Tem muita coisa errada nesse vídeo não só sobre os empiristas lógicos como também sobre Comte. Comte tem sua própria psicologia que é a "Moral Teórica" e a "Moral Prática". Como a psicologia ainda era uma disciplina metafísica, a palavra psicologia não era utilizada. O problema é que o pessoal quer falar do positivismo sem ter lido a obra, e sem entender como isso se articula com a tradição filosófica até aqui. Tem muita ignorância mesmo nesse vídeo.
Me.enganaram, disseram-me que a idade trás o conhecimento, mas você Clarice Ferreira quebra essa tese. O vídeo sobre o Dumker, mostra uma grande visão do assunto exposto, e grande capacidade linguística de vocês. Seja como for, o Positivismo de Comte, revolucionou o mundo, a Inglaterra cresceu grandemente nessa época, até dão Pedro ll, foi influenciado por essa Filosofia, que destacava a ciência. Mas alguns preferiram a Desordem e o Pregresso.
@@Psicolosofia eu entendo que a crítica que vocês recebem por serem positivistas é por colocarem a ciência acima de diversos outros conhecimentos. A própria filosofia não é ciência, já leu Husserl? E não é por não ser científica que está abaixo, só estudarmos os povos tradicionais, sou antropólogo e sei do que falo. Eles não tem essa dicotomia ciência e religião, algo ocidental, e nem por isso sua ontologia está em uma escala inferior.
Pior que na filosofia também é bem comum maus usos do termo "positivismo"; sobretudo por parte de marxistas, "pós-modernos" (por falta de termo melhor), existencialistas, e afins, bem "reducionismo", "mecanicismo"...
A primeira fase é teológica, vinda do radical grego Theós (deus). Mas a visão de Comte sobre o desenvolvimento das ciências é teleológica, vinda do radical grego Telos (caminho, propósito, objetivo), pois propõe um sentido necessário do desenvolvimento humano.
@@Psicolosofia Que ótimo!! Eu me interesso mto por esse assunto, porque geralmente encontro poucas definições e nem sempre sei se são atuais. A melhor que eu conheço é a de falseabilidade do Popper (quando li o Ciência e Pseudociência). A graduação de Psicologia não te ensina isso, e é extremamente importante pra formação!
Gostaria de tirar uma dúvida que ninguém até agora soube sanar: A PBE, enquanto movimento científico de construção da Psicologia, valoriza os conhecimentos, avanços e críticas da PHC (Psicologia histórica-cultural)? É uma dúvida legítima, realmente não sei a resposta e estou curioso.
Clarice, poderia fazer um vídeo sobre as abordagens de psicologia clínica que trabalham com o método fenomenológico, ou mesmo sobre relevância e limites deste método? Trabalho com essa orientação mas adoraria ver algumas considerações suas, que acredito estarem fora da minha bolha e por isso mesmo serem úteis. Obrigado!
Vejo que o uso do termo positivismo atrelado à Psicologia geralmente tem um caráter crítico - e equivocado - e sempre com o objetivo de salvar algum outro ramo, salvar de críticas de imprecisão. Assim dizem "você é adepto de uma psicologia positivista, mas o positivismo não é o único ramo de ciência". Pronto, como isso acham que colocaram sua disciplina "interpretóide" ou "filosofóide" fora do alcance de críticas.
Existem mais exemplos de tautologias? Fiquei um pouco confuso com os exemplos apresentados no vídeo. E quando pesquisei na internet, encontrei apenas os exemplos que são pleonasmos como: subir para cima, elo de ligação.
Todo solteiro é não casado; tudo que é vermelho tem uma cor; os triângulos tem três lados; se não é verdadeiro que Deus existe ou que não existe, então Joana usa óculos; se a bola é azul e os pássaros cantam, e se a bola é azul os pássaros cantam, então os pássaros cantam. Mas cuidado que esses pleonasmos que você colocou não são realmente tautologias, porque eles não são asserções. Asserções são frases que são passíveis de serem verdadeiras ou falsas. "subir para cima" e "elo de ligação" não são frases passíveis de serem verdadeiras ou falsas. Para algo ser uma tautologia, precisa ser uma asserção também.
Adorei o vídeo, Clarice! Você arrasa! Fiquei apenas com uma dúvida, não sei se faz sentido: a negação da ideia de mente de alguns analistas do comportamento seria análogo a essa negação da metafísica dos positivistas? Adoro análise do comportamento, mas me lembrou isso e muitas "acusações" que eu ouvia quando estava na graduação. Parabéns pelo trabalho incrível! 👏🏼
Quando eu estava pesquisando pensei a mesma coisa que você e achei estranho, mas coloquei mesmo assim. Aliás, juro que eu li "teleológica"; acho que eu li errado e fiquei com isso na cabeça. Mas fui procurar de novo, e não era. Obrigada pelo comentário e pelo alerta, vou adicionar isso como errata na descrição. :)
@@Psicolosofia É porque essa expressão se refere ao fim de algo. Ex: Interpretação teleológica da lei e aquela que visa descobrir qual é o fim dela?Por que ela foi criada?Para que ela se destina?
Eu amei esse vídeo. Eu sempre achei tão difícil explicar o que é positivisimo (seja o comteano, seja o lógico) sem me enrolar na explicação. Agora vai ser mais fácil. Obrigado!!! Ah. E a primeira fase das sociedades, em Comte, não seria TEOLÓGICA, ao invés de TELEOLÓGICA?
Nossa, Clarice. Eu amei demais esse video. O termo "positivismo" é usado bem de espantalho mesmo. E eu fico puto porque eu já literalmente defendi a religião da humanidade e da ciência, e tinha um grande apreço pelo Comte; e tive um momento que eu me simpatizei pelo positivismo lógico. Hoje tô longe disso, mas ainda insistem em falar que minha noção de ciência é "positivista". É quase um catarse esse video (não sei se o conceito de catarse é um bom conceito; ps. Não sou da psicologia).
Quando se nega a teologia e a metafísica, não sobra algo ao menos parecido com o positivismo, ainda que não seja algo declarado? Quando, alguém reduz questões metafísicas ou teológicas a um nível de explicação em que só vale o que é demonstravel empiricamente, isso não te parece positivismo? E até mesmo uma teoria determinista que reduz tudo a um tipo só de coisa, interpretando todos os fenômenos à luz (ou escuridão) de seu recorte, não parece positivismo?
Eu gosto do que propõe Martín Echavarría: niveis epistemológicos. Há a possibilidade de medir algo, mas nem tudo é pedir, há a técnica, mas nem tudo é técnica, há o corpo, mas nem tudo é corpo, há psique mas nem tudo é psique (apesar de muita coisa ser psicossomática). Eu achei esse vídeo aqui procurando sobre positivismo, e de certa forma penso que existe uma visão que tende a isso quando, por exemplo, um sujeito "muito científico" quer rebaixar a filosofia, exigir apenas um único método ("Se não pode replicar não é ciência". Eu tenho conversas no WhatsApp, que em determinado momento eu já cansado chamei pra debate público... a pessoa estava pra fazer uma coisa e faria o debate... dei a possibilidade de ele desistir se quisesse, ou que me procurasse pro debate quando quisesse ...), mesmo que o outro nível em que o outro trabalha seja rigoroso.
Vc cometeu 2 erros básicos: para os positivistas lógicos não existe preocupação e juízo de valor moral pois oara o positivismo lógico a moral não é objeto de ciência por ser um conceito abstrato. Portanto querer julgar valores morais pelo positivismo lógico é absurdo. Vc disse que os números são concepções metafísicas, aí vc errou feio pois os números longe de serem concepções metafísicas são concepções abstratas sendo que a própria ciência é uma concepção abstrata da realidade empirica. Não confunda metafísica com abstração. Nem tudo o que é metafisica é abstração. A Ciência clássica é abstrata, mas nem por isso é metafísica. Vc também não compreendeu o Positivismo Comteano. Existe uma psicologia positivista sim, mas ele a chama de Moral pois a palavra psicologia não existia na época de Comte. Comte expôs a sua psicologia na chamada " Teoria Cerebral. A Lei dos 3 estados é uma lei sociológica pois para Comte a sociologia é uma ciência como a matemática, a física e a química. Vc não compreendeu o Positivismo Comteano . Estude mais antes de difundir conceitos errados e distorcer os fatos.
Massa! Curioso pra parte 2! 👏👏👏
Braba. Parabens pelo trabalho
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Maravilhooooosaaaaaaaa
Tem muita coisa errada nesse vídeo não só sobre os empiristas lógicos como também sobre Comte. Comte tem sua própria psicologia que é a "Moral Teórica" e a "Moral Prática". Como a psicologia ainda era uma disciplina metafísica, a palavra psicologia não era utilizada. O problema é que o pessoal quer falar do positivismo sem ter lido a obra, e sem entender como isso se articula com a tradição filosófica até aqui. Tem muita ignorância mesmo nesse vídeo.
Já quero a parte 2!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Me.enganaram, disseram-me que a idade trás o conhecimento, mas você Clarice Ferreira quebra essa tese.
O vídeo sobre o Dumker, mostra uma grande visão do assunto exposto, e grande capacidade linguística de vocês.
Seja como for, o Positivismo de Comte, revolucionou o mundo, a Inglaterra cresceu grandemente nessa época, até dão Pedro ll, foi influenciado por essa Filosofia, que destacava a ciência.
Mas alguns preferiram a Desordem e o Pregresso.
Que aula, meus amigos, que aula! 🥰
Adorei! Obrigada! Ansiosa pelo próximo vídeo!
Apenas um espantalho e o incrível são nossos professores na universidade também repetindo isso.
É exatamente através do discurso feito dentro da universidade que esse espantalho se dissemina
@@Psicolosofia eu entendo que a crítica que vocês recebem por serem positivistas é por colocarem a ciência acima de diversos outros conhecimentos. A própria filosofia não é ciência, já leu Husserl? E não é por não ser científica que está abaixo, só estudarmos os povos tradicionais, sou antropólogo e sei do que falo. Eles não tem essa dicotomia ciência e religião, algo ocidental, e nem por isso sua ontologia está em uma escala inferior.
Comentário aleatório: legal ver o livro How not to Die ali
Em suma: positivistas lógicos foram/são extremistas. E facilmente se derruba seus argumentos.
Muito bom!
Pior que na filosofia também é bem comum maus usos do termo "positivismo"; sobretudo por parte de marxistas, "pós-modernos" (por falta de termo melhor), existencialistas, e afins, bem "reducionismo", "mecanicismo"...
É primeira fase comteana é a teleológica ou teológica?
A primeira fase é teológica, vinda do radical grego Theós (deus). Mas a visão de Comte sobre o desenvolvimento das ciências é teleológica, vinda do radical grego Telos (caminho, propósito, objetivo), pois propõe um sentido necessário do desenvolvimento humano.
Você tem algum vídeo que define ciência atualmente?
Ainda não, mas ele vai existir. Planejo fazê-lo
@@Psicolosofia Que ótimo!! Eu me interesso mto por esse assunto, porque geralmente encontro poucas definições e nem sempre sei se são atuais. A melhor que eu conheço é a de falseabilidade do Popper (quando li o Ciência e Pseudociência). A graduação de Psicologia não te ensina isso, e é extremamente importante pra formação!
Aqui está: ruclips.net/video/OnQHadMOe_Q/видео.html&
@@Psicolosofia Muito obrigado, e já salvei ele pra assistir na sequência!!
Voce eh maravilhosa e nos ajuda muito, continue seus videos :)
Conte com a gente!!
Gostaria de tirar uma dúvida que ninguém até agora soube sanar: A PBE, enquanto movimento científico de construção da Psicologia, valoriza os conhecimentos, avanços e críticas da PHC (Psicologia histórica-cultural)? É uma dúvida legítima, realmente não sei a resposta e estou curioso.
Clarice, poderia fazer um vídeo sobre as abordagens de psicologia clínica que trabalham com o método fenomenológico, ou mesmo sobre relevância e limites deste método? Trabalho com essa orientação mas adoraria ver algumas considerações suas, que acredito estarem fora da minha bolha e por isso mesmo serem úteis. Obrigado!
Vejo que o uso do termo positivismo atrelado à Psicologia geralmente tem um caráter crítico - e equivocado - e sempre com o objetivo de salvar algum outro ramo, salvar de críticas de imprecisão. Assim dizem "você é adepto de uma psicologia positivista, mas o positivismo não é o único ramo de ciência". Pronto, como isso acham que colocaram sua disciplina "interpretóide" ou "filosofóide" fora do alcance de críticas.
Aqui no Rio existe um dos últimos templos positivistas do mundo. Eles têm uma edição original do _Principia_ de Newton.
@@zardoz10836 Não sei. Talvez eles tenham duas cópias do livro.
Existem mais exemplos de tautologias? Fiquei um pouco confuso com os exemplos apresentados no vídeo. E quando pesquisei na internet, encontrei apenas os exemplos que são pleonasmos como: subir para cima, elo de ligação.
Todo solteiro é não casado; tudo que é vermelho tem uma cor; os triângulos tem três lados; se não é verdadeiro que Deus existe ou que não existe, então Joana usa óculos; se a bola é azul e os pássaros cantam, e se a bola é azul os pássaros cantam, então os pássaros cantam.
Mas cuidado que esses pleonasmos que você colocou não são realmente tautologias, porque eles não são asserções. Asserções são frases que são passíveis de serem verdadeiras ou falsas. "subir para cima" e "elo de ligação" não são frases passíveis de serem verdadeiras ou falsas. Para algo ser uma tautologia, precisa ser uma asserção também.
@@Psicolosofia Okay, muito obrigado! Vou colocar nas minhas anotações sobre o assunto.
Qual é a relação histórica entre o positivismo e as chamadas políticas públicas "higienistas" estudadas no Urbanismo?
Qual é a relação histórica entre o positivismo e a eugenia?
Muito bom! Sugestão de tema: pós-modernismo.
Boa tarde! Boa exposição! Mas me parece que na verdade é "Causa Teológica" , e não teleológica, vc quis dizer né?
Adorei o vídeo, Clarice! Você arrasa!
Fiquei apenas com uma dúvida, não sei se faz sentido: a negação da ideia de mente de alguns analistas do comportamento seria análogo a essa negação da metafísica dos positivistas?
Adoro análise do comportamento, mas me lembrou isso e muitas "acusações" que eu ouvia quando estava na graduação.
Parabéns pelo trabalho incrível! 👏🏼
Tirou ondaaaaaaa
Sonysta das boas hein, grandes jogos ali! ;)
Fase teleológica? Você quis dizer teológica, né?
Quando eu estava pesquisando pensei a mesma coisa que você e achei estranho, mas coloquei mesmo assim. Aliás, juro que eu li "teleológica"; acho que eu li errado e fiquei com isso na cabeça. Mas fui procurar de novo, e não era. Obrigada pelo comentário e pelo alerta, vou adicionar isso como errata na descrição. :)
@@Psicolosofia É porque essa expressão se refere ao fim de algo.
Ex: Interpretação teleológica da lei e aquela que visa descobrir qual é o fim dela?Por que ela foi criada?Para que ela se destina?
Eu amei esse vídeo. Eu sempre achei tão difícil explicar o que é positivisimo (seja o comteano, seja o lógico) sem me enrolar na explicação. Agora vai ser mais fácil. Obrigado!!!
Ah. E a primeira fase das sociedades, em Comte, não seria TEOLÓGICA, ao invés de TELEOLÓGICA?
mtoo booom
Valeu!
Nossa, Clarice. Eu amei demais esse video. O termo "positivismo" é usado bem de espantalho mesmo. E eu fico puto porque eu já literalmente defendi a religião da humanidade e da ciência, e tinha um grande apreço pelo Comte; e tive um momento que eu me simpatizei pelo positivismo lógico. Hoje tô longe disso, mas ainda insistem em falar que minha noção de ciência é "positivista".
É quase um catarse esse video (não sei se o conceito de catarse é um bom conceito; ps. Não sou da psicologia).
Quando se nega a teologia e a metafísica, não sobra algo ao menos parecido com o positivismo, ainda que não seja algo declarado? Quando, alguém reduz questões metafísicas ou teológicas a um nível de explicação em que só vale o que é demonstravel empiricamente, isso não te parece positivismo? E até mesmo uma teoria determinista que reduz tudo a um tipo só de coisa, interpretando todos os fenômenos à luz (ou escuridão) de seu recorte, não parece positivismo?
Eu gosto do que propõe Martín Echavarría: niveis epistemológicos. Há a possibilidade de medir algo, mas nem tudo é pedir, há a técnica, mas nem tudo é técnica, há o corpo, mas nem tudo é corpo, há psique mas nem tudo é psique (apesar de muita coisa ser psicossomática). Eu achei esse vídeo aqui procurando sobre positivismo, e de certa forma penso que existe uma visão que tende a isso quando, por exemplo, um sujeito "muito científico" quer rebaixar a filosofia, exigir apenas um único método ("Se não pode replicar não é ciência". Eu tenho conversas no WhatsApp, que em determinado momento eu já cansado chamei pra debate público... a pessoa estava pra fazer uma coisa e faria o debate... dei a possibilidade de ele desistir se quisesse, ou que me procurasse pro debate quando quisesse ...), mesmo que o outro nível em que o outro trabalha seja rigoroso.
Vc cometeu 2 erros básicos: para os positivistas lógicos não existe preocupação e juízo de valor moral pois oara o positivismo lógico a moral não é objeto de ciência por ser um conceito abstrato. Portanto querer julgar valores morais pelo positivismo lógico é absurdo. Vc disse que os números são concepções metafísicas, aí vc errou feio pois os números longe de serem concepções metafísicas são concepções abstratas sendo que a própria ciência é uma concepção abstrata da realidade empirica. Não confunda metafísica com abstração. Nem tudo o que é metafisica é abstração. A Ciência clássica é abstrata, mas nem por isso é metafísica. Vc também não compreendeu o Positivismo Comteano. Existe uma psicologia positivista sim, mas ele a chama de Moral pois a palavra psicologia não existia na época de Comte. Comte expôs a sua psicologia na chamada " Teoria Cerebral. A Lei dos 3 estados é uma lei sociológica pois para Comte a sociologia é uma ciência como a matemática, a física e a química. Vc não compreendeu o Positivismo Comteano . Estude mais antes de difundir conceitos errados e distorcer os fatos.
CALMA
INTP?
Positivismo é século XIX rsrs
Em 3min e 37s, indireta para os pintofãs! Kkkk.
Ótimo vídeo!!!
Maravilha! ❤️❤️❤️
Massa