Verdade @joserobertoieco3581 esta falta de respeito do motorista também passa pelo porteiro de rua que pretende impedir a entrada ou saída do carro da garagem (confesso que não paro e digo que a preferencia da calcada 'e do pedestre). Sempre, ao sair ou entrar de minha garagem, faço o gesto para que as pessoas passem, afinal o pedestre está em desvantagem na relação com o veiculo e merece a atenção devida pelo motorista.
@@contatoaltopalmital5825 Tb já passei por isso. Achei super estranho, o pedestre na calçada tem que dar a preferencial para o carro. Outro dia eu ia atravessar a rua e um carro parou bem na faixa de pedestre e o motorista ainda teve a audácia de olhar pra mim dizendo que era "só pra deixar o passageiro sair".
Eu achava que aqui era ruim até ir pra florida nos EUA tem lugares que simplesmente não existe isso que fui em várias cidades lá a maioria é igual so tem nos centros das cidades
Só comprovado por A mais B que retirar acesso aos carros mata o comercio! Eu passo longe de mercados e qualquer comercio que não tem estacionamento bom. No mercado por exemplo, tem 1 que fica a 2 quadra, mas vou um que fica a 3km no shopping.
Raul, o problema é também cultural. Quando morava na Alemanha, ficava esperando na faixa de pedestre o carro passar primeiro, e muitas vezes eu via o motorista reclamar, porque ele sempre parava pra EU passar primeiro. Achava aquilo muito estranho, até que depois entendi que o pedestre sempre tem a prioridade nas vias públicas. No Brasil, em contraste, já vi muitas vezes carros e motos parando em cima da faixa de pedestre no farol vermelho, e pouco antes de abrir o sinal as motos ficavam acelerando, mostrando intenção de sair logo e intimidando o pedestre a não atravessar naquela hora. Enquanto na Alemanha eu era respeitado ao atravessar a rua, no Brasil corre-se o risco de ser atropelado. Antes nem ligava, mas com seus vídeos e morando fora percebo a tamanha falta de respeito e a inversão de valores no Brasil, onde os veículos privados tem a prioridade em tudo, enquanto na Europa a prioridade é pessoas, bicicletas e transporte público.
Em Portugal é assim, peão tem prioridade, os carros param, ponto, e os passeios, i.e. as calçadas têm q ter 2 m, lei nacional e municipal, ah e a responsabilidade delas é do municipio dai q são todas padrão
@@Forasteiro971Verdade, o Brasileiro quer igualdade (cultura Europa) para os outros e liberdade(cultura EUA) só para ele, ou seja, diz que apoia qualidade no transporte público para os outros, mas ele quer é só andar de carro.
Nos EUA no entanto a prioridade é do carro e não importa se tá aberto o farol para pedestres e vermelho para carros, eles passam, fazem o "right on red" e não é sequer infração de trânsito.
o brasil é muito grande , no interior do estado de são Paulo , algumas cidades priorizam o pedestre. na cidade de salto , caso você não pare para o pedestre passar , é multa na certa caso tenha um guarda de transito presencial . outras cidades das quais visitei é a mesma coisa , caraguatatuba, prioridade é o pedestre ! porém , isso não é realidade em outros municípios do estado.
Estamos em época eleitoral e são grandes as chances do paulistano votar em quem lhe colocou sob escuridão e em breve vai fazer ele passar sede, tamanha a fuga da realidade em que vive... É mais um hospício a céu aberto do que uma cidade..
E os canais de GRU? Poderia ser uma amsterdam mas transformaram em esgoto, rio baquirivu uma vergonha, as calçadas são um lixo, sem metrô, trevas do bonsuceso
Qm ta no tiktok geralmente só quer saber de besteiras artistas e celebridades, dificilmente esse tipo de conteúdo de interesse público viralizaria lá pois o engajamento é outro!
@@pedroenricco868 realmente, mas da pra pegar uns 50k de likes facil com esse tipo de conteudo, por mais que nao seja tao engajante e o algorismo nao entregue tanto ainda sim tem muito publico
@@theomaia146050k de likes? Dificilmente ele conseguiria pegar 50k de views lá, só tem usuários inútil q faz qlqr merd4 virar famoso e o mesmo contínua na mesma.
As calçadas de SP são absolutamente uma das piores coisas dessa cidade. É uma das maiores representações da completa ausência e omissão da prefeitura. Um vexame! Calçada deveria ser feita e fiscalizada pela prefeitura, para ter uniformidade e longevidade. Deixar na mão de cada munícipe e não fiscalizar é pedir para termos o que temos!
Como se faz em Portugal e se fazia até ao início do sec. XX com base em normas Portugas mas... como Brasileiros, jogaram elas prás urtigas e começaram a imitar os norte-americanos a onde o carro é rei e senhor!
@@luis.m.da.s.cesar1968 na Cidade de Covilhã, Portugal, a acessibilidade é terrível, consegue ser pior que Mauá-SP. Em nenhum cruzamento aqui da cidade temos rampas para cadeirantes de forma adequada... e para manter a identidade arquitetônica eles insistem em usar pedras portuguesas que criam vários desnivelamento com o tempo.
@@r3conte146 É uma cidade de montanha e tem ainda a cidade velha, medieval, mt comun em Portugal, q os municipios têm tentado modernizar, tanto q chegam a fechar as ruas aos carro. Na parte nova, passeios de acordo com as normas, padrão
é muito conveniente oprimir o pedestre e favorecer o veículo, os postos de gasolina ganham, as farmacias ganham(ja que o povo fica mais doente por não caminhar), as concessionarias e mecanicos ganham e de quebra o prefeito não tem que se preocupar com a calçada, ja que o pedestre vira uma minoria.
esperar o quê desses prefeitos? ainda mais desse vagabundo de agora? acho que nem encostam nas calçadas. espero que o boulos ganhe e que ele pense nisso também, porque não dá. onde eu moro, é até de boa, mas onde eu trabalho, não. e adivinha: eu ando mais pra ir pro trabalho ou ando pelo meu bairro? primeira opção.
Raul, caí aqui na vila mariana em uma rua extremamente íngreme. calçada estreita, irregular e com vários degraus entre cada garagem. resultado: fui pro hospital e tive que ficar internada direto pra operar porque meu osso da perna partiu ao meio. Coloquei três placas e não sei nem quantos pinos, minha recuperação foi de quatro meses sem andar. isso com 26 anos, não consigo nem imaginar o perigo pra um idoso
Você pode processar a prefeitura pq nesse caso e a prefeitura responsável pelas calçadas devido o art 99 do código Civil e a calcadas entrar na parte de rua pq ela e um bem público, porém caso de reforma tem q respeita as normas.
Você mencionou Florianópolis como exemplo. Nossa cidade vem se transformando a partir de uma iniciativa que criou um manual para calçadas acessíveis, padronizando inclusive os materiais de revestimento. A Prefeitura o transformou em lei, aplica, exige e fiscaliza. Tem que começar. Ainda muito a fazer, mas já se percebe mudança. Da mesma forma é a regulamentação dos parklets, mas tímidos também ainda por aqui. Parabéns por este episódio, muito necessário!
Parabéns pela oportunidade da discussão sobre calçadas. Não existe município algum em nosso país, que cuida das calçadas. Tudo quer se fez no passado está sendo sumariamente destruído em toda parte. Vergonha nacional. Calçada é para acesso de carro em casas e prédios. Ninguém é nenhuma autoridade está preocupada com o pedestre. Parece que ele não existe. Meu apoio total.
kkkk, e quem diz que o asfalto é cuidado? todos esburacados ou cheios de remendos, asfalto casca de ovo feito em ano eleitoral, não dura um ano e já começa a esburacar.
As melhores calçadas e lugares pro pedestre que eu consigo pensar são as do centro, quando ainda não existiam essas leis completamente burras que nos trouxeram até esse ponto vergonhoso, que caminhar parece um punição. Relato pessoal: fui de metrô visitar casa da Tomie Othake na ABERTO e dá pra imaginar a belíssima experiência que é sair da estação na Avenida Ibirapuera e atravessar a Avenida dos Bandeirantes no sol, sem uma alma viva na rua, calçadas minúsculas, destruídas ou cercadas que te obrigam a andar até o fim da quadra ou pular a grade… Zona sul entre dois bairros nobres. Outro lugar terrível: ir da estação Giovanni Gronchi pro Centro Empresarial/Shopping no Jd. São Luís caminhando próximo a Avenida João Dias… 20 minutos em meio ao trânsito insano (e parado) calçadas inexistentes ou com subidas íngremes e sem gente muitas vezes.
Conheci a rua B. Lobo na Paulista andei a pé por lá por algumas semanas a noite, e achei muito aconchegante pois tinha exatamente isso, bares na rua, café, restaurantes e prédios residenciais logo a frente...
O problema de passeios absolutamente anti pedestres se iniciou com o Prefeito Mário Covas, qdo retirou do orçamento das pavimentação a execução do passeio para baratear custo em função da 3a crise do ⛽️ e deixou para o própria obrigação de executar o passeio público que. Como público é não deveria ser obrigação dele proprietário. Aí, como a fiscalização de uso do solo foi diminuindo dia a dia por falta de recolocação por aposentadoria virou terra de ninguém, cada um fazendo o que lhe acha melhor. Para a lei em vigor passeio que for plano, dividido em 3 partes - a 1ª de 70cm , a 2ª de 1.20 m plana e continua em toda quadra e a 3ª o que restou de 1,90 (0,70 +1,20) podem ser feitas rampas, escada, jardim
@@carloshenriquenunescabral4442 pois é, mas isso seria apenas sobre a calçada em si né, me referia também a obrigação dos recuos, fim das fachadas contínuas e fachadas ativas, etc que também criam um ambiente anti pedestre.
Realmente! E quem deveria olhar, fiscalizar e implementar não faz! E se faz na maioria das vezes é mal feito. Sr. Prefeito e seus gestores das subprefeituras.
OBRIGADO!!! OBRIGADO!!! Raul, vergonha é uma palavra obrigatória sempre que nos referirmos às calçadas da cidade de São Paulo. Obrigado por jogar luz sobre esse tema tão negligenciado!
Raul fico feliz que ainda há pessoas que se preocupam com a Arquitetura e Urbanismo de verdade, obrigado. Você é uma inspiração pessoal minha pra meu canal que penso em fazer em breve sobre Arquitetura e fazer de uma forma inovadora e que a valorize.
Acumulei um total de 290 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 55 mil há 2 meses.
Você esqueceu de um detalhe, o Povo Brasileiro não se organiza para nada. Os administradores públicos não se interessam em nada para melhorar o espaço urbano. E o povo tem um grave problema, além de não se interessar por esse tema, ainda joga lixo nas ruas. Por isso o espaço urbano brasileiro parece uma grande favela, casas horríveis, calçadas imprestáveis. Tem calçadas que quando o morador ficar muito idoso, ele terá dificuldade para caminhar na própria calçada da casa dele.O Povo de certa forma não é só vítima, através de sua passividade e desinteresse/indiferença é co-autor dessa porcaria, que é o espaço urbano brasileiro.
Uma das coisas que mais enche o saco, pra mim, é esses pisos escorregadios. O pessoal coloca pela beleza, ok, mas é complicado em dia de chuva, ter que ficar desviando da própria calçada com medo de escorregar kkkkkkkkkk
O Brasil precisa de um Partido Urbanista. Um partido que além de defender a economia de mercado defenda uma melhor urbanização e padronização das cidades brasileiras.
É verdade, precisaria de um movimento grande. Precisa de uma massa de pessoas discutindo esses assuntos. Deveria estar na disciplina de geografia esse debate sobre organização urbana.
Exatamente até porque economia de mercado é respeitar as leis para o mercado fluir e não cada um fazer o que quiser sem se preocupar com o todo, como justamente fazem errado os que constróem na cidade.
Fantástico tocar nesse ponto vexatório e urgente. Cada calçada de São Paulo (e da maioria das cidades brasileiras) daria uma tese de doutorado em si apenas com exemplos do que *não* fazer. Obrigado, Raul Juste Lores. Brilhante como sempre.
Mais uma vez parabéns pelo excelente e essencial video. Sou morador de Manaus, idoso e posso afirmar: "Nossas calçadas são infernais, um convite para quedas e até óbitos."😢
Parabéns pela matéria. No Brasil inteiro, nenhuma prefeitura segue a ABNT. É um descaso geral. Calçada já não é mais passeio público. São rampas ou declives para acesso dos carros. Vergonha Nacional.
Moro em Manaus, aqui você vê: 1 - calçada que é bem feita serve de estacionamento para carros e motos. 2 - calçada que é ruim e atrapalha a mobilidade. 3 - casa que vai até o limite da sarjeta (zero calçada). 4 - onde tem calçada, o cidadão anda na rua e reclama se tiver carro passando. Mais um detalhe, não espere que motoristas respeitem entrada de garagens, vaga de idosos/deficientes.
Moro em Santana, costumo fazer tudo pé, tenho 72 anos e amo caminhar, mas as calçadas sao horriveis, temos que ter uma campanha agressiva contra essas horriveis calçadas.
Como sempre, preciso! Virei síndico do meu prédio (que aliás é no quarteirão atrás da onde vc está gravando!), após anos de administrações de abandono. Apesar da minha calçada não ser desastrosa, está dentro do meu plano de obras, junto com a melhoria de toda a frente.
Raul, é inacreditável que o Poder Público não assuma a responsabilidade pelas calçadas ou passeios. Boas calçadas são as padronizadas que nos dão segurança e qualidade de vida. Todos nós vamos envelhecer, mas nossa liberdade de ir e vir será limitada pelas atuais calçadas que o Poder Público insiste em impor como responsabilidade dos proprietários de imóveis. Não só as calçadas de São Paulo, mas de outras capitais e cidades de todo o país, são horríveis. Quantas quedas com escoriações (ou mesmo fraturas e traumatismos) poderiam ser evitadas. A necessidade de acionar o SAMU seria poupada, assim como diminuiria os custos ao SUS. O Poder Público precisa pensar nos benefícios múltiplos aos cidadãos e para o próprio Estado. Temos excelentes exemplos de calçadas pelo mundo afora, até mesmo aqui na América do Sul. Já estive várias vezes no Peru, e te digo: se tivéssemos as mesmas calçadas que se encontra em toda a cidade de Lima (ou mesmo nas pequenas cidades daquele pais), teríamos cidades melhores para os cidadãos. As calçadas no Peru são todas padronizadas. Eu fico decepcionado quando volto ao Brasil. Falta vontade. Falta interesse. Falta cidadania no Brasil. Abraço!
@@Juredsp tem videos sobre os melhores predios e a avenida mais bonita. Tudo no centro, praticamente kkkkkkk o centro de sp, apesar dos diversos apesares, continua sendo de longe, o melhor lugar da cidade urbanisticamente.
Raul, seus comentários e análises são sempre tão cirúrgicos e pertinentes que eu gostaria de ter a oportunidade de poder votar em você para cargos políticos. Por favor, se candidate. Precisamos de gente como você.
Vários senhores, jovens e crianças sofrem acidentes nestas calçadas totalmente irregulares. Ainda existe a privatização das calçadas com imensas bancas de jornais e um exército de camelôs oficializados. Anos atrás, mãe e filha não conseguiram seguir pela calçada da Av Voluntários da Pátria em Santana, optando por seguir pelo asfalto, onde foram mortas atropeladas por um trólebus.
O maior problema de mobilidade urbana no Brasil começa pelas nossas calçadas: Impossível caminhar em segurança em 90% do tempo. Os subúrbios americanos tem muitos problemas, mas pelo menos as calçadas de lá prestam. É vergonhoso nossas calçadas, do Capão Redondo ao Bexiga, é tudo despadronizado, quebrado, sujo... E dizem que São Paulo é a cidade mais rica e desenvolvida do país.
Aqui em São Bernardo do Campo muitos moradores constroem rampas de concreto do meio-fio à calçada, invadindo as áreas de escoamento de águas pluviais. Desconhecem que aquela área é da SABESP e a "privatizam" em benefício de Sua Majestade, o Automóvel .
A elite BR é uma desgraça. Moro no interior de SP, aqui a calçada além de ser um lixo ela é tão alta que mais um pouco tem que escalar a guia pra conseguir subir.
Olha nós pagamos tantos impostos e caros, como por exemplo IPTU, que no meu ponto de vista calçada teria quer ser de responsabilidade da Prefeitura. Dessa forma poderia padronizar de alguma forma.
pela lógica eu até concordaria, mas vc confiaria na prefeitura pra manter alguma calçada? É só ver quanto de buraco tem no asfalto, que a de responsabilidade da prefeitura
@@desbravador993 dá pra ficar até amanhã listando todos os gastos que eles passam pro nosso lombo. Ali na ponte Cidade Universitária, logo na alça de acesso pra marginal tem um farol, onde dava fácil pra ter uma passarela (até pela altura), o motorista que pague pela incompetência ficando parado ali mesmo quando não tem ninguém passando
Calçada deve ser considerada semi privada, semi pública. Ela é minha, mas tenho que construí-la e mantê-la para o público. O município deve exigir isso dos proprietários. Aqui em Curitiba isso está sendo implantado. Ao construir imóvel, já vem a planta de como deve ser a Calçada. Demora, mas a gente vai percebendo a diferença.
O problema das calçadas é o avanço dos portões! Ruas antigas, casas que "ganham" uma garagem às custas da invasão do passeio público - e principalmente a corrupção do serviço público! - são as causas dessa situação absurda. E tantas outras...... Agora, onde havia um sobrado velho, nasce um "condomínio" de 12 cubículos, sem garagem. PMSP aprova? Se não aprova, anistia - mais m2 de impostos, porque não?????
Posso estar sendo leigo, mas a prefeitura tinha que criar um projeto no qual passasse de casa em casa oferecendo o projeto de padronização de calçada, no qual o dono da casa arcaria com valores minimos (um custo básico dos materiais usados) para o serviço fosse feito pela prefeitura
Acho que o diálogo teria que começar pelo seguinte ponto: de quem deve ser a responsabilidade sobre a calçada? Pq se for da prefeitura, ela que gerencie os IPTUs pagos pra arcar com a manutenção. Se for do proprietário do imóvel, que seja estipulado um padrão por quadra/bairro, entre os proprietários dos imóveis (mediante votação, assembléia, que raios seja), mas que se permita pontos flexíveis nesses padrões, desde que não prejudiquem a fluidez do passeio. E se for um condimínio, entre o proprietário e a prefeitura, que sejam bem definidos os direitos e deveres de cada um. Acho uma discussão válida pra passar pros vereadores, pois do modo que está hoje, simplesmente não funciona.
Pobres cidades brasileiras, as maiores vítimas das calçadas são principalmente os idosos que tropeçam, caem e se machucam a ponto de demandarem serviços hospitalares. Custo para as famílias, custos para o SUS. Uma lástima!!!
Acompanho esse canal a dois anos e sou muito grato a tudo que aprendi aqui, hoje vejo que o principal problema de São paulo e de fato o urbanismo, não apenas pela mobilidade, mas pelas consequências que ninguém percebe( eu mesmo jamais perceberia sem esse canal). Esses problemas geram tantos outros, na segurança, saúde, bem estar mental, social, gera gastos desnecessários, custos que não deveriam existir no nosso dia a dia, hoje vejo que até a educação e afetada por conta desse desastre urbano que, infelizmente se tornou São Paulo.
Bom dia! Ai ai, aqui em Aracaju-SE a calçada é uma extensão da casa, isso quando não dominam a rua, é surreal. Pense num lugar onde pedestres não tem vez e cadeirante é condenado a prisão perpétua, pois é impossível sair com sua cadeira de rodas.
Eu como corredor de rua sei como é ruim correr em São Paulo. Eu quando viajei pra Lisboa fiquei perguntando na internet onde as pessoas correm lá, eles não entendiam a pergunta, ora bolas, se corre na rua. Com as calçadas daqui é difícil correr num lugar que não seja num parque, porque correr na calçada é corrida de obstáculos, correr no meio fio é perigoso, e também é cheio de obstáculos (porque o asfalto é horrível, moto cortando, etc.). Aí quem não tem parque perto acaba indo corrrer na ciclovia, deixando os ciclistas doidos de raiva porque querendo ou não tiram o espaço deles
Na verdade fazendo essa pergunta a um português ele ficaria a pensar que quem fez a pergunta para além de não fazer sentido, não deveria ser bom da cabeça, porque a resposta seria óbvia. Também é verdade que a pergunta poderia ser interpretada de outra forma, onde é que se poderia correr sem passar a vida a esbarrar com gente de todas as nacionalidades, e pedir desculpas de 5 em 5 metros. Mas como já esteve em Lisboa com certeza fez uma corrida entre o Terreiro do Paço, e Belém e mais além, pela margem do Tejo, e de certeza também que foi inesquecível.
As cidades pequenas e médias estão tendo um crescimento desgovernado. Parece que qualquer um pode simplesmente sair abrindo áreas para loteamento. Em alguns casos, se a calçada tiver o tamanho normal, a rua fica pequena. O município deveria ter mais controle sobre isso.
Excelente vídeo! Realmente o que me incomoda muito aqui no Brasil é a nossa arquitetura (ou melhor, a ausência dela). Desde criança, sempre fiquei encantado com os bairros americanos que via nos filmes: casas separadas umas das outras, com grama ao redor, ruas largas, calçadas organizadas, muitas árvores... Meu passatempo preferido na infância era passear pelo Google Maps, rodando pelas ruas americanas, ou assistir a vídeos no RUclips desses bairros. Era magnífica toda aquela beleza, calma, e natureza. Infelizmente, depois de sair do computador e voltar à realidade do Brasil: ruas esburacadas, casas grudadas, sem reboco, tortas, um verdadeiro amontoado de tijolos sem nenhuma estética, calçadas irregulares ou, às vezes, inexistentes, com casas invadindo a rua, lixo no chão, pichações... Sem falar das lombadas (quebra-molas) colocadas exageradamente pelas ruas, muitas vezes, por próprios moradores ou por facções criminosas para dificultar o acesso da polícia. Sei que nem tudo é belo nos EUA, mas, se jogarmos o bonequinho do Street View aleatoriamente em alguma cidade-capital dos EUA, provavelmente cairemos em um bairro bonito, como descrevi acima. Agora, se fizermos o mesmo em uma cidade-capital do Brasil, provavelmente veremos uma aberração. Muita gente acha que a questão estética é frescura, mas não é. A desordem estética dos bairros afeta nosso psicológico, afeta nosso bem-estar. Uma pessoa que mora em um local calmo, rodeado de árvores, com casas arrumadas, certamente tem uma saúde psicológica melhor do que quem vive em um bairro comum no Brasil. E ter casas e bairros bonitos nem sempre é uma questão financeira. Muitos aqui preferem ter um carrão a ajeitar a fachada da casa. Preferem comprar uma JBL caríssima a fazer uma calçada decente. Aqui não se pensa na comunidade, apenas no indivíduo: "Que se dane o cadeirante, vou fazer uma calçada irregular, e ele que se vire"; "Que se dane os carros e os pedestres, vou montar uma oficina na frente de casa e ocupar metade da rua."
Qualquer cidade mesmo pequena dos EUA que vc jogar o bonequinho vai ter ruas bem cuidadas, com asfalto plano, sem essas valetas ridículas de nossas cidades, calçadas largas, planas, limpas, sem guias quebradas ou irregulares, geralmente com árvores em canteiros bem cuidados ou numa faixa de grama paralela ao espaço garantido do pedestre e as casas não podem fazer degraus para facilitar a entrada de garagem, mesmo em ladeiras. Veja S. Francisco, com suas ladeiras, não têm degraus nas calçadas, quem quiser que faça pra dentro do terreno. Claro que há exceções, mas é uma questão cultural.
Muito oportuno este assunto. Muito bem abordado. Estas pessoas que estão envolvidos nisto também vão envelhecer ou têm familiares que vão ser muito prejudicados por este descaso. Vamos esperar que alguém ouça a tua voz.
São Paulo é uma lástima!!!! Bairros como Perdizes, Pompéia…..há obastáculos por todo lado, além da largura, postes, cestos de por lixo, árvores, floreiras……😱😱😱😱e essa prefeitura NADA😡😡😡😡
Minha mãe ja caiu e fraturou o joelho por causa das calcadas de SP. O quanto nosso sistema de saúde é onerado por causa da omissão do próprio governo. Parece que São Paulo joga sempre em desfavor de si. Lutando sempre para mantermos uma péssima qualidade de vida. Quem decide caminhar por São Paulo se depara com uma prova de resistência cuja vida é colocada em risco a cada passada.
Finalmente alguém tentando resolver esse problema. Aqui em Poços de Caldas MG, cada um faz o q quer com as calçadas. Mobilidade 0. É impossível caminhar aqui,ainda mais que é uma cidade com morros.Prefeituras deviam fazer as calçadas de todos e cobrar no IPTU. Conheço várias pessoas q se machucaram gravemente. Socorro prefeitos!!!
Raul, a cultura dos muros começou no começo do século XX, quando os proprietários de imóveis ganhavam dinheiro com publicidade. Hoje acredito que podemos começar a substituir muros por grades, principalmente em escolas, pra ajudar em relação a vigilância que vem da rua.
Toda calçada deveria ter no mínimo 2 metros de largura, sem obstáculos, 😊 como postes, desníveis, degraus, pinturas lisas que quando molhadas escorrega como um sabão, por exemplo.
Meu filho mora na Irlanda. Lá as calçadas não pertencem aos donos das casas, mas sim à prefeitura. É debaixo delas que a prefeitura instala tubulação de gás, água, telefonia e energia. Plantar árvores nelas nem pensar, muito menos rebaixar para facilitar a entrada de carros.
Aqui em Campinas SP é igual ou pior, mesmo em bairros mais "nobres"... Além de ser uma armadilha é um deboche na cara do povo, chega a ser vil, imoral, para aqueles que têm que pagar o IPTU e demais impostos surreais em dia. Deveria ser a prioridade n° 1 de qualquer prefeitura. Se prefeitura existisse apenas para fiscalizar as calçadas, já estaria bom.
Obrigado por mais um excelente e conscientizador vídeo. Fiz intercâmbio em Boston e como são vivas a cidade, as calçadas, as praças e tudo mais. Que vontade de viver. Obrigado Raul. Mais um vídeo que vou compartilhar com todos. Sucesso e sorte sempre.
É por isso que amo Buenos Aires. Morei lá por vários anos e amava caminhar, fazia longos trajetos a pé. Nem sentia o tempo passar, tantas lojas, bares, comércio ativo, gente na rua... calçadas largas e bem cuidadas, uma delícia. Isso na grande maioria dos bairros.
Em Fortaleza, a Antiga gestão de Luiziane Lins (gestão mto criticada) padronizou várias calçadas de avenidas como av. Bezerra de menezes e Antonio Sales e teve quarteirões que deu certo, outros faltou estacionamento. Mas nas ruas dos bairros é cada um por si ( ou cada calçada por si)
E o que esperar de uma prefeitura que não zela sequer pelas calçadas adjacentes a espaços públicos? Praças, parques e demais? Nem sequer o trecho entre o Monumento às Bandeiras e o Parque do Ibirapuera, tão frequentado por turistas, é apresentável.
Pão de açúcar da Av. Ricardo Jafet, capital de SP, eles não varrem a própria calçada há muito tempo. Ando por lá e vejo o mesmo lixo 😮 de uma semana para outra, para outra... A sujeira só sai da calçada quando chove forte e ela vai para o esgoto e depois para os rios...
A maior calçada que vi na Europa foi em Barcelona, achei a cidade super caminhável , apesar de boa parte da Europa ser ótima pra pedestre. Moro em Berlim e aqui eh super plano e caminhável, vc anda fácil 13km sem cansar e tem muitas árvores, isso deixa a cidade bonita e detalhe, vou sempre com carrinho de bebê pq eh super tranquilo, além da acessibilidade das estações que tem elevador. Eh o mínimo q uma cidade deve ter. Eu sempre viajo pra Itália e sempre saio reclamando da falta de estrutura, agora vc falando percebi que lá quase não tem calçada e tem muita ladeira como SP e um transporte público ineficiente. Isso faz mta diferença no dia dia e as vezes a gente nem se dá conta de como isso facilita a vida
outro problema é quando a prefeitura toma iniciativa e constrói as calçadas e a população decide continuar andando no meio da rua, isso quando não são 3 pessoas andando uma do lado da outra fechando metade da rua... brasileiro não sabe andar na rua, principalmente no interior do Brasil. Na minha cidade teve rua asfaltada 2 vezes em frente ao Banco do Brasil no centro, enquanto isso na periferia... rua de terra sem iluminação.
Em Pinhais / PR tem toda calçada asfaltada com pavimento drenante. É periferia de Curitiba, mas não se identifica como periferia. Lá o pessoal e o poder público foi inteligente, Pinhais está num platô, saiu de periferia para umas das melhores cidades do Paraná, apesar de estar num Banhado entre rios e a chuva da Serra geral, eles conseguiram desenvolver uma solução foi ótima para as zonas mais pobres da cidade.
É triste ver os vídeos do Raul durante o período eleitoral e notar a completa falta de sintonia entre o que ele diz e o que é proposto pelos candidatos...
Infelizmente, esse problema é na maioria das cidades brasileiras, onde o carro tem a prioridade, o pedestre que se lasque, uma vergonha
Ser pedestre em Santos é perigoso.
Verdade @joserobertoieco3581 esta falta de respeito do motorista também passa pelo porteiro de rua que pretende impedir a entrada ou saída do carro da garagem (confesso que não paro e digo que a preferencia da calcada 'e do pedestre). Sempre, ao sair ou entrar de minha garagem, faço o gesto para que as pessoas passem, afinal o pedestre está em desvantagem na relação com o veiculo e merece a atenção devida pelo motorista.
@@contatoaltopalmital5825 Tb já passei por isso. Achei super estranho, o pedestre na calçada tem que dar a preferencial para o carro. Outro dia eu ia atravessar a rua e um carro parou bem na faixa de pedestre e o motorista ainda teve a audácia de olhar pra mim dizendo que era "só pra deixar o passageiro sair".
Eu achava que aqui era ruim até ir pra florida nos EUA tem lugares que simplesmente não existe isso que fui em várias cidades lá a maioria é igual so tem nos centros das cidades
Só comprovado por A mais B que retirar acesso aos carros mata o comercio! Eu passo longe de mercados e qualquer comercio que não tem estacionamento bom. No mercado por exemplo, tem 1 que fica a 2 quadra, mas vou um que fica a 3km no shopping.
Mais brasileiros deveriam ver este vídeo.
Brasileiro ta jogando no tigrinho
Brasileiro caga no mar moço, caga no mar! De norte a sul!
@@zezaway Acho que vc esqueceu que vc é brasieliro né
@@ConiCalaro Nós somos brasileiros, então essa frase dele caiu por terra kkkk.
Todos os brasileiros deveriam!!!
Raul, o problema é também cultural. Quando morava na Alemanha, ficava esperando na faixa de pedestre o carro passar primeiro, e muitas vezes eu via o motorista reclamar, porque ele sempre parava pra EU passar primeiro. Achava aquilo muito estranho, até que depois entendi que o pedestre sempre tem a prioridade nas vias públicas. No Brasil, em contraste, já vi muitas vezes carros e motos parando em cima da faixa de pedestre no farol vermelho, e pouco antes de abrir o sinal as motos ficavam acelerando, mostrando intenção de sair logo e intimidando o pedestre a não atravessar naquela hora. Enquanto na Alemanha eu era respeitado ao atravessar a rua, no Brasil corre-se o risco de ser atropelado.
Antes nem ligava, mas com seus vídeos e morando fora percebo a tamanha falta de respeito e a inversão de valores no Brasil, onde os veículos privados tem a prioridade em tudo, enquanto na Europa a prioridade é pessoas, bicicletas e transporte público.
Em Portugal é assim, peão tem prioridade, os carros param, ponto, e os passeios, i.e. as calçadas têm q ter 2 m, lei nacional e municipal, ah e a responsabilidade delas é do municipio dai q são todas padrão
O brasileiro anseia por uma qualidade de vida europeia tentando replicar o que os EUA faz. É a receita de como dar errado como cidade.
@@Forasteiro971Verdade, o Brasileiro quer igualdade (cultura Europa) para os outros e liberdade(cultura EUA) só para ele, ou seja, diz que apoia qualidade no transporte público para os outros, mas ele quer é só andar de carro.
Nos EUA no entanto a prioridade é do carro e não importa se tá aberto o farol para pedestres e vermelho para carros, eles passam, fazem o "right on red" e não é sequer infração de trânsito.
o brasil é muito grande , no interior do estado de são Paulo , algumas cidades priorizam o pedestre.
na cidade de salto , caso você não pare para o pedestre passar , é multa na certa caso tenha um guarda de transito presencial .
outras cidades das quais visitei é a mesma coisa , caraguatatuba, prioridade é o pedestre !
porém , isso não é realidade em outros municípios do estado.
Morar em guarulhos e assistir este canal dá uma vontade de chorar danada
Guarulhos cada vez mais carrocentrista, sem transporte público decente e o povo pouco se lixa pra isso.
Nos jardins também calçadas quebradas e mal feitas e olha que ehatdins
Estamos em época eleitoral e são grandes as chances do paulistano votar em quem lhe colocou sob escuridão e em breve vai fazer ele passar sede, tamanha a fuga da realidade em que vive... É mais um hospício a céu aberto do que uma cidade..
Sou de Guarulhos também.
E os canais de GRU? Poderia ser uma amsterdam mas transformaram em esgoto, rio baquirivu uma vergonha, as calçadas são um lixo, sem metrô, trevas do bonsuceso
Esse canal podia ter um TikTok, o alcance que o TikTok tem ia fazer muito mais pessoas conhecer esse canal maravilhoso
Qm ta no tiktok geralmente só quer saber de besteiras artistas e celebridades, dificilmente esse tipo de conteúdo de interesse público viralizaria lá pois o engajamento é outro!
@@pedroenricco868 realmente, mas da pra pegar uns 50k de likes facil com esse tipo de conteudo, por mais que nao seja tao engajante e o algorismo nao entregue tanto ainda sim tem muito publico
@@pedroenricco868tem todo tipo de público no tik tok, achar que a lá é só futilidade é besteira
@@theomaia146050k de likes? Dificilmente ele conseguiria pegar 50k de views lá, só tem usuários inútil q faz qlqr merd4 virar famoso e o mesmo contínua na mesma.
Principalmente criticas sociais como essa, vai ser uma beleza para eu compartilhar...😎🍷
As calçadas de SP são absolutamente uma das piores coisas dessa cidade. É uma das maiores representações da completa ausência e omissão da prefeitura. Um vexame! Calçada deveria ser feita e fiscalizada pela prefeitura, para ter uniformidade e longevidade. Deixar na mão de cada munícipe e não fiscalizar é pedir para termos o que temos!
Como se faz em Portugal e se fazia até ao início do sec. XX com base em normas Portugas mas... como Brasileiros, jogaram elas prás urtigas e começaram a imitar os norte-americanos a onde o carro é rei e senhor!
@@luis.m.da.s.cesar1968 na Cidade de Covilhã, Portugal, a acessibilidade é terrível, consegue ser pior que Mauá-SP. Em nenhum cruzamento aqui da cidade temos rampas para cadeirantes de forma adequada... e para manter a identidade arquitetônica eles insistem em usar pedras portuguesas que criam vários desnivelamento com o tempo.
@@r3conte146 É uma cidade de montanha e tem ainda a cidade velha, medieval, mt comun em Portugal, q os municipios têm tentado modernizar, tanto q chegam a fechar as ruas aos carro. Na parte nova, passeios de acordo com as normas, padrão
é muito conveniente oprimir o pedestre e favorecer o veículo, os postos de gasolina ganham, as farmacias ganham(ja que o povo fica mais doente por não caminhar), as concessionarias e mecanicos ganham e de quebra o prefeito não tem que se preocupar com a calçada, ja que o pedestre vira uma minoria.
esperar o quê desses prefeitos? ainda mais desse vagabundo de agora? acho que nem encostam nas calçadas. espero que o boulos ganhe e que ele pense nisso também, porque não dá. onde eu moro, é até de boa, mas onde eu trabalho, não. e adivinha: eu ando mais pra ir pro trabalho ou ando pelo meu bairro? primeira opção.
As cidades brasileiras têm que entender que calçada é uma questão logística: a maior parte dos deslocamentos humanos é realizada a pé.
Raul, caí aqui na vila mariana em uma rua extremamente íngreme. calçada estreita, irregular e com vários degraus entre cada garagem. resultado: fui pro hospital e tive que ficar internada direto pra operar porque meu osso da perna partiu ao meio. Coloquei três placas e não sei nem quantos pinos, minha recuperação foi de quatro meses sem andar. isso com 26 anos, não consigo nem imaginar o perigo pra um idoso
Você pode processar a prefeitura pq nesse caso e a prefeitura responsável pelas calçadas devido o art 99 do código Civil e a calcadas entrar na parte de rua pq ela e um bem público, porém caso de reforma tem q respeita as normas.
Valeu! Sou deficiente, uso muleta e quedas na calçada me levam ao hospital.
Este vídeo deveria ser transmitido no telão da Câmara Municipal de SP no dia da posse dos vereadores eleitos!
Que sonho
@@SaoPauloNasAlturas raul, quando sai o partido nas alturas para votarmos nele?
Você mencionou Florianópolis como exemplo. Nossa cidade vem se transformando a partir de uma iniciativa que criou um manual para calçadas acessíveis, padronizando inclusive os materiais de revestimento. A Prefeitura o transformou em lei, aplica, exige e fiscaliza. Tem que começar. Ainda muito a fazer, mas já se percebe mudança. Da mesma forma é a regulamentação dos parklets, mas tímidos também ainda por aqui. Parabéns por este episódio, muito necessário!
Parabéns pela oportunidade da discussão sobre calçadas. Não existe município algum em nosso país, que cuida das calçadas. Tudo quer se fez no passado está sendo sumariamente destruído em toda parte. Vergonha nacional. Calçada é para acesso de carro em casas e prédios. Ninguém é nenhuma autoridade está preocupada com o pedestre. Parece que ele não existe. Meu apoio total.
Sempre defendi que calçadas precisam ser cuidadas como o asfalto.
Sim mas as prefeituras tem orçamento pra padronizar tudo?
kkkk, e quem diz que o asfalto é cuidado? todos esburacados ou cheios de remendos, asfalto casca de ovo feito em ano eleitoral, não dura um ano e já começa a esburacar.
@@neblinaspNa minha cidade o asfalto é bom, mas já as calçadas....
@@SullivanSully-jd6cenão é sobre padronizar....eita
As melhores calçadas e lugares pro pedestre que eu consigo pensar são as do centro, quando ainda não existiam essas leis completamente burras que nos trouxeram até esse ponto vergonhoso, que caminhar parece um punição.
Relato pessoal: fui de metrô visitar casa da Tomie Othake na ABERTO e dá pra imaginar a belíssima experiência que é sair da estação na Avenida Ibirapuera e atravessar a Avenida dos Bandeirantes no sol, sem uma alma viva na rua, calçadas minúsculas, destruídas ou cercadas que te obrigam a andar até o fim da quadra ou pular a grade… Zona sul entre dois bairros nobres.
Outro lugar terrível: ir da estação Giovanni Gronchi pro Centro Empresarial/Shopping no Jd. São Luís caminhando próximo a Avenida João Dias… 20 minutos em meio ao trânsito insano (e parado) calçadas inexistentes ou com subidas íngremes e sem gente muitas vezes.
Conheci a rua B. Lobo na Paulista andei a pé por lá por algumas semanas a noite, e achei muito aconchegante pois tinha exatamente isso, bares na rua, café, restaurantes e prédios residenciais logo a frente...
O problema de passeios absolutamente anti pedestres se iniciou com o Prefeito Mário Covas, qdo retirou do orçamento das pavimentação a execução do passeio para baratear custo em função da 3a crise do ⛽️ e deixou para o própria obrigação de executar o passeio público que. Como público é não deveria ser obrigação dele proprietário.
Aí, como a fiscalização de uso do solo foi diminuindo dia a dia por falta de recolocação por aposentadoria virou terra de ninguém, cada um fazendo o que lhe acha melhor.
Para a lei em vigor passeio que for plano, dividido em 3 partes - a 1ª de 70cm , a 2ª de 1.20 m plana e continua em toda quadra e a 3ª o que restou de 1,90 (0,70 +1,20) podem ser feitas rampas, escada, jardim
@@carloshenriquenunescabral4442 pois é, mas isso seria apenas sobre a calçada em si né, me referia também a obrigação dos recuos, fim das fachadas contínuas e fachadas ativas, etc que também criam um ambiente anti pedestre.
Venha na alameda dos Guatas.Planalto Paulista.. final com AV.Moacyr.
Tem gente preocupada com "banheiro trans" e outros preocupados em defender o governo federal, só não tem gente preocupada com a cidade.
Realmente! E quem deveria olhar, fiscalizar e implementar não faz! E se faz na maioria das vezes é mal feito. Sr. Prefeito e seus gestores das subprefeituras.
Com certeza. As pessoas não estão realmente preocupadas com prioridades comuns e que beneficiam todos. Estão só preocupadas em defender ideologias
Vc falou uma verdade. Estão perdendo tempo com cada briga sem pé nem cabeça, os dois lados...
@@mariadasgracasspbrquem defenda banheiro trans?
Ué, mas preocupar com "banheiro trans" nāo impede de pensar nos outros problemas nāo. Dá pra lutar pelo melhor pra todos.
Esse é um exemplo de Canal necessário. Mais do que entretenimento de qualidade, é um serviço de utilidade pública. Parabéns.
Ah, quanta verdade! Não canso de repetir que nossas calçadas são desrespeitosas. Tanta gente que precisa ver este vídeo!
Calçadas e ruas niveladas parecem coisas de outro mundo no Brasil.
O Raul seria um ótimo prefeito!
Perfeito eu não sei, mas com certeza seria o melhor secretário de infraestrutura.
Não seria ótimo não, liberal e só sabe urbanismo
@@Alexandre-qo2os liberal? acho que ele é mais pra esquerda, e toda esquerda gosta mesmo é do estado grande. Liberal é o Tarcisio pow!
@@Alexandre-qo2os Qual o contrário de liberal?
@@theFabioBrito Matou a charada
OBRIGADO!!!
OBRIGADO!!!
Raul, vergonha é uma palavra obrigatória sempre que nos referirmos às calçadas da cidade de São Paulo.
Obrigado por jogar luz sobre esse tema tão negligenciado!
Raul fico feliz que ainda há pessoas que se preocupam com a Arquitetura e Urbanismo de verdade, obrigado. Você é uma inspiração pessoal minha pra meu canal que penso em fazer em breve sobre Arquitetura e fazer de uma forma inovadora e que a valorize.
Acumulei um total de 290 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 55 mil há 2 meses.
se me permite perguntar como você consegue ganhar tanto..., quais são suas estratégias??
É aconselhável buscar orientação profissional na hora de criar um portfólio financeiro forte devido à sua complexidade.
*Sra Veronica Jaime* é uma mulher muito legítima e competente, seu método funciona como mágica, continuo vencendo com suas estratégias.
Você também investe com Veronica Jaime? Uau, aquela Senhora tem sido uma bênção para mim e minha família.
COMO!! Eu sei que é possível, agradeceria se você mostrasse como fazer isso.
Você esqueceu de um detalhe, o Povo Brasileiro não se organiza para nada. Os administradores públicos não se interessam em nada para melhorar o espaço urbano. E o povo tem um grave problema, além de não se interessar por esse tema, ainda joga lixo nas ruas. Por isso o espaço urbano brasileiro parece uma grande favela, casas horríveis, calçadas imprestáveis. Tem calçadas que quando o morador ficar muito idoso, ele terá dificuldade para caminhar na própria calçada da casa dele.O Povo de certa forma não é só vítima, através de sua passividade e desinteresse/indiferença é co-autor dessa porcaria, que é o espaço urbano brasileiro.
Valeu!
Uma das coisas que mais enche o saco, pra mim, é esses pisos escorregadios. O pessoal coloca pela beleza, ok, mas é complicado em dia de chuva, ter que ficar desviando da própria calçada com medo de escorregar kkkkkkkkkk
ADOREI! Sou super a favor da padronização de calçadas!
Perfeito! A calçada tem que ser de responsabilidade da prefeitura e não do proprietário
Até que enfim um conteúdo extremamente bom e útil na internet. Parabéns!
O Brasil precisa de um Partido Urbanista. Um partido que além de defender a economia de mercado defenda uma melhor urbanização e padronização das cidades brasileiras.
@@Alckos12 como se esse vexame não tivesse uma grande participação do mercado imobiliário…
Mais um Partido? Acho que nós precisamos de um "Intacto".
É verdade, precisaria de um movimento grande. Precisa de uma massa de pessoas discutindo esses assuntos. Deveria estar na disciplina de geografia esse debate sobre organização urbana.
Exatamente até porque economia de mercado é respeitar as leis para o mercado fluir e não cada um fazer o que quiser sem se preocupar com o todo, como justamente fazem errado os que constróem na cidade.
Você é bem burro, o plano diretor foi destruido pelo mercado, o mercado imobiliario lucra com a má organização das cidades.
Fantástico tocar nesse ponto vexatório e urgente. Cada calçada de São Paulo (e da maioria das cidades brasileiras) daria uma tese de doutorado em si apenas com exemplos do que *não* fazer. Obrigado, Raul Juste Lores. Brilhante como sempre.
Eu amo os vídeos! A dicção é tão boa e fala com tanta paciência que só consigo assistir em 2x 😂😂😂😂
Mais uma vez parabéns pelo excelente e essencial video. Sou morador de Manaus, idoso e posso afirmar: "Nossas calçadas são infernais, um convite para quedas e até óbitos."😢
Este programa é um SERVIÇO PÚBLICO
Parabéns pela matéria. No Brasil inteiro, nenhuma prefeitura segue a ABNT. É um descaso geral. Calçada já não é mais passeio público. São rampas ou declives para acesso dos carros. Vergonha Nacional.
Moro em Manaus, aqui você vê:
1 - calçada que é bem feita serve de estacionamento para carros e motos.
2 - calçada que é ruim e atrapalha a mobilidade.
3 - casa que vai até o limite da sarjeta (zero calçada).
4 - onde tem calçada, o cidadão anda na rua e reclama se tiver carro passando.
Mais um detalhe, não espere que motoristas respeitem entrada de garagens, vaga de idosos/deficientes.
Moro em Santana, costumo fazer tudo pé, tenho 72 anos e amo caminhar, mas as calçadas sao horriveis, temos que ter uma campanha agressiva contra essas horriveis calçadas.
Como sempre, preciso! Virei síndico do meu prédio (que aliás é no quarteirão atrás da onde vc está gravando!), após anos de administrações de abandono.
Apesar da minha calçada não ser desastrosa, está dentro do meu plano de obras, junto com a melhoria de toda a frente.
Raul, é inacreditável que o Poder Público não assuma a responsabilidade pelas calçadas ou passeios. Boas calçadas são as padronizadas que nos dão segurança e qualidade de vida. Todos nós vamos envelhecer, mas nossa liberdade de ir e vir será limitada pelas atuais calçadas que o Poder Público insiste em impor como responsabilidade dos proprietários de imóveis. Não só as calçadas de São Paulo, mas de outras capitais e cidades de todo o país, são horríveis. Quantas quedas com escoriações (ou mesmo fraturas e traumatismos) poderiam ser evitadas. A necessidade de acionar o SAMU seria poupada, assim como diminuiria os custos ao SUS. O Poder Público precisa pensar nos benefícios múltiplos aos cidadãos e para o próprio Estado. Temos excelentes exemplos de calçadas pelo mundo afora, até mesmo aqui na América do Sul. Já estive várias vezes no Peru, e te digo: se tivéssemos as mesmas calçadas que se encontra em toda a cidade de Lima (ou mesmo nas pequenas cidades daquele pais), teríamos cidades melhores para os cidadãos. As calçadas no Peru são todas padronizadas. Eu fico decepcionado quando volto ao Brasil. Falta vontade. Falta interesse. Falta cidadania no Brasil. Abraço!
Raul poderia fazer um vídeo com as coisas boas de SP, eu tô ficando deprimido com nossa cidade 😅
Que coisas ? Cita pelo menos 3?
@@Juredsp aí é pro Raul achar... não é possível que numa cidade desse tamanho não haja 3 kkkkk
@@Juredspeita espirito de vira-lata hein.
Vocês tem a maior malha de metrô da América Latina. Quer me dizer que isso não é nada?
@@Kitsune-kun663e tem viu! Só procurar: melhor avenida, melhor prédio etc
@@Juredsp tem videos sobre os melhores predios e a avenida mais bonita. Tudo no centro, praticamente kkkkkkk o centro de sp, apesar dos diversos apesares, continua sendo de longe, o melhor lugar da cidade urbanisticamente.
Isso deveria ser tema de Debate nas eleições. Acessibilidade e mobilidade. Infelizmente levam jornalistas que não questionam os políticos.
Raul, seus comentários e análises são sempre tão cirúrgicos e pertinentes que eu gostaria de ter a oportunidade de poder votar em você para cargos políticos. Por favor, se candidate. Precisamos de gente como você.
Vários senhores, jovens e crianças sofrem acidentes nestas calçadas totalmente irregulares. Ainda existe a privatização das calçadas com imensas bancas de jornais e um exército de camelôs oficializados. Anos atrás, mãe e filha não conseguiram seguir pela calçada da Av Voluntários da Pátria em Santana, optando por seguir pelo asfalto, onde foram mortas atropeladas por um trólebus.
O maior problema de mobilidade urbana no Brasil começa pelas nossas calçadas: Impossível caminhar em segurança em 90% do tempo. Os subúrbios americanos tem muitos problemas, mas pelo menos as calçadas de lá prestam. É vergonhoso nossas calçadas, do Capão Redondo ao Bexiga, é tudo despadronizado, quebrado, sujo... E dizem que São Paulo é a cidade mais rica e desenvolvida do país.
Aqui em São Bernardo do Campo muitos moradores constroem rampas de concreto do meio-fio à calçada, invadindo as áreas de escoamento de águas pluviais. Desconhecem que aquela área é da SABESP e a "privatizam" em benefício de Sua Majestade, o Automóvel .
Ótimo vídeo Raul..
Caro Raul, agora pegaste na veia. Esse tema é meu eterno dilema, p caminhar pelas nossas ruas. Parabéns…
A elite BR é uma desgraça.
Moro no interior de SP, aqui a calçada além de ser um lixo ela é tão alta que mais um pouco tem que escalar a guia pra conseguir subir.
Se fosse só em São Paulo. É no Brasil inteiro. Um dos males intrínsecos desse país sem controle 😢
Olha nós pagamos tantos impostos e caros, como por exemplo IPTU, que no meu ponto de vista calçada teria quer ser de responsabilidade da Prefeitura. Dessa forma poderia padronizar de alguma forma.
pela lógica eu até concordaria, mas vc confiaria na prefeitura pra manter alguma calçada? É só ver quanto de buraco tem no asfalto, que a de responsabilidade da prefeitura
As prefeituras se eximiram de suas responsabilidades economizaram alguns trocados e passaram esta conta e a responsabilidade para o contribuinte
@@MatheusCayresdeMellorealmente é difícil confiar em tudo que é público.
@@desbravador993 dá pra ficar até amanhã listando todos os gastos que eles passam pro nosso lombo. Ali na ponte Cidade Universitária, logo na alça de acesso pra marginal tem um farol, onde dava fácil pra ter uma passarela (até pela altura), o motorista que pague pela incompetência ficando parado ali mesmo quando não tem ninguém passando
Calçada deve ser considerada semi privada, semi pública. Ela é minha, mas tenho que construí-la e mantê-la para o público. O município deve exigir isso dos proprietários. Aqui em Curitiba isso está sendo implantado. Ao construir imóvel, já vem a planta de como deve ser a Calçada. Demora, mas a gente vai percebendo a diferença.
O problema das calçadas é o avanço dos portões! Ruas antigas, casas que "ganham" uma garagem às custas da invasão do passeio público - e principalmente a corrupção do serviço público! - são as causas dessa situação absurda.
E tantas outras......
Agora, onde havia um sobrado velho, nasce um "condomínio" de 12 cubículos, sem garagem.
PMSP aprova?
Se não aprova, anistia - mais m2 de impostos, porque não?????
Posso estar sendo leigo, mas a prefeitura tinha que criar um projeto no qual passasse de casa em casa oferecendo o projeto de padronização de calçada, no qual o dono da casa arcaria com valores minimos (um custo básico dos materiais usados) para o serviço fosse feito pela prefeitura
Acho que o diálogo teria que começar pelo seguinte ponto: de quem deve ser a responsabilidade sobre a calçada? Pq se for da prefeitura, ela que gerencie os IPTUs pagos pra arcar com a manutenção. Se for do proprietário do imóvel, que seja estipulado um padrão por quadra/bairro, entre os proprietários dos imóveis (mediante votação, assembléia, que raios seja), mas que se permita pontos flexíveis nesses padrões, desde que não prejudiquem a fluidez do passeio. E se for um condimínio, entre o proprietário e a prefeitura, que sejam bem definidos os direitos e deveres de cada um. Acho uma discussão válida pra passar pros vereadores, pois do modo que está hoje, simplesmente não funciona.
@@MatheusCayresdeMello já pagamos IPTU e IPVA altíssimos, dentre outras coisas, para a zeladoria das vias, o retorno é quase inexistente.
garanto que não ia dar certo, não com esse prefeito que ninguém confia que vá realizar
Confiar no estado LKKKKKKKKKKKKKKKKK
Você é uma verdadeira benção! Rezo para que os nossos governantes comecem a ouvir os seus aprendizados.
Pobres cidades brasileiras, as maiores vítimas das calçadas são principalmente os idosos que tropeçam, caem e se machucam a ponto de demandarem serviços hospitalares. Custo para as famílias, custos para o SUS. Uma lástima!!!
Recordemos o que aconteceu a Nelson Freire!
Acompanho esse canal a dois anos e sou muito grato a tudo que aprendi aqui, hoje vejo que o principal problema de São paulo e de fato o urbanismo, não apenas pela mobilidade, mas pelas consequências que ninguém percebe( eu mesmo jamais perceberia sem esse canal). Esses problemas geram tantos outros, na segurança, saúde, bem estar mental, social, gera gastos desnecessários, custos que não deveriam existir no nosso dia a dia, hoje vejo que até a educação e afetada por conta desse desastre urbano que, infelizmente se tornou São Paulo.
Bravo!
Ele é calmo😂😂😂
Bom dia! Ai ai, aqui em Aracaju-SE a calçada é uma extensão da casa, isso quando não dominam a rua, é surreal. Pense num lugar onde pedestres não tem vez e cadeirante é condenado a prisão perpétua, pois é impossível sair com sua cadeira de rodas.
Vídeo importantíssimo!
Finalmente encontrei alguém reclamando desse absurdo que é as calças brasileiras. Dá até vergonha.
Eu como corredor de rua sei como é ruim correr em São Paulo. Eu quando viajei pra Lisboa fiquei perguntando na internet onde as pessoas correm lá, eles não entendiam a pergunta, ora bolas, se corre na rua. Com as calçadas daqui é difícil correr num lugar que não seja num parque, porque correr na calçada é corrida de obstáculos, correr no meio fio é perigoso, e também é cheio de obstáculos (porque o asfalto é horrível, moto cortando, etc.). Aí quem não tem parque perto acaba indo corrrer na ciclovia, deixando os ciclistas doidos de raiva porque querendo ou não tiram o espaço deles
Na verdade fazendo essa pergunta a um português ele ficaria a pensar que quem fez a pergunta para além de não fazer sentido, não deveria ser bom da cabeça, porque a resposta seria óbvia.
Também é verdade que a pergunta poderia ser interpretada de outra forma, onde é que se poderia correr sem passar a vida a esbarrar com gente de todas as nacionalidades, e pedir desculpas de 5 em 5 metros.
Mas como já esteve em Lisboa com certeza fez uma corrida entre o Terreiro do Paço, e Belém e mais além, pela margem do Tejo, e de certeza também que foi inesquecível.
As cidades pequenas e médias estão tendo um crescimento desgovernado. Parece que qualquer um pode simplesmente sair abrindo áreas para loteamento. Em alguns casos, se a calçada tiver o tamanho normal, a rua fica pequena. O município deveria ter mais controle sobre isso.
Excelente vídeo! Realmente o que me incomoda muito aqui no Brasil é a nossa arquitetura (ou melhor, a ausência dela). Desde criança, sempre fiquei encantado com os bairros americanos que via nos filmes: casas separadas umas das outras, com grama ao redor, ruas largas, calçadas organizadas, muitas árvores... Meu passatempo preferido na infância era passear pelo Google Maps, rodando pelas ruas americanas, ou assistir a vídeos no RUclips desses bairros. Era magnífica toda aquela beleza, calma, e natureza.
Infelizmente, depois de sair do computador e voltar à realidade do Brasil: ruas esburacadas, casas grudadas, sem reboco, tortas, um verdadeiro amontoado de tijolos sem nenhuma estética, calçadas irregulares ou, às vezes, inexistentes, com casas invadindo a rua, lixo no chão, pichações... Sem falar das lombadas (quebra-molas) colocadas exageradamente pelas ruas, muitas vezes, por próprios moradores ou por facções criminosas para dificultar o acesso da polícia.
Sei que nem tudo é belo nos EUA, mas, se jogarmos o bonequinho do Street View aleatoriamente em alguma cidade-capital dos EUA, provavelmente cairemos em um bairro bonito, como descrevi acima. Agora, se fizermos o mesmo em uma cidade-capital do Brasil, provavelmente veremos uma aberração.
Muita gente acha que a questão estética é frescura, mas não é. A desordem estética dos bairros afeta nosso psicológico, afeta nosso bem-estar. Uma pessoa que mora em um local calmo, rodeado de árvores, com casas arrumadas, certamente tem uma saúde psicológica melhor do que quem vive em um bairro comum no Brasil.
E ter casas e bairros bonitos nem sempre é uma questão financeira. Muitos aqui preferem ter um carrão a ajeitar a fachada da casa. Preferem comprar uma JBL caríssima a fazer uma calçada decente. Aqui não se pensa na comunidade, apenas no indivíduo: "Que se dane o cadeirante, vou fazer uma calçada irregular, e ele que se vire"; "Que se dane os carros e os pedestres, vou montar uma oficina na frente de casa e ocupar metade da rua."
Qualquer cidade mesmo pequena dos EUA que vc jogar o bonequinho vai ter ruas bem cuidadas, com asfalto plano, sem essas valetas ridículas de nossas cidades, calçadas largas, planas, limpas, sem guias quebradas ou irregulares, geralmente com árvores em canteiros bem cuidados ou numa faixa de grama paralela ao espaço garantido do pedestre e as casas não podem fazer degraus para facilitar a entrada de garagem, mesmo em ladeiras. Veja S. Francisco, com suas ladeiras, não têm degraus nas calçadas, quem quiser que faça pra dentro do terreno. Claro que há exceções, mas é uma questão cultural.
Muito oportuno este assunto. Muito bem abordado. Estas pessoas que estão envolvidos nisto também vão envelhecer ou têm familiares que vão ser muito prejudicados por este descaso. Vamos esperar que alguém ouça a tua voz.
São Paulo é uma lástima!!!! Bairros como Perdizes, Pompéia…..há obastáculos por todo lado, além da largura, postes, cestos de por lixo, árvores, floreiras……😱😱😱😱e essa prefeitura NADA😡😡😡😡
bairro rico e bairro pobre com os mesmos maus hábitos, tudo feito para facilitar o uso de automóveis.
Vivo no Japão há 20 anos,e vc citou um item que aqui é prioridade:padrão!
Vc encontra o mesmo padrão em Hokkaido no extremo norte até Okinawa no Sul!
Isso é comum no Brasil inteiro
Maravilhosa sua exposição!
EXCELENTE vídeo, vivo reclamando de calçadas irregulares do bairro de Santana, cheio de subidas e descidas, mas nada é feito pela prefeitura.
Minha mãe fraturou o tornozelo andando nessas calçadas perigosas de SP
Melhor notificação do domingo!
Você tem uma visão,quir os políticos deveriam ter...mas um grande vídeo....Deus abençoe...Raul..
Minha mãe ja caiu e fraturou o joelho por causa das calcadas de SP. O quanto nosso sistema de saúde é onerado por causa da omissão do próprio governo. Parece que São Paulo joga sempre em desfavor de si. Lutando sempre para mantermos uma péssima qualidade de vida. Quem decide caminhar por São Paulo se depara com uma prova de resistência cuja vida é colocada em risco a cada passada.
Finalmente alguém tentando resolver esse problema. Aqui em Poços de Caldas MG, cada um faz o q quer com as calçadas. Mobilidade 0. É impossível caminhar aqui,ainda mais que é uma cidade com morros.Prefeituras deviam fazer as calçadas de todos e cobrar no IPTU. Conheço várias pessoas q se machucaram gravemente. Socorro prefeitos!!!
Raul, a cultura dos muros começou no começo do século XX, quando os proprietários de imóveis ganhavam dinheiro com publicidade. Hoje acredito que podemos começar a substituir muros por grades, principalmente em escolas, pra ajudar em relação a vigilância que vem da rua.
MUITO pouco, mas sim…
Substituir muro por grade é trocar 6 por meia dúzia.....
@@bostossaurorex É um pequeno avanço, melhora a questão da mútua vigilância entre quem está dentro e quem está fora das grades.
Calçadas irregulares é o maior descaso da prefeitura.... Pago imposto, para ficar comendo terra!!!
Toda calçada deveria ter no mínimo 2 metros de largura, sem obstáculos, 😊 como postes, desníveis, degraus, pinturas lisas que quando molhadas escorrega como um sabão, por exemplo.
Como se faz em Portugal 😁
Meu filho mora na Irlanda. Lá as calçadas não pertencem aos donos das casas, mas sim à prefeitura. É debaixo delas que a prefeitura instala tubulação de gás, água, telefonia e energia.
Plantar árvores nelas nem pensar, muito menos rebaixar para facilitar a entrada de carros.
Aqui em Campinas SP é igual ou pior, mesmo em bairros mais "nobres"... Além de ser uma armadilha é um deboche na cara do povo, chega a ser vil, imoral, para aqueles que têm que pagar o IPTU e demais impostos surreais em dia. Deveria ser a prioridade n° 1 de qualquer prefeitura. Se prefeitura existisse apenas para fiscalizar as calçadas, já estaria bom.
que vídeo ótimo!
Andar a pé hoje em dia é complicado mesmo, o tanto que já virei o pé não está escrito kkkk
Hoje em dia? Sempre foi assim no Brasil
não posso falar de 30-40 anos atrás porque eu nem tinha nascido na época kkk
Obrigado por mais um excelente e conscientizador vídeo.
Fiz intercâmbio em Boston e como são vivas a cidade, as calçadas, as praças e tudo mais.
Que vontade de viver.
Obrigado Raul.
Mais um vídeo que vou compartilhar com todos.
Sucesso e sorte sempre.
Muito obrigado mesmo! Que chegue até pra quem ainda não liga!
Muito bom!
Sou de Santos...como você...aqui as calçadas são um eterno desafio para os pedestres....adoro o seu conteúdo...abraços..
É por isso que amo Buenos Aires. Morei lá por vários anos e amava caminhar, fazia longos trajetos a pé. Nem sentia o tempo passar, tantas lojas, bares, comércio ativo, gente na rua... calçadas largas e bem cuidadas, uma delícia. Isso na grande maioria dos bairros.
Em Fortaleza, a Antiga gestão de Luiziane Lins (gestão mto criticada) padronizou várias calçadas de avenidas como av. Bezerra de menezes e Antonio Sales e teve quarteirões que deu certo, outros faltou estacionamento. Mas nas ruas dos bairros é cada um por si ( ou cada calçada por si)
Quero ver fazer isso em SP
Sempre assim,"vou cuidar dos mais importantes (segundo eles) depois eu penso se ajudo a população"
Ih, rapaz, aqui no Rio é cada um por si, e Deus já "meteu o pé!" 😂😂😂😂
No Rio pelo menos no centro e boa parte da cidade as calçadas são largas e arborizadas, tá muito melhor que SP nesse quesito.
Caro,@@txazeirdlifezom8999, mas, lastimavelmente, a minha cidade - R. de Janeiro - está na fila da "extra unção" faz tempo. Abç's!
Aqui na minha cidade ,( Cruzeiro SP) infelizmente nem a prefeitura é nem os comerciantes cuidam das calçadas , chegam a crescer matos também.
As calçadas tinham que ser todas iguais
Uma notificação aleatória, um excelente vídeo!
Meus parabéns pelo conteúdo.
E o que esperar de uma prefeitura que não zela sequer pelas calçadas adjacentes a espaços públicos? Praças, parques e demais? Nem sequer o trecho entre o Monumento às Bandeiras e o Parque do Ibirapuera, tão frequentado por turistas, é apresentável.
Genial, vídeo que mais esperei no canal! Parabéns
Pão de açúcar da Av. Ricardo Jafet, capital de SP, eles não varrem a própria calçada há muito tempo. Ando por lá e vejo o mesmo lixo 😮 de uma semana para outra, para outra... A sujeira só sai da calçada quando chove forte e ela vai para o esgoto e depois para os rios...
Absurdo!!! 🤮
A maior calçada que vi na Europa foi em Barcelona, achei a cidade super caminhável , apesar de boa parte da Europa ser ótima pra pedestre. Moro em Berlim e aqui eh super plano e caminhável, vc anda fácil 13km sem cansar e tem muitas árvores, isso deixa a cidade bonita e detalhe, vou sempre com carrinho de bebê pq eh super tranquilo, além da acessibilidade das estações que tem elevador. Eh o mínimo q uma cidade deve ter. Eu sempre viajo pra Itália e sempre saio reclamando da falta de estrutura, agora vc falando percebi que lá quase não tem calçada e tem muita ladeira como SP e um transporte público ineficiente. Isso faz mta diferença no dia dia e as vezes a gente nem se dá conta de como isso facilita a vida
outro problema é quando a prefeitura toma iniciativa e constrói as calçadas e a população decide continuar andando no meio da rua, isso quando não são 3 pessoas andando uma do lado da outra fechando metade da rua... brasileiro não sabe andar na rua, principalmente no interior do Brasil. Na minha cidade teve rua asfaltada 2 vezes em frente ao Banco do Brasil no centro, enquanto isso na periferia... rua de terra sem iluminação.
Santos/SP e um excelente exemplo de como o comercio embaixo dos apartamentos dao vida a cidade
Em Pinhais / PR tem toda calçada asfaltada com pavimento drenante. É periferia de Curitiba, mas não se identifica como periferia. Lá o pessoal e o poder público foi inteligente, Pinhais está num platô, saiu de periferia para umas das melhores cidades do Paraná, apesar de estar num Banhado entre rios e a chuva da Serra geral, eles conseguiram desenvolver uma solução foi ótima para as zonas mais pobres da cidade.
comprei o teu livro e ta maravilhoso!
É triste ver os vídeos do Raul durante o período eleitoral e notar a completa falta de sintonia entre o que ele diz e o que é proposto pelos candidatos...
Lembro muito de Jane Jacobs vendo este vídeo. Ate pq é uma leitura já obrigatória pra todo mundo que se interessa por assuntos urbanos.
As calçadas são iguais as políticos brasileiros !
Estreitas, sujas, perigosas.....
@@EduardoTorres-ik7tx uma em cima e em baixo, plantas pra ninguém passar, garagem com porta abrindo pra fora.
Ótimo conteúdo... Essas calçadas de São Paulo são muito individualistas e perigosas e feias.