Olá, Laura! Hj vim fazer um desabafo: hj era dia de formação na escola. Moro em SC, então, diariamente escuto todos os tipos de absurdo calada pra não entrar em conflito. Na formação de hj, contrataram uma "natuterapeuta". Nunca havia ouvido falar disso, então fiquei ouvindo. A pessoa começou a falar sobre "alimentação Detox" (a Ana iria amar). Respirei fundo. Saí da sala, dei uma volta pela escola, fui ao banheiro, escutei uma música e voltei. Qdo voltei, ela estava falando dos benefícios de se tomar leite de magnésio cotidianamente "pra limpar o corpo". Já comecei a me tremer e pensar "respira!" Logo em seguida ela disse que as pessoas devem se alimentar 3 vezes por dia e que o papo de comer de 3 em 3 horas é balela. Não aguentei e saí dizendo que me perdoassem, mas eu não voltaria. Eu sei que não é assim que funciona uma dieta, por exemplo. Que as dietas devem ser desenvolvidas por pessoas da nutrição e de forma personalizada. Não só pq assisto vcs, mas pq precisei de nutricionista para mim e para meus filhos em épocas diferentes. Porém a mesma profissional prescreveu dietas diferentes de acordo com a necessidade de cada um. Ainda tive que ouvir da diretora que "ela tem o direito de acreditar no que quiser, segue quem quer". As pessoas não entendem que nem tudo é passível de crenças. Além do mais, o que (não) me impressionou nisso tudo: ela vende leite de magnésio. É claro que teve gente que comprou. Eu até perguntei para os outros professores se só eu achei estranho alguém recomendar laxante pra se tomar sem prescrição e que ela tem um grupo pra lembrar todas as pessoas o dia (domingo) que é o dia da "faxina Detox". Não consegui tancar e ainda passei por uma pessoa horrível e sem coração. Desculpa o textão, mas eu não quero ter que pensar nisso sozinha. 😅 Bjs científicos! ❤⚗️
Parabéns pelo vídeo, Laura! Realmente é muito bom ter toda a informação de forma didática concentrada em um só lugar e ainda por cima, vinda de uma pessoa que vivenciou a realidade do câncer. Abraços!!
Tive cancer de tireoide, descobri com 29 anos. Operei e vivi 5 anos em remissão, até que ele voltou esse ano. Mas a nível celular e sem nódulos ainda. Fiz a iodoterapia e por hora, estou curada. Agora acompanhar.
Esses vídeos e a coletânea de reels no Instagram da Laura me trouxeram uma paz de espírito imensa. Eu sempre tive uns nódulos chatinhos, fazia punção e acompanhava direitinho. Como eles sempre acabavam sumindo com o tempo, me dei ao luxo de ser totalmente relapsa quanto a isso nos últimos anos. Em 2020, fiz uma ultrassonografia e, como de praxe, tinha um nódulo lá. Tive outros problemas de saúde, fui operada duas vezes por outros motivos e continuei negligenciando a tireoide. Pois bem, comecei a sentir um incômodo este ano, procurei outra médica e fiz uma nova ultra. Esse nódulo quis ser diferentão e, ao contrário dos outros, cresceu MUITO. Basicamente, estou gestando um bebê no pescoço... A boa notícia é que, aparentemente, ele é TI-RADS 3 e benigno (Bethesda cat. II). Sei que isso não garante que seja 100% benigno, mas já fico menos preocupada. Ele está "mergulhando" pro tórax e tem formato de uma gota (é até fofo). No momento, estou aguardando a consulta com a cirurgiã no fim do mês, mas já estou com todos os exames prontos, até tomografia. Eu só fico menos ansiosa com a futura operação porque a Laura relatou cada passo da cirurgia dela com muita tranquilidade. Enfim, contei tudo isso pra dizer que estou muito grata por ter conhecido o canal na hora que mais precisava. 💜
Oi meninas! Primeiramente meus parabéns pelo video, sou médico e vejo diariamente pacientes com muita aflição sobre rastreamento de cânceres em geral e sempre tenho essa conversa sobre o USG de tireoide. Vocês são extremamente necessárias! ❤ Só um adendo, no inicio do video, onde você explica (maravilhosamente bem) sobre o TI-RADS, a recomendação da AMB/ANSS que foi utilizada no video não é a melhor, não que esteja errada, porém, na prática clínica nós utilizamos a recomendação da ATA, que permite acompanhar clinicamente nódulos com TIRADS 3 e 4 até 2,5 e 1,5cm respectivamente, a depender das outras características. É só mesmo um detalhe, pq podemos ter alguém em casa que esteja dentro dessas características e que não tenha sido indicado a punção. Vocês são incríveis, sou fã demais ❤ Ref: American Thyroid Association Management Guidelines for Adult Patients with Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer.
Minha história começou com o sedentarismo, e resolvi emagrecer. Fiz tudo errado: dietas malucas sem atividade física, tomei remédios que não devia, mas acabei emagrecendo muito em pouco tempo. Decidi, então, me matricular na academia e procurar um endocrinologista. No próprio "exame de toque", ele sentiu um "caroço" e disse: "parece que tem algo aqui, mas geralmente não é nada; faça um ultrassom". Fiz o ultrassom, retornei, e ele disse: "tem algo aí, faça uma PAAF, mas, na maioria das vezes, é benigno". Fiz a PAAF e foi classificado como Bethesda V (suspeito de malignidade). Passei por tireoidectomia total, iodoterapia, e mesmo assim não foi suficiente. "De todos os cânceres, esse é o mais tranquilo, raramente se espalha", disse o endocrinologista. O médico não fez o ultrassom apropriadamente, e o cirurgião não analisou corretamente; deveria ser do pescoço inteiro, e como você, acabei sendo ao - esvaziamento cervical - dessa vez com outro oncologista(foi até a orelha no lado esquerdo). Não entendo bem se foi uma metástase, mas, nos laudos, o nódulo da minha tireoide estava externado, e um dos médicos registrou como metástase. Dos mais de quarenta linfonodos removidos, 2 apresentavam características de malignidade. Com isso, restaram algumas sequelas, como limitação de movimento no ombro e pescoço. Descobri algumas disfunções hormonais (testosterona) e dificuldades de absorção de nutrientes (B12, D), mas ainda não sei se têm relação causal com toda a situação da tireoide. Sigo investigando, o primeiro PAAF foi realizado há 4 anos quando tinha 29 anos. Estou melhor que nunca, virei um rato de academia, me alimento bem desde então e fico feliz de ver um conteúdo que explique tão bem uma experiencia semelhante à que tive, uma pena não ter acesso a um conteúdo assim quando tomei o susto.
Obrigada por compartilhar, Laura. Convivo com o câncer papilifero há 10 anos. Já fiz 3 cirurgias e duas radioiodoterapias. Não estou curada, mas vivo bem, aproveitando cada experiência. O trabalho de vocês é maravilhoso e necessário. Forte abraço.
Eu faço med e tive uma matéria chamada anatomia patológica e outra chamada patologia, confesso que tive muita dificuldade com essas matérias, a ponto de ter um pouco de aversão. Tinha até uma "piada" que ninguém da turma queria ser patologista. Porém, com esse vídeo eu consegui relembrar algumas coisas da matéria e me sentir mais a vontade e mais curiosa com o assunto. Obrigada, Laura.
Nunca havia comentado por aqui, mas acho o canal de vocês de extrema importância. Falar sobre saúde é super super necessário, não só para desmintir absurdos ditos por pessoas despreparas ou de má indole, mas para acolher , orientar, acalmar pessoas que acabaram de receber diagnósticos com nomes tão complexos que assustam por si só, mas que acabam pelo susto inicial ou por desprepraro dos profissionais que lhe informam sobre a doença, ficando cheias de dúvidas e angustias, obrigada por isso. E fico na torcida para que a cura de atinja em cheio, é que isso possa ser desmarcado do seu bingo. Gostaria,que fosse explorado o tema trombose, por se trata de uma condilção bem grave, que muitas pessoas só descobrem quando o trombo já se deslocou e muitas pessoas morrem. Eu há um ano, após um simples tombo onde torci o pé, após cerca de 15 dias do acontecido, descobri trombos na perna esquerda, cinco no total, que se não fossem descorbertos rápidos poderiam ter se desprendido e levado minha vida. Meus trombos não recanilizaram por completo, mas também não influenciam no meu dia a dia, a não ser as vezes inchando minha perna esquerda.
Esse ano em Janeiro descobri que tenho que começar a toma remédio para tiróide, como na minha família já tem histórico (irmãos e mãe), fiquei bem perdido inicialmente mais agora já compreendo melhor e com certeza dps dessa aula de esclarecimentos, o medo reduziu kkk
Vídeo importantíssimo, Laura, muito obrigada pelas explicações, eu tenhi nódulos na tireóide há anos e faço o acompanhamento com o médico. Tenha ótimas férias, e fique bem.
Meninas! Amo vcs, sou muito fã. Amando que vcs estão postando mais e dividindo o conhecimento com a gente. Vcs poderiam falar sobre leucemia. Perdi uma amiga no meio do ano. Ninguém poderia imaginar que ela estava doente, pois a impressão que tínhamos era que ela estava bem e tals. Gostaria de esclarecimentos sobre essa doença, de pessoas que confio. Agradecida. ❤
Há cinco anos, descobri que tenho nódulos na tireoide e, desde então, faço acompanhamento. No início, fiquei desesperada, pois, por falta de conhecimento da minha parte na época, pensei que fosse câncer. Obrigada por disponibilizar informações tão importates e principalmente de forma tão didática para quem está passando por isso.
Que explicação maravilhosa ❤❤. Pena que é um assunto difícil para as pessoas e a comunidade médica nem sempre consegue passar isso dessa forma para as pessoas.
Tenho um nódulo que descobri em 2023 depois que precisei fazer uma cirurgia para drenar uma bolsinha de pus que formou na minha garganta, e no exame, mostrou o nódulo. Foi ótimo ver seu vídeo que eu entendi melhor sobre, porque, apesar de saber que é benigno e fazer o exame anual, não havia entendido a importância e os riscos.
Laura, muito bons todos os seus vídeos sobre câncer, obrigada. Meu medico em que trato Lipedema me derivou para um endocrino pois viu 4 nódulos na minha Tireoidis. Tava enrolando desde Julho para ir, mas ao ver seus videos semana passada fui na endocrino, fiz a ecografía e tudo certo! Você me estimulou a me colocar na agenda 😅. Obrigada e espero que suas férias sejam muito especiais! ❤
Há 10 anos acompanho os meus nódulos. Um deles já com 4cm e todos classificados entre 3 e 4. Já realizei três paaf e benignos. Me tranquiliza saber que as chances deles evoluírem malignamente me tranquiliza, mas fico ainda mais tranquila em saber que as chances de cura são super altas ❤. Não sinto nada, q tireoide ainda funciona e por isso a cirurgia ainda não foi colocada. Obrigada por responderem minha pergunta, Laura ❤. Sempre torcendo por sua completa recuperação.
Linda linda linda linda linda e inteligente demais um combo. Mulher maravilhosa. Sinto muito pela sua doença. Amo a Ana também que também é linda e inteligente. Sucesso pro canal❤
Obrigado meninas! Esse vídeo caiu como uma luva: minha esposa chegou hoje a noite em casa muito abalada após um ultrassom que detectou um nódulo TI-RADS 4. Falei que é uma possível suspeita, que não é diagnóstico, mas o medo e a ansiedade são muito fortes para ela. Quando vi esse vídeo recomendado pelo RUclips já fui logo "devorando" (como todos os outros). Seu conhecimento e experiência estão muito importantes para informar, tranquilizar e dar esperança para ela. Desejo ótimas férias e muito obrigado pelo excelente trabalho de vocês!
Laura, parabéns pelo assunto abordado, sempre de forma clara e coesa, e por compartilhar a sua jornada pessoal contra esse mal. Com certeza, esse vídeo informa e acalma os corações dos familiares ou de quem atravessa esse obstáculo.
Fui diagnosticada há 9 anos com Tireoide de Hashimoto, minha vida mudou drasticamente. Realmente "o mundo da tireoide" é extremamente desconhecido e é difícil encontrar informações confiáveis sobre. Muito bom ver esse conteúdo aqui. Desejo cura total pra vc! Aproveite suas férias!
Didática incrível! Meu pai teve um carcinoma basocelular, câncer de pele, ele ficou bem preocupado, mas deu tudo certo. Que você continue com saúde querida Laura! Seu trabalho é essencial.
Eu preciso dizer que meu queixo caiu quando apareceu o quadro esquemático da tireóide com a lhaminha explicando. É muita didática e carinho por ensinar. Obrigada sempre, gurias! ❤
Há tempos aguardava esse vídeo, mas seus relatos no Instagram já ajudaram bastante quando eu tive o diagnóstico de carcinoma papilífero, sete meses atrás. Assim como você, quando descobri o nódulo mergulhei no assunto, e inclusive queria optar pela vigilância ativa, pois o nódulo, em tese, se encaixava nos parâmetros. Acho que esse seria um tema interessante para tratar nos próximos vídeos. Abraços!
Laura, sou sua colega de profissão, e agora no pós-doc, entrei num projeto de pesquisa sobre cirurgia de tireoide e possiveis deficiências de microelementos que as pessoas desenvolvem depois. Esse video ja me trouxe algumas perspectivas que eu não tinha me dado conta antes! Bora revisar o projeto! Muito obrigada pelo seu "POV"!
Obrigada por mais esse vídeo incrível, Laura! Eu estou em remissão de um carcinoma papilífero, fiz a cirurgia total faz um pouco mais de um ano e todo o processo foi muito mais tranquilo porque eu já vinha te acompanhando desde o teu diagnóstico. Vou ser pra sempre super grata a você por ter compartilhado informações do teu processo porque foi muito melhor ter passado por isso tendo uma fonte confiável falando publicamente sobre. Sei que é difícil compartilhar um diagnóstico assim, eu mesma tenho dificuldades e me emociono às vezes quando falo sobre (ainda mais por ter passado por diagnóstico e cirurgia enquanto finalizava meu doutorado), por isso jamais vou me cansar de exaltar tua força e compromisso com a ciência. 🥰
Oi Laura! Quando vcs publicaram o primeiro vídeo dessa série eu tinha acabado de ter o diagnóstico de hipertiroidismo e agora, quase dois anos depois, finalizando meu tratamento, fiz um us e descobri um nódulo tirads 4. Ainda não consegui retornar na médica mas agradeço muito por ter voltado com esse conteúdo. Saber que temos algum problema na tireoide é desesperador pelo tanto de mudanças físicas e psíquicas que o desbalanço dos hormônios pode causar. Receber um exame apontado tirads 4 é ainda mais desesperador depois de todo esse tempo corrido, mas pelo menos agora não estou mais tão desesperada por saber que pode não ser tão grave assim. Obrigada mais uma vez por fazerem esse tipo de conteúdo e explicar dessa forma que traz a informação e também de certa forma, acalma. Vcs são ótimas e necessárias!
Obrigada por postar este vídeo, Laura querida. Já tive câncer de mama em 2021, fiz quimioterapia, quadrantectomia e radioterapia. Agora, só controlo com Anastrozol e visitas semestrais à oncologista.
Amei assistir esse video que eu sempre fico com medo de no futuro eu ter algo grave por conta do hipotireoidismo que minha falecida avó tinha hipotireoidismo e a minha mãe tem a glandula uns 30% maior que o normal aí me tranquilizou saber que tem tratamento. Amo os seus vídeos e meu sonho ser incríveis que nem vocês, tô fazendo graduação em química e ver os vídeos me incentiva a continuar
Obrigada pelo trabalho de divulgação de vocês. Se eu tivesse tido acesso a um vídeo desse quando era uma criança assustada que quase teve que fazer um exame de punção (quase pq na hora do procedimento o tamanho do nódulo foi considerado pequeno então não precisou fazer), essas informações teriam ajudado muito. Que bom que hoje esse vídeo existe e está disponível pra quem precisar passar por isso algum dia :)
Vcs são tão necessárias!!! Laura, parabéns por esse vídeo tão completo e explicativo!!! Vcs explicam de forma simples e didática. Obrigada por tanto! 💜
Tenho três nódulos na tireóide. Faço acompanhamento desde 2019. Neste período ba biópsia só foi realizada duas vezes, após o crescimento doa mesmos. Nas duas biópsias o resultado foi inconclusivo...
Descobri 3 nódulos e hipertireoidismo com doença de Graves, acabou que graças ao acompanhamento que precisei fazer, mesmo fazendo tudo atrasado, 3 dos então 4 nódulos ficaram malignos, foi bem assustador e o convênio médico não ajudou nada, tive que brigar horrores pra operar e depois fazer a iodoterapia. Faz 1 ano e 3 meses que operei, por enquanto tudo bem e fazendo tudo certinho tomara que continue assim
Laura fiz um ultrassom semana passada porque estava me sentindo cansada e vi que estou com um nódulo, ainda não passei no retorno. Que coincidência você ter feito esse vídeo logo agora.
Fui diagnosticado com hipo aos 12. Minha mãe tb tem e é genético. Aos 14 fui diagnosticado com um nódulo e pelo que você explicou era o pior cenário, pois foi orientada tireoidectomia total. Então eu lá com 14 anos tirei toda minha tireoide. Passei por todo o processo de pós operatório sem tomar nenhum repositor (diferente do que vc explicou aí eu acho) pra ficar em estado de hipo. Sempre precisava fazer exames de ressonância com iodo, mas um tempo depois da operação tomei o iodo radioativo, sendo o iodo principalmente consumido pelas células de tireoide, iria matar qualquer eventual resto de célula ali e indicar nos exames se havia sobrado alguma célula pra matar. Foram uns dois ou três dias trancado num quarto de hospital sem poder tocar em nada que não fosse ter que jogar fora depois, e depois um tempo isolado em casa com minhas roupas tendo que ser guardadas por um tempo até poder voltar a usa-las. O pós operatório foi seguido de exames em que eu tinha que ficar tempos sem tomar repositor, então eram meses ali em hipo, e eu ficando gordo e inchado. Minha formatura da 8a série sou eu parecendo uma bolinha. Meus amigos de 14 anos perguntaram se eu era japonês de tão inchado que eu tava.
Oi Laura, muito educativo seu vídeo. E muito claro. Minha sogra apresentou algumas alterações na tireóide dela e foi preciso fazer alguns exames, inclusive biópsia, mas infelizmente o laboratório não conseguiu analisar, e ela vai ter que repetir... 😢. Espero que ela fique bem e dê tudo certo. Fique bem e boas férias! Traga um pinguim de pelúcia como lembrança da Patagônia.😊😊😊
Eu fiz biópsia essa semana de um nódulo na tireoide e o nódulo é benigno. 3 anos atrás eu tive câncer de mama e fiquei desesperada essa semana até receber o resultado.
Oi Laura! Obrigada por esse video, pela qualidade das informações e pela clareza da sua explicação!!! Convivo com o carcinoma papilífero há 10 anos e em breve farei minha terceira cirurgia... Parabéns pra vc e pra Ana pelo excelente trabalho de divulgação científica ❤
tenho nódulo na tireóide desde criança, na época que descobriram eu fiz ultrassom e biópsia, mas como eu era bem pequeno não sabia o que significava. saber da escala de perigo me assustou um pouco kk faço um certo acompanhamento, mas meus pais nunca foram os mais preocupados com esse tipo de coisa. agora que sou mais velho vou poder marcar exames e etc por mim mesma (graças a deus) mas ainda tenho bastante ansiedade com o assunto. obrigado pelo video :')
Minha irmã teve um nódulo na tireoide q felizmente era benigno, mas como já estava bem visível e ela tinha receio de se tornar maligno, ela retirou e lá se foi metade da tireoide dela. Foi a melhor coisa q ela fez
Que conteúdo bem explicado, como sempre vc e a Ana são muito claras e sabem fazer isso muito bem! Falar de algo que vc viveu não deve ser fácil, afinal conhecimento não exclui o medo que toda pessoa deve sentir em um momento assim. Obrigada por compartilhar com tanto carinho sua experiência de cientista e de vida! Desejo saúde e boas férias!
Eu tive o indicador de cura do carcinoma, mas confesso que ainda resta medo de voltar. Acho que vai restar sempre... por isso é importante acompanhar e falar sobre. Acompanhar ajuda a entender racionalmente e falar. Emocionalmente
Que vídeo maravilhoso e didático! Amo acompanhar vocês, esse vídeo veio em uma boa hora! Minha mãe descobriu um nódulo na tireoide essa semana, as dúvidas começaram a surgir é esse vídeo explicou muito bem e trouxe muita luz ❤
Olá, Laura! Hj vim fazer um desabafo: hj era dia de formação na escola. Moro em SC, então, diariamente escuto todos os tipos de absurdo calada pra não entrar em conflito. Na formação de hj, contrataram uma "natuterapeuta". Nunca havia ouvido falar disso, então fiquei ouvindo. A pessoa começou a falar sobre "alimentação Detox" (a Ana iria amar). Respirei fundo. Saí da sala, dei uma volta pela escola, fui ao banheiro, escutei uma música e voltei. Qdo voltei, ela estava falando dos benefícios de se tomar leite de magnésio cotidianamente "pra limpar o corpo". Já comecei a me tremer e pensar "respira!" Logo em seguida ela disse que as pessoas devem se alimentar 3 vezes por dia e que o papo de comer de 3 em 3 horas é balela. Não aguentei e saí dizendo que me perdoassem, mas eu não voltaria. Eu sei que não é assim que funciona uma dieta, por exemplo. Que as dietas devem ser desenvolvidas por pessoas da nutrição e de forma personalizada. Não só pq assisto vcs, mas pq precisei de nutricionista para mim e para meus filhos em épocas diferentes. Porém a mesma profissional prescreveu dietas diferentes de acordo com a necessidade de cada um. Ainda tive que ouvir da diretora que "ela tem o direito de acreditar no que quiser, segue quem quer". As pessoas não entendem que nem tudo é passível de crenças. Além do mais, o que (não) me impressionou nisso tudo: ela vende leite de magnésio. É claro que teve gente que comprou. Eu até perguntei para os outros professores se só eu achei estranho alguém recomendar laxante pra se tomar sem prescrição e que ela tem um grupo pra lembrar todas as pessoas o dia (domingo) que é o dia da "faxina Detox". Não consegui tancar e ainda passei por uma pessoa horrível e sem coração. Desculpa o textão, mas eu não quero ter que pensar nisso sozinha. 😅 Bjs científicos! ❤⚗️
Meu deus que loucura
@nuncavi1cientista eu que o diga!
você não está só! ✊🏻
@darianerueckl9585, sei bem o que você sente porque também moro em SC. Este lugar não é para os fracos.
@darianerueckl9585, sei bem o que você sente porque também moro em SC. Este lugar não é para os fracos.
Parabéns pelo vídeo, Laura! Realmente é muito bom ter toda a informação de forma didática concentrada em um só lugar e ainda por cima, vinda de uma pessoa que vivenciou a realidade do câncer. Abraços!!
Ela conseguiu desenhar verbalmente. Braba!
@@olaciencia, dois dos meus canais de ciências preferidos! S2
Tive cancer de tireoide, descobri com 29 anos. Operei e vivi 5 anos em remissão, até que ele voltou esse ano. Mas a nível celular e sem nódulos ainda. Fiz a iodoterapia e por hora, estou curada. Agora acompanhar.
O meu era folicular e acompanho com o exame anual de tireoglobulina
Esses vídeos e a coletânea de reels no Instagram da Laura me trouxeram uma paz de espírito imensa. Eu sempre tive uns nódulos chatinhos, fazia punção e acompanhava direitinho. Como eles sempre acabavam sumindo com o tempo, me dei ao luxo de ser totalmente relapsa quanto a isso nos últimos anos. Em 2020, fiz uma ultrassonografia e, como de praxe, tinha um nódulo lá. Tive outros problemas de saúde, fui operada duas vezes por outros motivos e continuei negligenciando a tireoide. Pois bem, comecei a sentir um incômodo este ano, procurei outra médica e fiz uma nova ultra. Esse nódulo quis ser diferentão e, ao contrário dos outros, cresceu MUITO. Basicamente, estou gestando um bebê no pescoço... A boa notícia é que, aparentemente, ele é TI-RADS 3 e benigno (Bethesda cat. II). Sei que isso não garante que seja 100% benigno, mas já fico menos preocupada. Ele está "mergulhando" pro tórax e tem formato de uma gota (é até fofo). No momento, estou aguardando a consulta com a cirurgiã no fim do mês, mas já estou com todos os exames prontos, até tomografia. Eu só fico menos ansiosa com a futura operação porque a Laura relatou cada passo da cirurgia dela com muita tranquilidade. Enfim, contei tudo isso pra dizer que estou muito grata por ter conhecido o canal na hora que mais precisava. 💜
Vc não imagina o quanto seu vídeo foi esclarecedor. Muito, muito obrigada mesmo! Estou aguardando meu diagnóstico de biopsia!
Vai ficar tudo bem🙌🏻🙏🏻
Oi meninas! Primeiramente meus parabéns pelo video, sou médico e vejo diariamente pacientes com muita aflição sobre rastreamento de cânceres em geral e sempre tenho essa conversa sobre o USG de tireoide. Vocês são extremamente necessárias! ❤
Só um adendo, no inicio do video, onde você explica (maravilhosamente bem) sobre o TI-RADS, a recomendação da AMB/ANSS que foi utilizada no video não é a melhor, não que esteja errada, porém, na prática clínica nós utilizamos a recomendação da ATA, que permite acompanhar clinicamente nódulos com TIRADS 3 e 4 até 2,5 e 1,5cm respectivamente, a depender das outras características.
É só mesmo um detalhe, pq podemos ter alguém em casa que esteja dentro dessas características e que não tenha sido indicado a punção.
Vocês são incríveis, sou fã demais ❤
Ref: American Thyroid Association Management Guidelines for Adult Patients with Thyroid Nodules and
Differentiated Thyroid Cancer.
Tive carcinoma papilífero bilateral com 11 anos de idade. Tive que fazer esvaziamento total, mas deu tudo certo e estou há 20 anos bem 🙌🏻
Minha história começou com o sedentarismo, e resolvi emagrecer. Fiz tudo errado: dietas malucas sem atividade física, tomei remédios que não devia, mas acabei emagrecendo muito em pouco tempo. Decidi, então, me matricular na academia e procurar um endocrinologista. No próprio "exame de toque", ele sentiu um "caroço" e disse: "parece que tem algo aqui, mas geralmente não é nada; faça um ultrassom". Fiz o ultrassom, retornei, e ele disse: "tem algo aí, faça uma PAAF, mas, na maioria das vezes, é benigno". Fiz a PAAF e foi classificado como Bethesda V (suspeito de malignidade). Passei por tireoidectomia total, iodoterapia, e mesmo assim não foi suficiente. "De todos os cânceres, esse é o mais tranquilo, raramente se espalha", disse o endocrinologista.
O médico não fez o ultrassom apropriadamente, e o cirurgião não analisou corretamente; deveria ser do pescoço inteiro, e como você, acabei sendo ao - esvaziamento cervical - dessa vez com outro oncologista(foi até a orelha no lado esquerdo). Não entendo bem se foi uma metástase, mas, nos laudos, o nódulo da minha tireoide estava externado, e um dos médicos registrou como metástase. Dos mais de quarenta linfonodos removidos, 2 apresentavam características de malignidade. Com isso, restaram algumas sequelas, como limitação de movimento no ombro e pescoço.
Descobri algumas disfunções hormonais (testosterona) e dificuldades de absorção de nutrientes (B12, D), mas ainda não sei se têm relação causal com toda a situação da tireoide. Sigo investigando, o primeiro PAAF foi realizado há 4 anos quando tinha 29 anos. Estou melhor que nunca, virei um rato de academia, me alimento bem desde então e fico feliz de ver um conteúdo que explique tão bem uma experiencia semelhante à que tive, uma pena não ter acesso a um conteúdo assim quando tomei o susto.
Obrigada por compartilhar, Laura. Convivo com o câncer papilifero há 10 anos. Já fiz 3 cirurgias e duas radioiodoterapias. Não estou curada, mas vivo bem, aproveitando cada experiência. O trabalho de vocês é maravilhoso e necessário. Forte abraço.
Eu faço med e tive uma matéria chamada anatomia patológica e outra chamada patologia, confesso que tive muita dificuldade com essas matérias, a ponto de ter um pouco de aversão. Tinha até uma "piada" que ninguém da turma queria ser patologista. Porém, com esse vídeo eu consegui relembrar algumas coisas da matéria e me sentir mais a vontade e mais curiosa com o assunto. Obrigada, Laura.
Qua a Sagrada Lhama continue protegendo tanto a ti quanto a Ana
Nunca havia comentado por aqui, mas acho o canal de vocês de extrema importância. Falar sobre saúde é super super necessário, não só para desmintir absurdos ditos por pessoas despreparas ou de má indole, mas para acolher , orientar, acalmar pessoas que acabaram de receber diagnósticos com nomes tão complexos que assustam por si só, mas que acabam pelo susto inicial ou por desprepraro dos profissionais que lhe informam sobre a doença, ficando cheias de dúvidas e angustias, obrigada por isso. E fico na torcida para que a cura de atinja em cheio, é que isso possa ser desmarcado do seu bingo.
Gostaria,que fosse explorado o tema trombose, por se trata de uma condilção bem grave, que muitas pessoas só descobrem quando o trombo já se deslocou e muitas pessoas morrem.
Eu há um ano, após um simples tombo onde torci o pé, após cerca de 15 dias do acontecido, descobri trombos na perna esquerda, cinco no total, que se não fossem descorbertos rápidos poderiam ter se desprendido e levado minha vida. Meus trombos não recanilizaram por completo, mas também não influenciam no meu dia a dia, a não ser as vezes inchando minha perna esquerda.
É um ótimo tema. Trombose
Eu só posso dizer: não tem pessoa mais didática. (E eu ando com MUITAS dúvidas sobre o tema). Perfeita e me aliviou umas 5 toneladas de agonia
Esse ano em Janeiro descobri que tenho que começar a toma remédio para tiróide, como na minha família já tem histórico (irmãos e mãe), fiquei bem perdido inicialmente mais agora já compreendo melhor e com certeza dps dessa aula de esclarecimentos, o medo reduziu kkk
Esse canal, mais do que qualquer um, merece ter 1 milhão de seguidores ❤
Fantástico o vídeo, extremamente esclarecedor, e pronta recuperação para vc!!!
Tenho um quietinho há anos. Faço sempre exame pra ficar de olho, já que tenho um Senhor Histórico.
Eu tbm tenho, um nódulo e um cisto. Acompanho há anos, sempre faço exames. Também tenho histórico na família. 😟
Mds Laura espero que vc fique bem gosto muito do seu canal
Valeu!. Pelo discernimento e coerência de sempre. Vocês são incríveis 😊😊😊😊❤❤❤❤❤. É o canal mais supimpa do Tubão 😊😊😊😊😊😊🕊️🕊️🕊️👏👏👏👏🎻🎻🎸🎸🎸🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵
Vídeo importantíssimo, Laura, muito obrigada pelas explicações, eu tenhi nódulos na tireóide há anos e faço o acompanhamento com o médico. Tenha ótimas férias, e fique bem.
Fico na sua torcida, Laura! E fico torcendo pra que este vídeo seja entregue a todos que estão preocupados ou já foram diagnosticados.
Estou no processo de investigação de um possível câncer de tireóide e o seu video foi muito importante e detalhado. Apenas obrigada ❤
Meninas! Amo vcs, sou muito fã. Amando que vcs estão postando mais e dividindo o conhecimento com a gente.
Vcs poderiam falar sobre leucemia. Perdi uma amiga no meio do ano. Ninguém poderia imaginar que ela estava doente, pois a impressão que tínhamos era que ela estava bem e tals. Gostaria de esclarecimentos sobre essa doença, de pessoas que confio. Agradecida. ❤
Parabéns, Laura! Excelente explicação para nós leigos!
OI deusa, ARRASOU! OBRIGADA pela explicação e espero que continue bem
Boas férias, boa remissão e cura no futuro, e q ótima aula!
🎉🎉🎉❤❤❤❤ quem sabe, faz ao vivo e a cores 😊😊😊😊😊😍😍😍🕊️🕊️👏👏🎻🎻🎸🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵..
Há cinco anos, descobri que tenho nódulos na tireoide e, desde então, faço acompanhamento. No início, fiquei desesperada, pois, por falta de conhecimento da minha parte na época, pensei que fosse câncer. Obrigada por disponibilizar informações tão importates e principalmente de forma tão didática para quem está passando por isso.
Que explicação maravilhosa ❤❤. Pena que é um assunto difícil para as pessoas e a comunidade médica nem sempre consegue passar isso dessa forma para as pessoas.
Tenho um nódulo que descobri em 2023 depois que precisei fazer uma cirurgia para drenar uma bolsinha de pus que formou na minha garganta, e no exame, mostrou o nódulo. Foi ótimo ver seu vídeo que eu entendi melhor sobre, porque, apesar de saber que é benigno e fazer o exame anual, não havia entendido a importância e os riscos.
Laura muito querida. Imagino como deve ter sido esse processo pra vc e agradeço muito pela sua disponibilidade em falar. Férias deslumbrantes pra vc.
Laura, muito bons todos os seus vídeos sobre câncer, obrigada. Meu medico em que trato Lipedema me derivou para um endocrino pois viu 4 nódulos na minha Tireoidis. Tava enrolando desde Julho para ir, mas ao ver seus videos semana passada fui na endocrino, fiz a ecografía e tudo certo! Você me estimulou a me colocar na agenda 😅. Obrigada e espero que suas férias sejam muito especiais! ❤
Vou salvar esse vídeo para compartilhar com meus pacientes sempre que precisar que eles tenham informação de qualidade e com jeito fácil de entender.
Só tenho a agradecer e desejar a cura! ❤
Parabéns, Laura e muito obrigada pelas informações excelentes e parabéns também pelo seu trabalho! 🤗
Há 10 anos acompanho os meus nódulos. Um deles já com 4cm e todos classificados entre 3 e 4. Já realizei três paaf e benignos. Me tranquiliza saber que as chances deles evoluírem malignamente me tranquiliza, mas fico ainda mais tranquila em saber que as chances de cura são super altas ❤. Não sinto nada, q tireoide ainda funciona e por isso a cirurgia ainda não foi colocada.
Obrigada por responderem minha pergunta, Laura ❤. Sempre torcendo por sua completa recuperação.
Laura, você é maravilhosa! ❤
Linda linda linda linda linda e inteligente demais um combo. Mulher maravilhosa. Sinto muito pela sua doença. Amo a Ana também que também é linda e inteligente. Sucesso pro canal❤
Obrigado meninas! Esse vídeo caiu como uma luva: minha esposa chegou hoje a noite em casa muito abalada após um ultrassom que detectou um nódulo TI-RADS 4. Falei que é uma possível suspeita, que não é diagnóstico, mas o medo e a ansiedade são muito fortes para ela. Quando vi esse vídeo recomendado pelo RUclips já fui logo "devorando" (como todos os outros). Seu conhecimento e experiência estão muito importantes para informar, tranquilizar e dar esperança para ela. Desejo ótimas férias e muito obrigado pelo excelente trabalho de vocês!
Laura, parabéns pelo assunto abordado, sempre de forma clara e coesa, e por compartilhar a sua jornada pessoal contra esse mal.
Com certeza, esse vídeo informa e acalma os corações dos familiares ou de quem atravessa esse obstáculo.
Excelente!
Laura, vc e a Ana são as maiorais, n tem jeito!
o vídeo mais didático de todos os tempos. gratidão por tanto.
Fui diagnosticada há 9 anos com Tireoide de Hashimoto, minha vida mudou drasticamente. Realmente "o mundo da tireoide" é extremamente desconhecido e é difícil encontrar informações confiáveis sobre. Muito bom ver esse conteúdo aqui. Desejo cura total pra vc! Aproveite suas férias!
Didática incrível! Meu pai teve um carcinoma basocelular, câncer de pele, ele ficou bem preocupado, mas deu tudo certo.
Que você continue com saúde querida Laura! Seu trabalho é essencial.
Eu preciso dizer que meu queixo caiu quando apareceu o quadro esquemático da tireóide com a lhaminha explicando. É muita didática e carinho por ensinar. Obrigada sempre, gurias! ❤
❤️❤️❤️
Super esclarecedor e necessário este vídeo!
Muito obrigada Laura! Estou na fase da biópsia dos nódulos pra saber se é benigno ou maligno. Obrigada ❤
Há tempos aguardava esse vídeo, mas seus relatos no Instagram já ajudaram bastante quando eu tive o diagnóstico de carcinoma papilífero, sete meses atrás. Assim como você, quando descobri o nódulo mergulhei no assunto, e inclusive queria optar pela vigilância ativa, pois o nódulo, em tese, se encaixava nos parâmetros. Acho que esse seria um tema interessante para tratar nos próximos vídeos. Abraços!
Laura, sou sua colega de profissão, e agora no pós-doc, entrei num projeto de pesquisa sobre cirurgia de tireoide e possiveis deficiências de microelementos que as pessoas desenvolvem depois. Esse video ja me trouxe algumas perspectivas que eu não tinha me dado conta antes! Bora revisar o projeto!
Muito obrigada pelo seu "POV"!
Esse vídeo está incrível. Parabéns pelo trabalho de divulgação científica de qualidade.
Perfeita sua aula, didática e completa❤❤❤.
Tive e removi em 2017, parabéns pelo trabalho de informação sempre! Laura, minha diva ❤
20:30 arrasou, Laura! ❤ lindas palavras!
Obrigada por mais esse vídeo incrível, Laura! Eu estou em remissão de um carcinoma papilífero, fiz a cirurgia total faz um pouco mais de um ano e todo o processo foi muito mais tranquilo porque eu já vinha te acompanhando desde o teu diagnóstico. Vou ser pra sempre super grata a você por ter compartilhado informações do teu processo porque foi muito melhor ter passado por isso tendo uma fonte confiável falando publicamente sobre. Sei que é difícil compartilhar um diagnóstico assim, eu mesma tenho dificuldades e me emociono às vezes quando falo sobre (ainda mais por ter passado por diagnóstico e cirurgia enquanto finalizava meu doutorado), por isso jamais vou me cansar de exaltar tua força e compromisso com a ciência. 🥰
Parabéns, pelo vídeo. O meu caso foi o hashimoto. Fiz a retirada total. E graças a Deus não acusou câncer.
Você vencerá o câncer.
Oi Laura!
Quando vcs publicaram o primeiro vídeo dessa série eu tinha acabado de ter o diagnóstico de hipertiroidismo e agora, quase dois anos depois, finalizando meu tratamento, fiz um us e descobri um nódulo tirads 4. Ainda não consegui retornar na médica mas agradeço muito por ter voltado com esse conteúdo. Saber que temos algum problema na tireoide é desesperador pelo tanto de mudanças físicas e psíquicas que o desbalanço dos hormônios pode causar. Receber um exame apontado tirads 4 é ainda mais desesperador depois de todo esse tempo corrido, mas pelo menos agora não estou mais tão desesperada por saber que pode não ser tão grave assim.
Obrigada mais uma vez por fazerem esse tipo de conteúdo e explicar dessa forma que traz a informação e também de certa forma, acalma.
Vcs são ótimas e necessárias!
Obrigada por postar este vídeo, Laura querida. Já tive câncer de mama em 2021, fiz quimioterapia, quadrantectomia e radioterapia. Agora, só controlo com Anastrozol e visitas semestrais à oncologista.
MENINAS VCS SAO DEMAIS
Ameiiii o vídeo, super fácil de entender... que lindo cara.
Obrigada pelo vídeo! Boas férias!
Vídeo muito esperado
Um dos melhores vídeos do canal. Completo, por aquilo que se propõe!
Melhoras, moça!
Laura vc é uma menina muito bacana e tranquilamente fez as explicações devidad. Isso acalma quem recebeu um diagnostico.♥♥♥♥
Amei assistir esse video que eu sempre fico com medo de no futuro eu ter algo grave por conta do hipotireoidismo que minha falecida avó tinha hipotireoidismo e a minha mãe tem a glandula uns 30% maior que o normal aí me tranquilizou saber que tem tratamento.
Amo os seus vídeos e meu sonho ser incríveis que nem vocês, tô fazendo graduação em química e ver os vídeos me incentiva a continuar
Eu tive câncer na tireoide também! Graças a Deus, consegui tratar antes de espalhar demais.
Obrigada pelo trabalho de divulgação de vocês. Se eu tivesse tido acesso a um vídeo desse quando era uma criança assustada que quase teve que fazer um exame de punção (quase pq na hora do procedimento o tamanho do nódulo foi considerado pequeno então não precisou fazer), essas informações teriam ajudado muito. Que bom que hoje esse vídeo existe e está disponível pra quem precisar passar por isso algum dia :)
A Laura explicando coisas usando seus desenhos lindíssimos é CI NE MA, pessoal. Valorizem! Adoro 🫀
Vcs são tão necessárias!!!
Laura, parabéns por esse vídeo tão completo e explicativo!!! Vcs explicam de forma simples e didática.
Obrigada por tanto! 💜
Tenho três nódulos na tireóide. Faço acompanhamento desde 2019. Neste período ba biópsia só foi realizada duas vezes, após o crescimento doa mesmos. Nas duas biópsias o resultado foi inconclusivo...
Descobri 3 nódulos e hipertireoidismo com doença de Graves, acabou que graças ao acompanhamento que precisei fazer, mesmo fazendo tudo atrasado, 3 dos então 4 nódulos ficaram malignos, foi bem assustador e o convênio médico não ajudou nada, tive que brigar horrores pra operar e depois fazer a iodoterapia. Faz 1 ano e 3 meses que operei, por enquanto tudo bem e fazendo tudo certinho tomara que continue assim
Minha mãe está com tirads 4, já fez a biópsia, na angústia da espera do resultado. Obrigada me deixou mais tranquila.
Laura fiz um ultrassom semana passada porque estava me sentindo cansada e vi que estou com um nódulo, ainda não passei no retorno. Que coincidência você ter feito esse vídeo logo agora.
Vídeo EXCELENTE! Parabéns!!!
Caraca, Laura! Vídeo maravilhoso!
Muito obrigada!
Muito obrigada por compartilhar, Laura! ❤ É exatamente o que você disse: o que assusta é o desconhecido.
VÍDEO PERFEITO!!
Ficou legal demais o vídeo e adorei o recurso, que não tinha visto ainda pra ilustrar melhor as explicações. Parabéns pelo trabalho!
Ficou ótimo, Laura 😍 Tão incríveis os desenhos 🤩 Muito obrigada por responder à minha pergunta e por todas as informações tão bem explicadas 💜🧡
Fui diagnosticado com hipo aos 12. Minha mãe tb tem e é genético.
Aos 14 fui diagnosticado com um nódulo e pelo que você explicou era o pior cenário, pois foi orientada tireoidectomia total.
Então eu lá com 14 anos tirei toda minha tireoide. Passei por todo o processo de pós operatório sem tomar nenhum repositor (diferente do que vc explicou aí eu acho) pra ficar em estado de hipo. Sempre precisava fazer exames de ressonância com iodo, mas um tempo depois da operação tomei o iodo radioativo, sendo o iodo principalmente consumido pelas células de tireoide, iria matar qualquer eventual resto de célula ali e indicar nos exames se havia sobrado alguma célula pra matar.
Foram uns dois ou três dias trancado num quarto de hospital sem poder tocar em nada que não fosse ter que jogar fora depois, e depois um tempo isolado em casa com minhas roupas tendo que ser guardadas por um tempo até poder voltar a usa-las.
O pós operatório foi seguido de exames em que eu tinha que ficar tempos sem tomar repositor, então eram meses ali em hipo, e eu ficando gordo e inchado. Minha formatura da 8a série sou eu parecendo uma bolinha. Meus amigos de 14 anos perguntaram se eu era japonês de tão inchado que eu tava.
Muito interessante 🤔
Oi Laura, muito educativo seu vídeo. E muito claro. Minha sogra apresentou algumas alterações na tireóide dela e foi preciso fazer alguns exames, inclusive biópsia, mas infelizmente o laboratório não conseguiu analisar, e ela vai ter que repetir... 😢. Espero que ela fique bem e dê tudo certo. Fique bem e boas férias! Traga um pinguim de pelúcia como lembrança da Patagônia.😊😊😊
Estou ha 5 anos pensando nos meus nodulos da tireoide e vc simplesmente conseguiu explicar tudo e me ajudar a tomar a decisao do que fazer
Eu fiz biópsia essa semana de um nódulo na tireoide e o nódulo é benigno. 3 anos atrás eu tive câncer de mama e fiquei desesperada essa semana até receber o resultado.
Ai, que querida! Quanto esmero ❤ Muito obrigada pelo vídeo tão perfeito!
Que vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 obrigada por ele, imagino que não foi tão fácil entrar no assunto
Oi Laura! Obrigada por esse video, pela qualidade das informações e pela clareza da sua explicação!!! Convivo com o carcinoma papilífero há 10 anos e em breve farei minha terceira cirurgia...
Parabéns pra vc e pra Ana pelo excelente trabalho de divulgação científica ❤
Vai dar tudo certo 🙏🏻🙏🏻
tenho nódulo na tireóide desde criança, na época que descobriram eu fiz ultrassom e biópsia, mas como eu era bem pequeno não sabia o que significava. saber da escala de perigo me assustou um pouco kk
faço um certo acompanhamento, mas meus pais nunca foram os mais preocupados com esse tipo de coisa. agora que sou mais velho vou poder marcar exames e etc por mim mesma (graças a deus) mas ainda tenho bastante ansiedade com o assunto. obrigado pelo video :')
Minha irmã teve um nódulo na tireoide q felizmente era benigno, mas como já estava bem visível e ela tinha receio de se tornar maligno, ela retirou e lá se foi metade da tireoide dela. Foi a melhor coisa q ela fez
Gostei muito da explicação. Passamos por essa fase também e ajudou a tirar algumas dúvidas que eu ainda tinha
Que conteúdo bem explicado, como sempre vc e a Ana são muito claras e sabem fazer isso muito bem! Falar de algo que vc viveu não deve ser fácil, afinal conhecimento não exclui o medo que toda pessoa deve sentir em um momento assim. Obrigada por compartilhar com tanto carinho sua experiência de cientista e de vida! Desejo saúde e boas férias!
Comentando pra engajar enquanto vc tá postando stories na neve! huahauhau
Lindo depoimento e excelente aula! Obrigada
Isso que eu chamo de lugar de fala 🫂
Eu tive o indicador de cura do carcinoma, mas confesso que ainda resta medo de voltar. Acho que vai restar sempre... por isso é importante acompanhar e falar sobre. Acompanhar ajuda a entender racionalmente e falar. Emocionalmente
Grato novamente
Muito didático! ❤
Cara, que vídeo massa! ❤
Você é incrível!!!💛
Trabalho maravilhoso, Laura!!!! Muito obrigado!!!!!
Que vídeo maravilhoso e didático! Amo acompanhar vocês, esse vídeo veio em uma boa hora! Minha mãe descobriu um nódulo na tireoide essa semana, as dúvidas começaram a surgir é esse vídeo explicou muito bem e trouxe muita luz ❤