@@JonasGalvao-yx4yv acho que essa deveria ser uma preocupação de todas as cidades, mas não dá pra fazer isso com regras urbanísticas tão complexas. Ninguém entende o que pode ou não pode fazer e, sejamos realistas, contratar arquiteto, engenheiro e empreiteiro só quem pode, a maioria constrói aos poucos e com ajuda dos amigos ou contratando mão de obra picada.
@@luisascalzo2176 Eu só frisei o caso das cidades históricas por causa do risco de descaracterização; além de que é um enorme absurdo cidades turísticas com menos de 100 mil habitantes serem favelizadas. É melhor resolver logo antes que se torne um problema difícil de se solucionar a curto prazo, como é no caso das metrópoles. A única coisa que a maioria dessas cidades tem pra gerar recursos é o potencial turístico. Precisam pelo menos cuidar do patrimônio que proporciona isso, senão já era.
@@JonasGalvao-yx4yv Ouro Preto "histórica" de muros brancos e parapeitos de janelas coloridos não é a primeira Ouro Preto, já começa ai. Onde Ouro Preto nasceu, rua Santa Rita ao lado da capela de Padre Faria foi abandonado pelo poder publico no período da mineração para dar lugar a esse centro histórico novo tanto que o bairro foi ocupado por escravos Negros e Chineses durante o período de abolição da escravidão. Atualmente a arquitetura local é a mistura entre contemporâneo favela e centro histórico. Tem bastantes mecanismos que a preservação de casarões históricos acontece que foram necessários serem criados durante a historia. O abandono de casarões no centro depois da mudança de capital para Belo Horizonte foi remediado pela criação das republicas federais, onde a UFOP comprou essas casas abandonadas e deu aos estudantes moradia sem aluguel em troca da preservação do patrimônio. Esse tipo de conservação é um turismo de longo prazo, normalmente um universitario fica 5 anos na faculdade e nesses 5 anos temos um investimento de dinheiro constante na preservação, as vezes o universitario fica na cidade e se torna um morador caso tenha um emprego na area que estudou. Outra coisa isso de "não pode gerar favelas em cidades historicas", os bairros favelas atuais foram criados pelo assentamento de familias descendentes de escravos em areas que o poder publico não se preocupavam, esses bairros tem arquitetura Historica propria e eu entrei em algumas dessas favelas e posso dizer que é bem bonito porque algum desses locais eram minas desativadas, então tem uma mistura de arquitetura de mineração e residencial juntas que o centro "historico" não possui
Visitei Ouro Preto em 2015 e fiquei encantada. Andei a pé e de ônibus municipal entre os pontos turísticos e restaurantes. Não precisa de carro pra conhecer a cidade inteirinha. Muita história, cultura, arte e natureza. Comida boa e barata, pessoas simpáticas e clima agradável. Espero poder voltar um dia 🙏🏻.
Que alta qualidade em vídeo, está 300 mil vezes com mais qualidade do que a TV aberta está nos ofertando. Isso sim é um programa digno de prêmio nacional. Por isso faço Arquitetura e Urbanismo, é uma profissão magnifica. Estou com meus projetos de mega-arranha céus. Um dia irei apresentar a vocês meus projetos. O vídeo não só mostrou a beleza do lugar, como foi profundo ao mostrar que o local precisa de gente de alta renda, consumir no local para manter a cidade. Isso que parece que a maioria das prefeituras não compreendem, e não investem promovendo o local.
Todo vídeo do Raul vc aparece com esse projeto que, como vc msm admite, arquiteto e urbanista nenhum bota fé. Enfim, parabéns pela persistência, mas talvez seja melhor ouvir a voz da experiência, viu! Quantos mega arranha céus vc vê em cidades referência em "caminhabilidade" como Amsterdã? Como Paris? Até mesmo em Tóquio? Até onde sei, com excessão talvez de Tóquio, nenhum. Em Dubai e outras cidades feitas para se visitar, e não pra viver, por outro lado...
Obrigado pelo ponto de vista, mas Amsterdã, Paris, são cidades que vivem do passado como um muséu. São quase como a cidade de São Paulo, só tem subempregos na maioria dos casos. Um mega-arranha-céu, coloca a cidadade no mundo, só de turismo acadêmico iria trazer milhões de dólares para a cidade. Além dos ganhos em engenharia, inovações, e o tanto de emprego que iria gerar, com o pessoal técnico de elevadores, infra-estrutura, moradias até os 500m é possível sim, dai para cima é só negócios, restaurantes, hoteis para passar uma noite, e telecomunicações e outros serviços, como laboratório que precisa de altitude para experimentos, turismo de toda espécie, cobrança de ingressos, e muito mais. Centenas de empregos um arranha-céu mega iria gerar.
Raul, obrigada por mostrar nossas joias, e mais do que isso, apontar caminhos para que as coisas possam melhorar. Parabéns, seu trabalho é extremamente valioso, e primoroso! 👏👏👏👏💖🙏💫☀️✨
Passei dois meses em Ouro Preto no ano passado. A cidade é encantadora, com um centro histórico vasto e uma atmosfera barroca impressionante. No entanto, para quem está na meia-idade, as ladeiras podem ser um grande desafio, pois são muito íngremes e longas. As vias, sendo muito antigas e impossíveis de serem ampliadas, tornam o trânsito caótico nos horários de pico. Fiquei bastante incomodada com o trânsito em várias ocasiões. Sou do Recife e tenho um grande desejo de ver um episódio gravado aqui. Recife é uma mistura sutil de Veneza, Lisboa, Paris e Berlim, com um potencial gigantesco. Caminhar pelas ilhas e pontes no entardecer é uma experiência sublime! Vale muito a pena fazer um episódio aqui, ou melhor, vários! Vai uma dica de música Raul "Recife Cidade Lendária na voz de Chico Buarque! Grande abraço!
Prezado Raul: sou admirador de seu canal e de seu livro. Ouro Preto está neste momento discutindo seu novo Plano Diretor. Os problemas a enfrentar são, em parte, os que você aponta, mas parece que você esteve aqui num dia atípico. No pós-pandemia a cidade teve o seu fluxo turístico potencializado à exaustão. Não está longe o dia em que manifestações como as vistas recentemente em várias cidades européias ocorrerão aqui. A sazonalidade findou e as filas em todos os equipamentos são permanentes. Festivais a dar com o pau para todos os gostos e tribos, com os respectivos niveis de estridência. O transito enlouqueceu de vez. Já é possível perceber uma relativização nos preços: os parâmetros desapareceram. É só cobrar que será pago. A mão de obra bem qualificada rareia, mesmo quando bem remunerada, devido ao nem-nem e à concorrência com as mineradoras. A gentrificação atinge todo o nucleo histórico. No eixo que percorre o fundo do vale não se encontram mais crianças nas residências; a população migra para os bairros periféricos ( em geral ameaçados por condições geológicas adversas) ou para os distritos ou para condomínios para os de maior poder aquisitivo. No momento, isto parece agradar a todos pelos benefícios econômicos de curto prazo. A cidade ainda é um local que enche meus dias de beleza. Mas que temo seja irreversível a aproximação do tempo em que esta maravilha seja fruida por hordas incontroláveis à procura de uma Disneylandia tropical. ( Imagina quando o resto do mundo descobrir este segredo). Um abraço.
Exatamente o que eu falei acima. O processo de gentrificação acabará com essa sensação de cidade em movimento que Ouro Preto tem. Deixará de ser uma cidade funcional e passará ser uma cidade de nichos. Os donos de restaurantes e hotéis, funcionários da alto escalão das mineradoras em condomínios, estudantes próximos a universidade e os funcionários desses restantes e hotéis nos morros da periferia.
Dica de um mineiro: conheça Bichinho (apelido para Vitoriano Veloso) que fica a 6km de Tiradentes.e também Lavras Novas (cidade próxima a própria Ouro Preto) e o pitoresco vilarejo de BiriBiri na regiāo de Diamantina.
Que analise bacana. Sou de Ouro Preto e concordo com todos esses pontos que foram citados. A cidade é amadora no turismo apesar de ter um imenso potencial
Excelente como sempre, Raul. Precisamos urgentemente de gestores públicos com coragem de fazer o que deve ser feito e com cultura suficiente para ver virtude na valorização da nossa cultura. Sobre tiradentes, apesar de estar ano-luz à frente ainda precisa proibir o trânsito de veículos (ao menos na praça, na rua direita e na rua padre Toledo até a matriz de santo Antônio). Mas duvido que isso acontecerá, os turistas de tiradentes são os mesmos que foram contra a ciclovia da Avenida Afonso Pena.
Que prazer ouvir os seus lucidos e necessários comentarios que vão muito alem da mesmice e que vc coclama a todos a nos responsabilizar pela preservação da nossa Historia!!!!!! Gratíssima
Estou vendos os vídeos do seu canal a algumas semanas, e estou criando uma visão nova sobre as cidades e a urbanização, incrivel seu trabalho, espero que mais gente veja isso.
Como mineiro, adoro nossas cidades históricas. Acho Tiradentes um dos melhores cases de sucesso turístico do Brasil. Deixo aqui uma frase que ouvi de um empresário de Ouro Preto: " Tiradentes está dando um show na gente".
Só falta fechar o “quadradinho” entre a praça, rua direita e rua padre Toledo para o trânsito de carros e deixar entrar só quem vai estacionar dentro das pousadas ou um carrinho elétrico de tour histórico.
O único problema de Tiradentes na minha opinião é o trânsito caótico. O centro histórico é pequeno demais para comportar a quantidade de carros. Aliás esse é um problema em todas as nossas cidades históricas: Diamantina, Ouro Preto, Tiradentes, Congonhas...
@@LeprosuGnome essas cidades foram feitas em escala humana, para as pessoas andarem à pé, não foram feitas para os carros. Precisamos voltar às origens das cidades…
Tiradentes ficou muito elitizada e meio brega. Festival com música sofisticada e um público bocó metido, segurando um vinhozinho caro e cagando para música. Ouro Preto ainda recebe turistas de todas as rendas e é muito mais autêntica.
@@Guizambaldi acho que há espaço para que cada cidade busque seu modelo de desenvolvimento. Não sei se Tiradentes planejou isso desde o início ou se foi algo orgânico, mas de alguma forma deu muito certo. Veja SJDR por exemplo. A impressão que dá é que a cidade não faz o mínimo para atrair turistas. Parece se contentar com " caravanas de tias" nos fins de semana. Sabará foi invadida pela periferia de BH e ficou com aspecto favelizado. Congonhas é basicamente um Santuário cercado de casas também com esse aspecto. Então, num lugar com tantos maus exemplos como o Brasil, eu louvo a cidade que saiu da mesmisse, e se reinventou ao mesmo tempo que se preservou. Tiradentes é impecável e seu desenvolvimento há muito já " transbordou" para a vizinha Prados. Procure por fotos do distrito de Bichinho nos anos 80 e compare com hoje. Irreconhecível! P.S.: gosto muito de Ouro Preto também.
O melhor programa do fim de tarde é ver SP na Alturas. Aliás, muitos canais aqui do RUclips lançam os melhores vídeos no domingo. TV pra mim já virou passado mesmo
Sempre tive vontade de ir, me organzei e fui. Andei a pé, ônibus sobe e desci ladeiras ao longo dos dias. A cidade é lindíssima, muita história, se pensar em conhecer... VÁ!!!
Passei o réveillon de 22 em ouro preto, simplesmente fantástica a cidade. Essa parte dos carros na praça eu concordo muito. Mas é maravilhoso. Pena wue estava chovendo muito.
Muito bacana o vídeo, alguns sensíveis podem ser não gostar de alguma crítica, mas elas são fundamentais!! Ouro Preto embora seja uma cidade bem visitada é uma pedra a ser lapidada com enorme potencial turístico.
Olá, Raul. Sou de Ouro Preto e fiquei feliz de vê-lo no seu canal. Só um adendo. Existe o curso de gastronomia no IFMG/Ouro Preto, mas me parece que será encerrado.
Levamos nossos filhos lá, semana passada. Mandatório! A sabedoria dos ouroretanos é incrível e generosa, à disposição de quem quiser absorver. A cidade estava lotada! Assim como tiradentes e petropolis. Mas falta consciência, por parte de muitos. Não vou falar apenas de poder público, mas muitos. Estou naquela fase que, se cada um fizer uma pequena parte, quem sabe chegaremos no todo? Parabéns, novamente, pelo canal.
Muito obrigada pelo vídeo! Parabéns!❤ Tive a oportunidade de conhecer Ouro Preto! Que cidade linda e há um rico museu de gemas! Foi a única viagem que fiz que tirei muitas fotos, porque tudo é muito belo e inspirador lá!
Sou ouro pretana da gema e amo minha cidade. Ainda temos um conjunto arquitetônico bastante preservado. Andar por essa cidade é tudo de bom. Venham conhecer nossa cidade, preparem-se para subir e descer ladeiras, mas há ônibus, aplicativos de carro, táxi, jardineiras para locomoção e passeios, muitos hotéis, pousadas, kitnets, além de restaurantes, tudo dependendo do gosto e bolso.
Venham para Campinas-SP. Uma Cidade bastante desenvolvida mas que, infelizmente; a Região Central próximo a Fepasa, indo sentido Terminal Metropolitano, é escura e sem Vida alguma. E muitos Casarões antigos e Parques públicos abandonados, sem seus devidos valores históricos preservados. Uma Pena!
Ouro Preto une história, uma belíssima arquitetura, lindas paisagens naturais e a simpatia de cidade do interior. É a minha cidade favorita. Todos deveriam visitá-la, ao menos uma vez.
Excelente vídeo, mas um dos principais desafios em ouro preto é que a cidade ainda é viva. A cidade esta repleta de gente morando no centro ainda e temos que ter o cuidado de construir uma cidade viável tanto para o turismo quanto para os moradores.
Mais um ótimo video, Raul. O Brasil é incrivel e muito rico culturalmente mas, infelizmente, ainda nao conseguimos valorizar muito bem isso.. Fiz uma viagem por Minas ano passado e amei Ouro Preto! Mas tive a mesma impressão quando comparei a Tiradentes. Ouro Preto me pareceu um pouco esquecida 😐
Voce falou grandes verdades, quando fui em Ouro Preto nao gostei da comida, nao era legal, e fui em varios restaurantes, precisam se reciclar, e o que notei é que os moradores deixam a cidade pra ir pra BH, so ficam os idosos na cidade e estudantes, isso tem que mudar, nao entendo porque na Europa fazem um trabalho Espetacular de Turismo e nós nao temos capavidade de melhorar o turismo no Brasil. Outo Preto é Mágico, lindooo demais, mas nao vejo PUBLICIDADE, tudo muito parado, parece que os moradores pararam no tempo, tem que tomarem um Estimulo pro turismo, donos de hotéis, o tirismo da cidade é fraco, tantas obras igrejas maravilhosas, mas nao vemos publicidade de nada, Minas Invista em PROPAGANDA QUE É A ALMA DO NEGÓCIO, o brasileiro tbem so gostam de ir para Miami, Orlando, nao gostam de Cultura, historia, as cidades Mineiras sao lindas, e o Governador daquele estado tem que fazer sua parte, so a area verde que queriam desmatar por la, nao sei como ficou, mais isso é atraso ambiental, eles devem fazer a lição de casa, cuidar das mineradoras e barragens , o que vimos em Brumadinho e Mariana foi resultado de falta de Fiscalizaçao da Mineradora e da Prefeitura e Estado, incompetência que prejudicou o turismo de Minas Gerais e de todas cidades Históricas daquela região, fator que deixou todos preocupados, prejudica o turismo, o homem é sempre responsavel pelos seus atos.
Raul!!! seus argumentos mudaram minha forma de observar os lugares e de maneira mínima a organização de bairros dentro de minha cidade, Cascavel-PR. Com tudo fico curioso em saber como seria uma "Brasília (DF) nas auturas". Obrigado meu amigo. Sucesso. Abraço.
Seria muito legal uma edição dessa série sobre Brasília mesmo!! Teria que ser vários episódios, ele deve ter inúmeras observações interessantes sobre a capital.
Estive em São João Del Rei, Tiradentes e Ouro Preto, esta ficou gravada em minha alma. Tive sorte, apesar do feriafo de novdmbro de 2023, não havia carros estacionados por toda parte e muito menos o inferno das músicas mediocres tocando. Amei Ouro Preto, indescritível e carente de socorro a esse patrimônio fantástico.
Não imaginava que fosse ter tantos carros em Ouro Preto. É um lugar que precisa realmente ser conhecido a pé. Apesar das inúmeras ladeiras. Próximas férias irei passar alguns dias na cidade. Quero muito conhecer a história e a vivência desse lugar tão incrível.
2 месяца назад
Episódio maravilhoso e super relevante. A gastronomia me chamou atenção esse ano pela falta de autenticidade. Visitei 6 restaurantes de destaque em Ouro Preto. Apenas o Chafariz foi bom. Os outros, apesar de lindos e uma comida de qualidade, não tem nada de mineiros.
Fui em Ouro Preto em fevereiro de 2023. A cidade é, provavelmente, a melhor cidade turística do Brasil. Eu senti falta de explorarem mais o século 18: ficam só na arte sacra e cansa. Faltam mais aspectos da moda, dança, recreações históricas, etc.
Vejo sempre os seus vídeos Agradeço por mostrar Ouro Preto. Recentemente tivemos um evento e pessoas de vários países tiveram aqui é fascinaram se com a arte
Fiquei com vontade de visitar Ouro Preto de novo. Fui há quase 20 anos! Está na hora de revisitar, principalmente, depois deste vídeo! É incrível como os hotéis não valorizam a gastronomia local, e servem comida internacional, tudo igual, no nordeste também é assim, infelizmente. Difícil comer um caranguejo por lá, pelo menos, foi assim comigo.
Fator preponderante da preservação do casario de Ouro Preto foi a transferência da capital de Minas Gerais com a abertura de Belo Horizonte, pois ocorreu um êxodo massivo dos funcionários públicos e com o compassar dos anos a Faculdade de Mineração e a de Farmácia foram ocupando as casas abandonadas com a abertura das repúblicas para albergar os alunos das mesmas. Não fosse isto, não teríamos este encanto de cidade, embora a mesma anda meio esfacelada pelo excesso da ocupação e trânsito de veículos. Quanto à culinária, os restaurantes procuram atender de maneira geral o público e assim desprezam boa parte da comidaria mineira, uma pena.
Que vídeo inspirador! Esse conteúdo deveria ser "figurinha carimbada" nas prefeituras mineiras com potencial turístico. A realidade mostrada aqui, infelizmente, se repete em dezenas de cidades: falta de planejamento, ações efetivas e o fantasma da irregularidade fundiária, que assombra tanto os centros históricos quanto as áreas ao redor dos pontos turísticos. Tiradentes é um exemplo positivo (mas que também sofre com as questões urbanas), mas a REURB em áreas de interesse turístico precisa ser prioridade em todo o estado. É hora de agir e transformar esse cenário, garantindo um futuro promissor para o turismo mineiro, preservando nosso patrimônio e gerando oportunidades para todos!
Um depoimento aqui: Depois de 36 anos morando em SP, me mudei para o DF no ano passado, mais exatamente para Sobradinho. E estou presenciando o poder dos predinhos e dos comércios no térreo tao defendidos aqui no canal. O DF, e acho que principalmente o Plano Piloto, embora bem funcional, parece preso ao seu tempo. Dez minutos ali e vc sente que algo poderia ser melhor, mesmo sem saber dizer o que, exatamente rsrs Raul, quando teremos um "Brasilia nas Alturas"? Acho que este é um pedaço do Brasil rico em problemas e em soluções. Merece episódios.
Amo Ouro Preto ❤ cidade linda e pessoas maravilhosas. Realmente seu vídeo traz muitas verdades, o descaso que damos para o passado é gritante e vergonhoso.
Morei em Ouro Preto por alguns anos durante a graduação e o mestrado na UFOP. É uma cidade maravilhosa, mas alguns pontos são realmente problemáticos. A presença de carros na área histórica me incomoda bastante; as ruas são lindas, mas os carros acabam dominando o espaço. No entanto, comparado a outras cidades brasileiras, o centro histórico de Ouro Preto é bem mais agradável de se andar (mesmo com as ladeiras kkkk). Embora os bairros próximos à universidade não tenham o mesmo charme, a cidade como um todo mantém sua beleza única.
Meu estado meu país aqui nessa canal ❤ concordo com tudo, enfim alguém falando do excesso de carros pra todo lado em Ouro Preto as vezes você precisa andar no meio da rua e disputar espaço com os carros que também fazem muito barulho. Infelizmente o mesmo acontece com São João del Rey. Mais um vídeo incrível
Sem dúvida um dos vídeos mais importantes do canal. Simplesmente lamentável a mentalidade de vereadores, prefeitos e governadores. E, a falta de amor da população com a cidade. As pessoas amam seu carro e suportam sua casa.
Que canal maravilhoso!! Análise lúcida, generosa sem deixar de ser honesta! Caí aqui na sorte, porque acabei de conhecer Ouro Preto e me identifiquei com as suas considerações sobre a cidade. Obrigada, viu? ❤
Fui em um réveillon em ouro preto e (felizmente só pra mim, assumo) não tinha um grande evento. Passei uma semana. Fui extremamente bem recebido, comi maravilhosamente e extremamente barato, conversei muito (povo bom de prosa). Foi o turismo de qualidade mais barato que fiz.
Ótimo vídeo, obrigado. Sobre estacionamento dos carros, isso é muito complicado. A geografia deve ser considerada, se o carro ficar muito longe do principal ponto, as pessoas terão dificuldade em se locomover. Fora que tem muitos lugares que já são proibidos. Não discordo de ti, mas esse é um problemão difícil de resolver.
Muito fácil de resolver. Passa por criar bolsões de estacionamento e colocar mini vans de transporte público para levar à praça tiradentes (o topo) quem parar no estacionamento. Entrar com carro? Apenas os residentes! Simples como pão com manteiga.
@@luisascalzo2176melhor ainda seria colorem VLT's no local das vans (que possuem velocidade maior do que bondes, mas não perdem o charme rústico e inerente aos veículos ferroviários). Ademais, VLT's gerariam menor poluição sonora e atmosférica. É viável? Não sei! Mas sou do time que acredita que o modelo mais eficiente de transporte de massas é sobre trilhos, e não 4 rodas
@@Matpeixelegal é uma alternativa sim, e que pode ser a solução de longo prazo. O povo vai andar de bondinho lá em Lisboa, pq não em Ouro Preto?! A vantagem da Van de transporte público é que, se a prefeitura quiser, dá pra fazer em pouquíssimo tempo, sem investimento nenhum em infraestrutura.
@@luisascalzo2176 enfim, me pergunto quais as propostas dos vereadores dessa cidade bastante turística. É época de eleição e agora eles sempre aparecem!
Pra quem é anti-carro, nunca foi pra Ouro Preto, e não está em forma ou sofre de asma, condições cardíacas, ou dificuldade de locomoção, sugiro passar 30 dias na cidade sem carro subindo e descendo as várias ladeiras da cidade. Vai acontecer uma das quatro coisas: a) Vai entrar em forma. b) Vai falecer. c) Vai falar que essa idéia de fazer ruas e calçadas em pedra sabão foi idiótica quando escorregar e quebrar o quadril num dia úmido, e vai chorar por uma calçada em concreto. d) Vai começar a falar que precisa ter um bondinho na cidade a la San Francisco, e vai cobrar o "Estado" mas curiosamente não vai querer pagar mais imposto por isso.
@@JonasGalvao-yx4yvMas se a cidade é "inviável" pro turista, então pra que preservar como museu? Museu pra ninguém visitar? Existem alternativas para os carros como microônibus, vans, táxi, uber e estacionamentos fora do centro histórico.
@@danielg.1698Inviável como um lugar para se viver com comodidade e acessibilidade, à não ser que se façam obras que contornem isso, mas teriam que ser feitas com muito cuidado por causa do risco de descaracterização.
Ex-aluno de ouro preto, vivi entre amigos pelos casarões do centro histórico e frequentemente me pegava agradecendo a sorte que tenho por conhecer esse lugar aonde a tanto originou o Brasil. Dom Pedro II buscando reduzir a dependência dos ingleses, convidou um colega de Paris, que muito frequentava para fundar a escola de minas (irmã da écoles des mines), (Henri Gorceix), esta cidade tinha o dobro de habitantes que nova iorque, da praça tiradentes de ouro preto partiram também os 4.000 voluntarios com registro em imagens para a maior guerra da america latina, guerra do paraguai. Conhecer ouro preto é um respeito ao Brasil.
Esse Canal era pra ter 200 milhões de inscritos.
O que é bom, é sempre para poucos. Shhhhh!
@@michaeldelisieux5252esse é o problema do brasil. Urbanismo deveria ser pra todos
Um dos melhores episódios do canal! Na minha opinião, todo brasileiro deveria conhecer Ouro Preto, ao menos 1 vez na vida antes de morrer!
Eu tbm 🙏
As prefeituras e os governos estaduais também deveriam se preocupar com a expansão desordenada e com a favelização das cidades históricas.
@@JonasGalvao-yx4yv acho que essa deveria ser uma preocupação de todas as cidades, mas não dá pra fazer isso com regras urbanísticas tão complexas. Ninguém entende o que pode ou não pode fazer e, sejamos realistas, contratar arquiteto, engenheiro e empreiteiro só quem pode, a maioria constrói aos poucos e com ajuda dos amigos ou contratando mão de obra picada.
@@luisascalzo2176 Eu só frisei o caso das cidades históricas por causa do risco de descaracterização; além de que é um enorme absurdo cidades turísticas com menos de 100 mil habitantes serem favelizadas.
É melhor resolver logo antes que se torne um problema difícil de se solucionar a curto prazo, como é no caso das metrópoles.
A única coisa que a maioria dessas cidades tem pra gerar recursos é o potencial turístico. Precisam pelo menos cuidar do patrimônio que proporciona isso, senão já era.
@@JonasGalvao-yx4yv Ouro Preto "histórica" de muros brancos e parapeitos de janelas coloridos não é a primeira Ouro Preto, já começa ai. Onde Ouro Preto nasceu, rua Santa Rita ao lado da capela de Padre Faria foi abandonado pelo poder publico no período da mineração para dar lugar a esse centro histórico novo tanto que o bairro foi ocupado por escravos Negros e Chineses durante o período de abolição da escravidão. Atualmente a arquitetura local é a mistura entre contemporâneo favela e centro histórico.
Tem bastantes mecanismos que a preservação de casarões históricos acontece que foram necessários serem criados durante a historia. O abandono de casarões no centro depois da mudança de capital para Belo Horizonte foi remediado pela criação das republicas federais, onde a UFOP comprou essas casas abandonadas e deu aos estudantes moradia sem aluguel em troca da preservação do patrimônio. Esse tipo de conservação é um turismo de longo prazo, normalmente um universitario fica 5 anos na faculdade e nesses 5 anos temos um investimento de dinheiro constante na preservação, as vezes o universitario fica na cidade e se torna um morador caso tenha um emprego na area que estudou.
Outra coisa isso de "não pode gerar favelas em cidades historicas", os bairros favelas atuais foram criados pelo assentamento de familias descendentes de escravos em areas que o poder publico não se preocupavam, esses bairros tem arquitetura Historica propria e eu entrei em algumas dessas favelas e posso dizer que é bem bonito porque algum desses locais eram minas desativadas, então tem uma mistura de arquitetura de mineração e residencial juntas que o centro "historico" não possui
Visitei Ouro Preto em 2015 e fiquei encantada. Andei a pé e de ônibus municipal entre os pontos turísticos e restaurantes. Não precisa de carro pra conhecer a cidade inteirinha. Muita história, cultura, arte e natureza. Comida boa e barata, pessoas simpáticas e clima agradável. Espero poder voltar um dia 🙏🏻.
Que alta qualidade em vídeo, está 300 mil vezes com mais qualidade do que a TV aberta está nos ofertando. Isso sim é um programa digno de prêmio nacional. Por isso faço Arquitetura e Urbanismo, é uma profissão magnifica. Estou com meus projetos de mega-arranha céus. Um dia irei apresentar a vocês meus projetos. O vídeo não só mostrou a beleza do lugar, como foi profundo ao mostrar que o local precisa de gente de alta renda, consumir no local para manter a cidade. Isso que parece que a maioria das prefeituras não compreendem, e não investem promovendo o local.
Sendo a pessoa que gravou e editou o vídeo, vou levar este elogio para mim também. Obrigado! ehehehe
Todo vídeo do Raul vc aparece com esse projeto que, como vc msm admite, arquiteto e urbanista nenhum bota fé. Enfim, parabéns pela persistência, mas talvez seja melhor ouvir a voz da experiência, viu! Quantos mega arranha céus vc vê em cidades referência em "caminhabilidade" como Amsterdã? Como Paris? Até mesmo em Tóquio? Até onde sei, com excessão talvez de Tóquio, nenhum. Em Dubai e outras cidades feitas para se visitar, e não pra viver, por outro lado...
Obrigado pelo ponto de vista, mas Amsterdã, Paris, são cidades que vivem do passado como um muséu. São quase como a cidade de São Paulo, só tem subempregos na maioria dos casos. Um mega-arranha-céu, coloca a cidadade no mundo, só de turismo acadêmico iria trazer milhões de dólares para a cidade. Além dos ganhos em engenharia, inovações, e o tanto de emprego que iria gerar, com o pessoal técnico de elevadores, infra-estrutura, moradias até os 500m é possível sim, dai para cima é só negócios, restaurantes, hoteis para passar uma noite, e telecomunicações e outros serviços, como laboratório que precisa de altitude para experimentos, turismo de toda espécie, cobrança de ingressos, e muito mais. Centenas de empregos um arranha-céu mega iria gerar.
Ouro Preto poderia seguir o exemplo de Gramado, vários eventos e festivais durante todo o ano para atrair mais turistas, charme a cidade tem de sobra.
Literalmente nas alturas!!!! Meldels quanta ladeira pra subir aí!!!!!!
Levanta o boomboom e se exercita, bolofo!
Levanta o boomboom e se exercita, bolofo!
@@raonigalvao7221 é morro e tudo é logo ali. Tranquilo demais, uai!
Raul, obrigada por mostrar nossas joias, e mais do que isso, apontar caminhos para que as coisas possam melhorar. Parabéns, seu trabalho é extremamente valioso, e primoroso! 👏👏👏👏💖🙏💫☀️✨
Passei dois meses em Ouro Preto no ano passado. A cidade é encantadora, com um centro histórico vasto e uma atmosfera barroca impressionante. No entanto, para quem está na meia-idade, as ladeiras podem ser um grande desafio, pois são muito íngremes e longas. As vias, sendo muito antigas e impossíveis de serem ampliadas, tornam o trânsito caótico nos horários de pico. Fiquei bastante incomodada com o trânsito em várias ocasiões.
Sou do Recife e tenho um grande desejo de ver um episódio gravado aqui. Recife é uma mistura sutil de Veneza, Lisboa, Paris e Berlim, com um potencial gigantesco. Caminhar pelas ilhas e pontes no entardecer é uma experiência sublime! Vale muito a pena fazer um episódio aqui, ou melhor, vários! Vai uma dica de música Raul "Recife Cidade Lendária na voz de Chico Buarque! Grande abraço!
Prezado Raul: sou admirador de seu canal e de seu livro. Ouro Preto está neste momento discutindo seu novo Plano Diretor. Os problemas a enfrentar são, em parte, os que você aponta, mas parece que você esteve aqui num dia atípico. No pós-pandemia a cidade teve o seu fluxo turístico potencializado à exaustão. Não está longe o dia em que manifestações como as vistas recentemente em várias cidades européias ocorrerão aqui. A sazonalidade findou e as filas em todos os equipamentos são permanentes. Festivais a dar com o pau para todos os gostos e tribos, com os respectivos niveis de estridência. O transito enlouqueceu de vez. Já é possível perceber uma relativização nos preços: os parâmetros desapareceram. É só cobrar que será pago. A mão de obra bem qualificada rareia, mesmo quando bem remunerada, devido ao nem-nem e à concorrência com as mineradoras. A gentrificação atinge todo o nucleo histórico. No eixo que percorre o fundo do vale não se encontram mais crianças nas residências; a população migra para os bairros periféricos ( em geral ameaçados por condições geológicas adversas) ou para os distritos ou para condomínios para os de maior poder aquisitivo. No momento, isto parece agradar a todos pelos benefícios econômicos de curto prazo. A cidade ainda é um local que enche meus dias de beleza. Mas que temo seja irreversível a aproximação do tempo em que esta maravilha seja fruida por hordas incontroláveis à procura de uma Disneylandia tropical. ( Imagina quando o resto do mundo descobrir este segredo). Um abraço.
Exatamente o que eu falei acima. O processo de gentrificação acabará com essa sensação de cidade em movimento que Ouro Preto tem. Deixará de ser uma cidade funcional e passará ser uma cidade de nichos. Os donos de restaurantes e hotéis, funcionários da alto escalão das mineradoras em condomínios, estudantes próximos a universidade e os funcionários desses restantes e hotéis nos morros da periferia.
Muito bem colocado.
👏👏👏👏👏👏👏parabéns pelo canal. Excelente ❤
Estive em Ouro Preto julho do ano passado.
Mas conheci muito pouco.
Quero voltar p conhecer melhor.
Amei a cidade.
Que episódio fantástico! Visitei Ouro Preto há dois meses, e identifiquei exatamente estas questões urbanísticas e turísticas que você comentou.
Dica de um mineiro: conheça Bichinho (apelido para Vitoriano Veloso) que fica a 6km de Tiradentes.e também Lavras Novas (cidade próxima a própria Ouro Preto) e o pitoresco vilarejo de BiriBiri na regiāo de Diamantina.
Que analise bacana. Sou de Ouro Preto e concordo com todos esses pontos que foram citados. A cidade é amadora no turismo apesar de ter um imenso potencial
a cidade de Ouro Preto é linda demais, assim como Tiradentes, vale a pena visitar
Excelente como sempre, Raul. Precisamos urgentemente de gestores públicos com coragem de fazer o que deve ser feito e com cultura suficiente para ver virtude na valorização da nossa cultura.
Sobre tiradentes, apesar de estar ano-luz à frente ainda precisa proibir o trânsito de veículos (ao menos na praça, na rua direita e na rua padre Toledo até a matriz de santo Antônio). Mas duvido que isso acontecerá, os turistas de tiradentes são os mesmos que foram contra a ciclovia da Avenida Afonso Pena.
Que prazer ouvir os seus lucidos e necessários comentarios que vão muito alem da mesmice e que vc coclama a todos a nos responsabilizar pela preservação da nossa Historia!!!!!!
Gratíssima
Amo as Cidades Históricas!!!
Estou vendos os vídeos do seu canal a algumas semanas, e estou criando uma visão nova sobre as cidades e a urbanização, incrivel seu trabalho, espero que mais gente veja isso.
Como mineiro, adoro nossas cidades históricas. Acho Tiradentes um dos melhores cases de sucesso turístico do Brasil. Deixo aqui uma frase que ouvi de um empresário de Ouro Preto: " Tiradentes está dando um show na gente".
Só falta fechar o “quadradinho” entre a praça, rua direita e rua padre Toledo para o trânsito de carros e deixar entrar só quem vai estacionar dentro das pousadas ou um carrinho elétrico de tour histórico.
O único problema de Tiradentes na minha opinião é o trânsito caótico. O centro histórico é pequeno demais para comportar a quantidade de carros. Aliás esse é um problema em todas as nossas cidades históricas: Diamantina, Ouro Preto, Tiradentes, Congonhas...
@@LeprosuGnome essas cidades foram feitas em escala humana, para as pessoas andarem à pé, não foram feitas para os carros. Precisamos voltar às origens das cidades…
Tiradentes ficou muito elitizada e meio brega. Festival com música sofisticada e um público bocó metido, segurando um vinhozinho caro e cagando para música.
Ouro Preto ainda recebe turistas de todas as rendas e é muito mais autêntica.
@@Guizambaldi acho que há espaço para que cada cidade busque seu modelo de desenvolvimento. Não sei se Tiradentes planejou isso desde o início ou se foi algo orgânico, mas de alguma forma deu muito certo. Veja SJDR por exemplo. A impressão que dá é que a cidade não faz o mínimo para atrair turistas. Parece se contentar com " caravanas de tias" nos fins de semana. Sabará foi invadida pela periferia de BH e ficou com aspecto favelizado. Congonhas é basicamente um Santuário cercado de casas também com esse aspecto. Então, num lugar com tantos maus exemplos como o Brasil, eu louvo a cidade que saiu da mesmisse, e se reinventou ao mesmo tempo que se preservou. Tiradentes é impecável e seu desenvolvimento há muito já " transbordou" para a vizinha Prados. Procure por fotos do distrito de Bichinho nos anos 80 e compare com hoje. Irreconhecível!
P.S.: gosto muito de Ouro Preto também.
Ouro Preto é muito amor, precisa mesmo de mais cuidado !!!
Excelente análise e muito boas imagens. Parabéns.
O melhor programa do fim de tarde é ver SP na Alturas. Aliás, muitos canais aqui do RUclips lançam os melhores vídeos no domingo. TV pra mim já virou passado mesmo
Sempre tive vontade de ir, me organzei e fui. Andei a pé, ônibus sobe e desci ladeiras ao longo dos dias. A cidade é lindíssima, muita história, se pensar em conhecer... VÁ!!!
Passei o réveillon de 22 em ouro preto, simplesmente fantástica a cidade. Essa parte dos carros na praça eu concordo muito. Mas é maravilhoso. Pena wue estava chovendo muito.
Muito bacana o vídeo, alguns sensíveis podem ser não gostar de alguma crítica, mas elas são fundamentais!! Ouro Preto embora seja uma cidade bem visitada é uma pedra a ser lapidada com enorme potencial turístico.
Sou mineira, adorei o vídeo. Adoro Ouro Preto, vou sempre que posso.
Olá, Raul. Sou de Ouro Preto e fiquei feliz de vê-lo no seu canal.
Só um adendo. Existe o curso de gastronomia no IFMG/Ouro Preto, mas me parece que será encerrado.
Levamos nossos filhos lá, semana passada. Mandatório! A sabedoria dos ouroretanos é incrível e generosa, à disposição de quem quiser absorver. A cidade estava lotada! Assim como tiradentes e petropolis. Mas falta consciência, por parte de muitos. Não vou falar apenas de poder público, mas muitos. Estou naquela fase que, se cada um fizer uma pequena parte, quem sabe chegaremos no todo? Parabéns, novamente, pelo canal.
Muito obrigada Raul pela riquíssima transmissão de seu documentário que diga-se de passagem é sem pre um "Aulão!"
Abs
Muito obrigada pelo vídeo! Parabéns!❤ Tive a oportunidade de conhecer Ouro Preto! Que cidade linda e há um rico museu de gemas! Foi a única viagem que fiz que tirei muitas fotos, porque tudo é muito belo e inspirador lá!
Sou ouro pretana da gema e amo minha cidade. Ainda temos um conjunto arquitetônico bastante preservado. Andar por essa cidade é tudo de bom. Venham conhecer nossa cidade, preparem-se para subir e descer ladeiras, mas há ônibus, aplicativos de carro, táxi, jardineiras para locomoção e passeios, muitos hotéis, pousadas, kitnets, além de restaurantes, tudo dependendo do gosto e bolso.
Venham para Campinas-SP. Uma Cidade bastante desenvolvida mas que, infelizmente; a Região Central próximo a Fepasa, indo sentido Terminal Metropolitano, é escura e sem Vida alguma. E muitos Casarões antigos e Parques públicos abandonados, sem seus devidos valores históricos preservados. Uma Pena!
Ouro Preto une história, uma belíssima arquitetura, lindas paisagens naturais e a simpatia de cidade do interior. É a minha cidade favorita.
Todos deveriam visitá-la, ao menos uma vez.
Excelente vídeo, mas um dos principais desafios em ouro preto é que a cidade ainda é viva. A cidade esta repleta de gente morando no centro ainda e temos que ter o cuidado de construir uma cidade viável tanto para o turismo quanto para os moradores.
Um paraíso cultural e fotográfico 🤩
repito esse jornalista é muito bom, excelentes apontamentos sobre ouro preto, concordo profundamente.
Isso sim é saber contar história! 👏👏👏👏👏👏
É uma das cidades mais belas do Brasil vista de cima.
Tem cidade que só é bonita vista de cima. Ouro Preto é bonita vista de cima e de baixo. ruclips.net/video/wOGML7xTGAw/видео.htmlsi=BcSGVJaTcvmZXh3z
Mais um ótimo video, Raul. O Brasil é incrivel e muito rico culturalmente mas, infelizmente, ainda nao conseguimos valorizar muito bem isso.. Fiz uma viagem por Minas ano passado e amei Ouro Preto! Mas tive a mesma impressão quando comparei a Tiradentes. Ouro Preto me pareceu um pouco esquecida 😐
Voce falou grandes verdades, quando fui em Ouro Preto nao gostei da comida, nao era legal, e fui em varios restaurantes, precisam se reciclar, e o que notei é que os moradores deixam a cidade pra ir pra BH, so ficam os idosos na cidade e estudantes, isso tem que mudar, nao entendo porque na Europa fazem um trabalho Espetacular de Turismo e nós nao temos capavidade de melhorar o turismo no Brasil.
Outo Preto é Mágico, lindooo demais, mas nao vejo PUBLICIDADE, tudo muito parado, parece que os moradores pararam no tempo, tem que tomarem um Estimulo pro turismo, donos de hotéis, o tirismo da cidade é fraco, tantas obras igrejas maravilhosas, mas nao vemos publicidade de nada, Minas Invista em PROPAGANDA QUE É A ALMA DO NEGÓCIO, o brasileiro tbem so gostam de ir para Miami, Orlando, nao gostam de Cultura, historia, as cidades Mineiras sao lindas, e o Governador daquele estado tem que fazer sua parte, so a area verde que queriam desmatar por la, nao sei como ficou, mais isso é atraso ambiental, eles devem fazer a lição de casa, cuidar das mineradoras e barragens , o que vimos em Brumadinho e Mariana foi resultado de falta de Fiscalizaçao da Mineradora e da Prefeitura e Estado, incompetência que prejudicou o turismo de Minas Gerais e de todas cidades Históricas daquela região, fator que deixou todos preocupados, prejudica o turismo, o homem é sempre responsavel pelos seus atos.
Raul!!! seus argumentos mudaram minha forma de observar os lugares e de maneira mínima a organização de bairros dentro de minha cidade, Cascavel-PR. Com tudo fico curioso em saber como seria uma "Brasília (DF) nas auturas". Obrigado meu amigo. Sucesso. Abraço.
Seria muito legal uma edição dessa série sobre Brasília mesmo!! Teria que ser vários episódios, ele deve ter inúmeras observações interessantes sobre a capital.
Eu adoro quando você puxa a orelha daqueles que podem mudar algo.
Que lugar tan mágico!!
Estive em São João Del Rei, Tiradentes e Ouro Preto, esta ficou gravada em minha alma.
Tive sorte, apesar do feriafo de novdmbro de 2023, não havia carros estacionados por toda parte e muito menos o inferno das músicas mediocres tocando.
Amei Ouro Preto, indescritível e carente de socorro a esse patrimônio fantástico.
Não imaginava que fosse ter tantos carros em Ouro Preto. É um lugar que precisa realmente ser conhecido a pé. Apesar das inúmeras ladeiras. Próximas férias irei passar alguns dias na cidade. Quero muito conhecer a história e a vivência desse lugar tão incrível.
Episódio maravilhoso e super relevante. A gastronomia me chamou atenção esse ano pela falta de autenticidade. Visitei 6 restaurantes de destaque em Ouro Preto. Apenas o Chafariz foi bom. Os outros, apesar de lindos e uma comida de qualidade, não tem nada de mineiros.
Parabéns pelo ótimo trabalho! Maravilha de episódio!
Fui em Ouro Preto em fevereiro de 2023. A cidade é, provavelmente, a melhor cidade turística do Brasil. Eu senti falta de explorarem mais o século 18: ficam só na arte sacra e cansa. Faltam mais aspectos da moda, dança, recreações históricas, etc.
O turista de alto poder aquisitivo prefere ir pra Europa ou pra Disney. Ainda vivem no eurocentrismo.
Eu acho que são mais os emergentes. Riço mesmo gosta de exclusividade, odeia cidades turísticas e passar perrengue kk
Faria o mesmo sou nativo aqui lugar péssimo se for CLT ainda tá pego vai ser escravo não de obra Barata
O mundo todo prefere a Europa meu caro, olhe os números.
Sempre incrível!
Vejo sempre os seus vídeos
Agradeço por mostrar Ouro Preto. Recentemente tivemos um evento e pessoas de vários países tiveram aqui é fascinaram se com a arte
Ouro Preto é uma cidade magnífica!! Lindas construções, natureza exuberante, comida sensacional e um povo muito receptivo
Fiquei com vontade de visitar Ouro Preto de novo. Fui há quase 20 anos! Está na hora de revisitar, principalmente, depois deste vídeo!
É incrível como os hotéis não valorizam a gastronomia local, e servem comida internacional, tudo igual, no nordeste também é assim, infelizmente. Difícil comer um caranguejo por lá, pelo menos, foi assim comigo.
Raul, que beleza a Ouro Preto que você nos trouxe.
Parabéns!
Fator preponderante da preservação do casario de Ouro Preto foi a transferência da capital de Minas Gerais com a abertura de Belo Horizonte, pois ocorreu um êxodo massivo dos funcionários públicos e com o compassar dos anos a Faculdade de Mineração e a de Farmácia foram ocupando as casas abandonadas com a abertura das repúblicas para albergar os alunos das mesmas.
Não fosse isto, não teríamos este encanto de cidade, embora a mesma anda meio esfacelada pelo excesso da ocupação e trânsito de veículos.
Quanto à culinária, os restaurantes procuram atender de maneira geral o público e assim desprezam boa parte da comidaria mineira, uma pena.
Incrível análise.
Que vídeo inspirador! Esse conteúdo deveria ser "figurinha carimbada" nas prefeituras mineiras com potencial turístico. A realidade mostrada aqui, infelizmente, se repete em dezenas de cidades: falta de planejamento, ações efetivas e o fantasma da irregularidade fundiária, que assombra tanto os centros históricos quanto as áreas ao redor dos pontos turísticos.
Tiradentes é um exemplo positivo (mas que também sofre com as questões urbanas), mas a REURB em áreas de interesse turístico precisa ser prioridade em todo o estado. É hora de agir e transformar esse cenário, garantindo um futuro promissor para o turismo mineiro, preservando nosso patrimônio e gerando oportunidades para todos!
Um depoimento aqui: Depois de 36 anos morando em SP, me mudei para o DF no ano passado, mais exatamente para Sobradinho. E estou presenciando o poder dos predinhos e dos comércios no térreo tao defendidos aqui no canal.
O DF, e acho que principalmente o Plano Piloto, embora bem funcional, parece preso ao seu tempo. Dez minutos ali e vc sente que algo poderia ser melhor, mesmo sem saber dizer o que, exatamente rsrs
Raul, quando teremos um "Brasilia nas Alturas"? Acho que este é um pedaço do Brasil rico em problemas e em soluções. Merece episódios.
Amo Ouro Preto ❤ cidade linda e pessoas maravilhosas. Realmente seu vídeo traz muitas verdades, o descaso que damos para o passado é gritante e vergonhoso.
Muito bom!!! 👏👏👏👏
Morei em Ouro Preto por alguns anos durante a graduação e o mestrado na UFOP. É uma cidade maravilhosa, mas alguns pontos são realmente problemáticos. A presença de carros na área histórica me incomoda bastante; as ruas são lindas, mas os carros acabam dominando o espaço. No entanto, comparado a outras cidades brasileiras, o centro histórico de Ouro Preto é bem mais agradável de se andar (mesmo com as ladeiras kkkk). Embora os bairros próximos à universidade não tenham o mesmo charme, a cidade como um todo mantém sua beleza única.
Bela homenagem, Bruno! Teu pai estará para sempre conosco.
Obrigado pelo programa
Perfeito!!!!
Raúl, vc é muito inteligente, deveria ser o nosso ministro da cultura. Adorei a sua viagem a Nova York com o vosso amigo. Aguardo os vídeos.
muito bom!!!
Sempre é um sucesso, Raul, o q v faz! Aulas de como administrar cidades!
Raul, faz um 'Salvador nas alturas'! Iria ser fabuloso
Super!
Meu estado meu país aqui nessa canal ❤ concordo com tudo, enfim alguém falando do excesso de carros pra todo lado em Ouro Preto as vezes você precisa andar no meio da rua e disputar espaço com os carros que também fazem muito barulho. Infelizmente o mesmo acontece com São João del Rey. Mais um vídeo incrível
Sem dúvida um dos vídeos mais importantes do canal. Simplesmente lamentável a mentalidade de vereadores, prefeitos e governadores. E, a falta de amor da população com a cidade. As pessoas amam seu carro e suportam sua casa.
No próprio Pelourinho na Bahia, não tem carros. É bem interessante.
Que canal maravilhoso!! Análise lúcida, generosa sem deixar de ser honesta! Caí aqui na sorte, porque acabei de conhecer Ouro Preto e me identifiquei com as suas considerações sobre a cidade. Obrigada, viu? ❤
1 like somente é pouco! Parabéns e muito obrigado, professor!
Parabéns!!!
Fui em um réveillon em ouro preto e (felizmente só pra mim, assumo) não tinha um grande evento.
Passei uma semana.
Fui extremamente bem recebido, comi maravilhosamente e extremamente barato, conversei muito (povo bom de prosa).
Foi o turismo de qualidade mais barato que fiz.
Maravilhoso vídeo!
Parabéns. Muito bem colocado!
Linda esta cidade
Ótimo vídeo, obrigado. Sobre estacionamento dos carros, isso é muito complicado. A geografia deve ser considerada, se o carro ficar muito longe do principal ponto, as pessoas terão dificuldade em se locomover. Fora que tem muitos lugares que já são proibidos.
Não discordo de ti, mas esse é um problemão difícil de resolver.
Muito fácil de resolver. Passa por criar bolsões de estacionamento e colocar mini vans de transporte público para levar à praça tiradentes (o topo) quem parar no estacionamento. Entrar com carro? Apenas os residentes! Simples como pão com manteiga.
@@luisascalzo2176 boa ideia!
@@luisascalzo2176melhor ainda seria colorem VLT's no local das vans (que possuem velocidade maior do que bondes, mas não perdem o charme rústico e inerente aos veículos ferroviários). Ademais, VLT's gerariam menor poluição sonora e atmosférica. É viável? Não sei! Mas sou do time que acredita que o modelo mais eficiente de transporte de massas é sobre trilhos, e não 4 rodas
@@Matpeixelegal é uma alternativa sim, e que pode ser a solução de longo prazo. O povo vai andar de bondinho lá em Lisboa, pq não em Ouro Preto?!
A vantagem da Van de transporte público é que, se a prefeitura quiser, dá pra fazer em pouquíssimo tempo, sem investimento nenhum em infraestrutura.
@@luisascalzo2176 enfim, me pergunto quais as propostas dos vereadores dessa cidade bastante turística. É época de eleição e agora eles sempre aparecem!
Que trabalho maravilhoso, conteúdo fino, parabéns!
Muito bom!!!
excelente video
Pra quem é anti-carro, nunca foi pra Ouro Preto, e não está em forma ou sofre de asma, condições cardíacas, ou dificuldade de locomoção, sugiro passar 30 dias na cidade sem carro subindo e descendo as várias ladeiras da cidade. Vai acontecer uma das quatro coisas:
a) Vai entrar em forma.
b) Vai falecer.
c) Vai falar que essa idéia de fazer ruas e calçadas em pedra sabão foi idiótica quando escorregar e quebrar o quadril num dia úmido, e vai chorar por uma calçada em concreto.
d) Vai começar a falar que precisa ter um bondinho na cidade a la San Francisco, e vai cobrar o "Estado" mas curiosamente não vai querer pagar mais imposto por isso.
Pois é, a cidade é linda, mas totalmente inviável para os dias de hj.
Só é interessante preservar como um museu a céu aberto mesmo.
Brasil é o país que mais paga imposto no mundo
um bondinho e outras alternativas pra carro que sejam menos invasivas seriam perfeitas pra cidade, então a opção d faz total sentido
@@JonasGalvao-yx4yvMas se a cidade é "inviável" pro turista, então pra que preservar como museu? Museu pra ninguém visitar? Existem alternativas para os carros como microônibus, vans, táxi, uber e estacionamentos fora do centro histórico.
@@danielg.1698Inviável como um lugar para se viver com comodidade e acessibilidade, à não ser que se façam obras que contornem isso, mas teriam que ser feitas com muito cuidado por causa do risco de descaracterização.
Top, obrigado...
AMO os videos desse canal, por favor poste mais vezes na semana
Sensacional, Raul
Não conhecia seu canal, parabéns! Gostei muito do seu texto e narração.
Ex-aluno de ouro preto, vivi entre amigos pelos casarões do centro histórico e frequentemente me pegava agradecendo a sorte que tenho por conhecer esse lugar aonde a tanto originou o Brasil. Dom Pedro II buscando reduzir a dependência dos ingleses, convidou um colega de Paris, que muito frequentava para fundar a escola de minas (irmã da écoles des mines), (Henri Gorceix), esta cidade tinha o dobro de habitantes que nova iorque, da praça tiradentes de ouro preto partiram também os 4.000 voluntarios com registro em imagens para a maior guerra da america latina, guerra do paraguai. Conhecer ouro preto é um respeito ao Brasil.
Sempre uma maravilha acompanhar o seu canal. ⛪️
Que maravilha!
Cada dia melhor esse canal, parabéns!
👏👏👏👏👏👏👏
Top
Seu canal é uma preciosidade
Raul tem um conhecimento que é surreal... 😮
Excelente trabalho. Parabéns!
Ouro Preto é show!