Trabalhei em um grande escritorio de arquitetura e fizemos uma casa nesse bairro. A vizinha mandou um textão no direct instagram do escritorio achando a casa feia porque era muito contemporânea pro bairro. E a nossa cliente, outra doid@ que me deixou com sindrome do pânico com tanto assédio moral. É uma galera TOP
Os próprios seguranças são orientados a deixar qualquer pedestre nessa região desconfortável, eu as vezes descansava ou almoçava dentro do carro e o segurança vinha até a porta e me encarava (mesmo já me aconteceu onde tem casarões no Morumbi).
@@arqana86 , sim. No passado eles agrediam os visitantes indesejados. Como atualmente existem câmeras em todos os lugares, usam táticas indiretas. É pra isso que são pagos.
Not in my backyard = Jardins Essa galera acha que bairro é condomínio fechado. O pior é que eles viajam para o exterior com frequência e sabem a realidade urbana de outros países...mas querem se manter no século XIX no Brasil!
infelizmente isso é verdade, por isso defendo modificação nas leis... os proprietarios deveriam ter mais poder sobre o bairro do que a prefeitura. Seria bom até pra os mais pobres, pq não gastariam mais com iluminação, coleta de lixo e manutenção das vias publicas dos bacanas@@luizfmalta
@@gutobzo A profissão dele basicamente é fazer lobby para o comércio. As vezes ele comete acertos circunstanciais como no caso da vacina que ele só fez para contrariar o Bolsonaro.
@@italomatheus8615 Ele fez quase nada no Rio pinheiros, A ciclovia é aquele.quase parque já existia antes dele. E a despoluição foi só uma peça de marketing. O dia em que um farialimer nadar no rio aí eu elogio.
Bairro bom é onde podemos andar a pé e resolver todas as questões básicas! Já pensou? Todos os bairros e seus pequenos confortos? Em Manhattan é uma delicia caminhar!! Barcelona meu amor, é um mix de velho, novo e árvores, praças para pausas físicas e meditativas. Edificações bonitas, lojas, pessoas diferentes. Andar km a pé é vida e saúde! Nós estamos morrendo dentro de carros e não mais curtindo o local. Amo o lugar onde nasci, que é SP. Sou da década de 70, quando se caminhava quadras e quadras diariamente para ir à padaria que minha vó gostava. Ir ao colégio, banco, feira; explorávamos ruas e coisas novas surgindo no bairro Brooklin. Era bom! Saudades.
Nossa simm, centro sul de BH é assim tbm, dá pra caminhar a noite sem preocupação e sempre tem algo aberto de madrugada, o problema mesmo é o relevo e feiura dos prédios kkkkkkk.
Que não devia nem ser chamada de elite, né? Sejamos bem sinceros, a elite paulistana é quem acorda cedo pra pegar 2~3h de busão pra ir pra um emprego merda pra sustentar sua família. Viver de renda não é elite, é privilégio.
Sensacional seu olhar e discernimento. Vivo numa rua em Santa Cecília, praticamente, cercado de escolas, sinagogas, muitos comércios e darraquinhas de frutas. A rua é arborizada e ouço o canto dos passarinhos pela manhã. As crianças fazem um barulho vivo na quadra e tudo isso me faz sentir vivo. Ah! Maioria dos moradores tem pets. Eu amo a São Vicente de Paulo. Na nossa quadra não tem fiação exposta, somente árvores e ainda tivemos a sorte de ter um síndico que trabalha com flores! Não temos piscinas ou quadras mas temos uma praça no centro do jardim bem cuidado com suas várias e lindas orquídeas ❤. Gostaria que a maioria das pessoas enxergassem o lado maravilhoso da vida sendo praticada. Quer silêncio: vá pra uma chácara, oras.
Que matéria corajosa! Me pergunto se não seria também de interesse desses moradores de revitalizar essa área e preservar esses casarões, deve ter muita obra prima da arquitetura brasileira alí, além de que poderiam ter acesso a restaurantes e serviços (provavelmente de luxo) a metros de casa, a cidade inteira poderia sair ganhando
Olha eu trocaria qualquer obra arquitetonica ali por um Parque ibirapuera de 2x o tamanho. Talvez as casa mais antigas possam virar algo dentro de um parque...mas bairro de gente rica achando que ta num suburbio americano ali não deveria ser. Hoje em dia é fácil escanear a planta e repeti-la em outro lugar menos importante
não falta acesso a restaurantes para quem mora no bairro. Itaim está ao lado. essa área não precisa ser revitalizada porque não está morta. aliás, é um dos poucos exemplos de área muito viva, com fauna e flora preservadas, algo que realmente faz falta em São Paulo. o que não falta da cidade é restaurante.
Tema excelente para o retorno do São Paulo nas alturas!!! Esse zoneamento do Jardim Europa é uma coisa que nao faz sentido nenhum. Obrigado por apontar esse problema!
Muito oportuna essa matéria em que fica evidenciada má utilização dessas áreas. Vamos copiar as grandes cidades europeias com a necessária e bem vinda democratização desses espaços.
Antes de "Democratizar" os espacos como na europa oque eu concordo 100% temos que "Democratizar" o poder de compra tb, como na Europa, pq senao mesmo democratizado os restaurantes e cafes seram para poucos, sera uma falsa democratizacao.
Prezado Lores, Sou arquiteto e urbanista concordo com seu diagnóstico e tb tenho observações a trocar contigo se houver oportunidade de sua parte. Aliás, deixo uma pista a poda absurda das árvores pela Municipalidade, que desfigura com inclemência das moto serras, arbustos e árvores, como os ninhos de nossos sábias e bem te vis, que ficam caídos pelas calçadas... Até mais.
Os serviços públicos estão decadentes; triste, lamentável e irreparável as consequências das podas mal feitas, faltam profissionais bem preparados e consequentemente competentes; fiscalizar o estado é um direito do cidadão mas cadê o tempo para isso, cobrar a responsabilidade dos gestores públicos e dos seus contratos também pode ser um excelente caminho, penso que o sub-prefeito tem de ser responsabilizado pois ganha para isso.
Esse bairro e o pacaembu são literalmente partes mortas da cidade, vc anda nas ruas e dá uma sensação mto estranha, não tem ng, só muros imensos e jardins. E eu n fazia ideia que as mumias que fazem parte das associações proibiam até restaurante, jesus amado que lugar medonho.
Não só restaurantes, mas ter farmácias, comércios locais e mercados. Não da para ser uma subúrbio de classe média alta e milionários no centro de uma das maiores cidades do mundo
Que delicia de podcast.... sou apaixonada pelo Raul e sua página no RUclips e não sou arquiteta urbanista sou numa cidade comum que ama SP... ele.eh sensacional os governantes precisariam muito aprender com Raul
@@vitordelimaMas se a gente falar para um paulista que SP é uma metropole provinciana muitos não vão entender e alguns vão ficar até com raiva! Ter uma população imensa não faz um lugar deixar de ser provinciano. Se fosse assim a China seria mais cosmopolita que a Europa. Acho o Rio em matéria de urbanismo, pelo menos no centro e na zona sul, bem menos provinciano que SP. Entre a elite do RJ ainda é considerado coisa de emergente sem bom gosto morar em condomínio fechado na Barra da Tijuca. Infelizmente as cidades brasileiras estão seguindo o exemplo de SP e estão proliferando condomínios fechados por todo país, por outro lado nao surge nenhuma nova Copacabana. Eu moro numa cidade Juiz de Fora MG que, juntamente com Petrópolis e Niterói, é muito influenciada pelo Rio e aqui morar em condomínio fechado não encanta a elite ainda, o modelo a seguir ainda é a zona sul do RJ por essas bandas. Por outro lado em BH os ricos estão indo morar em massa nos condomínios de Nova Lima.
Atravessei a pé algumas vezes o Jardim Europa: não se vê ninguém caminhando nas ruas arborizadas, onde há várias casas, de fato, em decadência. Alguns estabelecimentos comerciais poderiam significar sinais da vida que não parece existir por lá atualmente.
O trabalho de vocês simplesmente é maravilhoso, pesar de trazer certa aflição não ver soluções pra os problemas apresentados. Mas é impressionante a capacidade analitica e realismo nas observações sem falar nas aulas de urbanismo. Parabéns!
@TM80 sim, até porque gente rica paga mais imposto que pobre né colega? quem tem jatinho não paga imposto NENHUM enquanto você com seu corsa 2008 paga, mas cá está você defendendo quem tem dinheiro. Quer paz, sossego e distância de outras pessoas? Vá morar no interior. A cidade é pros trabalhadores.
Acredite, até em outros bairros mandam quem tem mais grana. Moro na Vila Matilde, e na região do Jardim Samara há uma rua com moradores privilegiados que impedem ter estabelecimentos comerciais na vizinhança. Tentaram abrir um salão de beleza há anos e foram pra cima, conseguem o que querem na subprefeitura.
@TM80 Que falácia! Primeiro: IPTU não é condomínio! IPTU é um imposto. Eu pago o IPTU da minha casa e ele é usado na cidade TODA, não só no meu bairro. Eu ainda moro no Centro Expandido, mas um morador de periferia teria muito mais motivo para reclamar que QUALQUER morador do Jardim Europa, uma vez que há uma óbvia diferença de estrutura (gastos e investimentos) entre as áreas. Qualquer pessoa pode opinar sobre o Jardim Europa e deveríamos fazer uma pressão para acabar com esses privilégios absurdos que esse tipo de gente acha que tem.
Esse pessoal, não percebeu o que aconteceu na avenida Europa, por ex, show room de automóveis, casaroes adaptados ,sem cuidado nenhum com a arquitetura, trabalhadores dali, não tem.onde comer, onde parar o carro, estacionam na frente das casas de quem nao quer " outsiders"...é muito contraditório,
Raul boa noite, admiro seu trabalho. Gostaria de lhe pedir, ou melhor, lhe sugeri. Um Episódio sobre as Fontes abandonadas de São Paulo. Marcos de nossa cidade. Hoje fétidos e esperançoso em reforma urgente… Sorte…
Raul, te acompanho por aqui há dois anos, pelos quais descobri seu livro e reanimei meus estudos de arquitetura e urbanismo (sou geógrafo e economista). Há muitos vídeos em que aprendo muito, e outros muitos em que discutirmos arduamente (seus argumentos e eu aqui sozinho). Temos diferenças em visões de mundo, nasci e cresci no Grajaú, minhas preocupações são muito diferentes de fachada ativa ou dos modernões prédios construídos nos anos 1950 no centro histórico de SP. De toda forma, esse vídeo é absolutamente denso, e contém uma validade externa absurda, quero dizer, é uma aula que pode ser analisada, fragmentada, e suas linhas mestras utilizadas em análises de espaço e território pelo mundo afora. Não há outra forma de ver esse vídeo que não umas 5x, com papel e caneta na mão, guardando tudo o que é dito
Olá vc é muito realista com seus comentários. Quando estou de ferias em São Paulo percebo muito estas discrepâncias urbanísticas que só incentiva a segregação social.
Raul, esse foi um dos melhores vídeos do canal! O poder econômico destrói tudo, sem medo, com sutileza e com ar de contemporaneidade. Sou favorável à função democrática da arquitetura! Parabéns!!!
O Maluf, quando prefeito, conseguiu proibir a construção de um bloquinho comercial, na esquina da Rua Colômbia com a Av, Brazil, e transformou em parquinho fechado o que é a Praça Adolfo Bloch, eles não queriam ser incomodados! kkkk
"Quem quer vida sossegada de campo, vai para o campo" boa frase , valeu ver o video, quanto mais não seja pela frase, sem demérito pelos temas expostos.
Acho bizarro ver um condomínio de mansões onde vivem pouquíssimas famílias ocupar uma área gigante no centro de uma megalópole. E pensar que bastariam 28 vereadores e 1 prefeito para transformar completamente essa situação.
Não tem como não ver essas mansões enormes dos Jardins e, não se lembrar da mansão da Família Ferreto de A Próxima Vítima (1995). Os Jardins têm espaços muito ociosos, foram construídos verdadeiros impérios no final do século XIX e início do XX nesses bairros, mas, hoje a maioria está em ruínas. Pedestres que transitam pelas ruas do Jardim América, Europa ou Paulistano, têm medo, porque é tudo muito deserto. Tirando as "molduras" movimentadas da região como: Rua Estados Unidos, Av. Brigadeiro Luís Antônio, Av. Brigadeiro Faria Lima e a Av. Rebouças, o resto é muito deserto, decrépito e que, acabou se tornando um "elefante branco". Porquê nos dias atuais, ninguém tem "dinheiro em caixa" para adquirir uma mansão de no mínimo R$ 50 milhões de reais por lá.
Parabéns pela matéria ! Realmente gente que usa carro pra tudo não pode reclamar de trânsito. Ver alguém com uma visão crítica e progressista como esta, expõe que a burguesia paulistana é egoísta e nojenta.
Nunca irei entender essa resistência à existência de cafés, restaurantes, etc, que são o que dá vida aos espaços públicos. Lisboa melhorou bastante quando foram (re)introduzidos esses equipamentos nas pracas e jardins anteriormente vazios e sem grande vida.
Este canal é muito necessário, trás a tona debates urgentes das cidades do século XVI, sua arquitetura e urbanismo. Enquanto carioca, tijucano e estudante de arquitetura e urbanismo da UFRJ, te agradeço e parabenizo!
O sonho das construtoras é que tudo isso vire prédio. Esses casarões são imensos com iptus caríssimos, tem q ser marcas bem potentes para conseguirem cobriir esses custos.
Ta maluco? Vc anda ali? Já nao se consegue andar de carro, mega transito, tudo parado e vc quer empilhar mais gente? Sp ja nao cabe mais gente! A cidade nao tem estrutura! Comparam com cidades de 1 mundo, só que aqui ta mais pra 4!
*(SENHOR LORES, QUE BOM QUE VOLTOU, AQUI VOCÊ NÔS INSPIRA)* *RESPOSTA DA PERGUNTA PRA QUEM (**1:02**) : PARA ELES MESMOS MORADORES DA REGIÃO. GENTE MUITO RICA QUE MANDA COM MÃO DE FERRO E SÃO ATENDIDOS SEMPRE. INFELIZMENTE.*
Quê baita análise! Tua argumentação é esplêndida, substanciada por dados e ancorada em fatos e conhecimento sólido! A cada vídeo seu que eu que assisto, fico mesmerizado! Parabéns.
Trabalhei no Jardim América, especificamente na Rua Estados Unidos, nos anos 80, e a grande dificuldade eram duas condução e alimentação, de onde moro havia apenas um ônibus que passava por perto, e não havia nenhum restaurante ou lanchonete próximo. Havia um restaurante que era caríssimo pelo serviço oferecido, a umas duas quadras acima, ou na Rua Augusta, que era longe. Foi um choque para mim que havia trabalhado no Centro, onde tudo era ao alcance e com uma grande diversidade.
E tem o projeto da Linha 20 Rosa do metrô, que vai ter um longo trecho sem estações próximas da ou na própria avenida faria lima e evitando os jardins.
Excelente!!! Muito interessante as suas observações, sou Brasileiro natural de BH e moro a 35 anos em NYC quero voltar a morar no Brasil e SP e minha cidade favorita apesar de nao conhecê-la bem sei que oferece uma enorme quantidade de cultura das mais diversas e excelente gastronomia não imaginava que isso esteria acontecendo ai…ignorância minha admito,mas este vídeo me abril os olhos pois terei que fazer uma muito boa pesquisa antes de me mudar ,obrigdo por compartilhar estas informações… penso nos jardins para morar , mas não sei se ainda está bem para morar serei muito grato por qualquer info ou vídeo sobre lugares cool para morar Não sou Burges, sou um pintor expressionista abstrato não muito jovem 😊Obrigado pelo vide!! %
Muita gente não entende a relação de urbanismo e biologia ou preservação ambiental, e nos teus vídeos, Raul, fica claro essa conexão. Não tem como ser sustentável ocupando áreas imensas para poucas pessoas, não tem como ser sustentável empurrando a população pobre para os resquícios florestais... As cidades só se tornam sustentáveis quando há diversidade de pessoas, usos, serviços e mais importante ainda, quando há dignidade de existência
Aí nasce a insegurança, a qualquer momento pode aparecer o famoso "dois manos numa moto", pois a rua está deserta. Uma rua com comércio, vida, passa outra sensação de segurança
Sensacional... Deveria estender "nas alturas" na Grande SP... Como moro no Grande ABC, acho que fará um trabalho maravilhoso nas cidades próxima a capital...
Mais uma matéria com uma ampla visão incontestável. Obrigado por colocar imagens que compõem o quadro das cidades mundo afora, incluindo um dos cruzamentos em Tokyo, onde se pensam em cidades acolhedoras e projetadas para o uso diário dos moradores trabalhadores e também turistas.
Amo seus vídeos e me atento muito ao urbanismo dos diferentes bairros. Os que nunca andam a pé para comprar um pãozinho, não sabem nada de fato sobre urbanismo. Nada!
Pura realidade, esse bairro do Jardim Europa, não se tem vida alguma, muitas casas abandonadas..acredito que será inevitável o avanço do comércio...e das empreiteiras pq fica no meio de uma região central de grande expansão tecnológica e de comunicação...
Atrasados, pararam no tempo, os moradores dessa região parecem viver na era medieval. É Impressionante que esses embates só existem em certas regiões de São Paulo e mais impressionante que essas "vozes" que gritam atrasos surte algum barulho na prefeitura. Se eles querem viver isolados que vão para outra região, São Paulo não tem mais espaço para políticas e associações que segregam.
Problema que essa turma tá toda bem entrosada dentro do aparelho público. Aí eles conseguem manejar para manter o feudo eterno. Novamente, o estado causando distorções.
Eles estão certos , bairro residencial é lugar de paz sme muvuca de gente ... Moro na periferia é cheio de buteco e salão de cabeleireiro não minha rua é é um inferno
E pensar que tem muito condomínio fechado no Interior com restaurante (do lado de dentro dos muros), lanchonete e até centro comercial na portaria... No Rio, alguns condomínios tem até ônibus fretado para os moradores!
Tratando-se de São Paulo, onde eu vejo a cidade realmente funcionar? Dentro de muros de condomínios fechados e de shopping centers. O óbvio se tornou sonho quase inalcançável: morar numa cidade que tenha esse lindo ambiente de shopping center e de condomínio fechado, só que sem os muros. Qualquer cidade civilizada no mundo já é assim. Por que nós não podemos viver assim como eles? O urbanismo é consequência do nosso modo de vida. Se vai mal, é porque estamos mal. Os governantes precisam ser muito bem escolhidos pela população, pois emergem de nós.
Infelizmente estão matando o itaim bibi, as casas virando prédios sem nada no terreo. E nisso a área verde tbem vai embora. Jardins tem casas lindas, mas no morumbi tbem tem, brooklin... um crescimento ordenado e sustentável todos ganham, prédios e casas conversando com o bairro, comércio pra não deixar um cemitério a noite, vida e com qualidade, isso que são paulo precisa
O Trânsito "Caótico" que nem é tão ruim assim se resolveria facilmente se aumentassem a densidade de morador ali o suficiente pra passar ônibus ou Linha de VLT. O transporte não vai antes da demanda, não enquanto tiver demanda em outro lugar menos chato. Se quiserem melhorar o trânsito tem que adensar primeiro.
Seu comentário sobre buffet infantil doeu na alma... depois de anos aguentando o barulho aos finais de semana, finalmente me mudei para outro prédio. Se um dia a lei de zoaneamento permitir, compro um desses casarões e monto um buffet bem barulhento.
Ótimo vídeo, confesso que não conhecia o canal e já adorei. Em Belo Horizonte, ocorre parecido, dessa vez por parte da Prefeitura de BH que determina que bares e restaurantes só podem usar as calçadas até as 23h. Além da perca da essência boêmia da cidade, os proprietários reclamam de demissões e prejuízos causados pela limitação do funcionamento. Bom, que perde também somos nós né? Cultura e lazer se ligam, principalmente quando envolve barulho. Abçs!
Eu não sou a favor de verticalizar os Jardins (e olha que eu sou a favor de verticalização). Mas a permissão pra abertura de restaurantes e lojas será perfeito, não destruirá as características do bairro ao mesmo que tempo que trará mais vida
Sem falar que deveriam mapear onde todos realmente moram, comparar com as regiões que seriam liberadas para essas atividades e ver como seriam afetadas, planejar barreiras de som, replanejar o tráfego de veículos, estabelecer limites para os horários de funcionamento e outras coisas óbvias que esse povo imbecil nunca pensa em fazer.
Você não entendeu que o único intuito desse boicote e para não atrair pessoas de classes inferiores a tal ambiente, mesmo um classe média séria uma pessoa não desejada no bairro. Aliás, essa gentrificação residencial por parte de uma classe de moradores que se acham no direito de cercar o bairro é muito frequente até em cidades do interior de sp, na minha cidade mesmo tem vários bairros assim!
Parabens por todos os videos Raul!!! Vejo todos desde o comecinho. Moro em sao paulo ha 12 anos e apesar de ter curtido e ainda curtir em partes, tenho consciencia de que é uma cidade urbanisticamente horrivel. To vazante. Mas realmente espero que um dia a cidade acolha as pessoas e ciclistas e nao carros poluicao concreto e estabelecimentos fechados. Me diz aonde que é legal passear em a pe sao paulo?? Pensamento da decada de 50 ainda predominante. Abraço!
Raul do céu, você PRECISAAAA conhecer a China! Iria se apaixonar pela integração e urbanização de lá! A infraestrutura é impecável,moderna,limpa e em TODOS os bairros!
Excelente matéria, pena que o poder dessa classe sempre vence, esperemos que seus herdeiros mudem esse e pensamento, mesmo que seja a força, força essa causada pela necessidade eminente. Valeu Raul.
tm80 tu tem casa no jardins pra ta tão alterado nos comentarios? o hermano ai ta certo o espaço publico tem que ser democrático e em são paulo só atende os interesses do capital especulativo imobiliário.
Vocês precisam fazer um vídeo sobre a Riviera Paulista, na região da represa do Guarapiranga. O verde pouco a pouco sendo destruído, bailes com música altissíma, sujeira nas águas, falta de respeito geral. Uma pena. É uma linda peninsula dentro da represa, casa do Clube Itaú e de diversos animais locais mas que vem sendo tratada com descaso pelos órgãos públicos e pela população.
está certíssimo não mudar. todes as regiões de São Paulo permitem restaurante, padaria, boteco. quem quer isso, que se mude para esses locais. a companhia city criou o bairro com essas características, e atraiu moradores que buscavam essas características. agora querem destruir o bairro para ganhar dinheiro, igonorando a história do bairro. motivo torpe. aliás, esse bairro tem que ser preservado como está. querem acabar com um dos únicos bairros bonitos que existe na cidade.
Eu sou da opinião de que se deve fazer uma votação com os moradores do bairro ,dai sim segue em frente,se esse modelo é agradável aoa moradores que assim seja
Eu encontrei seu canal ontem, Raul. Estou assistindo vários vídeos, achei muito bom o texto e as imagens. Parabéns!!! Obviamente eu não moro nesse local, mas meio que consigo entende-los. Já morei em Taboão da Serra e em São Mateus Z/L e você não tem paz em nenhum momento, vizinhos não respeitam o espaço do próximo. Musica alta, carros na frente do seu portão, lixo na sua lixeira em dias em que o recolhimento não passa, esses são só alguns dos problemas. Hoje moro no ABC e minha qualidade de vida mudou muito, claro que não é tão tranquilo como Jardim Europa ou Morumbi, mas já sinto bastante diferença. Acho que grande parte da população se tivesse a oportunidade e poder que os moradores dessa região possuem fariam o mesmo. A paz e a organização são coisas que melhoram e muito a qualidade de vida de uma pessoa. Bom vou parar de escrever e continuar maratonando outro vídeo seu. HAHA
Oia.....o único lugar que o Doria e a mulher conhece.....lembra quando ela falou que achava que a cidade de São Paulo era apenas da Paulista ate o rio Pinheiros.... Tem que acabar com esses feudos....
Esse bairro é bem legal para caminhar, mas sempre me passa uma impressão de que quem não é morador só é bem vindo ali se for para trabalhar para quem é morador. Uma vibe meio senhores feudais do século XXI
@@rafaelscarelli6511eu gosto de caminhar por ali, São Paulo é super lotada em tudo, não dá para dizer que uma área arborizada assim com calçadas largas e pouco movimento é ruim. Posso entender racionalmente a desvantagem mas eu tenho uma sensação boa porque o frenezi de pessoas em São Paulo também cansa. E não é caso de mudar para o interior, apenas estou dizendo que gosto.
Sr. Raul Juste Lores tenho muito respeito e admiração pelo senhor.
Parabéns por sua história e resultado de seu trabalho.
Trabalhei em um grande escritorio de arquitetura e fizemos uma casa nesse bairro. A vizinha mandou um textão no direct instagram do escritorio achando a casa feia porque era muito contemporânea pro bairro. E a nossa cliente, outra doid@ que me deixou com sindrome do pânico com tanto assédio moral. É uma galera TOP
Os próprios seguranças são orientados a deixar qualquer pedestre nessa região desconfortável, eu as vezes descansava ou almoçava dentro do carro e o segurança vinha até a porta e me encarava (mesmo já me aconteceu onde tem casarões no Morumbi).
@@arqana86Assustador apenar ler o seu relato!
@@arqana86 , sim.
No passado eles agrediam os visitantes indesejados.
Como atualmente existem câmeras em todos os lugares, usam táticas indiretas.
É pra isso que são pagos.
@@niniasemira2269assustador é vc acreditar em tudo que lê .
mas a vizinha não tem direito nenhum na casa dos outros eu hein@mtulio6422
Not in my backyard = Jardins
Essa galera acha que bairro é condomínio fechado. O pior é que eles viajam para o exterior com frequência e sabem a realidade urbana de outros países...mas querem se manter no século XIX no Brasil!
Eles só não fecharam a rua ainda pq é ilegal, mas o sonho molhado deles era botar cancelas nas avenidas
É triste, realmemte.
mas quem teria mais legitimidade sobre uma região do que os proprietarios que pagam o iptu? deveriam até ter o poder de cercar e privatizar o bairro
@@orthojac O proprietário tem NO MÁXIMO legitimidade sobre a casa dele. Não sobre o espaço público.
infelizmente isso é verdade, por isso defendo modificação nas leis... os proprietarios deveriam ter mais poder sobre o bairro do que a prefeitura. Seria bom até pra os mais pobres, pq não gastariam mais com iluminação, coleta de lixo e manutenção das vias publicas dos bacanas@@luizfmalta
Este canal enfia o dedo na cara de tanta gente que merece ouvir umas boas verdades. Eu tipo nem gosto, AMOOO
Imaginem o quão errados estão esses moradores a ponto do DÓRIA estar certo em alguma situação qualquer.
HAHAHAHAH foda !!!
Certeza que o Doria está querendo abrir um comércio lá 😂😂😂 tem que ter algum interesse pessoal dele para ele se envolver
@@gutobzo
A profissão dele basicamente é fazer lobby para o comércio.
As vezes ele comete acertos circunstanciais como no caso da vacina que ele só fez para contrariar o Bolsonaro.
Doria deu uma repaginada no Rio pinheiros... melhor ele do que o atual.
@@italomatheus8615
Ele fez quase nada no Rio pinheiros, A ciclovia é aquele.quase parque já existia antes dele.
E a despoluição foi só uma peça de marketing. O dia em que um farialimer nadar no rio aí eu elogio.
Bairro bom é onde podemos andar a pé e resolver todas as questões básicas! Já pensou? Todos os bairros e seus pequenos confortos? Em Manhattan é uma delicia caminhar!! Barcelona meu amor, é um mix de velho, novo e árvores, praças para pausas físicas e meditativas. Edificações bonitas, lojas, pessoas diferentes. Andar km a pé é vida e saúde! Nós estamos morrendo dentro de carros e não mais curtindo o local. Amo o lugar onde nasci, que é SP. Sou da década de 70, quando se caminhava quadras e quadras diariamente para ir à padaria que minha vó gostava. Ir ao colégio, banco, feira; explorávamos ruas e coisas novas surgindo no bairro Brooklin. Era bom! Saudades.
Barcelona vc anda 10km e nem sente
Nossa simm, centro sul de BH é assim tbm, dá pra caminhar a noite sem preocupação e sempre tem algo aberto de madrugada, o problema mesmo é o relevo e feiura dos prédios kkkkkkk.
Caminhar a pé com essa violência? Tá brincando... Ou vive numa realidade paralela. Incrível como querem colocar o carro como o maior vilão do mundo.
@@christiancesar7651 a cidade de SP é a segunda mais segura do Brasil. Só perde pra Guarulhos.
Calma, calabreso. SP tem diversos bairros excelentes onde dá pra fazer tudo a pé. Eu moro em um deles.
Esse bairro é uma vergonha, e representa bem a pequenez da elite paulistana.
Brasil todo é liderado por meio-árabes terceiro mundistas fingindo pertencer ao mundo moderno.
Que não devia nem ser chamada de elite, né? Sejamos bem sinceros, a elite paulistana é quem acorda cedo pra pegar 2~3h de busão pra ir pra um emprego merda pra sustentar sua família. Viver de renda não é elite, é privilégio.
"elite"
Quem vive lá, vive bem
que inveja né, fazer o que
Sensacional seu olhar e discernimento. Vivo numa rua em Santa Cecília, praticamente, cercado de escolas, sinagogas, muitos comércios e darraquinhas de frutas. A rua é arborizada e ouço o canto dos passarinhos pela manhã. As crianças fazem um barulho vivo na quadra e tudo isso me faz sentir vivo. Ah! Maioria dos moradores tem pets. Eu amo a São Vicente de Paulo. Na nossa quadra não tem fiação exposta, somente árvores e ainda tivemos a sorte de ter um síndico que trabalha com flores! Não temos piscinas ou quadras mas temos uma praça no centro do jardim bem cuidado com suas várias e lindas orquídeas ❤. Gostaria que a maioria das pessoas enxergassem o lado maravilhoso da vida sendo praticada. Quer silêncio: vá pra uma chácara, oras.
Único canal do RUclips, que dou o like antes mesmo de ver o vídeo, tamanha a qualidade.
Que matéria corajosa! Me pergunto se não seria também de interesse desses moradores de revitalizar essa área e preservar esses casarões, deve ter muita obra prima da arquitetura brasileira alí, além de que poderiam ter acesso a restaurantes e serviços (provavelmente de luxo) a metros de casa, a cidade inteira poderia sair ganhando
Olha eu trocaria qualquer obra arquitetonica ali por um Parque ibirapuera de 2x o tamanho. Talvez as casa mais antigas possam virar algo dentro de um parque...mas bairro de gente rica achando que ta num suburbio americano ali não deveria ser.
Hoje em dia é fácil escanear a planta e repeti-la em outro lugar menos importante
Sim. Eu gostaria de ir num restaurante bonito, grandão, com janelões, portonas, com vista para um lindo jardim. Que boa ideia!!
não falta acesso a restaurantes para quem mora no bairro. Itaim está ao lado. essa área não precisa ser revitalizada porque não está morta. aliás, é um dos poucos exemplos de área muito viva, com fauna e flora preservadas, algo que realmente faz falta em São Paulo. o que não falta da cidade é restaurante.
@@johnconstable8512 você já viu gente na rua ali? Só tem casas com muros de castelo e carros engarrafados. A atividade é só no entorno do bairro.
Tema excelente para o retorno do São Paulo nas alturas!!! Esse zoneamento do Jardim Europa é uma coisa que nao faz sentido nenhum. Obrigado por apontar esse problema!
Muito oportuna essa matéria em que fica evidenciada má utilização dessas áreas.
Vamos copiar as grandes cidades europeias com a necessária e bem vinda democratização desses espaços.
Antes de "Democratizar" os espacos como na europa oque eu concordo 100% temos que "Democratizar" o poder de compra tb, como na Europa, pq senao mesmo democratizado os restaurantes e cafes seram para poucos, sera uma falsa democratizacao.
"Não No Meu Jardins" é a tradução perfeita pra NIMBY
Esse canal tem vários vídeos incríveis, mas nesse ele se superou... Maravilhoso tapa na cara desse povo que se acha acima do bem e do mal! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Prezado Lores, Sou arquiteto e urbanista concordo com seu diagnóstico e tb tenho observações a trocar contigo se houver oportunidade de sua parte. Aliás, deixo uma pista a poda absurda das árvores pela Municipalidade, que desfigura com inclemência das moto serras, arbustos e árvores, como os ninhos de nossos sábias e bem te vis, que ficam caídos pelas calçadas... Até mais.
Os serviços públicos estão decadentes; triste, lamentável e irreparável as consequências das podas mal feitas, faltam profissionais bem preparados e consequentemente competentes; fiscalizar o estado é um direito do cidadão mas cadê o tempo para isso, cobrar a responsabilidade dos gestores públicos e dos seus contratos também pode ser um excelente caminho, penso que o sub-prefeito tem de ser responsabilizado pois ganha para isso.
@@edsonfernandessianga1785 CRIMINALMENTE E SOLIDARIAMENTE JÁ!
Esse bairro e o pacaembu são literalmente partes mortas da cidade, vc anda nas ruas e dá uma sensação mto estranha, não tem ng, só muros imensos e jardins.
E eu n fazia ideia que as mumias que fazem parte das associações proibiam até restaurante, jesus amado que lugar medonho.
Perfeita Pra mim que odeia pessoas.
Imagina achar que um bairro não deve ter restaurantes... Meu Deus.
Dai vao para NYC, Paris e Londres e acham o maximo fazer tudo a pé.
@@ladywhitebrownie Exatamente.
@@ladywhitebrownie São tão provincianos!
Não só restaurantes, mas ter farmácias, comércios locais e mercados.
Não da para ser uma subúrbio de classe média alta e milionários no centro de uma das maiores cidades do mundo
Ué, na periferia não costuma ter nem agencia bancária... Ele não reclama disso...
Que delicia de podcast.... sou apaixonada pelo Raul e sua página no RUclips e não sou arquiteta urbanista sou numa cidade comum que ama SP... ele.eh sensacional os governantes precisariam muito aprender com Raul
Graças às suas críticas, a rua fechada dos tribunais aqui da Rocha de Azevedo, resolveram chegar ao século atual e abriram restaurantes
Como assim, graças as críticas do Raul? Apresentaram os vídeos do canal em alguma assembleia de moradores?? Nós dê mais detalhes..
Ótimo ensaio! Minha mãe, que era porteña, sempre dizia: “São Paulo é uma aldeia”
SP e muito fechada em si mesma, de uma maneira quase provinciana.
O povo das metrópoles daqui é muito caipira.
@@vitordelimaMas se a gente falar para um paulista que SP é uma metropole provinciana muitos não vão entender e alguns vão ficar até com raiva! Ter uma população imensa não faz um lugar deixar de ser provinciano. Se fosse assim a China seria mais cosmopolita que a Europa. Acho o Rio em matéria de urbanismo, pelo menos no centro e na zona sul, bem menos provinciano que SP. Entre a elite do RJ ainda é considerado coisa de emergente sem bom gosto morar em condomínio fechado na Barra da Tijuca. Infelizmente as cidades brasileiras estão seguindo o exemplo de SP e estão proliferando condomínios fechados por todo país, por outro lado nao surge nenhuma nova Copacabana. Eu moro numa cidade Juiz de Fora MG que, juntamente com Petrópolis e Niterói, é muito influenciada pelo Rio e aqui morar em condomínio fechado não encanta a elite ainda, o modelo a seguir ainda é a zona sul do RJ por essas bandas. Por outro lado em BH os ricos estão indo morar em massa nos condomínios de Nova Lima.
@@niniasemira2269Tem motivos para alguns preferirem morar em condomínio fechado, crime por exemplo.
@@vitordelima Mas para esse canal e seu público de amantes do bom urbanismo, condomínio fechado não é algo muito bem visto, é o fim da picada!
Seus vídeos são um choque necessário e preciso de realidade, espírito crítico e conhecimento! Parabéns e obrigado!
Atravessei a pé algumas vezes o Jardim Europa: não se vê ninguém caminhando nas ruas arborizadas, onde há várias casas, de fato, em decadência. Alguns estabelecimentos comerciais poderiam significar sinais da vida que não parece existir por lá atualmente.
O trabalho de vocês simplesmente é maravilhoso, pesar de trazer certa aflição não ver soluções pra os problemas apresentados.
Mas é impressionante a capacidade analitica e realismo nas observações sem falar nas aulas de urbanismo.
Parabéns!
É um absurdo um grupo de privilegiados determinarem ou não o que podem fazer no bairro, sendo que em outras regiões isso não existe.
@TM80 sim, até porque gente rica paga mais imposto que pobre né colega? quem tem jatinho não paga imposto NENHUM enquanto você com seu corsa 2008 paga, mas cá está você defendendo quem tem dinheiro.
Quer paz, sossego e distância de outras pessoas? Vá morar no interior. A cidade é pros trabalhadores.
@@VictorHugo-hx5iwgostei.
Poder na mão de poucos e a maioria da população sequer pode opinar
Acredite, até em outros bairros mandam quem tem mais grana. Moro na Vila Matilde, e na região do Jardim Samara há uma rua com moradores privilegiados que impedem ter estabelecimentos comerciais na vizinhança. Tentaram abrir um salão de beleza há anos e foram pra cima, conseguem o que querem na subprefeitura.
@TM80 Que falácia! Primeiro: IPTU não é condomínio! IPTU é um imposto. Eu pago o IPTU da minha casa e ele é usado na cidade TODA, não só no meu bairro. Eu ainda moro no Centro Expandido, mas um morador de periferia teria muito mais motivo para reclamar que QUALQUER morador do Jardim Europa, uma vez que há uma óbvia diferença de estrutura (gastos e investimentos) entre as áreas. Qualquer pessoa pode opinar sobre o Jardim Europa e deveríamos fazer uma pressão para acabar com esses privilégios absurdos que esse tipo de gente acha que tem.
@@VictorHugo-hx5iw falou o proletário de butique e café society.
Muito esclarecedor! E delicioso de assistir...
Parabéns pelo belo trabalho e muito agradecido por postar!
Esse pessoal, não percebeu o que aconteceu na avenida Europa, por ex, show room de automóveis, casaroes adaptados ,sem cuidado nenhum com a arquitetura, trabalhadores dali, não tem.onde comer, onde parar o carro, estacionam na frente das casas de quem nao quer " outsiders"...é muito contraditório,
Sábias observações Raul, estas situações refletem o egoísmos das pessoas que olham para o seu próprio umbigo, parabéns
Raul boa noite, admiro seu trabalho. Gostaria de lhe pedir, ou melhor, lhe sugeri. Um Episódio sobre as Fontes abandonadas de São Paulo. Marcos de nossa cidade. Hoje fétidos e esperançoso em reforma urgente… Sorte…
Raul, te acompanho por aqui há dois anos, pelos quais descobri seu livro e reanimei meus estudos de arquitetura e urbanismo (sou geógrafo e economista). Há muitos vídeos em que aprendo muito, e outros muitos em que discutirmos arduamente (seus argumentos e eu aqui sozinho). Temos diferenças em visões de mundo, nasci e cresci no Grajaú, minhas preocupações são muito diferentes de fachada ativa ou dos modernões prédios construídos nos anos 1950 no centro histórico de SP. De toda forma, esse vídeo é absolutamente denso, e contém uma validade externa absurda, quero dizer, é uma aula que pode ser analisada, fragmentada, e suas linhas mestras utilizadas em análises de espaço e território pelo mundo afora. Não há outra forma de ver esse vídeo que não umas 5x, com papel e caneta na mão, guardando tudo o que é dito
Olá vc é muito realista com seus comentários. Quando estou de ferias em São Paulo percebo muito estas discrepâncias urbanísticas que só incentiva a segregação social.
Raul, esse foi um dos melhores vídeos do canal! O poder econômico destrói tudo, sem medo, com sutileza e com ar de contemporaneidade. Sou favorável à função democrática da arquitetura! Parabéns!!!
O Maluf, quando prefeito, conseguiu proibir a construção de um bloquinho comercial, na esquina da Rua Colômbia com a Av, Brazil, e transformou em parquinho fechado o que é a Praça Adolfo Bloch, eles não queriam ser incomodados! kkkk
Aguardando ansiosamente o 'Brasília nas Alturas'.
Parabéns pelo excelente trabalho!
"Quem quer vida sossegada de campo, vai para o campo" boa frase , valeu ver o video, quanto mais não seja pela frase, sem demérito pelos temas expostos.
Se o transporte público e privado não fosse um lixo seria o que muitos fariam mesmo.
Acho bizarro ver um condomínio de mansões onde vivem pouquíssimas famílias ocupar uma área gigante no centro de uma megalópole. E pensar que bastariam 28 vereadores e 1 prefeito para transformar completamente essa situação.
Não tem como não ver essas mansões enormes dos Jardins e, não se lembrar da mansão da Família Ferreto de A Próxima Vítima (1995). Os Jardins têm espaços muito ociosos, foram construídos verdadeiros impérios no final do século XIX e início do XX nesses bairros, mas, hoje a maioria está em ruínas. Pedestres que transitam pelas ruas do Jardim América, Europa ou Paulistano, têm medo, porque é tudo muito deserto. Tirando as "molduras" movimentadas da região como: Rua Estados Unidos, Av. Brigadeiro Luís Antônio, Av. Brigadeiro Faria Lima e a Av. Rebouças, o resto é muito deserto, decrépito e que, acabou se tornando um "elefante branco". Porquê nos dias atuais, ninguém tem "dinheiro em caixa" para adquirir uma mansão de no mínimo R$ 50 milhões de reais por lá.
To revendo esta novela na Globoplay e imediatamente me veio na mente a mansão dos Ferreto!
Pensamento sempre muito acertado... Agradeço
Parabéns pela matéria !
Realmente gente que usa carro pra tudo não pode reclamar de trânsito.
Ver alguém com uma visão crítica e progressista como esta, expõe que a burguesia paulistana é egoísta e nojenta.
Sempre SENSACIONAIS esses vídeos... com reflexões profundas, importantíssimas, fundamentais !!!!
Nunca irei entender essa resistência à existência de cafés, restaurantes, etc, que são o que dá vida aos espaços públicos. Lisboa melhorou bastante quando foram (re)introduzidos esses equipamentos nas pracas e jardins anteriormente vazios e sem grande vida.
Este canal é muito necessário, trás a tona debates urgentes das cidades do século XVI, sua arquitetura e urbanismo.
Enquanto carioca, tijucano e estudante de arquitetura e urbanismo da UFRJ, te agradeço e parabenizo!
O sonho das construtoras é que tudo isso vire prédio. Esses casarões são imensos com iptus caríssimos, tem q ser marcas bem potentes para conseguirem cobriir esses custos.
Mas tem q ser Denise, Prédios no máximo 7 andares, plantas de alto padrão, um pouco mais de vida em um bairro que parece cemitério...
Na verdade os gorilas albinos acham que aquilo vale milhões mas ninguém quer pagar tudo isso, logo não vale tanto quanto eles pensam.
Tem que virar mesmo..
@@LeandroLima-gf8cp É um jeito de forçar a barra para achar um otário que pague o que eles querem também.
Ta maluco? Vc anda ali? Já nao se consegue andar de carro, mega transito, tudo parado e vc quer empilhar mais gente? Sp ja nao cabe mais gente! A cidade nao tem estrutura! Comparam com cidades de 1 mundo, só que aqui ta mais pra 4!
*(SENHOR LORES, QUE BOM QUE VOLTOU, AQUI VOCÊ NÔS INSPIRA)*
*RESPOSTA DA PERGUNTA PRA QUEM (**1:02**) : PARA ELES MESMOS MORADORES DA REGIÃO. GENTE MUITO RICA QUE MANDA COM MÃO DE FERRO E SÃO ATENDIDOS SEMPRE. INFELIZMENTE.*
Quê baita análise! Tua argumentação é esplêndida, substanciada por dados e ancorada em fatos e conhecimento sólido! A cada vídeo seu que eu que assisto, fico mesmerizado! Parabéns.
Parabéns pela excelente análise sobre esse tema tão importante e atual
Alfinetou perfeitamente parabéns
Trabalhei no Jardim América, especificamente na Rua Estados Unidos, nos anos 80, e a grande dificuldade eram duas condução e alimentação, de onde moro havia apenas um ônibus que passava por perto, e não havia nenhum restaurante ou lanchonete próximo. Havia um restaurante que era caríssimo pelo serviço oferecido, a umas duas quadras acima, ou na Rua Augusta, que era longe. Foi um choque para mim que havia trabalhado no Centro, onde tudo era ao alcance e com uma grande diversidade.
E tem o projeto da Linha 20 Rosa do metrô, que vai ter um longo trecho sem estações próximas da ou na própria avenida faria lima e evitando os jardins.
Excelente!!! Muito interessante as suas observações, sou Brasileiro natural de BH e moro a 35 anos em NYC quero voltar a morar no Brasil e SP e minha cidade favorita apesar de nao conhecê-la bem sei que oferece uma enorme quantidade de cultura das mais diversas e excelente gastronomia não imaginava que isso esteria acontecendo ai…ignorância minha admito,mas este vídeo me abril os olhos pois terei que fazer uma muito boa pesquisa antes de me mudar ,obrigdo por compartilhar estas informações… penso nos jardins para morar , mas não sei se ainda está bem para morar serei muito grato por qualquer info ou vídeo sobre lugares cool para morar Não sou Burges, sou um pintor expressionista abstrato não muito jovem 😊Obrigado pelo vide!!
%
Uau! Que conteúdo ótimo! Muito bom!!! Trabalhei anos no MIS e vivenciei tudo que apresentpu aqui.
Muita gente não entende a relação de urbanismo e biologia ou preservação ambiental, e nos teus vídeos, Raul, fica claro essa conexão. Não tem como ser sustentável ocupando áreas imensas para poucas pessoas, não tem como ser sustentável empurrando a população pobre para os resquícios florestais... As cidades só se tornam sustentáveis quando há diversidade de pessoas, usos, serviços e mais importante ainda, quando há dignidade de existência
As ruas aí são totalmente desertas, lembro de andar umas 2-3 vezes aí e só tinha eu na rua kkkkk
medo!
E tudo com casas com muros altíssimos. Uma sensação absurda de insegurança, odeio.
@@adriankelson1594 insegurança no bairro mais nobre da capital?
voce nao deve fazer ideia dos indices de violencia por bairro na cidade...
Aí nasce a insegurança, a qualquer momento pode aparecer o famoso "dois manos numa moto", pois a rua está deserta. Uma rua com comércio, vida, passa outra sensação de segurança
Sensacional... Deveria estender "nas alturas" na Grande SP... Como moro no Grande ABC, acho que fará um trabalho maravilhoso nas cidades próxima a capital...
Seus comentários são precisos e preciosos. Como relógios suíços.
Mais uma matéria com uma ampla visão incontestável. Obrigado por colocar imagens que compõem o quadro das cidades mundo afora, incluindo um dos cruzamentos em Tokyo, onde se pensam em cidades acolhedoras e projetadas para o uso diário dos moradores trabalhadores e também turistas.
Amo seus vídeos e me atento muito ao urbanismo dos diferentes bairros.
Os que nunca andam a pé para comprar um pãozinho, não sabem nada de fato sobre urbanismo. Nada!
Tudo fechando e às moscas na Colômbia e na Av. Europa. Tá funcionando pra quem?
E os donos dos casarões perdendo dinheiro, nem para eles funciona.
Pura realidade, esse bairro do Jardim Europa, não se tem vida alguma, muitas casas abandonadas..acredito que será inevitável o avanço do comércio...e das empreiteiras pq fica no meio de uma região central de grande expansão tecnológica e de comunicação...
Atrasados, pararam no tempo, os moradores dessa região parecem viver na era medieval. É Impressionante que esses embates só existem em certas regiões de São Paulo e mais impressionante que essas "vozes" que gritam atrasos surte algum barulho na prefeitura. Se eles querem viver isolados que vão para outra região, São Paulo não tem mais espaço para políticas e associações que segregam.
Problema que essa turma tá toda bem entrosada dentro do aparelho público. Aí eles conseguem manejar para manter o feudo eterno. Novamente, o estado causando distorções.
Eles estão certos , bairro residencial é lugar de paz sme muvuca de gente ... Moro na periferia é cheio de buteco e salão de cabeleireiro não minha rua é é um inferno
@@CúniTTaaEles parecem morar meio longe das vias principais dado o tamanho dos terrenos.
@@CúniTTaa Eles não tratam como bairro, tratam como condomínio fechado.
E pensar que tem muito condomínio fechado no Interior com restaurante (do lado de dentro dos muros), lanchonete e até centro comercial na portaria... No Rio, alguns condomínios tem até ônibus fretado para os moradores!
RJ é uma zona
Bizarro
a Zona Oeste do Rio é onde isso é mais visível, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio...São a "Alphaville" do Rio
Fico impressionada com o didatismo e coragem do Raul
Como eu amo este canal!!
Amo o canal e todas as críticas pontuais 👏🏻
As verdades que você compartilha com a gente sao tão necessarias! 👏
Que aula de jornalismo, imparcial, conciso e cheio de conteúdo. Parabéns Raul!!
Raul, sua abordagem é de uma cordial sensibilidade! obrigado pela produção.
Esse canal merece muito mais inscritos
Isso aí Raul! Dedo na ferida 👏🏻👏🏻👏🏻
Tratando-se de São Paulo, onde eu vejo a cidade realmente funcionar? Dentro de muros de condomínios fechados e de shopping centers.
O óbvio se tornou sonho quase inalcançável: morar numa cidade que tenha esse lindo ambiente de shopping center e de condomínio fechado, só que sem os muros. Qualquer cidade civilizada no mundo já é assim. Por que nós não podemos viver assim como eles?
O urbanismo é consequência do nosso modo de vida.
Se vai mal, é porque estamos mal.
Os governantes precisam ser muito bem escolhidos pela população, pois emergem de nós.
Infelizmente estão matando o itaim bibi, as casas virando prédios sem nada no terreo. E nisso a área verde tbem vai embora. Jardins tem casas lindas, mas no morumbi tbem tem, brooklin... um crescimento ordenado e sustentável todos ganham, prédios e casas conversando com o bairro, comércio pra não deixar um cemitério a noite, vida e com qualidade, isso que são paulo precisa
Como o trânsito lá é caótico e os preços absurdos, até mesmo verticalização não deveria ser permitida tanto assim.
O Trânsito "Caótico" que nem é tão ruim assim se resolveria facilmente se aumentassem a densidade de morador ali o suficiente pra passar ônibus ou Linha de VLT.
O transporte não vai antes da demanda, não enquanto tiver demanda em outro lugar menos chato. Se quiserem melhorar o trânsito tem que adensar primeiro.
@@lazlo107Comentário idiota.
O Itaim é uma das áreas de São Paulo que precisa urgente de um metrô
Meu irmão demais suas crônicas urbanísticas. Parabéns pelo conteúdo. Sou fã.
Seu comentário sobre buffet infantil doeu na alma... depois de anos aguentando o barulho aos finais de semana, finalmente me mudei para outro prédio. Se um dia a lei de zoaneamento permitir, compro um desses casarões e monto um buffet bem barulhento.
você é muito bom! é 100% sobre isso
Ótimo vídeo, confesso que não conhecia o canal e já adorei. Em Belo Horizonte, ocorre parecido, dessa vez por parte da Prefeitura de BH que determina que bares e restaurantes só podem usar as calçadas até as 23h. Além da perca da essência boêmia da cidade, os proprietários reclamam de demissões e prejuízos causados pela limitação do funcionamento. Bom, que perde também somos nós né? Cultura e lazer se ligam, principalmente quando envolve barulho. Abçs!
Excelente reflexão. Progresso no melhor sentido da palavra.
Eu não sou a favor de verticalizar os Jardins (e olha que eu sou a favor de verticalização). Mas a permissão pra abertura de restaurantes e lojas será perfeito, não destruirá as características do bairro ao mesmo que tempo que trará mais vida
Sem falar que deveriam mapear onde todos realmente moram, comparar com as regiões que seriam liberadas para essas atividades e ver como seriam afetadas, planejar barreiras de som, replanejar o tráfego de veículos, estabelecer limites para os horários de funcionamento e outras coisas óbvias que esse povo imbecil nunca pensa em fazer.
Você não entendeu que o único intuito desse boicote e para não atrair pessoas de classes inferiores a tal ambiente, mesmo um classe média séria uma pessoa não desejada no bairro. Aliás, essa gentrificação residencial por parte de uma classe de moradores que se acham no direito de cercar o bairro é muito frequente até em cidades do interior de sp, na minha cidade mesmo tem vários bairros assim!
@@ELIASALVES77.Se esse fosse o caso seria só evitar a via principal se você não for psicótico.
Tem que revitalizar o CENTRO, isso sim.
Exatamente. Essa regiao ai não precisa de vida, de movimento.
Acho os textos e os temas desse canal muito bons. Além do apresentar ter um sarcasmo mto legal, lembra mto o Felipe Pondé, com uma acidez inteligente.
Sensacional! Entrei despretensiosamente no vídeo e adorei. Informativo e muito bem feito.
Apenas sensacional, o único defeito do vídeo é que ele acaba rápido demaisssss rsrsss . Suas críticas e pontuações sempre com muita grandiosas👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Parabens por todos os videos Raul!!! Vejo todos desde o comecinho. Moro em sao paulo ha 12 anos e apesar de ter curtido e ainda curtir em partes, tenho consciencia de que é uma cidade urbanisticamente horrivel. To vazante. Mas realmente espero que um dia a cidade acolha as pessoas e ciclistas e nao carros poluicao concreto e estabelecimentos fechados. Me diz aonde que é legal passear em a pe sao paulo?? Pensamento da decada de 50 ainda predominante. Abraço!
Raul do céu, você PRECISAAAA conhecer a China! Iria se apaixonar pela integração e urbanização de lá! A infraestrutura é impecável,moderna,limpa e em TODOS os bairros!
Vdd, Japão e Coreia do Sul tbm
Ele morou, salvo engano, três anos na China. Foi correspondente lá
Excelente matéria, pena que o poder dessa classe sempre vence, esperemos que seus herdeiros mudem esse e
pensamento, mesmo que seja a força, força essa causada pela necessidade eminente. Valeu Raul.
El espacio público tiene que ser democrático y no clasista como en sao Paulo
tm80 tu tem casa no jardins pra ta tão alterado nos comentarios? o hermano ai ta certo o espaço publico tem que ser democrático e em são paulo só atende os interesses do capital especulativo imobiliário.
Democratizar significa empobrecer!
Mentalidade socialista que transforma tudo em feiúra e pó.
Eu sou nova moradora em SP. Que interessante (e chocante) entender a lógica desta região.
Brasil. O país com cara e características de eterna "colônia".
Vocês precisam fazer um vídeo sobre a Riviera Paulista, na região da represa do Guarapiranga. O verde pouco a pouco sendo destruído, bailes com música altissíma, sujeira nas águas, falta de respeito geral. Uma pena. É uma linda peninsula dentro da represa, casa do Clube Itaú e de diversos animais locais mas que vem sendo tratada com descaso pelos órgãos públicos e pela população.
está certíssimo não mudar. todes as regiões de São Paulo permitem restaurante, padaria, boteco. quem quer isso, que se mude para esses locais. a companhia city criou o bairro com essas características, e atraiu moradores que buscavam essas características. agora querem destruir o bairro para ganhar dinheiro, igonorando a história do bairro. motivo torpe. aliás, esse bairro tem que ser preservado como está. querem acabar com um dos únicos bairros bonitos que existe na cidade.
Com luva de pelica e com requintes de crueldade. Parabéns Raul, esses bairros são uns dos mais sem sal de São Paulo.
Aí, esse canal é simplesmente PERFEITO.
me assusta a quantidade de mansões bregas cercadas de muros altos que tem nesse bairro
por mim transformava cada numa num bufê infantil agora kkkkkkkkkkkkk
Eu sou da opinião de que se deve fazer uma votação com os moradores do bairro ,dai sim segue em frente,se esse modelo é agradável aoa moradores que assim seja
Eu encontrei seu canal ontem, Raul. Estou assistindo vários vídeos, achei muito bom o texto e as imagens. Parabéns!!!
Obviamente eu não moro nesse local, mas meio que consigo entende-los. Já morei em Taboão da Serra e em São Mateus Z/L e você não tem paz em nenhum momento, vizinhos não respeitam o espaço do próximo. Musica alta, carros na frente do seu portão, lixo na sua lixeira em dias em que o recolhimento não passa, esses são só alguns dos problemas. Hoje moro no ABC e minha qualidade de vida mudou muito, claro que não é tão tranquilo como Jardim Europa ou Morumbi, mas já sinto bastante diferença. Acho que grande parte da população se tivesse a oportunidade e poder que os moradores dessa região possuem fariam o mesmo. A paz e a organização são coisas que melhoram e muito a qualidade de vida de uma pessoa.
Bom vou parar de escrever e continuar maratonando outro vídeo seu. HAHA
Mais um vídeo maravilhoso Raul. Ah, antes que eu me esqueça, já garanti meu livro no pré lançamento da nova edição do São Paulo nas Alturas ❤❤❤
Eu não deveria rir deste assunto tão sério em vários aspectos, mas o cheiro de naftalina foi ótimo!😂
Pena poder dar só um mísero like. Esse episódio mereceu uns jardins inteiros de likes.
Raul estava inspirado hein....muito bom!
Oia.....o único lugar que o Doria e a mulher conhece.....lembra quando ela falou que achava que a cidade de São Paulo era apenas da Paulista ate o rio Pinheiros....
Tem que acabar com esses feudos....
Raul! Parabéns!!! Análise atualizada e importante.
Esse bairro é bem legal para caminhar, mas sempre me passa uma impressão de que quem não é morador só é bem vindo ali se for para trabalhar para quem é morador. Uma vibe meio senhores feudais do século XXI
Discordo que é bom para caminhar. O bairro é muro atrás de muro. Seria muito mais interessante se houvesse cafés, lojas e restaurantes.
@@rafaelscarelli6511 tem razão, estava pensando mais no fato de ser plano
@@rafaelscarelli6511eu gosto de caminhar por ali, São Paulo é super lotada em tudo, não dá para dizer que uma área arborizada assim com calçadas largas e pouco movimento é ruim. Posso entender racionalmente a desvantagem mas eu tenho uma sensação boa porque o frenezi de pessoas em São Paulo também cansa. E não é caso de mudar para o interior, apenas estou dizendo que gosto.