@@Diolinux uma outra forma que pensava ser formada o nome Diolinux, seria uma junção da palavra "Dio" e linux traduzida como "Deus do Linux" (em italiano), pq tu é o cara e entende muito 😂 😂 😂
Dois monstro em um video, cara pra mim a barreira do Linux é os software que só tem compatibilidade com win. Assim, comparando SO, sou muito mais meu Debian do q o Win, mas nele não consigo usar o Sony Vegas, ai substitui pelo DaVince, não consigo jogar todos os jogos da Steam, pois alguns é exclusivo win não tem photoshop não da pra usar software dos devices (placa-mãe, mouse, etc), pois só tem exe Algumas coisas da pra usar no PlayOnLinux, mas nem tudo, e as vezes um excel faz mais falta do que o proprio win sabe
Com o crescimento dos web apps, muitos aplicativos self-hosted estão se tornando obsoletos. Atualmente, plataformas como Canva, Capcut, Netflix, Inshot e centenas de outros já dominam seus mercados como web apps, e a tendência é que outros setores sigam o mesmo caminho (vide OpenAI e diversas outras ferramentas de IA e serviços). Essa abordagem permite aos desenvolvedores lançarem atualizações de forma massiva e segura, praticamente eliminando o risco de pirataria. Para quem realiza atividades cotidianas, vejo cada vez menos razões para não migrar para o Linux - exceto em um aspecto específico: jogos.
Quem faz um bom uso desses web apps é o Chrome os, estou testando o Chrome os flex em um notebook antigo pra caramba e vejo que ele funciona muito bem com esse sistema já que o notebook é velho, não serve pra mais nada além de fazer trabalhos, ver filme e usar a Net.
@@rafashz Cara, os web apps são o futuro. Tem um ou outro cavalo véio de guerra que ainda fica preso a paradigmas, de que o raiz tem que o usar o software de 10 anos atrás pra desempenhar suas funções (muitas vezes, softwares que nem atualizações recebem mais). Conheço designer gráfico que fatura 50k por mês usando o Canva, e detalhe: se você der qualquer design feito em Adobe, ele replica exatamente igual utilizando o Canva. Programadores usando IA pra codar e conseguem adiantar 70% do trabalho, enquanto programadores "raiz" gastam 5x mais tempo pra entregar o mesmo resultado. O universo da tecnologia se atualiza e muitas pessoas preferem ficar presas ao passado.
meu PC é justamente pra jogos e eu também trabalho fazendo jogos, e a engine que eu uso pra fazer atualmente não permite o jogo rodar em Linux por causa do Anti Cheat 👍
Conhecimento e a didática do Dio é ímpar. Cara fenomenal. Que o Linux e toda suas referências se tornem populares a ponto de cada pessoa souber que a opção existe e sempre existiu, escolha quem quer.
O problema é querer fazer igual ao Windows, o Linux e o MacOS são sistemas diferentes, cada um tem suas diferenças. Muitos dos softwares que tem para o Windows tem outros similares para os outros sistemas operacionais, basta pesquisar antes. Eu uso tanto o Windows quanto o Linux, tem muitas coisas no Linux é muito mais fácil do que no Windows, e questão de adaptação.
Fico feliz que alguém como o MW esteja tocando no assunto do Linux. Comecei a usar tem 1 ano e desde então não largo mais. Tenho um setup humilde (xeon 2690 v4 e rx 580 chinesa) e já zerei muitos jogos AAA (god of war, red dead 2, spider man etc) sem problemas e com performance até melhor que o windows em alguns jogos. Questão de usabilidade, uso OpenSUSE Tumbleweed com KDE Plasma e é basicamente como usar o windows, só que melhor, quase nunca preciso abrir terminal e usar linha de comando. Atualmente só mantenho windows no trabalho por causa do office e para testar os apps que desenvolvemos para desktop.
@@fly5955 acho que metade dos jogos não roda direito no linux, se tu quiser jogar precisa fazer gambiara o que faz os jogos ficarem mais pesados do que no windows. Os próprios softwares das placas de video são horríveis ou inexistentes.... Já que nem trabalho mais com nada de TI se tornou um sistema inútil pro meu dia a dia
@@rafael-vettore Isso não é verdade, pelo menos não mais tem uns anos. mais de 90% dos jogos rodam de boassa no linux sem precisar fazer gambiarra pra jogar. Basicamente baixou, jogou, igual no windows. Só jogos competitivos com kernel anticheat (fortnite, lol, valorant etc) q n rodam (alguns rodam como Genshin Impact e ZZZ) mas em maioria por descaso da desenvolvedora msm. Desde q a Valve começou os esforços com o Proton as coisas melhoraram MUITO e só melhoram a cada dia. Sobre driver de placa de vídeo, isso só se aplica se for NVidia pq AMD e Intel tem suporte nativo e integrado no sistema, nem de driver vc precisa instalar. NVidia é fechado e proprietário então acaba que o suporte é limitado, mas hj em dia a situação é mt estável e bem de boa até, n bate o Windows mas é tranquilo.
@@fly5955 a maioria da biblioteca steam roda no linux, os que não rodam são somente jogos com ANTI CHEATS , mas tem exceções anti cheats como o EAC já funcionam perfeitamente no linux
@@rafael-vettore negativo, a maioria da biblioteca steam já roda em linux, e segundo a valve o objetivo é fazer toda biblioteca rodar perfeitamente em linux até 2028 (supostamente com o lançamento oficial do STEAM OS como distro PC )
Show que vídeo massa, queria ver mais vídeos assim, aqui no RUclips debatendo sobre o mundo Linux e Windows, ainda mais com as duas lendas, Miguel e Dio e usuários dos dois sistemas. Parabéns Miguel e Dio, sucesso para vocês e um forte abraço.
O Dio #diolinux é o Cara! Fala miguelito. Acho que a grande popularização da Microsoft, aconteceu aqui no Brasil. Devido aos cursinhos de Informática, que tinham lá em meados da década de 90. Pois quem tinha PC nesta época, queria aprender a "fuçar" seu PC. Acabava se inscrevendo num curso destes! E nestas escolas geralmente o que era ensinado? Pacote Microsoft.
O ideal, para quem está a começar em Linux, vindo do Windows, é a distro (distribuição = versão) Linux Mint. Tem uma interface gráfica muito semelhante ao Windows. É até possível usar o PC com Linux Mint, sem sequer abrir um terminar ou introduzir qualquer comando. Mas mesmo os comandos dos terminais, há muitos que são simples e que fazem uma série de operações básicas importantes. Além disso, há centenas ou milhares de sites, blogues e páginas com tutoriais simples para se fazer de tudo no Linux, especificando cada comando a ser introduzido numa determinada operação. O ideal também, é manter um sistema dual-boot no PC com Windows e com o Linux Mint. É preciso aprender um pouco para fazer isso, e provavelmente o usuário comum não está para isso. Talvez a parte mais "negativa" ou chata do Linux, é que pode não ter aquele programa específico que nós usamos diariamente no Windows e ao qual estamos muito habituados. Apesar de haver programas emuladores que permitem instalar e correr programas do Windows no Linux, como o "Bottles" ou o "Wine", se o programa em questão for um pouco mais complexo, ele pura e simplesmente não roda. Comigo foi o tradutor "DeepL" (que é o melhor para tradução em português de Portugal e que pode ser usado dentro de qualquer aplicação ou programa). Claro que poderia usar o site do DeepL, mas perderia a funcionalidade prática de interação com outros programas de forma direta. E outro programa que gosto de usar e que não corre no Linux, é o gereciador e explorador de ficheiros "XYplorer". Mas a Microsoft é de tal forma abusiva e intrusiva (com imensos problemas de privacidade) que eu tento usar ao mínimo. Já para não falar no descanso que é ter programas gratuitos e de código aberto (o que permite que sejam inspecionados por quem sabe e que mantenham a sua integridade, qualidade e segurança). Nós, seres humanos, somos animais de hábitos. Custa-nos imenso deixar de fazer as mesmas coisas e práticas a que estamos habituados, para abraçar novos práticas. Somos muito comodistas... Penso que isso também é um dos principais fatores para não haver muito mais pessoas a abandonarem o Windows e a passarem para um Linux.
Gosto do Mint, mas acho o Zorin OS mais amigável para quem usa o Windows. Tanto o visual é mais semelhante, como ele é mais simples e direto: só tem uma versão, é entrar no site, baixar e instalar. Já no Linux Mint a pessoa vai baixar e de cara já precisa escolher qual ambiente gráfico vai optar, se é o Cinnamon, o Xfce ou o Mate (aí já começam as dúvidas pra quem não sabe de nada).
@@iagomorandi6543 Bom dia. não estou te atacando não, mas seu comentário está errado. o linux mint é umas das distribuição linux mais usada no mundo... ficando atrás só do ubuntu. O mesmo lembra muito na parte de uso o Windows xp e 7.
Que conteúdo massa. Eu acompanho os dois canais a bastante tempo, e está muito legal, principalmente porque suas perguntas são bastante pertinentes. A forma de explicar do Dio é muito legal,. Parabéns aos Dois pelos vídeos.
Popularidade do Linux quanto a sistema operacional para Servidores está muito relacionado a popularização da Internet como foi mencionado na entrevista. Na época havia opções Unix-Like como Solaris, AIX, SCO entre outros, porém muitas vezes eram caros e ou específicos do fabricante do Hardware. O Linux além de ser agnóstico a Hardware e gratuito ainda trazia uma cesta de aplicativos e serviços que permitia subir um servidor Web, Proxy, DNS, Sendmail entre outros de forma muito rápida e relativamente fácil.
Linux é um caso parecido com os Android mais antigos. Quem usa iphone tem uma visão do Android de antes, ou seja, usou um Galaxy Y em 2011 e nunca mais usou Android e nem viu a evolução (sempre usei Android e sim, até os Android KitKat 4.4 travava muito em celulares mais básicos e até em intermediários), aí foi pro iphone e manteve essa visão até hoje, não dando uma nova chance aos Android. No caso do Linux é parecido pois essas pessoas que não gostaram utilizaram alguma distro e provavelmente só teveram dor de cabeça, assim tendo até hoje essa visão de um sistema difícil e complicado e consequentemente preferindo não ficar de cabeça quente com esse sistema e se acomodando na facilidade do Windows. As vezes o problema pode ter sido a distro e a pessoa só testou uma, não gostou e acabou julgando todas as outras, e as vezes a pessoa nem sabia que tinha mais de um sistema totalmente diferentes pra testar, acho que muita gente enxerga o Linux como a única distro que ela usou. Eu por exemplo, quebrei a cabeça com o Lubuntu, acho que eu quebrei o sistema ou algo assim já que não estava mais conseguindo instalar nenhum pacote e desisti do linux, depois de um tempo pesquisando achei o Mint e ele é justamente o que eu procurava, fácil de mexer como o Windows é, só que bem mais leve.
A sua opinião foi a melhor resposta, realmente a maioria pensa q Linux se resume a Terminal, e a solução para os programas foi a criação das Lojas de Apps e hj os pacotes diferentes do Sistema para não acontecer quebras. Eu uso o Fedora e o Sistema usa o antigo RPM, más os programas são na maioria Flatpak e instalados escondidos na pasta do Usuário garantindo 100% não quebrar o sistema e não preciso usar o Terminal pra nada.
Me identifiquei muito com o seu comentário. Tentei usar Linux ano passado através do Fedora, porém tive diversas dores de cabeça por não saber coisas basicas como instalar um programa e até navegar pelo sistema já que o Gnome possuí uma interface bem distinta, me fazendo voltar para o Windows, mas nesse último mês eu voltei a mexer no Fedora e surpreendentemente a experiência tem sido bem mais suave.
@@uret2Onde que é fácil?? Não é fácil, muito menos prático. Por que vou usar um tar -xvf nome_do_arquivo, se posso usar um clique com o botão direito e apertar em extrair??
Estou nos 7 minutos ainda. Já usei bastante o Linux em várias distros, mas minha barreira para uma migração definitiva é exatamente o fato de fazer uso de alguns programas como Sony Vegas e Photoshop e nunca ter tido paciência para contornar as incompatibilidades do Linux ou explorar outros programas similares de código aberto. Porém, esse vídeo já está me inspirando a particionar o SSD para voltar a se aventurar nessas praias.
Olha, tem o Da vinci para edição de videos, mas para edição de imagens fica faltando mesmo, talvez usar algum app de android, eu pensei no affinity mas dai lembrei que ele é só para IOS então ficou meio tisti
No meu caso meu mesmo problema, o Davinci Resolve principalmente n funciona bem na versão gratuita para Linux, se não fosse isso já teria migrado faz tempo, o Linux funciona de forma mais fluida no Linux, fora que gosto da parte do opensource
O Deus muito obrigado que o senhor me deu a condição de ter um Windows em casa e Ubuntu na escola e um cunhado que era muito meu amigo e fez um dual e ainda me ensinou a usufruir disso (e o melhor eu só usava o Ubuntu e minha irmão mais o Win)
Podcast dos TI. Bom demais, vcs facilitando pra gte entender por trás de algo que usamos tds os dias. Eu me interesso muito por segurança da informação OPSEC... Gostei do formato.
Muito bacana, acompanho os dois canais, inclusive sou um entusiasta em testar distros Linux, gosto de fazer dual boot, pegar meus antigos notebooks e testar com diferentes distros para ver qual fica melhor e faz um hardware mais antigo ficar mais rápido e utilizável. Modificar, testar, entre outras coisas relacionadas a tecnologia é meu hobby, para esfriar a cabeça e mudar meu uso dos gadgets no dia a dia.
Acho q uma das Distros mais faceis de usar é o Big linux q foi desenvolvida por brasileiros, o zorin os, linux mint e o fedora 40. É só escolher qual mais te agrada.
eu não gosto do Mint mas estranhamente sempre que vou por linux na máquina de alguém que está começando, eu uso ele kkkk. pra quem ta chegando agora acho o melhor
O Big é realmente muito bom, aliás usei ele na versão 4.2 por volta de 2008 e estou usando a versão mais recente dele nesse momento. Também gosto do Mint, usei ele por vários anos, sempre em dual boot com Windows, assim tenho o melhor dos dois mundos.
Muito bom mesmo! Mas hoje você baixa direto no site! Na época, a internet era ruim no Brasil pra baixar arquivos grandes como as ISO! Hoje é tranquilo!
@@alessandrodicas9445 Sério? Não sabia que podíamos baixar ISO do site. IUAHiuHAIUhIUAHiuHAIuHIAUHiUHAiuHAIUhIUAhIUAHiuHAiuHAIUhIAUHAIUhIUAHiuHAiuHAIUhIUAHiuAHiuHAIUhIUAHiuHAIUhIUAHiHAUuiHAIUhIUAHiuHAIUhAIUH....
o canal do Dio me ensinou coisa p caramba, sempre vejo os vídeos dele quase q como maratona, pq aprender é fonte inesgotável de prazer...excelente vídeo Miguel, tb sigo seu canal e tou adorando suas abordagens.
Que Crossover meus amigos! Dio é um monstro, sempre explica bem demais as funcionalidades do Linux de modo simples, assim como o Miguelão! Parabéns pelo video e tomara que produzam mais vídeos esclarecedores assim .
Comecei a usar Linux na escola, com o Linux Educacional, e também tive um breve contato com o Debian em um curso na época. Mas foi em 2018 que realmente me dediquei ao sistema, e lembro que me forcei a não voltar para o Windows. Desde então, nunca mais instalei Windows em nenhum dos meus computadores. Como sou analista e desenvolvedor de sistemas, já comecei a usar o Ubuntu desde o início no meu trabalho. Hoje em dia, quase todas as empresas com as quais trabalho também utilizam Linux de alguma forma, seja como principal ou com WSL. É incrível ver como o Linux evoluiu e se tornou uma escolha sólida, tanto para o desenvolvimento quanto para o uso pessoal. É um caminho sem volta!
19:35 na facul um dos poucos serviço de um Windows Server q nós usávamos era o AD (Active Directory). Todos os outros serviços eram instalados no Debian que a anexava o AD do Windows Server.
que bela dupla, a sinceridade e honestidade das perguntas e respostas de ambos os lados é o que nos surpreende, pois quando vemos em alguns outros canais de fã-boys de determinados sistemas, desprezam o potencial dos outros... aqui isso não aconteceu, aprendi um pouco mais!
Se não fosse possível usar o windows sem uma chave original da Microsoft (aquela cara), o Linux seria bem mais difundido. Na minha opinião isso é um dos motivos da Microsoft não pegar pesado mesmo com a pirataria/chaves baratas do sistema, pra não haver a possibilidade de perder o espaço de mercado.
@@lwtechtecnologia Mas é bem por isso, se só desse pra usar o windows comprando a chave lá de mais de 800 reais, muita gente ia ser "obrigada" a usar Linux, aí ia ter menos gente no sistema dela.
@@tuliosteffen isso me lembrou uma coisa que aconteceu em uma outra área distinta kkk Eu lembro que teve uma época q eu usava o Deezer (app de música) mod Mas nesse mod não vinha a capacidade de baixar músicas, nenhum mod conseguia liberar essa função Até... O RUclips music se lançar no mercado Após isso Coincidentemente os mods mais atualizados do deezer começaram a vir com essa função liberada kkkkk
@@souza111-v6w é bem isso aí mesmo, ninguém sabe pra oq essas empresas fazem vista grossa só pra manter os usuários e não dar espaço pra concorrência crescer.
Ver dois caras que acompanho e sou fã juntos é muitxa alegria, rs. Conheci o Linux e simplesmente mudou a minha vida. Uso Proxmox e nele instalei o Jellyfin, TrueNAS, pfSense e entre outros. A distro que uso é o PopOs. Hackintosh para algumas atividades e Windows 10 para jogaderia.
Jobson, a maioria das pessoas não querem aprender e nem tem tempo, só querem mesmo é usar e ter uma boa experiência sem ter que decorar e digitar infindáveis linha de comandos! É como carro automático, quem se acostuma jamais vai querer voltar para o manual exceto certas minorias que mesmo diante dessa facilidade prazerosa, prefere a velha embreagem com o cambio manual, kkk
@@fwsbipu Hoje em dia existem Distros Linux que simplesmente não precisam fazer nada em linhas de comando, no caso usando terminal. Bastando instalar o sistema, instalar os programas que você quer apenas com cliques e usar. São muitas distros disponíveis, para a grande massa eu recomendo o uso de distros como Ubuntu, Linux Mint, e Fedora. Não são as distros que eu mais gosto, no momento estou utilizando Debian 12 com ambiente KDE que está realmente incrível. Mas fica aqui meu carinho especial para outras duas distros que tenho um grande apreço, Zorin OS e Big Linux, sendo o Big Linux uma distro Brasileira.
Excelente vídeo entre 2 ícones, sei que o comentário talvez nem seja visto, mas seria legal testar desempenho entre distro linux focada para games(montando um PC console) e entre o Windows, abraço MW, continue com esse excelente trabalho!
Месяц назад+2
Focado pra jogos o "Regata OS" foi bem legal, eu curti o "EndeavourOS" tb pela modularidade, mas uma att crashou o driver da NVIDIA então fui de Zorin (pq ja queria testa-lo)
O que você quer dizer com "primórdios", porque nesse período o Linux era bem complicado de ser usado em comparação com o Windows, inclusive parte dessa visão do Linux ser complicado vem dessa época.
1 tudo no linux é dificil... 2 os melhores programas nao tem para linux 3 todo mundo acostumou com win, para mudar para linux demora demais, e no começo é so raiva 4 DRIVER...problemao
@@LuizWEB67 tudo se resume a adaptação, minha separação foi muito fácil. Eu usava os pacotes do apache open office, Opera versao 4.5, ferramentas de chat, RSS. 90% das pessoas hoje,usam quase a mesma coisa.
Muito bom esse vídeo! Trabalho em um colégio aqui no PR, onde temos um laboratório equipado com várias máquinas dentre elas 20 pcs Dell, pelo que vi elas todas são licenciadas com windows, mas estão todas com linux! Além das mais antigas com o mesmo software! Bem na verdade terei que estudar um pouco mais esse linux! Creio que vale a pena, são 36 máquinasou seja 16 diferentes, mas creio que vai valer a pena!
Um dos melhores crossover da Internet.. fiz os cursos do DiolinuxPlay e do mw 4.0... acho que não migram pois a curva de aprendizagem eh um pouco maior em alguns quesitos. E acho que uma boa parte das pessoas não tem o costume de ler documentações. (OBS: quando escrevi este "commit" não assisti o video todo parei em 2:41...agora vou voltar para o video😊)
alguns dias atras migrei de cabeça no linux mint, sem dual boot, não consegui fazer rodar overwatch na steam. depois de muito tempo tentando com lutris, após passar por erros de download, instalação e execução, consegui rodar overwatch, mas tive que baixar um proton especifico do github, 7.34 acho, meu PC estava com +500GB por tentar fazer overwatch funcionar, também parecia que o jogo estava mais pesado que no windows. o pior que nem lembro o que fiz, passei 10h tentando iniciar overwatch e quando tentei novamente outro dia, não estava mais abrindo e não quis tentar tudo de novo. estou um pouco traumatizado, mas após voltar para o windows ontem, sinto saudade da interface do KDE plasma (wayland) e do app KDE Connect. eu precisei aprender ganhar permissões de pasta pelo terminal para instalar jogos steam em outra partição que não seja a padrão.
@@cauamachado51 linux uma escola sem fim minha primeira distro foi bodhi Linux dps ja fui para o arch ai meu amigo o filho chora e a mae não ve fiquem um bom tempo com o PopOs e dps encerrei no manjaro, pois as empresas que trabalho exige o Windows mas tenho o arch no wls super de boa kkk e ainda o nixos virtualizado pra matar a vontade de fuçar no linux...
Na minha opinião, o maior problema é incompatibilidade de programas como por exemplo as planilhas do Excel com outros programas de planilhas, veja por esse lado, você tem várias planilhas que são usadas na sua empresa feitas no Excel, em casa você tem uma distro Linux com um programa que não é compatível, aí já deu ruim. Na empresa em que trabalho por exemplo, o programa que usamos não roda no Linux e segundo o criador, não vai ser feita uma versão para Linux. Para mim esse é o maior problema, incompatibilidade de plataformas. Abraço
Uso Windows mas não tenho nada contra Linux. Já fui usuário xiita de Linux, inclusive, há uns bons mais de 10 anos. Passei a usar Windows novamente por volta de 2016. Já usei Linux no trabalho. Hoje em dia ainda uso de vez em quando. Mas sou usuário Windows e gosto do sistema. Simplesmente porque é o sistema que me atende completamente em todas as necessidades. Eu não quero sentir que estou usando um sistema operacional, como Linus Torvalds disse, o SO tem que ser invisível para o usuário. E é meio assim que eu vejo o Windows no meu dia a dia. Mas até instalei o Ubuntu via WSL recentemente para não esquecer os comandos de Linux e como operar o terminal, porque no Windows eu uso muito CMD e PowerShell também. No final das contas, um sistema é apenas um sistema, e tem que ser operacional, como o próprio nome diz. Ou seja, suprir as nossas necessidades.
@@fwsbipu Eu era moleque na época e estava começando a me profissionalizar em tecnologia, maravilhado com tudo que era novo. Acho que é natural isso. Depois eu amadureci, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.
Igual Android e Ios, sistema da maçã e maís fácil e simples de mecher, prefiro Android, e uso windows mas pretendo migrar pra Linux nunca usei mas tenho curiosidade, mas e isso.
Também cheguei neste ponto. Comecei meu aprendizado em Linux em 2005. Hoje eu utilizo o que me serve no momento conforme meu interesse pessoal. Não interessa se for distro Linux ou Windows.
Fala, pessoal! O assunto do vídeo que nossos amigos filosofaram um pouquinho foi um terror pra mim quando fui iniciar com o sistema Linux, vindo do Windows. Então, o que fiz primeiro para resolver o problema de mudança de sistemas operacionais foi instalar os sistemas Linux e suas distribuições em máquinas virtuais para testar e ver com qual eu me adaptaria melhor. Foi uma ótima solução pra mim, fica a dica. Teste e, se gostar, instale. Um forte abraço, tamo junto. E obrigado pelo vídeo @MWInformática @Diolinux!
Não se trata de não gostar de aprender ou ser leigo, se trata sim de a maioria dos usuários não ter interesse em ser usuário avançado, só necessitar de um sistema que funcione sem complexidade, sem necessidade de conhecer arquitetura de hardware ou de software, tanto que a cada distribuição lançada, mais querem se parecer com Windows....Ora, quando usamos um micro-ondas, uma tv, uma airfryer, etc. nem todos tem interesse de conhecer o seu funcionamento eletromecânico, para isso existem os técnicos, e assim espero que continue para que tenhamos sempre serviço para prestar e ganhar nosso sustento! Sou profissional de informática desde o Linux Conectiva Guarani, Windows 95 e Windows NT, e sinceramente nada tenho contra o Windows, uso para meu uso pessoal o Windows 11. Antes que perguntem...Sim, sou dinossauro da informática!
Que dupla top! Parabéns, excelente vídeo, sempre bom falar do Linux, desmistificar essa tecnologia que está presente em tudo, tvs, smartphone, iot entre outros. Parabéns 👏👏👏
Uso Linux Fedora desde 2009. Sou cientista de computação, e considero que pra trabalhar o Linux é perfeito. Pra entretenimento, o Windows é melhor. [comentário antes de assistir o vídeo]
Eu uso o Linux, mas mantenho o Windows em duall boot, porque infelizmente alguns softwares que uso, não possuem similares para Linux, que oferecem as mesmas funcionalidades, mas acredito que na medida em que o número de usuários do Linux for aumentando isso vai mudar.
@@RODRiGUES02017uso linux tbm, mas o principal pra eu manter um windows instalado é o office 365, que não funciona no wine. Felizmente 90% do que preciso consigo fazer com a versão web, mas ainda não é estável e 100% funcional.
Excelente conversa. 👏👏👏 Passou muito rápido esses 36 minutos. Muita informação importante. Desejo sucesso pra quem vai testar Linux. Tem uma comunidade bem disposta para ajudar e tirar dúvidas no que for preciso. Valeu, e long live Linux.
Você citou um ponto importante para esse cenário, jogar no Windows ainda é a pedra a ser retirada do caminho e não porque é difícil jogar no Linux, mas por conta de muitos jogos onde o anti-cheat não pode ser utilizado, já existem alguns compatíveis mas ainda é muito pouco, sem falar de alguns softwares largamente utilizados, como os da Adobe. O Dionatan mesmo utiliza o Windows para jogar e trabalha no Linux.
@@LuizWEB67 tem muitos fatores. Drivers da NVidia (que odeia o Linux), performance de vários jogos que ainda tem perdas usando o Proton, anti cheats como você falou que evitam jogos online... é muito fator ainda. Eu torço para isso melhorar, o dia que melhorar eu abandono o windows provavelmente kkkkk
Cara você pode me dizer porque programar embarcados no linux seria melhor ? Eu queria mudar pro linux, mas estava com problemas para utilizar a ide da st (stmcubeide), como tava sem tempo pra aprender voltei pro windows.
@@LuizWEB67 Dificil. Pra que as empresas de comecem a oferecer melhor suporte em Linux ele precisa estar melhor difundido. Para que o Linux fique melhor difundido, as empresas precisam oferecer melhor suporte. É literalmente um paradoxo.
Top demais Miguel. 🎉🎉🎉Agora que tu ja ta manjando de linux, só ta faltando instalar a steam na bagaça e fazer um video de games para ver quem consome menos memoria e tem o melhor desempenho. Acho que o windows vai ser o Opalão de 8 caneco kkk sera que o linux da mais FPS hehehe
quando o jogo é otimizado para linux sim, mas os que funcionam na steam através do proton, eles podem ter um fps ligeiramente menor, mas muita pouca coisa.
geralmente a performance e parecida, ou levemente melhor no Linux ou levemente melhor no Windos mas por pouca coisa de 5 fps pra menos. Porem existem algumas excessões que rodam muito melhor em um doq no outro Persona 5 por exemplo n tem os problemas de performance no Linux (e n tem versão nativa pra Linux)
alguns dias atras migrei de cabeça no linux mint, sem dual boot, não consegui fazer rodar overwatch na steam. depois de muito tempo tentando com lutris, após passar por erros de download, instalação e execução, consegui rodar overwatch, mas tive que baixar um proton especifico do github, 7.34 acho, meu PC estava com +500GB por tentar fazer overwatch funcionar, também parecia que o jogo estava mais pesado que no windows. o pior que nem lembro o que fiz, passei 10h tentando iniciar overwatch e quando tentei novamente outro dia, não estava mais abrindo e não quis tentar tudo de novo. estou um pouco traumatizado, mas após voltar para o windows ontem, sinto saudade da interface do KDE plasma (wayland) e do app KDE Connect. eu precisei aprender ganhar permissões de pasta pelo terminal para instalar jogos steam em outra partição que não seja a padrão.
Parabens por chamar o dio, tudo que sei de linux e sei muito muito muito mais de ti por conta do canal dele, e hoje o seu é o melhor de windows e hardware valeu
Para trabalhar usei 2 anos e o Linux da de 1000 a 0 no Windows ( pra quem sabe usar ), personalizável, leve e te deixa remover tudo, o único ponto negativo e os games...
11:56 tive essa experiência quando comprei meu notebook (Acer aspire 5 a515-57), comprei com Linux, veio com um tal de Guta Linux, nunca vi, e com certeza não tava finalizando, precisei adicionar os repositórios do debian na mão que o sistema veio sem repositórios, só assim pra eu poder instalar alguma coisa.
Peguei um Acer com Ryzen 5700u estes tempos também, passei pelo mesmo "problema". Este Gutta até que era "bonitinho", mas não veio nem um navegador instalado... Acabei indo para Ubuntu...
As primeiras versões do Ubuntu era ruins. Lembro que em 1999 comprei uma revista com o CD do Mandrake Linux. Na época eu usava o Windows 98 que, para instalar, precisava criar um disquete de inicialização. Quando coloquei o CD do Mandraque e iniciei o computador, ele abriu uma interface gráfica da instalação. Além disso, ele reconhecia todo o Hardware! Enquanto que no Windows 98 eu tinha uma pilha de disquetes para instalar placa de vídeo, placa de som (na época era separada), modem,..... Depois veio o Conectiva que tinha uma interface gráfica muito bonita e tinha as mesmas facilidades de instalação. Depois migrei para o Slackware que era muito chato de instalar, porém, na época estava trabalhando com servidores. Na mesma época eu usava também o Kurumin (ditro Basileira) que tinha na interface gráfica vários icones que iam desde a instalação do OpenOffice até a transformação do desktop em um servidor LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP). Enfim.....
Minha primeira experiência também foi com algum CD de revista, lembro que consegui instalar, cadastrei a senha no final da instalação tudo beleza. Aí o sistema reiniciou e me pediu um usuário, que eu não sabia qual era, só tinha cadastrado senha na instalação.... Acabei abandonando na época, e hoje sei que o tal usuário era o root. Hoje uso Ubuntu no dia a dia, só dou boot em windows raramente quando vou jogar algo no PC, o que anda raro pois ando preferindo a praticidade dos consoles.
@alidesjunior31 Tive a mesma experiência que você. O Mandrake era muito legal de instalar e reconhecia todo hardware....depois ganhei um CD do Ubuntu., eles mesmos enviaram...com o tempo o Linux melhorou muito. Basta pensar no que é o instalador calamares, super fácil de entender. Agora eu enfrento um problema que me leva lá para o tempo do Win98, os caras do Debian inventaram um tal "air-scan" para scaners. Não precisa drivers, etc, seria uma coisa do tipo "driveless". Pois é, com esta praga de air-scan, meu scaner da HP (comprei pois a HP era facilmente reconhecida no Linux) funciona e não-funciona, estilo WIN98....pior é que gosto do Debian por usar poucos recursos da máquina....estou usando o Opensuse Leap que reconhece todo meu hardware, mas é muito profissional para meu uso simplório (não jogo no PC e não sou programador)....incrível ter de voltar a rezar para fazer um scaner funcionar....pior é que acontece em todas as distros com base Debian (Mint, Bunsenlabs, Sparky, etc...)...
Tem 5 anos que migrei do windows para Linux, fiz todas a adaptações que eu precisava em relação a software e não tenho a mínima vontade e nem precisei voltar para Windows.
Gostei do conteúdo, uso Linux desde 2016, e o canal do Diolinux é a melhor "bússola" pra quem está querendo se aventura no mundo Linux, parabéns MW pelo conteúdo, e parabéns Dio por compartilhar seu conhecimento.
Linux mudou minha vida, através dele eu cresci no mercado e tive muitas oportunidades. A galera fica no Windows em questão de jogos e ferramentas da MS que os prendem mas Linux abre outros horizontes . Viva o Linux !
Antes eu só usava ferramenta da MS, depois que comecei usar o Linux, descobri muitas outras plataformas. E na questão de jogos, alguns rodam bem melhor no Linux, por se só, o Win é bem pesado
Que bela colab, Dio é uma lenda e sou inscrito no canal dele. Atualmente, uso Zorin OS nos meus computadores de trabalho (que também uso pra jogar). Apesar de gostar de tecnologia e software, sou essencialmente leigo. Já tive meus problemas com Linux, mas hoje consigo usar de forma muito estável, sem nenhum tipo de surpresa. Exitem boas distros linux pra leigo
Não é lenda coisa alguma. Só se for porque você como LEIGO fica vendo os vídeos dele por não falar inglês e porque ninguém mais faz vídeos e marketing como ele. O cara só fala bobagem e é uma piada para quem não é leigo.
@@ze7536Você tá bem, cara? Talvez você não seja uma apreciador do conteúdo do Dio, mas é inegável a contribuição colossal que ele dá para a comunidade. Lembre-se, talvez você seja experiente, mas o mundo não gira em torno de você, há muitas pessoas que precisam de um conteúdo topo de funil.
@@ze7536 Você tá bem, cara? Talvez você não seja um apreciador do conteúdo do Dio, mas é inegável a contribuição colossal que ele dá para a comunidade. Pense bem, talvez você seja experiênte, mas o mundo não se resume a você, conteúdos topo de funil são fundamentais e precedem os conteúdos técnico.
Ninguém quer aprender coisas novas, a maioria estão acostumadas a ter Windows e ele é mais fácil, por mais que não parece pra muitos ele ainda é mais fácil... E tem office que muitos precisam pra trabalhar
Não é só questão de ser mais fácil. Dá menos problemas com drives, mais compatibilidade com jogos, os softwares mais populares de mercado como o Adobe estão lá, e por ai vai...
Sério, a Microsoft vende Windows customizado. Eu já comprei, foi o melhor que eu já vi, basta saber pedir, se quiser uma consultoria entra em contato comigo. Eu acho que só comprar um computador melhor já basta. Ou então vai ver eles já melhoraram isso depois de terem falado comigo.
Exatamente o que comentei acima. Excel não é substituido por open office ou google Docs. O Mac ainda te da essa opção o Linux não. Mac OS eu gostava muito quando usava, nem sentia falta do Windows.
Eu sempre tive na minha cabeça que tinha que sair do Windows para entrar no Linux.. e não achava uma maneira.. depois que arrumei algumas maquinas notebooks e desktops antigos, peguei eles e instalei um Linux Mint, Zorin, e outros e deixei lá e fui usando.. Cara... achei a receita do bolo... O Linux está lá disponível e no meu tempo disponível trabalho nele e aprendo... e quando preciso de algo que acho que só no windoes.m volto para ele.. Realmente o Linux é muito bom.. é só pegar o jeito e descobrir como se faz e pronto.. resolvido.
E aqui no final da live, posso dizer pra vocês que são bem mais novos que eu.. eu sou de 1977... passei por várias mudanças nesta época... e posso te falar.. devemos estar sempre em mudança... muito bom...
Parabéns, conversa boa demais, e apoio uma parceria promissora entre vocês...pensem num projeto e coloquem em prática!! *OBS: Linux Mint para quem quer manter mais a experiencia Linux Zorin OS para quem quer manter mais a experiencia Windows
Muito bom vídeo. 2 feras ensinando. Diolinux é o canal referência sobre Linux no Brasil. Eu tenho no mesmo PC o Windows 10 e o Linux Mint em dual boot. Os dois são ótimos sistemas, porém o Linux é mais leve e gratuito.
O principal problema do Linux hoje é questão de software proprietário. Por exemplo, as suites office atendem o básico, mas não podemos dizer que substitui um excel em recursos. so quem usa sabe O mesmo acontece com suite Adobe e outros por aí. Jogos até rodam mas exige muita gambiarra pra fazer funcionar. Nem sempre a mesma config de um vai servir pra outro. Enfim, pelo menos pra mim é isso que impede a migração
Recentemente migrei pro linux! E estou gostando muito! Tive alguns problemas mas persisti e resolvi e isso me motivou a gostar mais ainda! Faz algum tempo que tinha o interesse de fazer a migração, mas sempre procastinava, depois de um tempo fui pesquisando muito e instalei o Mint! Agora testando outras distros!
respondendo a pergunta: Linux é bem mais complexo que Windows, além de ser bem mais desconhecido e muito menos aceito culturalmente. A pessoa que quer unicamente um pc pra jogar joguinho (Sim, por incrível que pareça nem todo mundo é um grande entusiasta de Hardware e Software, muitas pessoas só querem se divertir com o Pczinho delas), não vai ficar procurando em fórum gringo toda vez que o Linux dela dêr algum problema, ela vai simplesmente colocar um windows no pc e vida que segue.
Usei umas semanas em um pc muito antigo, ate lara deixar mais leve. Instalei usando justamente o video desse cara. Mas falta algo, algumas ferramentas do dia dia precisam ser instaladas e no fim todos estao acostumados com sistema mais intuitivo do windows.
Problema é que algumas ferramentas não funcionam no Linux de jeito nenhum como PowerBI, Outsystem, Photoshop e faltam drivers de placa de vídeo, webcam, tentei usar Linux no meu Notebook mas webcam não funcionava, driver de wifi era capenga toda hora travava, daí fica bem difícil usar.
Engraçado que agora neste momento tava procurando saber mais a fundo sobre o linux e suas versão para começa a programar e explorar algo novo, e por fim me apareceu esse vídeo kk
Eu vejo que um dos problemas é a a falta de sensibilidade a frase "TIME QUE TÁ GANHANDO NÃO SE MEXE!". Direct X, C++, .NET Framework, etc... fica complicado pra quem precisa de softwares que precisam disso. Office da Microsoft vs. Office disponível pra Linux é outra bronca. Nunca fizeram um pacote Office que atenda pessoas habituadas ao Office da Microsoft. Bagunça total entre as distribuições: Coisas que tem em uma não tem na outra. Local onde se acha algumas ferramentas muda totalmente entre as distribuições. Cada distribuição quer "reinventar a roda". Direito autoral: O que impede alguém de abrir o código e usá-lo? Fazendo um plágio da minha propriedade intelectual? No Linux, NADA. Então os desenvolvedores preferem desenvolver para Windows. E aí amigo, quem precisa de CorelDRAW, AutoCAD, Photoshop e etc. tem que usar Windows. Eu sou entusiasta do Linux, mas não sou tão tosco a ponto de achar que ele tem capacidade de substituir o Windows. Não tem! Sempre vai existir pessoas programando para ganhar dinheiro. E enquanto houver isso, existirá Windows.
você pode programar em código fechado, assim como no windows, essa desculpa não cola sabe o kega fusion emulador de mega drive ele e codigo fexado e tem gratuito para linux, se pode ter programas de codigo fexado para linux com serial pago, tem por ai, jukebox com serial etc, o que manda eo mercado se uma empresa ou pais falar "so uso linux" pronto vai ter programas arrodo seja gratuito com serial, etc.
Um dos motivos principais é a complexidade de uso - mas não do Linux em si, e sim do usuário, que tenta usar o Linux como se fosse o Windows. A pessoa começa a usar o Linux e, nos primeiros 5 minutos, já precisa abrir o terminal para instalar algo. Daí ela pensa: "Nossa, que complicado! Que comando é esse?" Só que essa situação de abrir o terminal aconteceu por decisão dela mesma. Ela trouxe essa complexidade sem sequer considerar que o processo de instalar programas no Linux pode ser diferente do Windows. Foi direto baixar pela web como faria no windows, sem conferir outras formas. No fim, adicionou uma dificuldade desnecessária, porque poderia ter usado a loja de aplicativos, algo tão fácil quanto num smartphone. Isso é o típico exemplo de tentar usar Linux como se fosse o Windows. Então muitas vezes o linux não é complicado mas os "novatos" tentam usar ele como se fosse o windows, gosto de comparar como aprender um novo idioma onde voce fica tentando achar sentido entre aquele idioma e o seu e isso muitas vezes dificulta muito mais o processo.
Quando me apresentaram o linux, em 1997, a primeira coisa que me falaram foi: "Linux não é Windows." Com essa informação na cabeça eu já sabia que teria que resolver as coisas do "jeito linux", e não procurando .exe na internet. Hoje, quando instalo linux em pc de parente, falo a mesma coisa. "Linux não é Windows. É como o teu Android é diferente de iPhone (ou o contrário)". Instalo também um teamviewer e só preciso ajudar no começo, mas logo eles se acostumam e tocam a vida sem me incomodar. Colocando um KDE, com firefox/chrome/brave/edge pré-instalado já resolve 95% da necessidade do usuário normal.
@@tewald exato, alias falando de team viewer acho que ele ficou bem ruim hoje em dia criar uma conta nele é um saco tem vários bugs disso, limite de tempo ele não reconhece sua conta google como uma conta team viewer é um parto fazer funciona KKKK. hoje prefiro anydesk
Quando entrei para a faculdade em 1998 esse sistema era tipo uma febre na época. Tinha vários "sabores". Era um tanto complicado mexer nele e o suporte de hardware era limitado. Atualmente nem sei como anda as coisas.
Obrigado pelos vídeos Miguel. Sou professor e no meu planejamento do semestre estava previsto para ontem (10/10) uma discussão com minha turma sobre sistemas operacionais. Esses 2 vídeos foram sensacionais e pude usar como exemplo (além de recomendar para que todos assistam).
Sempre foi, principalmente quem compra notebook e vem com Windows, uma porcentagem do preço do notebook alí é para a licença do Windows. No PC de messa também, no entanto, como no PC de messa muita das vezes as configurações de hardware não são fechadas e é a gente q monta, a galera não hora de instalar o sistema operacional parte logo para pirataria, pq convenhamos quem quer pagar 700 reais em uma chave original do Windows.
Se já me acostumei com o windows, pq diabos eu iria pro linux? O que ele tem de superior que compensaria o stress da adaptação? Ninguém fala exatamente, fora a segurança e gratuidade só dizem que é melhor e pronto e eu acabo interpretando como uma opção mais descolada que pratica, como comprar vinyl pra ouvir música rsrs
Não sou usuário de Linux, mas sempre me pego pensando em mudar, os motivos: Sistema mais leve, algumas mais, outras menos; sistema mais seguro, mas isso talvez pela menor quantidade de usuários; sistema menos intruso: windows cada vez mais está intrusivo, coleta de dados, propagandas, nem instalação sem internet é possível; sistema teoricamente sem validade: windows 10 na teoria era o ultimo que seria permanentemente atualizado, hoje vemos que era mentira.
A única pessoa que pode te dizer o porquê migrar pro Linux é você! Cada um tem seus motivos. Eu migrei lá em 2007 por que o Kurumin era mais rápido, mais estável e mais seguro que o Windows XP. Desde então me adaptei tão bem ao Linux que hoje em dia só uso o Windows pra coisas muito específicas como os jogos. Dá pra jogar no Linux? Até dá mas como 99,9% dos jogos são feitos pra Windows não vejo sentido em perder tempo tentando fazer um jogo funcionar em vez de reiniciar o PC e dar boot no Windows.
Vei! Muito fera! Muito legal! Um cara incrível como o Miguel, referência na área de hardware, com muita humildade tirando dúvidas de linux com o Dio, que é referência de linux.... isso dá um entusiasmo, uma euforia... se um cara incrível como o Miguel pode tirar duvidas e tratar o assunto com humildade, todo mundo pode fazer o mesmo sem se diminuir, sem ser menos do que é, inclusive o Dionatan: "Windows é ruim, Dio? -Depende"... conteúdo incrível.
Nem se compara na real. Um tem mais liberdade, comunidades que complementam o jogo (mods) e sem falar que os consoles a cada geração que ficam mais parecidos com PC. A nuvem vai atingir a grande massa um dia e quando esse dia chegar, já elvis pros consoles.
Acho perfeita a abordagem do dio em relação ao linux, ou seja, o linux é uma tecnologia que pode ser usada por quem quiser, com o propósito que quiser, sem essa dicotomia de o linux é bom e o windows é malvadão, e assim eu uso linux a bastante tempo, gosto muito da filosofia open source e tudo o mais, mas acredito que o windows tenha seu valor também e sua contribuição para a humanidade, visto que através do windows o mundo inteiro teve acesso a computadores, computação de um modo geral etc, até porque nos primórdios dos sistemas linux não era tão fácil de usar como é nos dias de hoje, isto é, so usava o sistema profissionais de TI, entusiastas e afins e o usuário doméstico não conseguiria utilizar nem em sonho, os aplicativos eram compilados pelo próprio usuário, enfim o windows foi muito importante pela facilidade de uso e ao longo do tempo só foi melhorando a interface para que fosse cada vez mais amigável. E assim mesmo a controversa estratégia do Bill Gates monopolizando o mercado, mas até isso impulsionou o sistema windows para vários nichos e naturalmente a esmagadora maioria de usuários domésticos ao redor do mundo e isso popularizou demais o sistema e por isso hoje é o sistema mais utilizado em computadores no mundo.
Crossovers e conversas tão boas, tão legais como estas, poderiam vir mais vezes... poderiam virar até, um quadro fixo do Canal!!!! Parabéns, MW e Diolinux!!!! LIKEEEEEE!
Valeu mais uma vez, Miguel! Foi uma conversa super legal! Sucesso! :)
Gostei da sua didática mano, parabéns! Ganhou mais um inscrito.
Queremos outros vídeos com essa dupla.
@@Diolinux uma outra forma que pensava ser formada o nome Diolinux, seria uma junção da palavra "Dio" e linux traduzida como "Deus do Linux" (em italiano), pq tu é o cara e entende muito 😂 😂 😂
Dois monstro em um video, cara pra mim a barreira do Linux é os software que só tem compatibilidade com win.
Assim, comparando SO, sou muito mais meu Debian do q o Win, mas nele
não consigo usar o Sony Vegas, ai substitui pelo DaVince,
não consigo jogar todos os jogos da Steam, pois alguns é exclusivo win
não tem photoshop
não da pra usar software dos devices (placa-mãe, mouse, etc), pois só tem exe
Algumas coisas da pra usar no PlayOnLinux, mas nem tudo, e as vezes um excel faz mais falta do que o proprio win sabe
Um dos melhores canais de Linux que temos no BR, me ajudou muito os videos para migrar do Windows para Linux!
Que incrível!!!! Sensacional essa colab , 2 caras que adoro assistir
Dois mestres, já usei o linux muitas vezes, mas de um ano pra cá me apaixonei pelo linux graças ao Dio.
Eu sou técnico de infra de Datacenter. O Linux chegou no Datacenter antes pelo motivo de ser substituto do Unix que era predominante na década de 90.
Comentei exatamente isso. Toda a infra nos anos 90 era montado em redes Unix
Trabalhei dando suporte ao unix na década de 90
e não tem motivos pra sair agora.
Eu também comecei a trabalhar com Mainframe Unix em 1991.
O Unix é multitarefa e roda em tempo real com isto era usado pelos mainframe e o Linux herdou muito disso mas rodando em processadores x86.
Com o crescimento dos web apps, muitos aplicativos self-hosted estão se tornando obsoletos. Atualmente, plataformas como Canva, Capcut, Netflix, Inshot e centenas de outros já dominam seus mercados como web apps, e a tendência é que outros setores sigam o mesmo caminho (vide OpenAI e diversas outras ferramentas de IA e serviços). Essa abordagem permite aos desenvolvedores lançarem atualizações de forma massiva e segura, praticamente eliminando o risco de pirataria. Para quem realiza atividades cotidianas, vejo cada vez menos razões para não migrar para o Linux - exceto em um aspecto específico: jogos.
Quem faz um bom uso desses web apps é o Chrome os, estou testando o Chrome os flex em um notebook antigo pra caramba e vejo que ele funciona muito bem com esse sistema já que o notebook é velho, não serve pra mais nada além de fazer trabalhos, ver filme e usar a Net.
@@rafashz Cara, os web apps são o futuro. Tem um ou outro cavalo véio de guerra que ainda fica preso a paradigmas, de que o raiz tem que o usar o software de 10 anos atrás pra desempenhar suas funções (muitas vezes, softwares que nem atualizações recebem mais). Conheço designer gráfico que fatura 50k por mês usando o Canva, e detalhe: se você der qualquer design feito em Adobe, ele replica exatamente igual utilizando o Canva. Programadores usando IA pra codar e conseguem adiantar 70% do trabalho, enquanto programadores "raiz" gastam 5x mais tempo pra entregar o mesmo resultado. O universo da tecnologia se atualiza e muitas pessoas preferem ficar presas ao passado.
@@rodrigoneves9627bom relato
Cara eu uso Linux e uso o lutris e o wine pra rodar jogos... Inclusive hj eu instalei o dragon ball sparking zero e rodou liso
meu PC é justamente pra jogos e eu também trabalho fazendo jogos, e a engine que eu uso pra fazer atualmente não permite o jogo rodar em Linux por causa do Anti Cheat 👍
Conhecimento e a didática do Dio é ímpar. Cara fenomenal. Que o Linux e toda suas referências se tornem populares a ponto de cada pessoa souber que a opção existe e sempre existiu, escolha quem quer.
Tentei usar várias vezes... Quando me vejo com dor de cabeça tentando fazer gambiarra pra algo que faria no windows em 2 cliques, aí volto...🎉🎉🎉
por issso que existe a INTELIGENCIA ARTIFICIAL e a ARTIFICIAL INTELIGENCIA
ja tentou fedora 40? e muito bom e facil
fora o Marketing , nós brasileiros via Hollywood fomos treinados pra acreditar q os AMERICANOS sao os mocinhos
ja tentou o linux mint? é simplesmente IGUAL ao windows
O problema é querer fazer igual ao Windows, o Linux e o MacOS são sistemas diferentes, cada um tem suas diferenças. Muitos dos softwares que tem para o Windows tem outros similares para os outros sistemas operacionais, basta pesquisar antes. Eu uso tanto o Windows quanto o Linux, tem muitas coisas no Linux é muito mais fácil do que no Windows, e questão de adaptação.
Fico feliz que alguém como o MW esteja tocando no assunto do Linux. Comecei a usar tem 1 ano e desde então não largo mais. Tenho um setup humilde (xeon 2690 v4 e rx 580 chinesa) e já zerei muitos jogos AAA (god of war, red dead 2, spider man etc) sem problemas e com performance até melhor que o windows em alguns jogos. Questão de usabilidade, uso OpenSUSE Tumbleweed com KDE Plasma e é basicamente como usar o windows, só que melhor, quase nunca preciso abrir terminal e usar linha de comando. Atualmente só mantenho windows no trabalho por causa do office e para testar os apps que desenvolvemos para desktop.
Sempre tive vontade de migrar para o linux,mas fico com com receio com muitos jogos, tipo falam que o call off duty não abre no linux
@@fly5955 acho que metade dos jogos não roda direito no linux, se tu quiser jogar precisa fazer gambiara o que faz os jogos ficarem mais pesados do que no windows. Os próprios softwares das placas de video são horríveis ou inexistentes.... Já que nem trabalho mais com nada de TI se tornou um sistema inútil pro meu dia a dia
@@rafael-vettore Isso não é verdade, pelo menos não mais tem uns anos. mais de 90% dos jogos rodam de boassa no linux sem precisar fazer gambiarra pra jogar. Basicamente baixou, jogou, igual no windows. Só jogos competitivos com kernel anticheat (fortnite, lol, valorant etc) q n rodam (alguns rodam como Genshin Impact e ZZZ) mas em maioria por descaso da desenvolvedora msm. Desde q a Valve começou os esforços com o Proton as coisas melhoraram MUITO e só melhoram a cada dia.
Sobre driver de placa de vídeo, isso só se aplica se for NVidia pq AMD e Intel tem suporte nativo e integrado no sistema, nem de driver vc precisa instalar. NVidia é fechado e proprietário então acaba que o suporte é limitado, mas hj em dia a situação é mt estável e bem de boa até, n bate o Windows mas é tranquilo.
@@fly5955 a maioria da biblioteca steam roda no linux, os que não rodam são somente jogos com ANTI CHEATS , mas tem exceções anti cheats como o EAC já funcionam perfeitamente no linux
@@rafael-vettore negativo, a maioria da biblioteca steam já roda em linux, e segundo a valve o objetivo é fazer toda biblioteca rodar perfeitamente em linux até 2028 (supostamente com o lançamento oficial do STEAM OS como distro PC )
MW+DIO a melhor dupla que há
Melhor que Queijo com Goiabada?
Ai tu pegou pesado @@dorganzo
Dois gaúchos.
👏👏👏👏👏
Show que vídeo massa, queria ver mais vídeos assim, aqui no RUclips debatendo sobre o mundo Linux e Windows, ainda mais com as duas lendas, Miguel e Dio e usuários dos dois sistemas. Parabéns Miguel e Dio, sucesso para vocês e um forte abraço.
O Dio #diolinux é o Cara! Fala miguelito. Acho que a grande popularização da Microsoft, aconteceu aqui no Brasil. Devido aos cursinhos de Informática, que tinham lá em meados da década de 90. Pois quem tinha PC nesta época, queria aprender a "fuçar" seu PC. Acabava se inscrevendo num curso destes! E nestas escolas geralmente o que era ensinado? Pacote Microsoft.
O ideal, para quem está a começar em Linux, vindo do Windows, é a distro (distribuição = versão) Linux Mint.
Tem uma interface gráfica muito semelhante ao Windows. É até possível usar o PC com Linux Mint, sem sequer abrir um terminar ou introduzir qualquer comando. Mas mesmo os comandos dos terminais, há muitos que são simples e que fazem uma série de operações básicas importantes.
Além disso, há centenas ou milhares de sites, blogues e páginas com tutoriais simples para se fazer de tudo no Linux, especificando cada comando a ser introduzido numa determinada operação.
O ideal também, é manter um sistema dual-boot no PC com Windows e com o Linux Mint. É preciso aprender um pouco para fazer isso, e provavelmente o usuário comum não está para isso.
Talvez a parte mais "negativa" ou chata do Linux, é que pode não ter aquele programa específico que nós usamos diariamente no Windows e ao qual estamos muito habituados. Apesar de haver programas emuladores que permitem instalar e correr programas do Windows no Linux, como o "Bottles" ou o "Wine", se o programa em questão for um pouco mais complexo, ele pura e simplesmente não roda.
Comigo foi o tradutor "DeepL" (que é o melhor para tradução em português de Portugal e que pode ser usado dentro de qualquer aplicação ou programa). Claro que poderia usar o site do DeepL, mas perderia a funcionalidade prática de interação com outros programas de forma direta. E outro programa que gosto de usar e que não corre no Linux, é o gereciador e explorador de ficheiros "XYplorer".
Mas a Microsoft é de tal forma abusiva e intrusiva (com imensos problemas de privacidade) que eu tento usar ao mínimo. Já para não falar no descanso que é ter programas gratuitos e de código aberto (o que permite que sejam inspecionados por quem sabe e que mantenham a sua integridade, qualidade e segurança).
Nós, seres humanos, somos animais de hábitos. Custa-nos imenso deixar de fazer as mesmas coisas e práticas a que estamos habituados, para abraçar novos práticas. Somos muito comodistas... Penso que isso também é um dos principais fatores para não haver muito mais pessoas a abandonarem o Windows e a passarem para um Linux.
Gosto do Mint, mas acho o Zorin OS mais amigável para quem usa o Windows. Tanto o visual é mais semelhante, como ele é mais simples e direto: só tem uma versão, é entrar no site, baixar e instalar. Já no Linux Mint a pessoa vai baixar e de cara já precisa escolher qual ambiente gráfico vai optar, se é o Cinnamon, o Xfce ou o Mate (aí já começam as dúvidas pra quem não sabe de nada).
Eu iria de Zorin, muito mais amigável e lembra muito mais o windows.
Pois, parece que o Zorin OS também é indicado para quem migra do Windows. Pessoalmente não conheço... Irei experimentar.
não sei se da para dizer que é parecido com o windows ainda, é parecido com o windows XP, muita gente hj nem lembra dele kkk, melhor msm é o Zorin
@@iagomorandi6543 Bom dia. não estou te atacando não, mas seu comentário está errado.
o linux mint é umas das distribuição linux mais usada no mundo... ficando atrás só do ubuntu.
O mesmo lembra muito na parte de uso o Windows xp e 7.
Que conteúdo massa. Eu acompanho os dois canais a bastante tempo, e está muito legal, principalmente porque suas perguntas são bastante pertinentes. A forma de explicar do Dio é muito legal,. Parabéns aos Dois pelos vídeos.
Sou Fã dos dois Canais...MW e DIOLINUX.
Me acostumei , consigo usar Linux , e Windows numa Boa...
Popularidade do Linux quanto a sistema operacional para Servidores está muito relacionado a popularização da Internet como foi mencionado na entrevista. Na época havia opções Unix-Like como Solaris, AIX, SCO entre outros, porém muitas vezes eram caros e ou específicos do fabricante do Hardware. O Linux além de ser agnóstico a Hardware e gratuito ainda trazia uma cesta de aplicativos e serviços que permitia subir um servidor Web, Proxy, DNS, Sendmail entre outros de forma muito rápida e relativamente fácil.
Gostaria de parabenizá-los por esse bate papo, muito elucidativo. Obrigado
Linux é um caso parecido com os Android mais antigos.
Quem usa iphone tem uma visão do Android de antes, ou seja, usou um Galaxy Y em 2011 e nunca mais usou Android e nem viu a evolução (sempre usei Android e sim, até os Android KitKat 4.4 travava muito em celulares mais básicos e até em intermediários), aí foi pro iphone e manteve essa visão até hoje, não dando uma nova chance aos Android.
No caso do Linux é parecido pois essas pessoas que não gostaram utilizaram alguma distro e provavelmente só teveram dor de cabeça, assim tendo até hoje essa visão de um sistema difícil e complicado e consequentemente preferindo não ficar de cabeça quente com esse sistema e se acomodando na facilidade do Windows. As vezes o problema pode ter sido a distro e a pessoa só testou uma, não gostou e acabou julgando todas as outras, e as vezes a pessoa nem sabia que tinha mais de um sistema totalmente diferentes pra testar, acho que muita gente enxerga o Linux como a única distro que ela usou.
Eu por exemplo, quebrei a cabeça com o Lubuntu, acho que eu quebrei o sistema ou algo assim já que não estava mais conseguindo instalar nenhum pacote e desisti do linux, depois de um tempo pesquisando achei o Mint e ele é justamente o que eu procurava, fácil de mexer como o Windows é, só que bem mais leve.
A sua opinião foi a melhor resposta, realmente a maioria pensa q Linux se resume a Terminal, e a solução para os programas foi a criação das Lojas de Apps e hj os pacotes diferentes do Sistema para não acontecer quebras. Eu uso o Fedora e o Sistema usa o antigo RPM, más os programas são na maioria Flatpak e instalados escondidos na pasta do Usuário garantindo 100% não quebrar o sistema e não preciso usar o Terminal pra nada.
Aonde que o windows é facil?
@@HearthbreackerMakemefeel Terminal é mais facil, até no windows é melhor usar terminal
Me identifiquei muito com o seu comentário. Tentei usar Linux ano passado através do Fedora, porém tive diversas dores de cabeça por não saber coisas basicas como instalar um programa e até navegar pelo sistema já que o Gnome possuí uma interface bem distinta, me fazendo voltar para o Windows, mas nesse último mês eu voltei a mexer no Fedora e surpreendentemente a experiência tem sido bem mais suave.
@@uret2Onde que é fácil?? Não é fácil, muito menos prático. Por que vou usar um tar -xvf nome_do_arquivo, se posso usar um clique com o botão direito e apertar em extrair??
Estou nos 7 minutos ainda. Já usei bastante o Linux em várias distros, mas minha barreira para uma migração definitiva é exatamente o fato de fazer uso de alguns programas como Sony Vegas e Photoshop e nunca ter tido paciência para contornar as incompatibilidades do Linux ou explorar outros programas similares de código aberto. Porém, esse vídeo já está me inspirando a particionar o SSD para voltar a se aventurar nessas praias.
Tem programas bons para crianção de conteúdo na loja do Linux (ex: Gimp )
@@Eusouaninhastudie gimp é bom, mas não é um photoshop, até na quantidade e qualidade dos plugins o photoshop é muito superior
Olha, tem o Da vinci para edição de videos, mas para edição de imagens fica faltando mesmo, talvez usar algum app de android, eu pensei no affinity mas dai lembrei que ele é só para IOS então ficou meio tisti
No meu caso meu mesmo problema, o Davinci Resolve principalmente n funciona bem na versão gratuita para Linux, se não fosse isso já teria migrado faz tempo, o Linux funciona de forma mais fluida no Linux, fora que gosto da parte do opensource
Já em edição de fotos tem o pixlr, muito semelhante ao Photoshop
O Deus muito obrigado que o senhor me deu a condição de ter um Windows em casa e Ubuntu na escola e um cunhado que era muito meu amigo e fez um dual e ainda me ensinou a usufruir disso (e o melhor eu só usava o Ubuntu e minha irmão mais o Win)
Podcast dos TI. Bom demais, vcs facilitando pra gte entender por trás de algo que usamos tds os dias. Eu me interesso muito por segurança da informação OPSEC... Gostei do formato.
Muito bacana, acompanho os dois canais, inclusive sou um entusiasta em testar distros Linux, gosto de fazer dual boot, pegar meus antigos notebooks e testar com diferentes distros para ver qual fica melhor e faz um hardware mais antigo ficar mais rápido e utilizável. Modificar, testar, entre outras coisas relacionadas a tecnologia é meu hobby, para esfriar a cabeça e mudar meu uso dos gadgets no dia a dia.
Acho q uma das Distros mais faceis de usar é o Big linux q foi desenvolvida por brasileiros, o zorin os, linux mint e o fedora 40. É só escolher qual mais te agrada.
eu não gosto do Mint mas estranhamente sempre que vou por linux na máquina de alguém que está começando, eu uso ele kkkk. pra quem ta chegando agora acho o melhor
big linux é para usuário que tem um conhecimento de linux para leigos não presta
O Big é realmente muito bom, aliás usei ele na versão 4.2 por volta de 2008 e estou usando a versão mais recente dele nesse momento. Também gosto do Mint, usei ele por vários anos, sempre em dual boot com Windows, assim tenho o melhor dos dois mundos.
Ubuntu nos enviava Cd's de instalação totalmente de graça! Época boa!
Muito bom mesmo! Mas hoje você baixa direto no site! Na época, a internet era ruim no Brasil pra baixar arquivos grandes como as ISO! Hoje é tranquilo!
@@alessandrodicas9445 Sério? Não sabia que podíamos baixar ISO do site. IUAHiuHAIUhIUAHiuHAIuHIAUHiUHAiuHAIUhIUAhIUAHiuHAiuHAIUhIAUHAIUhIUAHiuHAiuHAIUhIUAHiuAHiuHAIUhIUAHiuHAIUhIUAHiHAUuiHAIUhIUAHiuHAIUhAIUH....
Ainda devo ter alguns perdidos em casa...
Eu comprava os cds em bancas de jornais .
Ainda tenho os cd's do Red Hat.....e do Mandrake....
eu uso é bom demais não volto p windows nunca mais Dio/MW muito top parabens MW por trazer essa lenda!
o canal do Dio me ensinou coisa p caramba, sempre vejo os vídeos dele quase q como maratona, pq aprender é fonte inesgotável de prazer...excelente vídeo Miguel, tb sigo seu canal e tou adorando suas abordagens.
Que Crossover meus amigos! Dio é um monstro, sempre explica bem demais as funcionalidades do Linux de modo simples, assim como o Miguelão! Parabéns pelo video e tomara que produzam mais vídeos esclarecedores assim .
Gostei bastante deste tipo de video. Por gentileza se puder continuar, agradeço.
Comecei a usar Linux na escola, com o Linux Educacional, e também tive um breve contato com o Debian em um curso na época. Mas foi em 2018 que realmente me dediquei ao sistema, e lembro que me forcei a não voltar para o Windows. Desde então, nunca mais instalei Windows em nenhum dos meus computadores.
Como sou analista e desenvolvedor de sistemas, já comecei a usar o Ubuntu desde o início no meu trabalho. Hoje em dia, quase todas as empresas com as quais trabalho também utilizam Linux de alguma forma, seja como principal ou com WSL. É incrível ver como o Linux evoluiu e se tornou uma escolha sólida, tanto para o desenvolvimento quanto para o uso pessoal. É um caminho sem volta!
19:35 na facul um dos poucos serviço de um Windows Server q nós usávamos era o AD (Active Directory). Todos os outros serviços eram instalados no Debian que a anexava o AD do Windows Server.
Independente dos comentários anteriores, foi ótimo lhe ver conversando com o Dio. Obrigado!
que bela dupla, a sinceridade e honestidade das perguntas e respostas de ambos os lados é o que nos surpreende, pois quando vemos em alguns outros canais de fã-boys de determinados sistemas, desprezam o potencial dos outros... aqui isso não aconteceu, aprendi um pouco mais!
Se não fosse possível usar o windows sem uma chave original da Microsoft (aquela cara), o Linux seria bem mais difundido. Na minha opinião isso é um dos motivos da Microsoft não pegar pesado mesmo com a pirataria/chaves baratas do sistema, pra não haver a possibilidade de perder o espaço de mercado.
Microsoft não ganha dinheiro com Windows... Ela ganha dinheiro através do Windows. São duas coisas diferentes.
@@lwtechtecnologia Mas é bem por isso, se só desse pra usar o windows comprando a chave lá de mais de 800 reais, muita gente ia ser "obrigada" a usar Linux, aí ia ter menos gente no sistema dela.
@@tuliosteffen isso me lembrou uma coisa que aconteceu em uma outra área distinta kkk
Eu lembro que teve uma época q eu usava o Deezer (app de música) mod
Mas nesse mod não vinha a capacidade de baixar músicas, nenhum mod conseguia liberar essa função
Até...
O RUclips music se lançar no mercado
Após isso
Coincidentemente os mods mais atualizados do deezer começaram a vir com essa função liberada kkkkk
@@souza111-v6w é bem isso aí mesmo, ninguém sabe pra oq essas empresas fazem vista grossa só pra manter os usuários e não dar espaço pra concorrência crescer.
Pessoal fala a mesma coisa da sony sobre o PlayStation 1 e 2, Sony deixava rolar a pirataria pra popularizar o produto, kkkkkk.
Ver dois caras que acompanho e sou fã juntos é muitxa alegria, rs. Conheci o Linux e simplesmente mudou a minha vida. Uso Proxmox e nele instalei o Jellyfin, TrueNAS, pfSense e entre outros. A distro que uso é o PopOs. Hackintosh para algumas atividades e Windows 10 para jogaderia.
Tô nessa também rsrs
Para quem gosta de aprender coisas novas sobre tecnologia, vai gostar do Linux, é um mundo diferente, a liberdade que você tem no Linux é absurda.
Jobson, a maioria das pessoas não querem aprender e nem tem tempo, só querem mesmo é usar e ter uma boa experiência sem ter que decorar e digitar infindáveis linha de comandos! É como carro automático, quem se acostuma jamais vai querer voltar para o manual exceto certas minorias que mesmo diante dessa facilidade prazerosa, prefere a velha embreagem com o cambio manual, kkk
@@fwsbipu Hoje em dia existem Distros Linux que simplesmente não precisam fazer nada em linhas de comando, no caso usando terminal. Bastando instalar o sistema, instalar os programas que você quer apenas com cliques e usar. São muitas distros disponíveis, para a grande massa eu recomendo o uso de distros como Ubuntu, Linux Mint, e Fedora. Não são as distros que eu mais gosto, no momento estou utilizando Debian 12 com ambiente KDE que está realmente incrível. Mas fica aqui meu carinho especial para outras duas distros que tenho um grande apreço, Zorin OS e Big Linux, sendo o Big Linux uma distro Brasileira.
@@fwsbipupra quem tem q.i de um chimpanzé empurrar mouse é a melhor saída.
@@alexandrelessa4042 Quem nem tu, né seu ignóbil! Kkkkk 😂
Que ofensa gratuita parece que alguém bateu muito a cabeça e precisava descontar em alguém...
A história do Unix é espetacular. Quem gosta de computação recomendo muito pesquisar sobre
Rapaz, esta foi uma colab daquelas, sensacional!!!
Vai lá também no Diolinux algum dia? Abração!!!
Excelente vídeo entre 2 ícones, sei que o comentário talvez nem seja visto, mas seria legal testar desempenho entre distro linux focada para games(montando um PC console) e entre o Windows, abraço MW, continue com esse excelente trabalho!
Focado pra jogos o "Regata OS" foi bem legal, eu curti o "EndeavourOS" tb pela modularidade, mas uma att crashou o driver da NVIDIA então fui de Zorin (pq ja queria testa-lo)
@@lucaslara4820 Diolinux já fez isso, da uma procurada
Pop Os o pessoal diz que é mt bom pra games
Esse encontro foi demais! Valeu MW ! Creio que você ainda vai usar o Linux para avaliação e desempenho das máquinas. Vai ser massa!
Isso tá ficando muito bom! Parabéns pela atitude de divulgar esse sistema que uso desse os primórdios
O que você quer dizer com "primórdios", porque nesse período o Linux era bem complicado de ser usado em comparação com o Windows, inclusive parte dessa visão do Linux ser complicado vem dessa época.
1 tudo no linux é dificil...
2 os melhores programas nao tem para linux
3 todo mundo acostumou com win, para mudar para linux demora demais, e no começo é so raiva
4 DRIVER...problemao
@@ACES-BRAZIL é linux até hoje tem esses problemas, e se não for problema de comparabilidade de jogos e software também por exemplo.
@@LuizWEB67 tudo se resume a adaptação, minha separação foi muito fácil. Eu usava os pacotes do apache open office, Opera versao 4.5, ferramentas de chat, RSS. 90% das pessoas hoje,usam quase a mesma coisa.
@@LuizWEB67 Usava uma distro que se chamava kalango Linux. Pesquisa aí
MW! Ótimo vídeo, mais vídeos assim com papo de Boleiro de hardware! O Linux e viciante, uma vez instalado já era sua vida!
Muito bom esse vídeo! Trabalho em um colégio aqui no PR, onde temos um laboratório equipado com várias máquinas dentre elas 20 pcs Dell, pelo que vi elas todas são licenciadas com windows, mas estão todas com linux! Além das mais antigas com o mesmo software! Bem na verdade terei que estudar um pouco mais esse linux! Creio que vale a pena, são 36 máquinasou seja 16 diferentes, mas creio que vai valer a pena!
Um dos melhores crossover da Internet.. fiz os cursos do DiolinuxPlay e do mw 4.0... acho que não migram pois a curva de aprendizagem eh um pouco maior em alguns quesitos. E acho que uma boa parte das pessoas não tem o costume de ler documentações. (OBS: quando escrevi este "commit" não assisti o video todo parei em 2:41...agora vou voltar para o video😊)
Concordo
alguns dias atras migrei de cabeça no linux mint, sem dual boot, não consegui fazer rodar overwatch na steam. depois de muito tempo tentando com lutris, após passar por erros de download, instalação e execução, consegui rodar overwatch, mas tive que baixar um proton especifico do github, 7.34 acho, meu PC estava com +500GB por tentar fazer overwatch funcionar, também parecia que o jogo estava mais pesado que no windows. o pior que nem lembro o que fiz, passei 10h tentando iniciar overwatch e quando tentei novamente outro dia, não estava mais abrindo e não quis tentar tudo de novo. estou um pouco traumatizado, mas após voltar para o windows ontem, sinto saudade da interface do KDE plasma (wayland) e do app KDE Connect.
eu precisei aprender ganhar permissões de pasta pelo terminal para instalar jogos steam em outra partição que não seja a padrão.
@@cauamachado51 linux uma escola sem fim minha primeira distro foi bodhi Linux dps ja fui para o arch ai meu amigo o filho chora e a mae não ve fiquem um bom tempo com o PopOs e dps encerrei no manjaro, pois as empresas que trabalho exige o Windows mas tenho o arch no wls super de boa kkk e ainda o nixos virtualizado pra matar a vontade de fuçar no linux...
2 feras e muito conteúdo valioso. Parabéns
Na minha opinião, o maior problema é incompatibilidade de programas como por exemplo as planilhas do Excel com outros programas de planilhas, veja por esse lado, você tem várias planilhas que são usadas na sua empresa feitas no Excel, em casa você tem uma distro Linux com um programa que não é compatível, aí já deu ruim. Na empresa em que trabalho por exemplo, o programa que usamos não roda no Linux e segundo o criador, não vai ser feita uma versão para Linux. Para mim esse é o maior problema, incompatibilidade de plataformas. Abraço
Uso Windows mas não tenho nada contra Linux. Já fui usuário xiita de Linux, inclusive, há uns bons mais de 10 anos. Passei a usar Windows novamente por volta de 2016. Já usei Linux no trabalho. Hoje em dia ainda uso de vez em quando. Mas sou usuário Windows e gosto do sistema. Simplesmente porque é o sistema que me atende completamente em todas as necessidades. Eu não quero sentir que estou usando um sistema operacional, como Linus Torvalds disse, o SO tem que ser invisível para o usuário. E é meio assim que eu vejo o Windows no meu dia a dia. Mas até instalei o Ubuntu via WSL recentemente para não esquecer os comandos de Linux e como operar o terminal, porque no Windows eu uso muito CMD e PowerShell também. No final das contas, um sistema é apenas um sistema, e tem que ser operacional, como o próprio nome diz. Ou seja, suprir as nossas necessidades.
@motivar, de usuário xiita de Linux retornou ao Windows? Parabéns, antes da tarde do que nunca! Eu já não tive esse problema... Kkk
@@fwsbipu Eu era moleque na época e estava começando a me profissionalizar em tecnologia, maravilhado com tudo que era novo. Acho que é natural isso. Depois eu amadureci, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.
@@adosemotivacional Isso ! Agora sim vi maturidade ! 👍🤝
Igual Android e Ios, sistema da maçã e maís fácil e simples de mecher, prefiro Android, e uso windows mas pretendo migrar pra Linux nunca usei mas tenho curiosidade, mas e isso.
Também cheguei neste ponto. Comecei meu aprendizado em Linux em 2005. Hoje eu utilizo o que me serve no momento conforme meu interesse pessoal. Não interessa se for distro Linux ou Windows.
Melhor crossover do RUclips. Papo top demais. Valeu MW!!! Valeu Dio!!! Vocês são fera demais!!
Fala, pessoal! O assunto do vídeo que nossos amigos filosofaram um pouquinho foi um terror pra mim quando fui iniciar com o sistema Linux, vindo do Windows. Então, o que fiz primeiro para resolver o problema de mudança de sistemas operacionais foi instalar os sistemas Linux e suas distribuições em máquinas virtuais para testar e ver com qual eu me adaptaria melhor. Foi uma ótima solução pra mim, fica a dica. Teste e, se gostar, instale. Um forte abraço, tamo junto. E obrigado pelo vídeo @MWInformática @Diolinux!
Lembrando que o Dio, está fazendo essa live totalmente com Linux, provavelmente com o Pop Os.
É o mínimo né bixo
n só essa live ele faz tudo sem precisar sair do pop
uauu que sensacional, faço isso fácil com meu windows kkk
@@JornadaCuriosa-zi1or 😂😂😂 exato
Não se trata de não gostar de aprender ou ser leigo, se trata sim de a maioria dos usuários não ter interesse em ser usuário avançado, só necessitar de um sistema que funcione sem complexidade, sem necessidade de conhecer arquitetura de hardware ou de software, tanto que a cada distribuição lançada, mais querem se parecer com Windows....Ora, quando usamos um micro-ondas, uma tv, uma airfryer, etc. nem todos tem interesse de conhecer o seu funcionamento eletromecânico, para isso existem os técnicos, e assim espero que continue para que tenhamos sempre serviço para prestar e ganhar nosso sustento! Sou profissional de informática desde o Linux Conectiva Guarani, Windows 95 e Windows NT, e sinceramente nada tenho contra o Windows, uso para meu uso pessoal o Windows 11. Antes que perguntem...Sim, sou dinossauro da informática!
eu to usando o Linux Mint e estou muito satisfeito!
@betatube, gostei do focinho de cachorro !
Que dupla top!
Parabéns, excelente vídeo, sempre bom falar do Linux, desmistificar essa tecnologia que está presente em tudo, tvs, smartphone, iot entre outros. Parabéns 👏👏👏
Que surpresa mais que agradável! Baita collab! Por mais conteúdos deste tipo! Parabéns mestres!
Uso Linux Fedora desde 2009. Sou cientista de computação, e considero que pra trabalhar o Linux é perfeito. Pra entretenimento, o Windows é melhor. [comentário antes de assistir o vídeo]
Mano tenho 19 anos. tava querendo fazer essa graduação. è boa mesmo gostou na epoca ?
Já uso o Linux a uns 20 anos e atualmente é muito fácil instalar e usar uma distro linux.
Por curiosidade, qual distro?
@@lawlieti Void Linux
@@sec-is7dg Sou do time "I use arch btw" =D
Eu uso o Linux, mas mantenho o Windows em duall boot, porque infelizmente alguns softwares que uso, não possuem similares para Linux, que oferecem as mesmas funcionalidades, mas acredito que na medida em que o número de usuários do Linux for aumentando isso vai mudar.
Projeto Wine no Linux resolve isso, fácil e prático
@@RODRiGUES02017Nem sempre, tipo Office 365
@@RODRiGUES02017Nem sempre.
@@RODRiGUES02017uso linux tbm, mas o principal pra eu manter um windows instalado é o office 365, que não funciona no wine. Felizmente 90% do que preciso consigo fazer com a versão web, mas ainda não é estável e 100% funcional.
@@alancorrea7045 LibreOffice e gratuito.
Dois monstros! Muito legal e espero por mais colabs assim! Assisti do começo ao fim e por mim nao teria acabado kkkkk
Abraços.
Excelente conversa. 👏👏👏
Passou muito rápido esses 36 minutos.
Muita informação importante.
Desejo sucesso pra quem vai testar Linux. Tem uma comunidade bem disposta para ajudar e tirar dúvidas no que for preciso.
Valeu, e long live Linux.
Quando todos os jogos puderem ser jogado no LINUX como se é jogado no windows , com certeza teremos um aumento gigantesco no numero de usuarios.
Eu trabalho no linux, programar no windows (principalmente sistema embarcado) é uma dor de cabeça absurda! E uso o windows a noite pra jogar e etc.
Você citou um ponto importante para esse cenário, jogar no Windows ainda é a pedra a ser retirada do caminho e não porque é difícil jogar no Linux, mas por conta de muitos jogos onde o anti-cheat não pode ser utilizado, já existem alguns compatíveis mas ainda é muito pouco, sem falar de alguns softwares largamente utilizados, como os da Adobe. O Dionatan mesmo utiliza o Windows para jogar e trabalha no Linux.
@@LuizWEB67 tem muitos fatores. Drivers da NVidia (que odeia o Linux), performance de vários jogos que ainda tem perdas usando o Proton, anti cheats como você falou que evitam jogos online... é muito fator ainda. Eu torço para isso melhorar, o dia que melhorar eu abandono o windows provavelmente kkkkk
Cara você pode me dizer porque programar embarcados no linux seria melhor ? Eu queria mudar pro linux, mas estava com problemas para utilizar a ide da st (stmcubeide), como tava sem tempo pra aprender voltei pro windows.
@@LuizWEB67 Dificil. Pra que as empresas de comecem a oferecer melhor suporte em Linux ele precisa estar melhor difundido. Para que o Linux fique melhor difundido, as empresas precisam oferecer melhor suporte. É literalmente um paradoxo.
@@Veccheteidem kkk
Top demais Miguel. 🎉🎉🎉Agora que tu ja ta manjando de linux, só ta faltando instalar a steam na bagaça e fazer um video de games para ver quem consome menos memoria e tem o melhor desempenho. Acho que o windows vai ser o Opalão de 8 caneco kkk sera que o linux da mais FPS hehehe
Boa ideia 💡
quando o jogo é otimizado para linux sim, mas os que funcionam na steam através do proton, eles podem ter um fps ligeiramente menor, mas muita pouca coisa.
geralmente a performance e parecida, ou levemente melhor no Linux ou levemente melhor no Windos mas por pouca coisa de 5 fps pra menos. Porem existem algumas excessões que rodam muito melhor em um doq no outro Persona 5 por exemplo n tem os problemas de performance no Linux (e n tem versão nativa pra Linux)
alguns dias atras migrei de cabeça no linux mint, sem dual boot, não consegui fazer rodar overwatch na steam. depois de muito tempo tentando com lutris, após passar por erros de download, instalação e execução, consegui rodar overwatch, mas tive que baixar um proton especifico do github, 7.34 acho, meu PC estava com +500GB por tentar fazer overwatch funcionar, também parecia que o jogo estava mais pesado que no windows. o pior que nem lembro o que fiz, passei 10h tentando iniciar overwatch e quando tentei novamente outro dia, não estava mais abrindo e não quis tentar tudo de novo. estou um pouco traumatizado, mas após voltar para o windows ontem, sinto saudade da interface do KDE plasma (wayland) e do app KDE Connect.
eu precisei aprender ganhar permissões de pasta pelo terminal para instalar jogos steam em outra partição que não seja a padrão.
@@cauamachado51Nossa, tu é muito doido. Mudar sem fazer dual é muito arriscado
Parabens por chamar o dio, tudo que sei de linux e sei muito muito muito mais de ti por conta do canal dele, e hoje o seu é o melhor de windows e hardware valeu
Show de bola!!! Dois "monstros" em um só vídeo. Valeu...
Tem duas coisas que me fazem permanecer no Windows:
- Os jogos
- O driver da minha impressora, que não tem a mesma qualidade no Linux.
drivers de impressoras normais e 3d são um pesadelo no linux mesmo kkkkkk, te entendo perfeitamente
Um monte de jogo funciona agora, a não ser que tenha anti-cheat direto no Kernel do Windows.
Eu jogo no Linux
@@al-Interpol usa qual distro? tava pensando em migrar pro linux mas não abro mão dos jogos piratas no windows
@@al-Interpoleu tbm kkkkk
Para trabalhar usei 2 anos e o Linux da de 1000 a 0 no Windows ( pra quem sabe usar ), personalizável, leve e te deixa remover tudo, o único ponto negativo e os games...
11:56 tive essa experiência quando comprei meu notebook (Acer aspire 5 a515-57), comprei com Linux, veio com um tal de Guta Linux, nunca vi, e com certeza não tava finalizando, precisei adicionar os repositórios do debian na mão que o sistema veio sem repositórios, só assim pra eu poder instalar alguma coisa.
Peguei um Acer com Ryzen 5700u estes tempos também, passei pelo mesmo "problema". Este Gutta até que era "bonitinho", mas não veio nem um navegador instalado... Acabei indo para Ubuntu...
É só gravar uma ISO do Mint ou Ubuntu, abrir a BIOS, selecionar o pendrive, e vida que segue
Está aí as lendas que sempre acompanhei! E é claro, estou acompanho esse vídeo do meu Mint.😁
Uma dos melhores videos do canal. Grande CrossOver. Por mais videos legais assim no canal. Bora falar “tecnês”! 🙌🏽
As primeiras versões do Ubuntu era ruins. Lembro que em 1999 comprei uma revista com o CD do Mandrake Linux. Na época eu usava o Windows 98 que, para instalar, precisava criar um disquete de inicialização. Quando coloquei o CD do Mandraque e iniciei o computador, ele abriu uma interface gráfica da instalação. Além disso, ele reconhecia todo o Hardware! Enquanto que no Windows 98 eu tinha uma pilha de disquetes para instalar placa de vídeo, placa de som (na época era separada), modem,..... Depois veio o Conectiva que tinha uma interface gráfica muito bonita e tinha as mesmas facilidades de instalação. Depois migrei para o Slackware que era muito chato de instalar, porém, na época estava trabalhando com servidores. Na mesma época eu usava também o Kurumin (ditro Basileira) que tinha na interface gráfica vários icones que iam desde a instalação do OpenOffice até a transformação do desktop em um servidor LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP). Enfim.....
Eu usava o Kurumin. Não era ruim não
Que experiência boa você teve.
Minha primeira experiência também foi com algum CD de revista, lembro que consegui instalar, cadastrei a senha no final da instalação tudo beleza. Aí o sistema reiniciou e me pediu um usuário, que eu não sabia qual era, só tinha cadastrado senha na instalação.... Acabei abandonando na época, e hoje sei que o tal usuário era o root.
Hoje uso Ubuntu no dia a dia, só dou boot em windows raramente quando vou jogar algo no PC, o que anda raro pois ando preferindo a praticidade dos consoles.
Ainda é 😅😅, acho que o pessoal tá recomendado deve ser melhor
@alidesjunior31 Tive a mesma experiência que você. O Mandrake era muito legal de instalar e reconhecia todo hardware....depois ganhei um CD do Ubuntu., eles mesmos enviaram...com o tempo o Linux melhorou muito. Basta pensar no que é o instalador calamares, super fácil de entender. Agora eu enfrento um problema que me leva lá para o tempo do Win98, os caras do Debian inventaram um tal "air-scan" para scaners. Não precisa drivers, etc, seria uma coisa do tipo "driveless". Pois é, com esta praga de air-scan, meu scaner da HP (comprei pois a HP era facilmente reconhecida no Linux) funciona e não-funciona, estilo WIN98....pior é que gosto do Debian por usar poucos recursos da máquina....estou usando o Opensuse Leap que reconhece todo meu hardware, mas é muito profissional para meu uso simplório (não jogo no PC e não sou programador)....incrível ter de voltar a rezar para fazer um scaner funcionar....pior é que acontece em todas as distros com base Debian (Mint, Bunsenlabs, Sparky, etc...)...
Tem 5 anos que migrei do windows para Linux, fiz todas a adaptações que eu precisava em relação a software e não tenho a mínima vontade e nem precisei voltar para Windows.
Gostei do conteúdo, uso Linux desde 2016, e o canal do Diolinux é a melhor "bússola" pra quem está querendo se aventura no mundo Linux, parabéns MW pelo conteúdo, e parabéns Dio por compartilhar seu conhecimento.
Linux mudou minha vida, através dele eu cresci no mercado e tive muitas oportunidades. A galera fica no Windows em questão de jogos e ferramentas da MS que os prendem mas Linux abre outros horizontes . Viva o Linux !
Antes eu só usava ferramenta da MS, depois que comecei usar o Linux, descobri muitas outras plataformas. E na questão de jogos, alguns rodam bem melhor no Linux, por se só, o Win é bem pesado
Que bom que está interessado em abrir os horizontes! Ótima participação do Dio! Parabéns ao canal!
Que bela colab, Dio é uma lenda e sou inscrito no canal dele. Atualmente, uso Zorin OS nos meus computadores de trabalho (que também uso pra jogar).
Apesar de gostar de tecnologia e software, sou essencialmente leigo. Já tive meus problemas com Linux, mas hoje consigo usar de forma muito estável, sem nenhum tipo de surpresa. Exitem boas distros linux pra leigo
Não é lenda coisa alguma. Só se for porque você como LEIGO fica vendo os vídeos dele por não falar inglês e porque ninguém mais faz vídeos e marketing como ele. O cara só fala bobagem e é uma piada para quem não é leigo.
@@ze7536 Vc tá bem, cara?
@@ze7536Você tá bem, cara? Talvez você não seja uma apreciador do conteúdo do Dio, mas é inegável a contribuição colossal que ele dá para a comunidade. Lembre-se, talvez você seja experiente, mas o mundo não gira em torno de você, há muitas pessoas que precisam de um conteúdo topo de funil.
@@ze7536 Você tá bem, cara? Talvez você não seja um apreciador do conteúdo do Dio, mas é inegável a contribuição colossal que ele dá para a comunidade. Pense bem, talvez você seja experiênte, mas o mundo não se resume a você, conteúdos topo de funil são fundamentais e precedem os conteúdos técnico.
@@ze7536cita um br melhor ai então pra nós seguirmos
Ninguém quer aprender coisas novas, a maioria estão acostumadas a ter Windows e ele é mais fácil, por mais que não parece pra muitos ele ainda é mais fácil... E tem office que muitos precisam pra trabalhar
Não é só questão de ser mais fácil. Dá menos problemas com drives, mais compatibilidade com jogos, os softwares mais populares de mercado como o Adobe estão lá, e por ai vai...
@Désiré-Ko Tem a questão do pacote Office também. Eu tenho Windows, mas uso o Libre Office que é gratuito. Mas cara, não é a mesma qualidade.
@@renatobhcity3687Eu acho o Wps office bem melhor que o da microsoft
Porque não é prático... Eu preciso de Excel com macros no dia a dia e opero na bolsa, e uso o software profit pro, simplesmente não dá pra usar Linux.
Sério, a Microsoft vende Windows customizado. Eu já comprei, foi o melhor que eu já vi, basta saber pedir, se quiser uma consultoria entra em contato comigo. Eu acho que só comprar um computador melhor já basta. Ou então vai ver eles já melhoraram isso depois de terem falado comigo.
Exatamente o que comentei acima. Excel não é substituido por open office ou google Docs. O Mac ainda te da essa opção o Linux não. Mac OS eu gostava muito quando usava, nem sentia falta do Windows.
Eu sempre tive na minha cabeça que tinha que sair do Windows para entrar no Linux.. e não achava uma maneira.. depois que arrumei algumas maquinas notebooks e desktops antigos, peguei eles e instalei um Linux Mint, Zorin, e outros e deixei lá e fui usando..
Cara... achei a receita do bolo...
O Linux está lá disponível e no meu tempo disponível trabalho nele e aprendo... e quando preciso de algo que acho que só no windoes.m volto para ele..
Realmente o Linux é muito bom.. é só pegar o jeito e descobrir como se faz e pronto.. resolvido.
E aqui no final da live, posso dizer pra vocês que são bem mais novos que eu.. eu sou de 1977... passei por várias mudanças nesta época... e posso te falar.. devemos estar sempre em mudança... muito bom...
Parabéns, conversa boa demais, e apoio uma parceria promissora entre vocês...pensem num projeto e coloquem em prática!!
*OBS:
Linux Mint para quem quer manter mais a experiencia Linux
Zorin OS para quem quer manter mais a experiencia Windows
O problema é que tudo roda no windows.
@@fernandosouzaesilva4055 vai nessa 😂
O problema é que nem tudo roda no Linux. Ainda bem que não preciso de tudo.
@fernandocoutinho1725 o steam deck ajudou bastante na parte de jogos.
Muito bom vídeo. 2 feras ensinando. Diolinux é o canal referência sobre Linux no Brasil. Eu tenho no mesmo PC o Windows 10 e o Linux Mint em dual boot. Os dois são ótimos sistemas, porém o Linux é mais leve e gratuito.
E é sempre bom ter opção de escolha.No celular só podemos optar por Android e IOS.
O principal problema do Linux hoje é questão de software proprietário. Por exemplo, as suites office atendem o básico, mas não podemos dizer que substitui um excel em recursos. so quem usa sabe
O mesmo acontece com suite Adobe e outros por aí.
Jogos até rodam mas exige muita gambiarra pra fazer funcionar. Nem sempre a mesma config de um vai servir pra outro. Enfim, pelo menos pra mim é isso que impede a migração
Softwares proprietários dependem mais das empresas do que do Linux, além de que a tal gambiarra pra jogar é abrir a steam e jogar
@@ItzIcky Exatamente.
Pra Jogar é literalmente abrir a Steam, apertar um botão pra ativar a compatibilidade, quando não bem ativado, e clicar em jogar no seu jogo kkkkk
@@thomasthemazzerrunner3615 e se não for um jogo da steam? Se for jogo de por exemplo um launcher?
Só conheço uma suite que funciona bem, que é a suite do meu quarto.... ha,ha...ha =(
Recentemente migrei pro linux! E estou gostando muito! Tive alguns problemas mas persisti e resolvi e isso me motivou a gostar mais ainda!
Faz algum tempo que tinha o interesse de fazer a migração, mas sempre procastinava, depois de um tempo fui pesquisando muito e instalei o Mint!
Agora testando outras distros!
Fala, Miguel, tranquilo, blz?;
Bom tema, boas respostas!
Nós usamos o centOS RHL, uma distribuição voltada para servidores, Enterprise.
Abraço!
🎉❤
respondendo a pergunta: Linux é bem mais complexo que Windows, além de ser bem mais desconhecido e muito menos aceito culturalmente. A pessoa que quer unicamente um pc pra jogar joguinho (Sim, por incrível que pareça nem todo mundo é um grande entusiasta de Hardware e Software, muitas pessoas só querem se divertir com o Pczinho delas), não vai ficar procurando em fórum gringo toda vez que o Linux dela dêr algum problema, ela vai simplesmente colocar um windows no pc e vida que segue.
Usei umas semanas em um pc muito antigo, ate lara deixar mais leve. Instalei usando justamente o video desse cara. Mas falta algo, algumas ferramentas do dia dia precisam ser instaladas e no fim todos estao acostumados com sistema mais intuitivo do windows.
Não acho que é mais intuitivo... Acho que é mais a questão da falta de costume com outros S.O.
@@RafaelGarcia0costume talvez também, mas sinto q é mais a glr leiga que mal consegue usar o próprio windows falando do linux KK
Problema é que algumas ferramentas não funcionam no Linux de jeito nenhum como PowerBI, Outsystem, Photoshop e faltam drivers de placa de vídeo, webcam, tentei usar Linux no meu Notebook mas webcam não funcionava, driver de wifi era capenga toda hora travava, daí fica bem difícil usar.
Tive experiência semelhante. Desisti...
Engraçado que agora neste momento tava procurando saber mais a fundo sobre o linux e suas versão para começa a programar e explorar algo novo, e por fim me apareceu esse vídeo kk
Top show de bola, também sou inscrito no Diolinux a muito tempo!
Eu vejo que um dos problemas é a a falta de sensibilidade a frase "TIME QUE TÁ GANHANDO NÃO SE MEXE!". Direct X, C++, .NET Framework, etc... fica complicado pra quem precisa de softwares que precisam disso. Office da Microsoft vs. Office disponível pra Linux é outra bronca. Nunca fizeram um pacote Office que atenda pessoas habituadas ao Office da Microsoft. Bagunça total entre as distribuições: Coisas que tem em uma não tem na outra. Local onde se acha algumas ferramentas muda totalmente entre as distribuições. Cada distribuição quer "reinventar a roda". Direito autoral: O que impede alguém de abrir o código e usá-lo? Fazendo um plágio da minha propriedade intelectual? No Linux, NADA. Então os desenvolvedores preferem desenvolver para Windows. E aí amigo, quem precisa de CorelDRAW, AutoCAD, Photoshop e etc. tem que usar Windows.
Eu sou entusiasta do Linux, mas não sou tão tosco a ponto de achar que ele tem capacidade de substituir o Windows. Não tem! Sempre vai existir pessoas programando para ganhar dinheiro. E enquanto houver isso, existirá Windows.
você pode programar em código fechado, assim como no windows, essa desculpa não cola sabe o kega fusion emulador de mega drive ele e codigo fexado e tem gratuito para linux, se pode ter programas de codigo fexado para linux com serial pago, tem por ai, jukebox com serial etc, o que manda eo mercado se uma empresa ou pais falar "so uso linux" pronto vai ter programas arrodo seja gratuito com serial, etc.
Um dos motivos principais é a complexidade de uso - mas não do Linux em si, e sim do usuário, que tenta usar o Linux como se fosse o Windows. A pessoa começa a usar o Linux e, nos primeiros 5 minutos, já precisa abrir o terminal para instalar algo. Daí ela pensa: "Nossa, que complicado! Que comando é esse?" Só que essa situação de abrir o terminal aconteceu por decisão dela mesma. Ela trouxe essa complexidade sem sequer considerar que o processo de instalar programas no Linux pode ser diferente do Windows. Foi direto baixar pela web como faria no windows, sem conferir outras formas. No fim, adicionou uma dificuldade desnecessária, porque poderia ter usado a loja de aplicativos, algo tão fácil quanto num smartphone. Isso é o típico exemplo de tentar usar Linux como se fosse o Windows.
Então muitas vezes o linux não é complicado mas os "novatos" tentam usar ele como se fosse o windows, gosto de comparar como aprender um novo idioma onde voce fica tentando achar sentido entre aquele idioma e o seu e isso muitas vezes dificulta muito mais o processo.
Quando me apresentaram o linux, em 1997, a primeira coisa que me falaram foi: "Linux não é Windows."
Com essa informação na cabeça eu já sabia que teria que resolver as coisas do "jeito linux", e não procurando .exe na internet.
Hoje, quando instalo linux em pc de parente, falo a mesma coisa. "Linux não é Windows. É como o teu Android é diferente de iPhone (ou o contrário)".
Instalo também um teamviewer e só preciso ajudar no começo, mas logo eles se acostumam e tocam a vida sem me incomodar.
Colocando um KDE, com firefox/chrome/brave/edge pré-instalado já resolve 95% da necessidade do usuário normal.
@@tewald exato, alias falando de team viewer acho que ele ficou bem ruim hoje em dia criar uma conta nele é um saco tem vários bugs disso, limite de tempo ele não reconhece sua conta google como uma conta team viewer é um parto fazer funciona KKKK.
hoje prefiro anydesk
@@tewald kkk "não procurando .exe"?
Na verdade muita coisa que vc baixa pro linux é um binário, só não tem a extensão .exe kkk
@@CarlWeiss32 Eu sei. Estou falando dos primórdios, em 97/98, quando comecei a mexer em linux. Já sou usuário full-linux desde o começo dos anos 2000.
@@miguellopes9177 Sim, o teamviewer está muito pior. Estou pesquisando uma solução self-hosted para suporte remoto.
Quando entrei para a faculdade em 1998 esse sistema era tipo uma febre na época. Tinha vários "sabores". Era um tanto complicado mexer nele e o suporte de hardware era limitado. Atualmente nem sei como anda as coisas.
Rodando 80% dos jogos de pc, e pode ser instalado ate em pendrive, tem ate os voltados para emulação no caso batocera linux.
Ótimo video, estou migrando pro linux e estou gostando mt dos videos do Diolinux
Obrigado pelos vídeos Miguel. Sou professor e no meu planejamento do semestre estava previsto para ontem (10/10) uma discussão com minha turma sobre sistemas operacionais. Esses 2 vídeos foram sensacionais e pude usar como exemplo (além de recomendar para que todos assistam).
1:00 Se o ser humano é tão inteligente, prq ele vai de carro na academia pra andar a pé na esteira?
🤔
Para chegar mais rápido 😁
Pq na academia, a esteira é nivelada, tem velocidade constante, climatização, etc.
E é conveniente depois de um treino anaeróbio.
Ué Windows é pago? Rapaz
Sempre foi, principalmente quem compra notebook e vem com Windows, uma porcentagem do preço do notebook alí é para a licença do Windows. No PC de messa também, no entanto, como no PC de messa muita das vezes as configurações de hardware não são fechadas e é a gente q monta, a galera não hora de instalar o sistema operacional parte logo para pirataria, pq convenhamos quem quer pagar 700 reais em uma chave original do Windows.
é mas não é obrigatório, só limita em coisas de personalização
@@lucasgauer5880É, mas é chatinho sem licença...fica aparecendo aquela msg chata toda hora
@@josefrancisco-lj5vcCompra chave OEM...é original também, e bem mais barato.
Acho q só eu entendi a sua ironia 😂😂😂
Se já me acostumei com o windows, pq diabos eu iria pro linux? O que ele tem de superior que compensaria o stress da adaptação? Ninguém fala exatamente, fora a segurança e gratuidade só dizem que é melhor e pronto e eu acabo interpretando como uma opção mais descolada que pratica, como comprar vinyl pra ouvir música rsrs
Não sou usuário de Linux, mas sempre me pego pensando em mudar, os motivos:
Sistema mais leve, algumas mais, outras menos; sistema mais seguro, mas isso talvez pela menor quantidade de usuários; sistema menos intruso: windows cada vez mais está intrusivo, coleta de dados, propagandas, nem instalação sem internet é possível; sistema teoricamente sem validade: windows 10 na teoria era o ultimo que seria permanentemente atualizado, hoje vemos que era mentira.
A única pessoa que pode te dizer o porquê migrar pro Linux é você! Cada um tem seus motivos.
Eu migrei lá em 2007 por que o Kurumin era mais rápido, mais estável e mais seguro que o Windows XP. Desde então me adaptei tão bem ao Linux que hoje em dia só uso o Windows pra coisas muito específicas como os jogos.
Dá pra jogar no Linux? Até dá mas como 99,9% dos jogos são feitos pra Windows não vejo sentido em perder tempo tentando fazer um jogo funcionar em vez de reiniciar o PC e dar boot no Windows.
Parabéns, Miguel e Diolinux! Muito bacana esse bate papo, vindo de dois "monstros" da TI.
Vei! Muito fera! Muito legal! Um cara incrível como o Miguel, referência na área de hardware, com muita humildade tirando dúvidas de linux com o Dio, que é referência de linux.... isso dá um entusiasmo, uma euforia... se um cara incrível como o Miguel pode tirar duvidas e tratar o assunto com humildade, todo mundo pode fazer o mesmo sem se diminuir, sem ser menos do que é, inclusive o Dionatan: "Windows é ruim, Dio? -Depende"... conteúdo incrível.
A briga do Linux x windows é a mesma do pc gamer x console: um é só ligar, instalar e usar, o outro....
Nem se compara na real. Um tem mais liberdade, comunidades que complementam o jogo (mods) e sem falar que os consoles a cada geração que ficam mais parecidos com PC.
A nuvem vai atingir a grande massa um dia e quando esse dia chegar, já elvis pros consoles.
Depende. Nem sempre baixar um executável, rodar, e dar next, next e next, é mais prático que um "sudo pacman -S
6:40 Que bufa foi essa ? kkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
kkkkkkkkkkk
Bufa? Escutei apenas o MW confirmando: "Hm rum".
como assim, eu nunca paguei windows 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤡🤡
Acho perfeita a abordagem do dio em relação ao linux, ou seja, o linux é uma tecnologia que pode ser usada por quem quiser, com o propósito que quiser, sem essa dicotomia de o linux é bom e o windows é malvadão, e assim eu uso linux a bastante tempo, gosto muito da filosofia open source e tudo o mais, mas acredito que o windows tenha seu valor também e sua contribuição para a humanidade, visto que através do windows o mundo inteiro teve acesso a computadores, computação de um modo geral etc, até porque nos primórdios dos sistemas linux não era tão fácil de usar como é nos dias de hoje, isto é, so usava o sistema profissionais de TI, entusiastas e afins e o usuário doméstico não conseguiria utilizar nem em sonho, os aplicativos eram compilados pelo próprio usuário, enfim o windows foi muito importante pela facilidade de uso e ao longo do tempo só foi melhorando a interface para que fosse cada vez mais amigável. E assim mesmo a controversa estratégia do Bill Gates monopolizando o mercado, mas até isso impulsionou o sistema windows para vários nichos e naturalmente a esmagadora maioria de usuários domésticos ao redor do mundo e isso popularizou demais o sistema e por isso hoje é o sistema mais utilizado em computadores no mundo.
Crossovers e conversas tão boas, tão legais como estas, poderiam vir mais vezes... poderiam virar até, um quadro fixo do Canal!!!!
Parabéns, MW e Diolinux!!!! LIKEEEEEE!