Eu simplesmente NÃO CONSIGO deixar de ler o livro depois de ver o vídeo dela (ainda mais se for russo, que eu amo)!! Tenho até evitado ver muitos em seguida pra não pirar nas listas de leitura! hahahahahah impressionante!
CONTÉM SPOILER. Entendi que o final é que dá sentido ao título do livro: "Ressurreição". Pois é a partir do final que ele renasce, passa a ver a vida de uma forma diferente. Ele começa a compreender o sentido da vida, quando começa a compreender as Escrituras Sagradas. Todo o livro é um processo de morte do velho Neckludov e no final vem a ressurreição para uma nova vida.
O vídeo mal começa, já deixo o like: sei que a resenha será, no mínimo, coerente. E pelo autor do livro, já é possível concluir que a indicação será ótima. Parabéns pelo sempre ótimo trabalho, Tati. Parabenizar chega a ser repetitivo, mas sempre é necessário agradecê-la pelo trabalho de incentivo ao hábito da leitura...
Oi! Este romance de Tolstoi foi mesmo sem comparação. Durante o trabalho de leitura, você observa muito bem que a justiça acaba com a condenação e que não foi boa ao personagem culpado, na falta de condições para sobrevivência, também fazer como a maioria dos prisioneiros. Então podemos dizer que o sistema judiciário foi injusto com a vida de muitas pessoas humildes, porque os donos da terra não deviam fazer com que elas tenham a mesma solução para deixar a situação de pobreza. Pois, a realidade ainda é que a sociedade não se encontrava apenas na posse das terras, mas também da alma de seus empregados. Muitas vezes não foi possível encontrar uma estória com tantas ideias análogas aos fatos reais. Ótimo livro!
Tati, você poderia fazer um vídeo de como está organizando suas leituras atualmente! Eu iria adorar saber, já que estou testando novas formas de como organizar as minhas metas! Ótimo vídeo ( e aliás, eu espero que "O bosque das ilusões perdidas, ganhe o "Você escolhe" do mês, porque comecei a ler ontem e estou gostando muito! ) ❤️
Aaaaaaa que livrooo incrível mesmoo! Não conseguia parar de le-lo, gostei demais do desenvolvimento não só do Nekhlodov, mas também da Maslova. Concordo que faltou aquele desfeixo, ficou realmente em aberto e foi ruim pq fiquei torcendo por aquele final, mas tb não posso negar que gostei da reflexão final do personagem, (mesmo faltando o fim ) o livro é indiscutivelmente sensacional
Tati, teu bom humor é uma luz em muitos dos meus dias. Assisto até os vídeos sobre livros que não faço questão alguma de ler (não é o caso desse, porque ando querendo ler tudo de Dostoiévski e Tolstói, mas vale dizer 😆)
Acabei de ler o livro. Muito bom mas não esperava o final da forma como foi no livro. Outro detalhe é que para ser jurado, não se deve conhecer, ter tido relacionamento com a pessoa acusada.
Tolstói SEMPRE incrível! Na torcida para que a Cia das Letras relance Ressurreição com a mesma tradução primorosa do Figueiredo, assim como fez com Guerra e Paz e Anna Kariênina. Guerra e Paz tornou-se um dos meus livros favoritos da vida, li acompanhando junto com os vídeos do lendo Guerra e Paz da Tati =)
sim, bem interessante o livro, a fluidez da escrita e a forma como ele descreve os personagens. Porem tb achei o final meio q a desejar...daria quatro estrelas pro livro.
Tati, alguma chance de uma leitura conjunta de Os miseraveis no futuro? :] Seria incrivel, ainda mais sabendo que você ama esse livro. Seus projetos de leitura ajudam muito a gente perder o medinho de clássicos maravilhosos e gigantescos.
Amei o vídeo! Fiquei muito interessada nessa história, vou esperar para ver se lançam o livro sem ser essa edição do box, pq já tenho Anna Kariênina naquela primeira edição da Cosac.
Tati, eu estou viciado nos seus vídeos kkkkk... Eu estou tentando voltar à minha rotina de leitura de quando eu era mais novo (lia cerca de 60, 70 livros por ano quando eu tinha entre 12 e 16 anos), por que ler é uma das minhas paixões que eu deixei de lado por causa de estudos e trabalho. E seus vídeos estão me inspirando muito e me deixando com uma vontade devorar todos os livros que vc resenhou. Não perco um vídeo seu mais!
Tenho esse livro na edição da Nova Fronteira que veio num box com 4 livros do Tolstoi. Li alguns comentários que a tradução é problemática porque não foi traduzida diretamente do russo. Eu queria entender mais sobre isso.
Vc percebe o quanto o personagem é doente quando ele pensa que casando com a mulher que ele sacaneou, tudo vai dar certo kkkkkk tipo ! Tu é louco, mano ? Vc realmente acha que seria saudável um "relacionamento" desses ?!
Com mentalidade de hj em dia parece absurdo, mas com a da época não pq se ele tivesse se casado com a moça que engravidou significaria que ele teria "assumido o filho e a mulher q ele havia se encantado". O fato de ele não ter se posicionado e ter deixado toda a responsabilidade para a moça fez com que ela acabasse nas únicas opções destinadas na época: empregada/escrava ou prostituta. Este tipo de narrativa q conta a historia de homens q não " assumem" as mulheres pelas quais de fato estão apaixonado por conta do status/poder é bastante comum nos ballets de repertório tais como Giselle. Enfim, não sei se te ajudei a entender um pouco sobre o machismo estrutural/patriarcado nas narrativas literárias.
O personagem reflete em certa medida um "sentimento de culpa" que o próprio Tolstoi sentia, ele sempre tentava de alguma forma reparar algo ruim que ele achava que tinha feito ás pessoas.
Tatiana adotei a tua participação no Pipoca e Nanquim. Quando fui ver os vidros atuais deles pois fazia muito tempo que não assistia por conta da faculdade acabei me deparando com teu video lá. Amei, bjão!
Hey! Parabéns pelos seus vídeos aqui no RUclips: eles são ótimos! Eu já li vários livros depois de ver seus vídeos! Agora estou lendo Ressurreição, mas dessa vez eu só vou ver o vídeo todo depois de ler o livro! 🤓 Obrigado pelo conteúdo! Um abraço
Totalmente, Tati! Terminei o livro hoje e senti uma inquietação sobre o final. Acredito que seja pela expectativa que eu criei no desenrolar dos acontecimentos e, também, pois apesar do Nekludov aparentemente ter encontrado uma resposta, ao mesmo tempo parece que algo fica em "aberto" sobre a nova fase da vida dele
Tenho essa linda edição da Cosac Naify. Pena que está esgotada há alguns anos. Mas eu ouvi falar que será o livro será reeditado com a tradução do Rubens Figueiredo pela Nova Fronteira.
As vezes me irrita essas editoras relançando os livros da cosac, quando temos tantas obras que são inéditas por aqui e não chegam nunca... Tem tanto livro do Charles Dickens por exemplo, que nunca foi lançado no Brasil, mas eles querem vender o David Copperfield, que até ano passado tava à venda.
Tati, sou sua admiradora, belissimo trabalho, como sempre.Interessante mesmo o Tolstoi citar o nome de seu inimigo como preferido de sua personagem, quer dizer que ele não tem mentalidade tacanha, ele transcende a essas miudezas comuns do ser humano, não é sem razão que ele é um grande escritor....
Tolstói é mestre😍sou do time do nabokov, não que eu odeie o dost( amo os demônios, notas do subsolo , o idiota, o duplo😍)😙Mas tenho mas empatinha e carinho por esse senhorzinho russo incrivel
Um dos maiores livros de todos os tempos da literatura russa chamado de crime e castigo do genial dostoiévski nabokov nunca fez e nem teria capacidade nem de chegar perto de fazer uma obra parecida te garanto
Li o livro. Achei que o Neklyudov fracassou do início ao fim em todas intenções, exceto quando ele prova que fazer sua parte significa muito apesar de não poder salvar todo o mundo. A conclusão final de sua jornada moral, isto é, que devemos viver uns para os outros para mitigar o sofrimento humano, não traz nada de novo para o aprimoramento ou entendimento da moral, porque ele tirou isso da Bíblia ( como no próprio livro mostra os trechos ). Não conseguiu, também, apresentar uma solução capaz de salvar a Katucha. Ela se desvirtuou por causa dele, teve uma vida difícil por isso e, apesar dos esforços do Neklyudov, terminou numa vida dura ao se casar com aquele condenado a trabalhos forçados. Dostoiévski e Nietzsche teriam ido mais longe na tentativa de reformar o caráter de um indivíduo. Sei que a obra pretende mais que os pontos que abordei. Tem todas as questões levantadas pelo vídeo.
O vídeo é de 6 anos atrás, então acho válido comentar sobre o socialismo e Tolstoi. Não, Tolstoi não era um comunista ou adepto dos pensamentos dos seu contemporâneos Lênin e Marx. Lênin até tentou colocá-lo como uma padrão revolucionário, já que era muito popular na Rússia, um grande símbolo intelectual, porém crítico do status quo. Mas se por um lado ele era contra o capitalismo e a favor de que os Russos deveriam ter sua terra. Diferentemente de Lênin era Cristão, contrário a violência e crítico do Estado, do militarismo, de guerras, da obrigatoriedade para o trabalho, da igualdade econômica e da coerção estatal. E que tal caminho deveria ser alcançado através do retorno ao princípio cristão de amar o teu próximo como a ti mesmo. Bem idealista, Tolstoi é para alguns um exemplo de Arnaquismo Cristão. Abaixo um trecho dele em Sobre a questão trabalhista, Berlim, 1901, p. 5-7. “No mundo inteiro existe mais de um bilhão, milhares de milhões de trabalhadores. Todos os grãos, todas as mercadorias do mundo inteiro, tudo aquilo de que a humanidade vive e que constitui sua riqueza é produto do povo trabalhador. Mas não é o povo trabalhador que desfruta de tudo o que produz, e sim o governo e os ricos. O povo laborioso, contudo, vive na eterna indigência, ignorância, escravidão e desprezo por parte de todos aqueles aos quais ele veste e alimenta, para os quais cultiva e aos quais serve. A terra lhe foi tomada e é propriedade daqueles que não trabalham, de modo que o trabalhador tem de fazer tudo o que os proprietários da terra exigem dele a fim de poder viver da terra e do solo. Mas se o trabalhador deixa a terra e vai para a oficina, ele se torna escravo dos ricos, tendo de realizar ao longo de toda a sua vida, durante 10, 12, 14 e ainda mais horas por dia, um trabalho estranho, monótono e muitas vezes nocivo à vida. Se ele logra, porém, se arranjar na terra ou no trabalho estranho de modo a viver em eterna necessidade, ainda assim não o deixam em paz, e cobram-lhe impostos, o incorporam ao serviço militar por três, cinco anos e o obrigam a pagar impostos especiais para a manutenção da guerra. E se ele quiser aproveitar o solo sem pagar dividendos, começar uma luta ou impedir aqueles que querem trabalhar de lhe tomarem o lugar, enviam contra ele o exército que o fere, mata e obriga, por meio da violência, a trabalhar e pagar como sempre… E assim vive a maioria das pessoas, não apenas na Rússia, mas também na França, Alemanha, Inglaterra, China, Índia, África, em toda parte”
Que alegria que dá toda vez que vejo um vídeo de um clássico!!! Obrigada Tati!! Só uma coisa: o livro indicado no link para a Amazon tem a sua tradução bastante criticada por várias pessoas. Vc acha que é ruim assim mesmo? Abs...
Os problemas de pessoas que podem pagar um bom advogado terem mais "direitos" é algo que ainda acontece em todo mundo, inclusive no Brasil. A Defensoria Pública é a menos equipada e a que mais sofre com um trabalho assoberbado e pouquíssimo pessoal. Quem cursa Direito buscando fazer justiça (idiotas como eu) acaba por achar complexa a vida...mas não se pode desacreditar :). Obs: Queria que publicassem Ressurreição isolado... já que Guerra e Paz e A Morte de Ivan...eu tenho :v.
moon Loon Sou do primeiro tipo HAHSHSJSJSUJSJS. É possível a mudança, mesmo que mínima, ínfima, sem grande importância... Bom, ao menos, eu acredito nisso HAHAHAHAH.
Diego Gutemberg Olá Diego, eu sou advogada da assistência judiciária e posso te assegurar: o problema não é que quem tem dinheiro tem bons advogados, eu tento empregar as mesmas teses usadas no STF e nas doutrinas mais famosas na defesa dos meus clientes e vou te dizer, os juizes não querem nem saber! O problema, ao meu ver, é que quem tem dinheiro é visto com outros olhos por todos. Infelizmente o ser humano é assim. O povo não quer trabalhar, só empurrar o processo para um fim, seja qual for e mostrar pro CNJ que bateu a meta de sentenças.
Tolstoi cita Dostoiévski em Ressurreição e Dostoiévski cita Tolstoi em irmaos Karamazov ou em crime e castigo, não lembro qual ao certo, mas acho isso de grande respeito de um para com o outro, uma cortesia de ambos , apesar de não se gostarem.
Mas ambos eram cristãos nessa época,seguido a lógica do cristianismo provavelmente eles não podiam se odiar e provavelmente o coração deu uma amaciada.
Tati, não sei se você ainda ouve algo de heavy metal, mas tem um álbum de uma banda alemã chamada Grave Digger que tem um álbum totalmente dedicado as histórias do Rei Arthur. O álbum se chama Excalibur, espero que goste =) ruclips.net/video/mYBTqgX8NWI/видео.html
Muito legal a resenha, Tatiana! Ressurreição é um romance pungente, um dos meus preferidos. Só uma pergunta: onde você leu que Tolstoi e o Dosto não se bicavam? Não me recordo de nada do tipo na biografia que li da Rosamund Bartlett. Até onde sei, existia uma admiração "literária" recíproca (apesar de ambos nunca terem se encontrado pessoalmente). Dostoievski adorava "Guerra e Paz", inclusive.
Pode ser a tradução,o tradutor pode ter ideais socialista e na tradução puxou sardinha pra esse lado ou as pessoas confundem ideais cristãos com socialismo,mas ele de fato era anarquista cristão e não socialista.
Ele viu em parte, foi contemporâneo a Lenin e Marx, porém nunca simpatizou com os mesmos. Tolstoi era uma mente independente e não se entregaria a uma corrente qualquer, sem antes concluir aquilo por seu próprio pensamento. A medida que ele era contra o acúmulo exarcebado de capital (algo que fazia sem hipocrisia, pois morreu vivendo uma vida simples, arando o solo) e que todos os Russos deveriam ter sua terra. Por outro lado, diferentemente dos socialistas, era Cristão, contrário a violência e crítico do Estado e suas grandes instituições. Nesta própria revisão, percebe-se como ele critica o sistema estatal judiciário Russo.
Nossa gente será q sou só eu q tenho um pé atrás com os russos ? Já li A morte e Ivan Ilitch que é super elogiada e achem bem fraquinho, espera tão mais :/
Tati e sua habilidade de, em apenas 14 minutos,fazer a gente ter vontade de largar tudo e ler o livro!
Patrícia Rocha, falou tudo!!!
#fato
Eu simplesmente NÃO CONSIGO deixar de ler o livro depois de ver o vídeo dela (ainda mais se for russo, que eu amo)!! Tenho até evitado ver muitos em seguida pra não pirar nas listas de leitura! hahahahahah impressionante!
CONTÉM SPOILER. Entendi que o final é que dá sentido ao título do livro: "Ressurreição". Pois é a partir do final que ele renasce, passa a ver a vida de uma forma diferente. Ele começa a compreender o sentido da vida, quando começa a compreender as Escrituras Sagradas. Todo o livro é um processo de morte do velho Neckludov e no final vem a ressurreição para uma nova vida.
O vídeo mal começa, já deixo o like: sei que a resenha será, no mínimo, coerente. E pelo autor do livro, já é possível concluir que a indicação será ótima. Parabéns pelo sempre ótimo trabalho, Tati. Parabenizar chega a ser repetitivo, mas sempre é necessário agradecê-la pelo trabalho de incentivo ao hábito da leitura...
Primeiro livro que leio do Tolstoi e só tenho a dizer: leiam esse livro. Sem palavras! Incrivel. Otimo vídeo sobre o livro. Se não o melhor. Parabéns
Estou a um Clik pra comprar.
Oi! Este romance de Tolstoi foi mesmo sem comparação.
Durante o trabalho de leitura, você observa muito bem que a justiça acaba com a condenação e que não foi boa ao personagem culpado, na falta de condições para sobrevivência, também fazer como a maioria dos prisioneiros. Então podemos dizer que o sistema judiciário foi injusto com a vida de muitas pessoas humildes, porque os donos da terra não deviam fazer com que elas tenham a mesma solução para deixar a situação de pobreza. Pois, a realidade ainda é que a sociedade não se encontrava apenas na posse das terras, mas também da alma de seus empregados. Muitas vezes não foi possível encontrar uma estória com tantas ideias análogas aos fatos reais. Ótimo livro!
Tati, eu vim até aqui esperando que você me ajudasse com o final deste livro e você teve a mesma sensação que estou tendo 🤣🤣🤣. Socorro!
Tati, você poderia fazer um vídeo de como está organizando suas leituras atualmente! Eu iria adorar saber, já que estou testando novas formas de como organizar as minhas metas! Ótimo vídeo ( e aliás, eu espero que "O bosque das ilusões perdidas, ganhe o "Você escolhe" do mês, porque comecei a ler ontem e estou gostando muito! ) ❤️
Lembra um tom dos miseráveis e também faz a gente se colocar no lugar do outro, já quero
A Tati me faz amar escritores dos quais eu não li nada ainda. Ícone
Eu fico realmente feliz quando abro o youtube e vejo que tem vídeo novo no teu canal
Aaaaaaa que livrooo incrível mesmoo!
Não conseguia parar de le-lo, gostei demais do desenvolvimento não só do Nekhlodov, mas também da Maslova. Concordo que faltou aquele desfeixo, ficou realmente em aberto e foi ruim pq fiquei torcendo por aquele final, mas tb não posso negar que gostei da reflexão final do personagem, (mesmo faltando o fim ) o livro é indiscutivelmente sensacional
Tati, teu bom humor é uma luz em muitos dos meus dias. Assisto até os vídeos sobre livros que não faço questão alguma de ler (não é o caso desse, porque ando querendo ler tudo de Dostoiévski e Tolstói, mas vale dizer 😆)
Ótimo vídeo Tati. Só uma curiosidade. Ressurreição é também o nome do primeiro romance escrito pelo Machado de Assis.
Comprei na Black Friday, estou ansiosa para ler!! Obrigada pelo excelente vídeo, Tati.
Gostei muito do vídeo. Com certeza vou ler. Acho que infelizmente o sistema não mudou muito!
Acabei de ler o livro. Muito bom mas não esperava o final da forma como foi no livro. Outro detalhe é que para ser jurado, não se deve conhecer, ter tido relacionamento com a pessoa acusada.
Tolstói SEMPRE incrível! Na torcida para que a Cia das Letras relance Ressurreição com a mesma tradução primorosa do Figueiredo, assim como fez com Guerra e Paz e Anna Kariênina. Guerra e Paz tornou-se um dos meus livros favoritos da vida, li acompanhando junto com os vídeos do lendo Guerra e Paz da Tati =)
sim, bem interessante o livro, a fluidez da escrita e a forma como ele descreve os personagens. Porem tb achei o final meio q a desejar...daria quatro estrelas pro livro.
Esse livro é incrível! Comecei a fazer francês por conta desse livro, pois na época que me interessei por ele não encontrei em português...
Tati, alguma chance de uma leitura conjunta de Os miseraveis no futuro? :] Seria incrivel, ainda mais sabendo que você ama esse livro. Seus projetos de leitura ajudam muito a gente perder o medinho de clássicos maravilhosos e gigantescos.
Amei o vídeo! Fiquei muito interessada nessa história, vou esperar para ver se lançam o livro sem ser essa edição do box, pq já tenho Anna Kariênina naquela primeira edição da Cosac.
Tati, eu estou viciado nos seus vídeos kkkkk... Eu estou tentando voltar à minha rotina de leitura de quando eu era mais novo (lia cerca de 60, 70 livros por ano quando eu tinha entre 12 e 16 anos), por que ler é uma das minhas paixões que eu deixei de lado por causa de estudos e trabalho. E seus vídeos estão me inspirando muito e me deixando com uma vontade devorar todos os livros que vc resenhou. Não perco um vídeo seu mais!
Esse vídeo com esse sol de fim de tarde tá maravilhoso!!!
terminei de ler o livro nesse instante e vim ver o vídeo, ótimo resumo
Tenho esse livro na edição da Nova Fronteira que veio num box com 4 livros do Tolstoi. Li alguns comentários que a tradução é problemática porque não foi traduzida diretamente do russo. Eu queria entender mais sobre isso.
Mais um para a lista. Meu Deus, preciso de férias eternas para poder ler tudo o que quero 😂
Acabei de ler e corri pra cá pra comprar as opiniões. Que o livro! Meu Deus que livro!!!!!
Vc percebe o quanto o personagem é doente quando ele pensa que casando com a mulher que ele sacaneou, tudo vai dar certo kkkkkk tipo ! Tu é louco, mano ? Vc realmente acha que seria saudável um "relacionamento" desses ?!
rs, Luise, pensei a-mesma-coisa, rs.
tatianagfeltrin tati, adorei o vídeo, mas fiquei com dúvida: ele abusou sexualmente da moça enquanto era jovem?
Com mentalidade de hj em dia parece absurdo, mas com a da época não pq se ele tivesse se casado com a moça que engravidou significaria que ele teria "assumido o filho e a mulher q ele havia se encantado". O fato de ele não ter se posicionado e ter deixado toda a responsabilidade para a moça fez com que ela acabasse nas únicas opções destinadas na época: empregada/escrava ou prostituta. Este tipo de narrativa q conta a historia de homens q não " assumem" as mulheres pelas quais de fato estão apaixonado por conta do status/poder é bastante comum nos ballets de repertório tais como Giselle. Enfim, não sei se te ajudei a entender um pouco sobre o machismo estrutural/patriarcado nas narrativas literárias.
O personagem reflete em certa medida um "sentimento de culpa" que o próprio Tolstoi sentia, ele sempre tentava de alguma forma reparar algo ruim que ele achava que tinha feito ás pessoas.
Porque você é tão incrível? 💝💝💝
Tatiana adotei a tua participação no Pipoca e Nanquim. Quando fui ver os vidros atuais deles pois fazia muito tempo que não assistia por conta da faculdade acabei me deparando com teu video lá. Amei, bjão!
Hey! Parabéns pelos seus vídeos aqui no RUclips: eles são ótimos! Eu já li vários livros depois de ver seus vídeos! Agora estou lendo Ressurreição, mas dessa vez eu só vou ver o vídeo todo depois de ler o livro! 🤓
Obrigado pelo conteúdo! Um abraço
Totalmente, Tati! Terminei o livro hoje e senti uma inquietação sobre o final. Acredito que seja pela expectativa que eu criei no desenrolar dos acontecimentos e, também, pois apesar do Nekludov aparentemente ter encontrado uma resposta, ao mesmo tempo parece que algo fica em "aberto" sobre a nova fase da vida dele
Se o livro é bom a Tati ja comeca o video dizendo: "hoje vamos conversar sobre o inCRÍvel..."
haha bem notado!
Muito bom! Li apenas guerra e paz mas tenho como meta ler os outros livros dele.Quando ler voltarei aqui para rever o vídeo ! Valeu 😀😙😙🙏
Não tenho o que falar a respeito de Tolstói, tudo o que eu dizer é pouco, principalmente a respeito desta obra que MUITO marcou a minha vida.
Resenha A divina comédia pfff
Tenho essa linda edição da Cosac Naify. Pena que está esgotada há alguns anos. Mas eu ouvi falar que será o livro será reeditado com a tradução do Rubens Figueiredo pela Nova Fronteira.
É pela Companhia das Letras, mas não sei quando irá sair :/
Thais F Deram a previsão de sair no segundo semestre de 2019
Hum.. então esse ano deve sair os Contos Completos. Acho que eles estão relançando um por ano.
Sim, é bom ficar de olho na Martin Claret também, eles tem alguns títulos, esse ano lançaram "A morte de ivan ilitch e outras histórias".
As vezes me irrita essas editoras relançando os livros da cosac, quando temos tantas obras que são inéditas por aqui e não chegam nunca... Tem tanto livro do Charles Dickens por exemplo, que nunca foi lançado no Brasil, mas eles querem vender o David Copperfield, que até ano passado tava à venda.
Não conhecia o canal e, pela primeira resenha que vi, já me inscrevi. Excelente trabalho.
Estou lendo, belíssima obra!
Acabei de ler esse livro. É sensacional. Eu tenho uma edição portuguesa da Editorial Presença, traduzida direto do russo. Comprei na livraria Cultura.
Gostei bastante do livro! Construção do Nekliudov - sua transformação
Crítica ã sociedade
Mas também fiquei esperando mais do final!
Tati, sou sua admiradora, belissimo trabalho, como sempre.Interessante mesmo o Tolstoi citar o nome de seu inimigo como preferido de sua personagem, quer dizer que ele não tem mentalidade tacanha, ele transcende a essas miudezas comuns do ser humano, não é sem razão que ele é um grande escritor....
EXCELENTE LIVRO DO GENIAL LEON........
Caramba eu tenho muita vontade de ler esse livro, por enquanto não dá a lista tá cheia kkkkk.
Tati como sempre amo todas as suas resenhas, beijos!
Tolstói é mestre😍sou do time do nabokov, não que eu odeie o dost( amo os demônios, notas do subsolo , o idiota, o duplo😍)😙Mas tenho mas empatinha e carinho por esse senhorzinho russo incrivel
Um dos maiores livros de todos os tempos da literatura russa chamado de crime e castigo do genial dostoiévski nabokov nunca fez e nem teria capacidade nem de chegar perto de fazer uma obra parecida te garanto
Oi Tati❤ Bom dia. Mais uma resenha maravilhosa📖
Tolstói é maravilhoso!!!
Li o livro. Achei que o Neklyudov fracassou do início ao fim em todas intenções, exceto quando ele prova que fazer sua parte significa muito apesar de não poder salvar todo o mundo. A conclusão final de sua jornada moral, isto é, que devemos viver uns para os outros para mitigar o sofrimento humano, não traz nada de novo para o aprimoramento ou entendimento da moral, porque ele tirou isso da Bíblia ( como no próprio livro mostra os trechos ). Não conseguiu, também, apresentar uma solução capaz de salvar a Katucha. Ela se desvirtuou por causa dele, teve uma vida difícil por isso e, apesar dos esforços do Neklyudov, terminou numa vida dura ao se casar com aquele condenado a trabalhos forçados. Dostoiévski e Nietzsche teriam ido mais longe na tentativa de reformar o caráter de um indivíduo. Sei que a obra pretende mais que os pontos que abordei. Tem todas as questões levantadas pelo vídeo.
Esse livro é incrível. Preciso relê-lo.
Os motivos dos crimes q vc menciona...em minha humilde perspectiva se assemelham aos q ocorriam em Os Miseráveis (Victor Hugo)...
Acabei de ler ele. Excepcional!
Ainda bem que a Tati faz esses vídeos maravilhosos. So assim pra mim conhecer esses livros. :) adoro
@@souza8555, que mal lhe pergunte: quantos aninhos o amigo tem?
O vídeo é de 6 anos atrás, então acho válido comentar sobre o socialismo e Tolstoi.
Não, Tolstoi não era um comunista ou adepto dos pensamentos dos seu contemporâneos Lênin e Marx. Lênin até tentou colocá-lo como uma padrão revolucionário, já que era muito popular na Rússia, um grande símbolo intelectual, porém crítico do status quo.
Mas se por um lado ele era contra o capitalismo e a favor de que os Russos deveriam ter sua terra. Diferentemente de Lênin era Cristão, contrário a violência e crítico do Estado, do militarismo, de guerras, da obrigatoriedade para o trabalho, da igualdade econômica e da coerção estatal. E que tal caminho deveria ser alcançado através do retorno ao princípio cristão de amar o teu próximo como a ti mesmo.
Bem idealista, Tolstoi é para alguns um exemplo de Arnaquismo Cristão.
Abaixo um trecho dele em Sobre a questão trabalhista, Berlim, 1901, p. 5-7.
“No mundo inteiro existe mais de um bilhão, milhares de milhões de trabalhadores. Todos os grãos, todas as mercadorias do mundo inteiro, tudo aquilo de que a humanidade vive e que constitui sua riqueza é produto do povo trabalhador. Mas não é o povo trabalhador que desfruta de tudo o que produz, e sim o governo e os ricos. O povo laborioso, contudo, vive na eterna indigência, ignorância, escravidão e desprezo por parte de todos aqueles aos quais ele veste e alimenta, para os quais cultiva e aos quais serve. A terra lhe foi tomada e é propriedade daqueles que não trabalham, de modo que o trabalhador tem de fazer tudo o que os proprietários da terra exigem dele a fim de poder viver da terra e do solo. Mas se o trabalhador deixa a terra e vai para a oficina, ele se torna escravo dos ricos, tendo de realizar ao longo de toda a sua vida, durante 10, 12, 14 e ainda mais horas por dia, um trabalho estranho, monótono e muitas vezes nocivo à vida. Se ele logra, porém, se arranjar na terra ou no trabalho estranho de modo a viver em eterna necessidade, ainda assim não o deixam em paz, e cobram-lhe impostos, o incorporam ao serviço militar por três, cinco anos e o obrigam a pagar impostos especiais para a manutenção da guerra. E se ele quiser aproveitar o solo sem pagar dividendos, começar uma luta ou impedir aqueles que querem trabalhar de lhe tomarem o lugar, enviam contra ele o exército que o fere, mata e obriga, por meio da violência, a trabalhar e pagar como sempre… E assim vive a maioria das pessoas, não apenas na Rússia, mas também na França, Alemanha, Inglaterra, China, Índia, África, em toda parte”
Ótimo vídeo, despertou curiosidade...faz mais análises sobre Nietzsche se puder...
Excelente! Quero ler
Show de comentários
Tatiana, tem um filme italiano baseado nesse livro. Acho que saiu pela Versátil.
Que alegria que dá toda vez que vejo um vídeo de um clássico!!! Obrigada Tati!! Só uma coisa: o livro indicado no link para a Amazon tem a sua tradução bastante criticada por várias pessoas. Vc acha que é ruim assim mesmo? Abs...
Livro maravilhoso. Vídeo maravilhoso 😍
Maravilhosa resenha!!
Os problemas de pessoas que podem pagar um bom advogado terem mais "direitos" é algo que ainda acontece em todo mundo, inclusive no Brasil. A Defensoria Pública é a menos equipada e a que mais sofre com um trabalho assoberbado e pouquíssimo pessoal. Quem cursa Direito buscando fazer justiça (idiotas como eu) acaba por achar complexa a vida...mas não se pode desacreditar :).
Obs: Queria que publicassem Ressurreição isolado... já que Guerra e Paz e A Morte de Ivan...eu tenho :v.
moon Loon Sou do primeiro tipo HAHSHSJSJSUJSJS. É possível a mudança, mesmo que mínima, ínfima, sem grande importância... Bom, ao menos, eu acredito nisso HAHAHAHAH.
Somos idiotas, concordo plenamente. Idiotas idealistas que querem ao menos tentar...
Se eu não me engano a cia das letras vai publicar, não sei se 2018 ou 2019.
Diego Gutemberg Olá Diego, eu sou advogada da assistência judiciária e posso te assegurar: o problema não é que quem tem dinheiro tem bons advogados, eu tento empregar as mesmas teses usadas no STF e nas doutrinas mais famosas na defesa dos meus clientes e vou te dizer, os juizes não querem nem saber! O problema, ao meu ver, é que quem tem dinheiro é visto com outros olhos por todos. Infelizmente o ser humano é assim. O povo não quer trabalhar, só empurrar o processo para um fim, seja qual for e mostrar pro CNJ que bateu a meta de sentenças.
maravilha!
Eu tenho a edição de 1975, está disponível a venda. Editora: Burguera
Fiquei interessado no livro porém já tenho Anna Karenina e avulso só na estante por um preço exorbitante :(
Gente, tem spoiler? Estou esperando o livro chegar para começar a ler.
Sou advogado e fiquei muito curioso sobre esse livro!!!
Tolstoi maravilhoso
Tati, você consideraria Ressureicão como um romance de formação?
Tolstoi cita Dostoiévski em Ressurreição e Dostoiévski cita Tolstoi em irmaos Karamazov ou em crime e castigo, não lembro qual ao certo, mas acho isso de grande respeito de um para com o outro, uma cortesia de ambos , apesar de não se gostarem.
Mas ambos eram cristãos nessa época,seguido a lógica do cristianismo provavelmente eles não podiam se odiar e provavelmente o coração deu uma amaciada.
Maravilhosa!
Livro maravilhoso.
Só gostaria de entender o pq dessa obra ser tão cara.
Sabes se essa tradução da Nova Fronteira é direta do russo?
Ai que vídeo maravilhoso ❤️
Tatiana tem uma playlist de publieditorial? Video incrível!
ALBERT EINSTEIN muito obrigado , encontrei !
faz a tag dos 50%%%%%%
GOSTEI.
esse é o último romance dele? mas entao ele escreveu contos ou novelas depois disso nao foi? só pra saber... liebe grüße
❤❤❤
preciso ler isso ;)
👍
Queria muito ler este livro. Mas na amazonas custa a "bagatela" de 330,00 reais. Pode isso!!
Tati, não sei se você ainda ouve algo de heavy metal, mas tem um álbum de uma banda alemã chamada Grave Digger que tem um álbum totalmente dedicado as histórias do Rei Arthur. O álbum se chama Excalibur, espero que goste =) ruclips.net/video/mYBTqgX8NWI/видео.html
Juliana Guimarães hehehe meu marido curte ! Sou mai um hard rock .Mas é uma excelente banda 😀😁
Eu sou mais heavy, tava ouvindo hoje e lembrei da Tati! Esse disco é o meu favorito da banda =)
O final foi decepcionante mesmo
Fiquei com o mesmo sentimento sobre o final kkkkk
Muito legal a resenha, Tatiana! Ressurreição é um romance pungente, um dos meus preferidos. Só uma pergunta: onde você leu que Tolstoi e o Dosto não se bicavam? Não me recordo de nada do tipo na biografia que li da Rosamund Bartlett. Até onde sei, existia uma admiração "literária" recíproca (apesar de ambos nunca terem se encontrado pessoalmente). Dostoievski adorava "Guerra e Paz", inclusive.
Nessa mesmíssima biografia.
Me refiro à incompatibilidade de ideias ( e ao episódio do evento em homenagem ao Pushkin).
Drauzio? Passo longe!!
Vim aqui por causa mr robot, Ultima temporada kkkk
Eu pensava que o Tolstói fosse anarquista, mas na real ru não tenho leitura suficiente para diferenciar!
Pode ser a tradução,o tradutor pode ter ideais socialista e na tradução puxou sardinha pra esse lado ou as pessoas confundem ideais cristãos com socialismo,mas ele de fato era anarquista cristão e não socialista.
Ele era anarquista. Evite p termo socialista. É outra coisa
Se ele pudesse ver o quê o "socialismo" ou comunismo fez ao povo russo, ele na defenderia tanto isso.
Ele viu em parte, foi contemporâneo a Lenin e Marx, porém nunca simpatizou com os mesmos. Tolstoi era uma mente independente e não se entregaria a uma corrente qualquer, sem antes concluir aquilo por seu próprio pensamento.
A medida que ele era contra o acúmulo exarcebado de capital (algo que fazia sem hipocrisia, pois morreu vivendo uma vida simples, arando o solo) e que todos os Russos deveriam ter sua terra. Por outro lado, diferentemente dos socialistas, era Cristão, contrário a violência e crítico do Estado e suas grandes instituições. Nesta própria revisão, percebe-se como ele critica o sistema estatal judiciário Russo.
Nossa gente será q sou só eu q tenho um pé atrás com os russos ? Já li A morte e Ivan Ilitch que é super elogiada e achem bem fraquinho, espera tão mais :/
Quantas pessoas socialista, passado? TLT na Rússia!