@@rafaelsoaresbertoldo9565 é uma possibilidade, mas se ele não tem uma forma desse tamanho, ficaria um espaço entre os bolos e esse espaço sem glassê não atenderia a necessidade e cobrir toda a área do bolo.
professor bom em tirar só meio ponto. o meu zera a questão só em a pessoa não colocar o cálculo detalhado da mesma forma que ele passou na lousa, mesmo que a resposta esteja certa.
mesma coisa para mim, tmlk era simplificação de polinimios ae so pq eu fiz direto ele zero. Era aque classico quadrado do primeiro fiquei pt mas falei fds. fiquei com 8/10 na prova sacanagem
Tinha professora que descontava pq eu simplificava toda a conta, me deu um nojo dela pq a resposta tava certa e ela deu errado e antes mesmo de terminar eu perguntei se eu podia colocar tudo simplificado, ela disse que sim, mas a raiva mesmo foi quando ela tava dando as resposta pras queridinhas do fundo e pra mim descontou nota pq "não dizia de onde eu tinha tirado a resposta"
Isso acontecia comigo direto, várias vezes tive discussão com professor, eu utilizava métodos diferentes mas no final acabava chegando na mesma resposta, ele zerava a questão e lá ia eu ter que explicar, poucas vezes ele dava o braço a torcer. Geralmente falava que tava errado pq não fiz do jeito que ele ensinou 🤦🏻
Se a resposta estiver certa, indica que em uma situação prática, seria obtido um resultado ao menos positivo então temos um porque de não se cortar a questão. Porém o professor deve sim cortar a questão, inclusive por inteiro, pois ele está ensinando a obter esse resultado e precisa da certeza de que o aluno sabe o caminho para obter o resultado positivo em quaisquer situações, logo a cálculo é essencial.
Muito bom, n desclassificou o raciocínio da moça e sim a falta de atenção dela, isso que é ser professor, saber pontuar exatamente o erro do aluno, n simplesmente dizer tá errado, e sim dizer exatamente oque está errado, ela n prestou atenção na questão mas n teve a questão anulada, ja quê o raciocínio estava correto.
Mais interessante que isso é a área do nosso pulmão. Para aproveitar o máximo de oxigênio disponível no ar (que não é mais que 20%), o pulmão aumenta a sua superfície de contato, tendo a maior área possível. Dessa forma, a área efetiva do nosso pulmão é aproximadamente a mesma área que uma quadra de tênis.
Eu vi um professor fazer isso com matemática financeira. Mas vi outra que ensinava Transporte (um método pra alocar mercadorias por exemplo em várias lojas com o menor custo de transporte possível) transformar isso num verdadeiro terror. Eu só fui entender isso recentemente com um vídeo de um professor português.
O sabão em barra também demora bem mais para dissolver por ter seus agentes dissolvidos em uma base gordurosa mineral ou vegetal (glicerina, gordura, etc.) que é resistente à água
Professor, a ideia de dividir em duas partes e usar a forma menor era apenas porque nao tinha uma forma maior e, neste caso, no meu entendimento posteriormente eu juntaria as duas partes e formaria o bolo do tamanho que eu queria inicialmente. Desta forma a quantidade de cobertura seria a mesma da receita inicial.
Seu raciocínio não está errado. Talvez ele faria o mesmo que fez com a menina, porque a questão em si, não deixou explicita que, iria unir os dois bolos depois de pronto, assim, tornando apenas um (bolo) com a área desejada de início.
Eu acabei tendo essa mesma epifania do aumento da área pensando em cubos de gelo derretendo (ou alguma coisa assim). )Gelo picado derrete num instante. Bem bacana o vídeo, mostrando um conceito bem importante que envolve menos cálculo e mais conceitos de area e volume
Impressionante como eu gosto de ouvir esse professor, não entendo caralhos nem um de matemática ou do que ele muitas vezes fala, porem fico horas procurando vídeos dele pra assistir… deve ser do caralho ser inteligente. Vi aquela aula da cidade finita - infinita pois conforme vc anda sua perna diminui, assim quando vc chegar na metade do caminho sua perna tb diminuiu metade. Me lembrou o paradoxo de zenão da corrida de Aquiles e a tartaruga.
Odiei matemática até conhecer seu canal. Sempre achei que eu tinha uma capacidade baixa de entendimento da matemática, até que a forma dele de abstrair e ensinar me cativou absurdamente.
Essa do antiácido eu percebi com a vitamina C. Uma vez minha mãe tinha cortado uma pastilha de vitamina C pela metade e botou no copo. Percebi que tinha dissolvido bem mais rápido. Aí sempre quero a vitamina C antes de botar no copo pra dissolver mais rápido.
Aquele aluno que justificou com o assunto ser função afim é esperto. Quando eu era professor de programação, eu ficava pasmo que eu passava assunto novo e os meus alunos insistiam em tentar resolver os exercícios novos sem usar a novidade que passei.
Tem a discussão de quais o países têm as maiores costas. Alguns países tem milhares de ilhas, ou mesmo tem sua costa continental muito "picotada". Isso faz com que a soma dos comprimentos das linhas de fronteira entre terra e mar destes países seja muito grande.
1:55 eu gosto de ficar olhando, e jogar o em pó é sem graça por isso. Então eu pego a pastilha e fico lá . . . esperando. Mas é claro q se ta ruim mesmo o negócio eu amasso e vou de uma vez, mas normalmente não está.
A parte do sabão em pó..... A discussão sobre área superficial foi ótima! Isso é um princípio fundamental nas aplicações químicas (filtração por carvão ativado, por exemplo! ou no uso de catalisadores em transformações químicas).
Ele explicando que faz sentido amassar o Antiácido e como o conhecimento da matemática se aplica nisso Eu simplesmente usando leite, porque serve igual *(Conhecimentos de química)*
No caso pela forma que fiz a questão do bolo nem preciso fazer a divisão da forma menciada. Pensei assim: Temos 4 áreas laterais 10*40 e uma 40*40 que dividindo em 4 resulta em 4 áreas 10*40 . Então 500 gramas de açúcar é igual a 8 áreas 10*40. Com o corte surgiram 2 áreas 10*40. Então de 8 para 10 aumentou 25%. 500/4 para achar 25%. Que no caso é 125. E somando 500 com 125 da 625 gramas de açúcar gasto.
Pra mim a 1ª pergunta tava confusa Eu não tenho o mínimo conhecimento de culinária … juro q n sabia nada sobre isso de glacê Nunca fiz um bolo … achava q era só em cima q passava glacê O professor devia ter deixado isso claro na questão … o aluno estudou matemática pra fazer a prova e não culinária
Ele disse no próprio vídeo que na prova ele escreveu de uma forma correta e detalhada, no vídeo ele não detalhou como foi o enunciado, talvez por isso vc ficou confuso, mas ele só não detalhou no vídeo pq o propósito dele era relatar um acontecimento e não a questão em si.
Por isso que os pós podem ser inflamaveis. No caso de pó madeira ou de leite em pó, o que acontece é que por ser um micro fragmento a area aumenta proporcinalmente o atrito tambem gerando calor e possivel inflamação. Isso é um problema em cadeias produtivas de açucar e leite em pó por exemplo.
essa questao elucida uma questao importante do pq fisicos como o susskind defendem uma hipotese do universo como holograma... pq teoricamente buracos negros ao absorver entidades tridimensionais, demonstram incrementos apenas proporcionais a area... o que indica uma dimensao ser apenas virtual
Questão do bolo: 40 x 40 = 1600 cm2 (cima) 40 x 10 = 400 cm2 (lados) x 4 = 1600 cm 2 >>> total 3200 cm2. Cortando o bolo ao meio, cria-se mais dois lados com 40 x 10 = 400 cm2 x 2 = 800 cm2. 800/3200 = 1/4 x 500g açúcar = 125g >>> quantidade total para fazer os dois bolos = 625g de açúcar.
Um grande problema também é que, muitos professores não têm tempo de explicar a matéria com a riqueza de informações e exemplos, como o Ledo faz. O que acaba se tornando algo maçante e desestimulante para quem aprende, um assunto difícil, diga-se por passagem.
Pra aumentar a velocidade de uma reação química, devemos aumentar a superfície de contato Sabão em barra é melhor, principalmente se ele estiver dividido em pequenos cubinhos, que aumentam a superfície de contato. Tô certo? Vou ver o vídeo agora
Quando ele pegou o primeiro bolo (40x40x10) e dividiu ao meio(20x40x10) ele fala em passar glacê.... blz.... só que essas duas partes depois de prontas, ficariam uma colada a outra..... então, se junta as partes e depois se passa o graça. Então não vai ter aumento de área do glacê, pois não terá glacê na junção das partes, sem contar com a parte de baixo.
Professor, como o problema da separação foi causado devido a forma, o valor de tudo se mantém. No final é só juntar as duas partes e fazer como planejado.
A dinâmica do problema é mostrar que ele muda de ideia quando vê o tamanho da forma, daí ele passa a fazer dois bolos menores mesmo, e não duas metades de um bolo (pelo que interpretei no vídeo foi isso)
2 года назад
Mais um motivo de a menina estar certa, o bolo era dela, ela passava glacê onde quisesse.
E você me lembrou de uma aula de química. Imagine que você tem num copo 3 líquidos quaisquer que não se misturam e esse copo está tampado. Quantas fases essa mistura tem? A maioria diria que são 3 fases. Mas há quem considere 4 fases porque conta o ar contido entre o último elemento da mistura (o mais acima) e a tampa do copo.
Na verdade a área aumenta porque se pensarmos que eu peguei o bolo grande e cortei de forma que eu tivesse aqueles 2 pequenos, eu tenho que passar glacê nas áreas resultantes do corte.
mas o professor está errado também, se a intenção é um bolo de 40cmx40cmx10cm, e ele dividiu o bolo pra caber na forma, na hora de passar o glace ele irá juntar os dois bolos novamente e assim gastará a mesma quantidade de açúcar.
Dependendo do enunciado da pra discordar da resposta. Se inicialmente ele queria um bolo 40x40x10 e não tinha forma ele divide em duas formas iguais. Eu posso afirmar que peguei as duas partes menores, juntei pra ficar no tamanho desejado inicial e passei o glacê por cima com as partes juntas. Dessa forma tanto a farinha quanto o açúcar seriam a mesma quantidade.
Eu usaria o argumento de que usei o Glacê como recheio do meu bolo .
2 года назад+4
Gente! Ainda bem que existe gente criativa e detalhista no mundo. O melhor bolo é o da menina que tem cobertura em toda a área. Basta antes de desenformar o bolo, passar o glacê no fundo da boleira. É preciso explicar o óbvio. #PrefiroBoloDaMenina
Achei que embora você fosse fazer em duas partes, no final fosse unir as duas partes tendo assim um bolo inteiro igual o primeiramente mencionado, assim tendo a mesma área e usando a mesma quantidade de açúcar.
Claro que passa! Tu monta o bolo e, quando for enfeitar, vira de cabeça pra baixo para o suco se espalhar e ficar todo molhadinho. Gostaria de ter tido essa discussão com ele kakakaka
🤓E se o raciocínio for juntar as duas metades do bolo para depois passar glacê? Daí teria um bolo grande, só juntando as duas metades, usando a mesma quantidade de glacê, como são feitos muitos bolos grandes, em várias partes depois junta-se as partes, e ninguém vê a emenda pois estará coberto de glacê, e ainda pode usar uma "cola" para juntar as partes do bolo, leite condensado,ah, já ia esquecendo, bolo recheado é assim, ainda se divide em duas partes a de cima e debaixo para poder por o recheio no meio, quando se faz uma questão tem que explicar os detalhes, senão gera dupla ou tripla interpretação, o que em um concurso ou vestibular , por exemplo, pode invalidar a questão. E ainda faltaram muitos ingredientes neste bolo aí, vai farinha, vai ovos, vai leite ou água, vai fermento, no glacê vai açúcar e ovos, etc. 😎
Agora eu como aluno ele falou na questão que a farinha é proporcional ao volume e o açucar é proporcional a área ? kkk ou o aluno tinha que manjar das culinárias kkk
Não considerei erro, o bolo é dela, ela confeita onde quiser. Só não é de praxe. O senhor se negaria a degustar um bolo caso ele fosse confeitado na base inferior?
esse lance do antiácido me lembrou eu quando criança que ficava batendo na vitamina C pra dissolver mais rapido e minha mae ficava brigando dizendo que nao ia mais funcionar aoskjdpodakfsposdkaf
Difícil acreditar que no tempo atual existe professores do ensino fundamental com ensino de matemática na base do decoreba, com números e cálculos isolados, abstratos da realidade, cuja é matemática pura em quase tudo!
Na real você mastiga o alimento pois o parte do processo digestivo do alimento começa na boca, ou seja, a sua saliva ela contém enzimas digestivas. Então usando o conceito que o professor aplica na aula, você mastiga aumentando o contato do alimento com a saliva facilitando assim a digestão. De qualquer forma, eu pagaria horrores pra ter aulas com ele...
“Professor, eu trago um bolo pro senhor com glacê em baixo pra você” Aí chega no dia é só um bolo normal e tu fala “ué, cadê o glacê em baixo?” -eu botei embaixo sim, eu só não coloquei encima e trouxe ele de cabeça pra baixo
A menina do bolo tava certa, 😂 só poderia ter descontado alguma coisa alí se houvesse um erro de cálculo. Como o autor do problema matemático formulou a questão com a possibilidade de presumir-se alguma coisa fica fadada a presunção e ele, mesmo autor em questão usou do poder , da autoridade a ele atribuída pra validar o erro Sem a possibilidade de recurso para a requerente. Veredito [ como não há mas a possibilidade da parte requerente em refazer o exame aplicado em questão e por fim inviáveis, por unanimidade este recurso é dado como DEFERIDO ] NOTA, Recurso tramitado e julgado no STEF Supremo Tribunal Escolar Federal .
Sou professor de Física e fiquei fascinado com sua didática, parabéns professor!
Professor se eu tiver errado me corrige mais não é mais fácil deixar os dois bolos de 20cm um do lado do outro e usar 500g de açucar
@@rafaelsoaresbertoldo9565 é uma possibilidade, mas se ele não tem uma forma desse tamanho, ficaria um espaço entre os bolos e esse espaço sem glassê não atenderia a necessidade e cobrir toda a área do bolo.
O bolo e o glacê são meus e passo o glacê aonde quiser
professor bom em tirar só meio ponto. o meu zera a questão só em a pessoa não colocar o cálculo detalhado da mesma forma que ele passou na lousa, mesmo que a resposta esteja certa.
mesma coisa para mim, tmlk era simplificação de polinimios ae so pq eu fiz direto ele zero. Era aque classico quadrado do primeiro fiquei pt mas falei fds. fiquei com 8/10 na prova sacanagem
ele quer q vc mostre o raciocínio q ele ensinou. Mas convenhamos, se tem um jeito mais fácil, pq fazer do jeito difícil?
Tinha professora que descontava pq eu simplificava toda a conta, me deu um nojo dela pq a resposta tava certa e ela deu errado e antes mesmo de terminar eu perguntei se eu podia colocar tudo simplificado, ela disse que sim, mas a raiva mesmo foi quando ela tava dando as resposta pras queridinhas do fundo e pra mim descontou nota pq "não dizia de onde eu tinha tirado a resposta"
Isso acontecia comigo direto, várias vezes tive discussão com professor, eu utilizava métodos diferentes mas no final acabava chegando na mesma resposta, ele zerava a questão e lá ia eu ter que explicar, poucas vezes ele dava o braço a torcer. Geralmente falava que tava errado pq não fiz do jeito que ele ensinou 🤦🏻
Se a resposta estiver certa, indica que em uma situação prática, seria obtido um resultado ao menos positivo então temos um porque de não se cortar a questão.
Porém o professor deve sim cortar a questão, inclusive por inteiro, pois ele está ensinando a obter esse resultado e precisa da certeza de que o aluno sabe o caminho para obter o resultado positivo em quaisquer situações, logo a cálculo é essencial.
Muito bom, n desclassificou o raciocínio da moça e sim a falta de atenção dela, isso que é ser professor, saber pontuar exatamente o erro do aluno, n simplesmente dizer tá errado, e sim dizer exatamente oque está errado, ela n prestou atenção na questão mas n teve a questão anulada, ja quê o raciocínio estava correto.
Não se passa glacê na parte de baixo justamente porque é a área do prato...
Se meu professor fosse assim eu tinha me divertido mais e por consequência aprendido mais também
Mais interessante que isso é a área do nosso pulmão.
Para aproveitar o máximo de oxigênio disponível no ar (que não é mais que 20%), o pulmão aumenta a sua superfície de contato, tendo a maior área possível.
Dessa forma, a área efetiva do nosso pulmão é aproximadamente a mesma área que uma quadra de tênis.
e da mesma forma o nosso intestino aumenta sua superfície de contato tendo as vilosidades e as microvilosidades, melhorando a absorção de nutrientes.
@@Arthur_SPM Sim, o professor falou isso no vídeo.
@@Arthur_SPM ou como as dobras cerebrais, que aumentam a superfície do órgão devido ao tamanho da caixa craniana
Ou então como o pênis da baleia jubarte...
Que comeu o de quem tá lendo
Como assim? Nao entendi essa do pulmão
Aprendi mais de 12 coisas interessantes em poucos minutos. 👏🏼👏🏼
Esse cara faz a matemática ser atraente
Não fez cara, ela já é linda por natureza.
(Mas eu entendi o que você quis dizer👋🏻)
Não sexualiza.
Eu vi um professor fazer isso com matemática financeira. Mas vi outra que ensinava Transporte (um método pra alocar mercadorias por exemplo em várias lojas com o menor custo de transporte possível) transformar isso num verdadeiro terror. Eu só fui entender isso recentemente com um vídeo de um professor português.
O sabão em barra também demora bem mais para dissolver por ter seus agentes dissolvidos em uma base gordurosa mineral ou vegetal (glicerina, gordura, etc.) que é resistente à água
Caralho esse mlk da função afim é um gênio
Professor, a ideia de dividir em duas partes e usar a forma menor era apenas porque nao tinha uma forma maior e, neste caso, no meu entendimento posteriormente eu juntaria as duas partes e formaria o bolo do tamanho que eu queria inicialmente. Desta forma a quantidade de cobertura seria a mesma da receita inicial.
Seu raciocínio não está errado. Talvez ele faria o mesmo que fez com a menina, porque a questão em si, não deixou explicita que, iria unir os dois bolos depois de pronto, assim, tornando apenas um (bolo) com a área desejada de início.
Eu acabei tendo essa mesma epifania do aumento da área pensando em cubos de gelo derretendo (ou alguma coisa assim). )Gelo picado derrete num instante.
Bem bacana o vídeo, mostrando um conceito bem importante que envolve menos cálculo e mais conceitos de area e volume
Esse cara é bom!
Achei genial essa garota muito bom a ousadia foi grande
Impressionante como eu gosto de ouvir esse professor, não entendo caralhos nem um de matemática ou do que ele muitas vezes fala, porem fico horas procurando vídeos dele pra assistir… deve ser do caralho ser inteligente. Vi aquela aula da cidade finita - infinita pois conforme vc anda sua perna diminui, assim quando vc chegar na metade do caminho sua perna tb diminuiu metade. Me lembrou o paradoxo de zenão da corrida de Aquiles e a tartaruga.
Odiei matemática até conhecer seu canal.
Sempre achei que eu tinha uma capacidade baixa de entendimento da matemática, até que a forma dele de abstrair e ensinar me cativou absurdamente.
Professor, você é bom demais em matemática e em portugues. Usa corretamente a abreviatura no singular.... pouca gente sabe disso.
Essa do antiácido eu percebi com a vitamina C. Uma vez minha mãe tinha cortado uma pastilha de vitamina C pela metade e botou no copo. Percebi que tinha dissolvido bem mais rápido. Aí sempre quero a vitamina C antes de botar no copo pra dissolver mais rápido.
Fala sobre sabão nos 08m:00s
Cara, tenho 25 anos, estou me formando em engenharia civil e eu simplesmente AMO. seu canal, otimo professor, dinâmico e muitas opiniões reflexivas
Isso é um professor feliz com a escolha que fez. Muita gente escolhe a profissão pela grana que dá e vira um profissional infeliz.
Aquele aluno que justificou com o assunto ser função afim é esperto. Quando eu era professor de programação, eu ficava pasmo que eu passava assunto novo e os meus alunos insistiam em tentar resolver os exercícios novos sem usar a novidade que passei.
Porque é mais fácil resolver com algo que você já tenha familiaridade e que domina, do que, com algo que ainda está aprendendo.
Tem a discussão de quais o países têm as maiores costas. Alguns países tem milhares de ilhas, ou mesmo tem sua costa continental muito "picotada". Isso faz com que a soma dos comprimentos das linhas de fronteira entre terra e mar destes países seja muito grande.
Esse professor faz a aula ser tão interessante! Não sei como vim parar aqui, só sei que não quero mais sair desse vídeo. Parabéns!
A menina surtou: meu bolo, minhas regras.
Professor poderia por gentileza me ensinar a fazer cálculo de distância de objetos?
1:55 eu gosto de ficar olhando, e jogar o em pó é sem graça por isso. Então eu pego a pastilha e fico lá . . .
esperando.
Mas é claro q se ta ruim mesmo o negócio eu amasso e vou de uma vez, mas normalmente não está.
Eu acho massa demais as aulas do prof. Ledo
E são mesmo!
to ate gostando de matematica
Esse canal é um achado, conhecimento puríssimo, e os professores nem se fala
A parte do sabão em pó.....
A discussão sobre área superficial foi ótima! Isso é um princípio fundamental nas aplicações químicas (filtração por carvão ativado, por exemplo! ou no uso de catalisadores em transformações químicas).
Ele explicando que faz sentido amassar o Antiácido e como o conhecimento da matemática se aplica nisso
Eu simplesmente usando leite, porque serve igual *(Conhecimentos de química)*
@@eduardodemoraes1749 Pasta de dente serve melhor...
q cara bom!
No caso pela forma que fiz a questão do bolo nem preciso fazer a divisão da forma menciada. Pensei assim:
Temos 4 áreas laterais 10*40 e uma 40*40 que dividindo em 4 resulta em 4 áreas 10*40 . Então 500 gramas de açúcar é igual a 8 áreas 10*40.
Com o corte surgiram 2 áreas 10*40. Então de 8 para 10 aumentou 25%. 500/4 para achar 25%. Que no caso é 125. E somando 500 com 125 da 625 gramas de açúcar gasto.
O sabor do sabão em barra é inigualável.
Precisamos de corte do Possani e do morettim.
Ele é genial
Pra mim a 1ª pergunta tava confusa
Eu não tenho o mínimo conhecimento de culinária … juro q n sabia nada sobre isso de glacê
Nunca fiz um bolo … achava q era só em cima q passava glacê
O professor devia ter deixado isso claro na questão … o aluno estudou matemática pra fazer a prova e não culinária
Ele disse no próprio vídeo que na prova ele escreveu de uma forma correta e detalhada, no vídeo ele não detalhou como foi o enunciado, talvez por isso vc ficou confuso, mas ele só não detalhou no vídeo pq o propósito dele era relatar um acontecimento e não a questão em si.
Poxa Lucas não envergonha os Lucas pow assim nós perde a credibilidade pow
@@inutilqualkertm8470 também te amo 😘
Que professor foda
Um dos melhores professores que eu já tive o prazer de acompanhar.
Tudo tem que ser bem explicado no enunciado, existe bolo com glacê em cima apenas, e existe com glacê em toda a área menos embaixo.
A primeira coisa que pensei foi o glacê apenas em cima. Só depois pensei no bolo coberto também nas laterais.
Por isso que os pós podem ser inflamaveis. No caso de pó madeira ou de leite em pó, o que acontece é que por ser um micro fragmento a area aumenta proporcinalmente o atrito tambem gerando calor e possivel inflamação. Isso é um problema em cadeias produtivas de açucar e leite em pó por exemplo.
Envolver o bolo com glacê e não apenas cobrir a parte de cima! Em baixo e a base
Rapaz, o argumento dela foi bom. A partir do momento que você não põe nenhuma restrição, fica livre a interpretação... Rs
poisé, em um concurso isso poderia dar briga
@@spoilerzado poderia gerar anulação
Olá, por onde anda o Mestre Ledo? O canal dele já está parado faz um tempo, meus sentimentos pelo falecimento da mãe.
essa questao elucida uma questao importante do pq fisicos como o susskind defendem uma hipotese do universo como holograma... pq teoricamente buracos negros ao absorver entidades tridimensionais, demonstram incrementos apenas proporcionais a area... o que indica uma dimensao ser apenas virtual
Ótimo
Que professor maneiro cara!
Questão do bolo:
40 x 40 = 1600 cm2 (cima)
40 x 10 = 400 cm2 (lados) x 4 = 1600 cm 2 >>> total 3200 cm2. Cortando o bolo ao meio, cria-se mais dois lados com 40 x 10 = 400 cm2 x 2 = 800 cm2.
800/3200 = 1/4 x 500g açúcar = 125g >>> quantidade total para fazer os dois bolos = 625g de açúcar.
Por meio ponto eu faria um bolo com glacê em baixo e levava
minha natureza de questionar as coisas me faz não entender totalmente matemática
É difícil encontrar um professor de matemática que consiga explicar conteúdo como o Ledo. Pena que ele deve estar próximo a se aposentar...
Um grande problema também é que, muitos professores não têm tempo de explicar a matéria com a riqueza de informações e exemplos, como o Ledo faz. O que acaba se tornando algo maçante e desestimulante para quem aprende, um assunto difícil, diga-se por passagem.
Pra aumentar a velocidade de uma reação química, devemos aumentar a superfície de contato
Sabão em barra é melhor, principalmente se ele estiver dividido em pequenos cubinhos, que aumentam a superfície de contato. Tô certo? Vou ver o vídeo agora
Sabão em pó é só um sabão em barra em pedaços bem pequenos kkk
Você acertou no fato mas errou na conclusão kkkk
@@granolatv6692 ah, entendi kkkkkkk então é sabão em pó mesmo
Eu passo glacê na parte de baixo do bolo
Quando ele pegou o primeiro bolo (40x40x10) e dividiu ao meio(20x40x10) ele fala em passar glacê.... blz.... só que essas duas partes depois de prontas, ficariam uma colada a outra..... então, se junta as partes e depois se passa o graça. Então não vai ter aumento de área do glacê, pois não terá glacê na junção das partes, sem contar com a parte de baixo.
Professor, como o problema da separação foi causado devido a forma, o valor de tudo se mantém. No final é só juntar as duas partes e fazer como planejado.
Pensei a mesma coisa, ele não falou que iria deixar sendo dois bolos, apenas que a forma seria menor e fez duas massas.
A dinâmica do problema é mostrar que ele muda de ideia quando vê o tamanho da forma, daí ele passa a fazer dois bolos menores mesmo, e não duas metades de um bolo (pelo que interpretei no vídeo foi isso)
Mais um motivo de a menina estar certa, o bolo era dela, ela passava glacê onde quisesse.
Me fez lembrar das aulas do 6º ano, onde ensinamos a quantidade de faces de um prisma. A base, também é uma face.
E você me lembrou de uma aula de química. Imagine que você tem num copo 3 líquidos quaisquer que não se misturam e esse copo está tampado. Quantas fases essa mistura tem? A maioria diria que são 3 fases. Mas há quem considere 4 fases porque conta o ar contido entre o último elemento da mistura (o mais acima) e a tampa do copo.
Está só no rumo, meio certa, pq ele colocou a condição de observar os valores de x e y...
Na verdade a área aumenta porque se pensarmos que eu peguei o bolo grande e cortei de forma que eu tivesse aqueles 2 pequenos, eu tenho que passar glacê nas áreas resultantes do corte.
Além de matemática, também ensina biologia...kkkkkkk
Parabéns professor!
E química!
Ledo Vaccaro é cultura, minha gente! kkkkkk
Se eu tivesse tido um professor assim eu tinha me formado
Sobre o bolo eu achei que a menina ia levar um bolo com glacê embaixo pro professor pra mostrar como dá pra passar glacê embaixo sim kkkkkkk
Excelente aula, obrigado!
É essa também a razão pela qual, aquando do aumento de complexidade dos organismos, surgiu a multicelularidade ao invés de as células crescerem.
O pó de café libera mais cafeína, sabor e aroma, quanto mais fina a moagem exatamente pela mesma razão
Oçhar (evoucir) a pastilha de ánti-ácido se dissolver,, é relaxante, reduz a queimação no estômago.
Q língua é essa?
@@GbGamerBRYTassinado Língua de cegueta escrevendo sem óculos, valeu.
@@jchaves513 epa, te entendo kkkk
Muito bom!!!
Para o problema ficar perfeito faltou a densidade do açúcar.
mas o professor está errado também, se a intenção é um bolo de 40cmx40cmx10cm, e ele dividiu o bolo pra caber na forma, na hora de passar o glace ele irá juntar os dois bolos novamente e assim gastará a mesma quantidade de açúcar.
Dependendo do enunciado da pra discordar da resposta. Se inicialmente ele queria um bolo 40x40x10 e não tinha forma ele divide em duas formas iguais. Eu posso afirmar que peguei as duas partes menores, juntei pra ficar no tamanho desejado inicial e passei o glacê por cima com as partes juntas. Dessa forma tanto a farinha quanto o açúcar seriam a mesma quantidade.
o tema título começas nos 8:00
Se ela tivesse dito que tinha colocado Glace como recheio, talvez recuperasse o 1/2 ponto
Verdade, iria quebrar as pernas dele
Aí ia depender da quantidade de camadas do bolo kkkkkkkkkkk
Ai ele iria lá e zerava a questão de vez, pois ele iria achar que ela não leu o enunciado da questão.
Eu usaria o argumento de que usei o Glacê como recheio do meu bolo .
Gente! Ainda bem que existe gente criativa e detalhista no mundo. O melhor bolo é o da menina que tem cobertura em toda a área. Basta antes de desenformar o bolo, passar o glacê no fundo da boleira. É preciso explicar o óbvio. #PrefiroBoloDaMenina
Achei que embora você fosse fazer em duas partes, no final fosse unir as duas partes tendo assim um bolo inteiro igual o primeiramente mencionado, assim tendo a mesma área e usando a mesma quantidade de açúcar.
Se você passar glacê antes de tirar o bolo da forma você passa dos 4 lados (só para os gordão)
também não se passa glacê nas partes que vc vai juntar com outras
8:00 Ele fala começa a falar sobre o sabão
Pq a farinha seria a mesma quantidade e não metade?
Uma boa questão para os alunos. Porque se gasta mais cimento em argamassa com areia fina do que areia grossa
A área dos pulmões é do tamanho de uma quadra de tênis.
Professor, tem q passar glacê embaixo tb, afinal, os dentes de baixo tb querem sentir o açúcar... 🤣🤣🤣
Odeio glacê
Se eu tiver errado me corrige mais não é mais fácil deixar os dois bolos de 20cm um do lado do outro e usar 500g de açucar
Essa da cobertura do bolo, eu calculando não acerto o que minha mãe faz só de olhar. 😄
Quando eu vi a quantidade de açúcar, eu quase fiquei diabético... É melhor usar adoçante
Claro que passa! Tu monta o bolo e, quando for enfeitar, vira de cabeça pra baixo para o suco se espalhar e ficar todo molhadinho. Gostaria de ter tido essa discussão com ele kakakaka
Demorei visualizar. Kkkk. O que aumenta é a area de contato, certo? Entendi. Surge uma nova area na lateral.
Gostaria de perguntar o homem que aplica essa aula e o Dono do canal?
Eu na faculdade de medicina hahahahaja e estou aprendendo com um professor de matemática sobre o sistema intestinal hahaha
🤓E se o raciocínio for juntar as duas metades do bolo para depois passar glacê? Daí teria um bolo grande, só juntando as duas metades, usando a mesma quantidade de glacê, como são feitos muitos bolos grandes, em várias partes depois junta-se as partes, e ninguém vê a emenda pois estará coberto de glacê, e ainda pode usar uma "cola" para juntar as partes do bolo, leite condensado,ah, já ia esquecendo, bolo recheado é assim, ainda se divide em duas partes a de cima e debaixo para poder por o recheio no meio, quando se faz uma questão tem que explicar os detalhes, senão gera dupla ou tripla interpretação, o que em um concurso ou vestibular , por exemplo, pode invalidar a questão. E ainda faltaram muitos ingredientes neste bolo aí, vai farinha, vai ovos, vai leite ou água, vai fermento, no glacê vai açúcar e ovos, etc. 😎
Top
O grande problema do sabao em pó e a carregação em sal comum pra dar peso. Como o sal nao lava nada...
Eu até faria. Só achei a questão com uma explicação longa, aí tu desconcentra.
Mas é o açúcar dentro da massa?
Você será certo. Tem de ter açúcar na massa. Uma pergunta bem feita levaria isso em conta.
Alguém sabe o link das aulas completas do professor Ledo?
Procura por PAPMEM no canal do IMPA.
@@davidbuzatto , muitíssimo obrigado.
Agora eu como aluno ele falou na questão que a farinha é proporcional ao volume e o açucar é proporcional a área ? kkk ou o aluno tinha que manjar das culinárias kkk
Acho que deve ter falado que o açúcar era pra glacê
Kkkkk isso é óbvio
Não considerei erro, o bolo é dela, ela confeita onde quiser. Só não é de praxe. O senhor se negaria a degustar um bolo caso ele fosse confeitado na base inferior?
esse lance do antiácido me lembrou eu quando criança que ficava batendo na vitamina C pra dissolver mais rapido e minha mae ficava brigando dizendo que nao ia mais funcionar aoskjdpodakfsposdkaf
Difícil acreditar que no tempo atual existe professores do ensino fundamental com ensino de matemática na base do decoreba, com números e cálculos isolados, abstratos da realidade, cuja é matemática pura em quase tudo!
Na real você mastiga o alimento pois o parte do processo digestivo do alimento começa na boca, ou seja, a sua saliva ela contém enzimas digestivas. Então usando o conceito que o professor aplica na aula, você mastiga aumentando o contato do alimento com a saliva facilitando assim a digestão. De qualquer forma, eu pagaria horrores pra ter aulas com ele...
“Professor, eu trago um bolo pro senhor com glacê em baixo pra você”
Aí chega no dia é só um bolo normal e tu fala “ué, cadê o glacê em baixo?”
-eu botei embaixo sim, eu só não coloquei encima e trouxe ele de cabeça pra baixo
A menina do bolo tava certa, 😂 só poderia ter descontado alguma coisa alí se houvesse um erro de cálculo. Como o autor do problema matemático formulou a questão com a possibilidade de presumir-se alguma coisa fica fadada a presunção e ele, mesmo autor em questão usou do poder , da autoridade a ele atribuída pra validar o erro Sem a possibilidade de recurso para a requerente.
Veredito [ como não há mas a possibilidade da parte requerente em refazer o exame aplicado em questão e por fim inviáveis, por unanimidade este recurso é dado como DEFERIDO ]
NOTA, Recurso tramitado e julgado no STEF
Supremo Tribunal Escolar Federal .