Como acadêmico de design, me sinto num parque de diversões com toda a obra artística e também com o senso crítico jornalístico do Raul. Muito obrigado por tanta qualidade!
Melhor seria se chegasse às mãos dos legisladores. O prefeito pode ter boa intenção, mas se ficar preso à burocracia de leis rígidas e de leis de tributos caras e complexas, nada anda.
Pior é quando o prefeito tem "boa intenção" e não sabe o que faz, como o Covas, que torrou muitos milhões na reformulação do Vale do Anhangabaú e que é um desastre. @@wagnersilva8713
Do que adiantar ter um ou outro político com boa intenção, se uma população inteira discorda por ignorância? São os próprios urbanistas brasileiros que estão ajudando a construir cidades ridículas. Volte nas discussões do plano diretor há 10 anos e veja quem tava defendendo a ideia das quadras com recuos.
Obrigada pelo lindo documentário! Tocou meu coração de verdade! Sou arquiteta e moro em Lisboa, sonho em voltar para meu Brasil e reabilitar os edifícios históricos nos centros urbanos. ❤
Lisboa e outras cidades portuguesas estão investindo en seu patrimônio arquitetônico pq sabem que isso gera investimentos e turismo, sao um exemplo para muitas cudades ao redor do mundo. Sem duvidas é das minhas cidades preferidas, o colorido de suas fachadas de azulejos e ruas sinuosas le dão um encanto especial.
No Brasil eles vão lá, constroem um complexo de prédios modernos (de muito mau gosto arquitetônico) aí você vai andar na rua e não tem calçada, a fiação tá as soltas no céu e a rua é segredada pelos muros… enfim, nada que o Raul já não tenha dito aqui inúmeras vezes. Mandou bem, Lisboa!
Ótimo comentário. Acho horrível a urbanização da maior parte do Brasil e duas coisas que você citou são o que mais me espanta quando viajo para conhecer novas regiões do país: calçadas minúsculas e muros que tapam todas as casas ou entradas de edifícios (parecem mais prisões). Total falta de integração, sentido comunitário e paisagismo.
@@rarigon sim, eu concordo contigo. No Brasil não dá vontade de ficar na rua pq tudo é feio e hostil pra população. Nem é uma questão de segurança pública. Aliás, é fato que a sensação de insegurança é exarcebada por esse urbanismo excludente e hostil ao ser humano. As pessoas só vêm as ruas como espaços de locomoção e não como uma extensão da vida social.
Que exemplo maravilhoso você nos trouxe mostrando o quanto é possível se preservar o patrimônio histórico sendo ele totalmente habitável. Lisboa deu um passo gigante à frente. Fico imaginando, assim como você falou no vídeo, o quanto os centros históricos de Recife e São Paulo ficariam infinitamente melhores e mais bonitos se não houvesse tanta burocracia pra nada. Vida longa a este canal. Parabéns Raul Juste Lores.
Ainda lembro do prédio do Largo do Paissandu, que em 2018 incendiou e ruiu. Considerado 'histórico', não pode ser atualizado pelas normas vigentes do Corpo de Bombeiros. Sendo patrimônio público, primeiro federal e depois estadual, ninguém assumiu a responsabilidade de fazer algo de útil para a cidade de São Paulo. O resultado...todos sabemos. Ah se os burocratas e políticos assistissem esse canal... Parabéns Raul, essa série sobre Lisboa está ótima. Matando saudades da viagem que fiz em 2022 à Portugal.
Cada vídeo seu é um aprendizado! Gostaria que as pessoas que detém as decisões administrativas nas cidades do Brasil, se inspirassem neles. ( Inveja de Portugal!)
Parabéns pelo trabalho! Vejo que Portugal avançou muito na restauração de prédios antigos, e realmente as regiões centrais em Lisboa apresentam uma beleza arquitetônica impar. De outro, me parece que o processo é ainda muito lento e tem muitos imóveis abandonados. Quando estava em Lisboa, em 2022, numa das zonas mais valorizadas, em Campo de Ourique, só na minha rua conseguia contar uns 10 imóveis abandonados e que poderiam ser aproveitados para novas moradias, principalmente considerando a atual crise imobiliária. A impressão que eu tenho é que o processo de restauração é ainda feita de forma muito lenta, ou, mudando o ponto de vista, há poucos anos havia muito mais casas abandonadas e ainda há muitos imóveis para renovar. Visitando as outras cidades de Portugal, como Porto, Coimbra, Braga, etc, vejo que a situação de imóveis abandonados é ainda pior, recentemente fui pra Barcelos e o centro histórico infelizmente ainda se encontra bastante abandonado. É ver se vale a pena agilizar o processo de renovação e melhoria dos espaços públicos e assim acelerar a restauração de centros históricos em Portugal, além de dar uma freiada na recente escalada dos preços do mercado imobiliário.
Tem toda a razão no seu comentário. Sou português, conheço muito bem as cidades que refere. Se é verdade que muito foi feito, também é certo que muito mais falta fazer. A burocracia ainda é um entrave, principalmente a nível camarário (prefeituras). Abraço
Bom, o que sei dizer que que estamos em 2023 e Campo de Ourique está literalmente toda a ser comprada por franceses. Tudo o que hoje esta restaurado hoje parecia há 20 anos uma missão impossível. Por isso, meia dúzia de prédios não são de certeza o problema. Por vezes existem questões burocráticas incontornáveis mesmo… por exemplo, de heranças e partilhas. Há que primeiro resolver esses temas e por vezes o “tema” é simplesmente a morte de uma pessoa (e evidentemente ninguém vai matar o velhinho).
@P.Kojima Pq antes dos portugueses nao havia escravatura não é ? Q dizer dos europeus brancos escravizados pelos árabes muçulmanos durante mais séculos do q o comércio "iniciado"por portugueses? Parece q as mulheres brancas eram bastante apreciadas por árabes e os homens davam bons ....eunucos. Q dizer dos escravos africanos comercializados por árabes antes e depois dos portugueses? Q dizer da escravidão q ainda hoje existe? Procure saber qual a origem dos talibã. A escravidão,sendo algo terrível,é muito antiga e infelizmente,continua a acontecer.
@P.Kojimanão houve escravidão em Portugal, embora o Brasil fosse colônia, os africanos eram comprados e escravisados por brasileiros! O Brasil foi o último país a abolir a escravidão, 66 anos após a independência, portanto Portugal não mandava mais nada aqui!
Impossível!!! Não tem como comparar Lisboa com qualquer cidade, em especial, do Brasil. Lisboa é única. Aos cidadãos, das cidades do Brasil, resta, olhar com admiração os encantos de Lisboa e caminhar, contemplando o visual e deixando-se divagar em pensamentos, no inigualável ambiente lisboeta. Ao canal São Paulo Nas Alturas, muitos parabéns.
Lisboa há alguns anos também estava muitíssimo decrépita, devido ao congelamento das rendas durante décadas pelo anterior regime e veja com está agora. Um processo similar ocorreu na Europa de Leste mas Praga, Berlim, Budapeste e tantas outras agora estão espetaculares. Nunca fui ao Brasil mas já vi alguns vídeos de Salvador ou de São Luis e têm muito potencial. Há que ter esperança amigos
Fiquei imaginando todo centro histórico do Recife revitalizado, restaurado e dado novas funções de uso aos prédios antigos e histórico que estão ociosos, a cidade seria uma das mais lindas do Brasil. Por aqui e no Brasil essa ideia ainda engatinha, porém algumas coisas já começaram a mudar. Exemplo é o moinho Recife onde uma antiga fabrica de moagem de trigo foi transformada em vários espaços corporativos e empresariais e no seu rooftop funciona um restaurante de renome e seus silos que antes estocavam grãos estão sendo transformados em apartamentos residenciais .
Sabe o que resolve isso, e o que resolveria outras coisas no Recife, inclusive? O povo na rua com uma meta clara: revitalização e construção do centro histórico, ou construção do metrô. Isso resolve QUASE TUDO, acredite em mim.
Aqui em Porto Alegre sobraram poucos prédios históricos para restaurar no centro da cidade. Infelizmente os prédios com valor arquitetônico foram demolidos para dar lugar a prédios horríveis, blocos de concreto sem nenhuma beleza (e já estão todos largados e podres de sujos).
Missão urgente do Ministério da Cultura puxar um plano integrado com os governos estaduais e municipais que concebem nossas cidades históricas, e fazer esses pontos avançarem! Obrigado sempre Raul, sempre necessário. Abs.
E vc acha que o ministério da Cultura está preocupado com isso?? Kkkkkk Estão preocupados em sustentar um bando de vagabundo que gosta de dançar em escolas ensinando a dança da bunda ou então sexualizar uma geração perdida.
Vou compartilhar muito. Parabéns pelo trabalho! Que os burocratas e urbanistas mesquinhos, melindrosos e corruptos sejam página virada da nossa história. Que o nosso arcabouço legal possa ser alterado para criar os incentivos corretos para revitalização, restauração e recuperação dos centros históricos das cidades brasileiras.
Magnífico exemplo de revitalização e preservação de patrimônio histórico e atuação inteligente do Estado em espaços públicos. Bem diferente do que ocorre em São Paulo; basta ver o que fizeram com Vale do Anhangabaú, que desastre estético, urbanístico e financeiro.
Poderíamos chegar sim. Por exemplo em Paris eles transformam casarões e prédios abandonados em moradias sociais. Um candidato a prefeitura de são queria fazer o mesmo. Mas o povo não o elegeu.
@@projetositio5246 por isso que falo. Mentes brilhantes e progressistas existem, eu faria questão de trabalhar nestes projetos sociais, porém a mente dos que elegem são ainda incapazes de discernir o que é ser social. Quem sabe um dia. ..quem sabe daremos um passo a mais nestas próximas eleições. Quem sabe .
Um vídeo que serve para a gente sonhar! Eu sonhando aqui em ver o centro histórico de Recife e alguns bairros ao redor recebendo um projeto sofisticado de restauro.. quem sabe um dia!
Espero que esta série seja absorvida pelos gestores públicos, em todos os seus níveis, inspirando-os a pensar nos processos de restauração e sobre tudo na manutenção. Deve-se ter cinergia entre o público e o privado, uma vez que o Estado não tem a visão de integrar o entorno uma vez que fica focado tão somente na "plástica" da estrutura física. Parabéns pela série que ilustra o desenvolvimento com a manutenção das raízes históricas.👏👏👏
Muito obrigada Senhor Raul Justes. Sou Portuguesa e fico muito feliz por gostar da cidade de Lisboa. A opinião e a visão de um especialista é uma mais valia. Nasci, cresci e vivi e ainda vivo nesta cidade, penso que muito mais se poderia ter feito em relação à cidade de Lisboa, muitas fachadas de prédios em Lisboa, zonas verdes e zonas de comércio foram mal planeadas, o desejo dos construtores e fundos imobiliários mandam nascidades e se Lisboa precisava realmente de uma grande renovação na área do Chiado e Alfama, que ainda está a ser feita e bem, critico os que decidiram comprar o edifício onde se encontrava a emblemática e histórica Pastelaria Suíça, outras lojas emblemáticas de Lisboa que eram e faziam parte da história de Lisboa e foram fechadas em prol da usura dos fundos de investimento, da banca da especulação e a maravilhosa câmara Municipal de Lisboa que tem sido cúmplice com os diversos governos deste País. O pensamento do arquitecto Ribeiro Teles foi um senhor no que diz respeito à paisagem urbanística de Lisboa, um visionário, mas que ninguém quis ouvir... depois temos atentados urbanísticos perpertuados pelos vários governos, o mais longo, o do governo socialista... O arquitecto Manuel Salgado responsável pela concepção centro Cultural de Belém, pessoalmente não gosto, "mandou" e os seus amigos na Câmara de Lisboa e assim temos coisas horriveis por esta cidade fora... é a vida. Eu considero que nada está perdido e que São Paulo pode tornar-se numa bela cidade, tem potencial humano, espaço e há muitos arquitectos e paisagistas brasileiros excelentes que fariam um trabalho óptimo. Mudar mentalidades e ir contra os lobbies dos que têm dinheiro é difícil mas não impossível. Sensibilizar a população das diferentes zonas de São Paulo que o espaço interior prolonga-se para o exterior e as cidades não precisam de tantos edifícios em altura. Em Viana do Castelo o famoso prédio Coutinho construídonos anos sessenta e setenta foi demolido, era uma aberração, claro que as pessoas que lá viviam não concordaram, mas foi uma boa decisão. Espero que os moradores tenham sido devidamente ressarcidos. Mas Lisboa tem muito para fazer, há zonas onde devia ter sido proibido a construção de determinados edifícios tal e qual como limitar o número de centros comerciais e grandes superfícies, os famosos hipermercados, que pululam por toda a Lisboa e arredores. Os subúrbios de Lisboa são uma agressão visual de fealdade, mas poucos se interessam. As cidades têm uma dinâmica própria mas os cidadãos são os principais responsáveis se não lutarem por um ambiente urbanístico o mais harmonioso que se consiga. Podia exemplificar muitos casos, mas o texto já está muito longo. São Paulo vai mudar sim assim queiram os seus habitantes, exerçam a sua cidadania e sensibilizem todos os que gostam da sua cidade que são eles que vão conseguir mudar e no final vão reconhecer que valeu a pena... Espero que criem um movimento para começarem a mudar.... Muitas felicidades de uma Portuguesa para todos os habitantes de São Paulo. Eu crítico Lisboa porque ainda temos um longo caminho a percorrer...
Vivo e amo Lisboa, mas nem tudo são flores: tudo o que foi remodelado é para quem pode pagar e não são os Lisboetas. 😢 A gentrificação chegou com tudo e os portugueses já não conseguem viver a Lisboa. Estudiosos já temem que em pouco tempo poderá ser uma nova Berlin (onde ninguém vive ao centro, só para turista ver). Devemos também lembrar que, para conseguir esta captação toda de investimento, Portugal fez primeiro o essencial, conseguiu se tornar um país seguro, o tráfico aqui não tem vez e os portugueses possuem um nivel de educação e qualificação mais alto, sem falar na saúde publica. Só depois desta política social que Lisboa conseguiu se "abrir para a rua". As políticas publicas aqui conversam entre si para um objetivo comum. Uma boa lição para o Brasil, mas antes das obras públicas, deverá cuidar de outros problemas antes de atrair investidores. Video maravilhoso, como todos desta série, obrigada!❤
Tudo centro, só que há um problema com esse argumento: os que falam sobre a gentrificação de Lisboa são grandes hipócritas. Quando os preços eram baixos ninguém de mente sã queria ir viver para Lisboa porque era uma cidade feia, suja e nada segura - relembro que o município de Lisboa perdeu aproximadamente 250.000 habitantes em 50 anos, entre 1960 e 2011. Agora que a cidade está bonita e vibrante querem todos viver em Lisboa, mas não têm o dinheiro para viver em Lisboa. Não, bruxo... Sabes onde é que os estudantes viviam antes? Não era em Lisboa, era geralmente nos arredores, mas na altura ninguém criticava isso porque a cidade em si era uma bela m*rda. Não deviam ser hipócritas, mas são.
@@diogorodrigues747que vomito ! Conheces-te w cidade nos anos 80 e 90 cheia de cinemas,de teatros ( parque Mayer p.ex.) cheia de discotecas, de marisqueiras, esplanadas, de vida diurna e noturna onde o crime era inexistente! A cidade era dos lisboetas com suas casas de fado, suas praias, suas festas genuinamente populares, ......conheces-te ó Saloio de merda?... Ou ainda estava no cú dos ingleses parolaço?
@@diogorodrigues747Se você morasse em um apartamento arrendado a cair aos pedaços e o governo financiasse-lhe apartamentos novos ao mesmo preço ou até mais baixo do que paga de arrendamento, aceitar seria hipocrisia também? Pois foi isso que aconteceu no periodo que você mesmo mencionou. Na descolonização, Portugal se viu sem condições de alojar milhões de portugueses e africanos que viriam das ex-colônias e incentivou imenso as novas urbanizações para habitação suburbana. A maior parte preferiu uma habitação nova e própria, mesmo mais distante. Não é hipocrisia, é necessidade. O mesmo aconteceu no Brasil e outros muitos países. Por quê o governo não fez o mesmo em Lisboa há 12 anos, incentivar investimentos sim, mas também os lisboetas a viverem e usarem os espaços públicos que estavam a preparar? Mas preferiram privilegiar o turismo, pois "santo de casa não faz milagre" e agora se vê em apuros com os lisboetas sem condições de viver em Lisboa e nem mesmo sua área metropolitana, que também tem passado pela gentrificacao, vide Sintra, Almada etc. Se você diz ser hipocrisia não comprar quando está em baixa, ainda dá tempo de investir e comprar prédios inteiros a preços razoáveis em Porto Brandão (Almada), assim como outras apostas na margem sul de Lisboa. Você e outros podem investir, mas sabe quando o governo irá infraestruturar para valorizar o seu empreendimento? Arriscado, não é? Então não julgue, pois o problema é muito mais profundo.
@@nanandazinha Por mim o Estado português pode ir mas é para o caralhinh* que o f*da, não é uma entidade fiável e isso viu-se bem agora com o novo "pacote de habitação" que não irá resolver absolutamente nada. A única maneira de resolver o problema, para além da construção de mais casas, é a criação de riqueza de modo a que os salários aumentem, mas claro que os partidos de Esquerda que a malta gosta de votar nunca irão fazer isso.
@@nanandazinha Outra questão: confundes bastante a nível geográfico. Lisboa é só o concelho, Porto Brandão ou a Amadora não ficam em Lisboa. São entidades locais diferentes, muitas vezes de cores partidárias completamente opostas e com a sua própria identidade local. A Área Metropolitana de Lisboa existe mas é um conceito bem artificial (e sobretudo estatístico) no qual a maioria das pessoas não se revê.
6:41 Raul, que prédio maravilhoso, consegue ser moderno, original e ainda valorizar a própria história, muito arquiteto poderia aprender com esse aí, que não precisa destruir tudo pra inovar.
@@vascomiguelalbuquerque1534 Opiniões são relativas, por isso que arte é tão problemático no geral kkkkkk, talvez seja por conta das edificação que estou acostumado a ver aqui onde eu moro.
no vídeo foi dito que paredes da fachada foram demolidas, mas isso é falso, a foto a preto e branco apresenta cartazes/lonas a anunciar os espectáculos
Aqui em Porto Alegre, iniciativas como essas são imediatamente atacadas pelos caranguejos, uma espécie muito numerosa, que não quer que a cidade avance.
Belo trabalho! Que contribuição? Tomara encontre eco nos " Administradores Publicos brasileiros." Muitas aspas para os nossos administradores. Parabéns!
Parabéns, Raul! A arquitetura e urbanismo são consequências do jeito de ser e viver das pessoas. Se algo não vai bem, certamente não é problema somente de arquitetura. É problema do ser humano mesmo. A complexidade é grande.
A vontade é de dar 1000 likes nessa série sobre Lisboa! 👏(Apesar precisar tomar uma caixa de antidepressivos ao final de cada vídeo; o longuíssimo caminho que ainda temos a trilhar… 😢)
Até porque a maioria dos prédios vazios e degradados nem são tão velhos assim... no Centro de SP tem muitos predios da década de 60 e 70, horrorosos, abandonados... não tem iniciativa política para expulsar os dr0g4d0s daquela região... predios imvadidos... ninguém está nem aí...
Excelente canal. Um mínimo reparo: o Benfica não começou aí, essa era a sede do Benfica. O Benfica começou mesmo em Benfica, com a junção do Sport Benfica com o Sport Lisboa (de Belém).
Errado... O Sport Lisboa e Benfica começou ali naquele Prédio! Foi naquele prédio que foi acordada a junção dos 2 clubes Lisboetas, que depois se tornou a sede do Sport Lisboa e Benfica, e mais tarde passou a ser a Primeira casa do Benfica de Lisboa...
Há um homem mencionado na peça, Manuel Salgado, que urbanisticamente foi para Lisboa fundamental devido a todo um passado acumulado de saber e a obra de reabilitação urbanística de Lisboa está à vista.
O que se passa em Lisboa me parece uma solução óbvia. Como é possível que o Brasil seja tão paradoxal?? Para preservar termina destruindo. Sem dúvida que há que aprender com Portugal. A nível de política de urbanismo e de política fiscal e tributária. É a própria noção de cidade que deverá ser repensada. Mas repensada sem preconceitos políticos.
Só há cerca de 11 anos é que realmente tudo mudou em Lisboa e no resto de Portugal. Nós, herdeiros de um prédio histórico, vendemos ao desbarato antes das mudanças legais, porque não se podia aumentar as rendas e era impraticável manter o imóvel. Quem o comprou fez uma fortuna uns anos depois. Durante anos, o congelamento das rendas em Portugal (a primeira lei que o permitiu foi aprovada em 1914) era um artificio dos maus politicos para ganhar popularidade fácil e votos. Usavam o congelamento das rendas para baixar a inflação e quem pagava eram os investidores. Uma tia-avó morreu pobre cheia de... Prédios, na cidade do Porto. Hoje seria multi-milionária. Felizmente tudo mudou e, claro, o sucesso também criou os seus novos problemas: todo o mundo quer comprar casas em Portugal e isso reflecte-se no aumento dos preços e dos arendamentos. Mas sempre estamos hoje melhor do que há 20 anos atrás. Parabéns pelo programa.
Se Lisboa fosse SP, estaria cheio de mendigos e craqueiros nesses espaços, pode restaurar 300 prédios no Centro de SP, enquanto não haver higienização, nada vai mudar!
O Rio poderia ser assim, não falta arquitetura similar a de Portugal. O prefeito atual até que fez o correto ao estimular a ocupação no centro, mas o problema continua quando se trata dos prédios antigos.
Não sei nem como chamar isso, mas inventando uma expressão nova, acho que esse canal é a FINA FLOR da "arquitetura crítica". Muito legal mesmo, não é só estética, não é só funcionalidade, vejo que existe uma democracia radical nas ideias do Raul. Cada episódio é sensacional, um melhor que o outro, virei fã demais!
é realmente lindo ver um prédio histórico restaurado e ver eles se transformando em algo interessante e que atende a população como em São Paulo por exemplo, o prédio que está a prefeitura ou então o Shopping Light. Cidades como Paris, Lisboa, Praga, etc tem muitos prédios históricos e isso agrega valor a cidade, em especial para o turismo. Pensando aqui, temos muitos prédios históricos em SP mas não tão antigos, não tão históricos assim como em Lisboa por exemplo, muitos não tem mais do que 100 anos, seria interessante renovar alguns... mas sinceramente, talvez seja mais interessante demolir e construir um novo e mais moderno, até mesmo para acomodar a população que se espalha cada vez mais para as periferias. Ás vezes vejo como exemplo algumas cidades chinesas que até 30 anos atrás eram vilas pobres e hoje tem prédios maravilhosos, praticidade e acomodam uma grande multidão numa area pequena. Porque renovação e restauro são caros e as vezes o retorno é questionável.... agora seria incrível ter alguns entornos redesenhados para trazer uma outra experiência de vida.....
O problema da administração pública no Brasil, é que nós, culturalmente, não temos senso de ambiente. Tudo é visto e planejado em total divórcio, com o lugar em que se encontra.
Infelizmente, para os lisboetas residentes, esta nova realidade tornou se incomportável. Foram despejados, e obrigados a abandonar o centro histórico, para dar lugar aos nómadas digitais e estrangeiros ricos que compram e especulam com as rendas exorbitantes que se pratica de um modo geral em Portugal. Este país tornou se caro para os portugueses que emigram , para dar lugar aos estrangeiros imigrantes que usufruem de impostos baixos. Ao contrário dos nacionais que pagam das quase 40% de impostos 👎
E á quantos anos já esse gente não morava no centro por tudo a seu redor estar a apodrecer? Apodrecer por causa de políticas de arrendamento , que seja dito, comunistas! Agora a culpa é dos capitalistas, dos estrangeiros, dos nomadas digitais. A culpa é da gente que fornece e investe capital para viabilizar o restauro e manutenção do património. Vira o binóculo ao contrário mano.
@@manu.francisco a questão é que estes socialistas do capital no bolso deles, deveriam exigir X % de habitações para os nativos, quer para comprar ou arrendar
Os "lisboetas" não querem morar no centro... apartamentos pequenos, e não tem garagem... Já no final da década de 80 os predios estavam muito degradados... e vazios... O "boom turístico/imobiliário" só ajudou a restaurar e valorizar esses prédios... O aumento das rendas e do valor das propriedades é um problema global...
Ainda mais apaixonado por Lisboa depois dessa série de vídeos. Já tinha a intenção de conhecer e agora ainda mais! Algum português charmoso para me receber? Não sou bagunceiro rs 🤭
E INCRIVEL O NIVEL DE EDUCACAO E SENSIBILIDADE HISTORICA E CULTURAL QUE VOCE TEM E QUE VOCE TEM COM UMA CAPACIDADE CULTURAL E E DE EDUCACAO QUE E DE APALAUDIR DE PE !!!! ADORO OS SEUS VIDEOS.... E DE UMA SENSIBILIDADE ESPANTOSA !!! PARABENS.... O SEU PROGRAMA E MUITO INTERESSANTE O DE UMA QUALIDADE E SENSIBILIDADE CULTURAL E EDUCACIONAL QUE FAZ INVEJA A QUALQUER UM !!! PARABENS !!!
Esse é um assunto bem extenso, de nada adianta tombarmos patrimônios históricos e não darmos uma utilidade para a edificação, assim como de nada adianta demolir prédio "velho" pra construir um "novo" pra ficar vazio. Uma cidade que não valoriza sua própria história não é uma cidade avançada, é uma cidade retrógrada.
@@Fitroll7 Espero que esse dia esteja para breve, Portugal não é perfeito mas é um país com um património histórico e um passado gigantesco, nas nossas ruas vens o orgulho com que preservamos os nossos monumentos, espero que não fiques só por Lisboa por que todo o país 🇵🇹 vale a pena, dizem que o primeiro amor não se esquece e é o que acontece com Portugal Tudo de bom para ti
@@vascomiguelalbuquerque1534 Muito obrigado pelas vossas palavras, tenho a ambição sonhadora de viajar o mundo e estou lutando pra isso, Portugal com certeza está no começo de minha lista. Tudo de bom para ti também :)
Parabéns pela excelente produção dos vídeos, qualidade de imagem e narrativa cuidada em que resulta em reportagens/documentário de qualidade superior. Em termos de conteúdo gostaria também de ver identificados alguns maus exemplos que também não faltam em Lisboa. Obrigado.
@teachrico a corrupção em Portugal é endémica. As câmaras em Portugal são incubadoras dos ineptos que desgovernam este cantinho à beira mar. Não é diferente do Brasil... muitas das coisas nunca serão investigadas porque o regime em vigor iria cair! As elites não permitem, a justiça em Portugal é uma vergonha. Sou Portuguesa. O Brasil não está sozinho....um bem haja
A revisão da legislação que regula a "proteção" dos imóveis históricos urge revisão. Esta discussão já começou , timidamente e com MUITA resistência ,mas ela é necessária pelo bem das cidades e do próprio patrimônio histórico.
Sonharia em um dia ver Recife e Rio de Janeiro voltando a seus dias de glória com os predios históricos, As dias cidades era de longe as mais lindas com seus centros históricos, E hoje em dia.. E apenas um resquício doque já foi
Eu discordo que o problema do Brasil seja burocracia ou impedimentos estatais, tanto que esse tipo de reforma que mantém só a fachada existe aqui também. O problema maior aqui é a falta de bom gosto dos consumidores. As pessoas que tem $$ para esses imóveis só gostam dessa arquitetura quando vê na Europa, para eles nem pensar um prédio central em que a porta já dá de cara pra calçada e que não tenha garagem.
Eu achei essas coberturas nos prédios um charme total, muito chique e aconchegante
Como acadêmico de design, me sinto num parque de diversões com toda a obra artística e também com o senso crítico jornalístico do Raul. Muito obrigado por tanta qualidade!
Muito obrigado! Se puder, convenca os amigos a se inscreverem aqui!
Esses vídeos precisam chegar na mesa do governador e do prefeito. Urgenteeeeeee
Nao e uma questao de autoridade. E uma questao de conscientizacao.
Melhor seria se chegasse às mãos dos legisladores. O prefeito pode ter boa intenção, mas se ficar preso à burocracia de leis rígidas e de leis de tributos caras e complexas, nada anda.
Pior é quando o prefeito tem "boa intenção" e não sabe o que faz, como o Covas, que torrou muitos milhões na reformulação do Vale do Anhangabaú e que é um desastre. @@wagnersilva8713
@@wagnersilva8713 plano diretor tem grande influencia do prefeito e no caso de uma capital até do próprio governador, sim
Do que adiantar ter um ou outro político com boa intenção, se uma população inteira discorda por ignorância? São os próprios urbanistas brasileiros que estão ajudando a construir cidades ridículas. Volte nas discussões do plano diretor há 10 anos e veja quem tava defendendo a ideia das quadras com recuos.
Muito bom Raul, mais uma vez os portugueses dando um banho de sabedoria.
Obrigada pelo lindo documentário! Tocou meu coração de verdade! Sou arquiteta e moro em Lisboa, sonho em voltar para meu Brasil e reabilitar os edifícios históricos nos centros urbanos. ❤
Obrigado!!
Esses episódios de Portugal evidenciam o quanto estamos atrasados em relação ao planejamento urbano em São Paulo e outras cidades brasileiras.
Lisboa e outras cidades portuguesas estão investindo en seu patrimônio arquitetônico pq sabem que isso gera investimentos e turismo, sao um exemplo para muitas cudades ao redor do mundo.
Sem duvidas é das minhas cidades preferidas, o colorido de suas fachadas de azulejos e ruas sinuosas le dão um encanto especial.
Essa série é maravilhosa! Nós brasileiros temos muito o que aprender com isso!🎉
Conteúdo obrigatório para as prefeituras de nossas cidades aqui no Brasil. Quanto aprendizado nos falta!
No Brasil eles vão lá, constroem um complexo de prédios modernos (de muito mau gosto arquitetônico) aí você vai andar na rua e não tem calçada, a fiação tá as soltas no céu e a rua é segredada pelos muros… enfim, nada que o Raul já não tenha dito aqui inúmeras vezes.
Mandou bem, Lisboa!
Ótimo comentário. Acho horrível a urbanização da maior parte do Brasil e duas coisas que você citou são o que mais me espanta quando viajo para conhecer novas regiões do país: calçadas minúsculas e muros que tapam todas as casas ou entradas de edifícios (parecem mais prisões). Total falta de integração, sentido comunitário e paisagismo.
@@rarigon sim, eu concordo contigo. No Brasil não dá vontade de ficar na rua pq tudo é feio e hostil pra população. Nem é uma questão de segurança pública. Aliás, é fato que a sensação de insegurança é exarcebada por esse urbanismo excludente e hostil ao ser humano. As pessoas só vêm as ruas como espaços de locomoção e não como uma extensão da vida social.
Que exemplo maravilhoso você nos trouxe mostrando o quanto é possível se preservar o patrimônio histórico sendo ele totalmente habitável. Lisboa deu um passo gigante à frente. Fico imaginando, assim como você falou no vídeo, o quanto os centros históricos de Recife e São Paulo ficariam infinitamente melhores e mais bonitos se não houvesse tanta burocracia pra nada. Vida longa a este canal. Parabéns Raul Juste Lores.
Ainda lembro do prédio do Largo do Paissandu, que em 2018 incendiou e ruiu. Considerado 'histórico', não pode ser atualizado pelas normas vigentes do Corpo de Bombeiros. Sendo patrimônio público, primeiro federal e depois estadual, ninguém assumiu a responsabilidade de fazer algo de útil para a cidade de São Paulo. O resultado...todos sabemos.
Ah se os burocratas e políticos assistissem esse canal...
Parabéns Raul, essa série sobre Lisboa está ótima. Matando saudades da viagem que fiz em 2022 à Portugal.
E era um belíssimo edifício por sinal 😢
Cada vídeo seu é um aprendizado! Gostaria que as pessoas que detém as decisões administrativas nas cidades do Brasil, se inspirassem neles. ( Inveja de Portugal!)
Inveja no bom sentido
Cunprimentos.
Nossa!!! 🎉 Esse vídeo é praticamente um documentário académico. Parabéns pelo trabalho 🎉
Belo e pedagógico trabalho. Os meus parabéns!
Amando aprender com o censo crítico do Raul... está imperdível!! Parabéns 👏
Parabéns pelo trabalho!
Vejo que Portugal avançou muito na restauração de prédios antigos, e realmente as regiões centrais em Lisboa apresentam uma beleza arquitetônica impar.
De outro, me parece que o processo é ainda muito lento e tem muitos imóveis abandonados. Quando estava em Lisboa, em 2022, numa das zonas mais valorizadas, em Campo de Ourique, só na minha rua conseguia contar uns 10 imóveis abandonados e que poderiam ser aproveitados para novas moradias, principalmente considerando a atual crise imobiliária.
A impressão que eu tenho é que o processo de restauração é ainda feita de forma muito lenta, ou, mudando o ponto de vista, há poucos anos havia muito mais casas abandonadas e ainda há muitos imóveis para renovar. Visitando as outras cidades de Portugal, como Porto, Coimbra, Braga, etc, vejo que a situação de imóveis abandonados é ainda pior, recentemente fui pra Barcelos e o centro histórico infelizmente ainda se encontra bastante abandonado.
É ver se vale a pena agilizar o processo de renovação e melhoria dos espaços públicos e assim acelerar a restauração de centros históricos em Portugal, além de dar uma freiada na recente escalada dos preços do mercado imobiliário.
Tem toda a razão no seu comentário. Sou português, conheço muito bem as cidades que refere. Se é verdade que muito foi feito, também é certo que muito mais falta fazer. A burocracia ainda é um entrave, principalmente a nível camarário (prefeituras). Abraço
Bom, o que sei dizer que que estamos em 2023 e Campo de Ourique está literalmente toda a ser comprada por franceses. Tudo o que hoje esta restaurado hoje parecia há 20 anos uma missão impossível. Por isso, meia dúzia de prédios não são de certeza o problema. Por vezes existem questões burocráticas incontornáveis mesmo… por exemplo, de heranças e partilhas. Há que primeiro resolver esses temas e por vezes o “tema” é simplesmente a morte de uma pessoa (e evidentemente ninguém vai matar o velhinho).
Infelizmente aqui no Brasil nós temos uma lusofobia que nos impede de aprender e tomar Portugal como exemplo
@P.Kojima Seu comentário é ódio disfarçado, não vá por essa linha de pensamento não.
Em termos de infraestruturas, Portugal não tem nada a invejar dos vizinhos, absolutamente nada.
Dado que não se aprende nada de ninguém por aqui e não só dos portugueses, o problema é o povo retardado e ignorante mesmo.
@P.Kojima
Pq antes dos portugueses nao havia escravatura não é ? Q dizer dos europeus brancos escravizados pelos árabes muçulmanos durante mais séculos do q o comércio "iniciado"por portugueses? Parece q as mulheres brancas eram bastante apreciadas por árabes e os homens davam bons ....eunucos.
Q dizer dos escravos africanos comercializados por árabes antes e depois dos portugueses?
Q dizer da escravidão q ainda hoje existe? Procure saber qual a origem dos talibã.
A escravidão,sendo algo terrível,é muito antiga e infelizmente,continua a acontecer.
@P.Kojimanão houve escravidão em Portugal, embora o Brasil fosse colônia, os africanos eram comprados e escravisados por brasileiros! O Brasil foi o último país a abolir a escravidão, 66 anos após a independência, portanto Portugal não mandava mais nada aqui!
Conteúdo incrível neste vídeo. Uma aula de gestão do imobiliário urbano. Visão certa é tudo: menos purismo e mais flexibilidade.
Impossível!!! Não tem como comparar Lisboa com qualquer cidade, em especial, do Brasil. Lisboa é única. Aos cidadãos, das cidades do Brasil, resta, olhar com admiração os encantos de Lisboa e caminhar, contemplando o visual e deixando-se divagar em pensamentos, no inigualável ambiente lisboeta. Ao canal São Paulo Nas Alturas, muitos parabéns.
Lisboa há alguns anos também estava muitíssimo decrépita, devido ao congelamento das rendas durante décadas pelo anterior regime e veja com está agora. Um processo similar ocorreu na Europa de Leste mas Praga, Berlim, Budapeste e tantas outras agora estão espetaculares. Nunca fui ao Brasil mas já vi alguns vídeos de Salvador ou de São Luis e têm muito potencial. Há que ter esperança amigos
Fiquei imaginando todo centro histórico do Recife revitalizado, restaurado e dado novas funções de uso aos prédios antigos e histórico que estão ociosos, a cidade seria uma das mais lindas do Brasil. Por aqui e no Brasil essa ideia ainda engatinha, porém algumas coisas já começaram a mudar. Exemplo é o moinho Recife onde uma antiga fabrica de moagem de trigo foi transformada em vários espaços corporativos e empresariais e no seu rooftop funciona um restaurante de renome e seus silos que antes estocavam grãos estão sendo transformados em apartamentos residenciais .
Sabe o que resolve isso, e o que resolveria outras coisas no Recife, inclusive? O povo na rua com uma meta clara: revitalização e construção do centro histórico, ou construção do metrô. Isso resolve QUASE TUDO, acredite em mim.
Grande contribuição para rediscutir nossas normas.
caramba... esse teatro eden ficou muito lindo
Aqui em Porto Alegre sobraram poucos prédios históricos para restaurar no centro da cidade. Infelizmente os prédios com valor arquitetônico foram demolidos para dar lugar a prédios horríveis, blocos de concreto sem nenhuma beleza (e já estão todos largados e podres de sujos).
Porto Alegre é um mausoléu que deu certo.
Missão urgente do Ministério da Cultura puxar um plano integrado com os governos estaduais e municipais que concebem nossas cidades históricas, e fazer esses pontos avançarem! Obrigado sempre Raul, sempre necessário. Abs.
E vc acha que o ministério da Cultura está preocupado com isso?? Kkkkkk
Estão preocupados em sustentar um bando de vagabundo que gosta de dançar em escolas ensinando a dança da bunda ou então sexualizar uma geração perdida.
Amo seu canal, Raul! Depois que comecei a lhe acompanhar, vejo a cidade com outros olhos.
Vou compartilhar muito. Parabéns pelo trabalho! Que os burocratas e urbanistas mesquinhos, melindrosos e corruptos sejam página virada da nossa história. Que o nosso arcabouço legal possa ser alterado para criar os incentivos corretos para revitalização, restauração e recuperação dos centros históricos das cidades brasileiras.
Um grande exemplo para muitas cidades brasileiras.
Magnífico exemplo de revitalização e preservação de patrimônio histórico e atuação inteligente do Estado em espaços públicos. Bem diferente do que ocorre em São Paulo; basta ver o que fizeram com Vale do Anhangabaú, que desastre estético, urbanístico e financeiro.
Que coisa linda! O Brasil poderia fazer o mesmo! Também falo sobre patrimônio histórico no meu canal!
EXMO senhor dificilmente irá acontecer no vosso país, o que foi feito na nossa cidade ,🇵🇹 e em outras é cultural
a cidade de Manaus tem de ser acudida, o centro histórico e respectiva arquitectura colonial estão por um fio
Que inveja ....da consciência e da civilidade . Não creio que chegaremos neste ponto . Infelizmente
Poderíamos chegar sim. Por exemplo em Paris eles transformam casarões e prédios abandonados em moradias sociais. Um candidato a prefeitura de são queria fazer o mesmo. Mas o povo não o elegeu.
@@projetositio5246 por isso que falo. Mentes brilhantes e progressistas existem, eu faria questão de trabalhar nestes projetos sociais, porém a mente dos que elegem são ainda incapazes de discernir o que é ser social. Quem sabe um dia. ..quem sabe daremos um passo a mais nestas próximas eleições. Quem sabe .
eu fico de cara em como a qualidade das calçadas dão uma revitalizada gigantesca nas cidades
Excelente Vídeo! Quantas reflexões!!! Triste o nosso andar quanto as aprovações aqui em SP e que vontade de ir visitar Lisboa!!!
Um vídeo que serve para a gente sonhar! Eu sonhando aqui em ver o centro histórico de Recife e alguns bairros ao redor recebendo um projeto sofisticado de restauro.. quem sabe um dia!
Espero que esta série seja absorvida pelos gestores públicos, em todos os seus níveis, inspirando-os a pensar nos processos de restauração e sobre tudo na manutenção.
Deve-se ter cinergia entre o público e o privado, uma vez que o Estado não tem a visão de integrar o entorno uma vez que fica focado tão somente na "plástica" da estrutura física.
Parabéns pela série que ilustra o desenvolvimento com a manutenção das raízes históricas.👏👏👏
Muito obrigada Senhor Raul Justes. Sou Portuguesa e fico muito feliz por gostar da cidade de Lisboa. A opinião e a visão de um especialista é uma mais valia. Nasci, cresci e vivi e ainda vivo nesta cidade, penso que muito mais se poderia ter feito em relação à cidade de Lisboa, muitas fachadas de prédios em Lisboa, zonas verdes e zonas de comércio foram mal planeadas, o desejo dos construtores e fundos imobiliários mandam nascidades e se Lisboa precisava realmente de uma grande renovação na área do Chiado e Alfama, que ainda está a ser feita e bem, critico os que decidiram comprar o edifício onde se encontrava a emblemática e histórica Pastelaria Suíça, outras lojas emblemáticas de Lisboa que eram e faziam parte da história de Lisboa e foram fechadas em prol da usura dos fundos de investimento, da banca da especulação e a maravilhosa câmara Municipal de Lisboa que tem sido cúmplice com os diversos governos deste País. O pensamento do arquitecto Ribeiro Teles foi um senhor no que diz respeito à paisagem urbanística de Lisboa, um visionário, mas que ninguém quis ouvir... depois temos atentados urbanísticos perpertuados pelos vários governos, o mais longo, o do governo socialista... O arquitecto Manuel Salgado responsável pela concepção centro Cultural de Belém, pessoalmente não gosto, "mandou" e os seus amigos na Câmara de Lisboa e assim temos coisas horriveis por esta cidade fora... é a vida. Eu considero que nada está perdido e que São Paulo pode tornar-se numa bela cidade, tem potencial humano, espaço e há muitos arquitectos e paisagistas brasileiros excelentes que fariam um trabalho óptimo. Mudar mentalidades e ir contra os lobbies dos que têm dinheiro é difícil mas não impossível. Sensibilizar a população das diferentes zonas de São Paulo que o espaço interior prolonga-se para o exterior e as cidades não precisam de tantos edifícios em altura. Em Viana do Castelo o famoso prédio Coutinho construídonos anos sessenta e setenta foi demolido, era uma aberração, claro que as pessoas que lá viviam não concordaram, mas foi uma boa decisão. Espero que os moradores tenham sido devidamente ressarcidos. Mas Lisboa tem muito para fazer, há zonas onde devia ter sido proibido a construção de determinados edifícios tal e qual como limitar o número de centros comerciais e grandes superfícies, os famosos hipermercados, que pululam por toda a Lisboa e arredores. Os subúrbios de Lisboa são uma agressão visual de fealdade, mas poucos se interessam. As cidades têm uma dinâmica própria mas os cidadãos são os principais responsáveis se não lutarem por um ambiente urbanístico o mais harmonioso que se consiga. Podia exemplificar muitos casos, mas o texto já está muito longo. São Paulo vai mudar sim assim queiram os seus habitantes, exerçam a sua cidadania e sensibilizem todos os que gostam da sua cidade que são eles que vão conseguir mudar e no final vão reconhecer que valeu a pena... Espero que criem um movimento para começarem a mudar.... Muitas felicidades de uma Portuguesa para todos os habitantes de São Paulo. Eu crítico Lisboa porque ainda temos um longo caminho a percorrer...
Melhorar os espaços público para atrair investimentos privados é uma excelente tática.
Vivo e amo Lisboa, mas nem tudo são flores: tudo o que foi remodelado é para quem pode pagar e não são os Lisboetas. 😢 A gentrificação chegou com tudo e os portugueses já não conseguem viver a Lisboa. Estudiosos já temem que em pouco tempo poderá ser uma nova Berlin (onde ninguém vive ao centro, só para turista ver).
Devemos também lembrar que, para conseguir esta captação toda de investimento, Portugal fez primeiro o essencial, conseguiu se tornar um país seguro, o tráfico aqui não tem vez e os portugueses possuem um nivel de educação e qualificação mais alto, sem falar na saúde publica.
Só depois desta política social que Lisboa conseguiu se "abrir para a rua".
As políticas publicas aqui conversam entre si para um objetivo comum. Uma boa lição para o Brasil, mas antes das obras públicas, deverá cuidar de outros problemas antes de atrair investidores.
Video maravilhoso, como todos desta série, obrigada!❤
Tudo centro, só que há um problema com esse argumento: os que falam sobre a gentrificação de Lisboa são grandes hipócritas. Quando os preços eram baixos ninguém de mente sã queria ir viver para Lisboa porque era uma cidade feia, suja e nada segura - relembro que o município de Lisboa perdeu aproximadamente 250.000 habitantes em 50 anos, entre 1960 e 2011. Agora que a cidade está bonita e vibrante querem todos viver em Lisboa, mas não têm o dinheiro para viver em Lisboa. Não, bruxo...
Sabes onde é que os estudantes viviam antes? Não era em Lisboa, era geralmente nos arredores, mas na altura ninguém criticava isso porque a cidade em si era uma bela m*rda. Não deviam ser hipócritas, mas são.
@@diogorodrigues747que vomito ! Conheces-te w cidade nos anos 80 e 90 cheia de cinemas,de teatros ( parque Mayer p.ex.) cheia de discotecas, de marisqueiras, esplanadas, de vida diurna e noturna onde o crime era inexistente! A cidade era dos lisboetas com suas casas de fado, suas praias, suas festas genuinamente populares, ......conheces-te ó Saloio de merda?... Ou ainda estava no cú dos ingleses parolaço?
@@diogorodrigues747Se você morasse em um apartamento arrendado a cair aos pedaços e o governo financiasse-lhe apartamentos novos ao mesmo preço ou até mais baixo do que paga de arrendamento, aceitar seria hipocrisia também?
Pois foi isso que aconteceu no periodo que você mesmo mencionou. Na descolonização, Portugal se viu sem condições de alojar milhões de portugueses e africanos que viriam das ex-colônias e incentivou imenso as novas urbanizações para habitação suburbana. A maior parte preferiu uma habitação nova e própria, mesmo mais distante. Não é hipocrisia, é necessidade. O mesmo aconteceu no Brasil e outros muitos países.
Por quê o governo não fez o mesmo em Lisboa há 12 anos, incentivar investimentos sim, mas também os lisboetas a viverem e usarem os espaços públicos que estavam a preparar? Mas preferiram privilegiar o turismo, pois "santo de casa não faz milagre" e agora se vê em apuros com os lisboetas sem condições de viver em Lisboa e nem mesmo sua área metropolitana, que também tem passado pela gentrificacao, vide Sintra, Almada etc.
Se você diz ser hipocrisia não comprar quando está em baixa, ainda dá tempo de investir e comprar prédios inteiros a preços razoáveis em Porto Brandão (Almada), assim como outras apostas na margem sul de Lisboa. Você e outros podem investir, mas sabe quando o governo irá infraestruturar para valorizar o seu empreendimento? Arriscado, não é? Então não julgue, pois o problema é muito mais profundo.
@@nanandazinha Por mim o Estado português pode ir mas é para o caralhinh* que o f*da, não é uma entidade fiável e isso viu-se bem agora com o novo "pacote de habitação" que não irá resolver absolutamente nada. A única maneira de resolver o problema, para além da construção de mais casas, é a criação de riqueza de modo a que os salários aumentem, mas claro que os partidos de Esquerda que a malta gosta de votar nunca irão fazer isso.
@@nanandazinha Outra questão: confundes bastante a nível geográfico. Lisboa é só o concelho, Porto Brandão ou a Amadora não ficam em Lisboa. São entidades locais diferentes, muitas vezes de cores partidárias completamente opostas e com a sua própria identidade local. A Área Metropolitana de Lisboa existe mas é um conceito bem artificial (e sobretudo estatístico) no qual a maioria das pessoas não se revê.
6:41 Raul, que prédio maravilhoso, consegue ser moderno, original e ainda valorizar a própria história, muito arquiteto poderia aprender com esse aí, que não precisa destruir tudo pra inovar.
Engraçado, até acho que é o edifício mais feio dos Restauradores
Passo por ele todos os dias e não consigo habituar-me
@@vascomiguelalbuquerque1534 és uma vergonha, até metes dó, miséria
@@vascomiguelalbuquerque1534 Opiniões são relativas, por isso que arte é tão problemático no geral kkkkkk, talvez seja por conta das edificação que estou acostumado a ver aqui onde eu moro.
no vídeo foi dito que paredes da fachada foram demolidas, mas isso é falso, a foto a preto e branco apresenta cartazes/lonas a anunciar os espectáculos
@@MrClassicfever não tenho conhecimento sobre a história do edifício, obrigado por me informar.
Aqui em Porto Alegre, iniciativas como essas são imediatamente atacadas pelos caranguejos, uma espécie muito numerosa, que não quer que a cidade avance.
Parabens Lisboa maravilhosa!
Um vídeo de grande aprendizado as secretarias de infraestrutura dos grandes centros brasileiros.
Precisamos de você vereador de São Paulo Raul!
Boas ,melhor reportagem que eu já vi sobre a Cidade de Lisboa venham mais trabalhos desses um Abraço 👍
O Brasil em nível federal,estadual e municipal poderiam se inspirar nisto e aplicar isto em cidades brasileiras.
Belo trabalho! Que contribuição? Tomara encontre eco nos " Administradores Publicos brasileiros." Muitas aspas para os nossos administradores. Parabéns!
Parabéns, Raul!
A arquitetura e urbanismo são consequências do jeito de ser e viver das pessoas.
Se algo não vai bem, certamente não é problema somente de arquitetura. É problema do ser humano mesmo. A complexidade é grande.
Muito boa a abordagem. Concordo que a melhoria do espaço público induz melhor aproveitamento imobiliário do entorno.
A vontade é de dar 1000 likes nessa série sobre Lisboa! 👏(Apesar precisar tomar uma caixa de antidepressivos ao final de cada vídeo; o longuíssimo caminho que ainda temos a trilhar… 😢)
Belém tem muitos predios historicos que podiam ser restaurados para a COP 30
Um trabalho de documentacao precioso. Parabens.
Viver em Lisboa é desfrutar bem estar! Minha cidade.
@P.KojimaSim Kokika, Bem estar e qualidade de vida.
@P.KojimaAo comentários em todos os vídeos a falar mal de Portugal!!! Isso é tudo inveja ou admiração?
@P.Kojima Bem estar sim, amo viver em Lisboa!
Tu me inspira, Raul. Muito obrigado!
Todos os seus vídeos são um aprendizado Raul
Difícil implantar isso em São Paulo. A cidade está sem prefeito desde 2017! 😢
Raul presta um serviço que deveria ser observado pelas autoridades brasileiras.
Uma realidade que nunca veremos no Brasil, infelizmente.
Aqui o que importa é a militância vazia, as narrativas cegas e as brigas políticas.
é um país miserável, costumo dizer que é uma Índia premium hahaha, por isso saí desse Brasil.
E o resultado é a auto-sabotagem que paralisa e inviabiliza qualquer tentativa de mudança.
Até porque a maioria dos prédios vazios e degradados nem são tão velhos assim... no Centro de SP tem muitos predios da década de 60 e 70, horrorosos, abandonados... não tem iniciativa política para expulsar os dr0g4d0s daquela região... predios imvadidos... ninguém está nem aí...
Parabéns novamente por mais um excelente vídeo!!! 👍👍👍
Obrigado..!!
Awesome! Really nice point of view and a lot of Brazilians cities could benefit from these tips and change their cities for the better!
Brasil poderia se inspirar no modelo de Lisboa, infelizmente aqui preferem deixar cair do que dar maior liberdade
Há muita liberdade. A iniciativa privada usa essa liberdade para demolir tudo.
@@nosdahistoria não, a iniciativa privada espera cair pra fazer alguma coisa
Se aterrassem a fiação elétrica, principalmente de áreas com interesse turístico no Brasil, jah seria um grande avanço.
arquitetura e humanidade
Tudo faz sentido no q v relata, Raul!
Dá vergonha e ódio de morar aqui em
São Paulo, essa cidade horrível, em
Vista de todas pelo mundo.
Excelente canal.
Um mínimo reparo: o Benfica não começou aí, essa era a sede do Benfica. O Benfica começou mesmo em Benfica, com a junção do Sport Benfica com o Sport Lisboa (de Belém).
Errado... O Sport Lisboa
e Benfica começou ali naquele Prédio! Foi naquele prédio que foi acordada a junção dos 2 clubes Lisboetas, que depois se tornou a sede do Sport Lisboa e Benfica, e mais tarde passou a ser a Primeira casa do Benfica de Lisboa...
Bacana...eu amo reformas e restaurações.
Há um homem mencionado na peça, Manuel Salgado, que urbanisticamente foi para Lisboa fundamental devido a todo um passado acumulado de saber e a obra de reabilitação urbanística de Lisboa está à vista.
Manuel Salgado!!!!! Gonçalo Ribeiro Teles
O que se passa em Lisboa me parece uma solução óbvia. Como é possível que o Brasil seja tão paradoxal?? Para preservar termina destruindo. Sem dúvida que há que aprender com Portugal. A nível de política de urbanismo e de política fiscal e tributária. É a própria noção de cidade que deverá ser repensada. Mas repensada sem preconceitos políticos.
Fantástico Raul, falta mesmo é o "querer". Triste ver São PAulo, São Luis, Rio de JAneiro e outras capitais e cidades. PArabéns pelo canal.
Só há cerca de 11 anos é que realmente tudo mudou em Lisboa e no resto de Portugal.
Nós, herdeiros de um prédio histórico, vendemos ao desbarato antes das mudanças legais, porque não se podia aumentar as rendas e era impraticável manter o imóvel. Quem o comprou fez uma fortuna uns anos depois.
Durante anos, o congelamento das rendas em Portugal (a primeira lei que o permitiu foi aprovada em 1914) era um artificio dos maus politicos para ganhar popularidade fácil e votos. Usavam o congelamento das rendas para baixar a inflação e quem pagava eram os investidores. Uma tia-avó morreu pobre cheia de... Prédios, na cidade do Porto. Hoje seria multi-milionária.
Felizmente tudo mudou e, claro, o sucesso também criou os seus novos problemas: todo o mundo quer comprar casas em Portugal e isso reflecte-se no aumento dos preços e dos arendamentos. Mas sempre estamos hoje melhor do que há 20 anos atrás.
Parabéns pelo programa.
Se Lisboa fosse SP, estaria cheio de mendigos e craqueiros nesses espaços, pode restaurar 300 prédios no Centro de SP, enquanto não haver higienização, nada vai mudar!
Venha a Belém/Pa dar uma aula para o Prefeito..e olha que o prefeito é Arquiteto...!!!....
O Rio poderia ser assim, não falta arquitetura similar a de Portugal. O prefeito atual até que fez o correto ao estimular a ocupação no centro, mas o problema continua quando se trata dos prédios antigos.
Não há o que acrescentar na sua narrativa brilhante!
Valeu!
Não sei nem como chamar isso, mas inventando uma expressão nova, acho que esse canal é a FINA FLOR da "arquitetura crítica". Muito legal mesmo, não é só estética, não é só funcionalidade, vejo que existe uma democracia radical nas ideias do Raul. Cada episódio é sensacional, um melhor que o outro, virei fã demais!
Parabéns pelo trabalho ❤
é realmente lindo ver um prédio histórico restaurado e ver eles se transformando em algo interessante e que atende a população como em São Paulo por exemplo, o prédio que está a prefeitura ou então o Shopping Light. Cidades como Paris, Lisboa, Praga, etc tem muitos prédios históricos e isso agrega valor a cidade, em especial para o turismo. Pensando aqui, temos muitos prédios históricos em SP mas não tão antigos, não tão históricos assim como em Lisboa por exemplo, muitos não tem mais do que 100 anos, seria interessante renovar alguns... mas sinceramente, talvez seja mais interessante demolir e construir um novo e mais moderno, até mesmo para acomodar a população que se espalha cada vez mais para as periferias. Ás vezes vejo como exemplo algumas cidades chinesas que até 30 anos atrás eram vilas pobres e hoje tem prédios maravilhosos, praticidade e acomodam uma grande multidão numa area pequena. Porque renovação e restauro são caros e as vezes o retorno é questionável.... agora seria incrível ter alguns entornos redesenhados para trazer uma outra experiência de vida.....
Muito bom !
Em Santos está sendo feito um trabalho parecido. Venha conhecer
O problema da administração pública no Brasil, é que nós, culturalmente, não temos senso de ambiente. Tudo é visto e planejado em total divórcio, com o lugar em que se encontra.
É um absurdo o que acontece aqui em Recife!
Belo vídeo !! Ficaria contente se puder fazer um video sobre a restauração do Edifício Renata Sampaio no Centro de São Paulo !
belíssimo video 👏🏼
Fantástico
Infelizmente, para os lisboetas residentes, esta nova realidade tornou se incomportável. Foram despejados, e obrigados a abandonar o centro histórico, para dar lugar aos nómadas digitais e estrangeiros ricos que compram e especulam com as rendas exorbitantes que se pratica de um modo geral em Portugal.
Este país tornou se caro para os portugueses que emigram , para dar lugar aos estrangeiros imigrantes que usufruem de impostos baixos. Ao contrário dos nacionais que pagam das quase 40% de impostos 👎
E á quantos anos já esse gente não morava no centro por tudo a seu redor estar a apodrecer? Apodrecer por causa de políticas de arrendamento , que seja dito, comunistas! Agora a culpa é dos capitalistas, dos estrangeiros, dos nomadas digitais. A culpa é da gente que fornece e investe capital para viabilizar o restauro e manutenção do património. Vira o binóculo ao contrário mano.
@@manu.francisco a questão é que estes socialistas do capital no bolso deles, deveriam exigir X % de habitações para os nativos, quer para comprar ou arrendar
Os "lisboetas" não querem morar no centro... apartamentos pequenos, e não tem garagem... Já no final da década de 80 os predios estavam muito degradados... e vazios... O "boom turístico/imobiliário" só ajudou a restaurar e valorizar esses prédios... O aumento das rendas e do valor das propriedades é um problema global...
Ainda mais apaixonado por Lisboa depois dessa série de vídeos. Já tinha a intenção de conhecer e agora ainda mais! Algum português charmoso para me receber? Não sou bagunceiro rs 🤭
Brasileiro querendo tomar vantagem em tudo….
Bambis não
Havera com certeza bastantes interessados haha
E INCRIVEL O NIVEL DE EDUCACAO E SENSIBILIDADE HISTORICA E CULTURAL QUE VOCE TEM E QUE VOCE TEM COM UMA CAPACIDADE CULTURAL E E DE EDUCACAO QUE E DE APALAUDIR DE PE !!!!
ADORO OS SEUS VIDEOS.... E DE UMA SENSIBILIDADE ESPANTOSA !!!
PARABENS.... O SEU PROGRAMA E MUITO INTERESSANTE O DE UMA QUALIDADE E SENSIBILIDADE CULTURAL E EDUCACIONAL QUE FAZ INVEJA A QUALQUER UM !!!
PARABENS !!!
Esse é um assunto bem extenso, de nada adianta tombarmos patrimônios históricos e não darmos uma utilidade para a edificação, assim como de nada adianta demolir prédio "velho" pra construir um "novo" pra ficar vazio. Uma cidade que não valoriza sua própria história não é uma cidade avançada, é uma cidade retrógrada.
Felizmente que história não falta na nossa Lisboa
@@vascomiguelalbuquerque1534 Tenho muita vontade de conhecer Lisboa, espero um dia poder viajar e conhecer a história fora dos livros.
@@Fitroll7 Espero que esse dia esteja para breve, Portugal não é perfeito mas é um país com um património histórico e um passado gigantesco, nas nossas ruas vens o orgulho com que preservamos os nossos monumentos, espero que não fiques só por Lisboa por que todo o país 🇵🇹 vale a pena, dizem que o primeiro amor não se esquece e é o que acontece com Portugal
Tudo de bom para ti
@@vascomiguelalbuquerque1534 Muito obrigado pelas vossas palavras, tenho a ambição sonhadora de viajar o mundo e estou lutando pra isso, Portugal com certeza está no começo de minha lista. Tudo de bom para ti também :)
@@Fitroll7 De nada ☺️☺️☺️ De todo o meu S2 espero que seja um sonho que se torne real
Mto obrigado
Em SP não conseguimos restaurar um palacete na Av. Paulista
No Brasil iam chamar de gentrificação e higienismo urbano. O intelectual brasileiro só gosta de favela e de cracolândia, é uma espécie de fetiche
A questão resume-se ao estilo, entre o bonito e o feio. A arquitetura antiga é bonita, o que se faz atualmente é feio.
Parabéns pela excelente produção dos vídeos, qualidade de imagem e narrativa cuidada em que resulta em reportagens/documentário de qualidade superior. Em termos de conteúdo gostaria também de ver identificados alguns maus exemplos que também não faltam em Lisboa. Obrigado.
Há muitos.Eu sou Portuguesa e poderia apontar inúmeros a lista seria interminável.
Topissimo
Bom seria se os empreiteiros amigos de Nunes e Leite assistissem "São Paulo nas Alturas".
@
@teachrico a corrupção em Portugal é endémica. As câmaras em Portugal são incubadoras dos ineptos que desgovernam este cantinho à beira mar. Não é diferente do Brasil... muitas das coisas nunca serão investigadas porque o regime em vigor iria cair! As elites não permitem, a justiça em Portugal é uma vergonha. Sou Portuguesa. O Brasil não está sozinho....um bem haja
A revisão da legislação que regula a "proteção" dos imóveis históricos urge revisão. Esta discussão já começou , timidamente e com MUITA resistência ,mas ela é necessária pelo bem das cidades e do próprio patrimônio histórico.
Sonharia em um dia ver Recife e Rio de Janeiro voltando a seus dias de glória com os predios históricos, As dias cidades era de longe as mais lindas com seus centros históricos, E hoje em dia.. E apenas um resquício doque já foi
Eu discordo que o problema do Brasil seja burocracia ou impedimentos estatais, tanto que esse tipo de reforma que mantém só a fachada existe aqui também.
O problema maior aqui é a falta de bom gosto dos consumidores. As pessoas que tem $$ para esses imóveis só gostam dessa arquitetura quando vê na Europa, para eles nem pensar um prédio central em que a porta já dá de cara pra calçada e que não tenha garagem.
muito bom video