Concordo plenamente, se continuarem comprando, por qual motivo irão baixar o preço? Negócio é parar, deixa eles com os materiais no pátio deles, se não baixar, não compra. Se não teve aumento de mão de obra, não há motivos para aumentar o custo dos produtos.
É justamente ao contrário. Se o preço se mantém por mais alto por mais tempo, mais empresas veem como um bom negócio investir na área, e depois com a oferta maior o preço cai. Se muita gente para de comprar agora, a demanda cai, o preço cai, só que quando quem esperou voltar a comprar, aumenta novamente a demanda e os preços voltam a subir, provavelmente até passando o pico anterior.
O mercado funciona mais ou menos assim, se o preço do produto aumenta por algum motivo e o pessoal continua comprando mesmo assim, tem grandes chances dos preços não abaixarem tão fácil.
Vdd, se todos se unissem isso acabaria, o cimento por exemplo se não comprarmos eles vão perder pois não dura muito tempo, por mim mofa lá, não tenho pressa, mais pra quem já está com uma obra em andamento é complicado, mais os que não tem urgência se deixasse de comprar seria bom.
E é aí que as empresas se aproveitam para lucrar. Até eu, como empresa da construção civil, faria isso..... O povo compra e aí se enfia em dívida e perde depois noites de sono porque não conseguia sair dela. Isso tem de ser colocado no lápis e ter visão crítica, olhando o cenário econômico etc e tals.... mas o povo, né? Por isso que a ignorância leva ao buraco.
Eu acredito que, se houvesse um boicote geral na compra desses materiais de construção que tiveram alta nos preços forçaria a queda dos preços, no entanto é uma questão de analisar caso a caso a necessidade de cada um!! Quem puder aguardar é a melhor opção nesse momento!
Esse boicote não acontecerá nunca!! O brasileiro é um povo desunido, não sabem lutar pelos seus direitos. Muitos querem construir e reformar( aproveitando o auxílio do governo), mesmo estando tudo muito caro pra mostrar ao vizinho que a casa dele está ficando mais bonita e dane-se os preços dos materiais. Enquanto o dinheiro fácil está entrando, eles estão é gastando.
O problema do boicote é que muitas empresas pegaram projetos para construir e por conta disso terão prazo para entregar sob pena de multa e outros problemas. Então acho que por conta disso não acontecerá.
Acredito que está alta dos preços e não só de construção mas em eletros tbem, se deve a alta procura por esses serviços e produtos durante a quarentena. MTA gente em casa de home office e ganhando dinheiro assim mesmo aproveitou que está com tempo mais livre pra construir, reformar e trocar os eletrodomésticos de casa. Sentindo essa necessidade justamente por ficar mais em casa.
O brasileiro já está boicotando, não tem dinheiro para construir. Então não compra. Agora falta combinar com os "chineses". Dólar alto é uma liquidação geral dos produtos brasileiros.
Tijolo mínimo 50 dias para entregar, ferragem com aumento de mais de 50% e alguns distribuidores não vendem além do que tem em estoque por medo de novos aumentos, cabos elétricos com aumento de mais de 70%, apesar disso o número de construções aumenta a cada dia
Vale reforçar que o preço real das coisas estão refletidos no igpm se algo está acima disso é porque está inflacionado. Logo tem que esperar normalizar. Essa é a mensagem.
Também pensei a msm coisa!!! Estou pensando em uma construção sustentável e tentando eliminar matérias prima que estão em alta! Aqui é grande tendência EPS e modular
O problema é que as pessoas reclamam mais não se unem deveriam ficar um tempo sem compar até o preço abaixar, mais ao invés de fazer isso eles correm para compar mesmo com as altas nós valores.
Fazer cálculo apenas com índices não condiz com a realidade, claro é um exemplo genérico, contudo, se quer analisar mesmo o quanto aumentou, faça orçamento dos materiais que comprou 1 ano atrás e quanto está agora, cimento, areia, bloco, cabos de energia, laje, telha, ferragens, madeiras tiveram aumento médio de 80%, cimento de 16,00 por 29,00, areia de 90 para 160 m2, fio 2.5 de 89,00 por 189,00, colunas de 12,99 por 26,90, enfim a realidade é bem pior que apenas 20%, esse vídeo seria bem interessante mostrar a prática ( valor rolê mercado) e não a teoria ( indices). Mesmo assim, mostra que não compensa agora.
Aqui na Argentina 🇦🇷 a bolsa de cimento esta $585,00 pesos, o tijolo comum esta 44,00 cada unidade, cal 285,00 pesos.. Ano passado compramos todos materiais para o segundo piso, a inflação aqui na Argentina dificulta muita. Pela graça de Deus temos avançado com a obra da nossa casa. Estamos esperando o Marcelo vir para Argentina analisar nossa contruçao e ajudar na fachada da nossa casa, Abs, acompanhamos o canal de Jujuy Norte da Argentina 🇦🇷🇧🇷
@@julianovirtual Si amigo aqui é muito bonito, muitas belezas naturais.. Espero que o Marcelo veja no comentario, gostaria muito de uma ajuda com ideias para a fachada da nossa casa que estamos construindo aqui. @marceloakira
Atrasou devido a alguns documentos, mas começa semana que vem, já comprei ferro, cimento, madeiras para caixarias e tijolos. Tudo bem mais caro do que já foi, mas vamos mandar bala na obra igual
Belo vídeo. No sul de MG o aumento foi muito maior que 20%. Cimento de 16 foi pra 25. Tijolo de 0,60 para 1,32 (e não acha), aço armado de 5,0/kg foi para 10/kg (e não acha barras de 4.2 e 5 mm), fio de 1,5mm2 foi de 1,10 para 2,10/m. Sem contar madeira. Os aumentos são da ordem de 50 a 100%.
Ótimo vídeo..comecei a construção em maio....tô pra ficar doida...tijolo 1000 ..cimento..28 ...vidro absurdo..barra de ferro 3/8 54,00...telha 2,44x 1×10 57,00...fiz algumas.compras antecipadas e deixei na madeireira ...por isso consegui chegar até a laje e estou finalizando o reboco...minha estimativa em maio foi de 70.000,00..hj já gastei 103.000,00....tô lutando aki..Brasília -Df..Ceilândia.
Olá Marcelo sou de uma cidade aqui no norte do Ceará chamada cruz , aqui os materias de construção tá um absurdo de caro. Mil tijolos aqui era 320,00 reais hj está 570,00 reais. O cimento há um mês atrás estava 37,00 reais hj já deu uma leve queda no preço está por 32,00 antes era 26,00 reais . Estou construindo em plena alta dos preços mais espero que dê tudo certo. Um forte abraço.
cimento, cobre ,ferragem, blocos fora o alguel do equipamento cada vez mais a idea do letrajota(casa conteiner) fica mais interessante ainda mais pra mim soldador
Terminamos nosso projeto arquitetônico e estávamos com muita vontade de iniciar a obra. Temos nossa casa e realmente acho que o mais sensato é esperar. Obrigada pelo vídeo.
Muito legal sua explicação. Comecei minha obra em Julho, aqui em Joinville-SC, peguei bem no começo da subida dos preços, mas alguns materiais foram difíceis de encontrar, como o tijolo (480,00 o milheiro). O preço do cimento quando comecei era 23,50, hoje é 26 e tem dia que está em falta. Comprar os materiais a vista ajuda muito, mas aquela chorada é indispensável também. Acredito que esta pandemia desencadeou um fenômeno, este "bum" da construção civil pode ser pelo fato de muitas pessoas estarem fazendo home office e aproveitarem para fazer aquela reforma ou construir aquele puxadinho. Toda rua que passo hoje tem alguma obra em andamento.
Também sou de Joinville e comecei minha obra em Julho O cimento votoran na casas da Água era 21,90, hoje está 26 reais Ainda bem que boa parte dos materiais comprei tudo no início...
Íamos começar a construir em outubro desse ano, contudo fizemos alguns orçamentos de ferro, tijolos e concreto e verificamos valores extremamente altos. Com a visualização desse vídeo, só reforçou a decisão de adiar o início da obra.
Estava prestes a iniciar minha reforma agora em outubro deste ano ,mas desisti por causa dos preços pois o tijolo está a 980 ,cano subiu o triplo e cimento a 34 reais e esses preços são no Distrito Federal.
Cimento está de 27 a 30 REAIS. A cidade onde eu trabalho é o polo ceramista do estado de Sergipe, procurei saber a que se devia a alta dos blocos cerâmicos e a reposta foi que metade dos trabalhadores das cerâmicas foram afastados de suas funções e estão recebendo o auxílio. A outra metade de funcionários estão trabalhando para suprir o mercado externo sendo específico o mercado baiano onde o valor pago por blocos são com um valor maior. Sendo assim o mercado inter que o valor seria menor não é atendido. Outro detalhe é que em epoca de baixa os construtores do mercado externo são quem segura as pontas.
Pararam por quê se a demanda subiu e eles não pararam? Simples, abriram essa possibilidade pra eles e eles aproveitaram. Comércio que não foi fechado não poderia haver suspensão.
Por aqui pelo DF, Cimentogira entre 22 e 24 R$(primeira linha 50kg), o tijolo de 11.5x 19x19 comprei por 900 o milheiro, mas levaram 40 dias pra mandarem, bom que fiz com antecedência, mas dos 13 milheiros que encomendei ainda faltam 4, mas já da pra levar boa parte da obra, e hj se eu fosse comprar, já teria subido pra 950. O ferro foi o que mais me assustei, comprei pra fundação 1/3 do ferro total, voltei pra comprar mais 1/3 do ferro havia subido 25% e não achava o ferro de 12.5mm, ta dificil viu!??!
Infelizmente meu amigo ano que vem não vai baixar valor vai piorar está falando tudo falo com propriedade sou representante comercial de material de construção
Esses dados estão equivocados na prática o aumento de março pra Cá no mínimo você pode jogar 60% fácil não vai nessa de igpm não a prática é outra sou representante comercial pra você ter ideia vendo fios e cabos subiu 100% uma barra de ferro 3/8 O depósito comprava por 21.00 está comprando por 50.00 hoje revende por 68.00
@@cassiobrito8861 era isso que eu estava com medo de ouvir. Todos falando em esperar para o ano que vem. Mas acredito que, mesmo que os preços abaixem no próximo ano, a moeda já estará desvalorizada. Estamos no mês de dezembro de 2020 e a moeda já desvalorizou 25%.
@@washingtonalves2221 então meu amigo o problema agora não é a desvalorização do dólar o grande problema é a falta de materia prima cen tudo de fora as empresas estão zerada de estoque aí vem a lei da oferta e procura por isso a inflação
Marcelo ótimo vídeo! Estou começando no ramo de construção civil, mim explicar por favor sobre como e que tipo de contrato de mão de obra fazer com o cliente.
Fiação subiu quase 100%. Cimento paguei 24,50 em uma marca pouco conhecida, antes era 18. Barra de ferro então nem se fala cada dia que coto preço sobe mais, não é de centavos em centavos, sobe logo de reais. Péssima época que comecei a construir.
Aqui em Nova Iguaçu - RJ Cimento foi de 17 reais pra 28 reais. Tijolo 30x30 foi de 900 pra 1200 Fio foi de 500 pra 800 reais. Isso quando tem. Estou com 8 sacos de cimento pagos na C&C mas não tem no estoque.
Aqui em ivaipora o cimento de 19 foi pra 27,90. Eu tbm vou para,ainda bem que tinha material comprado antes da subida dos preco Falando nisso somos vizinhos de cidade Marcelo manda um alô pra Ivaiporã
Show Marcelo. Ótimo vídeo. Aqui aumentou em torno de 25% os valores de material de construção.. e a cidade esta lotada de obras.. Vou deixar para construir minha casa no fim do ano que vem.. preocupar com projeto e planejamento por enquanto ...
Gosto das explicações realistas e sinceras que você nos dá. Assim, conseguimos fazer uma análise real do que a gente quer e se será possível. Obrigada e parabéns pelo seu canal! 👏🏻👏🏻
Gostei do vídeo!! Marcelo estou sempre acompanhando os índices do IGPM , inflação, etc! Estou construindo e ao análisar à minha condição de necessidade vou terminar o respardo do segundo pavimento da minha casa , irei parar à obra, e torcer para à curva abaixar!! Deus está no controle !!
Infelizmente não há muito o que fazer... não dá pra esperar as coisas melhorarem pra então começar a construir, os preços nunca mais voltarão a ser os mesmos
@@wormond 6 meses trás orcei a construção de uma mureta com 94 metros; mão de obra e material teria ficado em R$6.000,00. Hoje, finalizando a obra, já cheguei aos R$9.000,00. E os preços só aumentam. A coisa tá feia!
4 года назад+25
Eu estava decidida a ampliar minha casa, quando fui no depósito fazer orçamento do material, desisti, até o dono do depósito me aconselhou esperar um pouco. Eu desanimei, a época tbm de Covid 19 não é boa, o futuro está muito incerto com essa pandemia. Só Jesus na causa!
Obrigado pelas informações Em SP os preços subiram demais Tijolos 1.100,00ceramico Cimento 30,00 Elétrica uma loucura, não da nem pra fazer estimativas de melhorias já que se falam em segunda onda do covid DEUS NOS AJUDE E ABENÇOE ESSAS NAÇÕES
O que ocorreu, em várias áreas não só na construção civil, é que a indústria em geral, diminuiu a produção, mas a Demanda continuou alta, dessa forma quanto maior a procura e menor a oferta, teremos aumento no valor. O cimento é o exemplo mas claro disso.
Tudo muito difícil de achar material Aqui em Goiânia-GO Cimento 50kg: R$23,50 Milheiro tijolo cerâmico: R$900,00 (com muita sorte consigo em uma semana) Bloco de concreto: R$2,20 Aço muito difícil achar, subiu mais de 100% em relação ao mês de junho. Madeira também está um absurdo, tábua de pinus de 30cm comprava a R$18,00 a tábua de 3m, hoje, se achar está a R$24,50. Tá bem difícil continuar construindo nesse cenário.
Aqui de Várzea Paulista em 06/10/2020 o bloco estrutural ceramico está 2,20 unid. A barra de ferro 3/8 está 60 reais unid. Cimento 27,50 Não estamos achando esses materiais de imediato, os vendedores pedem prazos de espera 😕 O detalhe é que a quatro meses atrás compramos bloco à 1,60 unid Ferro 3/8 à 28 reais Cimento à 19 reais
Estou fazendo financiamento. E estou só aguardando a vistoria do engenheiro no lote .pra começar a construir. Mas estou com medo de não dar pra terminar a casa .sou de patos de Minas Cimento 30 Tijolo está em falta Areia lavada e fina caminhão 1.600
@@silvanamarques5936 vou listar algumas 🙂 1 - 03 vezes mais rápido 2 - Sustentável 3 - Reciclável (praticamente 100%) 4 - Favorece um acabamento de alta qualidade 5 - Instalações muito mais fáceis e rápidas de fazer 6 - Manutenção muito mais rápida e simples 7 - Pode até ser mais barato que a alvenaria, tudo depende da composição que vocês faz 8 - Pode ser financiado 9 - Para quem tem pressa ou quer investir, tem retorno muito rápido. 10 - É um sistema industrial, por isso o padrão de qualidade é mais fácil de manter. Na alvenaria ainda é algo artesanal, que depende da habilidade manual do construtor.
Gostei muito do video !!! Moro nos Estados unidos Marcelo. E, estou sofrendo com os preços e a falta de material. Porém sinceramente.eu não acrecito que os preços irão baixar. Ou seja se não contruir agora Vai pagar mais caro depois.!!!! Abraço !!!!!
Aqui no interior do RN tá 800, mas no caso é o tijolo de 9x19, de 8 furos. Tá """barato"''" porque algumas cerâmicas da região ainda estão produzindo. Mas no geral, as cerâmicas estão paradas
Fala Marcelo, ótimo vídeo!! Fiz uma pesquisa parecida com a sua, porém utilizei dados do IGPM, INCC e também do CUB. E nessa minha análise, verifiquei que nos últimos 10 anos os índices subiram na relação Dezembro a Dezembro. Ou seja, nos últimos 10 anos, nenhum índice (IGPM, INCC ou CUB) terminou o ano menor do que terminou no ano anterior. Por isso acredito que: pode ser uma alta pontual sim, porém os preços não tendem a voltar aos patamares anteriores. Sendo assim, prefiro continuar com as minhas obras, pois começar um ano depois, sempre tende a ser menos vantajoso do que começar agora. Além disso, com a taxa Selic a 2,0%, não temos como ganhar da inflação dos materiais da construção civil. Valeu Marcelo, um abraço.
Confesso que não consigo entender o porquê desse aumento no material de construção. O poder de compra do brasileiro vem diminuindo bastante nos últimos anos, a econômia está em queda, taxa de desemprego alta, pandemia etc. A pergunta que fica é: qual o real motivo dessa alta?? Penso que isso é oportunismo do setor, já que a construção civil não parou na pandemia e as altas nos preços foram desproporcionais em um curto período de tempo.
Eu não disse que ia correndo comprar, com medo que os preços subam mais. Eu apenas disse que não irei parar as minhas obras. Ninguém é capaz de prever o futuro, sendo assim, você pode ficar parado esperando os preços normalizarem ou continuar trabalhando independente das oscilações do mercado. Eu prefiro continuar trabalhando porque, com certeza, no longo prazo, essas oscilações pontuais não farão diferença nas minhas construções.
Infelizmente a cultura no Brasil não é essa realidade! Brasil sobe os preços mas nunca abaixa, por isso sempre sofremos com inflação, preciso construir, meu contrato de aluguel vence junho de 2021 e não quero renovar. Aluguel também vai subir muito com certeza.
Cara, não quero te desanimar, mas com a loucura que está mexer com construção, você não constrói nada até julho do ano que vem. Pode pensar em comprar pronto, que dependendo da necessidade de quem vende, pode sair um ótimo negócio. Abraço.
Aqui. Em açaílandia. MA. Akira. O cimento está. 37 reais o milheiro de tijolos está 840 reais. 12 metros de areia. 900 reais. Infelizmente não e o momento de construção.
Parabéns pelo seu trabalho. Muito esclarecedora sua explicação sobre IGPM. Suas informações também me ajudaram na dúvida que eu estava sobre construir agora ou aguardar mais um pouco. Obrigado e parabéns mais uma vez.
Começei minha obra no mes de março 2020, até junho foi bem, junho em diante começou a palhaçada, todo semana um preço diferente sempra subindo. Parei de comprar, essa semana a loja de materiais ja mandou msg perguntando se eu estava precisando de materiais, ou seja nao está vendendo. Vamos manter assim pq se nao venderem é curto prazo eles abaixa o preço Toda loja de materiais tem funcionario, maquinas investimento de estoque parado, isso gera gasto.
Rapaz .. aqui em Minas, Montes Claros, o cimento custa em média R$ 28,00 .. tijolo não tem e quando acha em torno de R$ 1.200.. ferragem tá valendo um rim.
Olá Marcelo , bom dia. Estou assistindo ao seu vídeo falando sobre essas explorações de materiais de construção acho que é em todo País e parece que ninguém tá vendo isso. Aqui mesmo em Salvador tá tudo muito caro. Às coisas estão sobindo de preços parece que todos os dias. Aqui o bloco de cerâmica que aliás é o maís usado aqui em Salvador e Bahia está custando entre $ 1.000 e maís de mil reais. O cimento , tubo de PVC todos estão muito caros. Aqui encareceu foi tudo. Tá difícil construir aqui. 😔 Um abraço Marisete - Salvador /Ba.
Está planejando sua construção? Então você precisa conhecer o Meu Barraco TV.
Clique no link para saber mais 👉 meubarraco.tv/
Eu ia construir, mas agora vou ver se consigo financiar uma barraca de camping.
Kkkkkkkkkkk
😂😂😂
Kkkkkkkkkk
Kkkkk
Kkkkkkkkk
Esperar, parar tudo pra quem puder esperar. Se continuarem comprando mesmo com esse reajuste infundado, nunca mais volta ao preço normal...
É um forma de se analisar...
Concordo plenamente, se continuarem comprando, por qual motivo irão baixar o preço?
Negócio é parar, deixa eles com os materiais no pátio deles, se não baixar, não compra. Se não teve aumento de mão de obra, não há motivos para aumentar o custo dos produtos.
Está certo se continuar comprando o mercado vai ver que população aceitou o preço e não baixa nunca mais
Não TV aumento de salário não a motivo para aumentar tanto preço dos matérias desculpa deles e que tem muitas pessoas construindo e pouco material
É justamente ao contrário. Se o preço se mantém por mais alto por mais tempo, mais empresas veem como um bom negócio investir na área, e depois com a oferta maior o preço cai. Se muita gente para de comprar agora, a demanda cai, o preço cai, só que quando quem esperou voltar a comprar, aumenta novamente a demanda e os preços voltam a subir, provavelmente até passando o pico anterior.
O mercado funciona mais ou menos assim, se o preço do produto aumenta por algum motivo e o pessoal continua comprando mesmo assim, tem grandes chances dos preços não abaixarem tão fácil.
No brasil isso é mais intenso ainda, o preço so vai baixar se eles forem forçados a abaixar o preço para nao perder o produto
Vdd, se todos se unissem isso acabaria, o cimento por exemplo se não comprarmos eles vão perder pois não dura muito tempo, por mim mofa lá, não tenho pressa, mais pra quem já está com uma obra em andamento é complicado, mais os que não tem urgência se deixasse de comprar seria bom.
Se a gasolina sobe, pessoal enche o tanque, se o arroz sobe, faz estoque em casa, o pensamento do consumidor é complicado!
@@alisonbarreiro isso se chama medo da inflação, tem um bom motivo para a geração dos seus pais terem se acostumado a fazer compras mensais
E é aí que as empresas se aproveitam para lucrar. Até eu, como empresa da construção civil, faria isso..... O povo compra e aí se enfia em dívida e perde depois noites de sono porque não conseguia sair dela. Isso tem de ser colocado no lápis e ter visão crítica, olhando o cenário econômico etc e tals.... mas o povo, né? Por isso que a ignorância leva ao buraco.
Ola, obrigada pelas dicas valiosas, eu comprei quase tudo, menos os ferros, e os fios.que estao um absurdo.
Muito obrigada por essa orientação. Ninguém me convenceria assim com tanta clareza e sinceridade.
Eu acredito que, se houvesse um boicote geral na compra desses materiais de construção que tiveram alta nos preços forçaria a queda dos preços, no entanto é uma questão de analisar caso a caso a necessidade de cada um!! Quem puder aguardar é a melhor opção nesse momento!
Esse boicote não acontecerá nunca!! O brasileiro é um povo desunido, não sabem lutar pelos seus direitos. Muitos querem construir e reformar( aproveitando o auxílio do governo), mesmo estando tudo muito caro pra mostrar ao vizinho que a casa dele está ficando mais bonita e dane-se os preços dos materiais. Enquanto o dinheiro fácil está entrando, eles estão é gastando.
O problema do boicote é que muitas empresas pegaram projetos para construir e por conta disso terão prazo para entregar sob pena de multa e outros problemas. Então acho que por conta disso não acontecerá.
Acredito que está alta dos preços e não só de construção mas em eletros tbem, se deve a alta procura por esses serviços e produtos durante a quarentena. MTA gente em casa de home office e ganhando dinheiro assim mesmo aproveitou que está com tempo mais livre pra construir, reformar e trocar os eletrodomésticos de casa. Sentindo essa necessidade justamente por ficar mais em casa.
Vejo isso na minha vizinhança. Todo dia ouço barulho de furadeira, vejo caçambas na rua etc...
O brasileiro já está boicotando, não tem dinheiro para construir. Então não compra. Agora falta combinar com os "chineses". Dólar alto é uma liquidação geral dos produtos brasileiros.
Vou comentar de novo, QUE VÍDEO!!!! Parabéns, não vi nada tão bem explicado sobre a alta dos materiais, você é fera e continue sempre assim!!
Tijolo mínimo 50 dias para entregar, ferragem com aumento de mais de 50% e alguns distribuidores não vendem além do que tem em estoque por medo de novos aumentos, cabos elétricos com aumento de mais de 70%, apesar disso o número de construções aumenta a cada dia
Amo obra
Amo construção
Obrigado por sua contribuição
Parabens Marcelo diminuiu os lucros em prol dos clientes
Esses 20% simulado no quadro, mas para alguns materiais foram 100% por exemplo tijolo e cimento e ferro
Sim, André...
Estou tratando do valor médio de todos os materiais.
Vale reforçar que o preço real das coisas estão refletidos no igpm se algo está acima disso é porque está inflacionado. Logo tem que esperar normalizar. Essa é a mensagem.
Cimento aqui na minha região foi de 19 para 25 reais.
Tijolo de 800 para 1200 o mileiro.
Obrigada pelo vídeo Marcelo, para mim, a melhor opção é esperar.
Também pensei a msm coisa!!! Estou pensando em uma construção sustentável e tentando eliminar matérias prima que estão em alta! Aqui é grande tendência EPS e modular
Obrigada Marcelo, é justamente o q estou passando, indecisão, agora sei q convêm esperar!
Marcelo muitíssimo obrigado pelas orientações. Vamos aguardar para construirmos. Somos de Lagoa Santa MG tudo aqui é muito caro.
Melhor esperar, a maioria parando de comprar, as lojas automaticamente abaixam os preços. =)
O problema é que as pessoas reclamam mais não se unem deveriam ficar um tempo sem compar até o preço abaixar, mais ao invés de fazer isso eles correm para compar mesmo com as altas nós valores.
Ferragem pra fundação dobrou o valor.
Gostei do vídeo, vamos em frente.
E tem gente que acha que não estamos numa crise econômica!!!! O que era difícil está ficando impossível....
Crise? Onde? Tem nem material de construção para vender. Povo comprando tudo! Bares lotados, restaurantes lotados, shoppings lotados!
Não tem crise tem pilantra bandido mesmo aproveitando e aumentado tudo é o que eu acho.
@@sandrafreitas2456 infelizmente é a lei de mercado, aumenta a procura, aumenta o preço!!!!
Fazer cálculo apenas com índices não condiz com a realidade, claro é um exemplo genérico, contudo, se quer analisar mesmo o quanto aumentou, faça orçamento dos materiais que comprou 1 ano atrás e quanto está agora, cimento, areia, bloco, cabos de energia, laje, telha, ferragens, madeiras tiveram aumento médio de 80%, cimento de 16,00 por 29,00, areia de 90 para 160 m2, fio 2.5 de 89,00 por 189,00, colunas de 12,99 por 26,90, enfim a realidade é bem pior que apenas 20%, esse vídeo seria bem interessante mostrar a prática ( valor rolê mercado) e não a teoria ( indices). Mesmo assim, mostra que não compensa agora.
Excelente. Simples e direto.
Marcelo, na minha cidade os preços estão muuito altos. Seu video veio em boa hora, tirou a minha duvida. Muito obrigado!!
Vídeo muito bom, bem informativo. Dica, assistam com 1.5x de velocidade!
Boa!
@@marceloakira. eu faço isso a tanto tempo, assisto em 2x :)
Aqui na Argentina 🇦🇷 a bolsa de cimento esta $585,00 pesos, o tijolo comum esta 44,00 cada unidade, cal 285,00 pesos..
Ano passado compramos todos materiais para o segundo piso, a inflação aqui na Argentina dificulta muita.
Pela graça de Deus temos avançado com a obra da nossa casa.
Estamos esperando o Marcelo vir para Argentina analisar nossa contruçao e ajudar na fachada da nossa casa,
Abs, acompanhamos o canal de Jujuy Norte da Argentina 🇦🇷🇧🇷
Que legal! Conheci Jujuy em abril do ano passado. Que lugar maravilhoso!! Deu vontade de morar aí!! ❤️
@@julianovirtual Si amigo aqui é muito bonito, muitas belezas naturais..
Espero que o Marcelo veja no comentario, gostaria muito de uma ajuda com ideias para a fachada da nossa casa que estamos construindo aqui. @marceloakira
Marcelo adorei o vídeo. FOI O QUE PENSEI ESPERAR UM POUCO MAIS .
👊👊
Piorou muito de lá pra cá... Esse anos de 2021 sei não..
Deus abençoe o seu trabalho!
Mais um vez você foi simples e direto... Abraços
Vamos começar em janeiro/fevereiro tomara que até lá a curva abaixe como ele disse🙏🏻🙏🏻
também estou nesssa! fé que a vacina saia e tudo volte ao normal!
Tmj
Tmj
e ai comecou?
tava pensando em começar em Abril, mas o preço continua alto, vou adiar mais 2 meses
Atrasou devido a alguns documentos, mas começa semana que vem, já comprei ferro, cimento, madeiras para caixarias e tijolos. Tudo bem mais caro do que já foi, mas vamos mandar bala na obra igual
Aqui em serro minas gerais, o cimento está R$31,00 o saco e o milheiro de tijolos 010 está R$1.600,00
Marcelo, o problema é que o IGPM não está condizendo com os aumentos, os materiais praticamente dobraram de preço, cerca de 80% mais caro
Belo vídeo. No sul de MG o aumento foi muito maior que 20%. Cimento de 16 foi pra 25. Tijolo de 0,60 para 1,32 (e não acha), aço armado de 5,0/kg foi para 10/kg (e não acha barras de 4.2 e 5 mm), fio de 1,5mm2 foi de 1,10 para 2,10/m. Sem contar madeira. Os aumentos são da ordem de 50 a 100%.
Ótimo vídeo..comecei a construção em maio....tô pra ficar doida...tijolo 1000 ..cimento..28 ...vidro absurdo..barra de ferro 3/8 54,00...telha 2,44x 1×10 57,00...fiz algumas.compras antecipadas e deixei na madeireira ...por isso consegui chegar até a laje e estou finalizando o reboco...minha estimativa em maio foi de 70.000,00..hj já gastei 103.000,00....tô lutando aki..Brasília -Df..Ceilândia.
Comprei esta semana ferro para um sobrado de 154m² por R$ 11,500,00 em São Jose dos Pinhais-PR
É lei da oferta e procura. Se todo mundo continuar comprando com os preços altos, eles nunca vão baixar.
Olá Marcelo sou de uma cidade aqui no norte do Ceará chamada cruz , aqui os materias de construção tá um absurdo de caro. Mil tijolos aqui era 320,00 reais hj está 570,00 reais. O cimento há um mês atrás estava 37,00 reais hj já deu uma leve queda no preço está por 32,00 antes era 26,00 reais . Estou construindo em plena alta dos preços mais espero que dê tudo certo. Um forte abraço.
Me passa número do mercado
Obrigado Marcelo pela sinceridade e sem enrolação, Deus lhe abençoe 👍👐
Marcelo. Estou vivendo esse momento de decisão e seu vídeo foi providencial para minha família. Deus abençoe seu trabalho!
cimento, cobre ,ferragem, blocos fora o alguel do equipamento cada vez mais a idea do letrajota(casa conteiner) fica mais interessante ainda mais pra mim soldador
Top Letrajota é fera
Terminamos nosso projeto arquitetônico e estávamos com muita vontade de iniciar a obra. Temos nossa casa e realmente acho que o mais sensato é esperar. Obrigada pelo vídeo.
Estou na mesma situação.
Adorei o vídeo! Informações super clara e objetiva! Obrigada!
👊
Muito legal sua explicação.
Comecei minha obra em Julho, aqui em Joinville-SC, peguei bem no começo da subida dos preços, mas alguns materiais foram difíceis de encontrar, como o tijolo (480,00 o milheiro). O preço do cimento quando comecei era 23,50, hoje é 26 e tem dia que está em falta. Comprar os materiais a vista ajuda muito, mas aquela chorada é indispensável também.
Acredito que esta pandemia desencadeou um fenômeno, este "bum" da construção civil pode ser pelo fato de muitas pessoas estarem fazendo home office e aproveitarem para fazer aquela reforma ou construir aquele puxadinho. Toda rua que passo hoje tem alguma obra em andamento.
Também sou de Joinville e comecei minha obra em Julho
O cimento votoran na casas da Água era 21,90, hoje está 26 reais
Ainda bem que boa parte dos materiais comprei tudo no início...
Aqui em Londrina está bem caro ESTOU construindo seus vídeos tem me ajudando muito
Íamos começar a construir em outubro desse ano, contudo fizemos alguns orçamentos de ferro, tijolos e concreto e verificamos valores extremamente altos. Com a visualização desse vídeo, só reforçou a decisão de adiar o início da obra.
Vim te contar que aumentou mais ainda!! Kkk
Fui refazer o meu orçamento aumentou 2,000
@@daniellasilva5147 tá cada vez pior.
Gostei da consideração q vc tem com seus clientes.
Mais senti falta de um exemplo de 🏠 num valor popular .
Estava prestes a iniciar minha reforma agora em outubro deste ano ,mas desisti por causa dos preços pois o tijolo está a 980 ,cano subiu o triplo e cimento a 34 reais e esses preços são no Distrito Federal.
Também desisti.
sou do DF e tá dificil mesmo, vou ter q dar um tempo na minha obra.
Muito obrigada vc foi fantástico parabéns
Suas análises são maravilhosas. Obrigada pelo conteúdo!!!
Cimento está de 27 a 30 REAIS.
A cidade onde eu trabalho é o polo ceramista do estado de Sergipe, procurei saber a que se devia a alta dos blocos cerâmicos e a reposta foi que metade dos trabalhadores das cerâmicas foram afastados de suas funções e estão recebendo o auxílio.
A outra metade de funcionários estão trabalhando para suprir o mercado externo sendo específico o mercado baiano onde o valor pago por blocos são com um valor maior.
Sendo assim o mercado inter que o valor seria menor não é atendido.
Outro detalhe é que em epoca de baixa os construtores do mercado externo são quem segura as pontas.
Essa notícia eu também ouvi e não acreditei, tem algo a mais aí, não foi só essa questão do auxílio!¡!!
Em Manaus o cimento já está à 45.
Tarsila Mayer sou de Recife-pe, amigo meu falou q saco de cimento em Manaus tem 40 quilos verdade?
1000 Blocos de 8 furos aqui em Salvador está custando 1.100,00 reais.
Pararam por quê se a demanda subiu e eles não pararam? Simples, abriram essa possibilidade pra eles e eles aproveitaram. Comércio que não foi fechado não poderia haver suspensão.
Ano passado paguei 460,00 no milheiro de tijolos, já esse ano está custando 800,00. Quase 100% de aumento...
É verdade,na minha região está da mesma forma.
Pra mim não faz nem 3 meses que pagava 400 reais o milhero do tijolo
Aqui no Mato Grosso tá 950 reais, e não tem nem pra encomenda...
Alto Paranaíba MG 1100$
Brasilia DF 1000,00 tijolos
Rapaz, você responde as pergunta mesmo sem perguntar,,, 👏👏👏
Kkkk
Atendeu pedido meu. Parabéns e muito obrigado pelo vídeo
Show de explicação parabéns brou
Por aqui pelo DF, Cimentogira entre 22 e 24 R$(primeira linha 50kg), o tijolo de 11.5x 19x19 comprei por 900 o milheiro, mas levaram 40 dias pra mandarem, bom que fiz com antecedência, mas dos 13 milheiros que encomendei ainda faltam 4, mas já da pra levar boa parte da obra, e hj se eu fosse comprar, já teria subido pra 950.
O ferro foi o que mais me assustei, comprei pra fundação 1/3 do ferro total, voltei pra comprar mais 1/3 do ferro havia subido 25% e não achava o ferro de 12.5mm, ta dificil viu!??!
*Só comprem se for de extrema nescessidade., se não, aguardem pro ano que vem..*
Infelizmente meu amigo ano que vem não vai baixar valor vai piorar está falando tudo falo com propriedade sou representante comercial de material de construção
Esses dados estão equivocados na prática o aumento de março pra Cá no mínimo você pode jogar 60% fácil não vai nessa de igpm não a prática é outra sou representante comercial pra você ter ideia vendo fios e cabos subiu 100% uma barra de ferro 3/8 O depósito comprava por 21.00 está comprando por 50.00 hoje revende por 68.00
@@cassiobrito8861 era isso que eu estava com medo de ouvir. Todos falando em esperar para o ano que vem. Mas acredito que, mesmo que os preços abaixem no próximo ano, a moeda já estará desvalorizada. Estamos no mês de dezembro de 2020 e a moeda já desvalorizou 25%.
@@washingtonalves2221 então meu amigo o problema agora não é a desvalorização do dólar o grande problema é a falta de materia prima cen tudo de fora as empresas estão zerada de estoque aí vem a lei da oferta e procura por isso a inflação
@@cassiobrito8861 , sim. Caso seja inadiável, o melhor é construir tentado diminuir os custos o máximo possível (negociar, reaproveitar material, etc)
Bom dia meu amigo! Eu estou construindo e uma necessidade ,o preço do material de construção aqui em Guapimirim RJ aumentou uns 25porcento
o melhor ponto de vista. show
Boa tarde, falo de Ipojuca Pernambuco, cimento é 29,00 e 1000 tijolo é 600,00 reais.
Me conta aqui como estão os preços dos materiais de construção na sua cidade...
Marcelo ótimo vídeo!
Estou começando no ramo de construção civil, mim explicar por favor sobre como e que tipo de contrato de mão de obra fazer com o cliente.
Fiação subiu quase 100%.
Cimento paguei 24,50 em uma marca pouco conhecida, antes era 18.
Barra de ferro então nem se fala cada dia que coto preço sobe mais, não é de centavos em centavos, sobe logo de reais.
Péssima época que comecei a construir.
Aqui em Nova Iguaçu - RJ
Cimento foi de 17 reais pra 28 reais.
Tijolo 30x30 foi de 900 pra 1200
Fio foi de 500 pra 800 reais.
Isso quando tem. Estou com 8 sacos de cimento pagos na C&C mas não tem no estoque.
Aqui em ivaipora o cimento de 19 foi pra 27,90.
Eu tbm vou para,ainda bem que tinha material comprado antes da subida dos preco
Falando nisso somos vizinhos de cidade Marcelo manda um alô pra Ivaiporã
Em Tucumã-PA cimento está em 40 reias, Tijolos está de 500 reias o milheiro.
Show Marcelo. Ótimo vídeo. Aqui aumentou em torno de 25% os valores de material de construção.. e a cidade esta lotada de obras.. Vou deixar para construir minha casa no fim do ano que vem.. preocupar com projeto e planejamento por enquanto ...
Minha projeção de construção é para março de 2021, com essa alta absurda, realmente é muito complicado, irei aguardar a queda dos preços.
Eu sou aqui de SC e a previsão é iniciar em 15 de março ( agendado pedreiro). Estou desesperada, não sei o que fazer.
Gosto das explicações realistas e sinceras que você nos dá. Assim, conseguimos fazer uma análise real do que a gente quer e se será possível. Obrigada e parabéns pelo seu canal! 👏🏻👏🏻
Gostei do vídeo!! Marcelo estou sempre acompanhando os índices do IGPM , inflação, etc! Estou construindo e ao análisar à minha condição de necessidade vou terminar o respardo do segundo pavimento da minha casa , irei parar à obra, e torcer para à curva abaixar!! Deus está no controle !!
Aqui em Minas Gerais ainda não abaixou nada, pelo contrário só está aumentando tudo
Assistindo em fevereiro e continua caro...um abuso!
Infelizmente não há muito o que fazer... não dá pra esperar as coisas melhorarem pra então começar a construir, os preços nunca mais voltarão a ser os mesmos
Eu desisti de construir, o material explodiu, os terrenos dispararam, e a mão de obra subiu, e ainda é escassa
@@wormond 6 meses trás orcei a construção de uma mureta com 94 metros; mão de obra e material teria ficado em R$6.000,00. Hoje, finalizando a obra, já cheguei aos R$9.000,00. E os preços só aumentam. A coisa tá feia!
Eu estava decidida a ampliar minha casa, quando fui no depósito fazer orçamento do material, desisti, até o dono do depósito me aconselhou esperar um pouco.
Eu desanimei, a época tbm de Covid 19 não é boa, o futuro está muito incerto com essa pandemia. Só Jesus na causa!
Feira de Santana bahia
Cimento 35 reais
Antes 18 reais
Bloco 450
Agora 900
Nem ele na causa...
@@citty-eradelux561 na sua causa pode até ser, mas digo na minha causa é só Jesus,e ele tem me dado só vitória,graças a Deus!
@ Nem uma gripezinha ele combate...até na casa dele têm q entrar de máscara, que deus é Esse? =)
@@citty-eradelux561 comentário desnecessário.😏
Você é muito inteligente!
Obrigado pelas informações
Em SP os preços subiram demais
Tijolos 1.100,00ceramico
Cimento 30,00
Elétrica uma loucura, não da nem pra fazer estimativas de melhorias já que se falam em segunda onda do covid
DEUS NOS AJUDE E ABENÇOE ESSAS NAÇÕES
Aqui em carangola mg divisa entre rio, minas e espirito santo. O cimento custa 30 reais e tijolos cerâmicos 1200 reais
Exatamente, sou de Orizânia-MG
O que ocorreu, em várias áreas não só na construção civil, é que a indústria em geral, diminuiu a produção, mas a Demanda continuou alta, dessa forma quanto maior a procura e menor a oferta, teremos aumento no valor.
O cimento é o exemplo mas claro disso.
Lei da oferta e demanda..
Tudo muito difícil de achar material
Aqui em Goiânia-GO
Cimento 50kg: R$23,50
Milheiro tijolo cerâmico: R$900,00 (com muita sorte consigo em uma semana)
Bloco de concreto: R$2,20
Aço muito difícil achar, subiu mais de 100% em relação ao mês de junho.
Madeira também está um absurdo, tábua de pinus de 30cm comprava a R$18,00 a tábua de 3m, hoje, se achar está a R$24,50. Tá bem difícil continuar construindo nesse cenário.
Tábua de pinus aqui no rio TB subiu de 19 reais para 24,50
Em Bh o cimento está a R$ 35 em alguns depósitos de construção 🤭 Milheiros de tijolos, R$ 2000! E por aí vai o show de horrores
Aqui TB tábua subiu rio preço este
Que lugar bonito.
Obrigado pelos conselhos. Vou segurar uns meses.
Aqui de Várzea Paulista em 06/10/2020 o bloco estrutural ceramico está 2,20 unid.
A barra de ferro 3/8 está 60 reais unid.
Cimento 27,50
Não estamos achando esses materiais de imediato, os vendedores pedem prazos de espera 😕
O detalhe é que a quatro meses atrás compramos bloco à 1,60 unid
Ferro 3/8 à 28 reais
Cimento à 19 reais
Estou fazendo financiamento. E estou só aguardando a vistoria do engenheiro no lote .pra começar a construir. Mas estou com medo de não dar pra terminar a casa .sou de patos de Minas
Cimento 30
Tijolo está em falta
Areia lavada e fina caminhão 1.600
Fiz uns orçamentos, aqui mão de obra está em torno de 50~70% do valor final.
Não dá nem vontade de fazer.
Parabéns pelo vídeo, aqui em Mogi Guaçu-SP o tijolo está R$ 750,00 e o cimento R$ 29,00
Aqui em Guarulhos/SP na região que moro, o cimento está entre R$28 e R$32 e o tijolo baiano está entre R$850 e R$980. Abraços e ótimos vídeos os seus.
Já construo em alvenaria, mas por vários motivos estou migrando para Steel frame. Só vejo vantagens.
Me explica por favor quais as vantagens?
A Caixa aceita financiar?
Tô construindo em container. Mas ainda assim, tem alvenaria na obra. Muro, etc. Aci TB subiu absurdamente!!! Tá sofrido.😔😔
Aço*
@@silvanamarques5936 vou listar algumas 🙂
1 - 03 vezes mais rápido
2 - Sustentável
3 - Reciclável (praticamente 100%)
4 - Favorece um acabamento de alta qualidade
5 - Instalações muito mais fáceis e rápidas de fazer
6 - Manutenção muito mais rápida e simples
7 - Pode até ser mais barato que a alvenaria, tudo depende da composição que vocês faz
8 - Pode ser financiado
9 - Para quem tem pressa ou quer investir, tem retorno muito rápido.
10 - É um sistema industrial, por isso o padrão de qualidade é mais fácil de manter. Na alvenaria ainda é algo artesanal, que depende da habilidade manual do construtor.
Gostei muito do video !!! Moro nos Estados unidos Marcelo. E, estou sofrendo com os preços e a falta de material. Porém sinceramente.eu não acrecito que os preços irão baixar. Ou seja se não contruir agora Vai pagar mais caro depois.!!!! Abraço !!!!!
Complicado, Everaldo.
Aqui na Bahia, o milheiro do bloco era 400 reais, em média, hj tá de 1000. Um absurdo!!
Umuarama-PR...tijolos 6 furos 550,00 milheiro e 29,90 saco de cimento
Parabéns pela abordagem e analise. Pra minha analise vou aguardar. Vlw
Bom dia, aqui em Ji-Paraná Rondônia, o milheiro de tijolos de 6 furos, aquele menor , o preço foi para média de $ 800,00.
Barato kkkk aqui no RJ ta 1200
Aqui em bh Está 1500
E se vc quiser comprar só entrega 30 dias
@@brunonunesqueiroz caramba ..
Aqui no interior do RN tá 800, mas no caso é o tijolo de 9x19, de 8 furos.
Tá """barato"''" porque algumas cerâmicas da região ainda estão produzindo. Mas no geral, as cerâmicas estão paradas
Porto Velho ta 600
Fala Marcelo, ótimo vídeo!!
Fiz uma pesquisa parecida com a sua, porém utilizei dados do IGPM, INCC e também do CUB. E nessa minha análise, verifiquei que nos últimos 10 anos os índices subiram na relação Dezembro a Dezembro. Ou seja, nos últimos 10 anos, nenhum índice (IGPM, INCC ou CUB) terminou o ano menor do que terminou no ano anterior. Por isso acredito que: pode ser uma alta pontual sim, porém os preços não tendem a voltar aos patamares anteriores. Sendo assim, prefiro continuar com as minhas obras, pois começar um ano depois, sempre tende a ser menos vantajoso do que começar agora.
Além disso, com a taxa Selic a 2,0%, não temos como ganhar da inflação dos materiais da construção civil.
Valeu Marcelo, um abraço.
Bem nessa. O que to pensando: to pagando caro, mas melhor pagar caro (agora) do que mais caro (depois).
Confesso que não consigo entender o porquê desse aumento no material de construção. O poder de compra do brasileiro vem diminuindo bastante nos últimos anos, a econômia está em queda, taxa de desemprego alta, pandemia etc. A pergunta que fica é: qual o real motivo dessa alta?? Penso que isso é oportunismo do setor, já que a construção civil não parou na pandemia e as altas nos preços foram desproporcionais em um curto período de tempo.
Eu não disse que ia correndo comprar, com medo que os preços subam mais. Eu apenas disse que não irei parar as minhas obras.
Ninguém é capaz de prever o futuro, sendo assim, você pode ficar parado esperando os preços normalizarem ou continuar trabalhando independente das oscilações do mercado. Eu prefiro continuar trabalhando porque, com certeza, no longo prazo, essas oscilações pontuais não farão diferença nas minhas construções.
Cimento de 16 reais, foi para 22! Aqui em Belo Horizonte.
Cabo elétrico 10mm eu comprava por 6 reais, encontrei agora de 14.
muito interessante a analise!!!! gostei do ponto de vista
Amei,era o conselho proveitoso que eu precisava❤️
Infelizmente a cultura no Brasil não é essa realidade! Brasil sobe os preços mas nunca abaixa, por isso sempre sofremos com inflação, preciso construir, meu contrato de aluguel vence junho de 2021 e não quero renovar. Aluguel também vai subir muito com certeza.
Já subiu esse mês
Cara, não quero te desanimar, mas com a loucura que está mexer com construção, você não constrói nada até julho do ano que vem. Pode pensar em comprar pronto, que dependendo da necessidade de quem vende, pode sair um ótimo negócio. Abraço.
Estou numa situação parceira. Meu esposo e eu estamos fazendo a mão de obra. Tudo muito caro.
Deus nos abençoe.
Aqui. Em açaílandia. MA. Akira. O cimento está. 37 reais o milheiro de tijolos está 840 reais. 12 metros de areia. 900 reais. Infelizmente não e o momento de construção.
Em Imperatriz não tá diferente, tá o mesmo valor. Estou construindo um sobrado e tá tudo muito caro!
É tão estranho achar alguém da mesma cidade q vc kkk
@@hellenrocintra1059 kkkk
Achei q vc ia dizer...diminua os custos...tipo área de lazer,garagem, porcelanato...mas ficou bom o vídeo.
Oi gostaria de saber se você constrói perto de São Paulo interior
@@nilzanojapao9424 coloque a pergunta no comentário dele q ele responde.
Explicações muito boas.
Parabéns pelo seu trabalho.
Muito esclarecedora sua explicação sobre IGPM. Suas informações também me ajudaram na dúvida que eu estava sobre construir agora ou aguardar mais um pouco.
Obrigado e parabéns mais uma vez.
Na minha cidade paguei 400 em 2019 agora ta valendo 600 sou do estado MS abraço.
Começei minha obra no mes de março 2020, até junho foi bem, junho em diante começou a palhaçada, todo semana um preço diferente sempra subindo.
Parei de comprar, essa semana a loja de materiais ja mandou msg perguntando se eu estava precisando de materiais, ou seja nao está vendendo.
Vamos manter assim pq se nao venderem é curto prazo eles abaixa o preço
Toda loja de materiais tem funcionario, maquinas investimento de estoque parado, isso gera gasto.
Exemplo, se elas pagam 26 no cimento e vende 30 ok, se vender a menos de 26 é melhor fechar as portas e esperar.
Boa, se não precisa comprar, espera baixar enquanto o lojista espera por cliente! 🤛🏻
Moro em Goiás, aqui três meses atrás o tijolo estava 480.
Agora após três meses 1400.
Isso se chama roubo.
Aqui em Valença BA também
Realmente!
Amazonas também!
Um grande abraço Marcelo pra vc e toda a sua equipe, e obrigado pelos video que vc faz.
Bom dia e muito obrigado pelo esclarecimento.
Não é o momento de construir, se o mercado continuar acelerando vai se tornar inviável devido a queda da renda na maioria da população!!!!!
Fecho!
Cimento está 24$ aqui no DF
👊
Rapaz .. aqui em Minas, Montes Claros, o cimento custa em média R$ 28,00 .. tijolo não tem e quando acha em torno de R$ 1.200.. ferragem tá valendo um rim.
Em SP não está diferente...
O MESMO AQUI NO RIO DE JANEIRO BAIRRO DE BENFICA
Cimento de 17 foi pra 26
Tijolo de 600 para 1150 o milheiro
Viga pronta de 5/16 6mts de 55 para 80
Areia de 85 pra 100
Fio de 2.5 de 95 pra 139.00
Aqui em Manaus e 45 a 50 reais
Em Curvelo está pior....
Olá Marcelo , bom dia. Estou assistindo ao seu vídeo falando sobre essas explorações de materiais de construção acho que é em todo País e parece que ninguém tá vendo isso. Aqui mesmo em Salvador tá tudo muito caro. Às coisas estão sobindo de preços parece que todos os dias. Aqui o bloco de cerâmica que aliás é o maís usado aqui em Salvador e Bahia está custando entre $ 1.000 e maís de mil reais. O cimento , tubo de PVC todos estão muito caros. Aqui encareceu foi tudo. Tá difícil construir aqui. 😔 Um abraço Marisete - Salvador /Ba.