Vídeo maravilhoso!!! Amo a arquitetura de São Paulo. Torço profundamente que venha mesmo o retrofit definitivamente, de verdade. E aconteça a mudança visual de Sampa, com a valorização dos prédios icônicos, e mesmo aqueles simples e belos. Artacho Jurado era um gênio, sou apaixonada pelos prédios que ele projetou.
Conheço a maioria dos prédios sessentões por fora, ou na galeria embaixo, eu também os acho muito lindos, visito todos os que eu posso visitar, Fico feliz, que eles tenham ficado na moda, adoro o Centro, saio com uma câmera baratinha e saio tirando fotos. Até os viadutos dão boas fotos. Sim, acho os Arquitetos Artistas. Amo a nossa Cidade. Amei mais depois que viajei para o velho mundo, descobri que o que é velho aqui, é jovem, porque são depois de 1900. Que palestra interessante, ela é muito bem vinda, fico grata de vcs compartilharem. Parabéns Raul Juste, estou te seguindo no São Paulo nas alturas.
Raul eu estou de boca aberta de ver como vc conhece tanto a estória da cidade de São Paulo e seus edifícios bem como os arquitetos e engenheiros que contruiram . Parabéns pela sua cultura.
Excelente. São Paulo tem prédios lindos no centro, horriveis são essas torres envidraçadas de hj. Mai uma vez, o cinema do COPAN deve ser reativado......ou como cinema ou teatro. Vamos ver isso prefeitura de São Paulo ?
Cine Copan é propriedade privada da Igreja Renascer, é utilizado para pequenos cultos porém o uso maior é para ensaios musicais, não sei se a Prefeitura pagaria o montante que vale hoje em dia. Já morei lá, não sei se o condomínio aprovaria tal uso, haja visto a imensa galeria que há lá e é pouco utilizada bem como o sobrevão da entrada, entre o bloco C e D.
👏🏻👏🏻👏🏻, sou paulistano, nasci em 1955, amo esse País, e principalmente essa cidade: só acho que está faltando verde em São Paulo, poderíamos começar a melhorar-la, plantando árvores
Muito interessante. Gostaria de saber o que ele acha da Barra da Tijuca no Rio. Eu pessoalmente DETESTO! É muito caro, impessoal e não tem gente nas ruas, tudo dentro de shopping, só se anda de carro, tudo muito distante e chato. Não vale o preço que se cobra , mesmo porque não é seguro e tem muitos assaltos diariamente. Quem pode, tem carro blindado.
mt bom! Já vi outras falas do RJL e ele comunica muito bem o potencial democrático que a cidade bem pensada possui. Recomendo o canal dele no yt, São Paulo nas Alturas
É dificil mudar a mentalidade do brasileiro sobre prédios, projeto de prédio com fachada ativa deveria obter um acréscimo no coeficiente de aproveitamento do terreno. Prédio murado sem conexão com calçada deveria ser proíbido, é um crime contra a cidade.
Porque os prédios destas décadas tem a cara juventude? Fico um pouco desconfiado com essa frase porque a juventude de hoje não é igual a juventude de meus avós. Acabei de sair dessa fase da juventude e posso garantir que a juventude de hoje está cheio de hábitos e comportamentos importados da grande mídia. Mas voltando ao assunto da arquitetura, que é o motivo de estar aqui, acredito que esses imóveis atualmente são desvalorizados. O mercado Imobiliario é cruel e severo. O objetivo dos incorporadores é um só, lucro. Querem novos espaços para construir mais prédios, da maneira mais simples possível e ter o máximo de lucro. Não estão preocupado com a cidade em si, mas com a visão que eles querem e acham que é certo para a cidade. Pergunta aos baby boomers e a geração Geração X se eles querem morar nesses prédios. A maioria Não. Caem facilmente no marketing cruel das construtoras, porque eles podem pagar por isso, com seus rendimentos, bons empregos e suas aposentadorias. Os millennials e a geração Z, não tem capital pra investir em imóveis. Se querem morar em apartamentos vão procurar alternativas baratas. Mas eu apoio esse movimento. Esses prédios são 1000x melhor do que esses quadradinhos bege que se constroem por aí. São prédios com mais personalidade. É uma pena eles estarem abandonados atualmente. Espero que esse movimento de reocupação desses prédios ganhe cada vez mais força. Imagina morar no Copan... Enfim, gosto muito de São Paulo
Prezado Raul . Procure conhecer o movimento da Bahaus ... aqui no RUclips tem vários vídeos para entender a sua importância na arquitetura mundial . Sobre o imigrante polones q vc citou, como ele vários outros empreenderam e desenharam seus projetos sem serem arquitetos ou engenheiros... Marcel Breuer que fez projetos icônicos e desenhou algumas cadeiras famosos estudou marcenaria.
O Edifício Três Marias foi totalmente residencial até relativamente pouco tempo. Com o alargamento da Avenida Paulista, na primeira metade dos anos 70, a projeção dos apartamentos do piso térreo desapareceu e se tornou inviável viver nestes imóveis. Daí, anos mais tarde, esses apartamentos foram convertidos em lojas, por sinal, muito incômodas e repletas de colunas.
O espírito do tempo q rege a cidade e a legislação, o carro é a figura chave dessa urbanização tanto para o abandono do Centro nas décadas de 70 e 80 quanto para sua reocupação no nosso tempo
Eu concordo que a legislação deve mudar, mas essa narrativa histórica esquerdista anti carro já deu no saco. Há uns 50 anos os caras falam a mesma coisa e há uns 50 anos essa turma só cria leis cada vez mais rígidas que nos trouxe aos atuais problemas. Não há mal algum ter um carro, eu mesmo não abro mão, atualmente estou sem carro, mas nem de longe prefiro transporte público, bicicleta então só se eu fosse louco ou morasse nos Jardins pra pagar de ecologicamente correto cult. Ao meu ver o problema está justamente nesse debate vazio que não enxerga os reais problemas e necessidades da cidade, demoniza o transporte individual e por consequência não resolve problema algum, só agrava os existentes e cria novos. Que fique claro que meu objetivo aqui não é sywcar ninguém, precisa falar porque hoje tudo é interpretado com o ataque quando se tem uma opinião ou visão paralela.
@@ederdepaulasilva temos q analisar casos concretos mas perto de nós, tb não sou entusiasta da bicicleta como estratégia de transporte, talvez para pequenos percursos, mas vamos ver o caso de Londres que criou um pedágio urbanos no Centro da cidade çara evitar os super congestionamentos e investe esse dinheiro no metrô que é um sistema eficiente porém caro
@@carlosadrianodesousareis4566 exatamente, o cerne da discussão é entender a morfologia da cidade e propor meios de transporte adequados. Eu também aposto no metrô como o que há de melhor para transporte de massas, mas sem demonizar o automóvel, acredito até em vias submersas para trânsito dos autos enquanto a superfície ficaria totalmente livre para as pessoas
@@ederdepaulasilvaem São Paulo, precisamos valorizar ainda mais as motos e planejar melhor as faixas de ônibus, visando o fluxo contínuo, com faixas duplas nos pontos em grandes avenidas. As bicicletas deveriam ficar onde tem espaço pra ciclovias em canteiros centrais. A "ciclo-faixa" pintada no asfalto ao lado dos carros é uma abominação que não resolve nada, pelo contrário.
@@ederdepaulasilvamas o que aliviaria os maiores problemas de mobilidade em São Paulo é ter muito mais metrô de qualidade. E também incentivar grandes empresas a abrirem ou se mudarem para fora do "centro expandido".
Curto bastante o tema, mas não posso negar que ele glamuriza o passado e uma classe média que nem era classe média mesmo, e sim uma ínfima parcela da população.
mais ou menos, eh mto mais eficiente e humano os predios antigos do que o urbanismo novo, paredoes de condominios, predios isolados, expulsando a população para as periferias
"Os prédios sessentões têm a cara da juventude de hoje" também porque os jovens hoje nao tem dinheiro e querem viver no centro nos predios populares ahhahahahhaha
Simples, esses prédios foram feitos para pessoas, é por isso que eles ainda se conectam com as novas gerações. Excelente palestra!
Que delícia é ouvir o Raul palestrar! O canal dele tbm é ótimo!
O Raul é sensacional! Aula de urbanismo! 👏🏻👏🏻
Sou aluna da arquitetura e urbanismo, apaixonada pela história de são Paulo.
Vídeo maravilhoso!!! Amo a arquitetura de São Paulo. Torço profundamente que venha mesmo o retrofit definitivamente, de verdade. E aconteça a mudança visual de Sampa, com a valorização dos prédios icônicos, e mesmo aqueles simples e belos.
Artacho Jurado era um gênio, sou apaixonada pelos prédios que ele projetou.
Quanta coisa boa numa única palestra.
Conheço a maioria dos prédios sessentões por fora, ou na galeria embaixo, eu também os acho muito lindos, visito todos os que eu posso visitar, Fico feliz, que eles tenham ficado na moda, adoro o Centro, saio com uma câmera baratinha e saio tirando fotos. Até os viadutos dão boas fotos. Sim, acho os Arquitetos Artistas. Amo a nossa Cidade. Amei mais depois que viajei para o velho mundo, descobri que o que é velho aqui, é jovem, porque são depois de 1900. Que palestra interessante, ela é muito bem vinda, fico grata de vcs compartilharem. Parabéns Raul Juste, estou te seguindo no São Paulo nas alturas.
Sou apaixonado por Arquitetura, sou do Ramo Militar porém amei essa Aula Riquíssima.
Brilhante!
Show!
Raul eu estou de boca aberta de ver como vc conhece tanto a estória da cidade de São Paulo e seus edifícios bem como os arquitetos e engenheiros que contruiram . Parabéns pela sua cultura.
Raul é um herói!
Sensacional 😮
Excelente explanação!
que aula
Vídeo de 3 anos atrás é extremamente atual
Bom demais!!!
Eu poderia ouvir o Raul palestrar por horas, de qualquer assunto que fosse...
Excelente. São Paulo tem prédios lindos no centro, horriveis são essas torres envidraçadas de hj.
Mai uma vez, o cinema do COPAN deve ser reativado......ou como cinema ou teatro. Vamos ver isso prefeitura de São Paulo ?
Cine Copan é propriedade privada da Igreja Renascer, é utilizado para pequenos cultos porém o uso maior é para ensaios musicais, não sei se a Prefeitura pagaria o montante que vale hoje em dia.
Já morei lá, não sei se o condomínio aprovaria tal uso, haja visto a imensa galeria que há lá e é pouco utilizada bem como o sobrevão da entrada, entre o bloco C e D.
Nem tudo deve ou pode partir do poder estatal. As pessoas precisam aprender a convencer e influenciar.
Que maravilha é ouvir você Raul. Quanto aprendizado estou tirando de suas falas. Só falta comprar o livro.
👏🏻👏🏻👏🏻, sou paulistano, nasci em 1955, amo esse País, e principalmente essa cidade: só acho que está faltando verde em São Paulo, poderíamos começar a melhorar-la, plantando árvores
Um vídeo dessa importância tenha que ter mais views! Coloca um gatinho da próxima vez.
Na moral Raul. VOCÊ É FODA
Pontos bem importantes levantados. E muitas vezes a gente nem pensa sobre isso!
No passado tivemos renomados arquitetos que fizeram história no Brasil. A maioria veio de fora 👏👏👏👏👍🏻
Sensacional.!!!!!. Que aula.!!!
Perfeito
Amei cada segundo desse vídeo
Parabéns,show,amo a cidades de São Paulo.
C.... Descobri que gosto de arquitetura!!! Muito legal a palestra!
Sensacional!
excelente palestra de um arquiteto sem diploma !!!!
Excelente!
Muito interessante. Gostaria de saber o que ele acha da Barra da Tijuca no Rio. Eu pessoalmente DETESTO! É muito caro, impessoal e não tem gente nas ruas, tudo dentro de shopping, só se anda de carro, tudo muito distante e chato. Não vale o preço que se cobra , mesmo porque não é seguro e tem muitos assaltos diariamente. Quem pode, tem carro blindado.
lá foi construído literalmente para ser assim, por questão de limites ecológicos, logo existem restrições demais, então só rico pode estar ali
Alguns bairros de Miami são assim e não tem assaltos. PORQUE SERÁ?
Raul sempre maravilhoso em seus apontamentos!!!
👋👋
mt bom! Já vi outras falas do RJL e ele comunica muito bem o potencial democrático que a cidade bem pensada possui. Recomendo o canal dele no yt, São Paulo nas Alturas
Palestra incrível!!!!!
É dificil mudar a mentalidade do brasileiro sobre prédios, projeto de prédio com fachada ativa deveria obter um acréscimo no coeficiente de aproveitamento do terreno. Prédio murado sem conexão com calçada deveria ser proíbido, é um crime contra a cidade.
Porque os prédios destas décadas tem a cara juventude?
Fico um pouco desconfiado com essa frase porque a juventude de hoje não é igual a juventude de meus avós.
Acabei de sair dessa fase da juventude e posso garantir que a juventude de hoje está cheio de hábitos e comportamentos importados da grande mídia.
Mas voltando ao assunto da arquitetura, que é o motivo de estar aqui, acredito que esses imóveis atualmente são desvalorizados.
O mercado Imobiliario é cruel e severo. O objetivo dos incorporadores é um só, lucro. Querem novos espaços para construir mais prédios, da maneira mais simples possível e ter o máximo de lucro.
Não estão preocupado com a cidade em si, mas com a visão que eles querem e acham que é certo para a cidade.
Pergunta aos baby boomers e a geração Geração X se eles querem morar nesses prédios. A maioria Não. Caem facilmente no marketing cruel das construtoras, porque eles podem pagar por isso, com seus rendimentos, bons empregos e suas aposentadorias.
Os millennials e a geração Z, não tem capital pra investir em imóveis. Se querem morar em apartamentos vão procurar alternativas baratas.
Mas eu apoio esse movimento. Esses prédios são 1000x melhor do que esses quadradinhos bege que se constroem por aí. São prédios com mais personalidade.
É uma pena eles estarem abandonados atualmente. Espero que esse movimento de reocupação desses prédios ganhe cada vez mais força. Imagina morar no Copan...
Enfim, gosto muito de São Paulo
Maravilhoso!!!
Show
Prezado Raul . Procure conhecer o movimento da Bahaus ... aqui no RUclips tem vários vídeos para entender a sua importância na arquitetura mundial . Sobre o imigrante polones q vc citou, como ele vários outros empreenderam e desenharam seus projetos sem serem arquitetos ou engenheiros... Marcel Breuer que fez projetos icônicos e desenhou algumas cadeiras famosos estudou marcenaria.
Esse cara com certeza conhece. Eu que sou da área de história e não de arquitetura conheço.
Ele tem a voz do Karnal...rs
Excelente palestra!!! 👏👏👏
O Edifício Três Marias foi totalmente residencial até relativamente pouco tempo. Com o alargamento da Avenida Paulista, na primeira metade dos anos 70, a projeção dos apartamentos do piso térreo desapareceu e se tornou inviável viver nestes imóveis. Daí, anos mais tarde, esses apartamentos foram convertidos em lojas, por sinal, muito incômodas e repletas de colunas.
O espírito do tempo q rege a cidade e a legislação, o carro é a figura chave dessa urbanização tanto para o abandono do Centro nas décadas de 70 e 80 quanto para sua reocupação no nosso tempo
Eu concordo que a legislação deve mudar, mas essa narrativa histórica esquerdista anti carro já deu no saco. Há uns 50 anos os caras falam a mesma coisa e há uns 50 anos essa turma só cria leis cada vez mais rígidas que nos trouxe aos atuais problemas. Não há mal algum ter um carro, eu mesmo não abro mão, atualmente estou sem carro, mas nem de longe prefiro transporte público, bicicleta então só se eu fosse louco ou morasse nos Jardins pra pagar de ecologicamente correto cult. Ao meu ver o problema está justamente nesse debate vazio que não enxerga os reais problemas e necessidades da cidade, demoniza o transporte individual e por consequência não resolve problema algum, só agrava os existentes e cria novos.
Que fique claro que meu objetivo aqui não é sywcar ninguém, precisa falar porque hoje tudo é interpretado com o ataque quando se tem uma opinião ou visão paralela.
@@ederdepaulasilva temos q analisar casos concretos mas perto de nós, tb não sou entusiasta da bicicleta como estratégia de transporte, talvez para pequenos percursos, mas vamos ver o caso de Londres que criou um pedágio urbanos no Centro da cidade çara evitar os super congestionamentos e investe esse dinheiro no metrô que é um sistema eficiente porém caro
@@carlosadrianodesousareis4566 exatamente, o cerne da discussão é entender a morfologia da cidade e propor meios de transporte adequados. Eu também aposto no metrô como o que há de melhor para transporte de massas, mas sem demonizar o automóvel, acredito até em vias submersas para trânsito dos autos enquanto a superfície ficaria totalmente livre para as pessoas
@@ederdepaulasilvaem São Paulo, precisamos valorizar ainda mais as motos e planejar melhor as faixas de ônibus, visando o fluxo contínuo, com faixas duplas nos pontos em grandes avenidas. As bicicletas deveriam ficar onde tem espaço pra ciclovias em canteiros centrais. A "ciclo-faixa" pintada no asfalto ao lado dos carros é uma abominação que não resolve nada, pelo contrário.
@@ederdepaulasilvamas o que aliviaria os maiores problemas de mobilidade em São Paulo é ter muito mais metrô de qualidade. E também incentivar grandes empresas a abrirem ou se mudarem para fora do "centro expandido".
Muito legal!
Pensei que era o LEANDRO KARNAL falando de prédios
A voz, bem parecida.
Sugiro vc ver um vídeo do Leandro karnal, da bailarina.
@@MarceloDantas-is3mu kkkkk vou dar uma olhada
São do mesmo grupo.
Excelente
Muito bom!👏
Faltou o Residencial de luxo... O Condomínio Louvre
Como saímos disso para as atuais caixas cinzas e vidros?
Custo e massificação.
Em nova York os prédios antigos continuam bonito e aqu não é, na av Faria Lima já estão começando errado
Ele é a única pessoa que conheci que fala “muito” e não “muinto”
Curto bastante o tema, mas não posso negar que ele glamuriza o passado e uma classe média que nem era classe média mesmo, e sim uma ínfima parcela da população.
mais ou menos, eh mto mais eficiente e humano os predios antigos do que o urbanismo novo, paredoes de condominios, predios isolados, expulsando a população para as periferias
a desordem arquitetonica e urbana impera...
Quem sabe se com o Balneário Camboriú, São Paulo não fica com inveja e assassina essas leis que assassinaram a arquitetura paulistana?
Mais fácil apertarem as leis, balneário Camboriú é o pior exemplo possível
2022
.
Aprendi em andar de carro em 2010
.
Fui reprovado 5 vezes
.
Nunca mais dirigi até hoje
"Os prédios sessentões têm a cara da juventude de hoje" também porque os jovens hoje nao tem dinheiro e querem viver no centro nos predios populares ahhahahahhaha
A juventude de hoje é igual o Agostinho Carrara da grande família: Cafona.
Morar em prédios dos anos 50 com informações de arquitetura é cafona? Elegância deve ser morar em condomínio clube de emergente kkkk
Não acho interessante esse modelo modernista, prefiro as arquiteturas da década de 20 ou antes.
Sensacional!