Meu episódio de mania foi cinematográfico. Eu tinha só 16 anos, tinha acabado de terminar um namoro de 3 anos, comecei a sair com meio Rio de Janeiro, fumava maconha, bebia, usava cocaína e, para fechar com chave de ouro, tomei um LSD. Resultado: cheguei a pedir socorro a minha mãe para marcar um horário com um psiquiatra, mas não deu tempo, surtei bonito. Fiquei meses meio hipermaníaca por 45 dias. Só à base de Haloperidol para baixar a bola. Meus sintomas: hipersexualidade, gastos excessivos (fiquei devendo ao banco), não dormia nem duas horas por noite, cheguei a ficar 72 horas sem dormir. Quase foi necessário me prenderem em casa para eu não sair para a noite. Resumindo, na época - 1978 - não havia o lítio, a medicação ficou a cargo de um psiquiatra amigo da família, um cardiologista e uma psicóloga. Só voltei a ser eu mesma, em 1980. Mas o surto teve direito à alucinações, um certo senso de onipotência e um excesso de fala, tagarelava o tempo todo. Em 1982, veio a depressão com força: nada saia de casa, não atendia telefone. Passei quase 2 anos assim e aproveitei para ler, ler muito. Mesmo fazendo terapia com psiquiatra, não me receitaram nenhum antidepressivo. E comecei a voltar a ter uma vida produtiva graças a um grande amigo que presenciou o episódio da fase eufórica e a fase depressiva. Enfim, em 1985 eu fiz vestibular para Cominicação Social, jornalismo e comecei a namorar meu futuro companheiro, com quem eu fiquei por 11 anos, e durante este período (1978/1991) não apresentei nenhum episódio nem de mania, nem depressão. Quando meu relacionamento acabou por causa de uma traição que arruinou a confiança entre mim e meu companheiro, depois de passar três meses estudando em NYC, voltei ao Brasil tive o segundo surto. Foi mais brando, mas os sinais e sintomas estavam lá. Foi nessa época que o Dr. Bruno Mello da Costa me convenceu a iniciar o tratamento com o lítio. Monitorou, achou a dose terapêutica e eu, desde 1993, tomo o lítio diariamente e, como não apresentei nenhum efeito colateral, sigo tomando o santo lítio e cheguei a trocar de profissão, fiz outra faculdade (Medicina Veterinária) e me tornei especialista em diagnóstico por imagem, montei minha empresa e tenho uma vida tranquila e, como sou muito curiosa, pesquisei muito sobre o Transtorno Afetivo Biopolar e, por causa disso, sou a primeira pessoa a perceber se há alguma alteração de comportamento e corro para dosar o lítio e para marcar uma consulta psiquiátrica para saber se é necessário algum ajuste de dose. Ah, e terapia desde sempre. Ser capaz de reconhecer os sinais, ter conhecimento dos ups and downs que acompanham a bipolaridade, faz toda a diferença e pode, sim, evitar surtos, fases hipermaníacas e depressão. Outra dica: yoga, meditação e exercícios em academia também ajudam muito. Espero ter podido colaborar um pouquinho com o relato da minha experiência. ❤
@@suryanadriano5483 Não entendi… Nem todas as mulheres agem assim, mas uma mulher em plena fase maníaca faz porque é parte dos sintomas da bipolaridade, lembra? Hipersexualidade.
Ai meu Deus! Passei a vida em mania, gastando tudo que ganhava ... devendo para o banco, cartão de crédito. Nunca consegui guardar dinheiro. Há um mês tive o diagnostico de bipolar, e enfim, estou tomando a medicação correta (litio), Graças aos seus vídeos Dr Renato! Agradeço imensamente! 🤗🙏
Tem a mania e tem a gastança natural, procuro distinguir. Sou bipolar também e sou consumista. Preciso me controlar muito. Só que em mania, não consigo.
Já cheguei a passar a noite inteira sem dormir. Limpava a casa, lavava louça, arrumava guarda-roupa. Gosto muito de ler mas não conseguia me concentrar na leitura. Tinha milhões de ideias pra meu trabalho, pra meu casamento, pra minha família. Ideias muitas vezes fantasiosas.
me identifico com a sua fala! tanta produtividade, aceleração, vontade de viver.... e é extremamente desgastante, me deixa exausta, comparo a uma ressaca 😭😓
@@franciscadantas5305 Sim. E muitas dessas ideias eu colocava em prática, mas na metade do caminho eu já havia desistido ou já estava deprimida e não tinha vontade de fazer mais nada. É exaustivo.
Doutor o senhor e um anjo. Pena que a maioria dos psiquiatra nao sabem tratar a Bipolaridade. Meu filho se trata a 15 anos com a Resperidona, que depois de 4 anos nao funcionou mais, e os meficos que ele se tratou, nao receitaram mais nada. Ele perdeu o emprego na Toyota, perdeu a mulher, o filho, a duas casa, e virou um mendigo. 😔 O senhor está salvando a vida dele, e a minha. Obrigada! Deus te abençoe
Dr Renato. Sem exagero, o senhor merece o prêmio Nobel da humildade, sabedoria, amor ao ser humano e por ensinar as pessoas saber viver com sofrimento amenizando. Além do mais, ensinando colegas seus ter percepção e perspicácia ao ouvir os pacientes. Alguns médicos não conhecem a expressão: escute bem seu paciente ele já está lhe dando o diagnóstico... Muito obrigada pela sua experiência, milhões de pessoas são muito gratas por sua boa vontade e valorizar o ser humano. Abraço fraterno.
Eu tive meu primeiro episódio de mania no final do ano passado, foi terrível, nos primeiros dias eu estava com o pensamento super acelerado, estava pulando conceitos, não conseguia dormir nem 5 horas por dia, no final do episódio tive uma crise psicótica, machuquei meu irmão, joguei coisas na casa, eu estava totalmente fora de mim. A bipolaridade é uma doença séria e afeta totalmente a vida diária de quem sofre com isso, eu sempre tive muito cansaço a tarde e sempre tive uma falta de disposição durante o dia, sempre senti um peso dentro do peito, um cansaço que parece se entranhar no meu tórax, não é falta de ar, mas é uma sensação horrível que sempre me impediu de estudar e de me focar nas coisas que eu preciso fazer, e o pior que as pessoas te julgam achando que isso é preguiça ou má vontade.
Sou bipolar, demorou mais de 10 anos de tratamento para depois descobrir que tinha bipolaridade. Quando fiz terapia minha psicóloga concluiu com minha concordância que isso vinha desde meus 20 anos de idade. Hoje tenho 58. É um sofrimento, um estado emocional, psíquico e comportamental sem possibilidade de descrever aqui. Em resumo ninguém sai dessa sem ajuda médica e depois ter coragem pra se conhecer e estar sempre alerta. Que Deus esteja com vcs. Um abraço. Estamos aqui tb pra ajudar no trabalho deste médico.
Eu descobri com 28 anos cheguei a ser internada em uma psiquiatria ainda sofro com isso não e fácil e as pessoas não entendendo e mtos me tacham de louca
ALÉM SER AGRESSIVA E IRRITADA,MUITO DIAS SEM DORMIR;TENHO MANIA DE REPETIÇÃO; AS VEZES CRISES RISOS POR QUALQUER MOTIVO,EM OUTROS MOMENTOS TRISTEZA E CHOROS E TAMBÉM ALTERAÇÕES EM FALAR COM AS PESSOAS E ETC...!
É incrível eu chegava a não ir embora enquanto a visita de minha amiga não ia porque achava que virando as costa iam rir de mim ou falar de mim que coisa horrível 😢😢
Encontrei esse vídeo, fazendo prequisas sobre a medicação que o médico receitou pra,minha filha, ela diagnósticada com bipolaridade, mas o mas complicado é que mim enquardo nesse quadro também, todos esses sintomas eu sinto,essa semana mesmo tava chorando e falando com Deus, pra que ele mim ajudasse, pois não conseguia mim controlar, nem com minha libido nem o consumo exagerado de comprar, como estou desempregada tenho que conseguir mim controlar, nas compras, quem disse que consigo ,sofro muito pois sei que é errado ,tanto sofrimento agora sei o que tenho ,no relacionamento não consigo ser fiel, a libido é forte ,tenho plena consciência e sei que é errado trair ,mas não consigo controlar minha impulsividade ,detalhes minha filha é pipolar, minha mãe também é eu sempre achando que não era ,agora sei que também sou, pelo menos tenho uma luz ,e vou procurar tratamento, gratidão dr.
Meus episódios de mania, são de estudo. Eu passo 3 meses estudando enlouquecidamente, depois esqueço, depois entro em episódios depressivos. Mano, eu sou Bipolar 😢
Olá, Enedite! Para mim é uma satisfação poder compartilhar meu conhecimento e experiência para ajudar a esclarecer dúvidas e trazer mais informações sobre a saúde mental. Muitíssimo obrigado por acompanhar por aqui, continuarei presente para ajudar a todos da melhor maneira que puder.
Dr. Renato, bom dia! Hoje dia 08 de janeiro de 2023, estou assistindo o seu vídeo e estou admirada com tamanho profissionalismo e a forma que o Dr. Expõe os sintomas da Bipolariadade. Há 1 ano e 7 meses atrás, fui diagnosticada com o TB e tudo o que Dr. Falou neste vídeo e em todos os outros, descrevem a vida e os sintomas de uma pessoa com bipolaridade. É incrível e confortante quando encontramos profissionais que abrem esse leque de forma tão sutil e tão direta ao que de fato acontece conosco. Parabéns!!!!
Para mim o significado da mania que vem do grego e significa loucura está correto. Fiquei louco, ouvindo vozes. Pelo que explicou nessa live devido não ter sido tratado. Incrível essa sua explicação! Muito obrigado!
Excelentes explicações Dr. Renato. Vivi toda a minha vida sem o diagnóstico correto, que só obtive há 3 anos. Sempre tive hipomania, porém pelas características que eu manifestava eram muito próximas da dita "normalidade" e sem produzir muitos efeitos sociais, ao contrário vistos como traços benéficos da personalidade. Minha redução de sono era, sem medicação, dormir 6 horas por noite, o que para quem trabalhava e estudava, era natural dormir "um pouco menos". Não era a minha real necessidade, mas em períodos de hipomania eu não percebia que dormir "um pouco menos " não me fazia falta. Meus episódios de raiva eram muito pontuais e muito reativos a fatores externos. Pela minha "personalidade", sempre me foi indicado praticar artes marciais, yoga e meditação, o que canalizava a irritabilidade. Estas características na verdade sempre foram estimuladas profissionalmente. Ter condições de ter uma característica mais dominante, enfrentando rivalidades do mercado, agressividade de fala em discursos utilizados em debates, a pluralidade de ideias e domínio de multitarefas. Lógico que na fase depressiva, era um problema. Por isso o diagnóstico de quadros de depressão grave que se repetiram ao longo da vida. Deixo este meu registro, porque hoje eu acredito que certas funções sociais e profissionais concentram pessoas com transtornos e ajudam a mascarar os sintomas. Se refletirmos que em certas profissões as tomadas de decisões devem ser efetuadas de forma quase que imediata, em um processamento quase gigantesco de informações em questões de minutos ou segundos. O freio que o Dr. fala com tanta propriedade nem sempre vai para o excesso de gastos, mas permite a ousadia que certas profissões exigem. A sociedade admira o que se apresenta em filmes quando altos executivos, advogados em debates em audiências, corretores de bolsas de valores, adotam essa postura de " autoconfiança " e conseguem responder a desafios que, a longo prazo, na verdade sao desumanos. Assim, vemos as vezes pessoas que consideramos admiráveis de repente desabar em quadros depressivos mistos extremamente perigosos. Este é um alerta que os profissionais de saude ainda nao fazem.
Dr. Renato Eu vivi minha vida toda dentro de uma família classe média, nunca faltou nada. Só que eu vivia e vivo até hoje, dormindo 6 horas no máximo por causa do emprego até dormir é luxo. Outro caso cresci no meio de brigas incríveis, mais incríveis mesmo, entre meu pai e mãe. Bebida cigarro, traições,. Achava tudo normal Hoje vendo seus vídeos travei, pois nao davia nada disso e a dois anos minha filha foi diagnosticada com TDAH onde a 2 meses comecei ver vídeo para entender o que é isso. Onde aos 57 anos descobri que tenho TDAH e a um mês até escrevi um livro que vou publicar estou tentando: diagnosticado com TDAH aos 58 anos perdi minha vida toda à deriva. Sem saber o porquê, vivendo o dia sem um planejamento de vida. E a 2 dias comecei ver uns vídeos seus. Descobri que sou isso tudo que você explica sem tudo eu encaixo. Sou cheio de manias e quando estou assim nem durmo. Ontem eu caí em mania dormi 1:10. Acordei às 4:20 e fui trabalhar foi a vida toda assim. Eu trai a vida toda, eu adorava ter casos para comparar tudo sem motivo Preciso de ajuda mas não acho pelo meu convênio não tem é muito difícil Uma vez a ums 4 anos um medico me deu remédio para síndrome de bornalt Fiquei pior.
Fuga de ideias me incomoda muito também. Pensamento acelerado e maquinando a mesma coisa... Só para vocês saberem, sou bipolar diagnosticada a mais de 20 anos, comecei e parei tratamentos, mas agora levo bastante a sério meu tratamento.
Lidar com o tratamento é difícil em muitos momentos: São tantos efeitos colaterais, tantas mudanças que trazem pra nossa vida. Mas, chega o momento que percebemos que ficar sem a medicação e o acompanhamento psicológico é ainda pior.
Olá, Raquel! Fico feliz em saber que estas informações têm sido úteis em sua vida, pois quanto mais conhecimento temos sobre o assunto, mais as estratégias de tratamento - e a importância delas - fazem sentido. Isso tudo traz aderência ao tratamento e, por consequência, a melhora dos sintomas. É por isso que costumo dizer que conhecimento salva! Muito obrigado por acompanhar por aqui!
A redução da necessidade do sono que vc falou realmente já aconteceu comigo no episódio inicial de mania . Gratidão por compartilhar conosco o conhecimento tão importante para o bipolar. Obrigada
É impossível medir o quanto eu fui prejudicado por conta de mania... Estou tratando a 6 meses e finalmente tenho minha vida de volta, depois de 15 anos passando por isso... Quanto sofrimento e prejuízo, o estrago foi imensurável.
Sim, eu já me senti assim, por 2vezes , com humor exagerado e sem necessidade de dormir em 2017 e 2021.mas 2022 ,estou na depressão. E ao assistir todos seus vídeos , fiz uma volta ao passado ,e lembrei que com 17 anos tive uma crise de choro sem razão ,no trabalho . E passei minha adolescência toda e início faze adulta ,com tristeza e sem perspectiva de uma vida melhor, e fiquei assim, vivendo de altos e baixos. Mas só esse ano que ouvi ,atravéz de seus vídeos sobre esse diagnóstico de transtorno bipolar . Agora só preciso encontrar um psiquiatra aqui na minha cidade , que entenda como vc Dr dessa patologia. E passar o medicamento correto na dosagem correta .
Dr.Renato que aula perfeita nunca ouvi tantas verdades sobrenatural tudo isso aconteceu com minha filha praticamente deu o consultório dela tinha auto padrão vida tem 44 anos e divorciada era casada com advogado ele era gigolo ela tinha manter luxúria dele só vivia jogando golfe e tênis e bebendo yisky do mais caros e tinha manter todas viagem e todas mordomia dele quando roubou tudo dela largou mas bateu muito nela quebrou 3 dentes dela maus tratos foram muito grande hoje mora comigo está em tratamento médico psiquiatra parabéns DR. DEUS abençoa todos seus familiares
Estou com 74 anos de idade e desde os 14 anos apresento o quadro de Bipolaridade, já fui internada várias vezes mas graças à Deus,estou sempre em tratamento com pisquiatra mas mesmo assim tenho recaídas e sempre começa pela redução do sono pois tem épocas que durmo bem e em outras ou seja em euforia como chamo quase não durmo, é ua luta. Estou apreendendo muito com suas ldicas. Obrigada. Deus lhe abençoe e ilumine grandemente.!!! Não é delírio é fé
Faço tratamento para depressão há 20 anos Descobri por conta própria que tenho distúrbio bipolar ! Contei pra psiquiatra, agora estou tomando lítio, estou controlada! Tenho todas essas manias!
Dr. Renato fiquei três meses semi dormir( depois de uma grande perda) nem com remédio eu dormia. Hoje estou sob controle. Gosto bastante de suas aulas.
Obrigada Doutor, com sua ajuda posso me reconhecer e ajudar a lidar com meus sintomas da bipolaridade. Estou no momento no estado de mania, parece que vou enlouquecer ou explodir, é muito ruim é difícil 😔
Gente não toma remédio Pois trabalha o dia a noite inteira Vc nunca mais se liberta dessas malditas drogas Loucos são esses médicos psiquiatra que são todos loucos 😡
O meu episódio de mania começa com a falta da necessidade de dormir. Em seguida, a alegria exacerbada e a necessidade de falar pelos cotovelos. Depois se soma a necessidade de visitar lojas, comprar muito, e por último a irritabilidade. Quando eu não me conhecia direito, a próxima fase seria a carência afetiva, que vai em busca de prazer sexual, e culminava, na semana seguinte com um quadro depressivo suicida. Hoje, já não entro mais em quadro de carência e nem na depressão suicida. Com alguns dias entre cada fase. Demorei alguns anos para reconhecer cada uma delas, mas eu ainda tinha associado a ausência de sono como um alerta. Geralmente eu fico uma noite e um dia sem dormir e é normal, como se houvesse dormido.
Tenho visto tudo isso na minha filha a mto tempo Verdade o que vc fala, hoje ela tem 49 anos .Há pouco tempo que estou vendo como doença. Obgada pelas orientações.
Minha filha tem transtorno bipolar afetivo, sofri muito pra encontrar um psiquiatra que descobrisse, passei muita luta com ela, mas graças a Deus achei uma médica que passou medicamento e hj ela controlou tudo
Dr. uma pergunta polêmica que vou fazer! Sei que a bipolaridade é uma doença e quem tem alguém na família com esse transtorno ou amigos , sofremos juntos com eles. A pergunta que eu faço como as pessoas próximas devem agir com eles? Existe a possibilidade deles, nem todos ;usarem a doença para nós manipular? Ou cada caso um caso e tem pessoas que podem passar a vida toda sem mudança em sua vida, mesmo fazendo terapia e tomando medicamentos? Faça um vídeo sobre como proceder os familiares e amigos! Pois querendo ou não alguns acabam adoecendo por se sentirem impotentes em não conseguirem ajuda los
É importante que as pessoas que convivem com pessoas bipolar ou qualquer outro trastorno.... fazer terapia ou psicoterapia em grupo e se nescessário individual. Não deixar de ter vida própria cuidar de si mesmo por causa do outro. Se vc não se cuidar... Vai chegar uma hora que não conseguirá cuidar de ninguém. Sobre manipulação; qualquer pessoa pode tentar ou manipular outra independente se tem algum transtorno ou não. Até às crianças tentam manipular os pais e quando percebem que consegue o que querem tentam fazerem com outras pessoas tbm.
Dr Renato foi um milagre eu lhe encontrar hj não RUclips pois estou com minha filha em tratamento do transtorno Bipolar com psiquiatra excentricidade e terapias já quase completando 5 anos e recentemente teve o termômetro do sono. Graças a Deus ela passou pelas manias mais controladas sem chegar ao delírio. Vou sempre lhe acompanhar. Que Deus lhe abençoe.
Estou há 2 dias assistindo esse vídeo, e analisando esses pontos consigo me identificar em várias questões. Montei uma enorme linha do tempo da minha vida (os episódios marcantes que consigo me lembrar) e a impulsividade SEMPRE esteve presente em minha vida. Isso em todos os sentidos: finanças, relacionamento, carreira, maternidade, estudo, atitudes corriqueira do dia a dia, higiene, vaidade… nossa a lista é extensa… Em toda a minha vida nunca consegui encontrar um equilíbrio harmonioso, vivo no TUDO ou NADA, 8 ou 80. Tirei a conclusão que preciso de um psiquiatra dos BONS. A parte “boa” disso tudo é que mesmo casada há 13 anos eu e o marido vivemos em lua de mel, minha libido é infinita e não importa o quão esgotada eu esteja, agora sei o porquê. Ah e agora essa febre de cassino online tem sido um prato cheio pra mim!! Tô fazendo empréstimo pra jogar nessas porcarias, consegui me livrar do vício do álcool e entrei no vício de apostas online… um verdadeiro declínio
Dr.vc é um cara capacitadíssimo, sua forma de ensinar, de psico-educar é excelente!! Deus te proteja, vc ajuda muito ás pessoas que estão com esse transtorno..sou psicóloga, adoro suas falas..
Eu já tive esse tipo de mania. Ano passado cheguei a um surto que durou entre idas e vindas 15 dias que resultou em lapsos de memória coisas que não lembro até hj e quase destruiu minha vida
Tive humpr eufórico. Não demais, mas sim. Grande felicidade. confiante. Comprei algo, equipamento de trabalho. Ousadia. mas que sabia que poderia pagar. Uma paixão por um rapaz. Que desencadeou, acredito. Quando não deu certo...cai na depressão
Tenho 36 anos e desde de 2011 vou ao psiquiatra, o mesmo! Fui diagnóstica primeira vez com TAG, depois depressão , não consegui tomar os remédios, até que finalmente estava tomando a dose bebe do Queity 25 mg. Tenho muita pressão no trabalho e etc. E tenho uma tristeza e momentos intensos que parece que vou dominar o mundo. Trabalhando 15 hs por dia, malhando e cuidando da casa! Loucura? O que é sono. Acordo cedo, sou trabalhadora, pensava dessa maneira, até que tive um surto psicotico dirigindo no meio da rua. Não sabia onde estava em seguida sensação de morte e etc. Mas já desconfiava que era Bipolar. Ate que cheguei no consultório do meu médico, acelerada ao extremo. Contei finalmente tudo. Que já planejei até minha morte diversos vezes. Há sem contar que já estarei todos meus cartões ( não em compras) adorava passar eles em máquinas de cartão para ver o dinheiro da conta . 😢 enfim se eu for contar tudo que já vivi. Prejuízos financeiros, profissionais e relacionamentos. Sempre sempre mesmo a Vanessa tem personalidade forte. Vanessa tem gênio forte. Vanessa é doidinha. Tenho ctz que meus primeiros episódios foi entre 16 anos ( grávida) e só ladeira abaixo. Pontos positivos: com 20 anos já era gerente de um banco. Pq? Pq sempre fui mega focada. Hiper. Mas essa semana recebi finalmente o diagnóstico. Mas de 20 anos nesse sofrimento. Comecei a fazer o tratamento correto e de verdade espero que eu consiga ter qualidade de vida. Pq disse ao meu médico. Não aguento mais. Não quero viver mais se for para viver assim. Finalmente ele percebeu. Sabe qual é o grande problema? A maioria não ouve seu paciente. Pq antes desse médico passei por outros.
Ah...isso é verdade. Os médicos não sabem ouvir...e...se pir um acaso vc "arranha" no diagnóstico, parece que eles são tomados por um ódio de pensar que um leigo está sabendo alguma coisa do "mister" deles. Resultado: negam peremptoriamente qq possibilidade de que o paciente tenha algo daquilo narrado. Lástima.
Sou bipolar estou ativada. Nao durmo. Trabalho loucamente. Nao tenho paciência com pessos lentas, fico profundamente irritada com pessoas que dirigem devagar, fila do mercado me irrita. Ate parar o carro no farol vermelho é irritante pra mim. Mas prefiro ficar ativada do que depressiva.
Meu Deus eu estou exatamente assim sem necessidade de dormir,durmo 4hs por noite as vezes 3 horas.Tenho depressão pós parto há 30 anos e ultimamente os remédios pra depressão não fazem mais efeito,e meu médico do sus não troca e nem me ouve quando questiono se posso ter transtorno.Mas vendo seus vídeos desconfio que tenho.
Ja perdi 4 casamentos, todos com muito sofrimento. Era acompanhada por um psiquiatra nunca deu esse diagnóstico. Agora diagnosticada, estou sendo tratada. Sou muito grata por estas palestras que o Dr. Renato nos tem dado.
Doutor comecei a assistir o senhor e cheguei a conclusão que eu era bipolar sofri e fiz pessoas sofrerem perdi de ser feliz mas hoje estou estou de boa acho que sarei estou em Paz que bom Glória a Deus ❤
Até hoje não soube de cura da bipolaridade mais sim da medicação correta e vida mais saudável possível. Terapias caminhadas etc…. Ou Talvez tenha havido mesmo um milagre em sua vida.
Agradeço sua aula e o esforço de conversar conosco, alunos invisiveis. Eu sou psicologa aqui nos Estados Unidos e sua explicaçao clara me ajuda a explicar para a minha cliente bipolar sobre os seus sintomas. Vejo videos aqui tambem sobre o assunto, mas sua maneira clara de explicar ajuda muito! Obrigada.
O Dr.esta descrevendo a minha mãe durante toda a vida dela,hj está com 86 anos e com alzheimer, é um desafio diario a mim como cuidadora,a convivência com ela foi muito desgastante,e nunca fez tratamento correto só fazia uso do Rivotril ( clonazepam) que eu tomei a decisão de retirar quando comecei a a cuida la,junto do geriatra.
Eu as vezes apresento uma irritabilidade surreal e sem qualquer motivo. Me deixa cega, vontade de brigar com o mundo. Eu tenho insônia. Eu hoje tenho me controlado demais . Pois perco o meu filtro pela minha impulsividade.
Parabéns por mais uma aula maravilhosa. Que bom que esta chamando a mania de mania e não de fogão, as vezes eu mesma (que faço parte do MVB), me confundo.
Já me senti tão nervosa que não lembro o que fiz na ira , fui diagnosticado há 15 dias e o psiquiatra conseguiu identificar na primeira consulta , iniciamos a quetiapina e foi a melhor coisa que conheci na vida!❤
OLÁ DR RENATO PARABÉNS O DR RENATO EXPLICA BEM EU NÃO TENHO DEPRESSÃO GRAÇAS A DEUS MAS ESTOU NA MENOPAUSA E ESTOU COM INSÔNIA ANTES DA MENOPAUSA EU DORMIA BEM GRAÇAS A DEUS DORMIA SETE HORAS POR DIA SOU MUITO GRATA SUSSESO 👍 ❤
Sim..O sr. tem toda razão.Passei por uma perda..luto e após já comecei com insônia.Fuquei desedperada a 30 anos atrás não havia este esclarecimento.E tbm após a redução do sono depressão e sindrome do pânico.Causou em mim ...muitos desajustes infelizmente.
Sim. Tive todos esses sintomas exatamente como você está descrevendo, redução do sono, humor expansivo eu já tenho mesmo e muito humor irritado chegando na agressividade, falo muito também, sincerona demais, gente essa sou eu!
Minha filha teve delírios aceitou pessoas estranhas na redes sociais,teve surto de agressividade e ficou muito sensual.😢me bloqueou em algumas redes sociais. Fala em excesso e briga com algumas pessoas,é evangélica e ficou com excesso de limpeza e toma 10 banhos no dia,gasta um sabonete por dia e shampoo dá pra 3 dias 😢
A alguns anos atrás eu só dormia 4 horas e me sentia bem e eu pensava que era o meu sistema biológico era normal, mas se passou o tempo, eu cheguei a ser levado para o psiquiatra e ele detectou que eu estava com uma depressão e ansiedade crônica,eu parei o tratamento e tento me manter controlado, mas agora que vi esse vídeo, nossa!! Bate com tudo o que sinto, tenho todos esses sinais essas fases, eu só sei que eu me avaliava que eu não sou normal..
Quase perdi meu casamento de 21 anos por conta dessa doença que eu nao sabia... pois eu era tratada a mais de 15 anos como depressiva. Sou recatada, nunca tive vícios e sempre fui muito família, boa mãe e trabalhadora. Mas infelizmente a dois anos atrás tive essa tal de mania ( coisa do capeta ) que tristeza meu Deus 😢. Fiz coisa vergonhosa que nunca tinha feito na minha vida. Tive muita energia do nada, dormia pouco, trabalhando no nivel rard, fazendo 3 atividades físicas ao dia ( sou preguiçosa no meu normal para atividade física) enfim ...mudei completamente ate cometer um ato que quase joguei meu casamento no ralo. Depois veio um surto no trabalho que quebrei tudo lá....enfim so depois que fiz quadro de mania e surto é que fui diagnosticada com bipolaridade. Essa doença quase acabou com a minha vida ( até suicídio eu tentei varias vezes) mas por Deus....nao deu certo! Nao era minha hora ... Deus teve piedade de mim, pois somente ele sabia o quanto eu estava doente.
@@deboraviegas6414 oii caso não trate essa doença sim...pode trazer vários sintomas e principalmente depressão constante e muita irritabilidade. Eu na época não estava fazendo o tratamento correto.
Nossa,eu ainda não sou diagnosticada,mas aconteceu o mesmo comigo,casada a 23 anos,sempre fui muito família,nunca falei mal do meu marido, enfim,tinha alguns problemas mas normais,e a maioria por causa dos meus surtos,agora quase acabei com meu casamento,comecei a colocar na cabeça que ele era narcisista,e comecei a ter delírios ,só agora tô enchergando,e daí fui embora de casa do nada,levei meu filho de 17 anos, coloquei todo mundo contra meu marido,convenci a família que eu sofria maus tratos,e só fiz besteira,aluguei uma casa sem condições nenhuma,passei necessidade,vizinho me ajudando e eu estava plena, achando que eu completamente capaz de cuidar de tudo sozinha,mesmo não trabalhando fora, fiquei um mês assim,e daí meu marido depois de muito sofrer, passar mal,ficou de cama sem entender nada,conseguiu ir me buscar,e tive que desfazer tudo , aluguel, internet,todo mundo não entendeu nada,e voltei faz duas semanas,e só a poucos dias sai da mania,e com muito cuidado e amor meu marido conversou comigo e me mostrou o que tava acontecendo, enfim agora tô no período de tristeza, depressão, vergonha,me sentindo culpada,e muitos julgamentos.Agora vou procurar outro médico pra ver essa possibilidade de bipolaridade,e detalhe que minha família acho que meu pai é,minha prima,tios são diagnosticados.Ah e como vc também sou tratada com antidepressivos mas nunca melhoro,espero que eu encontre a resposta 😢
Poxa. Eu também surtei, 3 vezes. Em uma delas eu fiquei só de calcinha na rua super movimentada, sendo cidade pequena. Já faz meses, e eu tive vários estágios de mania até acabar por depressão por poucos meses, desejando se matar. É terrível. Também sou reservada e fico me expondo, falando muitas bobagens. Depois vem a vergonha e a pessoa fica deprimida, é cruel.
@@vanessaramos3895eu colocava que o outro era narcisista. Depois eu pirei pq coloquei que eu era narcisista. E ainda vem paranóia que eu sou narcisista.
Ótimo Renato! tenho o diagnóstico de TAB. Já passei por todos os sintomas de mania que foi descrito: divórcio, dificuldade de relacionamento afetivo, familiar, sou impulsiva, gasto muito e sofro quando alguém da família tenta me controlar. Tomo medicação e nem assim paro de oscilar. O que falta para eu ficar equilibrada, mudar ? já não sei o que fazer! é muito SOFRIDO😓😭
Gratidão doutor, por você fazer uma live dessa que nos trás muito conhecimento. Estou buscando conhecer essa doença, porque meu filho, estar exatamente num episódio mania e descobrimos há 3 anos esse problema. É muito complicado essa doença. É muito importante buscarmos conhecimento, pra entender a situação e ajudar-nos uns aos outros. Gratidão 🙏🏻
@@vanuzasouzadossantos esse é o caminho para encontrar o seu eixo. Aperfeiçoar a cada dia a alimentação física e espiritual. Se você tem fé e disciplina na vida você, no seu tempo, irá se curar. Fica meus votos positivos para sua melhora.
Eu tenho uma alimentação saudável vegana e cuido da espiritualidade com orações, meditação na bíblia é declarações de fé. No entanto, eu sofro de transtorno afetivo de bipolaridade e transtorno de ansiedade generalizada e preciso retomar o tratamento medicamentoso pra conseguir sair de casa prescrito pelo meu psiquiatra. Eu percebo que com o tratamento medicamentoso eu estava melhor. Uma dieta saudável e uma religião não é à cura para todos os males da humanidade. Pois, se fosse assim nós não teríamos tantos doentes no Brasil. Afinal, uma parte considerável da população brasileira é vegetariana e religiosa. Nem por isso estão livres das doenças. Acho que tu estás tendo um delírio religioso. Tu acredita que descobriu à cura para todos os males da humanidade e essa crença não é compatível com a realidade. O psiquiatra estudou bastante e não está nos apresentando uma solução mágica para à cura nem do transtorno afetivo de bipolaridade e nem para todos os males da humanidade porque isso não existe. Precisamos de conhecimento científico para alcançar à cura de qualquer doença que seja. O conhecimento salva! Paz de Cristo. 🕊
Eu tinha contato íntimo com vários homens e não ficava satisfeita, chegava a me tocar 8x ao dia, é uma doença muito triste e isso causa um sofrimento muito grande, não consigo achar engraçado e romantizar ficar em estado como se fosse uma ninfomania
Sei muito bem o que é isso. Meu casamento de 6 anos veio ao fim pelo meu comportamento. Era muita irritação, comprava tudo e não usava as roupas. Até que veio as drogas e piorou tudo. Sofri um grave acidente e fiquei na cadeira. Só após, descobri qual era meu problema. Hoje sou medicada, vivo bem. Mas não ando mais. A vida pra mim é colorida hoje.
Oi Dr muito que por acaso cruzei com esse video e é a primeira vez que ouço uma explicacao tao Clara e importante sobre bipolar todos esses events de mania ja vivenciei mas a mais decorrente é a disturbio do sono e essa mania dos pensamenros acelerados com a fala disconecta pra mim é comum aceleracao cardiaca nao tenho problemas cardiacos no geral I has crises foram de nao verbalizar mas expressar em movimentos corporal andar rolar no chao gratidao
Sou adicto e tenho transtorno bipolar não faço uso de medicamentos tinha uma visão errada deles vc me ajudou a mudar de opinião obrigado vou procurar ajuda
Eu era muito euforica eu ja fui assim , agora ando calada fico no trabalho até 6 horas por dia sem dar uma palavra ,mas sinto raiva de qualquer coisa , não odeio ninguém mas acho que todas as pessoas me persegueme afasto rápido das pessoas se me falam algo que me magoa não falo mais com a pessoa
Minha filha tratou de toc vinte anos, agora os médicos falaram qje é transtorno bipolar!Tem pensamentos horríveis !!Misericórdia senhor!Ela é infeliz e eu sofro tbm!!
Parece que o Dr. Tá falando fa minha vida. Sobre ficar agressiva, não conto as vezes que é preciso chamar o SAMU pra me controlar. Já chegou a ponto de chamar a polícia.
O que fazer quando a pessoa que sofre de transtorno bipolar não quer tomar o remédio, ??? e fica muita irritada e agressiva quando a gente pede pra ela tomar o remédio . O que fazer nesse caso??
Se o paciente oferecer risco para ele ou para terceiros, você pode acionar o SAMU, juntamente com a policial eles conduzem o paciente para atendimento. É imprescindível que faça o atendimento, pois a cada novo episódio e quanto mais tempo ele durar, maior a chance se voltar a acontecer.
Muito obrigado por esse vídeo, Dr. Me reconheci em quase todos os sintomas, mas não sabia como explicar. Estou tomando lítio 300mg 3x ao dia. Senti uma leve melhora, mas a ansiedade e a aceleração psquica permanecem.
Por que não conseguimos direcionar esse excesso de dopamina para coisas mais produtivas? Direcionamos para coisas que trazem prejuízo 😢 uma constante auto sabotagem 😞
Uma prática de elevado valor é atemporal. Por isso depois de um ano eu acesso o seu sublime trabalho no RUclips e parabenizo como reconhecimento. Parabéns, Dr. Renato! Por seu trabalho de sensibilidade humana. Gratidão! Por sua dedicação em informar sobre saúde mental.
Olá, Edvan! Muito obrigado por sua consideração e apreço! Para mim é uma grande satisfação poder compartilhar conhecimento e experiência sobre saúde mental para ajudar a cada vez mais pessoas.
Só muito grata por vc Dr Renato falar de maneira tão clara sobre isso,vc me fez entender a minha doença ,bem mais do que meu psiquiatra. Muito obrigada
Eu gosto e aprendo muito com o Senhor ! Fui diagnosticada com Transtorno bipolar!eu sofro muito com isso!gostaria consultar com o senhor! Moro na Suíça mas vou sempre noBrasil!um abraço e obrigada pelos ensinamentos
Meu episódio de mania foi cinematográfico. Eu tinha só 16 anos, tinha acabado de terminar um namoro de 3 anos, comecei a sair com meio Rio de Janeiro, fumava maconha, bebia, usava cocaína e, para fechar com chave de ouro, tomei um LSD. Resultado: cheguei a pedir socorro a minha mãe para marcar um horário com um psiquiatra, mas não deu tempo, surtei bonito. Fiquei meses meio hipermaníaca por 45 dias. Só à base de Haloperidol para baixar a bola.
Meus sintomas: hipersexualidade, gastos excessivos (fiquei devendo ao banco), não dormia nem duas horas por noite, cheguei a ficar 72 horas sem dormir. Quase foi necessário me prenderem em casa para eu não sair para a noite.
Resumindo, na época - 1978 - não havia o lítio, a medicação ficou a cargo de um psiquiatra amigo da família, um cardiologista e uma psicóloga.
Só voltei a ser eu mesma, em 1980. Mas o surto teve direito à alucinações, um certo senso de onipotência e um excesso de fala, tagarelava o tempo todo.
Em 1982, veio a depressão com força: nada saia de casa, não atendia telefone. Passei quase 2 anos assim e aproveitei para ler, ler muito.
Mesmo fazendo terapia com psiquiatra, não me receitaram nenhum antidepressivo. E comecei a voltar a ter uma vida produtiva graças a um grande amigo que presenciou o episódio da fase eufórica e a fase depressiva.
Enfim, em 1985 eu fiz vestibular para Cominicação Social, jornalismo e comecei a namorar meu futuro companheiro, com quem eu fiquei por 11 anos, e durante este período (1978/1991) não apresentei nenhum episódio nem de mania, nem depressão.
Quando meu relacionamento acabou por causa de uma traição que arruinou a confiança entre mim e meu companheiro, depois de passar três meses estudando em NYC, voltei ao Brasil tive o segundo surto. Foi mais brando, mas os sinais e sintomas estavam lá. Foi nessa época que o Dr. Bruno Mello da Costa me convenceu a iniciar o tratamento com o lítio. Monitorou, achou a dose terapêutica e eu, desde 1993, tomo o lítio diariamente e, como não apresentei nenhum efeito colateral, sigo tomando o santo lítio e cheguei a trocar de profissão, fiz outra faculdade (Medicina Veterinária) e me tornei especialista em diagnóstico por imagem, montei minha empresa e tenho uma vida tranquila e, como sou muito curiosa, pesquisei muito sobre o Transtorno Afetivo Biopolar e, por causa disso, sou a primeira pessoa a perceber se há alguma alteração de comportamento e corro para dosar o lítio e para marcar uma consulta psiquiátrica para saber se é necessário algum ajuste de dose. Ah, e terapia desde sempre.
Ser capaz de reconhecer os sinais, ter conhecimento dos ups and downs que acompanham a bipolaridade, faz toda a diferença e pode, sim, evitar surtos, fases hipermaníacas e depressão.
Outra dica: yoga, meditação e exercícios em academia também ajudam muito.
Espero ter podido colaborar um pouquinho com o relato da minha experiência. ❤
Pq mulher faz isso quando fica solteira?
obrigada por partilhar, sou mãe de bipolar e as vezes penso que a mania não vai passar.
@@agdamira3739 Se tratado e bem acompanhado por um psiquiatra, passa sim.
@@suryanadriano5483 Não entendi… Nem todas as mulheres agem assim, mas uma mulher em plena fase maníaca faz porque é parte dos sintomas da bipolaridade, lembra? Hipersexualidade.
Q
Tem alguém cm bipolaridade? Deus mandou este médico!Deus seja louvado p todo o sempre!!!!!!!
Redução do sono é um termómetro.
Eu tenho, minha última crise acabei doando coisas minhas que não deveria e gastando o que não precisava
@@anamaria-yh9jkverdade, é gatilho pra sair da realidade. Minha médica diz "distorção da realidade"
@@karynadeoliveira1412 Oh😔
Ai meu Deus! Passei a vida em mania, gastando tudo que ganhava ... devendo para o banco, cartão de crédito. Nunca consegui guardar dinheiro. Há um mês tive o diagnostico de bipolar, e enfim, estou tomando a medicação correta (litio), Graças aos seus vídeos Dr Renato! Agradeço imensamente! 🤗🙏
Que coisa boa.
Você está bem?! Pq eu também me vejo muito nesse episódio de Mania…muito em relação a gastar dinheiro!
Tem a mania e tem a gastança natural, procuro distinguir. Sou bipolar também e sou consumista. Preciso me controlar muito. Só que em mania, não consigo.
mas era mania e não o toc?
e eu acabei dois negócios meu sustentei várias sacadas q a minha doença achava q eu era rica e Amiga 😢me sabotei a vida toda
Conheço pessoas bipolar....
Sao ótimas pessoas
Inteligentes e caridosas
Sou trabalhadeira tenho muitas ex patroas amigas mesmo sendo complicada ou bipolar gratidão por reconhecer o velório das pessoas diferentes, abraços
Sim, mas não é nDa confortável estar nessa situação
Somos assim mesmo !!!
Já cheguei a passar a noite inteira sem dormir. Limpava a casa, lavava louça, arrumava guarda-roupa. Gosto muito de ler mas não conseguia me concentrar na leitura. Tinha milhões de ideias pra meu trabalho, pra meu casamento, pra minha família. Ideias muitas vezes fantasiosas.
me identifico com a sua fala! tanta produtividade, aceleração, vontade de viver.... e é extremamente desgastante, me deixa exausta, comparo a uma ressaca 😭😓
@@franciscadantas5305 Sim. E muitas dessas ideias eu colocava em prática, mas na metade do caminho eu já havia desistido ou já estava deprimida e não tinha vontade de fazer mais nada. É exaustivo.
Eu tbm!!!
Dormir pouco
É muito difícil conviver uma pessoa com essa doença 😔
Doutor o senhor e um anjo. Pena que a maioria dos psiquiatra nao sabem tratar a Bipolaridade. Meu filho se trata a 15 anos com a Resperidona, que depois de 4 anos nao funcionou mais, e os meficos que ele se tratou, nao receitaram mais nada. Ele perdeu o emprego na Toyota, perdeu a mulher, o filho, a duas casa, e virou um mendigo. 😔 O senhor está salvando a vida dele, e a minha. Obrigada! Deus te abençoe
Dr gratidão pelo seus vídeos ❤ meus respeitos ao seu trabalho. Deus lê abençoe abundantemente a vc e sua família.
O sono
Muito bem explicado obrigado to me identificando
Também,sou bipolar.e tenho aprendido muito com o senhor!!! Tô vivendo mais leve 😀😀
Obrigado, doutor.o senhor tem muito conhecimento e esperiencia ❤❤
Dr Renato.
Sem exagero, o senhor merece o prêmio Nobel da humildade, sabedoria, amor ao ser humano e por ensinar as pessoas saber viver com sofrimento amenizando. Além do mais, ensinando colegas seus ter percepção e perspicácia ao ouvir os pacientes.
Alguns médicos não conhecem a expressão: escute bem seu paciente ele já está lhe dando o diagnóstico...
Muito obrigada pela sua experiência, milhões de pessoas são muito gratas por sua boa vontade e valorizar o ser humano.
Abraço fraterno.
X2
Reduções do sono é termômetro de mania
😍
Fala logo chega de mi,mi,mi
Eu tive meu primeiro episódio de mania no final do ano passado, foi terrível, nos primeiros dias eu estava com o pensamento super acelerado, estava pulando conceitos, não conseguia dormir nem 5 horas por dia, no final do episódio tive uma crise psicótica, machuquei meu irmão, joguei coisas na casa, eu estava totalmente fora de mim.
A bipolaridade é uma doença séria e afeta totalmente a vida diária de quem sofre com isso, eu sempre tive muito cansaço a tarde e sempre tive uma falta de disposição durante o dia, sempre senti um peso dentro do peito, um cansaço que parece se entranhar no meu tórax, não é falta de ar, mas é uma sensação horrível que sempre me impediu de estudar e de me focar nas coisas que eu preciso fazer, e o pior que as pessoas te julgam achando que isso é preguiça ou má vontade.
Entendo vc. Este peso dentro do peita não sai de mim.
Primeira vez que vejo alguém relatar isso, achei que do eu sentisse isso.
Eu tive muita agressividade e irritabilidade.
Sono redução do sono profundo virava a noite limpando a casa .
Sou bipolar, demorou mais de 10 anos de tratamento para depois descobrir que tinha bipolaridade. Quando fiz terapia minha psicóloga concluiu com minha concordância que isso vinha desde meus 20 anos de idade. Hoje tenho 58. É um sofrimento, um estado emocional, psíquico e comportamental sem possibilidade de descrever aqui. Em resumo ninguém sai dessa sem ajuda médica e depois ter coragem pra se conhecer e estar sempre alerta. Que Deus esteja com vcs. Um abraço. Estamos aqui tb pra ajudar no trabalho deste médico.
a descoberta veio aos 40 anos
Idem
Eu descobri com 28 anos cheguei a ser internada em uma psiquiatria ainda sofro com isso não e fácil e as pessoas não entendendo e mtos me tacham de louca
@@TamaraLeittaanjos vc deve ser uma pessoa criativa e pensa diferente . Essas coisas que te motivam a viver.
Somente este ano mha ficha caiu que sou bipolar. Agora entendi pq tanta instabilidade e sofrimento. O bom que aceitei e estou tratando.
ALÉM SER AGRESSIVA E IRRITADA,MUITO DIAS SEM DORMIR;TENHO MANIA DE REPETIÇÃO; AS VEZES CRISES RISOS POR QUALQUER MOTIVO,EM OUTROS MOMENTOS TRISTEZA E CHOROS E TAMBÉM ALTERAÇÕES EM FALAR COM AS PESSOAS E ETC...!
Esse delírio de auto referência eu tenho sempre, sensação que as pessoas estão me olhando, falando de mim, achava que era insegurança com meu corpo.
Boa tarde acontece comigo
É incrível eu chegava a não ir embora enquanto a visita de minha amiga não ia porque achava que virando as costa iam rir de mim ou falar de mim que coisa horrível 😢😢
Encontrei esse vídeo, fazendo prequisas sobre a medicação que o médico receitou pra,minha filha, ela diagnósticada com bipolaridade, mas o mas complicado é que mim enquardo nesse quadro também, todos esses sintomas eu sinto,essa semana mesmo tava chorando e falando com Deus, pra que ele mim ajudasse, pois não conseguia mim controlar, nem com minha libido nem o consumo exagerado de comprar, como estou desempregada tenho que conseguir mim controlar, nas compras, quem disse que consigo ,sofro muito pois sei que é errado ,tanto sofrimento agora sei o que tenho ,no relacionamento não consigo ser fiel, a libido é forte ,tenho plena consciência e sei que é errado trair ,mas não consigo controlar minha impulsividade ,detalhes minha filha é pipolar, minha mãe também é eu sempre achando que não era ,agora sei que também sou, pelo menos tenho uma luz ,e vou procurar tratamento, gratidão dr.
Meus episódios de mania, são de estudo. Eu passo 3 meses estudando enlouquecidamente, depois esqueço, depois entro em episódios depressivos. Mano, eu sou Bipolar 😢
Obrigada Dr.por divulgar seus conhecimentos,pois podemos ficar mais atentos às pessoas,e tentar ajudar!!!Deus o retribua por tão nobre atitude!!🙏🙏
Olá, Enedite! Para mim é uma satisfação poder compartilhar meu conhecimento e experiência para ajudar a esclarecer dúvidas e trazer mais informações sobre a saúde mental. Muitíssimo obrigado por acompanhar por aqui, continuarei presente para ajudar a todos da melhor maneira que puder.
Me chamo Beatriz Costa, tenho transtorno bipolar minha psicóloga que indicou seu canal, parabéns por gostar de nos ajudar!! @@DrRenatoSilva
Dr. Renato, bom dia! Hoje dia 08 de janeiro de 2023, estou assistindo o seu vídeo e estou admirada com tamanho profissionalismo e a forma que o Dr. Expõe os sintomas da Bipolariadade. Há 1 ano e 7 meses atrás, fui diagnosticada com o TB e tudo o que Dr. Falou neste vídeo e em todos os outros, descrevem a vida e os sintomas de uma pessoa com bipolaridade. É incrível e confortante quando encontramos profissionais que abrem esse leque de forma tão sutil e tão direta ao que de fato acontece conosco. Parabéns!!!!
Para mim o significado da mania que vem do grego e significa loucura está correto. Fiquei louco, ouvindo vozes. Pelo que explicou nessa live devido não ter sido tratado. Incrível essa sua explicação! Muito obrigado!
Gosto de me sentir útil
Excelentes explicações Dr. Renato. Vivi toda a minha vida sem o diagnóstico correto, que só obtive há 3 anos.
Sempre tive hipomania, porém pelas características que eu manifestava eram muito próximas da dita "normalidade" e sem produzir muitos efeitos sociais, ao contrário vistos como traços benéficos da personalidade.
Minha redução de sono era, sem medicação, dormir 6 horas por noite, o que para quem trabalhava e estudava, era natural dormir "um pouco menos". Não era a minha real necessidade, mas em períodos de hipomania eu não percebia que dormir "um pouco menos " não me fazia falta.
Meus episódios de raiva eram muito pontuais e muito reativos a fatores externos.
Pela minha "personalidade", sempre me foi indicado praticar artes marciais, yoga e meditação, o que canalizava a irritabilidade.
Estas características na verdade sempre foram estimuladas profissionalmente. Ter condições de ter uma característica mais dominante, enfrentando rivalidades do mercado, agressividade de fala em discursos utilizados em debates, a pluralidade de ideias e domínio de multitarefas.
Lógico que na fase depressiva, era um problema. Por isso o diagnóstico de quadros de depressão grave que se repetiram ao longo da vida.
Deixo este meu registro, porque hoje eu acredito que certas funções sociais e profissionais concentram pessoas com transtornos e ajudam a mascarar os sintomas.
Se refletirmos que em certas profissões as tomadas de decisões devem ser efetuadas de forma quase que imediata, em um processamento quase gigantesco de informações em questões de minutos ou segundos.
O freio que o Dr. fala com tanta propriedade nem sempre vai para o excesso de gastos, mas permite a ousadia que certas profissões exigem.
A sociedade admira o que se apresenta em filmes quando altos executivos, advogados em debates em audiências, corretores de bolsas de valores, adotam essa postura de " autoconfiança " e conseguem responder a desafios que, a longo prazo, na verdade sao desumanos.
Assim, vemos as vezes pessoas que consideramos admiráveis de repente desabar em quadros depressivos mistos extremamente perigosos.
Este é um alerta que os profissionais de saude ainda nao fazem.
Dr. Renato
Eu vivi minha vida toda dentro de uma família classe média, nunca faltou nada. Só que eu vivia e vivo até hoje, dormindo 6 horas no máximo por causa do emprego até dormir é luxo.
Outro caso cresci no meio de brigas incríveis, mais incríveis mesmo, entre meu pai e mãe. Bebida cigarro, traições,. Achava tudo normal
Hoje vendo seus vídeos travei, pois nao davia nada disso e a dois anos minha filha foi diagnosticada com TDAH onde a 2 meses comecei ver vídeo para entender o que é isso.
Onde aos 57 anos descobri que tenho TDAH e a um mês até escrevi um livro que vou publicar estou tentando: diagnosticado com TDAH aos 58 anos perdi minha vida toda à deriva.
Sem saber o porquê, vivendo o dia sem um planejamento de vida.
E a 2 dias comecei ver uns vídeos seus. Descobri que sou isso tudo que você explica sem tudo eu encaixo.
Sou cheio de manias e quando estou assim nem durmo.
Ontem eu caí em mania dormi 1:10. Acordei às 4:20 e fui trabalhar foi a vida toda assim.
Eu trai a vida toda, eu adorava ter casos para comparar tudo sem motivo
Preciso de ajuda mas não acho pelo meu convênio não tem é muito difícil
Uma vez a ums 4 anos um medico me deu remédio para síndrome de bornalt
Fiquei pior.
Fuga de ideias me incomoda muito também. Pensamento acelerado e maquinando a mesma coisa...
Só para vocês saberem, sou bipolar diagnosticada a mais de 20 anos, comecei e parei tratamentos, mas agora levo bastante a sério meu tratamento.
Lidar com o tratamento é difícil em muitos momentos: São tantos efeitos colaterais, tantas mudanças que trazem pra nossa vida. Mas, chega o momento que percebemos que ficar sem a medicação e o acompanhamento psicológico é ainda pior.
Sou aluna do dr. Renato no curso Método voo Bipolar. Só gratidão!
Essas aulas são para o paciente ou para um Especialista?
Tem dias que a vontade de brigar é tanta que vou no Instagram comentar algo pra puxar briga com alguém 😅
Eu tbm
Eita.... 😅
Me segura, me segura... aquele même
Te entendo. É sofrido viu!
Aproveitando tudo. Nunca ouvi uma explicação assim. Fui diagnosticada, faco tratamenti, porém nunca soube deste teor.
Olá, Raquel! Fico feliz em saber que estas informações têm sido úteis em sua vida, pois quanto mais conhecimento temos sobre o assunto, mais as estratégias de tratamento - e a importância delas - fazem sentido. Isso tudo traz aderência ao tratamento e, por consequência, a melhora dos sintomas. É por isso que costumo dizer que conhecimento salva!
Muito obrigado por acompanhar por aqui!
A redução da necessidade do sono que vc falou realmente já aconteceu comigo no episódio inicial de mania .
Gratidão por compartilhar conosco o conhecimento tão importante para o bipolar.
Obrigada
❤
Minha filha nao dormi fica dias e noite sem dormi😢
É impossível medir o quanto eu fui prejudicado por conta de mania... Estou tratando a 6 meses e finalmente tenho minha vida de volta, depois de 15 anos passando por isso... Quanto sofrimento e prejuízo, o estrago foi imensurável.
Perdi minha família
Tenho transtorno bipolar . Já passei por várias fases
Sim, eu já me senti assim, por 2vezes , com humor exagerado e sem necessidade de dormir em 2017 e 2021.mas 2022 ,estou na depressão.
E ao assistir todos seus vídeos , fiz uma volta ao passado ,e lembrei que com 17 anos tive uma crise de choro sem razão ,no trabalho .
E passei minha adolescência toda e início faze adulta ,com tristeza e sem perspectiva de uma vida melhor, e fiquei assim, vivendo de altos e baixos. Mas só esse ano que ouvi ,atravéz de seus vídeos sobre esse diagnóstico de transtorno bipolar . Agora só preciso encontrar um psiquiatra aqui na minha cidade , que entenda como vc Dr dessa patologia. E passar o medicamento correto na dosagem correta .
Já encontrou? Não perde tempo! Já teve a fase da mania, as chances de ir aumentando a recorrência é maior e cada vez menor o tempo de agir.
Quando está em episódio de mania o que tem que fazer.
Sua história é a minha . Também desde os 17 anos...
Olá ,
Tbm ...muitos anos...hj sou outra pessoa.
Dr.Renato que aula perfeita nunca ouvi tantas verdades sobrenatural tudo isso aconteceu com minha filha praticamente deu o consultório dela tinha auto padrão vida tem 44 anos e divorciada era casada com advogado ele era gigolo ela tinha manter luxúria dele só vivia jogando golfe e tênis e bebendo yisky do mais caros e tinha manter todas viagem e todas mordomia dele quando roubou tudo dela largou mas bateu muito nela quebrou 3 dentes dela maus tratos foram muito grande hoje mora comigo está em tratamento médico psiquiatra parabéns DR. DEUS abençoa todos seus familiares
Estou com 74 anos de idade e desde os 14 anos apresento o quadro de Bipolaridade, já fui internada várias vezes mas graças à Deus,estou sempre em tratamento com pisquiatra mas mesmo assim tenho recaídas e sempre começa pela redução do sono pois tem épocas que durmo bem e em outras ou seja em euforia como chamo quase não durmo, é ua luta. Estou apreendendo muito com suas ldicas. Obrigada. Deus lhe abençoe e ilumine grandemente.!!! Não é delírio é fé
Célia faça yoga e Pilates que vai lhe ajudar a dormir melhor
Faço tratamento para depressão há 20 anos
Descobri por conta própria que tenho distúrbio bipolar ! Contei pra psiquiatra, agora estou tomando lítio, estou controlada! Tenho todas essas manias!
Dr. Renato fiquei três meses semi dormir( depois de uma grande perda) nem com remédio eu dormia. Hoje estou sob controle. Gosto bastante de suas aulas.
Por favor qual medicamento está usando?
Obrigada Doutor, com sua ajuda posso me reconhecer e ajudar a lidar com meus sintomas da bipolaridade.
Estou no momento no estado de mania, parece que vou enlouquecer ou explodir, é muito ruim é difícil 😔
Estou nessa fase também ... a cabeça não desliga
Gente não toma remédio
Pois trabalha o dia a noite inteira
Vc nunca mais se liberta dessas malditas drogas
Loucos são esses médicos psiquiatra que são todos loucos 😡
Misericórdia
O meu episódio de mania começa com a falta da necessidade de dormir. Em seguida, a alegria exacerbada e a necessidade de falar pelos cotovelos. Depois se soma a necessidade de visitar lojas, comprar muito, e por último a irritabilidade. Quando eu não me conhecia direito, a próxima fase seria a carência afetiva, que vai em busca de prazer sexual, e culminava, na semana seguinte com um quadro depressivo suicida. Hoje, já não entro mais em quadro de carência e nem na depressão suicida. Com alguns dias entre cada fase. Demorei alguns anos para reconhecer cada uma delas, mas eu ainda tinha associado a ausência de sono como um alerta. Geralmente eu fico uma noite e um dia sem dormir e é normal, como se houvesse dormido.
Vc é bipolar tipo 2? Consegue valer apena a vida depois do tratamento?
Você falou exatamente tudo o que acontece comigo.
😢
Tenho visto tudo isso na minha filha a mto tempo Verdade o que vc fala, hoje ela tem 49 anos .Há pouco tempo que estou vendo como doença. Obgada pelas orientações.
Minha filha tem transtorno bipolar afetivo, sofri muito pra encontrar um psiquiatra que descobrisse, passei muita luta com ela, mas graças a Deus achei uma médica que passou medicamento e hj ela controlou tudo
Bom dia
Pode dizer o.nome da médica e celular? Gratidão
Meu filho também,se vc mora em Goiânia tem um excelente médico Doutor Diogo Mariano ele cuida do meu filho há mais de 6 anos
Dr. uma pergunta polêmica que vou fazer! Sei que a bipolaridade é uma doença e quem tem alguém na família com esse transtorno ou amigos , sofremos juntos com eles. A pergunta que eu faço como as pessoas próximas devem agir com eles? Existe a possibilidade deles, nem todos ;usarem a doença para nós manipular? Ou cada caso um caso e tem pessoas que podem passar a vida toda sem mudança em sua vida, mesmo fazendo terapia e tomando medicamentos? Faça um vídeo sobre como proceder os familiares e amigos! Pois querendo ou não alguns acabam adoecendo por se sentirem impotentes em não conseguirem ajuda los
É importante que as pessoas que convivem com pessoas bipolar ou qualquer outro trastorno.... fazer terapia ou psicoterapia em grupo e se nescessário individual. Não deixar de ter vida própria cuidar de si mesmo por causa do outro.
Se vc não se cuidar... Vai chegar uma hora que não conseguirá cuidar de ninguém.
Sobre manipulação; qualquer pessoa pode tentar ou manipular outra independente se tem algum transtorno ou não. Até às crianças tentam manipular os pais e quando percebem que consegue o que querem tentam fazerem com outras pessoas tbm.
Dr Renato foi um milagre eu lhe encontrar hj não RUclips pois estou com minha filha em tratamento do transtorno Bipolar com psiquiatra excentricidade e terapias já quase completando 5 anos e recentemente teve o termômetro do sono.
Graças a Deus ela passou pelas manias mais controladas sem chegar ao delírio.
Vou sempre lhe acompanhar.
Que Deus lhe abençoe.
Estou há 2 dias assistindo esse vídeo, e analisando esses pontos consigo me identificar em várias questões. Montei uma enorme linha do tempo da minha vida (os episódios marcantes que consigo me lembrar) e a impulsividade SEMPRE esteve presente em minha vida. Isso em todos os sentidos: finanças, relacionamento, carreira, maternidade, estudo, atitudes corriqueira do dia a dia, higiene, vaidade… nossa a lista é extensa…
Em toda a minha vida nunca consegui encontrar um equilíbrio harmonioso, vivo no TUDO ou NADA, 8 ou 80.
Tirei a conclusão que preciso de um psiquiatra dos BONS.
A parte “boa” disso tudo é que mesmo casada há 13 anos eu e o marido vivemos em lua de mel, minha libido é infinita e não importa o quão esgotada eu esteja, agora sei o porquê.
Ah e agora essa febre de cassino online tem sido um prato cheio pra mim!! Tô fazendo empréstimo pra jogar nessas porcarias, consegui me livrar do vício do álcool e entrei no vício de apostas online… um verdadeiro declínio
Parabéns professor por disponibilizar essa aula gratuitamente. Obrigada
Minha filha da tudo pra as pessoas gasta tudo que tem e
Muito cria uma personagem e a credita que ela é
Sou bipolar a 20 anos e só agora, assistindo suas lives, estou entendendo porque sempre vivi endividada, com aumento constante da libido.
Tbm...só tive homem mal caráter aproveito da minha doença.
Dr.vc é um cara capacitadíssimo, sua forma de ensinar, de psico-educar é excelente!! Deus te proteja, vc ajuda muito ás pessoas que estão com esse transtorno..sou psicóloga, adoro suas falas..
Eu já tive esse tipo de mania. Ano passado cheguei a um surto que durou entre idas e vindas 15 dias que resultou em lapsos de memória coisas que não lembro até hj e quase destruiu minha vida
Tive humpr eufórico. Não demais, mas sim. Grande felicidade. confiante. Comprei algo, equipamento de trabalho. Ousadia. mas que sabia que poderia pagar. Uma paixão por um rapaz. Que desencadeou, acredito.
Quando não deu certo...cai na depressão
Tenho 36 anos e desde de 2011 vou ao psiquiatra, o mesmo! Fui diagnóstica primeira vez com TAG, depois depressão , não consegui tomar os remédios, até que finalmente estava tomando a dose bebe do Queity 25 mg. Tenho muita pressão no trabalho e etc. E tenho uma tristeza e momentos intensos que parece que vou dominar o mundo. Trabalhando 15 hs por dia, malhando e cuidando da casa! Loucura? O que é sono. Acordo cedo, sou trabalhadora, pensava dessa maneira, até que tive um surto psicotico dirigindo no meio da rua. Não sabia onde estava em seguida sensação de morte e etc. Mas já desconfiava que era Bipolar. Ate que cheguei no consultório do meu médico, acelerada ao extremo. Contei finalmente tudo. Que já planejei até minha morte diversos vezes. Há sem contar que já estarei todos meus cartões ( não em compras) adorava passar eles em máquinas de cartão para ver o dinheiro da conta . 😢 enfim se eu for contar tudo que já vivi. Prejuízos financeiros, profissionais e relacionamentos. Sempre sempre mesmo a Vanessa tem personalidade forte. Vanessa tem gênio forte. Vanessa é doidinha. Tenho ctz que meus primeiros episódios foi entre 16 anos ( grávida) e só ladeira abaixo. Pontos positivos: com 20 anos já era gerente de um banco. Pq? Pq sempre fui mega focada. Hiper. Mas essa semana recebi finalmente o diagnóstico. Mas de 20 anos nesse sofrimento. Comecei a fazer o tratamento correto e de verdade espero que eu consiga ter qualidade de vida. Pq disse ao meu médico. Não aguento mais. Não quero viver mais se for para viver assim. Finalmente ele percebeu. Sabe qual é o grande problema? A maioria não ouve seu paciente. Pq antes desse médico passei por outros.
Ah...isso é verdade.
Os médicos não sabem ouvir...e...se pir um acaso vc "arranha" no diagnóstico, parece que eles são tomados por um ódio de pensar que um leigo está sabendo alguma coisa do "mister" deles. Resultado: negam peremptoriamente qq possibilidade de que o paciente tenha algo daquilo narrado.
Lástima.
Sou bipolar estou ativada. Nao durmo. Trabalho loucamente. Nao tenho paciência com pessos lentas, fico profundamente irritada com pessoas que dirigem devagar, fila do mercado me irrita. Ate parar o carro no farol vermelho é irritante pra mim. Mas prefiro ficar ativada do que depressiva.
Sou assim também😮
Veja essa live do Dr Renato e você não vai pensar assim.
Ficar sempre ativada leva a demência 😢
Irritante mesmo deve ser te aguentar
É assim mesmo !! 😅
Meu Deus eu estou exatamente assim sem necessidade de dormir,durmo 4hs por noite as vezes 3 horas.Tenho depressão pós parto há 30 anos e ultimamente os remédios pra depressão não fazem mais efeito,e meu médico do sus não troca e nem me ouve quando questiono se posso ter transtorno.Mas vendo seus vídeos desconfio que tenho.
Esses médicos do SUS são assim. Não mudam nossos remédios e nem nos ouvem😢
@@zucapecanha5729 Verdade
eles só sabi fala.que.e depressão e ansiedade.😢
Iiiiii acho quê sou bipolar!!
Redução da nesciddadede de sono.
Ja perdi 4 casamentos, todos com muito sofrimento. Era acompanhada por um psiquiatra nunca deu esse diagnóstico. Agora diagnosticada, estou sendo tratada. Sou muito grata por estas palestras que o Dr. Renato nos tem dado.
Doutor comecei a assistir o senhor e cheguei a conclusão que eu era bipolar sofri e fiz pessoas sofrerem perdi de ser feliz mas hoje estou estou de boa acho que sarei estou em Paz que bom Glória a Deus ❤
O senhor é um anjo na vidadas pessoas ,Deus te abençoe sempre.
Até hoje não soube de cura da bipolaridade mais sim da medicação correta e vida mais saudável possível.
Terapias caminhadas etc…. Ou
Talvez tenha havido mesmo um milagre em sua vida.
Agradeço sua aula e o esforço de conversar conosco, alunos invisiveis. Eu sou psicologa aqui nos Estados Unidos e sua explicaçao clara me ajuda a explicar para a minha cliente bipolar sobre os seus sintomas. Vejo videos aqui tambem sobre o assunto, mas sua maneira clara de explicar ajuda muito! Obrigada.
Impressionante como me vi em vários desses sintomas. Porém já faço terapia e acompanhamento psiquiátrico
O Dr.esta descrevendo a minha mãe durante toda a vida dela,hj está com 86 anos e com alzheimer, é um desafio diario a mim como cuidadora,a convivência com ela foi muito desgastante,e nunca fez tratamento correto só fazia uso do Rivotril ( clonazepam) que eu tomei a decisão de retirar quando comecei a a cuida la,junto do geriatra.
Eu as vezes apresento uma irritabilidade surreal e sem qualquer motivo. Me deixa cega, vontade de brigar com o mundo.
Eu tenho insônia.
Eu hoje tenho me controlado demais .
Pois perco o meu filtro pela minha impulsividade.
😢eu tbm!meu marido n esta suportando 😢vou passar no neuro pelo meu bem e por meu casamento
Deus abençoe vcs profissionas parabéns pelo seu trabalho
Parabéns por mais uma aula maravilhosa. Que bom que esta chamando a mania de mania e não de fogão, as vezes eu mesma (que faço parte do MVB), me confundo.
Nossa,parece que vc conhece o meu marido,estou aprendendo muito,nunca ninguém me explicou sobre esse assunto .
Já me senti tão nervosa que não lembro o que fiz na ira , fui diagnosticado há 15 dias e o psiquiatra conseguiu identificar na primeira consulta , iniciamos a quetiapina e foi a melhor coisa que conheci na vida!❤
Que legal ❤
Que benção
Parabéns
Que médico é esse pra me indicar ?
Quetiapina, é ótimo remédio para problemas mentais, faço uso desse remédio a mais de 5 anos .. graças a Deus estou bem ..
Sou muito esperativa Dr professor
Vc é demais!! Como professor e médico ❤️
Olá, Luiz! Muitíssimo obrigado por sua consideração e apreço ao meu trabalho!
Obrigada meu Deus por me permitir descobrir esse canal. Deveríamos ter muitos Drs, como esse. 🙏🙏👏👏
Graças a Deus estou fazendo meu tratamento direitinho 🙏
OLÁ DR RENATO PARABÉNS O DR RENATO EXPLICA BEM EU NÃO TENHO DEPRESSÃO GRAÇAS A DEUS MAS ESTOU NA MENOPAUSA E ESTOU COM INSÔNIA ANTES DA MENOPAUSA EU DORMIA BEM GRAÇAS A DEUS DORMIA SETE HORAS POR DIA SOU MUITO GRATA SUSSESO 👍 ❤
Como distinguir atos maus, de ruindade e atos extremos de mania? Através do histórico?
Sim..O sr. tem toda razão.Passei por uma perda..luto e após já comecei com insônia.Fuquei desedperada a 30 anos atrás não havia este esclarecimento.E tbm após a redução do sono depressão e sindrome do pânico.Causou em mim ...muitos desajustes infelizmente.
Sim. Tive todos esses sintomas exatamente como você está descrevendo, redução do sono, humor expansivo eu já tenho mesmo e muito humor irritado chegando na agressividade, falo muito também, sincerona demais, gente essa sou eu!
Minha filha teve delírios aceitou pessoas estranhas na redes sociais,teve surto de agressividade e ficou muito sensual.😢me bloqueou em algumas redes sociais. Fala em excesso e briga com algumas pessoas,é evangélica e ficou com excesso de limpeza e toma 10 banhos no dia,gasta um sabonete por dia e shampoo dá pra 3 dias 😢
@@zilcafigueiredo2911ela melhorou?
A alguns anos atrás eu só dormia 4 horas e me sentia bem e eu pensava que era o meu sistema biológico era normal, mas se passou o tempo, eu cheguei a ser levado para o psiquiatra e ele detectou que eu estava com uma depressão e ansiedade crônica,eu parei o tratamento e tento me manter controlado, mas agora que vi esse vídeo, nossa!! Bate com tudo o que sinto, tenho todos esses sinais essas fases, eu só sei que eu me avaliava que eu não sou normal..
“Se voce fala com Deus, você é religioso. Se Deus fala com você, você é psicotico”. Minha mãe tem episódios de delírio feios, é muito triste.
E triste eu também tenho, o meu é grave , só q tomo remédios e frenequento igreja q ajudou muito
@ desejo que você tenha uma vida feliz
Redução de horas de sono é um sinal de alerta para um episódio de mania (ativação intensa).
Quantas horas eu / familiar dormiu?
Quase perdi meu casamento de 21 anos por conta dessa doença que eu nao sabia... pois eu era tratada a mais de 15 anos como depressiva. Sou recatada, nunca tive vícios e sempre fui muito família, boa mãe e trabalhadora. Mas infelizmente a dois anos atrás tive essa tal de mania ( coisa do capeta ) que tristeza meu Deus 😢. Fiz coisa vergonhosa que nunca tinha feito na minha vida. Tive muita energia do nada, dormia pouco, trabalhando no nivel rard, fazendo 3 atividades físicas ao dia ( sou preguiçosa no meu normal para atividade física) enfim ...mudei completamente ate cometer um ato que quase joguei meu casamento no ralo. Depois veio um surto no trabalho que quebrei tudo lá....enfim so depois que fiz quadro de mania e surto é que fui diagnosticada com bipolaridade. Essa doença quase acabou com a minha vida ( até suicídio eu tentei varias vezes) mas por Deus....nao deu certo! Nao era minha hora ... Deus teve piedade de mim, pois somente ele sabia o quanto eu estava doente.
Mas os problemas muitas vezes trazem esses sintomas!!! ????
@@deboraviegas6414 oii caso não trate essa doença sim...pode trazer vários sintomas e principalmente depressão constante e muita irritabilidade. Eu na época não estava fazendo o tratamento correto.
Nossa,eu ainda não sou diagnosticada,mas aconteceu o mesmo comigo,casada a 23 anos,sempre fui muito família,nunca falei mal do meu marido, enfim,tinha alguns problemas mas normais,e a maioria por causa dos meus surtos,agora quase acabei com meu casamento,comecei a colocar na cabeça que ele era narcisista,e comecei a ter delírios ,só agora tô enchergando,e daí fui embora de casa do nada,levei meu filho de 17 anos, coloquei todo mundo contra meu marido,convenci a família que eu sofria maus tratos,e só fiz besteira,aluguei uma casa sem condições nenhuma,passei necessidade,vizinho me ajudando e eu estava plena, achando que eu completamente capaz de cuidar de tudo sozinha,mesmo não trabalhando fora, fiquei um mês assim,e daí meu marido depois de muito sofrer, passar mal,ficou de cama sem entender nada,conseguiu ir me buscar,e tive que desfazer tudo , aluguel, internet,todo mundo não entendeu nada,e voltei faz duas semanas,e só a poucos dias sai da mania,e com muito cuidado e amor meu marido conversou comigo e me mostrou o que tava acontecendo, enfim agora tô no período de tristeza, depressão, vergonha,me sentindo culpada,e muitos julgamentos.Agora vou procurar outro médico pra ver essa possibilidade de bipolaridade,e detalhe que minha família acho que meu pai é,minha prima,tios são diagnosticados.Ah e como vc também sou tratada com antidepressivos mas nunca melhoro,espero que eu encontre a resposta 😢
Poxa. Eu também surtei, 3 vezes. Em uma delas eu fiquei só de calcinha na rua super movimentada, sendo cidade pequena. Já faz meses, e eu tive vários estágios de mania até acabar por depressão por poucos meses, desejando se matar. É terrível. Também sou reservada e fico me expondo, falando muitas bobagens. Depois vem a vergonha e a pessoa fica deprimida, é cruel.
@@vanessaramos3895eu colocava que o outro era narcisista. Depois eu pirei pq coloquei que eu era narcisista. E ainda vem paranóia que eu sou narcisista.
Eu tenho isso direto dr! Qualquer coisa me irrita terrivelmente!!! Na verdade, tenho ódio mesmo!!! Sofro muito por causa disso!!!
Ótimo Renato! tenho o diagnóstico de TAB. Já passei por todos os sintomas de mania que foi descrito: divórcio, dificuldade de relacionamento afetivo, familiar, sou impulsiva, gasto muito e sofro quando alguém da família tenta me controlar. Tomo medicação e nem assim paro de oscilar. O que falta para eu ficar equilibrada, mudar ? já não sei o que fazer! é muito SOFRIDO😓😭
Marotone os vídeos do Dr... eu estou aprendendo muito com ele em todos os vídeos..
Sou Bipolar (das antigas). Sou estudiosa do assunto. Nunca tinha visto nada mais interessante, objetivo e útil do que estes vídeos do Dr. Renato
Gratidão doutor, por você fazer uma live dessa que nos trás muito conhecimento. Estou buscando conhecer essa doença, porque meu filho, estar exatamente num episódio mania e descobrimos há 3 anos esse problema. É muito complicado essa doença. É muito importante buscarmos conhecimento, pra entender a situação e ajudar-nos uns aos outros. Gratidão 🙏🏻
Renato este médico Dr Renato seja sempre abençoado por Deus ele revelou tudo sobre o bipolar
Consumir alimentos livres de sofrimento é a cura para todas as aflições humanas. Espero que alguem daqui do canal consiga me escutar.
Delírio?
😢 moço eu me alimento bem e não é falta de Deus
@@vanuzasouzadossantos esse é o caminho para encontrar o seu eixo. Aperfeiçoar a cada dia a alimentação física e espiritual. Se você tem fé e disciplina na vida você, no seu tempo, irá se curar. Fica meus votos positivos para sua melhora.
Eu tenho uma alimentação saudável vegana e cuido da espiritualidade com orações, meditação na bíblia é declarações de fé. No entanto, eu sofro de transtorno afetivo de bipolaridade e transtorno de ansiedade generalizada e preciso retomar o tratamento medicamentoso pra conseguir sair de casa prescrito pelo meu psiquiatra. Eu percebo que com o tratamento medicamentoso eu estava melhor. Uma dieta saudável e uma religião não é à cura para todos os males da humanidade. Pois, se fosse assim nós não teríamos tantos doentes no Brasil. Afinal, uma parte considerável da população brasileira é vegetariana e religiosa. Nem por isso estão livres das doenças. Acho que tu estás tendo um delírio religioso. Tu acredita que descobriu à cura para todos os males da humanidade e essa crença não é compatível com a realidade. O psiquiatra estudou bastante e não está nos apresentando uma solução mágica para à cura nem do transtorno afetivo de bipolaridade e nem para todos os males da humanidade porque isso não existe. Precisamos de conhecimento científico para alcançar à cura de qualquer doença que seja. O conhecimento salva! Paz de Cristo. 🕊
Não consigo ser vegana
Infelizmente convivi 36 anos com um esposo bipolar sem nunca ter havido um diagnóstico correto, até acontecer o pior...
Eu tinha contato íntimo com vários homens e não ficava satisfeita, chegava a me tocar 8x ao dia, é uma doença muito triste e isso causa um sofrimento muito grande, não consigo achar engraçado e romantizar ficar em estado como se fosse uma ninfomania
Sei muito bem o que é isso. Meu casamento de 6 anos veio ao fim pelo meu comportamento. Era muita irritação, comprava tudo e não usava as roupas. Até que veio as drogas e piorou tudo.
Sofri um grave acidente e fiquei na cadeira. Só após, descobri qual era meu problema.
Hoje sou medicada, vivo bem. Mas não ando mais.
A vida pra mim é colorida hoje.
Isso tbm aconteceu comigo e eu só soube hj que era um episódio pq me sinto invergonhada e inovada de tudo isso wue fiz
@@Cida-t1g não se sinta, isso pode acontecer
Muito triste principalmente quando não temos apoio
Olá Dr professor
Obrigada sempre por repartir conosco o que tem de melhor: conhecimento!
Oi Dr muito que por acaso cruzei com esse video e é a primeira vez que ouço uma explicacao tao Clara e importante sobre bipolar todos esses events de mania ja vivenciei mas a mais decorrente é a disturbio do sono e essa mania dos pensamenros acelerados com a fala disconecta pra mim é comum aceleracao cardiaca nao tenho problemas cardiacos no geral I has crises foram de nao verbalizar mas expressar em movimentos corporal andar rolar no chao gratidao
Sou adicto e tenho transtorno bipolar não faço uso de medicamentos tinha uma visão errada deles vc me ajudou a mudar de opinião obrigado vou procurar ajuda
Eu também tinha aversão aos remédios mas agora estou tomando
Impulsividade é a palavra chave
Nunca tive redução de sono mas todos os outros, aceleração na fala, falar sem freios,expansividade e principalmente compulsão por compras
Bom,dia.Voce está falando exatamente com a pessoa que está com todos estes si tomas.Pretebdo ter ajuda.😮❤
Que aula maravilhosa, gostaria de realmente aprender e nem esquecer nada dessa aula.
Maratonando todos os videos do Dr para poder ajuda uma Pessoa🙏
Aprendendo cada vez mais! Amo suas explicações, tem ajudado muito me auto reconhecer
Eu era muito euforica eu ja fui assim , agora ando calada fico no trabalho até 6 horas por dia sem dar uma palavra ,mas sinto raiva de qualquer coisa , não odeio ninguém mas acho que todas as pessoas me persegueme afasto rápido das pessoas se me falam algo que me magoa não falo mais com a pessoa
Minha filha tratou de toc vinte anos, agora os médicos falaram qje é transtorno bipolar!Tem pensamentos horríveis !!Misericórdia senhor!Ela é infeliz e eu sofro tbm!!
Ana, a minha filha tbm 😢😢
Parece que o Dr. Tá falando fa minha vida. Sobre ficar agressiva, não conto as vezes que é preciso chamar o SAMU pra me controlar. Já chegou a ponto de chamar a polícia.
O que fazer quando a pessoa que sofre de transtorno bipolar não quer tomar o remédio, ??? e fica muita irritada e agressiva quando a gente pede pra ela tomar o remédio . O que fazer nesse caso??
Se o paciente oferecer risco para ele ou para terceiros, você pode acionar o SAMU, juntamente com a policial eles conduzem o paciente para atendimento. É imprescindível que faça o atendimento, pois a cada novo episódio e quanto mais tempo ele durar, maior a chance se voltar a acontecer.
Muito obrigado por esse vídeo, Dr. Me reconheci em quase todos os sintomas, mas não sabia como explicar. Estou tomando lítio 300mg 3x ao dia. Senti uma leve melhora, mas a ansiedade e a aceleração psquica permanecem.
Por que não conseguimos direcionar esse excesso de dopamina para coisas mais produtivas? Direcionamos para coisas que trazem prejuízo 😢 uma constante auto sabotagem 😞
Hoje 22/06/2024 assistindo essa ótima e elucidativa aula sobre bipolaridade, gratidão pelo carinho em postar.Inscrita❤
Verdade é terrível eu gastei em menos de 1 mês minhas economias de décadas nossa não gosto nem de lembrar
Eu sei bem como é 😔
Sei muito bem sua dor 😔 pior quando vc tem para pagar as dividas, melhor morrer,a única coisa me conforta é saber tenho D sabe meu caráter.
Uma prática de elevado valor é atemporal. Por isso depois de um ano eu acesso o seu sublime trabalho no RUclips e parabenizo como reconhecimento. Parabéns, Dr. Renato! Por seu trabalho de sensibilidade humana. Gratidão! Por sua dedicação em informar sobre saúde mental.
Olá, Edvan! Muito obrigado por sua consideração e apreço! Para mim é uma grande satisfação poder compartilhar conhecimento e experiência sobre saúde mental para ajudar a cada vez mais pessoas.
Só muito grata por vc Dr Renato falar de maneira tão clara sobre isso,vc me fez entender a minha doença ,bem mais do que meu psiquiatra. Muito obrigada
Eu gosto e aprendo muito com o Senhor ! Fui diagnosticada com Transtorno bipolar!eu sofro muito com isso!gostaria consultar com o senhor! Moro na Suíça mas vou sempre noBrasil!um abraço e obrigada pelos ensinamentos
Dr. Pode acreditar o senhor foi uma luz na vida , 🙏🙏agora estou entendendo meu filho!!
Obrigada pelos vídeos doutor, há pouco mais de um ano não durmo, nem um cochilo dou se quer, tenho transtorno bipolar
Tenho o diagnóstico de bipolaridade. Essa aula esclareceu muitas dúvidas minhas. Muitíssimo obrigada!