Fui buscar o nome da autora (Isaura Bruno) e, pasmem, é o mesmo nome da atriz que interpretou a Tia Anastácia, do Sítio do Pica pau amarelo. Mas as coincidências não param por aí. A atriz também interpretou Mamãe Dolores, em "O Direito de nascer" (de 1964), tendo sido a primeira mulher negra em um papel central na dramaturgia brasileira. A novela foi produzida pela TV Tupi, primeira emissora do país e cuja primeira transmissão contou com a presença de Hebe Camargo. Vale lembrar que "Mamãe Dolores", em meados dos anos 1960 e 1970 era comumente usado para nominar as empregadas domésticas negras, especialmente as cozinheiras. Inclusive, 1964 foi o ano em que Hebe se afastou das telas para dar à luz ao seu filho Marcello. (Lembram da apresentação em que ela cita o marido Décio e "Marcello que já sabe gostar do que é bom..."). Outro fato curioso é que nos primeiros 10 anos de carreira de Isaura Bruno, ela seguia trabalhando como cozinheira. Em seus primeiros trabalhos sempre atuava como uma cozinheira bem humorada e acolhedora. Apenas passou a se dedicar apenas à atuação após ser convidada por Walter Foster para estrelar o filme "Luar do Sertão". Algo me diz que pode ser tem muita cara de que esta autora era um pseudônimo muito bem escolhido, associado à um título que se remete à uma personagem muito icônica, pra dar um hype na coleção... Pra completar a teoria da conspiração, a filha da atriz Isaura Bruno é Penha Maria. (Ok, aqui eu forcei com o Bolo de fubá à Penha Marise).
Sou da geração que se lembra da Mamãe Dolores e do Albertinho Limonta, seu filho adotivo. Naquela época, ervilha era a torta, petit-pois era a enlatada. Bolos salgados e suflês de camarão eram comuníssimos. Sávora todo mundo sabia o que era. Peixe, só com molho de camarão. Bilontra era o malandro, o esperto. É, choque de gerações.
Quando forem procurar vídeos da Hebe, procurem um que ela esteja junto da Nair Belo e da Lolita Rodrigues, vídeos das 3 juntas é certeza de risada o tempo inteiro
14:53 uma vez, eu comentei num vídeo da Paola Carosella sobre molho de tomate (porque eu já tinha visto o vídeo de vocês), citando e corrigindo o que ela falou de açúcar e acidez. No dia seguinte, fui ver se tinham me respondido e quidê o comentário??? Apagaram heheheheh
Cajuzinho de abacaxi vai na mesma pegada de "marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo", da música de abertura do Sítio do Pica pau amarelo! (Se bem que, sendo muito honestas, o cajuzinho é feito com amendoim e só tem o formato do caju. Então, vamos abrir uma licença poética pra autora...
9:33 a galinha geralmente é a ave velha que já não põe muitos ovos. A carne tem sabor mais intenso e é mais dura do que o frango, que é abatido ainda jovem.
Olá, Laura! Eu gostava de ler o caderno de receitas da minha vó qdo era criança. Achava engraçado que a minha avó não sabia escrever pq tinha palavras escritas de forma errada, apesar de ela ter sido professora. Depois entendi que existe reforma ortográfica para deixar a gente burra... 😂😂😂
A receita de banana com presunto me lembra muito a "saudosa" Banana Charmosa que era servida no Restaurante Universitário da UEL quando estudei por lá em 2006.
5:51 Ainda não cheguei ao final, maaaaaaassssss, acho que a banana com presunto, e salsicha com maça, são ótimas opções de receita para um vídeo das meninas!!!
Esse primeiro "bolo" de bacalhau me pareceu ser a base de um bolinho de bacalhau, montado num formato de massa de torta e coberto com o recheio. No Masterchef seria uma bolinho de bacalhau desconstruído!
Já comi no restaurante um prato que era uma banana enrolada no presunto coberta com um molho tipo bechamel com queijo ralado por cima gratinado. Amei a combinação.
Olá Laura, descobri vocês através da Mary Kruger e já virei membro. E importante, sou araraquarense e adoro quando você fala de Araraquara. Enfim, tenho cadernos de receitas da minha mãe que não posso usar, ela só colocava os ingredientes e não colocava o modo de fazer. Difícil. kkkk
Adorei esse livro, minha mãe tinha uma coleção de livros de receitas, quando ela morreu os livros ficaram comigo 😊, era minha diversão ficar olhando os livros dela, ela trocava embalagem de açúcar e café de uma determinada marca com os livros
faz merengue moça faz merengue - as receitas com muitas gemas são do tempo em que usavam clara de ovo para engomar roupa (principalmente peças do hábito das religiosas)
isso me lembrou os livros de receitas da minha vó. Achei que fosse super comum fazer a distinção entre bolo doce e bolo (e este sempre será salgado rs)
Deusa, eu amei o conteudo. Adoro esses vídeos q a Laura dá uma ligeira coringada com receitas...peculiares. Edit: c as claras, vc encontra umas freiras e engoma os hábitos delas, uai.
2:34 observem a laura falando que não tem controle de quantidade da pipoca e logo em seguida indicando qual é a quantidade adequada de pipoca pra por na panela kkkkk depois que aprendi isso com o almanaque sos, minha vida foi outra.
Só uma fofoquinha de leve.... eu AMO comer banana nanica com a comida, especialmente com arroz e ovo frito. Outro dia fui almoçar na casa de mamãe, montei meu pratinho para saciar a fome de 3 operarios de serviço pesado... e qd peguei a minha banana, um grito de desespero! Minha mãe disse que eu nao posso misturar a banana com o arroz pq a Internet diz que isso leva ao diabetes!!!! 😑 To pensando em cortar a Internet da veinha! 😂
Pode substituir a banha por gordura vegetal. Faço doces inclusivos, entre eles estão os veganos. Tem uma loja de livros na minha cidade que chama Pegue e Pague e uns livros de receitas incríveis, um dia olhei um de doces que me interessou. Doces americanos clássicos dos anos 70, basicamente era muita manteiga, muito açúcar e qualquer coisa que quisesse misturar, desde frutas, chocolates, temperos, abóboras..... Esse livro deveria vir com uma vaca de brinde com a quantidade de manteiga que era necessária para fazer as receitas.
10:02 mas claro q é no final Laura, se fosse no começo poderia nem ter o capítulo pq todos os outros são essa base de suflê e só adicionar o recheio das outras receitas, então nem ia precisar de ter o capítulo e aí ela não tem o q publicar 😂😂😂😂
Mentira que a Laura não gosta de vinagre! Eu adoro, quando eu como salada não sinto o vinagre queimando minha boca, pra mim não tem graça - sem brincadeira!
aff - a maioria eu não comeria até porque só o azeite aquecendo para fazer fritura já me dá enjoo, não suporto - fritura como muito pouco desde que frito no restaurante quando não sinto o cheiro da fritura - mais saudável cozinhar no microondas ou na air fryer
Fui buscar o nome da autora (Isaura Bruno) e, pasmem, é o mesmo nome da atriz que interpretou a Tia Anastácia, do Sítio do Pica pau amarelo. Mas as coincidências não param por aí. A atriz também interpretou Mamãe Dolores, em "O Direito de nascer" (de 1964), tendo sido a primeira mulher negra em um papel central na dramaturgia brasileira. A novela foi produzida pela TV Tupi, primeira emissora do país e cuja primeira transmissão contou com a presença de Hebe Camargo.
Vale lembrar que "Mamãe Dolores", em meados dos anos 1960 e 1970 era comumente usado para nominar as empregadas domésticas negras, especialmente as cozinheiras.
Inclusive, 1964 foi o ano em que Hebe se afastou das telas para dar à luz ao seu filho Marcello. (Lembram da apresentação em que ela cita o marido Décio e "Marcello que já sabe gostar do que é bom...").
Outro fato curioso é que nos primeiros 10 anos de carreira de Isaura Bruno, ela seguia trabalhando como cozinheira. Em seus primeiros trabalhos sempre atuava como uma cozinheira bem humorada e acolhedora. Apenas passou a se dedicar apenas à atuação após ser convidada por Walter Foster para estrelar o filme "Luar do Sertão".
Algo me diz que pode ser tem muita cara de que esta autora era um pseudônimo muito bem escolhido, associado à um título que se remete à uma personagem muito icônica, pra dar um hype na coleção...
Pra completar a teoria da conspiração, a filha da atriz Isaura Bruno é Penha Maria. (Ok, aqui eu forcei com o Bolo de fubá à Penha Marise).
Recorte racial!! Amei
Informação!!
É isso mesmo! Eu era muito criança na época, mas lembro que essa novela fez muito sucesso.
Que trabalho d pesquisa! 👏🏾
Tô amando esses vídeos que é só a Laura sendo feliz... Ela contando da viagem, ela lendo livro de receita antigo...
🥹
Sim ❤
"bolo orquídea"
"não vai orquídea"
GRAÇAS A DEUS
Sou da geração que se lembra da Mamãe Dolores e do Albertinho Limonta, seu filho adotivo. Naquela época, ervilha era a torta, petit-pois era a enlatada. Bolos salgados e suflês de camarão eram comuníssimos. Sávora todo mundo sabia o que era. Peixe, só com molho de camarão. Bilontra era o malandro, o esperto. É, choque de gerações.
Obrigada por me explicar tudo isso hahaha
Quando forem procurar vídeos da Hebe, procurem um que ela esteja junto da Nair Belo e da Lolita Rodrigues, vídeos das 3 juntas é certeza de risada o tempo inteiro
@@ConstantinoCMA "eu não me lastimo por tal é que em breve completarei 15 anos"
Elas três com o Jô 😁
Foi aí que nasceu o termo “apocalípticas “😂
❤❤❤❤ siiiiimm!!!
A entrevista delas pro Jô é maravilhosa
Laura lendo livros de receita antigos é tudo pra mim❤❤❤
Dona Dolores usava mto menos ovos que a Dona Eulalia
AMEI que tem um bolo Lélia Abramo - incrível atriz que foi filiada ao PC no meio do século passado (imaginem o cenário...)
Meninas, vcs podiam fazer video sobre mitos sobre cabelo, principalmente das receitas e produtos pro cabelo supostamente crescer + rapido
Apoiado.
"Quero merendar! Acordei CEDOO" Tiririca. Hebe: "Ô, Eudes, traz um milho pra ele" kkkkk
MEU DEUS, A VOLTA DOS LIVRO DE RECEITA ANTIGO!!!
14:53 uma vez, eu comentei num vídeo da Paola Carosella sobre molho de tomate (porque eu já tinha visto o vídeo de vocês), citando e corrigindo o que ela falou de açúcar e acidez. No dia seguinte, fui ver se tinham me respondido e quidê o comentário??? Apagaram heheheheh
UQUEEEEEE
Quem ai é a favor da Laura fazer (e experimentar) 2 dessas receitas esquisitas? Tudo pelo bem da ciência é claro
Eu jurei que era um vídeo antigokkkk, minha série preferida no canal. Amo muito o conteúdo de vcs!
Não destampar a panela enquanto a pipoca estiver estourando… kkkkkk acho importantíssimo avisar
Se tem placa tem história
abre a tampa pra olhar e leva um tiro de pipoca no olho 😆
Eu amoooo esses vídeos de livro de receitas antigas sem roteiro e com muitas risadas 💜
Cajuzinho de abacaxi vai na mesma pegada de "marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo", da música de abertura do Sítio do Pica pau amarelo! (Se bem que, sendo muito honestas, o cajuzinho é feito com amendoim e só tem o formato do caju. Então, vamos abrir uma licença poética pra autora...
A edição cada dia melhor nesse canal! Timing perfeito pros cortes com memes e imagens (que devem ser difíceis de achar) perfeitas pro contexto. 👏
9:33 a galinha geralmente é a ave velha que já não põe muitos ovos. A carne tem sabor mais intenso e é mais dura do que o frango, que é abatido ainda jovem.
Caramba!!!! Tinha esse livro na casa dos patrões da minha mãe! Eu li MUITO esse livro na minha infância!
Trouxa de ovos?
Trouxa é quem gasta DUAS DÚZIAS de ovos em uma única receita
Tem marombeiro comendo 2 dúzias de claras por dia, jogando as gemas fora… eu usaria numa receita fácil 😂😂😂😂😂 o importante é não desperdiçar 😂😂😂
😅😅😅😅
Olá, Laura! Eu gostava de ler o caderno de receitas da minha vó qdo era criança. Achava engraçado que a minha avó não sabia escrever pq tinha palavras escritas de forma errada, apesar de ela ter sido professora. Depois entendi que existe reforma ortográfica para deixar a gente burra... 😂😂😂
Como esse povo gostava de tacar dúzias de ovos nas receitas... Meu Deus... Coitada das galinhas...
0:51 GRACINHA!
A receita de banana com presunto me lembra muito a "saudosa" Banana Charmosa que era servida no Restaurante Universitário da UEL quando estudei por lá em 2006.
Uia!! Temos a mesma medidas pra fazer pipouca! Hahahah, bjksss Laurinha!!
No aguardo pelos bolos de café....NV1C receitas !!! 💕
Editora caprichando:
Tirou do fundo do baú... "É isto mesmo, vou apresentar uma receita"
Meu pai plantava milho pipoca, ninguém merece ter de debulhar.
5:51 Ainda não cheguei ao final, maaaaaaassssss, acho que a banana com presunto, e salsicha com maça, são ótimas opções de receita para um vídeo das meninas!!!
Esse primeiro "bolo" de bacalhau me pareceu ser a base de um bolinho de bacalhau, montado num formato de massa de torta e coberto com o recheio. No Masterchef seria uma bolinho de bacalhau desconstruído!
Banana nanica empada e frita fica uma delícia, forma um creme dentro dela, ela é passada no açúcar com canela. É frita por imersão
meu deus, onde tu consegue essas reliquias???
muito bom esses videos
Quando vejo receitas antigas, fico imaginando a origem/motivo dos nomes.
Boa noite!!
Adoro esses livros. Minha mãe tinha vários.
Já comi no restaurante um prato que era uma banana enrolada no presunto coberta com um molho tipo bechamel com queijo ralado por cima gratinado. Amei a combinação.
Nossa, tenho essa coleção. Um dos volumes é infantil, as receitas são todas ilustradas. Foi o primeiro livro de receitas que eu segui.
Cajuzinho de Abacaxi, genial! Adoro esses lindos.
Laura, se você não quer usar banha, pode substituir por manteiga
Ah, sempre dá pra substituir sim, mas precisa fazer umas adaptações na receita
vcs irão se surpreender que há receitas novas de salsicha com maçãs... e eu num sei se é doce ou salgado kkkk
AMOOOOOOO ESSE QUADRO, tudo pra mim❤❤❤❤
Alguém que nasceu depois da Hebe Camargo morrer já anda e fala?
Também pensei isso, mas anda, fala e já tá quase aprendendo química orgânica.
Vc nunca acompanhou uma criança crescer né? 😆😆😆😆
Fui conferir aqui e Hebe morreu em 2012
@@adrianoneves5608 é ironia pessoal kkkkkk, eu sei que é 2012 e me recordo perfeitamente do dia, é 2012 eu ja era veio barbado...
@@adrianoneves5608 FAZEM 12 ANOS JÁ????? 😵
Olá Laura, descobri vocês através da Mary Kruger e já virei membro. E importante, sou araraquarense e adoro quando você fala de Araraquara. Enfim, tenho cadernos de receitas da minha mãe que não posso usar, ela só colocava os ingredientes e não colocava o modo de fazer. Difícil. kkkk
Uhhuull❤️❤️
Já pensou em usar outras receitas de base? Ela não deve ter colocado o modo de preparo por ter achado que fosse óbvio 😂
Preciso de mais vídeos assim ❤
Adorei esse livro, minha mãe tinha uma coleção de livros de receitas, quando ela morreu os livros ficaram comigo 😊, era minha diversão ficar olhando os livros dela, ela trocava embalagem de açúcar e café de uma determinada marca com os livros
faz merengue moça faz merengue - as receitas com muitas gemas são do tempo em que usavam clara de ovo para engomar roupa (principalmente peças do hábito das religiosas)
A minha mãe engoma roupa até hoje 😐😐😐 eu fico “pra que?????”
pessoas que nasceram pós morte da hebe camargo, favor não se manifestar pois pra mim vocês têm 4 anos
Sim hahahahahaha
kkkkkkkkk
Essa medida da pipoca é universal, independente do tamanho da panela sempre dá certo.
Pipoca fica ótima com manteiga de garrafa
Melhor vídeo do canal 😂😂😂😂😂😂😂
Laura vc tem que fazer pfvr é claro, Penha Marise.
As claras restantes são usadas como albumina na hora de malhar! BIIIRRRLLLL!
Tentei identificar se o Bolo Curitiba poderia se referir à alguma receita mais típica, mas parece apenas aleatório.
Laura, ou alguém da equipe: deixa a receita do bolo de café, por gentileza. Beijos! 😘
isso me lembrou os livros de receitas da minha vó. Achei que fosse super comum fazer a distinção entre bolo doce e bolo (e este sempre será salgado rs)
Sensacional ❤❤
Nossa, essa receita de banana com presunto deve ficar maravilhosa
Se queremos receitas desse livro? e por um acaso há duvidas disso, precisamos de mais videos de receita 😁
Deusa, eu amei o conteudo. Adoro esses vídeos q a Laura dá uma ligeira coringada com receitas...peculiares.
Edit: c as claras, vc encontra umas freiras e engoma os hábitos delas, uai.
Eu fico imaginando a Laura surtando se visse eu comendo churrasco com cuca ou bolo, eu amooooooo, salame com queijo e cuca tbm amo 🤤🤤🤤🤤🤤
Faz uma receita desse bolo sim. Vai ser legal. :D
2:34 observem a laura falando que não tem controle de quantidade da pipoca e logo em seguida indicando qual é a quantidade adequada de pipoca pra por na panela kkkkk depois que aprendi isso com o almanaque sos, minha vida foi outra.
Adoroooooo
Fiquei curiosa com o bolo Lili, por ser o meu apelido
Em casa tinha a coleção quase completa desses livros hahaha
Faz um dos bolos do livro de receitas
2:40 faço assim também (sem lemon pepper)
Minha vó chamava de bolo. Fazia uma massa com batata recheava com carne ou frango.
Cada coisa apetitosa 😂😂😂
Depois do video de molho de tomate da Laura, eu só uso a receita dela pra fazer meu molho
Adoro misturar doces com salgado.
23:45 Queria as receitas 😊
Esses livros antigos me lembra fios de ovos eu adorava
Se puderem, façam o pudim da Lais!
Usando a receita pedir muita gema, guarda as claras pra fazer pudim de claras ou suspiros! 😅😂😂
Ela era diva
Só uma fofoquinha de leve.... eu AMO comer banana nanica com a comida, especialmente com arroz e ovo frito. Outro dia fui almoçar na casa de mamãe, montei meu pratinho para saciar a fome de 3 operarios de serviço pesado... e qd peguei a minha banana, um grito de desespero! Minha mãe disse que eu nao posso misturar a banana com o arroz pq a Internet diz que isso leva ao diabetes!!!! 😑
To pensando em cortar a Internet da veinha! 😂
MENINAS VCS SAO DEMAIS
Posso sugerir um livro? A vida do bebê, Dr Reinaldo de lamari. Tem umas coisas muito engraçadas
A minha mãe ainda acha ruim quando eu faço meu bolo que leva 7 gemas e 7 claras em neve
Voto no bolo de café 😂😂😂😂😂😂
KKKKKKKKKKKKKKKK DEBULHA KKKKKKKKKK QUE NOME ENGRAÇADO KKKKKKKK LIKE
Pode substituir a banha por gordura vegetal. Faço doces inclusivos, entre eles estão os veganos. Tem uma loja de livros na minha cidade que chama Pegue e Pague e uns livros de receitas incríveis, um dia olhei um de doces que me interessou. Doces americanos clássicos dos anos 70, basicamente era muita manteiga, muito açúcar e qualquer coisa que quisesse misturar, desde frutas, chocolates, temperos, abóboras..... Esse livro deveria vir com uma vaca de brinde com a quantidade de manteiga que era necessária para fazer as receitas.
10:02 mas claro q é no final Laura, se fosse no começo poderia nem ter o capítulo pq todos os outros são essa base de suflê e só adicionar o recheio das outras receitas, então nem ia precisar de ter o capítulo e aí ela não tem o q publicar 😂😂😂😂
Laura. Amei o vídeo. Eu comeria tudo o que vc rejeitou. Gostei tanto que tive que descer pra lojinha do prédio pra pegar algo pra beliscar. Bjks.
Você é mais diva
Imagina quando a Laura descobrir o que é sopa paraguaia 😅😂😂😂
Mentira que a Laura não gosta de vinagre! Eu adoro, quando eu como salada não sinto o vinagre queimando minha boca, pra mim não tem graça - sem brincadeira!
Faz o bolo de café
aff - a maioria eu não comeria até porque só o azeite aquecendo para fazer fritura já me dá enjoo, não suporto - fritura como muito pouco desde que frito no restaurante quando não sinto o cheiro da fritura - mais saudável cozinhar no microondas ou na air fryer
4:14 gente, eu como maconhista vou tentar, volto e conto depois!!!
Faça as receitaaaaasssss
Bolo Russo - Venceremos hahaha
Imagino q esses bolos devem ser a origem dos bolinhos, tipo bolinho de bacalhau, de carne seca, etc. se tem um bolinho, é pq tinha um bolo grande 😂😂😂
Gosto de fazer o molho de alho com maionese e não de leite, não me dou bem com leite
pra mim a diferença entre frango e galinha é a mesma diferença entre o baby beef e o beef normal
Uma ordem alfabética meio duvidosa
Souflé de Frango é pra vc confundir e falar Sufrê de Flango
sufle de camarao 1, 2 e 3.... 4 nao tem pq seria exagero.
Comentário aleatório para gerar engajamento.
5:00 🤨