Muitos aplausos para a impressionante capacidade narrativa do Raul, que consegue entrelaçar com tanta clareza um número gigantesco de histórias e personagens!
Na verdade até filmes podem ser inspirados em suas idéias,como enredos que se passam na cidade e expressam sua cultura,nas perspectivas que ele apresenta.
Tinha 10 anos quando numa noite sai de SBCampo com um casal de tios que me levaram até a Rua Augusta com a Paulista. Além da vida noturna da Augusta, fiquei encantado com a grandiosidade do Cj Nacional. Anos 90, lá estava eu no prédio ao lado comprando discos de música eletrônica na loja Muzik e tomando vitamina no Tutti Frutti na esquina. O Cj Nacional sempre ali. Em 93 montei meu primeiro escritório na Alameda Jaú, em 95 casei e morei na mesma rua. Realmente esse monstro é um ímã da região. Seu multiuso (que agora parece ser o local das livrarias, ainda bem) me leva toda semana até ele, mesmo morando na Vila Mariana. A culpa de amar tanto a Paulista e não conseguir ficar longe dela, é dos meus tios.
São Paulo é demais ,ja fui andando sa República até à Mooca,passando por liberdade,bom retiro,sé e sei lá mais aonde,uma aventura! Incrível com a cidade é densa e tem espírito próprio!as padarias e o concreto são as marcas de são paulo kkkkk;engraçado mas é verdade; Inclusive aonde moro chamam de panificadora e não de padaria. É diferente. O que notei é que vi pouco verde,mas ainda sim havia neste dia que citei,ei achei e acho bem charmoso. Até o verde nas proximidades do terminal bandeira,só árvores e arbustos e alguma graminha por aqui e ali,mas charmoso ainda.... Em outroa lugares como no Sul,há muito mato,meio que do nada;sem planejamento. Em SP não houve planejamento para isso,mas como há pouquíssimo espaço em todo o canto,parece que a arborização foi planejada kk
Meu avozinho, que só estudou até a 4a série, paulistano raiz nascido no Cambuci, ele trabalhou na construção do Conj Nacional.🥹 Ele me contou isso qdo eu já era adulta. Foi trabalho de risco. Ele descreveu direitinho o que ele tinha que realizar e emnqual parte da construção ele atuou. (Provando que não era invenção não.) Que orgulho me deu de meu vozinho (descanse em paz, vô🥹☝🏼🙏🏼) quando ele disse que deixou seu legado no Conj Nacional. Um guerreiro pela família e pela história da cidade.✊🏼✊🏼
A Av. Paulista é a avenida que deu certo, soube se reinventar e abraçar a metrópole que São Paulo se tornou, tão diferente das outras. O Conj. Nacional é umas das pérolas que exemplifica isso. Parabéns pelo ótimo vídeo, que venham mais!
Essas histórias de uma São Paulo cosmopolita, que se transformava e se desenvolvia, são muito inspiradoras, me trazem a nostalgia de um Brasil que um dia incutiu a forte de esperança de haveria progresso, de que seria capaz de dar luz a algo novo e autêntico. Hoje, a sensação é de que isso deu com os burros n´água. Uma tristeza.
Havia no térreo do Conjunto Nacional o maravilhoso Cine ASTOR, gigante como outros tantos da época, no local que hoje abriga a Livraria Cultura! O piso inclinado da livraria é resquício da plateia do cinema, que também contava com um mezanino, acessado por escada majestosa a partir ao lobby de acesso, localizado próximo à alameda Santos e rua Augusta. Interessante ver no vídeo imagens do edifício 5ª Avenida, situado na esquina da Paulista com a Brigadeiro Luís Antônio, construído também na década de 1950, outro imenso monolito de nossa arquitetura, cuja tipologia original, se dava também com lâmina única e galeria comercial ao térreo... Parabéns Raul pela tão necessária difusão da arquitetura no Brasil!
A história do Conjunto Nacional é fantástica. Lamentavelmente incorporadoras e arquitetos ainda insistem em não produzir edifícios com tanta qualidade como a do Conjunto. Mas não custa nada termos esperança que a boa arquitetura um dia venha com toda sua potência melhorar a vida na cidade de São Paulo. Você é porta-voz de extrema importância para mostrar as pessoas que valorizar o urbanismo é essencial para uma cidade mais humana.
Esse é de fato o melhor canal de arquitetura do Brasil. Conjunto Nacional é um Clássico!!!! Não se faz mas "obras" como essa nos dias de hoje! Parabens pelo conteúdo.
Moro em Guarulhos, na Zona Norte de São Paulo, na mesma casa que meus pais compraram quando eu nasci. Um bairro ainda calmo e arborizado, localizado em uma colina junto à Vila Galvão e seu conhecido Lago (citado no clássico do cinema nacional Absolutamente Certo, de Anselmo Duarte, de 1957). Quando viemos para cá, no meio dos anos 1960, tínhamos uma vista privilegiada de São Paulo, se estendendo até os altos da Av. Paulista, onde se destacava no skyline o Conjunto Nacional com seu letreiro luminoso (se não me engano, dos automóveis Willys). Acho que esse panorama durou até o início dos anos 1980. Hoje a especulação imobiliária encheu o entorno - e a paisagem lá adiante - com edifícios de todos os tamanhos e formatos, sendo os mais próximos os chamados de "alto padrão", aqueles com "varandas gourmet", bloqueando a visão da cidade - a rua onde moro, ao menos, continua protegida pelo zoneamento e mantém suas casas térreas e sobrados, atrás de portões altos e câmeras de segurança. Até quando, não sei. E quando a gente conta que da varanda de casa podia-se enxergar até o Conjunto Nacional, os jovens nos olham incrédulos e sorriem condescendentes: "Mentira de velho", pensam. Mas é assim que era. Garanto que do alto das "varandas gourmet" ainda se avista o impávido colosso de Libeskind e Tjurs. Parabéns São Paulo 469 anos!
Eu me lembro da primeira vez que eu percebi o Conjunto nacional, estava andando pela paulista e quando me dei conta, já tinha entrado em uma livraria lá dentro, eu não sabia nada sobre urbanismo naquela época mas mesmo assim achei incrível. Aprendendo a história desse edifício me faz apreciar ele ainda mais. Adoro seus vídeos, realmente me fazem pensar sobre a cidade em que vivemos e como é possível torna-la melhor. Um tópico que eu gostaria de ver coberto em algum ponto no seu canal são os bairros da City (Jardim Europa, Pacaembu, Alto de Pinheiros, etc), sua história, posição na cidade atual e talvez algumas ideias de como eles poderiam mudar no futuro para se integrar melhor com o ambiente urbano, especialmente considerando a posição que eles ocupam atualmente como subúrbios de baixa densidade e dependência do carro dentro do centro expandido da cidade.
E falar daquele suntuoso shopping ali na zona sul,o mais caro da cidade,esqueci o nome. Frequentadores relataram que é um deserto. Que tristeza. Contei uma história do Alto de Pinheiros nos comentários. Daria para fazer uma enquete sobre qual o bairro favorito também né? Qual o seu? O meu é a Leopoldina kk nada a ver mas é. Que na verdade ali é o Alto da Lapa aue chamam né. Mas exatamente ali próximo da estação de trem Imperatriz Leopoldina,não sei porquê kk. E claro a Mooca. Acho que a Mooca ganha com certeza!
@@estreladamanha33 Onde tá a história do Alto de Pinheiros por favor? Quería muito ler. Pode me explicar como b achar a história que vc contou por favor?!?
hoje trabalho com marketing, mas antes eu era malabarista e muitos anos trabalhei pelos semáforos de SP, já sai do Tucuruvi e fui andando até a faria lima. , passando por Santana, barafunda, Pacaembu, angélica, Higienópolis , subi na paulista desci a augusta, cai na cidade jardins andei a faria lima. Bom dei um role vendo lojas , casas, prédios , apartamentos,, pessoas e lugares e cenários ... sempre andei observando muita coisa e nao tem como nao reparar nas arquiteturas e os projetos de engenheria da cidade. muito legal ver historia de lugares que a gene passou a tanto tempo e de certa forma inspira de varias formas a mente dos moradores da cidade
....o Conjunto Nacional é um marco em nossos corações, Cine Astor, Livraria Cultura, Restaurante Viena e até mesmo o Consulado Americano que faziam parte dessa mini cidade! Será que não seria possível desenvolver algo semelhante com o maravilhoso hotel Maksoud Plaza localizado nas imediações e lamentavelmente descontinuado!!!
Escritorios, apartamentos, restaurante, livraria, sorveteria, mini padaria, loja de roupa, cinema e ..... ❤ esse local trabalhei na decada de 80 e frequento até hj com minha família. Obrigado pela aula e o vídeo.
Muito bom a video como sempre mostrando a historia do Brasil e seus arquitetos importados. Infelizmente na minha opinião, o Brasil sofre de uma doença que se chama "excesso de modernismo" onde o design de todos os prédios são muito chatos e não convidativos. Ja temos ruas sem comercio que tornam as ruas perigosas e feias, agora essa obcessao com o modernismo também tem um impacto muito negativo.
Trabalhei no escritório do arquiteto Claudio Libeskind e tive a honra de conhecer e conversar com o arquiteto Davi Libeskind que foi meu primeiro mestre na arte da pintura.
História linda e EMOCIONANTE…cada vez mais apaixonado por essa CIDADE e Avenida PAULISTA. A foto do bolo do casamento foi APOTEÓTICO… Obrigado por divulgar. 👏👏👏🎉🎉🎉
Olá Raul, Este prédio faz parte da minha vida e de muitos paulistanos. Obrigada pela linda reportagem, não conhecia alguns detalhes que vc conta. Fui frequentadora de tudo o que já teve lá, amava ir no cine Astor e ficar correndo pelas rampas!! Hj temos no terraço o Blue Note SP e o cine marquise tem uma curadoria ótima! O ultimo filme que vi lá foi sobre a vida do Nino Rota. Realmente este marco de São Paulo serve de inspiração para todos!!
Eu não sei a dimensão que vc tem do seu trabalho. Registo aqui o quanto fiquei emocionado e ver seu vídeo. Obrigado por nos presentear com esse conteúdo rico para nós leigos da arquitetura mas amantes dessa cidade louca. O seu vídeo me fez compreender pq amo estar na Paulista. Gratidão
Fascinante, o Conjunto Nacional!!❤👍 Que privilégio de quem mora lá! Poder ir ao mercado, lojas, padarias etc., à alguns passos do apartamento!! Muitas vezes, sem precisar sair do complexo!!👍😃😃
Esse canal é uma aula de arquitetura e urbanismo, especialmente quando se dá valor ao pedestre. O conjunto nacional é um dos poucos lugares onde sinto à vontade de passar da calçada e entrar nos corredores onde tem as lojas, mesmo que seja apenas para cortar caminho, não tem "obstáculos"...
Mais um vídeo fantástico sobre São Paulo. Adoro seus vídeos e a informação/história que vc nos presenteia, amo SP com todos os seus problemas e com toda sua arquitetura. A Paulista realmente é um dos meus lugares preferidos para andar e observar, gosto dos shoppings e lojinhas, cafés e salgados para todos os bolsos. Sempre que posso vou ao Conjunto Nacional, nem que seja para sentar e descansar um pouco. Adoro.❤️
Maravilhoso vídeo Raul Vale lembrar: A maquete do Conjunto Nacional foi feita por Zanine Caldas Antes do início da obra, meu pai abriu uma loja de paisagimos nesse terreno da Paulista/Augusta. Tenho fotos da loja Abraço
Não moro em SP e conheço pouco da cidade. Mas este programa tão dedicado e bem feito me leva a conhecer e admirar os prédios e a história. Parabéns e gracias!
Adorei a proposta do canal; amo São Paulo, minha cidade Natal! Pergunta que não quer calar: por que só se copia ideias exclusivas quando há tantos modos de compartilhar vidas, convivência, oportunidades, conhecimento? O ser humano ainda vai sofrer muito até aprender a ser solidário para com seu semelhante!
Trabalhei durante 5 Anos na Av Paulista na década de 80 e a Saudade e grande daquele tempo. Sempre que viajo a São Paulo vou dar minha volta pela Avenida. Paulista é encantadora e Mágica.
Conjunto Nacional é uma obra que sempre vai estar em minhas memórias. Trabalhei por 4 anos na Contax que existia espalhado pelos andares do conjunto todo e tenho muitas lembranças boas não só do meu trabalho na época como também tudo que vivenciei em volta deste conjunto. Por conta do pós pandemia, home office e e-commerce o prédio sofreu com esvaziamento de salas e andares(e agora a Livraria Cultura decretando falência), assim como toda a cidade. Mas ainda sim segue bonita e imponente. Só tenho saudades mesmo é do relógio gigante do Itaú que tinha no alto do prédio.
Tive uma banda de rock com o neto de Pepi, Luis Carlos Tjurs, ensaiávamos no 25° andar do conj. nacional (ele morava no andar de baixo) final dos anos 80, e assinamos o contrato de nosso disco na gravadora Eldorado que ficava no Hotel Jaraguá. Esse ícone de SP é muito querido por todos nós Paulistanos.
Parabéns pela iniciativa! Que história mais interessante essa do Conjunto Nacional! Meu pai levou minha mãe no final dos anos 1950 para jantar no Fasano no aniversário de casamento deles. O restaurante ficava no térreo do Edifício. Quanto à memória tão bem guardada pelos filhos do arquiteto, nada como ser de uma etnia perseguida desde sempre para saber o valor inestimável da MEMÓRIA.
Não sou arquiteto, tampouco tenho nenhum fascínio especial por arquitetura, mas seus vídeos me ensinaram a ver a cidade a partir de uma perspectiva diferente. Hoje, uma das coisas em que mais presto atenção ao ver um prédio é o andar térreo. Forte abraço e obrigado pelas suas lições.
trabalhei na Av. Paulista por 7 dos melhores anos da minha vida, frequentando o Conjunto Nacional e aproveitando todas as possibilidades que ele oferecia e continua oferecendo a quem quer interagir bem com a cidade em que vive
Meus pais chegaram no Brasil em 1958 e foram morar num apartamento la no " Treme-Treme" ao lado do parque Trianon. Que maravilha lembrar dessa São Paulo tão rica ....nessa diversidade cultural. Quanta beleza foi criada e que força e vibração se sente quando passo por aí ! Muito obrigado Raul ....de colocar tudo isso na "lumière " e nos fazer viajar e se orgulhar desse Brasil....talvez melhor si ouso dizer....daquele Brasil ! Parabéns !
Tenho 85 anos e ainda me lembro da casa de Sabino. Anos depois, trabalhei 15 anos no Conjunto Nacional, até vir morar na BAHIA. Por incrível que pareça, já morava aqui quando soube que havia um bloco de apartamentos lá!
Cheguei agora no seu canal,mas não poderia passar sem elogiar esses brilhantes e realistas episódios que assisti. Sou um nordestino apaixonado por SP, orei aí por muito tempo , inclusive na Frei Caneca que está “do lado certo da Paulista “ 😂😂😂 porque do outro lado está a minha rua favorita: a Pe João Manuel ❤. Amo o Conjunto Nacional , um espetáculo, adorei saber muito sobre ele, obrigado 🙏🏼 Detesto a Faria Lima e toda aquela ostentação cafona, de lá só amo o Shopping Iguatemi , por onde estive desde criança com mina amada mãe . As melhores lembranças ❤ Se fosse morar aí outra vez , escolheria Higienópolis, um bairro especial e de muita tradição. Grato pelos ensinamentos. Serei , de hoje em diante, assíduo por aqui . Ah, perfeita a matéria sobre o Rosewood 👏
Com tantos problemas de transporte e carências de infraestrutura os prédios ou bairros multiuso são uma boa opção. Muito obrigado pelo simpático e inteligente programa.
Obrigado, Raul! Eu já gostava de São Paulo, muitas vezes passo férias na cidade. Mas vendo seus vídeos aqui e ouvindo seus comentários na CBN, já cogito morar na cidade daqui a uns anos, quando me aposentar. Comprei seu livro há um mês e estou degustando aos poucos. Parabéns e obrigado pelo seu trabalho! Allison, de Manaus.
@@aquepontochegamos2653 Infelizmente a chamada "arquitetura moderna" substituiu a beleza por uma feiúra teimosa, que parece estar lá apenas por pirraça. A funcionalidade e originalidade não são incompatíveis com a beleza. O Conjunto Nacional é muito, muito feio, um trambolho. E não é teria que ser assim.
Raul, faz um vídeo sobre as mudanças no bairro das Perdizes/Pompeia, que está se verticalizando muito, mas que está ficando com uma mistura interessante de locais residenciais e comerciais, além da PUC, Sesc Pompeia, Allianz Parque, etc. Acho que é o bairro que mais mudou nos últimos anos e que vai ter mais um metrô.
Continuando: A Livraria cultura gostosa de se frequentar , está fechando , é triste ver este mundo da cultura se esfacelando , por causa do mundo digital !
Mto obrigado pela bela postagem deste documentário. Cheguei a trabalhar no conjunto entre 1976 a 1978 na esquina da Rua Augusta com Alameda Santos na agência do Banco Lar Brasileiro que existia lá na época, e conheci bem o conjunto.
Eu amo o conjunto nacional, acho ele vivo e totalmente conectado com o comércio, lazer e os seus respectivos moradores. Um projeto muito a frente do seu tempo e que revolucionou
Maravilhoso. Uma ode merecida para essa dupla importantissima e, principalmente, para a criacao do Libeskind: um dos predios de uso misto e elegante modernismo mais importantes do Brasil.
o Sao Paulo Nas Alturas é um divisor de aguas quando penso em urbanismo, aprendo muito mais aqui do que na faculdade sobre o assunto. Muitos arquitetos e estudantes que conheço, fecham os olhos para o Urbanismo e Urbanindade, preferem focar no "lucro" que seus projetos lhes dão, sem se preocupar com nada mais. Esse programa bate de frente de uma forma leve, cultural, desafiadora e sem interrogações que não existe (ou nao deveria existir) pensar em arquitetura sem pensar em urbanismo.
Excelente apresentação! Vivi o início desse monumento e subi á pé, até o 23 andar para fumar (cigarro norma) escondido. Estudei no Pais Leme de 58 a 65. Conheci o José Tjurs que era amigo do meu sogro também hoteleiro Paulo Meinberg do Hotel Comodoro. Parabéns
O CN é parte da minha história. Ali terminei namoros, conheci gente nova, comemorei aniversários e vi o tempo passar. Foi onde vi José Saramago uma única vez. Na época, ainda havia ônibus elétrico na Augusta. Antigamente, da USP era possível ver o relógio do Itaú. É um prédio que traz muitas lembranças. Não dá para imaginar SP sem ele.
Qdo criança passava férias com meu pai em SP e ele levava eu e meus irmãos na Livraria Cultura do Conjunto Nacional…eu amava…já adulta eu queria morar no Conjunto Nacional mas um apto ali custa 4 milhões 🫤
Excelente vídeo!!!!!! Nossas cidades teriam outra face (bem melhor do que a atual) se mais arquitetos, urbanistas e engenheiros acompanhassem este canal. Parabéns!!!!!!!
Fantástico. Lição de arquitetura para gerações que estao optando para espaços individualistas. Parabens Raul pelos programas que sao uma grande critica da arquitetura brasileira.
Sensacional! Curtido e compartilhado, parabéns pelo video delicioso e instrutivo! O que aconteceu nos anos 70 que mudamos dessa arquitetura para a o Itaim?
Esse foi o vídeo que mais me emocionei ! Sensacional! Que história maravilhosa. Agora eu olho a arquitetura de forma muito crítica, vejo erros e acertos. Esse canal é um verdadeiro mundo de conhecimento e cultura. ❤
Muitos aplausos para a impressionante capacidade narrativa do Raul, que consegue entrelaçar com tanta clareza um número gigantesco de histórias e personagens!
Muito obrigado!
Raul sempre genial em suas crônicas arquitetônicas...
Esse canal é um oásis de inteligência e elegância.
Simmmmmmmmm é um canal de cultura com certeza!
O sr Raul terá um programa de tv com certeza,ou streaming!!!
Na verdade até filmes podem ser inspirados em suas idéias,como enredos que se passam na cidade e expressam sua cultura,nas perspectivas que ele apresenta.
Concordo plenamente aonde temos muita ignorância e desvalorizando junta a nossas histórias
Tinha 10 anos quando numa noite sai de SBCampo com um casal de tios que me levaram até a Rua Augusta com a Paulista. Além da vida noturna da Augusta, fiquei encantado com a grandiosidade do Cj Nacional. Anos 90, lá estava eu no prédio ao lado comprando discos de música eletrônica na loja Muzik e tomando vitamina no Tutti Frutti na esquina. O Cj Nacional sempre ali. Em 93 montei meu primeiro escritório na Alameda Jaú, em 95 casei e morei na mesma rua. Realmente esse monstro é um ímã da região. Seu multiuso (que agora parece ser o local das livrarias, ainda bem) me leva toda semana até ele, mesmo morando na Vila Mariana.
A culpa de amar tanto a Paulista e não conseguir ficar longe dela, é dos meus tios.
Que relato maravilhoso! 👏🏻 Mais que um testemunho, foi um tributo. 🥰
Simplesmente, o meu lugar favorito de Sampa. Há vezes que vou à Capital só para ir ao Conjunto Nacional e a fantástica livraria da Cultura
São Paulo é demais ,ja fui andando sa República até à Mooca,passando por liberdade,bom retiro,sé e sei lá mais aonde,uma aventura!
Incrível com a cidade é densa e tem espírito próprio!as padarias e o concreto são as marcas de são paulo kkkkk;engraçado mas é verdade;
Inclusive aonde moro chamam de panificadora e não de padaria.
É diferente.
O que notei é que vi pouco verde,mas ainda sim havia neste dia que citei,ei achei e acho bem charmoso.
Até o verde nas proximidades do terminal bandeira,só árvores e arbustos e alguma graminha por aqui e ali,mas charmoso ainda....
Em outroa lugares como no Sul,há muito mato,meio que do nada;sem planejamento.
Em SP não houve planejamento para isso,mas como há pouquíssimo espaço em todo o canto,parece que a arborização foi planejada kk
Também adoro o lugar e fiquei triste com a notícia da falência da Livraria Cultura.
Pois é! A Cultura se foi...
Amo 💓 tbm . E amo o prédio da gazeta amo ficar olhando quero um dia conhecer ele por dentro . Amo o copan tbm icônico.
Teatro Gazeta tb é muito bonito
Meu avozinho, que só estudou até a 4a série, paulistano raiz nascido no Cambuci, ele trabalhou na construção do Conj Nacional.🥹
Ele me contou isso qdo eu já era adulta. Foi trabalho de risco. Ele descreveu direitinho o que ele tinha que realizar e emnqual parte da construção ele atuou. (Provando que não era invenção não.)
Que orgulho me deu de meu vozinho (descanse em paz, vô🥹☝🏼🙏🏼) quando ele disse que deixou seu legado no Conj Nacional.
Um guerreiro pela família e pela história da cidade.✊🏼✊🏼
Conheci David Libeskind pessoalmente, muito gentil e generoso. Merecida homenagem.
A Av. Paulista é a avenida que deu certo, soube se reinventar e abraçar a metrópole que São Paulo se tornou, tão diferente das outras. O Conj. Nacional é umas das pérolas que exemplifica isso.
Parabéns pelo ótimo vídeo, que venham mais!
tem calçadas LARGAS, isso faz toda a diferença.
Essas histórias de uma São Paulo cosmopolita, que se transformava e se desenvolvia, são muito inspiradoras, me trazem a nostalgia de um Brasil que um dia incutiu a forte de esperança de haveria progresso, de que seria capaz de dar luz a algo novo e autêntico. Hoje, a sensação é de que isso deu com os burros n´água. Uma tristeza.
Havia no térreo do Conjunto Nacional o maravilhoso Cine ASTOR, gigante como outros tantos da época, no local que hoje abriga a Livraria Cultura! O piso inclinado da livraria é resquício da plateia do cinema, que também contava com um mezanino, acessado por escada majestosa a partir ao lobby de acesso, localizado próximo à alameda Santos e rua Augusta. Interessante ver no vídeo imagens do edifício 5ª Avenida, situado na esquina da Paulista com a Brigadeiro Luís Antônio, construído também na década de 1950, outro imenso monolito de nossa arquitetura, cuja tipologia original, se dava também com lâmina única e galeria comercial ao térreo... Parabéns Raul pela tão necessária difusão da arquitetura no Brasil!
A história do Conjunto Nacional é fantástica. Lamentavelmente incorporadoras e arquitetos ainda insistem em não produzir edifícios com tanta qualidade como a do Conjunto. Mas não custa nada termos esperança que a boa arquitetura um dia venha com toda sua potência melhorar a vida na cidade de São Paulo. Você é porta-voz de extrema importância para mostrar as pessoas que valorizar o urbanismo é essencial para uma cidade mais humana.
Esse é de fato o melhor canal de arquitetura do Brasil. Conjunto Nacional é um Clássico!!!! Não se faz mas "obras" como essa nos dias de hoje! Parabens pelo conteúdo.
o conjunto nacional é incrível, obrigado pela história
Moro em Guarulhos, na Zona Norte de São Paulo, na mesma casa que meus pais compraram quando eu nasci. Um bairro ainda calmo e arborizado, localizado em uma colina junto à Vila Galvão e seu conhecido Lago (citado no clássico do cinema nacional Absolutamente Certo, de Anselmo Duarte, de 1957). Quando viemos para cá, no meio dos anos 1960, tínhamos uma vista privilegiada de São Paulo, se estendendo até os altos da Av. Paulista, onde se destacava no skyline o Conjunto Nacional com seu letreiro luminoso (se não me engano, dos automóveis Willys). Acho que esse panorama durou até o início dos anos 1980. Hoje a especulação imobiliária encheu o entorno - e a paisagem lá adiante - com edifícios de todos os tamanhos e formatos, sendo os mais próximos os chamados de "alto padrão", aqueles com "varandas gourmet", bloqueando a visão da cidade - a rua onde moro, ao menos, continua protegida pelo zoneamento e mantém suas casas térreas e sobrados, atrás de portões altos e câmeras de segurança. Até quando, não sei. E quando a gente conta que da varanda de casa podia-se enxergar até o Conjunto Nacional, os jovens nos olham incrédulos e sorriem condescendentes: "Mentira de velho", pensam. Mas é assim que era. Garanto que do alto das "varandas gourmet" ainda se avista o impávido colosso de Libeskind e Tjurs.
Parabéns São Paulo 469 anos!
Eu me lembro da primeira vez que eu percebi o Conjunto nacional, estava andando pela paulista e quando me dei conta, já tinha entrado em uma livraria lá dentro, eu não sabia nada sobre urbanismo naquela época mas mesmo assim achei incrível. Aprendendo a história desse edifício me faz apreciar ele ainda mais.
Adoro seus vídeos, realmente me fazem pensar sobre a cidade em que vivemos e como é possível torna-la melhor. Um tópico que eu gostaria de ver coberto em algum ponto no seu canal são os bairros da City (Jardim Europa, Pacaembu, Alto de Pinheiros, etc), sua história, posição na cidade atual e talvez algumas ideias de como eles poderiam mudar no futuro para se integrar melhor com o ambiente urbano, especialmente considerando a posição que eles ocupam atualmente como subúrbios de baixa densidade e dependência do carro dentro do centro expandido da cidade.
Ótima ideia, obrigado!
E falar daquele suntuoso shopping ali na zona sul,o mais caro da cidade,esqueci o nome.
Frequentadores relataram que é um deserto.
Que tristeza.
Contei uma história do Alto de Pinheiros nos comentários.
Daria para fazer uma enquete sobre qual o bairro favorito também né?
Qual o seu?
O meu é a Leopoldina kk nada a ver mas é.
Que na verdade ali é o Alto da Lapa aue chamam né.
Mas exatamente ali próximo da estação de trem Imperatriz Leopoldina,não sei porquê kk.
E claro a Mooca.
Acho que a Mooca ganha com certeza!
@@estreladamanha33 Villa Lobos, Morumbi.....melhor bairro da zona sul: Interlagos
@@estreladamanha33 Onde tá a história do Alto de Pinheiros por favor?
Quería muito ler. Pode me explicar como b achar a história que vc contou por favor?!?
Uau...que história maravilhosa!
hoje trabalho com marketing, mas antes eu era malabarista e muitos anos trabalhei pelos semáforos de SP, já sai do Tucuruvi e fui andando até a faria lima. , passando por Santana, barafunda, Pacaembu, angélica, Higienópolis , subi na paulista desci a augusta, cai na cidade jardins andei a faria lima. Bom dei um role vendo lojas , casas, prédios , apartamentos,, pessoas e lugares e cenários ... sempre andei observando muita coisa e nao tem como nao reparar nas arquiteturas e os projetos de engenheria da cidade. muito legal ver historia de lugares que a gene passou a tanto tempo e de certa forma inspira de varias formas a mente dos moradores da cidade
....o Conjunto Nacional é um marco em nossos corações, Cine Astor, Livraria Cultura, Restaurante Viena e até mesmo o Consulado Americano que faziam parte dessa mini cidade! Será que não seria possível desenvolver algo semelhante com o maravilhoso hotel Maksoud Plaza localizado nas imediações e lamentavelmente descontinuado!!!
Escritorios, apartamentos, restaurante, livraria, sorveteria, mini padaria, loja de roupa, cinema e ..... ❤ esse local trabalhei na decada de 80 e frequento até hj com minha família. Obrigado pela aula e o vídeo.
Sorveteriaaaaa XD
Moro perto do Conjunto Nacional e posso dizer: que exemplo de fachada ativa com comércios e serviços. É incrível e super agradável caminhar por ali.
Minha irma está escrevendo o TCC com base no conjunto nacional. Fui junto fotografar. É incrível
Muito bom a video como sempre mostrando a historia do Brasil e seus arquitetos importados. Infelizmente na minha opinião, o Brasil sofre de uma doença que se chama "excesso de modernismo" onde o design de todos os prédios são muito chatos e não convidativos. Ja temos ruas sem comercio que tornam as ruas perigosas e feias, agora essa obcessao com o modernismo também tem um impacto muito negativo.
Trabalhei no escritório do arquiteto Claudio Libeskind e tive a honra de conhecer e conversar com o arquiteto Davi Libeskind que foi meu primeiro mestre na arte da pintura.
Que honra! Parabéns!!
Uma aula de história da arquitetura no Brasil. Aplausos aos Mestres!
História linda e EMOCIONANTE…cada vez mais apaixonado por essa CIDADE e Avenida PAULISTA. A foto do bolo do casamento foi APOTEÓTICO… Obrigado por divulgar. 👏👏👏🎉🎉🎉
Olá Raul,
Este prédio faz parte da minha vida e de muitos paulistanos.
Obrigada pela linda reportagem, não conhecia alguns detalhes que vc conta.
Fui frequentadora de tudo o que já teve lá, amava ir no cine Astor e ficar correndo pelas rampas!!
Hj temos no terraço o Blue Note SP e o cine marquise tem uma curadoria ótima!
O ultimo filme que vi lá foi sobre a vida do Nino Rota.
Realmente este marco de São Paulo serve de inspiração para todos!!
🙏🙏🙏
Eu não sei a dimensão que vc tem do seu trabalho. Registo aqui o quanto fiquei emocionado e ver seu vídeo.
Obrigado por nos presentear com esse conteúdo rico para nós leigos da arquitetura mas amantes dessa cidade louca. O seu vídeo me fez compreender pq amo estar na Paulista. Gratidão
Muito, muito obrigado! Tomara que o canal cresça! Abração
sou um apaixonado pelo conjunto Nacional moro a 2 quadras e todos os dias me emociono em ver e sentir essa energia .parabéns pela reportagem
Fascinante, o Conjunto Nacional!!❤👍 Que privilégio de quem mora lá! Poder ir ao mercado, lojas, padarias etc., à alguns passos do apartamento!! Muitas vezes, sem precisar sair do complexo!!👍😃😃
Verdade, é a edificação que representa São Paulo!
Esse canal é uma aula de arquitetura e urbanismo, especialmente quando se dá valor ao pedestre. O conjunto nacional é um dos poucos lugares onde sinto à vontade de passar da calçada e entrar nos corredores onde tem as lojas, mesmo que seja apenas para cortar caminho, não tem "obstáculos"...
Muito obrigado! Sinto o mesmo lá! Se puder, manda o vídeo pros amigos e fala pra eles se inscreverem no canal, 🙏
Mais um vídeo fantástico sobre São Paulo. Adoro seus vídeos e a informação/história que vc nos presenteia, amo SP com todos os seus problemas e com toda sua arquitetura. A Paulista realmente é um dos meus lugares preferidos para andar e observar, gosto dos shoppings e lojinhas, cafés e salgados para todos os bolsos. Sempre que posso vou ao Conjunto Nacional, nem que seja para sentar e descansar um pouco. Adoro.❤️
Maravilhoso vídeo Raul
Vale lembrar: A maquete do Conjunto Nacional foi feita por Zanine Caldas
Antes do início da obra, meu pai abriu uma loja de paisagimos nesse terreno da Paulista/Augusta.
Tenho fotos da loja
Abraço
👏👏👏
Já vai 60 anos que convivo meu dia a dia neste prédio que eu amo...
Não moro em SP e conheço pouco da cidade. Mas este programa tão dedicado e bem feito me leva a conhecer e admirar os prédios e a história.
Parabéns e gracias!
Não acredito que só descobri agora que o Conjunto Nacional é projeto do Libeskind!!! Genial, adorei o vídeo.
Teu trabalho é fantástico... cada vidro melhor do que outro
Adorei a proposta do canal; amo São Paulo, minha cidade Natal!
Pergunta que não quer calar: por que só se copia ideias exclusivas quando há tantos modos de compartilhar vidas, convivência, oportunidades, conhecimento?
O ser humano ainda vai sofrer muito até aprender a ser solidário para com seu semelhante!
Olha só...eu poderia jurar que era projeto do Niemeyer...eu amo o Conjunto Nacional, minha parada obrigatória quando visito São Paulo!
Sugestão: um vídeo complementar com imagem do terraço, mecânico, da cúpula,se possível do topo...sempre tive curiosidade de ver a cúpula...
Excelente vídeo! sou de MG mas fico impressionado com todas as histórias de arquitetura de SP e é uma cidade que eu adoro passear. Parabéns.
Trabalhei durante 5 Anos na Av Paulista na década de 80 e a Saudade e grande daquele tempo. Sempre que viajo a São Paulo vou dar minha volta pela Avenida. Paulista é encantadora e Mágica.
Conjunto Nacional é uma obra que sempre vai estar em minhas memórias. Trabalhei por 4 anos na Contax que existia espalhado pelos andares do conjunto todo e tenho muitas lembranças boas não só do meu trabalho na época como também tudo que vivenciei em volta deste conjunto. Por conta do pós pandemia, home office e e-commerce o prédio sofreu com esvaziamento de salas e andares(e agora a Livraria Cultura decretando falência), assim como toda a cidade. Mas ainda sim segue bonita e imponente. Só tenho saudades mesmo é do relógio gigante do Itaú que tinha no alto do prédio.
Tive uma banda de rock com o neto de Pepi, Luis Carlos Tjurs, ensaiávamos no 25° andar do conj. nacional (ele morava no andar de baixo) final dos anos 80, e assinamos o contrato de nosso disco na gravadora Eldorado que ficava no Hotel Jaraguá. Esse ícone de SP é muito querido por todos nós Paulistanos.
Que história! Tem alguma foto do Pepe?
@@SaoPauloNasAlturas infelizmente não
Parabéns pela iniciativa! Que história mais interessante essa do Conjunto Nacional! Meu pai levou minha mãe no final dos anos 1950 para jantar no Fasano no aniversário de casamento deles. O restaurante ficava no térreo do Edifício. Quanto à memória tão bem guardada pelos filhos do arquiteto, nada como ser de uma etnia perseguida desde sempre para saber o valor inestimável da MEMÓRIA.
Não sou arquiteto, tampouco tenho nenhum fascínio especial por arquitetura, mas seus vídeos me ensinaram a ver a cidade a partir de uma perspectiva diferente. Hoje, uma das coisas em que mais presto atenção ao ver um prédio é o andar térreo.
Forte abraço e obrigado pelas suas lições.
Cada vídeo um aprendizado, a gente passa a ter um novo olhar sobre São Paulo. Parabéns e obrigado!
Parabéns Raul , o seu Trabalho é Nobre , Fantástico ❗
Nós que somos paulistanos temos ligação emocional com o conjunto NACIONAL, sempre adorei esse lugar.
trabalhei na Av. Paulista por 7 dos melhores anos da minha vida, frequentando o Conjunto Nacional e aproveitando todas as possibilidades que ele oferecia e continua oferecendo a quem quer interagir bem com a cidade em que vive
Meus pais chegaram no Brasil em 1958 e foram morar num apartamento la no " Treme-Treme" ao lado do parque Trianon. Que maravilha lembrar dessa São Paulo tão rica ....nessa diversidade cultural. Quanta beleza foi criada e que força e vibração se sente quando passo por aí ! Muito obrigado Raul ....de colocar tudo isso na "lumière " e nos fazer viajar e se orgulhar desse Brasil....talvez melhor si ouso dizer....daquele Brasil ! Parabéns !
Que história maravilhosa! Mais um bom motivo para apreciar o Conjunto Nacional.
Amo o Conjunto Nacional! Sempre que posso, passo por lá! Tem um ar cosmopolita de São Paulo! Parabéns Raul! 👊🏻🚀
Que história linda. Amo SP
#lchaim
Tenho 85 anos e ainda me lembro da casa de Sabino. Anos depois, trabalhei 15 anos no Conjunto Nacional, até vir morar na BAHIA. Por incrível que pareça, já morava aqui quando soube que havia um bloco de apartamentos lá!
Cheguei agora no seu canal,mas não poderia passar sem elogiar esses brilhantes e realistas episódios que assisti. Sou um nordestino apaixonado por SP, orei aí por muito tempo , inclusive na Frei Caneca que está “do lado certo da Paulista “ 😂😂😂 porque do outro lado está a minha rua favorita: a Pe João Manuel ❤. Amo o Conjunto Nacional , um espetáculo, adorei saber muito sobre ele, obrigado 🙏🏼 Detesto a Faria Lima e toda aquela ostentação cafona, de lá só amo o Shopping Iguatemi , por onde estive desde criança com mina amada mãe . As melhores lembranças ❤ Se fosse morar aí outra vez , escolheria Higienópolis, um bairro especial e de muita tradição. Grato pelos ensinamentos. Serei , de hoje em diante, assíduo por aqui . Ah, perfeita a matéria sobre o Rosewood 👏
Com tantos problemas de transporte e carências de infraestrutura os prédios ou bairros multiuso são uma boa opção. Muito obrigado pelo simpático e inteligente programa.
O jornalista explicando a arquitetura, resultado muito bom!
Parabéns Raul, e que história, quantos talentos em uma única obra de arte. Visionário.
Obrigado, Raul! Eu já gostava de São Paulo, muitas vezes passo férias na cidade. Mas vendo seus vídeos aqui e ouvindo seus comentários na CBN, já cogito morar na cidade daqui a uns anos, quando me aposentar. Comprei seu livro há um mês e estou degustando aos poucos. Parabéns e obrigado pelo seu trabalho! Allison, de Manaus.
Poxa, que legal! E eu ainda preciso conhecer Manaus!
Sempre gostei das fachadas de prédios antigos, mas seus vídeos são uma contribuição essencial para a completa mudança do olhar, parabéns!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu acho mais bonito que os de hj.
@@aquepontochegamos2653 Infelizmente a chamada "arquitetura moderna" substituiu a beleza por uma feiúra teimosa, que parece estar lá apenas por pirraça. A funcionalidade e originalidade não são incompatíveis com a beleza. O Conjunto Nacional é muito, muito feio, um trambolho. E não é teria que ser assim.
Raul, faz um vídeo sobre as mudanças no bairro das Perdizes/Pompeia, que está se verticalizando muito, mas que está ficando com uma mistura interessante de locais residenciais e comerciais, além da PUC, Sesc Pompeia, Allianz Parque, etc. Acho que é o bairro que mais mudou nos últimos anos e que vai ter mais um metrô.
Se não houvesse destruído um casarão histórico, hoje não seria acessível o Conjunto Nacional!
😃👍
Continuando: A Livraria cultura gostosa de se frequentar , está fechando , é triste ver este mundo da cultura se esfacelando , por causa do mundo digital !
Pô que legal,cada vídeo uma aula de história sobre a construção da cidade de SP .Parabéns pelo canal Raul...VIDA LONGA !
Mto obrigado pela bela postagem deste documentário. Cheguei a trabalhar no conjunto entre 1976 a 1978 na esquina da Rua Augusta com Alameda Santos na agência do Banco Lar Brasileiro que existia lá na época, e conheci bem o conjunto.
obrigado por trazer essa bela historia, esse exemplo de como construir uma cidade para todos, sem esquecer da estética e da utilidade.
Eu amo o conjunto nacional, acho ele vivo e totalmente conectado com o comércio, lazer e os seus respectivos moradores. Um projeto muito a frente do seu tempo e que revolucionou
Muito bom. Sou do tempo do restaurante Fasano. Não podemos perder a esperança de melhorar nossa cidade.
Maravilhoso. Uma ode merecida para essa dupla importantissima e, principalmente, para a criacao do Libeskind: um dos predios de uso misto e elegante modernismo mais importantes do Brasil.
👏👏👏
obras inspiradoras, legado pra cidade e para arquitetura brasileira, parabens Raul pelo incrivel trabalho documental e narrativo.
eu amo o conjunto nacioal, principalmente o térreo
Wow! Que história!
Uma sugestão: metro de sp, as qualidades, defeitos, obras! Ou sobre o Rodoanel
Adoro seus vídeos, obrigada por compartilhar seus saberes e curiosidades sobre são Paulo
o Sao Paulo Nas Alturas é um divisor de aguas quando penso em urbanismo, aprendo muito mais aqui do que na faculdade sobre o assunto. Muitos arquitetos e estudantes que conheço, fecham os olhos para o Urbanismo e Urbanindade, preferem focar no "lucro" que seus projetos lhes dão, sem se preocupar com nada mais. Esse programa bate de frente de uma forma leve, cultural, desafiadora e sem interrogações que não existe (ou nao deveria existir) pensar em arquitetura sem pensar em urbanismo.
Eu passei muito tempo no Conjunto Nacional nos anos 70 quando estudei lá no curso Objetivo. Esse vídeo me faz muita saudade!
Brilhante.
Ainda ontem estive no Conjunto Nacional e pensei, quem o havia imaginado?
Excelente apresentação! Vivi o início desse monumento e subi á pé, até o 23 andar para fumar (cigarro norma) escondido.
Estudei no Pais Leme de 58 a 65. Conheci o José Tjurs que era amigo do meu sogro também hoteleiro Paulo Meinberg do Hotel Comodoro.
Parabéns
O CN é parte da minha história. Ali terminei namoros, conheci gente nova, comemorei aniversários e vi o tempo passar. Foi onde vi José Saramago uma única vez. Na época, ainda havia ônibus elétrico na Augusta. Antigamente, da USP era possível ver o relógio do Itaú. É um prédio que traz muitas lembranças. Não dá para imaginar SP sem ele.
Parabéns pelo canal, pelas histórias e por mostrar o que São Paulo tem de bom
Deslumbrante essa obra: Conjunto Nacional ❤
Histórias que mostram sonhos e bons projetos atuais.
Qdo criança passava férias com meu pai em SP e ele levava eu e meus irmãos na Livraria Cultura do Conjunto Nacional…eu amava…já adulta eu queria morar no Conjunto Nacional mas um apto ali custa 4 milhões 🫤
Emocionante. Tenho um grande apresso pelos casarões Antigos. Parabéns pelo Canal.
Excelente vídeo!!!!!! Nossas cidades teriam outra face (bem melhor do que a atual) se mais arquitetos, urbanistas e engenheiros acompanhassem este canal. Parabéns!!!!!!!
A história sendo "que história!!!"...👏👏👏
Maravilha de explanação sobre uma obra sem paralelo
História e técnica
Amo, vou todos os dia no conjunto Nacional. Moro bem pertinho!
Fantástico. Lição de arquitetura para gerações que estao optando para espaços individualistas.
Parabens Raul pelos programas que sao uma grande critica da arquitetura brasileira.
Sensacional! Curtido e compartilhado, parabéns pelo video delicioso e instrutivo! O que aconteceu nos anos 70 que mudamos dessa arquitetura para a o Itaim?
Ethos judaico e legado para a cosmopolita SP.
Vídeo sensacional!
Esse foi o vídeo que mais me emocionei ! Sensacional!
Que história maravilhosa. Agora eu olho a arquitetura de forma muito crítica, vejo erros e acertos. Esse canal é um verdadeiro mundo de conhecimento e cultura. ❤
Muito bom!!!
Que Plano Diretor de Urbanismo.....belas histórias 😊
O Conjunto Nacional é a Paulista, a Paulista é o Conjunto Nacional!
Gosto demais do conjunto nacional.
Raul, compartilhei com quem pude. Muito boa a história, dá para imaginar um filme, sem esforço
Obrigado, Raul, pelo seu fantástico trabalho!
Raul, parabéns e obrigado por este excelente trabalho que você faz.
Grande plataforma e generosa lâmina vertical, realmente bem bacana.
A cada episódio....aprendo a gostar mais desse canal...parabens !!!!