupe dessa, caro Enzo
Ai nos poupe, veja o video novamente.
Raul Juste Lores faz um trabalho necessário para todo o Brasil!
Parabéns, Uol!
Nem precisa ir em Dubai. Vai na barra da tijuca, no RJ, que tem a msm coisa.
Acompanho esse mano no São nas alturas, ele é foda. O programa é excelente.
Acho que assim, falar que Balneário Camboriú é uma copia de Dubai, beleza, mas em São Paulo, não tem absolutamente nada a ver. Eu adoro o canal dele, mas muitas criticas eu vejo que está mais voltada para gosto pessoal do que a realidade do que é de fato. Antes de ter o Jardim das Perdizes esse terreno era praticamente uma varzea, hoje tem torres residenciais, comerciais, que inclusive possuem comércio no terreo, um parque que é aberto ao publico e até restaurantes. Sobre a aparência dos edifícios, honestamente tem se construído prédios muito mais feios
Poizé, B. Camboriú é mar. Barra funda só tem aquele Tietê imundo e a marginal entupida de trânsito pesado do lado.
Obs. sou paulista.
No artigo está escrito que quem chamou esse bairro de Dubai foi a própria incorporadora.
Exatamente, concordo 100%
Balneario parece mais com a Gold Coast, na australia, do que com Dubai.
Aplausos para Raul Juste Lores!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O rico brasileiro é de uma coisa brega, gente cheia de dinheiro, com um terrível mal gosto.
Parabéns ao UOL pela 'aquisição'! Precisamos muito ouvir o Raul Juste Lores!
Ele só esqueceu de mencionar , Que vai fazer um CDHU em frente . Aos Jardins da Perdizes no Antigo terreno da CET pátio de carros . Ao lado do CT do Palmeiras . Quero ver os preços despencar . 😂 Os caros pedem 19 mil o metro quadrado lá .
Acho que você vai se decepcionar, os preços dificilmente irão cair. Podem até estacionar, mas cair será muito difícil. O Jardim das perdizes pode até ter defeitos, mas a localização é muito boa, próximo ao shopping Bourbon e o Allianz Parque, fácil acesso as marginais. Apartamentos com mais de 200 metros quadrados. Muito difícil achar em sp um lugar novo que lhe proporcione tudo isso. Ele provavelmente não conhece direto o jardim das perdizes, pois fala que não tem farmácia, local para cortar o cabelo, super mercado, etc. sendo que na verdade tem tudo isso lá que da para ira a pé tranquilamente.
@@rodrigoperes8450 , Perdizes proporciona tudo isso e dá pra fazer tudo a pé.
No Jardim das Perdizes, que não fica em Perdizes, precisa de carro até pra comprar pão.
Todos os lugares que você citou demoram uns 20min (da porta do apto até sair do carro) e tem que pagar estacionamento. É o perto que é longe.
Só mané entra nessa barca furada.
Bom, eu se tivesse $$$$$ jamais iria comprar ap em condomínio desse tipo. Prefiro Perdizes, Pompéia, Sumaré, Vila Madalena, os BAIRROS mesmo...
Paguei 1.2 milhão em um que vai inaugurar em 2025. A Cohab não vai sair do papel, muita gente com dinheiro envolvida.
@@HipolitoPatriotaB26 Pois tomara que saia. SP precisa de habitação popular e acessível, não de (mais) um monumento à classe média-alta que se esbalda em Romero Britto.
Que bom ter Lores como colunista da UOL.
Nossa, quanta desinformação! O pouco que eu conheci do Jardim das Perdizes me encantou multo. As vezes vou lá só para passear com meu cachorro. Acho que esse repórter nunca pisou lá.
Você leva o seu cachorro pra urinar nos postes e defecar nas calçadas dos outros 😂
Não entendi o motivo da pergunta... Se ela faz xixi na calçada ou na grama de alguém, o que posso fazer? Não dá para controlar a bexiga do animal. Será que eu tinha colocar uma frauda nela? Acho que não... Mas ela é educada, prefere fazer na grama pelo menos. Já o cocô, sempre recolho.
@@FelipeSchwenck Hoje em dia, as calçadas de condomínio viraram privada de cachorro. As pessoas moram em apartamento e querem ter dois ou três cachorros, depois levam para fazer suas necessidades na rua.
@@rosymarxeu moro no prédio da foto, faço a mesma coisa. Para de encher o saco, a praça inclusive incentiva, com sacos plásticos para as necessidades.
@@FelipeSchwenck DP vai na contramão do que se faz em todo o mundo, condominios estilo este de Perdizes estão fadados a virarem guetos em poucos anos, vc se sente inseguro só em colocar o pé na tua própria rua. Se vc tem comércio em todos os baixos dos edificios, acaba criando um ambiente de segurança e tranquilidade.
Realmente é isso, moro na Espanha e aqui todos os bairros tem comércios no térreo dos edifícios, então você mora a 5 minutos a pé de praticamente todos os comércios.
Deveriam ter feito um parwue municipal no lugar do bairro novo.
Tomará que encalhe tudo os novos prédios.
O centro do bairro é um parque municipal aberto, com brinquedos para as crianças, gramados para jogar bola e academia da 3a idade. Lindíssimo por sinal.
Raul é um encanto de pessoa, gostaria de conhecê-lo pessoalmente um dia, já acompanho a anos o canal cidade nas alturas, apesar de não ser da área, o interesse em urbanismo e cidades ajuda muito
Muita coragem do Juste Lores falar a verdade sobre esses condomínios. Provavelmente, tem várias propagandas no próprio site da UOL dessas construtoras.
Raul, estou amando suas ideias. Total verdade. Inclusive, cidades onde de pobres a ricos vivem misturados, são muito menos violentas, têm menos crimes porque não existem bolsões de pobreza sem serviços que facilitam a dominação criminosa. As grandes cidades precisam ter casas para pessoas de baixa renda em todos os locais, estudos mostram que as pessoas se desenvolvem mais e tendem a melhorar de vida quando residem em comunidades com maior poder aquisitivo, além do acesso, da informação que fica disponível via vizinhos. É ainda uma das formas de mitigar (e quem sabe acabar) a desigualdade social.
Bom, eu particularmente gosto de cidades com altos edifícios, e arranha-céus. Mas a crítica não está de toda errada, prezar pela mobilidade e acesso a serviços aumenta exponencialmente a qualidade de vida.
O problema nem é tanto os edifícios serem altos, como ele falou no vídeo dando o exemplo de Nova Yorque, mas eles serem super espaçados e murados.
Prédios de qualquer altura (também prefiro os mais altos), colados um nos outros e com comércio no térreo tornam a cidade mais compacta, menos dependente de carro, mais segura e mais viva. Exemplos ao redor do mundo não faltam, inclusive em países mais pobres que o Brasil.
@@amandavlogzz e inclusive o próprio Brasil, São Paulo mesmo tem vários exemplos no centro (histórico e expandido, como na Av Paulista)
Problema é que nunca tem nada no térreo, criar uma rua cheia de prédios em SP hoje é um convite pra qualquer assaltante após as 18h.
Moro na velha Perdizes, sempre andei muito na rua, o comércio local me atende em tudo, paro na rua pra conversar com as vizinhas, todo mundo leva cachorro pra passear.. nos ultimos anos são tantos os novos empreendimentos que não sei como vai ficar. Muitas das lojinhas de rua já não existem mais.
Como se chama isso? Dor de cotovelo !
Melhor contratação do UOL, parabéns, sucesso.
Bolha, gangue dos mafiosos venceu! Deixar bairros sem segurança e abandonados. Assim construírem edifícios bolhas, assim serem obrigados pagarem condomínios e impostos, caso contrário são expulsos!🤬🤬🤬
São Paulo e um cada um por si urbanístico não poderia mas a mentalidade da população contribui para tal seja na irregularidades em calçadas, nas ocupações irregulares na sensação de falta de segurança pública. Surgem então esses mega condomínios nessa mesma mentalidade individualista
O barrio Jardim das Perdizes, tem câmaras interligadas com a polícia e os moradores circulam pelo Parque e é lindo. Eu faço caminhada lá e nunca vi nenhum assalto. Venha morar no Jardim das Perdizes sem medo. A Barra Funda é barrio em transformação.
Falou tudo, Câmara da bolha.kkk
Esse parque é uma pobreza estética e uma miséria espiritual. Uns pisos daqueles bloquetes comuns, palmeiras para todos os lados e uns bancos de concreto.
Perdizes é o Baralho ! Eu prefiro Pirituba .
O lugar é horrível.
Jardim das Perdizes nunca será um Parque da Água Branca.
vcs deveriam mudar o nome desse empreendimento, pois é ridículo, visto que fica na Barra Funda
Excelente trabalho Raul 200% de acordo com vc
A cidade de São Paulo como um todo é deprimente, é uma cidade extremamente cara, péssima pra locomoção, feia sem lazer descente e tudo extremamente longe.
sim, tudo é longe pra caramba, hoje em dia que moro em outra cidade, me dou conta disso
Eu consegui sair de SP e digo, tentem! É a melhor coisa que vc pode fazer para vc e sua família .
Nasci e cresci em SP. Conheço a cidade como a palma da minha mão e só vejo a ladeira descer. Não me identifico mais com ela. Custo alto e qualidade de vida baixíssima. Chegar somente de moto e metrô aos locais. Paulistano tem a mente do tamanho da varanda gourmet ou do porta malas do renegade, provincianos demais esse povo que amam sua relação abusiva com a cidade.
ressalva quanto ao lazer
Natal/RN é assim. Cara, locomoção péssima nem metrô tem, grandes distâncias e ruas desertas, prefeito querendo imitar Dubai, acabaram com o que a cidade tinha de bom, a cidade é pensada para carros. Provinciana demais lazer só praia tomada de barracas e shoppings.
que coincidência..passei por la hoje e resolvi parar para um café..tive que rodar uns 3km pra achar um misero bar....