Já pesquisei muito sobre esse motor e estou tentando replicar algo parecido, estou usando um motor diesel estacionário, e reduzi o volume da câmara de combustão como no motor Elko que era de 33:1 , no meu motor aqui fiz a medição e ficou com 27:1 quase lá ( rsrs ) o motor está funcionando com óleo de cozinha usado, pega normal em dias quentes, porém em dias frios dá trabalho a primeira partida, porém já estou desenvolvendo uma solução para o problema…. Parabéns por resgatar a memória desse fantástico motor
Год назад+144
Muito obrigado amigo 🤠🤠 nas minhas pesquisas sobre o motor caí no seu canal e adorei suas invenções! Parabéns mesmo 👏👏👏
@ Obrigado! Sempre quis procurar alternativas para substituir o diesel, assim que eu resolver o problema de partida a frio com óleo de cozinha usado lhe comunico, mas lhe adianto que elevar a taxa de compressão já ajudou bastante
Insista no caminho. Muito bom!!!! Imagino esse motor num conjunto híbrido em máquinas agrícolas … economia gigantesca e partida mais eficiente, pois pode começar elétrico até atingir temperatura operacional no frio. E numa operação agrícola pode revolucionar o agro com abastecimento “caseiro”.
@@precisionpulverizacoes7368já tentou instalar uma vela aquecedora para aquecer o óleo um pouco antes de ligar? Pode até colocar um esquema de termostato para desligar após atingir uma certa temperatura!
@@AndersonSharles Isso mesmo que estou fazendo, colocando uma vela aquecedora dentro da câmara de combustão, semana que vem o torneiro já me entrega para poder montar
1.5 de 90 cv com 65% de eficiência? Isso é muito mais evoluído que qualquer motor dos dias de hj! Se os dados estiverem certo, é uma solução bastante moderna ainda!
Год назад+51
Pois é. Fico imaginando se tivessem modernizado com common rail, sistema biturbo e EGR. Com certeza atenderia qualquer Euro com um pistão nas costas 🤠🤠
Cara imagina quanta pesquisa foi feita para sair esse video com essa qualidade de informações. Por favor nunca pare de trazer esse tipo de conteúdo, você é fera.
Год назад+10
Muito obrigado amigo 🤠🤠 pode deixar 😃👍 eu amo fazer essas pesquisas 😃
Existem aos montes youtubers de países ricos que fazem conteúdo dessa qualidade. Mas, aqui no Brasil, isso é raridade. Tomara que o reconhecimento desse canal se torne cada vez maior
Год назад+7
Muito obrigado amigo 🤠🤠 estou lisonjeado 😊🙏 se Deus quiser vamos continuar crescendo 😃😃
O cara foi um gênio do bem, deveria ter ficado muito rico mas teve que enfrentar também a falta de investimentos na sua ideia incrível. É de cortar o coração como esse mundo é injusto.
Eu também sou mei leigo no assunto mais acho que aqui no Brasil por questões política e essas coisas que sempre tem no Brasil não quiseram aceitar. É o mundo é injusto mesmo o cara era um gênio
Se não usa derivado de petróleo não interessa aos dominadores globais. O etanol só é permitido no Brasil se produzido e distribuído por grandes usineiros, produção independente é proibida no Brasil.
A um ano atrás fiz meu próprio carro elétrico foi um Celta 2002 comprei 2 motores de roda aro 13 na internet por 7mil tudo veio completinho cada um tinha 6000w de potência. Instalei a central de comando e 5 baterias de lítio 200a cada 12v fiz a ligação em paralelo pra deixar a voltagem em 60v pra não precisar de conversor já que o motor era 60v visando uma autonomia de uma hora a potência foi muito maior que um carro 1.0 liguei um interruptor no volante pra liga e desliga até 60kmh usava elétrico e acima usava o motor do carro normal só bater chave e continuar enquanto andava com gasolina o banco de bateria recarregava através de cabos que iam até o porta mata e 2 conversores de 10mil watts um eu usei pra transformar de 12v para 127v e outro de 127v para 60v tudo monitorado pelo painéis que instalei ao lado do volante como nível de bateria e temperatura. Tempo de recarga era de 2 horas achei muito tempo e o carro ficava bem fraco então tive a ideia de acrescentar 4 placas solares de 250w no teto e um de energia eólica na frente do radiador deu muito trabalho pra adaptar foi preciso tirar o para-choque alongar 20cm a frente e adaptar um capô de uma BMW antiga que consegui no ferro velho. O gerador eólico funcionou muito bem 5000kwh mas acima dos 60kmh ele desligava a velocidade do vento superava o limite e por segurança ele desligava então fiz uma espécie de freio e tbm um sensor de rpm pra que não ultrapassasse seu limite. Deu muito certo porém passei por uma situação muito difícil tive meus cartões de crédito clonado e perdi todas minhas economias voltei a trabalhar sou eletricista industrial tô trabalhando numa empresa meia boca aqui no mato grosso Ribas do rio pardo daqui um ano mais ou menos vou conseguir quitar as dividas e então voltarei com esse projeto que sirva de inspiração pra quem quiser fazer
Год назад+9
Fantástico amigo 👏👏👏👏 espero que consiga retomar o projeto o mais rápido possível 🤠🤠🙏🙏 poderia fazer vídeos do seu carro! Com certeza muita gente ia querer assistir 👏👏👏
Eu tive a felicidade de andar em um Audi com esse motor em 1986, trazido ao Brasil pelo Sr. João Saad , pois queria desenvolver o motor para fins agrícolas.
Eu tinha a revista 4 rodas que saiu a reportagem daquele incrivel motor e numa reforma a revista se perdeu. Desde 15 anos atrás que sempre busco alguma informação sobre aquele motor ELKO e só hoje consegui este belo vídeo. Muito obrigado amigo por organizar e compartilhar estes conhecimentos com todos nós. 17.06.2023 21:35H
Год назад+3
Eu é quem agradeço amigo 🙏🙏 fico feliz de ter te informado com o vídeo! Muito obrigado 🤠🤠
Uma reportagem sobre esse motor ocorreu na rede esgoto. Se não me engano foi em 1982 no fantástico. O sujeito que mostrou a operação jogou até banha dentro do tanque. Ainda bem que trouxe imagens aqui, porque depois da matéria, o homem que o apresentava sumiu!
Quem faça algo mto foda que poderia desbancar essa industria do petróleo ou tem sua ideia comprada por milhões (apenas para nao ser usada) ou desaparece misteriosamente
@@ElementariusIUB motor a diesel em sí funciona com qualquer Óleo o problema é a bomba de combustível que só funciona com Diesel, já vi um caso de um Brasileiro que modificou o carro e funcionava com oléo vegetal usado.
Agosto de 1987 a 4 Rodas anunciava na capa "Revolução" motor Elko. O que seria a revolução: Você planta mamona, milho, soja, amendoim, palma na sua chácara, um motor Elko extrai o óleo, e usa esse óleo nos motores Elko das máquians agricolas, no motor Elko do gerador de eletricidade, e para passear no motor Elko dos carros. Revolução em países agricolas (colônias) não é permitido. E tinha dois malucos querendo produzir hidrogênio verde, outra revolução. Na Europa o Agro já produz no limite máximo a décadas, teriam que importar o óleo. Lembrando outro assunto, se ligar um carro elétrico na tomada imediatamente aumenta o consumo de carvão e óleo diesel na termoelétricas que complementam o sistema elétrico. A Energia solar também é limitada pelo valor dos equipamentos. O Sistema tem suas prioridades, não nos cabe querer entender.
Tudo que é simplificado, duradouro e econômico fica pra trás e é esquecido na história... As indústrias querem muito mais peças e pouca durabilidade assim o bolso deles estarão sempre cheios... Pensem, um motor desse atualizado fazendo até 42 km/l nos dias atuais, seria um sonho... (Atualmente motores diesel de caminhões e ônibus não chegam a 3 km/l)
Tem muita gente ai falando que o motor do Fusca não tem refrigeração, mas na realidade tem ventilação forçada nas aletas dos cilindros e cabeçote + radiador de óleo, agora esse motor elko é interessante ao extremo!!!
Isso não faz muito sentido, o petróleo e considerado algo estratégico, ainda mais naquela época o petróleo era explorado pela Petrobras, ou seja a culpa é do estado?
Prezado editor parabéns pelo seu projeto, em referência aos motores ELKO do caminhão PUMA é um excelente motor, já consegui adaptar distribuição eletrônica a diesel com bico, e turbinar, consegui 40 % de força adicional, e baixei em 60% os poluentes, é o melhor motor peso pesado, se tivéssemos empresas para investimento como a VEG ou outras ,esse motor é superior a qualquer, e não precisa de muita mudança na estrutura.
Год назад+1
Muito obrigado amigo 🤠🤠 valeu mesmo 😃🙏 queria muito ter tido a ideia de fazer um motor assim. Elsbett era um gênio 👏👏👏
Gostei do vídeo! Um motor que não necessita radiador, merece investimentos atuais para verificar sua viabilidade no hoje, e com 65% de eficiência energética! Nossos motores atuais mal chegam nos 45%.
é de um motor desse tipo q eu procuro. se ha mais de 40 anos ele conseguia fazer + de 40Km p/ 1L, fica claro q ele consegueria ser mais eficiente dos q temos hoje, com poucos ajustes. like 140
Para mim a razão pela qual o motor nunca se popularizou é simples: os oligarcas das petrolíferas não podiam deixar a população ter um veículo que consumisse outra coisa senão os seus combustíveis, seria um rude golpe no monopólio. Estou surpreso com esta antiga novidade, e grato pelo documentário!
Estava na faculdade nessa época e lembro de ter visto as reportagens. Acho que saiu na 4 Rodas também. Chamávamos de motor de pasteleiro, porque imaginávamos que essa comunidade usaria esses motores em suas Kombis.😅😅
Verdade. Eu fico pensando em como seriam esses equipamentos, com as tecnologias de hoje. Mesmo os protótipos, por mais complexos que fossem. Alguns, não saíram do papel e outros não foram pra frente, por estarem à frente do tempo deles. Em alguns casos, algo em comum: a grosso modo, falta de tino comercial e fé no produto, o que não atraiu olhares se pessoas que poderiam apoiar o desenvolvimento.
A política não deixa. Na Argentina temos carros populares a diesel. Aqui nós anos noventa tentaram Mais os empresários políticos deram lugar ao álcool e depos o etanol. Puro interesse pôs muitos deles eram os proprietários das usinas. Política como sempre é ganância acaba com grandes ideias.
Eu tive uma Triton 2013 que sempre usava óleo de soja, descobrir um esquema muito bom, comecei fechar negócios com as pastelarias, eles usam muito óleo, tinha lugar que saia inteiramente grátis, usei muito tempo. No meu canal tem vídeo, porém não consegui postar usando o óleo usado, mas tenho vídeos reabastecendo com óleo. O legal era que eu reabastecida em supermercados
Todos os motores de ciclo diesel é capaz de funcionar com óleo vegetal ou animal. Levando em consideração que o poder calorífico de cada combustível é diferente, vamos ter resultados diferentes. Hoje estou iniciando o teste com dois Scania modelo NTG R500 abastecendo 100% com óleo vegetal a base de soja. Já obtivemos a anuência da fabricante e dos órgão ambientais competentes! Estou com muita fé que o projeto vai ter sucesso com uma performance 6% inferior ao combustível fóssil. Um ponto importante é que reduzimos o intervalo de troca de óleo pela metade, garantido uma boa lubrificação para o motor.
Год назад+1
Chique demais amigo 🤠🤠 tomara que tenham êxito 👏👏👏
Me lembro de quando vi este motor pela primeira vez em morro agudo sp na dec de 80, na fazenda marina, la montaram um motor deste numa extrusora de oleo de soja, o trem não consumia nem 10% do que produzia em oleo, ou seja, se equipar a mecanização na lavoura, o custo beneficio seria absurdo ...! Se o Brasil, evoluisse esta tecnologia usando em caminhões, trens, carros, tratores e energia, depontaria o br anos luz a frente do planeta !!!
Tive um motor desses na década de 70 que meu pai usava acoplado a um gerador de corrente alternada que fornecia energia para a casa de veraneio no meio do mato. Lembro que a gente colocava um chumaço de estopa incandescente num orifício da câmara de combustão que era de dois cilindros e dava duas voltas numa manivela que ele pegava na hora. Ficava ligado até o tanque acabar. Esse motor era muito usado nos serviços de irrigação nas lavouras de arroz que não necessitava de estar um operador presente para verificar arrefecimento e abastecimento. Existem muitos ainda no Sul em funcionamento.
Eu me recordo de ter visto nos anos 80 reportagem na rede globo deste motor, também já procurei na internet, mas aparentemente retiraram todas as informações e reportagens do ar. Infelizmente tudo que é bom e barato nos é cerceado. Boa recordação. Me lembro do motor funcionando na reportagem e do repórter abastecendo o veiculo em uma feira livre, com óleo direto do tacho de uma barraca de pastel, o som do motor era parecido com o de um motor a diesel.
Ao me deparar com o vídeo me lembrei de uma reportagem, salvo engano, do jornal "O popular" de Goiânia-GO na década de 80, que dizia ser esse motor uma invenção de um goiano que o vendera para o grupo Garavelo...e foi a primeira e última vez que ouvi falar dele. Ele ficou gravado na minha memória devido ao inusitado de funcionar com óleo de fritura de pastel.
Eu sempre ouvi dizer que os japoneses ou americano, era os mais inteligentes, negativo , analisando e estudando a história, os alemães são os primeiros.
Essa sacada se concentrar a combustão num “buraco” dentro do pistão foi sensacional. Pensar que essa solução eliminou vários componentes de refrigeração além de aumentar o rendimento.
@@williammelek8318 Você disse que o motor é inútil, mas ele pode sim queimar o biodiesel, assim como pode queimar o óleo vegetal, barateando ainda mais a produção de combustível. O Brasil tem muito potencial pra produzir combustível de origem vegetal. E o motor poderia passar por uma reformulação e modernização, como o próprio vídeo mostra ao adicionar um sistema de injeção eletrônica.
Rapaz, meu vizinho tinha um trator com essa motorização! (3:40) Seu ruído é bem característico e era fácil saber quando o trator era usado. Se ele soubesse que tinha uma raridade em mãos, teria vendido por uma pequena fortuna!
Год назад
Hoje em dia é raro mesmo 🤠🤠 o motor de bulbo quente tem partida bem difícil, mas em compensação é puro torque e aguenta quase qualquer combustível de baixa qualidade 😃😃👏👏
Sim.É fato que rodou um Audi com esse motor nas nossas terras.Era multicombustível que pré aquecido no sistema de refrigeração tinha robustos filtros para óleos usados. À época,alegaram ser muito poluentes mas de qualquer forma,poderiam ser muito bem utilizados em areas rurais.(vide alguns tipos de Diesel) Hoje,com novas tecnologias,teria sucesso absoluto.
Muitos veículos de passeio foram adaptados pela Elsbett para usar motor Elko nos anos 80 e 90 na lemanha. Além de muitos protótipos interessantes, foi convertida e comercializada uma frota de mais de 30 Mercedes 190 e cerca de 40 Passat Variant B3. Todos devidamente inspecionados e homologados pela autoridade competente, inclusive no que diz respeito a emissões. Os ensaios independentes mostravam que os motores atendiam as normas ambientais na época na Alemanha. Não eram mais poluentes que um diesel comum. Com a diferença de usarem um combustível neutro em CO2 quando rodando com óleo vegetal.
Existe a ideia de intercalar um ciclo de vapor no mesmo motor a combustão. Num ciclo injetaria combustível e no próximo injetaria água sobre o pistão superaquecido. Acho que a mistura de gases de combustão com vapor não casaria bem. Calculam que injetando cerca de 40% de água e 60% de combustível eliminaria completamente a necessidade de qualquer sistema de refrigeração e ainda economizaria uns 40% de combustível. A fim de evitar contaminação como o óleo no cárter, o ideal seria mesmo um motor 2 tempos.
Me lembrei que a muitos anos o Fantástico apareceu um inventor que trouxe esta tecnologia seu carro funcionava a óleo de cozinha. Teria sido verdade? Nunca mais mais se falou, quando pingou este vídeo aqui a lembrança foi automática.
O que eu descobri na época ele foi lançado no Brasil é que ele tinha dois sistemas de aquecimento no combustível ou seja uma resistência no tanque e a que se eu combustível em forma líquida e uma bomba que puxava esse combustível já quente O que é injetado no cabeçote do motor ir no bloco do motor a partir dali o combustível quente para injetar era injetado na câmara de combustão fazendo o carro andar sem a utilização de radiador pois Quanto mais quente o motor tava mas ele rodava perfeito sem contar que o motor ela todo feito em ferro fundido Por que o ferro fundido trabalha melhor com alta temperatura eu tenho experiência disso pois bombas hidráulicas funcionam em alta temperatura de fricção de óleo em em bombas de ferro fundido pois o óleo hidráulico Quanto mais quente melhor o funcionamento no sistema hidráulico na teoria é o funcionamento igual ao motor elko
Esse motor tem o pistão bem afunilado , aproveitando as ondas de energia que trabalham pelo centro . O ar entra em forma de mini tornado fazendo uma mistura ar combustível . Quem inventou esse motor aí é um grande gênio mesmo .
Conheci este motor em artigo da Quatro Rodas nos anos 90. Eu também quase não acho referências dele por aí. Hoje ele é ecológico, mas preferem invenções caras como turbina a gás etc. Achei este motor genial.
Muito interessante principalmente por: nao ter refrigeração liquida e radiador,queimar varios combustíveis e ter otima eficiência energética alem de ser duravel como dito. Acredito que se ele tivesse vendido a patente como fez wenkel essa tecnologia nas mãos de gigantes como MWM ou CUMINS teria feito um grande sucesso e talves revolucionado o mundo dos motores diesel que conhecemos hj .
Eu tenho o exemplar da revista Quatro Rodas com a reportagem. Na época instalaram esse motor em uma Kombi,uma pick up Chevi 500,uma Mercedes e um Trator se não me engano.
O segredo da elevada eficiência é sem dúvida a operação semi-adiabática, que significa perder a menor quantidade possível de calor dos gases de combustão para o ambiente. Isso é feito fazendo o motor trabalhar na temperatura mais alta possível, diminuindo a tendencia do calor "fluir" dos gases de combustão para as paredes do cilindro e para a cabeça do pistão. Além da refrigeração a óleo, que aumentava a temperatura do bloco, Algumas fontes citavam que os pistões eram formados por duas peças (articulados). Isso isolava termicamente a cabeça e a saia do pistão, evitando a perda do calor dos gases de combustão. O maior desafio de fazer um motor assim é evitar o empenamento do cabeçote e a queima da junta. Além disso, o lubrificante sofre bastante com a alta temperatura, perdendo viscosidade e formando borra. A queima de combustíveis mais viscosos era conseguida com o aumento da taxa de compressão e da temperatura da câmara de combustão no momento da injeção, além do aumento significativo da pressão de injeção de combustível, para assegurar a atomização e a vaporização do combustível antes da auto-ignição. O desafio nesse caso é conseguir essas altas temperaturas durante a partida a frio, evitando que o combustível não queimado lave o filme de óleo na parede do cilindro, causando danos. O fato desse motor não ter números satisfatórios de emissões provavelmente se deve às altas temperaturas de combustão, que favorecem a formação de óxidos de nitrogênio. Outro fator potencial que atrapalharia seria a degradação e queima do lubrificante, novamente causada pelas altas temperaturas; tendo efeito no aumento das emissões de monóxido de carbono e hidrocarbonetos.
Esse canal é muito legal eu não sabia dessa parte da história dos motores diesel incrível esse motor ate para os dias atuais sem radiador sem camisas oleo de cozinha e a potencia e autonomia se tratando de um motor feito decadas atras com a tecnologia que existia os números surpreendem ate hoje se parar para pensar com toda a evolução da tecnologia teria que ser quase centenas de anos a frente os motores a diesel que temos hoje, ressaltar que a corrida energética no mundo ja existe a decadas se fala e pensa tão profundamente sobre o assunto so que nos dias atuais nascem menos genios como esse que fez esse motor e tambem sem falar que as empresas prezam mais os lucros do que a revolução que um motor assim faria motor com menos partes moveis ou componentes mais facil pratico e rapido é
Nossa! Me impressionou. Gostaria de ver uma das fábricas de hoje apostando nesses motores e ganhando a concorrência devido aos excelentes índices de consumo.
Através desse vídeo consegui entender o porquê do pistão do motor MB OM 364 tem um buraco no centro. Esse motor tem uma força enorme! É o motor do meu caminhão MB 912 ano 1989 que veio da Argentina.
Parabéns pelo vídeo, esse motor não é interessante para indústria porque tem menos peças e a indústria de petróleo nem se fala era muito econômico, o mundo é muito porco
Eu tenho até hoje ,a revista quatro rodas ,que mostra como funciona ,,e funciona até com óleo de fritura de pastel ,pistão articulado de ferro fundido. Mas interesses não deixaram deslanchar o progeto .
Li uma reportagem da revista Quatro Rodas em 1990, se não me falha a memória, em que a Audi/Volkswagen estava testando o motor aqui. Funcionava com qualquer combustível e fazia mais de 40 km/L. Uma pena não ter ido pra frente.
Prezado wxitor parabéns pelo seu peojeto, esse é um dos melhores motor diesel do myndo, funcionavcom com qualquer coisa oleosa, as formas armadas brasileirad pideriam peiduzir no brasil, pois a propria RANDO poderia fábricar os camunhoes enos motores acima de 609 hp, seria importantebpara os ASTROS 2020 e aos tanques de guerra brasileiro e aos carros de combatem, pense num motor parrudo e forte e não é pesado,vtem uma força sem igual, estudo tido esse motor, tive em PUMA caminhão,vturbinei o mesmo e botei uma bomba alemã, cara ficou❤
Esse já foi testado no Brasil numa pickup chevi 500 pela revista 4 rodas, há muito tempo atrás. Rendeu muito mais que o original de 4 cilindros a gasolina, com consumo baixíssimo. 11:5511:56
Minha caminhonete roda com óleo de soja tranquilamente. Quando teve greve dos caminhoneiros e faltou combustível nos postos eu não tive problema algum.
Eu tenho uma revista 4 rodas de 1986 ,que tem uma matéria sobre esse motor, ele estava montado em audi 100, também um tempo depois apareceu uma matéria no fantástico
Fico imaginando esse motor atualizado com a tecnologia atual aliada às suas características de longa durabilidade, economia, multicombustível, sem radiador, potência, leveza,... ou não seria interessante para a indústria automotiva e produtores de petróleo???
Mais uma iniciativa e consequentemente um motor "engolido" pelo interesse econômico do petróleo! Assim como outros projetos da época como elétrico, água, hidrogênio...
Olha, desconhecia totalmente essa mecânica e empresa. Mas lembrei da reportagem da época, era uma inovação e chegava ao Brasil com muita desconfiança. Lamentável não ter seguido adiante, mas como no mundo dos negócios não se adimite excesso de protecionismo ou de parcerias, ele foi ficando para trás. Obrigado por compartilhar essa história 👍🏽👏🏽👏🏽🤝🏽💪🏽
Год назад
Eu é quem agradeço pelo comentário 🤠🤠 muito obrigado 🙏🙏
Grande projeto e que poderia mudar o mundo... Lembro quando a reportagem saiu na revista 4 rodas e com destaque para a visão futurista na época que era: imaginem esse motor que queima qualquer óleo sendo usado em todo o Brasil podendo movimentar geradores de energia elétrica, tratores, bombas de sucção de água, etc. Agora somem a essa aplicação diversificada a possibilidade de um produtor rural produzir o combustível no local bastando para isso ter uma plantação de mamonas, ou outra oleaginosa qualquer, e uma unidade de prensagem para retirada do óleo. Todos os produtores rurais seriam auto suficientes em energia e motorização de suas máquinas. Para completar, imaginem todos eles vendendo parte de sua pequena produção de óleo para comercialização local como combustível para veículos permitindo uma disputa comercial e farta oferta de óleo para qualquer viajante abastecer seu veículo com facilidade. Teríamos preço baixo nesse combustível e sem necessidade de distribuição complexa, pois a cada cidade e em beira de estrada teríamos postos de abastecimento alimentados pela produção local. Em um país como o nosso de grande capacidade agrícola, seria a independência e a dispensa do tão disputado petróleo. Enfim, uma ideia que poderia ir a frente se houvesse o investimento governamental sério. Faltou comentar no video que o motor era construído em ferro fundido o wue permitia altas temperaturas de queima do combustível sem gerar residuos da queima, dai o rendimento acima de 60%.
Год назад+2
Imagina só empresas como restaurantes e lanchonetes juntando óleo usado nas frituras para usar como combustível 😃😃👏👏
Muito pertinente e acertados os seus comentários acerca do meio rural produzir combustível próprio. Esta era uma das visões do criador do motor. Mas a eficiência térmica dele não era de 60% . Variava de 35 a 43 dependendo do modelo.
@ isto realmente existe. Na Europa e no Brasil. O problema da logística reversa desta coleta é o custo agregado e a uniformidade é qualidade do material. Carece de um re-refino para poder ser usado. E não raramente fica caro. Mas ainda assim é melhor que descartar na natureza. Geralmente estes resíduos coletados são usados na indústria de sabão.
Seria algo deste tipo. Problema é o tempo de ocupação de pessoal e de solos dispensados. Torna isso inviável como comoditie. No caso da soja, que na sua maioria é transgênica, já é algo real. A proporção de grãos in natura exportados é gigantesca. Se discute a falta de investimento em refinarias no Brasil. Um país com uma carga de impostos gigantesca, que mostra a ganância da classe política, e além disso a burocracia que mata qualquer utopia. Setores energéticos afinados com a desgraça alheia.
Eu acho que não deixaram um grande engenheiro com sua criatividade fantástica que beneficiaria todo ser humano mundialmente com sua invenção genial com um ótimo beneficio de consumo e durabilidade 45km por litro com óleo de soja,ou até gordura animal derretida,não beneficiaria a indústria do petróleo e automobilística; imagine no dia de hoje nós com um carro apesar com toda tecnologia atual você poder ter um carro com esse motor que funcionaria a gordura derretida óleo de soja novo e até usado só misturar tudo isso e abastecer o carro e andar com a média de 45km por litro quem ia querer carro a gasolina ou a álcool, gasolina no carro popular 1.0 com a média mais ou menos de 12 a 16 km por litro na gasolina e no álcool 8 a 10,5 km por litro que o seu preço não é nada popular. Estão começando a copiar projeto mas não para o nosso benefício mas para a indústria com um motor quase descartável de 3 cilindro e não tão econômico quanto ao motor ELKO.[ Ludwig Elsbett um homem que com sua criação deste motor que beneficiaria todo proprietário de um veiculo com seu motor no mundo.
Esse é um motor adiabático, mostrado em 1984 pela Revista 4 Rodas. Ele roda até com gordura vegetal, o que puser lá ele queima. Ele não possui radiador, quanto mais quente melhor. A emissão é baixíssima e só sai um leve cheiro de fritura, caso seja óleo de cozinha no tanque. Os testes na Alemanha foram feitos num Audi A 4, mas no Brasil a Garavelo testou numa Kombi... A performance não é lá essas coisas,mas o consumo é baixíssimo. É barulhento, mas isso dá-se um jeito. Depois dessa edição, eu nunca mais ouvi falar desse motor.
Não foi citado no vídeo, mas em meados dos anos 80, uma camarada lá do RS, colocou um motor desse num santana e a reportagem foi ao ar pelo Fantástico, era um motor que usava qualquer óleo e em qualquer condição, lembro-me do cara ter colocado o óleo direto de um taxo de pasteleiro e o carro andava de boa...
Fala sobre o "complex pressure wave charger" ele era um compressor sônico, ou seja, diferente do blower, ele não usava a rotação do motor para comprimir o ar, e também não era igual ao turbo, pois a compressão do ar era gerado pelos gases do escape que tinha um contato direto com o ar que iria para admissão, sendo controlado por um rotor...é uma tecnologia bem interessante que foi usado em alguns carros e tratores(principalmente diesel) onde não tem problema de pre-detonação se o ar da admissão estiver quente...
Год назад+1
Legal! Fui pesquisar pra ver pois eu não conhecia 🤠🤠 muito obrigado pela sugestão 😃😃🙏🙏
Além dos problemas citados havia um forte lobby petroleiro que não queria concorrentes. Outro problema (nem tão grande assim se forem feitas boas escolhas) é o que já vemos no Brasil com o etanol, grandes áreas de plantio destinada a energia ao invés de alimentação. Lembro-me também que nos anos 80 meu pai era engenheiro na Ford e ele comentou que e um problema técnico desse motor era a formação de uma borra que simplesmente travava o motor, e a viabilidade técnica dependia de se resolver este problema.
Eu li uma vez que aquecer o óleo vegetal para deixá-lo menos viscoso permite que ele seja usado em motores diesel normais, talvez ele queime melhor também.
Já pesquisei muito sobre esse motor e estou tentando replicar algo parecido, estou usando um motor diesel estacionário, e reduzi o volume da câmara de combustão como no motor Elko que era de 33:1 , no meu motor aqui fiz a medição e ficou com 27:1 quase lá ( rsrs ) o motor está funcionando com óleo de cozinha usado, pega normal em dias quentes, porém em dias frios dá trabalho a primeira partida, porém já estou desenvolvendo uma solução para o problema…. Parabéns por resgatar a memória desse fantástico motor
Muito obrigado amigo 🤠🤠 nas minhas pesquisas sobre o motor caí no seu canal e adorei suas invenções! Parabéns mesmo 👏👏👏
@ Obrigado! Sempre quis procurar alternativas para substituir o diesel, assim que eu resolver o problema de partida a frio com óleo de cozinha usado lhe comunico, mas lhe adianto que elevar a taxa de compressão já ajudou bastante
Insista no caminho. Muito bom!!!! Imagino esse motor num conjunto híbrido em máquinas agrícolas … economia gigantesca e partida mais eficiente, pois pode começar elétrico até atingir temperatura operacional no frio. E numa operação agrícola pode revolucionar o agro com abastecimento “caseiro”.
@@precisionpulverizacoes7368já tentou instalar uma vela aquecedora para aquecer o óleo um pouco antes de ligar?
Pode até colocar um esquema de termostato para desligar após atingir uma certa temperatura!
@@AndersonSharles Isso mesmo que estou fazendo, colocando uma vela aquecedora dentro da câmara de combustão, semana que vem o torneiro já me entrega para poder montar
1.5 de 90 cv com 65% de eficiência? Isso é muito mais evoluído que qualquer motor dos dias de hj! Se os dados estiverem certo, é uma solução bastante moderna ainda!
Pois é. Fico imaginando se tivessem modernizado com common rail, sistema biturbo e EGR. Com certeza atenderia qualquer Euro com um pistão nas costas 🤠🤠
Verdade mesmo
Difícil é a indústria de combustível e automóveis permitir um motor econômico e duradouro.
E ainda de brinde, sem radiador, mangueiras, bomba dágua, válvula termostática, afff seria um sonho esse motor.
O motor a combustão com a melhor eficiência térmica que existe hoje, é o 2.0 flex do Corolla e Corolla Cross, que tem 40% de eficiência térmica.
Cara imagina quanta pesquisa foi feita para sair esse video com essa qualidade de informações. Por favor nunca pare de trazer esse tipo de conteúdo, você é fera.
Muito obrigado amigo 🤠🤠 pode deixar 😃👍 eu amo fazer essas pesquisas 😃
@ e eu amo assistir seus vídeos dou like em todos 🥰❤️
na época a globo fez materias levando á crer que esse motor nao prestava
Remar contra a potência petrolífera não é fácil!!
Realmente, é um belo trabalho.
Existem aos montes youtubers de países ricos que fazem conteúdo dessa qualidade. Mas, aqui no Brasil, isso é raridade. Tomara que o reconhecimento desse canal se torne cada vez maior
Muito obrigado amigo 🤠🤠 estou lisonjeado 😊🙏 se Deus quiser vamos continuar crescendo 😃😃
@ só continuar desse jeito
O cara foi um gênio do bem, deveria ter ficado muito rico mas teve que enfrentar também a falta de investimentos na sua ideia incrível. É de cortar o coração como esse mundo é injusto.
Eu também sou mei leigo no assunto mais acho que aqui no Brasil por questões política e essas coisas que sempre tem no Brasil não quiseram aceitar.
É o mundo é injusto mesmo o cara era um gênio
Se não usa derivado de petróleo não interessa aos dominadores globais. O etanol só é permitido no Brasil se produzido e distribuído por grandes usineiros, produção independente é proibida no Brasil.
Milagroso de mais p ser vdd
Quem deras que o RUclips fosse usado com conteúdos úteis como esse.
Muito obrigado amigo 🤠🤠 valeu mesmo 😃🙏
A um ano atrás fiz meu próprio carro elétrico foi um Celta 2002 comprei 2 motores de roda aro 13 na internet por 7mil tudo veio completinho cada um tinha 6000w de potência. Instalei a central de comando e 5 baterias de lítio 200a cada 12v fiz a ligação em paralelo pra deixar a voltagem em 60v pra não precisar de conversor já que o motor era 60v visando uma autonomia de uma hora a potência foi muito maior que um carro 1.0 liguei um interruptor no volante pra liga e desliga até 60kmh usava elétrico e acima usava o motor do carro normal só bater chave e continuar enquanto andava com gasolina o banco de bateria recarregava através de cabos que iam até o porta mata e 2 conversores de 10mil watts um eu usei pra transformar de 12v para 127v e outro de 127v para 60v tudo monitorado pelo painéis que instalei ao lado do volante como nível de bateria e temperatura. Tempo de recarga era de 2 horas achei muito tempo e o carro ficava bem fraco então tive a ideia de acrescentar 4 placas solares de 250w no teto e um de energia eólica na frente do radiador deu muito trabalho pra adaptar foi preciso tirar o para-choque alongar 20cm a frente e adaptar um capô de uma BMW antiga que consegui no ferro velho. O gerador eólico funcionou muito bem 5000kwh mas acima dos 60kmh ele desligava a velocidade do vento superava o limite e por segurança ele desligava então fiz uma espécie de freio e tbm um sensor de rpm pra que não ultrapassasse seu limite. Deu muito certo porém passei por uma situação muito difícil tive meus cartões de crédito clonado e perdi todas minhas economias voltei a trabalhar sou eletricista industrial tô trabalhando numa empresa meia boca aqui no mato grosso Ribas do rio pardo daqui um ano mais ou menos vou conseguir quitar as dividas e então voltarei com esse projeto que sirva de inspiração pra quem quiser fazer
Fantástico amigo 👏👏👏👏 espero que consiga retomar o projeto o mais rápido possível 🤠🤠🙏🙏 poderia fazer vídeos do seu carro! Com certeza muita gente ia querer assistir 👏👏👏
Eita. Que bacana seu relato, sucesso
Altos migué
Faz um canal e começa a postar as suas novidades, e avisa a gente 😊
Faz um video e coloca no youtube
Eu tive a felicidade de andar em um Audi com esse motor em 1986, trazido ao Brasil pelo Sr. João Saad , pois queria desenvolver o motor para fins agrícolas.
Só ser semi- adiabático e dispensar arrefecimento já é um grandissíssimo passo. Revolucionário!
Eu tinha a revista 4 rodas que saiu a reportagem daquele incrivel motor e numa reforma a revista se perdeu. Desde 15 anos atrás que sempre busco alguma informação sobre aquele motor ELKO e só hoje consegui este belo vídeo.
Muito obrigado amigo por organizar e compartilhar estes conhecimentos com todos nós. 17.06.2023 21:35H
Eu é quem agradeço amigo 🙏🙏 fico feliz de ter te informado com o vídeo! Muito obrigado 🤠🤠
Eu também, tinha na capa REVOLUÇÃO
Nunca ouvi falar desse motor até hoje, agora o motor hankel é conhecido . A propaganda é alma do negócio!
Uma reportagem sobre esse motor ocorreu na rede esgoto. Se não me engano foi em 1982 no fantástico. O sujeito que mostrou a operação jogou até banha dentro do tanque. Ainda bem que trouxe imagens aqui, porque depois da matéria, o homem que o apresentava sumiu!
A indústria do petróleo não deixa usar outro combustível grande gênio elko
Quem faça algo mto foda que poderia desbancar essa industria do petróleo ou tem sua ideia comprada por milhões (apenas para nao ser usada) ou desaparece misteriosamente
Temos uma ignição para uma era de baterias de litio. Veremos se é sustentável.
Já pensaram em um Boeing eletrico? Ou um navio?
exato veja o que fizeram a Gurgel
Motores Diesel funcionam com óleo vegetal com poucas modificações. É viável? O óleo vegetal é mais barato que o diesel?
@@ElementariusIUB motor a diesel em sí funciona com qualquer Óleo o problema é a bomba de combustível que só funciona com Diesel, já vi um caso de um Brasileiro que modificou o carro e funcionava com oléo vegetal usado.
Eu me lembro como se fosse ontem na época do surgimento desse motor incrível. Gostaria muito que tivesse conquistado o mercado mundial.
Agosto de 1987 a 4 Rodas anunciava na capa "Revolução" motor Elko. O que seria a revolução: Você planta mamona, milho, soja, amendoim, palma na sua chácara, um motor Elko extrai o óleo, e usa esse óleo nos motores Elko das máquians agricolas, no motor Elko do gerador de eletricidade, e para passear no motor Elko dos carros. Revolução em países agricolas (colônias) não é permitido. E tinha dois malucos querendo produzir hidrogênio verde, outra revolução. Na Europa o Agro já produz no limite máximo a décadas, teriam que importar o óleo. Lembrando outro assunto, se ligar um carro elétrico na tomada imediatamente aumenta o consumo de carvão e óleo diesel na termoelétricas que complementam o sistema elétrico. A Energia solar também é limitada pelo valor dos equipamentos. O Sistema tem suas prioridades, não nos cabe querer entender.
Lembro! Eu li essa reportagem
Comentário perfeito.
Lembro dessa matéria onde inclusive o reporter usou como combustível óleo de pasteleiro usado. Depois disso nunca mais ouvi nada a respeito.
🤩🤩🤩acho que era essa rebista que eu tinha! Ele misturou óleo de frituras, manteiga, banha... 😅
Por isso a bíblia diz que o governante desse mundo é satanás
Tudo que é simplificado, duradouro e econômico fica pra trás e é esquecido na história... As indústrias querem muito mais peças e pouca durabilidade assim o bolso deles estarão sempre cheios... Pensem, um motor desse atualizado fazendo até 42 km/l nos dias atuais, seria um sonho... (Atualmente motores diesel de caminhões e ônibus não chegam a 3 km/l)
Tem muita gente ai falando que o motor do Fusca não tem refrigeração, mas na realidade tem ventilação forçada nas aletas dos cilindros e cabeçote + radiador de óleo, agora esse motor elko é interessante ao extremo!!!
A máfia do petróleo do Brasil nunca iria permitir uma fábrica de motores como esse aqui
Assim como barraram as ferrovias.
Isso não faz muito sentido, o petróleo e considerado algo estratégico, ainda mais naquela época o petróleo era explorado pela Petrobras, ou seja a culpa é do estado?
NUNCA OUVI FALAR NESSE TIPO DE MOTOR. COISA DE ALEMÃO PRA VARIAR. MUITO PRÁTICO, FLEX E COMPACTO. SEM REFRIGERAÇÃO LÍQUIDA, INCRÍVEL.
EstA ideia de não ter radiador é lenda.
O motor elsbett tinha sim um sistema de arrefecimento com radiador e bomba, porém a óleo é não água.
Prezado editor parabéns pelo seu projeto, em referência aos motores ELKO do caminhão PUMA é um excelente motor, já consegui adaptar distribuição eletrônica a diesel com bico, e turbinar, consegui 40 % de força adicional, e baixei em 60% os poluentes, é o melhor motor peso pesado, se tivéssemos empresas para investimento como a VEG ou outras ,esse motor é superior a qualquer, e não precisa de muita mudança na estrutura.
Muito obrigado amigo 🤠🤠 valeu mesmo 😃🙏 queria muito ter tido a ideia de fazer um motor assim. Elsbett era um gênio 👏👏👏
Consegui imaginar a façanha...kkk deu uma vontade de ver o alcance. Seria interessante uma entrevista com vc mostrando sua conquista.
Gostei do vídeo!
Um motor que não necessita radiador, merece investimentos atuais para verificar sua viabilidade no hoje, e com 65% de eficiência energética! Nossos motores atuais mal chegam nos 45%.
Outro gênio desconhecido relegado a uma nota de rodapé na história.
é de um motor desse tipo q eu procuro. se ha mais de 40 anos ele conseguia fazer + de 40Km p/ 1L, fica claro q ele consegueria ser mais eficiente dos q temos hoje, com poucos ajustes. like 140
Essa premissa de que esse motor fazia 40km/L eu acho um pouco irreal. A vantagem desse motor ai é essa promessa de ele queimar óleo vegetal.
Muito obrigado amigo 🤠🤠
@@joaobarba3301 eu acredito q seja real. mas depende da massa do veiculo e do motor. ñ é incomum achar carros a diesel q fazem mais de 30Km/L
@@AnselmoTecEletrica Que carro a diesel faz 30km/L ???
Pelo que já ouvi a Saveiro a diesel
Para mim a razão pela qual o motor nunca se popularizou é simples: os oligarcas das petrolíferas não podiam deixar a população ter um veículo que consumisse outra coisa senão os seus combustíveis, seria um rude golpe no monopólio.
Estou surpreso com esta antiga novidade, e grato pelo documentário!
agora podemos saber de grandes inventores com motores econômico
Estava na faculdade nessa época e lembro de ter visto as reportagens. Acho que saiu na 4 Rodas também. Chamávamos de motor de pasteleiro, porque imaginávamos que essa comunidade usaria esses motores em suas Kombis.😅😅
V
Acredito que seria possível reavivar esse belo motor com toda tecnologia disponível hoje. Ficaria muito bom.
Concordo. Se os diesel evoluiram tanto, por que não haveria de acontecer o mesmo com o ElKo?
Verdade. Eu fico pensando em como seriam esses equipamentos, com as tecnologias de hoje. Mesmo os protótipos, por mais complexos que fossem.
Alguns, não saíram do papel e outros não foram pra frente, por estarem à frente do tempo deles. Em alguns casos, algo em comum: a grosso modo, falta de tino comercial e fé no produto, o que não atraiu olhares se pessoas que poderiam apoiar o desenvolvimento.
A política não deixa. Na Argentina temos carros populares a diesel. Aqui nós anos noventa tentaram Mais os empresários políticos deram lugar ao álcool e depos o etanol. Puro interesse pôs muitos deles eram os proprietários das usinas. Política como sempre é ganância acaba com grandes ideias.
Que celeiro de gênios engenheiros essa Alemanha.
Pois é 🤠🤠👏👏 é incrível como tem gênios da mecânica nesse país 👏👏👏
Nao é a toa que a engenharia alemã é tida como a melhor do mundo.
Na minha opinião em se tratando de mecânica automobilista ninguém supera o Japão.
Por isso nasceu Hitler
Na engenharia politica tambem
Eu tive uma Triton 2013 que sempre usava óleo de soja, descobrir um esquema muito bom, comecei fechar negócios com as pastelarias, eles usam muito óleo, tinha lugar que saia inteiramente grátis, usei muito tempo. No meu canal tem vídeo, porém não consegui postar usando o óleo usado, mas tenho vídeos reabastecendo com óleo. O legal era que eu reabastecida em supermercados
E a manutenção dela?
Todos os motores de ciclo diesel é capaz de funcionar com óleo vegetal ou animal. Levando em consideração que o poder calorífico de cada combustível é diferente, vamos ter resultados diferentes.
Hoje estou iniciando o teste com dois Scania modelo NTG R500 abastecendo 100% com óleo vegetal a base de soja.
Já obtivemos a anuência da fabricante e dos órgão ambientais competentes!
Estou com muita fé que o projeto vai ter sucesso com uma performance 6% inferior ao combustível fóssil.
Um ponto importante é que reduzimos o intervalo de troca de óleo pela metade, garantido uma boa lubrificação para o motor.
Chique demais amigo 🤠🤠 tomara que tenham êxito 👏👏👏
Me lembro de quando vi este motor pela primeira vez em morro agudo sp na dec de 80, na fazenda marina, la montaram um motor deste numa extrusora de oleo de soja, o trem não consumia nem 10% do que produzia em oleo, ou seja, se equipar a mecanização na lavoura, o custo beneficio seria absurdo ...!
Se o Brasil, evoluisse esta tecnologia usando em caminhões, trens, carros, tratores e energia, depontaria o br anos luz a frente do planeta !!!
Nunca tinha visto, nenhei ouvido falar nesse motor, mas realmente fiquei impressionado. Salvador Bahia
Como sempre o que vai ser bom para o povo nao é levado em consideraçao somente o que vai dar Lucro aos donos do Mundo , parabens a este grande genio
Aqui no nordeste o pessoal usa óleo de cozinha reutilizado há mais de 50 anos, tanto em barcos como em pequenos tratores,
Tive um motor desses na década de 70 que meu pai usava acoplado a um gerador de corrente alternada que fornecia energia para a casa de veraneio no meio do mato. Lembro que a gente colocava um chumaço de estopa incandescente num orifício da câmara de combustão que era de dois cilindros e dava duas voltas numa manivela que ele pegava na hora. Ficava ligado até o tanque acabar. Esse motor era muito usado nos serviços de irrigação nas lavouras de arroz que não necessitava de estar um operador presente para verificar arrefecimento e abastecimento. Existem muitos ainda no Sul em funcionamento.
Eu me recordo de ter visto nos anos 80 reportagem na rede globo deste motor, também já procurei na internet, mas aparentemente retiraram todas as informações e reportagens do ar. Infelizmente tudo que é bom e barato nos é cerceado. Boa recordação. Me lembro do motor funcionando na reportagem e do repórter abastecendo o veiculo em uma feira livre, com óleo direto do tacho de uma barraca de pastel, o som do motor era parecido com o de um motor a diesel.
Fantástico esse motor... Gostaria de um desses no meu carro que só tem 73cv no etanol 😅😅😅
Vi uma materia na tv nos anos 80, colocaram em um santana, muito forte, chegava aos 200 km/h.
Acho que seria interessante explorar esse tipo de motor com a tecnologia que temos hoje.
Também acho 🤠🤠👏👏
No começo dos anos 90 (eu acho) teve uma edição especial da revista 4 Rodas sobre esse motor.
Eu já ouvi falar de fazendas italianas que trabalhavam com olivas, antigamente, utilizarem em seus tratores e caminhões óleo vegetais como combustível
Ao me deparar com o vídeo me lembrei de uma reportagem, salvo engano, do jornal "O popular" de Goiânia-GO na década de 80, que dizia ser esse motor uma invenção de um goiano que o vendera para o grupo Garavelo...e foi a primeira e última vez que ouvi falar dele.
Ele ficou gravado na minha memória devido ao inusitado de funcionar com óleo de fritura de pastel.
Que genial. Não conhecia esse motor. A Alemanha e um celeiro de gênios da engenharia.
Eu sempre ouvi dizer que os japoneses ou americano, era os mais inteligentes, negativo , analisando e estudando a história, os alemães são os primeiros.
Essa sacada se concentrar a combustão num “buraco” dentro do pistão foi sensacional. Pensar que essa solução eliminou vários componentes de refrigeração além de aumentar o rendimento.
O pistão também é dividido em duas partes, para evitar a perda do calor dos gases de combustão.
@@gsilva220 tbm pesquisei hj e vi que o pistão, câmara de combustão e parte de cima do cilindro são revestidos em cerâmica.
Na década de 80, a revista Motor Três, da editora Três, mostrou um veículo (talvez um VW Santana) , equipado com um motor Elko.
Teve até reportagem na televisão acho que foi na globo era um Santana dourado.
Com certeza a indústria Petrolífera não queria um motor revolucionário que coloquasse em perigo seus negócios.
Hoje com a era do biodiesel no Brasil esse motor poderia sobreviver por mais alguns anos! Um grande homem e um grande invento 👏👏👏👏
não. Pq já é bio diesel, já é diesel pronto pra trabalhar em motores à diesel, então é inútil esse motor ai.
@@williammelek8318Não, o óleo vegetal é extraído da mamona. Assim como a soja. O Brasil é o maior produtor de ambos.
@@diegopredator952 oi??????
@@williammelek8318 Você disse que o motor é inútil, mas ele pode sim queimar o biodiesel, assim como pode queimar o óleo vegetal, barateando ainda mais a produção de combustível. O Brasil tem muito potencial pra produzir combustível de origem vegetal. E o motor poderia passar por uma reformulação e modernização, como o próprio vídeo mostra ao adicionar um sistema de injeção eletrônica.
Eu lembro que saiu no fantástico, mas como algo que não renda muito dinheiro aos empresários nunca irá pra frente.
Rapaz, meu vizinho tinha um trator com essa motorização! (3:40)
Seu ruído é bem característico e era fácil saber quando o trator era usado.
Se ele soubesse que tinha uma raridade em mãos, teria vendido por uma pequena fortuna!
Hoje em dia é raro mesmo 🤠🤠 o motor de bulbo quente tem partida bem difícil, mas em compensação é puro torque e aguenta quase qualquer combustível de baixa qualidade 😃😃👏👏
Eu era assinante da Revista 4rodas e lembro dessa Audi com motor Elko movido a óleo de cozinha
Sim.É fato que rodou um Audi com esse motor nas nossas terras.Era multicombustível que pré aquecido no sistema de refrigeração tinha robustos filtros para óleos usados.
À época,alegaram ser muito poluentes mas de qualquer forma,poderiam ser muito bem utilizados em areas rurais.(vide alguns tipos de Diesel)
Hoje,com novas tecnologias,teria sucesso absoluto.
Muitos veículos de passeio foram adaptados pela Elsbett para usar motor Elko nos anos 80 e 90 na lemanha. Além de muitos protótipos interessantes, foi convertida e comercializada uma frota de mais de 30 Mercedes 190 e cerca de 40 Passat Variant B3. Todos devidamente inspecionados e homologados pela autoridade competente, inclusive no que diz respeito a emissões. Os ensaios independentes mostravam que os motores atendiam as normas ambientais na época na Alemanha. Não eram mais poluentes que um diesel comum. Com a diferença de usarem um combustível neutro em CO2 quando rodando com óleo vegetal.
Existe a ideia de intercalar um ciclo de vapor no mesmo motor a combustão.
Num ciclo injetaria combustível e no próximo injetaria água sobre o pistão superaquecido.
Acho que a mistura de gases de combustão com vapor não casaria bem.
Calculam que injetando cerca de 40% de água e 60% de combustível eliminaria completamente a necessidade de qualquer sistema de refrigeração e ainda economizaria uns 40% de combustível.
A fim de evitar contaminação como o óleo no cárter, o ideal seria mesmo um motor 2 tempos.
Meu pai quando era vivo falou desse motor, de fato ele é fantástico!
Me lembrei que a muitos anos o Fantástico apareceu um inventor que trouxe esta tecnologia seu carro funcionava a óleo de cozinha.
Teria sido verdade?
Nunca mais mais se falou, quando pingou este vídeo aqui a lembrança foi automática.
O que eu descobri na época ele foi lançado no Brasil é que ele tinha dois sistemas de aquecimento no combustível ou seja uma resistência no tanque e a que se eu combustível em forma líquida e uma bomba que puxava esse combustível já quente O que é injetado no cabeçote do motor ir no bloco do motor a partir dali o combustível quente para injetar era injetado na câmara de combustão fazendo o carro andar sem a utilização de radiador pois Quanto mais quente o motor tava mas ele rodava perfeito sem contar que o motor ela todo feito em ferro fundido Por que o ferro fundido trabalha melhor com alta temperatura eu tenho experiência disso pois bombas hidráulicas funcionam em alta temperatura de fricção de óleo em em bombas de ferro fundido pois o óleo hidráulico Quanto mais quente melhor o funcionamento no sistema hidráulico na teoria é o funcionamento igual ao motor elko
Esse motor tem o pistão bem afunilado , aproveitando as ondas de energia que trabalham pelo centro . O ar entra em forma de mini tornado fazendo uma mistura ar combustível . Quem inventou esse motor aí é um grande gênio mesmo .
Conheci este motor em artigo da Quatro Rodas nos anos 90. Eu também quase não acho referências dele por aí. Hoje ele é ecológico, mas preferem invenções caras como turbina a gás etc. Achei este motor genial.
Lembra muito o desenho do motor AP , digo a angulação das correias , posição do alternador...
Muito interessante principalmente por: nao ter refrigeração liquida e radiador,queimar varios combustíveis e ter otima eficiência energética alem de ser duravel como dito.
Acredito que se ele tivesse vendido a patente como fez wenkel essa tecnologia nas mãos de gigantes como MWM ou CUMINS teria feito um grande sucesso e talves revolucionado o mundo dos motores diesel que conhecemos hj .
Eu tenho o exemplar da revista Quatro Rodas com a reportagem.
Na época instalaram esse motor em uma Kombi,uma pick up Chevi 500,uma Mercedes e um Trator se não me engano.
O segredo da elevada eficiência é sem dúvida a operação semi-adiabática, que significa perder a menor quantidade possível de calor dos gases de combustão para o ambiente. Isso é feito fazendo o motor trabalhar na temperatura mais alta possível, diminuindo a tendencia do calor "fluir" dos gases de combustão para as paredes do cilindro e para a cabeça do pistão. Além da refrigeração a óleo, que aumentava a temperatura do bloco, Algumas fontes citavam que os pistões eram formados por duas peças (articulados). Isso isolava termicamente a cabeça e a saia do pistão, evitando a perda do calor dos gases de combustão. O maior desafio de fazer um motor assim é evitar o empenamento do cabeçote e a queima da junta. Além disso, o lubrificante sofre bastante com a alta temperatura, perdendo viscosidade e formando borra.
A queima de combustíveis mais viscosos era conseguida com o aumento da taxa de compressão e da temperatura da câmara de combustão no momento da injeção, além do aumento significativo da pressão de injeção de combustível, para assegurar a atomização e a vaporização do combustível antes da auto-ignição. O desafio nesse caso é conseguir essas altas temperaturas durante a partida a frio, evitando que o combustível não queimado lave o filme de óleo na parede do cilindro, causando danos.
O fato desse motor não ter números satisfatórios de emissões provavelmente se deve às altas temperaturas de combustão, que favorecem a formação de óxidos de nitrogênio. Outro fator potencial que atrapalharia seria a degradação e queima do lubrificante, novamente causada pelas altas temperaturas; tendo efeito no aumento das emissões de monóxido de carbono e hidrocarbonetos.
Muito obrigado pelas informações adicionais 🤠🤠👏👏
Esse canal é muito legal eu não sabia dessa parte da história dos motores diesel incrível esse motor ate para os dias atuais sem radiador sem camisas oleo de cozinha e a potencia e autonomia se tratando de um motor feito decadas atras com a tecnologia que existia os números surpreendem ate hoje se parar para pensar com toda a evolução da tecnologia teria que ser quase centenas de anos a frente os motores a diesel que temos hoje, ressaltar que a corrida energética no mundo ja existe a decadas se fala e pensa tão profundamente sobre o assunto so que nos dias atuais nascem menos genios como esse que fez esse motor e tambem sem falar que as empresas prezam mais os lucros do que a revolução que um motor assim faria motor com menos partes moveis ou componentes mais facil pratico e rapido é
Muito obrigado amigo 🤠🤠 valeu mesmo 😃🙏
Nossa!
Me impressionou.
Gostaria de ver uma das fábricas de hoje apostando nesses motores e ganhando a concorrência devido aos excelentes índices de consumo.
O motor diesel está aí há uns cento e poucos anos
Através desse vídeo consegui entender o porquê do pistão do motor MB OM 364 tem um buraco no centro. Esse motor tem uma força enorme! É o motor do meu caminhão MB 912 ano 1989 que veio da Argentina.
Parabéns pelo vídeo, esse motor não é interessante para indústria porque tem menos peças e a indústria de petróleo nem se fala era muito econômico, o mundo é muito porco
Eu tenho até hoje ,a revista quatro rodas ,que mostra como funciona ,,e funciona até com óleo de fritura de pastel ,pistão articulado de ferro fundido. Mas interesses não deixaram deslanchar o progeto .
Li uma reportagem da revista Quatro Rodas em 1990, se não me falha a memória, em que a Audi/Volkswagen estava testando o motor aqui.
Funcionava com qualquer combustível e fazia mais de 40 km/L.
Uma pena não ter ido pra frente.
Prezado wxitor parabéns pelo seu peojeto, esse é um dos melhores motor diesel do myndo, funcionavcom com qualquer coisa oleosa, as formas armadas brasileirad pideriam peiduzir no brasil, pois a propria RANDO poderia fábricar os camunhoes enos motores acima de 609 hp, seria importantebpara os ASTROS 2020 e aos tanques de guerra brasileiro e aos carros de combatem, pense num motor parrudo e forte e não é pesado,vtem uma força sem igual, estudo tido esse motor, tive em PUMA caminhão,vturbinei o mesmo e botei uma bomba alemã, cara ficou❤
Esse já foi testado no Brasil numa pickup chevi 500 pela revista 4 rodas, há muito tempo atrás.
Rendeu muito mais que o original de 4 cilindros a gasolina, com consumo baixíssimo. 11:55 11:56
Minha caminhonete roda com óleo de soja tranquilamente. Quando teve greve dos caminhoneiros e faltou combustível nos postos eu não tive problema algum.
Top d+ e rumo a placa 100k do RUclips. Parabéns seu canal e ótimo.
Muito obrigado 🤠🤠 se Deus quiser logo chegamos lá 😃😃🙏🙏
Se esse camarada topasse o João Gurgel... Ia sai a salada mais cabulosa da automotiva mundial
Eu tenho uma revista 4 rodas de 1986 ,que tem uma matéria sobre esse motor, ele estava montado em audi 100, também um tempo depois apareceu uma matéria no fantástico
Parabéns grande informação seve para mostrar as mãos dos Senhores do Mundo agindo contra os interesses da maioria e mantendo o império deles....
Fico imaginando esse motor atualizado com a tecnologia atual aliada às suas características de longa durabilidade, economia, multicombustível, sem radiador, potência, leveza,... ou não seria interessante para a indústria automotiva e produtores de petróleo???
Bem lembrado, econômico, menos peça, poderia funcionar com oleo vegetal.... eles gostam é de motor descartável 😢
Acertou na mosca com seu comentario final.
eu acho que por ser mult seria bem poluidor
@@PauloHenrique-hg7iw óleos vegetais não poluem.
@@jorgemorais4005 mais ele não gera resíduos ?
Mais uma iniciativa e consequentemente um motor "engolido" pelo interesse econômico do petróleo! Assim como outros projetos da época como elétrico, água, hidrogênio...
Olha, desconhecia totalmente essa mecânica e empresa. Mas lembrei da reportagem da época, era uma inovação e chegava ao Brasil com muita desconfiança. Lamentável não ter seguido adiante, mas como no mundo dos negócios não se adimite excesso de protecionismo ou de parcerias, ele foi ficando para trás. Obrigado por compartilhar essa história 👍🏽👏🏽👏🏽🤝🏽💪🏽
Eu é quem agradeço pelo comentário 🤠🤠 muito obrigado 🙏🙏
Eu tinha uma revista 4 Rodas do ano de 91 que continha uma reportagem desse motor e da historia do Elsbett. Semsacional !! Gostei muito!!
Vi há uns 10 anos atrás uma matéria sobre esse motor no autoentusiastas. Achei incrível e revolucionário.
Amigo com o motor estacionario eu já consegui fazê-lo funcionar com óleo usado de cozinhar, mais tive que aquece- lo antes .
Grande projeto e que poderia mudar o mundo... Lembro quando a reportagem saiu na revista 4 rodas e com destaque para a visão futurista na época que era: imaginem esse motor que queima qualquer óleo sendo usado em todo o Brasil podendo movimentar geradores de energia elétrica, tratores, bombas de sucção de água, etc. Agora somem a essa aplicação diversificada a possibilidade de um produtor rural produzir o combustível no local bastando para isso ter uma plantação de mamonas, ou outra oleaginosa qualquer, e uma unidade de prensagem para retirada do óleo. Todos os produtores rurais seriam auto suficientes em energia e motorização de suas máquinas. Para completar, imaginem todos eles vendendo parte de sua pequena produção de óleo para comercialização local como combustível para veículos permitindo uma disputa comercial e farta oferta de óleo para qualquer viajante abastecer seu veículo com facilidade. Teríamos preço baixo nesse combustível e sem necessidade de distribuição complexa, pois a cada cidade e em beira de estrada teríamos postos de abastecimento alimentados pela produção local. Em um país como o nosso de grande capacidade agrícola, seria a independência e a dispensa do tão disputado petróleo. Enfim, uma ideia que poderia ir a frente se houvesse o investimento governamental sério. Faltou comentar no video que o motor era construído em ferro fundido o wue permitia altas temperaturas de queima do combustível sem gerar residuos da queima, dai o rendimento acima de 60%.
Imagina só empresas como restaurantes e lanchonetes juntando óleo usado nas frituras para usar como combustível 😃😃👏👏
Muito pertinente e acertados os seus comentários acerca do meio rural produzir combustível próprio. Esta era uma das visões do criador do motor.
Mas a eficiência térmica dele não era de 60% . Variava de 35 a 43 dependendo do modelo.
@ isto realmente existe. Na Europa e no Brasil.
O problema da logística reversa desta coleta é o custo agregado e a uniformidade é qualidade do material. Carece de um re-refino para poder ser usado. E não raramente fica caro. Mas ainda assim é melhor que descartar na natureza.
Geralmente estes resíduos coletados são usados na indústria de sabão.
Seria algo deste tipo. Problema é o tempo de ocupação de pessoal e de solos dispensados. Torna isso inviável como comoditie. No caso da soja, que na sua maioria é transgênica, já é algo real. A proporção de grãos in natura exportados é gigantesca. Se discute a falta de investimento em refinarias no Brasil. Um país com uma carga de impostos gigantesca, que mostra a ganância da classe política, e além disso a burocracia que mata qualquer utopia. Setores energéticos afinados com a desgraça alheia.
Eu acho que não deixaram um grande engenheiro com sua criatividade fantástica que beneficiaria todo ser humano mundialmente com sua invenção genial com um ótimo beneficio de consumo e durabilidade 45km por litro com óleo de soja,ou até gordura animal derretida,não beneficiaria a indústria do petróleo e automobilística; imagine no dia de hoje nós com um carro apesar com toda tecnologia atual você poder ter um carro com esse motor que funcionaria a gordura derretida óleo de soja novo e até usado só misturar tudo isso e abastecer o carro e andar com a média de 45km por litro quem ia querer carro a gasolina ou a álcool, gasolina no carro popular 1.0 com a média mais ou menos de 12 a 16 km por litro na gasolina e no álcool 8 a 10,5 km por litro que o seu preço não é nada popular. Estão começando a copiar projeto mas não para o nosso benefício mas para a indústria com um motor quase descartável de 3 cilindro e não tão econômico quanto ao motor ELKO.[ Ludwig Elsbett um homem que com sua criação deste motor que beneficiaria todo proprietário de um veiculo com seu motor no mundo.
fantástico o vídeo , realmente existem muitas pessoas de valor , mas com pouquíssimo reconhecimento.
Muito obrigado amigo 🤠🤠 valeu 🙏🙏
Esse é um motor adiabático, mostrado em 1984 pela Revista 4 Rodas. Ele roda até com gordura vegetal, o que puser lá ele queima. Ele não possui radiador, quanto mais quente melhor. A emissão é baixíssima e só sai um leve cheiro de fritura, caso seja óleo de cozinha no tanque. Os testes na Alemanha foram feitos num Audi A 4, mas no Brasil a Garavelo testou numa Kombi... A performance não é lá essas coisas,mas o consumo é baixíssimo. É barulhento, mas isso dá-se um jeito. Depois dessa edição, eu nunca mais ouvi falar desse motor.
Não foi citado no vídeo, mas em meados dos anos 80, uma camarada lá do RS, colocou um motor desse num santana e a reportagem foi ao ar pelo Fantástico, era um motor que usava qualquer óleo e em qualquer condição, lembro-me do cara ter colocado o óleo direto de um taxo de pasteleiro e o carro andava de boa...
Lembro dessa reportagem como se fosse hoje!
Infelizmente as grandes indústria não gosta de perde. Esse motor faria uma revolução ba indústria mecânica.
Lembro dele fazendo testes no fantástico, cheguei a pesquisar mas não lembrava o nome correto.
Esse e uns dos motores q agente precisa pro nosso dia dia.kk
Brilhante história desse homen
Li sobre esse motor há mais ou menos uns 35 anos com esse mesmo nome! ELKO
Fala sobre o "complex pressure wave charger" ele era um compressor sônico, ou seja, diferente do blower, ele não usava a rotação do motor para comprimir o ar, e também não era igual ao turbo, pois a compressão do ar era gerado pelos gases do escape que tinha um contato direto com o ar que iria para admissão, sendo controlado por um rotor...é uma tecnologia bem interessante que foi usado em alguns carros e tratores(principalmente diesel) onde não tem problema de pre-detonação se o ar da admissão estiver quente...
Legal! Fui pesquisar pra ver pois eu não conhecia 🤠🤠 muito obrigado pela sugestão 😃😃🙏🙏
Os engenheiros precisam revisitar esses projetos!
Tambem tinham uma negociaçao entre CBT, em Sao Carlos, para usar em Jeep Javali, bom nao sei como estoria terminou....
Nunca tinha ouvido falar desse motor Elsbett. Essa foi a primeira matéria. E gostei muito.
Muito obrigado amigo 🤠🤠 valeu mesmo 😃🙏
Além dos problemas citados havia um forte lobby petroleiro que não queria concorrentes. Outro problema (nem tão grande assim se forem feitas boas escolhas) é o que já vemos no Brasil com o etanol, grandes áreas de plantio destinada a energia ao invés de alimentação. Lembro-me também que nos anos 80 meu pai era engenheiro na Ford e ele comentou que e um problema técnico desse motor era a formação de uma borra que simplesmente travava o motor, e a viabilidade técnica dependia de se resolver este problema.
Eu li uma vez que aquecer o óleo vegetal para deixá-lo menos viscoso permite que ele seja usado em motores diesel normais, talvez ele queime melhor também.
Se ele tivesse vindo para o Brasil faria sucesso
Valeu amigo por mais uma fantástica História das máquinas e seus criadores!! Que pena que não deu certo. Quem sabe no futuro né!!!
Muito obrigado amigo 🤠🤠 que bom que gostou do vídeo 😃😃🙏🙏
Esse é o motor que o brasileiro precisa.
Motor Incrível Além do seu tempo .
Motor de três no cilindro pelo o ano que foi construído seria ótimo que pode-se ver construído novamente e colocar no nosso querido brasil