Não existe segredo: não importa se você carrega 10 ou 100kg o importante é estar sempre muito pesado pra você. Quanto mais pesado, menos repetições você conseguirá realizar, quanto mais pesado, mais fibras irão ser rompidas por consequência a hipertrofia será maior. Treine sempre com a maior carga que você pode carregar, " roube" nas últimas 2 ou 3 repetições. Se você conseguir fazer 12 repetições com a execução perfeita, sem "roubar" a carga tá leve pra você, é hora de aumentar. No pain no gain
O importante é pegar a maior carga dentro da técnica adequada. E em alguns períodos vc aumenta mais a carga e sacrifica a execução em prol de ganhar força . Mas se pegar muita carga e não tiver uma boa execução não vai adiantar nada. Fazer isso por um período para ganhar força é diferente de treinar assim sempre
@@dimasferrigno637 assista um vídeo de caras realmente fortes treinando: Felipe Franco, Fernando sardinha, Léo stronda e veja se eles fazem execuções perfeitas, veja se eles treinam com técnica? Os caras socam peso o máximo possível e roubam nas execuções mais que políticos brasileiros. Por isso conquistaram o corpo que tem. Se o cara se preocupar mais com a técnica e execução perfeita do movimento, nunca utilizará cargas suficientemente altas para que consigam uma hipertrofia considerável.
Aumentou o volume mais diminuiu intensidade lembrando que toda manifestação de força gerar hipertrofia vc optando por mais repetições com menos carga vc tá trabalhando a manifestação de força resistência
Simplesmente fantástico! Lógico que não é uma ciência exata mas nesses 20 anos de musculação nunca vi explicação tão técnica e precisa em quanto mais em 6 minutos! Concerteza quero ser aluno.
Professor, poderia colocar as referências de artigos e livros onde contém essas informações? É algo muito importante para quem faz pesquisa científica para faculdade. Video enriquecedor!
mas aí tem que ver pq dependendo da carga, vai se trabalhar mais ou menos certas fibras (menos carga com mais repetição ativam mais fibras as vermelhas, e o contrário, as mais claras - que são as que geram mais hipertrofia)
Como é importante os profissionais se atualizarem né! Inclusive também já fizeram estudo comparando treinos com métodos avançados e com séries tradicionais, e conclui-se que a hipertrofia foi similar, porém o treino com métodos avançados poupou mais tempo dos participantes. Então eu entendo que pessoas muito condicionadas que precisam de volumes mais altos pra continuar evoluindo podem se beneficiar muito dos métodos avançados para economizar tempo. Estou amando esse canal. Me ajudando muito!
Entao aquela conversa que as repetições devem ser "difíceis" para gerar hipertrofia está totalmente errada?......segundo sua explicação....pelo quue eu entendi.....o q vale é a carga total de treinamento (load).....nesse método o treino se torna menos cansativo alem de poupar as articulações com cargas pesadíssimas.....estou certo?
E se no treino A eu fui até a falha e no C não? Geralmente o q acontece é q no treino A se costuma colocar mais séries p, no mínimo, equivaler a kilagem total, ou load. Se o load for igual, no final das contas, qual treino causaria uma hipertrofia de maneira mais eficiente? Essa é a verdadeira pergunta! Os números são aleatórios. Q tal se tanto séries, qto reps e carga fossem equivalentes percentualmente? Ah! Então os fisiculturistas seriam maiores ou alcançariam os resultados mais rápido se aderissem ao treino C? (Coisas p serem pensadas....) Sigo me reciclando com o conhecimento divulgado aqui. Obrigado.
O problema do treino C, é que você não consegue subir força muscular de forma constante, e a força se torna mais importante que a resistência muscular na sinalização da hipertrofia! Em percentual de 1rm, até 40% é interessante de se trabalhar, abaixo disso perde muito estímulo hipertrófico devido a baixa carga. 40-95% de 1Rm são interessantes de se trabalhar aplicando a ideia do VolumeLoad, + ondulação de repetições para otimizar a força e a resistência muscular dentro da progressão de carga.
Muito boa essa explicação!! Professor fera, agora ficou tudo mais "claro"👏👏 acredito que antes de ter este conhecimento já tinha uma noção, faço mais séries do que repetições. Que no final o músculo recebe mais sobrecarga também.
Cara esses comentários é ótimo, era o estava precisando ver, porque alguém não fez isso, escrever, demonstrar isso exemplificando muito bom continua....
Excelente explicação, a única coisa que faltou relacionar foi o dano tecidual exorbitante que a série de 20 reps gera no músculo, o que desvia grande parte da síntese proteica para o reparo do dano tecidual para somente depois priorizar a hipertrofia. Logo, trabalhar numa zona de alta tensão que não gere tanto dano tecidual seria mais interessante, praticamente a menor parte da síntese proteica seria pra reparo tecidual, sobrando muito mais síntese para a hipertrofia.
Esse assunto é bem complexo. Pois além das repetições, séries e carga. É necessário considerar a cadência (tempo) de cada repetição e se a sua proposta de série, repetição, carga e cadência faz com que vc chegue sempre a falha ou bem próximo dela. A falha muscular é um bom termômetro para se ajustar as variáveis dos treino. Lembrando que estamos considerando uma ótima execução do movimento que faça um bom isolamento do músculo (s) alvo.
Tempo sobre tensão não é tão importante pra pessoas experientes, uma cadência de 1-2 seg concêntrica e 2 seg excêntrica já está bem dimensionado para hipertrofia, mais do que isso você já tem que diminuir a carga ou o número de repetições e consequentemente o volume. Na ordem de importância o volume vai trazer mais resultado do que um maior tempo sobre tensão.
Olá Fábio, fala sobre o treinamento com o peso do corpo Eu gosto bastante desta prática e gostaria de saber mais sobre os efeitos Obrigado e parabéns pelo canal.
O problema do vídeo é só um, não dividir os tipos de fibra e tratar o tecido muscular como uma constante. Temos 3 tipos de fibras, tipo 1, tipo 2a e 2b, onde a mais vascularizada é a de tipo 1 ligada a resistência, e a 2a e 2b com explosão de força q só são rompidas com cargas elevadas, levando a maior rompimento de fibras precisando de uma síntese protéica maior, creatina, e também de testosterona. Falar de hipertrofia e n citar periodização é complicado, porque sim, a sobrecarga é mt importante e falando sobre hipertrofia em si, os modelos de treinos conjugados e drop set são excelentes, mas são potencializados com treinos de força, justamente por esse recrutamento de novas fibras musculares, dando uma maior probabilidade de rompimento dessas fibras
Nossa. Tô vendo que vc sabe pra caramba. Então já que vc é o sabichão, já dá para criar um canal seu no RUclips e fazer um vídeo completo assim como você mesmo sugeriu! Inclusive, quando isso acontecer, me avisa aqui para eu assistir e aprender com você! Estarei esperando! Então, faça rápido já que vc sabe tudo !
Doeu hein Fábio….? O cara manda uma real pra complementar o que você disse, e você dá uma resposta infantil dessa. Ter conhecimento e não praticar a humildade te torna um tolo. Por mais que o cara talvez tenha se expressado mau, ou não, deu vergonha alheia ler sua resposta.
Eu na crecia fazendo várias repetições. Agora faço apenas 4 series 10 _9 _8 _7 e estou aumentando muito mais do que antes que estava estagnado . Quanto .ais séries mais queima é o caso do corredor de longas distâncias e o de cem metros ,avalie a musculatura dos dois e veja o resultado hipertrofico deles.
Não concordo com esse cara, até pq trabalho pegando caixas e montando pallets(produção) geralmente faço 10 pallets p/ dia, cada caixa com 10 kilos e cada pallet com 110 caixas, se eu for multiplicar ficaria mais de 11.000 kilos ja era pro meu musculo das costas estar maior do que do Ronnie Collerman kk, acho que tem que haver intensidade no musculo, pra poder tbm romper fibras que são fortes, se não vc só gasta energia e queima gordura msm
Quanto mais repetição, mais cortisol vc vai gerar pelo estresse e diminuirá consequentemente a sinalização hormonal para as células, então é necessário encontrar o equilíbrio entre peso e repetições para preservar as articulações ao mesmo tempo tendo maior hipertrofia possível. É por isso (entre outras coisas, claro) que maratonistas e pessoas que fazem muitas e muitas repetições possuem menos hipertrofia
Boa Noite ! Excelente explicação, vou mudar minha forma de treino. Tenho 64 anos e acredito que terei melhor resultado com mais repetições com menor peso. Teria um treino para o fortalecimento muscular para minha idade, porque sei que com a idade perdemos a força muscular, mesmo que já tenho realizado musculação desdea minha juventude. Obrigado Prof.
Sábado abençoado Marcos! Não sei se o prof vai responder, então por enquanto se quiser aproveite as minhas sugestões: 1- Separe os grupos em treinos ABC, meia hora por dia, 5 dias por semana e dois dias de descanso. Fez ABC, descansa, e assim sucessivamente. A- Peito e triceps. B- Costas e biceps. C- Perna completo e ombros. 2- O tempo total de treino não deve passar de 45 min se for hipertenso. Se não for, pode treinar de 1 a 1:30 hs. 3- Evite o cardio. Faça 5 min para aquecer o corpo e tá ótimo. O coração depois dos 60 não pode ser estressado com picos prolongados de batimentos, ou já sabe o resultado. 4- Coloque uma carga sempre confortável para o exercício. Conte as repetições, mas passe do número se ver que não chegou a falha. Falhar é o músculo não deixar mais fazer o exercício. Isso pode ser alcançado com qualquer carga, até carga nenhuma. 5- Evite movimentos bruscos. Faça sempre mais rápido na ida, e mais lento na volta. 6- Tome 4 litros de água por dia. Coma no mínimo 4 ovos, ou dois ovos e um filé de frango/peixe/bife/bisteca por dia, com no mínimo 200 gs de arroz branco. 7- Se possível tome 5gs de creatina todos os dias. 8- Se sentir dores de treino, tome uma nimesulida e continue treinando. O que vale é a frequência. Espero ter ajudado.
Mas para gerar hipertrofia não dependemos dos 3 mecanismos? Dano muscular, estresse metabólico e tensão mecânica. Acho que perdi algo no meio do caminho e não consegui similar as informações.
@@ThiagoPerroni não, ainda sim ganha-se massa muscular. Quando chega na falha, o ganho de massa muscular se sobresai muita acima seja lá o que for a sua alimentação.
É muito complicado alguém querer definir o que é bom ou ruim sem antes conhecer que biotipo será trabalho, tem pessoas que tem uma resposta mais positiva com um tipo de treino enquanto outras não.
Olha...na academia que vou lá temos um mantra: " A carga hipertrofia, comece com 8 repetições ... Evolua até chegar 13 e 14... Nisso aumente a carga e volte para 8 repetições... Sempre treine ate a falha"
Eu sempre combino os dois treinos ,faço um exercício com pouco peso e muita repetição, depois faço outro com muito peso e pouca repetição,isso faz muita diferença, por variar a intensidade nos treinos
Seria uma excelente aula . Quantas vezes por semana tenho que treinar cada grupamento muscular para ter melhores resultados . Seria uma aula magna né . Porque nunca vi uma explicação para este assunto .
Muito bom. Gostei da clareza das informações acessíveis também para quem é leiga(o) no tema. Muito obrigada. Estou fazendo musculação por orientação médica, por estar em um estágio muito próximo de Diabetes tipo II.
Valeu Professor Fábio Ceschini, muito bem explicado, e quebrando Tabus nas academias, acredito que tenha ajudado muitas pessoas a repensarem seus treinos, como ajudou a mim. Obrigado!
Professor Parabéns pelos vídeos só uma correção no minuto 1 e 30 segundos houve um ato falho ao dizer que quanto menos carga faria menos repetições, enquanto o correto seria dizer com menos carga se faz mais repetições !!!
Fala Fabião blz! Show o vídeo, controlar o load é mesmo ótimo para hipertrofia! Adorei o tema, se for possível mais vídeos sobre esse tema, falando de mais variáveis, seria muito interessante. Parabéns!!!! Obrigado pelas informações e obrigado a vc tb Super Raquel, por todo suporte de sempre!
Mas meu músculo não è balança para saber quantos kilos eu tô levantando. Mais importante é se esforçar ao máximo, fazer força. Tentar chegar sempre ao seu limite....
@@entretenimento8037 Entendi sim, essa conta dele está errada.o certo seria: 3x10 com 60kg daria 1800kg e 3x20 30kg 1800kg. Aí sim ver qual seria melhor
É assim que eu penso. Nem vi o video, achei de cara algo irrelevante na minha situação atual de conhecimento. Para mim musculo precisa de estímulos para atingir hipertrofia. Atingido, é trabalhar o repouso para recuperação. Penso assim.
@@aderjp aí teria que analisar como foi o recrutamento das fibras, acredito que por raciocínio básico, no primeiro exemplo você iria recrutar as fibras de força muito mais do que as de resistência, já no segundo exemplo seria o inverso, mais fibras de resistência e menos fibras de força
Bom dia professor mas onde entra o tempo sobre tensão do músculo, quando mais tempo sobre tensão o músculo hipertrofia mais? Tipo a técnica do ponto zero do Sardinha.
Até agora na literatura, os estudos falam que treinar até a falha independente da % do RM apresenta hipertrofia. E no caso do tempo sob tensão em relação a cadências tanto cadência normal quanto a auto sugerida apresentou basicamente mesmos níveis de hipertrofia. No fim das contas oq realmente importa pra hipertrofia é saber calcular o volume e treinar com as cargas adequadas, visando sempre a progressão das mesmas.
Boa noite professor. Gostaria muito de ver você falar sobre treinos para Endomorfos Ectomorfos é Mesomorfos. Como identificar melhor essas características nos alunos. Obrigada
Acredito que a questão toda está em juntar as variáveis e otimizar o máximo possível dos resultados, entendo que é um video curto e uma explicação mais geral ( nem vou contestar isso, minha ideia é ir além só para complementar). Sabendo que a proximidade da falha junto da sobrecarga ideal vai exigir um recrutamento cada vez maior das fibras e que nesse caso (hipertrofia) queremos atingir com foco maior as fibras tipo II que são mais propensas ao crescimento e favorecidas em treinos de força/potência, o modelo A se encaixa melhor tendo em vista não só isso, mas também a questão da fadiga que vai ocorrer após cada série, imagine você fazendo 20reps a cada série (com proximidade e as vezes falhando), é algo muito custoso a nível central e periférico, enquanto que com repetições menores o treino fica em uma constante muito maior = +rendimento ao longo do tempo, por consequência mantendo a máxima carga possível após cada série, obviamente que perdemos rendimento a cada instante após o inicio do treino, mas saber mitigar isso (com repetições em uma faixa ideal 6-12 por exemplo) ajuda muito.
@@leonardo.carlos1013 Existem técnicas avançadas das quais independem da carga aplicada, porém cada uma com sua especificidade no tempo de execução. Tais como: rest'n'pause, 3/7, MTUT, super slow, entre outras. Enfim, acho q vc tem q rever seus conceitos e ampliar os horizontes. Boa sorte em sua carreira.
Gostei sim. Numa busca por diminuir gordura abdominal e obesidade. O prof de educação física citou algo e Cheguei num primeiro vídeo sobre lipase. Obrigado. Esclarecedor.
Série com menos carga tbm promove hipertrofia, porém tem q ser realizado até a falha. Já menos reps com carga alta, n precisa ir até a falha para gerar hipertrofia. São dois caminhos o da intensidade e o do treino fofo. Vc escolhe o caminho, lembrando q treino com carga acelera a densidade muscular.
Muito boa explicação. Porém não acredito que tudo pode ser resumido em "load" quando falamos de hipertrofia, ainda mais pensando em uma diferença de KG tão pouca. Até mesmo porque devemos levar outras variáveis em conta, tais como, cadência de movimento, tempo sob tensão, pico de contração, tempo de descanso, tempo total de treino. Pensando em load, o aluno pode fazer "3x100x10kg=3.000kg", ou seja, com séries altas será que haverá mais hipertrofia ou resistência muscular localizada?!
Na prática quanto maior o peso mais funciona. Nesse vídeo, se a carga máxima que o aluno consegue é de 40, pode ter certeza que a primeira opção é melhor.
Professor, boa tarde! Fui seu aluno na Pós da FMU (Biomecânica, Av. Física e Prescrição de Exercício, turma de 2012/2013), tudo bem? Muito legal o canal do senhor. Estou aproveitando bastante. A conta que está fazendo do LOAD é referente há apenas um exercício. Quando eu for montar uma planilha de treino, fazendo um exercício de imaginação que eu decida colocar 3 exercícios para cada grupamento muscular, na minha sessão eu trabalhe 3 grupos musculares, eu faria o LOAD dos 3 exercícios, 9 ao todo. A minha pergunta é: há alguma faixa de mínimo ou máximo em termos de tonelagem que eu tenha que me atentar para o exercício ou para a sessão? Seja para não dar sobrecarga o músculo e tendões por conta de um overtraining e assim melhorar minha adaptação fisiológica muscular.
Parabéns pelo vídeo, mas discordo parcialmente com o tema. Aumentando-se a carga concomitante a quantidade de repetições a intensidade seria maior, logo o melhor treino seria a interação do Treiino A com o Treino C.
Professor, mas sobre o recrutamento de tipos de fibras? Com fibras tipo I.. por exemplo, se eu fica levantando 5 kg o dia todo consigo levantar uma tonelada, mas não recruto todas as fibras correto ? Me ajuda nisso
Adotei esse método e o resultado está sendo satisfatório não tenho aquela obrigação de sempre treinar com a carga máxima exemplo com a carga 100% esse exemplo C ajudou também nos treinos de Jiu-jitsu. Aula Top!
Não existe segredo: não importa se você carrega 10 ou 100kg o importante é estar sempre muito pesado pra você. Quanto mais pesado, menos repetições você conseguirá realizar, quanto mais pesado, mais fibras irão ser rompidas por consequência a hipertrofia será maior. Treine sempre com a maior carga que você pode carregar, " roube" nas últimas 2 ou 3 repetições. Se você conseguir fazer 12 repetições com a execução perfeita, sem "roubar" a carga tá leve pra você, é hora de aumentar. No pain no gain
Bom demais
Quero sim vídeos de periodização
O importante é pegar a maior carga dentro da técnica adequada. E em alguns períodos vc aumenta mais a carga e sacrifica a execução em prol de ganhar força . Mas se pegar muita carga e não tiver uma boa execução não vai adiantar nada. Fazer isso por um período para ganhar força é diferente de treinar assim sempre
Hum. Ta errado.
@@dimasferrigno637 assista um vídeo de caras realmente fortes treinando: Felipe Franco, Fernando sardinha, Léo stronda e veja se eles fazem execuções perfeitas, veja se eles treinam com técnica? Os caras socam peso o máximo possível e roubam nas execuções mais que políticos brasileiros. Por isso conquistaram o corpo que tem. Se o cara se preocupar mais com a técnica e execução perfeita do movimento, nunca utilizará cargas suficientemente altas para que consigam uma hipertrofia considerável.
Aumentou o volume mais diminuiu intensidade lembrando que toda manifestação de força gerar hipertrofia vc optando por mais repetições com menos carga vc tá trabalhando a manifestação de força resistência
Simplesmente fantástico! Lógico que não é uma ciência exata mas nesses 20 anos de musculação nunca vi explicação tão técnica e precisa em quanto mais em 6 minutos! Concerteza quero ser aluno.
Com certeza quero sim, mais vídeos de fisiologia, professor! Principalmente, de periodização. 💪🏻😁👍🏻
Já li vários livros, vi muitos vídeos de musculação e treinamento, o cara é um MONSTROOOO de conhecimento 🙏❤️
Caracas mestre Ceschini ate que enfim absorvi esta preciosa informação. Gratíssimo !
Professor, poderia colocar as referências de artigos e livros onde contém essas informações? É algo muito importante para quem faz pesquisa científica para faculdade. Video enriquecedor!
Concordo com você
assiste os videos de CBUM e companhia e bota como artigo
Ótimo vídeo, prof. mais videos de fisiokogia baseado na periodização, por favor.
mas aí tem que ver pq dependendo da carga, vai se trabalhar mais ou menos certas fibras (menos carga com mais repetição ativam mais fibras as vermelhas, e o contrário, as mais claras - que são as que geram mais hipertrofia)
Como é importante os profissionais se atualizarem né! Inclusive também já fizeram estudo comparando treinos com métodos avançados e com séries tradicionais, e conclui-se que a hipertrofia foi similar, porém o treino com métodos avançados poupou mais tempo dos participantes. Então eu entendo que pessoas muito condicionadas que precisam de volumes mais altos pra continuar evoluindo podem se beneficiar muito dos métodos avançados para economizar tempo. Estou amando esse canal. Me ajudando muito!
Entao aquela conversa que as repetições devem ser "difíceis" para gerar hipertrofia está totalmente errada?......segundo sua explicação....pelo quue eu entendi.....o q vale é a carga total de treinamento (load).....nesse método o treino se torna menos cansativo alem de poupar as articulações com cargas pesadíssimas.....estou certo?
E se no treino A eu fui até a falha e no C não? Geralmente o q acontece é q no treino A se costuma colocar mais séries p, no mínimo, equivaler a kilagem total, ou load. Se o load for igual, no final das contas, qual treino causaria uma hipertrofia de maneira mais eficiente? Essa é a verdadeira pergunta!
Os números são aleatórios. Q tal se tanto séries, qto reps e carga fossem equivalentes percentualmente?
Ah! Então os fisiculturistas seriam maiores ou alcançariam os resultados mais rápido se aderissem ao treino C? (Coisas p serem pensadas....)
Sigo me reciclando com o conhecimento divulgado aqui. Obrigado.
O problema do treino C, é que você não consegue subir força muscular de forma constante, e a força se torna mais importante que a resistência muscular na sinalização da hipertrofia!
Em percentual de 1rm, até 40% é interessante de se trabalhar, abaixo disso perde muito estímulo hipertrófico devido a baixa carga.
40-95% de 1Rm são interessantes de se trabalhar aplicando a ideia do VolumeLoad, + ondulação de repetições para otimizar a força e a resistência muscular dentro da progressão de carga.
ruclips.net/video/IoDyscZov68/видео.html
Fazer a execução certa vale mais do que a quantidade de cargas!
*Eu treino há mais de 8 anos e venho mostrar tudo que aprendi em todo este tempo, no meu canal de RUclips, VENHA CONFERIR MULECADA MONSTRA!*
Excelente didática, eu quero mais vídeos com essa temática.
Por favor, faça um vídeo falando sobre o LOAD, e como descobrir a medida ideal para nosso load, professor!
Gratidão professor, mais vídeos de musculação por favor 🙏
Também tô precisando.
Blz o comentário...
Eu quero .
Muito boa essa explicação!! Professor fera, agora ficou tudo mais "claro"👏👏 acredito que antes de ter este conhecimento já tinha uma noção, faço mais séries do que repetições. Que no final o músculo recebe mais sobrecarga também.
também quero
Cara esses comentários é ótimo, era o estava precisando ver, porque alguém não fez isso, escrever, demonstrar isso exemplificando muito bom continua....
Professor, posta vídeos de periodização 🙏🏽 obrigada por compartilhar um pouco do seu conhecimento 🥰
Cara que legal... Foi direto.
EXCELENTE canal! Parabéns pela iniciativa, professor.
Excelente explicação, a única coisa que faltou relacionar foi o dano tecidual exorbitante que a série de 20 reps gera no músculo, o que desvia grande parte da síntese proteica para o reparo do dano tecidual para somente depois priorizar a hipertrofia. Logo, trabalhar numa zona de alta tensão que não gere tanto dano tecidual seria mais interessante, praticamente a menor parte da síntese proteica seria pra reparo tecidual, sobrando muito mais síntese para a hipertrofia.
Eu quero mais vídeos , obrigado pela explicação professor!.
Esse assunto é bem complexo. Pois além das repetições, séries e carga. É necessário considerar a cadência (tempo) de cada repetição e se a sua proposta de série, repetição, carga e cadência faz com que vc chegue sempre a falha ou bem próximo dela. A falha muscular é um bom termômetro para se ajustar as variáveis dos treino. Lembrando que estamos considerando uma ótima execução do movimento que faça um bom isolamento do músculo (s) alvo.
Tempo sobre tensão não é tão importante pra pessoas experientes, uma cadência de 1-2 seg concêntrica e 2 seg excêntrica já está bem dimensionado para hipertrofia, mais do que isso você já tem que diminuir a carga ou o número de repetições e consequentemente o volume. Na ordem de importância o volume vai trazer mais resultado do que um maior tempo sobre tensão.
@@jpeg-qk8pvPrefiro meio segundo concêntrica e 3 segundos excêntrica. Treino de campeões.
Show de bola professor parabéns continue assim passando conhecimento para as pessoas.
Olá Fábio, fala sobre o treinamento com o peso do corpo
Eu gosto bastante desta prática e gostaria de saber mais sobre os efeitos
Obrigado e parabéns pelo canal.
Mais claro impossível,parabéns prof. seus conteúdos são ótimos!
A mecânica correta do movimento do exercício é muito importante também. Não adianta colocar mais peso e fazer errado.
Eu sempre fiz com 15 repetições. Treinando 4 vez por semana. Mais resultado e resistência.
Qual carga?
Muito bem explicado ! Não tem segredo ! Quero sim mais conteúdos!!!
O problema do vídeo é só um, não dividir os tipos de fibra e tratar o tecido muscular como uma constante. Temos 3 tipos de fibras, tipo 1, tipo 2a e 2b, onde a mais vascularizada é a de tipo 1 ligada a resistência, e a 2a e 2b com explosão de força q só são rompidas com cargas elevadas, levando a maior rompimento de fibras precisando de uma síntese protéica maior, creatina, e também de testosterona. Falar de hipertrofia e n citar periodização é complicado, porque sim, a sobrecarga é mt importante e falando sobre hipertrofia em si, os modelos de treinos conjugados e drop set são excelentes, mas são potencializados com treinos de força, justamente por esse recrutamento de novas fibras musculares, dando uma maior probabilidade de rompimento dessas fibras
Nossa. Tô vendo que vc sabe pra caramba. Então já que vc é o sabichão, já dá para criar um canal seu no RUclips e fazer um vídeo completo assim como você mesmo sugeriu! Inclusive, quando isso acontecer, me avisa aqui para eu assistir e aprender com você! Estarei esperando! Então, faça rápido já que vc sabe tudo !
Estou aguardando o seu vídeo completo sobre o assunto! Me avisa! Ansioso para ver seu vídeo!
O cara é contestado e responde com arrogância, sendo que tá certo, é necessário estimular todas as fibras caso queira hipertrofia.
Doeu hein Fábio….? O cara manda uma real pra complementar o que você disse, e você dá uma resposta infantil dessa. Ter conhecimento e não praticar a humildade te torna um tolo. Por mais que o cara talvez tenha se expressado mau, ou não, deu vergonha alheia ler sua resposta.
@@giscardtattoo com certeza
Maravilhoso demais. Como sempre muito didático nas explicações, prazer em assistir .
Muito bom!!! Aguardando mais vídeos sobre musculação, e também periodização do treino.
Esta visão já era usada na década de 70 e final de 60 do século passado na União soviética. Muitos treinos Russos sempre levaram isso consideração
Fico no aguardo de vídeos sobre periodização, séries, repeticões, etc sobre musculacão.
Excelente, excelente, excelente, excelente e excelente aula professor Fabio CESCHINI👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Didática excelente,sem palavras 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾‼️
Professor sempre arrasando nas explicações! Muito 10! Quero vídeos sobre a periodização na musculação
muito bom professor, sensacional, disse tudo, show de bola!
Eu na crecia fazendo várias repetições. Agora faço apenas 4 series 10 _9 _8 _7 e estou aumentando muito mais do que antes que estava estagnado . Quanto .ais séries mais queima é o caso do corredor de longas distâncias e o de cem metros ,avalie a musculatura dos dois e veja o resultado hipertrofico deles.
Não concordo com esse cara, até pq trabalho pegando caixas e montando pallets(produção) geralmente faço 10 pallets p/ dia, cada caixa com 10 kilos e cada pallet com 110 caixas, se eu for multiplicar ficaria mais de 11.000 kilos ja era pro meu musculo das costas estar maior do que do Ronnie Collerman kk, acho que tem que haver intensidade no musculo, pra poder tbm romper fibras que são fortes, se não vc só gasta energia e queima gordura msm
Quanto mais repetição, mais cortisol vc vai gerar pelo estresse e diminuirá consequentemente a sinalização hormonal para as células, então é necessário encontrar o equilíbrio entre peso e repetições para preservar as articulações ao mesmo tempo tendo maior hipertrofia possível. É por isso (entre outras coisas, claro) que maratonistas e pessoas que fazem muitas e muitas repetições possuem menos hipertrofia
Excepcional, muito prático e didático. Parabéns!!!
Boa Noite !
Excelente explicação, vou mudar minha forma de treino.
Tenho 64 anos e acredito que terei melhor resultado com mais repetições com menor peso.
Teria um treino para o fortalecimento muscular para minha idade, porque sei que com a idade perdemos a força muscular, mesmo que já tenho realizado musculação desdea minha juventude.
Obrigado Prof.
Sábado abençoado Marcos! Não sei se o prof vai responder, então por enquanto se quiser aproveite as minhas sugestões:
1- Separe os grupos em treinos ABC, meia hora por dia, 5 dias por semana e dois dias de descanso. Fez ABC, descansa, e assim sucessivamente.
A- Peito e triceps.
B- Costas e biceps.
C- Perna completo e ombros.
2- O tempo total de treino não deve passar de 45 min se for hipertenso. Se não for, pode treinar de 1 a 1:30 hs.
3- Evite o cardio. Faça 5 min para aquecer o corpo e tá ótimo. O coração depois dos 60 não pode ser estressado com picos prolongados de batimentos, ou já sabe o resultado.
4- Coloque uma carga sempre confortável para o exercício. Conte as repetições, mas passe do número se ver que não chegou a falha.
Falhar é o músculo não deixar mais fazer o exercício. Isso pode ser alcançado com qualquer carga, até carga nenhuma.
5- Evite movimentos bruscos. Faça sempre mais rápido na ida, e mais lento na volta.
6- Tome 4 litros de água por dia. Coma no mínimo 4 ovos, ou dois ovos e um filé de frango/peixe/bife/bisteca por dia, com no mínimo 200 gs de arroz branco.
7- Se possível tome 5gs de creatina todos os dias.
8- Se sentir dores de treino, tome uma nimesulida e continue treinando. O que vale é a frequência.
Espero ter ajudado.
Kkk o rapaz ai YAHVOY falou bonito mais chegou no final receitou um antiinflamatório ai não dá nem kkk
Se peso fosse motivo pra hipertrofia os powerlifting eram os melhores shape.
Parabens professor otimo conteudo .
Continue com mais conteudo assim !!!!
Mas para gerar hipertrofia não dependemos dos 3 mecanismos? Dano muscular, estresse metabólico e tensão mecânica. Acho que perdi algo no meio do caminho e não consegui similar as informações.
To com a mesma duvida
Bacana, muito técnico e compreensível suas colocações.
Na dúvida é só treinar até a falha que com certeza cresce 💪🏼
Se comer de acordo...senão estará perdendo tempo.
Nem sempre
Depende da carga. porque falhar com uma carga leve demora demais.
Mas se a carga for maior.mais hipertrofia
@@ThiagoPerroni não, ainda sim ganha-se massa muscular. Quando chega na falha, o ganho de massa muscular se sobresai muita acima seja lá o que for a sua alimentação.
Muito bom cara. Parabéns pelo trabalho. Já me inscrevi. Tmj que Deus abençoe irmão!!!
É muito complicado alguém querer definir o que é bom ou ruim sem antes conhecer que biotipo será trabalho, tem pessoas que tem uma resposta mais positiva com um tipo de treino enquanto outras não.
Isso mesmo, cada aluno deve ser avaliado individualmente.
Biotipo é uma tremenda baboseira
@@kgaara2834 vc só pode tá de brincadeira
@@kgaara2834 kkkkk sabe de nada vai estudar 1
@@PedroPaulo-vv6we biotipo de ecto, meso e endo é msm baboseira, vai pesquisar de onde surgiu isso kkkkkkk
Quer explicação mais simples e melhor que essa ? Parabéns professor!!!
Olha...na academia que vou lá temos um mantra:
" A carga hipertrofia, comece com 8 repetições ... Evolua até chegar 13 e 14... Nisso aumente a carga e volte para 8 repetições... Sempre treine ate a falha"
Acadmeia boa
Tá dando resultado mano ? Quanto tempo treina assim ?
@@henriquealmeida5215 mn isso não se aplica, a não ser se for treino de força por duas semana, isso se dar para ganho de força
*Eu treino há mais de 8 anos e venho mostrar tudo que aprendi em todo este tempo, no meu canal de RUclips, VENHA CONFERIR MULECADA MONSTRA!*
E como faz quando trava em 8 repetições?
Parabéns pelo vídeo, ganhou mais um inscrito. Reduzir carga pode diminuir também os riscos de lesão , principalmente pra quem treina sozinho, abraço.
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos conosco 🙏
Eu sempre combino os dois treinos ,faço um exercício com pouco peso e muita repetição, depois faço outro com muito peso e pouca repetição,isso faz muita diferença, por variar a intensidade nos treinos
Muito bom, relembrando as aulas com o mestre.
Show de bola prof. Fábio! Pessoal precisa conhecer teu conteúdo
Tem vídeos falando sobre descanso do músculo e quantas vezes treinar o mesmo músculo. Parabéns pelo vídeo!👏👏👏
Seria uma excelente aula . Quantas vezes por semana tenho que treinar cada grupamento muscular para ter melhores resultados . Seria uma aula magna né . Porque nunca vi uma explicação para este assunto .
Ótimo vídeo! Bela explicação! Parabéns.
Professor, suas aulas são de grande valia pra mim, obg!
Muito bom. Gostei da clareza das informações acessíveis também para quem é leiga(o) no tema. Muito obrigada. Estou fazendo musculação por orientação médica, por estar em um estágio muito próximo de Diabetes tipo II.
Valeu Professor Fábio Ceschini, muito bem explicado, e quebrando Tabus nas academias, acredito que tenha ajudado muitas pessoas a repensarem seus treinos, como ajudou a mim. Obrigado!
Excelente explicação!!! Continue postando esses vídeos, são ótimo 👍 👍 👍 👍
Show! Eu quero mais vídeos de musculação!! 💪💪
Professor Parabéns pelos vídeos só uma correção no minuto 1 e 30 segundos houve um ato falho ao dizer que quanto menos carga faria menos repetições, enquanto o correto seria dizer com menos carga se faz mais repetições !!!
Muito instrutivo, professor. Grato pelas informações.
Parabéns professor pelo seu trabalho!!! Tem como o senhor fazer um vídeo falando sobre periodização no treino de musculação? Desde já agradeço!!!!
P
@@julianaamaral3258 sou seu fã
Massa, foi muito boa a explicação 🤝🏼👏🏾
Fala Fabião blz! Show o vídeo, controlar o load é mesmo ótimo para hipertrofia! Adorei o tema, se for possível mais vídeos sobre esse tema, falando de mais variáveis, seria muito interessante. Parabéns!!!! Obrigado pelas informações e obrigado a vc tb Super Raquel, por todo suporte de sempre!
Muito bem explicado,entendi perfeitamente,muito obrigado 💪🏾💪🏾💪🏾👊🏽👊🏽🤝🏽
Mas meu músculo não è balança para saber quantos kilos eu tô levantando. Mais importante é se esforçar ao máximo, fazer força. Tentar chegar sempre ao seu limite....
Comentário de alguém que não entendeu nada da aula
@@entretenimento8037 Entendi sim, essa conta dele está errada.o certo seria: 3x10 com 60kg daria 1800kg e 3x20 30kg 1800kg. Aí sim ver qual seria melhor
É assim que eu penso. Nem vi o video, achei de cara algo irrelevante na minha situação atual de conhecimento. Para mim musculo precisa de estímulos para atingir hipertrofia. Atingido, é trabalhar o repouso para recuperação. Penso assim.
Falou pouco mas falou besteira.
@@aderjp aí teria que analisar como foi o recrutamento das fibras, acredito que por raciocínio básico, no primeiro exemplo você iria recrutar as fibras de força muito mais do que as de resistência, já no segundo exemplo seria o inverso, mais fibras de resistência e menos fibras de força
Parabéns mestre , melhor explicação que eu já vi, gostei muito.
Bom dia professor mas onde entra o tempo sobre tensão do músculo, quando mais tempo sobre tensão o músculo hipertrofia mais? Tipo a técnica do ponto zero do Sardinha.
Até agora na literatura, os estudos falam que treinar até a falha independente da % do RM apresenta hipertrofia. E no caso do tempo sob tensão em relação a cadências tanto cadência normal quanto a auto sugerida apresentou basicamente mesmos níveis de hipertrofia. No fim das contas oq realmente importa pra hipertrofia é saber calcular o volume e treinar com as cargas adequadas, visando sempre a progressão das mesmas.
Caraca que vídeo top , informativo, rápido excelente parabéns
Boa noite professor. Gostaria muito de ver você falar sobre treinos para Endomorfos Ectomorfos é Mesomorfos. Como identificar melhor essas características nos alunos. Obrigada
Amei toda essa explicação. Grata Professor 👍👍👍
Parabéns, pelo belo trabalho professor!
Acredito que a questão toda está em juntar as variáveis e otimizar o máximo possível dos resultados, entendo que é um video curto e uma explicação mais geral ( nem vou contestar isso, minha ideia é ir além só para complementar). Sabendo que a proximidade da falha junto da sobrecarga ideal vai exigir um recrutamento cada vez maior das fibras e que nesse caso (hipertrofia) queremos atingir com foco maior as fibras tipo II que são mais propensas ao crescimento e favorecidas em treinos de força/potência, o modelo A se encaixa melhor tendo em vista não só isso, mas também a questão da fadiga que vai ocorrer após cada série, imagine você fazendo 20reps a cada série (com proximidade e as vezes falhando), é algo muito custoso a nível central e periférico, enquanto que com repetições menores o treino fica em uma constante muito maior = +rendimento ao longo do tempo, por consequência mantendo a máxima carga possível após cada série, obviamente que perdemos rendimento a cada instante após o inicio do treino, mas saber mitigar isso (com repetições em uma faixa ideal 6-12 por exemplo) ajuda muito.
E qual seria a melhor combinação pra FORÇA máxima?
Eu cheguei a conclusão que os bodybuilders estão com razão: Para hipertrofiar seria: mais séries, menos repetições, mais cargas. 4x8x60=1.920kg
E o que poderia ser acrescentado que executando o treino "C" o individuo ainda tem o bonus de amenizar chances de lesoes em geral.
Foi claro e direto, isso o que eu queria saber, sem muita enrolação. Parabéns...
E mudei minha forma de pensar e passei a malhar pelos quilos.
Faltou falar em dois pontos muito importantes, o tempo de execução, bem como o tempo de descanso entre as séries.
Amplitude tb, etc. existem mtas variáveis num treino de musculação .
@@leonardo.carlos1013 Existem técnicas avançadas das quais independem da carga aplicada, porém cada uma com sua especificidade no tempo de execução. Tais como: rest'n'pause, 3/7, MTUT, super slow, entre outras.
Enfim, acho q vc tem q rever seus conceitos e ampliar os horizontes.
Boa sorte em sua carreira.
*Eu treino há mais de 8 anos e venho mostrar tudo que aprendi em todo este tempo, no meu canal de RUclips, VENHA CONFERIR MULECADA MONSTRA!*
Belo exemplo, gostei bastante da explicação meus parabéns
Vídeo maravilhoso e completo. Quero um vídeo periodização 👏
Gostei sim. Numa busca por diminuir gordura abdominal e obesidade. O prof de educação física citou algo e Cheguei num primeiro vídeo sobre lipase. Obrigado. Esclarecedor.
Série com menos carga tbm promove hipertrofia, porém tem q ser realizado até a falha. Já menos reps com carga alta, n precisa ir até a falha para gerar hipertrofia. São dois caminhos o da intensidade e o do treino fofo. Vc escolhe o caminho, lembrando q treino com carga acelera a densidade muscular.
Exato. Eu alterno entre treino de força e treino metabólico. Normalmente 3 de força pra cada 1 metabólico. A sarcoplasmática tb é importante.
Defina treino fofo, eu pergunto pq não entendi sua colocação???
@@maykonalves6821 Treino metabólico que ele quis dizer.
@@igorstorino3848 treino metabólico é fofo?
@@igorstorino3848 pra mim, treino fofo é aquele que vc não chega no seu limite, aquele treino que vc não deu tudo de si...
Nada é certeza, tudo é depende, em que condição. Boa Explicação ..
Muito boa explicação. Porém não acredito que tudo pode ser resumido em "load" quando falamos de hipertrofia, ainda mais pensando em uma diferença de KG tão pouca.
Até mesmo porque devemos levar outras variáveis em conta, tais como, cadência de movimento, tempo sob tensão, pico de contração, tempo de descanso, tempo total de treino.
Pensando em load, o aluno pode fazer "3x100x10kg=3.000kg", ou seja, com séries altas será que haverá mais hipertrofia ou resistência muscular localizada?!
Boa pontuação, mas temos que colocar na realidade do aluno o load.
Ótimo ponto
*Eu treino há mais de 8 anos e venho mostrar tudo que aprendi em todo este tempo, no meu canal de RUclips, VENHA CONFERIR MULECADA MONSTRA!*
Acaba de ganhar mais 1 inscrito.
Muito boa a explicação!
Na prática quanto maior o peso mais funciona. Nesse vídeo, se a carga máxima que o aluno consegue é de 40, pode ter certeza que a primeira opção é melhor.
Kkkkkkkk. Exatamente o oposto do que o cara explicou no video.
Ola professor, ganhou um novo escrito apaixonado pela musculação... obrigado
Querendo vídeos sobre velocidade na execução do exercício, Professor!
Por favor.
Excelente explicação! Parabéns!
Eu trabalho com meus alunos, sempre até a falha. Intensidade, variação de estímulos! Grande canal, belas dicas , prof Fabio.
Você é professor de crossfit?
@@EnzoVictorio Musculação
@@rodrigosaraivasaraiva1389 e você sempre fadiga os alunos?
@@EnzoVictorio Eu elaboro os treinos, de acordo com cada objetivo.
@@rodrigosaraivasaraiva1389 isso q eu queria ouvir de um profissional, parabéns ✌️✌️✌️
Maravilha de explicação, quero sim. Valeu
SAUDADE DAS SUAS AULAS ! MARAVILHOSO , MELHOR PROF !
Simples e didático! Muito bom!
E isso mano, é o "load" que importa!! Tô indo agora fazer 3 séries de 600 repetições com 1kg, vou ficar monstrão
Pse mano, esse cara do vídeo tá falando merda.
Kkkkkkkkkkkkk boa
😂😂😂
ou vc fica forte ou ganha uma ler mas a exaustão é garantida
@Senhor Feudal desse modelo
Gostei muito professor aprendi bastante vc é muito fera parabéns pelo trabalho sucesso no canal deus abençoe👏👏👏👏👏👏👏💪
Professor, boa tarde!
Fui seu aluno na Pós da FMU (Biomecânica, Av. Física e Prescrição de Exercício, turma de 2012/2013), tudo bem?
Muito legal o canal do senhor. Estou aproveitando bastante.
A conta que está fazendo do LOAD é referente há apenas um exercício. Quando eu for montar uma planilha de treino, fazendo um exercício de imaginação que eu decida colocar 3 exercícios para cada grupamento muscular, na minha sessão eu trabalhe 3 grupos musculares, eu faria o LOAD dos 3 exercícios, 9 ao todo.
A minha pergunta é: há alguma faixa de mínimo ou máximo em termos de tonelagem que eu tenha que me atentar para o exercício ou para a sessão? Seja para não dar sobrecarga o músculo e tendões por conta de um overtraining e assim melhorar minha adaptação fisiológica muscular.
Vácuo
Parabéns pelo vídeo, mas discordo parcialmente com o tema. Aumentando-se a carga concomitante a quantidade de repetições a intensidade seria maior, logo o melhor treino seria a interação do Treiino A com o Treino C.
Boa noite professor!
Gostaria de saber como fazer o cálculo do Load para calistenia... seria o peso do aluno?
Peso versus a irococia
Muito obrigado, pelos seus vídeos. São ótimos para o meu treinamento.
Professor, mas sobre o recrutamento de tipos de fibras? Com fibras tipo I.. por exemplo, se eu fica levantando 5 kg o dia todo consigo levantar uma tonelada, mas não recruto todas as fibras correto ? Me ajuda nisso
Um dos melhores profissionais da musculação falou q quando se usa uma carga muito maior o corpo vai utilizar fibras q n utilizaria com cargas menores
@Tô com fome o que tu ta fazendo.
Adotei esse método e o resultado está sendo satisfatório não tenho aquela obrigação de sempre treinar com a carga máxima exemplo com a carga 100% esse exemplo C ajudou também nos treinos de Jiu-jitsu. Aula Top!