Morei quase a minha vida toda no sul da California, mais especificamente em L.A e depois em San Clemente. Lá, eu sempre precisava de carro para praticamente tudo. Há alguns meses, me mudei para Nova York e minha qualidade de vida melhorou muito. Apesar do caos da cidade, poder fazer tudo a pé e ter tudo por perto é uma bênção.
morei em san diego, no suburbio ,e realmente era assustador andar nas ruas e nao ver ninguem, dps de um tempo eh que optei por ter um carro para locomover. As distancias eram muito grandes e uma simples ida a pe ao Walmart virava uma caminhada de 2 horas
Cara é sério? Vou até anotar, deve ser a unica pessoa do universo que acha Nova York melhor que alguma coisa kkkk. Ja fui varias vezes, e tirando os pontos turisticos ( uns 3 rsrs), o melhor momento era quando ia embora. Mas, tem gente que ama S.Pauo, vai entender ne´
o mais cômico de Orlando é que os americanos construíram a Disneylandia aí, um parque temático caminhável, que funciona como um centro de uma cidade europeia. São tão malucos que fizeram um parque temático cujo tema é uma cidade de verdade, enquanto a realidade é essa distopia
@@Caligo92 Os EUA sozinho é maior que a Europa inteiro em área, com metade da população, não tem porque os americanos copiarem as densas cidades européias 😁, fora que a geografia americana com muitas planícies favorece muito
E é por isso que os shoppings surgiram lá, simulacros dos centros urbanos das cidades de verdade. Eles destroem as cidades reais para depois criar lugares parecidos com elas e irem lá e ficarem fascinados com eles.
Exatamente! Orlando é uma maravilha , tudo é longe mas um carro usado em razoável condição custa 2 salários e no Brasil custa 40 para andar em Ruas sujas apertadas e esburacados! Não tem nenhuma cidade boa como orlando pra se viver! Amigos a gente arruma em qualquer lugar mas eu prefiro viver na tranquilidade de estar longe de amigos em Minha casa!!
Não só Balneário, mas o litoral inteiro de SC está sendo destruído para a construção de prédios. Estão acabando com a coisa mais bonita dessa região, que é a mata atlântica.
Ir , Turistar é uma coisa, MORAR é outra. Morei, e é um lugar otimo de se viver. Tem quem vá a Havana em CUBA e ache aquele amontado de lixo historia dos anos 50 como um relíquia da Luta do anti Americanismo rsrsrs. Por isso voce ve Cubano tentando fugir de lá e nao ve Brazuca fugindo pra lá, nem comuna. Quando muito vão turistar lá , fumar um charuto CUbano e se aproveitar da pobreza que os Cstros constuiram.
Tenho sobrinhos que moram na Flórida e tenho visitado o lugar pq revê-los é um prazer. Em junho passado fizemos um passeio e minha sobrinha alugou uma casa muito boa em Orlando, mas o lugar é uma maluquice. Além do clima super quente e úmido, os lugares são VAZIOS, parece cidade abandonada, sem vida, sem gente. Por causa do clima e tb por causa da pandemia, as pessoas não saem de casa e do ar condicionado, que eu detesto e me deixa doente. Realmente, é um jeito muito estranho de morar.
@@smallbigbusiness-0905 Querer voltar ao Brasil é uma decisão que envolve inúmeros fatores. O tema abordado é urbanismo. Obviamente que ninguém vai querer mudar de país somente pq mora numa cidade disfuncional. Vc está misturando alhos com bugalhos.
@@smallbigbusiness-0905se você mora em São Paulo, Rio, Salvador ou qualquer cidade acima de 2 milhões de habitantes com suas disfuncinalidades é óbvio que Orlando parecerá um paraíso mas com o tempo Orlando parecerá um deserto chato de estradas e concreto. A cerca de 30 anos li um artigo que dizia que as cidades só são governáveis e habitáveis até 500 k de habitantes, passou disso já vira um amontoado de gente que dificilmente lhe dará qualidade de vida.
@@smallbigbusiness-0905 Esse estilo de vida ruim e perverso com a natureza, pode ser muito atraente sim, pessoas que adoram mordomia adoram isso. Mas isso não abona os fatos. Urbanisticamente falando Orlando não deu certo, espaço atraente, mas doente.
Corajoso "mexer" na queridinha de alguns brasileiros, impetuoso e realmente um competente urbanista/ jornalista que nao se vende a ideia destruidora americana de vegetacoes nativas ao redor das grandes cidades inclusive destruindo pantanos na Florida
@@WARDOG123 As riquezas naturais da nossa gaiola (Terra) são finitas. Ou para de crescer a população, ou a população continua crescendo mas mudem o modo de viver para NAO AUTO SE DESTRUIR.
@@Notificações_de_Sistema balela, a população só tende a cair e os preços dos aluguéis também com a baixa demanda em pouco tempo. não se preocupe com isso, esses lugares vão virar mato daqui 100 anos.
Os comentarios mais raivosos aqui sao de gente que jamais leu meio livro de arquitetura ou urbanismo. Vão querer discursar sobre um tema que não fazem ideia. E sua preocupacao com o mundo ou meio ambiente é tão sofisticada quanto a estética dos "Malls".
Como seria uma cidade exemplo, mas com casas espaçosas? Moro em São Paulo, e eu detesto esse monte de gente amontoada, é prédio, prédio, as casas não tem um quintal, são cada vez menores, os quintais sumiram e só ficou espaço pra fazer garagem. Não tem um espaço pra plantar uma árvore, pra uma criança brincar. No meu bairro estão derrubando as casas maiores antigas que restaram e subindo prédio (moro na Zona Leste - Vila Matilde longe de ser o bairro de classe alta) É um prédio atrás do outro. O trânsito já está ficando pesado dentro do bairro, pela quantidade de pessoas, e a tendência é aumentar. Assaltos na minha rua são constantes, e moro simplesmente na rua da polícia, perto do comércio e bares, é um local bem movimentado. Não consigo gostar gente 😢 Queria espaço, casas maiores, com quintal, jardim, varandinha… Por isso eu iria facilmente pra um condomínio fechado no interior de SP. Pode ser “brega” mas lá tenho a chance de ter uma casa assim…
Não tem alternativa. Casa eh coisa para cidade pequena. Quer espaço, more num triplex, numa cobertura. Mas se você tem uma casa no centro de uma cidade grande, você está apenas contribuindo para a explosão nos preços dos alugueis e com a destruição do planeta, pq no seu lote, poderiam estar morando umas 20 familias em um prédio, mas elas precisam morar em um lugar tipo a Cidade Tiradentes, com 2 horas pra ir, 2 pra voltar. E as crianças e as arvores podem existir nos parques, nas praças ou mesmo nas ruas, se elas forem mais calçadas do que espaço pra carros. E simplesmente faça a conta: pegue 20 casas, transforme elas em apartamentos com a mesma area interna, um em cima do outro: você tem 20 familias morando no mesmo lote, ao invés de ocuparem 20 lotes. Você pode ocupar então 10 dos 20 lotes com prédios e deixar o resto sendo um parque no meio deles, com tudo isso que você ta falando: arvore, playground, quiosques e etc. E vc pode ter no terreo dos predios, padaria, farmacia, loja de conveniencia, livraria, café. Ou seja, tudo q vc precisa.
O exemplo é vc morar onde quer que seja e ter qualidade de vida, ser feliz etc etc e não criadores de canais dizer o que é bom ou não, pois enquanto falam algo pra vc não fazer estão fazendo justamente aquilo que disseram vc não fazer
@ivancamargo785 , eu não quero interferir onde você deve morar. Se você tem a preferência por um local mais recluso, com quintal e que precise de carro, é uma preferência super válida. Porém, quando se discute política pública, estamos falando do bem estar do povo, e não de um indivíduo. Um urbanismo à la "subúrbio americano” no meio de SP (como é o Pacaembu) é INEVITAVELMENTE percursor de uma tragédia urbana: mandar o pobre morar extremamente afastado do centro, fazendo com que milhões de pessoas se desloquem todos os dias por mais de 3 hrs. Super intendo quem quer morar no interior ou em uma cidade média. Mas oq eu, o cara de cima, e o canal acreditamos é que não da para construir São Paulo com o modelo de Orlando, temos que nos inspirar em cidades com exemplo de urbanismo, onde existe adensamento urbano, ampla rede de metrô, etc. Em resumo: não da pra ter subúrbio do lado da Paulista.
Finalmente alguém com o meu pensamento sobre Orlando. Tive o desprazer em morar neste lugar por 4 anos. Péssimo, horrível , o calor então, sem comentários. Nunca ouvir tantas verdades nesse Vídeo.
Ocorre que pra quem vive em São Paulo como eu, até vendo esse vídeo com os lados negativos de Orlando, como ter que usar carro pra tudo, e se deslocar 20 km pra achar um café, ainda assim parece melhor do que o dia a dia do paulistano. Há algumas horas fiz um trajeto de 5km entre os bairros Mooca e Tatuapé, levei 40 minutos pra ir e 30 pra voltar, isso no meio da tarde, antes do horário de pico, senão levaria o dobro desse tempo! Em Orlando, daria pra andar os 20km, tomar o café com toda a calma do mundo, comer um bagel, e gastaria menos tempo do que eu gastei.
Não tem como, Orlando é SUPERIOR, mais verde, ecológica e sustentável que esse horror que é São Paulo, só um insano pra achar que empilhar gente em arranha-céu é algo ecológico e saudável, esse é o pesadelo, Orlando está anos luz a frente, inclusive por ser uma cidade com menos de 400 mil habitantes Deveria ser proibido em LEI cidades com mais d e1 milhão de habitantes.
@@prsgrind8794 Com certeza, cidades super populosas estão na total contramão das cidades resilientes pois são muito mais sucetíveis a desastres. Imagina uma evacuação como aconteceu mesmo na Flórida, o Milton matou 19 pessoas, uma simples tempestade matou 7 em São Paulo. Imagina uma epidemia, as pessoas moram em cortiços e favelas, apartamentos cada vez menores, uma criança não tem contato com a natureza, não pisa na grama do seu quintal; mas com certeza se alguém fez um vídeo no youtube dizendo, com certeza aqueles arranhacéus envidraçados, cidades com bolsões de iluminação 24h/dia que podem ser vistas até do espaço e pessoas vivendo amontoadas é muito melhor para o meio ambiente e muito menos depressivo.
@@prsgrind8794não viu o vídeo? Os custos financeiros e ambientais pra manter uma cidade espalhada são muito maiores. Imagina o espaço necessário pra colocar casas individuais para 20 milhões de pessoas, dentre uma série de outros problemas
Ih Raul, vc acertou em cheio na provocação! A galera que sonha o "sonho americano" fica nervosa, quando se depara com a revelação, de que o sonho americano é tao fake qto a Disneyland... Apesar dessa última ser mais divertida. Mas dá pra entender, a maioria dessas pessoas ainda não tiveram a chance de viver em cidades urbanisticamente mais humanas. E vivendo a realidade violenta na maioria das cidades brasileiras, sem saber que existem outras opções, elas acreditam que o ideal deve ser mesmo o quintal da Disney. Teu trabalho é incrível! Força na peruca!
Morei nos Estados Unidos 1 ano num intercâmbio. Por mais perto que fosse o mercado eu não conseguia ir a pé porque era uma estrada no subúrbio e não havia calçada. Em geral, preciso pontuar que apesar de tudo lindo e idílico o estilo de vida americano segrega e cria pessoas depressivas. Não é normal viver numa vizinhança onde não se pode caminhar e olhar um vizinho e dizer um Hi. Eu amei viver nos eua como intercambista mas acho que seria uma tristeza viver lá como morador. Edit: pelos comentários desse vídeo a gente vê quão pobre de pensar as pessoas estão hoje. Eu no lugar do dono do canal só postaria mesmo o vídeo e nem leria as asneiras que as amebas comentam.
Tive essa mesma experiência como intercambista. Chegávamos da escola a tarde e tínhamos que correr até o Walmart antes de escurecer, naquelas vias enormes que só serviam para carros. Demorávamos 3 horas ida e volta a pé. Nunca vi ninguém andando nessas ruas, os carros chegavam a buzinar para a gente, parecíamos alienígenas, surreal!
Seria esse o Not Just Bikes brasileiro? Esse assunto me interessa bastante e é a primeira vez que eu vejo um conteúdo desse tipo em português. Parabéns pelo vídeo
Moro em Fort Lauderdale, Plantation, e concordo que as distâncias, mesmo aqui em Fort Lauderdale são grandes. Topografia plana largas avenidas e inúmeras High Ways. Só sei o nome do meu vizinho porque às vezes o correio coloca por engano correspondência dele na minha caixa de correio. Esse país é extenso e tem muito espaço o que faz com que as pessoas vivam com certo conforto e não amontoadas como nos grandes centros, mesmo não sendo classe alta. Eles prezam bastante o paisagismo e existem sprinklers por todo canto, mas ao contrário do que muitos pensam, essas águas que irrigam jardins e gramados vêm da grande quantidade de lagos que existe aqui na Flórida portanto não é água tratada.
SIM SIM SIM. Vejo pouca discussão de urbanismo desse nível no Brasil!!! Estamos nos inspirando nos maus exemplos e parece nem haver espaço para discussão
Orlando é uma super Alphaville. Uma fortaleza gigantesca para gente rica fugir de pobre. Por isso muito brasileiro gosta desse tipo de cidade. Aliás, de fato a arquitetura de Orlando é terrível e monótona, depois eles falam da arquitetura soviética. kkkkkkkkk
Tá cheio de pobres brasileiros lá tbm! Só que a pobreza de lá é diferente da que vemos aqui. Lá existe a pobreza de espírito, onde só os bens materiais satisfazem as pessoas.
Orlando é o estacionamento de um parque de diversões. Esperar o quê?! É o típico modelo americano: carrocêntrico, ambientalmente irresponsável e cafona (arquitetura Mc Donalds).
duvido muito que o pessoal de Orlando vai abrir mão de casas imensas, seguras e privadas, pra morar perto do centro em cubículos sem privacidade alguma.
Gostar de Orlando, Romero Britto ou achar mall "lindo", a gente so lamenta. Mas quando essas ideias são importadas pra cá, e destroem o que sobrou das nossas cidades, precisamos brigar mais. Nem que seja pra desmascarar (ou constranger...)
@@eleftheriaithanatos1162 o cidadão médio de orlando desfruta de uma casa muiiiito grande e barata em comparação aos apartamentos residenciais que são pequenos e super caros. Pra "adensar" um monte de pessoas e fazer uma cidade viva, você precisa colocar um monte de gente no mesmo espaço. Agora entendeu?
@@nordkis4834 Então compra um sítio e vai morar na zona rural. Se quer morar na cidade, entenda que para ser melhor para todo mundo não vai dar para seguir o modelo "Orlando". Não tem planeta que aguente!
Morei vários anos na florida e 6 meses em Atlanta, na minha primeira semana em Atlanta meu carro fundiu a transmissão ficar sem carro em Atlanta é como ficar ilhado dentro de uma metrópole , eu caminhava 20 minutos para ir ao supermercado (pubrix) andando pela calçada os carros passavam e me olhavam como eu fosse um E.T o único andando nas avenidas largas de Atlanta sem nem uma alma viva na rua,o mesmo acontece na florida, tirando Miami o resto da Flórida não é para andarilhos.
@SocratesTaVivo São 2 lugares completamente diferente um do outro, para trabalhar e ganhar dinheiro Atlanta sem dúvida, sem contar que em Atlanta é mais profissional em relação a trabalho, também o custo de vida em Atlanta é mais baixo e paga bem melhor do que as cidades grandes da Flórida, em Atlanta você está mais próximo de North Carolina que é um lugar incrível eu morei na capital de North Carolina por 1 ano a cidade é incrível,Atlanta é cidade corporativa ,a maioria das centrais das grandes empresas estão em Atlanta como: Ford, Fedex, coca cola CNN , home depod , Delta Airlines, e muitas outras. A Flórida só ganha no clima e nas praias.
Eu moro em Orlando e concordo em partes. Realmente acho que o transporte público poderia ser melhor, mas o urbanismo aqui não fica a desejar. Tem ruas lindas e arborizadas, além de parques públicos excelentes, além das casas novas. Na Europa tem a vantagem de ter transporte público e tudo de fácil acesso, mas para o turista. O local, não consegue morar perto por conta da especulação e as casas são velhas, pequenas e sem ar condicionado, o que causa a morte de muitos idosos, além da falta de acessibilidade. Não há lugar perfeito no mundo. Eu vim de São Paulo, e lá sim è um tragedia urbana.
Como viver numa cidade que não existem pessoas nas ruas? Com exceção de NY e outras poucas, as cidades americanas são nada convidativas para o pedestre. São cidades sem vida!
Acho que esta visão é muito de pessoas que não moram na Flórida. Orlando é uma cidade, Windermere é outra, assim como Lake Nona, etc. Todas estas cidades tem um centrinho com muita acessibilidade, onde voce pode passear e fazer tudo a pé, como ir a feiras, ir a restaurantes, salão de beleza, etc. Gugu morava em Windermere e não precisaria ir até a cidade de Orlando para ir a um ótimo restaurante. Altamonte Springs, por exemplo, é uma cidade próxima ao centro de Orlando e possui uma linda arquitetura. Sem contar os chamado “Springs”, que são lagos com água cristalina cercados de natureza, onde você pode fazer trilhas ou atividades aquáticas. Existem também várias trilhas para andar de bike e praticar corrida. Concordo em partes com a questão da acessibilidade, mas acho que a visão apresentada está muito enviesada sob a perspectiva do turista que não conhece profundamente as cidades.
Raul, eu moro nos eua. Acho que você falou uma coisa errada no vídeo. Não é uma cidade inimiga de ciclistas e pedestres, é um país inteiro. Os eua são o perfeito exemplo de como não crescer a malha rodoviária, tudo longe, tudo precisa de carro, para você ter ideia, no meu bairro não tem nem calçada para andarmos na rua, mas tem avenidas enormes. Edit 1. Só pra constar, não tenho carro e uso transporte público para tudo, sei as dificuldades de se usar transporte público aqui, e tem muitos lugares que eu gostaria de ir mas não tem como, fora que depois das 10 da noite simplesmente o transporte público para. Muitas vezes preciso alugar um carro ou pegar um Uber. Outra coisa: Não imaginava que tanta gente ia dar like o meu comentário. Mantenham o respeito nas respostas e tenham uma boa semana.
Eu tava olhando uns dados da UITP sobre metrô no mundo. Enquanto a Ásia mais que dobrou o tamanho das linhas, aumentando de 4800 pra 10.000km, a América do Norte acrescentou incríveis 69km de metrô entre 2013 e 2020. A América Latina construiu mais de 200km nesse meio tempo.
Qual é o problema de usar um carro ou uma moto pra se locomover?? Só brasileiro gosta de transporte público lotado, ruas estreitas, lotes minúsculos, barulho e muvuca
@@victorpacheco8006 Quál é o problema? Que nao cabem mais carros em cidades como Sao Paulo, engarrafamento 90% do tempo. É horrivel andar de carro em Sao Paulo precisamente porque os acessos pedestres e transporte publico ainda não sao bons. Só quando melhorar eles vai melhorar a experiencia de andar de carro.
Lembrei de quando morei em Brisbane na Austrália, o centro da cidade é incrível e tem até ferry boat gratuito, mas saindo do centro a cidade era impossível de se locomover sem carro. Nas ciclovias eu nunca via bicicletas, nas calçadas nunca tinha gente andando.
As calçadas (que nem existem) são tão vazias que se tornam perigosas mesmo em uma cidade tida como segura. Quase não há gente a pé e quando há, recebe até careta de quem passa ao lado de carro (normalmente um monstrengo que parece um rabecão). Em tempo: além do desastre urbanístico e arquitetônico, ainda há o desastre social em torno dos parques. Sugiro para todos assistir The Florida Project, com o grande Willem Dafoe.
Ainda sim é melhor que o Brasil, onde os mais ricos, muitos vivem atrás de muralhas, com cerca elétricas, câmeras e insegurança. Já os mais pobres, ganham muito mau, " lutam" uma vida inteira, pra ter um carrinho popular, além de muitos morarem em favelas feias aglomeradas.
Mas isso é nos EUA inteiro, andar a pé nos EUA é visto como perdedor loser! Eles geralmente debocham quem anda a pé principalmente em estados repúblicanos esse é um dos motivos da alta taxa de obesidade americana
Colocação sensata, segundo vídeo deste canal que assisti e curti... Dá para perceber algo a respeito do que poderíamos estar refletindo para o melhor por aqui? Espero cada vez mais sucesso do seu canal ,,,,,
uma vez comentei que se eu morasse num condomínio de orlando iria ficar com depressão , pois não se vê gente , não existem pontos de encontro , cafes , não se conhece o vizinho , fui muito criticado , e mesmo sem conhecer orlando ( que não faço questão nenhuma ) já percebi o que este video fala , pode ser muito bom pra quem vai morar com familia grande , mas para a maiorira das pessoas é um tédio
No Brasil é diferente? Esse é o sentido de Orlando, voce tem cada coisa em seu lugar, onde morar com segurança e sossego, onde comprar , onde estudar, tudo muito organizado e limpo. Mas entendo muitos Brasileiros, alguns acham o RIo de Janeiro lindo rsrs, mesmo com violencia, insegurança e bala perdida, algunas glamorizam as FAVELAS chamando de COMUNIDADES rsrs. Brasil é bem isso, Cerveja, Futebol e Bunda.
@@smallbigbusiness-0905exatamente. Quem quer badalação,pavimento de pessoas com certeza tem outras opções. Orlando é pra quem busca o contrário de tumulto. Brasil é tudo desordenado, bares no meio de residências, bocas de fumo e distribuidoras de bebidas ao lado de escola. Barulho pra todo lado, farmácias colocam caixas de som na entrada, supermercados tocam no último volume funk, forro, samba...brasileiro bebe todo dia por qualquer motivo, aff
Vários americanos já estão criticando essa estrutura de cidades centradas no carro, e olhando mais para o modelo europeu. Mas o vira lata brasileiro acha que essa bizarrice é o ápice do urbanismo
Sim, tem altos canais legais aki no YT sobre isso, tipo o City Beautiful. Eu inclusive acompanho eles desde antes desse daki. O q eu gosto do canal do Raul eh q ele ta trazendo essas discussões aqui pro Brasil.
Fui, aos poucos, sendo direcionado ao canal. Hoje, me sinto perfeitamente em casa, assistindo assuntos necessários e que sempre foram colocados dentro da caixa. Faço uma relação direta com o tema da educação ambiental crítica. Praticamente, o mesmo deslocamento de discussão. PARABÉNS PELO TRABALHO que encanta. Dá tempo para recomeçarmos.
Parabéns pela lucidez e verdade dos fatos. Silvio Santos ia para Orlando em Férias, poucos dias, queria sucego e anonimato. Mas nosso dia a dia é em Sociedade coletiva. Eu entendi a boa mensagem. E claro, se ORLANDO quiser, eles podem ter transporte Público de qualidade e atrair moradores suficientes, para todos possam ter felicidades nos encontros e qualidade de vida.
Esse negócio da cidade ser ruim para pedestres e de quem depende de transporte público não é uma exclusividade de Orlando, pelo contrário, a maioria das cidades americanas são assim...
É muito bom ver alguém que entende falar sobre o assunto urbanismo/arquitetura. Isso influência todos nós mas pouco é falado/abordado na grande imprensa. O que faz com que a maioria da população, e eu me incluo, não entenda nada sobre o assunto. E isso infelizmente se reflete em nossos políticos que pouco se preocupam, e também não entendem, a respeito de tão importante assunto. Parabéns por mais um vídeo maravilhoso!
Tô besta! Uma cidade ampla, bonita, limpa, organizada e segura. Tão botando defeito? Caramba! Acho que estou do planeta errado. Na realidade que eu vivo isso ai é uma utopia.
Sim mano, o vídeo é todo contraditório, ele compara um habitante da Flórida com um habitante da china e antes ele disse que um habitante da Flórida dá para 6 habitantes da china. Ou seja o certo seria comparar um para seis para ficar justo. Muito contraditório. Ele diz que não tem ninguém e ao mesmo tempo a cidade que mais polui. Deve ser propaganda russa kkkkk toda mal feita. Ou um vídeo muito irônico kkkkkk. Ele esquece das árvores que aparecem no próprio vídeo. Dos carros elétricos. E das fontes, como a da poluíção por habitante que eu nem achei
Acabei de volta da China. Lá no sul é a pior cidade que estive foi Hong Kong. São cidades verticais como ótimos sistema de transporte público. É possível fazer quase tudo de transporte público e funciona muito bem. É se vê milhões de pessoas todos os dias na rua se relacionando. Fiquei encantando com oque eu vi.
Eu sou português é também já estive em Macau e Hong Kong e dá 10-0 a Orlando mas de longe 😂 Até mesmo cidades tipo Nanjing, Shangai são muito mais caminhaveis que o Orlando e o transporte público igual!
Dá pena dos Estadunidenses no Brasil emocionados, quase chorando, dizendo que podem andar na rua(lá eles teem medo de andar nas ruas desérticas fora do centro), e alegres que podem ir comprar andando, mas pra o emergente médio BR, ou o pobre, o high Society é ser dependente de carro.
lado, as figuras de ouro que lhe haveis de oferecer em expiação da culpa, e assim a enviareis, para que se vá. Vede então: Se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele quem nos fez este grande mal; e, se não, saberemos que não nos tocou a sua mão, e que isto nos sucedeu por acaso. E assim fizeram aqueles homens, e tomaram duas vacas que criavam, e as ataram ao carro; e os seus bezerros encerraram em casa. E puseram a arca do Senhor sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorróidas. Então as vacas se encaminharam diretamente pelo caminho de Bete-Semes, e seguiam um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem, nem para a
@@isle67O video não é sobre beleza ou feiura, no canal tem milhares de vídeos falando da arquitetura do Brasil, sim o Brasil é exemplo de país sem carro dependência. Qualquer um acorda de manhã e vai comprar seu café andando.
Adorei seus comentários e análises. Eu, uma ex-futura urbanista (fiz um ano de FAU-Usp), vou seguir seu canal e compartilhar. Moro em Vinhedo, SP, já fez um vídeo sobre essa cidade?
pq é extremamente brega e o suprassumo do "sonho americano" com esses suburbios sem personalidade, tem outlets pra consumo e o clima quente mais próximo do brasil.
Sei que Orlando está longe de uma cidade excelente e parabéns pelo vídeo. Adoro o seu canal, sou inscrito no meu outro perfil. Me inspiro para criar cidades no Cities Skylines rsrs e sempre que ando em SP e vejo prédios lembro das sua notas de comentário. Mas não posso mentir que sinto "inveja" de Orlando se comparado a minha cidade, moro em Carapicuíba na grande SP, são quase meio milhão de habitantes em 32km2, quase não parques, há muitos carros, transito caótico, nada feito para o ciclismo, muito condomínios de prédios espalhados de forma aleatória, comercio disperso, poucos parques, baixo incentivo a cultura e isso é só a ponta do iceberg. Sei que o intuito não comparações, mas se eu tivesse 10% do que essa cidade tem, mesmo sendo longe eu aceitaria. Abs e parabéns novamente pelo lindo trabalho
Moro em Lansdale, PA. Tudo aqui no USA é assim: casas cinzas, copy e paste uma da outra. Mesmo sendo suburbio, não dá pra andar de bicicleta porque não tem calçada. Foi aí que entendi porque a carteira de habilitação é tirada com 16 anos. Tudo aqui só é possível de carro. Ar condicionado central no verão e aquecimento central no inverno. Eletricidade nas alturas no verão e óleo diesel no inverno. E olha que no calor faz 38° e no inverno -10°. Não tem NINGUÉM na rua, hora nenhuma. Quando tem, é sinal que é homeless, ou o carro quebrou. Não existe nenhuma consciência ambiental. Mas, como vc diz, muito seguro, dá pra deixar a porta de casa aberta. 🤷🏻♀️ Muito estranho.
Tadinha, sofre no paraiso. Eu nao entendi sobre "nao tem consciencia ambiental", o que quis dizer com isso? Morei em Orlando, Miami, Fort Myers, tive rapidas passagens por BuschGarden, e tudo muito limpo, ninguem joga papel no chão, e voce pode andar de bicicleta sim, ANDA NA RUA IGUA GENTE GRANDE kkk.....me diz, onde no BRASIL voce anda de biciceta no passeio? , ta brincando né...... as grande maioria das casas nos EUA são deslocadas do FUXO do transito, e claro, voce sabe disso, afinal mora ai .....ou são condominios ou são fora do fluxo do transito, somente em regioes muito antiga voce verá casas nas grandes avenidas, a maioria voce entre em Ruas e zonas mortas de transito, onde sim , não verá passeios, mas com transito de baixo movimento........e novamente, QUER ANDAR DE BICICLETA ? kkk, anda na RUA, voce ANDARIA AQUI NO BRASIL.....simples né
Texto de precisão cirúrgica e apresentação impecável. Urbanismo é tema de tamanha importância na sociedade, e é tão ignorado. É preciso conhecer o passado e entender o caminho que estamos trilhando para construir o futuro que queremos. Conhecimento é essencial, e o vídeo cumpre muito bem o papel de provocar, informar e fazer refletir. Parabéns pelo trabalho e pela produção.
Sabe o que é aberração de verdade Perth na Austrália a cidade mais espalhada do mundo de uma ponta a outra dos subúrbios de Perth chega a ter 150 km de distância é algo insano.
Como pessoa que morou nos EUA, apesar de amar o país e ter várias boas coisas, essa dependência de carros é sim uma encrenca. Se você for de ônibus (isso quando tem) ou bicicleta, vai levar horas para chegar nos lugares. Tem cidade brasileira que está tentando copiar, só que nem todos podem ter carro e as ruas esburacadas continuam atormentando. Se você for morar no país, provavelmente precisará ter um carro (que, aliás, são melhores e mais baratos que os do Brasil). Culpa das leis de zoneamento, dos subsídios artificiais às hipotecas e dos planos diretores.
@CCtvBrasilmoro numa cidade média que é Campo Grande, no MS. Posso te dizer tranquilamente que sem carro você não consegue fazer literalmente nada aqui. Não sei se trata de copiar os EUA, mas é exatamente a mesma realidade que vi no vídeo.
@@TheJaoz3 Como??? Eu morei 14 anos em CG, e dá pra ir para QUALQUER LUGAR de ônibus!!! Qualquer lugar !! É verdade que antes da pandemia tinha o fresquinho que era melhor ainda, arzinho condicionado, pouca gente e ia direto pro centro/ af pena.. não sei qual campo grande vc vive, deve ser a do RJ
@@Guilhermetsc A minha crítica não é carro vs ônibus, é mais sobre precisar se deslocar com veículo mesmo. Há pouca coisa pra fazer à pé em CG. Mesmo pra caminhar num parque você precisa pegar carro, com exceção de alguns bairros como o Aerorancho. A lógica das calçadas também é terrível. Uma aqui perto mal cabe o poste, mas na rua cabem três Dodge Rams lado a lado 😅 Felizmente parece que estão abrindo os olhos pra questão dos pedestres com o recente fechamento da 14 de julho aos fins de semana. Acabaram revogando de tão radical que foi a mudança. Enfim, torço pra que a cidade melhore pra todos.
E por isso amo a Disney e acho péssimo o urbanismo de Orlando. E outra, a falta de noção de consumo não fica só na Flórida. Moro em Michigan e aqui ninguém quase recicla lixo. Um retrocesso horrível. Excelente episódio 👏🏼
Morei em Orlando na adolescência. É uma cidade paradoxal que até hoje não entendo. Embora haja sim espaços verdes e até fauna, parece que estão lá por acidente, efeito colateral do paisagismo. E embora seja sim agradável caminhar por lá, ela é toda separada em bolsões, nichos, que não se comunicam. Um dia resolvi voltar da natação andando até em casa. O viaduto que passa perto da International Drive, pasmem, não tem como passar a pé. Então, treinado em Belém do Pará, me meti na ilharga da pista, sob protestos de algumas buzinas. Nunca mais fiz isso. E nunca mais quis morar lá.
Na Rússia os condomínios de alto padrão têm de tudo. Os prédios residênciais também são comerciais com lojas,bancos,academias,escolas,farmácias e supermercados.
Eu morei la também em 2011 e uma vez fui a pé da International Drive, na altura da Perfumeland ate a esquina da Kirkman com a Conroy. Bizarro que não tem calcada mesmo, atravesei a mesma ponte a pé e vc se sente uma estranho fazendo isso! Se vc pegar algum objeto e largar ali no chão e passar lá 1 mes depois ctz que ainda vai estar la! hahaha Mas orlando tem suas vantagens tb!
@@marciom48 Da Perfumeland até a Kirkmann não tem calçada? Tá doido cara? Tem calçadas enormes dos 2 lados da avenida e em cada esquina tem semáforos para pedestres.
15 дней назад+1
Nos Estados Unidos, hoje em dia, a maioria das entregas já é feita por carros elétricos, principalmente nas grandes empresas. Em bairros mais distantes, é comum ter mercadinhos e conveniências logo na entrada, o que facilita muito a vida. As casas podem até parecer simples por fora, mas, por dentro, têm um conforto incrível, com ambientes modernos e ar-condicionado em tudo. Os jardins estão sempre bem cuidados, sem precisar de muros ou grades, já que a segurança é bem melhor. As ruas quase nunca ficam congestionadas e, mesmo embaixo das pontes, dificilmente se vê lixo jogado. Comparar cidades como Orlando com São Paulo é complicado, já que são realidades muito diferentes. Nos EUA, a frota de carros é mais nova e, por isso, polui bem menos do que em cidades onde ainda circulam muitos carros antigos.
12 дней назад+13
Que vídeo excelente e bem estudado e roteirizado, ganhou um inscrito
Muito bom! Recomendo também o canal "Not Just Bikes" que fala justamente sobre o problema do "carro-centrismo" das cidades americanas e canadenses. Esse canal que mencionei é de um canadense que depois de se irritar tanto com essa questão de mobilidade urbana no Canadá, se mudou pra Amsterdã e já postou vários vídeos sobre a diferença da construção de uma cidade voltada para o pedestre e ciclistas, recomendo muito! Hoje já não moro mais no Brasil e esse ano estive de volta a passeio. Fiquei horrorizado de ver como estamos importando a ideia de precisar do carro para fazer absolutamente tudo nas nossas cidades, tal qual nos EUA e Canadá. Ou seja, tudo muito afastado, grandes estacionamentos, condomínios fechados e todo estímulo possível para que você não ande a pé na própria rua. Me senti um peixe fora d'água toda vez que falava para minha família que eu queria "só ir ali ao mercado a pé mesmo", afinal para quê ir andando se você pode pegar seu carro? É uma pena mesmo, nunca entrou na minha cabeça um país tão grande como o Brasil, ter cidades tão grandes em extensão, mas com pouca conectividade, sempre optando por fazer bairros residenciais, comerciais e empresariais afastados entre si e uma infraestrutura de transporte público horrorosa, algo muito diferente do que acontece na Ásia, onde estou atualmente. Ainda tenho esperança que mais pessoas possam perceber a necessidade de mobilidade e associem isso a uma melhoria na qualidade de vida no Brasil, mas acredito que isso só vá piorar e teremos mais e mais muros, condomínios fechados e bairros sem vida. Uma pena para o nosso país, mas fico feliz em ver que pelo menos alguém chama a atenção para os maus exemplos e divulga isso. Mais uma vez, ótimo vídeo!
É um ponto de vista. Particularmente prefiro andar 20Km em 15 minutos em Orlando do que gastar 30 minutos para andar 5Km em SP. Morar numa Mc Mansão tb deve ser melhor que num apartamento apertado e "cheio de personalidade" (e talvez mais inacessível) aqui no Brasil. Coisa boa né, se tudo mundo gostasse da mesma coisa metade do mundo seria vazia
Pois é, crescer horizontalmente é melhor. Tem até indicador pra isso: Densidade Demográfica. Evita esse congestionamento de 50 carros saindo do mesmo prédio no mesmo horário, isso em 1 terreno só, imagina em 1 quarteirão o tanto de carro que já tem? Engarrafamento na certa. Uma pena que crescer horizontalmente é luxo, por isso apenas cidade pequena e média que faz isso. E isso ja tá acabando porque até terreno distante em cidade pequena já começou a ficar caro.
Nem Orlando e nem tampouco SP, inspiração são as cidades da Holanda ou Dinamarca. Aliás, cidades da América do Norte são feias e com mobilidade social zero, salvo raras exceções
Eu odeio prédios e apartamentos, então esse estilo arquitetônico de casas, cada uma com seu quintal é o q realmente me atrai. Eu moro na Inglaterra e fiz questão de comprar uma casa no suburbio longe do centro, num condomínio bem ao estilo americano pq as casas no meio das cidades sao todas grudadas com quintais minusculos, ou então são apartamentos onde a janela da pra outro apartamento. Jamais q eu iria querer morar numa metrópole padrão asiático.
Tbm acho estranho isso. Por isso prefiro casa individual do que apartamento, pois é horrível você abrir a porta da sua casa e da de cara com a porta do seu vizinho. Sempre gostei mais de casa estilo The Sims, aquelas casas grandes.no centro do terreno com quintalzão envolta. Aí podemos fazer criação, fazer um jardim, uma área verde de lazer tipo um sítio.
@kleitongomesdasilva304 uma casa individual grande é ótima para uma pessoa ou família, mas é péssima pra uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes se todos quiserem esse tipo de habitação
estou um pouco preocupado que isso esteja acontecendo na região metropolitana de Fortaleza, principalmente na cidade Eusébio e só quem já foi em Orlando, sabe como as distâncias e a necessidade de carros são ridículas.
Caro Raul Eu era Engenheiro Civil no Brasil, cursei aqui nos EUA o bacharel em Arquitetura de Interiores e trabalho no mercado de imóveis, reformas e decoração em Orlando já por 16 anos. Sou fã do canal mas confesso que fiquei muito decepcionado com esse vídeo. Não sou um defensor cego dos EUA ou mesmo de Orlando, porém fiquei espantado com a quantidade de informações equivocadas e até inveridicas apresentadas neste vídeo. Você fez pequenos exemplos negativos do que acontece em alguns pontos da cidade parecer que é a regra geral da cidade. A grande Orlando é tão mais do que isso. Eu convido você a fazer uma visita à cidade e deixar que EU te mostre o que é realmente Orlando. O bom e o ruim para entender porque, não só a elite brasileira (que é uma ínfima minoria dos Brasileiros que imigram para cá), escolhem a cidade para morar. Como último comentário, gostaria de dizer que a Disney, nem sequer está localizada na cidade de Orlando e o dia a dia da vida de quem mora aqui, passa longe dos parques temáticos e do fast food. Me lembrou muito um professor de história que ensinava seus alunos que tudo nos EUA é privado, que não há escola púbica (rss). Mesmo pessoas ditas cultas, podem ser influenciadas por uma visão esquerdista e anti EUA. Abs
Na verdade, um esquerdista como o apresentador, nunca vai admitir que qualquer cidade americana como Orlando é boa para viver. Segurança, tranquilidade e beleza. Nao entende que essas casas iguais é a moradia popular do americano.
Falou falou e não disse m3rda nenhuma. O vídeo do canal foi excelente e expõe algo q é totalmente conhecido por quem estuda com seriedade arquitetura urbana pelo mundo.
E os homens de Israel saíram de Mizpá; e perseguiram os filisteus, e os feriram até abaixo de Bete-Car. Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. Assim os filisteus foram abatidos, e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel. E as cidades que os filisteus tinham tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate, e até os seus termos Israel arrebatou da mão dos filisteus; e houve paz entre Israel e entre os amorreus. E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida. E ia de ano em ano, e rodeava a Betel, e a Gilgal, e a Mizpá, e julgava a Israel em todos aqueles lugares. Porém voltava a Ramá, porque estava ali a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao Senhor.
Obrigado por ensinar arquitetura e urbanismo para leigos como eu. Sempre tive uma sensação incomoda vendo como esse tipo de cidade é planejada (ou não) e fico feliz em te ouvir e aprender tanto. Obrigado e parabéns pelo seu lindo trabalho!
Acredito que possa haver uma revisão nisso. Não é apenas em Orlando que os bairros são afastado do centro, em várias cidades americanas isso acontece. Porém devemos considerar que nesses bairros existem escolas, hospitais e comércios para evitar que seja necessário tanto deslocamento. Quanto ao fato de se poder ir a pé a esses lugares eu posso concordar, pois há muito investimento em estrada e pouquíssimo em calçadas. Lembro certa vez em Austin, no Texas onde havia um supermercado a 300mts da casa onde estava, mas não era possível chegar até ele a pé, não havia calçadas para andar e com isso era necessário dirigir ou pegar um ônibus para poder comprar algo simples como um pão.
O Raul precisa fazer um vídeo sobre as regras absurdas das HOA, essas que tornam qualquer vizinhança um deserto sem ideias e criatividade, e perseguem vizinhos pelos motivos mais ridículos.
Comparar Orlando com Paris, Ny, Buenos Aires, Sao Paulo e outras cidades citadas no vídeo não me parece fazer mto sentido já que são situações opostas, essas cidades tem muita gente em pouco espaço enquanto Orlando é justamente o contrário, para você ter trens, metrô, onibus e etc voce tem que ter uma demanda alta senão nao vale a pena, tbm nao acho que as pessoas que procurem uma casa em Orlando para morar querem pouco espaço, no geral elas procuram por terrenos grandes de muitos metros quadrados, tudo vai ser longe mesmo e quase toda a população de alta classe tem carros, claro que não é um modelo bom, mas para a situação da cidade é uma política “ok”! As metrópoles mostradas no final do vídeo, Xangai, Singapura, Tóquio vivem uma realidade de densidade demográfica completamente diferente de Orlando!
Um pecado fazer qq comparação com Paris seja o assunto que for. E se for transporte público então é vergonha na certa! O metrô de Paris é suis generis.
estive lá na Disney. é interessante do ponto de vista do lazer, mas fiquei horrorizado com as distâncias gigantescas, a falta de transporte público, a quantidade massiva de shoppings e restaurantes, parece que tudo se resume a isso, comer / comprar / consumir. ridículo. mais engraçado que isso, só a classe média brasileira colocando os filhos para estudar no ensino médio estadunidense em cidades como Orlando, enquanto na Europa existem várias cidades lindas, ótimas para caminhar e ricas e em história e cultura
Eu gosto de cidades assim, não gosto de muita gente aglomerada, você pode ouvir os pássaros, os animais vêm visitá-lo e você tem contato com a natureza diariamente. Quando você está em casa, não há barulho de carros, seus filhos podem andar de bicicleta na frente de casa livremente, uma vida muito mais calma. Já morei em cidades cheias de apartamentos e pessoas, e não há comparação. Este e meu modelo de cidade, eu moro hoje em uma cidade assim e amo.
Engraçado que o que gera barulho e deixa inseguro andar de bicicleta são carros, mas você aponta a quantidade de pessoas como um problema e ainda promove um modelo de cidade que incentiva o uso do carro…
esse modelo destroi a natureza, por ser extremamente dependente do automovel particular. A fauna nativa do local aos poucos se perde para dar lugar aos quintas de plantas exóticas e graminhas da classe media. Essas cidades tem as piores consequencias ambientais pelo consumo de petroleo etc. Los Angeles é exemplo disso, poluída. Isso não é contato com a natureza. Você precisa do carro totalmente antinatural até para comprar pão
@@2009salerno Ele não percebeu a própria hipocrisia. Destrói a natureza pra poder ouvir ela em silêncio, não escuta os carros pois estão longe de tudo, pq precisa de carro pra tudo. kkkkkk
A China é impressionante mesmo, conseguiu avançar no quesito sociedades a ponto de criar uma nova categoria de cidades grandes o suficiente pra New York se tornar média.
Isso é uma insanidade, cidades não deveriam ter mais de 1 milhão de habitantes, vocês tem fetiche por empilhar gente em prédios minúsculos e caros, que horror...
Mas lá vês comercio, vês pessoas a andar na rua, restaurantes em vários pontos da cidade, etc ... O que na minha opinião dá 10-0 a Orlando eu sou português e já estive em nanjing, beijing, Shangai, Hong-kong e Macau e qualquer uma delas é melhor que Orlando 😂
Acho Orlando bem paia tbm. Cidade vazia e cara, tem furacão e mt calor, pântano, comunidade brasileira extremamente reacionária e americano sulista. Fora outros problemas mascarados pela Disneyland e seu domínio na cidade.
A zona metropolitana de Orlando tem 2.6 milhões de habitantes. De fato, exemplifica alguns dos piores aspectos do urbanismo norte-americano. O pior de tudo é que existem cidades muito piores. Todas as grandes cidades no sul dos Estados Unidos são assim.
Quer dizer que viver amontoado no aperto, sem espaço pra respirar, numa selva de prédios pichados, poluição em cada metro quadrado é a forma ideal de moradia e urbanismo de uma cidade? Bom, ainda bem que existem gostos pessoais diferentes, as pessoas podem escolher onde viver, porque eu amo conforto, as pessoas em Orlando tem qualidade de vida, os lugares são limpos e organizados, você consegue se deslocar pra qualquer lugar com paz e tranquilidade, nunca me senti num lugar tão confortável como lá. Cada um sabe o que é melhor pra si :)
Orlando é um paraiso, a Florida toda é linda.. claro , como voce disse, para quem é mais normal e gosta de viver em lugares limpos, espaços e longe de Pombais (predios), Masssss, tem gente que gosta de S.Paulo, morar perto do esgoto, e tem gente que Ama o Rio de Janeiro, com sujeira, criminalidade e bala perdida. Vai entender né rsrs
As cidades americanas são espalhadas por causa das leis de zoneamento. Não é simplesmente por causa da escolha dos moradores. Você pode morar no subúrbio em casa com quintal no Brasil também, mas ela não vai ficar tão distante do centro da cidade, como é em Orlando.
@@danielg.1698 é , isso tambem, mas esse Zoneamenteo não é feito por leis Federais ou Estaduais, ou por entidades inuteis e estupidas como a ONU , OMS e outras desse tipo. O Envovimento da Comunidade é enorme, e a maioria desse envolvimento acontece em momentos Eleitorais, como ocorreu agora, onde voce vota no Presidente mas junto vem Referenduns sobre seu Estado , sobre sua Cidade ou mesmo sobre Leis Federais, o cidadão vota até para a escolha do Sherife, e Juizes, portanto dizer que o Zoneamenteo determina é parcialmente correto, porque o Zoneamento tem interferencia do cidadão e não apenas dos Vereadores e Prefeitos. Tanto é assim que cidades com tendencias mais "progressistas" nem observam isso , como Nova York, Detroit e outros amontoados, tão ruins quanto S.Paulo. NO Brasil a especulação imobiliaria se sobrepoem as necessidades do cidadão, e dou como exemplo, um Lixo calculado , Brasilia, e morei lá por 8 anos, durante a minha adolescencia, uma grande Porcaria projetada por um Comunista, que previlegiou os Poleiros ( Predios) e mesmo na zona Residencial Central, as quadras 700, as casas são GERMINADAS sem quintais , ao estilo Sovietico. Uma das grandes fontes de trabalho de Brazucas que vão para os EUA, especificamente na Florida, é o LANDSCAPE, JARDINAGEM, que emprega Brazucas e Xicanos.
Isso é verdade eu morava em São Paulo no Jardim Anália Franco , dava para ir a pé em tanto lugar legal , parque Ceret, padarias , shopping Anália Franco, daí me mudei para o interior da Alemanha, precisa de carro para tudo , eu demorei para me acostumar com isso, mas agora eu gosto daqui , no começo sentia falta de tomar uma café a tarde no Frans Café ❤
NY? cidade extremante sucateada e sem privacidade alguma, tudo é extremante caro e barulhento. fora que os policiais estão mais preocupados com coisa fúteis do que combater o crime.
NY e Chicago são perigosas e com muitos problemas sociais. Boston é boa mesmo, cidade segura, limpa, e não precisa ter carro dependendo de onde vc more. Além de ficar em Massachusetts, estado que tem saúde pública.
Moro em Orlando e não fico revoltado se falar de mal daqui, não fui eu quem projetou. Todo mundo que mora aqui sabe da regra 20 minutos qualquer lugar perto é 20 minutos de carro, e por causa disso não tem como sobreviver sem carro.
O que o Raul fala sobre o Walt Disney é muito correto. Já li sobre sua visão sobre o parque em varios livros. Excelente programa, e mostra como o Brasil copia algumas coisas erradas daqui dos Estados Unidos
Raul, você falou tudo e com muita propriedade e sinceridade....Até que enfim eu vejo alguém falar algo fora desse maldito "MATRIX" que a todos escraviza mentalmente...Parabéns!!...Eu já morei e trabalhei um tempo em Orlando, quando jovem, e concordo 100% com a sua acurada análise......Respeito o "deslumbramento" dos "novos ricos" e da classe média baixa que vai para "dumb city" procurar ganhar dinheiro e "tão por isso tentar ser feliz"...........Um dia a maturidade chega.....Cultura, Cultura!!!
Minha filha vive em Orlando há muitos anos. Realmente precisamos de automóveis para tudo . O centro, downtown, só é procurado raramente, hospitais, sedes de bancos, a Arena Amway, o entorno do Lake Eola, raramente procurados. As "cidades satélites" como Celebration e Windermere, são como São Caetano para São Paulo. Minha filha já morou em Doctor Philips, em Waterford, em Winter Park. Winter Park é um paraíso, sem lojas de departamento, muitas opções de comércio alternativo, a "sede" da Rifle 's Paper, entre outras delícias. Cada "bairro" tem seu centro comercial, seu cinema, suas lojas, seu supermercado, médicos, dentistas, massagistas, tudo condensado num só local , ou seja, vilarejos autônomos, auto suficientes. Orlando é uma exceção. Pântano transformado em cidade, lagos, umidade máxima, centro oficial x centro turistico, rede hoteleira gigantesca, tudo maxi, tudo superlativo. Não há convívio na pracinha, não há sujeira nas ruas ou estradas, nem pessoas transitando (sou uma loba solitária andando de um ponto a outro), não há história ou seja lá o que for, é uma cidade ao redor de um mundo de fantasia criado por um gênio; cidade dormitório dos funcionários (Celebration), virou destino de babacas endinheirados. Grandes universidades, grandes programas de intercâmbio universitário, grandes parques e diversão, a Vegas das famílias (odeio Vegas, outra cidade criada no meio do nada em consequência do jogo, do vício, do lixo). Não compare Orlando a nenhuma cidade, não há como comparar. Sim, reciclagem zero, sustentabilidade zero, mas a cidade existe por consequência. Sabe canteiro de obras que vira moradia? Não compare com Dubai ou qualquer outra cidade planejada, nada a ver. Walt Disney não planejou Orlando, sinto muito.
..."A cidade existe por consequência". Corrigindo: a cidade existe por inconsequência. Qualquer coisa que fuja minimamente da urgência da sustentabilidade é uma inconsequência!
Poderia falar da Barra da Tijuca no RJ. O bairro se inspirou nestas cidades fantasmas dos EUA. Não se vê ninguém andando nas ruas. Você só consegue se locomover no bairro só de moto ou carro. Pois tudo é muito distante. Muito parecido com Orlando.
Que lugar excelente, bem melhor que viver num inferno cheio de gente na rua, criminalidade, gritaria, lixo espalhado, esse lugar que descreveu é um sonho a ser preservado e ampliado.
@@prsgrind8794em comparação com o resto do rj é melhor sim, claro, mas é um modelo de cidade que contribui para a destruição do meio ambiente e da socialização das pessoas. Cidades caminháveis são bem melhores e se planejadas de maneira correta são seguras e resolveriam muitos problemas do RJ, inclusive as favelas.
Aqui no Rio, esse bairro não é muito diferente. Maioria de pessoas rasas, metidas a elite, amarguradas porque não conseguiram morar em Ipanema ou no Leblon, vivem em suas bolhas, vomitam soberba porque o bairro não tem comunidade e a pobreza é varrida pra debaixo do tapete. Se puder vir nos condomínios aqui, será um prato cheio para você fazer conteúdo sobre. Alphaville, Península e Quintas do Rio são excelentes exemplos de pessoas falidas socialmente e que ficam chorando que não conseguem Uber pra voltar pra casa depois de consumir álcool. Isso quando não dirigem embriagados.
Mas o pior é que na Barra da Tijuca a maioria das pessoas não tem condições de morar em condomínios de mansões, então acaba morando em condomínios de prédios pequenos e apertados mesmo. Aí tem o pior dos dois mundos, residências pequenas e ainda longe tudo. Ah, mas diriam - pelo menos está num condomínio fechado, longe da vida lá fora e dos perigos da cidade.
Não tenho um pingo de antiamericanismo em mim, e mesmo assim é preciso que se diga: HORRIVEL essa cidade e CONSTRANGEDORA a obsessão de alguns brasileiros com essa parte dos EUA
Kkkkk, o cara dita que vcs não merece morar num lugar e vcs aceitam, e ai reparar que todo lugar que seja bom ele irar dizer q não é e ai vai dizer pra vcs morem no Haiti, em Cuba , nas favelas do rio, de sao Paulo etc que ai é bom e vcs até aplaudem, mas ai esse mora e ou desfruta justamente dos lugares onde ele atacou 😂😂😂😂😂
EUA é o país do automóvel, estado como o Texas e a Florida são exemplos da cultura automotiva americana porque a máquina de ferro individual é uma necessidade
Discordo por experiência própria!! Viver bem não é ter um café ou restaurante na esquina da sua jaula(apartamento), desculpe quem nasceu e cresceu na cidade de SP, isso ai não é vida. Cidades como SP e asiáticas é bom apenas para os governantes, não são cidades boas de viver, Orlando preza pela qualidade de vida da família, o bem estar. Eu morava em apartamento na cidade, gastava muito com ifood e comodidades da cidade e vida urbana, e meu filho de um ano vivia irritado morando numa jaula, me mudei pra fora da cidade, num condomínio de chácara, 10 km da cidade e 20 km do meu trabalho, minha qualidade de vida melhorou, depressão cessou, hoje tenho contato diariamente com natureza, meus filhos se desenvolvem mais, e alimentação melhorou. Sério que alguém consegue achar que Tóquio, SP ou Hong Kong são exemplos ou mais agradáveisde viver do que Orlando? Sempre que piso em SP me pergunto, como alguém consegue viver nesse inferno cheio de gente morando em pombais, é claustrofóbico e não natural, é sufocante. Há quem prefira viver numa Tóquio e está tudo bem, mas também há quem prefira viver numa Orlando.
O que esse canal prega é uma insanidade, só quem sai ganhando é o empresário que vai vender apartamentos minúsculos pra empilhar milhares de pessoas. E não, prédios não são ecológicos, causam impactos ambientais brutais e são mais lucrativos, logo se percebe o viés...
@@FHALNIEZI Densidade populacional não precisa ser distopia. Dá pra construir cidades compactas e extremamente agradáveis, com prédios baixos, espaço verde e transporte de qualidade. Por exemplo, Copenhague é quase tão densa quanto SP, mas muito mais agradável.
@@FHALNIEZI Eu acho agradável. Morar na cobertura de um predinho é a melhor coisa do mundo pra mim. Junta casa e apartamento. Mas, claro, isso depende do seu estilo de vida. Se vc trabalha remotamente ou com agricultura e não precisa se deslocar mto todo dia, morar no meio do mato (com boa conexão) pode valer mto a pena!
Galera uma dúvida honesta. Como vcs vêm cidades que não caminhem para algo assim (Orlando do vídeo), mas que as pessoas ainda desfrutem de privacidade e de espaco? Pq seriamente boa parte da população do mundo não quer ter contato com outras pessoas. E sendo honesto não deveria ser crime tentar viver a vida sem ter lidar com a cacofonia urbana ou ter q dividir espaços com pessoas q não lhe agradam. Vcs acham q nesse cenario cidades pequenas ganhariam espaço? E mesmo nesse caso qual o limite entre liberdade individual (preferir manter distância de outras pessoas) e interesse coletivo (uma menor pegada ambiental)?
Bom na pandemia a gente viu como é bom morar todo mundo junto. Acho que cidades pequenas e médias ainda dá pra ter uma combinação de espaço e estar perto das coisas. O custo do M2 das cidades que são consideradas o exemplo a ser seguido, normalmente é astronômico. O vídeo é muito bom, não tenho a mesma opinião dele e nem me convence pois não tenho o mesmo estilo de vida dele mas são pontos interessantes que ele levanta.
Também tenho essa dúvida. Moro em São Paulo capital, e detesto essa aglomeração. Casa pequenas que só tem espaço pra fazer garagem. Não tem um quintal, não tem um jardim, um lugar pra criança brincar… No meu bairro estão derrubando as poucas casas com terrenos grandes e subindo um prédio atrás do outro. E os prédios com metragens cada vez menores. Um monte de gente amontoada. Eu sairia daqui facilmente para um condomínio no interior onde teria a chance de ter uma casa com um bom espaço. E não digo mansão não, apenas um casa comum e espaçosa.
@@Pablo-nu1kd eu entendo e concordo com muita coisa q o Raul fala sobre SP e grandes metrópoles. Até pq se eu vivo aqui é de meu entendimento q não vou poder manter o padrão de vida q eu teria no interior e tá tudo bem. Agora eu tenho uma dúvida honesta de como uma pessoa, mais reservada, q abdica da vida em cidades grandes vai se submeter a viver a parte desagradável de viver em uma cidade grande sem ter os benefícios. É natural q alguém q busque comunidades menores não vai querer abrir mão de espaço. Isso tem custos sociais e individuais, que deveriam ter uma abordagem honesta e razoável. Até pq não é todo mundo q tem os mesmos gostos e necessidades para viver do mesmo jeito.
@@gabrielaqueiros4784 eu TB moro em sp e gosto muito do sp nas alturas. Mas as vezes acho q o Raul esquece q quem como eu suporta viver em sp por motivos de escolha pessoal (trabalho e oportunidades). E concorda com tudo q ele diz sobre tornar a cidade melhor para seus habitantes, também pode achar certos aspectos suportáveis pelo bem q vêm junto deles não são suportáveis por uma bom número de pessoas. E tá ok, tem gente q como vc observou tem familias e vai preferir comunidades mais fechadas pra pessoas de fora e tá ok. As vezes a pessoa só não gosta de interagir com estranhos (e às vezes nem com conhecidos...). O entendimento de q gostar de estar sozinho e ter privacidade existe e vai continuar existindo. Cidades menores vão enfrentar desafios sim, até pq todo mundo vai em algum nível ter dificuldades. Agora eu realmente me pergunto se não deveríamos buscar uma abordagem razoável pra grande massa de pessoas (vide o êxodo pras cidades do interior de SP) q busca uma vida mais privada e que já está em certo nível abrindo mão dos benefícios de grandes centros urbanos.
De fato é bem válido esse ponto, já que apesar de cidades de alta densidade serem extremamente mais eficientes e gerarem maior riqueza, tem o ponto de que é estressante ter muita gente. Por isso que penso que nenhuma cidade deve ter regiões inteiras de alta ou de baixa densidade, em que o ideal seria ter corredores de prédios em vias principais, e em volta destes teriam ruas com baixa e média densidade, havendo casas unifamiliares e pequenos prédios, esse equilíbrio permite que haja os benefícios de ambos, não é perfeito, mas é o que tem. Curitiba consegue fazer isso muito bem fora do centro, dá pra ver no Google Earth
"Bjark Ingels, Norman Foster? Não, o povo daqui não liga pra isso, manda fazer um prédio simplesinho e faz uma parceria com uma marca brega famosa em Miami e coloca uns logos bem gigantes no lobby do prédio pro faria limer poder entrar triunfante com a esposa loira com boca de pato. Eles vão adorar!" - Departamento de Marketing Cyrela
@@PatriaeNatureza Era, porque infelizmente importamos o mau exemplo dos EUA e suas cidades dependentes do carro. Resultado: destruição da malha ferroviária e trânsito infernal nas grandes cidades.
@@flaviocassimiroperettojuni8051bem isso, esse pessoal que achou ruim as críticas do vídeo é muito daquele 8 ou 80, eles não conseguem pensar em alternativas que fiquem no meio
@CCtvBrasil Justamente o contrário, a responsabilidade de rever o modelo de vida e buscar formas e investimentos para reduzir o impacto ambiental deve ser prioridade dos maiores poluidores, como os americanos e europeu. A bomba tinha que tá na mão deles, não dos países emergentes.
@@luizeduardosantos4180 exatamente, lembrando que esses subúrbios são altamente subsidiados pelo governo, levar e manter toda essa infraestrutura para uma baixíssima densidade não se paga se dependesse só dos impostos dos moradores.
E quem precisa ir ao centro de Orlando pra fazer alguma coisa? Estive aí esse ano. A cidade é o símbolo do lifestyle americano, os estabelecimentos se repetem a cada região. Quem tá falando que é brega nos comentários, não tem noção da diferença pro Brasil. Você nunca vai se preocupar em ser assaltado em Orlando. É um lugar maravilhoso, com entretenimento, com Miami logo ali. Ou Daytona. Muitos carros, mas muitas vias expressas. Muito verde. Bom deve ser SP ou RJ, com seu trânsito ou violência.
Nunca me preocupei em ser assaltado no Brasil, e nunca o fui. Prefiro, sinceramente, uma cidade como Rio ou SP em termos de URBANISMO: em que as pessoas andam de lá pra cá, e frequentam estabelecimentos sem necessitar carro, apenas a pé ou, no máximo, tomando um 99 para ir até 3 km de onde estão. SP, aliás, não é tão boa quanto o Rio nesse quesito, porque tem muitos bairros vazios tipo interiorzão que poderiam ser mais andensados e mais cheios de vida e sociabilidade. Viver na cidade tem tudo a ver com comunicação, comunidade e estabelecimentos comerciais acessíveis e abertos (e pouco a ver com chácaras onde se chega com jeep).
@joaov.m.oliveira9903 como nunca se preocupou? Olha o índice de violência nas grandes capitais brasileiras. Eu já fui assaltado em BH e, mesmo quando não é assalto violento, sempre corremos riscos de alguém nos tomar o celular sem percebermos. Sobre Uber, carro, 99, comprar carro pra um americano é como a gente comprar um iphone. Eles são amplamente incentivados, os carros são baratos. Uma amiga de minha cunhada é vendedora de loja simples lá e tem Mustang. É esse tipo de vida que devemos desmerecer? Uma cidade segura, arborizada, com economia forte, muito entretenimento. Repito: no Brasil não tem nada igual. Mas o brasileiro aceita pouco e se orgulha.
Amigo, Orlando atrai muito turista brasileiro porque da pra se virar com português. A verdade é que é uma falência urbana grave comparado com outras áreas dos EUA, e olha que o EUA não são exemplo. Moro aqui há 7 anos btw, já morei na costa leste, midwest, e agr na oeste.
@@vitorfurtado3311 vamos lá. Sei que aí tem lugares mais próximos do que o autor do vídeo descreve como ideal. Miami por exemplo, também fui lá. E pude ver que existia um ótimo transporte público, mesmo eu não tendo usado. No entanto o que gostei de Orlando foi justamente a descentralização. Fiquei em Kissimmee, e tudo que eu precisava tinha lá. Não existe mundo em Orlando que se precise ir ao centro de Orlando. Pude reparar que as casas dessas regiões descentralizadas eram relativamente baratas e grandes. Pode não ser um exemplo de arquitetura, mas são funcionais. Quando a gente vive em uma cidade como SP, percebemos que tudo que é periférico vai pros extremos: ou são favelas/bairros pobres ou são condomínios afastados de alto padrão. E o centro de SP altamente explorado pelas imobiliárias. A especulação imobiliária venceu nessa cidade, tudo perto centralização é caro. Em Orlando notei que com um salário regular o trabalhador vai conseguir adquirir uma boa casa , um bom carro, pois é acessível justamente pela condição espalhada da cidade. Aí eu te pergunto.. qual o preço do metro quadrado em Nova York? É caríssimo. Aluguéis altíssimos pra se viver em apartamentos de um quarto. E muita gente acha lá o exemplo de cidade perfeita. Pra rico é sim. Orlando é a cidade que muito pobre pode morar numa casa ampla. Só exalta SP e Nova York quem está bem de vida e possui propriedades nelas. Orlando pra mim é uma exceção, mas adoraria que fosse o padrão.
@@andrefrankl Muito obrigado pelo comentário muito respeitoso, amigo. Primeiro uma ressalva, eu concordo com você que muitas vezes o Raul passa um tom de que o único urbanismo bom é o dele e todo mundo tem que viver daquele jeito, o que é errado. E eu super entendo você preferir a vida de subúrbio americano, seja por ter mais espaço, ser menos custoso, ser mais privado, etc. Porém, o que eu lhe digo é que infelizmente esse estilo de vida é incompatível com a vida em uma metrópole. Orlando tem 300 mil habitantes. O ponto principal do canal do Raul é como essa mentalidade, quando aplicada para São Paulo, gera INEVITAVELMENTE uma tragédia urbana: milhões de pessoas terem que morar longe do centro urbano, onde estão as melhores oportunidades, e terem que passar às vezes mais de 5h diárias no transporte público. Infelizmente, não existe saída. Bairros como Pinheiros, Pacaembú e os Jardins, todos ao lado da Paulista ou da Faria Lima, têm uma densidade urbana baixíssima. Traduzindo: centenas de milhares de pessoas que poderiam morar a 10 minutos do trabalho moram a 3h porque existem casarões lá. Há décadas, quando alguém aponta esse fato, os principais interessados (donos dos casarões) sempre arrumam desculpas: “ai, já tem muito prédio em SP”. “O bairro é histórico, não dá para mudar”. “É culpa dos malvados especuladores imobiliários”. Nenhum desses argumentos para de pé economicamente. (Aqui vai meu argumento de apelo à autoridade: eu faço PhD em Economia em uma das principais faculdades do mundo, e os principais pesquisadores de Real Estate do planeta são unânimes em afirmar que os NIMBYs são a principal causa do caos imobiliário americano atual). O que eu lhe digo é que, se você prefere essa vida mais tranquila, tudo bem, eu realmente acredito que existam muitos aspectos positivos em se viver em uma cidade média no interior. Mas lute por cidades como São Paulo sejam mais iguais.
Moro na região de Orlando e achei o vídeo ótimo!! Só uma observação: “Super segura” não é. Teve tiroteio com fatalidades múltiplas downtown esse final de semana de Halloween, e sempre tem tiroteio em downtown orlando, muito crime à noite especialmente
Sim, eu concordaria em dizer que é uma cidade Segura, se não precisassem armazenar ou portar armas de fogo em suas residências ☝️ posso achar e concordar que seguro mesmo seria o Japão 😉
Morei quase a minha vida toda no sul da California, mais especificamente em L.A e depois em San Clemente. Lá, eu sempre precisava de carro para praticamente tudo. Há alguns meses, me mudei para Nova York e minha qualidade de vida melhorou muito. Apesar do caos da cidade, poder fazer tudo a pé e ter tudo por perto é uma bênção.
morei em san diego, no suburbio ,e realmente era assustador andar nas ruas e nao ver ninguem, dps de um tempo eh que optei por ter um carro para locomover. As distancias eram muito grandes e uma simples ida a pe ao Walmart virava uma caminhada de 2 horas
Cara é sério? Vou até anotar, deve ser a unica pessoa do universo que acha Nova York melhor que alguma coisa kkkk. Ja fui varias vezes, e tirando os pontos turisticos ( uns 3 rsrs), o melhor momento era quando ia embora. Mas, tem gente que ama S.Pauo, vai entender ne´
EUA não tem calor humano eu nunca me iludi com aquele lugar , é preferível ir viver na Itália ou na Austrália.
@@luismachado0905 meu deus cara, dá uma segurada aí. para de querer cagar regra do que vc acha, sua opinião é minoria, tá falando sozinho aí
@@luismachado0905São Paulo é boa demais , já a tua cidade eu não sei
o mais cômico de Orlando é que os americanos construíram a Disneylandia aí, um parque temático caminhável, que funciona como um centro de uma cidade europeia. São tão malucos que fizeram um parque temático cujo tema é uma cidade de verdade, enquanto a realidade é essa distopia
Comentário de vídeo se fosse bom, se pagava pra ler, mas esse seu eu pagaria msm pq foi mto bem observado. 👏👏
Seu comentário deveria ser fixado. Cirúrgico e explica muita coisa.
Jean baudrillard cita isto em simulacros e simulação livro que inspirou o filme matrix
@@Caligo92 Os EUA sozinho é maior que a Europa inteiro em área, com metade da população, não tem porque os americanos copiarem as densas cidades européias 😁, fora que a geografia americana com muitas planícies favorece muito
E é por isso que os shoppings surgiram lá, simulacros dos centros urbanos das cidades de verdade. Eles destroem as cidades reais para depois criar lugares parecidos com elas e irem lá e ficarem fascinados com eles.
Estrago ambiental vemos em Balneário Camboriú, nas favelas e os condomínios de luxo do nosso país. A urbanização brasileira é uma tragédia.
Exatamente! Orlando é uma maravilha , tudo é longe mas um carro usado em razoável condição custa 2 salários e no Brasil custa 40 para andar em
Ruas sujas apertadas e esburacados! Não tem nenhuma cidade boa como orlando pra se viver! Amigos a gente arruma em qualquer lugar mas eu prefiro viver na tranquilidade de estar longe de amigos em
Minha casa!!
E a de Orlando também, ué. Modelo completamente pautado no desperdício
Não só Balneário, mas o litoral inteiro de SC está sendo destruído para a construção de prédios. Estão acabando com a coisa mais bonita dessa região, que é a mata atlântica.
Quando estive em Orlando me senti numa rodovia e não numa cidade parecia que tava na Bandeirantes o tempo todo
Essa é a proposta da cidade feita por quem mora lá. Não gosta, vá pra New York.
Ir , Turistar é uma coisa, MORAR é outra. Morei, e é um lugar otimo de se viver. Tem quem vá a Havana em CUBA e ache aquele amontado de lixo historia dos anos 50 como um relíquia da Luta do anti Americanismo rsrsrs. Por isso voce ve Cubano tentando fugir de lá e nao ve Brazuca fugindo pra lá, nem comuna. Quando muito vão turistar lá , fumar um charuto CUbano e se aproveitar da pobreza que os Cstros constuiram.
😅
foi o que mais amei, acesso facil a tudo, em SP nao e uma rodovia mas voce gasta 3x mais tempo pra fazer qualquer coisa.
Essa coisa de "não gosta bla bla" não faz sentido. Quer dizer que então ninguém mais pode comentar que não gosta de nada.@@VNeto94
Tenho sobrinhos que moram na Flórida e tenho visitado o lugar pq revê-los é um prazer. Em junho passado fizemos um passeio e minha sobrinha alugou uma casa muito boa em Orlando, mas o lugar é uma maluquice. Além do clima super quente e úmido, os lugares são VAZIOS, parece cidade abandonada, sem vida, sem gente. Por causa do clima e tb por causa da pandemia, as pessoas não saem de casa e do ar condicionado, que eu detesto e me deixa doente. Realmente, é um jeito muito estranho de morar.
foi depois da Pandemia? EU morei lá antes....e ti falo, pergunta para os seus sobrinhos que querem voltar para o Brasil, é bem simples.
@@smallbigbusiness-0905 O video fala da cidade ou dos parques? Sobre morar la ou passar ferias?
@@smallbigbusiness-0905 Querer voltar ao Brasil é uma decisão que envolve inúmeros fatores. O tema abordado é urbanismo. Obviamente que ninguém vai querer mudar de país somente pq mora numa cidade disfuncional. Vc está misturando alhos com bugalhos.
@@smallbigbusiness-0905se você mora em São Paulo, Rio, Salvador ou qualquer cidade acima de 2 milhões de habitantes com suas disfuncinalidades é óbvio que Orlando parecerá um paraíso mas com o tempo Orlando parecerá um deserto chato de estradas e concreto.
A cerca de 30 anos li um artigo que dizia que as cidades só são governáveis e habitáveis até 500 k de habitantes, passou disso já vira um amontoado de gente que dificilmente lhe dará qualidade de vida.
@@smallbigbusiness-0905 Esse estilo de vida ruim e perverso com a natureza, pode ser muito atraente sim, pessoas que adoram mordomia adoram isso. Mas isso não abona os fatos. Urbanisticamente falando Orlando não deu certo, espaço atraente, mas doente.
Corajoso "mexer" na queridinha de alguns brasileiros, impetuoso e realmente um competente urbanista/ jornalista que nao se vende a ideia destruidora americana de vegetacoes nativas ao redor das grandes cidades inclusive destruindo pantanos na Florida
eu prefiro uma casa com um jardim enorme do que um ratoeira
@@WARDOG123
As riquezas naturais da nossa gaiola (Terra) são finitas.
Ou para de crescer a população, ou a população continua crescendo mas mudem o modo de viver para NAO AUTO SE DESTRUIR.
@@Notificações_de_Sistema balela, a população só tende a cair e os preços dos aluguéis também com a baixa demanda em pouco tempo. não se preocupe com isso, esses lugares vão virar mato daqui 100 anos.
@@WARDOG123 o vídeo não é sobre ratoeiras e sobre sua casa favorita. Errou o vídeo?
Os comentarios mais raivosos aqui sao de gente que jamais leu meio livro de arquitetura ou urbanismo. Vão querer discursar sobre um tema que não fazem ideia. E sua preocupacao com o mundo ou meio ambiente é tão sofisticada quanto a estética dos "Malls".
Como seria uma cidade exemplo, mas com casas espaçosas? Moro em São Paulo, e eu detesto esse monte de gente amontoada, é prédio, prédio, as casas não tem um quintal, são cada vez menores, os quintais sumiram e só ficou espaço pra fazer garagem. Não tem um espaço pra plantar uma árvore, pra uma criança brincar.
No meu bairro estão derrubando as casas maiores antigas que restaram e subindo prédio (moro na Zona Leste - Vila Matilde longe de ser o bairro de classe alta) É um prédio atrás do outro. O trânsito já está ficando pesado dentro do bairro, pela quantidade de pessoas, e a tendência é aumentar. Assaltos na minha rua são constantes, e moro simplesmente na rua da polícia, perto do comércio e bares, é um local bem movimentado.
Não consigo gostar gente 😢
Queria espaço, casas maiores, com quintal, jardim, varandinha…
Por isso eu iria facilmente pra um condomínio fechado no interior de SP. Pode ser “brega” mas lá tenho a chance de ter uma casa assim…
Não tem alternativa. Casa eh coisa para cidade pequena. Quer espaço, more num triplex, numa cobertura. Mas se você tem uma casa no centro de uma cidade grande, você está apenas contribuindo para a explosão nos preços dos alugueis e com a destruição do planeta, pq no seu lote, poderiam estar morando umas 20 familias em um prédio, mas elas precisam morar em um lugar tipo a Cidade Tiradentes, com 2 horas pra ir, 2 pra voltar.
E as crianças e as arvores podem existir nos parques, nas praças ou mesmo nas ruas, se elas forem mais calçadas do que espaço pra carros. E simplesmente faça a conta: pegue 20 casas, transforme elas em apartamentos com a mesma area interna, um em cima do outro: você tem 20 familias morando no mesmo lote, ao invés de ocuparem 20 lotes. Você pode ocupar então 10 dos 20 lotes com prédios e deixar o resto sendo um parque no meio deles, com tudo isso que você ta falando: arvore, playground, quiosques e etc. E vc pode ter no terreo dos predios, padaria, farmacia, loja de conveniencia, livraria, café. Ou seja, tudo q vc precisa.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 Que comentário perfeito. Aula
O exemplo é vc morar onde quer que seja e ter qualidade de vida, ser feliz etc etc e não criadores de canais dizer o que é bom ou não, pois enquanto falam algo pra vc não fazer estão fazendo justamente aquilo que disseram vc não fazer
@@vitorfurtado3311perfeito, interferir e ditar onde pessoa deva morar ?
@ivancamargo785 , eu não quero interferir onde você deve morar. Se você tem a preferência por um local mais recluso, com quintal e que precise de carro, é uma preferência super válida. Porém, quando se discute política pública, estamos falando do bem estar do povo, e não de um indivíduo.
Um urbanismo à la "subúrbio americano” no meio de SP (como é o Pacaembu) é INEVITAVELMENTE percursor de uma tragédia urbana: mandar o pobre morar extremamente afastado do centro, fazendo com que milhões de pessoas se desloquem todos os dias por mais de 3 hrs.
Super intendo quem quer morar no interior ou em uma cidade média. Mas oq eu, o cara de cima, e o canal acreditamos é que não da para construir São Paulo com o modelo de Orlando, temos que nos inspirar em cidades com exemplo de urbanismo, onde existe adensamento urbano, ampla rede de metrô, etc.
Em resumo: não da pra ter subúrbio do lado da Paulista.
Finalmente alguém com o meu pensamento sobre Orlando. Tive o desprazer em morar neste lugar por 4 anos. Péssimo, horrível , o calor então, sem comentários. Nunca ouvir tantas verdades nesse Vídeo.
Não é, não.
É perfeito, paraíso na terra!
Porque tudo que vem dos EUA é perfeito e sagrado... Quem fala mal está com inveja!!
(bastante ironia 😅)
Calor insuportável e, ...
Ocorre que pra quem vive em São Paulo como eu, até vendo esse vídeo com os lados negativos de Orlando, como ter que usar carro pra tudo, e se deslocar 20 km pra achar um café, ainda assim parece melhor do que o dia a dia do paulistano. Há algumas horas fiz um trajeto de 5km entre os bairros Mooca e Tatuapé, levei 40 minutos pra ir e 30 pra voltar, isso no meio da tarde, antes do horário de pico, senão levaria o dobro desse tempo! Em Orlando, daria pra andar os 20km, tomar o café com toda a calma do mundo, comer um bagel, e gastaria menos tempo do que eu gastei.
Não tem como, Orlando é SUPERIOR, mais verde, ecológica e sustentável que esse horror que é São Paulo, só um insano pra achar que empilhar gente em arranha-céu é algo ecológico e saudável, esse é o pesadelo, Orlando está anos luz a frente, inclusive por ser uma cidade com menos de 400 mil habitantes
Deveria ser proibido em LEI cidades com mais d e1 milhão de habitantes.
@@prsgrind8794 da pra ver que tu não entendeu porra nenhuma do vídeo
@@prsgrind8794 Com certeza, cidades super populosas estão na total contramão das cidades resilientes pois são muito mais sucetíveis a desastres. Imagina uma evacuação como aconteceu mesmo na Flórida, o Milton matou 19 pessoas, uma simples tempestade matou 7 em São Paulo. Imagina uma epidemia, as pessoas moram em cortiços e favelas, apartamentos cada vez menores, uma criança não tem contato com a natureza, não pisa na grama do seu quintal; mas com certeza se alguém fez um vídeo no youtube dizendo, com certeza aqueles arranhacéus envidraçados, cidades com bolsões de iluminação 24h/dia que podem ser vistas até do espaço e pessoas vivendo amontoadas é muito melhor para o meio ambiente e muito menos depressivo.
E provavelmente vc não precisaria se estressar com estacionamento, já que lá isso não falta
@@prsgrind8794não viu o vídeo? Os custos financeiros e ambientais pra manter uma cidade espalhada são muito maiores. Imagina o espaço necessário pra colocar casas individuais para 20 milhões de pessoas, dentre uma série de outros problemas
Ih Raul, vc acertou em cheio na provocação! A galera que sonha o "sonho americano" fica nervosa, quando se depara com a revelação, de que o sonho americano é tao fake qto a Disneyland... Apesar dessa última ser mais divertida. Mas dá pra entender, a maioria dessas pessoas ainda não tiveram a chance de viver em cidades urbanisticamente mais humanas. E vivendo a realidade violenta na maioria das cidades brasileiras, sem saber que existem outras opções, elas acreditam que o ideal deve ser mesmo o quintal da Disney. Teu trabalho é incrível! Força na peruca!
aposto q vc nunca foi la
Noooossssa. Que elegante essa narrativa!
Morei nos Estados Unidos 1 ano num intercâmbio. Por mais perto que fosse o mercado eu não conseguia ir a pé porque era uma estrada no subúrbio e não havia calçada. Em geral, preciso pontuar que apesar de tudo lindo e idílico o estilo de vida americano segrega e cria pessoas depressivas. Não é normal viver numa vizinhança onde não se pode caminhar e olhar um vizinho e dizer um Hi. Eu amei viver nos eua como intercambista mas acho que seria uma tristeza viver lá como morador.
Edit: pelos comentários desse vídeo a gente vê quão pobre de pensar as pessoas estão hoje. Eu no lugar do dono do canal só postaria mesmo o vídeo e nem leria as asneiras que as amebas comentam.
Vc poderia usar uma bicicleta elétrica... Tem amish nos EUA que usa carroça, agora se vc faz opção por um carro a culpa é do país ou sua?
Não é normal pra vc, BR. Pra eles é, e tão 1000x melhores que nós
Tive essa mesma experiência como intercambista. Chegávamos da escola a tarde e tínhamos que correr até o Walmart antes de escurecer, naquelas vias enormes que só serviam para carros. Demorávamos 3 horas ida e volta a pé. Nunca vi ninguém andando nessas ruas, os carros chegavam a buzinar para a gente, parecíamos alienígenas, surreal!
Ps: pessoas desocupadas e fakes comentem oq quiserem e vao pra p*** que pariu pq nao vou responder ngm kkk
as casas serem grudadas e feio dmais
Eita que agora a galerinha prime BR vai rasgar de raiva, falou mal do lugarzinho cafona mais querido deles hahaha
Esse canal é maravilhoso.
É só esperar hahaha!
@ rapaz, vai virar matéria do fantástico hahaha
Tô esperando a galerinha defender essa cidade kkkk
A turma de verde e amarelo vai se doer porque falaram mal da Barra da Tijuca americana.
maravilhoso mesmo e o brasil ne? kkkkkkkkk SP e maravilhoso!
Seria esse o Not Just Bikes brasileiro? Esse assunto me interessa bastante e é a primeira vez que eu vejo um conteúdo desse tipo em português. Parabéns pelo vídeo
Foi exatamente o que eu pensei. Lembra muito o Not Just Bikes, apesar do Raul ir além de questões de transporte/urbanismo
Moro em Fort Lauderdale, Plantation, e concordo que as distâncias, mesmo aqui em Fort Lauderdale são grandes. Topografia plana largas avenidas e inúmeras High Ways. Só sei o nome do meu vizinho porque às vezes o correio coloca por engano correspondência dele na minha caixa de correio. Esse país é extenso e tem muito espaço o que faz com que as pessoas vivam com certo conforto e não amontoadas como nos grandes centros, mesmo não sendo classe alta. Eles prezam bastante o paisagismo e existem sprinklers por todo canto, mas ao contrário do que muitos pensam, essas águas que irrigam jardins e gramados vêm da grande quantidade de lagos que existe aqui na Flórida portanto não é água tratada.
SIM SIM SIM. Vejo pouca discussão de urbanismo desse nível no Brasil!!! Estamos nos inspirando nos maus exemplos e parece nem haver espaço para discussão
Orlando é uma super Alphaville. Uma fortaleza gigantesca para gente rica fugir de pobre. Por isso muito brasileiro gosta desse tipo de cidade. Aliás, de fato a arquitetura de Orlando é terrível e monótona, depois eles falam da arquitetura soviética. kkkkkkkkk
Tá cheio de pobres brasileiros lá tbm! Só que a pobreza de lá é diferente da que vemos aqui. Lá existe a pobreza de espírito, onde só os bens materiais satisfazem as pessoas.
@@viajandodecarroporai Belo ponto!
Tão achando ruim?
Então vão morar no meio da maravilhosa do VIDIGAL!
Não tem como fugir de pobre... E os serviços, quem faz???
Pior que as moradias soviéticas se parecem com um presídio
Orlando é o estacionamento de um parque de diversões. Esperar o quê?!
É o típico modelo americano: carrocêntrico, ambientalmente irresponsável e cafona (arquitetura Mc Donalds).
duvido muito que o pessoal de Orlando vai abrir mão de casas imensas, seguras e privadas, pra morar perto do centro em cubículos sem privacidade alguma.
@@nordkis4834 O que isso tem a ver? Ninguém falou sobre casas imensas.
Gostar de Orlando, Romero Britto ou achar mall "lindo", a gente so lamenta. Mas quando essas ideias são importadas pra cá, e destroem o que sobrou das nossas cidades, precisamos brigar mais. Nem que seja pra desmascarar (ou constranger...)
@@eleftheriaithanatos1162 o cidadão médio de orlando desfruta de uma casa muiiiito grande e barata em comparação aos apartamentos residenciais que são pequenos e super caros. Pra "adensar" um monte de pessoas e fazer uma cidade viva, você precisa colocar um monte de gente no mesmo espaço.
Agora entendeu?
@@nordkis4834
Então compra um sítio e vai morar na zona rural. Se quer morar na cidade, entenda que para ser melhor para todo mundo não vai dar para seguir o modelo "Orlando". Não tem planeta que aguente!
Morei vários anos na florida e 6 meses em Atlanta, na minha primeira semana em Atlanta meu carro fundiu a transmissão ficar sem carro em Atlanta é como ficar ilhado dentro de uma metrópole , eu caminhava 20 minutos para ir ao supermercado (pubrix) andando pela calçada os carros passavam e me olhavam como eu fosse um E.T o único andando nas avenidas largas de Atlanta sem nem uma alma viva na rua,o mesmo acontece na florida, tirando Miami o resto da Flórida não é para andarilhos.
Saindo do assunto de carros: Qual vc gostou mais de morar? Atlanta ou Flórida?
@@SocratesTaVivo Sabendo o q eu sei dos dois lugares, eh a mesma coisa que perguntar: o que você mais gosta, do Alphaville de SP ou do de MG?
@SocratesTaVivo São 2 lugares completamente diferente um do outro, para trabalhar e ganhar dinheiro Atlanta sem dúvida, sem contar que em Atlanta é mais profissional em relação a trabalho, também o custo de vida em Atlanta é mais baixo e paga bem melhor do que as cidades grandes da Flórida, em Atlanta você está mais próximo de North Carolina que é um lugar incrível eu morei na capital de North Carolina por 1 ano a cidade é incrível,Atlanta é cidade corporativa ,a maioria das centrais das grandes empresas estão em Atlanta como: Ford, Fedex, coca cola CNN , home depod , Delta Airlines, e muitas outras.
A Flórida só ganha no clima e nas praias.
@@alexbento9758
Raleigh e Atlanta mt melhores 😁
Flórida parece uma furada então...
@SocratesTaVivo Flórida é como Portugal, só é bom para quem já tem a vida ganha (aposentado ou investidor )
Raul esse vídeo é uma grande serviço a nossa sociedade parabéns ! 👏🏼
Raul: parabéns pelo teu vídeo e pesquisa. Muito bom! Obrigado.
Eu moro em Orlando e concordo em partes. Realmente acho que o transporte público poderia ser melhor, mas o urbanismo aqui não fica a desejar. Tem ruas lindas e arborizadas, além de parques públicos excelentes, além das casas novas. Na Europa tem a vantagem de ter transporte público e tudo de fácil acesso, mas para o turista. O local, não consegue morar perto por conta da especulação e as casas são velhas, pequenas e sem ar condicionado, o que causa a morte de muitos idosos, além da falta de acessibilidade. Não há lugar perfeito no mundo. Eu vim de São Paulo, e lá sim è um tragedia urbana.
Melhor comentário
Como viver numa cidade que não existem pessoas nas ruas? Com exceção de NY e outras poucas, as cidades americanas são nada convidativas para o pedestre. São cidades sem vida!
@@rodrigopancini7887 nossa que problemão né? Sair e não ter passeios lotados de gente se trombando, eu não sei como esses americanos aguentam
Faz meia hora q estou lendo comentários e foi a 1a vez q vi alguém citando ACESSIBILIDADE! Isso pq é um canal d arquitetura e urbanismo.
@@rodrigopancini7887você consegue achar isso na Índia, recomendo fazer uma vista.
Lembra Brasília onde tudo é longe e espalhado e você precisa de carro pra fazer tudo. Ótimo vídeo 👍
Foi exatamente o exemplo que me veio à mente.
E foi projetada por um especialista, o maior urbanista da época. Lúcio Costa quente. ❤
@@sebastianmendes3421 Mas acho muito melhor do que morar num apartamento numa cidade com alta densidade
Brasília tem conserto. Orlando não.
@@Luan.S.R.Mas a ciência prova que é um ambiente pior de se viver.
Acho que esta visão é muito de pessoas que não moram na Flórida. Orlando é uma cidade, Windermere é outra, assim como Lake Nona, etc. Todas estas cidades tem um centrinho com muita acessibilidade, onde voce pode passear e fazer tudo a pé, como ir a feiras, ir a restaurantes, salão de beleza, etc.
Gugu morava em Windermere e não precisaria ir até a cidade de Orlando para ir a um ótimo restaurante.
Altamonte Springs, por exemplo, é uma cidade próxima ao centro de Orlando e possui uma linda arquitetura.
Sem contar os chamado “Springs”, que são lagos com água cristalina cercados de natureza, onde você pode fazer trilhas ou atividades aquáticas.
Existem também várias trilhas para andar de bike e praticar corrida. Concordo em partes com a questão da acessibilidade, mas acho que a visão apresentada está muito enviesada sob a perspectiva do turista que não conhece profundamente as cidades.
Raul, eu moro nos eua. Acho que você falou uma coisa errada no vídeo. Não é uma cidade inimiga de ciclistas e pedestres, é um país inteiro. Os eua são o perfeito exemplo de como não crescer a malha rodoviária, tudo longe, tudo precisa de carro, para você ter ideia, no meu bairro não tem nem calçada para andarmos na rua, mas tem avenidas enormes.
Edit 1. Só pra constar, não tenho carro e uso transporte público para tudo, sei as dificuldades de se usar transporte público aqui, e tem muitos lugares que eu gostaria de ir mas não tem como, fora que depois das 10 da noite simplesmente o transporte público para. Muitas vezes preciso alugar um carro ou pegar um Uber.
Outra coisa: Não imaginava que tanta gente ia dar like o meu comentário. Mantenham o respeito nas respostas e tenham uma boa semana.
Eu tava olhando uns dados da UITP sobre metrô no mundo.
Enquanto a Ásia mais que dobrou o tamanho das linhas, aumentando de 4800 pra 10.000km, a América do Norte acrescentou incríveis 69km de metrô entre 2013 e 2020. A América Latina construiu mais de 200km nesse meio tempo.
Isso mostra a riqueza americana que ao inves de pegar transporte público lotado e precarizado usa o próprio carro no seu próprio tempo @@urielmarx
Se não gostou dos eua volte para as favelas brasileiras e com infraestrutura precarizada, se não voltar é hipocrisia sua.
Qual é o problema de usar um carro ou uma moto pra se locomover?? Só brasileiro gosta de transporte público lotado, ruas estreitas, lotes minúsculos, barulho e muvuca
@@victorpacheco8006 Quál é o problema? Que nao cabem mais carros em cidades como Sao Paulo, engarrafamento 90% do tempo. É horrivel andar de carro em Sao Paulo precisamente porque os acessos pedestres e transporte publico ainda não sao bons. Só quando melhorar eles vai melhorar a experiencia de andar de carro.
Que horror! Que triste! Parece um distopia de um futuro assustador onde as cidades serão fantasmas 😢
Lembrei de quando morei em Brisbane na Austrália, o centro da cidade é incrível e tem até ferry boat gratuito, mas saindo do centro a cidade era impossível de se locomover sem carro. Nas ciclovias eu nunca via bicicletas, nas calçadas nunca tinha gente andando.
é pq bicicleta como meio de transporte é fetiche socialista... país rico não aceita.
As calçadas (que nem existem) são tão vazias que se tornam perigosas mesmo em uma cidade tida como segura. Quase não há gente a pé e quando há, recebe até careta de quem passa ao lado de carro (normalmente um monstrengo que parece um rabecão). Em tempo: além do desastre urbanístico e arquitetônico, ainda há o desastre social em torno dos parques. Sugiro para todos assistir The Florida Project, com o grande Willem Dafoe.
Igual a Brasília
Ainda sim é melhor que o Brasil, onde os mais ricos, muitos vivem atrás de muralhas, com cerca elétricas, câmeras e insegurança. Já os mais pobres, ganham muito mau, " lutam" uma vida inteira, pra ter um carrinho popular, além de muitos morarem em favelas feias aglomeradas.
Mas isso é nos EUA inteiro, andar a pé nos EUA é visto como perdedor loser! Eles geralmente debocham quem anda a pé principalmente em estados repúblicanos esse é um dos motivos da alta taxa de obesidade americana
Que tristeza 😢
Sou fã do Willem, onde acho esse filme/documentário?
Colocação sensata, segundo vídeo deste canal que assisti e curti... Dá para perceber algo a respeito do que poderíamos estar refletindo para o melhor por aqui? Espero cada vez mais sucesso do seu canal ,,,,,
Haja coragem para criticar Orlando. Parabéns Raul! 👏🏾👏🏾👏🏾
uma vez comentei que se eu morasse num condomínio de orlando iria ficar com depressão , pois não se vê gente , não existem pontos de encontro , cafes , não se conhece o vizinho , fui muito criticado , e mesmo sem conhecer orlando ( que não faço questão nenhuma ) já percebi o que este video fala , pode ser muito bom pra quem vai morar com familia grande , mas para a maiorira das pessoas é um tédio
Eu sou português, em Portugal temos lugares assim tipo Orlando é só um dormitório não servem para mais nada 😅
São lugares horríveis para se morar
No Brasil é diferente? Esse é o sentido de Orlando, voce tem cada coisa em seu lugar, onde morar com segurança e sossego, onde comprar , onde estudar, tudo muito organizado e limpo. Mas entendo muitos Brasileiros, alguns acham o RIo de Janeiro lindo rsrs, mesmo com violencia, insegurança e bala perdida, algunas glamorizam as FAVELAS chamando de COMUNIDADES rsrs. Brasil é bem isso, Cerveja, Futebol e Bunda.
@@smallbigbusiness-0905exatamente. Quem quer badalação,pavimento de pessoas com certeza tem outras opções. Orlando é pra quem busca o contrário de tumulto. Brasil é tudo desordenado, bares no meio de residências, bocas de fumo e distribuidoras de bebidas ao lado de escola. Barulho pra todo lado, farmácias colocam caixas de som na entrada, supermercados tocam no último volume funk, forro, samba...brasileiro bebe todo dia por qualquer motivo, aff
@@joserobertoalves681 exato. Infelizmente isso é Brasil, CARNAVAL, FUTEBOL e BUNDA, onde os governos fingem que investem e educação.
Você definitivamente não conhece a cidade de Orlando!
Vários americanos já estão criticando essa estrutura de cidades centradas no carro, e olhando mais para o modelo europeu. Mas o vira lata brasileiro acha que essa bizarrice é o ápice do urbanismo
americanos esquerdistas só se for
Sim, tem altos canais legais aki no YT sobre isso, tipo o City Beautiful. Eu inclusive acompanho eles desde antes desse daki. O q eu gosto do canal do Raul eh q ele ta trazendo essas discussões aqui pro Brasil.
eu ja morei nos EUA, especificamente em Orlando e Miami, e já morei na Europa, especificamente em Portugal. EUA é o melhor dos mundos.
@@BomDmais-0905Phoda se
@@zezaway A Europa é amontoada pq não tem espaço cara, é cheia de montanha, frio do cacete, não tem necessidade do americano "copiar" eles
Fui, aos poucos, sendo direcionado ao canal. Hoje, me sinto perfeitamente em casa, assistindo assuntos necessários e que sempre foram colocados dentro da caixa. Faço uma relação direta com o tema da educação ambiental crítica. Praticamente, o mesmo deslocamento de discussão. PARABÉNS PELO TRABALHO que encanta. Dá tempo para recomeçarmos.
Bom pontos a fazer pensar. Moro aqui em Celebration e facilmente tenho contrapontos, mas no geral vc apontou coisas interessantes e verdadeiras
Parabéns pela lucidez e verdade dos fatos. Silvio Santos ia para Orlando em Férias, poucos dias, queria sucego e anonimato.
Mas nosso dia a dia é em Sociedade coletiva. Eu entendi a boa mensagem. E claro, se ORLANDO quiser, eles podem ter transporte Público de qualidade e atrair moradores suficientes, para todos possam ter felicidades nos encontros e qualidade de vida.
Esse negócio da cidade ser ruim para pedestres e de quem depende de transporte público não é uma exclusividade de Orlando, pelo contrário, a maioria das cidades americanas são assim...
Orlando é um grande resort de pré moldados.
Uma distopia urbanística
É muito bom ver alguém que entende falar sobre o assunto urbanismo/arquitetura. Isso influência todos nós mas pouco é falado/abordado na grande imprensa. O que faz com que a maioria da população, e eu me incluo, não entenda nada sobre o assunto. E isso infelizmente se reflete em nossos políticos que pouco se preocupam, e também não entendem, a respeito de tão importante assunto. Parabéns por mais um vídeo maravilhoso!
Acho tanta breguice esses famosos comprarem casa lá e endeusarem Orlando nas redes sociais. Já estive lá e não curti
Bom mesmo é morar em São Gonçalo, RJ
@@joaocastrocastro768 só existe essa cidade no brasil né kkkk
O bairro do Quenns é mais bonito. Orlando é feio.
Cafonice dos novos ricos.
Tô besta! Uma cidade ampla, bonita, limpa, organizada e segura. Tão botando defeito? Caramba! Acho que estou do planeta errado. Na realidade que eu vivo isso ai é uma utopia.
Sim mano, o vídeo é todo contraditório, ele compara um habitante da Flórida com um habitante da china e antes ele disse que um habitante da Flórida dá para 6 habitantes da china. Ou seja o certo seria comparar um para seis para ficar justo. Muito contraditório. Ele diz que não tem ninguém e ao mesmo tempo a cidade que mais polui. Deve ser propaganda russa kkkkk toda mal feita. Ou um vídeo muito irônico kkkkkk. Ele esquece das árvores que aparecem no próprio vídeo. Dos carros elétricos. E das fontes, como a da poluíção por habitante que eu nem achei
Inveja pura! A conhecida mente hipócrita de quem se diz ambientalista mas bate palma pra morte do esquilo Pinut AFF!!
@@AcademiadoConhecimentodopoderexatamente! Fiquei observando essas contradições. Meu senhor!!
@drika1377 kkkk
Acabei de volta da China. Lá no sul é a pior cidade que estive foi Hong Kong.
São cidades verticais como ótimos sistema de transporte público. É possível fazer quase tudo de transporte público e funciona muito bem. É se vê milhões de pessoas todos os dias na rua se relacionando. Fiquei encantando com oque eu vi.
Eu sou português é também já estive em Macau e Hong Kong e dá 10-0 a Orlando mas de longe 😂
Até mesmo cidades tipo Nanjing, Shangai são muito mais caminhaveis que o Orlando e o transporte público igual!
Moro nos EUA e realmente, aqui tudo é longe, algumas cidades têm um sistema de transporte público bom e barato, mas são poucas cidades assim.
Vídeo incrível, Raul !! vc é muito brabo
Dá pena dos Estadunidenses no Brasil emocionados, quase chorando, dizendo que podem andar na rua(lá eles teem medo de andar nas ruas desérticas fora do centro), e alegres que podem ir comprar andando, mas pra o emergente médio BR, ou o pobre, o high Society é ser dependente de carro.
lado, as figuras de ouro que lhe haveis de oferecer em expiação da culpa, e assim a
enviareis, para que se vá.
Vede então: Se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele quem
nos fez este grande mal; e, se não, saberemos que não nos tocou a sua mão, e que
isto nos sucedeu por acaso.
E assim fizeram aqueles homens, e tomaram duas vacas que criavam, e as ataram
ao carro; e os seus bezerros encerraram em casa.
E puseram a arca do Senhor sobre o carro, como também o cofre com os ratos de
ouro e com as imagens das suas hemorróidas.
Então as vacas se encaminharam diretamente pelo caminho de Bete-Semes, e
seguiam um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem, nem para a
Nesse caso o melhor comparativo seria Amsterdã. As cidades do Brasil são feias com força.
@@isle67O video não é sobre beleza ou feiura, no canal tem milhares de vídeos falando da arquitetura do Brasil, sim o Brasil é exemplo de país sem carro dependência. Qualquer um acorda de manhã e vai comprar seu café andando.
Fala pra ele vir andar aqui no Centro do Rio, ele vai ser feliz sim
Que aula!!!
Adorei seus comentários e análises. Eu, uma ex-futura urbanista (fiz um ano de FAU-Usp), vou seguir seu canal e compartilhar. Moro em Vinhedo, SP, já fez um vídeo sobre essa cidade?
Nunca entendi o porque que brasileiro gosta tanto de Orlando ...
Porque é cafona
Porque é brega
pq é extremamente brega e o suprassumo do "sonho americano" com esses suburbios sem personalidade, tem outlets pra consumo e o clima quente mais próximo do brasil.
segurança
Gosto duvidoso. Tantas cidades tops, Chicago, NYc etc
Sei que Orlando está longe de uma cidade excelente e parabéns pelo vídeo. Adoro o seu canal, sou inscrito no meu outro perfil. Me inspiro para criar cidades no Cities Skylines rsrs e sempre que ando em SP e vejo prédios lembro das sua notas de comentário.
Mas não posso mentir que sinto "inveja" de Orlando se comparado a minha cidade, moro em Carapicuíba na grande SP, são quase meio milhão de habitantes em 32km2, quase não parques, há muitos carros, transito caótico, nada feito para o ciclismo, muito condomínios de prédios espalhados de forma aleatória, comercio disperso, poucos parques, baixo incentivo a cultura e isso é só a ponta do iceberg. Sei que o intuito não comparações, mas se eu tivesse 10% do que essa cidade tem, mesmo sendo longe eu aceitaria.
Abs e parabéns novamente pelo lindo trabalho
Moro em Lansdale, PA. Tudo aqui no USA é assim: casas cinzas, copy e paste uma da outra. Mesmo sendo suburbio, não dá pra andar de bicicleta porque não tem calçada. Foi aí que entendi porque a carteira de habilitação é tirada com 16 anos. Tudo aqui só é possível de carro. Ar condicionado central no verão e aquecimento central no inverno. Eletricidade nas alturas no verão e óleo diesel no inverno. E olha que no calor faz 38° e no inverno -10°. Não tem NINGUÉM na rua, hora nenhuma. Quando tem, é sinal que é homeless, ou o carro quebrou. Não existe nenhuma consciência ambiental. Mas, como vc diz, muito seguro, dá pra deixar a porta de casa aberta. 🤷🏻♀️ Muito estranho.
Tadinha, sofre no paraiso. Eu nao entendi sobre "nao tem consciencia ambiental", o que quis dizer com isso? Morei em Orlando, Miami, Fort Myers, tive rapidas passagens por BuschGarden, e tudo muito limpo, ninguem joga papel no chão, e voce pode andar de bicicleta sim, ANDA NA RUA IGUA GENTE GRANDE kkk.....me diz, onde no BRASIL voce anda de biciceta no passeio? , ta brincando né...... as grande maioria das casas nos EUA são deslocadas do FUXO do transito, e claro, voce sabe disso, afinal mora ai .....ou são condominios ou são fora do fluxo do transito, somente em regioes muito antiga voce verá casas nas grandes avenidas, a maioria voce entre em Ruas e zonas mortas de transito, onde sim , não verá passeios, mas com transito de baixo movimento........e novamente, QUER ANDAR DE BICICLETA ? kkk, anda na RUA, voce ANDARIA AQUI NO BRASIL.....simples né
Texto de precisão cirúrgica e apresentação impecável. Urbanismo é tema de tamanha importância na sociedade, e é tão ignorado. É preciso conhecer o passado e entender o caminho que estamos trilhando para construir o futuro que queremos. Conhecimento é essencial, e o vídeo cumpre muito bem o papel de provocar, informar e fazer refletir. Parabéns pelo trabalho e pela produção.
Falou tudo que eu sempre achei de Orlando e Miami. Morando na Europa por mais de 30 anos, essas cidades. foram uma verdadeira decepção para mim.
Sabe o que é aberração de verdade Perth na Austrália a cidade mais espalhada do mundo de uma ponta a outra dos subúrbios de Perth chega a ter 150 km de distância é algo insano.
Como pessoa que morou nos EUA, apesar de amar o país e ter várias boas coisas, essa dependência de carros é sim uma encrenca. Se você for de ônibus (isso quando tem) ou bicicleta, vai levar horas para chegar nos lugares. Tem cidade brasileira que está tentando copiar, só que nem todos podem ter carro e as ruas esburacadas continuam atormentando.
Se você for morar no país, provavelmente precisará ter um carro (que, aliás, são melhores e mais baratos que os do Brasil).
Culpa das leis de zoneamento, dos subsídios artificiais às hipotecas e dos planos diretores.
@CCtvBrasilmoro numa cidade média que é Campo Grande, no MS. Posso te dizer tranquilamente que sem carro você não consegue fazer literalmente nada aqui. Não sei se trata de copiar os EUA, mas é exatamente a mesma realidade que vi no vídeo.
@CCtvBrasilPraticamente o Centro-Oeste inteiro precisa ter carro, além dos interiores do Sul e Sudeste em que carros são cada vez mais necessários.
@@TheJaoz3 Como??? Eu morei 14 anos em CG, e dá pra ir para QUALQUER LUGAR de ônibus!!! Qualquer lugar !! É verdade que antes da pandemia tinha o fresquinho que era melhor ainda, arzinho condicionado, pouca gente e ia direto pro centro/ af pena.. não sei qual campo grande vc vive, deve ser a do RJ
@@Guilhermetsc A minha crítica não é carro vs ônibus, é mais sobre precisar se deslocar com veículo mesmo. Há pouca coisa pra fazer à pé em CG. Mesmo pra caminhar num parque você precisa pegar carro, com exceção de alguns bairros como o Aerorancho. A lógica das calçadas também é terrível. Uma aqui perto mal cabe o poste, mas na rua cabem três Dodge Rams lado a lado 😅
Felizmente parece que estão abrindo os olhos pra questão dos pedestres com o recente fechamento da 14 de julho aos fins de semana. Acabaram revogando de tão radical que foi a mudança. Enfim, torço pra que a cidade melhore pra todos.
@CCtvBrasil várias cidades no Brasil. Principalmente as de médio e grande porte.
E por isso amo a Disney e acho péssimo o urbanismo de Orlando. E outra, a falta de noção de consumo não fica só na Flórida. Moro em Michigan e aqui ninguém quase recicla lixo. Um retrocesso horrível. Excelente episódio 👏🏼
Morei em Orlando na adolescência. É uma cidade paradoxal que até hoje não entendo. Embora haja sim espaços verdes e até fauna, parece que estão lá por acidente, efeito colateral do paisagismo. E embora seja sim agradável caminhar por lá, ela é toda separada em bolsões, nichos, que não se comunicam. Um dia resolvi voltar da natação andando até em casa. O viaduto que passa perto da International Drive, pasmem, não tem como passar a pé. Então, treinado em Belém do Pará, me meti na ilharga da pista, sob protestos de algumas buzinas. Nunca mais fiz isso. E nunca mais quis morar lá.
Na Rússia os condomínios de alto padrão têm de tudo. Os prédios residênciais também são comerciais com lojas,bancos,academias,escolas,farmácias e supermercados.
@@brenopeck Nossa que depoimento triste, espero que não tenha passado a adolescência em depressão 😢
Eu morei la também em 2011 e uma vez fui a pé da International Drive, na altura da Perfumeland ate a esquina da Kirkman com a Conroy. Bizarro que não tem calcada mesmo, atravesei a mesma ponte a pé e vc se sente uma estranho fazendo isso! Se vc pegar algum objeto e largar ali no chão e passar lá 1 mes depois ctz que ainda vai estar la! hahaha
Mas orlando tem suas vantagens tb!
@@Luan.S.R. ridiculo seu comentário
@@marciom48 Da Perfumeland até a Kirkmann não tem calçada? Tá doido cara? Tem calçadas enormes dos 2 lados da avenida e em cada esquina tem semáforos para pedestres.
Nos Estados Unidos, hoje em dia, a maioria das entregas já é feita por carros elétricos, principalmente nas grandes empresas. Em bairros mais distantes, é comum ter mercadinhos e conveniências logo na entrada, o que facilita muito a vida. As casas podem até parecer simples por fora, mas, por dentro, têm um conforto incrível, com ambientes modernos e ar-condicionado em tudo. Os jardins estão sempre bem cuidados, sem precisar de muros ou grades, já que a segurança é bem melhor.
As ruas quase nunca ficam congestionadas e, mesmo embaixo das pontes, dificilmente se vê lixo jogado. Comparar cidades como Orlando com São Paulo é complicado, já que são realidades muito diferentes. Nos EUA, a frota de carros é mais nova e, por isso, polui bem menos do que em cidades onde ainda circulam muitos carros antigos.
Que vídeo excelente e bem estudado e roteirizado, ganhou um inscrito
Muito bom! Recomendo também o canal "Not Just Bikes" que fala justamente sobre o problema do "carro-centrismo" das cidades americanas e canadenses.
Esse canal que mencionei é de um canadense que depois de se irritar tanto com essa questão de mobilidade urbana no Canadá, se mudou pra Amsterdã e já postou vários vídeos sobre a diferença da construção de uma cidade voltada para o pedestre e ciclistas, recomendo muito!
Hoje já não moro mais no Brasil e esse ano estive de volta a passeio. Fiquei horrorizado de ver como estamos importando a ideia de precisar do carro para fazer absolutamente tudo nas nossas cidades, tal qual nos EUA e Canadá. Ou seja, tudo muito afastado, grandes estacionamentos, condomínios fechados e todo estímulo possível para que você não ande a pé na própria rua. Me senti um peixe fora d'água toda vez que falava para minha família que eu queria "só ir ali ao mercado a pé mesmo", afinal para quê ir andando se você pode pegar seu carro?
É uma pena mesmo, nunca entrou na minha cabeça um país tão grande como o Brasil, ter cidades tão grandes em extensão, mas com pouca conectividade, sempre optando por fazer bairros residenciais, comerciais e empresariais afastados entre si e uma infraestrutura de transporte público horrorosa, algo muito diferente do que acontece na Ásia, onde estou atualmente.
Ainda tenho esperança que mais pessoas possam perceber a necessidade de mobilidade e associem isso a uma melhoria na qualidade de vida no Brasil, mas acredito que isso só vá piorar e teremos mais e mais muros, condomínios fechados e bairros sem vida.
Uma pena para o nosso país, mas fico feliz em ver que pelo menos alguém chama a atenção para os maus exemplos e divulga isso.
Mais uma vez, ótimo vídeo!
É um ponto de vista. Particularmente prefiro andar 20Km em 15 minutos em Orlando do que gastar 30 minutos para andar 5Km em SP. Morar numa Mc Mansão tb deve ser melhor que num apartamento apertado e "cheio de personalidade" (e talvez mais inacessível) aqui no Brasil. Coisa boa né, se tudo mundo gostasse da mesma coisa metade do mundo seria vazia
@@dronemoodbr Relaxa, bolsominion. O Brasil é imenso, mas teu cerebelo só tá focado no teu umbigo. Relaxa, prego.
Pois é, crescer horizontalmente é melhor. Tem até indicador pra isso: Densidade Demográfica. Evita esse congestionamento de 50 carros saindo do mesmo prédio no mesmo horário, isso em 1 terreno só, imagina em 1 quarteirão o tanto de carro que já tem? Engarrafamento na certa.
Uma pena que crescer horizontalmente é luxo, por isso apenas cidade pequena e média que faz isso. E isso ja tá acabando porque até terreno distante em cidade pequena já começou a ficar caro.
Nem Orlando e nem tampouco SP, inspiração são as cidades da Holanda ou Dinamarca. Aliás, cidades da América do Norte são feias e com mobilidade social zero, salvo raras exceções
Não é gosto, é arquitetura e urbanismo.
Eu odeio prédios e apartamentos, então esse estilo arquitetônico de casas, cada uma com seu quintal é o q realmente me atrai. Eu moro na Inglaterra e fiz questão de comprar uma casa no suburbio longe do centro, num condomínio bem ao estilo americano pq as casas no meio das cidades sao todas grudadas com quintais minusculos, ou então são apartamentos onde a janela da pra outro apartamento. Jamais q eu iria querer morar numa metrópole padrão asiático.
Isso faz muito sentido em uma cidade pequena. Pra uma cidade grande, casas individuais são um problema.
@julyanaxel201 cidades grandes são o verdadeiro problema.
Tbm acho estranho isso. Por isso prefiro casa individual do que apartamento, pois é horrível você abrir a porta da sua casa e da de cara com a porta do seu vizinho. Sempre gostei mais de casa estilo The Sims, aquelas casas grandes.no centro do terreno com quintalzão envolta. Aí podemos fazer criação, fazer um jardim, uma área verde de lazer tipo um sítio.
@kleitongomesdasilva304 uma casa individual grande é ótima para uma pessoa ou família, mas é péssima pra uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes se todos quiserem esse tipo de habitação
@@julyanaxel201 não, não é, a terra não é uma bolinha de gude, tem muito espaço
O pior é que a maioria das cidades nos EUA é assim. Mesmo LA, que é uma cidade grande, o transporte público é pavoroso, impossível viver sem carro.
estou um pouco preocupado que isso esteja acontecendo na região metropolitana de Fortaleza, principalmente na cidade Eusébio e só quem já foi em Orlando, sabe como as distâncias e a necessidade de carros são ridículas.
Caro Raul
Eu era Engenheiro Civil no Brasil, cursei aqui nos EUA o bacharel em Arquitetura de Interiores e trabalho no mercado de imóveis, reformas e decoração em Orlando já por 16 anos. Sou fã do canal mas confesso que fiquei muito decepcionado com esse vídeo. Não sou um defensor cego dos EUA ou mesmo de Orlando, porém fiquei espantado com a quantidade de informações equivocadas e até inveridicas apresentadas neste vídeo. Você fez pequenos exemplos negativos do que acontece em alguns pontos da cidade parecer que é a regra geral da cidade. A grande Orlando é tão mais do que isso. Eu convido você a fazer uma visita à cidade e deixar que EU te mostre o que é realmente Orlando. O bom e o ruim para entender porque, não só a elite brasileira (que é uma ínfima minoria dos Brasileiros que imigram para cá), escolhem a cidade para morar. Como último comentário, gostaria de dizer que a Disney, nem sequer está localizada na cidade de Orlando e o dia a dia da vida de quem mora aqui, passa longe dos parques temáticos e do fast food. Me lembrou muito um professor de história que ensinava seus alunos que tudo nos EUA é privado, que não há escola púbica (rss). Mesmo pessoas ditas cultas, podem ser influenciadas por uma visão esquerdista e anti EUA.
Abs
Na verdade, um esquerdista como o apresentador, nunca vai admitir que qualquer cidade americana como Orlando é boa para viver. Segurança, tranquilidade e beleza. Nao entende que essas casas iguais é a moradia popular do americano.
Quanta besteira escrita. Esse lugar é horososo.
Desisti qdo vi que virou design de interior 😂😂😂😂
Falou falou e não disse m3rda nenhuma. O vídeo do canal foi excelente e expõe algo q é totalmente conhecido por quem estuda com seriedade arquitetura urbana pelo mundo.
A última frase expõe o seguidor de seita política. Sem mais.
é igual a Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, é assim mesmo, tudo longe, não dá pra fazer nada a pé nem de bike
E os homens de Israel saíram de Mizpá; e perseguiram os filisteus, e os feriram
até abaixo de Bete-Car.
Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe
Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.
Assim os filisteus foram abatidos, e nunca mais vieram aos termos de Israel,
porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel.
E as cidades que os filisteus tinham tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde
Ecrom até Gate, e até os seus termos Israel arrebatou da mão dos filisteus; e houve
paz entre Israel e entre os amorreus.
E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida.
E ia de ano em ano, e rodeava a Betel, e a Gilgal, e a Mizpá, e julgava a Israel em
todos aqueles lugares.
Porém voltava a Ramá, porque estava ali a sua casa, e ali julgava a Israel; e
edificou ali um altar ao Senhor.
Obrigado por ensinar arquitetura e urbanismo para leigos como eu. Sempre tive uma sensação incomoda vendo como esse tipo de cidade é planejada (ou não) e fico feliz em te ouvir e aprender tanto. Obrigado e parabéns pelo seu lindo trabalho!
Acredito que possa haver uma revisão nisso. Não é apenas em Orlando que os bairros são afastado do centro, em várias cidades americanas isso acontece. Porém devemos considerar que nesses bairros existem escolas, hospitais e comércios para evitar que seja necessário tanto deslocamento. Quanto ao fato de se poder ir a pé a esses lugares eu posso concordar, pois há muito investimento em estrada e pouquíssimo em calçadas.
Lembro certa vez em Austin, no Texas onde havia um supermercado a 300mts da casa onde estava, mas não era possível chegar até ele a pé, não havia calçadas para andar e com isso era necessário dirigir ou pegar um ônibus para poder comprar algo simples como um pão.
O Raul precisa fazer um vídeo sobre as regras absurdas das HOA, essas que tornam qualquer vizinhança um deserto sem ideias e criatividade, e perseguem vizinhos pelos motivos mais ridículos.
Comparar Orlando com Paris, Ny, Buenos Aires, Sao Paulo e outras cidades citadas no vídeo não me parece fazer mto sentido já que são situações opostas, essas cidades tem muita gente em pouco espaço enquanto Orlando é justamente o contrário, para você ter trens, metrô, onibus e etc voce tem que ter uma demanda alta senão nao vale a pena, tbm nao acho que as pessoas que procurem uma casa em Orlando para morar querem pouco espaço, no geral elas procuram por terrenos grandes de muitos metros quadrados, tudo vai ser longe mesmo e quase toda a população de alta classe tem carros, claro que não é um modelo bom, mas para a situação da cidade é uma política “ok”! As metrópoles mostradas no final do vídeo, Xangai, Singapura, Tóquio vivem uma realidade de densidade demográfica completamente diferente de Orlando!
Um pecado fazer qq comparação com Paris seja o assunto que for. E se for transporte público então é vergonha na certa! O metrô de Paris é suis generis.
estive lá na Disney. é interessante do ponto de vista do lazer, mas fiquei horrorizado com as distâncias gigantescas, a falta de transporte público, a quantidade massiva de shoppings e restaurantes, parece que tudo se resume a isso, comer / comprar / consumir. ridículo. mais engraçado que isso, só a classe média brasileira colocando os filhos para estudar no ensino médio estadunidense em cidades como Orlando, enquanto na Europa existem várias cidades lindas, ótimas para caminhar e ricas e em história e cultura
São cidades sem vida, não existe um centro para as pessoas andarem a passear e é preciso de carro para tudo, viver em Hong Kong é melhor!
Para comprar um simples pão, precisa pegar o carro e andar alguns quilômetros... alienados...
É uma solidão.Causa depressão.Não tem vida.
Para entender o caos de um americano pobre em Orlando, vale a pena assistir “Projeto Flórida” filme de 2018 com Willem Dafoe
Eu gosto de cidades assim, não gosto de muita gente aglomerada, você pode ouvir os pássaros, os animais vêm visitá-lo e você tem contato com a natureza diariamente. Quando você está em casa, não há barulho de carros, seus filhos podem andar de bicicleta na frente de casa livremente, uma vida muito mais calma. Já morei em cidades cheias de apartamentos e pessoas, e não há comparação. Este e meu modelo de cidade, eu moro hoje em uma cidade assim e amo.
"Natureza"
Somos dois..
Engraçado que o que gera barulho e deixa inseguro andar de bicicleta são carros, mas você aponta a quantidade de pessoas como um problema e ainda promove um modelo de cidade que incentiva o uso do carro…
esse modelo destroi a natureza, por ser extremamente dependente do automovel particular. A fauna nativa do local aos poucos se perde para dar lugar aos quintas de plantas exóticas e graminhas da classe media. Essas cidades tem as piores consequencias ambientais pelo consumo de petroleo etc. Los Angeles é exemplo disso, poluída. Isso não é contato com a natureza. Você precisa do carro totalmente antinatural até para comprar pão
@@2009salerno Ele não percebeu a própria hipocrisia. Destrói a natureza pra poder ouvir ela em silêncio, não escuta os carros pois estão longe de tudo, pq precisa de carro pra tudo. kkkkkk
A China é impressionante mesmo, conseguiu avançar no quesito sociedades a ponto de criar uma nova categoria de cidades grandes o suficiente pra New York se tornar média.
Isso é uma insanidade, cidades não deveriam ter mais de 1 milhão de habitantes, vocês tem fetiche por empilhar gente em prédios minúsculos e caros, que horror...
Mas lá vês comercio, vês pessoas a andar na rua, restaurantes em vários pontos da cidade, etc ...
O que na minha opinião dá 10-0 a Orlando eu sou português e já estive em nanjing, beijing, Shangai, Hong-kong e Macau e qualquer uma delas é melhor que Orlando 😂
Acho Orlando bem paia tbm. Cidade vazia e cara, tem furacão e mt calor, pântano, comunidade brasileira extremamente reacionária e americano sulista. Fora outros problemas mascarados pela Disneyland e seu domínio na cidade.
Muito bom ! Eu vou a Orlando Todo ano e tudoooo e longe . Procuro hotéis perto dos parques . E cresce tanto que o GPS não acompanha a mudança
A zona metropolitana de Orlando tem 2.6 milhões de habitantes. De fato, exemplifica alguns dos piores aspectos do urbanismo norte-americano. O pior de tudo é que existem cidades muito piores. Todas as grandes cidades no sul dos Estados Unidos são assim.
Quer dizer que viver amontoado no aperto, sem espaço pra respirar, numa selva de prédios pichados, poluição em cada metro quadrado é a forma ideal de moradia e urbanismo de uma cidade? Bom, ainda bem que existem gostos pessoais diferentes, as pessoas podem escolher onde viver, porque eu amo conforto, as pessoas em Orlando tem qualidade de vida, os lugares são limpos e organizados, você consegue se deslocar pra qualquer lugar com paz e tranquilidade, nunca me senti num lugar tão confortável como lá. Cada um sabe o que é melhor pra si :)
Esquerdistas não aceitam a liberdade, eles querem decidir a vida de todos, por isso amam o Estado
Orlando é um paraiso, a Florida toda é linda.. claro , como voce disse, para quem é mais normal e gosta de viver em lugares limpos, espaços e longe de Pombais (predios), Masssss, tem gente que gosta de S.Paulo, morar perto do esgoto, e tem gente que Ama o Rio de Janeiro, com sujeira, criminalidade e bala perdida. Vai entender né rsrs
Falsa dicotomia, um erro de raciocínio. Fora isso, ele deixou claro no vídeo o que vc questiona.
As cidades americanas são espalhadas por causa das leis de zoneamento. Não é simplesmente por causa da escolha dos moradores. Você pode morar no subúrbio em casa com quintal no Brasil também, mas ela não vai ficar tão distante do centro da cidade, como é em Orlando.
@@danielg.1698 é , isso tambem, mas esse Zoneamenteo não é feito por leis Federais ou Estaduais, ou por entidades inuteis e estupidas como a ONU , OMS e outras desse tipo. O Envovimento da Comunidade é enorme, e a maioria desse envolvimento acontece em momentos Eleitorais, como ocorreu agora, onde voce vota no Presidente mas junto vem Referenduns sobre seu Estado , sobre sua Cidade ou mesmo sobre Leis Federais, o cidadão vota até para a escolha do Sherife, e Juizes, portanto dizer que o Zoneamenteo determina é parcialmente correto, porque o Zoneamento tem interferencia do cidadão e não apenas dos Vereadores e Prefeitos. Tanto é assim que cidades com tendencias mais "progressistas" nem observam isso , como Nova York, Detroit e outros amontoados, tão ruins quanto S.Paulo. NO Brasil a especulação imobiliaria se sobrepoem as necessidades do cidadão, e dou como exemplo, um Lixo calculado , Brasilia, e morei lá por 8 anos, durante a minha adolescencia, uma grande Porcaria projetada por um Comunista, que previlegiou os Poleiros ( Predios) e mesmo na zona Residencial Central, as quadras 700, as casas são GERMINADAS sem quintais , ao estilo Sovietico. Uma das grandes fontes de trabalho de Brazucas que vão para os EUA, especificamente na Florida, é o LANDSCAPE, JARDINAGEM, que emprega Brazucas e Xicanos.
Que horror morar num lugar que precisa de carro pra tudo, é bom demais morar a 10, 15 minutos de mercado, banco, lanchonete e ponto de ônibus.
mas voce está a 8 minutos de tudo, não e SP que para andar 2km vc fica 30min pra ir e 30 pra voltar
Isso é verdade eu morava em São Paulo no Jardim Anália Franco , dava para ir a pé em tanto lugar legal , parque Ceret, padarias , shopping Anália Franco, daí me mudei para o interior da Alemanha, precisa de carro para tudo , eu demorei para me acostumar com isso, mas agora eu gosto daqui , no começo sentia falta de tomar uma café a tarde no Frans Café ❤
NY, Chicago, Boston. Essas sim são cidades legais nos EUA. Orlando meu Deus… tragédia
Melhor que muitas cidades brasileiras!
Essas sim são tops.
NY? cidade extremante sucateada e sem privacidade alguma, tudo é extremante caro e barulhento. fora que os policiais estão mais preocupados com coisa fúteis do que combater o crime.
Já fui em Orlando,ao meu ver é só mídia, vc disse tudo nesse canal, parabéns.
NY e Chicago são perigosas e com muitos problemas sociais.
Boston é boa mesmo, cidade segura, limpa, e não precisa ter carro dependendo de onde vc more. Além de ficar em Massachusetts, estado que tem saúde pública.
A brasileirada em Orlando precisa ser estudada....Ô GENTE CAFONA.
Moro em Orlando e não fico revoltado se falar de mal daqui, não fui eu quem projetou. Todo mundo que mora aqui sabe da regra 20 minutos qualquer lugar perto é 20 minutos de carro, e por causa disso não tem como sobreviver sem carro.
O que o Raul fala sobre o Walt Disney é muito correto. Já li sobre sua visão sobre o parque em varios livros. Excelente programa, e mostra como o Brasil copia algumas coisas erradas daqui dos Estados Unidos
Nossa vc direto ao ponto ! Boa reflexão!
Raul, você falou tudo e com muita propriedade e sinceridade....Até que enfim eu vejo alguém falar algo fora desse maldito "MATRIX" que a todos escraviza mentalmente...Parabéns!!...Eu já morei e trabalhei um tempo em Orlando, quando jovem, e concordo 100% com a sua acurada análise......Respeito o "deslumbramento" dos "novos ricos" e da classe média baixa que vai para "dumb city" procurar ganhar dinheiro e "tão por isso tentar ser feliz"...........Um dia a maturidade chega.....Cultura, Cultura!!!
Alguém sensato 👏👏👏👏👏👏
Minha filha vive em Orlando há muitos anos. Realmente precisamos de automóveis para tudo . O centro, downtown, só é procurado raramente, hospitais, sedes de bancos, a Arena Amway, o entorno do Lake Eola, raramente procurados. As "cidades satélites" como Celebration e Windermere, são como São Caetano para São Paulo.
Minha filha já morou em Doctor Philips, em Waterford, em Winter Park. Winter Park é um paraíso, sem lojas de departamento, muitas opções de comércio alternativo, a "sede" da Rifle 's Paper, entre outras delícias.
Cada "bairro" tem seu centro comercial, seu cinema, suas lojas, seu supermercado, médicos, dentistas, massagistas, tudo condensado num só local , ou seja, vilarejos autônomos, auto suficientes.
Orlando é uma exceção.
Pântano transformado em cidade, lagos, umidade máxima, centro oficial x centro turistico, rede hoteleira gigantesca, tudo maxi, tudo superlativo.
Não há convívio na pracinha, não há sujeira nas ruas ou estradas, nem pessoas transitando (sou uma loba solitária andando de um ponto a outro), não há história ou seja lá o que for, é uma cidade ao redor de um mundo de fantasia criado por um gênio; cidade dormitório dos funcionários (Celebration), virou destino de babacas endinheirados.
Grandes universidades, grandes programas de intercâmbio universitário, grandes parques e diversão, a Vegas das famílias (odeio Vegas, outra cidade criada no meio do nada em consequência do jogo, do vício, do lixo).
Não compare Orlando a nenhuma cidade, não há como comparar. Sim, reciclagem zero, sustentabilidade zero, mas a cidade existe por consequência.
Sabe canteiro de obras que vira moradia? Não compare com Dubai ou qualquer outra cidade planejada, nada a ver.
Walt Disney não planejou Orlando, sinto muito.
..."A cidade existe por consequência". Corrigindo: a cidade existe por inconsequência. Qualquer coisa que fuja minimamente da urgência da sustentabilidade é uma inconsequência!
O lugar é péssimo, o povo ainda pior....e pensar que tem brasileiro bajulando essa coisa...🤮
Poderia falar da Barra da Tijuca no RJ. O bairro se inspirou nestas cidades fantasmas dos EUA. Não se vê ninguém andando nas ruas. Você só consegue se locomover no bairro só de moto ou carro. Pois tudo é muito distante. Muito parecido com Orlando.
Que lugar excelente, bem melhor que viver num inferno cheio de gente na rua, criminalidade, gritaria, lixo espalhado, esse lugar que descreveu é um sonho a ser preservado e ampliado.
@@prsgrind8794em comparação com o resto do rj é melhor sim, claro, mas é um modelo de cidade que contribui para a destruição do meio ambiente e da socialização das pessoas. Cidades caminháveis são bem melhores e se planejadas de maneira correta são seguras e resolveriam muitos problemas do RJ, inclusive as favelas.
Aqui no Rio, esse bairro não é muito diferente. Maioria de pessoas rasas, metidas a elite, amarguradas porque não conseguiram morar em Ipanema ou no Leblon, vivem em suas bolhas, vomitam soberba porque o bairro não tem comunidade e a pobreza é varrida pra debaixo do tapete.
Se puder vir nos condomínios aqui, será um prato cheio para você fazer conteúdo sobre.
Alphaville, Península e Quintas do Rio são excelentes exemplos de pessoas falidas socialmente e que ficam chorando que não conseguem Uber pra voltar pra casa depois de consumir álcool.
Isso quando não dirigem embriagados.
Mas o pior é que na Barra da Tijuca a maioria das pessoas não tem condições de morar em condomínios de mansões, então acaba morando em condomínios de prédios pequenos e apertados mesmo. Aí tem o pior dos dois mundos, residências pequenas e ainda longe tudo. Ah, mas diriam - pelo menos está num condomínio fechado, longe da vida lá fora e dos perigos da cidade.
Não tenho um pingo de antiamericanismo em mim, e mesmo assim é preciso que se diga: HORRIVEL essa cidade e CONSTRANGEDORA a obsessão de alguns brasileiros com essa parte dos EUA
Kkkkk, o cara dita que vcs não merece morar num lugar e vcs aceitam, e ai reparar que todo lugar que seja bom ele irar dizer q não é e ai vai dizer pra vcs morem no Haiti, em Cuba , nas favelas do rio, de sao Paulo etc que ai é bom e vcs até aplaudem, mas ai esse mora e ou desfruta justamente dos lugares onde ele atacou 😂😂😂😂😂
@@lnb29 Que cidade vc mora?
@ivancamargo785 1. Ja pensava assim antes do video
2. Tudo oq vc falou demonstra q vc desconhece esse canal
3. Vc ficou ofendido pq é filistino
@@ivancamargo785sempre assim, as pessoas não tem pensamento crítico próprio.
Horrível.......aposto que vc deve achar as favelas lindas kkk
EUA é o país do automóvel, estado como o Texas e a Florida são exemplos da cultura automotiva americana porque a máquina de ferro individual é uma necessidade
Isso mesmo. Fiquem longe de Orlando.
Vão para Fortaleza Recife Guarulhos Diadema
Discordo por experiência própria!! Viver bem não é ter um café ou restaurante na esquina da sua jaula(apartamento), desculpe quem nasceu e cresceu na cidade de SP, isso ai não é vida. Cidades como SP e asiáticas é bom apenas para os governantes, não são cidades boas de viver, Orlando preza pela qualidade de vida da família, o bem estar.
Eu morava em apartamento na cidade, gastava muito com ifood e comodidades da cidade e vida urbana, e meu filho de um ano vivia irritado morando numa jaula, me mudei pra fora da cidade, num condomínio de chácara, 10 km da cidade e 20 km do meu trabalho, minha qualidade de vida melhorou, depressão cessou, hoje tenho contato diariamente com natureza, meus filhos se desenvolvem mais, e alimentação melhorou. Sério que alguém consegue achar que Tóquio, SP ou Hong Kong são exemplos ou mais agradáveisde viver do que Orlando? Sempre que piso em SP me pergunto, como alguém consegue viver nesse inferno cheio de gente morando em pombais, é claustrofóbico e não natural, é sufocante. Há quem prefira viver numa Tóquio e está tudo bem, mas também há quem prefira viver numa Orlando.
O que esse canal prega é uma insanidade, só quem sai ganhando é o empresário que vai vender apartamentos minúsculos pra empilhar milhares de pessoas.
E não, prédios não são ecológicos, causam impactos ambientais brutais e são mais lucrativos, logo se percebe o viés...
@@FHALNIEZI Densidade populacional não precisa ser distopia. Dá pra construir cidades compactas e extremamente agradáveis, com prédios baixos, espaço verde e transporte de qualidade. Por exemplo, Copenhague é quase tão densa quanto SP, mas muito mais agradável.
@@CB0408 habitar apartamentos nunca será agradável
@@FHALNIEZI Eu acho agradável. Morar na cobertura de um predinho é a melhor coisa do mundo pra mim. Junta casa e apartamento. Mas, claro, isso depende do seu estilo de vida. Se vc trabalha remotamente ou com agricultura e não precisa se deslocar mto todo dia, morar no meio do mato (com boa conexão) pode valer mto a pena!
Faço das suas palavras as minhas.
Galera uma dúvida honesta. Como vcs vêm cidades que não caminhem para algo assim (Orlando do vídeo), mas que as pessoas ainda desfrutem de privacidade e de espaco? Pq seriamente boa parte da população do mundo não quer ter contato com outras pessoas. E sendo honesto não deveria ser crime tentar viver a vida sem ter lidar com a cacofonia urbana ou ter q dividir espaços com pessoas q não lhe agradam.
Vcs acham q nesse cenario cidades pequenas ganhariam espaço? E mesmo nesse caso qual o limite entre liberdade individual (preferir manter distância de outras pessoas) e interesse coletivo (uma menor pegada ambiental)?
Bom na pandemia a gente viu como é bom morar todo mundo junto. Acho que cidades pequenas e médias ainda dá pra ter uma combinação de espaço e estar perto das coisas. O custo do M2 das cidades que são consideradas o exemplo a ser seguido, normalmente é astronômico.
O vídeo é muito bom, não tenho a mesma opinião dele e nem me convence pois não tenho o mesmo estilo de vida dele mas são pontos interessantes que ele levanta.
Também tenho essa dúvida. Moro em São Paulo capital, e detesto essa aglomeração.
Casa pequenas que só tem espaço pra fazer garagem. Não tem um quintal, não tem um jardim, um lugar pra criança brincar…
No meu bairro estão derrubando as poucas casas com terrenos grandes e subindo um prédio atrás do outro. E os prédios com metragens cada vez menores.
Um monte de gente amontoada. Eu sairia daqui facilmente para um condomínio no interior onde teria a chance de ter uma casa com um bom espaço. E não digo mansão não, apenas um casa comum e espaçosa.
@@Pablo-nu1kd eu entendo e concordo com muita coisa q o Raul fala sobre SP e grandes metrópoles. Até pq se eu vivo aqui é de meu entendimento q não vou poder manter o padrão de vida q eu teria no interior e tá tudo bem. Agora eu tenho uma dúvida honesta de como uma pessoa, mais reservada, q abdica da vida em cidades grandes vai se submeter a viver a parte desagradável de viver em uma cidade grande sem ter os benefícios. É natural q alguém q busque comunidades menores não vai querer abrir mão de espaço. Isso tem custos sociais e individuais, que deveriam ter uma abordagem honesta e razoável. Até pq não é todo mundo q tem os mesmos gostos e necessidades para viver do mesmo jeito.
@@gabrielaqueiros4784 eu TB moro em sp e gosto muito do sp nas alturas. Mas as vezes acho q o Raul esquece q quem como eu suporta viver em sp por motivos de escolha pessoal (trabalho e oportunidades). E concorda com tudo q ele diz sobre tornar a cidade melhor para seus habitantes, também pode achar certos aspectos suportáveis pelo bem q vêm junto deles não são suportáveis por uma bom número de pessoas. E tá ok, tem gente q como vc observou tem familias e vai preferir comunidades mais fechadas pra pessoas de fora e tá ok. As vezes a pessoa só não gosta de interagir com estranhos (e às vezes nem com conhecidos...). O entendimento de q gostar de estar sozinho e ter privacidade existe e vai continuar existindo.
Cidades menores vão enfrentar desafios sim, até pq todo mundo vai em algum nível ter dificuldades. Agora eu realmente me pergunto se não deveríamos buscar uma abordagem razoável pra grande massa de pessoas (vide o êxodo pras cidades do interior de SP) q busca uma vida mais privada e que já está em certo nível abrindo mão dos benefícios de grandes centros urbanos.
De fato é bem válido esse ponto, já que apesar de cidades de alta densidade serem extremamente mais eficientes e gerarem maior riqueza, tem o ponto de que é estressante ter muita gente. Por isso que penso que nenhuma cidade deve ter regiões inteiras de alta ou de baixa densidade, em que o ideal seria ter corredores de prédios em vias principais, e em volta destes teriam ruas com baixa e média densidade, havendo casas unifamiliares e pequenos prédios, esse equilíbrio permite que haja os benefícios de ambos, não é perfeito, mas é o que tem. Curitiba consegue fazer isso muito bem fora do centro, dá pra ver no Google Earth
"Bjark Ingels, Norman Foster? Não, o povo daqui não liga pra isso, manda fazer um prédio simplesinho e faz uma parceria com uma marca brega famosa em Miami e coloca uns logos bem gigantes no lobby do prédio pro faria limer poder entrar triunfante com a esposa loira com boca de pato. Eles vão adorar!" - Departamento de Marketing Cyrela
adorei esse " boca de pato " , kkkkkkk , vou usar esta expressão é perfeita
A esposa não é loira, é morena pintada.
Muito, muito bom! Obrigada pelo vídeo!
A inveja é uma coisa abominável.
O urbanismo americano é o exemplo perfeito do que NÃO fazer!
Urbanismo nenhum presta, o melhor e mais saudável seria todo mundo morar em chácaras e pequenos sítios!
Do Brasil nem se fala
Teu Brasil é exemplo a ser seguido, né 😂😂😂
Cara engraçado 🤣🤣🤣
@@PatriaeNatureza Era, porque infelizmente importamos o mau exemplo dos EUA e suas cidades dependentes do carro. Resultado: destruição da malha ferroviária e trânsito infernal nas grandes cidades.
Mas tem coisa boa lá também. Raro, mas tem.
Essa é a grande discussão há décadas: se o resto do mundo resolver consumir como um americano, o planeta sucumbe.
@@flaviocassimiroperettojuni8051bem isso, esse pessoal que achou ruim as críticas do vídeo é muito daquele 8 ou 80, eles não conseguem pensar em alternativas que fiquem no meio
@CCtvBrasil Justamente o contrário, a responsabilidade de rever o modelo de vida e buscar formas e investimentos para reduzir o impacto ambiental deve ser prioridade dos maiores poluidores, como os americanos e europeu. A bomba tinha que tá na mão deles, não dos países emergentes.
@@luizeduardosantos4180 exatamente, lembrando que esses subúrbios são altamente subsidiados pelo governo, levar e manter toda essa infraestrutura para uma baixíssima densidade não se paga se dependesse só dos impostos dos moradores.
E quem precisa ir ao centro de Orlando pra fazer alguma coisa?
Estive aí esse ano. A cidade é o símbolo do lifestyle americano, os estabelecimentos se repetem a cada região.
Quem tá falando que é brega nos comentários, não tem noção da diferença pro Brasil. Você nunca vai se preocupar em ser assaltado em Orlando. É um lugar maravilhoso, com entretenimento, com Miami logo ali. Ou Daytona.
Muitos carros, mas muitas vias expressas. Muito verde.
Bom deve ser SP ou RJ, com seu trânsito ou violência.
Nunca me preocupei em ser assaltado no Brasil, e nunca o fui. Prefiro, sinceramente, uma cidade como Rio ou SP em termos de URBANISMO: em que as pessoas andam de lá pra cá, e frequentam estabelecimentos sem necessitar carro, apenas a pé ou, no máximo, tomando um 99 para ir até 3 km de onde estão. SP, aliás, não é tão boa quanto o Rio nesse quesito, porque tem muitos bairros vazios tipo interiorzão que poderiam ser mais andensados e mais cheios de vida e sociabilidade. Viver na cidade tem tudo a ver com comunicação, comunidade e estabelecimentos comerciais acessíveis e abertos (e pouco a ver com chácaras onde se chega com jeep).
@joaov.m.oliveira9903 como nunca se preocupou?
Olha o índice de violência nas grandes capitais brasileiras.
Eu já fui assaltado em BH e, mesmo quando não é assalto violento, sempre corremos riscos de alguém nos tomar o celular sem percebermos.
Sobre Uber, carro, 99, comprar carro pra um americano é como a gente comprar um iphone. Eles são amplamente incentivados, os carros são baratos.
Uma amiga de minha cunhada é vendedora de loja simples lá e tem Mustang.
É esse tipo de vida que devemos desmerecer?
Uma cidade segura, arborizada, com economia forte, muito entretenimento.
Repito: no Brasil não tem nada igual.
Mas o brasileiro aceita pouco e se orgulha.
Amigo, Orlando atrai muito turista brasileiro porque da pra se virar com português. A verdade é que é uma falência urbana grave comparado com outras áreas dos EUA, e olha que o EUA não são exemplo. Moro aqui há 7 anos btw, já morei na costa leste, midwest, e agr na oeste.
@@vitorfurtado3311 vamos lá. Sei que aí tem lugares mais próximos do que o autor do vídeo descreve como ideal.
Miami por exemplo, também fui lá. E pude ver que existia um ótimo transporte público, mesmo eu não tendo usado.
No entanto o que gostei de Orlando foi justamente a descentralização. Fiquei em Kissimmee, e tudo que eu precisava tinha lá. Não existe mundo em Orlando que se precise ir ao centro de Orlando.
Pude reparar que as casas dessas regiões descentralizadas eram relativamente baratas e grandes. Pode não ser um exemplo de arquitetura, mas são funcionais.
Quando a gente vive em uma cidade como SP, percebemos que tudo que é periférico vai pros extremos: ou são favelas/bairros pobres ou são condomínios afastados de alto padrão.
E o centro de SP altamente explorado pelas imobiliárias. A especulação imobiliária venceu nessa cidade, tudo perto centralização é caro.
Em Orlando notei que com um salário regular o trabalhador vai conseguir adquirir uma boa casa , um bom carro, pois é acessível justamente pela condição espalhada da cidade.
Aí eu te pergunto.. qual o preço do metro quadrado em Nova York?
É caríssimo. Aluguéis altíssimos pra se viver em apartamentos de um quarto.
E muita gente acha lá o exemplo de cidade perfeita. Pra rico é sim.
Orlando é a cidade que muito pobre pode morar numa casa ampla.
Só exalta SP e Nova York quem está bem de vida e possui propriedades nelas.
Orlando pra mim é uma exceção, mas adoraria que fosse o padrão.
@@andrefrankl Muito obrigado pelo comentário muito respeitoso, amigo.
Primeiro uma ressalva, eu concordo com você que muitas vezes o Raul passa um tom de que o único urbanismo bom é o dele e todo mundo tem que viver daquele jeito, o que é errado. E eu super entendo você preferir a vida de subúrbio americano, seja por ter mais espaço, ser menos custoso, ser mais privado, etc.
Porém, o que eu lhe digo é que infelizmente esse estilo de vida é incompatível com a vida em uma metrópole. Orlando tem 300 mil habitantes. O ponto principal do canal do Raul é como essa mentalidade, quando aplicada para São Paulo, gera INEVITAVELMENTE uma tragédia urbana: milhões de pessoas terem que morar longe do centro urbano, onde estão as melhores oportunidades, e terem que passar às vezes mais de 5h diárias no transporte público.
Infelizmente, não existe saída. Bairros como Pinheiros, Pacaembú e os Jardins, todos ao lado da Paulista ou da Faria Lima, têm uma densidade urbana baixíssima. Traduzindo: centenas de milhares de pessoas que poderiam morar a 10 minutos do trabalho moram a 3h porque existem casarões lá.
Há décadas, quando alguém aponta esse fato, os principais interessados (donos dos casarões) sempre arrumam desculpas: “ai, já tem muito prédio em SP”. “O bairro é histórico, não dá para mudar”. “É culpa dos malvados especuladores imobiliários”. Nenhum desses argumentos para de pé economicamente. (Aqui vai meu argumento de apelo à autoridade: eu faço PhD em Economia em uma das principais faculdades do mundo, e os principais pesquisadores de Real Estate do planeta são unânimes em afirmar que os NIMBYs são a principal causa do caos imobiliário americano atual).
O que eu lhe digo é que, se você prefere essa vida mais tranquila, tudo bem, eu realmente acredito que existam muitos aspectos positivos em se viver em uma cidade média no interior. Mas lute por cidades como São Paulo sejam mais iguais.
Me senti um alienígena lá andando a pé!
Mas é meio que cultura dos caras né, cultura do carro, carro pra tudo, até pra andar eles usam um carrinho 😂😂
Mais um vídeo excepcional muito obrigado pela contribuição meu amigo Raul
Moro na região de Orlando e achei o vídeo ótimo!!
Só uma observação:
“Super segura” não é. Teve tiroteio com fatalidades múltiplas downtown esse final de semana de Halloween, e sempre tem tiroteio em downtown orlando, muito crime à noite especialmente
Sim, eu concordaria em dizer que é uma cidade Segura, se não precisassem armazenar ou portar armas de fogo em suas residências ☝️ posso achar e concordar que seguro mesmo seria o Japão 😉