Sou arquiteto e professor universitário, e uma vez li de algum arquiteto importante (não lembro quem): "O primeiro cliente de um arquiteto é a cidade!" Simples assim, mas os colegas não entendem...
O dia que os "Arquetétus" e "Engênheros cevís" "do mar" largarem o *maldito* Egito e se voltarem a população (ou seja, a eles próprios, inclusive) daí a Arquitetura e a Engenharia Civil vai "dar certo" aqui no 🇧🇷. Talvez você não saiba do que estou falando, mas quando se fala em Egito, se lembra do quê? Faraó e Pirâmide. Como era a cidade no tempo deles? Ninguém sabe, já que o que importa são os Faraós, suas coisas e as pirâmides 🤦.
Olha não sou arquiteto, engenheiro ou algo do tipo mas o que me faz assistir aos vídeos do canal é a forma como o apresentador, resume de forma clara, transparente e culta os problemas e adversidades desta linda, icônica e complexa metrópole . Parabéns
É muito triste ver essa arquitetura hostil, que não se abre pra cidade. Mas essa arquitetura é reflexo da nossa elite que se fecha para cidade e cria-se bolhas! Parabéns pelo vídeo!
A nossa arquitetura é muito pobre, infelizmente! Reflexo da nossa "elite" que é brega, ignorante e egoísta. Adorei o conteúdo! Muito bom ver alguém criticando a arquitetura brasileira !
E parabéns ao idealizador do b32 (o prédio da baleia) pela ambição de tentar fazer algo diferente, algo que se integre à cidade, algo mais humano. São poucos os que querem contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, e pra esses a gente tem que dar os parabéns e incentivar a fazerem mais!! 👏🏻👏🏻
@@SaoPauloNasAlturas Sobre esse vídeo: o dia que os "Arquetétus" e "Engênheros cevís" "do mar" largarem o *maldito* Egito e se voltarem a população (ou seja, a eles próprios, inclusive) daí a Arquitetura e a Engenharia Civil vai "dar certo" aqui no 🇧🇷. Talvez você não saiba do que estou falando, mas quando se fala em Egito, se lembra do quê? Faraó e Pirâmide. Como era a cidade no tempo deles? Ninguém sabe, já que o que importa são os Faraós, suas coisas e as pirâmides 🤦.
@@SaoPauloNasAlturas fazer oq melhor? kkkkkkkkkkk ta maluco, o prédio que tu denegriu é irado, acho que pq tu nunca vai entrar lá, tá com invejinha kkkkkkkkkkkkkkkkk
Sou Analista de Sistemas e não entendo bulhufas de arquitetura. Mas com as aulas do elegante Raul, tenho aprendido muito. Valeu Raul e equipe de produção ... show de bola o trabalho de vcs !
o que mais tem são esses espigões nas regiões centrais, cercados, parecem realmente lápides de túmulos e a noite piora, nenhuma alma viva na rua, só as almas penadas circulando nesse mar de concreto horroroso.
Eu tinha esperanças de que esse prédio iria ser ao menos integrado com o largo da batata e ajudaria na revitalização, realidade é que parece um préfio abandonado no térreo. O b32 tem uma ocupação muito maior, pq será hein?
Eu morava ao lado de um prostíbulo. Os vizinhos reclamavam, mas eu achava ótimo chegar em casa tarde sem medo, porque sempre tinha gente na rua. Dava muita segurança!
O pessoal acha que muros e ruas vazias trazem segurança. Pelo contrário, é ali que vc será assaltado, sequestrado, estuprado, ou o que mais caber aí. Segurança é livre circulação, movimento, conhecimento prévio do local, amigos ou conhecidos ali. Concordo com a Rosana. Moro em avenida, em cima da minha casa há um bar, muita gente indo e vindo. Tem bagunça às vezes? Sim, óbvio, mas chego sem me preocupar, pq conheço todos os que estão por ali de noite/madrugada.
Bote a culpa em quem de fato merece a culpa; incorporador e usuário final do edifício. Garanto que se vc entrar no site do KPF (escritório que projetou essa lástima), verá que eles sabem fazer térreos bem interessantes do ponto de vista urbano, em edifícios corporativos. Engenheiros "só" constroem, não pensam o edifício e não estão nem aí pra isso. O resultado porco desse empreendimento é consequência do que o incorporador solicitou a partir das suas pesquisas de mercado. Ao investir quase 1 bi, acharam que o mais "prudente" era ser ultra conservador e não correr riscos. Quem perdeu, como de costume, foi a cidade e todos que dela usufruem. Há quem queria culpar tmb a legislação urbana, mas isso é outra lorota nesse caso. Daria pra fazer um térreo 10x melhor do que esse com a mesma legislação que incide sobre o Largo da Batata. Os culpados tem nome: quem incorpora e quem vai usar. Esse combo é quem determina como será o uso do térreo.
@@JoaoSilva22222 A cidade é de todos. No momento em que o empreendimento irá impactar a vida do entorno, deixa de ser um problema só de quem comprou o terreno. Mas pra gente idiota, explicar isso é perda de tempo.
minha adolescência foi em cotia, então eu sempre estive no largo da batata, antes mesmo de sua gentrificação pq era lá o ponto final do meu ônibus. qndo fiquei adulta, fiz questão de mudar para essa região pq atendia minhas necessidades e tbm pelo elo afetivo que desenvolvi pelo lugar. eu vi a transformação da rua guaiacu logo no primeiro cordão de luzinha que um bar puxou no poste da frente. eu vi o largo encher de gente (brasileiros e turistas) qndo teve a copa aqui no brasil. vi a evolução dos blocos de carnaval e do re-descobrimento da vila madalena para algumas pessoas. eu sabia que cedo ou tarde esse terreno teria que cumprir alguma função social: uma vez conversei com um advogado que tinha um escritório no antigo prédio que tem exatamente do lado - ele me contou o como 30 anos de brigas judiciais atrasaram a ocupação deste terreno. a impressão que eu tenho é que este caso apenas desceu a ladeira... tudo aquilo que acontecia no largo, desse as batalhas de rima, passando pelas gaymadas, projeto bike anjo, o mobiliário conceito-funcional que resiste em seu esqueleto, tudo, até os protestos, tudo, tudo, foi literalmente desconsiderado na hora do colarinho branco exercer o seu poder. eu sinto muito pelo largo. sinto mesmo. eu fui muito feliz nesse lugar. eu vi a especulação imobiliária que está acontecendo nessa região qndo eu ousei tentar a corretagem de imóveis. eu ainda sinto na pele o como o predadorismo egoista apaga tudo aquilo que a comunidade constrói. toda luz. 🌈
Foi a unica coisa que achei que o Raul não citou que é importante... o Largo da Batata ser um estancia de passagem para a zona oeste da cidade e da região metropolitana, e que é um lugar popular por natureza ! Mas tambem o predio da Tomie Otako fez a mesma coisa e esta isolado no final da faria lima !!!!
Fiquei empolgado com essa nova série. Já no primeiro vídeo, tanta análise crítica. Detalhes que eu nunca tinha reparado. Você apresenta tudo muito bem para quem não é da área. Parabéns!
eu sou cidadão comum, não tenho essa visão tecnica dele de arquitetura e realmente me chama a atençaõ de coisas que passavam desapercebidas por mim e eu realmente concordo, é tudo tão morto, tão cheio de grades, muros, concreto, espigões que parece túmulos e a noite piora.
Sou estudante no segundo período e estou justamente estudando essa questão da importância da permeaabilidade visual, entre outras coisas. Que aula este vídeo!. Num primeiro olhar, achei que o desenho do predio fosse até interessante, logo fui acompanhando seus (gritantes) erros urbanísticos, de conforto ambiental e de sustentbilidade. Depois........... pufff, se houve algum encanto, certamente não está nas janelas espelhadas! levarei essa lição para a profissão.
Prédio com escoliose foi o máximo. Mas como arquiteta, urbanista e paisasgista sinto dizer que SP tem um potencial que é ignorado e esmagado. Socorro!!!!!!! Deveria ser o avesso do avesso do avesso do avesso.
O dia que os "Arquetétus" e "Engênheros cevís" "do mar" largarem o *maldito* Egito e se voltarem a população (ou seja, a eles próprios, inclusive) daí a Arquitetura e a Engenharia Civil vai "dar certo" aqui no 🇧🇷. Talvez você não saiba do que estou falando, mas quando se fala em Egito, se lembra do quê? Faraó e Pirâmide. Como era a cidade no tempo deles? Ninguém sabe, já que o que importa são os Faraós, suas coisas e as pirâmides 🤦.
Eu moro bem ao lado do prédio, e posso dizer que a culpa não é totalmente do empreendimento. A Subprefeitura de Pinheiros não toma nenhuma medida para revitalizar essa área, as paradas de ônibus da emtu ( que existe um projeto onde todos esses ônibus deveriam parar no terminal Pinheiros e estão parando aqui até hoje) além de horríveis deixam as calçadas lotadas sem permitir a circulação de pedestres, calçadas estas que estão todas detonadas. Fora isso agora temos os entregadores de bicicleta do iFood, que ficam parados no largo usando drogas, não respeitam ninguém, andam inclusive nas calçadas causando acidentes, e alguns são bandidos disfarçados que estão fazendo assaltos na região. Ainda temos os botecos, cheios de bêbados caindo para todos os lados e uma infinidade de casas com garotas de programa aos redores do prédio. Está realmente complicada a situação nessa área
São Paulo ainda tem um longo caminho pela frente na jornada do amadurecimento urbanístico e estético, e canais como esse são fundamentais para fomentar esse processo, muito obrigado.
Super concordo com o seu posicionamento, nos acostumamos com o pouco e empurramos com a barriga, que bom que temos pessoas como você que criticam e alertam as pessoas sobre como estamos construindo nosso pais.
Excelente crítica Raul, eu tinha até que certa simpatia pelo design do prédio, mas o Batatão realmente está aando e andando para Pinheiros e para São Paulo. Péssima contribuição para a cidade, não sei se ainda existe tempo para melhorar sua interação com a cidade, seja abrindo suas entradas, facilitando o acesso de pedestres e ciclistas, mas temos que realmente debater a funcionalidade e utilização desses edifícios que virão, a fim de que contribuam para uma São Paulo mais humana e responsável. Parabéns mais uma vez pela exposição.
E o pior, esse conceito em PLENO 2022 Se ainda fosse nos anos 80 beleza Mas em 2022 quando a tendência em todo mundo é a diminuição de carros, abertura de parques no lugar de grandes avenidas e por aí vai Pra onde estamos andando?
é o que dá a comunidade arquitetonica do brasil ainda estar presa na ideologia Modernista do século passado. Devia se chamar escola de arquitetura Corbusiana porque é isso mesmo. Brasília é um exemplo perfeito, uma cidade totalmente feita para carros. Por isso se destruíram os centros históricos das cidades para construir torres fechadas.
Raul, acompanho o andamento da obra ali desde 2012, quando via aquele terreno imenso e sem uso do lado da estação. De lá pra cá, já se falou em shopping, em prédio comercial com galeria, e quando vi esse prédio espelhado sem vida alguma embaixo, fiquei realmente decepcionado. Não ficou claro pra mim se foi por causa do plano diretor, por falta de interesse da construtora, ou por ambos. Ali dava pra ter um diálogo bem legal entre o metrô, o Mercado (que tb precisava de umas melhorias, mas menos urgentes), e, no fim, nada disso foi feito e tivemos só mais do mesmo. Ainda sobre o Largo da Batata: de duas coisas que pra mim ele mais precisava, uma foi resolvida ali naquele prédio feio do CREA, que foi o Poupa Tempo, a segunda era um terminal de ônibus ali no Largo mesmo, pra evitar aquela fila infinita de ônibus que se forma na Faria Lima logo pela manhã, uma plataforma de embarque e desembarque pra dentro do Largo já teria meio que resolvido a questão, mas sempre se prezou mais por manter a praça sem nada do que pela mobilidade ali. E obrigado por abrir nossos olhos, as vezes parece que muita coisa errada passa batida simplesmente por ninguem falar de forma aberta sobre elas.
@@Marcelo-tz6du Sim, ele tb dita algumas normas sobre a altura que o prédio pode ter, ou os usos que pode ter, que são o que impede, por exemplo, que mais prédios tenham galerias como o Conjunto Nacional ou o Condompinio Cidade Jardim
Perfeito o comentário! Tb acompanho essa construção desde o início da obra (que demorou muito pra começar, aliás), sempre na esperança de que o novo empreendimento explorasse o grande potencial que o largo da batata tem. Que triste, mais do mesmo. Parece que quem anda a pé / de ônibus não tem lugar na nossa cidade. E o terminal de ônibus por lá é providencial, pra ontem! Já perdi as contas de quantas vezes desisti de ficar parada na fila de ônibus e resolvi ir a pé ao trabalho.
@@mht5493 Passaram um PoupaTempo pra dentro dele. Entendo seu ponto, mas alocar aquele monte de intermunicipais ali nas ruas entre a Cardeal e a Teodoro foi uma solução porca, que poderia ter sido bem melhor resolvida com um terminal perto de onde as pessoas trabalham. Passar as linhas municipais pro Terminal Pinheiros só afastou elas do Largo, e deixou claro como os poderes não dialogam, pois era pra esses intermunicipais terem ido pro Terminal Pinheiros também (pq não foram? Sabe Deus). O que, pra mim, é fato, é que só será feita outra obra pública ali daqui uns vários anos, pois uma vez feita uma obra grande em algum lugar ele imediatamente deixa de ser prioridade do poder público, como bem sabemos, mesmo que a obra tenha sido feita com erros.
@@mht5493 Ali não sei o que será feito, tb vi os tapumes, e acho que alguns até já foram derrubados (só estando as fachadas), mas a tendência ali naquela quadra seriam mais prédios comerciais
Só acho que faltou falar de que Pinheiros é o principal ponto de escoamento em direção a zona oeste, que inclui as cidades de Taboão da Serra, Cotia e Osasco. Mas é perfeita sua analise, não só sobre o edificio citado, mas também da importancia da arquitetura, principalmente privada, na vida de uma cidade. Parabéns... ganhou mais um inscrito !!!!
Ah que doce música o seu texto! Que alívio saber que alguém como você se dispôs a falar o que precisa ser dito. Muito obrigado. Eu, este milionésimo da cidade, agradece. Parabéns!
Vídeo extremamente pertinente e argumentação irretocável. Sou de área correlata (Eng. Civil), e tenho em mente que a elite financeira do Brasil (maior parte concentrada em SP), diz tanto admirar o estilo de vida europeu, mas ainda assim insiste em seguir a risca o modelo americano, replicando quase que a totalidade de seus erros. E, como bem demonstrado nesse e em outros vídeos, isso se repete também na arquitetura.
Passei no largo da batata ontem pra ir até a a praça do pôr do sol (que continua cheia de grades) e pude constatar o quão triste é caminhar por ali, nao tem pessoas aproveitando o espaço e é mal cuidado
São Paulo já foi uma cidade excepcional, uma cidade bonita, bem feita e agradável. São Paulo em um certo momento só se caracterizava por ter prédios bem feitos e de bela arquitetura. Essa foi a São Paulo que existiu por muito tempo até os anos 50, pode-se dizer que até os 60 ainda estava. Mas depois a cidade mudou pra pior, um ciclo de metamorfose que mudou a essência da cidade. Mudanças tão drásticas como a demolição de prédios icônicos (palacete Santa Helena), surgimento de infraestruturas muito invasivas (minhocão), transformação radical de grandes espaços da cidade que mudaram a dinâmica da cidade toda (fechamento do vale do anhangabaú para veículos), e a descentralização total da cidade em favor das regiões mais ao oeste da Avenida Paulista, que levou a decadência vertiginosa de toda região central da Grande e outrora bela Metrópole. São Paulo sofre com uma série de decisões erradas e que destruíram a cidade desde a década de 70 em diante. Tudo só ficou ruim desde então comparado à bela São Paulo pré-anos 70. A São Paulo de Ramos de Azevedo que ficou só na história (porque nem na memória pode se dizer que ficou). Mas isso não é um problema individual de São Paulo, todo o Brasil passa por esse problema decorrente da decadência da nossa cultura nacional. Os prédios e as cidades refletem a identidade do povo. Lá atrás o Brasil era um país com orgulho próprio e com brasileiros de verdade, por isso todas as cidades eram bonitas. Quando a cultura começou a morrer e o brasileiro começou a ser mais medíocre e sem orgulho próprio então começou a se refletir nos prédios. Essa é a razão de nossas cidades serem do jeito que são com esses prédios feios, sem arquitetura e geralmente cobertos de pichação. Só nós mesmos podemos mudar isso.
Infelizmente a cidade se tornou posse do lobby das construtoras e pior.. de arquitetura de péssimo gosto, com prédios muito feios, em alguns casos... horríveis.
Pior que isso é ver essas construtoras avançando nos bairros, construindo “prédios residenciais” que mais parecem caixotes gigantes fincados no meio das casas. A arquitetura de São Paulo está muito feia.
Por isso temos de elogiar os engenheiros e arquitetos inteligentes. Adoro os seus vídeos. Quando vejo as pessoas dormindo no trabalho, nas festas, nos bares, sempre penso, que a casa deles, deve ser horrível.
Nossa Raul Juste Lores,como você fez uma crítica tão importante para mostrar a falta de humanização na cidade de São Paulo.parabéns pelo teu trabalho o quanto amor e respeito pela cidade São Paulo.
Frequentei muito a região nos anos 80, na minha infância, quando havia no local um hipermercado chamado Casa da Abelha, vinculada a CAC (Cooperativa Agrícola de Cotia - já falida e que tinha a sede na Av Jaguaré). Como cooperado, meu pai frequentemente fazia compras neste local por causa da gde oferta em produtos japoneses naquela época, tbm pq era próximo ao mercado de Pinheiros (aquela escada curva marcou mto a memória), outra parada para a compra de peixes frescos. Mta nostalgia revendo estes locais novamente.
Muito feliz em ver seu canal ativo novamente Raul. Sou professor de Eventos e por muitas vezes utilizo seus vídeos em sala de aula para que os alunos entendam como projetos urbanísticos podem ajudar a Cidade de SP, e consequentemente trazer mais Turistas. Desejo Sucesso!
Trabalhei no Centro entre 1977-78, uma rua perto do Largo do Arouche. Quase todos os dias variava o meu caminho tanto de ida como vinda da estação São Bento do metrô. Nesta época era possível, por exemplo, atravessar pelo térreo do Edifício Itália para chegar na avenida São Luiz/ Ipiranga ou vice-versa. Hoje passar por ele é impossível porque está todo gradeado. É assim que antigas construções foram reagido a degradação da cidade enquanto as construções novas já nascem com a ideia de um gradeamento, se não como a realidade da aplicação das grades, ao menos como proposta arquitetônica de exclusão de gente "não autorizada". Há muitos anos passo pelo Largo da Batata, já que trabalho na Zona Oeste. Este terreno que hoje está o tal prédio torto e envidraçado, foi por quase quatro década só um terreno abandonado numa das principais esquinas de Pinheiros. Particularmente não desgostei da sua arquitetura do prédio mas sem dúvida esta esquina e praça mereceria uma proposta mais no espírito de sustentabilidade com pegadas mais integrativa com o entorno.
2 года назад
Falando nisso um prédio belíssimo foi derrubado bem ali pertinho, onde temos a estação Anhangabaú. Pois é...
Ali nunca foi abandonado (pelo menos, por quarenta anos), ali era a C. A. C (Cooperativa Agrícola de Cotia, ou, ''Casa da Abelha'') , um supermercado que fechou em meados de 1990, salvo engano.
Durante a pandemia nunca mais passei por Pinheiros e foi nessa época q o prédio subiu.Levei um susto qd vi aquele prédio enorme, torto e todo espelhado destoando completamente da Rua Teodoro Sampaio q é uma rua de comércio popular. E com sua crítica qto ao fato de nem ter janelas me deixou ainda mais impressionada. Eu tinha ouvido dizer q seria um shopping mas Amazon?? Como pode?!!!
Este canal é um achado valioso no YT. Obrigado Raul por partilhar suas perspectivas da nossa cidade de amor e ódio. Acredito que a arquitetura de uma cidade diz muito sobre seus cidadãos. Forte abraço!
Caraca!!! Eu reclamo direto com o pessoal do local que eu trabalho sobre alguns desses problemas. Esse prédio não traz nenhuma vida pra cidade. As vezes passo por ele pra ir almoçar e sempre reclamo 😂😂. Imagina se tivesse uma praça, uns restaurantes, cafés. Cabe tanta coisa nesse espaço. Está ruim mas da pra correr atrás e deixar muito melhor.
@@JoaoSilva22222 não fazem mais do que obrigação ao pagar imposto. Isso se realmente pagam imposto, né? Não esqueçamos que o principal problema do Brasil são essas empresas que adoram vir aqui, tem lucros exorbitantes, explorar a população com mão de obra barata e depois sonegam tudo o que podem pra mandar pro exterior
Conheci o canal agora, mais um inscrito! Eu pego um ônibus que faz final nesse ponto que mostrou, sempre tiro fotos desse prédio e desejava saber se tinha como fazer visitas para ver a cidade lá de cima, mas seu vídeo já respondeu tudo e realmente concordo com que diz sobre a falta de atenção, em todos os detalhes mencionado... Infelizmente, muitos que tem o poder para fazer, não estão se importando no quanto seria benéfico a todos essas melhorias!!!
No início de 2020 estive em SP visitando o mercado de Pinheiro e vi brotando do chão uma mega estrutura metalica e fiquei na espectativa de ver algo bacana e surpreendente ser construído: decepção total, um Godzilla vai ficar parado por muitos anos por ali.
Gosto muito dos seus relatos e vídeos, seus vídeos precisam ser exibidos nas universidades ligadas à arquitetura e urbanismo. Não sou arquiteto ou engenheiro, apenas um simples cidadão que mora longe de sampa, mas um grande admirador dessa grande metrópole...
Parabéns pelo canal! Já trabalhei em empresas localizadas no Rochavera e no Berrine One, achava a arquitetura deles incrivel até acompanhar o seu canal e conhecer a sua visão, me fez enxergar esses empreendimentos com outro olhar!
Entradas de estacionamento que privilegiam os carros pululam em SP. Como pedestre, o estado das calçadas na cidade é um dos meus "ódios de estimação" e essas entradas se apropriam de um trecho que não é delas. Parabéns pela análise, só simpatizei "um pouquinho" com o prédio porque também tenho uma escoliose animal, mas, que nele ficou horrível, ficou. 😁
Uma coisa que percebi no largo da barata foi a diminuição de fluxo e o fechamento de muitas lojas no entorno, principalmente após a retirada dos ônibus intermunicipais que geravam muito fluxo bem alto de gente no bairro.
Como se já não bastasse a estética duvidosa, que realmente remete a um projeto antigo que paga de "modernão", ainda existe a falta de relação com o entorno. O Largo da Batata é feio e mal cuidado. Ao invés da incorporadora trabalhar um processo de revitalização do local, parece ter pensado: Vou cuidar somente da calçada para dentro. Lamentável meus caros. ESG? Só para inglês ver!
Imagine o que vai sair de tipos de batatõescom escoliose ali,,, ta cheio de casinhas ja cercadas, casinhas fechadas que em breve se tornarão prédios,,,
@Music Videos Acho que você entendeu errado. Ninguém quer que a incorporadora cuide do espaço público como se fosse a prefeitura. O ponto é que: se você quer falar que seu prédio tem ESG, então você não pode fazer essas coisas que o vídeo apresenta.
@Music Videos certamente você não entendeu a essência da crítica, nem o ESG. Ninguém está pedindo para a incorporadora fazer serviço de zeladoria pela prefeitura. Quanto ao IPTU astronômico que você cita, dá poder de barganha para muita coisa, inclusive com parcerias.
Raul Juste Lore, como é bom te escutar, como é bom que compartilhe conosco esse conteúdo! Minha área é a Filosofia, crítica nos é uma prática fundamental, e você a exerce de forma magnífica; eu fiquei emocionado com tua abordagem. Muito obrigado. Meus parabéns!
Que vídeo maravilhoso, uma delícia ver São Paulo ouvindo essas argumentações sobre o aproveitamento do espaço urbano, amo São Paulo, estive recentemente aí, parabéns, ganhou uma fã e inscrita, bjs.
Excelente vídeo, conteúdo, edição e roteiro como sempre. O prédio é tão fechado arquitetonicamente e sem vida que mesmo em funcionamento parece sempre fechado. Passando a pé ali à noite, passa uma sensação de insegurança enorme. Grande abraço
Acho o prédio lindo e tinha esperança que ele fosse trazer mais dinamismo e segurança para o local, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Sua crítica é muito boa. Achava inclusive que o prédio não tivesse inaugurado pq sempre passo na frente e parece ainda em obras com essas grades e tapumes no térreo. Uma pena!
Confesso, algo que nunca tinha pensado. Em como a arquitetura de um edifício influencia em todo um quarteirão (ou bairro, ou até mesmo cidade). Desde segurança e outros atributos relacionados à qualidade de vida. Parabéns pelo vídeo. Caí de paraquedas, mas gostei muito do conteúdo.
Eu moro nesse bairro (pinheiros) há 13 anos. Vc não consegue imaginar a angústia que foi ver o buracão profundo e cheio de muros ao redor... aí um belo dia você acorda e se depara com esse prédio que parece um estrume gigante. Mano... estava melhor antes quando era só um buraco. Da um desgosto enorme ter que olhar para essa porcaria gigante na paisagem todos os dias. Parabéns pelo vídeo. Extremamente necessário. Continue com esse trabalho. Abraços.
Eu ando de bicicleta por ali e confirmo. Em certos momentos do ano (verão especialmente) o sol reflete na fachada e cai na rua. Pra quem anda à pé ou de bicicleta ali em baixo, fica muito quente e também muitas vezes isso elimina as sombras das árvores (pois há luz vindo de 2 direções, do sol "normal" e do refletido). Triste.
Isso no Brasil se tornou mais em senso popular do que verdade uma vez que há muito prédios espelhados por várias partes do mundo inclusive em países que são considerados referência mundial de IDH e economia e nem por isso proíbem prédios assim. Uma vez que se fosse extremamente verdade (tipo, no sentido literal) nenhum local do mundo teria prédios assim e haveria notícias de várias partes do mundo de pessoas assadas vivas por causa de prédios espelhados. Esses prédios inegavelmente embelezam a cidade e faz o Skyline ficar espetacular e de encher os olhos com prédios espelhados com pele de vidro e com arquitetura de tirar o fôlego como nas cidades da China, nos Estados Unidos e Austrália nas cidades da Europa, ou seja, parece que só no Brasil são contra prédios espelhados sendo que nos países mais tops do mundo tem.
Na questão do térreo, eu concordo que deva ter maior preocupação com o entorno e fazer com que a rua seja mais atrativa não só para quem trabalha no prédio mas também para quem está passando pelo local.
Agora, querer proibir a construção de prédios espelhados sendo que são inegavelmente bonitos parecendo de outro mundo com suas peles de vidro e arquitetura futurística de tirar o fôlego (que convenhamos, não tem muitos nas cidades brasileiras em comparação com as espetaculares imagens das cidades americanas e chinesas) sendo que dão um aspecto de desenvolvimento pra cidade, e, pro país, já é exagero irracional.
As cidades do Brasil precisam de mais prédios espelhados com pele de vidro e com arquitetura futurística de tirar o fôlego. Uma vez que o que predomina no Brasil são prédios de uma pseudo arquitetura soviética feia pra caramba chamada de modernista (que é a que destruiu os Centros Históricos das cidades brasileiras que eram 100% de prédios com arquitetura clássica e belos de se ver e admirar), que não passa de caixotes quadradoes de puro concreto cinzento e desbotado que enfeiam as cidades brasileiras as fazendo parecer decadentes e nada atrativas aos olhos do mundo.
Obrigado pelo excelente vídeo. Eu que sou leigo vejo essas coisas, eu imagino que os arquitetos e urbanistas com conhecimento de causa devem se contorcer de dor mental vendo ainda mais lambanças sobre lambanças em série.
2 года назад+5
Realmente eu não havia me atentado a estes detalhes, já que dificilmente passo ao lado deste "é difícil", ops, edifício. Já comentei em outro vídeo sobre o Edifício da Paulista, o antigo Banco Real, que nos anos 90 simplesmente fechou sua saída para a Alameda Rio Claro devido aos indigentes e moradores de rua que ali se estabeleceram. Com a aquisição pelo Banco ABN Amro foi estruturado um projeto de revitalização do calçadão da Alameda Rio Claro, constituindo uma quadra de área de lazer, com cafeteria e floricultura, sendo batizada de Alameda das Flores. Parte da renda gerada pelos estabelecimentos era revertida para o Projeto Escola Brasil. Tornou-se um novo ponto de encontro e lazer dos paulistanos, trazendo vida e consequentemente mudando o perfil dos frequentadores da região. Foi um extraordinário trabalho que serve de exemplo para os novos edifícios. Não é nem preciso citar as diversas exposições e atividades culturais no hall de entrada da sede e, nos fim de ano a fachada recebia a famosa decoração de Natal e muitas atividades natalinas, que eram muito esperadas e apreciadas por todos na cidade.
Ruim que o brasileiro é muito egoísta. Essas construtoras só querem lucrar e as empresas que se utilizam destes espaços tbm não estão nem aí. Maioria é classe média alta e ricos. Só param seus carros na garagem ou sao deixados e buscados de helicóptero no heliporto. Eles estão confortáveis em suas bolhas e pouco ligam pro coletivo.
2 года назад
@@mht5493Realmente já faz algum tempo que não passo pelo local e acredito que após a pandemia, não fui mais. De qualquer forma o exemplo do ABN Amro, que comprou o Real na época, demonstra como o pensamento de uma empresa européia difere e muito do nosso. O Banco na época mudou por completo o local onde estava inserido, exatamente como este canal tem cobrado dos grandes empreendimentos e do empresariado brasileiro. Nem precisaria olhar muito além, apenas ao redor...
2 года назад
@@mht5493 Ontem passei de carro pela Av. Paulista e verifiquei que a Alameda Rio Claro estava fervilhando, mas não tenho muitas informações à respeito. Abraços!
Quando vi o título vim pra criticar pois gosto de prédios altos, mas depois que vi o vídeo me deparei com muita profundidade e análise criteriosa. Parabéns pela análise frutífera!👏🏻👏🏻👏🏻
Amo São Paulo, mas infelizmente tive que sair por causa da péssima qualidade de vida, hoje moro na área rural,outra vida. Minha saúde melhorou muito. SP precisa de mais árvores e menos prédios.
Crítica mto bem feita. E ouso um adendo: bom censo estético é uma coisa que se controi com educação e boas referências, duas coisas que infelizmente o brasileiro não tem há mto tempo.
2 года назад+2
Quando este país incivilizado teve? Me ajude por gentileza. Em 1950? 1900? 1635?
Faço das suas palavras as minhas. Perfeitas colocações, críticas mais q justas. Mesquinhez, apropriadíssima classificação... Só esse vídeo já valeu minha inscrição!
Adorei a crítica, bem pontual. Eu passo todo dia pela região, e nem sabia q o prédio já estava operando. Realmente, não contribuiu em nada para a cidade.
Eh com um enorme alivio que finalmente eu assisti esse video, o primeiro que eu vejo neste canal, sobre a integracao arquitetonica de um predio com os habitantes de SP. A arquitetura eh vital pra sustentabilidade da vida. Ha duas decadas eu moro fora do Brasil, e presencio os mesmos problemas. Edificios, passarelas, parques, hospitais, escolas, e todo tipo de edificacao necessita da integracao harmonica entre o meio ambiente e si. A ausencia dessa discussao nao favorece a ninguem, especialmente aqueles quem usam esses espacos. Obrigada pelo video.
Parabéns pela analise que vai além de ver a beleza e sim da funcionalidade, eu sempre olhava esse prédio da Marginal Pinheiros e não imaginava que esse projeto era tão disfuncional assim
Prédios em pontos de destaque deveriam ser escolhidos por meio de concurso de arquitetura. Não foi assim que surgiu o Edifício Itália? Em troca que dessem um aumento no potencial construtivo.
Seus vídeos são ótimos, este em particular, perfeito! Pra mim foi uma aula de como São Paulo não é pensada. Parece q estamos anos luz de conectar os equipamentos da cidade.
Excelente vídeo, por favor, fale sobre o extremo da Zona Norte, Brasilandia, Taipas, Jaraguá, Perus, Pirituba, por favor. Nasci e fui criado lá, essa região é muito menosprezada e esquecida pelo poder público, porém tem um potencial tremendo
Seus vídeos são ótimos, Raul. Eu particularmente gosto da estética, mas a falta de comunicação com o entorno realmente é um grande problema. Acredito que se o prédio fosse construído daqui a 10/20 anos, os arquitetos e investidores teriam pensado em algo para o térreo, mas por enquanto (com os puteiros, moradores de rua e usuários de drogas) o medo prevaleceu, infelizmente. Acredito que toda a região da Faria Lima de Pinheiros sofrerá mudanças profundas nos próximos anos, e o público irá mudar.
Moro a umas 3 quadras dele. A noite, o barulho dos ar condicionados domina a região. Os vidros baratos, são ondulados e irregulares, assim, nem ao menos refletir algo interessante eles fazem. Sem contar que, agora (05/22), boa parte dos andares ainda está vazio e mesmo assim, as luzes ficam acesas a noite inteira. Um desastre Chego a pensar que aqueles pilares de aço fincados no chão, naquele terreno baldio que havia ali...era mais agradável.
Perfeito, mas acredito que ainda há chances desse prédio se integrar a cidade, afinal essa é uma região bacana, cheia de vida e que oferece muitas coisas, falta alguns detalhes muito bem colocados por vc, para que eles se abram para a cidade.
Acho que um grande foco e ponto central desse canal é analisar os centros urbanos, e como eles poderiam ser mais utilizados para caber mais gente e ter melhor sinergia urbana com comercio. Eles provavelmente (por enquanto) nao vao analisar os bairros perifericos. Muito do canal é sobre como transformar a cidade para *nao ter* periferia de certa forma como é hoje. Meio utopico, mas é o que eles falam aqui (minha sensacao!) Espero que tenha valido algo esse textao 😅👌👍
Sou arquiteto e professor universitário, e uma vez li de algum arquiteto importante (não lembro quem): "O primeiro cliente de um arquiteto é a cidade!" Simples assim, mas os colegas não entendem...
👏👏👏
O dia que os "Arquetétus" e "Engênheros cevís" "do mar" largarem o *maldito* Egito e se voltarem a população (ou seja, a eles próprios, inclusive) daí a Arquitetura e a Engenharia Civil vai "dar certo" aqui no 🇧🇷.
Talvez você não saiba do que estou falando, mas quando se fala em Egito, se lembra do quê? Faraó e Pirâmide. Como era a cidade no tempo deles? Ninguém sabe, já que o que importa são os Faraós, suas coisas e as pirâmides 🤦.
Não dá pra pensar as coisas separadas. Esta é a questão. Tudo é parte do todo mas ninguém considera.
A cidade de São Paulo é um projeto do liberalismo irrestrito.
infelizmente o primeiro cliente é o lucro e dinheiro.
Olha não sou arquiteto, engenheiro ou algo do tipo mas o que me faz assistir aos vídeos do canal é a forma como o apresentador, resume de forma clara, transparente e culta os problemas e adversidades desta linda, icônica e complexa metrópole .
Parabéns
Muito obrigado, que comentário positivo, fico feliz! A cidade é de todos! Enquanto o interesse for de poucos, o avanço será modesto. Conto contigo.
É muito triste ver essa arquitetura hostil, que não se abre pra cidade. Mas essa arquitetura é reflexo da nossa elite que se fecha para cidade e cria-se bolhas! Parabéns pelo vídeo!
A nossa arquitetura é muito pobre, infelizmente! Reflexo da nossa "elite" que é brega, ignorante e egoísta.
Adorei o conteúdo! Muito bom ver alguém criticando a arquitetura brasileira !
E parabéns ao idealizador do b32 (o prédio da baleia) pela ambição de tentar fazer algo diferente, algo que se integre à cidade, algo mais humano. São poucos os que querem contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, e pra esses a gente tem que dar os parabéns e incentivar a fazerem mais!! 👏🏻👏🏻
Verdade! Reconhecer os poucos que tentam fazer melhor!
@@SaoPauloNasAlturas Sobre esse vídeo: o dia que os "Arquetétus" e "Engênheros cevís" "do mar" largarem o *maldito* Egito e se voltarem a população (ou seja, a eles próprios, inclusive) daí a Arquitetura e a Engenharia Civil vai "dar certo" aqui no 🇧🇷.
Talvez você não saiba do que estou falando, mas quando se fala em Egito, se lembra do quê? Faraó e Pirâmide. Como era a cidade no tempo deles? Ninguém sabe, já que o que importa são os Faraós, suas coisas e as pirâmides 🤦.
O idealizador é o Rafael Birman
@@SaoPauloNasAlturas - Os senhores já fizeram vídeo sobre o "b32"???
@@SaoPauloNasAlturas fazer oq melhor? kkkkkkkkkkk ta maluco, o prédio que tu denegriu é irado, acho que pq tu nunca vai entrar lá, tá com invejinha kkkkkkkkkkkkkkkkk
Sou Analista de Sistemas e não entendo bulhufas de arquitetura. Mas com as aulas do elegante Raul, tenho aprendido muito. Valeu Raul e equipe de produção ... show de bola o trabalho de vcs !
2
Aiiiiii que legal
Excelente crítica, honestamente eu não sabia que o prédio estava aberto/funcionando porque parece tão fechado mesmo
Eu jurava que ainda estava fechado kkkkk
Eu passei lá também e parecia que não tinha nada funcionando alí
o que mais tem são esses espigões nas regiões centrais, cercados, parecem realmente lápides de túmulos e a noite piora, nenhuma alma viva na rua, só as almas penadas circulando nesse mar de concreto horroroso.
Tá funcionando?
A culpa não é apenas dos gringos, é também nossa, que não exigimos mais.
Caraca, trabalhei 2 anos aí, e não tinha reparado tantos erros , excelente crítica 👏
Eu tinha esperanças de que esse prédio iria ser ao menos integrado com o largo da batata e ajudaria na revitalização, realidade é que parece um préfio abandonado no térreo. O b32 tem uma ocupação muito maior, pq será hein?
Eu morava ao lado de um prostíbulo. Os vizinhos reclamavam, mas eu achava ótimo chegar em casa tarde sem medo, porque sempre tinha gente na rua. Dava muita segurança!
Trabalha n prédio desses e meio caminho p depressão!
Realmente.
Isso é doideira, gostar de morar em rua movimentada. Não fedia não a rua de manhã? Não amanhecia vomitada e mijada?
@@brockgadao415 não, nunca vi.
O pessoal acha que muros e ruas vazias trazem segurança. Pelo contrário, é ali que vc será assaltado, sequestrado, estuprado, ou o que mais caber aí. Segurança é livre circulação, movimento, conhecimento prévio do local, amigos ou conhecidos ali.
Concordo com a Rosana. Moro em avenida, em cima da minha casa há um bar, muita gente indo e vindo. Tem bagunça às vezes? Sim, óbvio, mas chego sem me preocupar, pq conheço todos os que estão por ali de noite/madrugada.
MUITO OBRIGADO, tem uns arquitetos, engenheiros e incorporadores que mesmo ganhando seus milhões precisam ver as merdas que fazem por aí
Bote a culpa em quem de fato merece a culpa; incorporador e usuário final do edifício.
Garanto que se vc entrar no site do KPF (escritório que projetou essa lástima), verá que eles sabem fazer térreos bem interessantes do ponto de vista urbano, em edifícios corporativos.
Engenheiros "só" constroem, não pensam o edifício e não estão nem aí pra isso.
O resultado porco desse empreendimento é consequência do que o incorporador solicitou a partir das suas pesquisas de mercado.
Ao investir quase 1 bi, acharam que o mais "prudente" era ser ultra conservador e não correr riscos. Quem perdeu, como de costume, foi a cidade e todos que dela usufruem.
Há quem queria culpar tmb a legislação urbana, mas isso é outra lorota nesse caso. Daria pra fazer um térreo 10x melhor do que esse com a mesma legislação que incide sobre o Largo da Batata.
Os culpados tem nome: quem incorpora e quem vai usar. Esse combo é quem determina como será o uso do térreo.
Então passe lá no entorno e veja a situação
O terreno é dele, ele comprou, ele constroi o que quiser. E sua vida, como anda?
@@JoaoSilva22222 A cidade é de todos. No momento em que o empreendimento irá impactar a vida do entorno, deixa de ser um problema só de quem comprou o terreno. Mas pra gente idiota, explicar isso é perda de tempo.
@@JoaoSilva22222
Recalque bate e dói muito né?🙄
minha adolescência foi em cotia, então eu sempre estive no largo da batata, antes mesmo de sua gentrificação pq era lá o ponto final do meu ônibus. qndo fiquei adulta, fiz questão de mudar para essa região pq atendia minhas necessidades e tbm pelo elo afetivo que desenvolvi pelo lugar. eu vi a transformação da rua guaiacu logo no primeiro cordão de luzinha que um bar puxou no poste da frente. eu vi o largo encher de gente (brasileiros e turistas) qndo teve a copa aqui no brasil. vi a evolução dos blocos de carnaval e do re-descobrimento da vila madalena para algumas pessoas. eu sabia que cedo ou tarde esse terreno teria que cumprir alguma função social: uma vez conversei com um advogado que tinha um escritório no antigo prédio que tem exatamente do lado - ele me contou o como 30 anos de brigas judiciais atrasaram a ocupação deste terreno. a impressão que eu tenho é que este caso apenas desceu a ladeira... tudo aquilo que acontecia no largo, desse as batalhas de rima, passando pelas gaymadas, projeto bike anjo, o mobiliário conceito-funcional que resiste em seu esqueleto, tudo, até os protestos, tudo, tudo, foi literalmente desconsiderado na hora do colarinho branco exercer o seu poder.
eu sinto muito pelo largo.
sinto mesmo.
eu fui muito feliz nesse lugar.
eu vi a especulação imobiliária que está acontecendo nessa região qndo eu ousei tentar a corretagem de imóveis. eu ainda sinto na pele o como o predadorismo egoista apaga tudo aquilo que a comunidade constrói.
toda luz. 🌈
Pelo que você descreveu talvez tenhamos vivido a mesma época ali… compartilho totalmente do seu sentimento
Foi a unica coisa que achei que o Raul não citou que é importante... o Largo da Batata ser um estancia de passagem para a zona oeste da cidade e da região metropolitana, e que é um lugar popular por natureza ! Mas tambem o predio da Tomie Otako fez a mesma coisa e esta isolado no final da faria lima !!!!
Fiquei empolgado com essa nova série. Já no primeiro vídeo, tanta análise crítica. Detalhes que eu nunca tinha reparado. Você apresenta tudo muito bem para quem não é da área. Parabéns!
eu sou cidadão comum, não tenho essa visão tecnica dele de arquitetura e realmente me chama a atençaõ de coisas que passavam desapercebidas por mim e eu realmente concordo, é tudo tão morto, tão cheio de grades, muros, concreto, espigões que parece túmulos e a noite piora.
Sou estudante no segundo período e estou justamente estudando essa questão da importância da permeaabilidade visual, entre outras coisas. Que aula este vídeo!. Num primeiro olhar, achei que o desenho do predio fosse até interessante, logo fui acompanhando seus (gritantes) erros urbanísticos, de conforto ambiental e de sustentbilidade. Depois........... pufff, se houve algum encanto, certamente não está nas janelas espelhadas! levarei essa lição para a profissão.
Prédio com escoliose foi o máximo. Mas como arquiteta, urbanista e paisasgista sinto dizer que SP tem um potencial que é ignorado e esmagado. Socorro!!!!!!!
Deveria ser o avesso do avesso do avesso do avesso.
Obrigado, Luciana, #tmj
Ri muito do predio com escoliose e certamente vou lembrar ao passar pelo batatao com escoliose 😂
Tenho saudade da cidade dos anos 80, onde vc conseguia ver o horizonte. Hoje só vejo janelas...
O dia que os "Arquetétus" e "Engênheros cevís" "do mar" largarem o *maldito* Egito e se voltarem a população (ou seja, a eles próprios, inclusive) daí a Arquitetura e a Engenharia Civil vai "dar certo" aqui no 🇧🇷.
Talvez você não saiba do que estou falando, mas quando se fala em Egito, se lembra do quê? Faraó e Pirâmide. Como era a cidade no tempo deles? Ninguém sabe, já que o que importa são os Faraós, suas coisas e as pirâmides 🤦.
O dinheiro ganhou o status de Deus.
Eu moro bem ao lado do prédio, e posso dizer que a culpa não é totalmente do empreendimento. A Subprefeitura de Pinheiros não toma nenhuma medida para revitalizar essa área, as paradas de ônibus da emtu ( que existe um projeto onde todos esses ônibus deveriam parar no terminal Pinheiros e estão parando aqui até hoje) além de horríveis deixam as calçadas lotadas sem permitir a circulação de pedestres, calçadas estas que estão todas detonadas. Fora isso agora temos os entregadores de bicicleta do iFood, que ficam parados no largo usando drogas, não respeitam ninguém, andam inclusive nas calçadas causando acidentes, e alguns são bandidos disfarçados que estão fazendo assaltos na região. Ainda temos os botecos, cheios de bêbados caindo para todos os lados e uma infinidade de casas com garotas de programa aos redores do prédio. Está realmente complicada a situação nessa área
São Paulo ainda tem um longo caminho pela frente na jornada do amadurecimento urbanístico e estético, e canais como esse são fundamentais para fomentar esse processo, muito obrigado.
Super concordo com o seu posicionamento, nos acostumamos com o pouco e empurramos com a barriga, que bom que temos pessoas como você que criticam e alertam as pessoas sobre como estamos construindo nosso pais.
Excelente crítica Raul, eu tinha até que certa simpatia pelo design do prédio, mas o Batatão realmente está aando e andando para Pinheiros e para São Paulo. Péssima contribuição para a cidade, não sei se ainda existe tempo para melhorar sua interação com a cidade, seja abrindo suas entradas, facilitando o acesso de pedestres e ciclistas, mas temos que realmente debater a funcionalidade e utilização desses edifícios que virão, a fim de que contribuam para uma São Paulo mais humana e responsável. Parabéns mais uma vez pela exposição.
Como tento ser otimista, ainda dá pros inquilinos exigirem algumas mudanças. Veremos! Se puder, manda o link pros amigos, porfa!
Sempre existe tempo enqnto ainda se está vivo... problema msmo é o interesse e ação pra sair do comodismo!
Mimimi
@@motorsemfronteiras chora
@@motorsemfronteiras pq choras fracassado?
Pensei que fosse mais um inteligentinho falando mas continuei assistindo e acabei gostando. criticas pertinentes e bem fundamentadas.
Raul, adoro o seu olhar, suas observações e críticas, as boas e más. Educação urbanística já!! Muito obrigado por esse seu trabalho tão essencial.
Obrigado mesmo!
Esse predido eleva o comceito de "cidade feita pros carros e não pras pessoas" a um nível insano, e o pior: teve oportunidade de não fazê-lo
E o pior, esse conceito em PLENO 2022
Se ainda fosse nos anos 80 beleza
Mas em 2022 quando a tendência em todo mundo é a diminuição de carros, abertura de parques no lugar de grandes avenidas e por aí vai
Pra onde estamos andando?
é o que dá a comunidade arquitetonica do brasil ainda estar presa na ideologia Modernista do século passado. Devia se chamar escola de arquitetura Corbusiana porque é isso mesmo. Brasília é um exemplo perfeito, uma cidade totalmente feita para carros. Por isso se destruíram os centros históricos das cidades para construir torres fechadas.
Raul, acompanho o andamento da obra ali desde 2012, quando via aquele terreno imenso e sem uso do lado da estação. De lá pra cá, já se falou em shopping, em prédio comercial com galeria, e quando vi esse prédio espelhado sem vida alguma embaixo, fiquei realmente decepcionado. Não ficou claro pra mim se foi por causa do plano diretor, por falta de interesse da construtora, ou por ambos. Ali dava pra ter um diálogo bem legal entre o metrô, o Mercado (que tb precisava de umas melhorias, mas menos urgentes), e, no fim, nada disso foi feito e tivemos só mais do mesmo. Ainda sobre o Largo da Batata: de duas coisas que pra mim ele mais precisava, uma foi resolvida ali naquele prédio feio do CREA, que foi o Poupa Tempo, a segunda era um terminal de ônibus ali no Largo mesmo, pra evitar aquela fila infinita de ônibus que se forma na Faria Lima logo pela manhã, uma plataforma de embarque e desembarque pra dentro do Largo já teria meio que resolvido a questão, mas sempre se prezou mais por manter a praça sem nada do que pela mobilidade ali.
E obrigado por abrir nossos olhos, as vezes parece que muita coisa errada passa batida simplesmente por ninguem falar de forma aberta sobre elas.
plano diretor diz q deve ter uma área grande de manobra para o n de garagens, logo eles fazem essas entradas longas, esses jardins e tudo mais
@@Marcelo-tz6du Sim, ele tb dita algumas normas sobre a altura que o prédio pode ter, ou os usos que pode ter, que são o que impede, por exemplo, que mais prédios tenham galerias como o Conjunto Nacional ou o Condompinio Cidade Jardim
Perfeito o comentário! Tb acompanho essa construção desde o início da obra (que demorou muito pra começar, aliás), sempre na esperança de que o novo empreendimento explorasse o grande potencial que o largo da batata tem. Que triste, mais do mesmo. Parece que quem anda a pé / de ônibus não tem lugar na nossa cidade. E o terminal de ônibus por lá é providencial, pra ontem! Já perdi as contas de quantas vezes desisti de ficar parada na fila de ônibus e resolvi ir a pé ao trabalho.
@@mht5493 Passaram um PoupaTempo pra dentro dele.
Entendo seu ponto, mas alocar aquele monte de intermunicipais ali nas ruas entre a Cardeal e a Teodoro foi uma solução porca, que poderia ter sido bem melhor resolvida com um terminal perto de onde as pessoas trabalham. Passar as linhas municipais pro Terminal Pinheiros só afastou elas do Largo, e deixou claro como os poderes não dialogam, pois era pra esses intermunicipais terem ido pro Terminal Pinheiros também (pq não foram? Sabe Deus).
O que, pra mim, é fato, é que só será feita outra obra pública ali daqui uns vários anos, pois uma vez feita uma obra grande em algum lugar ele imediatamente deixa de ser prioridade do poder público, como bem sabemos, mesmo que a obra tenha sido feita com erros.
@@mht5493 Ali não sei o que será feito, tb vi os tapumes, e acho que alguns até já foram derrubados (só estando as fachadas), mas a tendência ali naquela quadra seriam mais prédios comerciais
Só acho que faltou falar de que Pinheiros é o principal ponto de escoamento em direção a zona oeste, que inclui as cidades de Taboão da Serra, Cotia e Osasco. Mas é perfeita sua analise, não só sobre o edificio citado, mas também da importancia da arquitetura, principalmente privada, na vida de uma cidade. Parabéns... ganhou mais um inscrito !!!!
Sensacional Raul, muito corajoso e importante, espero que a nova crítica de arquitetura se espalhe para outras cidades do Brasil
Ah que doce música o seu texto! Que alívio saber que alguém como você se dispôs a falar o que precisa ser dito. Muito obrigado. Eu, este milionésimo da cidade, agradece. Parabéns!
você é muito bom Raul. em 10 min você sintetizou uma qtde de informação incrível. parabéns
Obrigado!! Me ajuda a viralizar? Abração!
@@SaoPauloNasAlturas Essa canal é uma utilidade pública, mto bom!!
Vídeo extremamente pertinente e argumentação irretocável.
Sou de área correlata (Eng. Civil), e tenho em mente que a elite financeira do Brasil (maior parte concentrada em SP), diz tanto admirar o estilo de vida europeu, mas ainda assim insiste em seguir a risca o modelo americano, replicando quase que a totalidade de seus erros.
E, como bem demonstrado nesse e em outros vídeos, isso se repete também na arquitetura.
Passei no largo da batata ontem pra ir até a a praça do pôr do sol (que continua cheia de grades) e pude constatar o quão triste é caminhar por ali, nao tem pessoas aproveitando o espaço e é mal cuidado
praça do por do sol ir de carro, pq andando vc ainda pode ser assaltado
@@Marcelo-tz6du acredito que "nao". As aspas sao pq é relativo, vc tem que "saber" como ir a um local publico com bastante circulação de pessoas
Só tem maconheiros por lá.
Que bom que tem alguém lançando essa conversa. Já estava na hora de começarmos a pensar no que queremos no nosso entorno.
Esse prédio é um desserviço, essas grades que o circundam são um desastre mesmo, horrível. Não sei como aprovaram isso.
Será que é válido então manter pessoas feias em cárcere privado?
Certamente, é para manter os moradores de ruas à distância e para isso, vale tudo, até deixar o prédio mais feio com às grades de péssimo gosto.
💕Quanto mais eu olho a arquitetura brasileira (no Sudeste e acima) mais eu amo a arquitetura europeia. Obrigada pelo vídeo.🌟💐🌹
E A ARQUITETURA DO SUL É MELHOR? Nenhuma cidade do sul é patrimonio mundial da UNESCO, Rio e Minas são os estados com mais patrimonio mundial.
São Paulo já foi uma cidade excepcional, uma cidade bonita, bem feita e agradável. São Paulo em um certo momento só se caracterizava por ter prédios bem feitos e de bela arquitetura. Essa foi a São Paulo que existiu por muito tempo até os anos 50, pode-se dizer que até os 60 ainda estava. Mas depois a cidade mudou pra pior, um ciclo de metamorfose que mudou a essência da cidade. Mudanças tão drásticas como a demolição de prédios icônicos (palacete Santa Helena), surgimento de infraestruturas muito invasivas (minhocão), transformação radical de grandes espaços da cidade que mudaram a dinâmica da cidade toda (fechamento do vale do anhangabaú para veículos), e a descentralização total da cidade em favor das regiões mais ao oeste da Avenida Paulista, que levou a decadência vertiginosa de toda região central da Grande e outrora bela Metrópole. São Paulo sofre com uma série de decisões erradas e que destruíram a cidade desde a década de 70 em diante. Tudo só ficou ruim desde então comparado à bela São Paulo pré-anos 70. A São Paulo de Ramos de Azevedo que ficou só na história (porque nem na memória pode se dizer que ficou).
Mas isso não é um problema individual de São Paulo, todo o Brasil passa por esse problema decorrente da decadência da nossa cultura nacional. Os prédios e as cidades refletem a identidade do povo. Lá atrás o Brasil era um país com orgulho próprio e com brasileiros de verdade, por isso todas as cidades eram bonitas. Quando a cultura começou a morrer e o brasileiro começou a ser mais medíocre e sem orgulho próprio então começou a se refletir nos prédios. Essa é a razão de nossas cidades serem do jeito que são com esses prédios feios, sem arquitetura e geralmente cobertos de pichação. Só nós mesmos podemos mudar isso.
Infelizmente a cidade se tornou posse do lobby das construtoras e pior.. de arquitetura de péssimo gosto, com prédios muito feios, em alguns casos... horríveis.
Não tem retorno
Pior que isso é ver essas construtoras avançando nos bairros, construindo “prédios residenciais” que mais parecem caixotes gigantes fincados no meio das casas. A arquitetura de São Paulo está muito feia.
Por isso temos de elogiar os engenheiros e arquitetos inteligentes. Adoro os seus vídeos. Quando vejo as pessoas dormindo no trabalho, nas festas, nos bares, sempre penso, que a casa deles, deve ser horrível.
Nossa Raul Juste Lores,como você fez uma crítica tão importante para mostrar a falta de humanização na cidade de São Paulo.parabéns pelo teu trabalho o quanto amor e respeito pela cidade São Paulo.
Frequentei muito a região nos anos 80, na minha infância, quando havia no local um hipermercado chamado Casa da Abelha, vinculada a CAC (Cooperativa Agrícola de Cotia - já falida e que tinha a sede na Av Jaguaré). Como cooperado, meu pai frequentemente fazia compras neste local por causa da gde oferta em produtos japoneses naquela época, tbm pq era próximo ao mercado de Pinheiros (aquela escada curva marcou mto a memória), outra parada para a compra de peixes frescos. Mta nostalgia revendo estes locais novamente.
Muito feliz em ver seu canal ativo novamente Raul.
Sou professor de Eventos e por muitas vezes utilizo seus vídeos em sala de aula para que os alunos entendam como projetos urbanísticos podem ajudar a Cidade de SP, e consequentemente trazer mais Turistas. Desejo Sucesso!
Parabéns pelo conteúdo, isso é reflexo da segregação e das bolhas que muitos querem criar para si. Vídeo certeiro
Quem vem da cardeal, poderia cruzar o térreo direto para o metrô, mas é obrigado a contornar as grades. É (mais) um desastre para a cidade.
Trabalhei no Centro entre 1977-78, uma rua perto do Largo do Arouche. Quase todos os dias variava o meu caminho tanto de ida como vinda da estação São Bento do metrô. Nesta época era possível, por exemplo, atravessar pelo térreo do Edifício Itália para chegar na avenida São Luiz/ Ipiranga ou vice-versa. Hoje passar por ele é impossível porque está todo gradeado. É assim que antigas construções foram reagido a degradação da cidade enquanto as construções novas já nascem com a ideia de um gradeamento, se não como a realidade da aplicação das grades, ao menos como proposta arquitetônica de exclusão de gente "não autorizada". Há muitos anos passo pelo Largo da Batata, já que trabalho na Zona Oeste. Este terreno que hoje está o tal prédio torto e envidraçado, foi por quase quatro década só um terreno abandonado numa das principais esquinas de Pinheiros. Particularmente não desgostei da sua arquitetura do prédio mas sem dúvida esta esquina e praça mereceria uma proposta mais no espírito de sustentabilidade com pegadas mais integrativa com o entorno.
Falando nisso um prédio belíssimo foi derrubado bem ali pertinho, onde temos a estação Anhangabaú. Pois é...
Ali nunca foi abandonado (pelo menos, por quarenta anos), ali era a C. A. C (Cooperativa Agrícola de Cotia, ou, ''Casa da Abelha'') , um supermercado que fechou em meados de 1990, salvo engano.
@@gomes2151 e de 1990 até 2019 havia o que no terreno? E eu não escrevi por 40 anos, mas quase.
Durante a pandemia nunca mais passei por Pinheiros e foi nessa época q o prédio subiu.Levei um susto qd vi aquele prédio enorme, torto e todo espelhado destoando completamente da Rua Teodoro Sampaio q é uma rua de comércio popular. E com sua crítica qto ao fato de nem ter janelas me deixou ainda mais impressionada. Eu tinha ouvido dizer q seria um shopping mas Amazon?? Como pode?!!!
Eu também
@@lordgato2155 E oq subiu de prédio espelhado na Rebouças é brincadeira..
@@Jujjuu. Incrível como são cafonas
@ Parece q os arquitetos se formam todos na mesma escola…
Este canal é um achado valioso no YT. Obrigado Raul por partilhar suas perspectivas da nossa cidade de amor e ódio. Acredito que a arquitetura de uma cidade diz muito sobre seus cidadãos. Forte abraço!
Vídeo novo e eu já estou aqui 😍
Amo esse canal
Maravilhosa crítica que traz o humanismo ao urbanismo.
Caraca!!! Eu reclamo direto com o pessoal do local que eu trabalho sobre alguns desses problemas. Esse prédio não traz nenhuma vida pra cidade. As vezes passo por ele pra ir almoçar e sempre reclamo 😂😂. Imagina se tivesse uma praça, uns restaurantes, cafés. Cabe tanta coisa nesse espaço. Está ruim mas da pra correr atrás e deixar muito melhor.
Não traz vida? O que as empresas que se instalam ali pagam de imposto, traz muito mais vida pra cidade do que vc imagina.
@@JoaoSilva22222 não fazem mais do que obrigação ao pagar imposto. Isso se realmente pagam imposto, né? Não esqueçamos que o principal problema do Brasil são essas empresas que adoram vir aqui, tem lucros exorbitantes, explorar a população com mão de obra barata e depois sonegam tudo o que podem pra mandar pro exterior
@@JoaoSilva22222 😵💫
@@JoaoSilva22222 Que incrivel, a Petrobrás também paga muito imposto, pergunta para às pessoas que moram em Brumadinho.
@@maxwellrodriguesmoraes4882 O q Brumadinho tem a ver com Petrobras?
Conheci o canal agora, mais um inscrito! Eu pego um ônibus que faz final nesse ponto que mostrou, sempre tiro fotos desse prédio e desejava saber se tinha como fazer visitas para ver a cidade lá de cima, mas seu vídeo já respondeu tudo e realmente concordo com que diz sobre a falta de atenção, em todos os detalhes mencionado... Infelizmente, muitos que tem o poder para fazer, não estão se importando no quanto seria benéfico a todos essas melhorias!!!
No início de 2020 estive em SP visitando o mercado de Pinheiro e vi brotando do chão uma mega estrutura metalica e fiquei na espectativa de ver algo bacana e surpreendente ser construído: decepção total, um Godzilla vai ficar parado por muitos anos por ali.
informativo e iteressante. Vídeo sensasional!!
Raul, você é necessário. Obrigada.
Muito obrigado! Me ajuda a espalhar o vídeo? Abração
Amei a crítica, curta, direta, construtiva. Não entendo nada de urbanismo, mas me senti envolvida e convidada a acompanhar o canal.
Obrigado!! Já viu o dos mercados e o da Favelinha? Valem muito!
Gosto muito dos seus relatos e vídeos, seus vídeos precisam ser exibidos nas universidades ligadas à arquitetura e urbanismo. Não sou arquiteto ou engenheiro, apenas um simples cidadão que mora longe de sampa, mas um grande admirador dessa grande metrópole...
Parabéns pelo canal! Já trabalhei em empresas localizadas no Rochavera e no Berrine One, achava a arquitetura deles incrivel até acompanhar o seu canal e conhecer a sua visão, me fez enxergar esses empreendimentos com outro olhar!
Parabéns mais uma vez.....
Descobri você hoje! Adorando seus vídeos! Está me trazendo um novo olhar para a cidade onde nasci e na qual moro por décadas! Obrigada
Entradas de estacionamento que privilegiam os carros pululam em SP. Como pedestre, o estado das calçadas na cidade é um dos meus "ódios de estimação" e essas entradas se apropriam de um trecho que não é delas. Parabéns pela análise, só simpatizei "um pouquinho" com o prédio porque também tenho uma escoliose animal, mas, que nele ficou horrível, ficou. 😁
Você foi cirúrgico com todos os comentários, meus parabéns! Não parece ser um prédio feito por arquitetos, mas sim por engenheiros.
aaa finalmente vídeo novo! ❤️🥰
Uma coisa que percebi no largo da barata foi a diminuição de fluxo e o fechamento de muitas lojas no entorno, principalmente após a retirada dos ônibus intermunicipais que geravam muito fluxo bem alto de gente no bairro.
Como se já não bastasse a estética duvidosa, que realmente remete a um projeto antigo que paga de "modernão", ainda existe a falta de relação com o entorno.
O Largo da Batata é feio e mal cuidado. Ao invés da incorporadora trabalhar um processo de revitalização do local, parece ter pensado: Vou cuidar somente da calçada para dentro.
Lamentável meus caros. ESG? Só para inglês ver!
Imagine o que vai sair de tipos de batatõescom escoliose ali,,, ta cheio de casinhas ja cercadas, casinhas fechadas que em breve se tornarão prédios,,,
@Music Videos Ui, essa doeu hahaha, boa!
@Music Videos Acho que você entendeu errado. Ninguém quer que a incorporadora cuide do espaço público como se fosse a prefeitura.
O ponto é que: se você quer falar que seu prédio tem ESG, então você não pode fazer essas coisas que o vídeo apresenta.
ESG é a coisa mais ecobobo que eu já vi, coisa da BlackRock pra ganhar dinheiro de trouxas e mandar na vida alheia...
@Music Videos certamente você não entendeu a essência da crítica, nem o ESG. Ninguém está pedindo para a incorporadora fazer serviço de zeladoria pela prefeitura.
Quanto ao IPTU astronômico que você cita, dá poder de barganha para muita coisa, inclusive com parcerias.
Parabéns a quem redige o texto do canal. O apresentador me da orgulho.
Obrigado, sou eu mesmo, escrevo e apresento (sou mais acostumado a escrever, apresentar ainda estou aprendendo...)
Lamentável como nossa cidade é negligenciada por aqueles que têm a possibilidade de fazer a diferença.
Raul Juste Lore, como é bom te escutar, como é bom que compartilhe conosco esse conteúdo! Minha área é a Filosofia, crítica nos é uma prática fundamental, e você a exerce de forma magnífica; eu fiquei emocionado com tua abordagem. Muito obrigado. Meus parabéns!
Muitíssimo obrigado!! Tomara que todo mundo na Filosofia e em outras areas tambem se interesse em Urbanismo, Arquitetura e afins! abracao
@@SaoPauloNasAlturas grato por sua resposta. Seu canal é incrível e extremamente necessário! Gratidão!
Que vídeo maravilhoso, uma delícia ver São Paulo ouvindo essas argumentações sobre o aproveitamento do espaço urbano, amo São Paulo, estive recentemente aí, parabéns, ganhou uma fã e inscrita, bjs.
Importante este vídeo, as vezes passo em frente, mas nunca pensei que a arquitetura desse prédio revelasse tanto sobre quem o encomendou...
Olá Raul, excelente vídeo como sempre. Adoraria ver você falando do desastre que é a USP, uma universidade planejada para ser inacessível ao pedestre.
Excelente vídeo, conteúdo, edição e roteiro como sempre. O prédio é tão fechado arquitetonicamente e sem vida que mesmo em funcionamento parece sempre fechado. Passando a pé ali à noite, passa uma sensação de insegurança enorme. Grande abraço
Acho o prédio lindo e tinha esperança que ele fosse trazer mais dinamismo e segurança para o local, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Sua crítica é muito boa.
Achava inclusive que o prédio não tivesse inaugurado pq sempre passo na frente e parece ainda em obras com essas grades e tapumes no térreo. Uma pena!
esse cara é o cara.
tá funcionando tem umas 4 mês
você é arquiteto?
Confesso, algo que nunca tinha pensado. Em como a arquitetura de um edifício influencia em todo um quarteirão (ou bairro, ou até mesmo cidade). Desde segurança e outros atributos relacionados à qualidade de vida. Parabéns pelo vídeo. Caí de paraquedas, mas gostei muito do conteúdo.
Eu moro nesse bairro (pinheiros) há 13 anos. Vc não consegue imaginar a angústia que foi ver o buracão profundo e cheio de muros ao redor... aí um belo dia você acorda e se depara com esse prédio que parece um estrume gigante. Mano... estava melhor antes quando era só um buraco.
Da um desgosto enorme ter que olhar para essa porcaria gigante na paisagem todos os dias.
Parabéns pelo vídeo. Extremamente necessário. Continue com esse trabalho. Abraços.
Ótima aula! Obrigado! Estarei atento.
Outro detalhe: por ser todo de vidro espelhado, imagino q o reflexo do sol contribui com o aumento da temperatura ao redor do prédio, não é?
Eu ando de bicicleta por ali e confirmo. Em certos momentos do ano (verão especialmente) o sol reflete na fachada e cai na rua. Pra quem anda à pé ou de bicicleta ali em baixo, fica muito quente e também muitas vezes isso elimina as sombras das árvores (pois há luz vindo de 2 direções, do sol "normal" e do refletido). Triste.
Isso no Brasil se tornou mais em senso popular do que verdade uma vez que há muito prédios espelhados por várias partes do mundo inclusive em países que são considerados referência mundial de IDH e economia e nem por isso proíbem prédios assim. Uma vez que se fosse extremamente verdade (tipo, no sentido literal) nenhum local do mundo teria prédios assim e haveria notícias de várias partes do mundo de pessoas assadas vivas por causa de prédios espelhados. Esses prédios inegavelmente embelezam a cidade e faz o Skyline ficar espetacular e de encher os olhos com prédios espelhados com pele de vidro e com arquitetura de tirar o fôlego como nas cidades da China, nos Estados Unidos e Austrália nas cidades da Europa, ou seja, parece que só no Brasil são contra prédios espelhados sendo que nos países mais tops do mundo tem.
Na questão do térreo, eu concordo que deva ter maior preocupação com o entorno e fazer com que a rua seja mais atrativa não só para quem trabalha no prédio mas também para quem está passando pelo local.
Agora, querer proibir a construção de prédios espelhados sendo que são inegavelmente bonitos parecendo de outro mundo com suas peles de vidro e arquitetura futurística de tirar o fôlego (que convenhamos, não tem muitos nas cidades brasileiras em comparação com as espetaculares imagens das cidades americanas e chinesas) sendo que dão um aspecto de desenvolvimento pra cidade, e, pro país, já é exagero irracional.
As cidades do Brasil precisam de mais prédios espelhados com pele de vidro e com arquitetura futurística de tirar o fôlego. Uma vez que o que predomina no Brasil são prédios de uma pseudo arquitetura soviética feia pra caramba chamada de modernista (que é a que destruiu os Centros Históricos das cidades brasileiras que eram 100% de prédios com arquitetura clássica e belos de se ver e admirar), que não passa de caixotes quadradoes de puro concreto cinzento e desbotado que enfeiam as cidades brasileiras as fazendo parecer decadentes e nada atrativas aos olhos do mundo.
Cara, nunca tinha visto por este ângulo, até por ser totalmente leigo no assunto. Mas você tem total razão nos pontos observados.
Dá pra curtir duas vezes?
Excepcional!
Manda o link pros amigos, ajuda o canal! Obrigado! 🙏🙏🙏
Obrigado pelo excelente vídeo. Eu que sou leigo vejo essas coisas, eu imagino que os arquitetos e urbanistas com conhecimento de causa devem se contorcer de dor mental vendo ainda mais lambanças sobre lambanças em série.
Realmente eu não havia me atentado a estes detalhes, já que dificilmente passo ao lado deste "é difícil", ops, edifício. Já comentei em outro vídeo sobre o Edifício da Paulista, o antigo Banco Real, que nos anos 90 simplesmente fechou sua saída para a Alameda Rio Claro devido aos indigentes e moradores de rua que ali se estabeleceram. Com a aquisição pelo Banco ABN Amro foi estruturado um projeto de revitalização do calçadão da Alameda Rio Claro, constituindo uma quadra de área de lazer, com cafeteria e floricultura, sendo batizada de Alameda das Flores. Parte da renda gerada pelos estabelecimentos era revertida para o Projeto Escola Brasil. Tornou-se um novo ponto de encontro e lazer dos paulistanos, trazendo vida e consequentemente mudando o perfil dos frequentadores da região. Foi um extraordinário trabalho que serve de exemplo para os novos edifícios. Não é nem preciso citar as diversas exposições e atividades culturais no hall de entrada da sede e, nos fim de ano a fachada recebia a famosa decoração de Natal e muitas atividades natalinas, que eram muito esperadas e apreciadas por todos na cidade.
Ruim que o brasileiro é muito egoísta. Essas construtoras só querem lucrar e as empresas que se utilizam destes espaços tbm não estão nem aí. Maioria é classe média alta e ricos. Só param seus carros na garagem ou sao deixados e buscados de helicóptero no heliporto. Eles estão confortáveis em suas bolhas e pouco ligam pro coletivo.
@@mht5493Realmente já faz algum tempo que não passo pelo local e acredito que após a pandemia, não fui mais. De qualquer forma o exemplo do ABN Amro, que comprou o Real na época, demonstra como o pensamento de uma empresa européia difere e muito do nosso. O Banco na época mudou por completo o local onde estava inserido, exatamente como este canal tem cobrado dos grandes empreendimentos e do empresariado brasileiro. Nem precisaria olhar muito além, apenas ao redor...
@@mht5493 Ontem passei de carro pela Av. Paulista e verifiquei que a Alameda Rio Claro estava fervilhando, mas não tenho muitas informações à respeito. Abraços!
Ótimo conteúdo! Sou professor de ensino médio, recomendarei para os meus alunos que pensar em prestar arquitetura. Abraços
Adorei esse quadro novo! Já estava sentindo falta do “São Paulo nas Alturas”!
Quando vi o título vim pra criticar pois gosto de prédios altos, mas depois que vi o vídeo me deparei com muita profundidade e análise criteriosa. Parabéns pela análise frutífera!👏🏻👏🏻👏🏻
Amo São Paulo, mas infelizmente tive que sair por causa da péssima qualidade de vida, hoje moro na área rural,outra vida. Minha saúde melhorou muito. SP precisa de mais árvores e menos prédios.
Muito bom. Bem didático para leigos em arquitetura e urbanismo.
Crítica mto bem feita. E ouso um adendo: bom censo estético é uma coisa que se controi com educação e boas referências, duas coisas que infelizmente o brasileiro não tem há mto tempo.
Quando este país incivilizado teve? Me ajude por gentileza. Em 1950? 1900? 1635?
Comentário perfeito!
o edifício não foi feito por um escritório brasileiro, mas pelo KPF, um americano
Faço das suas palavras as minhas. Perfeitas colocações, críticas mais q justas. Mesquinhez, apropriadíssima classificação... Só esse vídeo já valeu minha inscrição!
Muito bom o video! É realmente bem triste oque as construtoras estão fazendo com Pinheiros, acabando com as características que antes eram únicas
Adorei a crítica, bem pontual. Eu passo todo dia pela região, e nem sabia q o prédio já estava operando. Realmente, não contribuiu em nada para a cidade.
Eh com um enorme alivio que finalmente eu assisti esse video, o primeiro que eu vejo neste canal, sobre a integracao arquitetonica de um predio com os habitantes de SP. A arquitetura eh vital pra sustentabilidade da vida. Ha duas decadas eu moro fora do Brasil, e presencio os mesmos problemas. Edificios, passarelas, parques, hospitais, escolas, e todo tipo de edificacao necessita da integracao harmonica entre o meio ambiente e si. A ausencia dessa discussao nao favorece a ninguem, especialmente aqueles quem usam esses espacos. Obrigada pelo video.
Parabéns pela analise que vai além de ver a beleza e sim da funcionalidade, eu sempre olhava esse prédio da Marginal Pinheiros e não imaginava que esse projeto era tão disfuncional assim
Prédios em pontos de destaque deveriam ser escolhidos por meio de concurso de arquitetura. Não foi assim que surgiu o Edifício Itália? Em troca que dessem um aumento no potencial construtivo.
Sempre vídeos fantásticos nesse canal.
Série "crítica de prédio" é maravilhoso! Vou viciar :D
Seus vídeos são ótimos, este em particular, perfeito! Pra mim foi uma aula de como São Paulo não é pensada. Parece q estamos anos luz de conectar os equipamentos da cidade.
Excelente vídeo, por favor, fale sobre o extremo da Zona Norte, Brasilandia, Taipas, Jaraguá, Perus, Pirituba, por favor. Nasci e fui criado lá, essa região é muito menosprezada e esquecida pelo poder público, porém tem um potencial tremendo
Obrigado! Fiz um video sobre o Mercado de Pirituba, "o que falta no mercado", voce ja viu? Pretendo voltar pra ZN logo. abracao
@@SaoPauloNasAlturas Vi sim, achei excelente!!!!
Muito obrigado!!!
Continue com o seu trabalho é maravilhoso!!
Raul, cheguei agora e seu canal tem sido uma grata surpresa. Que conteúdo de qualidade! Parabéns.
Parabéns pela produção, temos mesmo que criticar essas obras que não agregam nada a cidade, pelo contrário só aumentam os problemas
Raul é o nosso poeta da arquitetura. Excelente como sempre!
Seus vídeos são ótimos, Raul. Eu particularmente gosto da estética, mas a falta de comunicação com o entorno realmente é um grande problema.
Acredito que se o prédio fosse construído daqui a 10/20 anos, os arquitetos e investidores teriam pensado em algo para o térreo, mas por enquanto (com os puteiros, moradores de rua e usuários de drogas) o medo prevaleceu, infelizmente.
Acredito que toda a região da Faria Lima de Pinheiros sofrerá mudanças profundas nos próximos anos, e o público irá mudar.
Moro a umas 3 quadras dele. A noite, o barulho dos ar condicionados domina a região. Os vidros baratos, são ondulados e irregulares, assim, nem ao menos refletir algo interessante eles fazem. Sem contar que, agora (05/22), boa parte dos andares ainda está vazio e mesmo assim, as luzes ficam acesas a noite inteira.
Um desastre
Chego a pensar que aqueles pilares de aço fincados no chão, naquele terreno baldio que havia ali...era mais agradável.
Perfeito, mas acredito que ainda há chances desse prédio se integrar a cidade, afinal essa é uma região bacana, cheia de vida e que oferece muitas coisas, falta alguns detalhes muito bem colocados por vc, para que eles se abram para a cidade.
Faço medicina, conheço pouco sobre arquitetura, mas amo esse canal.
Diante dos problemas urbanos que a cidade tem, isso ai vira uma gota no oceano, gostaria de ver coisas sobre a periferia ZL
Acho que um grande foco e ponto central desse canal é analisar os centros urbanos, e como eles poderiam ser mais utilizados para caber mais gente e ter melhor sinergia urbana com comercio. Eles provavelmente (por enquanto) nao vao analisar os bairros perifericos. Muito do canal é sobre como transformar a cidade para *nao ter* periferia de certa forma como é hoje. Meio utopico, mas é o que eles falam aqui (minha sensacao!)
Espero que tenha valido algo esse textao 😅👌👍
Isso é uma aula de arquitetura & urbanismo. Parabéns 👏