Estou usando o Debian 11 e ele não esta tão longe dos atuais não, até o driver da AMD da minha RX570 já foi instalado por padrão. Recomendo muito pra quem está cansado do Pop OS ou Ubuntu e quer um sistema mais "na sua mão" e não tão automatizado.
@@MrRenanwill Quem estava rodando a 11 em versão testing, automaticamente já foi migrado para stable nos últimos updates. Já tem algum tempo que o Debian não usa mais os termos stable e testing nos repositórios, justamente para que essa transição de testing para stable seja mais transparente.
Oi Max, boa, mas como eu falei no vídeo, tanto os drivers, quanto as interfaces, devem permanecer nessas versões por um longo tempo, com pequenas exceções, quando houver necessidade de update por segurança, porque uma nova versão LTS do software saiu no período. Isso, claro, se você não alterar os repositórios e usar ele todo padrão no segmento stable. :)
Sim com certeza, há usuários e usuários. Eu tentei a um tempo atrás, 15 anos exatos, usar Slackware, até passei pelo processo de instalação em modo texto, usei o KDE. Mas não sabia instalar o modem (softmodem) e acabei deixando para lá. Aí eu fui para o Big Linux 3.0 Neste caso eu preciso dos sistemas mais automatizados, o que não tira o mérito de quem só gosta de modo texto, terminal.
Parabéns pelo vídeo. Muito explicativo e com todas as informações muito corretas. É difícil encontrar alguém que não atua diretamente no projeto e que saiba tanto dos processos. Parabéns novamente pelo seu trabalho e estudo.
Esse lance de lançar uma versão a cada 2 anos com suporte para 4 anos, soa muito como o Steve Jobs falando do Next: "estamos demorando 3 anos para desenvolver um computador que durará pelo menos 5 anos." E todo esse processo de desenvolvimento soa muito como as metodologias ágeis e processos de design que encontramos por aí. Pra mim, como designer, transmite muita confiança. De que o produto é feito com cuidados nos detalhes. Acho que essa é a deixa pra testar essa distro! Hahahahaha Conteúdo ótimo como sempre!
não é não, o Steve Jobs quer te fazer trocar o tempo todo, o Debian quer que seu servidor linux fique 6 anos sem problema. Mas mais cedo ou mais tarde a segurança cobra seu preço.... Por isso tem a Oldstable, não citada porque fora os fãs incondicionais como eu, ninguém quer saber.
Eu usava Mint e estava tudo ótimo mas decidi mudar então eu e um amigo abraçamos o Debian. No começo torci um pouco o bico pela forma diferente que se mexe no Debian mas confesso que depois que acostumei e percebi como é funcional e fluído não pretendo sair do Debian tão cedo. É incrível como pouco é muito. E o Debian mostra isso com perfeição.
Excelente seu comentário depois estude sobre Terry Davis o gênio que fala esta frase genial: O idiota admira a complexidade, mas o gênio admira a simplicidade.
Estou usando o Debian 11, e simplesmente funciona sem problemas. Adicionei o flathub e instalei o pop-icon-theme (simplesmente estética, pq não gosto do adwaita padrão). Por enquanto não senti falta de nenhuma característica de distros mais "atualizadas".
Passei por muitos sistemas operacionais, desde Windows até várias distros Linux, me encontrei no Debian 9 desde seu lançamento, uso até hoje sem nenhum problema e nem sinto necessidade de atualização, nunca me dá problema e faz tudo que preciso, e preciso de bastante coisa como usuário avançado. A dica que dou é que ao instalar procurem a ISO nonfree, o sistema original não contempla alguns drivers proprietários, de tão bom que é, mas como compramos gatos por lebre, ao comprarmos um notebook por exemplo o fabricante inclui um dispositivo que tem o drive proprietário de código fechado, então o Debian em sua versão padrão não contempla tal driver, mas para não ser o fim da linha alguns utilizadores incluem esses drivers proprietários em uma ISO do Debian chamada de nonfree, se seu dispositivo não é realmente seu aconselho usar a versão nonfree do Debian que fará funcionar tudo certinho.
Um bom resumo do que é o Debian e uma excelente homenagem aos desenvolvedores do Debian, praticamente um Odin, o verdadeiro pai de todos. Logo depois do lançamento é muito vantagem usar ela, pra é ESTÁVEL e tem muitas novidades dos ambientes gráficos, daí depois de um ano começa a usar o Testing tem quase as mesmas novidades de outras distros e muitas vezes mais seguro que elas, como bem dito o que realmente diferencia são as facilidades criadas por outras distros quase como um plugin que facilita o uso.
Foi e é a primeira distro que comecei no Linux depois de excluir o ruindows. Hoje uso a testing (bookworm), e flatpaks e o kernel 5.13 e funciona muito bem.
Acha que a minha primeira foi Fedora, mas Debian foi a que predominou durante toda a faculdade. Depois disso a propaganda da estabilidade deixou de convencer porque deixou de ser uma estabilidade útil ou necessária.
Primeira que eu testei foi o Ubuntu há bastante tempo atrás (primeira vez que o Unity apareceu se não me engano), depois testei o Elementary (e não gostei na época), depois fui pro Debian KDE e não gostei, depois voltei pro Ubuntu, e agora estou no Pop!_OS. Infelizmente o Debian não é pra mim.
No meu notebook Full AMD só instalou com o nonfree, mas mesmo assim faz 4 semanas de uso e não tenho do que reclamar, usando uns flatpak pra programas de minha necessidade, e o que pode ser pacote mais antigo uso do proprietário repositório. Ótimo vídeo estava na hora o/
E surpreendeu as informações sobre o Debian presentes aqui no início do vídeo. Só um detalhe, não existe versão RC congelada e o testing continua recebendo atualizações. Utilizo o testing a anos. Mas fases de congelamento o testing praticamente para de receber atualizações. Somente correções de bugs como você mencionou. Somente depois do lançamento que o testing volta a receber novas versões dos programas. Falou.
Comecei com o Debian lá pros anos 2000, já sai e voltei umas 10 vezes kkk, já perdi a conta de quantas vezes me peguei dando um "apt-get install" em distros baseadas em RPM
Grande video Dio, sabe um sistema que me surpreendeu com a tal da estabilidade: Gentoo. Eu instalei e fiquei um pouco assustado nessas source based distros, mas eu consegui configurar tudo, Optimus. Acho que vou pegar um desktop com AMD e ficar com o Gentoo definitivamente.
Uso a testing há uns 2 anos.. foi a que melhor casou com as minhas necessidades. É uma rolling mais conservadora, base .deb, compativel com quase tudo, etc. A migração pro gnome 40 ta rolando aos poucos, alguns apps ja estao na 40 e o shell ta "amadurecendo". Enquanto isso o sistema nao quebra de jeito. É um pouco mais manual do que um ubuntu mas pra mim ta tudo otimo sempre. Nao descarto mudar de distro algum dia, ate pq a testing tem muitos updates, o que na base ubuntu é um pouco mais parado, bom pra quem tem conexao ruim ou nao tenha tanta vontade de atualizar com frequencia
Usei o debian essas 3 semanas atrás me indentifiquei mais que o ubunto e gostei do debia e muito bom rápido de mais !!! Quero até arruma uma máquina para deixar ele estalado para me aperfeiçoar
Acho q tem uns 15 anos que uso o Debian. Lembro de ter passado por pelo menos dois "EOL" de versões: a 5 e a 8. E acho que vou ficar com o 10 até o final também, porque no geral não senti necessidade de nenhuma nova grande versão de nenhum aplicativo dos repositórios oficiais. Não que eu não use drivers mais novos (no caso da Nvidia, por exemplo, baixo direto do site) e programas em versões mais atuais também (nos casos do Davinci Resolve e do VSCode), mas no geral o sistema é tão redondinho que pro dia a dia é difícil competir. E eu gosto de sistemas mais espartanos, então eventualmente ter que fazer alguma configuração um pouco mais avançada não é o fim do mundo. Debian é meu sistema do S2!! Tenho até boné - tinha camiseta, mas ela puiu com o tempo XD...
Genial, vou copiar sua explicação.... Uso desde o Potato, e nunca vi sobre esse aspecto.... Ah ainda prefiro o instalador texto... kkkk. Nem sabia que tinha outro aspecto.
Oi. Debian é muito importante para o "universo" Linux, pois além da estabilidade, também constitui a base de muitas outras distros. O "Sebastian" está meio perdido... hehehe Like e excelente noite.
Uma coisa que dá para fazer com o Debian é configurar o apt para usar as três vertentes dele. Basta configurar no apt.conf, a prioridade para o stable, testing e sid respectivamente.
É dessa forma que uso desde 2003, pelo menos!. Minha prioridade sempre foi a Testing. Além dessas três, ainda adiciono o repositório experimental. Tudo devidamente priorizado.
Que bom seria se houvesse LoL nativo pra Linux e eu pudesse voltar pra esse maravilhoso sistema. Por enquanto continuo usando Debian nos servidores e no meu tablet.
Lembrando que todas as distribuições "derivadas" do Debian utilizam os repositórios SID, ou no máximo Testing, motivo principal pelo qual tem tecnologias mais novas mais rapidamente mas, em contrapartida, tendem à apresentar menores estabilidade e compatibilidade. O projeto Debian também mantém separados os repositórios do que é realmente código livre e o que não é, permitindo que você possa escolher se deseja utilizar somente código livre ou adicionar algo que não seja, caso você deseje. Ahh, e para quem não notou o nome das versões do Debian são de personagens de Toy Stoy (inclusive o discreto "cavanhaque" do Buzz Lightyear é o símbolo do Debian invertido). Debian é bom demais! ;-)
Nossa, o debian é exatamente lindo, me senti vendo aqueles filmes que você não dá nada pro cara e ele te surpreende. O debian é muito mais do que eu pensava e estou lisonjeado de poder conhecer essa história dele. Muito obrigado Dio, muito obrigado Debian.( Partiu testar uma distro debian kkk)
Ótimo vídeo Dio! Tenho sempre dificuldades de instalar o Debian devido a instalação de drivers proprietários, principalmente o drive de vídeo. Sabe porque esse restrição com os drives proprietários?
Eu tenho 2 computadores: O meu daily-driver. que roda debian testing, e um thinkpad x230 (100% open-source) para distro hopping (agora rodo o kiss linux, recomendo, apesar de ser uma dor de cabeca ao instalar). Debian e top para maquinas de trabalho.
instalei o debian em dual boot, iniciei uma vez, na segunda já não reconheceu mais o boot kkkkkkk só ia pra tela de grub. e olha que eu particionei certinho, fiz partição /boot e /efi, /home... tive que fazer isso manualmente pelo grub lkkkkk depois de iniciar por lá, eu dei um sudo update-grub na partição /boot e voaalaaaa, sistema funcionando novamente como o esperado. e claro, eu instalei o kde-plasma como ambiente. e posso dizer, sistema é liso, performa muito bem. é simples e fácil de se usar.
Fui trolado antes do lançamento do Debian 11 montei um servidor de arquivos e ssh com o Debian 10, agora vou ficar no 10, mas vou testar o 11 em uma VM
Porque não consigo mais acessar o computador de depois de fazer upgrade do Debian? A tela fica preta e não abre nada, não sei mais o que fazer. Alguém pode ajudar?
Olá pinguins. O Debian 11 aqui, conecta na internet, mas aparece o desenho de desconectado no painel do Cinnamon . Alguém sabe como resolver isso ? Vlw
Um dúvida que não tem tanta relação com o conteúdo do vídeo: no Debian 11, o problema de reconhecimento das placas de rede wireless foi resolvido ou persiste?
Caros Colegas, Eu uso Linux no desktop desde 2011. Migrei do Ubuntu Mate 18.04 para o Debian 10 com Mate Desktop em 2019 e não me arrependi. Eu uso um notebook com o Debian 10 em dual boot com o Windows 10 e parece que tenho 2 computadores diferentes. O note funciona muito mais fluido e rápido com o Debian do que com o Windows.
Debian é tão bom que consegui instalar o Debian 11 em um tablet hibrido da positivo :-( ZX2030, que tinha um sofrivel Windows 10 instalado, agora roda suave com todos os hardwares funcionando, incrível
Dio, me ajuda Comprei um notebook bem recente com um i5-1135g7, ele tem o gráfico integrado xe graphics intel Teoricamente o suporte pra esses gráficos só foram implementados no kernel 5.11 O debian 11 usa o kernel 5.10 Como faço pra usar Debian 11 e ter suporte pra esse processador certinho?
Provavelmente você vai precisar baixar o kernel nessa versão e adicionar ele como opção no GRUB, mas se quiser evitar dor de cabeça é só ir de manjaro que lá tem uma ferramenta gráfica pra fazer troca de Kernel
@@user-jk3zk4zl8y Pois é, é que fazer isso no debian soa meio sem sentido pra mim pq vai dar uma desequilibrada com relação a estar com pacotes mais estáveis e toda essa filosofia do debian
Cara, também estou com um notebook com esse mesmo processador e passei pelo mesmo problema, fui pro Zorin temporariamente mas já quero voltar para o Debian, acho que vou testar o que o Thiago mandou hehehe
Pretendo voltar para o Debian depois de usar o Ubuntu desde as primeiras versões. Mas a única barreira, até então, é driver da Nvidia com Secure boot ativado, principalmente por eu precisar de dual boot e em breve devo atualizar o Windows 10 para 11 e esse exige esse recurso ativado.
Chato isso. Só consigo usar o drive com o secure boot no Ubuntu. O openSuse diz que dá para fazer mais eu não consegui. No fedora e no openSuse da o boot mas não consigo rodar o driver proprietário com o secure boot.
Questão de API e meio difícil... O Windows tem APIs de versões antigas, diferente da maioria das distros... Então o Windows e bem superior no quesito de estabilidade de API O problema que a maioria vê estabilidade somente como funcionamento... Que e totalmente diferente
Diolinux, ótimo vídeo! Poderia me passar uma informação? qual aplicativo vc me sugere para monitorar a temperatura da memoria da GPU NVIDIA no Ubuntu via shell? grato !!
Agradeceria muito um video ensinando como instalar o driver amd no sistema Ubuntu 21.04, estou com uma placa de video R9280X e sem sucesso até o momento na instalação.
O Debian é incrível mesmo, mas a partir de certa época, o Debian 10 começou a dar uns paus em meu computador, como se os pentes de memória estivessem com problemas. Dava uns piripaques e a tela ficava verde, só voltando ao normal quando eu tirava os pentes e trocava eles de lugar. Ainda bem que com a versão 11, isso não ocorre. Fora isso, acho que só travou uma vez em anos de uso.
Estou usando o Debian 11 e ele não esta tão longe dos atuais não, até o driver da AMD da minha RX570 já foi instalado por padrão. Recomendo muito pra quem está cansado do Pop OS ou Ubuntu e quer um sistema mais "na sua mão" e não tão automatizado.
Versão Stable?
@@MrRenanwill Quem estava rodando a 11 em versão testing, automaticamente já foi migrado para stable nos últimos updates.
Já tem algum tempo que o Debian não usa mais os termos stable e testing nos repositórios, justamente para que essa transição de testing para stable seja mais transparente.
Oi Max, boa, mas como eu falei no vídeo, tanto os drivers, quanto as interfaces, devem permanecer nessas versões por um longo tempo, com pequenas exceções, quando houver necessidade de update por segurança, porque uma nova versão LTS do software saiu no período. Isso, claro, se você não alterar os repositórios e usar ele todo padrão no segmento stable. :)
@An A. exatamente :)
Sim com certeza, há usuários e usuários. Eu tentei a um tempo atrás, 15 anos exatos, usar Slackware, até passei pelo processo de instalação em modo texto, usei o KDE. Mas não sabia instalar o modem (softmodem) e acabei deixando para lá. Aí eu fui para o Big Linux 3.0
Neste caso eu preciso dos sistemas mais automatizados, o que não tira o mérito de quem só gosta de modo texto, terminal.
Estava esperando este vídeo, afinal, o Debian merece.
Vida longa ao Debian!
Vida longa ao Debian!
🖖
Vida longa ao debian
Vida longa ao Debian!
Vida longa ao Debian! The King.
Rsrs
Parabéns pelo vídeo. Muito explicativo e com todas as informações muito corretas. É difícil encontrar alguém que não atua diretamente no projeto e que saiba tanto dos processos. Parabéns novamente pelo seu trabalho e estudo.
Acho bacana os videos com o Sebastian! Rsrsrs
Estava esperando você falar sobre o Debian 11. Uso o Debian no mesmo computador desde 2009, é simplesmente show.
Fui de Ubuntu para Debian e estou amando, distro maravilhosa.
Dois. Migrei do Ubuntu para Debian a mais de um ano, não consigo usar nenhuma outra distro. Debian é muito massa.
Querendo fazer essa mesma migração
Ótimo vídeo.
Fiquei igual ao Sebastian na hora da pergunta.
Esse lance de lançar uma versão a cada 2 anos com suporte para 4 anos, soa muito como o Steve Jobs falando do Next: "estamos demorando 3 anos para desenvolver um computador que durará pelo menos 5 anos."
E todo esse processo de desenvolvimento soa muito como as metodologias ágeis e processos de design que encontramos por aí.
Pra mim, como designer, transmite muita confiança. De que o produto é feito com cuidados nos detalhes.
Acho que essa é a deixa pra testar essa distro! Hahahahaha
Conteúdo ótimo como sempre!
XGH não existe no Debian. Ponto positivo !
não é não, o Steve Jobs quer te fazer trocar o tempo todo, o Debian quer que seu servidor linux fique 6 anos sem problema. Mas mais cedo ou mais tarde a segurança cobra seu preço....
Por isso tem a Oldstable, não citada porque fora os fãs incondicionais como eu, ninguém quer saber.
Excelente Distro! Já que estamos falando de distros dos primórdios do Linux, o que acha de fazer um vídeo sobre o Slackware?
Sábias palavras e sugestão.
Dio faz um vídeo de opções ao Microsoft PowerBI para Linux, igual vc fez com a Adobe
Eu usava Mint e estava tudo ótimo mas decidi mudar então eu e um amigo abraçamos o Debian. No começo torci um pouco o bico pela forma diferente que se mexe no Debian mas confesso que depois que acostumei e percebi como é funcional e fluído não pretendo sair do Debian tão cedo. É incrível como pouco é muito. E o Debian mostra isso com perfeição.
Excelente seu comentário depois estude sobre Terry Davis o gênio que fala esta frase genial: O idiota admira a complexidade, mas o gênio admira a simplicidade.
Estou usando o Debian 11, e simplesmente funciona sem problemas. Adicionei o flathub e instalei o pop-icon-theme (simplesmente estética, pq não gosto do adwaita padrão). Por enquanto não senti falta de nenhuma característica de distros mais "atualizadas".
Excelente analogia, Dio! Obrigado pelo conteúdo :)
Passei por muitos sistemas operacionais, desde Windows até várias distros Linux, me encontrei no Debian 9 desde seu lançamento, uso até hoje sem nenhum problema e nem sinto necessidade de atualização, nunca me dá problema e faz tudo que preciso, e preciso de bastante coisa como usuário avançado. A dica que dou é que ao instalar procurem a ISO nonfree, o sistema original não contempla alguns drivers proprietários, de tão bom que é, mas como compramos gatos por lebre, ao comprarmos um notebook por exemplo o fabricante inclui um dispositivo que tem o drive proprietário de código fechado, então o Debian em sua versão padrão não contempla tal driver, mas para não ser o fim da linha alguns utilizadores incluem esses drivers proprietários em uma ISO do Debian chamada de nonfree, se seu dispositivo não é realmente seu aconselho usar a versão nonfree do Debian que fará funcionar tudo certinho.
Um bom resumo do que é o Debian e uma excelente homenagem aos desenvolvedores do Debian, praticamente um Odin, o verdadeiro pai de todos.
Logo depois do lançamento é muito vantagem usar ela, pra é ESTÁVEL e tem muitas novidades dos ambientes gráficos, daí depois de um ano começa a usar o Testing tem quase as mesmas novidades de outras distros e muitas vezes mais seguro que elas, como bem dito o que realmente diferencia são as facilidades criadas por outras distros quase como um plugin que facilita o uso.
Exatamente! Procedo desta mesma forma
Foi e é a primeira distro que comecei no Linux depois de excluir o ruindows. Hoje uso a testing (bookworm), e flatpaks e o kernel 5.13 e funciona muito bem.
Acha que a minha primeira foi Fedora, mas Debian foi a que predominou durante toda a faculdade. Depois disso a propaganda da estabilidade deixou de convencer porque deixou de ser uma estabilidade útil ou necessária.
Primeira que eu testei foi o Ubuntu há bastante tempo atrás (primeira vez que o Unity apareceu se não me engano), depois testei o Elementary (e não gostei na época), depois fui pro Debian KDE e não gostei, depois voltei pro Ubuntu, e agora estou no Pop!_OS. Infelizmente o Debian não é pra mim.
Muito legal esse vídeo. Realmente a primeira coisa que a gente pensa sobre o Debian é a inegável estabilidade.
No meu notebook Full AMD só instalou com o nonfree, mas mesmo assim faz 4 semanas de uso e não tenho do que reclamar, usando uns flatpak pra programas de minha necessidade, e o que pode ser pacote mais antigo uso do proprietário repositório.
Ótimo vídeo estava na hora o/
Esse vídeo além de explicar como o Debian funciona também acaba trazendo uma bela sugestão de workflow para quem trabalha com textos.
E surpreendeu as informações sobre o Debian presentes aqui no início do vídeo. Só um detalhe, não existe versão RC congelada e o testing continua recebendo atualizações. Utilizo o testing a anos. Mas fases de congelamento o testing praticamente para de receber atualizações. Somente correções de bugs como você mencionou. Somente depois do lançamento que o testing volta a receber novas versões dos programas. Falou.
Sim, o congelamento também ocorre no Testing e no Sid.
0:16 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK GO sebastian, video top!
Comecei com o Debian lá pros anos 2000, já sai e voltei umas 10 vezes kkk, já perdi a conta de quantas vezes me peguei dando um "apt-get install" em distros baseadas em RPM
@@tayroni bem lembrado, já tinha me esquecido, tive o 5 caixa grande e manual impresso em formato livro, uma pena ter passado pra frente.
Usei por um periodo e super recomendo...simplesmente completo.
Melhor vídeo que já vi ,sobre o Debian dos últimos anos!!!
E olha que você é o cara "Dio" do nicho por aqui... TOP...
Grande video Dio, sabe um sistema que me surpreendeu com a tal da estabilidade: Gentoo. Eu instalei e fiquei um pouco assustado nessas source based distros, mas eu consegui configurar tudo, Optimus. Acho que vou pegar um desktop com AMD e ficar com o Gentoo definitivamente.
Que vídeo sensacional. Didática do DIO cada vez melhor, parabéns!
O Linux é a oitava maravilha do mundo, e o Debian tem um cantinho especial no meu coração. :)
Uso a testing há uns 2 anos.. foi a que melhor casou com as minhas necessidades. É uma rolling mais conservadora, base .deb, compativel com quase tudo, etc. A migração pro gnome 40 ta rolando aos poucos, alguns apps ja estao na 40 e o shell ta "amadurecendo". Enquanto isso o sistema nao quebra de jeito. É um pouco mais manual do que um ubuntu mas pra mim ta tudo otimo sempre. Nao descarto mudar de distro algum dia, ate pq a testing tem muitos updates, o que na base ubuntu é um pouco mais parado, bom pra quem tem conexao ruim ou nao tenha tanta vontade de atualizar com frequencia
Mano, traz um vídeo para nós sobre o Debian que está disponível lá na Windows Store.
Quando vou instalar ele da instalação completa aí quando reiniciar para em started simple desktop display manager
Excelente! Bem explicado.
Analogia sensacional, muito educativo. Parabéns!! Só faltou mencionar os nomes dos releases, baseados no Toy Story. ;-)
Excelente vídeo 💕❤️
Muito bom Dio, obrigado.
o legal é que pra quem entende um pouquinho percebeu que no começo do vídeo ele tava basicamente descrevendo oque é um software open source
Grande Sebastian 😂
Faz um comparativo entre o Joplin e o Notion, seria interessante.
Usei o debian essas 3 semanas atrás me indentifiquei mais que o ubunto e gostei do debia e muito bom rápido de mais !!! Quero até arruma uma máquina para deixar ele estalado para me aperfeiçoar
Esse é a úniuca distro que eu diria que é 100% vai sem medo... Famoso pai de todos... kkkk
Acho q tem uns 15 anos que uso o Debian. Lembro de ter passado por pelo menos dois "EOL" de versões: a 5 e a 8. E acho que vou ficar com o 10 até o final também, porque no geral não senti necessidade de nenhuma nova grande versão de nenhum aplicativo dos repositórios oficiais. Não que eu não use drivers mais novos (no caso da Nvidia, por exemplo, baixo direto do site) e programas em versões mais atuais também (nos casos do Davinci Resolve e do VSCode), mas no geral o sistema é tão redondinho que pro dia a dia é difícil competir. E eu gosto de sistemas mais espartanos, então eventualmente ter que fazer alguma configuração um pouco mais avançada não é o fim do mundo.
Debian é meu sistema do S2!! Tenho até boné - tinha camiseta, mas ela puiu com o tempo XD...
Genial, vou copiar sua explicação.... Uso desde o Potato, e nunca vi sobre esse aspecto....
Ah ainda prefiro o instalador texto... kkkk.
Nem sabia que tinha outro aspecto.
Debian na veia... muito bom o video Dio... parabens
Muito bom vídeo, obrigado Dio.
Meu sistema operacional preferido. Adoro usar o Debian com Mate.
Show de bola, ótimo vídeo
Esse video merece um like e um ♥...
Parabens a galera do Debian
Oi.
Debian é muito importante para o "universo" Linux, pois além da estabilidade, também constitui a base de muitas outras distros.
O "Sebastian" está meio perdido... hehehe
Like e excelente noite.
Bom vídeo. :)
Caraca bicho. Que vídeo. Linguagem muito boa. Parabéns.
Uma coisa que dá para fazer com o Debian é configurar o apt para usar as três vertentes dele. Basta configurar no apt.conf, a prioridade para o stable, testing e sid respectivamente.
É dessa forma que uso desde 2003, pelo menos!. Minha prioridade sempre foi a Testing. Além dessas três, ainda adiciono o repositório experimental. Tudo devidamente priorizado.
Parabéns, pela explicação! ... 👏👏👏
Que bom seria se houvesse LoL nativo pra Linux e eu pudesse voltar pra esse maravilhoso sistema.
Por enquanto continuo usando Debian nos servidores e no meu tablet.
Poderia trazer as atualizações do Debian 12
Lembrando que todas as distribuições "derivadas" do Debian utilizam os repositórios SID, ou no máximo Testing, motivo principal pelo qual tem tecnologias mais novas mais rapidamente mas, em contrapartida, tendem à apresentar menores estabilidade e compatibilidade. O projeto Debian também mantém separados os repositórios do que é realmente código livre e o que não é, permitindo que você possa escolher se deseja utilizar somente código livre ou adicionar algo que não seja, caso você deseje.
Ahh, e para quem não notou o nome das versões do Debian são de personagens de Toy Stoy (inclusive o discreto "cavanhaque" do Buzz Lightyear é o símbolo do Debian invertido).
Debian é bom demais! ;-)
Só gostaria de saber como posso instalar o idm manager que até comprei ele mas não sei como instalar no debian 12 gnome
Que pacote office é esse? Esse Sebastian é engraçado. Tem horas que me identifico com ele. Rssss
Parece ser o Only Office, mas vale ressaltar que ele foi personalizado.
Nossa, o debian é exatamente lindo, me senti vendo aqueles filmes que você não dá nada pro cara e ele te surpreende. O debian é muito mais do que eu pensava e estou lisonjeado de poder conhecer essa história dele. Muito obrigado Dio, muito obrigado Debian.( Partiu testar uma distro debian kkk)
Ótimo vídeo Dio! Tenho sempre dificuldades de instalar o Debian devido a instalação de drivers proprietários, principalmente o drive de vídeo. Sabe porque esse restrição com os drives proprietários?
Por serem proprietários justamente. Use o Debian non-free que provavelmente você não terá os mesmos problemas, é uma iso não oficial, à parte.
@@Diolinux show, vou testar aqui! Obrigado pela dica! 🙏️
Meu Lenovo "morreu" para a Microsft no Win7. Com Debian 11 e LXDE continuo usando até hoje para webdesign.
Eu tenho 2 computadores: O meu daily-driver. que roda debian testing, e um thinkpad x230 (100% open-source) para distro hopping (agora rodo o kiss linux, recomendo, apesar de ser uma dor de cabeca ao instalar). Debian e top para maquinas de trabalho.
Dio, faz mais vídeos sobre window managers como aquele do i3. Gostaria de ver o uso do xmonad :)
instalei o debian em dual boot, iniciei uma vez, na segunda já não reconheceu mais o boot kkkkkkk só ia pra tela de grub.
e olha que eu particionei certinho, fiz partição /boot e /efi, /home... tive que fazer isso manualmente pelo grub lkkkkk depois de iniciar por lá, eu dei um sudo update-grub na partição /boot e voaalaaaa, sistema funcionando novamente como o esperado.
e claro, eu instalei o kde-plasma como ambiente.
e posso dizer, sistema é liso, performa muito bem. é simples e fácil de se usar.
Viajo no seu monitor, qual o modelo?
ruclips.net/video/-shvEwDdpP0/видео.html
@@A.Salustiano Obrigado amigo.
Fui trolado antes do lançamento do Debian 11 montei um servidor de arquivos e ssh com o Debian 10, agora vou ficar no 10, mas vou testar o 11 em uma VM
Sebastião 🤣❤️❤️❤️👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 voltou kkk
Porque não consigo mais acessar o computador de depois de fazer upgrade do Debian? A tela fica preta e não abre nada, não sei mais o que fazer. Alguém pode ajudar?
Olá pinguins.
O Debian 11 aqui, conecta na internet, mas aparece o desenho de desconectado no painel do Cinnamon . Alguém sabe como resolver isso ?
Vlw
Meu Linux tá pedindo atualização do so, quando clica atualizar não atualiza
Debian para um PC de escritorio e uso basico fica legal? A config do PC é 2 GB RAM pentium Dualcore 3.0
Que vídeo massa !!!!
Um dúvida que não tem tanta relação com o conteúdo do vídeo: no Debian 11, o problema de reconhecimento das placas de rede wireless foi resolvido ou persiste?
Siempre descarga la ISO de Debian "non-free including firmware" (11.0.0-live+nonfree)
Eu comecei no Debian, foi a distro que abriu as portas para mim no mundo Linux e OpenSource.
Bom dia Dio. Acha uma boa começar no mundo Linux pelo Debian?
Caros Colegas,
Eu uso Linux no desktop desde 2011. Migrei do Ubuntu Mate 18.04 para o Debian 10 com Mate Desktop em 2019 e não me arrependi.
Eu uso um notebook com o Debian 10 em dual boot com o Windows 10 e parece que tenho 2 computadores diferentes.
O note funciona muito mais fluido e rápido com o Debian do que com o Windows.
Aonde eu consigo minerar DioCoins?
Pelo menos o open tem versão que não se altera. Não é o mutante do Windows.
Vida longa ao debian!
Sid-Desenvolvimento, testing-homologação, stable produção.
E ainda tem o experimental que é "um nível acima" do sid/unstable
Notebook i3 Lenovo , estou em dúvida zorin core ou Ubuntu e tem como fazer via pendrive???
Bom saber...
Como sei qual imagem do Debian devo baixar pro meu pc?
Debian Linux foi a solução que achei para o meu velho desktop Dell, que estava jogado num canto com o Windows 7 instalado.
Revendo detalhes, nunca consegui usar fonte Arial no Linux como no exemplo do vídeo.
Pq o desempenho melhorou tanto da versão 10 para 11?
GNOME novo, kernel novo, drivers novos, etc.
Eu não sei o que tá acontecendo toda distro que tento usar baseada ou no Ubuntu ou no Debian tá cheia de pacotes quebrados e toda bugada
Debian e qualquer distro Linux são fantásticas!! Porém não consigo usá-las como sistema padrão no meu workflow.😐
Debian é tão bom que consegui instalar o Debian 11 em um tablet hibrido da positivo :-( ZX2030, que tinha um sofrivel Windows 10 instalado, agora roda suave com todos os hardwares funcionando, incrível
Dio, me ajuda
Comprei um notebook bem recente com um i5-1135g7, ele tem o gráfico integrado xe graphics intel
Teoricamente o suporte pra esses gráficos só foram implementados no kernel 5.11
O debian 11 usa o kernel 5.10
Como faço pra usar Debian 11 e ter suporte pra esse processador certinho?
Provavelmente você vai precisar baixar o kernel nessa versão e adicionar ele como opção no GRUB, mas se quiser evitar dor de cabeça é só ir de manjaro que lá tem uma ferramenta gráfica pra fazer troca de Kernel
@@user-jk3zk4zl8y Pois é, é que fazer isso no debian soa meio sem sentido pra mim
pq vai dar uma desequilibrada com relação a estar com pacotes mais estáveis e toda essa filosofia do debian
@Thiago Entendi. Tinha visto algo sobre mas não tinha ficado muito claro. Ajudou pra caramba, valeu!!
Cara, também estou com um notebook com esse mesmo processador e passei pelo mesmo problema, fui pro Zorin temporariamente mas já quero voltar para o Debian, acho que vou testar o que o Thiago mandou hehehe
Acho que o pessoal já explicou, mas talvez usar o Debian Testing possa trazer já de largada o kernel que você precisa.
Pretendo voltar para o Debian depois de usar o Ubuntu desde as primeiras versões. Mas a única barreira, até então, é driver da Nvidia com Secure boot ativado, principalmente por eu precisar de dual boot e em breve devo atualizar o Windows 10 para 11 e esse exige esse recurso ativado.
Chato isso. Só consigo usar o drive com o secure boot no Ubuntu.
O openSuse diz que dá para fazer mais eu não consegui. No fedora e no openSuse da o boot mas não consigo rodar o driver proprietário com o secure boot.
Debian é mais estável que o windows.
É simplesmente fantástico!
😉
Mas cara, até a atual verdão em testes do GNOME 41 é mais estável que o Windows
Até o POP OS é mais estável com o Windows, se um dia houver LoL nativo pro Linux eu abandono de vez o Windows.
Comparar com o Ruindows, já é covardia... ;-)
Questão de API e meio difícil... O Windows tem APIs de versões antigas, diferente da maioria das distros... Então o Windows e bem superior no quesito de estabilidade de API
O problema que a maioria vê estabilidade somente como funcionamento... Que e totalmente diferente
Show de bola dmais
Quando fiquei órfão do Ubuntu após o 18.04 o debian foi a melhor opção, melhor versão gnome-shell com wayland bem maduro no meu notebook.
Uma coisa bacana a ser mencionados sobre o Debian é que ele é uma das distros com mais pacotes.
Ou seja: o processo de depuração de versões de softwares não impede a variedade deles; em vez disso oferece uma base sólida para a inovação.
Diolinux, ótimo vídeo! Poderia me passar uma informação? qual aplicativo vc me sugere para monitorar a temperatura da memoria da GPU NVIDIA no Ubuntu via shell? grato !!
Agradeceria muito um video ensinando como instalar o driver amd no sistema Ubuntu 21.04, estou com uma placa de video R9280X e sem sucesso até o momento na instalação.
Desculpa a ignorância, mas qual a Debian testing se enquadra em qual Debian, 9,10,11?
O Debian é incrível mesmo, mas a partir de certa época, o Debian 10 começou a dar uns paus em meu computador, como se os pentes de memória estivessem com problemas. Dava uns piripaques e a tela ficava verde, só voltando ao normal quando eu tirava os pentes e trocava eles de lugar.
Ainda bem que com a versão 11, isso não ocorre.
Fora isso, acho que só travou uma vez em anos de uso.
Não consigo fazer gravação de tela com áudio no meu Debian
Pra Servidor, o Debian é o que o CentOS era antes da Red Hat limitar o Projeto..Estável e confiavel