Chorei junto, me revoltei. Se eu fiquei revoltada com o caso em específico mencionado, eu não consigo imaginar a revolta de quem realmente entende a ciência toda envolvendo a doença e ainda mais quem também já teve esse diagnóstico. Eu sinto muito que tanta gente ainda caia nesse tipo de "tratamento milagroso" e só perceba quando já não tem como reverter.. por isso espero que esse video chegue em muita gente, vamos compartilhar! Que todos tenham direito a um tratamento correto e digno.
Meu pai passou e sobreviveu por 3 cancer ( 2 de pulmão e um de próstata) e ele nunca foi proibido de comer nada, podia até beber a cervejinha dele, os médicos até brigavam com nós por não deixarmos ele comer os doces e beber as cerveja semanal dele, falaram que o mais importante era ele se alimentar e ter uma vida normal pra não abalar o psicológico dele. Eu tô revoltado com essa história da dieta
Passei por algo muito parecido com minha mãe, foi só um câncer, mas todo mundo enchia o saco dela com alimentação, eu incluso, e o olho encheu d'água pensando em como eu poderia ter ajudado mais se soubesse disso, tanto por encher menos o saco dela com coisa que não deveria, quanto por poder falar de outras coisas com ela, coisas mais importantes, em vez de ter usado aquele tempo pra fazer algo que não só não ajudava, mas atrapalhava. Por sorte ainda tenho a minha mãe pra mandar o vídeo e pedir desculpas e conversar, mas fico pensando se não tivesse mais, o tanto que ia ser sofrido pensar o quanto dos últimos momentos com ela eu teria perdido fazendo algo que atrapalhava ela... Isso aqui é utilidade pública. Todo mundo devia ser obrigado a assistir esse vídeo.
Sou sobrevivente de câncer de mama, está em remissão há 8 anos. Chorei no vídeo, várias companheiras de enfermaria faziam restrição de carboidratos que aprendiam na internet. Fiquei quebrada porque sei que tem quem pare ou nem comece o tratamento comprovado. A nossa nutricionista hospitalar orientava a nos alimentarmos bem, não usar ervas "milagrosas" porque podem interferir no tratamento, e não comer comida crua fora de casa para não correr o risco de pegar alguma bactéria, já que a imunidade fica comprometida durante o tratamento.
Laura.... meus olhos encheram de lágrimas quando vc falou das comidas de conforto, que nem são tão saudáveis, mas são importantes para o paciente debilitado se sentir melhor. Meu pai ficou no CTI de covid e ele teve muita dificuldade em comer bem... algumas vezes a nutrição do hospital envia uma latinha de coca -cola junto do almoço porque sabiam que ele gostava. Meu pai, graças a Deus e aos médicos, se curou e domingo eu pude passar mais um dia dos pais com ele. ❤
@@marciacunha8948 ele estava entrando em depressão... permitiram que eu o acompanhasse durante o dia no CTI (era um hospital privado, o cti de covid eram quartos individuais). Eu era a única acompanhante, entrava pela entrada dos médicos, me paramentava, almoçava no "quarto/CTI" com meu pai e saia no final do dia... certamente esse tratamento humanizado foi essencial para salvar meu pai. Sou muito grata a toda à equipe.
Tem duas pessoas que eu amo muito que foram diagnoticadas com câncer esse ano, então eu me senti particulamente mexido com esse relato. Porque eu não consigo imaginar a dor de perder alguém que amo por cuasa da má índole de um terceiro. Pois o tanto de gente que eu vejo que cai nesses papos de coachs na internet é absurdo. Eu só queria dar um abraço em você, Laura.
Estava conversando com uma amiga da igreja e ela comentou que recomendaram um chá, e como ela tinha tido câncer de seio, estava temerosa se deveria ou não tomar. Eu imaginei que, se ela fez quimioterapia, o fígado deve estar fragilizado, e então conversei com ela sobre isso e disse que ela não deveria tomar esses "chás" sem consultar o médico dela. Ela não só acatou, como pediu o link do canal de vocês (comentei que vocês tinham informações sobre essas coisas).
Sou nutricionista e acompanho minha mãe na luta do câncer desde 2020, e me emocionei muito vendo esse vídeo. Laura, esse video é simplesmente sensacional e precisa ser compartilhado e assistido por muitos. Ao longo do tratamento da minha mãe fizemos amizade com diversas pessoas que passaram pelo mesmo tratamento que ela e hoje não estão mais conosco, porque simplesmente acreditaram que a comida fazia mal e fal3c3ram por desnutrição. Eu tentei tanto colocar na cabeça de todos que o segredo era se alimentar corretamente e mesmo com vomitos e enjoos o importante era tentar e não ficar sem se alimentar. Sempre incentivei minha mãe a comer muitas frutas, legumes e verduras pq é a unica coisa que a apetece e mesmo fazendo quimioterapia a quase 4 anos quem a vê não imagina os problemas que ela passa. Não digo que ela não perdeu peso, pq perdeu muito, mas ainda assim está suficiente para mantê-la saudável na medida do possivel todo esse tempo. Mas nessa luta as vezes me sinto pequena, pq dentro do proprio setor de oncologia via médicos e enfermeiros dizendo todas as baboseiras que charlatões dizem por aí, como por exemplo o assunto do açúcar. Enfim, estou compartilhando e continuarei compartilhando a todos que conheço pq mesmo sendo profissional da área me sinto muda, porque existem hierarquias na área da saúde e os médicos estão no topo da pirâmide, e são as primeiras pessoas que disseminam esse tipo de informação. Triste demais! Obrigada pelo conteúdo!
Lendo os comentários e me dando um quentinho no coração de saber que não fui a única que chorei junto com a Laura… bom saber que ainda temos pessoas boas 🙏
Eu me revolto em como um vídeo desses não está na tv aberta, para todo mundo ver. Vocês merecem um prêmio por ajudar a sociedade, vocês mereciam ser conhecidas como um jogador de futebol é.
Meu pai faleceu de câncer no ano passado. Minha irmã, uma pessoa que se deixa levar por essa corja de mentirosos negacionistas, logo começou a trazer vários tratamentos paralelos. Gastou dinheiro que não tinha. Infelizmente o câncer do meu pai já estava muito avançado e ele não tinha mais tanto tempo de vida. Ele fez os procedimentos paliativos para diminuir o sofrimento. Foi um marco de grande fragilidade para toda a minha família e eu fui para sempre marcada por todos os sentimentos que viver essa doença do meu pai causaram. Compartilho da sua revolta. O desespero de quem está com câncer é real e é muito fácil ludibriar o doente e os familiares. Espero que haja consequências para quem se aproveita assim das pessoas.
@@thaisferreirinha1991 entendo sua irmã Num momento desses os familiares procuram e fazem de tudo para tentar salvar o doente. Enganar as pesssoas que estão passando por isso deveria ser considerado um crime hediondo e, se a pessoa morrer, deveriam ser julgados por homi..dio doloso
Ian Neves fez um vídeo essa semana com o nome "A EXTREMA-DIREITA NO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA". Vale a pena ver e entender que a questão da medicina no Brasil é BEM complicada!
Dra Ana Bonassa e Dra Laura Marise. O NV1C é um dos poucos, senão o melhor do RUclips Brasil. É o único que trata a ciência como tem que ser tratada. A sério.👏👏👏👏👏💖💖💖💖. Meus parabéns 👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵. É um canal que vale demais ser inscrito e membro.💕💕💕🎸🎸🎸🤗🤗🤗🎶🎶👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵
Que série incrivel! Parabéns! Me emocionei e tbm me revoltei com esse ultimo video. A indignação chega a causar um aperto no peito por conta de pessoas que se aproveitam de um momento de total vulnerabilidade de alguém. Que trabalho maravilhoso. Vcs são absolutamente necessárias! ❤
Muito importante você ter trazido a tona a questão das "comfort foods", porque no geral o que é mais importante pro paciente de câncer é manter o otimismo e as energias positivas pra lutar contra a doença. O excesso de restrições pode atrapalhar muito nesse sentido, visto que pode resultar na "desistência" gradual do paciente em manter a motivação. Parabéns por mais um vídeo excelente!
Obrigada Dra. Laura Marise! Infelizmente, minha amada mãezinha, foi uma dessas vítimas de garrafadas milagrosas, de uma cidade famosa de Goiás, que prejudicou o tratamento químico. A falta de informação da gente, na época, também contribuiu muito. Acreditando na fé que minha mãe teve com a cura e o pior, gastando o muito dinheiro que não tínhamos. Ela faleceu em 25/10/1991😢😢
É extremamente revoltante pensar que pessoas induzem outras à morte, vendendo informação falsa!!! Quanta informação importante neste vídeo. Obrigado Laura por sua indignação e comoção. Sinta-se abraçada. ❤️🩹
tanto pelo fato da emoção em si do vídeo quanto por um fato pessoal, perdi minha mãe para o câncer, lembro q ela, durante o tratamento e períodos internada, ela cansava de comer tanta comida de hospital q tem lá seu fator nutricional mas não é conhecido por ser gostoso, eu levava bem de vez em quando uma tortinha de morango q era uma das sobremesas preferidas dela (daquelas de padaria mesmo) e me pesava se seria isso q prejudicou ela... por isso meu muito obrigado, a ciência confortar até mesmo a culpa é algo raro de acontecer, mas acontece.
Chorei o vídeo inteiro. Sou enfermeira especialista em Oncologia e vejo todos os dias pessoas sendo enganadas por charlatães, é realmente de doer na alma... A série toda sobre câncer vou maravilhosa!! Vcs estão de parabéns!!
Não tem como não ver esse vídeo e não se emocionar junto com a Laura. Deixando ele salvo aqui para mandar para alguém próximo a mim se eu infelizmente precisar.
Dra Laura, você é incrível, obrigada por compartilhar tua fala conosco. Trabalho em hospital e atendo ambulatório de quimioterapia e radioterapia diariamente e vejo muitos pacientes começando o tratamento e achando que terão que "cortar" o carboidrato. Eles chegam com tantas dúvidas e às vezes desiludidos, mas com muito trabalho conseguimos orientá-los da melhor forma possível pra que consigam se manter nutridos e firmes até o fim do tratamento. Mais uma vez, obrigada pelo trabalho de vocês
Oi, Ana e Laura! Eu me inscrevi no canal há um tempo e adoro o trabalho de vocês. Sempre acompanhei os vídeos com meu namorado, e depois discutíamos sobre o conteúdo, o que era muito legal. Em 2024, fui convocado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tive que me mudar rapidamente de Natal/RN, o que foi uma mudança brusca. Infelizmente, tive que vir sozinho por conta dos custos envolvidos. Assistir aos vídeos de vocês tem me ajudado a lidar com a saudade, a me divertir e a obter informação de qualidade. Agradeço muito pela dedicação de vocês. Me tornei membro e vou continuar espalhando a palavra do NV1C.
Senti sua raiva daqui, como alguém que já perdeu 7 pessoas da família com cancêres diversos (e ainda tenho uma tia lutando contra um de intestino desde 2019), essa série de vídeos me deu um quentinho no coração com cada nova informação. Agradeço pelo trabalho incrível de vcs 💜
É realmente revoltante! Perfeito esse vídeo, e a série como um todo. Tive câncer 2x, criança/adolescente, e é IMPORTANTÍSSIMO esse cuidado com a dieta do paciente oncológico, tanto para não emagrecer demais quanto para não agravar algum efeito de uma quimio específica (algo que eu passei durante uma das quimios). A minha nutri oncológica falava muito do confort food. "Mãe, se ela quiser comer miojo com ovo cozido, ou jantar pipoca, deixa" justamente porque eu ficava muito enjoada e escapei da desnutrição (e uso de sonda alimentar) algumas vezes durante os tratamentos.
Fiquei muito emocionada. Meu irmão mais velho faleceu de câncer no pulmão, e quando foi diagnosticado, resolveu por conselho dos "amigos", outros pacientes do hospital, a restringir o açúcar e passou a se alimentar com produtos diet e light. Quando eu vi, fui conversar com ele, deu briga. Fui muito censurada pela família por brigar com o doente. Ele faleceu bem rápido, depois do diagnóstico, há mais de 13 anos. Tenho uma grande restrição para esses tratamentos alternativos.
Trabalhei em uma loja de produtos naturais que vendias vários “tratamentos” de câncer e eu ficava muito indignado com as coisas que eu ouvia lá. O lair dinheiro é a biblia desse povo, só não tenho mais vergonha de ter feito parte disso porque eu precisava me sustentar. Hoje me redimo divulgando conteúdos científicos como os de vocês 🖤
Bom dia direto do Japão 🇯🇵. Cheguei ao seu canal por indicação do yutube. Estou começando um tratamento de câncer de mama. Descobri alguns dias, estou no grau 2. Graças a Deus isso não me abalou, tenho mt fé em Deus e sou super positiva 🤣🤣🤣. Vo assistir tds os seus vídeos. 🥰❤️
Laura, que vídeo. Chorei, me revoltei, me sensibilizei. Que seu vídeo possa chegar a muitas pessoas, para que possamos diminuir os casos de fatalidade que acontecem através de pessoas que só querem lucrar. Muito sucesso e saúde pra você! Seu trabalho é lindo e inspirador
Vendo a Laura chorar e explicando, tem muito significado pra mim😢 ainda temos pessoas realmente preocupadas com o próximo, apesar de muitos tomarem caminhos diferentes falando mentiras, e pior ganhando dinheiro com o desespero e vulnerabilidade das pessoas.😭😭 Perdi meu pai nos meus braços com câncer no estômago, no final ele tinha vontade de comer certas coisas e a gente fez tudo que podia por ele e seu médico tbm permitiu, infelizmente ele colocava na boca mas nem sempre conseguia engolir, eu ficava extremamente triste com a condição dele.😞Obrigada por vcs existirem meninas!❤❤
Meu sobrinho está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, então tem uma nutricionista também. E ela pega no pé. Ele está tomando um whey especial hipercalórico. Ele sempre teve problemas com alimentação. Sempre foi muito seletivo, então minha irmã está tendo uma certa dificuldade. Mas ele entendeu que ele precisa se alimentar bem, então ele está fazendo um esforço. E mesmo tendo emagrecido demais, ele se mantém dentro do que a equipe espera. E o acompanhamento é semanal. Quanto a essa pessoa que seguiu essa "médica", a dita cuja ainda clinica? Diz pra mim que não, por favor.... Quanto a esta série, agradeço muito. O câncer é uma doença muito assustadora, então suas explicações me ajudaram a entender como isso funciona de fato. Obrigada, Laura!
Laura, me emocionei junto com você. Obrigada pelo conteúdo. Há alguns anos perdi minha avó para câncer de ovário e na época ela também tentou todas essas coisas, parou de comer carne, tomou até um chá que indicaram que precisava tomar no escuro pra fazer efeito. É triste ver que mesmo hoje com tanta informação, a desinformação ainda tem força. Parabéns pelo trabalho❤
Meu pai perdeu muito peso por causa da quimio, ja que ele tinha muitos efeitos colaterais. Quando já não tinha chance de aumento do tumor (que está controladinho), a onco disse aos meus pais que não teria mais como a quimio reduzir o nodulo restante, mas que a decisão era do meu pai... ele quis parar na hora para conseguir voltar a comer direito. Ele perdeu 30 kg no tratamento e logo recuperou comendo de maneira saudável, com acompanhamento nutricional.
Que lástima tanto medo, tanta ignorancia e tanta teimosia ao redor das soluções mágicas mágicas contra aquilo que nos ultrapassa. Um abraço apertado, Laura
Você é tão incrível, queria mesmo ser sua amiga, sabia? Uma pessoa como você sim é uma influenciadora importante pra nossa vida. Queria muito conhecer e conviver ao vivo com uma pessoa como você. Admiração absurda.
Como não conheci vc antes!!! Tive câncer de ovário há dois anos e meio,e não parei de comer carbo nem açúcar,mas qndo como me sinto culpada,pois tbm acreditei q alimentavam o câncer. Obrigada!!
Também assisti chorando 😢, esse vídeo (série) é tão importante que deveria ser transmitido em rede nacional de rádio e televisão, em todos os lugares! Vim aqui comentar para fazer a minha parte e aumentar o engajamento e alcance dessa aula de profissionalismo e humanidade! Muito obrigado, Dr.ᵃ Laura, muito obrigado de coração! 🙏❤
Excelente série. Me emocionei também porque perdi meu pai para um câncer de pâncreas e ele simplesmente não tinha apetite nenhum. Ele precisou parar o tratamento por conta da cacopexia, estava com 42 kg. Infelizmente por mais que a gente oferecesse alimentos, ele aceitava poucas coisas e em pouquíssimas quantidades. Vocês são incríveis! Amo o canal ❤️
Eu queria poder encontrar no dia a dia 1% do montante de pessoas conscientes que vejo postando e apoiando o canal. É tanta gente ignorante que foi vítima do descaso educacional e cultural que assusta muito... Viva a ciência e ao conhecimento acumulado durante a história da humanidade. Esse canal é simplesmente sensacional, não há como definir de outra maneira.
Ixi, tem cada uma... Sou Enfermeira, e não é só na oncologia que a gente vê essas coisas, mas em todas as áreas médicas. Desde a receitar remédios que não se precisa, indicar cirurgias que não fazem parte do protocolo, como gestantes induzidas à cesárias sem a MENOR necessidade e critério só para eles faturarem, e por aí vai...
Não sei o que fez a minha garganta apertar mais enquanto vi vídeo, se foi a angústia de te ver suas lágrimas, ou se foi o ódio que senti desses "médicos" picaretas... Eu só espero pros pacientes dessa doença um futuro mais feliz e tranquilo. E, para os charlatões, que percam cada vez mais o espaço e a voz que têm na sociedade e que lidem com o mais profundo e merecido desprezo do máximo das pessoas. Esse vídeo é muito necessário, Laura! ❤
Um dos vídeos mais importantes. Minha mâe teve câncer de boca. Tanto o paciente quanto a família ficam muito fragilizadas. Obrigada mesmo por tudo o que vocês fazem nesses vídeos. Beijos
Olá, Laura! Me emocionei junto com vc. Mas, no meu caso, lembrei do meu falecido filho, o Danilo. Já comentei sobre ele várias vezes, inclusive antes de falecer. Ele tinha paralisia cerebral severa e já imaginávamos que não viveria muito. Fazia uso de sonda gástrica, entre outras coisas. Então ele fazia uso de dieta líquida e não podia se alimentar oralmente. Ele acompanhava com todos os profissionais possíveis que diziam para estimular a mastigação e o paladar, evitando açúcar. Porém, vez ou outra, eu dava um pudim que era a única coisa que ele não rejeitava por conta da textura. Pelo menos eu achei que era o certo: dar um pouco de prazer além da nutrição. Não me arrependo. Ele se foi, mas tenho certeza que ele teve o melhor que pudemos oferecer. Bjs científicos! ❤⚗️
Cara, que revoltante é ver uma pessoa picareta faturando muito dinheiro com pseudagens, tirando a chance de uma pessoa doente se curar e a levando à morte. Como esses picaretas conseguem dormir em paz, tendo essas mortes em seu currículo???
É revoltante mesmo, Laura! Parabéns e obrigada por conseguir trazer um tema tão delicado (até pessoalmente pra vc) com toda a seriedade necessária. Por mais profissionais que se preocupem de fato com o impacto que as suas recomendações têm na saúde e na vida das pessoas em geral 🧡💜
Eu fico muito triste que hoje eu sei muito mais sobre o câncer que quando eu precisava, meu pai morreu super denutrido pq ele dizia que tudo que ele colocava na boca tinha gosto salgado(inclusive água) e foi comendo cada vez menos, em nenhum momento o médico que acompanhava ele falou que existia um nutricionista proprio pra acompanhar pessoas com câncer(e olha que era particular), ele foi definhando aos poucos, ficou tão fraquinho q não conseguia nem levantar...
Chorei! É revoltante essas pessoas enganarem alguém num momento de fragilidade, as levar a morte e seguirem impunes! Eu perdi dois amigos pro câncer. Ambos com menos de 40 anos, num intervalo de 3 anos. Ainda é muito doloroso! Obrigada por falar, Laura!
Muito obrigado por esse vídeo e por todo seu trabalho de forma geral, Laura. É inestimável o valor da sua ajuda na luta contra charlatões, ainda mais dos que tentam se aproveitar de pessoas no momento mais fragilizado de suas vidas. Esse vídeo foi especial demais pra mim também. Me tocou muito quando você falou sobre as comfort foods e no valor que elas tem para os pacientes. Perdi minha avó para um tumor no pulmão há 11 meses. A presença dele só foi percebida em 2020, antes do início da pandemia, mas não havia muito o que ser feito pelo tamanho, a idade avançada, e todo um acúmulo de problemas que ela já vinha passando, como uma (na época) recém feita cirurgia coronária. Os médicos não deram muito tempo a mais de vida pra ela, mas com os cuidados paliativos e uma boa alimentação, consegui cuidar dela durante mais 3 anos, onde pude fazer todas as coisas que ela queria comer, e comprar os lanchinhos que ela tanto amava (era viciada em Subway e pizza, veja só). Comer bem é realmente essencial pra dar forças pra alguém nessa situação, mesmo com câncer ela foi capaz de se curar do covid duas vezes (conte aí também com a ajuda das vacinas, ela conseguiu tomar todas que pôde). Espero que esse vídeo consiga alcançar todas as pessoas que precisam dele. E desejo a você toda a saúde e felicidade que se possa alcançar nessa vida, você merece demais. Mais uma vez, muito obrigado por tudo. ❤
Laurinha obrigada por conteúdos tão necessários. Sou sobrevivente desta doença em remissão a 2 anos e meio e meu médico NUNCA passou dietas restritivas. Minha jornada foi desafiadora e estou aqui pra comprovar lembro me a primeira sugestão do meu médico foi não dar atenção para quem oferece curas milagrosas e pessoas que já tiveram CA porque cada um tem uma reação e cada pessoa é única, obrigada mais uma vez 💋
Emocionante! Só queria que os adeptos aos "tratamentos" mágicos também se sensibilizassem com esse apelo. E a chuva de cloroquina; fosfoetanolamina etc. nos mostram que é difícil. 🥹
Poxa Laura ... Difícil tentar segurar o choro com um vídeo que é muita emoção e revolta, sem contar o conhecimento. Muito muito obrigado pelo conteúdo e pela vontade de compartilhar esse conhecimento
Nossa, que vídeo maravilhoso. Obrigado por nos dar essas informações que são muito importantes para todos. No momento estou com câncer, e o que mais as pessoas nos mandam, são vídeos de tratamentos milagrosos.
É impossível não se emocionar e não guardar essas orientações para a vida... Não só porque são informações pesquisadas e transmitidas por uma cientista qualificada, mas também por ser alguém que já foi diagnosticada com um câncer. Esse canal e o trabalho de vocês muda vidas!
Coragem Laura! também sou paciente oncológica (câncer de intestino aos 36/37 anos) e como você a Ciência guia a minha vida! Quando contei pra família que estava com câncer, "choveu" dietas, promessas, curas milagrosas para o meu problema de saúde, mas sempre confiei na equipe que acompanha até hoje e foi muito difícil fazer as pessoas entenderem no que eu estava me pautando e confiando para a cura. Passei por cirurgia, quimioterapia e depois de 3 meses de encerrada a quimio tive metástase no ovário esquerdo que resultou em histerictomia radical e remoção do apêndice (o tumor já estava aderindo). Hoje aos 39 anos estou viva vendo a minha filha de 5 anos crescer, mudando o ritmo de vida, me descobrindo, sobretudo com a menopausa precoce que abriu um portal emocional e psicológico de muitas coisas que tinha escondido dentro de mim. Não encaro o câncer como uma batalha e sim como uma jornada de superação, redescobrimento e tomada de consciência sobre o que é importante para nós e sobre o que queremos fazer da vida que nos deu uma segunda chance. Coragem Laura e coragem todos os pacientes oncológicos! a travessia não é fácil, mas somos mais fortes do que podemos imaginar. Força pra Ciência também que todo dia é esculachada e desrespeitada por picaretas e golpistas.
Laura, fico indignada tb. Ach q tem um aspecto cruel q é de "culpar a pessoa" pelo câncer, ou pelo insucesso do tratamento. Já ouvi assim: "ah ela não resistiu ao Ca de ovário, tb, vivia comendo doce, deu comida para o tumor"! É uma P sacanagem...
Obrigada por esta série maravilhosa, Laura! Parabéns pela didática, pelo empenho, pela pesquisa, pela coragem. Já deu tudo certo! Infelizmente todos nós somos ou seremos impactados por esta doença em algum momento, ou sendo o paciente ou conhecendo algum. Que a ciência possa encontrar cada vez mais ferramentas para melhorar os tratamentos e que mais e mais pessoas possam ser curadas. Essas charlatões deveriam estar todos presos. Tanto os que vendem "tratamento" quanto os que disseminam fakes na internet. É muita sacanagem tirar um alimento que muitas vezes é o preferido da pessoa, numa fase em que ela já está tão debilitada de tantas formas.
Eu absolutamente amo esse canal e faço questão de divulgar pra todo mundo que conheço. Parabéns pelo trabalho excelente de todo mundo que tá envolvido, desejo muito sucesso a todos. É muito lindo o que vocês fazem, de passar informação científica de uma forma leve e didática. (Eu até lembro da cena de The Office que o Michael pede pro Oscar explicar pra ele como funciona uma coisa de finanças da empresa como se ele fosse uma criança de 8 anos e me identifico muito quando assisto qualquer vídeo aqui kkkkkk) Enfim, espero que vocês possam colher muit$ fruto$ do trabalho maravilhoso que estão fazendo e, mesmo que ainda não pareça (pela quantidade de comentário burro que vcs tem que ler), estão fazendo sim a diferença no Brasil
Dra. Laura, minha querida menina, vc e a Dra. Ana são um bálsamo nesta internet trevosa onde charlatões iludem pessoas fragilizadas. Obrigada por existirem e nos trazer leveza em assuntos tão difíceis. ❤
Impossível não chorar com vc Laura. Sou nutricionista e tive dois cânceres de seio e vi muitos absurdos em relação ao tratamento de CA, incluindo a dieta do paciente. E como paciente e estudiosa do assunto, (aliás só sobrevivi porque estudei muito meu caso) é impossível deixar passar esses absurdos.
Eu chorei com o relato. Eu espero muito que essa mensagem alcance quem precisa ouvir o mais rápido possível e que entre na cabeça dessas pessoas. Quando a gente fala que charlatanismo m*t*, não é brincadeira. Obrigada pelo vídeo, Laura, você é diferenciada! Abraço para você e para toda equipe NV1C
Parabéns Laura! Vídeo incrível. E sua trajetória pessoal e científica são muito inspiradoras. Obrigado pela coragem de dividir seu conhecimento com a gente.
Obrigada meninas pelo trabalho de vcs! Me emocionei junto! Por esse vídeo podemos ver o quão profundo e sério é essa questão do charlatanismo e da desinformação.
Vou iniciar quimioterapia ,e estava muito preocupada pelas restrições ,meu filho me enviou esse vídeo ,e fiquei mais tranquila.
Espero que tudo dê certo para o seu tratamento ser rápido e eficiente ❤ que bom que está um pouco mais tranquila! Fique bem e volte pra contar
Chorei junto, me revoltei. Se eu fiquei revoltada com o caso em específico mencionado, eu não consigo imaginar a revolta de quem realmente entende a ciência toda envolvendo a doença e ainda mais quem também já teve esse diagnóstico. Eu sinto muito que tanta gente ainda caia nesse tipo de "tratamento milagroso" e só perceba quando já não tem como reverter.. por isso espero que esse video chegue em muita gente, vamos compartilhar! Que todos tenham direito a um tratamento correto e digno.
Aaaaaa eu não, pelo contrário, nenhuma pena daquela pessoa, cientistas são os únicos, deveríamos acreditar
Sou nutricionista e me emocionei junto. De verdade, vcs fazem um bem para a sociedade que vcs não tem noção
Será ??? A brasilerada é muito ignorante, até acreditam em entidades invisíveis kkkkkk
Meu pai passou e sobreviveu por 3 cancer ( 2 de pulmão e um de próstata) e ele nunca foi proibido de comer nada, podia até beber a cervejinha dele, os médicos até brigavam com nós por não deixarmos ele comer os doces e beber as cerveja semanal dele, falaram que o mais importante era ele se alimentar e ter uma vida normal pra não abalar o psicológico dele.
Eu tô revoltado com essa história da dieta
Passei por algo muito parecido com minha mãe, foi só um câncer, mas todo mundo enchia o saco dela com alimentação, eu incluso, e o olho encheu d'água pensando em como eu poderia ter ajudado mais se soubesse disso, tanto por encher menos o saco dela com coisa que não deveria, quanto por poder falar de outras coisas com ela, coisas mais importantes, em vez de ter usado aquele tempo pra fazer algo que não só não ajudava, mas atrapalhava. Por sorte ainda tenho a minha mãe pra mandar o vídeo e pedir desculpas e conversar, mas fico pensando se não tivesse mais, o tanto que ia ser sofrido pensar o quanto dos últimos momentos com ela eu teria perdido fazendo algo que atrapalhava ela...
Isso aqui é utilidade pública. Todo mundo devia ser obrigado a assistir esse vídeo.
Sou sobrevivente de câncer de mama, está em remissão há 8 anos. Chorei no vídeo, várias companheiras de enfermaria faziam restrição de carboidratos que aprendiam na internet. Fiquei quebrada porque sei que tem quem pare ou nem comece o tratamento comprovado. A nossa nutricionista hospitalar orientava a nos alimentarmos bem, não usar ervas "milagrosas" porque podem interferir no tratamento, e não comer comida crua fora de casa para não correr o risco de pegar alguma bactéria, já que a imunidade fica comprometida durante o tratamento.
Este negócio de não poder comer isto ou aquilo, tudo mentira. Logo não vai mais poder comer. Então aproveite enquanto pode.
Laura.... meus olhos encheram de lágrimas quando vc falou das comidas de conforto, que nem são tão saudáveis, mas são importantes para o paciente debilitado se sentir melhor. Meu pai ficou no CTI de covid e ele teve muita dificuldade em comer bem... algumas vezes a nutrição do hospital envia uma latinha de coca -cola junto do almoço porque sabiam que ele gostava. Meu pai, graças a Deus e aos médicos, se curou e domingo eu pude passar mais um dia dos pais com ele. ❤
lindo o seu relato,. amei o tratamento humanizado que o hospital deu a seu pai, com certeza ajudou na recuperação dele!
@@marciacunha8948 ele estava entrando em depressão... permitiram que eu o acompanhasse durante o dia no CTI (era um hospital privado, o cti de covid eram quartos individuais). Eu era a única acompanhante, entrava pela entrada dos médicos, me paramentava, almoçava no "quarto/CTI" com meu pai e saia no final do dia... certamente esse tratamento humanizado foi essencial para salvar meu pai. Sou muito grata a toda à equipe.
Sou nutricionista há 17 anos. Um dos maiores desafios da minha profissão é desfazer mitos. Parabéns pelo vídeo, Laura!
Tem duas pessoas que eu amo muito que foram diagnoticadas com câncer esse ano, então eu me senti particulamente mexido com esse relato. Porque eu não consigo imaginar a dor de perder alguém que amo por cuasa da má índole de um terceiro. Pois o tanto de gente que eu vejo que cai nesses papos de coachs na internet é absurdo.
Eu só queria dar um abraço em você, Laura.
Estava conversando com uma amiga da igreja e ela comentou que recomendaram um chá, e como ela tinha tido câncer de seio, estava temerosa se deveria ou não tomar. Eu imaginei que, se ela fez quimioterapia, o fígado deve estar fragilizado, e então conversei com ela sobre isso e disse que ela não deveria tomar esses "chás" sem consultar o médico dela. Ela não só acatou, como pediu o link do canal de vocês (comentei que vocês tinham informações sobre essas coisas).
Sou nutricionista e acompanho minha mãe na luta do câncer desde 2020, e me emocionei muito vendo esse vídeo. Laura, esse video é simplesmente sensacional e precisa ser compartilhado e assistido por muitos. Ao longo do tratamento da minha mãe fizemos amizade com diversas pessoas que passaram pelo mesmo tratamento que ela e hoje não estão mais conosco, porque simplesmente acreditaram que a comida fazia mal e fal3c3ram por desnutrição. Eu tentei tanto colocar na cabeça de todos que o segredo era se alimentar corretamente e mesmo com vomitos e enjoos o importante era tentar e não ficar sem se alimentar. Sempre incentivei minha mãe a comer muitas frutas, legumes e verduras pq é a unica coisa que a apetece e mesmo fazendo quimioterapia a quase 4 anos quem a vê não imagina os problemas que ela passa. Não digo que ela não perdeu peso, pq perdeu muito, mas ainda assim está suficiente para mantê-la saudável na medida do possivel todo esse tempo. Mas nessa luta as vezes me sinto pequena, pq dentro do proprio setor de oncologia via médicos e enfermeiros dizendo todas as baboseiras que charlatões dizem por aí, como por exemplo o assunto do açúcar.
Enfim, estou compartilhando e continuarei compartilhando a todos que conheço pq mesmo sendo profissional da área me sinto muda, porque existem hierarquias na área da saúde e os médicos estão no topo da pirâmide, e são as primeiras pessoas que disseminam esse tipo de informação. Triste demais! Obrigada pelo conteúdo!
Espero que essa série chegue a quem precisa antes dos charlatões
Ou, se chegar depois, que as pessoas sejam iluminadas com conhecimento e consciência
@@lyoshi Certíssimo, conhecimento liberta
Mulher, que vídeo foi esses?!?!?!? Não tem como não se emocionar com seu engajamento.
Lendo os comentários e me dando um quentinho no coração de saber que não fui a única que chorei junto com a Laura… bom saber que ainda temos pessoas boas 🙏
Eu me revolto em como um vídeo desses não está na tv aberta, para todo mundo ver.
Vocês merecem um prêmio por ajudar a sociedade, vocês mereciam ser conhecidas como um jogador de futebol é.
Meu pai faleceu de câncer no ano passado. Minha irmã, uma pessoa que se deixa levar por essa corja de mentirosos negacionistas, logo começou a trazer vários tratamentos paralelos. Gastou dinheiro que não tinha. Infelizmente o câncer do meu pai já estava muito avançado e ele não tinha mais tanto tempo de vida. Ele fez os procedimentos paliativos para diminuir o sofrimento. Foi um marco de grande fragilidade para toda a minha família e eu fui para sempre marcada por todos os sentimentos que viver essa doença do meu pai causaram.
Compartilho da sua revolta. O desespero de quem está com câncer é real e é muito fácil ludibriar o doente e os familiares. Espero que haja consequências para quem se aproveita assim das pessoas.
@@thaisferreirinha1991 entendo sua irmã
Num momento desses os familiares procuram e fazem de tudo para tentar salvar o doente. Enganar as pesssoas que estão passando por isso deveria ser considerado um crime hediondo e, se a pessoa morrer, deveriam ser julgados por homi..dio doloso
Caso não saiba, os médicos elegeram mais um antivacinista, para ser dirigente do CFM.
Ian Neves fez um vídeo essa semana com o nome "A EXTREMA-DIREITA NO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA". Vale a pena ver e entender que a questão da medicina no Brasil é BEM complicada!
Dra Ana Bonassa e Dra Laura Marise. O NV1C é um dos poucos, senão o melhor do RUclips Brasil. É o único que trata a ciência como tem que ser tratada. A sério.👏👏👏👏👏💖💖💖💖. Meus parabéns 👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵. É um canal que vale demais ser inscrito e membro.💕💕💕🎸🎸🎸🤗🤗🤗🎶🎶👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵
Que série incrivel! Parabéns!
Me emocionei e tbm me revoltei com esse ultimo video. A indignação chega a causar um aperto no peito por conta de pessoas que se aproveitam de um momento de total vulnerabilidade de alguém.
Que trabalho maravilhoso. Vcs são absolutamente necessárias! ❤
Muito importante você ter trazido a tona a questão das "comfort foods", porque no geral o que é mais importante pro paciente de câncer é manter o otimismo e as energias positivas pra lutar contra a doença. O excesso de restrições pode atrapalhar muito nesse sentido, visto que pode resultar na "desistência" gradual do paciente em manter a motivação. Parabéns por mais um vídeo excelente!
Ai, Laura, sério.. queria te dar um abraço muito apertado agora, por mil motivos.
Idem 😢
Pq esse vídeo não está passando no intervalo do jornal nacional?
Obrigada Dra. Laura Marise! Infelizmente, minha amada mãezinha, foi uma dessas vítimas de garrafadas milagrosas, de uma cidade famosa de Goiás, que prejudicou o tratamento químico. A falta de informação da gente, na época, também contribuiu muito. Acreditando na fé que minha mãe teve com a cura e o pior, gastando o muito dinheiro que não tínhamos. Ela faleceu em 25/10/1991😢😢
sinto muito pela sua perda. Que esses criminosos que se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas paguem por seus crimes!
É extremamente revoltante pensar que pessoas induzem outras à morte, vendendo informação falsa!!! Quanta informação importante neste vídeo. Obrigado Laura por sua indignação e comoção. Sinta-se abraçada. ❤️🩹
tanto pelo fato da emoção em si do vídeo quanto por um fato pessoal, perdi minha mãe para o câncer, lembro q ela, durante o tratamento e períodos internada, ela cansava de comer tanta comida de hospital q tem lá seu fator nutricional mas não é conhecido por ser gostoso, eu levava bem de vez em quando uma tortinha de morango q era uma das sobremesas preferidas dela (daquelas de padaria mesmo) e me pesava se seria isso q prejudicou ela...
por isso meu muito obrigado, a ciência confortar até mesmo a culpa é algo raro de acontecer, mas acontece.
Sinto muito 😭
Chorei o vídeo inteiro. Sou enfermeira especialista em Oncologia e vejo todos os dias pessoas sendo enganadas por charlatães, é realmente de doer na alma... A série toda sobre câncer vou maravilhosa!! Vcs estão de parabéns!!
🙏🏻❤️🙏🏻
Não tem como não ver esse vídeo e não se emocionar junto com a Laura. Deixando ele salvo aqui para mandar para alguém próximo a mim se eu infelizmente precisar.
Dra Laura, você é incrível, obrigada por compartilhar tua fala conosco. Trabalho em hospital e atendo ambulatório de quimioterapia e radioterapia diariamente e vejo muitos pacientes começando o tratamento e achando que terão que "cortar" o carboidrato. Eles chegam com tantas dúvidas e às vezes desiludidos, mas com muito trabalho conseguimos orientá-los da melhor forma possível pra que consigam se manter nutridos e firmes até o fim do tratamento. Mais uma vez, obrigada pelo trabalho de vocês
Oi, Ana e Laura!
Eu me inscrevi no canal há um tempo e adoro o trabalho de vocês. Sempre acompanhei os vídeos com meu namorado, e depois discutíamos sobre o conteúdo, o que era muito legal. Em 2024, fui convocado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tive que me mudar rapidamente de Natal/RN, o que foi uma mudança brusca. Infelizmente, tive que vir sozinho por conta dos custos envolvidos. Assistir aos vídeos de vocês tem me ajudado a lidar com a saudade, a me divertir e a obter informação de qualidade. Agradeço muito pela dedicação de vocês. Me tornei membro e vou continuar espalhando a palavra do NV1C.
Ahhh ❤️❤️❤️
Senti sua raiva daqui, como alguém que já perdeu 7 pessoas da família com cancêres diversos (e ainda tenho uma tia lutando contra um de intestino desde 2019), essa série de vídeos me deu um quentinho no coração com cada nova informação. Agradeço pelo trabalho incrível de vcs 💜
É realmente revoltante!
Perfeito esse vídeo, e a série como um todo.
Tive câncer 2x, criança/adolescente, e é IMPORTANTÍSSIMO esse cuidado com a dieta do paciente oncológico, tanto para não emagrecer demais quanto para não agravar algum efeito de uma quimio específica (algo que eu passei durante uma das quimios).
A minha nutri oncológica falava muito do confort food. "Mãe, se ela quiser comer miojo com ovo cozido, ou jantar pipoca, deixa" justamente porque eu ficava muito enjoada e escapei da desnutrição (e uso de sonda alimentar) algumas vezes durante os tratamentos.
Fiquei muito emocionada. Meu irmão mais velho faleceu de câncer no pulmão, e quando foi diagnosticado, resolveu por conselho dos "amigos", outros pacientes do hospital, a restringir o açúcar e passou a se alimentar com produtos diet e light. Quando eu vi, fui conversar com ele, deu briga. Fui muito censurada pela família por brigar com o doente. Ele faleceu bem rápido, depois do diagnóstico, há mais de 13 anos. Tenho uma grande restrição para esses tratamentos alternativos.
Amei o vídeo, chorei junto com vc. É muito triste perceber como tem profissioais agindo de má fé e o CRM nem aí.
a doença já é difícil e ainda tira um dos poucos prazeres que a pessoa ainda pode ter nesse período...é lamentável
Eu tô revoltada e chorando junto de você, Laura. 😢
Trabalhei em uma loja de produtos naturais que vendias vários “tratamentos” de câncer e eu ficava muito indignado com as coisas que eu ouvia lá. O lair dinheiro é a biblia desse povo, só não tenho mais vergonha de ter feito parte disso porque eu precisava me sustentar. Hoje me redimo divulgando conteúdos científicos como os de vocês 🖤
Esse vídeo me emocionou e revoltou de formas tão distintas. Que canal meus caros amigos, que canal!
o mais famoso que o doutor Liar "ajudou" a ir embora mais cedo foi o Marcelo Rezende com a dieta sem carbos
pois é, e nem o exemplo do famoso faz as pessoas questionarem estes charlatões
Esse homem é o charlatanismo encarnado, à custa de muitas vidas.
Bom dia direto do Japão 🇯🇵.
Cheguei ao seu canal por indicação do yutube.
Estou começando um tratamento de câncer de mama.
Descobri alguns dias, estou no grau 2.
Graças a Deus isso não me abalou, tenho mt fé em Deus e sou super positiva 🤣🤣🤣.
Vo assistir tds os seus vídeos.
🥰❤️
Boas vindas!!
Muito obrigado por ter feito esse material de maneira tão séria e responsável.
A cada vídeo q vocês postam eu percebo como canais como esse são necessários, obrigado!!! Nv1c
Eu que agradeço
Também me emocionei. Obrigado Laura e sucesso, saúde, paz, felicidades e vida longa.
Laura, que vídeo. Chorei, me revoltei, me sensibilizei. Que seu vídeo possa chegar a muitas pessoas, para que possamos diminuir os casos de fatalidade que acontecem através de pessoas que só querem lucrar.
Muito sucesso e saúde pra você! Seu trabalho é lindo e inspirador
Vendo a Laura chorar e explicando, tem muito significado pra mim😢 ainda temos pessoas realmente preocupadas com o próximo, apesar de muitos tomarem caminhos diferentes falando mentiras, e pior ganhando dinheiro com o desespero e vulnerabilidade das pessoas.😭😭 Perdi meu pai nos meus braços com câncer no estômago, no final ele tinha vontade de comer certas coisas e a gente fez tudo que podia por ele e seu médico tbm permitiu, infelizmente ele colocava na boca mas nem sempre conseguia engolir, eu ficava extremamente triste com a condição dele.😞Obrigada por vcs existirem meninas!❤❤
Meu sobrinho está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, então tem uma nutricionista também. E ela pega no pé. Ele está tomando um whey especial hipercalórico. Ele sempre teve problemas com alimentação. Sempre foi muito seletivo, então minha irmã está tendo uma certa dificuldade. Mas ele entendeu que ele precisa se alimentar bem, então ele está fazendo um esforço. E mesmo tendo emagrecido demais, ele se mantém dentro do que a equipe espera. E o acompanhamento é semanal. Quanto a essa pessoa que seguiu essa "médica", a dita cuja ainda clinica? Diz pra mim que não, por favor.... Quanto a esta série, agradeço muito. O câncer é uma doença muito assustadora, então suas explicações me ajudaram a entender como isso funciona de fato. Obrigada, Laura!
Laura, me emocionei junto com você. Obrigada pelo conteúdo. Há alguns anos perdi minha avó para câncer de ovário e na época ela também tentou todas essas coisas, parou de comer carne, tomou até um chá que indicaram que precisava tomar no escuro pra fazer efeito. É triste ver que mesmo hoje com tanta informação, a desinformação ainda tem força. Parabéns pelo trabalho❤
Meu pai perdeu muito peso por causa da quimio, ja que ele tinha muitos efeitos colaterais. Quando já não tinha chance de aumento do tumor (que está controladinho), a onco disse aos meus pais que não teria mais como a quimio reduzir o nodulo restante, mas que a decisão era do meu pai... ele quis parar na hora para conseguir voltar a comer direito. Ele perdeu 30 kg no tratamento e logo recuperou comendo de maneira saudável, com acompanhamento nutricional.
Que lástima tanto medo, tanta ignorancia e tanta teimosia ao redor das soluções mágicas mágicas contra aquilo que nos ultrapassa. Um abraço apertado, Laura
Você é tão incrível, queria mesmo ser sua amiga, sabia? Uma pessoa como você sim é uma influenciadora importante pra nossa vida. Queria muito conhecer e conviver ao vivo com uma pessoa como você. Admiração absurda.
Esse vídeo transcendeu, quem tiver a oportunidade de vê-lo sairá transformado pela ciência e SABEDORIA
Como não conheci vc antes!!! Tive câncer de ovário há dois anos e meio,e não parei de comer carbo nem açúcar,mas qndo como me sinto culpada,pois tbm acreditei q alimentavam o câncer. Obrigada!!
Também chorei! Obrigada, Laura!
Também assisti chorando 😢, esse vídeo (série) é tão importante que deveria ser transmitido em rede nacional de rádio e televisão, em todos os lugares! Vim aqui comentar para fazer a minha parte e aumentar o engajamento e alcance dessa aula de profissionalismo e humanidade! Muito obrigado, Dr.ᵃ Laura, muito obrigado de coração! 🙏❤
Excelente série. Me emocionei também porque perdi meu pai para um câncer de pâncreas e ele simplesmente não tinha apetite nenhum. Ele precisou parar o tratamento por conta da cacopexia, estava com 42 kg. Infelizmente por mais que a gente oferecesse alimentos, ele aceitava poucas coisas e em pouquíssimas quantidades. Vocês são incríveis! Amo o canal ❤️
Sinto muito pela sua perda...
@@CarlaForster obrigada!
Eu queria poder encontrar no dia a dia 1% do montante de pessoas conscientes que vejo postando e apoiando o canal. É tanta gente ignorante que foi vítima do descaso educacional e cultural que assusta muito... Viva a ciência e ao conhecimento acumulado durante a história da humanidade. Esse canal é simplesmente sensacional, não há como definir de outra maneira.
Não consigo entender como um médico, que estuda pra salvar vidas, é capaz de fazer uma barbaridade dessa 😢
Se tem quem acredite nele.
Ixi, tem cada uma...
Sou Enfermeira, e não é só na oncologia que a gente vê essas coisas, mas em todas as áreas médicas.
Desde a receitar remédios que não se precisa, indicar cirurgias que não fazem parte do protocolo, como gestantes induzidas à cesárias sem a MENOR necessidade e critério só para eles faturarem, e por aí vai...
Não sei o que fez a minha garganta apertar mais enquanto vi vídeo, se foi a angústia de te ver suas lágrimas, ou se foi o ódio que senti desses "médicos" picaretas...
Eu só espero pros pacientes dessa doença um futuro mais feliz e tranquilo. E, para os charlatões, que percam cada vez mais o espaço e a voz que têm na sociedade e que lidem com o mais profundo e merecido desprezo do máximo das pessoas.
Esse vídeo é muito necessário, Laura! ❤
Um dos vídeos mais importantes. Minha mâe teve câncer de boca. Tanto o paciente quanto a família ficam muito fragilizadas. Obrigada mesmo por tudo o que vocês fazem nesses vídeos. Beijos
Olá, Laura! Me emocionei junto com vc. Mas, no meu caso, lembrei do meu falecido filho, o Danilo. Já comentei sobre ele várias vezes, inclusive antes de falecer. Ele tinha paralisia cerebral severa e já imaginávamos que não viveria muito. Fazia uso de sonda gástrica, entre outras coisas. Então ele fazia uso de dieta líquida e não podia se alimentar oralmente. Ele acompanhava com todos os profissionais possíveis que diziam para estimular a mastigação e o paladar, evitando açúcar. Porém, vez ou outra, eu dava um pudim que era a única coisa que ele não rejeitava por conta da textura. Pelo menos eu achei que era o certo: dar um pouco de prazer além da nutrição. Não me arrependo. Ele se foi, mas tenho certeza que ele teve o melhor que pudemos oferecer. Bjs científicos! ❤⚗️
Cara, que revoltante é ver uma pessoa picareta faturando muito dinheiro com pseudagens, tirando a chance de uma pessoa doente se curar e a levando à morte.
Como esses picaretas conseguem dormir em paz, tendo essas mortes em seu currículo???
Eles não ligam. Mesmo. Dormem tranquilos...
Dinheiro é capaz de tudo, até de acalmar a consciência de um assassino.
É revoltante mesmo, Laura! Parabéns e obrigada por conseguir trazer um tema tão delicado (até pessoalmente pra vc) com toda a seriedade necessária. Por mais profissionais que se preocupem de fato com o impacto que as suas recomendações têm na saúde e na vida das pessoas em geral 🧡💜
Eu fico muito triste que hoje eu sei muito mais sobre o câncer que quando eu precisava, meu pai morreu super denutrido pq ele dizia que tudo que ele colocava na boca tinha gosto salgado(inclusive água) e foi comendo cada vez menos, em nenhum momento o médico que acompanhava ele falou que existia um nutricionista proprio pra acompanhar pessoas com câncer(e olha que era particular), ele foi definhando aos poucos, ficou tão fraquinho q não conseguia nem levantar...
Dra. Laura fazendo a gente chorar 😭
Chorei! É revoltante essas pessoas enganarem alguém num momento de fragilidade, as levar a morte e seguirem impunes! Eu perdi dois amigos pro câncer. Ambos com menos de 40 anos, num intervalo de 3 anos. Ainda é muito doloroso!
Obrigada por falar, Laura!
Muito obrigado por esse vídeo e por todo seu trabalho de forma geral, Laura. É inestimável o valor da sua ajuda na luta contra charlatões, ainda mais dos que tentam se aproveitar de pessoas no momento mais fragilizado de suas vidas.
Esse vídeo foi especial demais pra mim também. Me tocou muito quando você falou sobre as comfort foods e no valor que elas tem para os pacientes. Perdi minha avó para um tumor no pulmão há 11 meses. A presença dele só foi percebida em 2020, antes do início da pandemia, mas não havia muito o que ser feito pelo tamanho, a idade avançada, e todo um acúmulo de problemas que ela já vinha passando, como uma (na época) recém feita cirurgia coronária. Os médicos não deram muito tempo a mais de vida pra ela, mas com os cuidados paliativos e uma boa alimentação, consegui cuidar dela durante mais 3 anos, onde pude fazer todas as coisas que ela queria comer, e comprar os lanchinhos que ela tanto amava (era viciada em Subway e pizza, veja só). Comer bem é realmente essencial pra dar forças pra alguém nessa situação, mesmo com câncer ela foi capaz de se curar do covid duas vezes (conte aí também com a ajuda das vacinas, ela conseguiu tomar todas que pôde).
Espero que esse vídeo consiga alcançar todas as pessoas que precisam dele.
E desejo a você toda a saúde e felicidade que se possa alcançar nessa vida, você merece demais. Mais uma vez, muito obrigado por tudo. ❤
Sinto muito pela sua vó 💜
E obrigada pelo relato!
Chorei junto Laura, esse vídeo é de utilidade pública. Obrigada por isso❤🙏
Laurinha obrigada por conteúdos tão necessários. Sou sobrevivente desta doença em remissão a 2 anos e meio e meu médico NUNCA passou dietas restritivas. Minha jornada foi desafiadora e estou aqui pra comprovar lembro me a primeira sugestão do meu médico foi não dar atenção para quem oferece curas milagrosas e pessoas que já tiveram CA porque cada um tem uma reação e cada pessoa é única, obrigada mais uma vez 💋
Emocionante! Só queria que os adeptos aos "tratamentos" mágicos também se sensibilizassem com esse apelo. E a chuva de cloroquina; fosfoetanolamina etc. nos mostram que é difícil. 🥹
Poxa Laura ... Difícil tentar segurar o choro com um vídeo que é muita emoção e revolta, sem contar o conhecimento. Muito muito obrigado pelo conteúdo e pela vontade de compartilhar esse conhecimento
Obrigada por essa série e por esse vídeo específico. E desejo mais uma vez que você fique bem. ❤️🩹
Laura, muitíssimo obrigada pelo vídeo! É um serviço de utilidade pública. Aliás, a série toda. 👏👏👏👏
Tão visceral e sincero. Tem muita energia aqui e ela é muito intensa e verdadeira. Parabéns pelo vídeo.
Agt se revolta, se emociona e se informa. Parabéns pelo conteúdo, Laura! Espero que esse vídeo tenha um grande alcance, ele é mais do que necessário.
Nossa, que vídeo maravilhoso. Obrigado por nos dar essas informações que são muito importantes para todos. No momento estou com câncer, e o que mais as pessoas nos mandam, são vídeos de tratamentos milagrosos.
É impossível não se emocionar e não guardar essas orientações para a vida... Não só porque são informações pesquisadas e transmitidas por uma cientista qualificada, mas também por ser alguém que já foi diagnosticada com um câncer. Esse canal e o trabalho de vocês muda vidas!
Coragem Laura! também sou paciente oncológica (câncer de intestino aos 36/37 anos) e como você a Ciência guia a minha vida! Quando contei pra família que estava com câncer, "choveu" dietas, promessas, curas milagrosas para o meu problema de saúde, mas sempre confiei na equipe que acompanha até hoje e foi muito difícil fazer as pessoas entenderem no que eu estava me pautando e confiando para a cura. Passei por cirurgia, quimioterapia e depois de 3 meses de encerrada a quimio tive metástase no ovário esquerdo que resultou em histerictomia radical e remoção do apêndice (o tumor já estava aderindo). Hoje aos 39 anos estou viva vendo a minha filha de 5 anos crescer, mudando o ritmo de vida, me descobrindo, sobretudo com a menopausa precoce que abriu um portal emocional e psicológico de muitas coisas que tinha escondido dentro de mim. Não encaro o câncer como uma batalha e sim como uma jornada de superação, redescobrimento e tomada de consciência sobre o que é importante para nós e sobre o que queremos fazer da vida que nos deu uma segunda chance. Coragem Laura e coragem todos os pacientes oncológicos! a travessia não é fácil, mas somos mais fortes do que podemos imaginar. Força pra Ciência também que todo dia é esculachada e desrespeitada por picaretas e golpistas.
Só pela referência ao pica pau já vale a pena deixar o like
Emocionado e revoltado junto com vc. 😢
Essa série tá demais. Muito esclarecedor
Incrível. Dá para ver o quanto a Laura se importa com esse assunto
Esse vídeo me emocionou, viu! Ainda bem que existe esse tipo de conteúdo! ❤
Laura, fico indignada tb. Ach q tem um aspecto cruel q é de "culpar a pessoa" pelo câncer, ou pelo insucesso do tratamento. Já ouvi assim: "ah ela não resistiu ao Ca de ovário, tb, vivia comendo doce, deu comida para o tumor"! É uma P sacanagem...
é esse o tipo de vídeo que eu quero que vire viral no zap zap do povo, obg por trazer informação de qualidade pra gente.
Pqp, meninas. Esse vídeo merece ser aplaudido de pé. Vcs arrasam, mas esse vídeo foi de arrepiar! Parabéns. ❤
Muito necessária essa série. Parabéns ao NV1C.
Parabéns pelo vídeo. Necessário e eu já compartilhei.
Que vc continue o tratamento e fique bem. ❤
Obrigada por esta série maravilhosa, Laura! Parabéns pela didática, pelo empenho, pela pesquisa, pela coragem. Já deu tudo certo! Infelizmente todos nós somos ou seremos impactados por esta doença em algum momento, ou sendo o paciente ou conhecendo algum. Que a ciência possa encontrar cada vez mais ferramentas para melhorar os tratamentos e que mais e mais pessoas possam ser curadas. Essas charlatões deveriam estar todos presos. Tanto os que vendem "tratamento" quanto os que disseminam fakes na internet. É muita sacanagem tirar um alimento que muitas vezes é o preferido da pessoa, numa fase em que ela já está tão debilitada de tantas formas.
Laura, desejo que você seja curada! Sinta - se abraçada por nós!
Também tenho câncer de tireoide, aguardo ansiosa os próximos vídeos 🙏🏽🥹🥰
Eu absolutamente amo esse canal e faço questão de divulgar pra todo mundo que conheço.
Parabéns pelo trabalho excelente de todo mundo que tá envolvido, desejo muito sucesso a todos. É muito lindo o que vocês fazem, de passar informação científica de uma forma leve e didática.
(Eu até lembro da cena de The Office que o Michael pede pro Oscar explicar pra ele como funciona uma coisa de finanças da empresa como se ele fosse uma criança de 8 anos e me identifico muito quando assisto qualquer vídeo aqui kkkkkk)
Enfim, espero que vocês possam colher muit$ fruto$ do trabalho maravilhoso que estão fazendo e, mesmo que ainda não pareça (pela quantidade de comentário burro que vcs tem que ler), estão fazendo sim a diferença no Brasil
Acho que esse é o alerta mais importante do mundo!
Cara, chorei junto com a Laura nesse vídeo....
Cada vez mais fã deste canal!
Dra. Laura, minha querida menina, vc e a Dra. Ana são um bálsamo nesta internet trevosa onde charlatões iludem pessoas fragilizadas. Obrigada por existirem e nos trazer leveza em assuntos tão difíceis. ❤
Impossível não chorar com vc Laura. Sou nutricionista e tive dois cânceres de seio e vi muitos absurdos em relação ao tratamento de CA, incluindo a dieta do paciente. E como paciente e estudiosa do assunto, (aliás só sobrevivi porque estudei muito meu caso) é impossível deixar passar esses absurdos.
Eu chorei com o relato. Eu espero muito que essa mensagem alcance quem precisa ouvir o mais rápido possível e que entre na cabeça dessas pessoas. Quando a gente fala que charlatanismo m*t*, não é brincadeira.
Obrigada pelo vídeo, Laura, você é diferenciada! Abraço para você e para toda equipe NV1C
Muito bom tudo. Um super serviço o seu.... E de grande seriedade e compromisso com a ciência.
Amo você, Laurinha! Muito obrigada por esse trabalho maravilhoso que você faz. Desejo muito amor e muita luz pra você ❤
Quero abraçar a Laura 🥺
Parabéns Laura! Vídeo incrível. E sua trajetória pessoal e científica são muito inspiradoras. Obrigado pela coragem de dividir seu conhecimento com a gente.
Obrigada meninas pelo trabalho de vcs! Me emocionei junto! Por esse vídeo podemos ver o quão profundo e sério é essa questão do charlatanismo e da desinformação.