Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Foi um prazer imenso e um privilégio ter essa conversa tão produtiva com Eslen . Muito obrigado pelo convite e por fazer esse projeto com tanta profundidade técnica que ajuda tantas pessoas. Conhecimento salva!
@@patistarbem Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Muita gente brinca com esse assunto, mas é uma coisa séria. Não é só uma mudança de humor é um comportamento que leva o paciente ao sofrimento, porque ele não consegue ficar estável para resolver as situações do dia a dia. 😢
Eu vou assistir novamente e fazer anotações. Estou me reconhecendo muito e isso explica muita coisa. Não me auto diagnostiquei, já tenho por profissionais.
Tbm o ❤, ele, usado por meu Senhor Jesus, me livrou de novas crises. Sigo Deus conselhos e aprendi muito a me conhecer. E sem deixar meu tratamento agora só em manutenção a muito tempo 😊
Humildade? Uma consulta com esse homem é o preço d um Rins.humildade ,seria se ele separace,pelo menos algumas pessoas q ñ tem condições financeiras e consultasse ,grates. Pelo menos um sorteio, d consulta. Agora ,aí só com dinheiro...
@@mariagilma3176 moça... vc já viu algum profissional SÉRIO ter esta paciência, seriedade, Compaixão e sabedoria que ele demonstra para conosco????? ELE TEM TODO DIREITO de cobrar isso, estudou para isso. É A PROFISSÃO dele.
o dr Renato mudou minha analise diagnostica com meus clientes, tenho uma cliente que alterou o tratamento que fazia ha 10 anos de depressão, mas que na verdade suspeitei que era bipolaridade, construi um relatorio indicado em curso que auxiliou psiquiatra do time do Dr Renato, que alterou a medicação introduzindo o litio em seu tratamento, hoje ela tem uma vida funcional e junto com a psicoeducação esta tendo uma vida melhor com sua familia.
Não sou bipolar, não tenho nenhum familiar com bipolaridade, também não sou da área, mas não perco um discurso do dr Renato! Muito engrandecedor entender sobre essas questões que estão intimamente associadas ao comportamento humano.
Eu acredito, de todo o meu coração, que o Eslen veio pra ajudar a mudar vidas. Cada dia mais eu vejo isso através do conteúdo que ele entrega. É algo que não se vê pela Internet. Hoje eu descobri (já suspeitava) que sou bipolar. Agora é correr atrás de buscar ajuda profissional. Muito obrigada por tanto Eslen. 👏👏👏👏👏👏👏🥺
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Minha irmã é desse jeito, bipolar tipo 1, quando tá na mania,faz coisas terríveis,quase não dorme,da muito trabalho... Vai intercalando período de aceleramento e apatia!Que maravilha ter encontrado o dr Renato,que explica tudo de uma maneira e uma linguagem simples que a gente consegue entender.Deus abençoe.
@@Rossana.soaresEla já fez uso de muitos medicamentos,hj em dia não se dá com medicamento nenhum quase, só o lítio,quando necessário o neulepitil, carbamazepina.A maioria dos outros medicamentos apresenta efeito contrário,uma situação muito difícil!
@@wesleys008some, aí vem um período que aparenta mais normal, aí depois vem o aceleramento.Bem complicado,nesse período ela faz coisas terríveis,perde tudo,sai pra rua a noite,enfim...
Dr. Renato Silva foi crucial na descoberta do meu diagnóstico de TAB TIPO II, após 15 anos sendo tratada como depressão unipolar. Assistindo as lives parecia que ele estava me descrevendo 😮. Obrigada por existir Dr. Renato 🙏🏼
55:07 meu avô e várias tias já foram internadas (surtos), uma prima bipolar, outro primo esquizofrênico, o genética ruim 😂 Certamente tenho algum transtorno pois tenho variações de humor, fases deprimidas e dificuldade profissional. Difícil é achar um bom psiquiatra que ouça o paciente, médico de convênio é consulta de 5 min 🦧
Que bom que com esse podcast vc conseguiu identificar algo em vc, parabéns. Eu no seu lugar faria exatamente o que o Dr. Renato falou, sobre regular o sono, a alimentação, exercício físico e eu entraria no Instagram do Dr. Renato e fuçaria até achar uma profissional que segue ele e está começando agora na área. Conversaria sobre a possibilidade de tratamento mais barato, acredito que isso beneficiaria vcs dois! Tô torcendo por vc 😊
@@pridefranca2991 Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Te entendo bem, eu sou gêmea de uma bipolar tipo 1, ela teve diagnóstico aos 19 por ter surto psicotico e eu até hoje vivo no limbo, já busquei ajuda, e ninguém me ajuda de fato, só sei que não sou bipolar, porque depois da minha primeira gravidez engordei muito e usei sibutramina e não surtei, só descobri isso porque perguntei ao psiquiatra e ele disse que se eu fosse teria surtado. Boa sorte pra nós.
@@pridefranca2991eu tbm tenho fases de agressiviade irritabilidade até agredi pessoas uma agitação e depois vem a depressão agora com 50 está piorando tô assustada preciso de ajuda Pois não consigo tomar remédios entro pânico pq sou muito sensível aos antidepressivos passo mau muitos
Minha esposa é bipolar, mas tem resistência a usar medicamentos. Já teve casos de agressão infelizmente, mas é ótima esposa e mãe dos nossos dois filhos. Ela tem impulsividade e alguns gatilhos. Mas com vários conteúdo do Dr. Renato e do Eslen, tenho aprendido muito e só somando na minha relação com ela, pessoa que eu amo. Calma e equilíbrio.🙏❤
Sou bipolar desde os 17 anos. Fui abusada por um tio , esposo da minha tia , desde os 7 anos até os 13 anos. Aos 16 anos eles precisaram morar na minha casa para minha tia ser tratada de um câncer. Daí aos 17 anos veio minhas crises e desde então tomo meus remédios e hoje aos 44 anos , com 37 anos fiz minha bariátrica e hoje faço o 9 período de Enfermagem Superior e perdoei o meu abusador. Tomo meus remédios regularmente , carbamazepina e vou a terapia semanalmente. Tenho muita fé e o que me ajudou foi ler livros de auto ajuda . Autor de si mesmo. Faço atividades físicas regularmente e procuro me alimentar bem saudável. Durmo às 08 horas por dia. E procuro ter minha vida espiritual ativa.
Sofri muito com minha mãe durante minha infância e adolescência, principalmente na adolescência. Fui maltratada, espancada, deixada de lado tantas vezes … era horrível conviver com ela, mas hoje ela é uma pessoa tratada. Quanta diferença faz na vida de um bipolar um tratamento assertivo .
Nossa!!! Parece que descreveu minha história. Minha mãe hoje bem acompanhada por um psiquiatra incrível Dr Miotto. Hoje ela parece outra pessoa. Fico muito feliz com isso.
Melhor explicação sobre o tema que eu já vi. Para mim, como portadora do transtorno já mais de 20 anos foi extremamente esclarecedor. Obrigada pela qualidade do podcast Eslen!
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Dr Renato não é desse mundo, é brilhante demais. Despido de qualquer forma de preconceito e de discurso elitista. Parabéns pela brilhante aula, Dr Renato!!
Podcast incrível!!!! Essa sotaque mineiro faz qualquer conteúdo ficar mais agradável ainda de ouvir. Até ser assaltado em mineires é mais agradável. Amei o podcast!
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
É verdade faço tratamento no Caps da minha cidade e o atendimento é precário,mas no momento não tenho condições de pagar.A má vontade do médico,a psicóloga atendendo parando pra atender telefone no meio da consulta e pra atender outra pessoa tbm.Misericordia
Oi Eslen, sou bióloga e mestranda, estudo fisiologia e amo seus podcasts e conteúdos. Fico o dia todo escutando e são assuntos que me interessam muito. Perdi algumas pessoas e tô lidando com o luto e problemas de saúde, então ter uma rotina saudável me ajuda bastante. Não sei se você lê os comentários aqui, mas queria fazer duas sugestões. Seria bem legal se você trouxesse alguém pra falar sobre alimentação/treino para mulheres com endometriose e síndrome dos ovários policísticos (SOP). Acredito que boa parte dos seus ouvintes possam ser mulheres, e apesar de bem comum ainda se sabe pouco a respeito e o tratamento é difícil... Outra pauta interessante, que no Congresso da Sociedade Brasileira de Fisiologia houve até uma mesa redonda, é como parte das medicações, estudos e recomendações médicas são voltadas para homens e podem não ser tão efetivos para mulheres - na experimentação animal acaba-se optando por machos, em função da flutuabilidade do ciclo das fêmeas que acaba dificultando nas padronizações experimentais. Obrigada e sucesso! :)
Passando por aqui por causa do tema Bipolaridade e em 8min de áudio uma contextualização histórica muito interessante!! Inclusive, essa teoria comprovada de que o transtorno bipolar está dentro de um espectro! Eu e minha maezinha aprendemos muita coisa na ABRATA, em São Paulo, com os profissionais da USP e do Hospital das Clínicas. Vou continuar ouvindo em etapas e com muita calma. Gratidão, desde já, pela clareza de conhecimentos! O conhecimento e a aceitação do diagnóstico é mais que meio caminho andado para o tratamento das doenças mentais! Não há cura, mas... é possível ter uma vida equilibrada e saudável, quando temos coragem de tirar o véu da não aceitação e da ignorância e assumirmos quem somos sem culpar o(s) outros(s). Gratidão mais uma vez!🙏
@@farleystrauss Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Foi exatamente o postinho que me diagnosticou com transtorno bipolar. Trato depressão e ansiedade desde os 18, mas com sintomas desde os 12. Nenhum médico particular me ajudou, só me enchia de medicamentos sem resultado algum.Poadcast mt esclarecedor. Obrigada! 😊
Parabéns pelo conteúdo! Consegui identificar a famosa frase que digo para meu marido " o disjuntor caiu" falei em tom de brincadeira, existem épocas durante o ano que ele fica sem paciência, intolerante, reclamando de tudo , tudo incomoda, passa me ver como alguém que não quer o bem e não se importa com ele , vejo o semblante dele com as pupilas dilatadas e fisionomia levemente alterada, ele começa a se excluir da família, não consegue dar atenção ao nosso Filho e fica mais tempo procrastinando e deitado nos dias de folga vendo vídeos o dia inteiro.
Boa tarde a todos! Oi Dr Renato, tudo bem? Tenho uma filha que tem vinte e seis anos, em Novembro de 2018 teve um surto psicótico, ficou internada por uns quinze dias. A princípio foi dito que talvez seria um transtorno bipolar. Seguimos os protocolos, hospital dia e medicação, estabilizador de humor e antipsicóticos. Após três meses, ela rompeu a adesão do tratamento, devido a negação do pré diagnóstico. Em Agosto de 2019, teve o segundo surto e outra internação. Retomou ao tratamento, mas sempre com muita resistência... Ela tem uma estatura mediana, pesava 58 quilos e engordou 20 quilos e na maioria do tempo sempre muito deprimida. Conseguimos manter o tratamento por quase um ano. Após esse período, veio a fase da mania. Ela saiu da minha casa, foi morar com um rapaz e parou o tratamento. E depois disso, se separou do rapaz após sete meses, e começou a viver em várias casas de amigos/conhecidos por períodos muito curtos, acompanhados de várias crises e medicação imediata só para restabelecer. O último surto em Dezembro 2023, passou quatro dias na rua, apanhou e relatou uma violência sexual. Ela não adere o tratamento, no momento está morando em uma pensão e trabalhando. Ela é incrível, inteligente, comunicativa... Já fui no CRAS, CREA orgãos públicos e não consegui nenhuma assistência.
Poxa! Me solidarizo com o senhor mas nessa hora tuas palavras não têm ouvidos. As pessoas e o Governo não ajudam mesmo. Todos só Cuidam de sí! Mas irei dar uma sugestão para resgatar a sua linda e inteligente filha! Vai visitar ela e dê um “boa noite cinderela“ para ela, em uma garrafinha de suco ou em um copo de creme! Qdo ela “apagar” pegue ela e a leve para um Hospital Psiquiátrico! Chegue dizendo que ela estava em surto querendo matar todos e floreie bastante para o Hospital internar a sua filha! Daí não largue mais ela, vá todos os dias ao hospital e quando ela normalizar leve para sua casa e ministre a medicação escondido até ela ser acompanhada por psicólogos e aceitar a condição dela e coloque ela para ouvir o Dr Renato. Eu sei que parece “maluquice” o que estou sugerido mas tu és pai e somente o senhor para fazer esse resgate. E faça isso, antes que seja tarde! Paizinho , se a pessoa ficar sem tratamento por muito tempo, acho que ela não volta mais ao “eu” dela e ela ficará definidamente alterada. Boa sorte e informe aqui o que o senhor conseguiu!
O mais difícil é o diagnóstico e aceitação. Passado isso e acertada s medição fica tudo bem. Não pode desistir. Os momentos depois da estabilidade são ricos e prazerosos.
È sempre bom ouvir dr Renato porque todas as vezes ele faz questão de falar sobre o fato de que muitos bipolares na verdade não evoluem o polo depressivo, meu caso. Nunca preocupei na possibilidade de ser bipolar porque ficava tantos meses em mania ou hipomania e já era confundido como minha personalidade, só descobri aos 42 anos após uma série de crises de pânico, em uma semana tive 8 ataques, procurei emergências e um cardiologista cogitou a possibilidade de uma crise de ansiedade/panico. No psiquiatra, na primeira consulta de mais de uma hora já saí com o diagnóstico, um ótimo psiquiatra que através da conversa saiu investigando meu passado, procurando padrões desde a minha juventude e questionando sobre meus familiares, avós, primos, tios etc. ele tinha certeza que era TAB, quando comecei o tratamento, em menos de dois meses, durante a adaptação tive um surto claro de psicose que comecei a perceber que tive várias vezes, mas com a medicação, terapia, e conversa com o médico comecei a ter noção do que era aquilo. Hoje estou com 48 anos, 6 anos de tratamento e há 5 anos sem nem vestígio de crise, fiz uma segunda graduação na área de enfermagem e acabei de passar para uma residência, voltei a ter direcionamento, propósito e com uma mente afiada pela estabilidade
Dr. Renato é uma competência e com uma simplicidade invejável. Psiquiatra é o Médico de maior Importância na vida do ser humano . Parabéns dr. Renato. É realmente grande médico. Parabéns.
Sofri muitos traumas foi terrível mas com o passar do tempo me recuperei com a graça de Deus Deus foi é meu melhor psicológico amigo companheiro porque sempre vivia maio parte da minha vida poucas amizades numa ajuda social só a bíblia
Conhecimento salva , conhecimento é poder , poder é começar a mudar sua vida , através do conecimento, começando por coisas simples , como ter rotina , acordar cedo , se expor ao ar livre , se alimentar melhor , dormir melhor , é um bom começo , colocar em prática , o que esses professores estão colocando , parabéns , por passarem o que sabem , aprendendo muito , com cada episódio🎈🎈🎈🎈🎈🎈
Eu parei de beber nesse Janeiro de 2024 pra cuidar do meu tratamento bipolar . Eu me amo acima de tudo alem de economizar uma grana pra comprar meu carro tb.
Que Deus continue a abençoar sua vida vc 🙏 e continue no seu objetivo 🙏 não permita que ninguém tire seus sonhos e a serem realizados por Deus e com sua força de vontade em ter uma vida melhor com qualidade de vida... parabéns 👏👏👏👏
Que aula. 3h de ótimo conteúdo. Como bipolar, agradeço as informações que muitas vezes não me são passadas pelo meu médico nas consultas. Esse tipo de podcast longo e detalhado é muito bom. Agradeço aos envolvidos.
Fui diagnosticada com transtorno bipolar verdade 30 anos. Apresento muitosctalentos artísticos voltados para a pintura, literatura escrevo muito bem, faço retratos com espantosa refeição. Tenho talentos musicais , toco violão, teclado. E facilidade em assimilar quaisquer aprendizado em funções nunca praticadas. Facilidade para trabalhos artísticos e artesanais.tenho um QI acima da média e evolução de criatividade produtiva!
Eslen, sou aluno do RD, acompanho seus conteúdos há alguns meses e deixo aqui, publicamente, os meus mais sinceros agradecimentos, não tenho palavras pra descrever o serviço que você presta à sociedade científica, já prestou a mim e a várias outras pessoas. Essa democratização do conhecimento, espaço para profissionais incríveis compartilharem informações, simplesmente ouro sendo entregue de graça às pessoas. Deixo minha contribuição com o comentário, like e divulgação do podcast para meu ambiente. Parabéns Eslen, por mais pessoas como você.
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Minha vida mudou depois q conheci esse dois, gracas a Dr Renato, apos 20 anos descobri ser Bipolar, seria melhor ter descoberto um cancer terminal, seria bem menos dolorido.
Vamos reagir,se apegar a Deus, não é fácil mesmo não,a gente deixa de viver muito com esses transtornos. Nada fácil. Mas Deus é mais. Um abraço. Melhoras.
Foi uma aula! Incrível poder assistir a esse podcast de forma gratuita, quase não dá pra acreditar. São informações que nunca seriam possíveis de acessar em outro tempo. Só tenho a agradecer ao Eslen pelas excelentes perguntas e direcionamente da entrevista e ao doutor Renato pelas quase 3 horas de puro conhecimento científico e valioso sobre o Transtorno Bipolar.
É sempre uma felicidade ver profissionais sérios desvendando estigmas sobre o THB. O trabalho de vcs é de extrema relevância para que não sejamos menosprezados e invalidados.
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Caraca um dos podcasts mais explicativos e didáticos que já assisti, o entrevistador perguntando tudo que queremos saber, obrigada por tanto ensinamentos ❤
@@chronos5457 Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Muito interessante, tive Depressão no pós parto e psicose, pensamentos intrusivos e etc... Acho difícil me perdoar por muitos pensamentos, hoje cá estou Eu, descobrindo a bipolaridade, nunca imaginei que poderia ser um transtorno,me sinto triste, mas aliviada ao mesmo tempo. Toda a minha vida é uma história complexa,chega a ser difícil de falar, de explicar, tenho irritabilidade desde a infância, nunca achei que isso era normal, e agora tenho certeza, fico feliz por hoje ter a internet como um meio para ir descobrindo aos poucos, um pouco mais sobre essa Doença. Obrigada, Gratidão por todas as informações, e dúvidas tiradas ❤ Gratidão Eterna!!
Tive depressão pós parto,sofri demais, não consigo lembrar do meu filho bebezinho, hj depois de 37 anos faço tratamento p a depressão,nunca mais me curei😢
@@simoneapolinario3685tive um episódio de depressão profunda, perda de energia vital, recebi a cura dos céus - dentro de uma igreja, Deus trouxe a cura e desde então fiz tratamento psicológico, tive alguns outros episódios menos intensos - hoje consigo me controlar bem, emocionalmente, mas sempre agarrada a Deus e de olho nos sintomas - sempre fazendo a minha parte e com base na fé em Jesus ❤
"MEUS" psicólogo🎈 e psiquiatra🐙 favoritos da vida! Sou bipolar e graças a vocês estou vivendo uma melhora significativa em minha vida! O auto conhecimento sobre a condição de vida e limitações do nosso corpo e mente me fizeram inclusive ser um ser humano melhor. GRATIDÃO INFINITA!!! Acompanho o trabalho de ambos e sempre agrego mais conhecimento, saúde e paz em cada vídeo/episódio. Eslen, POR FAVOR traga um especialista em FIBROMIALGIA! Eu indicaria minha médica reumatologista aqui de Curitiba que é excepcional, Dra Claudine, mas confio nas tuas indicações, rs. 👋🥲 ( só pra deixar registrado, amei o episódio com a Dra Juliana🫶 )
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Não sei qual tipo de tratamento . Pode conseguir grandes resultados com o suplementos NAC: L Acetilcesteina ou folato doses mais altas dependendo do peso 5g ate 14 g. Pesquisa sobre o assunto.
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Sou aluno de medicina do 9° semestre da UnB, fiquei muito intrigado com o espectro bipolar!! Muito bom o podcast, parabéns, aprendi muito com esta aula. 🎉
Esse episódio está tão bom que eu escutaria ele de novo pra aprender mais alguma coisa que possivelmente deixei passar. Dois mestres juntos, obrigada pela aula!! Meu pai (hoje já falecido) era bipolar tipo 1.. em uma época que não tínhamos acesso a informação como hoje. Acho que meu irmão também tem algum tipo de bipolaridade e sinto que ele está em uma fase que ele cicla demaaaaais, só não chega a ter episódios de mania como meu pai tinha, que era realmente visível que estava mal, pelo episódio eu imagino que seja hipomania... pra melhorar a situação ele faz tudo que tem de errado (dorme mal, se alimenta mal, não faz atividade física, fuma cigarro e maconha, não faz terapia...) bem complicado. A família sofre demais.
Acabamos de internar meu irmão, perfil muito similar ao do seu irmão. Mas como as ameaças de suicídio foram escalando rapidamente, não vimos outra solução que não fosse a internação. Dívidas, uma vida toda desregulada, obsessões, pelo que tenho lido e visto ele deve ser Bipolar Tipo 2, pois não tem as fases maníacas clássicas que eu vi minha tia a vida toda ter. Mas ele tem obsessões que quando cisma ninguém tira da cabeça. Não ouve ninguém, acha que sabe tudo de todos os assuntos, se sente superior às pessoas, vive isolado, não consegue ter rotina nem horários... tudo muito pesado! Esta semana ele soube que tem bipolaridade e foi um baque pra ele, porque crescemos vendo as crises psicoticas e de mania intensa da nossa tia. Não é fácil ter o diagnóstico de bipolaridade, por outro lado, como é bom ter um diagnóstico e poder tratar o que tem para ficar bem. Ter o diagnóstico é sair das sombras. Um dia de cada vez.
@ Quase internamos meu irmão também.. a situação foi piorando muito. Mas chegou um ponto que ele mesmo estava desgastado e teve um crise ainda maior por isso, então aceitou ajuda. A medicação dele estava errada mesmo e junto com o estilo de vida acabou sendo a gota d’água.. o diagnóstico era de bipolaridade mesmo. Tanto nós como ele também tivemos esse choque com o diagnóstico por ter convivido com o meu pai que era bipolar.. mas graças a Deus hoje temos mais acesso a informação e meu irmão por ser de outra geração já aceita mais o tratamento. Hoje, 1 ano depois do meu primeiro comentário, posso contar que meu irmão está bem, medicado, largou cigarro e maconha, está fazendo terapia. Deus abençoe você e sua família! 🙏🏼 Só quem passa por isso sabe o quão pesado é.
@@luanam.8433bom dia! Que bom ler seu comentário pela manhã e saber da evolução positiva do seu irmão 🙏🏼🙏🏼🙏🏼 vai fazer 1 mês que internamos meu irmão de forma involuntária, porque achamos que ele realmente consumiria as ameaças de acabar com a própria vida, por desespero. Pra nós também foi um choque o diagnóstico de bipolaridade, mas pra ele foi muito mais. Está em uma clínica que tem o apoio psiquiátrico e também para o vício, porque é muito viciado em maconha, o que acaba agravando o quadro todo. O único contato que está tendo com o "mundo externo" tem sido encontros virtuais comigo às quartas-feiras. Ainda segue o padrão de vitimizacao, vendo todos em volta como os culpados por tudo na vida dele. Torço para que ele consiga daqui a 1 ano, como o seu irmão, olhar tudo com outros olhos, se livrar dos vicios, aceitar tratamento... tenho fé em Deus!!!! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
O podcast mais aguardado ❤️ Não sou da área, mas simplesmente adoro! Uma riqueza de conteúdo incrível. Parabéns a todos envolvidos! Um episódio melhor que o outro 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🎈🎈🎈
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Um encontro desse nível, com tanta orientação, conhecimento e inteligência, jamais deveria ter em torno de 30mil likes e menos de 1 milhão de visualizações. O que vemos aqui é extremamente necessário e enriquecedor, mas as pessoas perdem tempo com inutilidades e conteúdos vazios por simplesmente terem o poder de escolher o que querem consumir. Consuma o que te evolua e ensine, apesar de ter momento para abstrair. É ora levar pro resto da vida.
@@mariaconceicaoaquino7548 Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Eu me sinto incapaz para resolver problemas mas ouvi muito na infância que era porca ....não sabia fazer nada .não prestava pra nada....era emprastos..toco...pedra..as vezes não tenho ação..fico igual pedra
Depois que fui diagnosticada comecei a questionar tudo, tive muitos problemas na adolescência, muitas escolhas "erradas" que gostaria de ter feito tudo diferente. Minha sexualidade, minhas indecisões que eu culpava o signo.. cara é tanta coisa. De certa forma me aliviou em alguns aspectos, mas por outro lado tem horas que bate um desespero de ficar pra sempre na hipomania. A mania é um sonho, fico alto astral, hiperfocada e tenho resolução pra qualquer problema, na hipo fico totalmente depressiva, irritada, sem paciência. Sinto falta de me sentir normal. Estou em tratamento com ansitec, lithium e frontal pra dormir, tenho TAG também. As vezes é muito dificil, um ataca o outro. Conheci o Dr. Renato após meu diagnóstico, pois tenho consumido conteúdos para entender melhor sobre a bipolaridade e como melhorar o dia a dia... Tive relacionamentos terríveis, muitas brigas, estress, vai e volta 5, 6 vezes, troquei de faculdade 3 vezes, sempre muito intensa ou muito deprimida....... é difícil demais, isso tudo no período de 17 à 19 anos. Hoje tenho 26, uma filha de 4 e estou com o pai dela, mas vivo pensando em terminar, mas sempre voltamos então cheguei em um ponto que não confio mais na minha própria mente pra tomada de certas decisões.
Quê saber... que se exploda tudo , eu que não vou adoecer por causa de nada , como diz Jesus não andeis ansiosos por nada !!! Maravilha de aula 👏👏👏 sol , lítio, água, alimentação e exército físico natureza de Deus 👏👏
Eu tenho episódios de mania. Uma vez eu comprei umas dez perucas. Detalhe eu não uso peruca e nem pretendo usar foi um impulso e sai comprando. Resultado tenho várias perucas aqui que não servem pra nada. Outra vez eu comprei vestidos de festa. Comprei mais de 15 com paetes, curtos, longos e detalhe eu mal saiu de casa. É uma loucura que não dá pra explicar 😅.
Sou bipolar tipo1. Fui diagnosticada há vinte anos atrás. Eu tive mania e depressão durante toda a minha vida. Herdei do meu pai. Tenho também ansiedade e TOC.
Nossa poderia me ajudar com suas informações estou passando 12 anos sem tratamento por medo de tomar os remédios mas agora piorando com agressiviade ansiedade irritabilidade e depressão esséfstó cŕnico piorando foi por conta déuma histectomia que fiz a 34 anos a genética da minha mãe Mas não realmente meu diagnóstico Preciso saber se realmente sou bipolar ou depressão e ansiedade Tô iguá que vc falou vem humor com irritabilidade que eu agridoce e toc não consigo sentar fico só limpando com aditamento agressiviade e depressão
Faço uso de antidepressivos por mais de 20 anos..Estou vivo. É o que me importa. Tive falta de vontade p viver..Hoje durmo bem. Com medicaçao. Faço uso de sertralina de manhã e pronto..sou motorista. Dirijo o dia todo e faço exercicios. Durmo 8 horas dia estou com 63 anos .
@@YasminNasser54 oi..separação mal resolvida. Falência com perda financeira Desencadeou depressão. Anciedade incontrolável...usei clonazepan por muito tempo. Agora quetiapina mais Sertralina. Foi o q consegui voltar à ter fóco e objetivos outros na vida. Tenho acompanhamento psiquiatra que acha por bem a manutenção do tratamento já q os problemas..As causas raiz não foram ainda sanados. Vida q segue medicado e com acompanhamento..
19:06 Muito importante isso do diagnóstico!!! Tomei somente remédio depressivo por alguns anos e não via melhora, era crises e crises mais fortes… suicid@s e tudo mais.. Até encontrar um psiquiatra que realmente me ouviu com cuidado, meus relatos e então me passou o lítio junto com outros medicamentos e foi uma mudança absurda na minha vida!!!!!!!
19:21 fui diagnosticado com depressão profunda, quando procurei tratamento durante uma crise. Na troca de médico (por conta de convênios), o novo doutor me analisou afundo, pegando todos os meus diagnósticos, com o auxílio da minha psicóloga e fui diagnosticado com transtorno bipolar. Reduziu até cortar o medicamento para depressão (que pode agravar o caso) e inseriu o lítio como tratamento. Não dá pra descrever a melhoria. Os vídeos do Eslen tem me ajudado demais também.
fui diagnosticada agora com TAB mas pra mim, a abertura do quadro foi na pre-adolescência quando eu tive a primeira depressão, que não era forte, mas eu ficava depressiva mesmo querendo morrer.. depois os ciclos foram aumentando e agora que procurei ajuda e tive o diagnóstico
Infelizmente fiquei sofrendo durante mais de 23 anos com quadro de bipolaridade e sendo tratada como ansiedade. Graças a Deus agradeço ao médico que fez este diagnóstico.
Que maravilha saber que há médicos como o DR Renato Silva, e a oportunidade, que este canal, nos possibilita conhecer mais sobre o assunto, um tema,ctao difuso, e também " formatado" por grande maioria dos psiquiatras ...e psicólogos ( sem conhecimento de neurociencia, ou especialista em traumas. Parabéns .Agradeço muito.
Esse cara é um monstro pra falar de bipolaridade. Nao creio que seja bipolar mas creio que tenho alguma outra condicao, mas o conteudo dele me ajuda demais!
Como é bom ouvir uma conversa honesta e realmente explicativa, que não nos trata como loucos mas sim como doentes e que precisamos nos curar. Além de que expõe também a individualidade de cada um, já que mesmo sob o mesmo diagnóstico, podemos ser diferentes.
Dr. Renato um profissional que junta simplicidade com competência. Simplesmente fantástico! Eslen, facilitou o diálogo, com seus comentários e perguntas importantes. Show de bola! Dupla perfeita!!!
Gostaria de agradecer ao Dr. Renato e ao Eslen por trazerem tantas informações relevantes neste podcast, graças a vocês descobri a ciclotimia e agora estou sendo medicada de acordo. Eu não conseguia falar sobre o que acontecia na terapia, aquilo parecia ter sido parte da minha vida toda e eu achava que era normal, todos os ciclos de depressão... Apenas gratidão! Que Deus os abençoe imensamente.
Vou falar como paraibana que sou: armaria, oxe que doutor sabido é esse!!!!! Meu Deus, Ameiiiiiiii! Obrigada Eslen por nos.apresentar tantos profissionais de primeira linha! Vc é um deles né! Bjaooooooooo❤
Eu tenho transtorno bipolar e faço tratamento pisiquitrico há 20 anos sou uma pessoa de poucos amigo não trabalho fora cuido da casa tomo carbolitium e não tenho crise mas tive uma entoxicacao pelo o remédio mas fiquei boa e diminui o remédio graças Deus estou bem estou aprendendo a falar menos indo pouco na casa dos outros e tendo pouco problemas .
Faça um exame de suas vitaminas principalmente B12 Metilcobalamina. Eu fui tratada com Citalopram e Rivotril pra dormir e tudo o que eu tinha era falta de vitaminas no meu corpo. Hoje não tomo remédio nenhum, só vitaminas. Deus te abençoe, proteja e ilumine sempre sua vida. 🙏🏻🙏🏻🕊️🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Apesar de não ser psiquiatra, mas psicóloga, esse podcast foi maravilhoso em conteúdo, didática acessível e muito esclarecedor! Parabéns ao Dr. Renato! É perceptível sua grande capacidade e mineirice tão simpática!
Precisamos tomar muito cuidado em relação a transtorno, pois muitos narcisistas dizendo que são bipolares, por isso agem de certa forma🤨Conhecimento é essencial pra desmascarar esses seres tão cruéis que se escondem atrás desse transtorno
Sou Psicóloga e Psicanalista, No Curso de Psicologia nas disciplina Psicologia, (Formada no ano 89) já no Estágio de Psicopatologia 6 meses 20 horas semanais realizado em Clínica Psiquiatra com pacientes internados, tínhamos que fazer Diagnóstico de 3 pacientes. Esses diagnósticos já eram orientados pelo DSM 3. FAZER O DIAGNÓSTICO e os Diferenciais. Todos esses anos, agora é 7/01/25, ainda estou clinicando e nunca tive problemas com descrição e sugestão da medicação para os Psiquiatras. Enquanto o paciente vêm 1, na maioria 2 vezes por semana, para, sendo indicado por mim, procurar Psiquiatra para paralelamente ter medicamentos.
@@mariaconceicaoaquino7548 Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Deus abençoe os profissionais que realmente se importam em estudar e saber . Dr Renato é um deles, entre tantos escolhidos, ouví-lo é encorajar- se, para ajudar a quem precisa, é saber que a vida importa, que Deus nos diz que, praticar a Caridade é a verdadeira razão de nossa existência.
Sou portadora da TAB diagnosticada desde 2019, em tratamento, medicada, graças a Deus produtiva (embora acabei de sair de um período de mania). Hoje na verdade minha principal dificuldade é aceitar totalmente meu diagnóstico. Mas seguimos em frente. Obrigada pelo excelente conteúdo. Obs.: uso Depakote como estabilizador de humor
Parei de beber, de fumar, comecei a me exercitar e parei de tomar refrigerante. Sinceramente, tá é piorando. Passei dois anos em mania e hj eu rezo p não ter mais. As minhas duram até 14 dias. A depressão que se segue é terrível. Me sinto fraquíssima, fatigada, sofrida.
Q doideira, os meus a minha alteração de um estado p outro eh pouco mais de uma semana cada, eh mt perceptível Mas eu tbm tenho borderline Acho q nosso gosto de beber/fumar Ve da busca de uma emoção externa Por isso prs mim ta descartado largar minha bebida Mas agora só fds
Volta a fumar. Eu fumo pra não surtar. Infelizmente tenho muitos neuroreceptores pra nicotina, pois todos meus bisas, avós, pai, mãe fumavam.muito. Se eu parar até s. U ic. Dio tento. E me exercito, nado, faço desparasitação, não como glutén, leite nem em sonho. Viver dá câncer. Mas pelos meus filhos não quero mais surtar. Tomo paroxetina, fumo e não surto.
É estudante ou profissional da saúde? Conheça o Instituto de Psicologia Baseada em Evidências: inpbe.com/?src=bio-eslen
Sou fã no seu e no trabalho do dr. Renato, Maravilhoso podcast. Muito obrigada pelo conteúdo ❤
Portugal ❤❤❤
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Gratidão Dr Marcos por passar seu conhecimento 😊tem me ajudado muito.. privilégio por receber tantos ensinamentos 🌼👏👏👏
Foi a melhor coisa na minha vida ,,,conhecer o Dr. Renato, que Deus continue ti abençoando, por nós ajudar
Foi um prazer imenso e um privilégio ter essa conversa tão produtiva com Eslen . Muito obrigado pelo convite e por fazer esse projeto com tanta profundidade técnica que ajuda tantas pessoas. Conhecimento salva!
❤❤❤❤
Dr. Renato sou muito grata ao senhor, seu trabalho e dedicação em divulgar sobre a bipolaridade tem me ajudado muito. Com certeza conhecimento salva
@@patistarbem
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Top
Dr. Renato, o senhor salvou minha vida com o conhecimento que compartilha. Obrigada pelo seu trabalho!
Muita gente brinca com esse assunto, mas é uma coisa séria. Não é só uma mudança de humor é um comportamento que leva o paciente ao sofrimento, porque ele não consegue ficar estável para resolver as situações do dia a dia. 😢
Eu sofro mas de 16 anos com essa doença! Dói muito a alma😢
Não tenho palavras para descrever o privilégio de ouvir esse médico.... quem dera todos os profissionais fossem assim....
Profissional sensacional,muito conhecimento.parabens ,que Deus ilumine seu caminho
❤
😊❤❤❤❤❤❤❤❤
É a terceira vez que reassisto esse podcast inteiro e toda vez eu aprendo muita coisa nova
Eu Também 😊❤
Eu vou assistir novamente e fazer anotações. Estou me reconhecendo muito e isso explica muita coisa. Não me auto diagnostiquei, já tenho por profissionais.
Eu adoro a humildade do Dr. Renato e a simplicidade dele para explicar assuntos tão complexos. Obrigada🙏
Tbm o ❤, ele, usado por meu Senhor Jesus, me livrou de novas crises. Sigo Deus conselhos e aprendi muito a me conhecer. E sem deixar meu tratamento agora só em manutenção a muito tempo 😊
idem... fora o sotaque mineiro fofo demais. Amo.
Foi a primeira pessoa que não me fez sentir um lixo pela minha condição Bipolar. Obrigada Dr Renato e Eslen
Humildade? Uma consulta com esse homem é o preço d um Rins.humildade ,seria se ele separace,pelo menos algumas pessoas q ñ tem condições financeiras e consultasse ,grates. Pelo menos um sorteio, d consulta. Agora ,aí só com dinheiro...
@@mariagilma3176 moça... vc já viu algum profissional SÉRIO ter esta paciência, seriedade, Compaixão e sabedoria que ele demonstra para conosco????? ELE TEM TODO DIREITO de cobrar isso, estudou para isso. É A PROFISSÃO dele.
o dr Renato mudou minha analise diagnostica com meus clientes, tenho uma cliente que alterou o tratamento que fazia ha 10 anos de depressão, mas que na verdade suspeitei que era bipolaridade, construi um relatorio indicado em curso que auxiliou psiquiatra do time do Dr Renato, que alterou a medicação introduzindo o litio em seu tratamento, hoje ela tem uma vida funcional e junto com a psicoeducação esta tendo uma vida melhor com sua familia.
Não sou bipolar, não tenho nenhum familiar com bipolaridade, também não sou da área, mas não perco um discurso do dr Renato! Muito engrandecedor entender sobre essas questões que estão intimamente associadas ao comportamento humano.
Eu tbbbb
Agradeçam a Deus 🙏.
Eu tenho vários familiares com bipolaridade, é muito triste.
111ǰ@@tetetete234oiiaá1qáqo
@@fatimap.2089miss se
Me trato a 35 anos, e tomo carbolitium e tenho psiquiatra e psicóloga, faço terapia, não entro em crise a muito tempo.
❤❤❤
Parabéns ❤
Seu psiquiatra é em São Paulo?
@@YasminNasser54 não
E o carbllitium o remedio p transtorno bipolar. E o resultsdo esta no exame de sangue
Eu acredito, de todo o meu coração, que o Eslen veio pra ajudar a mudar vidas. Cada dia mais eu vejo isso através do conteúdo que ele entrega. É algo que não se vê pela Internet. Hoje eu descobri (já suspeitava) que sou bipolar. Agora é correr atrás de buscar ajuda profissional. Muito obrigada por tanto Eslen. 👏👏👏👏👏👏👏🥺
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Siga o Dr Renato
Eu acho ele incrível , quero compreender tudo sobre bipolaridade . Obrigada Dr.
Que ótimo 🎉❤
Interessante quando ele deixa bem claro a necessidade de atividade física. Uma caminhada diária de meia hora um excelente remédio
Minha irmã é desse jeito, bipolar tipo 1, quando tá na mania,faz coisas terríveis,quase não dorme,da muito trabalho... Vai intercalando período de aceleramento e apatia!Que maravilha ter encontrado o dr Renato,que explica tudo de uma maneira e uma linguagem simples que a gente consegue entender.Deus abençoe.
Dekapote nela , remédio ótimo , me tirou da crise
Esse sentimento de apatia, depois de um periodo, some?
@@Rossana.soaresEla já fez uso de muitos medicamentos,hj em dia não se dá com medicamento nenhum quase, só o lítio,quando necessário o neulepitil, carbamazepina.A maioria dos outros medicamentos apresenta efeito contrário,uma situação muito difícil!
@ffffffffff4108tem compulsão alimentar tbm.
@@wesleys008some, aí vem um período que aparenta mais normal, aí depois vem o aceleramento.Bem complicado,nesse período ela faz coisas terríveis,perde tudo,sai pra rua a noite,enfim...
Dr. Renato Silva foi crucial na descoberta do meu diagnóstico de TAB TIPO II, após 15 anos sendo tratada como depressão unipolar. Assistindo as lives parecia que ele estava me descrevendo 😮. Obrigada por existir Dr. Renato 🙏🏼
😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊
Como vc está?
Vc tinha ansiedade
@@cynthiasantana8430 sou extremamente ansiosa
Tenho tipo II tb, geralmente fico muito ansioso na fase hipomaníaca, mais alguém fica?
Esse Doutor Renato é o cara dos diagnósticos raros. Muito conhecimento. Humildade.
55:07 meu avô e várias tias já foram internadas (surtos), uma prima bipolar, outro primo esquizofrênico, o genética ruim 😂
Certamente tenho algum transtorno pois tenho variações de humor, fases deprimidas e dificuldade profissional. Difícil é achar um bom psiquiatra que ouça o paciente, médico de convênio é consulta de 5 min 🦧
Que bom que com esse podcast vc conseguiu identificar algo em vc, parabéns. Eu no seu lugar faria exatamente o que o Dr. Renato falou, sobre regular o sono, a alimentação, exercício físico e eu entraria no Instagram do Dr. Renato e fuçaria até achar uma profissional que segue ele e está começando agora na área. Conversaria sobre a possibilidade de tratamento mais barato, acredito que isso beneficiaria vcs dois!
Tô torcendo por vc 😊
@@pridefranca2991
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Te entendo bem, eu sou gêmea de uma bipolar tipo 1, ela teve diagnóstico aos 19 por ter surto psicotico e eu até hoje vivo no limbo, já busquei ajuda, e ninguém me ajuda de fato, só sei que não sou bipolar, porque depois da minha primeira gravidez engordei muito e usei sibutramina e não surtei, só descobri isso porque perguntei ao psiquiatra e ele disse que se eu fosse teria surtado. Boa sorte pra nós.
..@@monicasantanarodrigues3647
@@pridefranca2991eu tbm tenho fases de agressiviade irritabilidade até agredi pessoas uma agitação e depois vem a depressão agora com 50 está piorando tô assustada preciso de ajuda
Pois não consigo tomar remédios entro pânico pq sou muito sensível aos antidepressivos passo mau muitos
O nível de conhecimento desse médico é espetacular!
Minha esposa é bipolar, mas tem resistência a usar medicamentos. Já teve casos de agressão infelizmente, mas é ótima esposa e mãe dos nossos dois filhos. Ela tem impulsividade e alguns gatilhos. Mas com vários conteúdo do Dr. Renato e do Eslen, tenho aprendido muito e só somando na minha relação com ela, pessoa que eu amo. Calma e equilíbrio.🙏❤
Infelizmente eles teimam em não tomar os remédios, mas eu acredito que não tomar só vai aumentar os.problemas
Sou bipolar desde os 17 anos. Fui abusada por um tio , esposo da minha tia , desde os 7 anos até os 13 anos. Aos 16 anos eles precisaram morar na minha casa para minha tia ser tratada de um câncer. Daí aos 17 anos veio minhas crises e desde então tomo meus remédios e hoje aos 44 anos , com 37 anos fiz minha bariátrica e hoje faço o 9 período de Enfermagem Superior e perdoei o meu abusador. Tomo meus remédios regularmente , carbamazepina e vou a terapia semanalmente. Tenho muita fé e o que me ajudou foi ler livros de auto ajuda . Autor de si mesmo. Faço atividades físicas regularmente e procuro me alimentar bem saudável. Durmo às 08 horas por dia. E procuro ter minha vida espiritual ativa.
Que lindo ver um amor lindo assim!
Quem ama cuida parabéns que Deus o abençoe sempre grandemente.🙏
Parabéns @douglasluizendlich9892, lindo de ver seu comentário e amor por sua esposa! 👏🏽👏🏽👏🏽🥰
Sofri muito com minha mãe durante minha infância e adolescência, principalmente na adolescência. Fui maltratada, espancada, deixada de lado tantas vezes … era horrível conviver com ela, mas hoje ela é uma pessoa tratada. Quanta diferença faz na vida de um bipolar um tratamento assertivo .
Nossa!!! Parece que descreveu minha história. Minha mãe hoje bem acompanhada por um psiquiatra incrível Dr Miotto. Hoje ela parece outra pessoa. Fico muito feliz com isso.
Melhor explicação sobre o tema que eu já vi. Para mim, como portadora do transtorno já mais de 20 anos foi extremamente esclarecedor. Obrigada pela qualidade do podcast Eslen!
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Dr Renato não é desse mundo, é brilhante demais. Despido de qualquer forma de preconceito e de discurso elitista. Parabéns pela brilhante aula, Dr Renato!!
Podcast incrível!!!! Essa sotaque mineiro faz qualquer conteúdo ficar mais agradável ainda de ouvir. Até ser assaltado em mineires é mais agradável. Amei o podcast!
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
SOTAQUE MINEIRO E UMA DELICIA....TRANQUILO
Ruim no mundo é a falta de profissionais atuando a falta desses profissionais, nas redes publicas
Meu wsposo usa antidepressivo para bipolaridade ,melhora muito
É verdade faço tratamento no Caps da minha cidade e o atendimento é precário,mas no momento não tenho condições de pagar.A má vontade do médico,a psicóloga atendendo parando pra atender telefone no meio da consulta e pra atender outra pessoa tbm.Misericordia
SUS não devia existir! Se não nos cobrassem tanto impostos poderíamos com certeza pagar médicos particulares e bons profissionais
@@kakaum8418você precisa denunciar esse profissional na secretaria de saúde
Falta mesmo como é difícil,pra quem precisa.
Oi Eslen, sou bióloga e mestranda, estudo fisiologia e amo seus podcasts e conteúdos. Fico o dia todo escutando e são assuntos que me interessam muito. Perdi algumas pessoas e tô lidando com o luto e problemas de saúde, então ter uma rotina saudável me ajuda bastante. Não sei se você lê os comentários aqui, mas queria fazer duas sugestões.
Seria bem legal se você trouxesse alguém pra falar sobre alimentação/treino para mulheres com endometriose e síndrome dos ovários policísticos (SOP). Acredito que boa parte dos seus ouvintes possam ser mulheres, e apesar de bem comum ainda se sabe pouco a respeito e o tratamento é difícil...
Outra pauta interessante, que no Congresso da Sociedade Brasileira de Fisiologia houve até uma mesa redonda, é como parte das medicações, estudos e recomendações médicas são voltadas para homens e podem não ser tão efetivos para mulheres - na experimentação animal acaba-se optando por machos, em função da flutuabilidade do ciclo das fêmeas que acaba dificultando nas padronizações experimentais.
Obrigada e sucesso! :)
Passando por aqui por causa do tema Bipolaridade e em 8min de áudio uma contextualização histórica muito interessante!! Inclusive, essa teoria comprovada de que o transtorno bipolar está dentro de um espectro! Eu e minha maezinha aprendemos muita coisa na ABRATA, em São Paulo, com os profissionais da USP e do Hospital das Clínicas. Vou continuar ouvindo em etapas e com muita calma. Gratidão, desde já, pela clareza de conhecimentos! O conhecimento e a aceitação do diagnóstico é mais que meio caminho andado para o tratamento das doenças mentais! Não há cura, mas... é possível ter uma vida equilibrada e saudável, quando temos coragem de tirar o véu da não aceitação e da ignorância e assumirmos quem somos sem culpar o(s) outros(s). Gratidão mais uma vez!🙏
Tava assistindo deitada, dormi e sonhei que tava estudando psicologia e o Eslen era um dos profs. Adorei 😂❤
Um dia desses sonhei com Dr Renato no sonho rle era um amor de pessoa ❤
@@farleystrauss
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Foi exatamente o postinho que me diagnosticou com transtorno bipolar. Trato depressão e ansiedade desde os 18, mas com sintomas desde os 12. Nenhum médico particular me ajudou, só me enchia de medicamentos sem resultado algum.Poadcast mt esclarecedor. Obrigada! 😊
Parabéns pelo conteúdo! Consegui identificar a famosa frase que digo para meu marido " o disjuntor caiu" falei em tom de brincadeira, existem épocas durante o ano que ele fica sem paciência, intolerante, reclamando de tudo , tudo incomoda, passa me ver como alguém que não quer o bem e não se importa com ele , vejo o semblante dele com as pupilas dilatadas e fisionomia levemente alterada, ele começa a se excluir da família, não consegue dar atenção ao nosso Filho e fica mais tempo procrastinando e deitado nos dias de folga vendo vídeos o dia inteiro.
Sou assim tbm .😢😢😢
Bem eu!
Meio que me resumiu😢
Meu esposo é assim confia em Deus que trate ele desse mal.
🎯
Boa tarde a todos!
Oi Dr Renato, tudo bem?
Tenho uma filha que tem vinte e seis anos, em Novembro de 2018 teve um surto psicótico, ficou internada por uns quinze dias. A princípio foi dito que talvez seria um transtorno bipolar. Seguimos os protocolos, hospital dia e medicação, estabilizador de humor e antipsicóticos. Após três meses, ela rompeu a adesão do tratamento, devido a negação do pré diagnóstico. Em Agosto de 2019, teve o segundo surto e outra internação. Retomou ao tratamento, mas sempre com muita resistência... Ela tem uma estatura mediana, pesava 58 quilos e engordou 20 quilos e na maioria do tempo sempre muito deprimida. Conseguimos manter o tratamento por quase um ano. Após esse período, veio a fase da mania. Ela saiu da minha casa, foi morar com um rapaz e parou o tratamento. E depois disso, se separou do rapaz após sete meses, e começou a viver em várias casas de amigos/conhecidos por períodos muito curtos, acompanhados de várias crises e medicação imediata só para restabelecer. O último surto em Dezembro 2023, passou quatro dias na rua, apanhou e relatou uma violência sexual. Ela não adere o tratamento, no momento está morando em uma pensão e trabalhando. Ela é incrível, inteligente, comunicativa... Já fui no CRAS, CREA orgãos públicos e não consegui nenhuma assistência.
😮 vai no posto ho de saúde para encaminharem para um psicologo
Poxa! Me solidarizo com o senhor mas nessa hora tuas palavras não têm ouvidos. As pessoas e o Governo não ajudam mesmo. Todos só Cuidam de sí! Mas irei dar uma sugestão para resgatar a sua linda e inteligente filha! Vai visitar ela e dê um “boa noite cinderela“ para ela, em uma garrafinha de suco ou em um copo de creme! Qdo ela “apagar” pegue ela e a leve para um Hospital Psiquiátrico! Chegue dizendo que ela estava em surto querendo matar todos e floreie bastante para o Hospital internar a sua filha! Daí não largue mais ela, vá todos os dias ao hospital e quando ela normalizar leve para sua casa e ministre a medicação escondido até ela ser acompanhada por psicólogos e aceitar a condição dela e coloque ela para ouvir o Dr Renato. Eu sei que parece “maluquice” o que estou sugerido mas tu és pai e somente o senhor para fazer esse resgate. E faça isso, antes que seja tarde! Paizinho , se a pessoa ficar sem tratamento por muito tempo, acho que ela não volta mais ao “eu” dela e ela ficará definidamente alterada. Boa sorte e informe aqui o que o senhor conseguiu!
Sou bipolar tipo 1 e estou dando gracas a Deus por ter essa oportunidade de assistir essa aula,muito obrigada ❤
Vivo com a filha de coração.
Com esses problemas de bipolar.
Não é fácil.
O mais difícil é o diagnóstico e aceitação. Passado isso e acertada s medição fica tudo bem. Não pode desistir. Os momentos depois da estabilidade são ricos e prazerosos.
Deus a fortaleça ❤
Melhor podcast que já assisti com o Renato sem dúvidas!! Eslen perguntando foi perfeito demais ❤
È sempre bom ouvir dr Renato porque todas as vezes ele faz questão de falar sobre o fato de que muitos bipolares na verdade não evoluem o polo depressivo, meu caso. Nunca preocupei na possibilidade de ser bipolar porque ficava tantos meses em mania ou hipomania e já era confundido como minha personalidade, só descobri aos 42 anos após uma série de crises de pânico, em uma semana tive 8 ataques, procurei emergências e um cardiologista cogitou a possibilidade de uma crise de ansiedade/panico. No psiquiatra, na primeira consulta de mais de uma hora já saí com o diagnóstico, um ótimo psiquiatra que através da conversa saiu investigando meu passado, procurando padrões desde a minha juventude e questionando sobre meus familiares, avós, primos, tios etc. ele tinha certeza que era TAB, quando comecei o tratamento, em menos de dois meses, durante a adaptação tive um surto claro de psicose que comecei a perceber que tive várias vezes, mas com a medicação, terapia, e conversa com o médico comecei a ter noção do que era aquilo. Hoje estou com 48 anos, 6 anos de tratamento e há 5 anos sem nem vestígio de crise, fiz uma segunda graduação na área de enfermagem e acabei de passar para uma residência, voltei a ter direcionamento, propósito e com uma mente afiada pela estabilidade
Dr. Renato é uma competência e com uma simplicidade invejável. Psiquiatra é o Médico de maior Importância na vida do ser humano . Parabéns dr. Renato. É realmente grande médico. Parabéns.
Sofri muitos traumas foi terrível mas com o passar do tempo me recuperei com a graça de Deus Deus foi é meu melhor psicológico amigo companheiro porque sempre vivia maio parte da minha vida poucas amizades numa ajuda social só a bíblia
É verdade.
Conhecimento salva , conhecimento é poder , poder é começar a mudar sua vida , através do conecimento, começando por coisas simples , como ter rotina , acordar cedo , se expor ao ar livre , se alimentar melhor , dormir melhor , é um bom começo , colocar em prática , o que esses professores estão colocando , parabéns , por passarem o que sabem , aprendendo muito , com cada episódio🎈🎈🎈🎈🎈🎈
Eu parei de beber nesse Janeiro de 2024 pra cuidar do meu tratamento bipolar . Eu me amo acima de tudo alem de economizar uma grana pra comprar meu carro tb.
Que lindo
Que alegria ler um comentário assim ❤
Deus te abencoi!!
Que Deus continue a abençoar sua vida vc 🙏 e continue no seu objetivo 🙏 não permita que ninguém tire seus sonhos e a serem realizados por Deus e com sua força de vontade em ter uma vida melhor com qualidade de vida... parabéns 👏👏👏👏
Parabéns, procure um a.a. para ajudar outras pessoas também.
Que aula. 3h de ótimo conteúdo. Como bipolar, agradeço as informações que muitas vezes não me são passadas pelo meu médico nas consultas. Esse tipo de podcast longo e detalhado é muito bom. Agradeço aos envolvidos.
Fui diagnosticada com transtorno bipolar verdade 30 anos. Apresento muitosctalentos artísticos voltados para a pintura, literatura escrevo muito bem, faço retratos com espantosa refeição. Tenho talentos musicais , toco violão, teclado. E facilidade em assimilar quaisquer aprendizado em funções nunca praticadas. Facilidade para trabalhos artísticos e artesanais.tenho um QI acima da média e evolução de criatividade produtiva!
Eslen, sou aluno do RD, acompanho seus conteúdos há alguns meses e deixo aqui, publicamente, os meus mais sinceros agradecimentos, não tenho palavras pra descrever o serviço que você presta à sociedade científica, já prestou a mim e a várias outras pessoas. Essa democratização do conhecimento, espaço para profissionais incríveis compartilharem informações, simplesmente ouro sendo entregue de graça às pessoas. Deixo minha contribuição com o comentário, like e divulgação do podcast para meu ambiente. Parabéns Eslen, por mais pessoas como você.
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Obrigado pelo PodCast com Dr.Renato,ajudará as pessoas procurar um bom profissional de saúde!
Minha vida mudou depois q conheci esse dois, gracas a Dr Renato, apos 20 anos descobri ser Bipolar, seria melhor ter descoberto um cancer terminal, seria bem menos dolorido.
Vamos reagir,se apegar a Deus, não é fácil mesmo não,a gente deixa de viver muito com esses transtornos. Nada fácil. Mas Deus é mais. Um abraço. Melhoras.
Foi uma aula! Incrível poder assistir a esse podcast de forma gratuita, quase não dá pra acreditar. São informações que nunca seriam possíveis de acessar em outro tempo. Só tenho a agradecer ao Eslen pelas excelentes perguntas e direcionamente da entrevista e ao doutor Renato pelas quase 3 horas de puro conhecimento científico e valioso sobre o Transtorno Bipolar.
Com essa explicação até quem não é da área da saúde e leigos entendem👏🏽👏🏽👏🏽. Ele fala e explica o que está dizendo. Muito bom. 👏🏽👏🏽❤️❤️
É sempre uma felicidade ver profissionais sérios desvendando estigmas sobre o THB. O trabalho de vcs é de extrema relevância para que não sejamos menosprezados e invalidados.
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Uau 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 sensacional !!! Que aula !!! 😍😍Dois feras conversando!! Parabéns, aprendi demais!!!
Dr Renato explica para leigos como eu muito bem, e quando é para ser mais especifico ele aparenta explicar super bem tambem.
Caraca um dos podcasts mais explicativos e didáticos que já assisti, o entrevistador perguntando tudo que queremos saber, obrigada por tanto ensinamentos ❤
Senhoras e senhoras, que encontro espetacular! 🤩🤩🤩 E que aula! Ciência pura. 😊
Você gosta de ciência? E de espiritualidade?
@@chronos5457
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Muito interessante, tive Depressão no pós parto e psicose, pensamentos intrusivos e etc... Acho difícil me perdoar por muitos pensamentos, hoje cá estou Eu, descobrindo a bipolaridade, nunca imaginei que poderia ser um transtorno,me sinto triste, mas aliviada ao mesmo tempo.
Toda a minha vida é uma história complexa,chega a ser difícil de falar, de explicar, tenho irritabilidade desde a infância, nunca achei que isso era normal, e agora tenho certeza, fico feliz por hoje ter a internet como um meio para ir descobrindo aos poucos, um pouco mais sobre essa Doença.
Obrigada, Gratidão por todas as informações, e dúvidas tiradas ❤ Gratidão Eterna!!
Choro muito sem motivo
Tive depressão pós parto,sofri demais, não consigo lembrar do meu filho bebezinho, hj depois de 37 anos faço tratamento p a depressão,nunca mais me curei😢
@@simoneapolinario3685tive um episódio de depressão profunda, perda de energia vital, recebi a cura dos céus - dentro de uma igreja, Deus trouxe a cura e desde então fiz tratamento psicológico, tive alguns outros episódios menos intensos - hoje consigo me controlar bem, emocionalmente, mas sempre agarrada a Deus e de olho nos sintomas - sempre fazendo a minha parte e com base na fé em Jesus ❤
"MEUS" psicólogo🎈 e psiquiatra🐙 favoritos da vida! Sou bipolar e graças a vocês estou vivendo uma melhora significativa em minha vida! O auto conhecimento sobre a condição de vida e limitações do nosso corpo e mente me fizeram inclusive ser um ser humano melhor. GRATIDÃO INFINITA!!! Acompanho o trabalho de ambos e sempre agrego mais conhecimento, saúde e paz em cada vídeo/episódio.
Eslen, POR FAVOR traga um especialista em FIBROMIALGIA! Eu indicaria minha médica reumatologista aqui de Curitiba que é excepcional, Dra Claudine, mas confio nas tuas indicações, rs. 👋🥲 ( só pra deixar registrado, amei o episódio com a Dra Juliana🫶 )
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Não sei qual tipo de tratamento . Pode conseguir grandes resultados com o suplementos NAC: L Acetilcesteina ou folato doses mais altas dependendo do peso 5g ate 14 g. Pesquisa sobre o assunto.
Eu adoraria! Pois além da bipolaridade, sofro com a fibromialgia também 😢
Espetacular! Eslen conduziu de forma que o Dr deu uma aula completa. Por mais podcasts assim👏👏👏
Fã do Dr. Renato! Gde profissional!
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Sou aluno de medicina do 9° semestre da UnB, fiquei muito intrigado com o espectro bipolar!! Muito bom o podcast, parabéns, aprendi muito com esta aula. 🎉
Esse episódio está tão bom que eu escutaria ele de novo pra aprender mais alguma coisa que possivelmente deixei passar. Dois mestres juntos, obrigada pela aula!!
Meu pai (hoje já falecido) era bipolar tipo 1.. em uma época que não tínhamos acesso a informação como hoje. Acho que meu irmão também tem algum tipo de bipolaridade e sinto que ele está em uma fase que ele cicla demaaaaais, só não chega a ter episódios de mania como meu pai tinha, que era realmente visível que estava mal, pelo episódio eu imagino que seja hipomania... pra melhorar a situação ele faz tudo que tem de errado (dorme mal, se alimenta mal, não faz atividade física, fuma cigarro e maconha, não faz terapia...) bem complicado. A família sofre demais.
Acabamos de internar meu irmão, perfil muito similar ao do seu irmão. Mas como as ameaças de suicídio foram escalando rapidamente, não vimos outra solução que não fosse a internação. Dívidas, uma vida toda desregulada, obsessões, pelo que tenho lido e visto ele deve ser Bipolar Tipo 2, pois não tem as fases maníacas clássicas que eu vi minha tia a vida toda ter. Mas ele tem obsessões que quando cisma ninguém tira da cabeça. Não ouve ninguém, acha que sabe tudo de todos os assuntos, se sente superior às pessoas, vive isolado, não consegue ter rotina nem horários... tudo muito pesado! Esta semana ele soube que tem bipolaridade e foi um baque pra ele, porque crescemos vendo as crises psicoticas e de mania intensa da nossa tia. Não é fácil ter o diagnóstico de bipolaridade, por outro lado, como é bom ter um diagnóstico e poder tratar o que tem para ficar bem. Ter o diagnóstico é sair das sombras.
Um dia de cada vez.
@ Quase internamos meu irmão também.. a situação foi piorando muito. Mas chegou um ponto que ele mesmo estava desgastado e teve um crise ainda maior por isso, então aceitou ajuda. A medicação dele estava errada mesmo e junto com o estilo de vida acabou sendo a gota d’água.. o diagnóstico era de bipolaridade mesmo. Tanto nós como ele também tivemos esse choque com o diagnóstico por ter convivido com o meu pai que era bipolar.. mas graças a Deus hoje temos mais acesso a informação e meu irmão por ser de outra geração já aceita mais o tratamento. Hoje, 1 ano depois do meu primeiro comentário, posso contar que meu irmão está bem, medicado, largou cigarro e maconha, está fazendo terapia.
Deus abençoe você e sua família! 🙏🏼 Só quem passa por isso sabe o quão pesado é.
@@luanam.8433bom dia! Que bom ler seu comentário pela manhã e saber da evolução positiva do seu irmão 🙏🏼🙏🏼🙏🏼 vai fazer 1 mês que internamos meu irmão de forma involuntária, porque achamos que ele realmente consumiria as ameaças de acabar com a própria vida, por desespero. Pra nós também foi um choque o diagnóstico de bipolaridade, mas pra ele foi muito mais. Está em uma clínica que tem o apoio psiquiátrico e também para o vício, porque é muito viciado em maconha, o que acaba agravando o quadro todo. O único contato que está tendo com o "mundo externo" tem sido encontros virtuais comigo às quartas-feiras. Ainda segue o padrão de vitimizacao, vendo todos em volta como os culpados por tudo na vida dele. Torço para que ele consiga daqui a 1 ano, como o seu irmão, olhar tudo com outros olhos, se livrar dos vicios, aceitar tratamento... tenho fé em Deus!!!! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Nunca vi tanta sabedoria para falar da sua profissão!!! Muito obrigada 🙏🙌
O podcast mais aguardado ❤️
Não sou da área, mas simplesmente adoro! Uma riqueza de conteúdo incrível.
Parabéns a todos envolvidos! Um episódio melhor que o outro 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🎈🎈🎈
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Um encontro desse nível, com tanta orientação, conhecimento e inteligência, jamais deveria ter em torno de 30mil likes e menos de 1 milhão de visualizações. O que vemos aqui é extremamente necessário e enriquecedor, mas as pessoas perdem tempo com inutilidades e conteúdos vazios por simplesmente terem o poder de escolher o que querem consumir. Consuma o que te evolua e ensine, apesar de ter momento para abstrair. É ora levar pro resto da vida.
Já assisti outros podcasts com o Dr. Renato, mas este foi outro nível...parabéns Eslen pela excelente condução.
Como é bom pessoas que tem vontade de ajudar!!! Explica com simplicidade um assunto complexo!!!!
Parabéns 🎉🎉🎉🎉🎉
QUE AULA TANTO CONHECIMENTO. JA POSTEI LOGO NO STATUS E ENVIEI PARA OS PARENTES
Parabéns dr Rensto eo progrsms
@@mariaconceicaoaquino7548
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Dr Renato quebrou muitos mitos sobre Bipolaridade 🧬🔬
Sou fã do Renato desde a aula especial no RD sobre vantagens em ser bipolar. Realmente esse EP do podcast está EXCELENTE 🎉🎉🎉🎉
Eu me sinto incapaz para resolver problemas mas ouvi muito na infância que era porca ....não sabia fazer nada .não prestava pra nada....era emprastos..toco...pedra..as vezes não tenho ação..fico igual pedra
Eslen vc esta ajudando eu não só mudar a vida, mas, ter FÉ NO TRATAMENTO BIPOLAR. Muito obrigada
Parabéns pelo vídeo ótimo sou portadora deste trastorno e sei como é difícil,lhe dar com esta doença.❤️
Sempre que surgir momentos desse tipo não quero perder.
Depois que fui diagnosticada comecei a questionar tudo, tive muitos problemas na adolescência, muitas escolhas "erradas" que gostaria de ter feito tudo diferente. Minha sexualidade, minhas indecisões que eu culpava o signo.. cara é tanta coisa. De certa forma me aliviou em alguns aspectos, mas por outro lado tem horas que bate um desespero de ficar pra sempre na hipomania. A mania é um sonho, fico alto astral, hiperfocada e tenho resolução pra qualquer problema, na hipo fico totalmente depressiva, irritada, sem paciência. Sinto falta de me sentir normal.
Estou em tratamento com ansitec, lithium e frontal pra dormir, tenho TAG também. As vezes é muito dificil, um ataca o outro.
Conheci o Dr. Renato após meu diagnóstico, pois tenho consumido conteúdos para entender melhor sobre a bipolaridade e como melhorar o dia a dia...
Tive relacionamentos terríveis, muitas brigas, estress, vai e volta 5, 6 vezes, troquei de faculdade 3 vezes, sempre muito intensa ou muito deprimida....... é difícil demais, isso tudo no período de 17 à 19 anos. Hoje tenho 26, uma filha de 4 e estou com o pai dela, mas vivo pensando em terminar, mas sempre voltamos então cheguei em um ponto que não confio mais na minha própria mente pra tomada de certas decisões.
Me vi nessa descrição
Me identifiquei também 😢
Eu entendo vc, perfeitamente.
Vc lembrou meu filho é exatamente assim q acontece ,mais não procura ajuda😔
Que Deus lhe guarde e conduza seu tratamento.
Que conteúdo rico, sou laudado maniaco bipolar e me identifiquei!!! Melhor coisa auto conhecimento
Quê saber... que se exploda tudo , eu que não vou adoecer por causa de nada , como diz Jesus não andeis ansiosos por nada !!! Maravilha de aula 👏👏👏 sol , lítio, água, alimentação e exército físico natureza de Deus 👏👏
Glória a Jesus,,,Jesus ainda cura,,,,,
Eu tenho episódios de mania. Uma vez eu comprei umas dez perucas. Detalhe eu não uso peruca e nem pretendo usar foi um impulso e sai comprando. Resultado tenho várias perucas aqui que não servem pra nada. Outra vez eu comprei vestidos de festa. Comprei mais de 15 com paetes, curtos, longos e detalhe eu mal saiu de casa. É uma loucura que não dá pra explicar 😅.
Sou bipolar tipo1. Fui diagnosticada há vinte anos atrás. Eu tive mania e depressão durante toda a minha vida. Herdei do meu pai. Tenho também ansiedade e TOC.
Nossa poderia me ajudar com suas informações estou passando 12 anos sem tratamento por medo de tomar os remédios mas agora piorando com agressiviade ansiedade irritabilidade e depressão esséfstó cŕnico piorando foi por conta déuma histectomia que fiz a 34 anos a genética da minha mãe
Mas não realmente meu diagnóstico
Preciso saber se realmente sou bipolar ou depressão e ansiedade
Tô iguá que vc falou vem humor com irritabilidade que eu agridoce e toc não consigo sentar fico só limpando com aditamento agressiviade e depressão
Faço uso de antidepressivos por mais de 20 anos..Estou vivo. É o que me importa. Tive falta de vontade p viver..Hoje durmo bem. Com medicaçao. Faço uso de sertralina de manhã e pronto..sou motorista. Dirijo o dia todo e faço exercicios. Durmo 8 horas dia estou com 63 anos .
Mas você é bipolar? Que antidepressivo você faz uso?
@@YasminNasser54 oi..separação mal resolvida. Falência com perda financeira Desencadeou depressão. Anciedade incontrolável...usei clonazepan por muito tempo. Agora quetiapina mais Sertralina. Foi o q consegui voltar à ter fóco e objetivos outros na vida. Tenho acompanhamento psiquiatra que acha por bem a manutenção do tratamento já q os problemas..As causas raiz não foram ainda sanados. Vida q segue medicado e com acompanhamento..
Hoje com o conhecimento de quem sou.Luto com esses pensamentos e venço.Com Jesus
19:06
Muito importante isso do diagnóstico!!! Tomei somente remédio depressivo por alguns anos e não via melhora, era crises e crises mais fortes… suicid@s e tudo mais.. Até encontrar um psiquiatra que realmente me ouviu com cuidado, meus relatos e então me passou o lítio junto com outros medicamentos e foi uma mudança absurda na minha vida!!!!!!!
Boa noite!
Mais quais medicações seu psiquiatra te passou?
Poderia compartilhar o contato dele?
Tenho tab e agradeço a Deus por ter conhecido este médico, abençoado por Deus 🙏🙏🙏❤️
19:21 fui diagnosticado com depressão profunda, quando procurei tratamento durante uma crise. Na troca de médico (por conta de convênios), o novo doutor me analisou afundo, pegando todos os meus diagnósticos, com o auxílio da minha psicóloga e fui diagnosticado com transtorno bipolar. Reduziu até cortar o medicamento para depressão (que pode agravar o caso) e inseriu o lítio como tratamento. Não dá pra descrever a melhoria. Os vídeos do Eslen tem me ajudado demais também.
quando você usou antidepressivos, notou que eles foram perdendo o efeito durante o tempo, digo em uns 4 meses?
Baita bate papo... Acompanho do Dr Renato por onde ele passa ! Muito bom a fluencia e conhecimento que passa sobre o assunto.
Parabéns ao Canal por esse conteúdo de alto nível. Vídeo bastante esclarecedor. Grata a Eslen e ao dr. Renato.
fui diagnosticada agora com TAB mas pra mim, a abertura do quadro foi na pre-adolescência quando eu tive a primeira depressão, que não era forte, mas eu ficava depressiva mesmo querendo morrer.. depois os ciclos foram aumentando e agora que procurei ajuda e tive o diagnóstico
Que bom que você encontrou, agora, um caminho para ter qualidade de vida.
Infelizmente fiquei sofrendo durante mais de 23 anos com quadro de bipolaridade e sendo tratada como ansiedade.
Graças a Deus agradeço ao médico que fez este diagnóstico.
Dr Renato estava inspirado nesse dia, deu show, o Eslen também colaborou com ótimas perguntas.
Ele é sempre assim.
Que maravilha saber que há médicos como o DR Renato Silva, e a oportunidade, que este canal, nos possibilita conhecer mais sobre o assunto, um tema,ctao difuso, e também " formatado" por grande maioria dos psiquiatras ...e psicólogos ( sem conhecimento de neurociencia, ou especialista em traumas.
Parabéns
.Agradeço muito.
Esse cara é um monstro pra falar de bipolaridade. Nao creio que seja bipolar mas creio que tenho alguma outra condicao, mas o conteudo dele me ajuda demais!
Dr Renato ê um prazer, assistir essa, esse bodkest, estudo psicologia, é um maior prazer.
Como é bom ouvir uma conversa honesta e realmente explicativa, que não nos trata como loucos mas sim como doentes e que precisamos nos curar. Além de que expõe também a individualidade de cada um, já que mesmo sob o mesmo diagnóstico, podemos ser diferentes.
Transtorno Bipolar nao se vence Eslen…se aprende a lidar e amenizar os sintomas 👌🏼
Dr. Renato um profissional que junta simplicidade com competência. Simplesmente fantástico! Eslen, facilitou o diálogo, com seus comentários e perguntas importantes. Show de bola! Dupla perfeita!!!
Gostaria de agradecer ao Dr. Renato e ao Eslen por trazerem tantas informações relevantes neste podcast, graças a vocês descobri a ciclotimia e agora estou sendo medicada de acordo. Eu não conseguia falar sobre o que acontecia na terapia, aquilo parecia ter sido parte da minha vida toda e eu achava que era normal, todos os ciclos de depressão... Apenas gratidão! Que Deus os abençoe imensamente.
Vou falar como paraibana que sou: armaria, oxe que doutor sabido é esse!!!!! Meu Deus,
Ameiiiiiiii! Obrigada Eslen por nos.apresentar tantos profissionais de primeira linha! Vc é um deles né! Bjaooooooooo❤
Dizem que mulher Paraíba fode gostoso?
Levei anos para ser diagnosticada, daí com medicação mais acertiva minha qualidade de vida melhorou
Eu tenho transtorno bipolar e faço tratamento pisiquitrico há 20 anos sou uma pessoa de poucos amigo não trabalho fora cuido da casa tomo carbolitium e não tenho crise mas tive uma entoxicacao pelo o remédio mas fiquei boa e diminui o remédio graças Deus estou bem estou aprendendo a falar menos indo pouco na casa dos outros e tendo pouco problemas .
Faça um exame de suas vitaminas principalmente B12 Metilcobalamina. Eu fui tratada com Citalopram e Rivotril pra dormir e tudo o que eu tinha era falta de vitaminas no meu corpo. Hoje não tomo remédio nenhum, só vitaminas. Deus te abençoe, proteja e ilumine sempre sua vida. 🙏🏻🙏🏻🕊️🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Oxi, pq tá deixando de ter vida social e quer falar menos?
@@gatinha1234-y8s pq muitas vezes o contato com outras pessoas é o agente estressor. Se liga
Apesar de não ser psiquiatra, mas psicóloga, esse podcast foi maravilhoso em conteúdo, didática acessível e muito esclarecedor!
Parabéns ao Dr. Renato! É perceptível sua grande capacidade e mineirice tão simpática!
Precisamos tomar muito cuidado em relação a transtorno, pois muitos narcisistas dizendo que são bipolares, por isso agem de certa forma🤨Conhecimento é essencial pra desmascarar esses seres tão cruéis que se escondem atrás desse transtorno
Cm certeza fl tudo😊
Meu filho não toma remédio não hora certa é não dormi nada Deus abençoa sempre vcs 😚
Melhor médico especialista em bipolaridade ❤
Vida longa a esses grandes pesquisadores psiquiiatras.
Dr Renato, sempre incansável em informar sobre bipolaridade, gracas ao seu trabalho consegui aprender sobre o tratamento e poder me cuidar. 🐙🙏
Sou Psicóloga e Psicanalista, No Curso de Psicologia nas disciplina Psicologia, (Formada no ano 89) já no Estágio de Psicopatologia 6 meses 20 horas semanais realizado em Clínica Psiquiatra com pacientes internados, tínhamos que fazer Diagnóstico de 3 pacientes. Esses diagnósticos já eram orientados pelo DSM 3. FAZER O DIAGNÓSTICO e os Diferenciais. Todos esses anos, agora é 7/01/25, ainda estou clinicando e nunca tive problemas com descrição e sugestão da medicação para os Psiquiatras. Enquanto o paciente vêm 1, na maioria 2 vezes por semana, para, sendo indicado por mim, procurar Psiquiatra para paralelamente ter medicamentos.
Eslen, torço muuuuuito pelo dia que teremos uma aula no RD ou um ep no Podcast sobre o transtorno Borderline...
Faz pra gente?! 🙏🙏🙏🙏
sim, eu tambémmmm
Espetacular esse dr Renato e programa marvilhiso
Tenho nora com avóae e tias bipolar
Dr Renato tem consultório em S.Paulo
@@mariaconceicaoaquino7548
Obrigado pelo PodCast com Dr Renato, ajudará muitas pessoas a salvar-se do Suicídio, apenas com o poder da informação. Deus abençoe vc e teu trabalho magnífico e importantíssimo.
Deus abençoe os profissionais que realmente se importam em estudar e saber . Dr Renato é um deles, entre tantos escolhidos, ouví-lo é encorajar- se, para ajudar a quem precisa, é saber que a vida importa, que Deus nos diz que, praticar a Caridade é a verdadeira razão de nossa existência.
Sou portadora da TAB diagnosticada desde 2019, em tratamento, medicada, graças a Deus produtiva (embora acabei de sair de um período de mania). Hoje na verdade minha principal dificuldade é aceitar totalmente meu diagnóstico. Mas seguimos em frente. Obrigada pelo excelente conteúdo.
Obs.: uso Depakote como estabilizador de humor
Oi vc tinha mta ansiedade?
Está palestra com profissionais da área vai ajudar bastante para entender. O que acontece...
Parei de beber, de fumar, comecei a me exercitar e parei de tomar refrigerante. Sinceramente, tá é piorando. Passei dois anos em mania e hj eu rezo p não ter mais. As minhas duram até 14 dias. A depressão que se segue é terrível. Me sinto fraquíssima, fatigada, sofrida.
Passo por isso 😢 no meu caso é hereditário.
Exercícios e terapia e medicamentos
O colega, vc tá fazendo tudo certinho não pode está piorando. Vamos com fé em Deus 🎉
Q doideira, os meus a minha alteração de um estado p outro eh pouco mais de uma semana cada, eh mt perceptível
Mas eu tbm tenho borderline
Acho q nosso gosto de beber/fumar
Ve da busca de uma emoção externa
Por isso prs mim ta descartado largar minha bebida
Mas agora só fds
Volta a fumar. Eu fumo pra não surtar. Infelizmente tenho muitos neuroreceptores pra nicotina, pois todos meus bisas, avós, pai, mãe fumavam.muito. Se eu parar até s. U ic. Dio tento. E me exercito, nado, faço desparasitação, não como glutén, leite nem em sonho. Viver dá câncer. Mas pelos meus filhos não quero mais surtar. Tomo paroxetina, fumo e não surto.