RELACIONAMENTO com BIPOLAR [Tudo o que você Precisa Saber✅]

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • Você está lidando com uma pessoa bipolar e quer entender mais sobre os sintomas da bipolaridade e como manejar esse relacionamento?
    Neste vídeo eu vou te orientar sobre os sinais e as estratégias para lidar com esse transtorno de forma saudável.
    É importante ressaltar que o diagnóstico da bipolaridade deve ser feito por um profissional capacitado. Não se trata de uma questão trivial, mas sim de um transtorno mental sério que afeta não só a pessoa diagnosticada, mas
    também seus familiares e parceiros.
    Dentro da bipolaridade, observamos oscilações de humor que vão desde quadros de hipomania ou mania, caracterizados por euforia, energia excessiva, compulsões, até fases depressivas, marcadas por apatia, isolamento, falta de energia e até pensamentos suicidas.
    É fundamental compreender esses sintomas para melhor manejar o relacionamento com o bipolar. Tanto o paciente quanto seus familiares e parceiro(a) precisam de apoio psicológico e psiquiátrico para lidar com as crises e garantir uma melhor qualidade de vida.
    Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esse desafio, lembre-se: você não está sozinha(o)!

Комментарии • 17

  • @psicologacarolinaalmeida
    @psicologacarolinaalmeida  5 месяцев назад +2

    Eu sei que se relacionar com um bipolar pode ser difícil, por isso quero deixar esse espaço aberto para você me contar qual sua principal dificuldade, quero te ajudar 😃
    Comenta aqui embaixo e vamos conversando

    • @jonesilvasilva
      @jonesilvasilva 2 месяца назад +2

      Dra. Carolina, seu vídeo está muito bom, mas gostaria de apontar que nem todos os bipolares são agressivos. Este tipo de generalização contribui para o estigma associado à bipolaridade. A Dra. mencionou que, em um momento de raiva intensa, uma pessoa bipolar "PODE ATÉ TE ATACAR". Por favor, entenda que nem todos os bipolares são iguais. A bipolaridade e a personalidade individual são distintas. Muitas pessoas enfrentam preconceitos pesados e vivem nas sombras, evitando revelar seu diagnóstico, porque existe a crença errônea de que todos os bipolares são agressivos em momentos de crise. Este tipo de informação torna ainda mais difícil para nós, bipolares, nos identificarmos abertamente. Eu, por exemplo, tenho bipolaridade tipo 2 e comorbidade com TDAH, e nunca ataquei ninguém, nem mesmo nas piores crises.
      Por favor, não leve a mal, meu texto é apenas uma crítica construtiva. O correto é dizer que a pessoa "tem bipolaridade" ou "sofre de transtorno bipolar". Essas formas são mais respeitosas e precisas do que simplesmente dizer que a pessoa "é bipolar". O uso do termo "ter" ou "sofrer de" ajuda a separar a condição médica da identidade da pessoa, evitando uma redução da pessoa a apenas uma característica de sua saúde mental.

  • @MariaCristinaGomesViana
    @MariaCristinaGomesViana День назад +1

    Meu namorado tem bipolaridade e não é agressivo, na hora da crise ele tem forte irritabilidade, mas nunca agrediu ninguem.

  • @valdemarizaiaspenedo5458
    @valdemarizaiaspenedo5458 2 дня назад +2

    Que psicóloga maravilhosa é essa ? Gostei demais de você!!! Ah se eu pudesse conversar contigo!!!!

  • @jonesilvasilva
    @jonesilvasilva 2 месяца назад +5

    Tenho bipolaridade tipo 2 e TDAH. Estou fazendo tratamento com médico e psicóloga e estou bem. Porém, minha família não sabe que sou bipolar e minha namorada também não sabe. Eu escondo os remédios dela. Ela gosta muito de mim, e eu tenho medo de falar para ela que sou bipolar e ela querer acabar o namoro, que já dura um ano. Eu nunca discuti com ninguém, nem na fase de mania; o que faço é chorar. Vejo que um dia ficará difícil esconder isso dela e da minha família.

    • @desiree_0
      @desiree_0 2 месяца назад +3

      Se vc já está medicado e o namoro tá dando certo, não tem pq ela terminar com vc sabendo do seu diagnóstico, eu acho importante ela saber, pq se vc oscilar, ela vai entender que certos comportamentos são do transtorno e são passageiros. Tenho transtorno bipolar e tive uma crise depressiva grave e duradoura com 3 meses de casada, cá estou eu casada até hj há 7 anos, durante esse tempo tbm passei por crise de mania, mas meu marido se mantém firme ao meu lado e compreende bem pq tbm buscou informações sobre a bipolaridade e hj já consegue identificar se tem "algo errado" comigo. Conversa com seu terapeuta, o suporte tbm é importante pra gente.

    • @jonesilvasilva
      @jonesilvasilva 2 месяца назад +1

      @@desiree_0 Concordo com você. Estou falando com a minha psicóloga sobre isso. No entanto, o estigma que pesa sobre o bipolar é muito forte. Deveria haver uma campanha para ajudar. Veja bem, tem um texto de dois psicólogos famosos que falam sobre a bipolaridade e a sua personalidade. Então, nem todo bipolar é igual. Por exemplo, eu nunca tive qualquer discussão com ninguém, mesmo quando estava bem irritado. Depois do tratamento com o psiquiatra e a psicóloga, aí que não discuto mesmo, principalmente pelo tratamento com a psicóloga, que me ajuda muito a identificar meus gatilhos e como me comportar. Veja bem, fui diretor de empresa com 50 funcionários antes, além da advocacia. Era muito trabalho e muito estressante, no entanto, sempre foi tudo bem na minha administração. Só saí da empresa porque cada diretor só pode ficar por 2 anos. Teve até festa. Sempre estou rodeado de amigos e nunca perdi uma amizade. Também nunca tive problemas com meus relacionamentos amorosos. Mas vou lhe falar, a psicóloga é tudo para mim. É um investimento na minha vida profissional, financeira e pessoal. Estou falando com a psicóloga, mas tenho medo de que ela venha a me abandonar. Não sei, talvez eu a leve ou marque com a psicóloga para que ela possa falar com ela. Não sei como será.

    • @desiree_0
      @desiree_0 2 месяца назад +1

      @@jonesilvasilva essa insegurança é normal, eu já estive nesse lugar de esconder de todos, mas hj já penso diferente, é um processo longo mesmo. Tenho certeza que vai conseguir contar a ela da melhor forma e se ela te ama não tem como dar errado, acho a ideia de levar ela no psicólogo com vc excelente. No meu caso, minha psiquiatra pediu que eu levasse meu marido na consulta e ela contou e explicou tudo certinho. Fique bem e vai dar tudo certo 🤍

    • @jonesilvasilva
      @jonesilvasilva 2 месяца назад +1

      @@desiree_0 Obrigado. Fica com Deus

  • @Rian-os8bs
    @Rian-os8bs 15 часов назад +1

    Eu tenho transtorno bipolar e fui abandonada

  • @marciocorreia5199
    @marciocorreia5199 17 дней назад

    Tenho uma relação de amizade com uma mulher há seis anos, e há duas semanas terminou nossa relação sem nem hesitar, entrou na fase de mania/hipomania. Não fala mais comigo, e men visualiza minhas mensagens

    • @alexfrancodacosta7341
      @alexfrancodacosta7341 5 дней назад

      Normal deles...do nada eles terminam. Minha ex terminou comigo 4x

  • @erycapassos2486
    @erycapassos2486 3 месяца назад +1

    Eu sou bipolar diagnosticada.🫣😭
    Tenho dó meu marido

    • @juarezjudas1
      @juarezjudas1 2 месяца назад +2

      Que bom que tem consciência do sofrimento dele

    • @marlibandeira409
      @marlibandeira409 2 дня назад

      Mexe nada meu marido trabalha de segunda a sábado no domingo ele vai pra casa do amigo