Li esse livro por indicação da Tatiana Feltrin e também amei. Concordo com você sobre ser bem confuso no início porque pula de uma história para outra, mas quando as histórias se entrelaçam é simplesmente maravilhoso. O Mestre e Margarida está na minha lista dos favoritos 🥰
Um dos livros que eu mais gostei. Tem um aritigos em russo muito bom sobre as questões filosóficas no livro de Bulkgakov: “O escritor, por assim dizer, afirma, com a ajuda desse paralelo temporal, que os problemas do bem e do mal, a liberdade e a falta de liberdade do espírito humano, bem como sua relação com a sociedade, são relevantes para qualquer época e são até ligados uns aos outros por um fio inseparável. Esse pensamento filosófico de Bulgakov permeia todo o romance.” www.allsoch.ru/sochineniya/15206 “A força que quer o mal, mas só faz o bem, como escreveu Goethe. Alguém que não diz nada de bom, mas não faz nada de ruim, como escreveu Wilde. A natureza diabólica sempre foi caracterizada por paradoxos, pois contêm a natureza contraditória das convicções morais da humanidade.” literaguru.ru/filosofiya-zhizni-v-romane-bulgakova-m/ “O mais interessante e importante é o momento da vinda de Woland à Terra. Sendo ele mesmo o Senhor das Trevas e, portanto, o portador do mal, ele, entrando em contato com representantes da raça humana, passa a ser o Juiz, restaurando a verdade e punindo em seu nome. Usando esta técnica, Bulgakov revela o lado negro da natureza humana, em comparação com o qual o próprio Satanás se torna um profeta da verdade. O entrelaçamento do fantástico e do real cria uma camada profunda de significado filosófico no romance. Com sua ajuda, Bulgakov em forma de parábola repensa os problemas globais e superestima os valores dogmáticos.” lit-helper.com/p_Filosofskaya_problematika_romana_Master_i_Margarita_Bulgakova_M_A Os russos comparam woland com o Edmond Dantes: www.elektron2000.com/article/1674.html Teve um seminário na Rússia e se falou na semelhança do Woland e Edmond: conference-spbu.ru/conference/40/reports/10040 Inclusive Vktor Avilov que interpretou Edmond Dantes na versão russa de O Conde de Monte-Cristo interpretou o Woland no teatro. Série russa Mestre e Margarida de 2005 São 10 episódios www.veoh.com/watch/v142098910j8Bc8ghk www.veoh.com/watch/v142098913HqCJJaQz www.veoh.com/watch/v142098917wCfzcTTY www.veoh.com/watch/v1420989253mb5jKXF www.veoh.com/watch/v142098926dN26BEaW www.veoh.com/watch/v142098947y2757kTM www.veoh.com/watch/v142099048X7dTZnF2 www.veoh.com/watch/v142099056rY8jBF9N www.veoh.com/watch/v142099070F2NfWwhf www.veoh.com/watch/v142099073RNpnNApS Tem a música da banda Franz Ferdinand que se chama margarida Love and Destroy ruclips.net/video/k8xtxA7EBVw/видео.html
Um dos meus favoritos da vida. Inclusive pela forma como é escrito. Riquíssimo e não se esgota em uma leitura. Grande influenciado da cultura pop do século XX inclusive Mick Jagger usou trechos dele em " Simpathy for the Débil. MAS cabe um alerta. Não é um livro pra qualquer um. E preciso ler na hora certa e ter carga Cultural, experiência de leitura e abertura formal pra gostar. Dito isso, aconselho MUITO.
Concordo que não é um livro para qualquer um. Acredito que é preciso ter lido pelo menos alguns russos antes e ter um panorama pelo menos geral do que estava acontecendo à época.
Li este livro por influência deste vídeo e estar em promoção cá em Portugal. Valeu a pena e o vídeo ajudou a melhor compreender o enredo e o contexto em que foi escrito. Obrigado pela excelente apresentação.
Meu livro favorito. Me lembro que na época que li achei meio estranho também, mas a medida que ia imergindo no texto me apaixonei, quando já chegava ao final ia lendo o mínimo de páginas que conseguia para fazer durar mais esse primeiro contato hahah... Sobre "se esse livro fosse um filme"... imagina esse filme dirigido/produzido pelo Tim Burton 👐! Eu ainda espero poder ver isso um dia. Do Bulgákov ainda quero ler um "Coração de cachorro e outras novelas" mas no momento: fora de catálogo... Uma coisa que me deixou curioso foi que fim levou a Hella, tem uma história que diz que a Elena ao finalizar a reunião dos manuscritos e revisar teria exclamado enquanto chorava: "- Misha esqueceu da Hella!"
Mais uma resenha maravilhosa! Terminei ontem a primeira parte e estou amando! A epígrafe do livro diz muito sobre ele! E tb sobre o que vc falou a respeito do diabo. Tem um ditado que diz que "cabeca vazia, terra do diabo". Acho que se aplica bem ao livro. Numa URSS obrigada ao ateísmo, não haveria melhor lugar para o Diabo "fazer a sua festa" . Parabéns!!!!!
Em certo momento "tudo era confusão na casa dos Oblónski". Muito adequada e irônica a citação, já que funciona bem dentro do clima caótico do livro. Terminei de ler agora. Ainda estou impactado. O livro tem um aspecto grandioso como a obra a qual foi inspirado. Mas para o meu paladar literário , achei mais voltado para o Fausto da 2a. Parte (que é a mais confusa e "surreal") do que da primeira. Isso tornou p mim a obra um pouco cansativa. Mas é um livro de méritos inquestionáveis. Talvez eu leia novamente no futuro. Tua resenha destacou várias questões importantes e ficou ótima! Inclusive sugiro um 2o vídeo, já que é um livro tão rico em material.
Paloma estou adorando suas resenhas, e esta não foi diferente, ótima também. Inclusive, fiquei muito curioso para saber suas impressões do livro Cartas De Um Diabo A Seu Aprendiz, do C. S. Lewis. Adoraria uma resenha!
Oi, José! Muito feliz em saber que está gostando, muito obrigada por compartilhar comigo =) e nunca li esse livro do Lewis, mas está na minha lista de desejos e certamente, assim que o ler, terá vídeo por aqui!
Nossa, eu amei esse livro! Uma das melhores leituras russas que já fiz Fiquei muito feliz quando terminei de lê-lo porque senti que finalmente tinha achado um livro russo que fazia parte do meu gosto literário 🥰
3 года назад+1
Está no meu objetivo de leitura pra 2021... ansiosa.
Eu também me divertindo com algumas passagens deste livro. Porém tinha coisas que não entendia muito bem, sua resenha deixou tudo mais claro. Obrigada!!
Maior propagadora da literatura russa do booktube ♡ Estou fazendo um projeto de literatura russa, lendo em ordem cronológica desde 1800 até pre e pos revolução. O mestre e a margarida será lido ano que vem ♡
Enfim consegui ver essa resenha! Já estava querendo ler esse livro, mas depois desse vídeo fiquei ainda mais curiosa. Obrigada pelo trabalho maravilhoso que você faz por aqui Paloma 😉
Como não clicar em uma notificação da Paloma instantaneamente? 😍😍😍😍 Tô muito ansiosa esperando meu exemplar chegar. Amei o vídeo, vou indicar esse vídeo em um clube de leitura que eu estou participando, coincidentemente esse é o livro do mês
Eu vi em um canal aqui no RUclips que a música Sympathy For The Devil de The Rolling Stones foi inspirada nessa obra. Também favoritei esse livro, ri horrores! Eu achei que ele faz um pouco de referência a vida da Rainha Margot 🤔... além das referências de Fausto ou será que viajei?
Estou lendo agora e tô amando! A parte na qual acontece o Show de Variedades é sensacional, dei muitas risadas, apesar daquele toque macabro da cena. Adorei sua resenha e a contextualização! Vão fazer diferença na continuação da minha leitura 😊
Ai, que legal, Tatyara! E sim, vira e mexe tem uns toques macabros no livro. Feliz em saber que a contextualização te ajudará, de alguma forma =D quando terminar, me conta o que achou!
Quando estava lendo esse livro, que causou grande estranhamento, eu fiquei na dúvida se era o diabo que estava aparecendo. Li até a metade e quando eu estava quase desistindo, o livro deu um giro de 360 graus com o surgimento da Margarida fazendo com que eu continuasse. Bem, resumindo, eu adorei e me surpreendi bastante. Agora assistindo esse vídeo reconheço tudo o que você falou. Muito obrigada!
Oi, Paloma! Tenho esse livro, mas não sei muita coisa sobre o enredo. Bom saber que é melhor ler sem ter muitas informações e que o início pode ser um pouco confuso, mas que a leitura vale a pena. Ótima resenha! Beijo
Boa resenha, Paloma. Vale destacar o livro 'Os Escombros e o mito - A cultura e o fim da União Soviética', de Boris Schnaiderman. Trata da história de vários escritores e artistas prescritos pelo Stalinismo.
Muito obrigada, Tiago! E bem lembrado. Já tinha ouvido falar desse livro, mas, acredito que por esquecimento, não tinha colocado na minha lista de desejos, ainda. Resolvido!
Cara Paloma, Parabéns pela bela resenha. Gostei tanto dela que já incluí este livro na minha lista de desejos da Amazon e já me inscrevi no seu canal. A propósito, percebi que sua lista de desejos da Amazon tem vários títulos iguais aos da minha lista (por exemplo, "Arquipélago Gulag", de A. Soljenitsin). Percebi também que você gosta de música clássica, e é, como eu, fã do pianista canadense Glenn Gould (1932-1982). Estive em Toronto em 2018 e estive no Mount Pleasant Cemetery, para visitar o túmulo do grande pianista. Também estive na Glenn Gould Foundation, onde conversei com Mr Brian Levine (CEO da fundação) sobre as extraordinárias gravações de Gould. Continue com seu belo trabalho, que doravante vou acompanhar!
Olá, Wilson! Confesso que senti uma leve “inveja boa” (se é que isso existe, rs) ao saber que você esteve no túmulo do Glenn! Sou muito fã dele e, não fosse o livro com a entrevista dele tão caro por aqui, já teria comprado. Sigo esperando uma promoção, rs, afinal, Glenn não somente era um grande pianista, mas também um orador muito articulado. Seja muito bem-vindo ao canal! Um grande abraço =)
E vamos de ler mais um livro por indicação sua :) Amei o vídeo! Quando vc falou sobre a parte do Diabo se apresentando para as pessoas, imaginei ele cantando “Sympathy for the Devil” dos Rolling Stones hahhhahahah
Li no "O fim do homem soviético", da Svetlana Aleksiévitch, que esse livro circulava ilegalmente no período soviético em cópias manuscritas ou datilografadas. Quero muito ler! Em relação ao realismo socialista, eu cheguei a ler alguns desse gênero, em umas edições bem antigas. É interessante, exaltação total do regime soviético.
A margarida é a Elena Bulgakova e o mestre é o próprio Bulgakov. Ela era casada quando conheceu e se apaixonou pelo Bulgakov. O ex marido da Elena acabou se casando com uma mulher da família Tolstoi, filha do escritor Aleksei Nikolaevich Tolstói. Ele foi base para o personagem Vadim Roshchin do livro “O Caminho dos Tormentos”, por quem uma das protagonistas se apaixona.
Confesso que fui com muita expectativa para a leitura, então acabei me sentindo meio frustrada em alguns momentos. Mas entendo que foi mais um problema meu do que do livro, e talvez, como vi em alguns comentários aqui, me faltou uma bagagem cultural e um contexto maior do período. Ainda assim não achei o livro ruim e nem mesmo mediano, ele é um livro bom, principalmente nos capítulos sobre Pôncio Pilatos, meu deus como eu amei aqueles capítulos! Obras que se propõe a reescrever passagens da bíblia, como os do Saramago, sempre me encantam. Enfim, recomendarei a leitura para quem poder porque sei que vale a pena, só não me marcou tanto. Ótima resenha!!
Oii, Paloma. Tudo bem?? Estou iniciando nos clássicos, ainda é bem complicado pra mim hahah Mas seus vídeos me inspiram demais!!! Esse já vai para a wishlist. Obrigada ❤️
Vou comprar a edição linda da vintage deluxe ainda este ano!! 😍 Mas essa edição também é lindíssima, a daqui de Portugal é meio meh 😔🤣 e devo ler o The Heart of a Dog dele nos próximos meses, também parece ser muito esquisito, o que eu nem sempre adoro, mas indo pra leitura com esse conhecimento deve ajudar! 😜 Ansiosa para pegar nesse livro, depois volto mais uma vez aqui ao teu vídeo para me relembrar de algumas coisas. 😘
O canal Las hojas muertas e otras hojas tem uma detalhada resenha sobre este livro. Para mim O mestre e Margarida não funcionou. Também não gostei de Almas Mortas; nem terminei de ler.
As duas partes de morrer de rir que eu consigo lembrar são essas: Behemot dá um grito para assustar um morador de Moscou dizendo "Ele estava participando da festa do Satanás" rsrsr e quando o tio ganancioso do Berlioz chega para ficar com o apartamemto e o chefe do séquito diz aos prantos que a roda de 10 toneladas esmagou as pernas de Berlioz. E outras partes de morrer de rir.
Eu começando a ler: vou largar esse livro demoníaco! Eu retomando a leitura: ma-ra-vi-lho-so! Margarida, rainha! O capeta, colocando os pingos nos is; e Behemoth, que me arrancou gargalhadas, ameiiii esse gato! Um livro fora dos padrões, que virou um dos meus favoritos da vida! Amei o vídeo, Paloma! 😍👏🏻👏🏻
[CONTÉM ALGUM SPOILER] Minha satisfação maior com esse vídeo é notar que você realmente gostou profundamente do livro. Tão profundamente que, com razão, disse que talvez não conseguisse cobrir toda a genialidade da obra em apenas 20 minutos. Infelizmente, porque gosto muito dos seus comentários, faltou falar de muita coisa legal dentro dele, mas eu entendo sua preocupação com spoilers e com o tamanho do vídeo. Lembro que quando li o livro não parava de pensar em várias coisas. Queria entender o que era alegoria, o que era simplesmente fantasia, que tipo de mensagens havia por trás de cada passagem... é uma obra de arte de verdade, tão rica quanto bela... fiquei caçando resenhas pela internet e, de novo, é coisa demais pra colocar em apenas um vídeo. Apenas as passagens de Yeshua Ha-Notzri com Pilatos (e seu terrível conflito de consciência), os comentários do primeiro acerca da covardia, a crítica ao ceticismo exagerado e infundado (e à confiança irrestrita a uma narrativa controlada pelo Estado), os truques do Woland no Teatro de Variedades como representação crítica MUITO SUTIL E INCISIVA da sociedade e do governo soviéticos de então, os personagens históricos no baile de Satanás, a metalinguagem totalmente mindblowing... Esse livro é uma preciosidade quando entendido com o contexto de sua criação, jamais entendam apenas como uma "CRÍTICA À URSS". Isso é injusto, pobre, e diz mais sobre quem leu do que sobre a obra. Sobre as versões... existe uma tradução da Zoia Prestes para a Alfaguara (selo da Cia das Letras). Eu li meio a meio (tenho a da 34 física e a da Alfaguara em ebook) e, apesar de não ser má a tradução, o trabalho do Irineu Franco Perpétuo é irretocável. Se for necessário escolher, podem ir sem medo na da editora 34. Por último, para quem gostar absurdamente do livro, existe uma série que passou na Rússia em 2005, com 8 capítulos e foi um sucesso de audiência. Mais de 40 milhões de pessoas viram o episódio de estreia (1/3 do país, aproximadamente). E isso porque a obra é a mais vendida no país dentre as escritas no século XX, então daí dá pra ter uma noção do tipo de material que estamos tendo a chance de ler. Infelizmente, o esquema é da década passada: torrent. E as legendas apenas em inglês. Mas vale cada minuto gasto e eu recomendaria ver apenas depois da leitura do livro. Parabéns pelo trabalho, Paloma, um beijo! (Edit: esse livro é Gógol com Mário de Andrade e uma pitadinha de Dostoiévski!)
Yuri, não esqueço de você falando que apostaria dinheiro que eu iria amar o livro - e não deu outra! Tenho certeza de que não peguei nem metade do que o Bulgákov quis passar, tampouco as referências, e que será o tipo de livro que relerei muitas vezes ao longo da vida. Fiquei super interessada na série que você comentou! Irei pesquisar sobre ela e, depois de assistir, te conto o que achei! Muito obrigada pela indicação e pelo comentário, como sempre, muitíssimo enriquecedor.
Como todo mundo já falou do livro e da resenha, vou comentar que: notei que a roupa e batom estão combinando com a capa hahaha linda ❤️
Invejosos dirão que não foi coincidência 😂
Li esse livro por indicação da Tatiana Feltrin e também amei. Concordo com você sobre ser bem confuso no início porque pula de uma história para outra, mas quando as histórias se entrelaçam é simplesmente maravilhoso. O Mestre e Margarida está na minha lista dos favoritos 🥰
Um dos livros que eu mais gostei.
Tem um aritigos em russo muito bom sobre as questões filosóficas no livro de Bulkgakov:
“O escritor, por assim dizer, afirma, com a ajuda desse paralelo temporal, que os problemas do bem e do mal, a liberdade e a falta de liberdade do espírito humano, bem como sua relação com a sociedade, são relevantes para qualquer época e são até ligados uns aos outros por um fio inseparável. Esse pensamento filosófico de Bulgakov permeia todo o romance.”
www.allsoch.ru/sochineniya/15206
“A força que quer o mal, mas só faz o bem, como escreveu Goethe. Alguém que não diz nada de bom, mas não faz nada de ruim, como escreveu Wilde. A natureza diabólica sempre foi caracterizada por paradoxos, pois contêm a natureza contraditória das convicções morais da humanidade.”
literaguru.ru/filosofiya-zhizni-v-romane-bulgakova-m/
“O mais interessante e importante é o momento da vinda de Woland à Terra. Sendo ele mesmo o Senhor das Trevas e, portanto, o portador do mal, ele, entrando em contato com representantes da raça humana, passa a ser o Juiz, restaurando a verdade e punindo em seu nome. Usando esta técnica, Bulgakov revela o lado negro da natureza humana, em comparação com o qual o próprio Satanás se torna um profeta da verdade. O entrelaçamento do fantástico e do real cria uma camada profunda de significado filosófico no romance. Com sua ajuda, Bulgakov em forma de parábola repensa os problemas globais e superestima os valores dogmáticos.”
lit-helper.com/p_Filosofskaya_problematika_romana_Master_i_Margarita_Bulgakova_M_A
Os russos comparam woland com o Edmond Dantes:
www.elektron2000.com/article/1674.html
Teve um seminário na Rússia e se falou na semelhança do Woland e Edmond:
conference-spbu.ru/conference/40/reports/10040
Inclusive Vktor Avilov que interpretou Edmond Dantes na versão russa de O Conde de Monte-Cristo interpretou o Woland no teatro.
Série russa Mestre e Margarida de 2005
São 10 episódios
www.veoh.com/watch/v142098910j8Bc8ghk
www.veoh.com/watch/v142098913HqCJJaQz
www.veoh.com/watch/v142098917wCfzcTTY
www.veoh.com/watch/v1420989253mb5jKXF
www.veoh.com/watch/v142098926dN26BEaW
www.veoh.com/watch/v142098947y2757kTM
www.veoh.com/watch/v142099048X7dTZnF2
www.veoh.com/watch/v142099056rY8jBF9N
www.veoh.com/watch/v142099070F2NfWwhf
www.veoh.com/watch/v142099073RNpnNApS
Tem a música da banda Franz Ferdinand que se chama margarida Love and Destroy
ruclips.net/video/k8xtxA7EBVw/видео.html
Um dos meus favoritos da vida. Inclusive pela forma como é escrito. Riquíssimo e não se esgota em uma leitura. Grande influenciado da cultura pop do século XX inclusive Mick Jagger usou trechos dele em " Simpathy for the Débil.
MAS cabe um alerta. Não é um livro pra qualquer um. E preciso ler na hora certa e ter carga Cultural, experiência de leitura e abertura formal pra gostar.
Dito isso, aconselho MUITO.
Concordo que não é um livro para qualquer um. Acredito que é preciso ter lido pelo menos alguns russos antes e ter um panorama pelo menos geral do que estava acontecendo à época.
Li este livro por influência deste vídeo e estar em promoção cá em Portugal. Valeu a pena e o vídeo ajudou a melhor compreender o enredo e o contexto em que foi escrito. Obrigado pela excelente apresentação.
“Eu tava lá, eu era a cruz” ahsuahsuahau
Estou convencido! Essa será minha próxima leitura russa 🤩
É uma alegoria das mais engraçadas de se ler, você morre de rir em muitas passagens. Bulgakov estava certíssimo em insistir na sua publicação.
Meu livro favorito. Me lembro que na época que li achei meio estranho também, mas a medida que ia imergindo no texto me apaixonei, quando já chegava ao final ia lendo o mínimo de páginas que conseguia para fazer durar mais esse primeiro contato hahah... Sobre "se esse livro fosse um filme"... imagina esse filme dirigido/produzido pelo Tim Burton 👐! Eu ainda espero poder ver isso um dia. Do Bulgákov ainda quero ler um "Coração de cachorro e outras novelas" mas no momento: fora de catálogo... Uma coisa que me deixou curioso foi que fim levou a Hella, tem uma história que diz que a Elena ao finalizar a reunião dos manuscritos e revisar teria exclamado enquanto chorava: "- Misha esqueceu da Hella!"
rainha do booktube
Generosidade sua, definitivamente 😂💜
Mais uma resenha maravilhosa! Terminei ontem a primeira parte e estou amando!
A epígrafe do livro diz muito sobre ele! E tb sobre o que vc falou a respeito do diabo.
Tem um ditado que diz que "cabeca vazia, terra do diabo". Acho que se aplica bem ao livro. Numa URSS obrigada ao ateísmo, não haveria melhor lugar para o Diabo "fazer a sua festa" .
Parabéns!!!!!
Excelente. Vou ler!
Em certo momento "tudo era confusão na casa dos Oblónski". Muito adequada e irônica a citação, já que funciona bem dentro do clima caótico do livro. Terminei de ler agora. Ainda estou impactado. O livro tem um aspecto grandioso como a obra a qual foi inspirado.
Mas para o meu paladar literário , achei mais voltado para o Fausto da 2a. Parte (que é a mais confusa e "surreal") do que da primeira. Isso tornou p mim a obra um pouco cansativa.
Mas é um livro de méritos inquestionáveis.
Talvez eu leia novamente no futuro.
Tua resenha destacou várias questões importantes e ficou ótima! Inclusive sugiro um 2o vídeo, já que é um livro tão rico em material.
Esse livro necessário e lindamente engraçado se tornou fácil fácil um dos meus livros da vida.
MUITO BOM
Depois de tudo o que você falou, vou atrás deste livro. O título é sugestivo.
Paloma estou adorando suas resenhas, e esta não foi diferente, ótima também. Inclusive, fiquei muito curioso para saber suas impressões do livro Cartas De Um Diabo A Seu Aprendiz, do C. S. Lewis. Adoraria uma resenha!
Oi, José! Muito feliz em saber que está gostando, muito obrigada por compartilhar comigo =) e nunca li esse livro do Lewis, mas está na minha lista de desejos e certamente, assim que o ler, terá vídeo por aqui!
Mais um livro que tinha VONTADE de ler e agora eu PRECISO muito ler! 👏 por mais uma ótima resenha!
Muito obrigada, Atila! 🥰
Ótima resenha! Um livro que está na lista, mas pelas citações, acho que tem outros na fila para serem lidos para fazer as devidas conexões!
Nossa, eu amei esse livro! Uma das melhores leituras russas que já fiz
Fiquei muito feliz quando terminei de lê-lo porque senti que finalmente tinha achado um livro russo que fazia parte do meu gosto literário 🥰
Está no meu objetivo de leitura pra 2021... ansiosa.
Estou lendo e gostando! Gostei de seus comentários!
Seu vídeo me deixou com mais saudades desse livro maravilhoso AAAAAAA
Obrigada pelo vídeo. Este livro está na minha lista de leituras deste ano.
Já tinha ouvido vários comentários sobre este livro. Mas nenhum deles tinha me convencido a comprar. Agora, comprado!
Aaaaai, que feliz, Adriana! Espero que goste tanto quanto eu 💜
Mais um pra minha lista de compras graças a Paloma 😍😍😍😍😍
Amei esse livro!!!! Achei genial! Mas depois de ver teu vídeo vou ter que fazer uma releitura!
Esse livro.Eu Lk esse Livro há 5 Anos Obra Prima
Que maravilha! Como eu esperei por esse vídeo! Veja que estou digitando eufórico ainda antes de assistir haha eu amo muito esse livro! Obrigado!
Que resenha fabulosa!
Muito obrigada, Duth! 🥰
Excelente resenha, Paloma!! Adoro que compartilhamos esse amor por literatura russa 💙
Obrigada, Vera! Como não amar os russinhos, né?
Excelente! Gostei muito da resenha, embora o diabo jamais teria tais qualidades de justiça. kkkkkkkkk
Obrigada, Otavio! =)
Amei o vídeo... Tenho esse livro, mas ia ler mais pra frente, e agora quero ler já.
Eu sou a favor de que ele seja lido logo 👀 hahahah
Comprei ansiosa estou bjss sucesso ❤📖
Depois me conte se gostou!
Vídeo muito incrível, Paloma! Bulgákov é maravilhoso. ❤
Acabei de reler o livro e, como da primeira vez, achei um bom divertimento, nada mais. A propósito, parabéns pela excelente oratória.
Eu também me divertindo com algumas passagens deste livro. Porém tinha coisas que não entendia muito bem, sua resenha deixou tudo mais claro. Obrigada!!
MUITO feliz em saber, Elaine! E por nada! Obrigada a você pelo comentário
Acabei de ler o livro e posso dizer: um dos melhores livros já escritos! Só o final que foi um pouco confuso, mas no geral, um excelente livro
Não li ainda esse livro. Mas já estou pesquisando sobre, enquanto assistia o vídeo. Com certeza você me influenciou a ler.
Yaaaaaaaay 😃
Só esperando chegar a maravilhosa edição da Folio Society para iniciar a leitura.😍👹
Recebi pelo Calhamaço e estou no começo da leitura e já to mto supreendida!!! amandoooooo
Sensacional esse livro, parabéns pelo vídeo.
Muito obrigada!
Quero!
Vou começar esse livro até o final do mês!
Maior propagadora da literatura russa do booktube ♡
Estou fazendo um projeto de literatura russa, lendo em ordem cronológica desde 1800 até pre e pos revolução.
O mestre e a margarida será lido ano que vem ♡
💜💜💜 adorei seu projeto, Victor! Depois me conte o que achou do livro =D
Brilhou!
Enfim consegui ver essa resenha! Já estava querendo ler esse livro, mas depois desse vídeo fiquei ainda mais curiosa. Obrigada pelo trabalho maravilhoso que você faz por aqui Paloma 😉
Otimo vídeo, estou ansioso para iniciar essa leitura!
Obrigada, Antony!
Gostei da resenha, vou comprar o livro no seu link. Parabéns!
Oi, Danilo! Muito obrigada pelo elogio e pelo apoio via compra! Um abraço 💜
Q baita video! Adorei 👏👏💖💖💖
Obrigada, Nicole!
Como não clicar em uma notificação da Paloma instantaneamente? 😍😍😍😍 Tô muito ansiosa esperando meu exemplar chegar. Amei o vídeo, vou indicar esse vídeo em um clube de leitura que eu estou participando, coincidentemente esse é o livro do mês
Ai, que legal, Giu!!! Muito obrigada 🖤🖤🖤
Esse vídeo já entrou na minha listinha fe favoritos do seu canal 🖤 Esse livro tá me esperando aqui em casa para ser lido, ansioso para ler!!
AAAAH, que amor! 💜💜💜
Eu vi em um canal aqui no RUclips que a música Sympathy For The Devil de The Rolling Stones foi inspirada nessa obra.
Também favoritei esse livro, ri horrores!
Eu achei que ele faz um pouco de referência a vida da Rainha Margot 🤔... além das referências de Fausto ou será que viajei?
E foi, mesmo! Tem uma do Pearl Jam, também, chamada “Pilate”. E não pensei na relação com a Rainha Margot. Fiquei intrigada, irei pesquisar!
Que vídeo maravilhoso! Obrigada pela resenha, Paloma! Você é incrível! Beijos ; )
Muito obrigada pela generosidade, Monalisa!
Estou lendo agora e tô amando! A parte na qual acontece o Show de Variedades é sensacional, dei muitas risadas, apesar daquele toque macabro da cena. Adorei sua resenha e a contextualização! Vão fazer diferença na continuação da minha leitura 😊
Ai, que legal, Tatyara! E sim, vira e mexe tem uns toques macabros no livro. Feliz em saber que a contextualização te ajudará, de alguma forma =D quando terminar, me conta o que achou!
Quando estava lendo esse livro, que causou grande estranhamento, eu fiquei na dúvida se era o diabo que estava aparecendo. Li até a metade e quando eu estava quase desistindo, o livro deu um giro de 360 graus com o surgimento da Margarida fazendo com que eu continuasse. Bem, resumindo, eu adorei e me surpreendi bastante. Agora assistindo esse vídeo reconheço tudo o que você falou. Muito obrigada!
Oi, Paloma!
Tenho esse livro, mas não sei muita coisa sobre o enredo.
Bom saber que é melhor ler sem ter muitas informações e que o início pode ser um pouco confuso, mas que a leitura vale a pena.
Ótima resenha!
Beijo
Obrigada, Thais! 💜💜💜
Wish list só aumenta🤣 é muito livro bom pra conhecer e pouco tempo sobrando❤📚 resenha maravilhosa Paloma.
Sei BEM como é isso, Fernanda! E muito obrigada
Maravilhosa como sempre! 💗
Muito obrigada, Graça querida 💜
Boa resenha, Paloma. Vale destacar o livro 'Os Escombros e o mito - A cultura e o fim da União Soviética', de Boris Schnaiderman. Trata da história de vários escritores e artistas prescritos pelo Stalinismo.
Muito obrigada, Tiago! E bem lembrado. Já tinha ouvido falar desse livro, mas, acredito que por esquecimento, não tinha colocado na minha lista de desejos, ainda. Resolvido!
Ótima resenha, Paloma! Tenho o livro na estante e vc me animou.😉
Muito obrigada, Naise! Feliz que te animou
Que resenha legal e maravilhosa! Ja queria ler , agora entãaao
Ps.: Como vc consegue segurar o livro o vídeo inteiro? Que muc viu kkk
Obrigada, Laura 💜 a gente malha os bracinhos pra ficar plena segurando o livro durante o vídeo inteiro 😂
Cara Paloma,
Parabéns pela bela resenha. Gostei tanto dela que já incluí este livro na minha lista de desejos da Amazon e já me inscrevi no seu canal. A propósito, percebi que sua lista de desejos da Amazon tem vários títulos iguais aos da minha lista (por exemplo, "Arquipélago Gulag", de A. Soljenitsin). Percebi também que você gosta de música clássica, e é, como eu, fã do pianista canadense Glenn Gould (1932-1982). Estive em Toronto em 2018 e estive no Mount Pleasant Cemetery, para visitar o túmulo do grande pianista. Também estive na Glenn Gould Foundation, onde conversei com Mr Brian Levine (CEO da fundação) sobre as extraordinárias gravações de Gould. Continue com seu belo trabalho, que doravante vou acompanhar!
Olá, Wilson! Confesso que senti uma leve “inveja boa” (se é que isso existe, rs) ao saber que você esteve no túmulo do Glenn! Sou muito fã dele e, não fosse o livro com a entrevista dele tão caro por aqui, já teria comprado. Sigo esperando uma promoção, rs, afinal, Glenn não somente era um grande pianista, mas também um orador muito articulado.
Seja muito bem-vindo ao canal! Um grande abraço =)
@@PalomaLima Não sei se conhece o livro de Thomas Bernhard sobre Glenn Gould. É maravilhoso. Parabéns pela óptima resenha. Vou ler.
@@PalomaLima O título é "O Náufrago".
Você falando sobre o Diabo desse livro me fez lembrar do Cartas de um Diabo a seu aprendiz, do C.S. Lewis.
Mais gente comentou isso aqui e agora estou morrendo de vontade de ler o livro do Lewis!
E vamos de ler mais um livro por indicação sua :)
Amei o vídeo! Quando vc falou sobre a parte do Diabo se apresentando para as pessoas, imaginei ele cantando “Sympathy for the Devil” dos Rolling Stones hahhhahahah
😂😂😂
Delícia de resenha. Seu sorrisão é cativante!
Obrigada, Ana! 🥰
Li no "O fim do homem soviético", da Svetlana Aleksiévitch, que esse livro circulava ilegalmente no período soviético em cópias manuscritas ou datilografadas. Quero muito ler! Em relação ao realismo socialista, eu cheguei a ler alguns desse gênero, em umas edições bem antigas. É interessante, exaltação total do regime soviético.
A margarida é a Elena Bulgakova e o mestre é o próprio Bulgakov.
Ela era casada quando conheceu e se apaixonou pelo Bulgakov.
O ex marido da Elena acabou se casando com uma mulher da família Tolstoi, filha do escritor Aleksei Nikolaevich Tolstói.
Ele foi base para o personagem Vadim Roshchin do livro “O Caminho dos Tormentos”, por quem uma das protagonistas se apaixona.
🎉🎉🎉
Confesso que fui com muita expectativa para a leitura, então acabei me sentindo meio frustrada em alguns momentos. Mas entendo que foi mais um problema meu do que do livro, e talvez, como vi em alguns comentários aqui, me faltou uma bagagem cultural e um contexto maior do período. Ainda assim não achei o livro ruim e nem mesmo mediano, ele é um livro bom, principalmente nos capítulos sobre Pôncio Pilatos, meu deus como eu amei aqueles capítulos! Obras que se propõe a reescrever passagens da bíblia, como os do Saramago, sempre me encantam. Enfim, recomendarei a leitura para quem poder porque sei que vale a pena, só não me marcou tanto. Ótima resenha!!
Oii, Paloma. Tudo bem?? Estou iniciando nos clássicos, ainda é bem complicado pra mim hahah Mas seus vídeos me inspiram demais!!! Esse já vai para a wishlist. Obrigada ❤️
Ah, que feliz em saber, Iasmim!!! Me conte quando lê-lo
Está em promoção relâmpago hoje!!
Eu estava lá!
Vou comprar a edição linda da vintage deluxe ainda este ano!! 😍 Mas essa edição também é lindíssima, a daqui de Portugal é meio meh 😔🤣 e devo ler o The Heart of a Dog dele nos próximos meses, também parece ser muito esquisito, o que eu nem sempre adoro, mas indo pra leitura com esse conhecimento deve ajudar! 😜 Ansiosa para pegar nesse livro, depois volto mais uma vez aqui ao teu vídeo para me relembrar de algumas coisas. 😘
Maria, fui até pesquisar por essa edição que você comentou e meu Deus, que coisa mais linda!!!
Ai, Paloma, o que acha de uma leitura conjunta desse livro? 🤧🤧 seria ótimoooo
No futuro, quem sabe? =)
Paloma, antes do totalitarismo,qual livro vc recomenda? Antes de 1930
O canal Las hojas muertas e otras hojas tem uma detalhada resenha sobre este livro.
Para mim O mestre e Margarida não funcionou.
Também não gostei de Almas Mortas; nem terminei de ler.
Oi! Muito bacana seu vídeo! Vc viu que a Alfaguara lançou uma edição deste livro tbm? O que vc acha? 34, ou Alfaguara?
❤
Esse livro não deu pra mim. Busquei textos de apoio, aulas sobre mas não deu. Não deprecio a obra de maneira nenhuma. Eu que não me identifiquei.
As duas partes de morrer de rir que eu consigo lembrar são essas: Behemot dá um grito para assustar um morador de Moscou dizendo "Ele estava participando da festa do Satanás" rsrsr e quando o tio ganancioso do Berlioz chega para ficar com o apartamemto e o chefe do séquito diz aos prantos que a roda de 10 toneladas esmagou as pernas de Berlioz. E outras partes de morrer de rir.
PODERIA fazer um video sobre o seguinte livro: AGORA E COMIGO autor: EDSON MOREIRA
Paloma, esse livro tem alguma relação ou referencia a Cartas de um diabo a seu aprendiz ou ao C.S. Lewis em geral?
Eu começando a ler: vou largar esse livro demoníaco! Eu retomando a leitura: ma-ra-vi-lho-so! Margarida, rainha! O capeta, colocando os pingos nos is; e Behemoth, que me arrancou gargalhadas, ameiiii esse gato! Um livro fora dos padrões, que virou um dos meus favoritos da vida! Amei o vídeo, Paloma! 😍👏🏻👏🏻
[CONTÉM ALGUM SPOILER] Minha satisfação maior com esse vídeo é notar que você realmente gostou profundamente do livro. Tão profundamente que, com razão, disse que talvez não conseguisse cobrir toda a genialidade da obra em apenas 20 minutos. Infelizmente, porque gosto muito dos seus comentários, faltou falar de muita coisa legal dentro dele, mas eu entendo sua preocupação com spoilers e com o tamanho do vídeo.
Lembro que quando li o livro não parava de pensar em várias coisas. Queria entender o que era alegoria, o que era simplesmente fantasia, que tipo de mensagens havia por trás de cada passagem... é uma obra de arte de verdade, tão rica quanto bela... fiquei caçando resenhas pela internet e, de novo, é coisa demais pra colocar em apenas um vídeo. Apenas as passagens de Yeshua Ha-Notzri com Pilatos (e seu terrível conflito de consciência), os comentários do primeiro acerca da covardia, a crítica ao ceticismo exagerado e infundado (e à confiança irrestrita a uma narrativa controlada pelo Estado), os truques do Woland no Teatro de Variedades como representação crítica MUITO SUTIL E INCISIVA da sociedade e do governo soviéticos de então, os personagens históricos no baile de Satanás, a metalinguagem totalmente mindblowing... Esse livro é uma preciosidade quando entendido com o contexto de sua criação, jamais entendam apenas como uma "CRÍTICA À URSS". Isso é injusto, pobre, e diz mais sobre quem leu do que sobre a obra.
Sobre as versões... existe uma tradução da Zoia Prestes para a Alfaguara (selo da Cia das Letras). Eu li meio a meio (tenho a da 34 física e a da Alfaguara em ebook) e, apesar de não ser má a tradução, o trabalho do Irineu Franco Perpétuo é irretocável. Se for necessário escolher, podem ir sem medo na da editora 34.
Por último, para quem gostar absurdamente do livro, existe uma série que passou na Rússia em 2005, com 8 capítulos e foi um sucesso de audiência. Mais de 40 milhões de pessoas viram o episódio de estreia (1/3 do país, aproximadamente). E isso porque a obra é a mais vendida no país dentre as escritas no século XX, então daí dá pra ter uma noção do tipo de material que estamos tendo a chance de ler. Infelizmente, o esquema é da década passada: torrent. E as legendas apenas em inglês. Mas vale cada minuto gasto e eu recomendaria ver apenas depois da leitura do livro.
Parabéns pelo trabalho, Paloma, um beijo!
(Edit: esse livro é Gógol com Mário de Andrade e uma pitadinha de Dostoiévski!)
Yuri, não esqueço de você falando que apostaria dinheiro que eu iria amar o livro - e não deu outra!
Tenho certeza de que não peguei nem metade do que o Bulgákov quis passar, tampouco as referências, e que será o tipo de livro que relerei muitas vezes ao longo da vida.
Fiquei super interessada na série que você comentou! Irei pesquisar sobre ela e, depois de assistir, te conto o que achei! Muito obrigada pela indicação e pelo comentário, como sempre, muitíssimo enriquecedor.
1 o mestre e margarida
2 crime e castigo
3 almas mortas
4 memórias de um caçador
O único porém dessa maravilha é que ele é um livro que não tem 800 páginas. Deveria ter muito mais das traquinagens do séquito na Rússia.
O café é com Kant.