Em 1997 e guaraná com rolha eu tinha um g2 1.0 mi, cansei de abastecer com álcool, a tristeza era pegar pela manhã, depois era só curtir o cheirinho de alcool. Uma outra observarão é de que numa situacao que faltou gasolina aqui no sul por conta de greves eu abasteci com gasolina de avião, era cada pipoco nas reduzidas que parecia esses carros preparados de hoje em dia kkkkk.
Já aconteceu isso comigo e meu pai com um Subaru Legacy 2.2 1993...o frentista colocou 35 litros de álcool. O pior é que aquele caro só consegue retirar o combustível removendo o tanque. Fomos de Ribeirão Preto pra São Paulo com o carro falhando, a Subaru foi guerreira, kkkk.
Em 2004 eu comprei um Kadett GLS 98 motor 2.0 MPFI. Coloquei aquelas "caixinhas flex" que eram famosas na época, que na verdade corrigiam o tempo de injeção para rodar no álcool. Rodei cerca de 30 mil km com álcool puro, eu viajava bastante com ele. Pois bem, tenho esse carro até hoje, é meu xodó, mas somente roda na gasolina e retirei o aparelho. Nunca mexi no motor, que aliás, nunca teve de ser aberto. As injeções dessa época já eram muito boas, ainda que "rústicas", mas contextualizando, eram muito modernas. Abraços..
Rodo a 3 anos com astra 1.8 gasolina com mistura de etanol 60 reais da entorno de 9l de etanol /4 de gasolina. Porém ele tá super taxado o cabeçote. Não foi feito nenhuma alteração na injeção, porém se colocar só etanol ele acende a luz da injeção e fica fraco. Nessa proporção meio a meio ficou perfeito. Já rodei +80mil km nesses 3 anos assim. E seu eu coloco só gasolina ele fica quadrado e áspero devido a tá muito taxado.
Pra rodar assim ideal e trocar os bicos ou subir a pressao de combustivel e sonda lambda pra acompanhar , bicos de 28lbs alimenta ate 128hp de motor sao os bicos gasolina
Fala, Murta! 100%? Eu passei por essa situação com meus Fiesta 96, 1.3, motor Endura. Foram 17 litros de etanol puro. O recurso foi completar o tanque com gasolina premium. Foram mais 8 litros de gasolina premium. O carro ligou igual uma britadeira, mas ligou, rodou e fez 4km por litro. Baita experiência, que não serviu pra nada, mas não quebrou o senhorzinho de quase 30 anos.
Talvez porque o Endura é um motor mais antigo, com taxa de compressão muito baixa, por isso a resposta e consumo tão ruim, mas pelo menos não quebrou nada 😅
Talvez ficou igual uma britadeira por causa que são 2 combustíveis diferentes? Pq gasolina e etanol se separam quando ficam muito tempo separado. Uma vez coloquei 10 litros de etanol e 3 de gasolina no Palio do meu pai, o carro ficou horrível na hora de ligar, o motor morrendo e a injeção tentando alimentar ele, foi só balançar o carro por uns 2 minutos e ligar dnv que resolveu tudo. Mas obviamente o consumo ficou horrível tbm, não chegou abaixar a média mas não melhorou em nada, fazendo média de etanol mesmo estando com gasolina no tanque
Atualmente tenho um fiesta Endura 1.3 e tbm passei por isso,foram 14 litros de etanol e o restante de gasolina normal e por incrível o carro andou bem de boa,apenas uma partida um pouco mais longa na parte da manhã...acho que a gasolina nunca prestou onde eu moro😂😂😂 por isso não teve tanta diferença kkkk
O Murta faz um teste para a gente coloca o bico do celta do Corsa VHC flex e adapta a sonda de quatro fios para a gente ver o resultado e coloca álcool de novo vai ser um vídeo muito top se você fazer
Mestre a sonda de 4 fios (tenho no meu carro) só muda que a resistência na sonda deixa ela na temperatura de trabalho muito mais rápido e que o aterramento não é na carcaça do escape mas para leitura em relação a banda não afeta porque a banda de leitura é muito parecida fornecida em milivolts
@@juniorbalasjcDe nada adianta a sonda ser aquecida se o software da injeção não for preparado pra isso. Ele vai continuar ignorando o sinal de sonda até chegar por volta de 70°C. No final das contas, vai ser a mesma coisa.
Quando era moleque, eu tinha um Uno CS 1.5 a álcool. Após uma vidara de ano subi a serra de Ubatuba e rodei mais ou menos 150 km com ele na gasolina pq havia acabado o álcool nos postos e não tinha previsão de chegada. Fiz todo esse percurso com o carro cheio e tive zero problemas tanto no caminho quanto depois. Claro que hoje jamais arriscaria fazer isso novamente, mas essa experiência me marcou e rendeu historia pra contar kkk Como aquele carro aguentava desaforo!
Murta, o querosene, adicionado na gasolina E27, consegue aumentar a razão estequiometrica do combustível? O chat GPT me sugeriu que 5ml por litro traria uma razão semelhante a da gasolina pura. Faz sentido isso? Valeu!
@ALTARPM você poderia fazer um teste para verificar qual o teor máximo de etanol que a gasolina pode ter e que mantenha o corsa funcionando relativamente bem.
Minha Tia fazia isso no carro dela, misturava um pouco de etanol no carro somente gasolina, mas certa vez o frentista comeu bola e completou o tanque com etanol, ai foi ela sair do posto e o carro começou a pipocar, resolvado meu Tio teve que remover uns 20l de combustivel e colocar gasolina até o carro ir acostumando com a mistura kk
Tenho um amigo que tem uma S10 flex....e o frentista colocou diesel kkkk, quase deu ruim, andou um pouco e teve que chamar guincho, porém esgotando o diesel e abastecendo com etanol voltou a funcionar normalmente, só ferrou o catalisador
Aconteceu isso no tour no Himalaia, abasteceram diesel na triumph, resultado moto saiu e morreu, descemos 1km de rodovia a baixo e só fumaça densa, foi aí que paramos e vimos que não tinha sido abastecido com gasolina e sim com óleo diesel.
Eu tive um kadett 2.0 98 que eu tirei 2mm de cabeçote ( aumentei a taxa com isso ) , troquei bicos, bomba e velas , rodava 100% alcool e andava bem mais que quando era gasolina original. A injeça ajusta muita coisa, como ponto e tempo de injeçao .
Minha esposa tinha um Lifan XC60 e nao forca do habito do carro antigo esteve abastecendo com alcool por um bom tempo… somente quando chegou no inverno e precisei intervir ajudar para ligar pela manha que descobri … ja fazia uns meses somente no alcool
Motores dessa época já sai preparado para os dois combustíveis. Meu amigo andou anos com um corsa desse mesmo ano. Nunca deu problema. Só era ruim de funcionar de manhã.
Boa murta, sempre vídeos interessantes e que faz a gente compreender melhor as reações dos nossos lendários motores. Sugestão, faz o teste oposto, algum veículo semelhante original a etanol e abastecer ele na gasolina, o resultado vai ser interessante
Nós anos de 2003 por aí o mercado livre vendia um aparelho que tornava carro a gasolina flex (vc selecionava 10, 25, 50, 80 ou 100%) de álcool. Se plugava ele no bico e ele aumentava a vazão. Usei por uns 10mil km em um pointer 2.0 multiponto bebia feito condenado, mas na época valia a pena pq a gasolina era muito mais cara que o álcool, depois foi baixando até não valer a pena, tirei e voltei carro só a gasolina.
Belo teste Murta. Para resolver o problema, coloca o power chip que altera o sinal do sensor de temperatura simulando que o motor está mais frio e faz os bicos injetarem mais combustível. O problema da partida à frio tem que colocar o tanquinho de gasolina que era de fábrica nos primeiros carros a álcool. Andei muito tempo com um corsa super 1.0 1996 à gasolina com álcool. Um abraço. Valeu!
carambolas, esse teste foi mais interessante do que eu pensei que seria! Quem sabe rola um complemento desse vídeo com bicos maiores pra ver se o bico não limitou a injeção original! O corsinha é guerreiro kkkkkk!
E aí, Murta! Sou mais um apaixonado por carros e resolvi fazer uma experiência no meu Corsa 1.0 EFI. Depois de retificar o motor, comecei a misturar um pouco de álcool na gasolina e, sinceramente, senti o carro mais esperto! A ideia era mexer na relação estequiométrica e ver se conseguia um pouco mais de potência, já que o álcool tem maior octanagem. Sei que muita gente não recomenda essa prática, mas a curiosidade falou mais alto. O meu motor está com o cabeçote na última medida de retifica e o sensor de octanas configurado para gasolina 95, minha injeção é a Multec 700 original do carro e gostaria de sugerir um video testando como se comporta no E10, E20, E30 (Gasolina - % etanol) e assim vai para testar como o carro se adapta a relação estequiométrica e tudo mais. Desejo sucesso.
Faça o teste com a partida de veículo flex, abastecido com etanol, em um dia muito frio (ex. 10Cº) sem gasolina no tanquinho de partida a frio. Veja como a injeção eletrônica reage.
No caso do etios, ele não tem sensor de nível no tanquinho, então o módulo não "sabe" se tem gasolina ou não. Já aconteceu da válvula (no etios é um bico injetor) da partida a frio do meu estar entupida. A bomba tentava enviar e a partida não ocorria (suponho que os bicos convencionais ficam desligados neste momento). Depois de muita insistência na partida, com diversas tentativas, ele acabava funcionando.
Murta que conteúdo top, tenho um Corsa também, um vídeo legal seria algo comum dos corseiros fazerem, colocar cabeçote mais taxado roletado, bicos e bomba de astra flex e regulador de maior pressão para ver como se comporta no álcool
Tenho um Corsa 1.0 2005 a gasolina mas há 1 ano venho usando metade gasolina e metade etanol e ele tem se comportado muito bem e sem falhas ou perda de potência. Obs. Troquei a sonda de um fio por uma de quatro fios.
Fiz em 2012 , faz tempo . Coloquei cabeçote do celta 1.0 2012 que já é roletado , foi feito outro mapa de injecao pra rodar no álcool e coletor e escape de inox . Fiz na Esther turbo em sp com Tônicao.
Murta,eu tive um Fiat Brava que eu só troquei os bicos de 29lbs para 40lbs, abri mais a tbi e cabos de 10mm o carro ficou bruto viu,tava dando até tiro nas redução.kkkk
Sem mapeamento de injeção/ignição vai ficar mais fraco pois além dos bicos originais não ter vazão suficiente o ponto de ignição está mapeado para gasolina ou seja mais atrasado do que deveria.
Bacana! Uma variável a adicionar no teste, sempre que o combustível é despejado em um recipiente, você também acaba "perdendo octanagem" já que por não estar fechado, como por exemplo o tanque de combustível, os gases do combustível evaporam deixando apenas o líquido pra ser queimado pelo combustível....(Pode reparar sempre quando abastece ou quando você tira de galão e passa pra outro recipiente, da pra ver os gases) Seria bacana fazer um comparativo desses (só estou dando a ideia, vocês que inventem como vão fazer 😂) Abraço!
Usei durante anos 2 Uno Mille.Fire, 1 no etanol puro com módulo flex. O outro usava uns 10 litros no máximo de gasolina e o restante de etanol, mais de 100 mil km sem problemas.
Sensacional o vídeo, Murta. A partir dos resultados, ao menos para carros à gasolina com injeção eletrônica, podemos ficar tranquilos se o teor de etanol na gasolina subir dos atuais 27,5% para 35%? Parabéns pelo vídeo, e sucesso. 😃
Lá por 2012 quando tinha um Voyage ap 1.8 carburado tldz ... Sempre sem dinheiro fiz muito de colocar 20 Reais de gasolina e 50 de álcool...só a primeira.partida do dia que demorava pega de resto perfeito... Porém aquela época tinha menos álcool na gasolina
Fala Murta, de alguma forma os bicos conseguem alimentar sim. Usei uma caixinha flex dessas que já comentaram anteriormente. O carro era exatamente igual ao seu, um Corsa 1.0 97, fiz isso em 2010/11. Rodando a trabalho foram +- 30mil km, sem nenhum problema, sem nenhuma falha de funcionamento, sem aspereza no motor, sem perda de potência e sem nenhuma luz acesa no painel. Carro rodava redondinho com essa caixinha flex mágica (aliás, se ainda existir à venda, seria um teste interessante...). Abs e parabéns pelo conteúdo sempre excelente!!!
Entre os anos de 1995 e 2006, o pessoal fazia a troca somente do chip, dos carros, para rodar de gasolina no álcool, não mudavam mais nada e os carros rodavam numa boa e detalhes, os combustíveis eram bem melhores do que hoje.
Seria interessante e se possível, substituír os bicos originais por outros da GM que tenham impedância que a injeção consiga suprir sem queimar as saídas, e estes bicos sendo flex, com vazão maior. Talvez a injeção consiga até se achar se os bicos tiverem a vazão suficiente.
O meu carro depois do swap...com a injeção original tive que começar a andar com 70% de gasolina e 30% de etanol, pra mistura ficar boa...rodando só na gasolina a mistura ficou rica...mas tenho que testar outros módulos.
Cara tive um corsinha 95 50cv. Uma vez enchibo tanque com alcool por erro do frentista. Ele ligava bem cedo. Andava ate que bem. So perdeu un pouco pra subir ladeira. Mais rodou tanquilo ate o alcool acabar.
Sobre a partida não lembro se era época de frio, mas aconteceu isso com a minha mãe em um carro bem similar, Corsa 1.0 MPFI 1997, não vou falar que ficou 100% etanol, pq tinha a reversa, mas uns 70%+ de etanol com certeza, minha mãe não passa de 4000rpm, tirando esse detalhe funcionou perfeitamente.
Meu corsa 1.0 efi com apenas um bico eu adiantei um pouco o distribuidor e almentei a pressão de combustível para 3.5 bar de pressão e ficou muito bom no álcool chegando a rodar com 100 por cento de etanol no tanque
@@beatrizfreitas8434 se a senhora ler direito o comentário eu mudei de gasolina pra álcool. E todo e qualquer veículo a álcool o consumo é maior do que com gasolina. Na verdade ele não ficou ruim não. Inclusive tá andando até mais eu achei. Porém isso é só uma experiência que tive e postei o comentário pra ajudar alguem que quiser rodar com álcool pois a gasolina tá muito caro
Tive um assim no 1.4 monoponto,mas com bico de 1.6, o ruim era pra segurar a lenta a frio depois era muito bom de andar. Voltei pra gasolina mas mantive o bico com mais vazão, ficou bom de andar e ligava fácil.kkkkkk
E ta gratificante ver você !! Saiu do acelerados Demorou pra ele pegar 500k de inscritos, todo santo dia posta video Você me motiva !! Deus abençoe você sempre
Um teste que seria legal é a temperatura de óleo em cada combustível. Tive um corsa 1.8 flex que a temperatura do óleo mudava de 10° a 15° qndo trocava de combustível
Tenho uma palio weekend 1.6 8v argentino a gasolina ano 2000 já usei somente álcool e funcionou até em dias frios não percebi nenhuma mudança abrupta em seu funcionamento.
No início dos anos 2000, quando aqui na grande SP etanol custava 30 centavos o litro, a galera metia até 80/20 de etanol/gasolina e marcha. Alguns caçavam carburadores álcool e acertavam os gicles e até mesmo davam uma rebaixada no cabeçote, a famosa conversão pra álcool...
Eu tiuve um mille fire dos primeiros, comprei 0km, e andava muito no rabo de galo (50 gasolina 50 etanol). Não aumentava o consumo e nem perdia força, mas o álcool tava baratinho nessa época, e dava uma economia considerável.
nesse caso para compensar a baixa vazão do bico seria necessario trocar o regulador de pressão e a bomba, e colocar um com uma vazão maior. regalmente pessoal coloca bomba e regulador de pressão do Flex
Tenho um Polo EA111 1.6 2003 (gasolina) Ele funciona normalmente com 100% alcool, é incrível, ate o consumo fica na média. Obs : Tem cabeçote retrabalhado, bicos abertos, intake, e sem catalisador.
Tenho um Vectra 2.08 8v 1998, já basteci muito com alcool e te falo funciona muito bem, tipo assim R$ 20,00 de gasolina e o restante de alcool, pegava de primeira mas o consumo e maior mesmo no alcool. detalhe motor original tudo original.
me lembro que uma vez no tempo da crise de combustíveis e os postos fechavam aos fins de semana. fiquei sem gasolina no meu saudoso fusca ano 1974. parei num boteco e comprei 2 litros de um álcool horrível que vinha ainda em garrafas de vidro. coloquei no tanque. dei partida. o bicho tossia afogava. mas me levou até em casa. da terminal Santana do metrô até o alto de santana. bons tempos!
Murta, eu e o Oto fizemos inúmeros testes com esses módulos de MPFi e ficamos muito surpreendidos com o aprendizado que esses módulos tem de correção quando se começa a rodar com o carro, o ajuste e acerto dele é bem grande! Mas vc vai precisar rodar mais com ele para ele ir se auto ajustando… Eu acredito que se vc trocar os bicos e aumentar a pressão dá bomba vai alimentar normal e vir potência! Abraços! 😜👍 (Edit) depois faca um teste usando 2:1! 2 litros de alcool para 1 de gasolina! 😘
Boa tarde. Assintindo o video hoje 04-08. Já fiz o teste no gol g3 city com motor ea111 1.0 8v somente a gasolina 2003 abastecido com 100% etanol com motor quente funciona praticamente normal, só na partida à frio demora estabilizar, fez nesse percurso a média abastecido na bocal de abastecimento 13.66km/l. com 4 pessoas, na gasolina faz 17km/l. Depois abastecido com gasolina no Paraguai que mais pura, não fiz a média por ficar parado na rodovia por acidente de outro carro que incendiou todo na via e ter de ficar com ar condicionado ligado. Ah isto foi a alguns anos atrás fui pro Paraguai saindo do estado de SP. a noite e retornei do Paraguai depois das compras de dia que estava quente. Percebi que mesmo ter andado mais de 200km o ponteiro do combustível não descia marcando tanque cheio.
Eu uso etanol no Corsa 97 1.0, coloquei os bicos do Onix 1.0, tive que fazer uns cachimbos adaptadores para dar o tamanho certo para a flauta. Já ando com ele assim há 3 anos e sem nenhum problema.
cara excelente teste, com isso dá para saber que o carro até vai ligar, funcionar esquisito mas não vai "morrer" do nada no meio da estrada só por conta do abastecimento errado (a não ser que realmente quebre o motor ou outra coisa).
fui dono de um corsa 97 e sim ele anda no álcool mesmo sendo a gasolina, para ligar eu tinha que dar a partida com o pe no acelerador, pela taxa de compressão baixa perdia potencia no álcool, rodei com alcool apenas para teste.
Em um dia de paralisação e falta de combustível, eu com carro na reserva fui pra fila no posto (uno 94)...chegou minha vez e tinha acabado, só tinha álcool, meti 10 litros e fui trabalhar, como se nada tivesse acontecido, não notei nada de diferente...
Murtinha ta fazendo todos testes que falei isso é incrível kkkkkk So faltou testar uns resistores em paralelo com o sensor de temperatura do ar pra mudar o ponto. Obs 20kohm a 2k ohm Obs resistor custa 15 centavos. Esse era os remaps antigos kkkkk Mesma funcao do power chip porem sem regulagem
Eu fiz esse teste a força na época da greve dos caminhoneiros pois a gasolina acabou primeiro na minha cidade o Corsa MPFI Wind 1.0 rodou ate tranquilo porem esquentava bem mais que o normal!😅
Palio Fire 2003 gasolina, fiz esse teste. contras: tudo como está no vídeo! e partida longa. prós: menor consumo, e funcionamento satisfatório com média carga no motor. sintomas: notória perca de torque. com média carga ao motor, funcionamento satisfatório. marcha lenta regular. ao sair, percebe-se buraco. (falando em "carburês": injetor da rápida entupido) Para mim que fez isso e pegou no feeling o comportamento do motor, ver esse vídeo com todo um arsenal voltado a informação é um... PRATO CHEIO ! Obrigado Murta. agora eu sei que os pistões me xingam até hoje e a sonda passou fome na Somália.
Tenho um corsa Wind 96 mpfi . Fui no posto e colocaram etanol só fui perceber pela manhã quando fui ligar demorou muito para pegar . Mas equanto estava quente andou normal vai entender esses motor.
Murta tenho um Corsa 96 EFI original distribuidor Lucas,na falta de gasolina já andei com ele 100% no álcool ,ficou mais fraco de potência mas não houve nenhum problema com o motor,detalhe quando o tempo estava bem quente.
Usei por dois anos aquela caixinha que convertia pra alcool no fieta 97 ( a caixina deve aumentar o tempo de bico aberto ) . Eu coloquei um reservatorio de partida a frio com injeção manual
Eu tinha um monza 1.8 a álcool quando vendi o monza comprei um vectra 1995 gasolina e no verão sempre usei somente álcool no inverno não devidi a dificuldade para ligar o carro quando o vectra estava com 62000km coloquei GNV nele fiz mais de 300000 km com GNV vendi o vectra com 398000Km sem nunca ter feito o motor e não batia nem fumava um detalhe quando o carro estava com 150000km coloquei injeção de água junto com GNV para baixar a temperatura na câmara de combustão
Já aconteceu isso comigo tenho um gol g3 8v ,e estacionei no posto e o frentista colocou etanol no carro funcionou manco mais quando estava chegando em casa o carro já tinha consumido quase tudo do etanol e coloquei gasosa e ficou tudo certo ate limpou os bicos 😮
Eu inventei o Flex. Eu tive um Kadett carburado 91 a gasolina há mais de 25 anos e colocava 70% alcool e 30% gasolina e não tinha nenhuma diferença. Não engasgava, não morria, nao variava, nao perdia potência nunca teve nada de diferente. Carro maravilhoso. Que vontade de fazer isso hoje na minha Sportage 😂😂😂😂
Tinha um astra milleniun 1.8 2001 andava 100% no álcool e rodava bem, tendo um amigo que tambem roda num vectra 95 com álcool e roda viaja normalmente, um vizinho tem um corsa desse tambem no álcool puxa carretinha hj msm estava carregando 700 kg na carretinha, único problema foi esses dias frios no Paraná que demorou para funcionar cedo, hj tenho um gol bola 1.8 monoponto não tive coragem de colocar álcool pra testar
Esse modelo de Corsa usa roda fônica, não distribuidor . Para alterar o ponto de ignição só com injeção programável ou removendo o EPROM e fazendo o tempo manualmente . Mas a idéia é boa. O carro iria funcionar melhor.
Tenho corsa 99 e quando o comprei há alguns anos, o antigo dono estava rodando com álcool. Motor original. No álcool motor funciona, mas apresentava perda de força, mas depois de quente funcionava até normal, mas na gasolina ele funciona bem melhor resposta.
@@studiocampolinamusic8300 se tiver tudo certo com a injeção sem avaria nenhuma pode sim, o meu é 2004 e anda tranquilo, até viajo com ele com mais etanol do que gasolina no tanque e faz quase a mesma média que só com gasolina
Murta tira uma dúvida, um veículo flex original, também tem este período de adaptação onde a central faz a leitura da solda e ajusta os parâmetros, o próprio manual do fabricante diz que após abastecimento com troca de 100% do tipo de combustível é recomendado rodar alguns km p depois desligar o carro, caso não faça isso existe o risco de não conseguir ligar o motor no dia seguinte com ele frio.
Sim, exatamente! Carros flex têm esse período de adaptação quando você troca completamente o tipo de combustível. A central eletrônica leva um tempo para recalibrar os parâmetros de injeção e ignição, o que pode levar alguns quilômetros. Se você desligar o carro logo após a troca e a central ainda não tiver se ajustado, pode sim ter problemas para ligar o motor, especialmente em dias frios.
Tempos atrás, o frentista colocou alcool por engano na minha Mercedes Classe A160 ano 1999. Foram uns 12 litros e como ja havia uns 5 litros de gasolina, o carro ate andou bem. Para amenizar a situação, tratei de por uns 8 litros de gasolina e fui rodando assim mesmo. So senti um aumento no consumo e só. Acredito que os problemas nao ocorreram por conta da injeção eletrônica, que é superdimensionada e programada para suportar gasolina adulterada (Nos anos 2000 haviam inumeras notícias de postos vendendo gasolina adulerada).
Cara c meu Opalão a gasolina High compression já meteram gasolina adulterada c mto álcool.... Saindo d posto c carro quente nem percebi...mas nndia seguinte nada de dar partida... sorte q sou ladanhaneiro gear Head e dei 27 pisadas pra afogar e dar a partida a frio d álcool....e correr completar com Podium 🙏🙏🇧🇷🙏🇧🇷p salvar o rolê
Tive um 99 sedan 1.0 .. nunca foi preparado e viciei ele no álcool, a única modificação foi q precisei , foi colocar um bujão de partida fria e um interruptor push botton ... pq no dia frio ñ pegava nem sonhando ... sim o escape apodreceu gostoso ... andou durante 3 anos assim ...
Cara, eu vendo esse vídeo eu assisti sorrindo, pensando, o quanto a engenharia é magnífica (estou cursando engenharia mecatrônica para trabalhar no setor automotivo)
Tenho um Corsa na mesma configuração, 1.0 ano 97 Já abasteceram com álcool, ele foi se corrigindo e andou"normal" não falhou nem nada, pegou bem com motor frio, porém ainda tinha um pouco de gasolina no tanque, depois que baixou coloquei mais gasolina e arredondou de vez, mas sem dúvida não é algo recomendável
Kkkk logo antes do câmera falar tava imaginando isso, que não tava tendo vazão ou pressão de combustível, pq a injeção trabalhou muito a sonda, provavelmente conseguiria manter se tivesse hardware 11:19
Já aconteceu de abastecerem nosso fusca 1500 com alcool uma vez, por erro do frentista. Até que o comportamento do carro não foi dos piores, considerando que é uma taxa de 7:1, mas na injeção rápida ficava terrível. Mas funcionou até bem pra dar uma volta na lagoa da pampulha e voltar pro posto.
jah fiz esse teste no Corsa Monoponto, e pra ficar proximo da força original eu aumentei a Pressão de Combustivel e Adianter 1 dente na Correia dentada, Ficou parecido só q quando Acelera de uma vez Forte ele da um buraco no começo depois desenrola , na rodovia tbm andava parecido, o Consumo na Gasolina Original era de 12por litro na cidade e 14 na rodovia e no Etanol Foi pra 9 na cidade e 13 na rodovia, só q aki na minha cidade o Etanol é R$3,39 e gasolina é R$5,40 então Compensou pra mim.
Para quem pediu: repetimos o teste, porém, com pressão da linha de combustível mais alta! Confira: ruclips.net/video/x8Q4qkgZxX8/видео.html
Murta tentando manda o motor pra lua pra ter desculpa pra montar um 2.0 kkk, parabéns pelo vídeo, muita informação valiosa!
Em 1997 e guaraná com rolha eu tinha um g2 1.0 mi, cansei de abastecer com álcool, a tristeza era pegar pela manhã, depois era só curtir o cheirinho de alcool. Uma outra observarão é de que numa situacao que faltou gasolina aqui no sul por conta de greves eu abasteci com gasolina de avião, era cada pipoco nas reduzidas que parecia esses carros preparados de hoje em dia kkkkk.
Seria um bom teste também um carro a álcool abastecido com gasolina de avião
Onde c arrumou gasolina d aviao??
Querosene vende em qualquer lugar @@iagooliveira9417
@@iagooliveira9417 aqui no aeroporto de minha cidade, nos anos 90 era bem tranquilo de comprar, hoje é tudo fechado.
@@ftec9543 eu lembro da epoca que vendia em posto kkkkkkk
Já aconteceu isso comigo e meu pai com um Subaru Legacy 2.2 1993...o frentista colocou 35 litros de álcool. O pior é que aquele caro só consegue retirar o combustível removendo o tanque. Fomos de Ribeirão Preto pra São Paulo com o carro falhando, a Subaru foi guerreira, kkkk.
Em 2004 eu comprei um Kadett GLS 98 motor 2.0 MPFI. Coloquei aquelas "caixinhas flex" que eram famosas na época, que na verdade corrigiam o tempo de injeção para rodar no álcool. Rodei cerca de 30 mil km com álcool puro, eu viajava bastante com ele. Pois bem, tenho esse carro até hoje, é meu xodó, mas somente roda na gasolina e retirei o aparelho. Nunca mexi no motor, que aliás, nunca teve de ser aberto. As injeções dessa época já eram muito boas, ainda que "rústicas", mas contextualizando, eram muito modernas. Abraços..
Rodo no omega 2.2 com etanol a mais de 3 anos ....tambem uso esse conversor flex motor fica bem mais forte melhor que na gasolina
Rodo a 3 anos com astra 1.8 gasolina com mistura de etanol 60 reais da entorno de 9l de etanol /4 de gasolina. Porém ele tá super taxado o cabeçote. Não foi feito nenhuma alteração na injeção, porém se colocar só etanol ele acende a luz da injeção e fica fraco. Nessa proporção meio a meio ficou perfeito. Já rodei +80mil km nesses 3 anos assim. E seu eu coloco só gasolina ele fica quadrado e áspero devido a tá muito taxado.
Pra rodar assim ideal e trocar os bicos ou subir a pressao de combustivel e sonda lambda pra acompanhar , bicos de 28lbs alimenta ate 128hp de motor sao os bicos gasolina
Seu kadett tá com quantos km rodados?
@@cesarauth1516 hoje ele tem 110.000 km. Praticamente não é utilizado mais, somente pra hobby.
Fala, Murta! 100%? Eu passei por essa situação com meus Fiesta 96, 1.3, motor Endura. Foram 17 litros de etanol puro. O recurso foi completar o tanque com gasolina premium. Foram mais 8 litros de gasolina premium. O carro ligou igual uma britadeira, mas ligou, rodou e fez 4km por litro. Baita experiência, que não serviu pra nada, mas não quebrou o senhorzinho de quase 30 anos.
Talvez porque o Endura é um motor mais antigo, com taxa de compressão muito baixa, por isso a resposta e consumo tão ruim, mas pelo menos não quebrou nada 😅
Talvez ficou igual uma britadeira por causa que são 2 combustíveis diferentes? Pq gasolina e etanol se separam quando ficam muito tempo separado. Uma vez coloquei 10 litros de etanol e 3 de gasolina no Palio do meu pai, o carro ficou horrível na hora de ligar, o motor morrendo e a injeção tentando alimentar ele, foi só balançar o carro por uns 2 minutos e ligar dnv que resolveu tudo. Mas obviamente o consumo ficou horrível tbm, não chegou abaixar a média mas não melhorou em nada, fazendo média de etanol mesmo estando com gasolina no tanque
Endura é forte
@@LUIZHENRIQUE-db8rc Sendo assim qualquer carro faria isso, dos atigos. O etanol na gasolina ficaria no fundo....
Atualmente tenho um fiesta Endura 1.3 e tbm passei por isso,foram 14 litros de etanol e o restante de gasolina normal e por incrível o carro andou bem de boa,apenas uma partida um pouco mais longa na parte da manhã...acho que a gasolina nunca prestou onde eu moro😂😂😂 por isso não teve tanta diferença kkkk
O Murta faz um teste para a gente coloca o bico do celta do Corsa VHC flex e adapta a sonda de quatro fios para a gente ver o resultado e coloca álcool de novo vai ser um vídeo muito top se você fazer
Up
o meu eu coloquei os bicos do celta VHC rosinha, é um corsa 97 4 bicos, fazem 3 anos e até hoje nunca deu problema
Mestre a sonda de 4 fios (tenho no meu carro) só muda que a resistência na sonda deixa ela na temperatura de trabalho muito mais rápido e que o aterramento não é na carcaça do escape mas para leitura em relação a banda não afeta porque a banda de leitura é muito parecida fornecida em milivolts
@@davieustaciorodrigues7584mas ela é mais rápida a leitura do que a com 1 fio
@@juniorbalasjcDe nada adianta a sonda ser aquecida se o software da injeção não for preparado pra isso. Ele vai continuar ignorando o sinal de sonda até chegar por volta de 70°C. No final das contas, vai ser a mesma coisa.
Quando era moleque, eu tinha um Uno CS 1.5 a álcool. Após uma vidara de ano subi a serra de Ubatuba e rodei mais ou menos 150 km com ele na gasolina pq havia acabado o álcool nos postos e não tinha previsão de chegada. Fiz todo esse percurso com o carro cheio e tive zero problemas tanto no caminho quanto depois.
Claro que hoje jamais arriscaria fazer isso novamente, mas essa experiência me marcou e rendeu historia pra contar kkk
Como aquele carro aguentava desaforo!
Bico injetor de álcool é maior, fica mais fácil para a injeção acertar do que um carro gasolina com álcool
Murta, o querosene, adicionado na gasolina E27, consegue aumentar a razão estequiometrica do combustível? O chat GPT me sugeriu que 5ml por litro traria uma razão semelhante a da gasolina pura. Faz sentido isso? Valeu!
@ALTARPM você poderia fazer um teste para verificar qual o teor máximo de etanol que a gasolina pode ter e que mantenha o corsa funcionando relativamente bem.
Mistura de álcool e gasolina para maior economia de $$
Um tempo atrás os caras faziam o famoso rabo de galo para economizar.
Minha Tia fazia isso no carro dela, misturava um pouco de etanol no carro somente gasolina, mas certa vez o frentista comeu bola e completou o tanque com etanol, ai foi ela sair do posto e o carro começou a pipocar, resolvado meu Tio teve que remover uns 20l de combustivel e colocar gasolina até o carro ir acostumando com a mistura kk
Tenho um amigo que tem uma S10 flex....e o frentista colocou diesel kkkk, quase deu ruim, andou um pouco e teve que chamar guincho, porém esgotando o diesel e abastecendo com etanol voltou a funcionar normalmente, só ferrou o catalisador
Aconteceu isso no tour no Himalaia, abasteceram diesel na triumph, resultado moto saiu e morreu, descemos 1km de rodovia a baixo e só fumaça densa, foi aí que paramos e vimos que não tinha sido abastecido com gasolina e sim com óleo diesel.
Eu tive um kadett 2.0 98 que eu tirei 2mm de cabeçote ( aumentei a taxa com isso ) , troquei bicos, bomba e velas , rodava 100% alcool e andava bem mais que quando era gasolina original. A injeça ajusta muita coisa, como ponto e tempo de injeçao .
Minha esposa tinha um Lifan XC60 e nao forca do habito do carro antigo esteve abastecendo com alcool por um bom tempo… somente quando chegou no inverno e precisei intervir ajudar para ligar pela manha que descobri … ja fazia uns meses somente no alcool
Motores dessa época já sai preparado para os dois combustíveis. Meu amigo andou anos com um corsa desse mesmo ano. Nunca deu problema. Só era ruim de funcionar de manhã.
Boa murta, sempre vídeos interessantes e que faz a gente compreender melhor as reações dos nossos lendários motores. Sugestão, faz o teste oposto, algum veículo semelhante original a etanol e abastecer ele na gasolina, o resultado vai ser interessante
Seria legal testar com mais pressao de combustível pra ver se daria pra chegar num resultado satisfatorio so aumentando a pressao de combustível
boa tbm
up
Verdade, seria bem útil aumentar a vazão devido o maior gasto que ele tem
trocar os bicos, por um maior, ou mandar abrir esse, ja resolveria, mas a potência sempre sera menor
Assisti o vídeo na esperança que tivessem feito isso. Esse vídeo merece uma parte 2.
Nós anos de 2003 por aí o mercado livre vendia um aparelho que tornava carro a gasolina flex (vc selecionava 10, 25, 50, 80 ou 100%) de álcool. Se plugava ele no bico e ele aumentava a vazão. Usei por uns 10mil km em um pointer 2.0 multiponto bebia feito condenado, mas na época valia a pena pq a gasolina era muito mais cara que o álcool, depois foi baixando até não valer a pena, tirei e voltei carro só a gasolina.
Belo teste Murta. Para resolver o problema, coloca o power chip que altera o sinal do sensor de temperatura simulando que o motor está mais frio e faz os bicos injetarem mais combustível. O problema da partida à frio tem que colocar o tanquinho de gasolina que era de fábrica nos primeiros carros a álcool. Andei muito tempo com um corsa super 1.0 1996 à gasolina com álcool. Um abraço. Valeu!
carambolas, esse teste foi mais interessante do que eu pensei que seria! Quem sabe rola um complemento desse vídeo com bicos maiores pra ver se o bico não limitou a injeção original! O corsinha é guerreiro kkkkkk!
Concordo deveríamos mandar os bicos pro Murta realizar o teste pq fiquei curioso pakas kmkk
E aí, Murta! Sou mais um apaixonado por carros e resolvi fazer uma experiência no meu Corsa 1.0 EFI. Depois de retificar o motor, comecei a misturar um pouco de álcool na gasolina e, sinceramente, senti o carro mais esperto! A ideia era mexer na relação estequiométrica e ver se conseguia um pouco mais de potência, já que o álcool tem maior octanagem.
Sei que muita gente não recomenda essa prática, mas a curiosidade falou mais alto. O meu motor está com o cabeçote na última medida de retifica e o sensor de octanas configurado para gasolina 95, minha injeção é a Multec 700 original do carro e gostaria de sugerir um video testando como se comporta no E10, E20, E30 (Gasolina - % etanol) e assim vai para testar como o carro se adapta a relação estequiométrica e tudo mais.
Desejo sucesso.
Ótima recomendação de vídeo.
👏🏽👏🏽👏🏽
Faça o teste com a partida de veículo flex, abastecido com etanol, em um dia muito frio (ex. 10Cº) sem gasolina no tanquinho de partida a frio. Veja como a injeção eletrônica reage.
Boa
Ela injeta menos etanol do que o necessário e o carro no parte.
No caso do etios, ele não tem sensor de nível no tanquinho, então o módulo não "sabe" se tem gasolina ou não. Já aconteceu da válvula (no etios é um bico injetor) da partida a frio do meu estar entupida. A bomba tentava enviar e a partida não ocorria (suponho que os bicos convencionais ficam desligados neste momento). Depois de muita insistência na partida, com diversas tentativas, ele acabava funcionando.
Murta que conteúdo top, tenho um Corsa também, um vídeo legal seria algo comum dos corseiros fazerem, colocar cabeçote mais taxado roletado, bicos e bomba de astra flex e regulador de maior pressão para ver como se comporta no álcool
Tenho um Corsa 1.0 2005 a gasolina mas há 1 ano venho usando metade gasolina e metade etanol e ele tem se comportado muito bem e sem falhas ou perda de potência.
Obs. Troquei a sonda de um fio por uma de quatro fios.
Tenho celta 2003 vhc , remap e roda no álcool , ficou ótimo gerando 90cv de roda no dinamômetro.
Sério mesmo? Só remap? Que remap?
Eu tenho um celta vhc 2002 1.0
Fiz em 2012 , faz tempo . Coloquei cabeçote do celta 1.0 2012 que já é roletado , foi feito outro mapa de injecao pra rodar no álcool e coletor e escape de inox .
Fiz na Esther turbo em sp com Tônicao.
90 cavalos de roda em um 1.0 8 válvulas e sem turbo, aí não é remap, é milagre!
@@mauricioeka não acho milagre , isso é conhecimento do que se fazer , o carro está comigo até hoje se quiser ver pra crer é só combinar .
Eu fazia isto antigamente antes do caro Flex, no carro a Gasolina , usava 3 litros de álcool e 2 litros gasolina , era o Sistema MacGyver
Murta,eu tive um Fiat Brava que eu só troquei os bicos de 29lbs para 40lbs, abri mais a tbi e cabos de 10mm o carro ficou bruto viu,tava dando até tiro nas redução.kkkk
O bom desse vídeo que só quem conhece carro está entendendo kkkk
Sem mapeamento de injeção/ignição vai ficar mais fraco pois além dos bicos originais não ter vazão suficiente o ponto de ignição está mapeado para gasolina ou seja mais atrasado do que deveria.
Bacana! Uma variável a adicionar no teste, sempre que o combustível é despejado em um recipiente, você também acaba "perdendo octanagem" já que por não estar fechado, como por exemplo o tanque de combustível, os gases do combustível evaporam deixando apenas o líquido pra ser queimado pelo combustível....(Pode reparar sempre quando abastece ou quando você tira de galão e passa pra outro recipiente, da pra ver os gases)
Seria bacana fazer um comparativo desses (só estou dando a ideia, vocês que inventem como vão fazer 😂)
Abraço!
Usei durante anos 2 Uno Mille.Fire, 1 no etanol puro com módulo flex. O outro usava uns 10 litros no máximo de gasolina e o restante de etanol, mais de 100 mil km sem problemas.
Meu Corsa é 1.6 ano 2003 coloco meio a meio álcool e gasolina funciona de boa. Mais de anos ja
Experiencia propia.
Gol 1.0 zero ano 2003.
Usei várias vezes só com Álcool. Andava lizinho...🎉🎉🎉
Sensacional o vídeo, Murta.
A partir dos resultados, ao menos para carros à gasolina com injeção eletrônica, podemos ficar tranquilos se o teor de etanol na gasolina subir dos atuais 27,5% para 35%?
Parabéns pelo vídeo, e sucesso.
😃
Lá por 2012 quando tinha um Voyage ap 1.8 carburado tldz ... Sempre sem dinheiro fiz muito de colocar 20 Reais de gasolina e 50 de álcool...só a primeira.partida do dia que demorava pega de resto perfeito... Porém aquela época tinha menos álcool na gasolina
Fala Murta, de alguma forma os bicos conseguem alimentar sim. Usei uma caixinha flex dessas que já comentaram anteriormente. O carro era exatamente igual ao seu, um Corsa 1.0 97, fiz isso em 2010/11. Rodando a trabalho foram +- 30mil km, sem nenhum problema, sem nenhuma falha de funcionamento, sem aspereza no motor, sem perda de potência e sem nenhuma luz acesa no painel. Carro rodava redondinho com essa caixinha flex mágica (aliás, se ainda existir à venda, seria um teste interessante...). Abs e parabéns pelo conteúdo sempre excelente!!!
Abasteço meu Omega 4.1 com 85% de etanol misturado e funciona perfeitamente bem, ta certo que mudei os bicos originais.
Teste muito bom, matou a curiosidade de muita gente 👌
Bem interessante o teste. Eu tinha a curiosidade de saber o que aconteceria nessa situação 👏
Entre os anos de 1995 e 2006, o pessoal fazia a troca somente do chip, dos carros, para rodar de gasolina no álcool, não mudavam mais nada e os carros rodavam numa boa e detalhes, os combustíveis eram bem melhores do que hoje.
Rodava sim kkkk perdia potencia e aumentava o consumo 😂😂😂😂
Seria interessante e se possível, substituír os bicos originais por outros da GM que tenham impedância que a injeção consiga suprir sem queimar as saídas, e estes bicos sendo flex, com vazão maior. Talvez a injeção consiga até se achar se os bicos tiverem a vazão suficiente.
O meu carro depois do swap...com a injeção original tive que começar a andar com 70% de gasolina e 30% de etanol, pra mistura ficar boa...rodando só na gasolina a mistura ficou rica...mas tenho que testar outros módulos.
Cara tive um corsinha 95 50cv. Uma vez enchibo tanque com alcool por erro do frentista. Ele ligava bem cedo. Andava ate que bem. So perdeu un pouco pra subir ladeira. Mais rodou tanquilo ate o alcool acabar.
Sobre a partida não lembro se era época de frio, mas aconteceu isso com a minha mãe em um carro bem similar, Corsa 1.0 MPFI 1997, não vou falar que ficou 100% etanol, pq tinha a reversa, mas uns 70%+ de etanol com certeza, minha mãe não passa de 4000rpm, tirando esse detalhe funcionou perfeitamente.
Meu corsa 1.0 efi com apenas um bico eu adiantei um pouco o distribuidor e almentei a pressão de combustível para 3.5 bar de pressão e ficou muito bom no álcool chegando a rodar com 100 por cento de etanol no tanque
Fez certo !!!!
Corsa EFI não é para funcionar bem com 3.5 bar , original é 0.8 bar
Deve ter ficado beberrão e ruim de desempenho.
@@beatrizfreitas8434 se a senhora ler direito o comentário eu mudei de gasolina pra álcool. E todo e qualquer veículo a álcool o consumo é maior do que com gasolina. Na verdade ele não ficou ruim não. Inclusive tá andando até mais eu achei. Porém isso é só uma experiência que tive e postei o comentário pra ajudar alguem que quiser rodar com álcool pois a gasolina tá muito caro
Tive um assim no 1.4 monoponto,mas com bico de 1.6, o ruim era pra segurar a lenta a frio depois era muito bom de andar. Voltei pra gasolina mas mantive o bico com mais vazão, ficou bom de andar e ligava fácil.kkkkkk
Amigo ele anda liso ? O meu está assim mais em baixa ele não fica legal.
Poderia ter “rolado” mais o carro nó dinamômetro, simulando diversas cargas de aceleração, para a ECU se ajustar mais.
E ta gratificante ver você !!
Saiu do acelerados
Demorou pra ele pegar 500k de inscritos, todo santo dia posta video
Você me motiva !!
Deus abençoe você sempre
Acompanho você no inicio do inicio
Se tivesse como ver quando fui inscrito olkkkkk
Um teste que seria legal é a temperatura de óleo em cada combustível. Tive um corsa 1.8 flex que a temperatura do óleo mudava de 10° a 15° qndo trocava de combustível
Tenho uma palio weekend 1.6 8v argentino a gasolina ano 2000 já usei somente álcool e funcionou até em dias frios não percebi nenhuma mudança abrupta em seu funcionamento.
Motorzinho antigo .....porem valente!! Bebe praticamente de tudo , sem passar mal.kkkkk
Já andei com álcool, num golzinho 99 1.0 16v e num stilo 03 1.8 8v e não deu nada até hj! Nossa gasolina é álcool!
Com essas explicações em texto ficou mais completo ainda! Parabéns!
No início dos anos 2000, quando aqui na grande SP etanol custava 30 centavos o litro, a galera metia até 80/20 de etanol/gasolina e marcha. Alguns caçavam carburadores álcool e acertavam os gicles e até mesmo davam uma rebaixada no cabeçote, a famosa conversão pra álcool...
Funciona, mas não do jeito esperado
Eu tiuve um mille fire dos primeiros, comprei 0km, e andava muito no rabo de galo (50 gasolina 50 etanol). Não aumentava o consumo e nem perdia força, mas o álcool tava baratinho nessa época, e dava uma economia considerável.
nesse caso para compensar a baixa vazão do bico seria necessario trocar o regulador de pressão e a bomba, e colocar um com uma vazão maior. regalmente pessoal coloca bomba e regulador de pressão do Flex
Tenho um Polo EA111 1.6 2003 (gasolina)
Ele funciona normalmente com 100% alcool, é incrível, ate o consumo fica na média.
Obs : Tem cabeçote retrabalhado, bicos abertos, intake, e sem catalisador.
Sem catalisador? Tu sabe que tá poluindo igual 1000 carros né?
@@GibaGouvea idai.
GM é monstro
Tenho um Vectra 2.08 8v 1998, já basteci muito com alcool e te falo funciona muito bem, tipo assim R$ 20,00 de gasolina e o restante de alcool, pegava de primeira mas o consumo e maior mesmo no alcool. detalhe motor original tudo original.
me lembro que uma vez no tempo da crise de combustíveis e os postos fechavam aos fins de semana. fiquei sem gasolina no meu saudoso fusca ano 1974. parei num boteco e comprei 2 litros de um álcool horrível que vinha ainda em garrafas de vidro. coloquei no tanque. dei partida. o bicho tossia afogava. mas me levou até em casa. da terminal Santana do metrô até o alto de santana. bons tempos!
Cara vocé curte muito esta pegada de laboratório, seu canal é o mais top.
Murta, eu e o Oto fizemos inúmeros testes com esses módulos de MPFi e ficamos muito surpreendidos com o aprendizado que esses módulos tem de correção quando se começa a rodar com o carro, o ajuste e acerto dele é bem grande! Mas vc vai precisar rodar mais com ele para ele ir se auto ajustando… Eu acredito que se vc trocar os bicos e aumentar a pressão dá bomba vai alimentar normal e vir potência! Abraços! 😜👍
(Edit) depois faca um teste usando 2:1! 2 litros de alcool para 1 de gasolina! 😘
Boa tarde. Assintindo o video hoje 04-08. Já fiz o teste no gol g3 city com motor ea111 1.0 8v somente a gasolina 2003 abastecido com 100% etanol com motor quente funciona praticamente normal, só na partida à frio demora estabilizar, fez nesse percurso a média abastecido na bocal de abastecimento 13.66km/l. com 4 pessoas, na gasolina faz 17km/l. Depois abastecido com gasolina no Paraguai que mais pura, não fiz a média por ficar parado na rodovia por acidente de outro carro que incendiou todo na via e ter de ficar com ar condicionado ligado. Ah isto foi a alguns anos atrás fui pro Paraguai saindo do estado de SP. a noite e retornei do Paraguai depois das compras de dia que estava quente. Percebi que mesmo ter andado mais de 200km o ponteiro do combustível não descia marcando tanque cheio.
Eu uso etanol no Corsa 97 1.0, coloquei os bicos do Onix 1.0, tive que fazer uns cachimbos adaptadores para dar o tamanho certo para a flauta. Já ando com ele assim há 3 anos e sem nenhum problema.
cara excelente teste, com isso dá para saber que o carro até vai ligar, funcionar esquisito mas não vai "morrer" do nada no meio da estrada só por conta do abastecimento errado (a não ser que realmente quebre o motor ou outra coisa).
fui dono de um corsa 97 e sim ele anda no álcool mesmo sendo a gasolina, para ligar eu tinha que dar a partida com o pe no acelerador, pela taxa de compressão baixa perdia potencia no álcool, rodei com alcool apenas para teste.
Em um dia de paralisação e falta de combustível, eu com carro na reserva fui pra fila no posto (uno 94)...chegou minha vez e tinha acabado, só tinha álcool, meti 10 litros e fui trabalhar, como se nada tivesse acontecido, não notei nada de diferente...
Murtinha obrigado por sanar mimhas duvidas e pensamentos intrusivos!!!
Murtinha ta fazendo todos testes que falei isso é incrível kkkkkk
So faltou testar uns resistores em paralelo com o sensor de temperatura do ar pra mudar o ponto. Obs 20kohm a 2k ohm
Obs resistor custa 15 centavos. Esse era os remaps antigos kkkkk
Mesma funcao do power chip porem sem regulagem
Seria legal kk
Murta, coloque os bicos do 1.6 e altere a posição do sensor de rotação mais adiantado alguns mm pra dar um pouco mais de ponto
Essas legendas com explicações são muito boas
Eu tinha um XR 3 AP 2.0 94 a gasolina, só abastecia álcool e era um beleza, rodei 3 anos assim...
Kkkk o cara simplesmente fez o teste que eu tava afim de fazer faz tempo
Eu fiz esse teste a força na época da greve dos caminhoneiros pois a gasolina acabou primeiro na minha cidade o Corsa MPFI Wind 1.0 rodou ate tranquilo porem esquentava bem mais que o normal!😅
Que sensacional esses testes Murta. Eu não teria pensado em botar um balde de combustível 😅
Palio Fire 2003 gasolina, fiz esse teste.
contras: tudo como está no vídeo!
e partida longa.
prós: menor consumo, e funcionamento satisfatório com média carga no motor.
sintomas: notória perca de torque. com média carga ao motor, funcionamento satisfatório.
marcha lenta regular.
ao sair, percebe-se buraco.
(falando em "carburês": injetor da rápida entupido)
Para mim que fez isso e pegou no feeling o comportamento do motor, ver esse vídeo com todo um arsenal voltado a informação é um... PRATO CHEIO !
Obrigado Murta.
agora eu sei que os pistões me xingam até hoje e a sonda passou fome na Somália.
O meu eu rodo metade gasolina é álcool
Tenho um corsa Wind 96 mpfi .
Fui no posto e colocaram etanol só fui perceber pela manhã quando fui ligar demorou muito para pegar .
Mas equanto estava quente andou normal vai entender esses motor.
Murta tenho um Corsa 96 EFI original distribuidor Lucas,na falta de gasolina já andei com ele 100% no álcool ,ficou mais fraco de potência mas não houve nenhum problema com o motor,detalhe quando o tempo estava bem quente.
Usei por dois anos aquela caixinha que convertia pra alcool no fieta 97 ( a caixina deve aumentar o tempo de bico aberto ) . Eu coloquei um reservatorio de partida a frio com injeção manual
Eu tinha um
monza 1.8 a álcool quando vendi o monza comprei um vectra 1995 gasolina e no verão sempre usei somente álcool no inverno não devidi a dificuldade para ligar o carro quando o vectra estava com 62000km coloquei GNV nele fiz mais de 300000 km com GNV vendi o vectra com 398000Km sem nunca ter feito o motor e não batia nem fumava um detalhe quando o carro estava com 150000km coloquei injeção de água junto com GNV para baixar a temperatura na câmara de combustão
Já aconteceu isso comigo tenho um gol g3 8v ,e estacionei no posto e o frentista colocou etanol no carro funcionou manco mais quando estava chegando em casa o carro já tinha consumido quase tudo do etanol e coloquei gasosa e ficou tudo certo ate limpou os bicos
😮
Eu inventei o Flex. Eu tive um Kadett carburado 91 a gasolina há mais de 25 anos e colocava 70% alcool e 30% gasolina e não tinha nenhuma diferença. Não engasgava, não morria, nao variava, nao perdia potência nunca teve nada de diferente. Carro maravilhoso. Que vontade de fazer isso hoje na minha Sportage 😂😂😂😂
Tinha um astra milleniun 1.8 2001 andava 100% no álcool e rodava bem, tendo um amigo que tambem roda num vectra 95 com álcool e roda viaja normalmente, um vizinho tem um corsa desse tambem no álcool puxa carretinha hj msm estava carregando 700 kg na carretinha, único problema foi esses dias frios no Paraná que demorou para funcionar cedo, hj tenho um gol bola 1.8 monoponto não tive coragem de colocar álcool pra testar
Já tive Monoponto irmão e andava 100% no álcool. Só uma adiantada no ponto e umas 3 voltas no parafuso do bico e só alegria!
Tive um Corsa 2001 a gasolina que eu rodava com álcool numa boa, em estrada então era uma maravilha. Mas misturava uns 20 % de gasolina.
Que conteúdo top, hein!
Muito legal o teste, poderia fazer o mesmo teste com etanol alterando o ponto igual do outro video para ver se e possivel fazer um melhor acerto !
Esse modelo de Corsa usa roda fônica, não distribuidor .
Para alterar o ponto de ignição só com injeção programável ou removendo o EPROM e fazendo o tempo manualmente .
Mas a idéia é boa. O carro iria funcionar melhor.
Tenho corsa 99 e quando o comprei há alguns anos, o antigo dono estava rodando com álcool. Motor original. No álcool motor funciona, mas apresentava perda de força, mas depois de quente funcionava até normal, mas na gasolina ele funciona bem melhor resposta.
No meu Zetec RoCam 1.0 gasolina costumo andar com 50~60% de etanol aditivado misturado na gasolina comum e o carro anda super bem!
O meu Zetec é 2004 1.0 a gasolina, será que posso fazer??
@@studiocampolinamusic8300 se tiver tudo certo com a injeção sem avaria nenhuma pode sim, o meu é 2004 e anda tranquilo, até viajo com ele com mais etanol do que gasolina no tanque e faz quase a mesma média que só com gasolina
Murta tira uma dúvida, um veículo flex original, também tem este período de adaptação onde a central faz a leitura da solda e ajusta os parâmetros, o próprio manual do fabricante diz que após abastecimento com troca de 100% do tipo de combustível é recomendado rodar alguns km p depois desligar o carro, caso não faça isso existe o risco de não conseguir ligar o motor no dia seguinte com ele frio.
Sim, exatamente! Carros flex têm esse período de adaptação quando você troca completamente o tipo de combustível. A central eletrônica leva um tempo para recalibrar os parâmetros de injeção e ignição, o que pode levar alguns quilômetros. Se você desligar o carro logo após a troca e a central ainda não tiver se ajustado, pode sim ter problemas para ligar o motor, especialmente em dias frios.
Que video interessante! Rico em informações! Muito bom! Parabéns!
Tempos atrás, o frentista colocou alcool por engano na minha Mercedes Classe A160 ano 1999. Foram uns 12 litros e como ja havia uns 5 litros de gasolina, o carro ate andou bem. Para amenizar a situação, tratei de por uns 8 litros de gasolina e fui rodando assim mesmo. So senti um aumento no consumo e só. Acredito que os problemas nao ocorreram por conta da injeção eletrônica, que é superdimensionada e programada para suportar gasolina adulterada (Nos anos 2000 haviam inumeras notícias de postos vendendo gasolina adulerada).
Legal murta. Muito bom conteúdo. E o contrário: colocar gasolina num carro a etanol?
Tenho em clio 1.6 16v motor a gasolina chipado com bico de flex e anda 100% nos dois no álcool fica bom gira ate melhor de alta
Cara c meu Opalão a gasolina High compression já meteram gasolina adulterada c mto álcool....
Saindo d posto c carro quente nem percebi...mas nndia seguinte nada de dar partida... sorte q sou ladanhaneiro gear Head e dei 27 pisadas pra afogar e dar a partida a frio d álcool....e correr completar com Podium 🙏🙏🇧🇷🙏🇧🇷p salvar o rolê
Tive um 99 sedan 1.0 .. nunca foi preparado e viciei ele no álcool, a única modificação foi q precisei , foi colocar um bujão de partida fria e um interruptor push botton ... pq no dia frio ñ pegava nem sonhando ... sim o escape apodreceu gostoso ... andou durante 3 anos assim ...
Cara, eu vendo esse vídeo eu assisti sorrindo, pensando, o quanto a engenharia é magnífica (estou cursando engenharia mecatrônica para trabalhar no setor automotivo)
A parte do carro aprender apenas me encantou ainda mais, o carro aprender a trabalhar em um combustível nada feito para esse carro
Esses testes malucos do murta são sensacionais
Tenho um Corsa na mesma configuração, 1.0 ano 97
Já abasteceram com álcool, ele foi se corrigindo e andou"normal" não falhou nem nada, pegou bem com motor frio, porém ainda tinha um pouco de gasolina no tanque, depois que baixou coloquei mais gasolina e arredondou de vez, mas sem dúvida não é algo recomendável
Mas num aperto com carro basico e antigo, não há problemas des de que ande sem acelerar forte
@@gabrielv.4358 Sim, na falta de opção é válido
Kkkk logo antes do câmera falar tava imaginando isso, que não tava tendo vazão ou pressão de combustível, pq a injeção trabalhou muito a sonda, provavelmente conseguiria manter se tivesse hardware 11:19
Já aconteceu de abastecerem nosso fusca 1500 com alcool uma vez, por erro do frentista. Até que o comportamento do carro não foi dos piores, considerando que é uma taxa de 7:1, mas na injeção rápida ficava terrível. Mas funcionou até bem pra dar uma volta na lagoa da pampulha e voltar pro posto.
Polo 2003 e Golf 2004 já usei 100% álcool. Ficava ruim de partida mas depois de quente, funciona normal. Sem variações.
Por isso aquela ideia de ter o tanquinho gás separado
Olá Murta muito bom o teste, testa com mistura E40 e depois com E50
jah fiz esse teste no Corsa Monoponto, e pra ficar proximo da força original eu aumentei a Pressão de Combustivel e Adianter 1 dente na Correia dentada, Ficou parecido só q quando Acelera de uma vez Forte ele da um buraco no começo depois desenrola , na rodovia tbm andava parecido, o Consumo na Gasolina Original era de 12por litro na cidade e 14 na rodovia e no Etanol Foi pra 9 na cidade e 13 na rodovia, só q aki na minha cidade o Etanol é R$3,39 e gasolina é R$5,40 então Compensou pra mim.
Fiz a mesma coisa no meu