Sou bipolar tipo 1, depois que comecei a me tratar com uma nutricionista, onde cortei os carboidratos simples, açúcar e gordura, além de emagrecer meu humor melhor .
Gratidão Por Essa Live Dr.Renato! Sou Nutricionista Tenho no momento 2 pacientes bipolares ! É visível a diferença de uma boa alimentação na saúde deles! Sempre aprendendo mais sobre o comportamento pra ajuda-los da melhor forma possível ! Obrigada Demais e Deus abençõe seu trabalho 🥰
19:00 Interessante! Eu me sinto melhor comendo uma vez por dia! No inicio da uma irritabilidade horrível. Mas depois de uma semana fico super calmo! Um detalhe! Percebi isso quando fiquei por 4 meses comendo apenas frutas e legumes uma vez por dia. Antes dos medicamentos fiquei super estabilizado! Percebi que açúcar refinado e glúten muda muito meu humor! Hoje estou retomando a dieta.
Faz algum tempo que percebi a alteração no meu humor decorrente da má alimentação, depois disso passei a estudar sobre. Entendi que a comida copiosa, gordurosas e açucaradas é um desastre. O jejum intermitente é um aliado para o controle do meu pico glicêmico consequentemente a estabilização do meu humor. Antes de perceber isso já fazia jejum de qq forma, até emagrecia mas quando quebrava o jejum comia qq coisa, fazia puramente por estética e agora quebrando o jejum corretamente ( proteína, comidas saudáveis, lowcarb) estou bem mais estável. Não quer dizer que não pise na jaca.... Certo dia comi 2 pedaços de pizza e 5 min depois virei uma onça, achei incrível e agora aprendi.... Cuidado e moderação em tudo.
Meu cérebro trabalha melhor quando retiro o açúcar da alimentação. Já percebi muito isso. Minha produtividade aumenta, as coisas ficam mais claras na minha cabeça. É impressionante!
Nossa, depois do almoço parece que eu caio em um buraco mesmo. Mas minha alimentação não tem grandes problemas, sempre me alimentei bem. Sempre achei que fosse um momento de digestão, mas realmente sou muito ativa de manhã/ de noitinha... Mas a parte da tarde é uma diminuição muito grande de atividade.
Talvez somos mais obesos por causa da compensação nas mudanças de fase de humor. Dependendo da fase que estou, tenho mais tendência de ingerir coisas doces. E percebi que mais carboidrato me deixa mais cansada e irritada. Para normalizar o quadro faço dieta mediterrânea.
Eu como errado, como nos horários errados e nunca me disseram que isso alteraria meu humor. Eu nunca tive períodos longos sem crise. Na verdade, em 15 anos de diagnóstico, eu já me internei em clínicas psiquiátricas 10x. Disposta a mudar minha vida pra ficar estável. 😢
Minha sobrinha é bipolar ,com os remédios todos que tomou chegou pesar 70 quilos pois bem,bateu a doida nela ,parou de tomar os remédios chegou pesar uns 40 quilos ,que é o peso normal dela mesmo ,meu Deus a guria virou uma onça de tão brava ,uma hora brigava ,outra queria se matar ...agora teve que voltar novamente tomar os mdicamentos ...contra a vontade dela ,mas ou toma ou Deus sabe o que,voltou a engordar,esta deprimida por isso agora,mas não esta fácil nem pra ela ,e nem pra família é uma luta todos os dias...principalmente quê se o marido não der os medicamentos ela realmente não toma ,esquece ou toma tudo pela metade...desejo forças pra ela .
Depois que retirei o glúten e óleos vegetais, fiquei mais estável. Retirei depois de fazer exame e descobrir que sou intolerante ao glúten, isso piorava meu bipolar.
@@despertatuquedormes7483 Os azeites, em sua maioria, são misturados com outros óleos. Achar um puro, além de muito caro, nem sempre a gente tem a garantia de que é puro, e por ser de vegetal, oxida muito fácil. Mesmo o de oliva, eu consumo com moderação. Não vou imitar os italianos, que consomem uma porção generosa de azeite; eles tem acesso a azeite puro e fresco.
Eu vi o trabalho do dr Chris Palmer que ele recomenda a cetogênica para "regredir" os sintomas da bipolaridade. Eu não aodtei a cetogênica, mas cortei o açúcar, bato meta de proteína e fibras, evito gordura e isso mudou meu humor em menos de uma semana. Hoje diminuí muito a medicação. Primeiros 5 dias sem açúcar é infernal. Mas depois disto, minha vida é outra.
Doutor descreveu exatamente o que faço. Manhã quase nenhuma fome e por isso até como cada m qualidade, almoço ainda me seguro. Depois das 16h começa uma fome inexplicável mas vou controlando. Mas quando chega noite tem dias que como por 3 pessoas. E fico muito deprimida por isso. Dificuldade pra dormi sem o zopiden. Mas tem noites que acordo de madrugada e " ataco" a gaveta de biscoitos recheados da minha filha. Já aconteceu de comer 2 pacotes inteiros. É incontrolável. Acordo muito triste por isso. Tomo " esporro" da minha filha que tenta me ajudar ..TB tenho intolerância a lactose e por esse fator acordo cedo dor de cabeça, dor de barriga e muito enjoada. Vou pro trabalho passando mal. Só melhoro depois das 10 h.
Esse lance de eliminar excesso de açúcar é real demais. Os primeiros 5 dias foram horríveis, mas depois que passou a abstinência, minha vida mudou. Slow carb (diminuir a rapidez em que o açúcar entra na corrente sanguínea) também foi um divisor de águas na minha vida. Isto é, se vou comer um pão, coloco proteína junto. Ou se vou comer doce, como depois do almoço (que é quando eu ingiro maior quantidade de fibras e proteína)
Tenho diagnóstico de bipolar há 28 anos. Ah q bom...não como açucar branco, não curto doces e tortas e nem como gordura, frituras é delicioso mas evito. Com isso peso 60kg 1,66cm e 60 anos !! Ah acho que estou bem, tanto de corpo como de cuca ! Kkkk
Eu tive o diagnóstico aos 32...vc aos 33. Ver que está bem me inspira a me cuidar e ficar bem tbm. As vezes é meio desesperador...conviver com a doença
@@patriciaruck obrigada ! Conheci esse médico recente e tudo que ele informa tem a ver. Se seguir os conselhos, com certeza vc vai ter vida útil, produtiva como de todo mundo !! Se cuide direitinho e siga em frente !!
@@veragomes9584 claro, né Vera!! 22 anos de lítio. Hj tomo 600mg. Mais quetiapina 50mg e lamotrigina 100mg. Essa combinaçao dos 3 está me proporcionando estabilidade há 10 anos! Glória a Deus e aos médicos do SUS. Glória ao Senhor!!
nossa, isso da fome à noite é tão real. das vezes que fiquei sem medicação cansei de pedir delivery no início da madrugada por impulso. esperava meus pais irem dormir pq ficavam reclamando de eu pedir lanche tarde. e em compulsão, suficiente pra duas pessoas, às vezes três, refrigerante de dois litros pra sobrar pro dia seguinte, às vezes sobremesa também. terminava de comer passando mal de tão cheia. e pela quantidade saía caro, dinheiro que eu nem poderia estar gastando. só o desastre! aqui em casa não é de ter besteira, minha mãe sempre preferiu a alimentação mais saudável, e eu sempre do contra, então eu tinha que comprar pra ter. agora eu me conformo, né kk. aos poucos ajustando e melhorando. se eu continuasse como estava, nem quero saber onde eu ia parar. conhecimento salva! obrigada, Dr. Renato! 💜
E os benefícios da DIETA CETOGÊNICA e jejum na epilepsia? Há estudos também no transtorno bipolar, conhece? Já experimentou nós pacientes que topam? Parecem ser promissores... Inflamação subclínica crônica deve prejudicar o funcionamento do cérebro e do intestino, o 2o cérebro...
Boa tarde Dr. Renato Pisquiatra. A Partir do início que comecei a seguir as orientações do Sr. Dr. Renato. Já comecei a perceber quanto ao horários de comidas e remédio. Até o sono já estou percebendo, uma pequena melhora. Apesar de ter pouco tempo , iniciei, seguindo algumas orientações . Já agradeço antecipadamente. Obrigado.
Minha dieta é nunca excluir totalmente os alimentos , mas sempre incluir novos alimentos saudáveis, coma bastante gordura animal e tome um cálice de vinho, coma bastante proteína e depois tome chá para eliminar ácido úrico, coma um doce e vá fazer uns exercícios físicos, TD é uma questão de equilíbrio.
@@jusilveira7830 tenho transtorno bipolar, e sinto diferenças no humor dependendo na alimentação, porém para cada pessoa deve ser uma dieta que seja acordo. Para mim me sinto muito melhor quando consumo proteínas e gorduras de origem animal, bem como Kefir, iogurtes e sempre frutas e verduras. Mas se eu fosse vegetariano já tinha morrido de depressão, muita carne vermelha, ovos, leite e banha de porco diminuem a depressão além de chás e vinho tinto seco que ajuda a diminuir a inflamação do cérebro.
Excelente explicação!estou no caminho certo qto a alimentação faz muito tempo,eu não como açúcar,indústria,eu como pouco mas com qualidade.Eu também tenho feito muitas trilhas,a atividade física também tem me ajudado.Obrigada Dr Renato
Vdd, comi mais carne fiquei de bom humor. Eu já não como gluten e leite sem lactose, as vezes, fico mto nos ovos e proteína de soja e enjoo. Daí, como mais carne fico de bom humor. E bem de vez eu qdo um doce, na fase antes do ciclo.
Eu adoro os seus vídeos eu estudo. E aprendo muito, conheço várias pessoas bipolares tbm. Já desconfiava que poderia ser bipolar por canta das tristezas. Fui diagnóstica na UTI em uma tentativa de suicídio
Não sou bipolar, mas é notório o quanto uma barra de chocolate, por exemplo, altera a curva de humor e de forma diferente na primeira meia hora pós ingestão, duas horas, e percebo efeitos até 24..48 horas depois.
Dr conviver com isso tem que orar muito! Fiquei sem 2 remédios, cai, deprimi, voltei com eles descontrolei feio! O Brasil inteiro estava contra mim! Entrar em rede social ainda nem pensar, ainda não voltei ao normal! Delírio percecutorio!
DR. RENATO, VOCÊ É UMA BENÇÃO DE DEUS NA VIDA DE MINHA FILHA. ELA TEM BIPOLARIDADE E JÁ SOFREU MUITO POR CONTA DA DOENÇA. DESENCADEOU MUITOS PROBLEMAS E MUITOS PREJUÍZOS NA VIDA DELA E DE TODA A FAMÍLIA, PRINCIPALNENTE NA VIDA DOS FILHOS DURANTE A SEPARAÇÃO E TER QYE ENFRENTAR UM DIVÓRCIO. VOCÊ QUE É ESTE MÉDICO TÃO QUALIFICADO NESTA ÁREA, VEIO COMO UVA AJUDAR MINHA FILHA E A MIM. ENFIM, A todas as pessoas que sofrem com essa patologia. Deus lhe abençoe muito.
Minha familia toda come em horário irregular, eu me sinto a pior pessoa por causa dessa mania e também sempre foi motivo de brigas intermináveis entre meus familiares e me sinto mal por isso, se eu estiver sozinha chego a ficar 3 dias sem preparar refeições, agora tentarei mudar isso.
Devido a minha alteração de humor , deixei a 15 anos tirei açúcar , glúten , refrigerante , frituras e carne vermelha ,,, eu era um cão chupando manga ,,, tirei tudo estou maravilhosa , fiquei até meiga, 15 anos que o meu peso não aumenta ,,quando engordava um pouquinho eu ficava deprimida ,,, agora só falta eu regular o horário de comida ,,, o sono eu já consegui ,,,
Dr Renato., poderia fazer um vídeo explanando sobre como o paciente com TAB pode diferenciar um momento de felicidade e prazer genuínos, de um sintoma de hipomania e/ou como proceder para aproveitar os bons momentos sem dar gatilho para que um novo quadro de hipopania se abra?
Pura verdade, qdo abuso da alimentação fico sem energia,recebi o diagnóstico bipolaridade, agora que o senhor alertou sobre isso, vou me cuidar, gratidão 🙌
Gratidão dr. Renato seus vídeos tem me ajudado muito para ajudar a minha filha que é bipolar, mas não se interessa em deixar maus hábitos de alimentação.
Tenho bipolaridade e sou ovolacto e como carboidrato simples brincando mais ou menos como muito arroz, macarrão mas feijão e cuscuz já não consigo por isso gosto mais de alimentos com fibra, comer carboidrato é mesmo que beber água pra mim
Eu como saudável faço dietoterapia. Mas sinto vontade de açúcar na TPM e se eu tiver muito deprimida um chocolate me anima bastante. Já pimenta me irrita. Eu não tomo refrigerante nem comida fast food. So em ocasiões especiais quando da muita vontade. O meu maior problema mesmo é o sono. Não consigo dormir a noite quando durmo acordo passando mal ou com pesadelos. Durmo de dia e acabo dormindo o dia todo. Pra evitar as pessoas que me irritam e com isso acordo irritada com muito compromisso pra fazer em pouco tempo.
Tenho o problema de faess wie absolutamente não tenho vontade e nem apetite, melhorou um pouco, mas a quietiapina aumenta muito o apetite a noite, a ponto de não me deixar dormir, já sou magra e emagreço rapido, as taxas sanguíneas os triglicérides estão passando um pouco do limite
Eu sou um bipolar totalmente peculiar, eu me Sintia muito mais mal quando era magro , sempre fui muito magro abaixo da média, comecei a ganhar peso depois que passei a tomar estabilizador de humor, estou me sentindo muito melhor depois que engordei não sinto mais fraquezas, tenho mais disposição para trabalhar , mais força a musculatura se desenvolve melhor.
mas vc engordou pelos estabilizadores, era magro demais e agora está normal. mas comece a exagerar na comida que verá que é um bipolar exatamente como todos os outros
@@LuciaPereira-oz1ez a realidade é que eu fico com muito mais fadiga e mal estar quando estou mais magro, hj eu tenho muito mais disposição física do que quando tinha 18 anos, ( claro que não considerando o efeito colateral dos remédios) a disposição que diminuiu é a mental visto que com o passar do tempo o TAB tende pender mais para a depressão. Quanto a vontade de comer sem remédios ou com continua a mesma coisa. O que é preocupante ė a retenção de líquidos.
@@LuciaPereira-oz1ez parece que vc está querendo dizer que os bipolares engordam mais. O TAB não influencia no padrão genético do biotipo das pessoas, já os sintomas do tab podem fazer algumas pessoas engordar e outras emagrecer, e isso é independente da quantidade de comida. No meu caso os estabilizadores me fizeram ganhar peso pela retenção de líquidos e por tornar o metabolismo mais lento. Eu tive um período que parei de tomar estabilizador por que me deixava depressivo demais e perdi peso imediatamente e comendo bastante como sempre. Eu tomava divalproato de sódio e agora tomo lamotrigina em uma dosagem bem baixa em monoterapia e não ganhei peso com este remédio, pois ele não deixa tão lento o metabolismo.
@@alexandervione1975 olá! o que eu disse é que os medicamentos para bipolaridade em geral deixam as pessoas com alguns ou muitos alguns kikos a mais. eu comecei com lítio e quetiapina, em um mês estou com 6 kikos a mais. a lamotrigina, que tb uso, não faz ganho de peso, mas a grande maioria dos estabilizadores é antipsicóticos tem este efeito nas pessoas. fazer o que, prefiro ter kilos a mais do que viver o inferno que vivi em duas depressoes mista neste ano. desejo que fique bem, pois eu tb sendo TAB sei o perrengue que passamos
@@LuciaPereira-oz1ez concordo, eu na maior parte das vezes tinho prevalência de depressão mista, episódios mistos, não são muito fortes, porém quase perene, de fazer ciclagem todos os dias, não faz muito tempo que compreendi que tive os primeiros quadros lá pelos 12 anos de idade. Não é fácil.
Olha doutor realmente. Eu quando achava que era depressão eu parava de Comer eu estava definhando. Hoje estou comendo melhor e tomando quetiapina que mudou minha vida.
Olá Regina! Me deixa muito contente saber que o conhecimento que compartilho por aqui tem sido útil em sua vida. Espero continuar sendo fonte de ajuda para você e muito mais pessoas. Muito obrigado por acompanhar por aqui!
Antes comia um chocolate todo dia. Agora vou deixar pra comer todos num dia só 😅 brincadeiras à parte, eu fico muito mau humorada quando não como algum doce. Certa vez fiz uma dieta cetogênica e aguentei 4 dias só, um mau humor terrível.
Obrigada pelo vídeo Doutor. Tenho percebido como a alimentação influencia não só na parte do peso mas principalmente no humor. Informação salva vidas.😊
Eu super achei que quando me acabava em chocolate,doce,açúcar eu ficava deprimida. Meu esposo também começou a perceber. Eu sabia que eu não tava ficando doida 😢😮. Agora sigo uma dieta, tento fazer atividade física e bebo 4 litros de água. Faço acompanhamento com a psicóloga e psiquiatra. Tenho possivelmente bipolar tipo I.
Muito obrigada Dr Renato. Tem estágios da minha bipolaridade que a noite como muito carbo. E depois se não tiver doce encho um copo de leite com pão e açúcar. Fico tão irritada que como no quarto. Quero melhorar vou alimentar melhor. E ouvi falar que a academia para o bipolar não é estética é tratamento é cura. Sempre odiei essa obrigação. Mas já estou me convencendo de que faz parte do tratamento aí fica mais fácil.
Dr qual melhor alimento?minha sobrinha não come nada que preste,não come frutas e verduras e não tem hábito de comer no horário,faz uma refeição por dia e passa noites sem dormir direito,vendo seus vídeos descreve ela.
Tenho depressão síndrome do Pânico e ansiedade procuro não comer besteiras durante o dia meu humor osila muito é bem complicado.procuro fazer todas as refeições no mesmo horário na minha casa não tem doces.procuro sempre ter só ter só frutas e legumes faço pequenos lanches durante o durante o dia.
Onde eu engordei 46 kilos devido a má alimentação devido a bipolaridade acordava a noite para comer hoje já não faço mais isso as alimentação natural muito grão e verduras e assados
Que bom poder ouvir seus conselhos Dr Renato. Você faz com que Eu saiba lidar com esse Transtorno com mais naturalidade e entendimento. O b r i g a d o !
Quando estou estável emagreço. Mas do jeito que estou, eu nao me importo por nada. Como super erradoe consciente de que ests me fazendo mal. Ate pq fico desejando que td acabe 😢😢😢😢😢
Dr. Renato você é um anjo que ajuda muito, a quem tem um familiar com transtorno bipolar. Como eu gostaria de ter condições financeiras para fazer o tratamento da minha filha com um médico tão maravilhoso. Eu estou assistindo todos vídeos para tentar entender melhor sobre essa doença.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️
Sou bipolar tipo 1, depois que comecei a me tratar com uma nutricionista, onde cortei os carboidratos simples, açúcar e gordura, além de emagrecer meu humor melhor .
Então ou vc come só macarrão ou só arroz no almoço, são carboidratos
Vc trata sem uso de medicamentos?
@@elianemendesdasilva6076 com medicamentos. São muitos até dois reguladores e antpsicotico
Gratidão Por Essa Live Dr.Renato!
Sou Nutricionista Tenho no momento 2 pacientes bipolares ! É visível a diferença de uma boa alimentação na saúde deles! Sempre aprendendo mais sobre o comportamento pra ajuda-los da melhor forma possível !
Obrigada Demais e Deus abençõe seu trabalho 🥰
Faz uma dieta pra mim
Dra faz uma laive pra nós
19:00 Interessante! Eu me sinto melhor comendo uma vez por dia! No inicio da uma irritabilidade horrível. Mas depois de uma semana fico super calmo! Um detalhe! Percebi isso quando fiquei por 4 meses comendo apenas frutas e legumes uma vez por dia. Antes dos medicamentos fiquei super estabilizado! Percebi que açúcar refinado e glúten muda muito meu humor! Hoje estou retomando a dieta.
Quando eu me alimento melhor, eu me sinto mais bem humorada. Quando eu tô comendo muita besteira eu fico bem deprimida e cansada.
Também já percebi isso. Fico indisposta comendo mal
Interessante e faz todo o sentido.
O excesso de açúcar altera o humor e principalmente o peso na. Balança.
É trágico. Kkkkkk
O que tem me ajudado a controlar o humor e meus nervos é tomar chá de erva São João pela manhã tarde e chá de erva cidreira de noite
Dr Renato seus vídeos são divisor de águas na vida de nós bipolares. Obrigado.
quando eu corto todos os industrializados e como apenas o que a natureza produz, eu me sinto 10000% mellhor
É certo que a seleção dos alimentos é os horários da alimentação influenciam favoravelmente no nosso humor
.Obrigada por me alertar sobre isto.
Faz algum tempo que percebi a alteração no meu humor decorrente da má alimentação, depois disso passei a estudar sobre. Entendi que a comida copiosa, gordurosas e açucaradas é um desastre. O jejum intermitente é um aliado para o controle do meu pico glicêmico consequentemente a estabilização do meu humor. Antes de perceber isso já fazia jejum de qq forma, até emagrecia mas quando quebrava o jejum comia qq coisa, fazia puramente por estética e agora quebrando o jejum corretamente ( proteína, comidas saudáveis, lowcarb) estou bem mais estável. Não quer dizer que não pise na jaca.... Certo dia comi 2 pedaços de pizza e 5 min depois virei uma onça, achei incrível e agora aprendi.... Cuidado e moderação em tudo.
Gata virou onça! Rsrs
Parabéns, vá em frente!
Como assim virou umq onça com.endo pizza? Kkk
Foi rápido assim?😳
Sinto os mesmos sintomas que vc com uma dieta rica em carboidratos, fico desregulada qdo corto fico bem.
A pessoa era um Leão, virou um Gatinho. Parece que precisa de colo.
Meu cérebro trabalha melhor quando retiro o açúcar da alimentação. Já percebi muito isso. Minha produtividade aumenta, as coisas ficam mais claras na minha cabeça. É impressionante!
Eu Tb sou assim.
Fico melhor com vitamina B12
Nossa tô percebendo isso. 😢 E eu amo açúcar. Mas vou começar a tirar
"O horário regular da alimentação é importante"
Eu assistindo o vídeo comendo um PF de pedreiro as 8:00 da manhã: "Hmm, interessante"
😮
Já fiz isso 😮
Nossa, depois do almoço parece que eu caio em um buraco mesmo. Mas minha alimentação não tem grandes problemas, sempre me alimentei bem. Sempre achei que fosse um momento de digestão, mas realmente sou muito ativa de manhã/ de noitinha... Mas a parte da tarde é uma diminuição muito grande de atividade.
Eu já ia falar que quando eu estou bem, fico mais magra.
Eu tbm. Da última vez emagreci 8 kg e nem fiz dieta. Mas por estar bem não tinha vontade de comer guloseimas
Alimentação e atividades físicas muda minha qualidade de vida.
Talvez somos mais obesos por causa da compensação nas mudanças de fase de humor. Dependendo da fase que estou, tenho mais tendência de ingerir coisas doces. E percebi que mais carboidrato me deixa mais cansada e irritada. Para normalizar o quadro faço dieta mediterrânea.
Diante de um longo tempo q venho pesquisando sobre bipolaridade,hoje cm os seus vídeo descobri q minha esposa tem e é em grau elevado..
Meu Deus, vc é um intrumento d Deus cm essas informações...sua linguagem nessa área d alimentação é idêntica cm a bíblia..
Eu como errado, como nos horários errados e nunca me disseram que isso alteraria meu humor. Eu nunca tive períodos longos sem crise. Na verdade, em 15 anos de diagnóstico, eu já me internei em clínicas psiquiátricas 10x. Disposta a mudar minha vida pra ficar estável. 😢
Vai dar certo 🥰
Nunca é tarde pra gente ter uma vida melhor. Vai firme que vai dar certo!
Miga, conseguiu mudar a alimentação? Você está bem?
❤
Eu acredito de verdade q depende do que comemos p controlar o humor 😊
Minha sobrinha é bipolar ,com os remédios todos que tomou chegou pesar 70 quilos pois bem,bateu a doida nela ,parou de tomar os remédios chegou pesar uns 40 quilos ,que é o peso normal dela mesmo ,meu Deus a guria virou uma onça de tão brava ,uma hora brigava ,outra queria se matar ...agora teve que voltar novamente tomar os mdicamentos ...contra a vontade dela ,mas ou toma ou Deus sabe o que,voltou a engordar,esta deprimida por isso agora,mas não esta fácil nem pra ela ,e nem pra família é uma luta todos os dias...principalmente quê se o marido não der os medicamentos ela realmente não toma ,esquece ou toma tudo pela metade...desejo forças pra ela .
Eu fico deprimida com os tais remédios, mas quem no íntimo fica bem aumentando peso?
Ela faz terapia?
Não dá para trocar os remédios?
Depois que retirei o glúten e óleos vegetais, fiquei mais estável. Retirei depois de fazer exame e descobrir que sou intolerante ao glúten, isso piorava meu bipolar.
arrasou mto tirando oleos vegetais, gluten o pessoal ja sabe q faz mal mas os oleos vegetais passam despercebidos e sao os mais inflamatorios
Verdade, Vinícius.@@viniciusalmeida5291
Obrigada agora entendi porque fiquei dias estavel
Estava comendo só fruta😊
Até o oleo de primula e azeite faz mal?😮
@@despertatuquedormes7483 Os azeites, em sua maioria, são misturados com outros óleos. Achar um puro, além de muito caro, nem sempre a gente tem a garantia de que é puro, e por ser de vegetal, oxida muito fácil. Mesmo o de oliva, eu consumo com moderação. Não vou imitar os italianos, que consomem uma porção generosa de azeite; eles tem acesso a azeite puro e fresco.
Quando a pessoa nasce pra ser médico não tem pra ninguém neh. 👏👏👏👏
Meu humor altera com: arroz branco, açúcar, leite, glúten.
Eu vi o trabalho do dr Chris Palmer que ele recomenda a cetogênica para "regredir" os sintomas da bipolaridade. Eu não aodtei a cetogênica, mas cortei o açúcar, bato meta de proteína e fibras, evito gordura e isso mudou meu humor em menos de uma semana. Hoje diminuí muito a medicação. Primeiros 5 dias sem açúcar é infernal. Mas depois disto, minha vida é outra.
Doutor descreveu exatamente o que faço. Manhã quase nenhuma fome e por isso até como cada m qualidade, almoço ainda me seguro. Depois das 16h começa uma fome inexplicável mas vou controlando. Mas quando chega noite tem dias que como por 3 pessoas. E fico muito deprimida por isso. Dificuldade pra dormi sem o zopiden. Mas tem noites que acordo de madrugada e " ataco" a gaveta de biscoitos recheados da minha filha. Já aconteceu de comer 2 pacotes inteiros. É incontrolável. Acordo muito triste por isso. Tomo " esporro" da minha filha que tenta me ajudar ..TB tenho intolerância a lactose e por esse fator acordo cedo dor de cabeça, dor de barriga e muito enjoada. Vou pro trabalho passando mal. Só melhoro depois das 10 h.
Já percebi isso! É muito nítido como muda o meu humor e nível de energia.
Esse lance de eliminar excesso de açúcar é real demais. Os primeiros 5 dias foram horríveis, mas depois que passou a abstinência, minha vida mudou.
Slow carb (diminuir a rapidez em que o açúcar entra na corrente sanguínea) também foi um divisor de águas na minha vida. Isto é, se vou comer um pão, coloco proteína junto. Ou se vou comer doce, como depois do almoço (que é quando eu ingiro maior quantidade de fibras e proteína)
Eu tirei o café ☕️ e melhorou a irritabilidade, tirei o açúcar e leite, tirei carne vermelha, melhorou mais, tô indo pra alimentação saudável...
Se eu não dormir 9h ou 10h por dia, eu sinto muita falta de açúcar e irritação.
Tenho diagnóstico de bipolar há 28 anos. Ah q bom...não como açucar branco, não curto doces e tortas e nem como gordura, frituras é delicioso mas evito. Com isso peso 60kg 1,66cm e 60 anos !! Ah acho que estou bem, tanto de corpo como de cuca ! Kkkk
Eu tive o diagnóstico aos 32...vc aos 33. Ver que está bem me inspira a me cuidar e ficar bem tbm. As vezes é meio desesperador...conviver com a doença
@@patriciaruck obrigada ! Conheci esse médico recente e tudo que ele informa tem a ver. Se seguir os conselhos, com certeza vc vai ter vida útil, produtiva como de todo mundo !! Se cuide direitinho e siga em frente !!
Não usa medicação???
@@veragomes9584 claro, né Vera!! 22 anos de lítio. Hj tomo 600mg. Mais quetiapina 50mg e lamotrigina 100mg. Essa combinaçao dos 3 está me proporcionando estabilidade há 10 anos! Glória a Deus e aos médicos do SUS. Glória ao Senhor!!
Fome e sono inadequado, me deixam irritada a ponto de brigar com qualquer um... Melhorei com diminuição do açúcar e do glúten.
Pizza de madrugada ajuda a.
nossa, isso da fome à noite é tão real. das vezes que fiquei sem medicação cansei de pedir delivery no início da madrugada por impulso. esperava meus pais irem dormir pq ficavam reclamando de eu pedir lanche tarde. e em compulsão, suficiente pra duas pessoas, às vezes três, refrigerante de dois litros pra sobrar pro dia seguinte, às vezes sobremesa também. terminava de comer passando mal de tão cheia. e pela quantidade saía caro, dinheiro que eu nem poderia estar gastando. só o desastre! aqui em casa não é de ter besteira, minha mãe sempre preferiu a alimentação mais saudável, e eu sempre do contra, então eu tinha que comprar pra ter. agora eu me conformo, né kk. aos poucos ajustando e melhorando. se eu continuasse como estava, nem quero saber onde eu ia parar. conhecimento salva! obrigada, Dr. Renato! 💜
Dr Renato vc é uma benção em nossas vidas ! Eu já percebi. O açúcar me piora muito!
eu sinto que fico irritado se não como o tanto que estou acostumado de proteína
Eu, não acreditei, mas não posso com trigo e leite, a deprê é 24h e clima também, durante períodos chuvosos, lá vem deprê.
Poxa, me identifiquei.
Sou bipolar ,faço uma dieta certinho e não consigo emagrecer
Eu percebo há muito tempo. O café, leite, açúcar, acordo sempre com mau humor.. Enlatados. Amo Sucrilhos. Nao sinta fome. Como para sobreviver.
E os benefícios da DIETA CETOGÊNICA e jejum na epilepsia? Há estudos também no transtorno bipolar, conhece? Já experimentou nós pacientes que topam? Parecem ser promissores... Inflamação subclínica crônica deve prejudicar o funcionamento do cérebro e do intestino, o 2o cérebro...
Boa tarde Dr. Renato Pisquiatra.
A Partir do início que comecei a seguir as orientações do Sr. Dr. Renato.
Já comecei a perceber quanto ao horários de comidas e remédio.
Até o sono já estou percebendo, uma pequena melhora.
Apesar de ter pouco tempo , iniciei, seguindo algumas orientações .
Já agradeço antecipadamente.
Obrigado.
Eu acredito de verdade. Açúcar, massas, leite e café.
Minha dieta é nunca excluir totalmente os alimentos , mas sempre incluir novos alimentos saudáveis, coma bastante gordura animal e tome um cálice de vinho, coma bastante proteína e depois tome chá para eliminar ácido úrico, coma um doce e vá fazer uns exercícios físicos, TD é uma questão de equilíbrio.
Você tem TAB? Estou tentando regular minha alimentação
@@jusilveira7830 tenho transtorno bipolar, e sinto diferenças no humor dependendo na alimentação, porém para cada pessoa deve ser uma dieta que seja acordo. Para mim me sinto muito melhor quando consumo proteínas e gorduras de origem animal, bem como Kefir, iogurtes e sempre frutas e verduras. Mas se eu fosse vegetariano já tinha morrido de depressão, muita carne vermelha, ovos, leite e banha de porco diminuem a depressão além de chás e vinho tinto seco que ajuda a diminuir a inflamação do cérebro.
Obrigada Dr. Você é um ANJO, Para nós. Bipolares!
Excelente explicação!estou no caminho certo qto a alimentação faz muito tempo,eu não como açúcar,indústria,eu como pouco mas com qualidade.Eu também tenho feito muitas trilhas,a atividade física também tem me ajudado.Obrigada Dr Renato
Vdd, comi mais carne fiquei de bom humor. Eu já não como gluten e leite sem lactose, as vezes, fico mto nos ovos e proteína de soja e enjoo. Daí, como mais carne fico de bom humor. E bem de vez eu qdo um doce, na fase antes do ciclo.
Eu adoro os seus vídeos eu estudo. E aprendo muito, conheço várias pessoas bipolares tbm. Já desconfiava que poderia ser bipolar por canta das tristezas. Fui diagnóstica na UTI em uma tentativa de suicídio
Não sou bipolar, mas é notório o quanto uma barra de chocolate, por exemplo, altera a curva de humor e de forma diferente na primeira meia hora pós ingestão, duas horas, e percebo efeitos até 24..48 horas depois.
Refrigerante sem dúvidas, pois não sou muito de comidas doces ,porém o refri compensa tudo isso 🤦🏻♀️
Dr conviver com isso tem que orar muito! Fiquei sem 2 remédios, cai, deprimi, voltei com eles descontrolei feio! O Brasil inteiro estava contra mim! Entrar em rede social ainda nem pensar, ainda não voltei ao normal! Delírio percecutorio!
DR. RENATO, VOCÊ É UMA BENÇÃO DE DEUS NA VIDA DE MINHA FILHA. ELA TEM BIPOLARIDADE E JÁ SOFREU MUITO POR CONTA DA DOENÇA. DESENCADEOU MUITOS PROBLEMAS E MUITOS PREJUÍZOS NA VIDA DELA E DE TODA A FAMÍLIA, PRINCIPALNENTE NA VIDA DOS FILHOS DURANTE A SEPARAÇÃO E TER QYE ENFRENTAR UM DIVÓRCIO.
VOCÊ QUE É ESTE MÉDICO TÃO QUALIFICADO NESTA ÁREA, VEIO COMO UVA AJUDAR MINHA FILHA E A MIM. ENFIM, A todas as pessoas que sofrem com essa patologia.
Deus lhe abençoe muito.
Eu acredito porque as vezes estou bem depende a ali mentação e me deixa pra baixo
Minha familia toda come em horário irregular, eu me sinto a pior pessoa por causa dessa mania e também sempre foi motivo de brigas intermináveis entre meus familiares e me sinto mal por isso, se eu estiver sozinha chego a ficar 3 dias sem preparar refeições, agora tentarei mudar isso.
Devido a minha alteração de humor , deixei a 15 anos tirei açúcar , glúten , refrigerante , frituras e carne vermelha ,,, eu era um cão chupando manga ,,, tirei tudo estou maravilhosa , fiquei até meiga, 15 anos que o meu peso não aumenta ,,quando engordava um pouquinho eu ficava deprimida ,,, agora só falta eu regular o horário de comida ,,, o sono eu já consegui ,,,
Eu sinto muito deprimida sou bipolar ainda mais que engordei
Meu horário de alimentação é regular, mas qdo fico ansiosa como de madrugada.
Dr Renato., poderia fazer um vídeo explanando sobre como o paciente com TAB pode diferenciar um momento de felicidade e prazer genuínos, de um sintoma de hipomania e/ou como proceder para aproveitar os bons momentos sem dar gatilho para que um novo quadro de hipopania se abra?
Sempre tenho essa dúvida tbm
Acho q vem a irtitabilidade e mau humor, com imosciencha uns dias depois...
Eu também tenho essa dúvida. Vamos questioná-lo a cada vídeo até ele ler o comentário
Explicação excelente! Pena que foi pequena, queria mais!!!!!
Dr.Renato realmente quando consumo açúcar fico fico irritado e sem disposição. O café também altera o meu bem estar. Amo suas dicas.
Pura verdade, qdo abuso da alimentação fico sem energia,recebi o diagnóstico bipolaridade, agora que o senhor alertou sobre isso, vou me cuidar, gratidão 🙌
Eu acredito fielmente e faz muito tempo.
Eu super acredito nisso, até a minha tdpm melhorou depois que mudei minha alimentação... 😀
Gratidão dr. Renato seus vídeos tem me ajudado muito para ajudar a minha filha que é bipolar, mas não se interessa em deixar maus hábitos de alimentação.
Antes eu tinha mais fome a noite, "ligava" a noite. Mas, depois que mudei os hábitos esse padrão mudou.
Tenho bipolaridade e sou ovolacto e como carboidrato simples brincando mais ou menos como muito arroz, macarrão mas feijão e cuscuz já não consigo por isso gosto mais de alimentos com fibra, comer carboidrato é mesmo que beber água pra mim
Eu como saudável faço dietoterapia. Mas sinto vontade de açúcar na TPM e se eu tiver muito deprimida um chocolate me anima bastante. Já pimenta me irrita. Eu não tomo refrigerante nem comida fast food. So em ocasiões especiais quando da muita vontade. O meu maior problema mesmo é o sono. Não consigo dormir a noite quando durmo acordo passando mal ou com pesadelos. Durmo de dia e acabo dormindo o dia todo. Pra evitar as pessoas que me irritam e com isso acordo irritada com muito compromisso pra fazer em pouco tempo.
É verdade o meu marido não gosta de comer de manhã tem tudo haver
Eu percebo que altera meu humor dependendo do alimento
Tenho o problema de faess wie absolutamente não tenho vontade e nem apetite, melhorou um pouco, mas a quietiapina aumenta muito o apetite a noite, a ponto de não me deixar dormir, já sou magra e emagreço rapido, as taxas sanguíneas os triglicérides estão passando um pouco do limite
Eu sou um bipolar totalmente peculiar, eu me Sintia muito mais mal quando era magro , sempre fui muito magro abaixo da média, comecei a ganhar peso depois que passei a tomar estabilizador de humor, estou me sentindo muito melhor depois que engordei não sinto mais fraquezas, tenho mais disposição para trabalhar , mais força a musculatura se desenvolve melhor.
mas vc engordou pelos estabilizadores, era magro demais e agora está normal. mas comece a exagerar na comida que verá que é um bipolar exatamente como todos os outros
@@LuciaPereira-oz1ez a realidade é que eu fico com muito mais fadiga e mal estar quando estou mais magro, hj eu tenho muito mais disposição física do que quando tinha 18 anos, ( claro que não considerando o efeito colateral dos remédios) a disposição que diminuiu é a mental visto que com o passar do tempo o TAB tende pender mais para a depressão. Quanto a vontade de comer sem remédios ou com continua a mesma coisa. O que é preocupante ė a retenção de líquidos.
@@LuciaPereira-oz1ez parece que vc está querendo dizer que os bipolares engordam mais. O TAB não influencia no padrão genético do biotipo das pessoas, já os sintomas do tab podem fazer algumas pessoas engordar e outras emagrecer, e isso é independente da quantidade de comida. No meu caso os estabilizadores me fizeram ganhar peso pela retenção de líquidos e por tornar o metabolismo mais lento. Eu tive um período que parei de tomar estabilizador por que me deixava depressivo demais e perdi peso imediatamente e comendo bastante como sempre. Eu tomava divalproato de sódio e agora tomo lamotrigina em uma dosagem bem baixa em monoterapia e não ganhei peso com este remédio, pois ele não deixa tão lento o metabolismo.
@@alexandervione1975 olá! o que eu disse é que os medicamentos para bipolaridade em geral deixam as pessoas com alguns ou muitos alguns kikos a mais. eu comecei com lítio e quetiapina, em um mês estou com 6 kikos a mais. a lamotrigina, que tb uso, não faz ganho de peso, mas a grande maioria dos estabilizadores é antipsicóticos tem este efeito nas pessoas. fazer o que, prefiro ter kilos a mais do que viver o inferno que vivi em duas depressoes mista neste ano. desejo que fique bem, pois eu tb sendo TAB sei o perrengue que passamos
@@LuciaPereira-oz1ez concordo, eu na maior parte das vezes tinho prevalência de depressão mista, episódios mistos, não são muito fortes, porém quase perene, de fazer ciclagem todos os dias, não faz muito tempo que compreendi que tive os primeiros quadros lá pelos 12 anos de idade. Não é fácil.
Olha doutor realmente. Eu quando achava que era depressão eu parava de
Comer eu estava definhando. Hoje estou comendo melhor e tomando quetiapina que mudou minha vida.
Sou bipolar e tenho obesidade desde o início dos sintomas. Recentemente fiz cirurgia bariátrica, já perdi 42 kg e me sinto muito bem.
Dr abençoado, um divisor de água para nós bupolares
Olá Regina! Me deixa muito contente saber que o conhecimento que compartilho por aqui tem sido útil em sua vida.
Espero continuar sendo fonte de ajuda para você e muito mais pessoas. Muito obrigado por acompanhar por aqui!
Deus o abençoe muito
Mais uma excelente aula! Gratidão Dr Renato.
Desde agosto de 2022 passei a fazer dieta anti-inflamatória e suplementos. Tem me ajudado muito.
Depois que comecei a assistir os seu vídeos minha vida mudou. Muito obrigada!
Olá, Erika! Fico muito feliz em saber que pude ser útil em sua vida. Obrigado por acompanhar por aqui!
Voce é um Salvador da pátria ❤
Antes comia um chocolate todo dia. Agora vou deixar pra comer todos num dia só 😅 brincadeiras à parte, eu fico muito mau humorada quando não como algum doce. Certa vez fiz uma dieta cetogênica e aguentei 4 dias só, um mau humor terrível.
Obrigada pelo vídeo Doutor. Tenho percebido como a alimentação influencia não só na parte do peso mas principalmente no humor. Informação salva vidas.😊
Eu super achei que quando me acabava em chocolate,doce,açúcar eu ficava deprimida. Meu esposo também começou a perceber. Eu sabia que eu não tava ficando doida 😢😮. Agora sigo uma dieta, tento fazer atividade física e bebo 4 litros de água. Faço acompanhamento com a psicóloga e psiquiatra. Tenho possivelmente bipolar tipo I.
Faz todo sentido mesmo. Tô aprendendo muito. Obrigada doutor Renato
Obrigada Dr Renato. Vc está revelando muitas coisas que eu sou mas não sabia pq era assim. Agora está explicado.
Muito obrigada Dr Renato. Tem estágios da minha bipolaridade que a noite como muito carbo. E depois se não tiver doce encho um copo de leite com pão e açúcar. Fico tão irritada que como no quarto. Quero melhorar vou alimentar melhor. E ouvi falar que a academia para o bipolar não é estética é tratamento é cura. Sempre odiei essa obrigação. Mas já estou me convencendo de que faz parte do tratamento aí fica mais fácil.
Que explicação maravilhosa!
Dr qual melhor alimento?minha sobrinha não come nada que preste,não come frutas e verduras e não tem hábito de comer no horário,faz uma refeição por dia e passa noites sem dormir direito,vendo seus vídeos descreve ela.
Estou dancando em casa e ajeda muito p mim.
Muito satisfatório ouvir esse doutor
eu sou testemunho e tenho feito estudos sobre isso. o que como é o que sou e o que me faz ser..feliz e calma...
Meu Deus,o senhor é um mestre!!!
😮 eu posso passar o dia inteiro sem comer que não me faz falta , teve um tempo em que eu sentia prazer de não comer
Tem que alimentar com alimentos certos...
Percebo claramente o mal que o açúcar e o leite me fazem. Já parei por um tempo e foi ótimo, mas voltei depois.
É bom para todo mundo comer saudável e ainda dá mais saúde e emagrecendo
Falo por experiência própria
Obrigada Doutor Renato. Por nos ensinar tanto. Qdo como muito doce, não me sinto bem. Trato de ciclotimia
Tenho depressão síndrome do Pânico e ansiedade procuro não comer besteiras durante o dia meu humor osila muito é bem complicado.procuro fazer todas as refeições no mesmo horário na minha casa não tem doces.procuro sempre ter só ter só frutas e legumes faço pequenos lanches durante o durante o dia.
Onde eu engordei 46 kilos devido a má alimentação devido a bipolaridade acordava a noite para comer hoje já não faço mais isso as alimentação natural muito grão e verduras e assados
Eu. Explico sempre isso
Esse Dr. É muito didático .
Que bom poder ouvir seus conselhos Dr Renato.
Você faz com que Eu saiba lidar com esse Transtorno com mais naturalidade e entendimento.
O b r i g a d o !
Quando estou estável emagreço. Mas do jeito que estou, eu nao me importo por nada. Como super erradoe consciente de que ests me fazendo mal. Ate pq fico desejando que td acabe 😢😢😢😢😢
Eu acredito ! 😢
Esplêndido!!
Dr. Renato você é um anjo que ajuda muito, a quem tem um familiar com transtorno bipolar. Como eu gostaria de ter condições financeiras para fazer o tratamento da minha filha com um médico tão maravilhoso. Eu estou assistindo todos vídeos para tentar entender melhor sobre essa doença.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️
Muito bom.
Obrigado Dr. Renato, Deus continue abençoando você e sua família ❤. Só verdades
Olá, Mônica! Fico contente por ter sido útil. Que Deus também abençoe você e sua família! Obrigado por acompanhar por aqui.
@@DrRenatoSilvaagradeço a Deus por sua vida. Você faz diferença sim, uma força a mais na nossa batalha. Recebi o diagnóstico agora com 41 anos.
Toda vez que deprimo aumento 10,15 ou 20kg,na mania perco tudo e assim fui por décadas.A comida é acolhedora quando deprimo.