Luciano, muitíssimo obrigada pela generosidade! Tento sempre melhorar o conteúdo que disponibilizo por aqui e ter esse tipo de retorno, como o do seu comentário, é algo que me impulsiona a querer melhorar ainda mais. Obrigada, de coração!
Fiquei surpreso com a profundidade e sinceridade de Tolstoi. Cheguei a me emocionar lendo ‘’uma confissão’’. Dá pra sentir toda a angústia do autor e sua sincera busca por Deus, livre dos dogmatismos e rituais das religiões. Vou reler ‘’A Morte de Ivan Ilitch’’ e tenho certeza que será mais impactante do que a primeira leitura. Parabéns pelo vídeo! Já me inscrevi no canal :)
Muita boa suas pontuações sobre o texto,o livro é muito bom mesmo,traz muitas reflexões sobre a religião, sobre a fé e sobre o amor real. Vale a pena ler. Amei o livro.
Mais um aprendizado: saber o contexto histórico em que a história se passa enriquece/esclarece muuuito a leitura. Aprendi direitinho! Obrigada, Paloma. Excelente vídeo, como sempre.
Parabéns, Paloma, mais um vídeo maravilhoso. Cada vez mais você se apresenta segura, eloquente e articulada, mantendo o essencial, que é a naturalidade e a autenticidade. Eu sou cristão e, sem seguir qualquer denominação específica por razões similares às dele, faço ao contrário de você: recomendo fortemente a leitura desse livro. A mensagem dele não é niilista, não direciona a um futuro sombrio. O tom é, sim, muito crítico mas de extrema sobriedade e maturidade, ainda que se possa discordar aqui e ali de algumas de suas posições. Existem algumas reflexões profundas que, se não encontram as respostas certas, pelo menos identificam boa parte das erradas. E, acima de tudo, (e um curioso que nunca pegou um livro dele pode não perceber isso) há um elemento na obra de cunho espiritual dele que é trivial e nos melhora como seres humanos: a humildade. Humildade intelectual, a busca honesta e sólida pela Verdade, a desconfiança da própria inteligência. Isso é uma das características dos grandes indivíduos, como fica bastante claro aqui. Por último: para quem não conhece, há um outro grande complemento para esse livro, que é a obra Os Últimos Dias, que sai pela Penguin Companhia. É uma série de excertos e ensaios que, dentre outras coisas, abordam alguns questionamentos próprios e direcionados às instituições religiosas, notadamente à igreja ortodoxa russa. Sempre é bom ter um videozinho seu nos domingos pela manhã, adoro caminhar escutando/vendo eles. Parabéns de novo!
Não consegui terminar. Estava em um momento delicado. Então abandonei. Mas vou continuar em algum momento da minha vida. Pois com certeza será um livro pra vida.
Por vezes é um livro que de fato tira o ar, sufoca. É uma leitura dura, demanda tempo para ir digerindo suas fases e seu desenvolvimento. A sinceridade dele com seus pensamentos talvez seja sua principal virtude, assim como entender a finitude de nossa compreensão da realidade e, em termos práticos, sermos mais tolerantes, entendermos que o mundo vai além de si. Sobre sua fé, ele chega em uma conclusão própria e acho que no fim é isso mesmo, ele não se preocupa em responder algo pra ninguém, mas ser honesto consigo em sua busca. Espero que tenha melhorado seu momento difícil e tenha conseguido concluir o livro. Felicidades 🙏
Por que eu só encontrei você agora?? Que canal mais rico! Comecei a te assistir faz pouco tempo e não consigo parar. Obrigada pelos conteúdos tão bem elaborados!
Incrível como não tem um canal de livro que, conhecido por mim, eu me identifique como o seu canal, eu coloco na minha lista de leitura todos os livros que você faz vídeos!
Li o livro recentemente, em um estado de humor que posso considerar "próximo" ao de Tolstói quando o escreveu, e acho que, nesse livro, há um belo exemplo de perseverança, bem como um caminho, dentre tantos outros, a ser seguido em épocas de problemas existenciais. Tolstói sabia que acabar com a própria vida era uma solução, mas não a única ou a melhor solução. Ainda que seja cético, entendo que o maior problema das religiões não trata-se delas em si (salvo alguns casos), mas sim do religioso, as vezes por falta de compreensão, ou de compreensão inadequada, e até mesmo com posturas de não questionamento sobre aquilo que lhe é ensinado. Além disso, a polarização da sociedade, onde "se alguém não é apoiador de x, automaticamente é apoiador de y, sendo, portanto, rivais", faz com que muitos conceitos sejam distorcidos, ou até mesmo esquecidos. Um vídeo excelente sobre um livro excelente! O RUclips respira melhor com um conteúdo de tamanha qualidade.
Eu já vi pessoas falando que pode ser depressivo ler autores como Tolstoi e Dostoievski porém ao ler o sonho de um homem ridículo tive exatamente a visão oposta. O livro mostrou como a vida pode e deve ser linda e como os pensamentos dele de tirar a própria vida eram uma péssima ideia. E mais mostra como deve ser um paraíso digamos assim. O livro é sensacional e tem apenas umas 30 páginas. Incrível.
O Liévin (Anna Kariênina) pensa exatamente assim, a parte 8 (última parte do livro) é CHEIA de questões existenciais do personagem. A diferença é que aí ele fala de si mesmo. Altamente interessante, já quero ler.
Seus comentários, Paloma, são muito úteis aos estudos que venho fazendo acerca dos escritos do Tolstói publicados pela Federação Espírita Brasileira - 'RESSURREIÇÃO E VIDA' e 'SUBLIMAÇÃO'. Muito obrigado!
Oi. Este livro é maravilhoso! Nos mostra como podemos aprender a sermos o que viemos ser aqui! Aprendi muito com ele, o livro e Tolstói, quando o li. Pra mim foi um divisor de águas!
Adorei este vídeo!! Espero que publiquem o livro aqui em Portugal eventualmente. 😔 Aprendi muito com o contexto histórico, como sempre! 😜 Boas leituras 📚✨
Bom dia Paloma! Destas obras citadas li Ana Karina, e por sinal gostei muito, e Guerra e Paz está na minha lista; primeiro comprar rsrsrsrs e depois ler. Também já anotei a Morte de Ivan Iliti. Parabéns pelo trabalho.
Como sempre, adorei o vídeo. Muita qualidade! Fiquei muito interessada pelo livro, afinal quem nunca teve essas crises existenciais e espirituais, né? Só achei, pelos trechos que você leu, que parecia que ele romantizava um pouco a pobreza e as pessoas pobres ao dizer que eles eram felizes e não reclamavam, morriam felizes etc. A História conta a condição dessas pessoas de forma diferente. Mas talvez seja a visão elitista dele.
Eu tenho diversas crises existenciais que, aparentemente são iguais ao do Tolstoi…talvez como ele, chegar à conclusão de que fazer o bem, sem querer nada em troca seja uma felicidade mais verdadeira …não sei 🥺
A morte de Ivan Ilitch, o livro da minha vida. É preciso entender bem a mensagem do livro, a verdadeira mensagem, não foi só uma morte mas toda uma vida o que se passou antes de estar doente, e o estar perto da morte e do sofrimento por que passava o que o tinha feito pensar. Não quero chegar ao fim da minha vida e pensar o mesmo Ilitch, porque foi muito mau. Há muitas vidas assim, há muito9s Ilitch na vida. Paloma gosto muito de a ouvir.
Paloma,você já leu "O que é arte ? (Tolstoi) que saiu pela Nova Fronteira / CLÁSSICOS DE OURO ? Nos comentários da Amazon,existem algumas classificações negativas com relação ao texto introdutório que me chamaram a atenção.Pensei logo em uma resenha sua sobre a obra. 🤔📚
@Paloma Lima adorei a indicação e já coloquei na minha lista. Estou descobrindo os russos agora e estou simples apaixonada!!!!! Gostaria de aproveitar a oportunidade e te indicar dois livros: O diário de um homem supérfluo (MARAVILHOSOOOOO) e o livro O Capote (coletânea de contos de GÓGOL, editora 34). Excelentes textos. Vc poderia comentar os contos menos conhecidos como: Noite de Natal e Diário de um louco. Para mim são os melhores 😊👏
Estava com os dois pés atrás pra ler esses livros não ficcionais do Tolstoi. Como não sou uma pessoa religiosa, confesso que tenho um pouco de preguiça de livros pregacionistas e tinha visto uma resenha que abordava a obra por esse lado. Mas como sempre, uma resenha sua me faz ter vontade ler o livro kkkk Os pontos que você aborda me foram muito mais atrativos!
Metade do vídeo e já botei o livro na lista dos próximos 😂😂 oh vida !!! Como alguém com MTA fé, e que tbm tem muitas críticas a forma que os "cristãos" representam hoje, fiquei interessadíssima. Enquanto vc falava no vídeo, lembrei mto do Pierre haha
Lá vai eu comprar o ebook após ver essa resenha e furar a fila de leitura hahaha. Amei o livro, sensacional como ele consegue epressar em poucas palavras certos sentimentos. Maravilhosa resenha como sempre, agora eu que lute pra recuperar as leituras que atrasaram por essa furada de fila. 😅😅😅
Estou por ler esse livro e agora deu ainda mais urgência. Essa coisa da religião na vida dele me faz pensar muito também (sou atéia) e teu vídeo tá muito bom!
Li recentemente e achei muito impactante, exatamente o que buscava. Pequeno livro mas de um poder estrondoso. O outro livro “os últimos dias “ também segue essa temática ? Qual a sua avaliação? Parabéns por todo o conteúdo !
Os últimos dias é um compilado incrível de textos, algumas cartas e alguns registros de diários no pós "Uma confissão". Então o teor moralista que a Paloma cita no vídeo, está presente sim!
Oi, William! Como o Vitor apontou, “os últimos dias” segue muito essa temática mais moralista e de cunho espiritual. Esse livro reúne textos do Tolstói escritos já numa fase mais madura de sua vida e, em sua maioria, tratam justamente de questionamentos acerca da fé, do sentido da vida e da arte! Já li e recomendo fortemente. E muito obrigada! 😃
Li esse livro hoje e vim correndo assistir sua resenha.Adorei!
Gosto muito da qualidade dos seus vídeos. Cada vez mais seu trabalho se supera. Muito respeito por ele. Obrigado.
Luciano, muitíssimo obrigada pela generosidade! Tento sempre melhorar o conteúdo que disponibilizo por aqui e ter esse tipo de retorno, como o do seu comentário, é algo que me impulsiona a querer melhorar ainda mais. Obrigada, de coração!
Fiquei surpreso com a profundidade e sinceridade de Tolstoi. Cheguei a me emocionar lendo ‘’uma confissão’’. Dá pra sentir toda a angústia do autor e sua sincera busca por Deus, livre dos dogmatismos e rituais das religiões.
Vou reler ‘’A Morte de Ivan Ilitch’’ e tenho certeza que será mais impactante do que a primeira leitura.
Parabéns pelo vídeo! Já me inscrevi no canal :)
Muita boa suas pontuações sobre o texto,o livro é muito bom mesmo,traz muitas reflexões sobre a religião, sobre a fé e sobre o amor real. Vale a pena ler. Amei o livro.
Excelente livro do genial LEON
Mais um aprendizado: saber o contexto histórico em que a história se passa enriquece/esclarece muuuito a leitura. Aprendi direitinho! Obrigada, Paloma. Excelente vídeo, como sempre.
Parabéns, Paloma, mais um vídeo maravilhoso. Cada vez mais você se apresenta segura, eloquente e articulada, mantendo o essencial, que é a naturalidade e a autenticidade.
Eu sou cristão e, sem seguir qualquer denominação específica por razões similares às dele, faço ao contrário de você: recomendo fortemente a leitura desse livro. A mensagem dele não é niilista, não direciona a um futuro sombrio. O tom é, sim, muito crítico mas de extrema sobriedade e maturidade, ainda que se possa discordar aqui e ali de algumas de suas posições.
Existem algumas reflexões profundas que, se não encontram as respostas certas, pelo menos identificam boa parte das erradas. E, acima de tudo, (e um curioso que nunca pegou um livro dele pode não perceber isso) há um elemento na obra de cunho espiritual dele que é trivial e nos melhora como seres humanos: a humildade. Humildade intelectual, a busca honesta e sólida pela Verdade, a desconfiança da própria inteligência. Isso é uma das características dos grandes indivíduos, como fica bastante claro aqui.
Por último: para quem não conhece, há um outro grande complemento para esse livro, que é a obra Os Últimos Dias, que sai pela Penguin Companhia. É uma série de excertos e ensaios que, dentre outras coisas, abordam alguns questionamentos próprios e direcionados às instituições religiosas, notadamente à igreja ortodoxa russa.
Sempre é bom ter um videozinho seu nos domingos pela manhã, adoro caminhar escutando/vendo eles. Parabéns de novo!
Não consegui terminar. Estava em um momento delicado. Então abandonei. Mas vou continuar em algum momento da minha vida. Pois com certeza será um livro pra vida.
Por vezes é um livro que de fato tira o ar, sufoca. É uma leitura dura, demanda tempo para ir digerindo suas fases e seu desenvolvimento. A sinceridade dele com seus pensamentos talvez seja sua principal virtude, assim como entender a finitude de nossa compreensão da realidade e, em termos práticos, sermos mais tolerantes, entendermos que o mundo vai além de si. Sobre sua fé, ele chega em uma conclusão própria e acho que no fim é isso mesmo, ele não se preocupa em responder algo pra ninguém, mas ser honesto consigo em sua busca. Espero que tenha melhorado seu momento difícil e tenha conseguido concluir o livro. Felicidades 🙏
Por que eu só encontrei você agora?? Que canal mais rico! Comecei a te assistir faz pouco tempo e não consigo parar. Obrigada pelos conteúdos tão bem elaborados!
Incrível como não tem um canal de livro que, conhecido por mim, eu me identifique como o seu canal, eu coloco na minha lista de leitura todos os livros que você faz vídeos!
Ah, Victor! Fiquei tão feliz ao ler isso. Muitíssimo obrigada por esse comentário!
bom dia Paloma, Ótimo Domingo, bela resenha. Tolstoi foi grande escritor.
Edmilson Lima de Piracicaba são Paulo.
Li o livro recentemente, em um estado de humor que posso considerar "próximo" ao de Tolstói quando o escreveu, e acho que, nesse livro, há um belo exemplo de perseverança, bem como um caminho, dentre tantos outros, a ser seguido em épocas de problemas existenciais. Tolstói sabia que acabar com a própria vida era uma solução, mas não a única ou a melhor solução.
Ainda que seja cético, entendo que o maior problema das religiões não trata-se delas em si (salvo alguns casos), mas sim do religioso, as vezes por falta de compreensão, ou de compreensão inadequada, e até mesmo com posturas de não questionamento sobre aquilo que lhe é ensinado. Além disso, a polarização da sociedade, onde "se alguém não é apoiador de x, automaticamente é apoiador de y, sendo, portanto, rivais", faz com que muitos conceitos sejam distorcidos, ou até mesmo esquecidos.
Um vídeo excelente sobre um livro excelente! O RUclips respira melhor com um conteúdo de tamanha qualidade.
A gente só perde com essa polarização, né? Uma pena. E muitíssimo obrigada pelo elogio, Paulo!
Eu “li” no Audible, está incluso na assinatura.
Amei!!!! Muito interessante que muitos se questionam sobre o sentido da vida, mesmo estes tão prósperos e com feitos incríveis!
Eu já vi pessoas falando que pode ser depressivo ler autores como Tolstoi e Dostoievski porém ao ler o sonho de um homem ridículo tive exatamente a visão oposta. O livro mostrou como a vida pode e deve ser linda e como os pensamentos dele de tirar a própria vida eram uma péssima ideia. E mais mostra como deve ser um paraíso digamos assim. O livro é sensacional e tem apenas umas 30 páginas. Incrível.
Tolstoi, uma nova paixão !!🥰
E agora sem dúvida quero o Confissões. 👋👋👋👋😍
A cada vídeo que vejo da Paloma falando sobre Tostói fico ainda mais ansiosa para ler as obras deles. Vem logo LC dos contos completos por favorrrr
Daqui a pouco falo com detalhes sobre ela por aqui 👀
cada vez que assisto algum vídeo seu sobre tolstoi, sinto ainda mais vontade de ler tudo dele.. amei seu video
Preciso ler esse livro urgente!
Realmente ele é maravilhoso com as palavras.
O Liévin (Anna Kariênina) pensa exatamente assim, a parte 8 (última parte do livro) é CHEIA de questões existenciais do personagem. A diferença é que aí ele fala de si mesmo. Altamente interessante, já quero ler.
Como sempre, qualidade impecável...com relação a fé, se formos nos basear na atitudes dos outros, ela começa a perder o sentido...beijos, Paloma!
"A louca do contexto ataca"!!! 😂😂😂😂😂 É disso que esse povo gosta!!
Seus comentários, Paloma, são muito úteis aos estudos que venho fazendo acerca dos escritos do Tolstói publicados pela Federação Espírita Brasileira - 'RESSURREIÇÃO E VIDA' e 'SUBLIMAÇÃO'. Muito obrigado!
Fico imensamente era feliz em saber, Elton!
Boa noite, Paloma! Obrigado pela sua gentileza!
Entrando na lista de desejos em 3, 2, 1
Oi. Este livro é maravilhoso! Nos mostra como podemos aprender a sermos o que viemos ser aqui! Aprendi muito com ele, o livro e Tolstói, quando o li. Pra mim foi um divisor de águas!
Adorei este vídeo!! Espero que publiquem o livro aqui em Portugal eventualmente. 😔 Aprendi muito com o contexto histórico, como sempre! 😜
Boas leituras 📚✨
Bom dia Paloma! Destas obras citadas li Ana Karina, e por sinal gostei muito, e Guerra e Paz está na minha lista; primeiro comprar rsrsrsrs e depois ler. Também já anotei a Morte de Ivan Iliti. Parabéns pelo trabalho.
Obrigada, Maria! 💜
Como sempre, adorei o vídeo. Muita qualidade! Fiquei muito interessada pelo livro, afinal quem nunca teve essas crises existenciais e espirituais, né?
Só achei, pelos trechos que você leu, que parecia que ele romantizava um pouco a pobreza e as pessoas pobres ao dizer que eles eram felizes e não reclamavam, morriam felizes etc. A História conta a condição dessas pessoas de forma diferente. Mas talvez seja a visão elitista dele.
Eu tenho diversas crises existenciais que, aparentemente são iguais ao do Tolstoi…talvez como ele, chegar à conclusão de que fazer o bem, sem querer nada em troca seja uma felicidade mais verdadeira …não sei 🥺
Que vídeo maravilhoso! Obrigada!
Eu que agradeço! ☺️
Quero muito ler esse livro depois que eu terminar de ler a biografia do Tolstói
A morte de Ivan Ilitch, o livro da minha vida. É preciso entender bem a mensagem do livro, a verdadeira mensagem, não foi só uma morte mas toda uma vida o que se passou antes de estar doente, e o estar perto da morte e do sofrimento por que passava o que o tinha feito pensar. Não quero chegar ao fim da minha vida e pensar o mesmo Ilitch, porque foi muito mau. Há muitas vidas assim, há muito9s Ilitch na vida. Paloma gosto muito de a ouvir.
Paloma,você já leu "O que é arte ? (Tolstoi) que saiu pela Nova Fronteira / CLÁSSICOS DE OURO ? Nos comentários da Amazon,existem algumas classificações negativas com relação ao texto introdutório que me chamaram a atenção.Pensei logo em uma resenha sua sobre a obra. 🤔📚
@Paloma Lima adorei a indicação e já coloquei na minha lista. Estou descobrindo os russos agora e estou simples apaixonada!!!!! Gostaria de aproveitar a oportunidade e te indicar dois livros: O diário de um homem supérfluo (MARAVILHOSOOOOO) e o livro O Capote (coletânea de contos de GÓGOL, editora 34). Excelentes textos. Vc poderia comentar os contos menos conhecidos como: Noite de Natal e Diário de um louco. Para mim são os melhores 😊👏
Oi, Ana! Eu já li os dois 😅 tem até vídeo sobre “diário de um homem supérfluo” aqui! Amo 💜
Estou com " A morte de Ivan Ilitch" na fila para a leitura, entretanto depois do vídeo , sinto a necessidade de adquirir esse também. 📚😊
Estava com os dois pés atrás pra ler esses livros não ficcionais do Tolstoi. Como não sou uma pessoa religiosa, confesso que tenho um pouco de preguiça de livros pregacionistas e tinha visto uma resenha que abordava a obra por esse lado. Mas como sempre, uma resenha sua me faz ter vontade ler o livro kkkk
Os pontos que você aborda me foram muito mais atrativos!
Metade do vídeo e já botei o livro na lista dos próximos 😂😂 oh vida !!! Como alguém com MTA fé, e que tbm tem muitas críticas a forma que os "cristãos" representam hoje, fiquei interessadíssima. Enquanto vc falava no vídeo, lembrei mto do Pierre haha
Siiiim! Também lembrei do Pierre em diversos momentos do livro. Dele e do Liévin, aliás
Lá vai eu comprar o ebook após ver essa resenha e furar a fila de leitura hahaha. Amei o livro, sensacional como ele consegue epressar em poucas palavras certos sentimentos. Maravilhosa resenha como sempre, agora eu que lute pra recuperar as leituras que atrasaram por essa furada de fila. 😅😅😅
Por Tolstói sempre vale a pena furar a fila 💜
👍
Estou por ler esse livro e agora deu ainda mais urgência. Essa coisa da religião na vida dele me faz pensar muito também (sou atéia) e teu vídeo tá muito bom!
Muito obrigada! Quando ler, não deixe de me contar o que achou =)
@@PalomaLima digo sim! ❤️
Li recentemente e achei muito impactante, exatamente o que buscava. Pequeno livro mas de um poder estrondoso. O outro livro “os últimos dias “ também segue essa temática ? Qual a sua avaliação? Parabéns por todo o conteúdo !
Os últimos dias é um compilado incrível de textos, algumas cartas e alguns registros de diários no pós "Uma confissão". Então o teor moralista que a Paloma cita no vídeo, está presente sim!
Oi, William! Como o Vitor apontou, “os últimos dias” segue muito essa temática mais moralista e de cunho espiritual. Esse livro reúne textos do Tolstói escritos já numa fase mais madura de sua vida e, em sua maioria, tratam justamente de questionamentos acerca da fé, do sentido da vida e da arte! Já li e recomendo fortemente. E muito obrigada! 😃
Mtttt bom
Tosltoi é grande.
Like 👍💚
✔💖✍