Eu tenho um pai que fez a família sofrer a vida toda, e foi tido a vida toda como personalidade forte, gênio ruim, agressividade e surtos de raiva e ignorância, eu não me dou c ele e hj fui diagnosticada com bipolaridade, minha irmã também,meus sobrinhos,meu filho então concerteza veio do meu pai, e concerteza ele tem bipolaridade severa,grave.
Sua história é parecida com a minha, tb tive um pai agressivo e de temperamento difícil que fez todo mundo sofrer. Fui diagnosticada como bipolar há dois anos, e me pergunto se além da genética como o dr. falou, a convivência com ele não foi um gatilho para que a doença tenha se manifestado em mim. Será que se vc tem um filho, mas ele cresce em um ambiente mais saudável, a chance dele ser tb bipolar diminui, apesar da genética, tipo se o gene é a mensagem de whatsapp, não dá pra bloquear ele, não? rsrsrs
Minha história é como a sua. Meu pai era desse jeito mas uma boa pessoa. Com 82 anos aceitou o tratamento porém em 40 dias após a 4a dose de v4cina da c0vid ele ficou muito doente e morreu. Fiquei muito mal pois na oportunidade de que ele ficasse bem com a família e quando o convenci que ele se tratasse ele falece. Meu coração dói pois ele tinha melhorado o temperamento nesses 40 dias mas a saúde física ficou debilitada. Não desistam dos seus pais pois eu não desisti do meu. Também sou diagnosticada com TAB há 1 ano, 18 anos procurando ajuda , tomando antidepressivo erroneamente e hoje estou estabilizada com 100mg de lamotrigina. Abraços pra vcs!
@@valkiriaoliveira6913 lamotrigina e bupropiona, mas cada caso é um caso e o médico tem que analisar você. Como disse , fiquei 18 anos procurando ajuda e tentando remédios até conseguir me estabilizar.
Tenho tdha e bipolaridade, minha mãe conta que meu avô tinha crises de choro, e quando isso acontecia ele ficava trancado no quarto o dia inteiro, imagina na década de 1940 um homem chorar o dia inteiro, ele devia ter uma depressão profunda 😢.
Poxa eu também tenho crises de choro desde criança e as vezes eram por motivos “bestas”, quando isso acontece parece q o sentimento sempre se repete e q é muito intenso, a mente não absorve oq acontece e a choradeira n para, quem olha de fora julga muito, mas simplesmente n da pra controlar. Desconfio q eu tenha borderline
@@user-pj5bn4rr4i em transtornos emocionais seria necessário e urgente o acompanhamento de um Psicologo para entender a origem dos distúrbios. Em alguns casos há a necessidade de encaminhamento para um Psiquiatra. Quanto mais cedo iniciar um tratamento, menor será o sofrimento e mais qualidade de vida.
Meu pai com certeza é bipolar e narcisista perverso. A minha mãe vive como uma escrava aguentando as oscilações de humor dele. Ele é uma pessoa de impossível conivência a não ser q viva como um vegetal servil
Sofro com depressão desde a Infância. Diagnóstico tardio aos 60 anos. Sofri com o alcoolismo. Sou Bipolar. Muito suicídios na Família. Todos irmãos endividados E eu também. Viver não é fácil.
@mariaangelicalopes-vm9ur Tenta procurar ajuda e faça o tratamento. No SUS há o tratamento para você, procure o posto médico. Lá tem o tratamento sobre o álcool também e o médico da família! Vou orar para você e para toda a sua família. NSJCRISTO e NS, vai cuidar, abençoar e prosperar ! Um grande abraço, saúde e prosperidade! BH, MG
Alguem escreveu aqui e te passo Claro cada caso kndividual: Lamotrigina, uma moca do video tomar este remedio ,ela tem Tab E Litio outra pessoa toma por Transtorno bipolar
Meu pai e tios tinham depressão, alcoolismo e meu pai su1cidou-se. Meus irmãos alcoólicos e eu tbem, passei anos tratando a dependência alcoólica me descobri bipolar e hj com tratamento não existe mais essa dependencia. Gratidão aos profissionais que me ajudaram, hj a vida é outra.
@@PsicanalistaJacquelineTrindade após anos de sofrimento e tratando uma depressão simples, sem resultado, há pouquíssimo tempo mudei de psiquiatra e chegamos a esse diagnóstico. Sempre procurava ajuda médica na depressão isso dificultava, da última vez estava em mania, trabalhando em 3 lugares diferentes saia de casa as 6 da manhã e voltava as 22, me empolguei e tenho dívidas a perder de vista... minha sorte foi essa médica nova
@@edilzaviana9246 é que na realidade o transtorno não é opcional né, e a menos que a gente esteja medicada e em terapia acaba se reproduzindo muitas coisas, mesmo que ainda não queira. Por exemplo, por muitos anos sofri com vergonha de alguns atos, hj entendo que estava em mania. Com a medicação consigo ter uma vida próximo ao normal
tinha uma tia que tinha compulsividade por sexo, teve 06 filhos, 02 cada um de um pai e os outros 04 do mesmo pai. Era viciadoa em cigarro, era agressiva, trocava o dia pela noite e era epilética. Teve uma crise dormindo e faleceu sufocada com a saliva. Tinha tmbm uma prima epilética, que teve um ataque epilético, tomou o remédio e foi deitar e faleceu dormindo. Minha mãe tinha depressão. E eu depois de sofrer varios traumas profundos, entrei numa depressão aguda e fui diagnosticada com bipolaridade. Ainda estou tentando aceitar essa minha nova realidade. O ruim é que as pessaos que convivem com voxe nao respeitam, não ajudam e fazem questão de te enfezar pra desestabilizar, fazem de propósito.
Minha avó foi diagnosticada em 1976, aos 32 anos, depois de um surto com internamento. É um milagre que tenham diagnosticado, porque ela vem de uma família pobre e uma cidade que na época era rural. Acredito que as coisas melhoraram quando ela começou a tomar o Lítio. Hoje ela está estável há 25 anos! Também sou bipolar e fui diagnosticada aos 30 anos.
Tenho na familia umas 4 pessoas com certo tipo de comportamentos estraanhos desde criança , ate escrevi esta semana procurar ajuda de psicologo psikiatra.
Ser bipolar foi e tem sido horrível, meu pai era terrível, alcoólatra, uma prima suicidou, meus irmãos, tenho nove irmãos, vez ou outra algum se revela alcoólatra ou extremamente deprimido. Eu tive dois meninos, e um deles ficou extremamente deprimido quis morrer e foi difícil lidar , o outro é claramente bipolar. Quando fiquei sabendo que os dois não podem ser pais fiquei aliviada, quis muito ter uma netinha , mas entre ter uma neta bipolar e não ter uma neta eu prefiro não ter e sou grata a Deus que isso pare nos meninos, agora homens adultos.
Herdabilidade: 90% da manifestação da doença é genética. (Manifestação da doença) Filho de bipolar: 15% de ter transtorno bipolar. Filho de pai e mãe bipolar: 25% de chance de ter bipolaridade. Filhos adotados, de família geneticamente bipolar , criado com pai ou mãe bipolar: 15 % de risco de transtorno bipolar, ou seja, não há influência do meio. Família com autismo e esquizofrenia: existe uma base genética comum entre esquizofrenia e autismo há 6 genes responsáveis pela bipolaridade e 40% é responsável por esquizofrenia, há como fazer um exame genético? Não. Há 226 genes responsáveis pela bipolaridade com 35 mil fenótipos diferentes.
@@carolinacruz5535 em outro canal há informação sobre os estudos já realizados e conclusoes sobre. Parece existir uma relação entre a esquizofrenia e o autismo. A esquizof é considerada uma comorbidade. Nem todos os autistas tem esquizofrenia.
Tenho 3 irmãs e só eu desenvolvi o transtorno bipolar. Minhas 3 irmãs sempre foram carnivoras e eu sempre fui vegetariana e não sabia da importância da suplementação da B12. Apesar da bipolaridade ter causas genéticas, a falta de B12 tem grande relevância. Acredito até que pode não ser genético e sim decorrente de hábitos alimentares que geralmente herdamos na família. Recebi o diagnóstico em 2018 e nenhum psiquiatra mediu minha B12. Como tenho hiperfoco descobri sozinha a importância da suplementação da B12, D3 e a Terapia Neural. Nunca estive tão serena e estabilizada e estou finalmente emagrecendo depois de engordar quase 30 kilos com medicação. Sem falar na tentativa de autoextermínio quando estava fazendo uso do Aristab. Que Deus nos proteja da indústria farmacêutica. Gratidão Dr. adoro seus vídeos!❤
Duas irmas da minha mãe foram internadas por loucuras por varias vezez não sei de qu tipo, os irmãos 2 apresentavam crises de panico e ansiedade, não foram diagnosticados pois não tiveram acesso a psiquiatras. Só entendi que era isso tarde demais pelos sintomas quando fiz pesquisas e minha psiquiatra me falou. Meu pai e os um de seus irmãos eram alcoólatras, e muito violentos com as esposas e filhos! Meu pai espancava minha mãe e todos filhos, quando ele vinha gritando de longe nós fugiamos e nos escondiamos na mata e la pasavamos noites escondidos dele, varias crianças meus irmãos; quando os menorzinhos choravam tapavamos a boca deles para que nosso pai não escutasse, tenho problemas de insonia e panico desde meus 10 anos talvez menos! Quando meu pai faleçeu meu irmão mais velho bandido ocupou o lugar e recomeçou os maus tratos! Depois de meus 38 anos e com uma filha para 5 anos para criar comecei a viver os maus tratos durante os pesadelos. Fui ao médico que me encaminhou ao psiquiatra desde então fui diagnosticada DEPRESSÃO SINDROME DO PÂNICO,ANSIEDADE GENERALIZADA, E DEPOIS BIPOLARIDADE! Para sobreviver só à base de remédios controlados!
Fui fazer a árvore genealógica como o doutor pediu tirando autismo todo mundo tem tudo. Eu descobri que a minha família tem mais transtornos do que o trânsito de São Paulo às 5:00 da tarde.
Eu sou bipolar, quando eu fico sem as minhas medicações , eu tenho surto psicotico. Eu antes de me aposentar por invalidez fazia tratamento com neurologista, psicóloga e psiquiatra. Hoje eu faço só tratamento com psiquiatra.
Minha avó materna e minha mãe. Minha avó impulsilva, alcoólatra e agressiva. Minha mãe depressiva e com humor oscilante, logo descobri com ajuda de profissional porque sou bipolar. Foi bem difícil aceitar. Ainda pequena sentia um desgosto e vontade de sumir, tomei remédio para morrer. Sempre fui afastada de pessoas, nunca gostei de contato e interação socia. Quando jovem bebia demais e fiz uso de drogas para fugir da realidade, pensamentos suícid4s sempre permearam minha mente. Hoje não bebo, nem uso drogas e trato o TAB. Ainda estou na lama, mas caminhando para sair.
Quem me dera poder me tratar com o Dr Renato. Quanto entendimento e sabedoria Deus lhe deu para tratar de pessoas com bipolaridade. Deus te abençõe cada dia mais doutor lindooooo!🙏
Tratei quase 20 anos uma depressão profunda,há 2 anos tive o diagnóstico do transtornos bipolar,passei muito,mais muito mal,por pouco não fui internada,hj estou um pouquinho melhor,em vista do que eu tava,morta em vida,força gente,vai da tudo certo ❤❤❤❤❤❤
Louvo a Deus por sua inteligência e presteza em nos ajudar Dr Renato 🙏🙏 Meu marido é bipolar e, mesmo tendo acompanhamento com psiquiatra, suas explicações, são por demais esclarecedoras 🙏👍👍, pois p mim é mais uma ferramenta p saber conviver com essa doença 👍
Olá, Fátima! Fico feliz em saber que meus vídeos e respostas estão ajudando você a compreender melhor o transtorno bipolar de seu marido. Muito obrigado por sua consideração ao trabalho que realizo por aqui, para mim é uma satisfação poder compartilhar conhecimento e experiência sobre saúde mental para ajudar a cada vez mais pessoas!
Meu pai muito deprimido falava sempre em morrer,o irmão dele tinha esquizofrenia, um primo também tem esquizofrenia, a outra prima suicídou- se aos 16 anos,
Infelizmente, muitos anos atrás, não tinha diagnóstico, hoje, sim, Gracas ao SUS, isso mudou , há medicos da família e tratamento. Quando as pessoas conseguem fazer o tratamento e tomar a medicação a qualidade da pessoa e da família é outra. Gracas a Deus, o mundo evoluiu e muito...
Meu pai tinha depressao, meu tio morreu de depressao e eu tambem tenho. Me trato faz 12 anos e vivo normalmente com a bipolaridade. Hoje está controlada e não sinto quase nada mais ❤
Meu sonho estar nesse lugar de estar bem! Infelizmente quando acho que estou de pé, vem alguma coisa da vida e me derruba novamente. Minha prima também é bipolar, meu pai era diagnosticado como depressivo e era alcoólatra, mas hoje analisando o comportamento dele (falecido) com certeza era bipolar. Minha prima que é bipolar fez teste genético, e o gene vem do nosso avô paterno.
Copiei esta fica de alguem aqui. Vc toma qual remedio Lamotrigina, uma moca do video tomar este remedio ,ela tem Tab E Litio outra pessoa toma por Transtorno bipolar
Sensacional essa aula, muita informação bem objetivada, tenho diagnóstico bipolar tipo 1, e então estou me conhecendo mais e melhor agora, eu sofria muito por não conhecer quem eu realmente era, após esse diagnóstico aos 50 anos por um psiquiatra confiável eu tirei um peso de dentro de mim, por isso é muito importante ter o conhecimento de causa, coisa que eu não tinha antes, o meu maior sofrimento era o peso da culpa, porque por vezes eu sentia culpa por tudo que acontecia, ainda que essa culpa não fosse minha e isso era um gatilho pata quadros depressivos extremos que se alternavam entre uma e outra causa. Hj procuro aprender o máximo que posso sobre a doença porque o conhecimento liberta e cura. Obrigada Dr. Renato.
Misericórdia senhor ,minha mãe e irmã tem esquizofrenia. Ate perguntei pra minha medica se não tenho a chance de ter também. Graças a Deus ele falou que não pois senão ja teria sinais .
Eu não tenho arvore genealógica. Eu tenho uma reta genealógica. Meus pais são primos. Minhas duas avós eram irmãs. E tem bastante gente com problemas psiquiátricos. Fora q o fato de serem primos enfraquece a genética q já não é muito boa.
Tbm descobri com 28 anos após Psicose puerperal, mas a 10 anos atrás tbm tive uma mania; mas tomei remédio pra depressão por 8 meses e parei... Agora tomo depakene e olanzapina, eu custei aceitar minha realidade e tô tentando aprender pra saber lidar e pq tenho uma filha pequena, não quero descontar raiva nela, quero ser uma boa mãe...
É muito difícil, é sofrido ser bipolar e ter consciência disso, quando estou em crise tenho pena de mim . Estudei psicanálise para me ajudar e por isso tenho consciência , mas não sei se fiz bem.
Estou em fase de investigação de bipolaridade. Embora o diagnóstico ainda não esteja fechado, a probabilidade é grande. E vou além: assistindo aos seus vídeos, dr, eu me identifico muito com o tipo 2 (talvez por isso levei tanto tempo para descobrir, pois já tenho 40 anos). Uso antidepressivos desde 2016, mas nunca fiquei bem, e nos últimos anos desenvolvi uma ansiedade enorme. Estava viciada em Rivotril. Há pouco mais de 2 semanas estou fazendo uso de lítio junto com o antidepressivo que eu já usava, e já sinto uma melhora significativa. Em relação à genética, meu avô materno era alcoólatra, de humor muito instável. E minha bisavó paterna tinha transtornos mentais, mas nunca foi diagnosticada. Obrigada por seus vídeos, têm me ajudado muito!
Minha mãe teve diagnóstico com 63 anos, eu ja estava a 10 anos tratando depressão, toda familia quase tem depressao, ate falam que é genetico, eu fui diagnosticada ano passado com 34 anos, apos 10 anos de tratamento de depressão. O Dr diz muito dos fatores ambientais que podem levar uma pessoa a desenvolver, fora os fatores genéticos, no meu caso, acho que a criacao da minha mae foram meus fatores ambientais, ela me tratou de forma muito agressiva psicologicamente a vida toda, muita chantagem, manipulacao, me diminui ate hj, o que mais sofro na vida é com a convivencia com ela. Estou na fase depressiva e tudo que eu mais queria era ficar bem, temo muito pela minha vida, tenho uma filha de 6 anos para criar.
Fui diagnosticada a 15 anos. Minha avó era internada como louca, várias vezes, tios alcoólatras, impulsivos, primo deprimido, várias internações ao longo da vida, ele se matou, a 6 anos. Difícil
Eu tratei Depressão,e ansiedade. Tomei muito tarja preta. E não sabia o diagnóstico. Passei pela psicose. E tomo olanzapina. Aos 25 anos após uma crise de Mania eu fui diagnosticado com bipolaridade. Ai tive que tomar litio, depois me equilibrei. Com olanzapina e pondera xr.
Tbm descobri com 28 anos após Psicose puerperal, mas a 10 anos atrás tbm tive uma mania; mas tomei remédio pra depressão por 8 meses e parei... Agora tomo depakene e olanzapina, eu custei aceitar minha realidade e tô tentando aprender pra saber lidar e pq tenho uma filha pequena, não quero descontar raiva nela, quero ser uma boa mãe...
Eu tenho depressão há 16 anos, não sou agressivo, mas tenho variações de humor que vão da alegria à tristeza em questão de minutos. Não sei se isso é bipolaridade, acho que preciso investigar melhor o caso.
Dr Renato parabéns vídeo ótimo. Animador e que vem mudando minha forma de atender em CAPS III. Quando valorizamos mais a Anamnese e debrucamos sobre ela essa sintomatologia vai se revelando na vida do usuário.
Na família da minha mãe tem muitos doentes mentais, esquizofrênico, depressão, um até fugiu do hospital psiquiátrico. Bipolar não sei, que antes nem existia isso para nós.
Maria, sempre existiu e Freud chamava Psicose Maníaca Depressiva e qto a afirmação de ser genética, não é confirmado. Na maioria parte dos casos, vem do ambiente familiar doentio, que vai passando entre a família, até q alguém interrompa o processo, se tratando.
Eu também tenho esse transtorno bipolar. O meu pai a vida inteira sempre bebeu, fumou coisas erradas. E quando a minha mãe estava grávida ele fazia ela passar muita raiva.
Dr. Renato, estou ouvindo todos seus vídeos. E cada vez mais vejo como encaixa na vida de meu filho. Um médico diagnosticou com transtorno bipolar. Mas outros não concordam, dizem que é esquizofrenia. Não sei o que fazer. Deus me ajude🙏 Gratidão ❤
Sou Bipolar e tenho 1 filho e receio que o mesmo tenha essa " herança " , tomara Deus que escape. Agora , tenho 1 amigo que o pai dele era bipolar, teve 6 filhos ,ninguém apresentou a doença. Que benção!!! Isso me deu esperança ❤
Eu tenho epilepsia refratária, TAB. E minha filha tem TDH . E meu filho é autista TEA . Minha mãe é alcolatra e depressiva, minha avó era extremamente explosiva com ações de raiva que vinha do nada e meu sobrinho é autista também!
Uma pergunta - atualmente o diagnóstico de pessoas com TEA aumentou muito. Antes só os que apresentavam o transtorno na forma mais grave que recebiam o diagnóstico. Com isso como identificar o ancestral com TEA?
Tenho uma filha que desde pequena desconfiei que tinha TEA.Tem vários aspectos que observei até ela ter o diagnóstico dado.por um psiquiatra.Começo a falar com 4 anos.Sempre chorava quando cantavam parabéns, porque eles tem.a sensibilidade auditiva muito grande.Andava na ponta dos pés , ela é muito inteligente sempre tirou notas altas ,tinha amiguinhas,mas duas no máximo 3 , mas tinha seletividade alimentar , gosta mais de fast food ,doces , não olhava nos olhos ,até nas fotos saía olhando para os lados.Não gosta de beijo, abraço.Espero ter ajudado.
Eu depois de 15 anos tratando ansiedade depressão descobri a bipolaridade meu pai tem mas nunca quiz tratar meu avô por parte do meu pai tinha tambem pois pelo que me comentam ele tinha mas na epoca so diziam ser frescura
Boa noite doutor tenho parentes autistas pessoas que tiveram problemas com álcool e depressão! E minha vida nunca foi fácil tenho desconfiança de ter transtorno bipolar tipo 2
Dr Renato foram 2 pscose pós parto 2 internações. É passado GRATIDÃO. A Todos vcs. Medicos.hoje em dia tudo está melhor .tomo meus remédios e consigo viver bem .❤
Uma irmã do meu pai tinha autismo muito forte, uma prima segunda do lado da minha mãe tem esquizofrenia, alcolismo em minha família, foi um caso crônico entre os irmaõs da miha mãe, meu pai tem algum transtorno não diagnosticado, e eu, Bipolar, loucura
Dr Renato, através de suas informações, comecei observar minha mãe.. 😂 eu comecei a me cuidar . Sou grata a Deus pela sua vida 🙏🙏🙏🙏 Deus te abençoe grandemente 🙏🙏🙏
O problema é, q a pessoa q têm bipolaridade, não admite ter. Todo mundo vê q ela têm, e ela não aceita, e vê q são os outros q tem problema. Aí fica difícil pra essa pessoa obter ajuda.😢
Na minha família teve de tudo, esquizofrênico, alcoólatra, e os antepassados teve muitos doidos já que na época não tinha acesso a médicos, diziam que eram doidos e pronto, eu tive depressão pós parto, e hoje acho que sou bipolar, vou em busca do diagnóstico
Dr é muito triste em tds os sentidos; cc não bastasse a nossa dor ,tem o preconceito,a falta de credibilidade em td q falamos e fazemos,somos chamados de loucos e hj converso q não vejo mais esperança de ter uma vida regular.😢😢😢
Dr Renato fui diagnosticada com TAB (hj bem controlado), e na minha família paterna, que é bem numerosa pq meu pai teve 16 irmaos, tem esquizofrenicos, depressivos, e descobri depois que tinham pessoas com TAB. Isso que o sr falou tem total fundamento. Gratidão 🙏
Nossa, o histórico da minha família é assustador! Tem suicidas, esquizofrênico, vários com depressão, vários com histórico de alcoolismo e abuso de drogas, entre meus primos tem um bipolar, uma com depressão e que teve princípio de síndrome do pânico e eu, bipolar também...
Doutor, poderia fazer video sobre a diferença de TAB para TDAH adultos? Os sintomas de irritabilidade, impulsividade e hiperatividade são muito semelhantes…
Meu avô provavelmente tinha. Era da roça e migrou pra cidade, se tornou alcoólatra e acredito que ele tinha psicose pois xingava e conversava de forma agressiva com a “trovoada”. O histórico era de muita agressividade com minha avó e filhos… muito triste que não teve a oportunidade de ser diagnosticado e tratado. Morreu de uma forma horrível, cirrose, gota, muitos problemas de saúde… Eu fui diagnosticada como borderline mas tenho minhas dúvidas sobre bipolaridade… sempre tive traços depressivos desde a infância… e de tempos em tempos retorna. Estou em tratamento medicamentoso com estabilizador de humor (lamotrigina) e Desvenlafaxina para a depressão e ansiedade. Uso Rivotril não diariamente mas uso alguns dias na semana uma dose baixa para aliviar a ansiedade. Já tive momentos que fiz coisas no impulso e hoje me pergunto se não estava em hipomania, pois me sinto muito mal com o que fiz sem calcular… Meu psiquiatra não diz nada a respeito, é complicado…
Muda em que saber o diagnóstico? Todos os psiquiatra que me atenderam nenhum me deu diagnóstico. Fomos ajustando a medicação de acordo com minha necessidade agora tem quase dois anos que estou seguindo o tratamento e nessa caminhada troquei de psiquiatra que também até agora não deu diagnóstico 🤷🏽♀️
A bipolaridade é só nata ou pode ser adquirida? Sou bipolar, mas sofri diferentes tipos de acontecimentos graves. Na minha família tenho casos de problemas de depressão.
Sr. Dr e o que é a doença esquizoafectiva? Era muito importante para mim ter essa informação porque afecta uma familiar minha e não encontro grande informação. É também uma forma de doença bipolar? Vou seguindo o seu (óptimo) canal, creio que não o ouvi falar disso. Muito obrigada e tudo de bom por toda a ajuda que nos dá. (De Portugal)
Só Jesus na causa🙏 Meu pai foi alcoólatra, hj ainda é, mas controlado, não fica mais agressivo, mas teve a vida prejudicada de muitas maneiras, é depressivo, mas não admite, meu pai e minha mãe sao separados desde que eu era bebê, ela me conta que ele sempre entrava e saia de trabalhos, sonhava muito, contava muitas histórias, nunca colaborou financeiramente, enfim... Atualmente eu tenho 3 filhos, o mais novo é autista o do meio não tem diagnóstico, a mais velha tem diagnóstico de borderline, e eu acho que na verdade é TDAH, pelas características que teve na infância..e eu tenho diagnóstico recente de bipolaridade tipo 2... Meu marido tem diagnóstico recente de autismo e SD. Minha prima, por lado de mãe é bipolar tipo 1... Então.. minha família é uma baita de uma salada genética bem doida! Fácil não é, encontrar profissionais capacitados pelo plano de saúde é bem complicado TB... Tento me capacitar quando estou bem pra me ajudar e ajudar meus filhos
Eu tenho um pai que fez a família sofrer a vida toda, e foi tido a vida toda como personalidade forte, gênio ruim, agressividade e surtos de raiva e ignorância, eu não me dou c ele e hj fui diagnosticada com bipolaridade, minha irmã também,meus sobrinhos,meu filho então concerteza veio do meu pai, e concerteza ele tem bipolaridade severa,grave.
Sua história é parecida com a minha, tb tive um pai agressivo e de temperamento difícil que fez todo mundo sofrer. Fui diagnosticada como bipolar há dois anos, e me pergunto se além da genética como o dr. falou, a convivência com ele não foi um gatilho para que a doença tenha se manifestado em mim. Será que se vc tem um filho, mas ele cresce em um ambiente mais saudável, a chance dele ser tb bipolar diminui, apesar da genética, tipo se o gene é a mensagem de whatsapp, não dá pra bloquear ele, não? rsrsrs
Minha história é como a sua. Meu pai era desse jeito mas uma boa pessoa. Com 82 anos aceitou o tratamento porém em 40 dias após a 4a dose de v4cina da c0vid ele ficou muito doente e morreu. Fiquei muito mal pois na oportunidade de que ele ficasse bem com a família e quando o convenci que ele se tratasse ele falece. Meu coração dói pois ele tinha melhorado o temperamento nesses 40 dias mas a saúde física ficou debilitada. Não desistam dos seus pais pois eu não desisti do meu. Também sou diagnosticada com TAB há 1 ano, 18 anos procurando ajuda , tomando antidepressivo erroneamente e hoje estou estabilizada com 100mg de lamotrigina. Abraços pra vcs!
@@danielanthVc toma apenas o lamotrigina?
@@valkiriaoliveira6913 lamotrigina e bupropiona, mas cada caso é um caso e o médico tem que analisar você. Como disse , fiquei 18 anos procurando ajuda e tentando remédios até conseguir me estabilizar.
Tamo juntos
Tenho tdha e bipolaridade, minha mãe conta que meu avô tinha crises de choro, e quando isso acontecia ele ficava trancado no quarto o dia inteiro, imagina na década de 1940 um homem chorar o dia inteiro, ele devia ter uma depressão profunda 😢.
😢😢😢
Poxa eu também tenho crises de choro desde criança e as vezes eram por motivos “bestas”, quando isso acontece parece q o sentimento sempre se repete e q é muito intenso, a mente não absorve oq acontece e a choradeira n para, quem olha de fora julga muito, mas simplesmente n da pra controlar.
Desconfio q eu tenha borderline
Antigamente a depressão e outros transtornos mentais eram diagnosticada como loucura😥 que triste né!
@@user-pj5bn4rr4i em transtornos emocionais seria necessário e urgente o acompanhamento de um Psicologo para entender a origem dos distúrbios. Em alguns casos há a necessidade de encaminhamento para um Psiquiatra. Quanto mais cedo iniciar um tratamento, menor será o sofrimento e mais qualidade de vida.
Eu desconfio dos dois tbm. Tdah 😢 e bipolaridade
Meu pai com certeza é bipolar e narcisista perverso. A minha mãe vive como uma escrava aguentando as oscilações de humor dele. Ele é uma pessoa de impossível conivência a não ser q viva como um vegetal servil
Sofro com depressão desde a
Infância. Diagnóstico tardio aos
60 anos. Sofri com o alcoolismo.
Sou Bipolar. Muito suicídios na
Família. Todos irmãos endividados
E eu também. Viver não é fácil.
EU FUI CURADA DA DEPRESSÃO
JESUS CURA❤
So Jesus @@dayaneroque2036
@mariaangelicalopes-vm9ur Tenta procurar ajuda e faça o tratamento. No SUS há o tratamento para você, procure o posto médico. Lá tem o tratamento sobre o álcool também e o médico da família! Vou orar para você e para toda a sua família. NSJCRISTO e NS, vai cuidar, abençoar e prosperar ! Um grande abraço, saúde e prosperidade! BH, MG
Alguem escreveu aqui e te passo
Claro cada caso kndividual:
Lamotrigina, uma moca do video tomar este remedio ,ela tem Tab
E Litio outra pessoa toma por Transtorno bipolar
Reza pra São José que nunca falha!
Meu pai e tios tinham depressão, alcoolismo e meu pai su1cidou-se. Meus irmãos alcoólicos e eu tbem, passei anos tratando a dependência alcoólica me descobri bipolar e hj com tratamento não existe mais essa dependencia.
Gratidão aos profissionais que me ajudaram, hj a vida é outra.
É o que o médico alerta no final do vídeo, se tem histórico familiar, fique atento aos sinais!
Parabéns pela sua caminhada, muito feliz por vc.
@@PsicanalistaJacquelineTrindade após anos de sofrimento e tratando uma depressão simples, sem resultado, há pouquíssimo tempo mudei de psiquiatra e chegamos a esse diagnóstico. Sempre procurava ajuda médica na depressão isso dificultava, da última vez estava em mania, trabalhando em 3 lugares diferentes saia de casa as 6 da manhã e voltava as 22, me empolguei e tenho dívidas a perder de vista... minha sorte foi essa médica nova
Na minha família tem de td, por isso o melhor é não reproduzir isso que eu fiz o que vc acha?
@@edilzaviana9246 é que na realidade o transtorno não é opcional né, e a menos que a gente esteja medicada e em terapia acaba se reproduzindo muitas coisas, mesmo que ainda não queira. Por exemplo, por muitos anos sofri com vergonha de alguns atos, hj entendo que estava em mania. Com a medicação consigo ter uma vida próximo ao normal
tinha uma tia que tinha compulsividade por sexo, teve 06 filhos, 02 cada um de um pai e os outros 04 do mesmo pai. Era viciadoa em cigarro, era agressiva, trocava o dia pela noite e era epilética. Teve uma crise dormindo e faleceu sufocada com a saliva. Tinha tmbm uma prima epilética, que teve um ataque epilético, tomou o remédio e foi deitar e faleceu dormindo. Minha mãe tinha depressão. E eu depois de sofrer varios traumas profundos, entrei numa depressão aguda e fui diagnosticada com bipolaridade. Ainda estou tentando aceitar essa minha nova realidade. O ruim é que as pessaos que convivem com voxe nao respeitam, não ajudam e fazem questão de te enfezar pra desestabilizar, fazem de propósito.
É bem comum em mulheres com biplaridade
Triste realidade é a bipolaridade...😢😢😢
Acho que não fazem de propósito fazem porque também são doentes
K
Exatamente!
São usados pelos chifrudos👿😈👹pra nós deixar mais irritadas 😡😠🤬😫
Esse médico é nota dez!
Quem dera ter um assim pra tratar meu filho e a mim também.
Ele faz atendimentos online.
Minha avó foi diagnosticada em 1976, aos 32 anos, depois de um surto com internamento. É um milagre que tenham diagnosticado, porque ela vem de uma família pobre e uma cidade que na época era rural.
Acredito que as coisas melhoraram quando ela começou a tomar o Lítio. Hoje ela está estável há 25 anos!
Também sou bipolar e fui diagnosticada aos 30 anos.
Vou ver o que é Litio..pra alguem dacfamilia
Lítio é um medicamento excelente.
Tenho na familia umas 4 pessoas com certo tipo de comportamentos estraanhos desde criança , ate escrevi esta semana procurar ajuda de psicologo psikiatra.
Nossa minhas irmãs também mas gosta de ir médico
Ser bipolar foi e tem sido horrível, meu pai era terrível, alcoólatra, uma prima suicidou, meus irmãos, tenho nove irmãos, vez ou outra algum se revela alcoólatra ou extremamente deprimido. Eu tive dois meninos, e um deles ficou extremamente deprimido quis morrer e foi difícil lidar , o outro é claramente bipolar. Quando fiquei sabendo que os dois não podem ser pais fiquei aliviada, quis muito ter uma netinha , mas entre ter uma neta bipolar e não ter uma neta eu prefiro não ter e sou grata a Deus que isso pare nos meninos, agora homens adultos.
Vc relaciona a infertilidade com a bipolaridade? Conheço casos e não sabia que estava relacionado. Obrigada
Olha aí novidade. Mas e infértil ou escolha?
Herdabilidade: 90% da manifestação da doença é genética. (Manifestação da doença)
Filho de bipolar: 15% de ter transtorno bipolar.
Filho de pai e mãe bipolar: 25% de chance de ter bipolaridade.
Filhos adotados, de família geneticamente bipolar , criado com pai ou mãe bipolar: 15 % de risco de transtorno bipolar, ou seja, não há influência do meio.
Família com autismo e esquizofrenia: existe uma base genética comum entre esquizofrenia e autismo há 6 genes responsáveis pela bipolaridade e 40% é responsável por esquizofrenia, há como fazer um exame genético? Não. Há 226 genes responsáveis pela bipolaridade com 35 mil fenótipos diferentes.
Ha relação entre autismo e esquizofrenia??? Sempre???
@@carolinacruz5535tem relação sim DE ALGUNS GENES SOMENTE, não é todo gene do autismo que carrega esquizofrenia não
@@carolinacruz5535 em outro canal há informação sobre os estudos já realizados e conclusoes sobre. Parece existir uma relação entre a esquizofrenia e o autismo. A esquizof é considerada uma comorbidade. Nem todos os autistas tem esquizofrenia.
Tenho 3 irmãs e só eu desenvolvi o transtorno bipolar. Minhas 3 irmãs sempre foram carnivoras e eu sempre fui vegetariana e não sabia da importância da suplementação da B12. Apesar da bipolaridade ter causas genéticas, a falta de B12 tem grande relevância. Acredito até que pode não ser genético e sim decorrente de hábitos alimentares que geralmente herdamos na família. Recebi o diagnóstico em 2018 e nenhum psiquiatra mediu minha B12. Como tenho hiperfoco descobri sozinha a importância da suplementação da B12, D3 e a Terapia Neural. Nunca estive tão serena e estabilizada e estou finalmente emagrecendo depois de engordar quase 30 kilos com medicação. Sem falar na tentativa de autoextermínio quando estava fazendo uso do Aristab. Que Deus nos proteja da indústria farmacêutica. Gratidão Dr. adoro seus vídeos!❤
Me ajuda me explica mais sobre como que você conseguiu estou quase tirando minha vida.😭
Concordo com VC... devemos nos LIVRAR da maldade dos donos da Indústria farmacêutica
Duas irmas da minha mãe foram internadas por loucuras por varias vezez não sei de qu tipo, os irmãos 2 apresentavam crises de panico e ansiedade, não foram diagnosticados pois não tiveram acesso a psiquiatras. Só entendi que era isso tarde demais pelos sintomas quando fiz pesquisas e minha psiquiatra me falou. Meu pai e os um de seus irmãos eram alcoólatras, e muito violentos com as esposas e filhos! Meu pai espancava minha mãe e todos filhos, quando ele vinha gritando de longe nós fugiamos e nos escondiamos na mata e la pasavamos noites escondidos dele, varias crianças meus irmãos; quando os menorzinhos choravam tapavamos a boca deles para que nosso pai não escutasse, tenho problemas de insonia e panico desde meus 10 anos talvez menos! Quando meu pai faleçeu meu irmão mais velho bandido ocupou o lugar e recomeçou os maus tratos! Depois de meus 38 anos e com uma filha para 5 anos para criar comecei a viver os maus tratos durante os pesadelos. Fui ao médico que me encaminhou ao psiquiatra desde então fui diagnosticada DEPRESSÃO SINDROME DO PÂNICO,ANSIEDADE GENERALIZADA, E DEPOIS BIPOLARIDADE! Para sobreviver só à base de remédios controlados!
Sinto muito por vc, sua mãe e seus irmãos. Como pode o irmão ter assumido o lugar do pai
Fui fazer a árvore genealógica como o doutor pediu tirando autismo todo mundo tem tudo. Eu descobri que a minha família tem mais transtornos do que o trânsito de São Paulo às 5:00 da tarde.
😂😂😂😂 a minha também
😂😂😂bom manter o humor , na minha tambem
Pior é q todos se acham super normais kkkk
Comigo acontece assim também.
😂😂😂😂 a minha
Eu sou bipolar, quando eu fico sem as minhas medicações , eu tenho surto psicotico. Eu antes de me aposentar por invalidez fazia tratamento com neurologista, psicóloga e psiquiatra. Hoje eu faço só tratamento com psiquiatra.
Minha avó materna e minha mãe. Minha avó impulsilva, alcoólatra e agressiva. Minha mãe depressiva e com humor oscilante, logo descobri com ajuda de profissional porque sou bipolar. Foi bem difícil aceitar. Ainda pequena sentia um desgosto e vontade de sumir, tomei remédio para morrer. Sempre fui afastada de pessoas, nunca gostei de contato e interação socia. Quando jovem bebia demais e fiz uso de drogas para fugir da realidade, pensamentos suícid4s sempre permearam minha mente. Hoje não bebo, nem uso drogas e trato o TAB. Ainda estou na lama, mas caminhando para sair.
Deus abençoe, sairá com certeza👏🏻👏🏻👏🏻
Quem me dera poder me tratar com o Dr Renato. Quanto entendimento e sabedoria Deus lhe deu para tratar de pessoas com bipolaridade. Deus te abençõe cada dia mais doutor lindooooo!🙏
Tratei quase 20 anos uma depressão profunda,há 2 anos tive o diagnóstico do transtornos bipolar,passei muito,mais muito mal,por pouco não fui internada,hj estou um pouquinho melhor,em vista do que eu tava,morta em vida,força gente,vai da tudo certo ❤❤❤❤❤❤
Poderia fazer um vídeo sobre as características (semelhanças, diferenças) do Transtorno Bipolar e Borderline?
"Esse "trem" é genético" . Amo esse sotaque do nosso Dr. Mineirinho . Uma verdadeira aula em todos seus videos.
Louvo a Deus por sua inteligência e presteza em nos ajudar Dr Renato 🙏🙏
Meu marido é bipolar e, mesmo tendo acompanhamento com psiquiatra, suas explicações, são por demais esclarecedoras 🙏👍👍, pois p mim é mais uma ferramenta p saber conviver com essa doença 👍
Olá, Fátima! Fico feliz em saber que meus vídeos e respostas estão ajudando você a compreender melhor o transtorno bipolar de seu marido. Muito obrigado por sua consideração ao trabalho que realizo por aqui, para mim é uma satisfação poder compartilhar conhecimento e experiência sobre saúde mental para ajudar a cada vez mais pessoas!
Meu pai muito deprimido falava sempre em morrer,o irmão dele tinha esquizofrenia, um primo também tem esquizofrenia, a outra prima suicídou- se aos 16 anos,
Meu Deus!
😢
Farei 46 anos nos próximos dias e já fui diagnosticada bipolar 3 vezes. É muito esclarecedor lhe ouvir. Gratidão.
Infelizmente, muitos anos atrás, não tinha diagnóstico, hoje, sim, Gracas ao SUS, isso mudou , há medicos da família e tratamento. Quando as pessoas conseguem fazer o tratamento e tomar a medicação a qualidade da pessoa e da família é outra. Gracas a Deus, o mundo evoluiu e muito...
Meu pai tinha depressao, meu tio morreu de depressao e eu tambem tenho. Me trato faz 12 anos e vivo normalmente com a bipolaridade. Hoje está controlada e não sinto quase nada mais ❤
Meu sonho estar nesse lugar de estar bem! Infelizmente quando acho que estou de pé, vem alguma coisa da vida e me derruba novamente. Minha prima também é bipolar, meu pai era diagnosticado como depressivo e era alcoólatra, mas hoje analisando o comportamento dele (falecido) com certeza era bipolar. Minha prima que é bipolar fez teste genético, e o gene vem do nosso avô paterno.
@@jacquelinesouza7778 Vc vai melhorar, demorei, mas melhorei. Meu pai tb era e minha vo tb. ❤️ tudo passa❤️ vai ficar tudo bem❤️
Copiei esta fica de alguem aqui.
Vc toma qual remedio
Lamotrigina, uma moca do video tomar este remedio ,ela tem Tab
E Litio outra pessoa toma por Transtorno bipolar
Qual teste genético ela fez?@@jacquelinesouza7778
@@jacquelinesouza7778 como faz esse teste? É caro?
Meu pai bebia e tbm era agressivo. Minha prima por parte de pai faleceu jovem e estava deprimida. Meu primo por parte de pai também é bipolar.
Dr, se pudesse falar mais um pouco sobre a relação entre a bipolaridade e o autismo, serei muito grata 😊
Minha vida mudou pra mto melhor depois que te conheci, Dr. Renato. Obrigada por tanto❤❤❤❤❤. Deus abençoe grandemente o senhor e sua vida
Sensacional essa aula, muita informação bem objetivada, tenho diagnóstico bipolar tipo 1, e então estou me conhecendo mais e melhor agora, eu sofria muito por não conhecer quem eu realmente era, após esse diagnóstico aos 50 anos por um psiquiatra confiável eu tirei um peso de dentro de mim, por isso é muito importante ter o conhecimento de causa, coisa que eu não tinha antes, o meu maior sofrimento era o peso da culpa, porque por vezes eu sentia culpa por tudo que acontecia, ainda que essa culpa não fosse minha e isso era um gatilho pata quadros depressivos extremos que se alternavam entre uma e outra causa. Hj procuro aprender o máximo que posso sobre a doença porque o conhecimento liberta e cura. Obrigada Dr. Renato.
Que o único Deus verdadeiro te abençoe!✝️
Misericórdia senhor ,minha mãe e irmã tem esquizofrenia. Ate perguntei pra minha medica se não tenho a chance de ter também. Graças a Deus ele falou que não pois senão ja teria sinais .
Sim...só não pode usar cannabis pois aumenta muito a chance de ter esquizofrenia.
Eu não tenho arvore genealógica. Eu tenho uma reta genealógica. Meus pais são primos. Minhas duas avós eram irmãs. E tem bastante gente com problemas psiquiátricos. Fora q o fato de serem primos enfraquece a genética q já não é muito boa.
Tbm descobri com 28 anos após
Psicose puerperal, mas a 10 anos atrás tbm tive uma mania; mas tomei remédio pra depressão por 8 meses e parei...
Agora tomo depakene e olanzapina, eu custei aceitar minha realidade e tô tentando aprender pra saber lidar e pq tenho uma filha pequena, não quero descontar raiva nela, quero ser uma boa mãe...
É um absurdo a quantidade de informações verdadeiras nesse vídeo! Obrigado doutor, vc tem uma missão divina nessa terra.
Tem tudo isso na minha família; depressão , problemas cm bebida e drogas , instabilidade emocional. 😅 tá explicado porque sou bipolar .
Sou bipolar. Cid 31.ja tomei vários remédios, que com o tempo não fazem mais efeito. Meu pai era muito agressivo e chorava muito.
É muito difícil, é sofrido ser bipolar e ter consciência disso, quando estou em crise tenho pena de mim . Estudei psicanálise para me ajudar e por isso tenho consciência , mas não sei se fiz bem.
Ninguém tem culpa de herdar nada!!!
Isso é ridiculamente óbvio! O contexto apresentado foi a questão genética e estatística em relação aos ascendentes de pessoas bipolares.
Na minha família tem pessoas assim. Hoje sigo seu canal por causa do meu filho de 17 anos.
Dr Renato é ótimo! Fala de forma clara e objetiva, mas sempre mostrando dados científicos.
É uma situação muito difícil. Ótimo vídeo.
Eu sou adotada, não tenho como saber. É uma doença terrível.
O sangue de Jesus tem poder. Lava nossa mente Senhor.
❤Amém nós todos
Amém!
Estou em fase de investigação de bipolaridade. Embora o diagnóstico ainda não esteja fechado, a probabilidade é grande. E vou além: assistindo aos seus vídeos, dr, eu me identifico muito com o tipo 2 (talvez por isso levei tanto tempo para descobrir, pois já tenho 40 anos). Uso antidepressivos desde 2016, mas nunca fiquei bem, e nos últimos anos desenvolvi uma ansiedade enorme. Estava viciada em Rivotril. Há pouco mais de 2 semanas estou fazendo uso de lítio junto com o antidepressivo que eu já usava, e já sinto uma melhora significativa. Em relação à genética, meu avô materno era alcoólatra, de humor muito instável. E minha bisavó paterna tinha transtornos mentais, mas nunca foi diagnosticada. Obrigada por seus vídeos, têm me ajudado muito!
Minha mãe teve diagnóstico com 63 anos, eu ja estava a 10 anos tratando depressão, toda familia quase tem depressao, ate falam que é genetico, eu fui diagnosticada ano passado com 34 anos, apos 10 anos de tratamento de depressão.
O Dr diz muito dos fatores ambientais que podem levar uma pessoa a desenvolver, fora os fatores genéticos, no meu caso, acho que a criacao da minha mae foram meus fatores ambientais, ela me tratou de forma muito agressiva psicologicamente a vida toda, muita chantagem, manipulacao, me diminui ate hj, o que mais sofro na vida é com a convivencia com ela.
Estou na fase depressiva e tudo que eu mais queria era ficar bem, temo muito pela minha vida, tenho uma filha de 6 anos para criar.
Claudia vc recebe auxílio doença procure o INSS
Seja forte, faça o tratamento e continue conhecendo mais sobre a doença que isso vai te dar segurança. O conhecimento é uma arma!
Triste isso 😢
Oi bom dia será que sua mãe não é narsisista pelas características que você descreve parece ser!!!
Sim características de narcisista 😢 vc tem q sair de perto, só assim p se curar,se cuida,sua mãe não te faz bem e vc tem q cuidar da sua filhinha.
Obrigado Dr. Renato, Deus continue abençoando você e sua família. Já estou compartilhando ❤
Fui diagnosticada a 15 anos. Minha avó era internada como louca, várias vezes, tios alcoólatras, impulsivos, primo deprimido, várias internações ao longo da vida, ele se matou, a 6 anos. Difícil
Explicação ótima para nós bipolares. Cada vídeo que esse médico faz é importante demais!
Eu tratei Depressão,e ansiedade.
Tomei muito tarja preta.
E não sabia o diagnóstico.
Passei pela psicose.
E tomo olanzapina.
Aos 25 anos após uma crise de Mania eu fui diagnosticado com bipolaridade.
Ai tive que tomar litio, depois me equilibrei.
Com olanzapina e pondera xr.
Tbm descobri com 28 anos após
Psicose puerperal, mas a 10 anos atrás tbm tive uma mania; mas tomei remédio pra depressão por 8 meses e parei...
Agora tomo depakene e olanzapina, eu custei aceitar minha realidade e tô tentando aprender pra saber lidar e pq tenho uma filha pequena, não quero descontar raiva nela, quero ser uma boa mãe...
@@vivianehtinhasr eu faço musculação,e psicoterapia muito bom auxiliar os dois.
Recomendo fazer um diário.
Com escrita terapêutica.
🙂🍁🍂
@@JoaoPedro-ys2xl muito obrigada
Bom qui vc se cuida
@@JoaoPedro-ys2xlvou tentarcde novo abisar ovgilhao pra fazer Musculacao😊
Eu tenho depressão há 16 anos, não sou agressivo, mas tenho variações de humor que vão da alegria à tristeza em questão de minutos. Não sei se isso é bipolaridade, acho que preciso investigar melhor o caso.
Dr Renato parabéns vídeo ótimo. Animador e que vem mudando minha forma de atender em CAPS III. Quando valorizamos mais a Anamnese e debrucamos sobre ela essa sintomatologia vai se revelando na vida do usuário.
Parabéns para esse médico explicou com clareza
Na família da minha mãe tem muitos doentes mentais, esquizofrênico, depressão, um até fugiu do hospital psiquiátrico. Bipolar não sei, que antes nem existia isso para nós.
Maria, sempre existiu e Freud chamava Psicose Maníaca Depressiva e qto a afirmação de ser genética, não é confirmado. Na maioria parte dos casos, vem do ambiente familiar doentio, que vai passando entre a família, até q alguém interrompa o processo, se tratando.
😮vish, mas se cuide
Eu também tenho esse transtorno bipolar. O meu pai a vida inteira sempre bebeu, fumou coisas erradas. E quando a minha mãe estava grávida ele fazia ela passar muita raiva.
Minha vida mudou cm a gra ndeza de Dr Renato. OBRIGADA ❤
O DR. RENATO É UM GÊNIO, & ELE É MUITO AGRADÁVEL
& EU O AMO MUITO.
Tive minha mãe, a única coisa ela não bebia, mas morreu fumando. Só identifiquei que ela era depois que desenvolvi a doença.
Dr. Renato, estou ouvindo todos seus vídeos. E cada vez mais vejo como encaixa na vida de meu filho. Um médico diagnosticou com transtorno bipolar. Mas outros não concordam, dizem que é esquizofrenia. Não sei o que fazer. Deus me ajude🙏 Gratidão ❤
Doutor, você é um anjo que Deus colocou na minha vida.🙏🏻
Não consigo imaginar quem na minha família seja bipolar...meu pai sempre foi o "chorão" ...minha mãe forte,..
Sou Bipolar e tenho 1 filho e receio que o mesmo tenha essa " herança " , tomara Deus que escape.
Agora , tenho 1 amigo que o pai dele era bipolar, teve 6 filhos ,ninguém apresentou a doença. Que benção!!! Isso me deu esperança ❤
Eu tenho epilepsia refratária, TAB. E minha filha tem TDH . E meu filho é autista TEA . Minha mãe é alcolatra e depressiva, minha avó era extremamente explosiva com ações de raiva que vinha do nada e meu sobrinho é autista também!
Uma pergunta - atualmente o diagnóstico de pessoas com TEA aumentou muito. Antes só os que apresentavam o transtorno na forma mais grave que recebiam o diagnóstico. Com isso como identificar o ancestral com TEA?
Tenho uma filha que desde pequena desconfiei que tinha TEA.Tem vários aspectos que observei até ela ter o diagnóstico dado.por um psiquiatra.Começo a falar com 4 anos.Sempre chorava quando cantavam parabéns, porque eles tem.a sensibilidade auditiva muito grande.Andava na ponta dos pés , ela é muito inteligente sempre tirou notas altas ,tinha amiguinhas,mas duas no máximo 3 , mas tinha seletividade alimentar , gosta mais de fast food ,doces , não olhava nos olhos ,até nas fotos saía olhando para os lados.Não gosta de beijo, abraço.Espero ter ajudado.
Eu depois de 15 anos tratando ansiedade depressão descobri a bipolaridade meu pai tem mas nunca quiz tratar meu avô por parte do meu pai tinha tambem pois pelo que me comentam ele tinha mas na epoca so diziam ser frescura
Muito explicativo eu tinha um irmão que foi diagnosticado com esquizofrenia, mas eu acho que ele tinha era.transtorno bipolar.
Vc e uma pessoa, Simples Humilde, e ainda pir cima, uma baita de um profissional, Gratidao dr Renato
Boa noite doutor tenho parentes autistas pessoas que tiveram problemas com álcool e depressão! E minha vida nunca foi fácil tenho desconfiança de ter transtorno bipolar tipo 2
Obrigada Dr pela sua vida!!!❤Aprendi sobre gene no colegial, mas nunca tinha ouvido alguém explicar tão facilmente como o Sr!
Dr. Você é um querido. Um médico humano. Gratidão pelas informações
Vc é nota mil! Desenhou minha história toda
Dr Renato foram 2 pscose pós parto 2 internações. É passado GRATIDÃO. A Todos vcs. Medicos.hoje em dia tudo está melhor .tomo meus remédios e consigo viver bem .❤
Uma irmã do meu pai tinha autismo muito forte, uma prima segunda do lado da minha mãe tem esquizofrenia, alcolismo em minha família, foi um caso crônico entre os irmaõs da miha mãe, meu pai tem algum transtorno não diagnosticado, e eu, Bipolar, loucura
Dr Renato, através de suas informações, comecei observar minha mãe.. 😂 eu comecei a me cuidar .
Sou grata a Deus pela sua vida 🙏🙏🙏🙏 Deus te abençoe grandemente 🙏🙏🙏
Eu acho que tenho esse transtorno, mas não tenho certeza. Estou na luta para ajustar a medicação, mas ainda não encontrei a medicação/dose correta 😢
O problema é, q a pessoa q têm bipolaridade, não admite ter.
Todo mundo vê q ela têm, e ela não aceita, e vê q são os outros q tem problema.
Aí fica difícil pra essa pessoa obter ajuda.😢
O cacete que nao
A música de fundo atrapalha. Tira isso, pois o que o Sr fala é extremamente importante e não estou conseguindo ouvir.
VOCÊ É NECESSÁRIO DOUTOR, SÓ DIGO ISSO.
Esse médico estuda muitooo. Impactada e a música de fundo ajudou. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Na minha família teve de tudo, esquizofrênico, alcoólatra, e os antepassados teve muitos doidos já que na época não tinha acesso a médicos, diziam que eram doidos e pronto, eu tive depressão pós parto, e hoje acho que sou bipolar, vou em busca do diagnóstico
Isso mesmo procure respostas e cura ❤
Gente, apega com Deus!!
Arrasou na explicação!
Doutor Renato gostaria de saber se o senhor atende online?
Todas os dias eu questiono. Eu era uma pessoa que tinha fé... hj nao acredito em nada
Minha família tem tudo que você citou no vídeo
Dr é muito triste em tds os sentidos; cc não bastasse a nossa dor ,tem o preconceito,a falta de credibilidade em td q falamos e fazemos,somos chamados de loucos e hj converso q não vejo mais esperança de ter uma vida regular.😢😢😢
Vai ter sim tem tratamento adequado.
Dr Renato fui diagnosticada com TAB (hj bem controlado), e na minha família paterna, que é bem numerosa pq meu pai teve 16 irmaos, tem esquizofrenicos, depressivos, e descobri depois que tinham pessoas com TAB. Isso que o sr falou tem total fundamento. Gratidão 🙏
Blm saber e se informar
Nossa, o histórico da minha família é assustador! Tem suicidas, esquizofrênico, vários com depressão, vários com histórico de alcoolismo e abuso de drogas, entre meus primos tem um bipolar, uma com depressão e que teve princípio de síndrome do pânico e eu, bipolar também...
Se cuide menina
@@GuimarGkiki2802 , obrigada! São 17 anos de tratamento psiquiátrico contínuo...
@@FreakFranOliveira vcs sao de qual parte do Brasil?
Eu sou de Minas, uma parte Vale Jequitinhonha e Mucuri - TO
@@GuimarGkiki2802 , somos da região das Vertentes, mais próximo do Rio de Janeiro...
A minha família preenche todos.
Doutor, poderia fazer video sobre a diferença de TAB para TDAH adultos? Os sintomas de irritabilidade, impulsividade e hiperatividade são muito semelhantes…
Quem dera esse médico fosse aqui em Maceió
Qual a relação do alcoolismo e a Bipolaridade? Obrigada pelos seus vídeos 🙏
Tenho 3 filhos,um com depressão e autismo e dois com ansiedade e síndrome do pânico. Um neto com ansiedade e outro com autismo
Meu avô provavelmente tinha. Era da roça e migrou pra cidade, se tornou alcoólatra e acredito que ele tinha psicose pois xingava e conversava de forma agressiva com a “trovoada”. O histórico era de muita agressividade com minha avó e filhos… muito triste que não teve a oportunidade de ser diagnosticado e tratado. Morreu de uma forma horrível, cirrose, gota, muitos problemas de saúde…
Eu fui diagnosticada como borderline mas tenho minhas dúvidas sobre bipolaridade… sempre tive traços depressivos desde a infância… e de tempos em tempos retorna. Estou em tratamento medicamentoso com estabilizador de humor (lamotrigina) e Desvenlafaxina para a depressão e ansiedade. Uso Rivotril não diariamente mas uso alguns dias na semana uma dose baixa para aliviar a ansiedade.
Já tive momentos que fiz coisas no impulso e hoje me pergunto se não estava em hipomania, pois me sinto muito mal com o que fiz sem calcular…
Meu psiquiatra não diz nada a respeito, é complicado…
Faz um vídeo falando sobre bipolaridade misturado com álcool, bebo no sábado e fico mal uns 10 dias 😢😢
Parei de consumir álcool completamente porque sempre entrava em fase depressiva após. Parar me ajudou muito.
Essa mistura é uma bomba.... Álcool não é bom pra ninguém...
O mesmo comigo parei de consumir álcool pq ficava muito mal depois de um tempo passei a perder a consciência, a melhor coisa para mim foi parar
Verdade quue no Brasil se o motorista nao permitir a policia nao faz o tal teste do bafometro? Absurdo essa lei..deve deveria fazer
Minha filha tem popiralidade transtorno de piporalidade
Está difícil lidar cada dia quer uma coisa com compulsividade toma cabolitico carbolitio
Muda em que saber o diagnóstico?
Todos os psiquiatra que me atenderam nenhum me deu diagnóstico. Fomos ajustando a medicação de acordo com minha necessidade agora tem quase dois anos que estou seguindo o tratamento e nessa caminhada troquei de psiquiatra que também até agora não deu diagnóstico 🤷🏽♀️
Conteúdo maravilhoso mas essa música de fundo me deixa louca
A bipolaridade é só nata ou pode ser adquirida?
Sou bipolar, mas sofri diferentes tipos de acontecimentos graves.
Na minha família tenho casos de problemas de depressão.
Sr. Dr e o que é a doença esquizoafectiva? Era muito importante para mim ter essa informação porque afecta uma familiar minha e não encontro grande informação. É também uma forma de doença bipolar? Vou seguindo o seu (óptimo) canal, creio que não o ouvi falar disso. Muito obrigada e tudo de bom por toda a ajuda que nos dá. (De Portugal)
É vdd doutor!
Só Jesus na causa🙏 Meu pai foi alcoólatra, hj ainda é, mas controlado, não fica mais agressivo, mas teve a vida prejudicada de muitas maneiras, é depressivo, mas não admite, meu pai e minha mãe sao separados desde que eu era bebê, ela me conta que ele sempre entrava e saia de trabalhos, sonhava muito, contava muitas histórias, nunca colaborou financeiramente, enfim... Atualmente eu tenho 3 filhos, o mais novo é autista o do meio não tem diagnóstico, a mais velha tem diagnóstico de borderline, e eu acho que na verdade é TDAH, pelas características que teve na infância..e eu tenho diagnóstico recente de bipolaridade tipo 2... Meu marido tem diagnóstico recente de autismo e SD. Minha prima, por lado de mãe é bipolar tipo 1... Então.. minha família é uma baita de uma salada genética bem doida! Fácil não é, encontrar profissionais capacitados pelo plano de saúde é bem complicado TB... Tento me capacitar quando estou bem pra me ajudar e ajudar meus filhos