Todo mundo lembra de falar que o 250-S tinha comando mecânico, mola dupla, volante do 4cil(para subir de giro bem mais rápido), weber 446, mas dificilmente que o pistão era o P1015 cabeça plana original do a gasolina, para 6cil, o que dava mais taxa de compressão. Só pesquisar um pouco nas tabelas de pistão da MAHLE que lá tem esses dados. Com o P1015 (cabeça plana para biela curta) conseguia 9,0:1 de taxa, com P1094 (cavidade mais rasa para biela curta) conseguia 8,0:1 de taxa, com o P1107 (cavidade mais profunda para biela curta) conseguia 7,5:1 de taxa, o P1768 (do 89 em diante de biela longa) conseguia 7,9:1 de taxa. Naquele tempo que a gasolina era sem alcool ou com muito pouco, o 250-S verdadeiro era bem melhor que o 4.100 normal que usava tucho hidráulico e que os "250-S" pós 89 que tinha biela longa, pistão P1768 e só 7,9:1. Com a adição de alcool na gasolina este cálculo estequiométrico de taxa muda completamente ...
Eu já acho totalmente o contrário por conta dos compressores valvulados serem simultaneamente superaquecidos é isso faz com que o 250s acima dos 3000 giros, ser diferente do 4100.
@@apertacintoa octanagem da gasolina dos anos 70 era menor que da atual, e possuía de 10 a 15% de álcool. Única gasolina minimamente parecida com a de hoje é a famosa AZUL.
Excelente vídeo! Conheço bem os motores utilizados em toda a linha opala (tanto 4cil quanto 6cil), e todas as informações passadas no video estão impecavelmente corretas! Conteúdo pratico e de fácil compreensão, ideal para iniciantes e leigos no assunto! Parabens pelo conteúdo meus amigos!!
Vivo na Europa e tenho um bisneto do nosso Opala, um Opel Insignia Sports Tourer, a versão SW do Insignia. Meu pai teve 3 Opalas, sendo o último um Diplomata coupe no longínquo ano de 1982.
Nem tenho outro carro , meu 6 cilindros diplomata me leva pra todo lugar , uso sem pena de gastar , a vida é curta 😂😂😂😂. Boa materia , mais um inscrito
Vídeo bem educativo, apesar de eu pensar que em algum momento haveria um pega lado a lado para ver a diferença kkkkkk mas não deixou de receber meu like. 👍🏻
Bom dia eu tive um Comodoro 250s na cor bege com teto de vinil perto 1978 que deixou muita saúde e também tive uma Caravan Comodoro 250s automática na linda cor verde Amazonas são carros que tenho orgulho de dizer que era uns verdadeiro furacões para andar na que época que foi no final dos anos 80 para 90 hoje tenho um Comodoro 1990 4cc pois as coisas mudaram nas mesno assim quando saio com ele ne da muito prazer.
Meu pai teve uma Caravan Comodoro 250S 1985. O motor era vermelho, carburador Webber corpo duplo, ventoinha elétrica, diferencial 3,08:1. Esta Caravan foi trocada por uma 1989 4.1/S. O motor era o 6cc normal (tucho hidráulico) cinza, carburador Webber corpo duplo, ventoinha elétrica. Mas o diferencial era o 2,72:1. A Caravan 85 250S tinha desempenho bem melhor que a 89 4.1/S. Mas a 89 4.1/S era mais silenciosa e econômica.
Parabéns, muito boa a matéria explicando as diferenças, ainda faltou falar das diferenças de conta giros e velocímetro (quando o carro é equipado com isso). Temos aqui uma Caravan 1975 250 automática, uma Caravan 1976 250 e uma Caravan 1980 250-S, as três com motor “vermelho”, assim essa cor no motor 6 cilindros não necessariamente determina ser um 250-S.
Que show , tenho uma 1978 automática coupé motor verde 4300 ! Eu conheci várias opalas que eram automática, 2 1987 automática, uma 1983 coupé , 1992 e um coroa com uma bem antiga automática na coluna imagino início dos anos 70’s isso tudo nos anos 90’s. Também um coroa com uma caravan também automática 1975 só que ele tirou o câmbio automático e guardou e usava um câmbio manual 4 marchas essa caravan era 75 comodoro também tinha marcas de sal de gado na traseira por carregar sal pros gados dele ! Abraços seus carros são maravilhosas e raras hoje parabéns mesmo por ter essas coisas raras e 1980 sao minha preferidas pelo o interior mais americano !
@@chocodiledundee1 Obrigado! A nossa 80 na verdade ė 79/80, foi fabricada em 79. Ainda temos uma 79 montando, e nos Automaticos, já tivemos um Comodoro 75 em 1981, um Diplomata 84 em 1987 e um Diplomata 86 de 2005 até 2012.
Muito legal esse vídeo , alto giros traduzem maior HP ( Horse Power ) baixa rotação ou inglês “ low bottom end “ traduz Torque , entre HP e torque eu prefiro Torque porque é exatamente como você disse , se quiser subir num meio fio a 4100 não precisa de maior giro e mais suave ! Eu e meu primo temos uma comodoro coupé 4100/4300 1978 automática , o motor é verde carro inacreditável de dirigir , muito forte muito suave , a primeira vez que levei a 4100 no Vandelino da Auto Torque nos anos 90’s ( Vandelino campeão brasileiro várias vezes de força livre ) ele me disse que o motor era na verdade um 43OO idêntica com os da C-10 pré 1979 , que fez sentido meu carro era mais antigo que meus amigos 90 e 92 diplomata ambas automática e meu Opala era muito mais forte ! Mas a CHEVROLET do Brasil deixava muito a desejar sobre informação na plaqueta pois o veículo tem o motor de plaqueta mas consta no documento 4.1 litros quando na verdade o motor é 4.3 litros ! Abraços de American 🇺🇸 River , Kangaroo 🦘 Island 🏝️ 🇦🇺
Muito bom o video e o estilo de edicao. Tanto o bate papo entre os amigos, ai entra a narração com informações importantes. Diferente dos canais automotivo que sao aempre um apresentador e as imagens. Parabéns pelo estilo e personalidade. E o 4.1 me encanta!!!
Está grade é um show os caras pegam e põe as lisas na cor do carro bom gosto é gosto né pessoal colocam as rodas do 91 e por aí vai parabéns aos proprietários
Eu tive anos um 250/S. 85/84 coupê automático . Carro espetacular. Todo original ! Sei cada detalhe do modelo . Em tempos onde meu pai teve um comodoro 91, 4.100 mecânico . Nossa o 250 automático era muito mais rápido em tudo . E mais depois meu pai comprou um omega 3.0 mecânico . Até os 120 kmh o 250/S. Deixava 2 opalas pra traz . Negocio era fora dos parâmetros para a época . Me arrependo muito de ter vendido.
Um amigo aqui de Brasília tem um 250s 81 4 portas, branco com teto de vinil preto, placa preta, carro pertenceu ao clube do opala de Pelotas RS e está vendendo ele por 60k
O Opala SS 1976 vinha com o 250-S e tinha 153 cv de potência líquida DIN na medição SAE 171 cv era o motor mais potente dos Opalas depois foi caindo a potência e priorizando a economia.
Tive uma Caravan 1986 dourada álcool 4 cil fantástica por 10 anos no uso, vendi para colecionador...carro igual em conforto não existe, rodei o Brasil com ela.
Pela restrição de importação no Brasil não tínhamos acesso a peças para preparação, o Opala era equipado com um simples carburador DFV já pensou se naquela época não existisse a restrição de importação teríamos acesso a carburadores como Holley, Webber, não foi apenas o Opala com seu 6 cilindros os V8 tiveram o mesmo problema. O Opala de certa forma salvou os carros com motores grandes, hoje carros equipados com motores 6 cilindros e V8 são bem caros.
Você tá falando de aftermarket, né? Pois acho que fazer carburador nacionalmente nunca foi problema para as montadoras. Eu acho que elas não queriam mesmo soltar esses motores com mais potência, pois todas as marcas visavam passar imagem de durabilidade. Outra limitação do Opala 6 cilindros é o intake. Coletor de admissão excessivamente simples. Podiam ter feito um treco maior, com dutos do mesmo tamanho. Acho que não fizeram pois com comando e carburador fraco o motor já era suficientemente durável.
@@AfonsoBucco Para os motores 6 cilindros e V8 os carburadores eram horríveis estrangulavam a potência, nenhuma empresa nacional fazia carburador que prestavam para motores grandes. Por ter problema de importação não tinhamos nada nacional para melhorar o desempenho dos carros e os importados custavam uma fortuna.
A questão é exatamente essa... se colocarmos 2 carros originais em uma reta: um 4100 a álcool... e o outro um 250/S a gasolina (os originais só a gasolina), quem ganharia?
Comprei 1 desses 250S zero km nos anos 80, chapa era RZ-1771, estourei o câmbio e tb o diferencial. GM trocou ambos na garantia. Em um final de ano, indo de SP para Florianópolis, capotei o carro na BR-116 perto de Registro. O motor era muito forte, mas a estabilidade do carro não era compatível com a potência do motor. Perdi o controle do carro na pista molhada, com grande chance de tb ter óleo na pista, pois naquela época a máfia dos guinchos atuava, para que tivessem mais serviço !
kkkkkkkk q lorota,tu capotou pq corria,se viesse respeitando a veloc da estrada nao faria asneira. se tinha oleo outros carros bateriam, considerando varios dias
Vamos a lista, cabeçote com fluxo diferente mais a GM não assume,comando de válvulas melhor (250) molas duplas, tuchos mecânicos,taxa de compressão mais Alta, carburador tldz escapamento dimensionado esportivo, volante do motor com peso aliviado, diferencial Dana 30, câmbio com relação diferenciada com barulho clássico entre outras modificações...
Só sei que o 4100 250 normal era a gasolina e o 4100 250/S era a álcool e tinha comando bravo e outros aperfeiçoamentos para ter mais potência/torque para uma pegada mais esportiva e agressiva.
Estou começando a garimpar um Opala ou Caravan... Tai uma diferença para começar a "filtrar". Pelo visto vou ralar muito 😂😂😂😂 a direçao indica para o 250-S. Lembranças especutalares da minha adolescencia! TMJ!
Os 2 estão em excelência na questão originalidade. O 88 Lanterna normal e tampa vermelha, o 89 Lanterna Fumê e tampa vermelha. No 90 continua fumê e tampa vermelha mas sem o friso de alumínio em volta do conjunto, no 91 contínua igual, mas a tampa do tanque fica preto no Diplomata e vermelho no Comodoro, não sei até hoje o motivo da inversão.
A diferença entre um e o outro, são apensas esses componentes mecânicos no motor 6cc, como já citados, os deslocamentos cúbicos são os mesmo, pois o 4100 está em cm³ enquanto que o 250 esta em pol³ e a letra "S" quer dizer "Super" devido justamente as alterações mecânicas aplicadas no referido motor e por fim o 4.1/S em Litro ou Litragem. A confusão toda quem fez foi a própria fábrica Chevrolet GM, até 79 tinta o emblema 4100 na pontinha dos paralamas dianteiros, até 86 era fixado no lado esquerdo do porta malas, 250S e de 87 até 92 (fim da linha opala) era 4.1/S, muito embora que neste período tinha essas encomendas com as já citados alterações mecânicas na motorização 6cc, na minha modesta opinião deveria ser 4.1 configuração normal e 4.1/S a mais forte.
Tenho um Diplomata 88 a álcool, gostaria de andar em um Diplomata 250-S pra poder comparar o desempenho. Por ficha técnica o 4100 a álcool tem melhores números, mas acho que o 250-S deve andar mais, por ser um motor realmente mais esportivo. Na internet não encontrei nenhum comparativo, nem material de época e nem material de entusiastas, original x original nunca vi.
No início dos anos 80 o 250/S não estava em acordo com o que a GMB estava direcionando o Opala... extremo conforto! Apesar de andar mais, o 250/S produzia o ruido característico por conta dos tuchos mecânicos, o que para alguns era incômodo! Por tanto no início da década de 80 era possível fazer a encomenda do 250/S... com tuchos hidraulicos!
Ouvia alguns mais velhos de que o 4.100 a álcool original dava pau no 250/S a gasolina. Inclusive muitos convertia o 250/S com taxa no cabeçote para álcool para ganhar potência. 🤷🏻♂️
e quanto aos opalas com o emblema 4.1/S? não tem mais relação com o comando? O "S" perdeu o significado? vieram todos os "4.1/S" com comando fraco, ou varia?
Na verdade o "S" virou apenas algo comercial! O 4100 normal era denominado 4.1/S. Já o motor 250/S (já o cinza de 1988) só durou um ano apenas e também era denominado 4.1/S. Por isso essa nova nomeclatura era apenas um marketing!
A numeração *250* diz da graduação de balanço do comando sobre as válvulas. Ou seja, nesse comando as válvulas ficam fechadas para a explosâo apenas 110° . Isso proporcioba maior tempo de abertura das válvulas para aspiração e espiração. Proporcionando maior preenchimento da câmara de combustão, e óbvio maior velocidade de saída do gás queimado. Por isso o melhor desempenho..
O 250s de verdade só saiu em 76, era tuchos mecânico, comando mais graduado, volante 4CC, pistões planos, válvulas maiores e nenhum opala saiu de fábrica com molas duplas. Aquela mola chata é somente pra evitar excesso de óleo na haste da válvula e não ajuda em nada no retorno da mola. A partir de 76 todos saíram com tuchos hidráulicos e válvulas originais mantendo um comando mais graduado, pistões retos e volante do 4cc que dava menos torque e maior giro.
Uma vez um tio meu deixou o 250-S dele na minha mão, eu tinha 23 anos, eu gastei todo o tanque e os pneus traseiros dele em seis horas que eu fiquei com ele.
Os Opalas seis cilindros originais iam na casa dos 170 a quase 180 Km/h. A variação fica por conta dos comandos diferentes, carburadores diferentes, pesos diferentes. etc. Mudou muito com o passar dos anos. O grande forte desses carros era o torque! Para se ter uma idéia, alguns seis cilindros chegaram a sair com 118 cv apenas, porém com quase 30 kgmf de torque! Carro de arrancada mesmo!
Acho interessante os top speed que as revistas informavam na época. Tenho um Diplomata 88 4100 a álcool, tem apenas um 6x2. Uma vez fazendo um tira teima com um Omega 4.1, pelo painel digital do Omega deu 205km, no Opala passou dos 210, mas real devia ser uns 190 e alguns quebrados, motor tava no limite de giro. Tenho também um Golf 95 2.0 que segundo revistas tinha 0-100 tem 11s e vel máxima de 185km. Aceleraçao no GPS foi de 9,8s e top speed de 195km/h reais. Pode ter certeza que é sempre mais do que eles informam.@@apertacinto
Isso mesmo! O 4100 quase não exige regulagem de válvulas! Aliás essa é a maior qualidade do tuchos hidráulicos desse motor! Já o 250/S a regulagem de válvulas é periódica! Ganha por um lado... perde por outro!
Na verdade bem da verdade, o 250/s é BEM melhor, e mesmo 4100 a álcool não pega não pq na alta estrangula mesmo, era até frustrante quando um carro teoricamente mais fraco abria uma légua na frente da minha Caravan Comodoro SL/E 88 4.100, mas claro que Opala é Opala um carro de rodar macio e confortável que poucos proporcionam isso ao motorista.
Dívida aí: 4098/16,4…..? O 4.100 (4098, mais exatamente!) são cilindradas e o outro, em polegadas cúbicas😉. Ah, claro, carburadores DFV X Weber, tuchos, volante do motor, comando, aquele barulho do sincronizador do câmbio….ohh, saudades… etc, etc…. E tome gelada com torresmos “pra discutir”! Abrss a todos! Moacyr/CWB. Opaleiro de coração (pois de bolso, nunca pude ter um😢). Aliás, continuo sem poder ter - viraram relíquias e preço…😱
Fala Moacyr! A vida é muito imprevisível... e vai que em algum momento apareça algum em uma condição bacana pra você peitar! Enquanto você não consegue o seu, cole com a galera dos clubes, seus amigos que possuem Opala e vai se acostumando com essa atmosfera!! Torço por você amigo! Boa sorte!! - Eládio Jr.
250/S ou 250-S... representam o 4100 apimentado de fábrica! Se mostrado 250-S ou 250/S vai de cada um! Já o 4.1/S é apenas o marketing, ou seja, o nome comercial do 4100 normal! A prova que a própria GMB fazia confusão com a nomeclatura é que os últimos 250/S também eram denominados 4.1/S! Normalmente o motor 250/S só era encomendado por quem já sabia do que se tratava! Esse motor era pouco divulgado, até porquê 1988 foi o último ano em que ele foi oferecido! Imaginem a logiística para a fábrica! A demanda era baixa!
Se inscreva no canal, dê o seu like e interaja conosco. Só assim saberemos direcionar nosso conteúdo ao gosto de todos! 😃
Todo mundo lembra de falar que o 250-S tinha comando mecânico, mola dupla, volante do 4cil(para subir de giro bem mais rápido), weber 446, mas dificilmente que o pistão era o P1015 cabeça plana original do a gasolina, para 6cil, o que dava mais taxa de compressão. Só pesquisar um pouco nas tabelas de pistão da MAHLE que lá tem esses dados. Com o P1015 (cabeça plana para biela curta) conseguia 9,0:1 de taxa, com P1094 (cavidade mais rasa para biela curta) conseguia 8,0:1 de taxa, com o P1107 (cavidade mais profunda para biela curta) conseguia 7,5:1 de taxa, o P1768 (do 89 em diante de biela longa) conseguia 7,9:1 de taxa. Naquele tempo que a gasolina era sem alcool ou com muito pouco, o 250-S verdadeiro era bem melhor que o 4.100 normal que usava tucho hidráulico e que os "250-S" pós 89 que tinha biela longa, pistão P1768 e só 7,9:1. Com a adição de alcool na gasolina este cálculo estequiométrico de taxa muda completamente ...
Uma pena saber que por vias normais não veremos mais esses motores com o funcionamento que tinham quando a gasolinha não sofria adição de álcool!
Eu já acho totalmente o contrário por conta dos compressores valvulados serem simultaneamente superaquecidos é isso faz com que o 250s acima dos 3000 giros, ser diferente do 4100.
@@apertacintoa octanagem da gasolina dos anos 70 era menor que da atual, e possuía de 10 a 15% de álcool.
Única gasolina minimamente parecida com a de hoje é a famosa AZUL.
@@pablon4431enfim um comentário com conhecimento👏🏽👏🏽👏🏽
250S saíram apenas até 1988, não?
Tivemos uma Chevy com motor 250S. Voava...
🔥🔥🔥
Excelente vídeo, pessoas como vocês e o AGBadolato são os guardiães da história automotiva nacional, top demais ambos modelos!
Valeu meu amigo! Sempre correndo atrás das novidades (antigas)! 🙂
Show de bola! Queremos ver esses dois num tira teima nas pistas agora hahaha! Parabéns!
Quem sabe!! 😀
Bacana demais os 250S. Tenho um coupe diplomata 88 250S , fantástico de andar.
Somos suspeitos pra falar!! Carro fantástico!
Ambos são tops! Se por válvula de blazer e comando , 268 do omega com weber 40 e escape 6x2 fica um avião 😎👌
🤘
Excelente vídeo!
Conheço bem os motores utilizados em toda a linha opala (tanto 4cil quanto 6cil), e todas as informações passadas no video estão impecavelmente corretas! Conteúdo pratico e de fácil compreensão, ideal para iniciantes e leigos no assunto!
Parabens pelo conteúdo meus amigos!!
Obrigado Pedro! Em breve teremos mais!
Vivo na Europa e tenho um bisneto do nosso Opala, um Opel Insignia Sports Tourer, a versão SW do Insignia.
Meu pai teve 3 Opalas, sendo o último um Diplomata coupe no longínquo ano de 1982.
Legal sobre o seu Opel Insignia! 👍
Eu tive um 4.100. O 250-s andava mais. O motor atingia mais giros e era um pouco mais esperto mesmo.
Ó o Dojão passando ao fundo. Bela máquina.
🔥🔥🔥
Era um Buick Wildcat. Não estou certo sobre o ano! Acho que 1965.
Nem tenho outro carro , meu 6 cilindros diplomata me leva pra todo lugar , uso sem pena de gastar , a vida é curta 😂😂😂😂. Boa materia , mais um inscrito
Seja bem vindo!!
Tive um Opala Special, motor 4.100, troquei o motor por um 250 S, melhorou tudo, inclusive o consumo de combustível.
Parabéns pela postagem !!
Na verdade duas lendas..
Forte abraço e paz.
Rj
Valeu Jorge!! 🙂
Meu sonho de consumo atual 😍 opala 1975 6Cc
Me emocionei! Meu pai teve alguns opalas! Saber que estão raros me entristece!
É um fato!
Espetacular!
Valeu Márcio!
Que dois Opalas lindos eu tenho um ÔMEGA 2004 prata
Opala e Ômega tem lugar de destaque entre os nacionais!
Muito bom o vídeo! Eu não sabia que existia essa diferença em motores 6 cilindros!
Tente andar em um 4100 original e depois em um 250/S também original! É notória a diferença!
Vídeo bem educativo, apesar de eu pensar que em algum momento haveria um pega lado a lado para ver a diferença kkkkkk mas não deixou de receber meu like. 👍🏻
Quem sabe um dia role um tira teima!! KKKKKK
Parabens aos donos dessas duas joias!
Elogios repassados aos donos!! 👍
Bom dia eu tive um Comodoro 250s na cor bege com teto de vinil perto 1978 que deixou muita saúde e também tive uma Caravan Comodoro 250s automática na linda cor verde Amazonas são carros que tenho orgulho de dizer que era uns verdadeiro furacões para andar na que época que foi no final dos anos 80 para 90 hoje tenho um Comodoro 1990 4cc pois as coisas mudaram nas mesno assim quando saio com ele ne da muito prazer.
Como já foi dito aqui, o Opala é um carros com a capacidade de criar histórias! Muito bacana os carros que citou acima! 🙂
Máquina demais caravan comodoro 250-S automática que luxo ❤
Show demais hem!!!! Gosto muito dessas máquinas aí!!!!!!
Meu pai teve uma Caravan Comodoro 250S 1985. O motor era vermelho, carburador Webber corpo duplo, ventoinha elétrica, diferencial 3,08:1. Esta Caravan foi trocada por uma 1989 4.1/S. O motor era o 6cc normal (tucho hidráulico) cinza, carburador Webber corpo duplo, ventoinha elétrica. Mas o diferencial era o 2,72:1. A Caravan 85 250S tinha desempenho bem melhor que a 89 4.1/S. Mas a 89 4.1/S era mais silenciosa e econômica.
Ótimo vídeo! Obrigado!
Valeu! Preparando os próximos!
Vídeo sensacional! Parabéns aos envolvidos!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns, muito boa a matéria explicando as diferenças, ainda faltou falar das diferenças de conta giros e velocímetro (quando o carro é equipado com isso). Temos aqui uma Caravan 1975 250 automática, uma Caravan 1976 250 e uma Caravan 1980 250-S, as três com motor “vermelho”, assim essa cor no motor 6 cilindros não necessariamente determina ser um 250-S.
Que show , tenho uma 1978 automática coupé motor verde 4300 ! Eu conheci várias opalas que eram automática, 2 1987 automática, uma 1983 coupé , 1992 e um coroa com uma bem antiga automática na coluna imagino início dos anos 70’s isso tudo nos anos 90’s. Também um coroa com uma caravan também automática 1975 só que ele tirou o câmbio automático e guardou e usava um câmbio manual 4 marchas essa caravan era 75 comodoro também tinha marcas de sal de gado na traseira por carregar sal pros gados dele ! Abraços seus carros são maravilhosas e raras hoje parabéns mesmo por ter essas coisas raras e 1980 sao minha preferidas pelo o interior mais americano !
@@chocodiledundee1 Obrigado! A nossa 80 na verdade ė 79/80, foi fabricada em 79. Ainda temos uma 79 montando, e nos Automaticos, já tivemos um Comodoro 75 em 1981, um Diplomata 84 em 1987 e um Diplomata 86 de 2005 até 2012.
Queremos aprofundar nesse tema! Já estamos conversando sobre um possível conteúdo! 👍
Muito legal esse vídeo , alto giros traduzem maior HP ( Horse Power ) baixa rotação ou inglês “ low bottom end “ traduz Torque , entre HP e torque eu prefiro Torque porque é exatamente como você disse , se quiser subir num meio fio a 4100 não precisa de maior giro e mais suave ! Eu e meu primo temos uma comodoro coupé 4100/4300 1978 automática , o motor é verde carro inacreditável de dirigir , muito forte muito suave , a primeira vez que levei a 4100 no Vandelino da Auto Torque nos anos 90’s ( Vandelino campeão brasileiro várias vezes de força livre ) ele me disse que o motor era na verdade um 43OO idêntica com os da C-10 pré 1979 , que fez sentido meu carro era mais antigo que meus amigos 90 e 92 diplomata ambas automática e meu Opala era muito mais forte ! Mas a CHEVROLET do Brasil deixava muito a desejar sobre informação na plaqueta pois o veículo tem o motor de plaqueta mas consta no documento 4.1 litros quando na verdade o motor é 4.3 litros ! Abraços de American 🇺🇸 River , Kangaroo 🦘 Island 🏝️ 🇦🇺
O motor ver 4.3 tem um torque maravilhoso! Abraço também em American 🇺🇸 River , Kangaroo 🦘 Island 🏝 🇦🇺! Voltem sempre pra novidades! 🤘
Tive 2 , um 79 e outro 81. Creio que os 2 eram 250 S. Coloquei frente de 4 faróis nos e escapamentos dimensionados. Lindo som
Ns tampa da mala, do 250/S, está escrito 4100.
Muito bom o video e o estilo de edicao. Tanto o bate papo entre os amigos, ai entra a narração com informações importantes. Diferente dos canais automotivo que sao aempre um apresentador e as imagens. Parabéns pelo estilo e personalidade. E o 4.1 me encanta!!!
Valeu Felipe! Estamos mesmo querendo adotar esse estilo com bate papo focado!👍
Esse saia-e-blusa do vídeo é lindíssimo!
Incrível 😊😊😊
Excelente vídeo. Não conhecia esse detalhe.
Parabéns pelo vídeo. Felicidades.
A equipe agradece! Em breve teremos mais!🙂
Está grade é um show os caras pegam e põe as lisas na cor do carro bom gosto é gosto né pessoal colocam as rodas do 91 e por aí vai parabéns aos proprietários
Vídeo muito bom show
Eu tive anos um 250/S. 85/84 coupê automático . Carro espetacular. Todo original ! Sei cada detalhe do modelo . Em tempos onde meu pai teve um comodoro 91, 4.100 mecânico . Nossa o 250 automático era muito mais rápido em tudo . E mais depois meu pai comprou um omega 3.0 mecânico . Até os 120 kmh o 250/S. Deixava 2 opalas pra traz . Negocio era fora dos parâmetros para a época . Me arrependo muito de ter vendido.
Parabéns, bacana comparação entre estes saudosos motorzões.
Agradecemos!! 👍
Um amigo aqui de Brasília tem um 250s 81 4 portas, branco com teto de vinil preto, placa preta, carro pertenceu ao clube do opala de Pelotas RS e está vendendo ele por 60k
Diga pra ele cuidar bem!
O Opala SS 1976 vinha com o 250-S e tinha 153 cv de potência líquida DIN na medição SAE 171 cv era o motor mais potente dos Opalas depois foi caindo a potência e priorizando a economia.
Exatamente!
Tive uma Caravan 1986 dourada álcool 4 cil fantástica por 10 anos no uso, vendi para colecionador...carro igual em conforto não existe, rodei o Brasil com ela.
Pela restrição de importação no Brasil não tínhamos acesso a peças para preparação, o Opala era equipado com um simples carburador DFV já pensou se naquela época não existisse a restrição de importação teríamos acesso a carburadores como Holley, Webber, não foi apenas o Opala com seu 6 cilindros os V8 tiveram o mesmo problema. O Opala de certa forma salvou os carros com motores grandes, hoje carros equipados com motores 6 cilindros e V8 são bem caros.
Com certeza! O céu seria o limite! Anos 70 e 80 se "tirava leite de pedra" com o que havia disponível! A própria longevidade do Opala confirma isso! 👍
Você tá falando de aftermarket, né?
Pois acho que fazer carburador nacionalmente nunca foi problema para as montadoras. Eu acho que elas não queriam mesmo soltar esses motores com mais potência, pois todas as marcas visavam passar imagem de durabilidade.
Outra limitação do Opala 6 cilindros é o intake. Coletor de admissão excessivamente simples. Podiam ter feito um treco maior, com dutos do mesmo tamanho. Acho que não fizeram pois com comando e carburador fraco o motor já era suficientemente durável.
@@AfonsoBucco Para os motores 6 cilindros e V8 os carburadores eram horríveis estrangulavam a potência, nenhuma empresa nacional fazia carburador que prestavam para motores grandes. Por ter problema de importação não tinhamos nada nacional para melhorar o desempenho dos carros e os importados custavam uma fortuna.
Obrigado pelo vídeo.
Nós que agradecemos! 👍
É lindo a lenta do 250s, lembro quando criança a madrinha da minha irmã tinha uma Caravan automática 250s acho que 86/87.
Muitos apaixonados vieram dessa época!
tenho um comodoro 88 4cc quero colocar um 6cc qual vc me recomenda ?
4100 é a cilindrada? e 250 significa o que esse número? e o 3800?
4100 cm3 = 250 pol3 3800 cm3 = 230 pol 3 A cilindrada também pode ser expressa em "litros": 250 pol3 = 4100 cm3 = 4.1 L
Segundo revistas da época o Opala original mais potente que saiu foi o 4.1/S a álcool, pois se não me engano o 250/S só saiu a gasolina
A questão é exatamente essa... se colocarmos 2 carros originais em uma reta: um 4100 a álcool... e o outro um 250/S a gasolina (os originais só a gasolina), quem ganharia?
Obras de arte ! ❤
Também gostamos!!
Tive um 4.100 excelente para a época
Tenho um amigo que tem um 250/S ano 88 com APENAS 36 MIL KM RODADOS. Eu era criança quando ele comprou e lembro do dia.
Fantástico!
Comprei 1 desses 250S zero km nos anos 80, chapa era RZ-1771, estourei o câmbio e tb o diferencial. GM trocou ambos na garantia.
Em um final de ano, indo de SP para Florianópolis, capotei o carro na BR-116 perto de Registro.
O motor era muito forte, mas a estabilidade do carro não era compatível com a potência do motor.
Perdi o controle do carro na pista molhada, com grande chance de tb ter óleo na pista, pois naquela época a máfia dos guinchos atuava, para que tivessem mais serviço !
kkkkkkkk q lorota,tu capotou pq corria,se viesse respeitando a veloc da estrada nao faria asneira. se tinha oleo outros carros bateriam, considerando varios dias
Tive um Diplomata 88 4.1 a etanol o carro tinha 135 cvs e pelo que sei eram tuchos hidráulicos.
Este motor 250/S foi encomendado, até 88 podia comprar com este motor.
Vamos a lista, cabeçote com fluxo diferente mais a GM não assume,comando de válvulas melhor (250) molas duplas, tuchos mecânicos,taxa de compressão mais Alta, carburador tldz escapamento dimensionado esportivo, volante do motor com peso aliviado, diferencial Dana 30, câmbio com relação diferenciada com barulho clássico entre outras modificações...
Muito bom seu vídeo, bem esclarecedor.
Valeu!
Muito legal o vídeo, lindos opalas 👏👏👍👍🚙🚙
Belo vídeo parabéns, me tire uma dúvida. O sufixo do número do motor do 250s e do 4100 em 1988 tinha diferença? Obrigado
E aquele Buick Wildcat que apareceu no vídeo? Sonho!
Em breve teremos matéria com ele!! 🤘
@@apertacinto Show! Ia comentar isso, para gravar um vídeo dele. Aguardando ansiosamente!
Os carros impecáveis e os donos gordos e sedentários. Vamos cuidar um pouco de nós tbm, galera. Abs
Mas cuidamos de nós sim! Barriga é sinal de investimento!! KKKKKK Valeu Henrique!
250s ,comando de válvulas, coletor de admissão,tuchos mecânicos, carburação todas essas diferenças
Tive 3 opalao , carro maravilhoso .
o 250S parece mais "acelerado" e eu percebi o barulho do tucho (maquina de costura).
O ponto de ignição do 250 S é um pouco mais avançado.
Só sei que o 4100 250 normal era a gasolina e o 4100 250/S era a álcool e tinha comando bravo e outros aperfeiçoamentos para ter mais potência/torque para uma pegada mais esportiva e agressiva.
Seria legal ver a diferença de curva de torqu dos 2 no dinamômetro
Pode ser algo a ser feito! Depende o interesse da galera!
@@apertacinto eu tenho interesse
Estou começando a garimpar um Opala ou Caravan... Tai uma diferença para começar a "filtrar". Pelo visto vou ralar muito 😂😂😂😂 a direçao indica para o 250-S. Lembranças especutalares da minha adolescencia! TMJ!
TMJ Alexandre! Boa sorte na procura!!
Tive um Diplomata 85 250/S, saudades
Olá! Como faço para conversar sobre parcerias?
Tudo bem Paulo? Mande um e-mail para eladiovcj@gmail.com.
Eu tenho um na garagem totalmente original de fábrica até o estepe e de fábrica.
Cada dia mais difícil encontrá-los assim!
Os 2 estão em excelência na questão originalidade. O 88 Lanterna normal e tampa vermelha, o 89 Lanterna Fumê e tampa vermelha. No 90 continua fumê e tampa vermelha mas sem o friso de alumínio em volta do conjunto, no 91 contínua igual, mas a tampa do tanque fica preto no Diplomata e vermelho no Comodoro, não sei até hoje o motivo da inversão.
Você entende! Valeu!
Tivemos um Dodge Charger R/T. Pregava o corpo no banco, nas arrancadas.
🔥🔥🔥
A diferença entre um e o outro, são apensas esses componentes mecânicos no motor 6cc, como já citados, os deslocamentos cúbicos são os mesmo, pois o 4100 está em cm³ enquanto que o 250 esta em pol³ e a letra "S" quer dizer "Super" devido justamente as alterações mecânicas aplicadas no referido motor e por fim o 4.1/S em Litro ou Litragem. A confusão toda quem fez foi a própria fábrica Chevrolet GM, até 79 tinta o emblema 4100 na pontinha dos paralamas dianteiros, até 86 era fixado no lado esquerdo do porta malas, 250S e de 87 até 92 (fim da linha opala) era 4.1/S, muito embora que neste período tinha essas encomendas com as já citados alterações mecânicas na motorização 6cc, na minha modesta opinião deveria ser 4.1 configuração normal e 4.1/S a mais forte.
👍
amigo meu tinha uma 250s sempre quis saber a diferença
Comparado ao 4100 normal o 250/S é mais arisco no pedal quando já está em velocidade! Pra correr mesmo!
Tenho um Diplomata 88 a álcool, gostaria de andar em um Diplomata 250-S pra poder comparar o desempenho. Por ficha técnica o 4100 a álcool tem melhores números, mas acho que o 250-S deve andar mais, por ser um motor realmente mais esportivo. Na internet não encontrei nenhum comparativo, nem material de época e nem material de entusiastas, original x original nunca vi.
Quem sabe a gente consiga fazer um pequeno comparativo entre dois Opalas originais! Vamos tentar!
Achei uma Caravan 88 250s com um preço até bom, porém não faz transferência 😢
O amigo falou tudo no final, tá bem raro de se ver. Tenho um coupé 4.1L 1985. Tudo original. Sou 2o dono, está a 23 anos comigo.
Conserva Juliano! Cada vez mais raro!!
A final quantos cv o 250s vinha nos documentos esses últimos modelos ?
Em 1988 um opala custava 35 mil dólares o mesmo preço de um Chevrolet Corvette. (Eu creio que era matéria da quatro rodas).
Exato! Era 35k ou 33k,,, algo assim!
Tem um vídeo do Ag Badolato que diz que saíram alguns 250-S com tucho hidráulico.. procede?
No início dos anos 80 o 250/S não estava em acordo com o que a GMB estava direcionando o Opala... extremo conforto! Apesar de andar mais, o 250/S produzia o ruido característico por conta dos tuchos mecânicos, o que para alguns era incômodo! Por tanto no início da década de 80 era possível fazer a encomenda do 250/S... com tuchos hidraulicos!
Os dois estão com bateria direita, a original e com positivo na esquerda
Olhos de água!! KKKKK
Ouvia alguns mais velhos de que o 4.100 a álcool original dava pau no 250/S a gasolina. Inclusive muitos convertia o 250/S com taxa no cabeçote para álcool para ganhar potência. 🤷🏻♂️
Isso é um fato!
Andei em um gtb 78, cujo 250s é de 178cv e andava bem menos que minha Caravan 88 4.1/s álcool.
e quanto aos opalas com o emblema 4.1/S? não tem mais relação com o comando?
O "S" perdeu o significado?
vieram todos os "4.1/S" com comando fraco, ou varia?
Na verdade o "S" virou apenas algo comercial! O 4100 normal era denominado 4.1/S. Já o motor 250/S (já o cinza de 1988) só durou um ano apenas e também era denominado 4.1/S. Por isso essa nova nomeclatura era apenas um marketing!
A numeração *250* diz da graduação de balanço do comando sobre as válvulas. Ou seja, nesse comando as válvulas ficam fechadas para a explosâo apenas 110° . Isso proporcioba maior tempo de abertura das válvulas para aspiração e espiração. Proporcionando maior preenchimento da câmara de combustão, e óbvio maior velocidade de saída do gás queimado. Por isso o melhor desempenho..
Boa noite. É a capacidade volumétrica do motor em polegadas. 250 polegadas cúbicas.
O 250s de verdade só saiu em 76, era tuchos mecânico, comando mais graduado, volante 4CC, pistões planos, válvulas maiores e nenhum opala saiu de fábrica com molas duplas.
Aquela mola chata é somente pra evitar excesso de óleo na haste da válvula e não ajuda em nada no retorno da mola.
A partir de 76 todos saíram com tuchos hidráulicos e válvulas originais mantendo um comando mais graduado, pistões retos e volante do 4cc que dava menos torque e maior giro.
O Diplomata de 2 cores era lindo, tanto o prata/cinza quanto o dourado/marrom...
Esses dias assisti no canal do Badolato um Diplomata 2 cores verde! Mais uma opção pra deixar a gente em dúvida!
Uma vez um tio meu deixou o 250-S dele na minha mão, eu tinha 23 anos, eu gastei todo o tanque e os pneus traseiros dele em seis horas que eu fiquei com ele.
Qual era o Top speed deles?
Os Opalas seis cilindros originais iam na casa dos 170 a quase 180 Km/h. A variação fica por conta dos comandos diferentes, carburadores diferentes, pesos diferentes. etc. Mudou muito com o passar dos anos. O grande forte desses carros era o torque! Para se ter uma idéia, alguns seis cilindros chegaram a sair com 118 cv apenas, porém com quase 30 kgmf de torque! Carro de arrancada mesmo!
@@apertacintomas os burros insistem em comparar com os atuais.
30 Kgmf um monstro de força!!!! Muito bacana, a suspensão parecia até ser a ar, conforto sobrava.
Acho interessante os top speed que as revistas informavam na época. Tenho um Diplomata 88 4100 a álcool, tem apenas um 6x2. Uma vez fazendo um tira teima com um Omega 4.1, pelo painel digital do Omega deu 205km, no Opala passou dos 210, mas real devia ser uns 190 e alguns quebrados, motor tava no limite de giro.
Tenho também um Golf 95 2.0 que segundo revistas tinha 0-100 tem 11s e vel máxima de 185km. Aceleraçao no GPS foi de 9,8s e top speed de 195km/h reais. Pode ter certeza que é sempre mais do que eles informam.@@apertacinto
O meu original passava um pouco dos 200. Cálculo uns 210
*E por falar em motor, penso que faltou ousadia à GM, por não ter trazido o small block 350 V8 pra colocar no Opala. Aí sim o baguio ia ficar doido!*
Pensa isso!!
O Opala Austráliano o GM-Holden Monaro teve esse motor 350 V8 na versão GTS , era um carro de corrida Homologação
@@chocodiledundee1 verdade. E depois ele foi relançado na década de 2000, com um design muito bonito e muita potência
É verdade que o 4100 tem ronco mais de caminhão em relação ao 250s?
Duas belas relíquias
Só muda a unidade de medida.
Sim... Todo 4100 é um 250. 4100 cm3 = 250 pol3. O lance aqui é o 250/S... que foi uma designação comercial para os seis cilindros um pouco potente! 👍
@@apertacinto , mas o volume dos cilindros não mudou.
@@RBMK_1000 volume dos cilindros não, ajustes de tuchos e comando sim.
O carrão branco que passou roubou a cena.
fera
4100 eu acho que a manutenção era um pouco menos. Pra mim, serve qualquer um dis 2. Um ou outro. Bacanas estes motores 250 polegadas.
Isso mesmo! O 4100 quase não exige regulagem de válvulas! Aliás essa é a maior qualidade do tuchos hidráulicos desse motor! Já o 250/S a regulagem de válvulas é periódica! Ganha por um lado... perde por outro!
existe motor 250s com tucho hidráulico
E 4.1 a alcool? Reguladinho da uma boa puxada. Nunca andei de 250S pra saber. Mas no alcool acho mas canhão que na gasosa
Taí uma dúvida que só dois carros originais e em uma pista (também dinamômetro) podemos ter a resposta!
Esqueceram de falar do câmbio!! Acho que tem uma mudança no câmbio!!
Na verdade bem da verdade, o 250/s é BEM melhor, e mesmo 4100 a álcool não pega não pq na alta estrangula mesmo, era até frustrante quando um carro teoricamente mais fraco abria uma légua na frente da minha Caravan Comodoro SL/E 88 4.100, mas claro que Opala é Opala um carro de rodar macio e confortável que poucos proporcionam isso ao motorista.
Dívida aí: 4098/16,4…..? O 4.100 (4098, mais exatamente!) são cilindradas e o outro, em polegadas cúbicas😉. Ah, claro, carburadores DFV X Weber, tuchos, volante do motor, comando, aquele barulho do sincronizador do câmbio….ohh, saudades… etc, etc…. E tome gelada com torresmos “pra discutir”! Abrss a todos! Moacyr/CWB. Opaleiro de coração (pois de bolso, nunca pude ter um😢). Aliás, continuo sem poder ter - viraram relíquias e preço…😱
Fala Moacyr! A vida é muito imprevisível... e vai que em algum momento apareça algum em uma condição bacana pra você peitar! Enquanto você não consegue o seu, cole com a galera dos clubes, seus amigos que possuem Opala e vai se acostumando com essa atmosfera!! Torço por você amigo! Boa sorte!! - Eládio Jr.
Vocês confundiram 250-S com 250/S...
250-S é o esportivo, 250/S é o nome antigo do 4.1/S ou 4100. 😅
250/S ou 250-S... representam o 4100 apimentado de fábrica! Se mostrado 250-S ou 250/S vai de cada um! Já o 4.1/S é apenas o marketing, ou seja, o nome comercial do 4100 normal! A prova que a própria GMB fazia confusão com a nomeclatura é que os últimos 250/S também eram denominados 4.1/S! Normalmente o motor 250/S só era encomendado por quem já sabia do que se tratava! Esse motor era pouco divulgado, até porquê 1988 foi o último ano em que ele foi oferecido! Imaginem a logiística para a fábrica! A demanda era baixa!
@@apertacinto 250/S tem tucho hidráulico, abre o motor pra ver...
Por causa disso vou ter que arrumar um 250-S para fazer par ao meu 4100 kkkk
3:05 é nois
tive 3 4100 todos álcool 1 87 e 2 88, 6x2, matava a pau.