Frederick Crews desafia Christian Dunker | Psicolosofia
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Frederick Crews é um grande crítico da psicanálise, biógrafo de Sigmund Freud e ex-Freudiano que já escreveu diversos livros e artigos sobre a doutrina. Expôs, inclusive, que Freud mentiu e distorceu gravemente diversos de seus casos clínicos que, apesar de terem fracassado, foram vendidos pelo fundador da psicanálise como sendo um sucesso.
Seu trabalho chamou a atenção de alguns psicanalistas, inclusive no Brasil, como Christian Dunker. Além dos ataques feitos a outros pesquisadores, Dunker vem divulgando em diferentes meios de comunicação críticas em direção ao último livro de Crews, que é uma biografia da vida de Sigmund: "Freud: The Making of an Illusion", publicado em 2017. Dunker afirma que Crews escreve em seu livro que "a psicanálise não seria científica porque Freud traiu a esposa com a cunhada" em seu vídeo intitulado "Resposta - Psicanálise baseada em evidencias - parte 2 | Christian Dunker | Falando nIsso 329".
Diante desse tipo de ataque, Frederick Crews fez uma proposta mais do que especial para Dunker: Se ele conseguir encontrar uma única frase, seja nesse livro ou em qualquer outro trabalho dele, que diga exatamente isso que Dunker o acusou de dizer, Crews se propõe a pegar um avião, vir voando até o Brasil e entregar 1 milhão de dólares para o psicanalista. Será que Dunker consegue mesmo se tornar o mais novo milionário da psicologia?
Este é um corte de uma entrevista feita com o ex-freudiano Frederick Crews. Não deixe de conferir também a entrevista completa com o Crews, em que discutimos sua obra, os casos clínicos e escândalos de Freud, a verdade sobre a batalha das memórias, a queda da psicanálise nos Estados Unidos e mais! • Entrevista com Frederi...
AJUDE O CRESCIMENTO DO CANAL:
Chave Pix: 88edc588-1a0c-46ce-a933-ab04eee4fe8d
PicPay: picpay.me/cmc....
Apoia-se: apoia.se/psico...
REDES SOCIAIS:
Instagram
/ psicolosofia_
Facebook
/ psicolosofiia
Twitter
/ psicolosofia_
FONTES E RECOMENDAÇÕES DE LEITURA:
Crews, F. (2017). Freud: The Making of an Illusion (1st ed.). Metropolitan Books.
Crews, F. (2007). Follies of the Wise: Dissenting Essays. Counterpoint LLC.
Crews, F. (1996). Forward to 1896? Commentary on Papers by Harris and Davies. Psychoanalytic Dialogues, 6(2), 231-250. doi.org/10.108...
Crews, F. (1995). The Memory Wars: Freud's Legacy in Dispute. New York Review of Books.
Crews, F. (1993). The Unknown Freud. The New York Review. www.nybooks.co...
Ferreira, C. M. C. (2021). Será a psicanálise uma pseudociência? Reavaliando a doutrina utilizando uma lista de multicritérios. Debates Em Psiquiatria, 11, 1-33. doi.org/10.251...
AVISO
Comentários machistas e etaristas não serão mais aprovados nesse canal. Parece que o repertório principal dos comentadores a favor da psicanálise que aparecem por aqui recai em ataques de cunho pessoal, mas isso não consiste em debate honesto. Atacar a argumentação de alguém com base em características físicas não é aceitável.
A sua cara quando ele fez a oferta kkkkkkkkkkkk muito bom
Olha o nível de argumentação de vocês. Isso é ser científico?
Não pow, científico é por palavras que não existem nos livros de outros autores pra fazer um espantalho, confia.
Sim
Psicanálise é uma bela duma desculpa teórica. Os caras falam que Karl Popper estava errado, que o movimento da ciência está errado, e que a psicanálise está certa. É bizarro demais.
Essa história do Freud casa bastante com a tese de um livro chamado Modernos Degenerados. O autor argumenta que várias das teses de autores modernos foram motivadas por "perversões morais e sexuais" (não acho que seja a melhor expressão, mas foi o que me veio em mente agora), e Freud é justamente um dos autores analisados no livro. Mais especificamente, o autor acha que os intelectuais modernos tinham experiências anômalas, o que os motivou a explicarem toda a sexualidade e a natureza da sociedade de acordo com sua imagem e semelhança (de maneira degenerada). LEMBRANDO QUE isso não é um argumento sobre as teses desses autores modernos estarem corretas ou erradas, mas uma tese sobre o que os motivou a dar as explicações que eles dão.
Pra mim psicanálise tem funcionado mais do que terapia comportamental.
Qualquer ianque é levado a sério pelos mazombos...
Olha, ainda não li o livro. mas a narrativa do vídeo parece ir na linha da posição do Dunker. A resposta do Crews, embora ele negue, parece uma insinuação de que a origem da teoria psicanalítica do complexo de Édipo tem alguma relação com o fato do Freud pessoalmente se relacionar com a cunhada e estar pessoalmente engajado em "superar o tabu do incesto em sua vida pessoal". Talvez a mente pervertida do Freud tenha generalizado sua própria degeneração como disse um cara num comentário aqui abaixo.
Até gostei dos outros vídeos resposta, mas esse aqui tá numa retórica esquisita.
Se propositalmente interpretarmos errado o que ele falou, então sim. Mas aí...
estou no segundo periodo do curso de psicologia, e particularmente a psicanalise me incomodou por de inicio eu ver que os professores não ligavam para evidencias do que estavam falando, e acabei de ver a sua live do canal do Elan, JANTANDO um psicanalista kkkkk, bom, fico muito feliz que tenha mais pessoas que levam a psicologia a sério, como ciência. E apesar de estar muito desanimado com o cenario das universidades de psicologia no Brasil por motivos óbvios, me deu um grande ânimo ver aquela live, e o conteúdo desse canal. Tu ta fazendo algo que pra mim é muito importante :)
😂😂😂
Psicologia sempre sendo piada pronta
Esse corte é mt bom,a carinha da Clarice vendo a proposta é TUDO KKKKKKKK
O Dunker só se afunda na lama da desonestidade se comportando dessa forma.
Eis aqui alguém que acha q pode julgar o comportamento do Dunker, haha!
A História dirá oq realmente será relevante!
Esse papo de ser ou não ciência, de ser eficiente ou não a psicanálise.
Só quero ver oq o futuro nos reserva.
Futuro chegando
Vou desenhar o argumento:
(1) [pago 1 milhão de dólares] “se ele [Dunker] achar uma frase naquele livro, ou em qualquer de meus outros escritos, dizendo o que ele afirmou ser a minha tese”
(2) Afirmo que uma das teses do livro de Crews é: “a psicanálise não é científica porque Freud traiu a esposa com a cunhada” [Mina Bernays]
(3) Crews diz que: “a promessa de poder sexual sobre uma virgem era uma ilusão [de Freud] contra a qual o asceticismo exigido pelo conhecimento [científico] não pode competir” (Freud: the making of an ilusion, pág. 72)
(4) Crews diz também que: o romance incestuoso de Freud com a cunhada, (supostamente provado por uma frase ambígua em uma carta pessoal), repete e confirma sua tendência a exercer seu “poder sexual sobre uma virgem” (assim como o suposto incesto com sua irmã), contrariando o “asceticismo exigido pelo conhecimento [científico]” (FMI pgs: 324, 575, 632)
(5) Logo … a cientificidade [“conhecimento que exige asceticismo”] de Freud [e por extensão da psicanálise] são questionados por sua “ilusão de exercer o poder sobre jovens virgens” [como sua irmã e Mina Bernays]
(6) Como são duas frases e não apenas uma, estou aceitando os 500 mil dólares … manda por Pix !!!
Versão completa em: ruclips.net/video/kbZIyy5rzSw/видео.html
O trecho (3) não tem a mínima relação com a cientificidade da psicanálise. Essa é uma passagem que aborda sobre Freud apreciar, dentre os diversos dos efeitos da cocaína, o aumento do desejo sexual. É mencionado nas páginas anteriores que o uso da cocaína fazia Freud sentir que conseguia trabalhar melhor, por exemplo, além de sentir mais auto-controle e euforia. Tudo isso era apreciado por ele; mas se um dos efeitos fosse ser seu favorito, seria o aumento do desejo. Não há nada aí que se aproxime, nem remotamente, da alegação de que "a psicanálise não é científica por que Freud traiu a esposa com a cunhada". Não está questionando nem a cientificidade da psicanálise e muito menos conferindo a falta de cientificidade a relação amorosa de Freud com a cunhada ou esposa.
Sobre (4): não há nada na página 324. É uma página que descreve algumas interações/acontecimentos envolvendo Freud, Charcot e Pierre Janet. O assunto em questão não é nem tangencialmente tocado.
Sobre a página 575, também não há nada que leve a isso. É uma página que comenta que cartas entre Freud e Minna foram perdidas, que após seu retorno para Vienna Minna ficou gravamente doente, sobre se esses sintoma são devido à perda de uma gravidez ou ter problemas pulmonares, discussões polêmicas de qual momento no tempo ela realmente voltou e no rodapé uma discussão sobre a perspectiva de Peter Gay a respeito de evidências de que houve uma traição.
Por fim, a página 632: novamente sobre Minna, mas sobre a visão que Freud tinha dela. É mencionado que ela ao mesmo tempo era uma figura materna para ele (uma mãe virgem), além de sua amante, e o incesto simbólico que isso representava. Nem remotamente possui alguma ligação com a ideia de que "a psicanálise não é científica por que Freud traiu a esposa com a cunhada".
Sendo assim, pergunto: como que de (3) e (4) você vai concluir (5)? É falso que 3 ou em 4 ele está questionando sobre a cientificidade da psicanálise. Não é nem questão de estar fora do contexto, é pior ainda: isso não foi alegado implícita ou explicitamente em nenhum momento, nem nas interpretações mais forçadas que poderiam ser feitas.
É preciso ter responsabilidade: quando inserimos parênteses dentro de uma citação, fazemos isso para referenciar alguma informação que foi mencionada anteriormente no texto e pode ser inferida a partir da fala do autor. Simplesmente pegar trechos aleatórios em que Crews falou sobre Martha ou Minna (ou em que não falou de nenhuma delas!) e colocar em parênteses o que você gostaria que ele tivesse dito, mas que ele não disse nem explicitamente e também não pode ser inferido pelo contexto, não serve como prova de qualquer tipo.
E novamente, no vídeo com o Crews ele diz explicitamente que não considera o caso do Freud com a cunhada como tendo a ver com a validação das ideias psicanalíticas. Você simplesmente ignorou.
E ainda não respondeu: como você pode chamar de "prova cabal a favor da psicanálise" uma série de artigos que não passam nos critérios mínimos de confiabilidade?
Nossa o clima ta esquentado
Não é a primeira vez mesmo que ele fez isso
Cheguei aqui pela sua última live com o Gontijo.
Mal peguei a treta e achei excelente. Quem é honesto intelectualmente pode oferecer 10 milhões que seja, por que sabe onde está pisando
Gostaria de saber disso tudo se, quanto ao aparelho psíquico, os três níveis são cientificamente aprovados pelos psicólogos: consciente, pré-consciente e inconsciente?
Se alguém puder ajudar indicando artigos científicos a favor ou contra, tanto faz.
Não posso te ajudar quanto aos artigos, mas queria perguntar: é possível ter alguma dúvida a respeito disso? Evidentemente nós temos um nível consciente. O pré-consciente, no meu entendimento, é tudo aquilo em que não estamos pensando agora, mas que é passível de tornar-se consciente. Exemplo: você não estava pensando na sua mãe antes de ler escrever isto, mas está pensando agora, correto? Resta o inconsciente, o que, me parece, ninguém sabe descrever o que é, mas ao qual todos fazem referência. Posso estar errado, mas acho que nenhum neurocientista contemporâneo vai discordar da ideia de que a maior parte dos nossos processos mentais se dá num nível inconsciente - se isso corresponde à visão freudiana do inconsciente, aí já é outra coisa.
é uma questão real e válida mesmo. diferente do que o @Davi Villaça disse ali embaixo, existe sim questionamentos quanto à validade dos conceitos consciência, inconsciência, subconsciente etc, principalmente vindo do avanço da neurologia nos últimos anos. uma diferenciação que fui informado que existe é: consciente biológico (estar acordado), consciente psicológico (esse conceito mais popularizado) e consciente moral (certo e errado). nesse sentido, inegável dizer que o biológico existe; quanto aos outros dois já não vejo tanta evidência
Os conceitos sobre inconsciente que a psicologia moderna adota são derivados dos estudos de neurociência. Não são os especulados por Freud. Existe um livro chamado "o novo inconsciente" que fala sobre.
Caramba já virei fan kkkkk você e muito braba
meu sonho a Clarice olhar pra mim assim 😍 (favor não analisar meu sonho com psicanálise)
Esse tal de Crews brigou com o analista e foi embora no meio da sessão… CTZ!