oi, Thales, tudo bem? Como são muitas as edições no mercado (contei 6, só disponíveis na Amazon; deve ter mais), e no momento só tenho essa, achei melhor não comentar. Mas, bóra lá: - é uma edição bilíngue; - não contém ilustrações (doré, blake, boticceli, nada); - a "tradução"(que eu prefiro chamar de "versão", visto que não acredito em tradução de poesia), é feita tentando seguir a métrica de Dante. Como o original está ao lado, não vejo problema, é sempre possível acompanhar e ver o que se perdeu, mesmo não conhecendo italiano a fundo. Particularmente, não ligo para a métrica: preferiria ter uma edição que se preocupasse mais com o sentido do que com as rimas e etc. Mas, a edição que traz isso está esgotada há anos (da editora Ateliê). Então, me contento com a da 34, sem problema. Espero ter ajudado!
@@tatifeltrin eu li a Divina comédia numa tradução em prosa, não em verso, numa edição bem antiga da editora Abril, e com as ilustrações do Gustave Doré. Gostei muito da experiência, mas não consigo ter dimensão do quanto se perdeu da experiência.
@@tatifeltrin Uma edição que conta com uma tradução que não leva a métrica tão a risca é a da editora L&Pm. É quase uma tradução em posa, digo quase por que em algumas passagens o tradutor se apropria de passagens de outros tradutores que seguiram outra lógica de tradução. Mesmo parecendo meio confuso por isso, a leitura é tranquila e até onde eu sei é o mais perto de uma tradução em prosa em português. Mais não é um edição que conta com muitas notas, acho que é boa para auxiliar na leitura de outra edição, visto que o tradutor não inverteu a ordem dos versos, coisa que alguns tradutores as vezes fazem.
A edição é maravilhosa, usei ela nas minhas aulas e fluiu super bem. Possui a mesma métrica que a escrita por Dante, se voc procura por precisão vale a pena comprar, além disso possui o original em italiano ao lado. Como é uma poesia muito complexa algumas palavras ainda sim precisam ser buscadas para melhor entendimento. Caso queira ler a obra de uma forma mais "simples" o texto em prosa é uma boa. Mas sinceramente, se comprar essa nn vai se arrepender :)
Meus professores de italiano diziam que a Divina Comédia inaugura o italiano como nós o conhecemos hoje, apesar dos dialetos. Dante ao escolher o italiano "vulgar", acabou por torná-lo a lingua de toda a Itália.
sim, Dante é o "pai" da língua italiana. Dante é tão importante que na escola eu aprendi dentro do italiano a grammatica e letteratura, mas a divina commedia, inferno, purgatorio e paradiso eram um estudo à parte
"Ao lado do cipreste branco À esquerda da entrada do inferno Está a fonte do esquecimento Vou mais além, não bebo dessa água Chego ao lago da memória Que tem água pura e fresca E digo aos guardiões da entrada Sou filho da Terra e do céu Dai-me de beber, que tenho uma sede sem fim Olhe nos meus olhos, sou o homem-tocha Me tira essa vergonha, me liberta dessa culpa Me arranca esse ódio, me livra desse medo Olhe nos meus olhos, sou o homem-tocha E esta é uma canção de amor E esta é uma canção de amor"
Uma curiosidade que poucos sabem: o nome verdadeiro de Dante era "Durante Alighieri". Sim, sou formada em Licenciatura em História. Sim, meu filho primogênito de chama Dante Roberto. Também é interessante se informar sobre a escultura O Pensador, de Auguste Rodin, retrata Dante em frente aos portões do inferno. Li A Divina Comédia aos 14 anos de idade e até hoje descubro novas nuances na obra. Só lendo p saber.
Aos 14 anos você leu esse livro, é um gênio! Sou fascinada pela obra, mas não tenho coragem de ler por agora... (tenho 17 anos e embora esteja muito mais acostumada com clássicos, A Divina Comédia eu gostaria de ler quando tivesse um bom conhecimento da Bíblia, que só li por completo o Novo Testamento) sou atéia, mas acho que conhecer a Bíblia pode enriquecer a leitura e compreensão, e não me sinto madura para encarar a complexidade que parece ter na obra.
3 года назад+9
Sim, o nome provavelmente foi dado em homenagem a seu avô, Durante Abati, pai de sua mãe Bella. Se você curte Dante, fizemos esta semana um vídeo para marcar os 700 anos dele, se quiser dar uma olhada: ruclips.net/video/TTHSrEGXQuc/видео.html
O inferno que aparece na saga de Hades de Cavaleiros do Zodíaco é inspirado no Inferno de Dante. E na mitologia maia havia 13 céus (e 9 infernos), e também tinha isso do céu da lua, do sol, das estrelas móveis, etc. Acho muito fascinante como não havia essa separação entre o mundo natural e o sobrenatural antigamente.
Já pensou em fazer um podcast? (se você já tiver, desculpa kk sou nova aqui) Eu simplesmente amei ouvir você falando da história, da política... dando todo um contexto, muito bom mesmo!
O jogo Dante's Inferno me fez ter ligeira curiosidade de conhecer a obra em que o game se inspirou. É assombroso o quanto uma obra pode aproximar os gamers de uma forma de arte totalmente distinta! Obrigado pela análise da obra Tati!
Pra min os jogos são a melhor arte que a humanidade fez pois ela abrange várias artes em uma só oque faz com que o gamer se aproxime das outras artes até
Vim parar nesse canal justamente por jogos, também. No meu caso, Persona 5, que tem referências de psicologia, filosofia e grandes obras literárias, como Divina Comédia e Paraíso Perdido. Acho maravilhoso como, mesmo sendo mídias distintas, são formas de arte que homenageiam umas as outras em diversos momentos.
Não é por acaso que esse canal já tem 452 mil inscritos. Tratando-se de literatura no Brasil, isso já é um grande feito. O canal chegará a milhões de assinantes, pois seu trabalho é de grande valor.
Li "A Divina Comédia" ao som de cantos gregorianos, com a edição em verso e prosa e auxiliado pela gentilíssima Claire Scorzi. Quando a história chegou no Paraíso, foi impossível conter a emoção... Belíssima resenha, Tati. Abs!
A melhor análise que já vi da Divina Comédia é do professor José Monir Nasser, tem o áudio da aula dele aqui no RUclips, tem a duração de 3 horas, mais ou menos. É primorosa!!!!
@@canseidesersexy308 Que grosseria a sua fingir que isso foi uma grosseria. O professor Monir é o melhor entre todos. Mas a Tatiana é excelente, linda, simpática e agradável.
O propósito do trabalho aqui é divulgar a obra pelo ponto de vista de estudiosos. Foi pesado o fato de ter fugido do propósito é fazer uma comparação subjetiva de forma grosseira. O que na minha opinião poderia ter sido apenas uma indicação de outro estudioso e seu respectivo ponto de vista.
Meu Deus, fui vendo o video e quando terminou eu já tinha comprado no kindle O Paraíso Perdido, A Divina Comédia e Eneida. Já to louca pra começar as leituras
PARABÉNS TATIANA FELTRIN, POR EXPOR ALGUMAS MINUDÊNCIAS DA OBRA DO DANTE ALIGHIERI (DIVINA COMÉDIA), ESSA OBRA MARCO DA LITERATURA UNIVERSAL. TENHO FORMAÇÃO EM LETRAS/LITERATURAS , SOU PROFESSOR DE LITERATURA, MESTRE EM TEORIA LITERÁRIA. DIREI QUE VOCÊ ME VEZ RELEMBRAR A LEITURA QUE FIZ DA DIVINA COMÉDIA. JÁ TRABALHEI ESSA OBRA EM SALA DE AULA. DEPOIS DESSE SEU VÍDEO IREI ARTICULAR INSERIR NOVAMENTE ESSA OBRA AOS CONTEÚDOS PARA O PRÓXIMO PERÍODO DESTE ANO. OBRIGADO!!! ADENDO QUE LITERATURA É UMA DAS MINHAS PAIXÕES. POR ISSO EXTERNO MINHA ADMIRAÇÃO PELO TRABALHO TÃO SIGNIFICATIVO QUE VOCÊ FAZ. PEÇO QUE ACEITE, TAMBÉM, O MEU AMPLEXO!!!
Eu me interessei em ler a Divina Comédia lendo o Inferno de Gabriel, o personagem é um professor especialista na história de Dante, e o livro fala muito sobre a Divina. E agora com a sua resenha só fiquei ainda mais instigada e já adquiri o meu livro.
Eu li esse livro quando eu tinha 20 anos e foi um pouco cansativo - por não compreender e por falta de maturidade, claro. Agora, com 34 anos, eu estou vendo resenhas do livro pra relê-lo; achei o livro nessa pandemia em meio a minha bagunça. Enfim... não conhecia esse canal. Excelente.
Eu faço licenciatura em história, uma das partes favoritas da minha vida são antiguidade e era medieval, então imagine o quanto estou maravilhada com essa obra!!! Nunca havia escutado nenhuma resenha deste livro, mas agora estou sedenta pra ler! Parabéns Tati por mais um vídeo, adoro todas as suas indicações ❤️❤️❤️
Olá! Conhece o professor Ricardo da Costa? Ele estuda Idade Média e é muito competente e confiável. Ele tem Facebook e sempre escreve por lá. E tem o maravilhoso site dele sobre Idade Média: www.ricardocosta.com/
Olá Tati...li A Divina Comédia qdo tinha 17 anos...hj tenho 41...rsrs. Uma super obra com toda certaza. Lembro que na época fiquei bem impressionada. Depois de ver sua resenha pretendo reler. 👏 parabéns pela ótima descrição.
Já li. Adoro! Até utilizei um verso no convite do meu casamento... Canto II verso 139: "Vamos, que ora é dos dois um só querer..." Tenho essa edição do vídeo, uma animação em vídeo (pode ser encontrada aqui no RUclips mesmo) e tenho um game (Xbox 360). Adorei saber as obras de apoio.
Bom dia, Tati! Finalmente, estava esperando ansiosamente por esse vídeo há tanto tempo... acompanhei com muita alegria todas as resenhas do rumo a divina comédia S2
Trabalho com livros a décadas, em minha modesta opinião, um dos cinco melhores livros já escritos, e o que possui a mais espetacular frase que encerra uma obra literária: " O AMOR MOVE O SOL E AS OUTRAS ESTRELAS " . Este livro será lido enquanto exister humanidade na Terra.
Os teus comentários são tão bons que mesmo quem não leu "a Divina Comédia", terá vontade de ler no mesmo dia! Eu havia deixado de ler, por outras leituras, mas você me incentivou a reler e concluir essa obra maravilhosa. Muito obrigado pelos comentários inteligentes sobre esse livro medieval!
A melhor edição é a da Ateliê editorial. Um trabalho magistral feito em parceira com a Unicamp, que, além de ser bilíngue, tem ilustrações de Botticelli e o um tamanho diferente ( maior que os livros normais). Parece que tenho um quadro-livro rsrsrs. De fato, esta edição ficou uma obra de arte e apesar de cara, 3 anos depois vejo que valeu cada centavo. Porém, a editora 34 não decepciona. Acredito que quem comprar essa ai q a Tati indicou tb não sairá perdendo.
"Deixai toda esperança, ó vós que entrais." Me dá arrepios mas adoro essa frase. Reparei ao fundo umas "guitarrinhas" penduradas. Gostei. Ótimo canal, vou acompanhar.
Depois que eu cai aqui por acaso, eu procurei tudo sobre a divina comédia. Quero muito ler esses livros. Vi trechos de outras resenhas mais essa é na certa a melhor que vi, tanto que assisti duas vezes. Parabéns.
Que vídeo maravilhoso! Muito gostoso de ouvir. Gratidão! Dante, realmente, tinha Influência total do catolicismo. Amo muito assuntos da Idade Média; sejam filosóficos, históricos, artísticos ou cristãos. E pra quem gosta desses assuntos místicos, de todas as épocas, sugiro que assistam os santos místicos para os quais foram revelados: o céu; o inferno e o purgatório. É um estudo espetacular! Mesmo para quem não acredita , servirá como uma reflexão filosófica. Até pq alguns deles recebiam as chagas de Cristo, o que é muito curioso para Medicina. Além dos corpos incorruptos. Amo muito tudo isso!
Que surpresa incrível. 😍 Maravilhoso é esperar o vídeo de domingo da Tati.. que podia ser sobre qualquer assunto, até publi., que já me deixaria muito feliz... E me vem Divina Comédia?! 😍😍 Só veeem!!!!💃💃
Tatiana Feltrin, nossa, que grande descoberta ! Certa vez eu tive uma obrigatoriedade escolar, e surgiu então uma curiosidad que há mais de 50 anos, eu fui obrigado a fazer um trabalho sobre Dante e naquela ocasião eu fui numa biblioteca quando apenas copiei e não compreendi nada, mas, sabia que essa obra - A Divina Comédia - foi a maior obra de Dante. Muitos anos se passaram e eu sempre fazia de conta que sabia algo sobre a DC, contudo, hoje sou da Doutrina Espírita e chego a conclusão que a DC é uma obra de cunho espiritualista para não dizer espirita, pois na Idade Média o Espiritismo ainda não existia, bem como mais outras grandes referencias daquela época. Que beleza ! quero lhe agradecer, Tatiana Feltrin, pois vc me estimulou ir a fundo na obra de Dante. Muito obrigado, VALMON LOPES, Belém/Pa, 21/04/20 >> valmon.lopes@gmail.com
Meu achado do mês no youtube. Excelente canal. Impressionante como Tatiana Feltrin fala sem parar e não se perde. A DIVINA COMÉDIA é um grande desafio: de cara, logo no primeiro cântico, o preambulo, as letras escritas sobre o muro em preto, me ganharam. Tenho duas versões da obra, uma em forma de poesia e outra em forma de texto corrido. Brilhante realmente. Ir ao inferno por um amor.
ADOREI O VIDEO. TIVE EM MÃOS AOS VINTE ANOS A EDIÇÃO ILUSTRADA DESSE LIVRO, E COMECEI A LER REALMENTE A LINGUAGEM PODE PARECER CULTA PARA NÓS MAS CONSEGUI ENTENDER E NUNCA ESQUECI AS PALAVRAS DE DANTE. É MEU LIVRO QUE AINDA QUERO LER. ADORO SEU CANAL.
Parabéns pela clareza da aula s/ a Divina Comédia. De fato a obra traz uma visão da idade média da saga de nós simples mortais em nossa longa senda até a Ilha Eterna do Paraíso. Tem razão Dante com relação a Trindade. Tanto é que possíveis combinações individuais e associativas do 1, 2 e 3 dão 7: 1; 2; 3; 1&2; 1&3; 2&3; 1&2&3.
Me encanta o jeito que você consegue descrever tão bem o livro. Você passa uma emoção diferenciada e vejo seu amor por livros só de ver o tanto que seus olhos brilham ao falar do livro. Ainda não li, mas estou bastante ansiosa para poder ler, mas fiquei meio duvidosa por muitas pessoas falarem que é uma leitura um tanto complexa, apesar de estar já acostumada a ler muitos livros antigos. Estou ansiosa pra ler só de ouvir sua resenha.
Gostaria de deixar está recomendação de leitura sobre a "Divina Comédia", do historiador e filósofo Eric Voegelin: "História das Ideias Políticas" vol. III "Idade Média Tardia" É Realizações, 2013, p. 79-98.
Quanta satisfação ler um comentário como o seu. Voegelin é um farol que nos guia nessa escuridão moderna. Que Deus o abençoe e ilumine seus estudos, amigo. Abraços.
Um dos melhores vídeos que vi até hoje sobre essa obra fantástica. Me peguei lendo a obra em prosa mas parei de ler no meio do purgatório pra tentar me dedicar futuramente a leitura em poema. Excelente vídeo e ganhou mais um escrito! Abraços.
Amei sua dicção narrativa! Tem consistência, segurança de quem conhece o tema (estudo concentrado no assunto), fluidez discursiva, clareza informacional...ainda é bela! Parabéns, mais um inscrito e na espectativa de próximas deliciosas sínteses! Luz, saúde e sucesso! 🌹♥️🙏🙏🙏
Vídeo muito esperado e incrível ♥️♥️♥️. E Tati, uma recomendação seria voltar a falar dos seus livros favoritos q leu/releu desde 2014, seja por post no Insta ou no Blog. Bjs
Showww de apresentação Tatiana! Inclusive, dois adendos que acho interessantes são: 1- Nitidamente, Orfeu é extremamente similar A Divina Comédia, talvez tenha sido a base da ideia primaria; 2- Do ponto de vista teológico, a Divina Comédia é o resultado claro da teologia católica dos tempo de Dante, principalmente a ótica do inferno.
Não entendo porque Tatiana Feltrin não tem milhões de inscritos. Acompanho o canal a muito muito tempo e isso fez (e faz) parte da leitora que sou. Obrigada!
Há uns anos atrás , o History Channel fez uma série especial de 1 hora para cada um dos 7 Pecados Capitais, todos inspirados na obra 'A Divina Comédia '... Se puder assistir eu indico.
Normalmente não comento em vídeos, porque não é necessário; aqui me senti obrigado à dizer alguma coisa. Dante é, na minha opinião, o melhor e mais interessante personagem de todos. O que o me faz tão interessante é o truque estrutural do roteiro de Dante (sim, para que entendam meu raciocínio precisarei me aprofundar em outras coisas). A Divina Comédia é indiscutivelmente pensado, principalmente O Inferno, a questão é, tudo gira em torno de o que Dante vai ver e como vai reagir, o que primeiramente já gera interesse e nos coloca na história/estória. [To enrolando muito] A questão é que Dante é um humano como qualquer outro, mas sendo exposto ao julgamento dos mesmos. Algo que eu valorizo muito é a criatividade, em A Divina Comédia, cada mísera coisa é pensada e significa algo. Por exemplo, como você sitou, O Inferno fica embaixo de Jerusalém, é como o bem acima do mal, sendo assim, as partes menos visíveis ficam aos condenados. Em A Divina Comédia Dante defende teorias científicas discutíveis até mesmo hoje (o que é um feito em tanto, até mais pela rasa disponibilidade de estudo da época, não eram nem anos 80, era século 13). Nem um personagem é nem minimamente raso, são todos explorados às mais impactantes ou delirantes situações. Dentre todos os livros que já li, este foi o único que senti um senso de aventura, a curiosidade despertada no público é inefável, porém não é uma aventura estilo Indiena Jones ou Back to The Future, é suja, a curiosidade aqui é ativada pelo medo. Gosto muito ds representação de Deus aqui, Dante Alighieri não precisou da aldácia de representar algo divino, o que ele fez foi utilizar do que já tem, assim pode criar a onipresença. É um livro repleto de detalhes, dos quais eu perderia muito tempo me apeofundando aqui. Uma dica a quem é ateu, leia como uma ficção, como ler/assistir Alien, Star Wars, Star Trek etc. Então isso, A Divina Comédia é meu livro preferidp, sendo pra mim superior a 1984, O Homem Sem Qualidades, Os Miseráveis, O Senhor dos Anéis, IT: A Coisa, O Iluminado, Aristóteles e Dante Descobrem O Segredo do Universo, Cem Anos de Solidão, A Montanha Mágica, Ulisses e outras diversas obras-primas da literatura global. Adorei o vídeo, mais um inscrito ao canal, até.
Tatiana Feltrin, esse vídeo....ficou fabuloso...mas o incrível é tudo que vc leu para esse releitura...não sei se um dia vou ler ...mas muito obrigado !
To com uma preguicinha de terminar o Purgatório, mas o que eu acho mais legal do purgatório é que por mais que ele seja uma montanha quanto mais se sobe mais descansado e leve você fica. Queria que o morro da minha antiga escola fosse assim também haha.
Não sei se alguém já comentou isso, mas m outro motivo possível para o inferno ter 34 cantos é o fato de ele não poder ser associado a um numero tão importante que remete a trindade e a idade de cristo na morte.
Tatiana, faz muito tempo que conheço seu canal, sempre goste da forma com que você descreve os livros, inclusive muitos dos livros que li foram suas recomendações. Porém por um tempo deixei este lazer, também não vi mais seus vídeos. Retornei e mais uma vez procurei sua ajuda, obrigado pela recomendação! Vou ler, estou ansioso.
Acho que eu sou muito doido, eu li A Divina Comédia com 18 anos na escola, uma edição com notas do Otto Maria, sem entender nada das alegorias. Eu simplesmente peguei o livro e devorei em um mês, tive que literalmente ler o dicionário pra conseguir entender alguma coisa KKKKKK
nossa, é tão gostoso ver uma resenha assim. Obrigada, Tati! Obrigada! Vocês tem ideia quantas horas de leitura serviram como base pra essa meia hora de ouro? Temos de valorizar!
Tati, sou professor e amo ler, já participei de clubes de leitura pelo mundo, mas os seus vídeos são aulas maravilhosas. A minha ex que me apresentou o TLT, enfim, obrigado pelos vídeos, pelo valoroso e incalculável conhecimento. Sou seu fã. Agnaldo Ribeiro
Tati, eu estou me graduando em Letras, licenciatura e atualmente estou usando Dante para um estudo muito intenso sobre literatura. Seu vídeo é maravilhoso e me esclareceu muita coisa! Muitos dos livros que você mencionou, eu não li ainda e agora com todas essas ligações, consegui finalmente compreender tudo como um único organismo. Só tenho a agradecer ❤️
O jeito que eu conheci a divina comédia chega até ser engraçado ksksks foi por causa de um RPG, que um dos personagens se chama Dante e uma das falas mais icônicas dele é "A ironia do destino é realmente uma divina comédia" depois disso eu fiquei curioso e fui pesquisar mais sobre então acabei me deparando com esse livro. Estou a pesquisar sobre, ler e assistir pequenos resumos para me preparar para a leitura e possivelmente me preparar para ter essa obra em minhas mãos ksksks muito obg pelo seu vídeo e muito obg por me empurrar ainda mais para essa história ❤ "Ironicamente também há uma Beatriz nesse RPG"
@@sunsidee Oiii, não sou a dona do vídeo, mas posso responder sua dúvida. A Divina Comédia é divido em três livros (inferno, purgatório e paraíso) existem edições que são dividas em três livros mesmo e outras edições que é um livro só com inferno, purgatório e paraíso. No entanto, acho mais recomendável escolher uma edição que tenha os três livros, pois o número três foi um número muito importante na vida de Dante, mas não tem mal algum escolher um livro único com os três livros juntos. Espero que tenha respondido sua dúvida de forma clara
É muito bom ver a Tati terminar uma jornada com esse vídeo maravilhoso! Tenho um pouco de medo da leitura em versos. Medo de perder alguma coisa..de me perder. Fica aqui meus parabéns por todo seu trabalho!
Sempre tive medo desse tipo de leitura, mas por graça divina ganhei a trilogia. Agora tô aqui em pleno 2023 pesquisando sobre ele antes de iniciar a leitura! Espero que eu goste, pq eu já tá aqui e eu vou me arriscar nesse mundo 😊
O maravilhoso da internet (e RUclips) é a gente que se sente tão longe de obras como essa, mas tem muita vontade de ler, poder conhecer mais de um conteúdo prévio antes de mergulhar na história. Eu, me preparando para ler A Divina Comédia daqui a uuuuuns 10 anos? rs
Tati, você achou essa edição legal? Revisão, tradução, enfim... Tem notas de rodapé?
oi, Thales, tudo bem?
Como são muitas as edições no mercado (contei 6, só disponíveis na Amazon; deve ter mais), e no momento só tenho essa, achei melhor não comentar. Mas, bóra lá:
- é uma edição bilíngue;
- não contém ilustrações (doré, blake, boticceli, nada);
- a "tradução"(que eu prefiro chamar de "versão", visto que não acredito em tradução de poesia), é feita tentando seguir a métrica de Dante. Como o original está ao lado, não vejo problema, é sempre possível acompanhar e ver o que se perdeu, mesmo não conhecendo italiano a fundo. Particularmente, não ligo para a métrica: preferiria ter uma edição que se preocupasse mais com o sentido do que com as rimas e etc. Mas, a edição que traz isso está esgotada há anos (da editora Ateliê). Então, me contento com a da 34, sem problema.
Espero ter ajudado!
Ah, sim, e tem MUITAS notas de rodapé, o que é sempre ótimo :)
@@tatifeltrin eu li a Divina comédia numa tradução em prosa, não em verso, numa edição bem antiga da editora Abril, e com as ilustrações do Gustave Doré. Gostei muito da experiência, mas não consigo ter dimensão do quanto se perdeu da experiência.
@@tatifeltrin Uma edição que conta com uma tradução que não leva a métrica tão a risca é a da editora L&Pm. É quase uma tradução em posa, digo quase por que em algumas passagens o tradutor se apropria de passagens de outros tradutores que seguiram outra lógica de tradução. Mesmo parecendo meio confuso por isso, a leitura é tranquila e até onde eu sei é o mais perto de uma tradução em prosa em português. Mais não é um edição que conta com muitas notas, acho que é boa para auxiliar na leitura de outra edição, visto que o tradutor não inverteu a ordem dos versos, coisa que alguns tradutores as vezes fazem.
A edição é maravilhosa, usei ela nas minhas aulas e fluiu super bem. Possui a mesma métrica que a escrita por Dante, se voc procura por precisão vale a pena comprar, além disso possui o original em italiano ao lado.
Como é uma poesia muito complexa algumas palavras ainda sim precisam ser buscadas para melhor entendimento. Caso queira ler a obra de uma forma mais "simples" o texto em prosa é uma boa.
Mas sinceramente, se comprar essa nn vai se arrepender :)
"A razão vós é dada para discernir o bem e o mal"
Dante Alighieri
Claudia maria satos
Pra intender eu teria que ler todo o conteudo
Citação para qualquer redação
Meus professores de italiano diziam que a Divina Comédia inaugura o italiano como nós o conhecemos hoje, apesar dos dialetos. Dante ao escolher o italiano "vulgar", acabou por torná-lo a lingua de toda a Itália.
Verdade, acho que o Alessandro Manzoni ajudou nesse processo com o livro "Promessi Sposi", mas n tenho certeza.
sim, Dante é o "pai" da língua italiana. Dante é tão importante que na escola eu aprendi dentro do italiano a grammatica e letteratura, mas a divina commedia, inferno, purgatorio e paradiso eram um estudo à parte
Na verdade, o fiorentino (florentino) que é a língua de Dante se tornou a língua da Itália
Florentino é top
@@BtsQuoNão, depois foi criado uma Versão alterada do Florentino diferente do Vernáculo de Florença e essa mudou de nome para Italiano
"Ao lado do cipreste branco
À esquerda da entrada do inferno
Está a fonte do esquecimento
Vou mais além, não bebo dessa água
Chego ao lago da memória
Que tem água pura e fresca
E digo aos guardiões da entrada
Sou filho da Terra e do céu
Dai-me de beber, que tenho uma sede sem fim
Olhe nos meus olhos, sou o homem-tocha
Me tira essa vergonha, me liberta dessa culpa
Me arranca esse ódio, me livra desse medo
Olhe nos meus olhos, sou o homem-tocha
E esta é uma canção de amor
E esta é uma canção de amor"
O poeta não morreu
Foi ao inferno e voltou
Conheceu o Jardim do Édem
E nos contou.
Isso é verdade?
É uma música
@@paulooliveira4744 óbvio que não criatura miserável
Sim kk
Amo este livro
Uma curiosidade que poucos sabem: o nome verdadeiro de Dante era "Durante Alighieri". Sim, sou formada em Licenciatura em História. Sim, meu filho primogênito de chama Dante Roberto. Também é interessante se informar sobre a escultura O Pensador, de Auguste Rodin, retrata Dante em frente aos portões do inferno. Li A Divina Comédia aos 14 anos de idade e até hoje descubro novas nuances na obra. Só lendo p saber.
Obrigado pelo comentário. Qual a melhor edição contendo ilustrações?
caramba, 14 anos é mt pouco ksks meus parabéns
Quem?
Aos 14 anos você leu esse livro, é um gênio! Sou fascinada pela obra, mas não tenho coragem de ler por agora... (tenho 17 anos e embora esteja muito mais acostumada com clássicos, A Divina Comédia eu gostaria de ler quando tivesse um bom conhecimento da Bíblia, que só li por completo o Novo Testamento) sou atéia, mas acho que conhecer a Bíblia pode enriquecer a leitura e compreensão, e não me sinto madura para encarar a complexidade que parece ter na obra.
Sim, o nome provavelmente foi dado em homenagem a seu avô, Durante Abati, pai de sua mãe Bella. Se você curte Dante, fizemos esta semana um vídeo para marcar os 700 anos dele, se quiser dar uma olhada:
ruclips.net/video/TTHSrEGXQuc/видео.html
O inferno que aparece na saga de Hades de Cavaleiros do Zodíaco é inspirado no Inferno de Dante.
E na mitologia maia havia 13 céus (e 9 infernos), e também tinha isso do céu da lua, do sol, das estrelas móveis, etc. Acho muito fascinante como não havia essa separação entre o mundo natural e o sobrenatural antigamente.
Já pensou em fazer um podcast? (se você já tiver, desculpa kk sou nova aqui) Eu simplesmente amei ouvir você falando da história, da política... dando todo um contexto, muito bom mesmo!
Também quero❤
Idem
Agora tem. No Spotify
O jogo Dante's Inferno me fez ter ligeira curiosidade de conhecer a obra em que o game se inspirou.
É assombroso o quanto uma obra pode aproximar os gamers de uma forma de arte totalmente distinta!
Obrigado pela análise da obra Tati!
Eu fui pelo mesmo caminho, um que é extremamente familiar é Castlevania Lords of shadow
@@gustavoabrao961 Não esqueçam de Devil May Cry
Kkkk é por isso que eu tô aqui, tava jogando agora a pouco
Pra min os jogos são a melhor arte que a humanidade fez pois ela abrange várias artes em uma só oque faz com que o gamer se aproxime das outras artes até
Vim parar nesse canal justamente por jogos, também.
No meu caso, Persona 5, que tem referências de psicologia, filosofia e grandes obras literárias, como Divina Comédia e Paraíso Perdido.
Acho maravilhoso como, mesmo sendo mídias distintas, são formas de arte que homenageiam umas as outras em diversos momentos.
Não é por acaso que esse canal já tem 452 mil inscritos. Tratando-se de literatura no Brasil, isso já é um grande feito. O canal chegará a milhões de assinantes, pois seu trabalho é de grande valor.
Li "A Divina Comédia" ao som de cantos gregorianos, com a edição em verso e prosa e auxiliado pela gentilíssima Claire Scorzi. Quando a história chegou no Paraíso, foi impossível conter a emoção...
Belíssima resenha, Tati.
Abs!
Qual a editora da edição em prosa?
Eu estou começando com hábito de leitura, será que é mto difícil?
@@gianaleal9476 é difícil
Aí meu Deus, esperei 31 anos por isso 😍👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado, Tatiana! Tenho 17 anos, e, a cada dia, graças aos seus vídeos, procuro o hábito da leitura e leituras agradáveis!
A melhor análise que já vi da Divina Comédia é do professor José Monir Nasser, tem o áudio da aula dele aqui no RUclips, tem a duração de 3 horas, mais ou menos. É primorosa!!!!
Que grosseria fazer esta declaração aqui.
@@canseidesersexy308 Que grosseria a sua fingir que isso foi uma grosseria. O professor Monir é o melhor entre todos. Mas a Tatiana é excelente, linda, simpática e agradável.
O propósito do trabalho aqui é divulgar a obra pelo ponto de vista de estudiosos. Foi pesado o fato de ter fugido do propósito é fazer uma comparação subjetiva de forma grosseira. O que na minha opinião poderia ter sido apenas uma indicação de outro estudioso e seu respectivo ponto de vista.
Não considero grosseria, indicação super pertinente. Cultura nunca é demais! Agradeço a indicação.
Vou procurar aqui esse professor
(...) Empecilhos colocados por nós mesmos (...) / maravilha Feltrin!
Meu Deus, fui vendo o video e quando terminou eu já tinha comprado no kindle O Paraíso Perdido, A Divina Comédia e Eneida. Já to louca pra começar as leituras
PARABÉNS TATIANA FELTRIN, POR EXPOR ALGUMAS MINUDÊNCIAS DA OBRA DO DANTE ALIGHIERI (DIVINA COMÉDIA), ESSA OBRA MARCO DA LITERATURA UNIVERSAL. TENHO FORMAÇÃO EM LETRAS/LITERATURAS , SOU PROFESSOR DE LITERATURA, MESTRE EM TEORIA LITERÁRIA. DIREI QUE VOCÊ ME VEZ RELEMBRAR A LEITURA QUE FIZ DA DIVINA COMÉDIA. JÁ TRABALHEI ESSA OBRA EM SALA DE AULA. DEPOIS DESSE SEU VÍDEO IREI ARTICULAR INSERIR NOVAMENTE ESSA OBRA AOS CONTEÚDOS PARA O PRÓXIMO PERÍODO DESTE ANO. OBRIGADO!!! ADENDO QUE LITERATURA É UMA DAS MINHAS PAIXÕES. POR ISSO EXTERNO MINHA ADMIRAÇÃO PELO TRABALHO TÃO SIGNIFICATIVO QUE VOCÊ FAZ. PEÇO QUE ACEITE, TAMBÉM, O MEU AMPLEXO!!!
Em um universo lotado de vídeos imbecis e comentários sem pé e nem cabeça esse canal é uma fonte de virtude. Parabéns!
Eu me interessei em ler a Divina Comédia lendo o Inferno de Gabriel, o personagem é um professor especialista na história de Dante, e o livro fala muito sobre a Divina. E agora com a sua resenha só fiquei ainda mais instigada e já adquiri o meu livro.
Eu li esse livro quando eu tinha 20 anos e foi um pouco cansativo - por não compreender e por falta de maturidade, claro. Agora, com 34 anos, eu estou vendo resenhas do livro pra relê-lo; achei o livro nessa pandemia em meio a minha bagunça. Enfim... não conhecia esse canal. Excelente.
ESSE CANAL É CULTURA DE GRAÇA. Obrigada por ele.
Eu faço licenciatura em história, uma das partes favoritas da minha vida são antiguidade e era medieval, então imagine o quanto estou maravilhada com essa obra!!!
Nunca havia escutado nenhuma resenha deste livro, mas agora estou sedenta pra ler!
Parabéns Tati por mais um vídeo, adoro todas as suas indicações ❤️❤️❤️
Nossa, então vale muito a pena conhecer as obras de Regine Pernoud! São verdadeiras joias que nos fazem pensar fora da caixa em relação à Idade Média.
Olá! Conhece o professor Ricardo da Costa? Ele estuda Idade Média e é muito competente e confiável. Ele tem Facebook e sempre escreve por lá. E tem o maravilhoso site dele sobre Idade Média: www.ricardocosta.com/
Eu tb gostava em história, da
Antiguidade e do período medieval! Eu li O Inferno, agora tenho de ler o purgatório e o Paraíso.
Tati, leia de Santo Agostinho, para começar o Confissões. Só uma sugestão !
Olá Tati...li A Divina Comédia qdo tinha 17 anos...hj tenho 41...rsrs. Uma super obra com toda certaza. Lembro que na época fiquei bem impressionada. Depois de ver sua resenha pretendo reler. 👏 parabéns pela ótima descrição.
Sonho: ler pelo menos 10% do que a Tatiana lê ♡
Faço Letras e, a princípio, minha paixão era a gramática inglesa. Do nada comecei a gostar de leitura e virei seu fã ❤ Devo ler esse livro agora
Já li toda e vou rele-la , pois, é uma viagem fantástica pela filosofia, poesia, política, religião, e atemporal. Viva Dante!
Brilhante apresentação! Difícil ate de elogiar, de tao elevada qualidade e empenho e simpatia! Um anjo, de Beatrice ao par!
Já li. Adoro! Até utilizei um verso no convite do meu casamento... Canto II verso 139: "Vamos, que ora é dos dois um só querer..." Tenho essa edição do vídeo, uma animação em vídeo (pode ser encontrada aqui no RUclips mesmo) e tenho um game (Xbox 360). Adorei saber as obras de apoio.
A Divina comédia é realmente uma obra literária rica. Tive a oportunidade de lê-la na língua original, em italiano. Foi uma experiência maravilhosa! ❤
Onde estudou o italiano?
Bom dia, Tati! Finalmente, estava esperando ansiosamente por esse vídeo há tanto tempo... acompanhei com muita alegria todas as resenhas do rumo a divina comédia S2
Vou começar a ler esse livro amanhã... Ansioso por isso.
Trabalho com livros a décadas, em minha modesta opinião, um dos cinco melhores livros já escritos, e o que possui a mais espetacular frase que encerra uma obra literária:
" O AMOR MOVE O SOL E AS OUTRAS ESTRELAS " .
Este livro será lido enquanto exister humanidade na Terra.
Os teus comentários são tão bons que mesmo quem não leu "a Divina Comédia", terá vontade de ler no mesmo dia! Eu havia deixado de ler, por outras leituras, mas você me incentivou a reler e concluir essa obra maravilhosa. Muito obrigado pelos comentários inteligentes sobre esse livro medieval!
Sensacional Tati. Você falando sobre essa obra é impossível não convencer a leitura da mesma. Bjs.
A melhor edição é a da Ateliê editorial. Um trabalho magistral feito em parceira com a Unicamp, que, além de ser bilíngue, tem ilustrações de Botticelli e o um tamanho diferente ( maior que os livros normais). Parece que tenho um quadro-livro rsrsrs. De fato, esta edição ficou uma obra de arte e apesar de cara, 3 anos depois vejo que valeu cada centavo.
Porém, a editora 34 não decepciona. Acredito que quem comprar essa ai q a Tati indicou tb não sairá perdendo.
"Deixai toda esperança, ó vós que entrais." Me dá arrepios mas adoro essa frase. Reparei ao fundo umas "guitarrinhas" penduradas. Gostei. Ótimo canal, vou acompanhar.
Li pouquíssimos livros na vida. Mas, A divina comédia é de longe meu livro preferido.
Não saberia explicar.
É fascinante.
Eu li em dois dias. Amei. Hoje começo a ler Dom Quixote.
Really?
Obrigado por sua sabedoria e didática. Vida longa!
Nossa! Vc é a melhor! Sempre termino de ver seus vídeos louca pra ler tudo que vc recomenda ❤
Vídeo absolutamente maravilhoso 😉
Depois que eu cai aqui por acaso, eu procurei tudo sobre a divina comédia. Quero muito ler esses livros. Vi trechos de outras resenhas mais essa é na certa a melhor que vi, tanto que assisti duas vezes. Parabéns.
Essa mulher é uma máquina! Parabéns!! Invejável 😊😊
Parabéns Tatiana. Espetacular as suas explicações. Nota 1000
"Deixai toda esperança, ó vós que entrais"
Resume tudo né.
Me arrepiei
Não, resume apenas o inferno. Isso é meio bizarro, 90% acham que A divina comédia é só inferno.
@@mikelleg.6760 Uiiiiii foi ? Kkkkkkkkkkkkk
Muito convidativo
Eu li esses livro aos 12 anos, me marcou profundamente. 😊 Obrigada pela resenha, já é a segunda que vejo sua. Parabéns! 🎉
Os vídeos da Tatiana estão quase as aulas de literatura que assisti na universidade.
Que vídeo maravilhoso! Muito gostoso de ouvir. Gratidão! Dante, realmente, tinha Influência total do catolicismo. Amo muito assuntos da Idade Média; sejam filosóficos, históricos, artísticos ou cristãos. E pra quem gosta desses assuntos místicos, de todas as épocas, sugiro que assistam os santos místicos para os quais foram revelados: o céu; o inferno e o purgatório. É um estudo espetacular! Mesmo para quem não acredita , servirá como uma reflexão filosófica. Até pq alguns deles recebiam as chagas de Cristo, o que é muito curioso para Medicina. Além dos corpos incorruptos. Amo muito tudo isso!
Que surpresa incrível. 😍 Maravilhoso é esperar o vídeo de domingo da Tati.. que podia ser sobre qualquer assunto, até publi., que já me deixaria muito feliz... E me vem Divina Comédia?! 😍😍 Só veeem!!!!💃💃
Tatiana Feltrin, nossa, que grande descoberta ! Certa vez eu tive uma obrigatoriedade escolar, e surgiu então uma curiosidad que há mais de 50 anos, eu fui obrigado a fazer um trabalho sobre Dante e naquela ocasião eu fui numa biblioteca quando apenas copiei e não compreendi nada, mas, sabia que essa obra - A Divina Comédia - foi a maior obra de Dante. Muitos anos se passaram e eu sempre fazia de conta que sabia algo sobre a DC, contudo, hoje sou da Doutrina Espírita e chego a conclusão que a DC é uma obra de cunho espiritualista para não dizer espirita, pois na Idade Média o Espiritismo ainda não existia, bem como mais outras grandes referencias daquela época.
Que beleza ! quero lhe agradecer, Tatiana Feltrin, pois vc me estimulou ir a fundo na obra de Dante. Muito obrigado, VALMON LOPES, Belém/Pa, 21/04/20 >> valmon.lopes@gmail.com
Lembro que comprei esse livro há uns 6 anos mas nunca passei do começo. Talvez agora crie coragem pra ir adiante.
Tambem ja tentei ler por varias vezes mas desisti!🙁
Tati, minha bussola literária. Obrigado por se dispor a fazer o que faz por todos nós!
Tô com meu Dante parado no Paraíso em algum canto da estante. Este vídeo com certeza vai me dar "up" na leitura :)
Rs o meu tá parado em algum ponto do purgatório. Mas concordo, a resenha da Tati vai me dar um Up na leitura.
Meu achado do mês no youtube.
Excelente canal.
Impressionante como Tatiana Feltrin fala sem parar e não se perde.
A DIVINA COMÉDIA é um grande desafio: de cara, logo no primeiro cântico, o preambulo, as letras escritas sobre o muro em preto, me ganharam. Tenho duas versões da obra, uma em forma de poesia e outra em forma de texto corrido. Brilhante realmente. Ir ao inferno por um amor.
Maravilhosa mesmo, mas o vídeo é editado, há cortes para sair assim, bem enxuto.
Fantástico! Parabéns por todo o estudo e pela excelente resenha!
Obrigado 🙏. Deus te abençoe e proteja sempre. 😄
O vídeo mais esperado 🙌🏻
VOCÊ É A PRÓPRIA BEATRIZ, ILUMINADÍSSIMA!
Vídeo maravilhoso, Tatiana! Vontade de ler tudo, que ansiedade KKK. Partiu rumo a Divina Comédia 🛫🛫🛫
Os vídeos da Tati mudaram minha relação com a literatura. Me ajudam a repensar tanta coisa. Arrasou! 🥰
Com certeza!
Meu domingo coloriu agora❤💚💛🌈
ADOREI O VIDEO. TIVE EM MÃOS AOS VINTE ANOS A EDIÇÃO ILUSTRADA DESSE LIVRO, E COMECEI A LER REALMENTE A LINGUAGEM PODE PARECER CULTA PARA NÓS MAS CONSEGUI ENTENDER E NUNCA ESQUECI AS PALAVRAS DE DANTE. É MEU LIVRO QUE AINDA QUERO LER. ADORO SEU CANAL.
Acabei de ler, comprei um exemplar antigo com ilustrações de Dore. Show!!!
essas ilustrações são lindas!
Boa
Parabéns pela clareza da aula s/ a Divina Comédia. De fato a obra traz uma visão da idade média da saga de nós simples mortais em nossa longa senda até a Ilha Eterna do Paraíso. Tem razão Dante com relação a Trindade. Tanto é que possíveis combinações individuais e associativas do 1, 2 e 3 dão 7: 1; 2; 3; 1&2; 1&3; 2&3; 1&2&3.
Eu estava esperando muito por esse vídeo! Meia hora? Amo
Me encanta o jeito que você consegue descrever tão bem o livro. Você passa uma emoção diferenciada e vejo seu amor por livros só de ver o tanto que seus olhos brilham ao falar do livro. Ainda não li, mas estou bastante ansiosa para poder ler, mas fiquei meio duvidosa por muitas pessoas falarem que é uma leitura um tanto complexa, apesar de estar já acostumada a ler muitos livros antigos. Estou ansiosa pra ler só de ouvir sua resenha.
Gostaria de deixar está recomendação de leitura sobre a "Divina Comédia", do historiador e filósofo Eric Voegelin:
"História das Ideias Políticas" vol. III "Idade Média Tardia"
É Realizações, 2013, p. 79-98.
Quanta satisfação ler um comentário como o seu. Voegelin é um farol que nos guia nessa escuridão moderna. Que Deus o abençoe e ilumine seus estudos, amigo. Abraços.
Um dos melhores vídeos que vi até hoje sobre essa obra fantástica. Me peguei lendo a obra em prosa mas parei de ler no meio do purgatório pra tentar me dedicar futuramente a leitura em poema. Excelente vídeo e ganhou mais um escrito! Abraços.
Bom dia Taty! Obrigada pelo capricho e carinho desta resenha!!!! 💗💗💗
Amei sua dicção narrativa! Tem consistência, segurança de quem conhece o tema (estudo concentrado no assunto), fluidez discursiva, clareza informacional...ainda é bela! Parabéns, mais um inscrito e na espectativa de próximas deliciosas sínteses! Luz, saúde e sucesso! 🌹♥️🙏🙏🙏
Vídeo muito esperado e incrível ♥️♥️♥️. E Tati, uma recomendação seria voltar a falar dos seus livros favoritos q leu/releu desde 2014, seja por post no Insta ou no Blog. Bjs
Como sempre impecável em bem distribuído o assunto sem dar spoiler tt
Sunday's delights ❤📚
Showww de apresentação Tatiana! Inclusive, dois adendos que acho interessantes são:
1- Nitidamente, Orfeu é extremamente similar A Divina Comédia, talvez tenha sido a base da ideia primaria;
2- Do ponto de vista teológico, a Divina Comédia é o resultado claro da teologia católica dos tempo de Dante, principalmente a ótica do inferno.
Uma pequena catequese (a quem interessar): As almas que estão no purgatório, JÁ ESTÃO SALVAS! Só quem está no inferno, está condenado.
Não entendo porque Tatiana Feltrin não tem milhões de inscritos. Acompanho o canal a muito muito tempo e isso fez (e faz) parte da leitora que sou.
Obrigada!
Acho que este é um dos melhores livros que li até hoje..
Foi muito difícil? Muito pesado?
Há uns anos atrás , o History Channel fez uma série especial de 1 hora para cada um dos 7 Pecados Capitais, todos inspirados na obra 'A Divina Comédia '... Se puder assistir eu indico.
Por acaso acabei de encontrar está maravilha e fique encantada!!!
Muito grata!
Normalmente não comento em vídeos, porque não é necessário; aqui me senti obrigado à dizer alguma coisa.
Dante é, na minha opinião, o melhor e mais interessante personagem de todos. O que o me faz tão interessante é o truque estrutural do roteiro de Dante (sim, para que entendam meu raciocínio precisarei me aprofundar em outras coisas).
A Divina Comédia é indiscutivelmente pensado, principalmente O Inferno, a questão é, tudo gira em torno de o que Dante vai ver e como vai reagir, o que primeiramente já gera interesse e nos coloca na história/estória.
[To enrolando muito] A questão é que Dante é um humano como qualquer outro, mas sendo exposto ao julgamento dos mesmos.
Algo que eu valorizo muito é a criatividade, em A Divina Comédia, cada mísera coisa é pensada e significa algo. Por exemplo, como você sitou, O Inferno fica embaixo de Jerusalém, é como o bem acima do mal, sendo assim, as partes menos visíveis ficam aos condenados.
Em A Divina Comédia Dante defende teorias científicas discutíveis até mesmo hoje (o que é um feito em tanto, até mais pela rasa disponibilidade de estudo da época, não eram nem anos 80, era século 13). Nem um personagem é nem minimamente raso, são todos explorados às mais impactantes ou delirantes situações.
Dentre todos os livros que já li, este foi o único que senti um senso de aventura, a curiosidade despertada no público é inefável, porém não é uma aventura estilo Indiena Jones ou Back to The Future, é suja, a curiosidade aqui é ativada pelo medo.
Gosto muito ds representação de Deus aqui, Dante Alighieri não precisou da aldácia de representar algo divino, o que ele fez foi utilizar do que já tem, assim pode criar a onipresença.
É um livro repleto de detalhes, dos quais eu perderia muito tempo me apeofundando aqui.
Uma dica a quem é ateu, leia como uma ficção, como ler/assistir Alien, Star Wars, Star Trek etc.
Então isso, A Divina Comédia é meu livro preferidp, sendo pra mim superior a 1984, O Homem Sem Qualidades, Os Miseráveis, O Senhor dos Anéis, IT: A Coisa, O Iluminado, Aristóteles e Dante Descobrem O Segredo do Universo, Cem Anos de Solidão, A Montanha Mágica, Ulisses e outras diversas obras-primas da literatura global.
Adorei o vídeo, mais um inscrito ao canal, até.
Obrigado por compartilhar
Tatiana Feltrin, esse vídeo....ficou fabuloso...mas o incrível é tudo que vc leu para esse releitura...não sei se um dia vou ler ...mas muito obrigado !
Meu Deus, FINALMENTE!
Já faz 84 anos
A melhor resenha que já assisti até hoje! Parabéns pela profundidade do estudo e a facilidade de comunicação (entrega) do assunto para nosso deleite.
To com uma preguicinha de terminar o Purgatório, mas o que eu acho mais legal do purgatório é que por mais que ele seja uma montanha quanto mais se sobe mais descansado e leve você fica. Queria que o morro da minha antiga escola fosse assim também haha.
Tati falando é tão calmante
Não sei se alguém já comentou isso, mas m outro motivo possível para o inferno ter 34 cantos é o fato de ele não poder ser associado a um numero tão importante que remete a trindade e a idade de cristo na morte.
Como não amar as resenhas que a Tati faz de grandes clássicos? Vídeos mais completos e referenciais não há.
Que trabalho maravilhoso você presta em elucidar esta magnífica obra !
Eu já gostei do vídeo quando vi o poster ao fundo.
19:19 "Eles estão unidos, pq será??" hahaha
Kkkkkkk
Tatiana, faz muito tempo que conheço seu canal, sempre goste da forma com que você descreve os livros, inclusive muitos dos livros que li foram suas recomendações. Porém por um tempo deixei este lazer, também não vi mais seus vídeos. Retornei e mais uma vez procurei sua ajuda, obrigado pela recomendação! Vou ler, estou ansioso.
Acho que eu sou muito doido, eu li A Divina Comédia com 18 anos na escola, uma edição com notas do Otto Maria, sem entender nada das alegorias. Eu simplesmente peguei o livro e devorei em um mês, tive que literalmente ler o dicionário pra conseguir entender alguma coisa KKKKKK
Eu estou apaixonada por este canal.
nossa, é tão gostoso ver uma resenha assim. Obrigada, Tati! Obrigada!
Vocês tem ideia quantas horas de leitura serviram como base pra essa meia hora de ouro? Temos de valorizar!
Tati, sou professor e amo ler, já participei de clubes de leitura pelo mundo, mas os seus vídeos são aulas maravilhosas. A minha ex que me apresentou o TLT, enfim, obrigado pelos vídeos, pelo valoroso e incalculável conhecimento. Sou seu fã. Agnaldo Ribeiro
Finalmente! Esse é possívelmente o melhor dia da minha vida hahaha
Tati, eu estou me graduando em Letras, licenciatura e atualmente estou usando Dante para um estudo muito intenso sobre literatura. Seu vídeo é maravilhoso e me esclareceu muita coisa! Muitos dos livros que você mencionou, eu não li ainda e agora com todas essas ligações, consegui finalmente compreender tudo como um único organismo. Só tenho a agradecer ❤️
O jeito que eu conheci a divina comédia chega até ser engraçado ksksks foi por causa de um RPG, que um dos personagens se chama Dante e uma das falas mais icônicas dele é "A ironia do destino é realmente uma divina comédia" depois disso eu fiquei curioso e fui pesquisar mais sobre então acabei me deparando com esse livro.
Estou a pesquisar sobre, ler e assistir pequenos resumos para me preparar para a leitura e possivelmente me preparar para ter essa obra em minhas mãos ksksks muito obg pelo seu vídeo e muito obg por me empurrar ainda mais para essa história ❤
"Ironicamente também há uma Beatriz nesse RPG"
Eu tenho uma pequena dúvida, sobre o livro, ele é dividido em inferno, purgatório e céu? Ou há alguma edição única? Me perdoe pelo texto enorme ksksks
@@sunsidee Oiii, não sou a dona do vídeo, mas posso responder sua dúvida. A Divina Comédia é divido em três livros (inferno, purgatório e paraíso) existem edições que são dividas em três livros mesmo e outras edições que é um livro só com inferno, purgatório e paraíso. No entanto, acho mais recomendável escolher uma edição que tenha os três livros, pois o número três foi um número muito importante na vida de Dante, mas não tem mal algum escolher um livro único com os três livros juntos. Espero que tenha respondido sua dúvida de forma clara
eu conheci da msm forma KKKK
@@gabberyoo3100 muito obrigado por responder minha dúvida ksksks Dante stan aqui também
@@Gustax677 "a ironia do destino"
É muito bom ver a Tati terminar uma jornada com esse vídeo maravilhoso! Tenho um pouco de medo da leitura em versos. Medo de perder alguma coisa..de me perder. Fica aqui meus parabéns por todo seu trabalho!
Esse é um livro para Projeto de leitura!
Sempre tive medo desse tipo de leitura, mas por graça divina ganhei a trilogia. Agora tô aqui em pleno 2023 pesquisando sobre ele antes de iniciar a leitura! Espero que eu goste, pq eu já tá aqui e eu vou me arriscar nesse mundo 😊
O maravilhoso da internet (e RUclips) é a gente que se sente tão longe de obras como essa, mas tem muita vontade de ler, poder conhecer mais de um conteúdo prévio antes de mergulhar na história.
Eu, me preparando para ler A Divina Comédia daqui a uuuuuns 10 anos? rs